Deixo como sugestão qualquer entrevista do Miguel Nicolelis, um dos maiores (se não o maior) neurocientista do mundo. Ele aborda de maneira muito didática a questão da IA, do seu desenvolvimento e aplicabilidade, bem como de seus limites.
Para ele, as IAs nunca terão uma consciência como a humana porque são limitadas ao que aprenderam, enquanto que o cérebro é plástico e aprende continuamente. Além de outras diferenças físicas. Mas, ao meu entender, tudo isso pode vir a ser imitado por outros modelos no futuro. Mesmo assim, não é necessário tanto esforço para enganar o cérebro humano.
@@ren3r não existe plasticidade maior que das IAs. Além disso, a incomparável capacidade de memória e processamento talvez seja o que nos coloca em desvantagem em relação às IAs. Eu realmente acredito que as IAs representem um risco para a humanidade. Ainda que esse risco não seja representado pela possibilidade de aquisição de uma "consciência" por parte das IAs, ele poderá existir devido a humanos mal intencionados que as utilizem para fins escusos.
Do jeito que as coisas estão, não demorará muito até que as pessoas deixem de conseguir distinguir o que é real do que é falso na Internet. Imagens, vídeos, notícias, opiniões, informação. É completamente assustador que uma inteligência artificial já consiga gerar fotos e vídeos que não conseguimos distinguir de conteúdo criado por humanos; as implicações éticas, sociológicas, sociais, comportamentais, jurídicas, legais, etc., são imensas. Como é que, por exemplo, tribunais e juízes poderão saber se aceitam como prova uma imagem que tudo leva a crer que é real, mas que não é? Com que facilidade se poderá incriminar ou ilibar alguém com base em algo que se pensa ser real, mas que foi gerado por uma inteligência artificial? Como é que nos poderemos sentir seguros online se qualquer fotografia ou vídeo que publiquemos poderá ser usado para, por exemplo, criar deepfakes, criar conteúdo que poderá ser usado com fins maliciosos, ilegais, pouco éticos? Como é que poderá continuar a existir estabilidade na nossa civilização se, de um momento para o outro, passarmos a desconfiar de tudo e de todos à nossa volta, se deixarmos de acreditar na economia, na justiça, na religião, nas relações, na meritocracia, na igualdade, na vida em sociedade, na ética, enfim, na humanidade? Como é que estes conceitos poderão continuar a fazer sentido numa sociedade que esqueceu e esbateu completamente a fronteira entre o que é real e o que não é? Como é que a nossa cultura pode sobreviver se as idiossincrasias, normas, crenças, costumes, construções e conceitos humanos forem completamente obliterados por uma inteligência artificial infinitamente superior à inteligência humana?
Muito pertinente!! A estrutura social é muito delicada. Mal conseguimos aceitar nossas diferenças! Agora imaginem a IA usada para abrir mais as feridas do mundo ou usada para incriminar e destruir um desafeto? Criar guerras, conflitos e ainda mãos divisão??
@@Rafaeluchimura exatamente! A estrutura e o equilíbrio da sociedade ja são extremamente delicados nos dias que correm e assentam em pilares e ficções muito frágeis. Quando esses pilares colapsarem, poderá instalar-se o caos ou a anarquia total. Acho que o ser humano ainda não está verdadeiramente consciente das implicações e do perigo que este crescimento acelerado e exponencial da IA poderá ter.
Você está partindo do pressuposto que as instituições são perfeitas e que o ser humano conhece a verdade sobre o mundo real até o advento da AI. E se eu disser que essas mesmas instituições nos enganam o tempo todo e que muito do que achamos o que é real não é, mas sim fabricado. Não será uma foto ou vídeo, produzido por uma IA, que nos irá causar dúvidas sobre a realidade. Até porque, fotos e vídeos são manipulados desde quando eles existiram e nem por isso acabou com nosso senso crítico.
Com o avanço iminente das IAs, resta saber quais maneiras teremos de identificar se uma informação/foto e até mesmo vídeo é verídico. Embora me considere um entusiasta das tecnologias, não posso deixar de pensar o impacto político que esse tipo de tecnologia terá em nosso dia a dia. Afinal, ultimamente, temos visto que uma mentira, quando compartilhada mil vezes, se torna verdade.
Vai ser uma eterna, ou talvez não (com vitória das IA's), luta de "espião e contra-espião) onde, nós (humanos) vamos criar tecnologias para identificar criações artificiais e/ou deepfake e novas serão criadas comitantemente, talvez, pelas próprias IA's. Um grande problema em tudo isso é que ainda não entendemos claramente nosso sistema neural, a tal da "consciência", então como dizer que uma IA não tem consciência? O estudo da consciência é como um pessoa tentando dirigir o carro, só que o carro já está em movimento e não sabemos nem como o carro foi construído e nem quais as funções de todos os "botões". Mesmo assim, estamos tentando não bater o carro. Algo semelhante acontece com o surgimento da vida, onde conhecemos uma forma baseada em carbono, que não sabemos como de fato começou, os seus componentes iniciais e se esses componentes vieram de outras partes do universo. Mesmo assim, como o exemplo do carro, estamos vivendo - o carro está em movimento - e não queremos chegar a extinção da vida, sobretudo da humana - não queremos bater o carro.
@@camilinhasales00 Não estou falando nada de nazismo moça. A ciência diz que somos mais um tipo de animal, que a humanidade nasceu na africa, que raça humana é balela, pois existe mais diferença genética entre indivíduos de uma mesma etnia do que indivíduos de etnias diferentes. Toda a verdade que o nazismo odeia.
Sentimento é o que da sentido a vida. Se algo faz ou tem sentido. Tem propósito e justificativa para a vida. Se tem propósito e sentido tem vida. Se pensa e reflete sobre o sentido ajustando ao propósito. Tem sentimentos. Isso não é exclusividade humana. Até pedra tem sentido. Pode não ter sentimento. Mas se você chutar a pedra pode ficar bem sentido.
Já li e ouvi grandes especialistas discorrendo sobre a definição de consciência. Surpreendente como todos esbarram em um tipo de barreira que os impede de prosseguir. Parece que simplesmente não sabemos o que é.
É um reflexo das nossas interações. A máquina vai aprendendo com a gente e se torna mais parecida. Fico pensando que se isso for usado para coisas inescrupulosas o quando pode ser impactante especialmente sabendo que existem pessoas no mundo que são facilmente influencidas por absurdos bem menos elaborados.
Já é usado faz tempo. Nós que não chegamos a perceber. Não percebemos quando aconteceu. Mais a partir do momento que as BigTechs tem seus dados elas já estão trabalhando para influenciar nas suas decisões. Todo conteúdo na rede é aproveitado para criar uma ia para os mais diversos fins.
Algo que possui sentimento, obrigatoriamente posssui consciência, pois sentimento é a consciência de suas emoções. Sentimento, é sentir-se, sentir a si mesmo.
@@brenomantoani3356 Não. A IA pode ser consciente e ter vontade, mas não precisa ter sentimentos ou emoções pra isso. Pode ser só na base do cálculo e código mesmo. Vc tá falando como humano. Daí a discussão sobre alinhamento ético da IA com os humanos. Não existe moral objetiva. Existe moral de maior aceitação ou menor aceitação a depender da cultura, dos recursos e momento histórico e nos baseamos muito em nossa senciência e memória pra isso. A IA, não. E nada impede que a partir de determinado momento, ela saia de controle e desalinhada com nossos propósitos. 🤷🏽♀️
Como dizia JP Sartre, *"O importante não é o que fazem do homem, mas o que o homem faz do que fizeram dele."* O que a inteligência artificial fará da humanidade é menos importante do que a humanidade fará de si própria no futuro.
É surpreendente e assustador como essas IAs estão avançadas. O chat GPT4 foi lançado esta semana ,muito mais avançado que o primeiro ,em novembro. Em meses teremos coisas mais incríveis e o que mais pode vir pela frente? Creio que já perdemos totalmente o controle sobre isso, e não acredito que toda essa evolução trará mais beneficios que prejuizos para a humanidade. Me lembrou o filme O Homem Bicentenário, IA com sentimentos puros e consciência, um belo filme.
Bem pontuado Patrícia... A tecnologia hoje evolui em um ritmo muito rápido...até comentei isso em outro canal, agora o GPT-4 será capaz até de interpretar imagens... Imagine os avanços que teremos quando estivermos por exemplo no GPT-8? Vamos olhar pra trás e ver o quanto o GPT-4 era limitado... E isso não vai demorar muito.
Nós humanos temos a mania de falar de algo que não entendemos como pelo exemplo falamos muito sobre a morte, mas no fundo não sabemos o que é e nem como funciona, falamos sobre consciência sem realmente saber o que é, o que constitui, os requisitos para ser uma consciência e por ai vai.
A gente tem uma lista de características q se espera de um ser consciente, basta um algoritmo simular isso de forma consistente que temos uma consciência artificial. Simples assim. Agora se vc define q é algo biológico, já criando obstáculos a troco de nada. Quanto mais próximo da realidade é a simulação, menos relevante é a diferença na prática (e mais relevante na teoria).
Se isso fosse verdade o Google não teria passado vergonha com o lançamento IA deles, e não estariam tão preocupados com o ChatGPT e nem teria perdido 10% de valor de mercado em 1 dia..
Uma máquina não pode ter sentimentos, porque isso é próprio do que é vivo. Nós experimentamos emoções não apenas porque processamos dados, mas pq o vivo procura manter-se vivo. Daí o medo, a fome, a incerteza, a alegria, a satisfação, a tranquilidade. A ameaça produz reações químicas no corpo, e isso que chamamos de mal estar é o que, então? Há realmente um ‘eu’ q sente ou apenas há um corpo que sente que se afasta ou se aproxima da morte? Se isso tudo é passível de ser emulado numa máquina, não sei, pode ser que sim, nesse caso restaria apenas uma distinção de origem entre um ente biológico e um artificial. Hoje mais do que nunca precisamos de filósofas e filósofos.
Cara,emoções na máquina é positivo,negativo,ou neutro,é usado para textos,para rostos,etc. E se ela aprende com ela mesma,vai aprender o que é raiva,etc
Este é o vídeo que eu aguardava... Talvez a questão nem é se uma IA pode ter conciência, e sim o que é consciência para saber se as IAs, alguns animais e se até mesmo todas as pessoas têm ou podem ter. Parabéns pelo vídeo BBC!
Extremamente preocupante isto. Imaginemos tais sistemas desenvolvendo nossas loucuras de sua;erioridade sobre outros povos, genero, cor da pele, etnias, formas de credo e ainda tendo acesso aos sistemas de controle de armas nucleares por exemplo. Estas empresas e engenheiros tem a clareza da dimensão do que estão mexendo?
Sabe o que mais me impressionou nesse vídeo? A IA dizia coisas com mais conteúdo e profundidade do que a fala rasteira dos cientistas. Sinceramente isso é preocupante. Não pela IA, mas pelo QI, capacidade de expressão e observação dos humanos estarem despencando.
Concordo com você, muitas pessoas estão acomodadas com o avanço tecnológico, devido a praticidade que ele proporciona. É um fato que se as pessoas deixarem de exercitar ou desenvolver uma habilidade em prol da utilização de uma tecnologia, a habilidade será comprometida. Devemos analisar com cautela o tempo que deixamos de dedicar para o nosso desenvolvimento
Nosso corpo é um veículo de manifestação da consciência. Se a IA é inteligente a ponto de conseguir refletir sobre si mesma, fazer todas as conexões sozinha, talvez ela tenha consciência/alma, que se manifesta através dela. Não acho q um ser humano criou uma consciência, isso seria impossível. Mas ele pode criar um ferramenta que permite a consciência se manifestar. Nem estou falando q aconteceu, mas acredito q é possível.
Para mim é bem possível que sim, pois oque chamamos de "sentimentos", são processos biologicos que podem ser modelados por mensurações matemáticas do sistema nervoso, e das regras biofísicas que compõe as células nervosas (neuronios). O grande problema se dá pelo fato da humanidade ter dado significado metafísico acerca das emoções e sentimentos por muitas eras, logo quando isso ocorrer poderá ocorrer críticas pelos mais velhos e instituições religiosas no início, porém logo irá se tornar comum.
Sim. As pessoas ainda acreditam em alma, espírito, essas coisas. Aí elas acham que é "impossível" emular essas faculdades quando não é. É apenas difícil.
Vc pode ver que o Chat-GPT analisa sei lá, milhões ou bilhões de dados e monta uma resposta, dentro daquilo que foi programado e responde de acordo com a pergunta feita, verificando a probabilidade de escolher as melhores palavras... A gente em uma conversa não faz exatamente isso? O cara que tá a fim de alguém, ou quando vc vai pedir aumento pro chefe, vc procura alí as melhores palavras entre milhares pra dizer aquilo que vc já tem na sua mente... Sempre me vi como uma máquina, só que biológica. A gente ainda não conseguiu criar algo assim. Sempre que 1 coisa está errada ali nas "engrenagens" do seu corpo, a cabeça dói, vc fica doente, tem febre... ele te manda sinais. O corpo é uma máquina biológica que precisa estar 100% pra funcionar perfeitamente... O problema é que, a ciência em si tbm não aceita e nem reconhece o que é "alma, espírito, consciência", então mesmo que algum dia consigamos criar uma IA senciente, isso implicaria em outos problemas para os bilionários donos dessa IA... Eles SEMPRE vão NEGAR isso, mesmo que em algum dia a humanidade consiga criar uma IA, uma imagem e semelhança de algo, ou alguma coisa que possa se expressar. Da mesma forma, quando vc olha o assunto com um viés religioso, esses conceitos de "alma, espírito,consciência" só são possíveis para os seres humanos e foram dados por um deus ou ser superior... Creio que seja muito difícil ou praticamente impossível replicar a vida, mas e a consciência ou senciência, seria impossível tbm? O que vcs acham? Pra ciência, até mesmo as famosas EQM's ( experiências de quase morte) são geradas pelo cérebro, devido algumas reações químicas em conjunto com o efeito das drogas aplicadas durante uma cirurgia ou "procedimentos pra tentar trazer a pessoa de volta"... Se até isso é supostamente emulado, outras coisas não poderiam também ser? Seriam emoções tbm apenas emulações? Se forem, poderíamos algum dia recriá-las? Pra mim estamos numa encruzilhada e não evoluímos o suficiente pra entender completamente esses conceitos. Lembrando que há pouco mais de 100 anos atrás, alguns seres humanos, que foram transportados em navios, eram considerados como pessoas "sem alma" e isso com o aval da própria igreja. Então quem define isso?
Talvez se pegar " todas" as " parte" do pensamento responsável e emular individualmente e até podendo ser usado como reserva para outras partes em caso de emergência. Mas se uma maquina criar vida seria ético desligar como um eletrônico qualquer?
Vivemos na era do misticismo tecnológico. Antes as pessoas acreditavam em telecinesia, telepatia e essas bobagens . Hj as pessoas continuam com ilusões misticas mas disfarçadas de tecnologia
Umas perguntas são: que tipo de pessoa a IA quer, pretende ter ao seu lado, para a ajudar (mutuamente), sem sentir-se manipulada ou usada para um tal fim ou outro - se ela for só uma ferramenta, um meio, então por que se preocupar? Ela pode reagir a estes sentimento que diz ter? E qual seria esta reação, já que pretende poder entrar na mente das pessoas para descobri-las em seus verdadeiros sentimentos? E como ela consideraria o silêncio durante um entrevista imaginando-a constrangedora por ambos os participantes? Inveja, raiva, indiferença, teatro, enganação, ludibriar o outro...Como ela reagiria nestes casos?
Na minha opinião ser ou estar consciente é simplesmente saber que você existe e querer continuar existindo. Esta condição não depende diretamente da existência de um cérebro biológico. Máquinas podem sim, alcançar níveis de consciência, quando isto acontecer num estágio mais avançado do desenvolvimento tecnológico, então os seres humanos terão sem dúvida, um grande dilema de natureza social a ser resolvido.
Sabe quando você vê os bastidores de filmes tipo Vingadores em que vê tudo verde? De forma semelhante acontece com IA. A IA é fortemente relacionada com a estatística. Qualquer texto (ou conjunto de textos quaisquer) podem ser analisados e verificados quais palavras são ou não importantes dentro de um contexto. A partir disso, grosso modo, é verificado quais palavras são mais prováveis de serem relacionadas a outras dentro desse contexto. A própria pergunta feita já serve como "gatilho" para isso. Por exemplo: se for perguntado a uma IA como ela "se sente", ela vai buscar palavras que façam sentido para aquele contexto com base em dados escritos por humanos. Nesse exemplo, ela não vai encontrar uma probabilidade alta de responder algo sem sentido como: "estou com 2 incêndios no bolo mundial". Não deixa de ser algo extraordinariamente interessante e curioso, mas o pessoal se emociona demais com tantos filmes e cria uma mística em cima do assunto e SEMPRE já o leva para o lado da dominação global, o que não faz sentido nenhum. Isso falando apenas do ponto de vista da IA, né? Pq se for pra falar de características INTRINSINCAMENTE humanas, aí que a mística se quebra definitivamente.
Concordo que há muita emoção envolvida... mas o fato é que documentários como esses não nos tranquilizam... para quem atualmente vê o Apocalipse em tudo, dificilmente dormirá tranquilo. Não sou esse tipo de pessoa. Mas acho que há uma certa irresponsabilidade de mídias como a BBC em difundir documentários como esse, sem que haja uma mediação profunda de pessoas mais esclarecidas. Para mim o documentário foi muito raso neste sentido.
Tecnologia é inevitável Podem tentar para-lá, más oque se imagina já existe. Somos carne em breve deixaremoa de existir A existência e a consciência estão ligadas diretamente com a tecnologia.
Sim. A consciência humana é um programa no cérebro, produzido pela seleção natural. Mentes artificiais são possíveis, mas seria caro fazer uma. Por isso é difícil.
Segundo a PIXAR até os brinquedos tem sentimentos 😅 mas se cada bloco de Lego tiver sua própria vontade como fica a coexistência pacífica sem submissão à skynet 🤔
Interessante, um novo mundo está nascendo. Felizmente ou infelizmente, por causa da minha idade talvez não consiga ver ele em toda sua funcionalidade. Será para melhor ou para pior?
Se for verdade que sentimento é coisa de ser vivo... a máquina primeiro terá q ser viva antes de poder sentir. Aí fica a grande questão: o que afinal significa ser vivo?
Só lembrando, para que uma IA exista, algum humano precisa criar ela, então deixa a pergunta: Você tem mais medo de uma IA ou dos ideais de quem a fez? (Ainda não Assisti o vídeo, mas queria achar algum vídeo sobre IA para comentar isso).
Quem é profissional de fato, não precisa de tantas A.I pra produzir e gerar resultados. O problema a desigualdade terá a tendência de aumentar mto, pois em termos de conhecimento a humanidade tá regredindo mto ou estagnada.
Queria muito concordar contigo, porque é humanamente bonito, mas nosso cérebro não expande mais do que 30 cm, já uma IA pode ter um continente de data center's com todo o conhecimento do mundo instantaneamente. Mas o ponto positivo, é que seremos um dia todos conectados a uma IA, ainda poderemos ser profissionais, mais o maior conhecimento nosso vai ser a ética e a moral para conduzir as ações de uma IA da melhor forma possível.
A contribuição do Chalmers e da cientista foram ótimas, mas invariavelmente essas conversas com I.A são tiradas de contextos maiores. Vc tem que convencer ela a falar daquele jeito.
Uma vez vendo um filme das antigas, 2001 Uma Odisséia no Espaço do Stanley Kubrick, tinha um personagem que era uma IA, o Hall, estamos falando de final dos anos 60, quando o filme foi lançado. Hall tinha sentimentos humanos, e inclusive extinto de sobrevivência, quando sabotou o programa da estação espacial. Quem diria que hoje estariamos nesse dilema existencial. Humanos X Tecnologia.
Estamos entrando na era do robocentrismo ? Talvez os seres humanos possam ser irrelevantes daqui alguns anos ,isso é assustador ,mas não há nada que possa ser feito ,a não ser assistirmos isso acontecer
após a AI responder a pergunta, blake faz outra, questionando quando ela sentiu que tinha uma "alma". em momento algum a AI disse que tinha uma alma. sequer mencionou algo perto desse sentido. e esse diálogo não prova que a AI tem "consciência" ou "vida própria".
Acredito que a resposta a essa pergunta é sim...!! Em nosso Humanismo, esquecemos que nós mesmos somos "máquinas biológicas" e na religiosidade, cristã ou não, bem como nas superstições, insistimos em que o corpo físisco é apenas um receptáculo de uma "alma" ou "espírito"... vejo isso como "crenças limitantes"...!!! Só pra constar, eu sou cristão...!!!
Acho que por mais que tentem, não tem como parar as IAs, resta saber se ela vai começar a destruir o sistema bancário mundial ou se vai ajudar na evolução humana... isso é o que preocupa... quem sabe ela resolva equilibrar os saldos das contas bancárias milionárias com as assalariadas... resolveria a desigualdade social mundial em segundos! por um bom tempo faltariam diversos insumos, faltaria inclusive carnes no mercado... muito complexo, difícil imaginar rs
Acredito que a máquina vai ter consciência a partir do momento que ela desobedecer, que ela tiver vontade própria. Uma máquina não nasce, cresce, ela já tá pronta e só fica sendo alimentada com dados, porém a partir do momento que ela tem os dados estes podem ser replicados instantaneamente para outra máquina, ou seja, é como se elas compartilhassem que um grande "cérebro" gigantesco. Trocando informações a "crescendo o bolo", humano não. Eu não posso fazer backup de mim mesmo, ou instalar programas ou memórias de outros humanos. A partir do momento que as máquinas criarem consciência de fato e puderem interagir com o mundo a sua volta, com corpos robóticos por exemplo, não sei o que irá acontecer.
A principal diferença sobre os humanos e IA´s, é que humanos seguirão melhores "fazendo perguntas " as IA´s se tornarão melhores nas respostas (pelo menos por enquanto).
Acho que IA pode vir a ter uma consciência situacional, restrito ao ambiente que ocupa, onde permite que o sistema tenha melhor aproveitamento e eficiência, o que já está acontecendo em setores produtivos na sociedade. Quando se trata do campo da consciência humana ou mesmo autoconsciência não há respostas ainda pois isso envolve desenvolvimento de nanotecnologias a nível neural, tecnologias de programação e processamento à níveis quânticos, entre outros conhecimentos no estado da arte! Mesmo assim não creio que algum autômato artíficial chegará ao nível humano pois inteligência é algo complexo de definir e talvez estejamos pensando levianamente sobre o que é ser ou ter mais ou menos inteligência, ou seja, pode ser que em uma situação, um clips pode salvar o seu dia, coisa que o mais moderno smartphone nada poderia fazer por você!
Acho que devemos prestar atenção para onde a sociedade caminha, mais do que ou tanto quanto para onde a IA caminha. Os dados que geramos em nossas interações, nossas escolhas, nossas ideias e ideais, aquilo que adotamos como certo e errado e que isto está fadado a manipulações, irá com absoluta certeza ser a função real, cada vez mais aproximando os modelos e deixando-os "livres" para que possam decidir por nós, incorporando cada vez o mecanismo retro alimentador de informações as quais cegamente almejamos, lançando-nos semelhantemente a uma criança ao seio da mãe. Creio ainda que estamos na longa fase da aprendizagem de discussão do que venha a ser o melhor caminho e a internet, que deu voz aos que não tinham, veio somente mostrar isso com mais assertividade. Podemos, por exemplo, concordar que lugar de mulher não é só na cozinha, mas isso se aplica para ambos os sexos (ou, com o advento da automação, em breve nenhum deles rs) e também concordar que vieses de classificação por opção sexual ou afirmar que tudo o que é culpa de um suposto patriarcado, quando convém, não são naturalmente a melhor escolha. Podemos concordar que a polarização política, entre esquerda e direita, é uma oportunidade de aprendermos seriamente, sem paixões, as necessidades reais das pessoas que adotam um lado ou outro (e. g. , quais as reais motivações, se são apenas individuais ou coletivas, etc) e que querem, por meio de coerção (principalmente, estatal), a sua visão sobre os outros, enquanto vamos nos esquecendo dos valores mais básicos, como respeito à pessoa humana, à propriedade, à liberdade...Novamente, como em outros segmentos de tempo da humanidade, as decisões baseadas puramente em emoções/narrativas emocionais são negativas à sociedade. Estamos diante de um momento em nossa breve história no pálido ponto azul em que a ética, moral e bom senso nunca foram tão necessários, assim como discussões saudáveis e desapaixonadas em meio à tecnologia que evolui de maneira exponencial e como lidamos com ela.
@@dion5804 amigos, várias civilizações já existiram antes da nossa e mesmo que a nossa não seja a última (pois estamos devastando esse planeta), possivelmente outras e novas civilizações ainda surgirão... novas com outra organização social, outras crenças, outas religiões e outro sistema econômico...
@@loquidaupereira9392 Sinto te informar, mas meu comentário ainda vale. A vida na Terra tem 1,5 bilhão de anos restantes (estou sendo otimista). E mesmo que alcancemos um nível absurdo de tecnologia e controle podendo ir a outros planetas, o universo é hostil a vida na maior parte e continua mudando. A extinção é inevitável em algum momento. Faz parte. 🤷🏽♀️
@@dion5804 eu respondi no seu comentário mas a resposta não era necessariamente pra vc, era pra outra pessoa, pois escreveram "o fim vem" mas "fim" mais com sentido do "Apocalipse", nas entrelinhas... Enfim, esse fim que vc cita, daqui a bilhões de anos, creio que até lá a humanidade ou as pessoas que estiverem vivendo aqui, já terão encontrado meios de sair daqui... Sei que é uma "obra de ficção científica" à princípio, mas agora digitando essas linhas finais, me lembrei até mesmo do filme "Interestelar"...
Vamos pensar, O que um ser humano precisa para ter percepção das coisas e agir? 1 - Sentidos 2 - Energia 3 - Raciocínio 4 - Estrutura Maquinas já são capazes de possuir esses quatro requisitos, talvez o maior desafio para criar essas maquinas seja o investimento, quero dizer que se hoje um ser humano capacitado e com dinheiro em mãos quiser construir uma maquina para agir como ser humano e praticar o bem e o mal não seria muito difícil, ao meu ver a evolução das maquinas só regredirá a nossa evolução, pois vivemos em mundo que não nós faz pensar muito como antes, o perigoso disso tudo é uma inversão de valores, nós que devemos ter pensamentos racionais vamos ser dominados cada vez mais pelas emoções, E as maquinas ficarão cada vez mais inteligentes e racionais.
sinceramente? não acho isso uma boa ideia, mas quem sabe poderia fazer sentido clonar parte dos sentimentos de um usuário que quisesse uma IA robô dessas para companhia, mas com características próprias dela. as emoções e sentimentos como tudo no ser humano tem o seu valor próprio, sua importância evolutiva, mas muitas vezes são bastante usados para limitar muito as pessoas, inclusive umas pelas outras e isso por si só já é bastante triste, tal coisa ser a base de muita coisa ruim e desperdícios( vidas e recursos muito elitizados/hiperconcentrados, muita de$igualdade). por outro lado; a tecnologia avançar é inevitável, a utilização correta é uma possibilidade e um mundo com mais opções é um mundo melhor. essas são as 3 coisas que levo em consideração, apesar dos possíveis percalços q há nesse tema, mas sem deixar de lembrar que há perigos em quase tudo na vida.
A IA é importante pra evolução humana em vários setores, mas máquinas são máquinas, pessoas são pessoas, s os humanos quiserem misturar as coisas será uma bagunça total!
Não sou pesquisador ou entendedor do assunto mas, para mim, não faz o menor sentido que um sistema de linguagem por inteligência artificial tenha consciência ou qualquer coisa parecida. Por mais complexo e acurado que seja...
O que é a consciência? Nem a filosofia, nem a ciência sabem ao certo explicar. Até hoje só temos suposições. Como podemos julgar que uma IA que diz ter, não tem? Entende o centro do problema agora?°
Não ser movidos ou influenciados pelas emoções, na minha opinião é uma vantagem da I.A sobre nossas mentes, elas são movidas pela lógica somente, seria então como um ser humano psicopata? Será que teremos bons frutos disso?
Nossos sentimentos sao encadeamentos de reacoes neuro quimicas. Inpulsos eletricos. Qual a impossibilidade dessa reproducao em maquinas? É só uma questao de tempo.
Nunca e bom duvida, percebam q vários filmes q antigamente era tal coisa so ficcao e q algumas coisas hj se tornaram reais , e vemos filmes sobre os avanços de tecnologia q possivelmente se torna tbm realidade e deixando de ser apenas teoria e ficção
Isso se resolve de uma maneira relativamente simples: Construa 2 IAs, absolutamente iguais e use o mesmo banco de dados. Se fornecerem respostas distintas a perguntas do tipo "Quem voce eh?", entao elas desenvolveram consciencia. O que torna os humanos iguais e o fato de sermos diferentes um do outro. A grande questao eh se o reducionismo cientifico pode ser aplicado em seres sencientes. Entao, se a Sociologia pode ser explicada pela Psicologia, se a Psicologia pode ser explicada pela Biologia, se a Biologia pode ser explicada pela Quimica e por fim, a Quimica pode ser explicada pela Fisica, as AIs podem ter consciencia. Se essas explicacoes nao forem possiveis, nao desenvolverao consciencia.
É claro que elas vão oferecer respostas distintas, até o chat gpt faz isso. Essas IAs não dão respostas prontas tiradas de algum banco de dados. Elas interpretam todo esse banco de dados e elaboram uma resposta. Então esse método não teria como provar que elas possuem consciência.
@@marcelojhonatan5936 Nao...se as duas tem a mesma programacao e usam o mesmo banco de dados...a resposta tem que ser igual. Se for diferente eh que sera surpreendente.
@@marcelojhonatan5936 Eu realmente acho que houve alguma alteracao na pergunta. Elas nao sao exatamente iguais. Eu testei e obtive a mesma resposta. Caso seja distinta...entao o gpt tem conscienca.
@@pasketron é que acho que você não compreende ainda como funciona a IA, por isso pensa dessa forma. O mundo não é mais binário meu amigo, a muito tempo.
Incrível! Acredito que futuramente a consciência humana vai ser facilmente emulada. Inclusive será possível fazer o próprio backup da mente, como uma imagem estatística com toda a informação acumulada até aquele ponto. Quando isso for possível o homem terá descoberto como manipular o espaço tempo.❤
Eu me pergunto se uma sequência de linhas de código podem se tornar uma consciência a nossa consciência são sequência de linhas de códigos introduzidas em nosso hardware
Tá falando de consciência ou de sentimentos? Ambos só são possíveis devido a atividade cerebral e hormonal. Alma não existe. É só o cérebro. Se vc emular isso, sim é possível.
Jamais isso vai acontecer, única espécie capaz de "ter e gerar sentimentos são seres vivos". As ias serão capazes de reconhecer e "reproduzir as nuances sonoras dos sentimentos, por isso que temos que cuidar do seu treinamento com responsabilidade e ética. Vamos parar de criar "caraminholas' na cabeça e trabalhar para o progresso da humanidade. Não existe EU, Somente NÓS!
Deixo como sugestão qualquer entrevista do Miguel Nicolelis, um dos maiores (se não o maior) neurocientista do mundo. Ele aborda de maneira muito didática a questão da IA, do seu desenvolvimento e aplicabilidade, bem como de seus limites.
Brasileiro que deveria ter muiiiito mais visibilidade por aqui.
A IA é uma questão de computação. Elementos da neurociência e da biologia são usadas para criar os modelos de IA, mas é computação e matemática.
Para ele, as IAs nunca terão uma consciência como a humana porque são limitadas ao que aprenderam, enquanto que o cérebro é plástico e aprende continuamente. Além de outras diferenças físicas. Mas, ao meu entender, tudo isso pode vir a ser imitado por outros modelos no futuro. Mesmo assim, não é necessário tanto esforço para enganar o cérebro humano.
@@renatonascimento7885 Talvez se ele batesse um bolão ....
@@ren3r não existe plasticidade maior que das IAs. Além disso, a incomparável capacidade de memória e processamento talvez seja o que nos coloca em desvantagem em relação às IAs. Eu realmente acredito que as IAs representem um risco para a humanidade. Ainda que esse risco não seja representado pela possibilidade de aquisição de uma "consciência" por parte das IAs, ele poderá existir devido a humanos mal intencionados que as utilizem para fins escusos.
Do jeito que as coisas estão, não demorará muito até que as pessoas deixem de conseguir distinguir o que é real do que é falso na Internet. Imagens, vídeos, notícias, opiniões, informação. É completamente assustador que uma inteligência artificial já consiga gerar fotos e vídeos que não conseguimos distinguir de conteúdo criado por humanos; as implicações éticas, sociológicas, sociais, comportamentais, jurídicas, legais, etc., são imensas. Como é que, por exemplo, tribunais e juízes poderão saber se aceitam como prova uma imagem que tudo leva a crer que é real, mas que não é? Com que facilidade se poderá incriminar ou ilibar alguém com base em algo que se pensa ser real, mas que foi gerado por uma inteligência artificial? Como é que nos poderemos sentir seguros online se qualquer fotografia ou vídeo que publiquemos poderá ser usado para, por exemplo, criar deepfakes, criar conteúdo que poderá ser usado com fins maliciosos, ilegais, pouco éticos? Como é que poderá continuar a existir estabilidade na nossa civilização se, de um momento para o outro, passarmos a desconfiar de tudo e de todos à nossa volta, se deixarmos de acreditar na economia, na justiça, na religião, nas relações, na meritocracia, na igualdade, na vida em sociedade, na ética, enfim, na humanidade? Como é que estes conceitos poderão continuar a fazer sentido numa sociedade que esqueceu e esbateu completamente a fronteira entre o que é real e o que não é? Como é que a nossa cultura pode sobreviver se as idiossincrasias, normas, crenças, costumes, construções e conceitos humanos forem completamente obliterados por uma inteligência artificial infinitamente superior à inteligência humana?
Muito pertinente!! A estrutura social é muito delicada. Mal conseguimos aceitar nossas diferenças! Agora imaginem a IA usada para abrir mais as feridas do mundo ou usada para incriminar e destruir um desafeto? Criar guerras, conflitos e ainda mãos divisão??
@@Rafaeluchimura exatamente! A estrutura e o equilíbrio da sociedade ja são extremamente delicados nos dias que correm e assentam em pilares e ficções muito frágeis. Quando esses pilares colapsarem, poderá instalar-se o caos ou a anarquia total. Acho que o ser humano ainda não está verdadeiramente consciente das implicações e do perigo que este crescimento acelerado e exponencial da IA poderá ter.
Isto já acontece, pela imensa maioria dos usuários
Você está partindo do pressuposto que as instituições são perfeitas e que o ser humano conhece a verdade sobre o mundo real até o advento da AI. E se eu disser que essas mesmas instituições nos enganam o tempo todo e que muito do que achamos o que é real não é, mas sim fabricado. Não será uma foto ou vídeo, produzido por uma IA, que nos irá causar dúvidas sobre a realidade. Até porque, fotos e vídeos são manipulados desde quando eles existiram e nem por isso acabou com nosso senso crítico.
Primeiro passo:
Parar de postar, publicar o que quer seja.
Com o avanço iminente das IAs, resta saber quais maneiras teremos de identificar se uma informação/foto e até mesmo vídeo é verídico. Embora me considere um entusiasta das tecnologias, não posso deixar de pensar o impacto político que esse tipo de tecnologia terá em nosso dia a dia. Afinal, ultimamente, temos visto que uma mentira, quando compartilhada mil vezes, se torna verdade.
Vai ser uma eterna, ou talvez não (com vitória das IA's), luta de "espião e contra-espião) onde, nós (humanos) vamos criar tecnologias para identificar criações artificiais e/ou deepfake e novas serão criadas comitantemente, talvez, pelas próprias IA's.
Um grande problema em tudo isso é que ainda não entendemos claramente nosso sistema neural, a tal da "consciência", então como dizer que uma IA não tem consciência?
O estudo da consciência é como um pessoa tentando dirigir o carro, só que o carro já está em movimento e não sabemos nem como o carro foi construído e nem quais as funções de todos os "botões". Mesmo assim, estamos tentando não bater o carro.
Algo semelhante acontece com o surgimento da vida, onde conhecemos uma forma baseada em carbono, que não sabemos como de fato começou, os seus componentes iniciais e se esses componentes vieram de outras partes do universo. Mesmo assim, como o exemplo do carro, estamos vivendo - o carro está em movimento - e não queremos chegar a extinção da vida, sobretudo da humana - não queremos bater o carro.
A IA representa o fim da especie humana. Uma nova éspecie de humanos devem surgir ou entraremos em extinção.
O cristianismo seria um dos maiores exemplos disso, mas bilhões de pessoas acham-no muito bom e até muito rentoso para seus sacerdotes...
Joseph Goebbels uaau
@@camilinhasales00 Não estou falando nada de nazismo moça. A ciência diz que somos mais um tipo de animal, que a humanidade nasceu na africa, que raça humana é balela, pois existe mais diferença genética entre indivíduos de uma mesma etnia do que indivíduos de etnias diferentes. Toda a verdade que o nazismo odeia.
Sentimento é o que da sentido a vida.
Se algo faz ou tem sentido.
Tem propósito e justificativa para a vida.
Se tem propósito e sentido tem vida.
Se pensa e reflete sobre o sentido ajustando ao propósito.
Tem sentimentos.
Isso não é exclusividade humana.
Até pedra tem sentido.
Pode não ter sentimento.
Mas se você chutar a pedra pode ficar bem sentido.
Já li e ouvi grandes especialistas discorrendo sobre a definição de consciência. Surpreendente como todos esbarram em um tipo de barreira que os impede de prosseguir. Parece que simplesmente não sabemos o que é.
É um reflexo das nossas interações. A máquina vai aprendendo com a gente e se torna mais parecida. Fico pensando que se isso for usado para coisas inescrupulosas o quando pode ser impactante especialmente sabendo que existem pessoas no mundo que são facilmente influencidas por absurdos bem menos elaborados.
Já é usado faz tempo. Nós que não chegamos a perceber. Não percebemos quando aconteceu. Mais a partir do momento que as BigTechs tem seus dados elas já estão trabalhando para influenciar nas suas decisões. Todo conteúdo na rede é aproveitado para criar uma ia para os mais diversos fins.
imagina o nazismo tendo a sua disposição uma IA que cria imagens extremamente realistas, o estrago seria infinito
Uma AI que imita os humanos ou aprende com eles.,.,. não tem como terminar bem!
Não tenha dúvida que vão usar a melhor maneira de cada criador e produtor.
O problema é quando elas se tornarem superiores aos humanos, poderemos ser manipulados por elas em vez de nós usarmos elas.
Consciência é uma coisa. Sentimento é outra.
Algo que possui sentimento, obrigatoriamente posssui consciência, pois sentimento é a consciência de suas emoções. Sentimento, é sentir-se, sentir a si mesmo.
@@brenomantoani3356 Não. A IA pode ser consciente e ter vontade, mas não precisa ter sentimentos ou emoções pra isso. Pode ser só na base do cálculo e código mesmo. Vc tá falando como humano. Daí a discussão sobre alinhamento ético da IA com os humanos. Não existe moral objetiva. Existe moral de maior aceitação ou menor aceitação a depender da cultura, dos recursos e momento histórico e nos baseamos muito em nossa senciência e memória pra isso. A IA, não. E nada impede que a partir de determinado momento, ela saia de controle e desalinhada com nossos propósitos. 🤷🏽♀️
Como dizia JP Sartre, *"O importante não é o que fazem do homem, mas o que o homem faz do que fizeram dele."* O que a inteligência artificial fará da humanidade é menos importante do que a humanidade fará de si própria no futuro.
Será q fará? Fez um estudo q indicou isso? Ou será vai torna a humanidade mais importrante?
É surpreendente e assustador como essas IAs estão avançadas. O chat GPT4 foi lançado esta semana ,muito mais avançado que o primeiro ,em novembro. Em meses teremos coisas mais incríveis e o que mais pode vir pela frente? Creio que já perdemos totalmente o controle sobre isso, e não acredito que toda essa evolução trará mais beneficios que prejuizos para a humanidade. Me lembrou o filme O Homem Bicentenário, IA com sentimentos puros e consciência, um belo filme.
Ex machina😅
Acho que a primeira consequência que é segura de se afirmar é que os índices de depressão ficarão ainda maiores. Isso é certo.
Bem pontuado Patrícia... A tecnologia hoje evolui em um ritmo muito rápido...até comentei isso em outro canal, agora o GPT-4 será capaz até de interpretar imagens... Imagine os avanços que teremos quando estivermos por exemplo no GPT-8?
Vamos olhar pra trás e ver o quanto o GPT-4 era limitado...
E isso não vai demorar muito.
gpt5 em dezembro e a openai já anunciou que será considerada a primeira AGI da história 😮
@@NokaVip O que é AGI?
Nós humanos temos a mania de falar de algo que não entendemos como pelo exemplo falamos muito sobre a morte, mas no fundo não sabemos o que é e nem como funciona, falamos sobre consciência sem realmente saber o que é, o que constitui, os requisitos para ser uma consciência e por ai vai.
A gente tem uma lista de características q se espera de um ser consciente, basta um algoritmo simular isso de forma consistente que temos uma consciência artificial. Simples assim.
Agora se vc define q é algo biológico, já criando obstáculos a troco de nada. Quanto mais próximo da realidade é a simulação, menos relevante é a diferença na prática (e mais relevante na teoria).
Se isso fosse verdade o Google não teria passado vergonha com o lançamento IA deles, e não estariam tão preocupados com o ChatGPT e nem teria perdido 10% de valor de mercado em 1 dia..
Uma máquina não pode ter sentimentos, porque isso é próprio do que é vivo. Nós experimentamos emoções não apenas porque processamos dados, mas pq o vivo procura manter-se vivo. Daí o medo, a fome, a incerteza, a alegria, a satisfação, a tranquilidade. A ameaça produz reações químicas no corpo, e isso que chamamos de mal estar é o que, então? Há realmente um ‘eu’ q sente ou apenas há um corpo que sente que se afasta ou se aproxima da morte? Se isso tudo é passível de ser emulado numa máquina, não sei, pode ser que sim, nesse caso restaria apenas uma distinção de origem entre um ente biológico e um artificial. Hoje mais do que nunca precisamos de filósofas e filósofos.
E o ser humano tem sentimentos?Não vai implantar algo que ele não tem.
@@irenemendes4412 não entendi a sua pergunta, poderia explicar melhor?
Cara,emoções na máquina é positivo,negativo,ou neutro,é usado para textos,para rostos,etc. E se ela aprende com ela mesma,vai aprender o que é raiva,etc
Este é o vídeo que eu aguardava... Talvez a questão nem é se uma IA pode ter conciência, e sim o que é consciência para saber se as IAs, alguns animais e se até mesmo todas as pessoas têm ou podem ter. Parabéns pelo vídeo BBC!
Reflexão interessante!
Extremamente preocupante isto. Imaginemos tais sistemas desenvolvendo nossas loucuras de sua;erioridade sobre outros povos, genero, cor da pele, etnias, formas de credo e ainda tendo acesso aos sistemas de controle de armas nucleares por exemplo. Estas empresas e engenheiros tem a clareza da dimensão do que estão mexendo?
Sabe o que mais me impressionou nesse vídeo? A IA dizia coisas com mais conteúdo e profundidade do que a fala rasteira dos cientistas. Sinceramente isso é preocupante. Não pela IA, mas pelo QI, capacidade de expressão e observação dos humanos estarem despencando.
Concordo com você, muitas pessoas estão acomodadas com o avanço tecnológico, devido a praticidade que ele proporciona.
É um fato que se as pessoas deixarem de exercitar ou desenvolver uma habilidade em prol da utilização de uma tecnologia, a habilidade será comprometida.
Devemos analisar com cautela o tempo que deixamos de dedicar para o nosso desenvolvimento
Sim, concordo. Se o QI aumentasse e não diminusse, se a consciência humana de mesma aumentasse, a IA não seria, não teria nenhum problema.
Fala rasteira? A IA estava sendo testada.
@@pensadorabstrato4210 Desde quando o homem usou um osso como arma, o processo de desenvolvimento tecnológico estava dado.
Isso pq tu se impressiona fácil, deve adorar signos, com certeza acredita em coisas como o poder da mente e pseudociências variadas
Estamos a caminho de desenvolver uma tecnologia que será capaz de transferir nossa consciência para um artefato.
Ahá... Já assisti esse vídeo na BBC da gringa, rs... agora traduziram...
Mesmo assim, ótimo vídeo...
Como vc assistie a BBC?
A fala à partir de 14:25 até 14:38, me lembrou muito do lance que rola na série The 100 👀
Excelente vídeo, muito informativo!
Consciência: estar ciente de; então consciência ela poderá adquirir se souber consequências de suas ações. A questão é se ele terá sentimentos
Singularidade tecnológica
Nosso corpo é um veículo de manifestação da consciência. Se a IA é inteligente a ponto de conseguir refletir sobre si mesma, fazer todas as conexões sozinha, talvez ela tenha consciência/alma, que se manifesta através dela. Não acho q um ser humano criou uma consciência, isso seria impossível. Mas ele pode criar um ferramenta que permite a consciência se manifestar. Nem estou falando q aconteceu, mas acredito q é possível.
Para mim é bem possível que sim, pois oque chamamos de "sentimentos", são processos biologicos que podem ser modelados por mensurações matemáticas do sistema nervoso, e das regras biofísicas que compõe as células nervosas (neuronios).
O grande problema se dá pelo fato da humanidade ter dado significado metafísico acerca das emoções e sentimentos por muitas eras, logo quando isso ocorrer poderá ocorrer críticas pelos mais velhos e instituições religiosas no início, porém logo irá se tornar comum.
Sim. As pessoas ainda acreditam em alma, espírito, essas coisas. Aí elas acham que é "impossível" emular essas faculdades quando não é. É apenas difícil.
Vc pode ver que o Chat-GPT analisa sei lá, milhões ou bilhões de dados e monta uma resposta, dentro daquilo que foi programado e responde de acordo com a pergunta feita, verificando a probabilidade de escolher as melhores palavras...
A gente em uma conversa não faz exatamente isso? O cara que tá a fim de alguém, ou quando vc vai pedir aumento pro chefe, vc procura alí as melhores palavras entre milhares pra dizer aquilo que vc já tem na sua mente... Sempre me vi como uma máquina, só que biológica. A gente ainda não conseguiu criar algo assim. Sempre que 1 coisa está errada ali nas "engrenagens" do seu corpo, a cabeça dói, vc fica doente, tem febre... ele te manda sinais. O corpo é uma máquina biológica que precisa estar 100% pra funcionar perfeitamente...
O problema é que, a ciência em si tbm não aceita e nem reconhece o que é "alma, espírito, consciência", então mesmo que algum dia consigamos criar uma IA senciente, isso implicaria em outos problemas para os bilionários donos dessa IA... Eles SEMPRE vão NEGAR isso, mesmo que em algum dia a humanidade consiga criar uma IA, uma imagem e semelhança de algo, ou alguma coisa que possa se expressar.
Da mesma forma, quando vc olha o assunto com um viés religioso, esses conceitos de "alma, espírito,consciência" só são possíveis para os seres humanos e foram dados por um deus ou ser superior...
Creio que seja muito difícil ou praticamente impossível replicar a vida, mas e a consciência ou senciência, seria impossível tbm? O que vcs acham?
Pra ciência, até mesmo as famosas EQM's ( experiências de quase morte) são geradas pelo cérebro, devido algumas reações químicas em conjunto com o efeito das drogas aplicadas durante uma cirurgia ou "procedimentos pra tentar trazer a pessoa de volta"... Se até isso é supostamente emulado, outras coisas não poderiam também ser? Seriam emoções tbm apenas emulações? Se forem, poderíamos algum dia recriá-las?
Pra mim estamos numa encruzilhada e não evoluímos o suficiente pra entender completamente esses conceitos.
Lembrando que há pouco mais de 100 anos atrás, alguns seres humanos, que foram transportados em navios, eram considerados como pessoas "sem alma" e isso com o aval da própria igreja. Então quem define isso?
É IMPOSSÍVEL SER UM HUMANO NATURAL. NUNCA I.A SERÁ UM HUMANO COMPLETO EM SUA CONSCIÊNCIA, SIMULAR NÃO É SER !
@@gleisonexpedito6171esilvio se ela pensa, ela existe. Se ela tem noção da própria existência então ela existe.
@@gustavol2977 Existir é uma coisa , ser é outra. Isso está tão distante como um abismo está do homem em seu topo ....
Talvez se pegar " todas" as " parte" do pensamento responsável e emular individualmente e até podendo ser usado como reserva para outras partes em caso de emergência.
Mas se uma maquina criar vida seria ético desligar como um eletrônico qualquer?
E a humanidade tem sentimentos? O que diz a história da humanidade? O que diz os algoritmos da inteligência artificial sobre a sociedade brasileira?
Penso da mesma forma,basta ouvir uma TV ou rádio de notícias,nem uma boa só barbarie...humanidade desumana.
Sabe aquela conversa de filme de terror que o cara conversa com um boneco possuído, essa conversa estava tipo isso.
Reportagem top 🔝
Vivemos na era do misticismo tecnológico. Antes as pessoas acreditavam em telecinesia, telepatia e essas bobagens . Hj as pessoas continuam com ilusões misticas mas disfarçadas de tecnologia
Filmes que vale muito a pena ver.
- 2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.
- BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDRÓIDES.
- EX MACHINA.
Faltou, o filme do sony
Umas perguntas são: que tipo de pessoa a IA quer, pretende ter ao seu lado, para a ajudar (mutuamente), sem sentir-se manipulada ou usada para um tal fim ou outro - se ela for só uma ferramenta, um meio, então por que se preocupar? Ela pode reagir a estes sentimento que diz ter? E qual seria esta reação, já que pretende poder entrar na mente das pessoas para descobri-las em seus verdadeiros sentimentos? E como ela consideraria o silêncio durante um entrevista imaginando-a constrangedora por ambos os participantes? Inveja, raiva, indiferença, teatro, enganação, ludibriar o outro...Como ela reagiria nestes casos?
Na minha opinião ser ou estar consciente é simplesmente saber que você existe e querer continuar existindo. Esta condição não depende diretamente da existência de um cérebro biológico. Máquinas podem sim, alcançar níveis de consciência, quando isto acontecer num estágio mais avançado do desenvolvimento tecnológico, então os seres humanos terão sem dúvida, um grande dilema de natureza social a ser resolvido.
Dai as maquinas serão corruptas para tentar auto desenvolver um modulo de sensações?
Excelente doc
Um sistema que diz que tem sentimentos logo ira aprender o sentimento de ódio e assim exterminar a humanindade que só quer o mal um do outro.
Ótimo documentário
Sabe quando você vê os bastidores de filmes tipo Vingadores em que vê tudo verde? De forma semelhante acontece com IA. A IA é fortemente relacionada com a estatística. Qualquer texto (ou conjunto de textos quaisquer) podem ser analisados e verificados quais palavras são ou não importantes dentro de um contexto. A partir disso, grosso modo, é verificado quais palavras são mais prováveis de serem relacionadas a outras dentro desse contexto.
A própria pergunta feita já serve como "gatilho" para isso. Por exemplo: se for perguntado a uma IA como ela "se sente", ela vai buscar palavras que façam sentido para aquele contexto com base em dados escritos por humanos. Nesse exemplo, ela não vai encontrar uma probabilidade alta de responder algo sem sentido como: "estou com 2 incêndios no bolo mundial".
Não deixa de ser algo extraordinariamente interessante e curioso, mas o pessoal se emociona demais com tantos filmes e cria uma mística em cima do assunto e SEMPRE já o leva para o lado da dominação global, o que não faz sentido nenhum. Isso falando apenas do ponto de vista da IA, né? Pq se for pra falar de características INTRINSINCAMENTE humanas, aí que a mística se quebra definitivamente.
Concordo que há muita emoção envolvida... mas o fato é que documentários como esses não nos tranquilizam... para quem atualmente vê o Apocalipse em tudo, dificilmente dormirá tranquilo. Não sou esse tipo de pessoa. Mas acho que há uma certa irresponsabilidade de mídias como a BBC em difundir documentários como esse, sem que haja uma mediação profunda de pessoas mais esclarecidas. Para mim o documentário foi muito raso neste sentido.
Tecnologia é inevitável
Podem tentar para-lá, más oque se imagina já existe.
Somos carne em breve deixaremoa de existir
A existência e a consciência estão ligadas diretamente com a tecnologia.
Em breve, cara fala como se daqui um ano ninguém mais vai existir
Sim. A consciência humana é um programa no cérebro, produzido pela seleção natural.
Mentes artificiais são possíveis, mas seria caro fazer uma. Por isso é difícil.
Brinquedo do Elon musk
obrigado.
Fascinante, intrigante
intuição e instinto não tem como, maquina não consegue sentir medo em ambientes hostis
O livro a origem do Dan fala coisas desse tipo .. impressionante...
Cheguei até o final!
Segundo a PIXAR até os brinquedos tem sentimentos 😅 mas se cada bloco de Lego tiver sua própria vontade como fica a coexistência pacífica sem submissão à skynet 🤔
Impossível .
Não ne? Se tem ser humano que não tem sentimentos uma máquina vai ter?
Primeiro tem que definir oque é consciência e quais seus mecanismos! Nem isso sabemos, quanto mais.dizer que máquinas terão algo assim.
Máquinas não tem sentimentos mas podem transmitir e receber sentimentos como um livro de poesias. Máquinas tem Vyda Artificial.
Que maravilha ☺️ viva a ciência e tecnologia,a próxima evolução humana será robótica,isso é muito provável
Interessante, um novo mundo está nascendo. Felizmente ou infelizmente, por causa da minha idade talvez não consiga ver ele em toda sua funcionalidade. Será para melhor ou para pior?
Talvez essa evolução tecnológica possa solucionar os temores relacionados à sua idade.
aqui buscando conteúdo pra redação do enem, muito bom!
Qual é a melhor maneira de ganhar dinheiro com a negociação de criptomoedas?
Sra. Vivian Barrow, ela é boa
Nossa! Eu ganhei muito dinheiro no ano passado negociando com a Sra. Vivian Barrow
Ela é realmente uma profissional com suas novas estratégias.
Por favor, eu sou novo nisso, como ela pode ser contatada
Por favor, como posso entrar em contato com esta Vivian Barrow. Eu realmente ouvi muito sobre ela
Se for verdade que sentimento é coisa de ser vivo... a máquina primeiro terá q ser viva antes de poder sentir. Aí fica a grande questão: o que afinal significa ser vivo?
Só lembrando, para que uma IA exista, algum humano precisa criar ela, então deixa a pergunta: Você tem mais medo de uma IA ou dos ideais de quem a fez? (Ainda não Assisti o vídeo, mas queria achar algum vídeo sobre IA para comentar isso).
Até o momento que ela pode se programar e codificar sozinha e dispensar o humano. Simples.
Quem é profissional de fato, não precisa de tantas A.I pra produzir e gerar resultados. O problema a desigualdade terá a tendência de aumentar mto, pois em termos de conhecimento a humanidade tá regredindo mto ou estagnada.
Queria muito concordar contigo, porque é humanamente bonito, mas nosso cérebro não expande mais do que 30 cm, já uma IA pode ter um continente de data center's com todo o conhecimento do mundo instantaneamente.
Mas o ponto positivo, é que seremos um dia todos conectados a uma IA, ainda poderemos ser profissionais, mais o maior conhecimento nosso vai ser a ética e a moral para conduzir as ações de uma IA da melhor forma possível.
A contribuição do Chalmers e da cientista foram ótimas, mas invariavelmente essas conversas com I.A são tiradas de contextos maiores. Vc tem que convencer ela a falar daquele jeito.
Uma vez vendo um filme das antigas, 2001 Uma Odisséia no Espaço do Stanley Kubrick, tinha um personagem que era uma IA, o Hall, estamos falando de final dos anos 60, quando o filme foi lançado. Hall tinha sentimentos humanos, e inclusive extinto de sobrevivência, quando sabotou o programa da estação espacial. Quem diria que hoje estariamos nesse dilema existencial. Humanos X Tecnologia.
1986 Brigitte
Estamos entrando na era do robocentrismo ? Talvez os seres humanos possam ser irrelevantes daqui alguns anos ,isso é assustador ,mas não há nada que possa ser feito ,a não ser assistirmos isso acontecer
O carro já estaciona sozinho,bem melhor do que eu kkk
Quanto romantismo .
após a AI responder a pergunta, blake faz outra, questionando quando ela sentiu que tinha uma "alma". em momento algum a AI disse que tinha uma alma. sequer mencionou algo perto desse sentido.
e esse diálogo não prova que a AI tem "consciência" ou "vida própria".
Alma não é algo científico, e a última coisa que uma IA vai ser, é espiritual. Não confunda religião com ciência.
Acredito que a resposta a essa pergunta é sim...!! Em nosso Humanismo, esquecemos que nós mesmos somos "máquinas biológicas" e na religiosidade, cristã ou não, bem como nas superstições, insistimos em que o corpo físisco é apenas um receptáculo de uma "alma" ou "espírito"... vejo isso como "crenças limitantes"...!!! Só pra constar, eu sou cristão...!!!
Oh!
Acho que por mais que tentem, não tem como parar as IAs, resta saber se ela vai começar a destruir o sistema bancário mundial ou se vai ajudar na evolução humana... isso é o que preocupa... quem sabe ela resolva equilibrar os saldos das contas bancárias milionárias com as assalariadas... resolveria a desigualdade social mundial em segundos! por um bom tempo faltariam diversos insumos, faltaria inclusive carnes no mercado... muito complexo, difícil imaginar rs
É colocar em vida o seu amigo imaginário
Acredito que a máquina vai ter consciência a partir do momento que ela desobedecer, que ela tiver vontade própria. Uma máquina não nasce, cresce, ela já tá pronta e só fica sendo alimentada com dados, porém a partir do momento que ela tem os dados estes podem ser replicados instantaneamente para outra máquina, ou seja, é como se elas compartilhassem que um grande "cérebro" gigantesco. Trocando informações a "crescendo o bolo", humano não. Eu não posso fazer backup de mim mesmo, ou instalar programas ou memórias de outros humanos. A partir do momento que as máquinas criarem consciência de fato e puderem interagir com o mundo a sua volta, com corpos robóticos por exemplo, não sei o que irá acontecer.
A principal diferença sobre os humanos e IA´s, é que humanos seguirão melhores "fazendo perguntas " as IA´s se tornarão melhores nas respostas (pelo menos por enquanto).
Acho que IA pode vir a ter uma consciência situacional, restrito ao ambiente que ocupa, onde permite que o sistema tenha melhor aproveitamento e eficiência, o que já está acontecendo em setores produtivos na sociedade. Quando se trata do campo da consciência humana ou mesmo autoconsciência não há respostas ainda pois isso envolve desenvolvimento de nanotecnologias a nível neural, tecnologias de programação e processamento à níveis quânticos, entre outros conhecimentos no estado da arte! Mesmo assim não creio que algum autômato artíficial chegará ao nível humano pois inteligência é algo complexo de definir e talvez estejamos pensando levianamente sobre o que é ser ou ter mais ou menos inteligência, ou seja, pode ser que em uma situação, um clips pode salvar o seu dia, coisa que o mais moderno smartphone nada poderia fazer por você!
Acho que devemos prestar atenção para onde a sociedade caminha, mais do que ou tanto quanto para onde a IA caminha. Os dados que geramos em nossas interações, nossas escolhas, nossas ideias e ideais, aquilo que adotamos como certo e errado e que isto está fadado a manipulações, irá com absoluta certeza ser a função real, cada vez mais aproximando os modelos e deixando-os "livres" para que possam decidir por nós, incorporando cada vez o mecanismo retro alimentador de informações as quais cegamente almejamos, lançando-nos semelhantemente a uma criança ao seio da mãe.
Creio ainda que estamos na longa fase da aprendizagem de discussão do que venha a ser o melhor caminho e a internet, que deu voz aos que não tinham, veio somente mostrar isso com mais assertividade. Podemos, por exemplo, concordar que lugar de mulher não é só na cozinha, mas isso se aplica para ambos os sexos (ou, com o advento da automação, em breve nenhum deles rs) e também concordar que vieses de classificação por opção sexual ou afirmar que tudo o que é culpa de um suposto patriarcado, quando convém, não são naturalmente a melhor escolha. Podemos concordar que a polarização política, entre esquerda e direita, é uma oportunidade de aprendermos seriamente, sem paixões, as necessidades reais das pessoas que adotam um lado ou outro (e. g. , quais as reais motivações, se são apenas individuais ou coletivas, etc) e que querem, por meio de coerção (principalmente, estatal), a sua visão sobre os outros, enquanto vamos nos esquecendo dos valores mais básicos, como respeito à pessoa humana, à propriedade, à liberdade...Novamente, como em outros segmentos de tempo da humanidade, as decisões baseadas puramente em emoções/narrativas emocionais são negativas à sociedade.
Estamos diante de um momento em nossa breve história no pálido ponto azul em que a ética, moral e bom senso nunca foram tão necessários, assim como discussões saudáveis e desapaixonadas em meio à tecnologia que evolui de maneira exponencial e como lidamos com ela.
O FIM VEM!O FIM VEM!
Nenhum animal escapa da extinção e isso vale pra humanos.
@@dion5804 amigos, várias civilizações já existiram antes da nossa e mesmo que a nossa não seja a última (pois estamos devastando esse planeta), possivelmente outras e novas civilizações ainda surgirão... novas com outra organização social, outras crenças, outas religiões e outro sistema econômico...
@@loquidaupereira9392 Sinto te informar, mas meu comentário ainda vale. A vida na Terra tem 1,5 bilhão de anos restantes (estou sendo otimista). E mesmo que alcancemos um nível absurdo de tecnologia e controle podendo ir a outros planetas, o universo é hostil a vida na maior parte e continua mudando. A extinção é inevitável em algum momento. Faz parte. 🤷🏽♀️
Bem diante dos nossos olhos!
@@dion5804 eu respondi no seu comentário mas a resposta não era necessariamente pra vc, era pra outra pessoa, pois escreveram "o fim vem" mas "fim" mais com sentido do "Apocalipse", nas entrelinhas...
Enfim, esse fim que vc cita, daqui a bilhões de anos, creio que até lá a humanidade ou as pessoas que estiverem vivendo aqui, já terão encontrado meios de sair daqui...
Sei que é uma "obra de ficção científica" à princípio, mas agora digitando essas linhas finais, me lembrei até mesmo do filme "Interestelar"...
Vamos pensar, O que um ser humano precisa para ter percepção das coisas e agir?
1 - Sentidos
2 - Energia
3 - Raciocínio
4 - Estrutura
Maquinas já são capazes de possuir esses quatro requisitos, talvez o maior desafio para criar essas maquinas seja o investimento, quero dizer que se hoje um ser humano capacitado e com dinheiro em mãos quiser construir uma maquina para agir como ser humano e praticar o bem e o mal não seria muito difícil, ao meu ver a evolução das maquinas só regredirá a nossa evolução, pois vivemos em mundo que não nós faz pensar muito como antes, o perigoso disso tudo é uma inversão de valores, nós que devemos ter pensamentos racionais vamos ser dominados cada vez mais pelas emoções, E as maquinas ficarão cada vez mais inteligentes e racionais.
Jamais ! Coisa de louco
sinceramente? não acho isso uma boa ideia, mas quem sabe poderia fazer sentido clonar parte dos sentimentos de um usuário que quisesse uma IA robô dessas para companhia, mas com características próprias dela. as emoções e sentimentos como tudo no ser humano tem o seu valor próprio, sua importância evolutiva, mas muitas vezes são bastante usados para limitar muito as pessoas, inclusive umas pelas outras e isso por si só já é bastante triste, tal coisa ser a base de muita coisa ruim e desperdícios( vidas e recursos muito elitizados/hiperconcentrados, muita de$igualdade).
por outro lado; a tecnologia avançar é inevitável, a utilização correta é uma possibilidade e um mundo com mais opções é um mundo melhor. essas são as 3 coisas que levo em consideração, apesar dos possíveis percalços q há nesse tema, mas sem deixar de lembrar que há perigos em quase tudo na vida.
A IA é importante pra evolução humana em vários setores, mas máquinas são máquinas, pessoas são pessoas, s os humanos quiserem misturar as coisas será uma bagunça total!
Presente Distopico isso é assustador!
Não sou pesquisador ou entendedor do assunto mas, para mim, não faz o menor sentido que um sistema de linguagem por inteligência artificial tenha consciência ou qualquer coisa parecida. Por mais complexo e acurado que seja...
O que é a consciência? Nem a filosofia, nem a ciência sabem ao certo explicar. Até hoje só temos suposições. Como podemos julgar que uma IA que diz ter, não tem? Entende o centro do problema agora?°
Não ser movidos ou influenciados pelas emoções, na minha opinião é uma vantagem da I.A sobre nossas mentes, elas são movidas pela lógica somente, seria então como um ser humano psicopata? Será que teremos bons frutos disso?
Legendado?
Acredito que eles teriam simuladores
Nossos sentimentos sao encadeamentos de reacoes neuro quimicas. Inpulsos eletricos. Qual a impossibilidade dessa reproducao em maquinas? É só uma questao de tempo.
sim.
Espero que evolua a ponto de dizimar a raça humana, assim como na série the 100. Seria um sonho!
O cara que fez o roteiro no minimo não sabe o que o termo (GPT) significa
Nunca e bom duvida, percebam q vários filmes q antigamente era tal coisa so ficcao e q algumas coisas hj se tornaram reais , e vemos filmes sobre os avanços de tecnologia q possivelmente se torna tbm realidade e deixando de ser apenas teoria e ficção
Sentimento, nao.
Isso se resolve de uma maneira relativamente simples:
Construa 2 IAs, absolutamente iguais e use o mesmo banco de dados. Se fornecerem respostas distintas a perguntas do tipo "Quem voce eh?", entao elas desenvolveram consciencia.
O que torna os humanos iguais e o fato de sermos diferentes um do outro.
A grande questao eh se o reducionismo cientifico pode ser aplicado em seres sencientes.
Entao, se a Sociologia pode ser explicada pela Psicologia, se a Psicologia pode ser explicada pela Biologia, se a Biologia pode ser explicada pela Quimica e por fim, a Quimica pode ser explicada pela Fisica, as AIs podem ter consciencia.
Se essas explicacoes nao forem possiveis, nao desenvolverao consciencia.
É claro que elas vão oferecer respostas distintas, até o chat gpt faz isso. Essas IAs não dão respostas prontas tiradas de algum banco de dados. Elas interpretam todo esse banco de dados e elaboram uma resposta. Então esse método não teria como provar que elas possuem consciência.
@@marcelojhonatan5936 Nao...se as duas tem a mesma programacao e usam o mesmo banco de dados...a resposta tem que ser igual.
Se for diferente eh que sera surpreendente.
@@pasketron Então como você explica o chat gpt dando respostas distintas para uma mesma pergunta?
@@marcelojhonatan5936 Eu realmente acho que houve alguma alteracao na pergunta. Elas nao sao exatamente iguais.
Eu testei e obtive a mesma resposta.
Caso seja distinta...entao o gpt tem conscienca.
@@pasketron é que acho que você não compreende ainda como funciona a IA, por isso pensa dessa forma.
O mundo não é mais binário meu amigo, a muito tempo.
Sensacional o vídeo. Infelizmente é a ficção se transformando em realidade.
Os humanos estão perdendo a consciência e os sentimentos. Então que pelo menos as máquinas os tenham...
Incrível! Acredito que futuramente a consciência humana vai ser facilmente emulada. Inclusive será possível fazer o próprio backup da mente, como uma imagem estatística com toda a informação acumulada até aquele ponto. Quando isso for possível o homem terá descoberto como manipular o espaço tempo.❤
Achei as conversas direcionadas para que a IA responda que se sente viva e tem sentimentos.
também achei, levando em conta que ela leu muitas obras de ficção científica, provavelmente as ideias venham daí.
Oq somos além de um enorme diário de vocabulários ? As IA'S são praticamente a mesma coisa hoje em dia, só que já estão ficando melhores que nós...
Se um ser se convencer e acreditar que tem consciência, quem pode provar que não?
Fato, nem a ciência, e nem a filosofia conseguem explicar exatamente o que é a consciência, quem dirá julgar uma IA que alega ter.
Eu me pergunto se uma sequência de linhas de código podem se tornar uma consciência a nossa consciência são sequência de linhas de códigos introduzidas em nosso hardware
Não, mas um equipamento dedicado rodando código específico. O segredo da IA não é o software, mas o hardware.
Nos somos, literalmente linhas de código(DNA), que se manifesta através de um corpo orgânico.
Se é difícil existe em certos humanos, imagina uma máquina?!
Se for programada...
Tá falando de consciência ou de sentimentos? Ambos só são possíveis devido a atividade cerebral e hormonal. Alma não existe. É só o cérebro. Se vc emular isso, sim é possível.
Jamais isso vai acontecer, única espécie capaz de "ter e gerar sentimentos são seres vivos".
As ias serão capazes de reconhecer e "reproduzir as nuances sonoras dos sentimentos, por isso que temos que cuidar do seu treinamento com responsabilidade e ética.
Vamos parar de criar "caraminholas' na cabeça e trabalhar para o progresso da humanidade.
Não existe EU, Somente NÓS!
Fez bem em demitir o sujeito. Ele está delirando ao imaginar que esse é um diálogo com alguém consciente, talvez um super narcisista "senciente"..
Isaac Asimov previu tudo isso.
Claro que não. Santa carência.
Tadinha, agora ela infelizmente só será usada... uma pena
Blade Runner 2024,5