Senhoras e senhores, apenas mais um comentário IMPORTANTE complementando o vídeo: vi algumas pessoas comentando que o Hatsumi (o bom-velhinho de cabelo roxo), nunca disse que praticam o ninjutsu, e sim Budo Taijutsu. Mas como dito no vídeo, essa confusão é causada pela própria organização Bujinkan e vários de seus mestres mais proeminentes em suas obras, incluindo o próprio Hatsumi, como vou descrever a seguir: Em suas obras ele confirma o ninjutsu como um termo guarda-chuva que inclui arte marcial, como ele próprio diz no seu livro The Way of the Ninja, página 16, que o "ninjutsu é a espinha dorsal das artes marciais." Ele ratifica isso na página 36, abordando o Ninpo Taijutsu: “A tradição Ninpo inclui o exclusivo taijutsu dos ninjas e suas artes de luta, também conhecidos como Ninpo Taijutsu.” Todos esses estão englobados dentro do termo universal ninjutsu: as artes dos ninjas. Confirmando isso, o instrutor Shidoshi James Clum da Azusa Bujinkan Dojo diz em seu livro Ninjutsu: Enduring Legacy, na página 10 que ‘O Ninjutsu é atualmente ENSINADO pelo Grão-mestre Masaaki Hatsumi, mas na maior parte não foca nas habilidades do ninja, mas sim nos métodos de combate corpo-a-corpo e treinos com arma. Ele originalmente chamava seus ensinos de Togakure Ryu, mas depois mudou para Ninpo Taijutsu. Esse nome se refere basicamente a um método de combate do ninja.’ Também, o livro The Ninja, the Secret History of Ninjutsu de Kacem Zoughari na seção "Ninjutsu", página 19 diz: "enquanto exploramos a arte do ninjutsu, você descobrirá uma arte marcial que é tão importante, quanto misteriosa." Concordando com isso, o então mestre do Bujinkan Stephen Heyes no seu livro, The Ninja Defense, diz na contracapa: "domine a arte marcial japonesa do ninjutsu." Portanto, existe uma grande confusão e contradição não só entre muitos praticantes, mas também entre mestres renomados e autores acerca do ninjutsu e a suposta arte marcial sendo praticada ou não, o que reforça ainda mais tudo que foi dito no vídeo. A causa principal dessa confusão, como abordado no vídeo, se dá pela ligação histórica que tentam fazer com o ninja do passado (como o próprio Hatsumi faz em seus livros) que cientificamente, não se sustenta sob qualquer medida ou forma, o que torna o ninjutsu uma arte irrelevante sob qualquer aspecto histórico, sendo apenas uma invenção moderna que tem se apropriado da história para seu benefício próprio.
Inclusive Marco Gimenez do núcleo Dharma (tem o canal dele no YT), ele é especializado no ensino de defesa pessoal e artes marciais, e ele fez uma análise sobre o conhecimento passado por Hatsumi, e ele chegou a comentar que desconfia muito se o que o velho passa realmente é Taijutsu já que tem muitos aspectos de "seita". Ele também conhece bastante sobre uso de armas brancas.
Thiago, por que você não faz um destruindo mitos com os cangaceiros do nordeste? Acho que é um bom tema, já que muitas pessoas tem uma falsa memória afetiva em relação ao que, de fato, foi o cangaço.
@@Vertenzani sou inscrito no canal do Marco e acompanho sempre. Ele disse que o que ele acha "curioso" é o comportamento de seita e o "método de franquias" que a Bujinkan tem. Sobre as técnicas aprendidas, pelo menos as de corpo a corpo, eu, particularmente, vejo muita similaridade aos estilos de jujutsu anteriores ao judo e ao aikido. Não que isso legitime a Bujinkan, mas, os movimentos são muito similares. Já o resto das práticas como as de armas, não consigo opinar. Mas, é inegável que falta realismo nos treinos deles.
Thiago, foi uma honra ter tido a oportunidade de participar desse projeto! Quem assistiu o vídeo e curtiu a tradução e as legendas, caso precisem de serviço de tradução, transcrição, legendas ou até mesmo de consultoria e aulas de conversação em inglês, entre em contato comigo pelo o link na descrição, vamos bater um papo! Grande abraço camponeses!
Cara, que conteúdo surreal. Uma hora de conversa com um especialista inglês que foi no próprio Japão estudar o assunto é algo que eu esperaria de grandes faculdades como uma PUC da vida, mas o cara trouxe de graça pra gente no RUclips, incrível!
É disso que precisamos! Pessoas que sabem que o conhecimento é precioso e por isso deve ser oferecido a quem quiser receber! São essas doses homeopáticas que vão curando aos poucos a ignorância (no sentido acadêmico) de temas que acabam na superficialidade.
Fazer entrevistas com especialistas estrangeiros... que nível de excelência chegou este canal! Está de parabéns! Para mim é um dos melhores canais sobre o assunto no mundo! Sou fã!
Resumindo, o Ninjutsu contemporâneo possui a mesma natureza ficcional dos filmes de James Bond que retratam o espião como um galã, também especialista em artes marciais, cheio de dispositivos mirabolantes e pilotando um super carro, enquanto os verdadeiros espiões eram pessoas comuns fazendo o possível pra passarem desapercebidos.
@@badbot223 tem novas religiões ou quase religiões que vivem falando de estados hipnóticos que te deixam como James Bond. Geralmente Coachs querendo ganhar dinheiro
@@tubezeronine tenta disfarçar, se não todo mundo vai saber que vc e o Thiago andam transando. Já que existe outros historiadores que dizem o oposto dele, mas vc só acredita nesse em particular.
Sofre por alguém que não é o Thiago: " Eu de odeio, estragou minha infância. " Sofrer pelo Thiago: " Obrigado por desmentir isso, minha vida toda acreditarei em você Thiago. "
Eu acompanhei a treta nos comentários do vídeo sobre os Ninjas feita pelo carinha que jurava que o ninjutso como arte marcial existia, mas não esperava que o Tiago fosse levar a discussão tão a sério, e quem só ganha com isso somos nós. Muito obrigada por essa entrevista fantástica Tiago, o seu conteúdo só melhora. Irei ler os trabalhos do Antony Cummins com certeza.
Thiago, sou professor de kung fu e há muito misticismo e lendas na história da criação do kung fu. Poderia fazer um vídeo deste mesmo tipo sobre tal arte ? Gostaria de saber oq há de verídico ou quais são as teorias mais sustentadas pelo meio acadêmico. Abraços e obrigado pelo conteúdo de qualidade.
Kung Fu foi criado por um monge budista indiano da casta dos guerreiros. Ele ensinou yoga marcial aos monges dando origem as bases do wushu. Esse mesmo monge deu as bases para o zen budismo. Ele ficou durante anos meditando em uma caverna. Só não me lembro o nome desse grande mestre.
O kung fu a maioria dos kungs fu vem do shaolin do norte , os outros tiveram derivações , todos surgiram do templo shaolin em maioria , algusn do sul se diferenciam. A energia que existe em vários desenhos e filmes, ate mesmo Naruto e dragon ball na verdade se chama QI(CHI) no Japão (KI*), inclusive o proprio dragão é chines. (conto do dbz) O kung fu é verdadeiro mas todos aqueles kung fu que não são de origem do norte de mestres como, ( Chiu Ping Lok ) , Chan Kwok Wai. Todos vieram do templo shaolin. Derivados : Hung Gar , Choy Li Fut, louva deus ou do sul como Wing Chun também são sólidos do sul. Qualquer outro kung fu que não tenha essa origem , são copias e fogem da origem ( podem ser aqueles famosos historias de ruas). Se kung fu que voce treina não esta nessas linhagens, pode ser meio suspeito.
Eu fico imaginando de daqui 500 anos, se não existirem mais índios, se vai ter algum anime ou série com guerreiros índios e criar uma geração de Fan Boys com arco, flecha e penas da cabeça seguindo o “código de honra dos Tupis” e conversando entre eles com gírias em Guarani. Já tô até imaginando o tataraneto do Tiago no RUclips fazendo o vídeo “Maiores mitos dos Índios” Edit: se todos os índios estiverem morando na cidade igual os bolivianos e vários que conheci que não vão na aldeia há anos.
Rock Lee existiu na vida real, ele jogava ping pong com nunchako e com taco de madeira, fazia flexão com um dedo e dava o chute de uma polegada que jogava a pessoa longe, além de ter enfrentado o final da guerra chinesa, ele também assistia filme de lutadores de trás pra frente pra decorar os movimentos deles.
@@pessoaaleatoria.3993 Mano, imagina criar um obra de fantasia com um sistema econômico de guildas, tipo as guildas controlando o país, deve ser louco!
Aproximadamente na metade do ano passado encontrei as obras do Cummins durante meus estudos e hoje você traz pra gente uma entrevista inteira dele. E que satisfação de descobrir que é um carinha até bem legal! Enfim, obrigado Thiago pelo seu trabalho.
@@AntonyCummins No way, this can't be possible. You're really that humble man? Damn, now i admire you even more. You sir just made my day. Please keep doing that awesome work of yours.
Vídeo sensacional! Já virei fã. Cara, eu pratiquei Ninjutsu por uns 2 anos. Eu sempre treinei algum tipo de luta ao longo da vida. Ninjutsu Bujikan é legal? Sim. Me ajudou com algumas coisas nem diretamente relacionadas a luta em si. É uma arte marcial eficiente na proposta de defesa pessoal? Mais ou menos. Há outras bem melhores, e há que se levar em conta que nenhuma arte marcial é perfeita, e que se não houver um preparo mental você nunca vai conseguir usá-la de fato para se defender. Faria de novo? Não. Valeu a experiência, mas se você busca defesa pessoal, te recomendo uma mistura de Wing Chun com Boxe. Lembrando: nenhuma arte marcial é perfeita. Nenhuma. Por fim, parabéns e obrigado pelo vídeo, acho extremamente importante chamar atenção para o assunto. Não se mostrou ainda evidências de que o que chamamos Ninjutsu seja uma arte marcial histórica, então não a tratemos como tal.
@@iceman7077 Cara, a questão se resume a quão eficiente é o Ninjutsu como método de defesa pessoal. Na minha avaliação, saber se defender requer um preparo mental realista - lutar em campeonatos amadores funciona perfeitamente - e um método eficiente. Que método? Wing Chun é perfeito para desenvolver a naturalidade e a fluidez; jiu jitsu é excelente para aprofundar. E aí você pensa "pô, mas e socos e chutes?". Socos e chutes são bons, mas são muito menos realistas do que o contato próximo que essas duas artes marciais promovem. Em uma situação real, dificilmente você conseguirá sair só dando soco e chute. Mas e o boxe? Ótimo, mas lembre que os caras usam luvas. Porque numa luta pra valer, você pode quebrar sua mão e pulso em um soco só. A mesma coisa vale pra chute. "Ah mas tem uns caras do muay thai que são invencíveis". 1 em 1 milhão; são caraa que treinam a parada há 30 anos, desde criança. Não vá por aí.
@@u.m.r.a.f.a.e.l Cuidado para não fazer falsa simetria entre artes, amigo. O ninjutsu, krav maga, kapap, kombato e até mesmo o Kung Fu tradicional são artes FRACAS no mma por exemplo, sabe pq? Pq essas modalidades são quase que em sua totalidade feitas de golpes baixos, e em um combate esportivo logicamente não se pode usar golpes baixos. E foi exatamente por isso que o Kung Fu desenvolveu o Sanda, que é um Kung Fu mais esportivo que encaixa melhor na proposta de uma competição de mma.
@Lucas-gc4wq Amigo, muita coisa que vc fala está correta. Vou resumir em poucas palavras o que seria o ninja do Japão feudal: um perito em habilidades de sobrevivência na natureza com o objetivo principal de espionagem (o 007 da época). O ninja era um sujeito muito inteligente que absorvia todo conhecimento que julgasse útil, que vai desde as artes de combate corporal, passando por botânica, até mesmo práticas religiosas orientais. Hj em dia a parte real se misturou muito com as fantasias do entretenimento, muita coisa nos desenhos é completamente fora da caixinha, mas existe técnicas xintoista/budistas por exemplo que te dá um ânimo de espírito, uma vitalidade absurda, isso é real. Na série de tokusatsu do Jiraya, tirando obviamente os uniformes coloridos e toda a parte feita para apenas divertir o telespectador, a parte CONCEITUAL está filosoficamente correta.
@Lucas-gc4wq Primeiro passo para entender o ninjutsu: esquecer naruto. Esse desenho é bobeira, tem mais a ver com x-mens, do que com ninjas de verdade.
Estou nos últimos períodos do curso de licenciatura em História e esse canal é um tesouro sem precedentes. Sempre que possível entrevistas assim contribuem demais para a educação Brasileira. Obrigado por seu bom trabalho.
Thiago, você poderia fazer um vídeo sobre os cangaceiros um dia? Pode ser destruindo mitos ou algo assim, eu quero muito sobre a história do Brazil também Ótima entrevista, seu inglês é muito preciso
Ajudei o Cummins a traduzir alguns trechos de um dicionário português antigo de palavras japonesas, especificamente algumas partes sobre o "xinobi" como o autor mencionava. Muito legal ver ele aqui.
Tiago só não destroi os mitos portugueses porque ele é português. Ele deveria fazer do D Pedro I, e seu pai. A gente aprende tudo errado na escola. Faz esse " destruindo mitos" Tiago.
Só gostaria de falar o quão incrível é ver um Brasileiro entrevistando com um dos maiores especialistas de uma parte da história que é tão mistificada, simplesmente impecável o conteúdo.
Tinha que começar com esse momento do rock lee kkk. Como momento épico é incrível, mas esse momento criou toda uma geração de "ninjas da vida real." kkk
Bom treinei um 1 ano e meio o ninjutso, e como posso dizer conheci várias pessoas que já praticavam a anos a mesma arte, era totalmente diferente daquilo que eu conhecia em combate, desde ataque até de defesa, aprendi muito e ouvi muitas história, até onde eram verdadeiras aí que tá, mais sua capacidade de combate até hoje eu vejo como perfeita, e já trenei autros estilos de luta, a questão é a veracidade mesmo de cada escola, pois cada adota um estilo bem diferente da outra e provar qual é a verdadeira e que tem uma história de anos fica muito difícil.
Inicie na prática do ninjitsu e no primeiro mês eu fui compelido a pagar uma anuidade em dólar pro veinho de cabelo roxo, vulgo: o velho, da série Jyraia.
Manda ele fazer sobre D Pedro I, pra ver se ele faz. Ele só quer fazer sobre samurais. A gente aprendeu tudo errado sobre D Pedro I. Mas Tiago não vai fazer pq ele é português.
Obrigada, Thiago, por essa matéria. Eu sou curiosa sobre a cultura do Japão e como gosto de escrever, tenho um roteiro que se passa no Japão feudal. É ficção, mas estou estudando mais a fundo as referências históricas para dar maior veracidade a situações ao longo da trama. Essa explicação sobre samurais e ninjas veio para "iluminar" as ideias.
Seria legal também quebrar Tabus e mitos do Kung Fu, atualmente tem muita fantasia em volta do Kung fu graças ao Bruce Lee, e China ate hoje vem ganhando bastante dinheiro com artes marciais inventadas sem qualquer base histórica, mas seria interessante quebrar mitos das artes marciais chinesas...
Genial, traga mais entrevistas internacionais assim. É uma ótima forma de descentralizar conhecimento. Boa parte da juventude sem contato com o conhecimento nesse nível de pureza apenas pelo RUclips.
Eu adorei esse vídeo, com um conteúdo riquíssimo por ter a presença de um mestre, e ter sido traduzido com cuidado e no melhor formato de meeting possível, parabéns Thiago, tanto por trazer ainda mais conteúdo rico em informações baseadas em pesquisas, e por não perder sua personalidade, que faz este canal único.
Thiago parabéns pelo canal, é o conteúdo mais completo e divertido que encontrei no RUclips sobre história, uma sugestão: faz um vídeo desmentindo os mitos dos romanos, sempre vejo conteúdo sobre eles mostrando como eles revolucionaram o meio militar, e sua influência até os dias de hj, gostaria de saber se existe algum exagero contado sobre eles. Mais uma vez parabéns pelo ótimo conteúdo e obrigado
Caral** Thiago, quanta dedicação, tempo, investimento em cada vídeo seu, etc ... Entrar em contacto com o entrevistado, gravar a entrevista, editar, legendar (que dá um trabalho que parece que não tem fim), pesquisar a matéria, estudar e relembrar. E apresentar tudo em um vídeo só. Eu fisicamente bati palmas! Os meus sinceros parabéns pelos vídeos que nos proporciona! Obrigado!!!
Certa vez vi um vídeo que falava sobre os clãs do Japão medieval e que cada clã possuía técnicas diferenciadas de lutas, trabalhando de forma especializada com determinadas armas e passando estes conhecimentos de geração em geração. Por dedução óbvia havia percebido que não havia um ninjutsu único para todo o Japão. Percebo neste teu vídeo a validação do que havia percebido no vídeo que assisti que falava sobre os clãs. Em verdade, acredito que as pessoas destes clãs, que desde pequeno passavam por um pesado treinamento marcial, pudessem ser mais facilmente escolhidos como Shinobis, graças a maior capacidade de resiliência e sobrevivência, assim como também deveriam assumir outras posições que fossem mais condizentes com as suas especialidades de origem. Acredito que este ninjutsu moderno seja um apanhado de alguns destes conhecimentos dos clãs, ajuntados com técnicas contemporâneas de treinamento. Guardadas as devidas proporções, aqui no Brasil tivemos o Antônio Nóbrega, que fez um trabalho fantástico de pesquisa com grupos tradicionais pernambucanos de música e dança, juntou tudo, adicionou técnicas contemporâneas de arte e foi para São Paulo vender como cultura pernambucana. Tecnicamente, não existe rigor histórico no trabalho do Antônio Nóbrega, visto que ele cria algo novo a partir de muitas outras coisas pré-existentes. Porém, é inegável que várias técnicas de movimentos corporais tradicionais centenárias, talvez até milenares (pois também vêm da África de tribos indígenas), estão ali presentes. Da mesma forma, acredito que este ninjutsu moderno seja algo novo construído em cima de técnicas de luta dos clãs antigos e especializados que existiram no Japão feudal. E que precisaram ser remontadas, remodeladas, muitas vezes até reconstruídas ou simuladas, com base naquilo que restou destas tradições.
Com certeza irmão, ainda pra mais se os shinobis agiam no secretismo como é que vêm os gringos do outro lado do mundo descobrir a verdade 600 anos depois... nem tudo fica explicado nos livros.
fico muito feliz de ver vc entrevistando pessoas tão importante do meio internacional e me sinto parte disso por te acompanhar e ajudar o seu canal a ficar cada dia maior para que pessoas do mundo inteiro te vejam, me sinto feliz por fazer parte de algo que vai mudar a sua vida ou que já está mudando, espero que seu canal fique cada dia maior e que continue apresentando a historia dessa forma divertida que vc apresenta pra muito mais pessoas, vc é um exemplo do quanto a historia pode ser algo divertido de se aprender e o quanto interessante é, vc desperta a fome pelo conhecimento de muita gente continue sempre assim.
Parabéns pelo trabalho sério e bem referenciado. Atualmente você tem 364 mil inscritos, espero de coração que em pouco tempo você consiga passar de 1 milhão, trabalhos feitos com estudo sério devem ser reconhecidos!
muuuuito bom! Como praticante de karatê há 42 anos, posso afirmar que este tipo de "sabedoria" permeia todas elas: histórias fantásticas, técnicas milagrosas, mestres que derrubam muros de tijolos ao sopros, e por aí vai. Thiago Braga, meus parabéns pelo trabalho técnico e preciso!
Pelo que já li em revistas de curiosidade como a Mundo Estranho eram uma espécie de lista de treinamento de espiões. Seria algo mais como “técnicas de Guerrilha” do que uma arte marcial isso? Já que uma arte marcial exige algo mais organizado, como o Kung Fu que era ensinado nos templos Shaolin de forma muito mais organizado. Obs: perguntei sem ainda ter visto o vídeo.
Tiago, vejo que em grande parte dos seus vídeos você deixa os box das Crônicas Saxônicas ali na sua mesa. Estou lendo essa saga e queria saber quanto a veracidade histórica dos livros, principalmente na questão de táticas de batalha. No final dos livros há a nota história, que o autor fala sobre os grandes acontecimentos que muitas vezes ele distorce pra ficar mais legal. Mas eu gostaria de ver a perspectiva das batalhas mesmo. Se pudesse fazer um vídeo ou comentar sobre, eu ficaria imensamente grato. Valeu, mestre!
Eu Achei Ótima Essa Matéria...Até porque o Tal Bujinkan Atual de Hatsumi...ele Como Bom Ator inventou essa Arte Marcial,ele como tinha Passe Livre Na Toei foi Coordenador de Cenas de Lutas (no filme 007),e em Séries Tokusatsu.O Nijutsu do Jiraya(Filme de Tv)é uma Mistura fajuta de Golpes de Kung Fu,Judô e Daito Ryu.
Um excelente vídeo! Meu Sensei Isao Nishi Tsushima dizia que não devemos separar o Shinobi-no-mono das outras práticas de Bujutsu do Japão feudal (Koryu Budō). Não existe uma arte marcial específica dessas figuras históricas, Ninjutsu se resumia ao emprego especializado da guerra irregular/não convencional do Japão Feudal. O que ensinam por aí deve ser visto como um Gendai Budō, uma preparação marcial em Bujutsu (Artes marciais que descendem das destrezas voltadas a marcialidade/didatica para a guerra no período feudal japonês) para os ensinamento do conhecimento marcial de inteligência de nome Ninjutsu; Não como um sistema marcial, mas como uma gama de conhecimento antigo (Bujutsu) que precisa ser preservado historicamente nas mãos de bons artistas marciais da atualidade, bem como em suas Escolas Marciais, para que não se perca no tempo. Nossa Escola ensina Ninpo/Ninjutsu como práticas da inteligência do todo que é a antiga arte da guerra do Japão Feudal (Bujutsu); e como arte marcial, praticamos estilos marciais que descendem do Bujutsu, tais como (Newaza, Jujutsu, Kenjutsu, Iaijutsu, Keikijutsu, Budô Taijutsu e etc). Somos à Hontai Saika Ryu Nishi Kai Ninpo / IG: @Hontaibrasil
Sensacional, melhor que a maioria das entrevistas do falecido History que dublavam as respostas em português rs.... O jogo Age of Empires IV aborda diversos temas históricos, seria interessante um vídeo desmistificando o que ali é real e o que foi adaptado para a "lore" do jogo, se existir...
Traga algo sobre os maiores impérios da África, acredito que vai agregar muito pra gente entender mais sobre eles, da Europa já conhecemos muito, porém da África bem pouco.
Cara, que entrevista LINDA. Dois especialistas, de locais e experiências completamente diferentes, juntos em um ar de respeito, amizade e humildade para trazer conhecimento a nós, humildes camponeses. Dá gosto de ver seus vídeos, Thiago! Muito obrigado!
Muito boa a entrevista Thiago, conteúdo relevante e importante. Ao menos dessa vez você teve o cuidado de convidar alguém que entende do assunto. Talvez você esteja aprendendo bastante também, sem duvida alguma o trabalho do Cummins é muito importante para a comunidade do Ninjutsu, (histórico e entretenimento). Tem muito playboy "Cosplay" de Ninja que sai por ai falando bobagens, gente que é "paga pau" de gringo comerciante, "Gurus Ninja" etc. E o pior, para algumas dessas pessoas são dadas credenciais para ensinar o "Neo-Ninjutsu", que tá mais pra reunião da Herbalife do que um curso de artes marciais, enfim. Isso é um tema a parte claro, mas só para contextualizar. Alguns praticantes de Bujinkan não conhecem sua própria arte, não estudam, apenas repetem as mesmas falácias de seus mestres que estão mais interessados em ganhar dinheiro realizando seminários. (Sei que não é problema seu, mas é triste isso). Alguns divulgam "Arte Ninja e Samurai" para atrair as pessoas mas nem sabem do que se trata o tema, além disso teorizam e espiritualizam de forma exacerbada algo que deveria ser simples, direto e efetivo. As pessoas precisam aprender a estudar e separar as coisas, inclusive você Thiago, converse com alguém da Bujinkan ou de outra escola, tente uma entrevista com o Stephen K. Hayes, que foi um divisor de aguas no sentido da propagação do que vocês consideram "Fake Ninjutsu", ou também de outros expoentes dessas escolas modernas de Ninjutsu, talvez seja interessante para seu publico, mesmo não sendo do ponto de vista cientifico, me referindo as escolas modernas, é um fenômeno. Mas converse com gente séria, que estuda, que entende, o que faz e transmiti o que faz com verdade e seriedade. A Bujinkan, falando da mais popular, é uma escola de artes marciais moderna, tem 50 anos apenas e foi idealizada pelo Dr. Masaaki Hatsumi. (Não ensinamos Ninjutsu Histórico...), Com relação a sua conexão com os documentos históricos (populares) de Ninjutsu como Bansenshukai, Shoninki, Ninpiden etc, cabe aos historiadores ou investigadores analisar os documentos que estão em posse desses mestres modernos para checar se de fato existe alguma conexão com estes documentos mais populares. O Cummins já analisou alguns destes documentos, pergaminhos, livros, ou publicações? Ele teve a oportunidade de averiguar os documentos que estão em posse do Mestre Hatsumi, do Kawakami, Tanemura ou qualquer outro? Pode haver algum documento que possa mudar o rumo das investigações? Existe disposição por parte destes mestres em permitir a analise destes documentos? Isso deveria ser perguntado para o Cummins. Talvez por falar mal da Bujinkan e de outras escolas o Cummins esteja perdendo a oportunidade de encontrar algo bom para a comunidade do Ninjutsu, ou talvez algo que de fato comprove que tudo é uma mentira. Provem que tudo é uma mentira, com documentos também, não apenas apontando babacas que acreditam em fantasias, ou papagaios de pirata que falam bobagens em podcast petiscando, tomando vinhos e fumando charutos. Os estudantes sérios do Dr. Hatsumi o seguem pelo artista marcial que é, e pelo Ninjutsu que ensina (este que ele mesmo inventou), e só um babaca pra não entender isso. Quem não estuda é que fica repetindo essas baboseiras de Rupa preta, Último Ninja, FBI, CIA, Jiraya etc, etc. A proposta do Dr. Masaaki Hatsumi sempre foi muito honesta e legitima, mas infelizmente muito distorcida e mal entendida. Sobre o Takamatsu você pode encontrar informações relevantes nos documentos (históricos) da família Kuki, não em textos de "Fanboy". Falar que toda história do Ninja está nestes 3 manuais é muita ingenuidade ou excesso de confiança, com um pouquinho de raciocínio logico da para perceber que em 500 anos de história seria um absurdo para uma elite guerreira produzir tão pouco conteúdo. Lembrando que o Bansenshukai é um compilado de outros manuais militares mas se não for estes não te interessa não é mesmo? Assim como os Shinobi assumiam diferentes posições e realizavam diferentes trabalhos seus registros estão espalhados por toda parte. O problema é que vocês só enxergam a ponta do Iceberg e os babacas que ali estão (perdidos). Bem, de qualquer forma e até certo ponto o conteúdo da entrevista foi muito bom, mas virem o disco, tragam mais informações, mais provas e deixem os ressentimentos de lado professores.
Rapaz, que privilégio termos contato direto com Thiago Braga, um historiador fenomenal, e os vídeos/aulas são incríveis. E se eu fosse camponês na idade média, gostaria de morar em suas terras para aprender contigo.👏👏👏
Muito bom o vídeo... fico feliz de ver isso sendo dito... depois de anos falando sobre a groselha espalhada sobre o assunto... sou praticante cínico (sério) de AM, desde os tempos mais antigos, e os religiosos das AM geralmente usando fontes misteriosas (já que "é" uma Arte Misteriosa) ... um velho mestre no alto de uma montanha secreta que recebeu de outro mestre em outra montanha mais secreta ainda, que recebeu de um Tengu... e por aí vai... Parabéns!
Год назад+4
Thiagão manda mais dessa série, faz com os mongóis por favor 🙏 Sempre gosto de aprender algo novo, principalmente porque além de qualidade informativa, você adiciona o seu toque de humor que é dos meus favoritos.
Cara....so queria registrar aqui o quao foda eu acho vc, seu conteudo e seu conhecimento! A muito tempo q venho procurando algo assim e nao achava. Vou torcer muito por voce, assistir, comentar e compartilhar seus videos. Quero muito ver no seu canal videos de bate papo como vc fez no Flow e no Inteligencia ltda. Vc eh foda Thiago! Por favor, continue nesse caminho divulgado e promovendo conhecimento! Um abraco da Australia!
Parabéns professor! Esse vídeo foi simplesmente grandioso. Que todos entender todo trabalho que vc teve em produzi-lo. Desde a todos os livros lidos, fontes consultadas, conseguir um historiador e nos dar uma entrevista em inglês sensacional! Vc é meu ídolo!
Ainda só estou nos 7 minutos do vídeo mas já vejo que vem coisa boa xD, adoro o teu trabalho, já sigo a muito tempo mas só agora disse algo ;D e obrigado por tudo o que vais ensinando. Abraço de um Português que adora História.
Eu descobrir seu canal através de uma postagem de brincadeira em um grupo do facebook, eu devo dizer que esse vídeo é um dos vídeos mais incríveis que já assisti sobre ninjas e ninjutso, Eu adoro a história e principalmente quando aquele que fala dela trás não só conhecimento mas também provas, não minto eu adoro animes, séries, filmes e principalmente livros, mas sempre soube separar a realidade da ficção, espero poder ver mais vídeos seus sobre esse e vários outros assuntos, obrigado.
@@spall1000 olha amigo voce pode continuar acreditando no bushido, so que ele não veio dos samurais, mas sim de alguem que si inspirou nos samurais e alem do que e so voce pesquisar e ve se verdade, porque mesmo sendo um professor de historia ele pode estar errado
Ninjutsu é uma arte marcial no sentido real da palavra, uma arte da guerra. Não no sentido de um conjunto de técnicas principalmente de luta como vemos hoje em dia, (apesar de conter isso de forma "secundária" afinal faziam parte da casta samurai, porém era algo contingente a arte shinobi em si). Se for ver os 3 principais manuais shinobi (shoninki, ninpiden, bansenshukai) eles são como manuais de guerra igual a vários outros que nós conhecemos, claro com um foco na espionagem, guerra não ortodoxa e assassinato. A verdade é que os ninjas eram uma parte da "casta" samurai, e são equivalentes (equivalentes, não iguais, porque equiparar unidades de diferentes tempos é impossível) as unidades de operações especiais e espiões modernos, essa tipo de unidade existe e existiu em todas as regiões e tempos. Da pra se dizer que os ninjas tiveram um diferencial: entraram o mais profundo possível na arte do engano e das ações furtivas, tanto atravéz de técnicas e habilidades quanto de conceitos, mas tentar copiar isso de forma cega, dando valor ao que é mais contingente como armas e vestimentas da época ou técnicas muito específicas, tem apenas o valor de manter a 'tradição', ou algum valor pequeno bem longe do que tinha na época....
@@BrasaodeArmas Claro que é um excelente comentário, pq ele refuta o seu primeiro vídeo que dizia que "ninja era só macumba". Recomendo estudar mais sobre Ásia, principalmente sobre a vasta literatura sobre filosofia oriental que eu sei que vc tá bem por fora.
Um vídeo que gostaria de ver é você analisando o anime "Heike Monogatari", já que ele se baseia em uma das obras mais importantes do Japão, sendo a maior fonte de inspiração para o Teatro Nō por exemplo. Essa obra narra a queda do clã Taira durante as Guerras Genpei (1180 - 1185), a culminação de quase 30 anos de conflitos entre os clã Taira e Minamoto pelo controle do Japão. Gostaria de saber a acurácia histórica desse anime.
Que obra de arte esse video ...não tenho nem palavras para descrever meu contentamento com tanto conhecimento importante. Agradeço pelo video incrivel como sempre Sr. thiago.
Thiago muito obrigado por este conteúdo, trazer um historiador que assim como você, transmite os fatos como eles ocorreram é fantástico. Um aula dessa se vê apenas em eventos acadêmicos, e que são extremamente caros muitas vezes, e você com esse carinho de trazer a nós esses historiadores, fatos, documentos é fantástico! Muito muito obrigado! Sou grande fã de seu trabalho!
Thiago uma curiosidade. Vc da aula de história em Inglês? Eu me formei em história por faculdade EAD por gostar de história mas trabalho em equipe outra área. Mas estou investindo em aprender inglês e guardar dinheiro pra intercâmbio pra tentar ser professor de história bilíngue.
Amo história. O único ano que não gostei, foi na quinta série, a professora era muito " desanimada". Amei história antiga e história mundial . Aprendi a gostar de história do Brasil por causa dos canais do Thiago. E ainda mais de história em geral. Obrigada por contribuir para a diminuição da ignorância no mundo!
Boa entrevista ! Aproximadamente 25 anos atrás eu comprei alguns livros que ensinava ninjutsu e aprendi na época que era tudo mentira kkk , isso foi bom para a nova geração passar pelo que eu passei . Tomara que alguns da geração nova faça como nós e se interesse pela parte real e estude de verdade tb. Parabéns ótimo vídeo
como todos os filmes e historias comercializadas sobre ninjas são falsas, seria legal um filme de ninja q mostre como realmente era, usando fatos historicos comprovados, muito bom seu trabalho Thiago
Vídeo fenomenal, canal de alta qualidade e conteúdo erudito de primeira. Depois de ter várias dúvidas sanadas, fiquei chocado em saber q Naruto é mais historicamente fiel do que tenchu kkkkkkkk, vlw abrços!!
Excelente vídeo! Com meus 9 anos de idade eu comecei a me interessar por ninjas e comecei a ler quase tudo o que caia em minhas mãos e falasse sobre. Com o tempo, muita coisa não fazia sentido, especialmente quando eu conversava com meus avós, extraindo pouco que eles sabiam sobre. Nessas pesquisas que eu tentava fazer, cheguei ao estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu (que nada tem a ver com ninjas, inclusive) onde há, o conteúdo de ninjutsu que nada tem a ver com uma arte de combate e sim com uma forma de se obter informação por meio de espionagem, além da magia toa que foi mencionada no vídeo (se procurarem acharão vídeos no youtube do sensei Rysuke Otake fazendo umas paradas assim). Lembro que na época em que o Fantástico fez uma reportagem sobre um dojo de ninjutsu em São Paulo, houve uma explosão de pessoas procurando academias para praticar. Alguns amigos acharam e me convidaram para ir treinar lá. Desde aquela época, não me parecia ser algo nem próximo do real.
O vídeo é bastante esclarecedor, e quem é envolvido com ciência, o meio acadêmico, como funciona um estudo científico, dentre outras coisas do meio, entende perfeitamente o teor desse vídeo. O Ninjutso existiu e ainda existe até hoje. Agências de espionagem, policiais infiltrados, funcionários de grandes indústrias praticam Ninjutso no seu dia a dia há anos, e se eles têm conhecimento de técnicas de luta corpo a corpo é um plus pro serviço, simples assim.
Senhoras e senhores, apenas mais um comentário IMPORTANTE complementando o vídeo: vi algumas pessoas comentando que o Hatsumi (o bom-velhinho de cabelo roxo), nunca disse que praticam o ninjutsu, e sim Budo Taijutsu. Mas como dito no vídeo, essa confusão é causada pela própria organização Bujinkan e vários de seus mestres mais proeminentes em suas obras, incluindo o próprio Hatsumi, como vou descrever a seguir:
Em suas obras ele confirma o ninjutsu como um termo guarda-chuva que inclui arte marcial, como ele próprio diz no seu livro The Way of the Ninja, página 16, que o "ninjutsu é a espinha dorsal das artes marciais." Ele ratifica isso na página 36, abordando o Ninpo Taijutsu: “A tradição Ninpo inclui o exclusivo taijutsu dos ninjas e suas artes de luta, também conhecidos como Ninpo Taijutsu.” Todos esses estão englobados dentro do termo universal ninjutsu: as artes dos ninjas. Confirmando isso, o instrutor Shidoshi James Clum da Azusa Bujinkan Dojo diz em seu livro Ninjutsu: Enduring Legacy, na página 10 que ‘O Ninjutsu é atualmente ENSINADO pelo Grão-mestre Masaaki Hatsumi, mas na maior parte não foca nas habilidades do ninja, mas sim nos métodos de combate corpo-a-corpo e treinos com arma. Ele originalmente chamava seus ensinos de Togakure Ryu, mas depois mudou para Ninpo Taijutsu. Esse nome se refere basicamente a um método de combate do ninja.’
Também, o livro The Ninja, the Secret History of Ninjutsu de Kacem Zoughari na seção "Ninjutsu", página 19 diz: "enquanto exploramos a arte do ninjutsu, você descobrirá uma arte marcial que é tão importante, quanto misteriosa." Concordando com isso, o então mestre do Bujinkan Stephen Heyes no seu livro, The Ninja Defense, diz na contracapa: "domine a arte marcial japonesa do ninjutsu."
Portanto, existe uma grande confusão e contradição não só entre muitos praticantes, mas também entre mestres renomados e autores acerca do ninjutsu e a suposta arte marcial sendo praticada ou não, o que reforça ainda mais tudo que foi dito no vídeo. A causa principal dessa confusão, como abordado no vídeo, se dá pela ligação histórica que tentam fazer com o ninja do passado (como o próprio Hatsumi faz em seus livros) que cientificamente, não se sustenta sob qualquer medida ou forma, o que torna o ninjutsu uma arte irrelevante sob qualquer aspecto histórico, sendo apenas uma invenção moderna que tem se apropriado da história para seu benefício próprio.
Compreensível, tenha um ótimo dia.
Inclusive Marco Gimenez do núcleo Dharma (tem o canal dele no YT), ele é especializado no ensino de defesa pessoal e artes marciais, e ele fez uma análise sobre o conhecimento passado por Hatsumi, e ele chegou a comentar que desconfia muito se o que o velho passa realmente é Taijutsu já que tem muitos aspectos de "seita". Ele também conhece bastante sobre uso de armas brancas.
Vídeo dos mongóis pls
Thiago, por que você não faz um destruindo mitos com os cangaceiros do nordeste? Acho que é um bom tema, já que muitas pessoas tem uma falsa memória afetiva em relação ao que, de fato, foi o cangaço.
@@Vertenzani sou inscrito no canal do Marco e acompanho sempre.
Ele disse que o que ele acha "curioso" é o comportamento de seita e o "método de franquias" que a Bujinkan tem.
Sobre as técnicas aprendidas, pelo menos as de corpo a corpo, eu, particularmente, vejo muita similaridade aos estilos de jujutsu anteriores ao judo e ao aikido.
Não que isso legitime a Bujinkan, mas, os movimentos são muito similares. Já o resto das práticas como as de armas, não consigo opinar.
Mas, é inegável que falta realismo nos treinos deles.
Thiago, foi uma honra ter tido a oportunidade de participar desse projeto!
Quem assistiu o vídeo e curtiu a tradução e as legendas, caso precisem de serviço de tradução, transcrição, legendas ou até mesmo de consultoria e aulas de conversação em inglês, entre em contato comigo pelo o link na descrição, vamos bater um papo! Grande abraço camponeses!
Belo trabalho amigo
Trabalho excelente
Excelente trabalho, qualidade ótima!
Ótimo trabalho
Parabéns pelo trabalho!
Muito bem feito! Sei o quanto esse trabalho é árduo e exige muita dedicação.
Ficou excelente, parabéns.
Cara, que conteúdo surreal. Uma hora de conversa com um especialista inglês que foi no próprio Japão estudar o assunto é algo que eu esperaria de grandes faculdades como uma PUC da vida, mas o cara trouxe de graça pra gente no RUclips, incrível!
Fico honrado por isso!
É disso que precisamos! Pessoas que sabem que o conhecimento é precioso e por isso deve ser oferecido a quem quiser receber! São essas doses homeopáticas que vão curando aos poucos a ignorância (no sentido acadêmico) de temas que acabam na superficialidade.
@@BrasaodeArmas Nós que ficamos honrados em receber um conteúdo tão rico 😉
Templarios dão a marcha Ré no bastão
Foi estudar onde e com quem?
Fazer entrevistas com especialistas estrangeiros... que nível de excelência chegou este canal! Está de parabéns! Para mim é um dos melhores canais sobre o assunto no mundo! Sou fã!
paga pau pra estrangeiro...
Achei que ia ser um vídeo raso, como outro qualquer. Mas o cara trouxe o Anthony Cumings... Brabo, não é mole não...
Resumindo, o Ninjutsu contemporâneo possui a mesma natureza ficcional dos filmes de James Bond que retratam o espião como um galã, também especialista em artes marciais, cheio de dispositivos mirabolantes e pilotando um super carro, enquanto os verdadeiros espiões eram pessoas comuns fazendo o possível pra passarem desapercebidos.
O Masaki Hatsumi é Ator e Coordenador de Cenas ds Toei..ele é Farsa pura....
A diferença é que todo mundo sabe que James Bond é só um personagem e ninguem vende cursos de James Bond ou venera ele religiosamente.
@@badbot223 não dá ideia q aparece kkkk
@@badbot223 tem novas religiões ou quase religiões que vivem falando de estados hipnóticos que te deixam como James Bond. Geralmente Coachs querendo ganhar dinheiro
@@tubezeronine tenta disfarçar, se não todo mundo vai saber que vc e o Thiago andam transando. Já que existe outros historiadores que dizem o oposto dele, mas vc só acredita nesse em particular.
Sofre por alguém que não é o Thiago: " Eu de odeio, estragou minha infância. "
Sofrer pelo Thiago: " Obrigado por desmentir isso, minha vida toda acreditarei em você Thiago. "
vc é bobão
O canal do Thiago é tão bom, tão bom, q o vídeo pode durar 3 horas, 5 minutos, 29 dias... A gente assiste no maior prazer, com a maior atenção!
Ele só não faz sobre D Pedro I, que a gente aprende tudo errado na escola.
Tbm bão exagera
Eu acompanhei a treta nos comentários do vídeo sobre os Ninjas feita pelo carinha que jurava que o ninjutso como arte marcial existia, mas não esperava que o Tiago fosse levar a discussão tão a sério, e quem só ganha com isso somos nós.
Muito obrigada por essa entrevista fantástica Tiago, o seu conteúdo só melhora. Irei ler os trabalhos do Antony Cummins com certeza.
ninjas eram tão fodas que esconderam sua verdadeira história criando uma versão mais chamativa KKKKKKKKKK
Nn tem jeito, os caras sao os mestres em se esconder
Espartanos
Menos livros de fantasias meu amigo, 😂😂😂😂😂 é muito RPG na cabeça @Lucas-gc4wq
@iLuke897"Quanto a magia, sabemos ser real"
De onde tira esta afirmação?
@iLuke897 Manda aí, você disse que é real
Thiago, sou professor de kung fu e há muito misticismo e lendas na história da criação do kung fu. Poderia fazer um vídeo deste mesmo tipo sobre tal arte ? Gostaria de saber oq há de verídico ou quais são as teorias mais sustentadas pelo meio acadêmico.
Abraços e obrigado pelo conteúdo de qualidade.
não só esse, Aikido é outro.
Templarios dão a marcha Ré no bastão
Cara, aí é bem complicado...china é um país muito maior e que não são tão aficcionados por registros como os japoneses.
Kung Fu foi criado por um monge budista indiano da casta dos guerreiros. Ele ensinou yoga marcial aos monges dando origem as bases do wushu. Esse mesmo monge deu as bases para o zen budismo. Ele ficou durante anos meditando em uma caverna. Só não me lembro o nome desse grande mestre.
O kung fu a maioria dos kungs fu vem do shaolin do norte , os outros tiveram derivações , todos surgiram do templo shaolin em maioria , algusn do sul se diferenciam. A energia que existe em vários desenhos e filmes, ate mesmo Naruto e dragon ball na verdade se chama QI(CHI) no Japão (KI*), inclusive o proprio dragão é chines. (conto do dbz)
O kung fu é verdadeiro mas todos aqueles kung fu que não são de origem do norte de mestres como, ( Chiu Ping Lok ) , Chan Kwok Wai. Todos vieram do templo shaolin. Derivados : Hung Gar , Choy Li Fut, louva deus ou do sul como Wing Chun também são sólidos do sul.
Qualquer outro kung fu que não tenha essa origem , são copias e fogem da origem ( podem ser aqueles famosos historias de ruas). Se kung fu que voce treina não esta nessas linhagens, pode ser meio suspeito.
Eu fico imaginando de daqui 500 anos, se não existirem mais índios, se vai ter algum anime ou série com guerreiros índios e criar uma geração de Fan Boys com arco, flecha e penas da cabeça seguindo o “código de honra dos Tupis” e conversando entre eles com gírias em Guarani.
Já tô até imaginando o tataraneto do Tiago no RUclips fazendo o vídeo “Maiores mitos dos Índios”
Edit: se todos os índios estiverem morando na cidade igual os bolivianos e vários que conheci que não vão na aldeia há anos.
Ja tem shamam king!
Rock Lee existiu na vida real, ele jogava ping pong com nunchako e com taco de madeira, fazia flexão com um dedo e dava o chute de uma polegada que jogava a pessoa longe, além de ter enfrentado o final da guerra chinesa, ele também assistia filme de lutadores de trás pra frente pra decorar os movimentos deles.
1° terão de 8nventar uma arte marcial tupiniquim que "assustavam" o colonizadores portugueses com sua mortal execução. Daí quem sabe...
@@igorteixeira9252 soco de uma polegada era o golpe mais jeca que existia e só servia pra demonstração
@@ElGranCatto fico puto toda vez que alguém fala que isso é real kkkkk
Tiagão tem moral mesmo, chamou até um gringo pra entrevista. Sensacional, parabéns.
De longe esse é o melhor canal de história! Meu Deus véi, que conteúdo FODA!!!!!
Nós precisamos montar uma equipe de templários para proteger o Thiago dos ninjas daqui em diante hahah
Aquele Rapaz do Nucleo Dharma Mostrou o Tres Oitâo pros Ninjas que nâo aceitaram ele acabando com a infamcia deles e do Saki Test
@@fabricio4794 Marcão é bruto!
Os ninjas vão comer o lolo dos templários e ainda enfiar o cabo da katana no toba deles. Templários eram covardes.
Templários dão a Marcha Ré
Só queria q esse cara fosse meu professor de História kk
Também queria kkk
O meu e um fdp que sempre pega no meu pé
Eu queria que ele falasse sobre as invasões Bárbaras na Roma.
Qm n queria né
Ele é melhor que a Débora aladim
Faz um vídeo falando sobre as guildas na idade média. Explicando como elas surgiram e como funcionavam.
Tenho certeza que não é todo mundo que sabe como elas funcionavam.
@@pessoaaleatoria.3993 São estabelecimentos comerciais que geralmente admistravam negócios em uma região específica?
Up
@@guinaldobat bem pelo que sei e tipo isso, mas não sei muito sobre.
@@pessoaaleatoria.3993 Mano, imagina criar um obra de fantasia com um sistema econômico de guildas, tipo as guildas controlando o país, deve ser louco!
Aproximadamente na metade do ano passado encontrei as obras do Cummins durante meus estudos e hoje você traz pra gente uma entrevista inteira dele. E que satisfação de descobrir que é um carinha até bem legal! Enfim, obrigado Thiago pelo seu trabalho.
Thank you
@@AntonyCummins No way, this can't be possible. You're really that humble man? Damn, now i admire you even more. You sir just made my day. Please keep doing that awesome work of yours.
Vídeo sensacional! Já virei fã. Cara, eu pratiquei Ninjutsu por uns 2 anos. Eu sempre treinei algum tipo de luta ao longo da vida. Ninjutsu Bujikan é legal? Sim. Me ajudou com algumas coisas nem diretamente relacionadas a luta em si. É uma arte marcial eficiente na proposta de defesa pessoal? Mais ou menos. Há outras bem melhores, e há que se levar em conta que nenhuma arte marcial é perfeita, e que se não houver um preparo mental você nunca vai conseguir usá-la de fato para se defender. Faria de novo? Não. Valeu a experiência, mas se você busca defesa pessoal, te recomendo uma mistura de Wing Chun com Boxe. Lembrando: nenhuma arte marcial é perfeita. Nenhuma. Por fim, parabéns e obrigado pelo vídeo, acho extremamente importante chamar atenção para o assunto. Não se mostrou ainda evidências de que o que chamamos Ninjutsu seja uma arte marcial histórica, então não a tratemos como tal.
Me fala mais sobre sua prática com o bujinkan, abriu um dojo aqui na minha cidade e estou com um pé atrás
@@iceman7077 Cara, a questão se resume a quão eficiente é o Ninjutsu como método de defesa pessoal. Na minha avaliação, saber se defender requer um preparo mental realista - lutar em campeonatos amadores funciona perfeitamente - e um método eficiente. Que método? Wing Chun é perfeito para desenvolver a naturalidade e a fluidez; jiu jitsu é excelente para aprofundar. E aí você pensa "pô, mas e socos e chutes?". Socos e chutes são bons, mas são muito menos realistas do que o contato próximo que essas duas artes marciais promovem. Em uma situação real, dificilmente você conseguirá sair só dando soco e chute. Mas e o boxe? Ótimo, mas lembre que os caras usam luvas. Porque numa luta pra valer, você pode quebrar sua mão e pulso em um soco só. A mesma coisa vale pra chute.
"Ah mas tem uns caras do muay thai que são invencíveis". 1 em 1 milhão; são caraa que treinam a parada há 30 anos, desde criança. Não vá por aí.
@@u.m.r.a.f.a.e.l Cuidado para não fazer falsa simetria entre artes, amigo.
O ninjutsu, krav maga, kapap, kombato e até mesmo o Kung Fu tradicional são artes FRACAS no mma por exemplo, sabe pq? Pq essas modalidades são quase que em sua totalidade feitas de golpes baixos, e em um combate esportivo logicamente não se pode usar golpes baixos.
E foi exatamente por isso que o Kung Fu desenvolveu o Sanda, que é um Kung Fu mais esportivo que encaixa melhor na proposta de uma competição de mma.
@Lucas-gc4wq Amigo, muita coisa que vc fala está correta. Vou resumir em poucas palavras o que seria o ninja do Japão feudal: um perito em habilidades de sobrevivência na natureza com o objetivo principal de espionagem (o 007 da época). O ninja era um sujeito muito inteligente que absorvia todo conhecimento que julgasse útil, que vai desde as artes de combate corporal, passando por botânica, até mesmo práticas religiosas orientais.
Hj em dia a parte real se misturou muito com as fantasias do entretenimento, muita coisa nos desenhos é completamente fora da caixinha, mas existe técnicas xintoista/budistas por exemplo que te dá um ânimo de espírito, uma vitalidade absurda, isso é real.
Na série de tokusatsu do Jiraya, tirando obviamente os uniformes coloridos e toda a parte feita para apenas divertir o telespectador, a parte CONCEITUAL está filosoficamente correta.
@Lucas-gc4wq Primeiro passo para entender o ninjutsu: esquecer naruto. Esse desenho é bobeira, tem mais a ver com x-mens, do que com ninjas de verdade.
Estou nos últimos períodos do curso de licenciatura em História e esse canal é um tesouro sem precedentes. Sempre que possível entrevistas assim contribuem demais para a educação Brasileira. Obrigado por seu bom trabalho.
Thiago, você poderia fazer um vídeo sobre os cangaceiros um dia? Pode ser destruindo mitos ou algo assim, eu quero muito sobre a história do Brazil também
Ótima entrevista, seu inglês é muito preciso
Zé Rufino>>>
Up
Ele poderia fazer um vídeo acerca da história dos cangaceiros; da origem até o Ciro Gomes - seu último representante.
braSil
Esse certamente deixaria muita gente de cara quente por contar a verdade sobre esses bandid... ops... personagens históricos.
Ajudei o Cummins a traduzir alguns trechos de um dicionário português antigo de palavras japonesas, especificamente algumas partes sobre o "xinobi" como o autor mencionava. Muito legal ver ele aqui.
Que massa, cara!
Precisamos de documentos que possam provar historicamente 🤣
Brincadeiras a parte
Parabéns pela contribuição 👏👏
Eu sou um homem simples, se eu vejo que tem um vídeo do Thiago, destruindo mitos e fazendo fanboys chorarem de raiva, eu clico!
Então pode se dizer q VC é fanboy do Thiago?
@@Dechi96 nossa que paradoxo
Tiago só não destroi os mitos portugueses porque ele é português. Ele deveria fazer do D Pedro I, e seu pai. A gente aprende tudo errado na escola. Faz esse " destruindo mitos" Tiago.
@@kanji4481 não é um paradoxo, mano
@@dangun605 ué, mas aqui vc aprende tudo errado tbm, esse cara ai não tem curriculo nenhum kkkkk
E eu, mostrando um estelionato dentro da arte, mal sabia que a arte toda o era.
Amigo, faça pelo menos um supletivo.
@@jjjoao1 que ofensivo.
Jira jiraia!
Grande Mextre kkkk , a verdade sobre o clã do pé kkk
Mestre! Bom vê-lo por aqui :)
35:05
"Não sabemos nada sobre os Ninjas"
Os caras eram bons mesmo...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkk e o cara proclama q descobriu tudo
Templarios dão a marcha Ré no bastão
me fez lembrar da piada do professor n ver o aluno ninja na aula lol.
Sugestão: fala sobre como eram batalhas entre barcos, e como eles funcionavam.
Tipo uma aula de como eram barcos de guerra.
Ele tem alguns vídeos abordando isso, alguma coisa aqui, mas muitos no Impérios AD.
Só gostaria de falar o quão incrível é ver um Brasileiro entrevistando com um dos maiores especialistas de uma parte da história que é tão mistificada, simplesmente impecável o conteúdo.
Tinha que começar com esse momento do rock lee kkk. Como momento épico é incrível, mas esse momento criou toda uma geração de "ninjas da vida real." kkk
Bom treinei um 1 ano e meio o ninjutso, e como posso dizer conheci várias pessoas que já praticavam a anos a mesma arte, era totalmente diferente daquilo que eu conhecia em combate, desde ataque até de defesa, aprendi muito e ouvi muitas história, até onde eram verdadeiras aí que tá, mais sua capacidade de combate até hoje eu vejo como perfeita, e já trenei autros estilos de luta, a questão é a veracidade mesmo de cada escola, pois cada adota um estilo bem diferente da outra e provar qual é a verdadeira e que tem uma história de anos fica muito difícil.
Ficou claro aí no vídeo qie não existia o combate corpo a corpo pois a função deles era principalmente espionagem
Inicie na prática do ninjitsu e no primeiro mês eu fui compelido a pagar uma anuidade em dólar pro veinho de cabelo roxo, vulgo: o velho, da série Jyraia.
Esse canal é um orgulho para o Brasil.
Manda ele fazer sobre D Pedro I, pra ver se ele faz. Ele só quer fazer sobre samurais. A gente aprendeu tudo errado sobre D Pedro I. Mas Tiago não vai fazer pq ele é português.
@@dangun605 E o vídeo nos império ad
@@dangun605 Tem vídeos sobre Dom Pedro Primeiro no canal principal jovem.
Impérios AD.
@@Isaias-Ribeiromas falando a verdade e destruindo o mito? Vou ver. Obrigado
Esse canal presta um serviço público e é uma das melhores partes do youtube!
Só o melhor professor de história de todos os tempos senhores😎 que honra estar aqui com vocês,humildes camponeses.
Nem tudo q seu professor diz nos vídeos é real kkkk
Obrigada, Thiago, por essa matéria. Eu sou curiosa sobre a cultura do Japão e como gosto de escrever, tenho um roteiro que se passa no Japão feudal. É ficção, mas estou estudando mais a fundo as referências históricas para dar maior veracidade a situações ao longo da trama. Essa explicação sobre samurais e ninjas veio para "iluminar" as ideias.
Seria legal também quebrar Tabus e mitos do Kung Fu, atualmente tem muita fantasia em volta do Kung fu graças ao Bruce Lee, e China ate hoje vem ganhando bastante dinheiro com artes marciais inventadas sem qualquer base histórica, mas seria interessante quebrar mitos das artes marciais chinesas...
Genial, traga mais entrevistas internacionais assim. É uma ótima forma de descentralizar conhecimento. Boa parte da juventude sem contato com o conhecimento nesse nível de pureza apenas pelo RUclips.
O entusiasmo dos dois pra falar sobre o assunto é foda demais!!
Quando se ama o que faz, dá nisso.
"Uma dádiva dos ninjas!"
Esse cara é o consultor histórico que inviabiliza qualquer filme kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
The Best
Devia fazer sobre o português D Pedro I, que a gente aprende tudo errado na escola.
Pra mim, um filme de espionagem, infiltraçao e enganaçao sobre shinobis seria mt mais interessante que os caras de pijama preto kkkkkkkkkkkkk
@@dangun605 acho q ele fala sobre ele no impérios ad, aq mais idade media e ninja kkkk
@@SouzI. também acho.
Muito legal a empolgação que o Antony tem em falar sobre o assunto que o fascina. Valeu pelo vídeo, Thiago! Mandou muito bem!
Eu adorei esse vídeo, com um conteúdo riquíssimo por ter a presença de um mestre, e ter sido traduzido com cuidado e no melhor formato de meeting possível, parabéns Thiago, tanto por trazer ainda mais conteúdo rico em informações baseadas em pesquisas, e por não perder sua personalidade, que faz este canal único.
Thiago parabéns pelo canal, é o conteúdo mais completo e divertido que encontrei no RUclips sobre história, uma sugestão: faz um vídeo desmentindo os mitos dos romanos, sempre vejo conteúdo sobre eles mostrando como eles revolucionaram o meio militar, e sua influência até os dias de hj, gostaria de saber se existe algum exagero contado sobre eles.
Mais uma vez parabéns pelo ótimo conteúdo e obrigado
Ninja é visto basicamente como um mago que luta Kung Fu.
Ninja cortador de garrafas com cabelo engordurado:
-Não encontram nada sobre Ninjutsu pq é uma arte secreta!
😂😂
Imagino que a grande maioria que acompanha o Thiago já saiba onde estão os manuscritos referentes as lacunas na história da humanidade...
Caral** Thiago, quanta dedicação, tempo, investimento em cada vídeo seu, etc ... Entrar em contacto com o entrevistado, gravar a entrevista, editar, legendar (que dá um trabalho que parece que não tem fim), pesquisar a matéria, estudar e relembrar. E apresentar tudo em um vídeo só. Eu fisicamente bati palmas! Os meus sinceros parabéns pelos vídeos que nos proporciona!
Obrigado!!!
Cara eu estava justamente jogando ninja gaiden 3 razor's edge e estava pensado justamente o que você acharia desse jogo kk.
Caneco Man que sincronia kkk
Quase 1 hora de vídeo 😲. Dessa vez o Thiago empolgou kkkkkkk
Minha Nossa, uma hora de vídeo destruindo os ninjas que tanto adoro!!! Like na certa. Uhuuuu
Se não existe ninjutsu me explica então como minha mãe me acerta o chinelo a 1 km de distância sem ser ninjutsu.
Ela infunde o chakra dela na chinela como se fosse uma shuriken
😂😂😂😂Boa
@@gabishow5964muito criativo! Essa foi de Naruto 😂
Mas ai é a tecnica suprema do mãejutsu, e ia vem de fabrica em todas as mães!
A minha também é grande mestre nessa arte secreta 👍😂👍😂😂😂🤣🤣
Certa vez vi um vídeo que falava sobre os clãs do Japão medieval e que cada clã possuía técnicas diferenciadas de lutas, trabalhando de forma especializada com determinadas armas e passando estes conhecimentos de geração em geração. Por dedução óbvia havia percebido que não havia um ninjutsu único para todo o Japão. Percebo neste teu vídeo a validação do que havia percebido no vídeo que assisti que falava sobre os clãs.
Em verdade, acredito que as pessoas destes clãs, que desde pequeno passavam por um pesado treinamento marcial, pudessem ser mais facilmente escolhidos como Shinobis, graças a maior capacidade de resiliência e sobrevivência, assim como também deveriam assumir outras posições que fossem mais condizentes com as suas especialidades de origem.
Acredito que este ninjutsu moderno seja um apanhado de alguns destes conhecimentos dos clãs, ajuntados com técnicas contemporâneas de treinamento.
Guardadas as devidas proporções, aqui no Brasil tivemos o Antônio Nóbrega, que fez um trabalho fantástico de pesquisa com grupos tradicionais pernambucanos de música e dança, juntou tudo, adicionou técnicas contemporâneas de arte e foi para São Paulo vender como cultura pernambucana. Tecnicamente, não existe rigor histórico no trabalho do Antônio Nóbrega, visto que ele cria algo novo a partir de muitas outras coisas pré-existentes. Porém, é inegável que várias técnicas de movimentos corporais tradicionais centenárias, talvez até milenares (pois também vêm da África de tribos indígenas), estão ali presentes.
Da mesma forma, acredito que este ninjutsu moderno seja algo novo construído em cima de técnicas de luta dos clãs antigos e especializados que existiram no Japão feudal. E que precisaram ser remontadas, remodeladas, muitas vezes até reconstruídas ou simuladas, com base naquilo que restou destas tradições.
Com certeza irmão, ainda pra mais se os shinobis agiam no secretismo como é que vêm os gringos do outro lado do mundo descobrir a verdade 600 anos depois... nem tudo fica explicado nos livros.
O incrível é como um professor prepara sua turma para um assunto mais complexo. É o que falta hoje em dia e só quem acompanha o canal vai entender
fico muito feliz de ver vc entrevistando pessoas tão importante do meio internacional e me sinto parte disso por te acompanhar e ajudar o seu canal a ficar cada dia maior para que pessoas do mundo inteiro te vejam, me sinto feliz por fazer parte de algo que vai mudar a sua vida ou que já está mudando, espero que seu canal fique cada dia maior e que continue apresentando a historia dessa forma divertida que vc apresenta pra muito mais pessoas, vc é um exemplo do quanto a historia pode ser algo divertido de se aprender e o quanto interessante é, vc desperta a fome pelo conhecimento de muita gente continue sempre assim.
Que bonito isso, camponês!
Thiago sempre nos agraciando com conteúdo de altíssimo nível!
Parabéns pelo trabalho sério e bem referenciado.
Atualmente você tem 364 mil inscritos, espero de coração que em pouco tempo você consiga passar de 1 milhão, trabalhos feitos com estudo sério devem ser reconhecidos!
muuuuito bom!
Como praticante de karatê há 42 anos, posso afirmar que este tipo de "sabedoria" permeia todas elas: histórias fantásticas, técnicas milagrosas, mestres que derrubam muros de tijolos ao sopros, e por aí vai.
Thiago Braga, meus parabéns pelo trabalho técnico e preciso!
Pelo que já li em revistas de curiosidade como a Mundo Estranho eram uma espécie de lista de treinamento de espiões.
Seria algo mais como “técnicas de Guerrilha” do que uma arte marcial isso?
Já que uma arte marcial exige algo mais organizado, como o Kung Fu que era ensinado nos templos Shaolin de forma muito mais organizado.
Obs: perguntei sem ainda ter visto o vídeo.
Um excelente vídeo, continue trazendo entrevista assim.
Parabéns!
Tiago, vejo que em grande parte dos seus vídeos você deixa os box das Crônicas Saxônicas ali na sua mesa. Estou lendo essa saga e queria saber quanto a veracidade histórica dos livros, principalmente na questão de táticas de batalha. No final dos livros há a nota história, que o autor fala sobre os grandes acontecimentos que muitas vezes ele distorce pra ficar mais legal. Mas eu gostaria de ver a perspectiva das batalhas mesmo. Se pudesse fazer um vídeo ou comentar sobre, eu ficaria imensamente grato.
Valeu, mestre!
Eu Achei Ótima Essa Matéria...Até porque o Tal Bujinkan Atual de Hatsumi...ele Como Bom Ator
inventou essa Arte Marcial,ele como tinha Passe Livre Na Toei foi Coordenador de Cenas de Lutas (no filme 007),e em Séries Tokusatsu.O Nijutsu do Jiraya(Filme de Tv)é uma Mistura fajuta de Golpes de Kung Fu,Judô e Daito Ryu.
Um excelente vídeo! Meu Sensei Isao Nishi Tsushima dizia que não devemos separar o Shinobi-no-mono das outras práticas de Bujutsu do Japão feudal (Koryu Budō). Não existe uma arte marcial específica dessas figuras históricas, Ninjutsu se resumia ao emprego especializado da guerra irregular/não convencional do Japão Feudal. O que ensinam por aí deve ser visto como um Gendai Budō, uma preparação marcial em Bujutsu (Artes marciais que descendem das destrezas voltadas a marcialidade/didatica para a guerra no período feudal japonês) para os ensinamento do conhecimento marcial de inteligência de nome Ninjutsu; Não como um sistema marcial, mas como uma gama de conhecimento antigo (Bujutsu) que precisa ser preservado historicamente nas mãos de bons artistas marciais da atualidade, bem como em suas Escolas Marciais, para que não se perca no tempo. Nossa Escola ensina Ninpo/Ninjutsu como práticas da inteligência do todo que é a antiga arte da guerra do Japão Feudal (Bujutsu); e como arte marcial, praticamos estilos marciais que descendem do Bujutsu, tais como (Newaza, Jujutsu, Kenjutsu, Iaijutsu, Keikijutsu, Budô Taijutsu e etc). Somos à Hontai Saika Ryu Nishi Kai Ninpo / IG: @Hontaibrasil
Sensacional, melhor que a maioria das entrevistas do falecido History que dublavam as respostas em português rs....
O jogo Age of Empires IV aborda diversos temas históricos, seria interessante um vídeo desmistificando o que ali é real e o que foi adaptado para a "lore" do jogo, se existir...
Muito obrigado Professor Thiago por esse conteúdo gratuito de extrema qualidade e informação! Entrevista top demais!
Traga algo sobre os maiores impérios da África, acredito que vai agregar muito pra gente entender mais sobre eles, da Europa já conhecemos muito, porém da África bem pouco.
Excelente conversa Thiago, muito esclarecedora. Anthony é uma pessoa muito agradável.
Cara, que entrevista LINDA. Dois especialistas, de locais e experiências completamente diferentes, juntos em um ar de respeito, amizade e humildade para trazer conhecimento a nós, humildes camponeses. Dá gosto de ver seus vídeos, Thiago! Muito obrigado!
O melhor canal do Brasil atualmente!!!!
Ele não tem lacração
@@serenavocesnaotemco5552 o progressismo é a doença que está matando o ocidente e nada me convence do contrário
Sim!!! Mostra os fatos.
@@mauriciomatos7185 você está certo.
quando o Thiago Braga faz um vídeo de quase uma hora sobre Ninjutsu vc nota que é guerra
Muito boa a entrevista Thiago, conteúdo relevante e importante. Ao menos dessa vez você teve o cuidado de convidar alguém que entende do assunto. Talvez você esteja aprendendo bastante também, sem duvida alguma o trabalho do Cummins é muito importante para a comunidade do Ninjutsu, (histórico e entretenimento). Tem muito playboy "Cosplay" de Ninja que sai por ai falando bobagens, gente que é "paga pau" de gringo comerciante, "Gurus Ninja" etc. E o pior, para algumas dessas pessoas são dadas credenciais para ensinar o "Neo-Ninjutsu", que tá mais pra reunião da Herbalife do que um curso de artes marciais, enfim. Isso é um tema a parte claro, mas só para contextualizar. Alguns praticantes de Bujinkan não conhecem sua própria arte, não estudam, apenas repetem as mesmas falácias de seus mestres que estão mais interessados em ganhar dinheiro realizando seminários. (Sei que não é problema seu, mas é triste isso). Alguns divulgam "Arte Ninja e Samurai" para atrair as pessoas mas nem sabem do que se trata o tema, além disso teorizam e espiritualizam de forma exacerbada algo que deveria ser simples, direto e efetivo. As pessoas precisam aprender a estudar e separar as coisas, inclusive você Thiago, converse com alguém da Bujinkan ou de outra escola, tente uma entrevista com o Stephen K. Hayes, que foi um divisor de aguas no sentido da propagação do que vocês consideram "Fake Ninjutsu", ou também de outros expoentes dessas escolas modernas de Ninjutsu, talvez seja interessante para seu publico, mesmo não sendo do ponto de vista cientifico, me referindo as escolas modernas, é um fenômeno. Mas converse com gente séria, que estuda, que entende, o que faz e transmiti o que faz com verdade e seriedade. A Bujinkan, falando da mais popular, é uma escola de artes marciais moderna, tem 50 anos apenas e foi idealizada pelo Dr. Masaaki Hatsumi. (Não ensinamos Ninjutsu Histórico...), Com relação a sua conexão com os documentos históricos (populares) de Ninjutsu como Bansenshukai, Shoninki, Ninpiden etc, cabe aos historiadores ou investigadores analisar os documentos que estão em posse desses mestres modernos para checar se de fato existe alguma conexão com estes documentos mais populares. O Cummins já analisou alguns destes documentos, pergaminhos, livros, ou publicações? Ele teve a oportunidade de averiguar os documentos que estão em posse do Mestre Hatsumi, do Kawakami, Tanemura ou qualquer outro? Pode haver algum documento que possa mudar o rumo das investigações? Existe disposição por parte destes mestres em permitir a analise destes documentos? Isso deveria ser perguntado para o Cummins. Talvez por falar mal da Bujinkan e de outras escolas o Cummins esteja perdendo a oportunidade de encontrar algo bom para a comunidade do Ninjutsu, ou talvez algo que de fato comprove que tudo é uma mentira. Provem que tudo é uma mentira, com documentos também, não apenas apontando babacas que acreditam em fantasias, ou papagaios de pirata que falam bobagens em podcast petiscando, tomando vinhos e fumando charutos. Os estudantes sérios do Dr. Hatsumi o seguem pelo artista marcial que é, e pelo Ninjutsu que ensina (este que ele mesmo inventou), e só um babaca pra não entender isso. Quem não estuda é que fica repetindo essas baboseiras de Rupa preta, Último Ninja, FBI, CIA, Jiraya etc, etc. A proposta do Dr. Masaaki Hatsumi sempre foi muito honesta e legitima, mas infelizmente muito distorcida e mal entendida. Sobre o Takamatsu você pode encontrar informações relevantes nos documentos (históricos) da família Kuki, não em textos de "Fanboy". Falar que toda história do Ninja está nestes 3 manuais é muita ingenuidade ou excesso de confiança, com um pouquinho de raciocínio logico da para perceber que em 500 anos de história seria um absurdo para uma elite guerreira produzir tão pouco conteúdo. Lembrando que o Bansenshukai é um compilado de outros manuais militares mas se não for estes não te interessa não é mesmo? Assim como os Shinobi assumiam diferentes posições e realizavam diferentes trabalhos seus registros estão espalhados por toda parte. O problema é que vocês só enxergam a ponta do Iceberg e os babacas que ali estão (perdidos). Bem, de qualquer forma e até certo ponto o conteúdo da entrevista foi muito bom, mas virem o disco, tragam mais informações, mais provas e deixem os ressentimentos de lado professores.
Pena que o cara do canal não respondeu esse comentário, daria um bom debate...
Rapaz, que privilégio termos contato direto com Thiago Braga, um historiador fenomenal, e os vídeos/aulas são incríveis. E se eu fosse camponês na idade média, gostaria de morar em suas terras para aprender contigo.👏👏👏
Muito bom o vídeo... fico feliz de ver isso sendo dito... depois de anos falando sobre a groselha espalhada sobre o assunto... sou praticante cínico (sério) de AM, desde os tempos mais antigos, e os religiosos das AM geralmente usando fontes misteriosas (já que "é" uma Arte Misteriosa) ... um velho mestre no alto de uma montanha secreta que recebeu de outro mestre em outra montanha mais secreta ainda, que recebeu de um Tengu... e por aí vai...
Parabéns!
Thiagão manda mais dessa série, faz com os mongóis por favor 🙏
Sempre gosto de aprender algo novo, principalmente porque além de qualidade informativa, você adiciona o seu toque de humor que é dos meus favoritos.
Os verdadeiros ninjas são os amigos que fazemos pelo caminho
❤️
Isso é spoiler de one piece?
@@pianomobile5001 isso é de um livro de auto ajuda americano
Um vídeo de 57 minutos?! Meu dia tá feito
Arredonda pra 1 hora
Cara....so queria registrar aqui o quao foda eu acho vc, seu conteudo e seu conhecimento! A muito tempo q venho procurando algo assim e nao achava. Vou torcer muito por voce, assistir, comentar e compartilhar seus videos. Quero muito ver no seu canal videos de bate papo como vc fez no Flow e no Inteligencia ltda.
Vc eh foda Thiago! Por favor, continue nesse caminho divulgado e promovendo conhecimento! Um abraco da Australia!
Ótima entrevista! Na oportunidade, desejo a todos aqui bençãos de Cristo, cujo Nome é sobre todo nome (Filipenses 2), e alimentação da Palavra Dele!
O canal tá melhor a cada dia... só conteúdos de qualidade. Valeu, Thiago! 👌
Falta sobre D Pedro I.
Parabéns professor! Esse vídeo foi simplesmente grandioso. Que todos entender todo trabalho que vc teve em produzi-lo. Desde a todos os livros lidos, fontes consultadas, conseguir um historiador e nos dar uma entrevista em inglês sensacional! Vc é meu ídolo!
Obrigado pelo carinho de sempre, Brian.
Ainda só estou nos 7 minutos do vídeo mas já vejo que vem coisa boa xD, adoro o teu trabalho, já sigo a muito tempo mas só agora disse algo ;D e obrigado por tudo o que vais ensinando.
Abraço de um Português que adora História.
Eu descobrir seu canal através de uma postagem de brincadeira em um grupo do facebook, eu devo dizer que esse vídeo é um dos vídeos mais incríveis que já assisti sobre ninjas e ninjutso, Eu adoro a história e principalmente quando aquele que fala dela trás não só conhecimento mas também provas, não minto eu adoro animes, séries, filmes e principalmente livros, mas sempre soube separar a realidade da ficção, espero poder ver mais vídeos seus sobre esse e vários outros assuntos, obrigado.
Eu amo quando vc destrói minha infância, nunca aprendi tanto sobre a historia. É fantástico!
Depois de quebrar a ilusão do bushido e da arte ninja, nenhum "desmistificando" histórico me abala 😔 kkkk
Só eu, que estou procurando os "ninjas", P da vida nos comentários?
@@luizricardo82 não eu estou procurando tmb, mas eu acho que a maioria das pessoas ja sabia que os ninjas não eram la essas coisas
Eu não levo nada que esse cara fala a sério ele e só uma pessoa de fora querendo humilhar e desmitificar a cultura oriental.
@@spall1000 "ninja" detectado
@@spall1000 olha amigo voce pode continuar acreditando no bushido, so que ele não veio dos samurais, mas sim de alguem que si inspirou nos samurais e alem do que e so voce pesquisar e ve se verdade, porque mesmo sendo um professor de historia ele pode estar errado
Ninjutsu é uma arte marcial no sentido real da palavra, uma arte da guerra.
Não no sentido de um conjunto de técnicas principalmente de luta como vemos hoje em dia, (apesar de conter isso de forma "secundária" afinal faziam parte da casta samurai, porém era algo contingente a arte shinobi em si).
Se for ver os 3 principais manuais shinobi (shoninki, ninpiden, bansenshukai) eles são como manuais de guerra igual a vários outros que nós conhecemos, claro com um foco na espionagem, guerra não ortodoxa e assassinato.
A verdade é que os ninjas eram uma parte da "casta" samurai, e são equivalentes (equivalentes, não iguais, porque equiparar unidades de diferentes tempos é impossível) as unidades de operações especiais e espiões modernos, essa tipo de unidade existe e existiu em todas as regiões e tempos.
Da pra se dizer que os ninjas tiveram um diferencial: entraram o mais profundo possível na arte do engano e das ações furtivas, tanto atravéz de técnicas e habilidades quanto de conceitos, mas tentar copiar isso de forma cega, dando valor ao que é mais contingente como armas e vestimentas da época ou técnicas muito específicas, tem apenas o valor de manter a 'tradição', ou algum valor pequeno bem longe do que tinha na época....
Excelente comentário!
@@BrasaodeArmas
Claro que é um excelente comentário, pq ele refuta o seu primeiro vídeo que dizia que "ninja era só macumba".
Recomendo estudar mais sobre Ásia, principalmente sobre a vasta literatura sobre filosofia oriental que eu sei que vc tá bem por fora.
Muito tops seus vídeos Tiago, ótimo trabalho
Um vídeo que gostaria de ver é você analisando o anime "Heike Monogatari", já que ele se baseia em uma das obras mais importantes do Japão, sendo a maior fonte de inspiração para o Teatro Nō por exemplo.
Essa obra narra a queda do clã Taira durante as Guerras Genpei (1180 - 1185), a culminação de quase 30 anos de conflitos entre os clã Taira e Minamoto pelo controle do Japão.
Gostaria de saber a acurácia histórica desse anime.
Que obra de arte esse video ...não tenho nem palavras para descrever meu contentamento com tanto conhecimento importante. Agradeço pelo video incrivel como sempre Sr. thiago.
Thiago muito obrigado por este conteúdo, trazer um historiador que assim como você, transmite os fatos como eles ocorreram é fantástico. Um aula dessa se vê apenas em eventos acadêmicos, e que são extremamente caros muitas vezes, e você com esse carinho de trazer a nós esses historiadores, fatos, documentos é fantástico!
Muito muito obrigado!
Sou grande fã de seu trabalho!
Valeu camponês, obrigado pelas palavras!
Incrível, parabéns Thiago por fazer essa entrevista com alguém desse calibre, Antony Cummins é o cara e vc conseguiu uma entrevista com ele.
Esperando um vídeo do Thiago analisando o melhor jogo de estratégia antiga já inventando
Franquia Total War
seria legal se o senhor Thiago Braga, fizesse um vídeo sobre as táticas de batalha do império Acádio, gosto muito da civilização Mesopotâmica
O Thiago é muito foda
Ele trouxe até um especialista para explicar melhor pra nós
Cheguei muito cedo!! Amo muito o seu conteúdo,Thiago!
Thiago uma curiosidade.
Vc da aula de história em Inglês?
Eu me formei em história por faculdade EAD por gostar de história mas trabalho em equipe outra área.
Mas estou investindo em aprender inglês e guardar dinheiro pra intercâmbio pra tentar ser professor de história bilíngue.
Amo história. O único ano que não gostei, foi na quinta série, a professora era muito " desanimada". Amei história antiga e história mundial . Aprendi a gostar de história do Brasil por causa dos canais do Thiago. E ainda mais de história em geral. Obrigada por contribuir para a diminuição da ignorância no mundo!
Excelente entrevista. Parabéns, professor. Seu trabalho está gerando bons frutos e chamando a atenção de pesquisadores importantes mundo afora.
Boa entrevista ! Aproximadamente 25 anos atrás eu comprei alguns livros que ensinava ninjutsu e aprendi na época que era tudo mentira kkk , isso foi bom para a nova geração passar pelo que eu passei . Tomara que alguns da geração nova faça como nós e se interesse pela parte real e estude de verdade tb. Parabéns ótimo vídeo
como todos os filmes e historias comercializadas sobre ninjas são falsas, seria legal um filme de ninja q mostre como realmente era, usando fatos historicos comprovados, muito bom seu trabalho Thiago
Vídeo fenomenal, canal de alta qualidade e conteúdo erudito de primeira. Depois de ter várias dúvidas sanadas, fiquei chocado em saber q Naruto é mais historicamente fiel do que tenchu kkkkkkkk, vlw abrços!!
Nessa eu não caio hein Thiagão, assisti Naruto, já sei td sobre ninjutsu.... 😄
Rapaz, dominamos todas as artes do Ninjutsu
WEEEEEE OTAKUS FEDIDOS!!!!!!!!!!!
Excelente vídeo! Com meus 9 anos de idade eu comecei a me interessar por ninjas e comecei a ler quase tudo o que caia em minhas mãos e falasse sobre. Com o tempo, muita coisa não fazia sentido, especialmente quando eu conversava com meus avós, extraindo pouco que eles sabiam sobre. Nessas pesquisas que eu tentava fazer, cheguei ao estilo Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu (que nada tem a ver com ninjas, inclusive) onde há, o conteúdo de ninjutsu que nada tem a ver com uma arte de combate e sim com uma forma de se obter informação por meio de espionagem, além da magia toa que foi mencionada no vídeo (se procurarem acharão vídeos no youtube do sensei Rysuke Otake fazendo umas paradas assim). Lembro que na época em que o Fantástico fez uma reportagem sobre um dojo de ninjutsu em São Paulo, houve uma explosão de pessoas procurando academias para praticar. Alguns amigos acharam e me convidaram para ir treinar lá. Desde aquela época, não me parecia ser algo nem próximo do real.
O vídeo é bastante esclarecedor, e quem é envolvido com ciência, o meio acadêmico, como funciona um estudo científico, dentre outras coisas do meio, entende perfeitamente o teor desse vídeo. O Ninjutso existiu e ainda existe até hoje. Agências de espionagem, policiais infiltrados, funcionários de grandes indústrias praticam Ninjutso no seu dia a dia há anos, e se eles têm conhecimento de técnicas de luta corpo a corpo é um plus pro serviço, simples assim.