Fui educada tendo como referência a Idade Média como a Idade das Trevas, cuja responsabilidade seria da Igreja Católica. Só muitos anos depois da minha vida acadêmica, pude desmistificar essa concepção.
Pois é Maria. Existem tantos segredos dessa época que foram ou escondidos ou destruídos que a essa ideia de Idade das Trevas persiste até os dias de hoje mesmo com tanta tecnologia que me dá a impressão que somos induzidos a acreditar nisso porque ,talvez a Idade das Trevas seja a nossa ! Já percebeu o grau de ignorância que existe hoje? Incrível né ?
A ignorância foi e é matéria prima essencial para a perpetuação de dogmas, afinal são indiscutíveis. Em tempo, observar as alianças entre os responsáveis pelas diretrizes da educação e os que se beneficiam das consequências é um bom prisma para revolver fatos e mitos e separar questionadores e submissos.
Os dogmas, por si só, não são ruins. Algo análogo você tem com os axiomas, com os primeiros princípios da razão, etc. São fórmulas basilares para se entender todo o resto. Em relação aos dogmas da Igreja, eles são fundados depois de muita discussão durante séculos. É uma observância do Magistério ao interpretar a Bíblia e a Tradição.
Marcelo, quem avisa, amigo é. Esses seus sorrisos debochados ao falar coisas, para você óbvias, podem induzir os que não te conhecem a antipatia. Pense nisso. Prejudica você. É preciso salientar também que numa entrevista quem deve brilhar é o entrevistado e não o entrevistador. O dia é do cara. Competir em conhecimento com o entrevistado soa mal.
A igreja também contribuiu para a filosofia, foi ela que preservou quase todas as filosofias ocidentais, porque a igreja sempre valorizou tanto a filosofia cristã quanto a filosofia secular, os monges cristãos copiaram e preservaram as obras filosóficas, se hoje conhecemos Sócrates, Platão, Aristóteles e outros grandes filósofos é graças a igreja!
@@AlexFerreira-og8fj sim não quis dizer que não ajudou a espalhar tais estudos ou quem ajudou mais, só quis enaltecer que sem as traduções não seria possível também. Digo isto porque em grande maioria do ensino tradicional não se é valorizado o valor dos povos árabes nas ciências como na medicina por avincenna e matemática em geral, imagina fazer conta com números romanos ainda, mas concordo com vc obviamente.
Tem que fazer a reforma, política e administrativa... Diminuir número de partidos em 60%, diminuir número de cadeiras nas câmaras em 60%, diminuir drasticamente os salários e benefícios dos políticos e principalmente aumentar as penas de crimes praticados por agentes públicos Pra mim políticos deveriam ter salário igual ao da média do trabalhador brasileiro e se vier cometer crime que a pena seja aumentada e que o dinheiro roubado seja devolvido multiplicado por 4...
Aconselho a quem quiser visitar a Europa ( depressa pois a Franca tem a intensao de fechar suas fronteiras para turismo ) Existe um movimento em toda a Europa de acabar com o turismo em Massa. Aconselho aprender os 3 idiomas Mais falidos Ingles, frances , alemao…-para sair destas BOLHAS TURITICAS Como Torre Eifel, Notre Dame de Paris…E ir Para outras regioes para conhecer as verdadeiras Obras de arte deste Continente ou Se a intensao for religiosa visitar outros Mosteiros e Igrejas… Paris a muito tempo nao e Mais uma Cidade representativa da Franca…
O catolicismo e mesmo o protestantismo foram um mal necessário, pois pelo menos levaram Jesus ao mundo e colocaram certos valores morais importantes. A verdade está nos evangelhos de Jesus. O resto é que faz dividir o cristianismo. Jesus é a verdade, é Deus q se fez carne para revelar sua verdadeira imagem e como se viver na terra e como ter a vida eternA, nos resgatando do dominio do mal.
Chegou atrasado! Essas abordagens já foram refutadas desde a década de 80. Professores que leem só tocam nessas questões para falar sobre historiografia e memória. Marcelo acha que descobriu a roda!
Esqueceram de falar que a igreja alfabetizou a maior parte das pessoas no mundo e teve a sua parte mto importante na humanidade. Apesar de mtas pessoas usarem ela para fazer guerras, entre outras coisas.
A Igreja, seguindo a ordem evangelizadora de Cristo, propagou a luz da verdade ao mundo, iluminando as trevas do homem pagão. Em Roma antiga, o saber era restringido apenas a um determinado grupo social. Como se julgava neste tempo que saber é fonte de poder, procurava-se ensinar só para alguns, e não para todos: “...sem dúvida, uma pequena parcela da população é que freqüentava a escola [...] a escola de gramática e de retórica era, afinal, a escola das classes privilegiadas”. (MANACORDA, 2002, p.97)
Se as fontes forem tão fiéis quanto as frases que são atribuídas a Voltaire nessas falas, daí se tira a historicidade do que se fala sobre a idade média que, certamente, não foi realmente essa ideia tosca de trevas e obscurantismo, mas tampouco essa era civilizado e reluzente...
Nada mais distante da realidade! Na verdade, os monges medievais simplesmente *inventaram* os óculos de grau!!! Seu comentário é um exemplo vivo de como funciona a desinformação histórica sobre a idade média: As pessoas tiram alguma ideia "teológica" estúpida da bunda e afirmam que "na idade media diziam isso". Como todo mundo já está convencido de que os medievais eram um bando de estúpidos, aceitam a invenção como verdade histórica evidente - ainda que (como no caso), elacesteja nos antipodas da história factual. Ao dotar o homem de inteligência, Deus o convida a participar em sua atividade criadora. O homem, de fato, não pode "melhorar" o que Deus fez, porque não pode efetivamente "criar" nada que já não tenha sido posto por Deus na realidade, em potência. Pode (e deve), no entanto, atuar como instrumento de Deus para a concretização daquelas realidades submetidas pela Providência à sua esfera de ação - inclusive no sentido de reparar ou amenizar os males advindos em consequência do pecado. Por isso a Igreja nunca condenou a medicina ou as inovações tecnológicas (exceto quando eivadas de algum vício ético), tendo sido, historicamente, uma das maiores promotoras de ambas, tanto no campo teórico quanto prático (com a fundação de hospitais, universidades, e instituições cientificas, culturais e beneficentes diversas).
Uma coisa é a Igreja, outra coisa é a fé. Realmente, é bizarra a teoria de que a Igreja intencionalmente privava o “povão” do conhecimento. Po outro lado, a Fé católica é uma fé de desapego, de libertação da realidade material. É natural que o amadurecimento da fé católica (que é a fé no Deus único, criador de todas as coisas) gere falta de interesse nas coisas terrenas. Consequentemente tal fé se manifesta como um freio para o progresso científico, tecnológico, sócio-político. O conhecimento se converte em uma ferramenta de elevação da alma, e não de transformação do mundo. São necessários outros deuses (progresso, corpo, conforto, dinheiro, prazeres carnais, o Eu, a humanidade, a natureza …) aos quais o conhecimento esteja a serviço para que se observe um interesse no plano material.
A fé leva a um despojamento das coisas terrestres não como uma Gnose. Mas dizer que ela leva a um refreamento científico é, na verdade, uma contradição, uma vez que a Igreja muito contribuiu para o estabelecimento das bases da ciência.
@@rafaelsanto8811Tá de sacanagem né? Pesquisa no Google imagens por "instrumentos de tortur4 da Idade Média". É essa a "liberdade de expressão" que vocês defendem?
Claro que a manutenção do conhecimento da antiguidade foi importante, mas claramente foi usado a favor do poder e influência da igreja. Vale ressaltar esses méritos mas sem jamais relativizar as barbáries cometidas em nome do poder e supostamente pela fé.
Cara é muito interessante ver esse vídeo de duas pessoas defendendo que a idade média não foi as trevas que isso é uma ignorância e os caras esteriotipam os "bárbaros".😂😂😂😂
@@Lukygamesindie olha os argumentos já está claro. Os dois estão combatendo estereótipos sobre idade média e fazem um mesmo estereótipos com.os bárbaros. Acho que deveria ter lido o que escreve e não só prestando atenção nas figurinhas.
@@Lukygamesindie o que tem de infundado? O cara praticamente falou que os bárbaros não entravam nas casa pq não sabiam usar. Me diz algo que mostre que ele esteja certo que os bárbaros realmente eram bárbaros.
Nossa, é incrível ver como vocês fazem um rodeio totalmente desonesto para demostrar seus descontentamento. Nem mesmo um argumento válido, que seja ao menos digno de se refletir, apresentam.
A IDADE MÉDIA ERA DI.VI.NA. NÃO HAVIA FOME, NÃO SE MORRIA DE PESTE NEGRA, TODOS BEM ALIMENTADOS E ALFABETIZADOS, COM ENERGIA ELÉTRICA E TUDO MAIS. QUE SAUDADES DESSA ÉPOCA!
Esse seu comentário mostra como vc é deficiente. A idade da luz talvez seja o século 20 com suas ditaduras e guerras mundiais que mataram mais que quaisquer séculos. A idade do conhecimento é a nossa onde tem gente se perguntando se é homem ou mulher. Vc é um gênio incompreendido.
E hoje em dia não há fome, não há guerra, não há doenças, a educação é uma maravilha (como a sua)...que beleza. O cara usa como muleta elementos tecnológicos que, naturalmente são função, do tempo para usar de arjuemnto. Deve ser evanjegue ou teteu doddynho.
@@Leoandro2000 DIZER QUE A IDADE MÉDIA ERA BOA É CASO PARA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA! A FOME DE HOJE É EXCEÇÃO, A DA IDADE MÉDIA ERA REGRA. CONVÉM ESTUDAR PARA NÃO PASSAR VERGONHA!
@@marcelojorgeferraz4139 seu demente, não faz sentido dizer que idade é boa ou ruim, sua peste! A idade média são mais de 800 anos no mundo inteiro. O que eles estão falando são das mentiras que vc gostam de criar para relacionar isso sabe-se lá como com a Igreja Católica.
@@marcelojorgeferraz4139 pelo nível deve ser evanjegue mesmo. Primeiro que ninguém aí está dizendo que foi bom ou ruim, eles estão apenas falando das mentiras que foram criadas para imputar a culpa na Igreja Católica basicamente. Segundo que não faz sentido falar que foi bom ou ruim um período de 800 anos da humanidade toda. Internação psiquiátrica quem precisa é quem segue uma religião inventada em 1517 por um sujeito que cafetinava freiras e acham que essa é a verdade cristã distante um milênio e meio de cristo.
Faça apenas duas perguntas objetivas e empíricas para dois conservadores alienados: 1) Mesmo defendendo a idade média você defenderia a cultura da idade média para os dias de hoje, incluindo o aspecto cultural religioso? 2) se fosse possivel, você pegaria uma máquina do tempo para para viver o resto da sua vida na Idade Média? O que realmente importa são essas perguntas o resto é perfumaria, e assuntos inúteis que não agregam a nada na discussão. Boas reflexões.
E esse povo que quer nos levar de volta para a Idade Média ainda tem a pachorra de pousarem como defensores da liberdade de expressão (ou seria de opressão?)
Os MELHORES LIVROS sobre a REVOLUÇÃO FRANCESA com 40% de desconto e frete grátis até terça: clkdmg.site/campaign/cortes-podcast?
Prof. Marcelo Andrade complementa MUITO bem os temas históricos de seus convidados...
Excelente o teu canal, Dr Marcelo Andrade...Lancaster sabe tudo de história da igreja...Viva Maria, viva Jesus!
Fui educada tendo como referência a Idade Média como a Idade das Trevas, cuja responsabilidade seria da Igreja Católica. Só muitos anos depois da minha vida acadêmica, pude desmistificar essa concepção.
Pois é Maria. Existem tantos segredos dessa época que foram ou escondidos ou destruídos que a essa ideia de Idade das Trevas persiste até os dias de hoje mesmo com tanta tecnologia que me dá a impressão que somos induzidos a acreditar nisso porque ,talvez a Idade das Trevas seja a nossa ! Já percebeu o grau de ignorância que existe hoje? Incrível né ?
A escola é a nova religião para eles, não pode falar de Jesus lá
Verdade! O tribunal da Santa inquisição e guerras Santas ( iniciadas pela igreja católica.) nunca existiram. 😅😅😅
@@Rafaella2016 pois é 😂😂😂
@@Rafaella2016 não entendi...poderia explicar esse seu pensamento?
12:46
13:25 Renascimento Vs Gótico
17:17 Renascimento Vs Gótico II
24:34 L´Hotel-Dieu em Beaune
Vamos compartilhar o Marcelo é ótimo.
Qualquer semelhança é mera coincidência.
A aulas do prof lucas lancaster sobre a cristandade é magnifica... Quem nao conhece deveria seguir o canal dele
A ignorância foi e é matéria prima essencial para a perpetuação de dogmas, afinal são indiscutíveis. Em tempo, observar as alianças entre os responsáveis pelas diretrizes da educação e os que se beneficiam das consequências é um bom prisma para revolver fatos e mitos e separar questionadores e submissos.
Os dogmas, por si só, não são ruins. Algo análogo você tem com os axiomas, com os primeiros princípios da razão, etc. São fórmulas basilares para se entender todo o resto.
Em relação aos dogmas da Igreja, eles são fundados depois de muita discussão durante séculos. É uma observância do Magistério ao interpretar a Bíblia e a Tradição.
Simplesmente incrível . Parabéns.
Muito interessante a história das Santas Casas. Foi meu tema de mestrado na Pontifícia Universidade Gregoriana
Poderia explicar como essa igreja maravilhosa depois chegou na santa inquisição
Obrigada, professores Marcelo e Lucas! Aula preciosa! Posso divulgar no Facebook?
Brilhante
Excelente
A igreja católica não acabou com o império romano, ela o substituiu. Os papas se tornaram os novos cesares.
Marcelo, quem avisa, amigo é. Esses seus sorrisos debochados ao falar coisas, para você óbvias, podem induzir os que não te conhecem a antipatia. Pense nisso. Prejudica você. É preciso salientar também que numa entrevista quem deve brilhar é o entrevistado e não o entrevistador. O dia é do cara. Competir em conhecimento com o entrevistado soa mal.
A igreja também contribuiu para a filosofia, foi ela que preservou quase todas as filosofias ocidentais, porque a igreja sempre valorizou tanto a filosofia cristã quanto a filosofia secular, os monges cristãos copiaram e preservaram as obras filosóficas, se hoje conhecemos Sócrates, Platão, Aristóteles e outros grandes filósofos é graças a igreja!
graças as traduções árabes
@@lorenzop.2661 A igreja contribuiu muito mais, não tem comparação
Errado. Os Árabes é que preservaram. A Igreja Católica só "resgatou" essas obras para o Ocidente através dos Árabes.
@@AlexFerreira-og8fj sim não quis dizer que não ajudou a espalhar tais estudos ou quem ajudou mais, só quis enaltecer que sem as traduções não seria possível também. Digo isto porque em grande maioria do ensino tradicional não se é valorizado o valor dos povos árabes nas ciências como na medicina por avincenna e matemática em geral, imagina fazer conta com números romanos ainda, mas concordo com vc obviamente.
Tem que fazer a reforma, política e administrativa...
Diminuir número de partidos em 60%, diminuir número de cadeiras nas câmaras em 60%, diminuir drasticamente os salários e benefícios dos políticos e principalmente aumentar as penas de crimes praticados por agentes públicos
Pra mim políticos deveriam ter salário igual ao da média do trabalhador brasileiro e se vier cometer crime que a pena seja aumentada e que o dinheiro roubado seja devolvido multiplicado por 4...
Com certeza se ocultou mais o mal da igreja católica do que o bem.
Não seria o contrário?
Viva Cristo Rei!
13:14 por isso os inimigos colocaram fogo nela ? 😢
Muito obrigado é o melhor stand up de comédia brasileiro
E seu comentário o ápice da comédia.
Esse apresentador se parece com um colega q trabalhei. Fala mansa e sorriso debochado!
Aconselho a quem quiser visitar a Europa ( depressa pois a Franca tem a intensao de fechar suas fronteiras para turismo ) Existe um movimento em toda a Europa de acabar com o turismo em Massa. Aconselho aprender os 3 idiomas Mais falidos Ingles, frances , alemao…-para sair destas BOLHAS TURITICAS Como Torre Eifel, Notre Dame de Paris…E ir Para outras regioes para conhecer as verdadeiras Obras de arte deste Continente ou Se a intensao for religiosa visitar outros Mosteiros e Igrejas…
Paris a muito tempo nao e Mais uma Cidade representativa da Franca…
Diga mais sobre isto amigo
Ainda nao assisti, mas prevejo muitas mentiras. Veremos… se nao mudar o comentario é porque eu estava certo.
Deu pra ver que não mudou o comentário ou por falta de conhecimento (ignorância), ou desonestidade intelectual (malícia).
De fato, tudo começa com a decadência moral e dos costumes!
Os livros de história falavam isso nos 80. Há muito tempo essa abordagem foi abandonada
Concordo, mas isso não lava as mãos sujas de Sangue da igreja Católica
O catolicismo e mesmo o protestantismo foram um mal necessário, pois pelo menos levaram Jesus ao mundo e colocaram certos valores morais importantes. A verdade está nos evangelhos de Jesus. O resto é que faz dividir o cristianismo. Jesus é a verdade, é Deus q se fez carne para revelar sua verdadeira imagem e como se viver na terra e como ter a vida eternA, nos resgatando do dominio do mal.
E como conhecerias Deus nao fosse a tradicao, os martires, os dogmas, os sacramentos, os santos e o canon catolico?
Chegou atrasado! Essas abordagens já foram refutadas desde a década de 80. Professores que leem só tocam nessas questões para falar sobre historiografia e memória. Marcelo acha que descobriu a roda!
E as matanças? É só não comentar ou negar? Não fizeram guerras e nem fizeram nada de ruim. Tudo mito
Essa questao deve ser revista com cuidado,pois a Bíblia ja dizia q depois da morte dos apostolos,algumas pessoas fariam coisas em nome da Bíblia!
2⁰ Pedrob2:3 Farão negócio de vós. E é o que se vê há séculos e hj mais do que antes.
Esqueceram de falar que a igreja alfabetizou a maior parte das pessoas no mundo e teve a sua parte mto importante na humanidade. Apesar de mtas pessoas usarem ela para fazer guerras, entre outras coisas.
A Igreja, seguindo a ordem evangelizadora de Cristo, propagou a luz da verdade ao mundo, iluminando as trevas do homem pagão.
Em Roma antiga, o saber era restringido apenas a um determinado grupo social. Como se julgava neste tempo que saber é fonte de poder, procurava-se ensinar só para alguns, e não para todos: “...sem dúvida, uma pequena parcela da população é que freqüentava a escola [...] a escola de gramática e de retórica era, afinal, a escola das classes privilegiadas”. (MANACORDA, 2002, p.97)
Só não precisa impor e matar né
🇵🇹 🇧🇷
Se as fontes forem tão fiéis quanto as frases que são atribuídas a Voltaire nessas falas, daí se tira a historicidade do que se fala sobre a idade média que, certamente, não foi realmente essa ideia tosca de trevas e obscurantismo, mas tampouco essa era civilizado e reluzente...
Protestante nunca vê uma jóia dessas para começar a conceber a verdade.
A causa da idade das trevas é própria igreja católica...isso não é mito....É VERDADE....VEM ALGUMA COISA BOA DE TOMA..???...POR ACASO..???
@@valentimbianchezzi9475i, idade das trevas começou por volta de 1517, com um heresiarca maluco de nome Lutero.
A igreja proibiu o uso de óculos na idade média porque o deus fez não podia ser melhorado.
Fontes?
Nada mais distante da realidade!
Na verdade, os monges medievais simplesmente *inventaram* os óculos de grau!!! Seu comentário é um exemplo vivo de como funciona a desinformação histórica sobre a idade média: As pessoas tiram alguma ideia "teológica" estúpida da bunda e afirmam que "na idade media diziam isso". Como todo mundo já está convencido de que os medievais eram um bando de estúpidos, aceitam a invenção como verdade histórica evidente - ainda que (como no caso), elacesteja nos antipodas da história factual.
Ao dotar o homem de inteligência, Deus o convida a participar em sua atividade criadora. O homem, de fato, não pode "melhorar" o que Deus fez, porque não pode efetivamente "criar" nada que já não tenha sido posto por Deus na realidade, em potência. Pode (e deve), no entanto, atuar como instrumento de Deus para a concretização daquelas realidades submetidas pela Providência à sua esfera de ação - inclusive no sentido de reparar ou amenizar os males advindos em consequência do pecado.
Por isso a Igreja nunca condenou a medicina ou as inovações tecnológicas (exceto quando eivadas de algum vício ético), tendo sido, historicamente, uma das maiores promotoras de ambas, tanto no campo teórico quanto prático (com a fundação de hospitais, universidades, e instituições cientificas, culturais e beneficentes diversas).
Viva CRISTO REI e que a VIRGEM SANTÍSSIMA rogue por nós !!!
então estamos na idade média ainda
Uma coisa é a Igreja, outra coisa é a fé. Realmente, é bizarra a teoria de que a Igreja intencionalmente privava o “povão” do conhecimento. Po outro lado, a Fé católica é uma fé de desapego, de libertação da realidade material. É natural que o amadurecimento da fé católica (que é a fé no Deus único, criador de todas as coisas) gere falta de interesse nas coisas terrenas. Consequentemente tal fé se manifesta como um freio para o progresso científico, tecnológico, sócio-político. O conhecimento se converte em uma ferramenta de elevação da alma, e não de transformação do mundo. São necessários outros deuses (progresso, corpo, conforto, dinheiro, prazeres carnais, o Eu, a humanidade, a natureza …) aos quais o conhecimento esteja a serviço para que se observe um interesse no plano material.
A fé leva a um despojamento das coisas terrestres não como uma Gnose. Mas dizer que ela leva a um refreamento científico é, na verdade, uma contradição, uma vez que a Igreja muito contribuiu para o estabelecimento das bases da ciência.
Quem é o entrevistado? Que bagunça! O cara não deixa o outro falar!
A denominação católica romana como instituição humana foi brilhante,como guardiã e propagadora do evangelho genuínofoi um fiasco total
Partindo de qual premissa? Ficar soltando jargões para o alto não cria um bom argumento e nem leva uma boa reflexão em busca da verdade autêntica.
Quem propaga verdadeiramente o Evangelho é o pastor analfabeto que fica berrando na garagem da casa dele
🇧🇷😎👉🏽👉🏽
Marcelo fala muito😂😂😂😂😂 Faustão
👎 nem sabe o que é podcast, espectador de TV
Então vamos exaltar o papel da igreja católica em período de mais de 1000 anos, fechando os olhos para todas as atrocidades cometidas!
Quais?
@@rafaelsanto8811Tá de sacanagem né? Pesquisa no Google imagens por "instrumentos de tortur4 da Idade Média". É essa a "liberdade de expressão" que vocês defendem?
Claro que a manutenção do conhecimento da antiguidade foi importante, mas claramente foi usado a favor do poder e influência da igreja. Vale ressaltar esses méritos mas sem jamais relativizar as barbáries cometidas em nome do poder e supostamente pela fé.
Cara é muito interessante ver esse vídeo de duas pessoas defendendo que a idade média não foi as trevas que isso é uma ignorância e os caras esteriotipam os "bárbaros".😂😂😂😂
Essa abordagem de riozinhos, mas sem argumentos válidos, é típico de pessoas que não buscam esclarecer a verdade sobre o assunto abordado.
@@Lukygamesindie olha os argumentos já está claro. Os dois estão combatendo estereótipos sobre idade média e fazem um mesmo estereótipos com.os bárbaros. Acho que deveria ter lido o que escreve e não só prestando atenção nas figurinhas.
@@diegodasilvainocente8132 Não somente os emojis, e sim tudo o que tentou passar com esse comentário, infundado.
@@Lukygamesindie o que tem de infundado? O cara praticamente falou que os bárbaros não entravam nas casa pq não sabiam usar. Me diz algo que mostre que ele esteja certo que os bárbaros realmente eram bárbaros.
Os bárbaro existiram meu amigo, eram os francos, noruegueses, suecos, germânico
A história é baseada na mentira, no viés e na versão de quem a narra.
Impressao minha ou pegaram um padre para falar da idade media??
O sonho desse Marcelo era q nunca tivssemos saido da idade média. Para ele, ser vassalo da nobreza e do clero era o ideal de vida.
E obviamente, nesse contexto, ele acha que seria um grande senhor feudal ou cavaleiro cruzado.
Nossa, é incrível ver como vocês fazem um rodeio totalmente desonesto para demostrar seus descontentamento. Nem mesmo um argumento válido, que seja ao menos digno de se refletir, apresentam.
Hereges, vão todos para a fogueira,kkkkk
Vocês aceitam que vários astronautas de diversas missões APOLO caminharam na Lua?
O MARCELO ENTREVISTA E CONSEGUE FALAR MAIS QUE O CONVIDADO
na Tua opinião
isso se chama conversa
Não é uma entrevista
Calma, amigo. Isso é um bate-papo, não é a Rede Bobo.
... são intervenções interessantes, mas é fato. rs
Agora estão inventando uma nova história. São hábeis em bater palma para os doidos dançarem.
A IDADE MÉDIA ERA DI.VI.NA. NÃO HAVIA FOME, NÃO SE MORRIA DE PESTE NEGRA, TODOS BEM ALIMENTADOS E ALFABETIZADOS, COM ENERGIA ELÉTRICA E TUDO MAIS. QUE SAUDADES DESSA ÉPOCA!
Esse seu comentário mostra como vc é deficiente. A idade da luz talvez seja o século 20 com suas ditaduras e guerras mundiais que mataram mais que quaisquer séculos. A idade do conhecimento é a nossa onde tem gente se perguntando se é homem ou mulher. Vc é um gênio incompreendido.
E hoje em dia não há fome, não há guerra, não há doenças, a educação é uma maravilha (como a sua)...que beleza. O cara usa como muleta elementos tecnológicos que, naturalmente são função, do tempo para usar de arjuemnto. Deve ser evanjegue ou teteu doddynho.
@@Leoandro2000 DIZER QUE A IDADE MÉDIA ERA BOA É CASO PARA INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA! A FOME DE HOJE É EXCEÇÃO, A DA IDADE MÉDIA ERA REGRA. CONVÉM ESTUDAR PARA NÃO PASSAR VERGONHA!
@@marcelojorgeferraz4139 seu demente, não faz sentido dizer que idade é boa ou ruim, sua peste! A idade média são mais de 800 anos no mundo inteiro. O que eles estão falando são das mentiras que vc gostam de criar para relacionar isso sabe-se lá como com a Igreja Católica.
@@marcelojorgeferraz4139 pelo nível deve ser evanjegue mesmo. Primeiro que ninguém aí está dizendo que foi bom ou ruim, eles estão apenas falando das mentiras que foram criadas para imputar a culpa na Igreja Católica basicamente. Segundo que não faz sentido falar que foi bom ou ruim um período de 800 anos da humanidade toda. Internação psiquiátrica quem precisa é quem segue uma religião inventada em 1517 por um sujeito que cafetinava freiras e acham que essa é a verdade cristã distante um milênio e meio de cristo.
Faça apenas duas perguntas objetivas e empíricas para dois conservadores alienados:
1) Mesmo defendendo a idade média você defenderia a cultura da idade média para os dias de hoje, incluindo o aspecto cultural religioso?
2) se fosse possivel, você pegaria uma máquina do tempo para para viver o resto da sua vida na Idade Média? O que realmente importa são essas perguntas o resto é perfumaria, e assuntos inúteis que não agregam a nada na discussão.
Boas reflexões.
"Alienados". Quem deve saber muito sobre Idade Média é você.
@@joaopauloalves9438
Não adianta ficar bravinho. Apenas Responda minha pergunta e veja sua imunda a hipocrisia
1- nem ferrando.
2- nem ferrando.
@@MarcosFerreira-xg3phprotestante ou ateu modinha detectado.😂😂😂
Que comentário mais sem noção, os caras só estão desmentindo alguns mitos sobre a idade média, ninguém está dizendo que era um paraíso na terra
Quase sempre, o entrevistador,quer rivalizar com o entrevistado.
Não é entrevista, é CONVERSA
Chato pacacete com esse merchã..
Poderia explicar como essa igreja maravilhosa depois chegou na santa inquisição
E esse povo que quer nos levar de volta para a Idade Média ainda tem a pachorra de pousarem como defensores da liberdade de expressão (ou seria de opressão?)