Independentemente de ideologias, achei muito positivo o uso do alfange. Comprei uma há 2 anos e agora uso mais ela que a roçadeira à gasolina. Trabalho o físico, sem barulho na cabeça (descanso mental ao mesmo tempo que roço). Muito importante é aprender a manejar o equipamento da forma correta. Uma dica é evitar a contração dos bíceps durante o movimento, porque, durante uma trabalho longo, esse pequeno músculo ficará exausto. Treine rotacionar mais o quadril para movimentar a lâmina, os braços devem mais servir de apoio, sem fazer força desnecessária. Dessa forma consegue-se trabalhar por muito mais tempo sem se cansar muito. Importante também não deixar o capim ficar envelhecido demais, porque, a meu ver, a gadanha foi desenhada pra roçar gramíneas e plantas menos fibrosas.. Abraço a todos!
6 месяцев назад+3
Verdade. Boas colocações. Estou treinando meu corpo com o uso dela e percebi no primeiro dia que eu estava mesmo mantendo o bíceps contraído. Fiquei com dor muscular no dia seguinte e vi que tenho que deixar o braço mais esticado. Vou revezar entre o alfange e a roçadeira para a poda do capim desse mês até adaptar meu corpo.
Ótimo vídeo Fernando, tenho uma gadanha também. E precisamos difundir mais essa ferramenta por aqui. Brinco que é a roçadeira do Apocalipse, pois é um ferramenta que depende só da nossa energia para roçar. Só de pegar nessa ferramenta a gente percebe o legado e a história de desenvolvimento tecnológico humano. Pra mim além de ser uma alternativa ecológica para motores a combustão interna é uma ferramenta sem igual no que diz a qualidade de corte. A gente observa que a roçadeira costal mesmo com a Lâmina bem afiada ela debulha a folha do capim. Temos notado que usando a gandanha a rebrota do capim ocorre em menos de 3 dias, com cortes limpos e bem definidos. A costal demora bem uns 8 a 11 dias para rebrotar e a ponta do capim fica toda esgarçada. Pra mim pessoalmente a qualidade de corte da gadanha é indiscutível. Sua operação é infinitamente mais segura que uma roçadeira ou qualquer implemento de corte motorizado. Levando em conta que é uma ferramenta manual é muito interessante ver como ela pode ser útil e uma alternativa. É até injusto comparar motores com uma ferramenta manual. Assim como o garfão compete com o a picareta e o enxadão, a gadanha compete com as foices, tesouras e facão. O tratorito e a roçadeira lateral tem uso muito específico e produzem o serviço com a qualidade definida. Sendo o garfão e a gadanha alternativas validas aos motores. No caso da foice, no site scythe supply e no YT tem muito material. Na Índia há um projeto chamado scythe revolution que visa difundir o uso da gadanha para as comunidades camponesas para auxiliar na colheita e manejo de grãos como trigo, aveia etc.
muito boa reflexão, importantíssimo trazer esses temas
6 месяцев назад+6
Ótimo video, Fernando. Um ponto importante é que precisa treinar o corpo. Adaptar o corpo ao uso. Pois no início, cansa. Até vc entender como usá-la corretamente. Também tem que afiar de tempos em tempos durante o trabalho. Nao pode ser só no início do trabalho. Aos poucos o usuário vai se familiarizando. Estou treinando meu corpo com o uso dela e percebi no primeiro dia que eu estava mantendo o bíceps contraído. Fiquei com dor muscular no dia seguinte e vi que tenho que deixar o braço mais esticado e girar mais o tronco. Vou revezar entre o alfange e a roçadeira para a poda do capim desse mês até adaptar meu corpo. Quem usar pela primeira vez, não desista que pegando o jeito, dá certo! 🙏🏼👍🏼👏🏻
Eu migrei da roçadeira a gasolina que me incomodava muito pelo barulho, poluição e dificuldade para fazer pegar. Fui para uma roçadeira a bateria da makita e estou muito feliz com a mudança. Agora vou experimentar essa ferramenta também. Parabéns pelo vídeo e obrigado pelas informações.
Comprei a minha gadanha há 5 anos, tambem austríaca. Saber afiar essa ferramenta, trabalho que envolve,uma vez por época, esmagar o fio da lâmina com martelo e depois afiar com pedra para que o metal macio fique tão fino e afiado quanto uma lâmina de barba, é um trabalho tão importante quanto saber usar ela. Em jeito de curiosidade, em Portugal gadanha é o nome da ferramenta. , alfange é palavra mais associada a um tipo de espada árabe. Adoro trabalhar com a minha, o problema mesmo é encontrar cabos ergonômicos no mercado, mas trabalhar fazendo um exercício suave, em silêncio ouvindo os sons da natureza compensa tudo, até o fato de ter de parar de 20 em 20 minutos pra uma rápida afiada com a pedra
Felizes os que acham o seu caminho , e acho que o Fernando achou o dele. Admiro demais o trabalho que ele faz. Gostaria tanto de seguir uma vida assim , tão robusta e ao mesmo tempo tão satisfatória.
Sempre muito bom ver os conteúdos do CEPEAS! Me identifiquei desde o inicio. É exatamente nesse ponto que eu toco sempre. Trabalhar a favor da vida e a longo prazo 🙏
Muito legal esta ferramenta! Temos também a opção de rocadeira a bateria, tenho uma makita, o barulho é suave, não faz cheiro ruim e é leve! Abraço a todos!
Vídeo muito bom (como sempre), parabéns. São vídeos que realmente têm conteúdo. Aproveitando o comentário, alguém teria a receita do KNF feito com serrapilheira, batata e sal marinho? Não encontrei no canal e perdi minha anotação. Se alguém tiver, por favor me manda💚
Tenho um, guardado. Comprei em 1969. Usei muito. Hoje estou com 70 anos. Às vezes olho e dá uma saudadeEu tinha um São Floriano. Emprestei e o cara me devolveu um Luminar. Fiquei brabo mas pra sem vergonha não adianta... Taubaté SP Brasil
Cepeas mais uma vez maravilhoso! Fernando, vi que vc vai participar do ICL Tank. Espero muito que seu projeto ganhe. Nem vi os outros, mas já sei que o seu vai ser o melhor!
Bom dia! O Fernando aponta para uma transição! Caminho íngreme, contudo possível, bastando para mudança de paradigmas e modelos de sociedade. Em 500 anos chegamos a isso. A razão como prática trouxe a conduta que nega até nossa existência. É preciso repensar o q certos grupos humanos fizeram até agora, tendo como objetivo maior o que fazer para preservar a vida saudável no nosso planeta Terra. Vale sua ação Fernando! Parabéns!
Tenho um conjunto delas e foram durante algum tempo ferramenta básica porém o acidente do terreno é alguns outros obstáculos tive que abandonar o uso. Tb o peso da braquiaria me deixou com dores nos cotovelos. Enfim, foi um um bom namoro.
@@celsojosedasilva6957 acho que a tramontina ainda fabrica gatinhos. Eu comprei as minhas em sucateiro e uma delas de agricultor. Lembro de ter visto algo na olx ou no mercado livre. Uma dica seria comprar uma das antigas com lâmina importada pois são de qualidade superior.
Obrigado e parabéns pelas brilhantes ideias professor! Como é bom inovar com solução baratas, práticas e realmente acessíveis a todos! Forte abraço dos Sem Terras da Paraíba
Querido Fernando, que bom ver também esses temas no canal. Acrescentaria ainda a total dependência no que diz respeito aos combustíveis (gasolina/óleo), peças, mão de obra. Por exemplo; se a gasolina passar a 50 reais amanhã já inviabiliza muito canteiro de agricultura familiar... Esse assuntos me levam direto ao Viktor Schauberger - pág. 43 (cap. "A escolha fatídica") sobre os motores a combustão/explosão (sim, esse termo também está correto no exemplo que nos deu) O fogo/combustão e a destruição andam juntos e são a base do sistema atual (motores centrífugos) Como você bem colocou na descrição do vídeo, a natureza trabalha de forma oposta, usando temperaturas amenas e frias, silenciosamente. Precisamos de motores a implosão, centrípetos como os ciclones (combinados) ou outras tecnologias... Do mesmo livro há também pág.311 (cap. "Sobre vacas e foices") Sobre cortar a vegetação com foice e seus benefícios para os pastos. Por isso minha paixão por Schauberger, um bruxo da floresta que estava séculos a frente do seu tempo. No mais, ZERO resíduo tóxico (desde a extração - "tree to bar" gourmetizado!) deveria ser o Gold Standart para qualquer "invenção" ou tecnologia... Abraços
Boa tarde pessoal. Muito obrigado pela dica maravilhosa da ferramenta, e que aula sobre cultura sustentável ❤. Vocês podem indicar onde poderíamos comprar essa ferramenta? Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho
Muitas pessoas da roça são idosos e têm limitações físicas. Tem de priorizar a eficiência e o esforço, que se for muito alto, ou não consegue contratar, o não consegue executar.
6 месяцев назад
A alfange é mais uma opção. Cada um escolhe a melhor de acordo com sua realidade e necessidade. 👍🏼🙏🏼
Em um dos filmes q assisti , um idoso cuidou de uma praça grande na Suécia até ter mais de 80 anos, ele nunca conseguiria fazer isso com uma roçadeira costal. O alfange funcionava pra ele até como uma muleta. Assim também foi para o avô do Janne, sueco cujo canal do RUclips colocamos na descrição do filme.
Eu roço de foice eu gosto depois que você se acostuma você não cansa. O problema é que para ter essa ferramenta aí, tem que mandar fazer na serralheria e não fica igual.
Obrigada por mais essa aula Fernando. Mais uma vez mostrando q está do lado certo da história. O lado da vida. Se toda a terra ociosa do Brasil fosse utilizada para produção de comida em agrofloresta, vc disse em vídeos anteriores, a questão climática seria resolvida. Viva MST. Viva CEPEAS.
vim a conhecer agora essa ferramenta, parece ser mais pratica pra roçar capim e fazer fazer tanto esforço. ja usei roçadeira e eh muito pessada e cansa demais pra usar, toda vez q tem de fazer uma capina da um desanimo kkkkkkkk
encontrei uma gadanha aqui no sítio que mudamos recentemente. bem antiga. testei no capim braquiaria, mas não funcionou! braquiaria velho, muito liquinificado. até com a roçadeira fica difícil.
@@herculesraimundi4008 depende da situação e do capim, o alfange pode ser melhor mesmo, mas acho que em país temperado o capim é mais manso, tenho usado serra circular de roçadeira e rende mais que a lâmina de 2 pontas. De qualquer jeito, quando tiver capim mais sombreado e menos grosso e denso, boto fé de ir na mão
Apenas um adendo. Quem Polui a natureza nao somos nós pessoas comuns, somos apenas a consequência, quem polui e nao para de produzir sujeira é a indústria..mas cobram apenas a sociedade...
Mas se cada um fizer a sua parte, consumindo de forma consciente e fazendo sacrifícios se assim for necessário, verão o poder que as pessoas possuem sobre o mundo corporativo das indústrias em geral. Um exemplo disso são os alimentos transgênicos, se as pessoas passarem a recusar milho, soja, feijão transgênicos, logo eles seriam forçados a pararem de produzir e comercializar essas coisas nas prateleiras dos supermercados, mas infelizmente poucos estão dispostos a se sacrificarem por uma causa coletiva.
Não diria que pessoas se deixam manipular, mas que não sabem estar sendo manipuladas. É muito difícil adquirir consciência, em qualquer área da vida. Deveríamos começar conhecendo a nós mesmos, assim podemos saber o que é nosso e o que vem de fora, como a manipulação.
@@fujiko_ Tenta tirar a TV e o celular de uma família... As pessoas não são coitadas. Pode explicar, e mesmo assim iram pedir para continuar a serem condicionada por que é mais cômodo. Nunca tente fazer essas pessoas plantarem a própria comida, maos fácil de crucificarem..
Bom dia, você poderia fazer um vídeo mais detalhado? Por exemplo fazendo o fio dela, dando o nome do site no qual você comprou a lâmina,pode ser? Gostei muito da ideia, ferramentas que não precisa usar combustível,faz toda diferença!
Enquanto utilizador, tive a sorte de arrumar uma lâmina velha largada num canto que deu pra aprender, visto que vai cometer muitos erros, como eu tentando trabalhar em terreno com pedras ou cortar mato mais seco e duro. Único aviso: Demora tempo aprender a trabalhar e a saber fazer a manutenção
Os termos motor a explosão ou implosão não são corretos, tecnicamente usa-se o termo "motor de combustão interna". Sei que a proposta do canal é agricultura sustentável mas como ela visa informar, deixo aqui esta observação.
Sério? Como se dá a COMBUSTÃO NO MOTOR? não é através de MICRO EXPLOSÕES que DESLOCAM O AR E MOVEM OS PISTÕES QUE POR SUA VEZ MOVEM O VIRA BREQUIM? O MOTOR A COMBUSTÃO É MOVIDO POR EXPLOSÕES QUE EXPANDEM O AR DENTRO DOS SEUS CILINDROS, AS VELAS TEM A FUNÇÃO DE FAZER A IGNIÇÃO DESSE COMBUSTÍVEL PARA QUE EXPLODA DENTRO DOS CILINDROS. EXISTE uma crise COGNITIVA NO BRASIL e você é a PROVA, SÓ PARA TE INFORMAR, SEU O COMENTÁRIO É UMA DESINFORMAÇÃO.
Eu tenha uma Alfange dessa desde 2020 , gostei dela , mas faz tempo que parei de usar, ainda não peguei as manhas e não consegui ajustar o cabo de acordo com minha estatura etc
Olá. Tem um canal muito interessante chamado "our climate chance" que tem alguns vídeos sobre decrescimento da economia e o porque disso. Vale a pena assistir.
Eu vejo por aí, com bastante frequência, pessoas usando roçadeira lateral sem saber operar, tanto em termos de ergonomia quanto na rotação do motor, o que certamente compromete o rendimento. Bastava uma lida no manual para saber estes detalhes.
Olá, poderiam indicar qual serras vocês usam pra fazer as podas? Gostaria de comprar uma elétrica pra realizar as podas das árvores porém não acho nenhuma que me passe confiança
Muito bom e uma baita coincidência, pois faz duas semanas que encontrei o canal do Janne e me encantei pelo equipamento. Infelizmente no Brasil, não é fácil de adquirir uma. Fernando, você se interessa em começar um grupo de discussão de pessoas interessadas em difundir essa arte no Brasil? Você como influenciador teria um alcance bom para facilitar a conexão entre interessados.
Veja No mercado livre a marca São Floriano, foi a única marca q encontrei no Brasil. Mas antes assista os filmes q indiquei na descrição do filme, assim você vai saber escolher melhor qual tamanho comprar. Pesquise também por este nome em inglês, scythe, porque no Brasil não há informação a respeito. O tamanho da lâmina é definido pelo tipo de vegetação q queremos ceifar, por exemplo, para gramado e capins finos, a lâmina pode ser mais comprida, se temos que roçar arbustos, misturados com capim, capins muito grossos como andropogon e mombaça, a lâmina é melhor ser menor e mais reforçada.
Acredito que temos que ter cuidado com esse paradigma de querer eliminar toda máquina que usa petroleo ou qualquer outra coisa. Uma vez vi um vídeo do Ernstgotsch ajudando a desenvolver máquinas mais eficientes e adaptadas para ajudar no processo de sintropia, acredito que esse é o caminho de melhoramento de máquinas e não acabar com as máquinas. Eu mesmo conheço pequenos produtores que tinham parado de fazer alguns plantis por não aguentar mais o trabalho, e hoje com a ajuda de um tratorito voltou a plantar. Quantas pessoas do campo adoecem com problemas cervicais e outros mais por conta do grande esforço que é exigido do trabalhador? É preciso refletir.
O petróleo é finito, então buscar por tratores melhores movidos por motores q demandam petróleo, estamos apenas adiando o fim do mundo. A necessidades é a mãe da invenção. Não tem como enganar a natureza. Temos q buscar por maquinas melhores e leves, q saibam trabalhar em um ambiente arbóreo. A maquina a gasolina q apresentei neste filme está longe de ser o q procuramos, e no caso q apresento, o alfange é muito melhor para a saude de quem usa. Talvez no futuro teremos máquinas movidas a plasma, mas até isso acontecer vamos extrair todo petróleo q encontrarmos?. Uso motosserra , mas nao é algo agradável podar um galho de uma árvore com aquele som altíssimo e aspirar gases tóxicos. Com certeza logo vai haver motores elétricos muito eficientes e leves. A tecnologia atual, simplesmente não é amigável com o planeta e nem com o agricultor.
"Olha só, @cepeas2219, é exatamente disso que estou falando quando grito 'CUIDADO'. Essa tecnologia "do mal", toda poluidora, está aí, com suas máquinas gigantescas movidas a diesel, cavando o planeta em busca de matéria-prima para fabricação de equipamentos eletrônicos, tudo isso para que possamos assistir vídeos como os seus e espalhar nosso trabalho pelo mundo. E olha que trabalho bacana, não é mesmo? Mas ei, mesmo que você esteja lá, lutando contra o uso de combustíveis fósseis, está aí, produzindo conteúdo para alimentar exatamente esse mesmo sistema. Ah, a ironia da vida moderna!"
Concordo com você, porem também vale a pergunta: porque não produzir roçadeiras mov idas a álcool que é bem menos poluente? Claro, tem também a poluição sonora mas , eu acho que fazer equipamentos movidos álcool para uso no campo SERIA MAIS CORRETO. TECNOLOGIA E CONHECIMENTO PRA ISSO JÁ TEM! AS EMPRESAS GRANDES DEVIAM FAZER PARA O BEM DO PLANETA, TAMBÉM.
@@cepeas2219 Onde posso comprar uma boa gadanha com cabo? (Eu dei sorte de comprar uma roçadeira sem-nova por 800 reais, dois anos atrás, mas foi roubada).
Você não consegue cortar uma braquiaria pesada com alfange. Aquela braquiaria que cresceu e deitou, depois cresceu outra e deitou por cima e depois outra e depois outra... só rezadeira mesmo ou fogo. Fogo não pode portanto só sobrou a rocadeira. Mas para capim ralo o alcance serve.
se a braquiaria deitou, você perdeu o momento correto de cortar. cortamos o capim qdo ele floresce. se a braquiaria deitou sobre si mesma e cresceu outra em cima, ficou envelhecida. Nossa meta é ter um atleta de alta performance, sempre jovem e produzindo informação de crescimento.
Uma questão, produzir CO2 não seria benéfico para as plantas ? já que elas utilizam o dióxido de carbono para formar carboidratos, açúcares, amido e fibras. Muito parecido com uma proporção direta mais CO2 mais "comida" para as plantas. Até é utilizado em algumas estufas uma máquina que produz dióxido de carbono.
As plantas representam a fina pele da biosfera. A atmosfera tem 10km de extensão. A pergunta a se fazer é quanto as florestas conseguem "digerir" desse CO2 q não foi liberado pela vida? mas por processos artificiais q romperam o equilíbrio dinâmico. Olhe ao seu redor, veja os extremos do clima q estamos vivenciando. Muito pior q a liberação de todo esse CO2, talvez seja a destruição dos processos vitais q poderiam absorver esse CO2, ou seja, as florestas. O q colocamos no lugar das florestas estratificadas e biodiversas? morte e destruição.
Mais um vídeo maravilhoso... Há vídeos com o implemento (chamado berço) para ajudar a enleirar o material após o corte. Eu daria preferência ao de pano, indiano... ruclips.net/video/Csq7hh44CCA/видео.htmlsi=eroUJo0giOIP5q69 ruclips.net/video/9Im_8sI0QFQ/видео.htmlsi=Fm0xtW1C8gRBlsHm
Boa noite. Ótimo vídeo. Parabéns! Sobre o comentário a respeito das novas abordagens econômicas sendo propostas pelo mundo, gostaria de informar que existem trabalhos também aqui no Brasil. Nosso livro "Consciência, Abundância e Economia: de agentes de destruição à regeneradores da teia da vida" teve sua primeira edição publicada em 2006. A segunda edição foi publicada em 2019. Se for de interesse, posso enviar um exemplar como cortesia do autor. Para tanto, basta responder este comentário. O link do vídeo sobre a proposta contida no livro é o seguinte: ruclips.net/video/6-4ffjRm0-c/видео.html Tudo de bom.
Vi o link que você nos enviou. Gostaria muito de receber o livro. Nosso endereço: Caixa Postal 116 . Alto Paraíso de Goiás - GO. CEP 73770-000. Grato pela mensagem.
@@cepeas2219 Grato pela atenção. O livro foi postado ontem. O Código de rastreamento é: RE752962272BR. eSPERO QUE APRECIEM A LEITURA. Fico à disposição para partilhas. Gostaríamos de visitar o CEPEAS para conhecer melhor o trabalho que vcs desenvolvem. Tudo de bom.
Meu caro, se não fosse as técnicas modernas de cultivo haveria mais fome do que já tem. A agricultura orgânica é de fato mais saudável, porém não dá conta da demanda mundial. Falar as coisas de frente a uma câmera sem base é fácil. A realidade é outra coisa bem diferente.
Estamos buscando saídas para produzir comida sem diesel. Qual a sua proposta? você tem uma? ou vamos seguir jogando glifosato e queimando petróleo até o colapso final? O que você chama de técnicas modernas refere-se a adubos químicos e pesticidas?
Realmente esse tipo de instrumento é Para POUCOS, pra privilegiados...os vídeos sugeridos não podem ser assistidos em português, pois não existe esse idioma como opção de legendagem. E pra comprar, as que existem no Brasil são caras... desculpe mais o.video não foi nada prático, diria que é pra uma pequena elite de brasileiros...
Os videos sobre alfange têm legenda em português no youtube, eu assisti assim. A necessidade é a mãe da invenção, comecei a fabricar um alfange com serra fita descartada de serraria de eucalipto. Estou fabricando também um cabo de eucalipto como os suecos recomendam, apenas assistindo os filmes. Não espere as coisas cairem do céu, faça acontecer. Na zona rural temos milhares de professores pardais, agricultores que desenvolvem máquinas para resolverem os problemas com que se deparam. Há um ano atrás me inscrevi no Instituto Conhecimento Liberta, pago 47 reais por més e aprendi a falar espanhol, hoje praticamente domino a língua espanhola, isso não é para poucos. Agora quero aprender francês.
Como você se desloca?, usa algum tipo de motor diesel (ônibus)?, foi desenvolvido por um europeu. Você anda de carro? qual a marca? fiat, volkswagen, renault, são marcas europeias. 85% da madeira retirada da Amazônia é para abastecer o Brasil. Boa parte da soja e milho que exportamos não vai pra Europa, mas para a Ásia. Temos que ter compaixão por quem não entende como o planeta funciona, pois a crítica por si só não constrói, apenas afasta a possibilidade de pensarmos juntos em como solucionar os problemas criados por nós.
Independentemente de ideologias, achei muito positivo o uso do alfange. Comprei uma há 2 anos e agora uso mais ela que a roçadeira à gasolina. Trabalho o físico, sem barulho na cabeça (descanso mental ao mesmo tempo que roço). Muito importante é aprender a manejar o equipamento da forma correta. Uma dica é evitar a contração dos bíceps durante o movimento, porque, durante uma trabalho longo, esse pequeno músculo ficará exausto. Treine rotacionar mais o quadril para movimentar a lâmina, os braços devem mais servir de apoio, sem fazer força desnecessária. Dessa forma consegue-se trabalhar por muito mais tempo sem se cansar muito. Importante também não deixar o capim ficar envelhecido demais, porque, a meu ver, a gadanha foi desenhada pra roçar gramíneas e plantas menos fibrosas..
Abraço a todos!
Verdade. Boas colocações. Estou treinando meu corpo com o uso dela e percebi no primeiro dia que eu estava mesmo mantendo o bíceps contraído. Fiquei com dor muscular no dia seguinte e vi que tenho que deixar o braço mais esticado. Vou revezar entre o alfange e a roçadeira para a poda do capim desse mês até adaptar meu corpo.
Maravilha! Obrigado pelo relato. Onde você comprou?
Também quero saber onde posso adquirir essa ferramenta.
Encontrei um nacional que é a metade do preço do austriaco , vc sabe se ele é de boa qualidade? Já experimentou?
BOLSONARISMO MATA. QUEM DEFENDE FASCISTA É FASCISTA.
Ótimo vídeo Fernando, tenho uma gadanha também. E precisamos difundir mais essa ferramenta por aqui. Brinco que é a roçadeira do Apocalipse, pois é um ferramenta que depende só da nossa energia para roçar.
Só de pegar nessa ferramenta a gente percebe o legado e a história de desenvolvimento tecnológico humano.
Pra mim além de ser uma alternativa ecológica para motores a combustão interna é uma ferramenta sem igual no que diz a qualidade de corte.
A gente observa que a roçadeira costal mesmo com a Lâmina bem afiada ela debulha a folha do capim. Temos notado que usando a gandanha a rebrota do capim ocorre em menos de 3 dias, com cortes limpos e bem definidos. A costal demora bem uns 8 a 11 dias para rebrotar e a ponta do capim fica toda esgarçada.
Pra mim pessoalmente a qualidade de corte da gadanha é indiscutível. Sua operação é infinitamente mais segura que uma roçadeira ou qualquer implemento de corte motorizado.
Levando em conta que é uma ferramenta manual é muito interessante ver como ela pode ser útil e uma alternativa. É até injusto comparar motores com uma ferramenta manual.
Assim como o garfão compete com o a picareta e o enxadão, a gadanha compete com as foices, tesouras e facão. O tratorito e a roçadeira lateral tem uso muito específico e produzem o serviço com a qualidade definida. Sendo o garfão e a gadanha alternativas validas aos motores.
No caso da foice, no site scythe supply e no YT tem muito material. Na Índia há um projeto chamado scythe revolution que visa difundir o uso da gadanha para as comunidades camponesas para auxiliar na colheita e manejo de grãos como trigo, aveia etc.
Faz todo sentido usar ferramentas não motorizadas na agrofloresta, por gastarem menos energia e não poluirem. Obrigada por ratificar a eficácia aqui.
Onde compramos?
Aos 73 anos, sem experiência prévia, limpei 4 mil m2 de vegetação densa com uma gadanha
Resultado: abriu-me o apetite e dormi muito melhor!
muito boa reflexão, importantíssimo trazer esses temas
Ótimo video, Fernando.
Um ponto importante é que precisa treinar o corpo. Adaptar o corpo ao uso.
Pois no início, cansa. Até vc entender como usá-la corretamente.
Também tem que afiar de tempos em tempos durante o trabalho. Nao pode ser só no início do trabalho. Aos poucos o usuário vai se familiarizando.
Estou treinando meu corpo com o uso dela e percebi no primeiro dia que eu estava mantendo o bíceps contraído. Fiquei com dor muscular no dia seguinte e vi que tenho que deixar o braço mais esticado e girar mais o tronco.
Vou revezar entre o alfange e a roçadeira para a poda do capim desse mês até adaptar meu corpo.
Quem usar pela primeira vez, não desista que pegando o jeito, dá certo! 🙏🏼👍🏼👏🏻
Meu pai tinha um gadanho para cortar o pasto (plantado especialmente) para as vacas leiteiras.
Eu migrei da roçadeira a gasolina que me incomodava muito pelo barulho, poluição e dificuldade para fazer pegar. Fui para uma roçadeira a bateria da makita e estou muito feliz com a mudança. Agora vou experimentar essa ferramenta também. Parabéns pelo vídeo e obrigado pelas informações.
Excelente esse resgate de opções naturais e eficientes.
Gostaria de saber onde encontrar
BOM dia estamos em São Vicente de Minas,aplicando esses conhecimentos, maravilhoso tudo florindo e flutificando,um modelo em uma área urbana.
Comprei a minha gadanha há 5 anos, tambem austríaca. Saber afiar essa ferramenta, trabalho que envolve,uma vez por época, esmagar o fio da lâmina com martelo e depois afiar com pedra para que o metal macio fique tão fino e afiado quanto uma lâmina de barba, é um trabalho tão importante quanto saber usar ela. Em jeito de curiosidade, em Portugal gadanha é o nome da ferramenta. , alfange é palavra mais associada a um tipo de espada árabe. Adoro trabalhar com a minha, o problema mesmo é encontrar cabos ergonômicos no mercado, mas trabalhar fazendo um exercício suave, em silêncio ouvindo os sons da natureza compensa tudo, até o fato de ter de parar de 20 em 20 minutos pra uma rápida afiada com a pedra
Felizes os que acham o seu caminho , e acho que o Fernando achou o dele. Admiro demais o trabalho que ele faz. Gostaria tanto de seguir uma vida assim , tão robusta e ao mesmo tempo tão satisfatória.
Sempre muito bom ver os conteúdos do CEPEAS!
Me identifiquei desde o inicio.
É exatamente nesse ponto que eu toco sempre. Trabalhar a favor da vida e a longo prazo 🙏
Muito legal esta ferramenta! Temos também a opção de rocadeira a bateria, tenho uma makita, o barulho é suave, não faz cheiro ruim e é leve! Abraço a todos!
Quantas baterias são necessárias po dia de trabalho?
Que maravilha!
Me encantan sus vídeos, cada uno de ellos no enseña un poco de cómo ser autosuficientes como lo son aún mucha gente del campo, saludos de España
Vídeo muito bom (como sempre), parabéns. São vídeos que realmente têm conteúdo. Aproveitando o comentário, alguém teria a receita do KNF feito com serrapilheira, batata e sal marinho? Não encontrei no canal e perdi minha anotação. Se alguém tiver, por favor me manda💚
Tenho um, guardado. Comprei em 1969. Usei muito. Hoje estou com 70 anos. Às vezes olho e dá uma saudadeEu tinha um São Floriano. Emprestei e o cara me devolveu um Luminar. Fiquei brabo mas pra sem vergonha não adianta... Taubaté SP Brasil
Cepeas mais uma vez maravilhoso!
Fernando, vi que vc vai participar do ICL Tank. Espero muito que seu projeto ganhe. Nem vi os outros, mas já sei que o seu vai ser o melhor!
Bom dia!
O Fernando aponta para uma transição!
Caminho íngreme, contudo possível, bastando para mudança de paradigmas e modelos de sociedade. Em 500 anos chegamos a isso. A razão como prática trouxe a conduta que nega até nossa existência. É preciso repensar o q certos grupos humanos fizeram até agora, tendo como objetivo maior o que fazer para preservar a vida saudável no nosso planeta Terra.
Vale sua ação Fernando! Parabéns!
Tenho um conjunto delas e foram durante algum tempo ferramenta básica porém o acidente do terreno é alguns outros obstáculos tive que abandonar o uso. Tb o peso da braquiaria me deixou com dores nos cotovelos. Enfim, foi um um bom namoro.
Olá Sr. L.Fernando... vc vende um pra mim???
@@celsojosedasilva6957 me perdoe celso mas meu excesso de apego aliado a memória afetiva vão atrapalhar essa possibilidade. Abraço!
OBRIGADO, LUIS FERNANDO... mas vc sabe onde posso encontrar uma boa ferramenta dessa??? att. celso.
@@celsojosedasilva6957 acho que a tramontina ainda fabrica gatinhos. Eu comprei as minhas em sucateiro e uma delas de agricultor. Lembro de ter visto algo na olx ou no mercado livre. Uma dica seria comprar uma das antigas com lâmina importada pois são de qualidade superior.
Informações valiosas professo obrigado
A natureza é bela
Bom dia, aprendendo muito , comecei minha Agrofloresta de frutíferas na chácara, e graças ao seu conteúdo, vi os erro que cometi, e agora corrigido
BOM DIA PROFESSOR, EXCELENTE ESSE ENSINAMENTO.ABRAÇO
Obrigada Professor !!!!!
Obrigado e parabéns pelas brilhantes ideias professor! Como é bom inovar com solução baratas, práticas e realmente acessíveis a todos! Forte abraço dos Sem Terras da Paraíba
Viva o MST
Querido Fernando, que bom ver também esses temas no canal.
Acrescentaria ainda a total dependência no que diz respeito aos combustíveis (gasolina/óleo), peças, mão de obra. Por exemplo; se a gasolina passar a 50 reais amanhã já inviabiliza muito canteiro de agricultura familiar...
Esse assuntos me levam direto ao
Viktor Schauberger - pág. 43 (cap. "A escolha fatídica") sobre os motores a combustão/explosão (sim, esse termo também está correto no exemplo que nos deu)
O fogo/combustão e a destruição andam juntos e são a base do sistema atual (motores centrífugos)
Como você bem colocou na descrição do vídeo, a natureza trabalha de forma oposta, usando temperaturas amenas e frias, silenciosamente.
Precisamos de motores a implosão, centrípetos como os ciclones (combinados) ou outras tecnologias...
Do mesmo livro há também pág.311 (cap. "Sobre vacas e foices")
Sobre cortar a vegetação com foice e seus benefícios para os pastos.
Por isso minha paixão por Schauberger, um bruxo da floresta que estava séculos a frente do seu tempo.
No mais, ZERO resíduo tóxico (desde a extração - "tree to bar" gourmetizado!) deveria ser o Gold Standart para qualquer "invenção" ou tecnologia...
Abraços
Bom dia. Parabéns e GRATIDÃO.
Boa tarde pessoal. Muito obrigado pela dica maravilhosa da ferramenta, e que aula sobre cultura sustentável ❤.
Vocês podem indicar onde poderíamos comprar essa ferramenta? Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho
É verdade, obrigado
Parabéns obrigado👋👍❤
Muitas pessoas da roça são idosos e têm limitações físicas.
Tem de priorizar a eficiência e o esforço, que se for muito alto, ou não consegue contratar, o não consegue executar.
A alfange é mais uma opção. Cada um escolhe a melhor de acordo com sua realidade e necessidade. 👍🏼🙏🏼
Em um dos filmes q assisti , um idoso cuidou de uma praça grande na Suécia até ter mais de 80 anos, ele nunca conseguiria fazer isso com uma roçadeira costal. O alfange funcionava pra ele até como uma muleta. Assim também foi para o avô do Janne, sueco cujo canal do RUclips colocamos na descrição do filme.
Estou plantando espécies que permitem roçar com fação, como margaridão e capim elefante.
Fernando a foice ronca não poderia ser uma excelente opção? Pode-se realizar o corte na ida e na volta do movimento.
Vamo de foice e martelo ⚒️
Aqui no Sul, todos chamam de gadanha
Eu roço de foice eu gosto depois que você se acostuma você não cansa. O problema é que para ter essa ferramenta aí, tem que mandar fazer na serralheria e não fica igual.
Comprei uma lâmina austríaca, gosto demais de usá-la. Achei ótimo o investimento que fiz.
@@marconimartins480 rapaz me fala o site para eu comprar também 😁
@@marconimartins480 tbm queria saber onde comprou por favor
@@maxwellmartins207 Foice Gadanho Sao Floriano pesquisa no mercado livre
@@cabulosin1 Foice Gadanho Sao Floriano pesquisa no mercado livre
Muito interessante a informação sobre o canto dos pássaros. Vou procurar saber mais.
A única outra menção que encontrei até agora diz ao contrário - as aves cantam mais quando as plantas estão com os estômatos abertos,
Obrigada por mais essa aula Fernando. Mais uma vez mostrando q está do lado certo da história. O lado da vida. Se toda a terra ociosa do Brasil fosse utilizada para produção de comida em agrofloresta, vc disse em vídeos anteriores, a questão climática seria resolvida. Viva MST. Viva CEPEAS.
vim a conhecer agora essa ferramenta, parece ser mais pratica pra roçar capim e fazer fazer tanto esforço. ja usei roçadeira e eh muito pessada e cansa demais pra usar, toda vez q tem de fazer uma capina da um desanimo kkkkkkkk
encontrei uma gadanha aqui no sítio que mudamos recentemente. bem antiga. testei no capim braquiaria, mas não funcionou! braquiaria velho, muito liquinificado.
até com a roçadeira fica difícil.
Gostei, cepeas podia ver trazer umas pra revender no BR, mas de qualquer jeito acho que no capim alto e grosso pode ser diferente
Divido algum agricultor trocar a roçadeira por essa foice medieval aí , adoro Agrofloresta, estou implantando no meu sítio , mas aí já é um exagero .
@@herculesraimundi4008 depende da situação e do capim, o alfange pode ser melhor mesmo, mas acho que em país temperado o capim é mais manso, tenho usado serra circular de roçadeira e rende mais que a lâmina de 2 pontas. De qualquer jeito, quando tiver capim mais sombreado e menos grosso e denso, boto fé de ir na mão
Bom dia!
Apenas um adendo. Quem Polui a natureza nao somos nós pessoas comuns, somos apenas a consequência, quem polui e nao para de produzir sujeira é a indústria..mas cobram apenas a sociedade...
Mas se cada um fizer a sua parte, consumindo de forma consciente e fazendo sacrifícios se assim for necessário, verão o poder que as pessoas possuem sobre o mundo corporativo das indústrias em geral. Um exemplo disso são os alimentos transgênicos, se as pessoas passarem a recusar milho, soja, feijão transgênicos, logo eles seriam forçados a pararem de produzir e comercializar essas coisas nas prateleiras dos supermercados, mas infelizmente poucos estão dispostos a se sacrificarem por uma causa coletiva.
@@ivanij.s.9189 As pessoas se permitem serem manipuladas pela eng. Social, fácil.
Não diria que pessoas se deixam manipular, mas que não sabem estar sendo manipuladas. É muito difícil adquirir consciência, em qualquer área da vida. Deveríamos começar conhecendo a nós mesmos, assim podemos saber o que é nosso e o que vem de fora, como a manipulação.
@@fujiko_ Tenta tirar a TV e o celular de uma família... As pessoas não são coitadas. Pode explicar, e mesmo assim iram pedir para continuar a serem condicionada por que é mais cômodo. Nunca tente fazer essas pessoas plantarem a própria comida, maos fácil de crucificarem..
@@quintageracao1056 😿 triste isso
Bom dia, você poderia fazer um vídeo mais detalhado? Por exemplo fazendo o fio dela, dando o nome do site no qual você comprou a lâmina,pode ser?
Gostei muito da ideia, ferramentas que não precisa usar combustível,faz toda diferença!
Sim, logo vamos publicar mais detalhes sobre essa ferramenta.
Agradeço também! Queria saber o site para comprar e experimentar. Ótimo vídeo, muito obrigado!
Enquanto utilizador, tive a sorte de arrumar uma lâmina velha largada num canto que deu pra aprender, visto que vai cometer muitos erros, como eu tentando trabalhar em terreno com pedras ou cortar mato mais seco e duro. Único aviso: Demora tempo aprender a trabalhar e a saber fazer a manutenção
Muito bom!
Os termos motor a explosão ou implosão não são corretos, tecnicamente usa-se o termo "motor de combustão interna". Sei que a proposta do canal é agricultura sustentável mas como ela visa informar, deixo aqui esta observação.
Sério? Como se dá a COMBUSTÃO NO MOTOR? não é através de MICRO EXPLOSÕES que DESLOCAM O AR E MOVEM OS PISTÕES QUE POR SUA VEZ MOVEM O VIRA BREQUIM?
O MOTOR A COMBUSTÃO É MOVIDO POR EXPLOSÕES QUE EXPANDEM O AR DENTRO DOS SEUS CILINDROS, AS VELAS TEM A FUNÇÃO DE FAZER A IGNIÇÃO DESSE COMBUSTÍVEL PARA QUE EXPLODA DENTRO DOS CILINDROS.
EXISTE uma crise COGNITIVA NO BRASIL e você é a PROVA, SÓ PARA TE INFORMAR, SEU O COMENTÁRIO É UMA DESINFORMAÇÃO.
Será que fica produtivo usar o alfange em uma área de capim mombaça? para recuperar um pasto degradado, plantamos mombaça como adubo verde.
Adorei Fernando! Ando obcessiva com a ideia de fazer uma Agrofloresta com o menor uso de petróleo possível. Essa economia atual fracassou!!!
Só vejo vantagem, é mais barato e você mesmo pode fazer a manutenção da ferramenta .
Muito bom vídeo 🎉🎉🎉🎉
Isso mesmo! 👏
A poluição sonora das roçadeiras são um inferno aqui na minha cidade.
Voces podiam montar uma fabricação e loja de ferramentas para agricultura sintropica a preço descente pra pequeno produtor
Bom dia, professor, sr.já teve experiência com extrovenga? É muito barato mas exige força para usar
Muito interessante!
Eu tenha uma Alfange dessa desde 2020 , gostei dela , mas faz tempo que parei de usar, ainda não peguei as manhas e não consegui ajustar o cabo de acordo com minha estatura etc
assista o canal do Janne q coloquei na descrição, coloque legendas em português, ele explica tudo.
O alfange funciona quando o capim braquiária do brejo (aquele mais comprido) quando tá todo emaranhado e deitado um sobre o outro?
Olá. Tem um canal muito interessante chamado "our climate chance" que tem alguns vídeos sobre decrescimento da economia e o porque disso. Vale a pena assistir.
Parabéns 🎉🎉🎉🎉🎉
Fernando,
Quando você estará aí no CEPEAS,em maio/2024?
Eu vejo por aí, com bastante frequência, pessoas usando roçadeira lateral sem saber operar, tanto em termos de ergonomia quanto na rotação do motor, o que certamente compromete o rendimento. Bastava uma lida no manual para saber estes detalhes.
Olá, poderiam indicar qual serras vocês usam pra fazer as podas? Gostaria de comprar uma elétrica pra realizar as podas das árvores porém não acho nenhuma que me passe confiança
Muito bom e uma baita coincidência, pois faz duas semanas que encontrei o canal do Janne e me encantei pelo equipamento. Infelizmente no Brasil, não é fácil de adquirir uma. Fernando, você se interessa em começar um grupo de discussão de pessoas interessadas em difundir essa arte no Brasil? Você como influenciador teria um alcance bom para facilitar a conexão entre interessados.
acha por nome de Gadanho no mercado livre, tambem não sabia que tinha para vender
O ministerio do trabalho jamais permitiria. Vamos seguir com os conteudos focados pf
Qm apagou os videos do KNF?
Isso não é trabalho é puro lazer !!! rsrsrsrsrsrs!!!
Você usando o alfange me lembrou de Jim Kovaleski ' s Farm. Ele é um mestre do alfange.
Bom dia! Faz o teste com a estrovenga também, por favor. Acho que daria certo.
OLÁ FERNANDO E AMIGOS... eu preciso uma ferramenta dessa; onde posso comprar ??? att; celso...
Amigo.,..onde vc comprou essa gadanha ?????
Bom dia, qual é o nome dessa ferramenta?
Vende em lojas de ferramentas agrícolas? Sou do Ceará. Obrigada
Bom dia professor. Obrigado mais uma vez pelo seu trabalho. O Sr pode disponibilizar o local onde comprou essa ferramenta, alfange? Desde já agradeço
Veja No mercado livre a marca São Floriano, foi a única marca q encontrei no Brasil. Mas antes assista os filmes q indiquei na descrição do filme, assim você vai saber escolher melhor qual tamanho comprar. Pesquise também por este nome em inglês, scythe, porque no Brasil não há informação a respeito. O tamanho da lâmina é definido pelo tipo de vegetação q queremos ceifar, por exemplo, para gramado e capins finos, a lâmina pode ser mais comprida, se temos que roçar arbustos, misturados com capim, capins muito grossos como andropogon e mombaça, a lâmina é melhor ser menor e mais reforçada.
Eu quero muito aprender mais para poder aplicar aqui na minha roça. Mas como ter acesso a está ferramenta ?
Encontrei um nacional que é a metade do preço do austriaco , alguém sabe se é de boa qualidade? Alguém conhece? Já experimentou?
A la herramienta hay que afilarla cada día, pero nunca se le acabará el combustible ni sufrirá ningún desperfecto.
Muito bom
Acredito que temos que ter cuidado com esse paradigma de querer eliminar toda máquina que usa petroleo ou qualquer outra coisa. Uma vez vi um vídeo do Ernstgotsch ajudando a desenvolver máquinas mais eficientes e adaptadas para ajudar no processo de sintropia, acredito que esse é o caminho de melhoramento de máquinas e não acabar com as máquinas. Eu mesmo conheço pequenos produtores que tinham parado de fazer alguns plantis por não aguentar mais o trabalho, e hoje com a ajuda de um tratorito voltou a plantar. Quantas pessoas do campo adoecem com problemas cervicais e outros mais por conta do grande esforço que é exigido do trabalhador? É preciso refletir.
O petróleo é finito, então buscar por tratores melhores movidos por motores q demandam petróleo, estamos apenas adiando o fim do mundo. A necessidades é a mãe da invenção. Não tem como enganar a natureza. Temos q buscar por maquinas melhores e leves, q saibam trabalhar em um ambiente arbóreo. A maquina a gasolina q apresentei neste filme está longe de ser o q procuramos, e no caso q apresento, o alfange é muito melhor para a saude de quem usa. Talvez no futuro teremos máquinas movidas a plasma, mas até isso acontecer vamos extrair todo petróleo q encontrarmos?.
Uso motosserra , mas nao é algo agradável podar um galho de uma árvore com aquele som altíssimo e aspirar gases tóxicos. Com certeza logo vai haver motores elétricos muito eficientes e leves. A tecnologia atual, simplesmente não é amigável com o planeta e nem com o agricultor.
"Olha só, @cepeas2219, é exatamente disso que estou falando quando grito 'CUIDADO'. Essa tecnologia "do mal", toda poluidora, está aí, com suas máquinas gigantescas movidas a diesel, cavando o planeta em busca de matéria-prima para fabricação de equipamentos eletrônicos, tudo isso para que possamos assistir vídeos como os seus e espalhar nosso trabalho pelo mundo. E olha que trabalho bacana, não é mesmo? Mas ei, mesmo que você esteja lá, lutando contra o uso de combustíveis fósseis, está aí, produzindo conteúdo para alimentar exatamente esse mesmo sistema. Ah, a ironia da vida moderna!"
Motores eficientes movidos a biocombustíveis...seria uma alternativa...
Concordo com você, porem também vale a pergunta: porque não produzir roçadeiras mov idas a álcool que é bem menos poluente?
Claro, tem também a poluição sonora mas , eu acho que fazer equipamentos movidos álcool para uso no campo SERIA MAIS CORRETO. TECNOLOGIA E CONHECIMENTO PRA ISSO JÁ TEM!
AS EMPRESAS GRANDES DEVIAM FAZER PARA O BEM DO PLANETA, TAMBÉM.
Fernando, onde podemos adquirir essa ferramenta?
Tmj!
Depois do vídeo do garfo, da alfange, falta só do serrote como substituto do motoserra
E ela corta troncos de arbustos?
Não.
Aq en Asturias España se da o nome de guadaña
En todo el mundo hispanohablante.
Curioso que en portugués la llamen "alfanje", que es sinónimo de "cimitarra", un sable curvo.
Está q tem o profesor e pequeña comparada com las q e visto por España
Onde posso comprar um desses?
Ano passado eu estava doido pra ter uma gadanha.
Só que é do preço de uma roçadeira 😂😂.
uma roçadeira custa quase 3 mil reais. Uma gadanha austríaca custa menos de 500 reais.
@@cepeas2219 Onde posso comprar uma boa gadanha com cabo?
(Eu dei sorte de comprar uma roçadeira sem-nova por 800 reais, dois anos atrás, mas foi roubada).
Show
Você não consegue cortar uma braquiaria pesada com alfange. Aquela braquiaria que cresceu e deitou, depois cresceu outra e deitou por cima e depois outra e depois outra... só rezadeira mesmo ou fogo. Fogo não pode portanto só sobrou a rocadeira. Mas para capim ralo o alcance serve.
se a braquiaria deitou, você perdeu o momento correto de cortar. cortamos o capim qdo ele floresce. se a braquiaria deitou sobre si mesma e cresceu outra em cima, ficou envelhecida. Nossa meta é ter um atleta de alta performance, sempre jovem e produzindo informação de crescimento.
Essa e a vizao
Uma questão, produzir CO2 não seria benéfico para as plantas ? já que elas utilizam o dióxido de carbono para formar carboidratos, açúcares, amido e fibras. Muito parecido com uma proporção direta mais CO2 mais "comida" para as plantas. Até é utilizado em algumas estufas uma máquina que produz dióxido de carbono.
As plantas representam a fina pele da biosfera. A atmosfera tem 10km de extensão. A pergunta a se fazer é quanto as florestas conseguem "digerir" desse CO2 q não foi liberado pela vida? mas por processos artificiais q romperam o equilíbrio dinâmico. Olhe ao seu redor, veja os extremos do clima q estamos vivenciando. Muito pior q a liberação de todo esse CO2, talvez seja a destruição dos processos vitais q poderiam absorver esse CO2, ou seja, as florestas. O q colocamos no lugar das florestas estratificadas e biodiversas? morte e destruição.
O problema continua que sendo a falta de informação, por isso eu gosto demais desse seu canal, por ele difundir essa informação.
Se essa roçadeira costal fosse boa .
Da minha parte ela deveria vir com partida elétrica.
Aí precisaria do motor de partida e bateria, o que aumenta o preço e o peso.
Acha para comprar no mercado livre por nome de "Gadanho " acha até de 20"
Mais um vídeo maravilhoso...
Há vídeos com o implemento (chamado berço) para ajudar a enleirar o material após o corte. Eu daria preferência ao de pano, indiano...
ruclips.net/video/Csq7hh44CCA/видео.htmlsi=eroUJo0giOIP5q69
ruclips.net/video/9Im_8sI0QFQ/видео.htmlsi=Fm0xtW1C8gRBlsHm
impotente dizer que so funciona pra terrenos ''planos'' ou com o desnível bem suave, desnível maior ela paga na terra
Rapaz sempre conheci isso como foice mesmo kkkkk
Boa noite. Ótimo vídeo. Parabéns! Sobre o comentário a respeito das novas abordagens econômicas sendo propostas pelo mundo, gostaria de informar que existem trabalhos também aqui no Brasil. Nosso livro "Consciência, Abundância e Economia: de agentes de destruição à regeneradores da teia da vida" teve sua primeira edição publicada em 2006. A segunda edição foi publicada em 2019. Se for de interesse, posso enviar um exemplar como cortesia do autor. Para tanto, basta responder este comentário.
O link do vídeo sobre a proposta contida no livro é o seguinte:
ruclips.net/video/6-4ffjRm0-c/видео.html
Tudo de bom.
Vi o link que você nos enviou. Gostaria muito de receber o livro. Nosso endereço: Caixa Postal 116 . Alto Paraíso de Goiás - GO. CEP 73770-000. Grato pela mensagem.
@@cepeas2219 Grato pela atenção. O livro foi postado ontem. O Código de rastreamento é: RE752962272BR. eSPERO QUE APRECIEM A LEITURA. Fico à disposição para partilhas. Gostaríamos de visitar o CEPEAS para conhecer melhor o trabalho que vcs desenvolvem. Tudo de bom.
Meu caro, se não fosse as técnicas modernas de cultivo haveria mais fome do que já tem. A agricultura orgânica é de fato mais saudável, porém não dá conta da demanda mundial. Falar as coisas de frente a uma câmera sem base é fácil. A realidade é outra coisa bem diferente.
Estamos buscando saídas para produzir comida sem diesel. Qual a sua proposta? você tem uma? ou vamos seguir jogando glifosato e queimando petróleo até o colapso final? O que você chama de técnicas modernas refere-se a adubos químicos e pesticidas?
Realmente esse tipo de instrumento é Para POUCOS, pra privilegiados...os vídeos sugeridos não podem ser assistidos em português, pois não existe esse idioma como opção de legendagem. E pra comprar, as que existem no Brasil são caras... desculpe mais o.video não foi nada prático, diria que é pra uma pequena elite de brasileiros...
Os videos sobre alfange têm legenda em português no youtube, eu assisti assim. A necessidade é a mãe da invenção, comecei a fabricar um alfange com serra fita descartada de serraria de eucalipto. Estou fabricando também um cabo de eucalipto como os suecos recomendam, apenas assistindo os filmes. Não espere as coisas cairem do céu, faça acontecer. Na zona rural temos milhares de professores pardais, agricultores que desenvolvem máquinas para resolverem os problemas com que se deparam. Há um ano atrás me inscrevi no Instituto Conhecimento Liberta, pago 47 reais por més e aprendi a falar espanhol, hoje praticamente domino a língua espanhola, isso não é para poucos. Agora quero aprender francês.
me incomoda toda referencia que vc faz nos videos ser de estrangeiros europeus. são eles a causa de toda destruição da natureza
Como você se desloca?, usa algum tipo de motor diesel (ônibus)?, foi desenvolvido por um europeu. Você anda de carro? qual a marca? fiat, volkswagen, renault, são marcas europeias. 85% da madeira retirada da Amazônia é para abastecer o Brasil. Boa parte da soja e milho que exportamos não vai pra Europa, mas para a Ásia. Temos que ter compaixão por quem não entende como o planeta funciona, pois a crítica por si só não constrói, apenas afasta a possibilidade de pensarmos juntos em como solucionar os problemas criados por nós.
Onde consigo comprar um desses?
Eu vi que tem no mercadolivre e magalu