Como funciona a injeção de água para motores a combustão?
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Injeção de água em motores de combustão interna, como funciona?
Nos últimos anos, muitos fabricantes de motores de combustão interna se voltaram para o “downsizing” dos motores a gasolina sobrealimentados com pós resfriador de ar (intercooler), a fim de atender à economia de combustível e regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos.
Com um aumento no número de motores a gasolina turbo alimentados, são necessárias soluções para gerenciar um problema latente a combustão anômala “detonação” onde a primeira solução seria com retardo de ignição enriquecimento de mistura, mas essa não é a melhor solução.
Em 2016 a Bosch divulga através de um vídeo a injeção de água para motores de combustão interna e ao contrario que muitas pessoas imaginam a água não funciona como combustível e sim como uma eficiente forma de controle de temperatura da combustão evitando a combustão anômala.
Um exemplo de aplicação da injeção de água atual é BMW M4 GTS, segundo o fabricante alemão foi possível aumentar a potência do motor em aproximadamente 8% (444HP para 493HP). Ao mesmo tempo que um motor tem perdas de energia devido ao aumento da temperatura do ar admitido causado pelo turbo, podemos compensar com aumento da quantidade de água injetada resfriando o ar admitido pelo motor.
No vídeo damos mais detalhes sobre assunto.
Quer saber mais sobre os nossos treinamentos? Entre em contato com nosso setor de matriculas:
WhatsApp: bit.ly/Duvidas...
E-mail: matricula@fteducation.com.br
www.fteducatio...
Tem alguma duvida sobre o funcionamento dos módulos FuelTech? Entre em contato com a nossa equipe técnica e tire suas dúvidas:
E-mail: sac@fueltech.com.br
Telefone: 51-30190500
Messenger: / fueltechems
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Acompanhe a FT Education:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
→ / fteducationoficial
→ / fteducationoficial
→ www.fteducatio...
Brasil e pioneiro nisso, injetamos agua nos motores a muitos anos, tudo graças a os postos que vem pensando na refrigeração dos motores e adicionando 50% de agua nos combustiveis.
Se bota OMO ou detergente ate limpa as crosta em cima do pistão kkkkkkkkkk
Hahahaha
Essa foi boa kkk. Muito bom
Boa kkkkkkkk
Vejo que isso é mais comum no etanol.
N final dos anos 60, alguns senhores, conhecidos de meu pai, pegaram um Aero Willis ( dois carburadores), e utilizaram um destes carburadores com gasolina e o outro, colocaram um giclê bem fininho e usavam este, somente com água.
Bom...
A princípio, o desempenho do carro, ficou muito bom e eles foram aumentando o giclê e ganhando mais potência , até que eles , literalmente, se "afogaram no sucesso"...
O volume de água foi tão grande, a eles causaram um calço hidráulico...☹️...
Tem biela, que eles não acharam até hoje...🙏😬😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂 oloko...
Obrigado por dividir conosco José.
Cristian... Graham Bell em um dos seus livros (Não me recordo se no "Four stroke performance tuning" ou no "Modern engine tuning") cita que a umidade relativa do ar é um "octane booster" natural. A maior umidade relativa do ar diminui a velocidade da frente de chama, segundo ele, o que corrobora com a menor tendência de detonação. Até aí isso faz total sentido. Mas temos que ter em mente, também, que há uma grande diminuição da temperatura do ar sim e que a consequente maior quantidade de oxidante admitido não é assim de forma "direta"... Temos de lembrar que também há moléculas de algo inerte no processo de combustão (água) ocupando parte deste espaço nas câmaras, o que não acontece em um sistema com intercooler tradicional. Houve um aumento na densidade de comburente mas tmb houve a inserção de moléculas de água, as quais ocupam algum espaço dentro das câmaras, espaço este que deveria ser ocupado por moléculas de comburente... Já tive este sistema em meu carro. Voltarei a utilizar quando tiver com o carro funcionando novamente. Mas é um sistema intrincado para acertar. Vale a pena quando trabalhamos "no fio da navalha", com taxa de compressão e boost AMBOS elevados.
Ótimas ponderações Eduardo, e realmente Graham Bell cita isso. Obrigado!
Tecnologia antiga! Procura um vídeo (Senta a Pua, se não me engano) no RUclips sobre os veteranos da Força Aérea Brasileira na 2ª Guerra, onde um dos Veteranos vai no museu e ele fala da injeção de água na cabeça do cilindro dos Caças P-47 Thunderbolt daquela época, cujo o mesmo fala de um aumento repentino no motor da aeronave !
Tá nesse vídeo aqui óhhh (nos 1:50):
ruclips.net/video/NoTOh661y0I/видео.html&ab_channel=ElcioBraga
Ok grato.
Eu vi esse video e vim pesquisar...😅
Molécula da água:
A água ferve e se expande na temperatura de 100º graus Celsius no nível do mar.
Como a água aumenta 1600 vezes de volume quando ferve, essa fervura súbita equivale a uma explosão.
A água contém hidrogênio e oxigênio.
A molécula de hidrogênio H2 é inflamável e a molécula de oxigênio O2 é um comburente.
A temperatura dentro da câmara de combustão dos motores Diesel chegam a mais de 2.000º Celsius.
Tendo isso como base, vejamos alguns pontos:
Se pressurizar vapor de água que tem oxigênio e hidrogênio na sua composição dentro de uma câmara de combustão de motores isso gerará mais combustão, pois terão moléculas de hidrogênio, (inflamáveis), e também mais moléculas de oxigênio, (comburentes), por causa da decomposição térmica dentro da câmara do motor em alta temperatura.
Dados sobre decomposição térmica da água:
Na termólise, as moléculas de água se dividem em hidrogênio e oxigênio. Por exemplo, a 2.200 °C, cerca de três por cento de todo o H 2 O são dissociados em várias combinações de átomos de hidrogênio e oxigênio, principalmente H, H 2 , O, O 2 e OH. Outros produtos de reação como H 2 O 2 ou HO 2 permanecem menores. Na temperatura muito alta de 3.000 °C, mais da metade das moléculas de água são decompostas.
E considerando tudo isso, uma menor quantidade de combustível precisará ser utilizada, mas como este vapor de água pode esfriar a câmara de combustão a taxa de compressão deverá ser maior para elevar a temperatura visto que ela será resfriada por este vapor de água.
Interessante como injetando vapor de água isso irá aumentar a combustão, mas a temperatura no cilindro irá diminuir.
Todos sabemos o que acontece se jogar água em óleo fervendo. E então se injetar este vapor de água em motores a diesel haverá uma maior explosão e precisará de menos diesel. Ou seja, economia de combustível, mais eficiência.
A injeção de água foi utilizada até mesmo nos motores a vapor para o mesmo fim resfriar o cilindro e baixar a pressão interna facilitando o retorno do êmbolo, excelente conteúdo. Grande abraço.
Grato.
21:01 vaporizar dá a ideia de água em estado gasoso, mas é água líquida sob alta pressão. o termo correto é atomizar, que significa manter as moléculas separadas no menor tamanho possível, pra aumentar a área de superfície. a água entra em estado líquido, e quando ocorre a explosão do combustível, a água absorve parte do calor, passa para o estado gasoso, e com isso se expande várias vezes ajudando na pressão do cilindro.
Obrigado pelo feedback, ao atomizar a água (estado liquido) em um ambiente com temperatura de ar acima de 70°C uma grande parcela do volume atomizado muda de estado se tornando vapor, por isso o termo usado. Quanto a ocorrer "explosão" acredito que o termo mais adequado seria combustão.
"Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. Esta denominação, apesar de frequente, não é tecnicamente correta. De fato, o que ocorre no interior da câmara de combustão não é uma explosão de gases, é uma combustão (queima controlada com frente de chama) ou deflagração".
fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Detona%C3%A7%C3%A3o#:~:text=Motores%20de%20combust%C3%A3o%20interna%20tamb%C3%A9m,frente%20de%20chama)%20ou%20deflagra%C3%A7%C3%A3o.
É semelhante a combater um incêndio, para evitar o blackdraf é usado o jato neblina ( ocorre uma absorção de temperatura pelas gotículas de água ) para o resfriamento do ambiente antes que ocorra uma pré ignição devido a alta temperatura e gases inflamáveis.
Que interessante Gustavo.
Mestre Cristian!!! Eu conheço essa tecnologia. Aproveitar as propriedades termodinamidas da agua em benefício da combustão. Uma ideia seria ultulizar a segunda bancada de inhetores da FT. Claro que, com toda uma linha d'agua captando de um reservatorio especifico.
Um excelente tema pra iniciar um desenvolvimento e observar, na pratica os ganhos. Valeu!!!! Forte Abraço!!!
Obrigado Sergio pela participação.
Fiz no meu motor e posso dizer deu uma melhorada sim mas tem que ser bem crítico minusioso pra sentir a diferença que vem , gostei e espero fazer em um motor de um projeto específico .
Me veio uma ideia aqui, retirar a água do etanol e usar para resfriar a camara de combustão conforme no vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽
Bem academico sua aula. Nunca tinha ouvido sobre isso. Agora tenho certeza que motores complexos é problema, ja desconfiava mas agora tenho certeza. Nesse caso, apesar dos problemas com baterias, vejo o carro eletrico, seja com célula de combustivel ou bateria estará cada vez mais perto de se tornar realidade, mas, vai levar talvez 1 geração. Vocé já pensou a quantidade de sendores a mais, computadores. E na hora da manutenção, será que teremos tecnicos qualificados o suficiente. Isso está mais para carros de formula 1 ou avioes de combate do que para usuários. Adoro tecnologia mecanica eletrica eletronica. Mas carro é um bem muito caro para ser descartavel, o que leva para isso. Mas de qualquer forma parabenizo seu trabalho e agradeço por nos manter, como publico leigo sempre bem informado.
Obrigado Alberto.
No final dos anos 90 saiu uma matéria, não lembro se na Oficina Mecânica ou Auto& Técnica sobre um Dodge Viper vermelho aqui de SP que usava um kit desses de injeção de água,na reportagem até mencionava os aviões da II Guerra.
Bacana Samuel.
Lembro desse assunto ser abordado na revista Oficina Mecânica.
Achei q ia ser mais um video superficial. Pelo contrario. Foi a fundo em varias duvidas. Muito bom.
Obrigado.
Muito bom. Claro e objetivo. Esclarecedora explicação
O ar frio pode ser reparado que é mais denso da seguinte forma:
Abra a porta de um ambiente com o ar condicionado ligado para 16⁰C e sinta que vai ter uma pequena resistência para abrir.
Depois abra uma porta de um ambiente sem ar, veja que vai abrir com mais facilidade.
Ótima analogia.
Eu tenho a solução
Meu nome é Cesário Luiz Queiroz de Andrade, tenho 51 anos , casado e um filho
Sou caminhoneiro e inventor
Há um ano venho testando um modelo de utilidade em meu caminhão e os resultados são ótimos
Consegui mais
Economia de combustível
Mais potência
Mais torque
Sem comprometer a vida útil do turbo compressor
Agora estou interessado a apresentar esse produto a quem possa fábricar
Estou a disposição
Sr. Cesário, tudo bem?? Realmente, economia de combustível é requisito básico pra nossa sobrevivência nos dias de hoje. O Sr fala que já está testando um projeto em seu próprio caminhão, que caminhão é o do Sr? Qual o tipo de motor?? Qual é a quilometragem que o Sr já rodou com esse sistema instalado? As possíveis falhas e defeitos já estão solucionadas??
@@bebetofafi bom dia já rodei 50.000 kms meu caminhão é um MB axor 2540 2008 o sistema requer aperfeiçoamento
O meu é um protótipo mas a técnica é simples
Preciso de um investimento pra aprimorar e conferir a melhora da potência, do torque, da economia e talvez na questão ambiental
Talvez a grande vantagem desse sistema seja a questão ambiental
Na minha opinião o meio ambiente na questão de poluição esse sistema ajudaria muito
Temos que fazer todos os teste para a confirmação
Obrigado
@@cesarioluis7250 os motores da categoria euro 5 já é um avanço muito importante na questão ambiental e um sistema com custo elevado de manutenção, inclusive, o Sr sabe disso, caminhões acima de 5 anos de uso o pessoal está fazendo um jump nesse sistema devido ao alto custo de manutenção. O sistema que o Sr projetou e está usando é para veículos novos (euro 5) ou é para livre adaptação em motores anteriores a essa norma?? E quais são os benefícios em termos de vida útil do motor, da economia de diesel e da manutenção que o seu projeto está proporcionando??
@@bebetofafi esse projeto é de baixo custo é adaptável pra modelos antigos e novos com turbo compressor
Ele é exclusivamente pra turbocompressor e não é eletrônico
É de baixo custo de manutenção
Bacana Cesário.
Excelente matéria! Já tinha visto artigos sobre essa técnica em varias fontes,inclusive na antiga revista sobre Mecânica cheguei ler uma matéria sobre um Viper que usava essa técnica. Usava um tipo de Nebulizador fabricado pela Edelbrock Americana. E como você mencionou muito bem já era usado no avião para aumentar a potencia. Parabéns e sucesso pro canal.
Quanto mais eu ouço e vejo sobre tecnologia em motores, mais acho que os motores ate os anos 2010 são os mais equilibrados.
Obrigado
Na segunda Guerra Mundial usavam injeção de água em motores de aviões para aumentar momentaneamente a potência.Não é um conceito novo.Vi depois que ele citou kkkk.Muito bom o vídeo.
Obrigado Paulo.
Você tem que perguntar para o pessoal que faz corrida de trator em Holambra 2 perto de Avaré eu já fazia isso há muito muito muito tempo
Sim Mario, sabemos que em motores Diesel de alto desempenho é uma prática comum.
Que didática exemplar e quanto esforço pra trazer isso pra nós! Muito obrigado! Só um pequeno detalhe, quase irrelevante: o que determina a missibilidade de substâncias são as interações de suas características polares e não de suas densidades.
Obrigado pelo feedback Rodrigo.
Parabéns pelo excelente vídeo !
E por dividir seu grande conhecimento técnico !
Abraço !
Eu que agradeço Lucio.
Que ótimo e alto nível de vídeo, meus parabéns à todos idealizadores, fora dizer que à água colabora com a dsscarbonização.
Obrigado Herbert.
Lembro de uma matéria que saiu na revista mecânica a muitos anos atrás que tinha um Dodge viper com injeção de água se não me engano com um módulo edelbrok.
Isso mesmo eu tambem lembro sobre isso em que a agua por nao entrar em combustao diminui a taxa de compressao
Bacana Guilherme.
Muito interessante matéria parabéns!! Fala pouco sobre uso de água no metanol com nitrometano! Os americanos usam já li algumas matérias!!
Acredito que é praticamente o mesmo efeito que essa injeção WMI, porém a Água ja vai no combustível.
Olá ZK não temos conhecimento do uso de água metanol WMI com nitrometano. Pode compartilhar sua pesquisa?
Na segunda guerra mundial os alemães usavam um tipo de injeção que eles denominavam GM1 no motores dos caças, era uma injeção de metil e água que aumentava a potência em situações críticas de combate, era usado nos motores Daimler Benz e BMW aeronáuticos
Bacana Eduardo.
Tenho alguns CVC's rodando no norte do Brasil e um dos nossos maiores problemas é exatamente a alta temperatura que esse motores atingem levando a queima da junta do cabeçote. Inclusive, já virou regra na rodagem, parar as 11:00 e voltar a rodar após as 15:00. Se houvesse possibilidade de instalar um sistema desses num motor diesel de 540 ou de 620 cavalos, com certeza venderia que nem água nessa região tão quente...
Pode ser uma ótima solução mesmo Roberto.
Top meu parceiro Cristian ótimo conteúdo e estudo ,já ouvi mto falar e já vi sobre mais mto pouco divulgado,tô sentindo falta das lives ao vivo apoio a idéia ajudou mto e ajuda até hj revendo sempre.abração professor
Obrigado pelo feedback, vamos providenciar.
Bem interessante. Vi um vídeo do Ricardinho ACF a um ano atras falando sobre isso e fiquei bem intrigado. Gostaria de ver alguém aqui no Brasil utilizando esse recurso em alguma categoria automobilística tirando resultados satisfatórios.
Também vimos o vídeo do ACF, muito bom por sinal.
Vi no Programa Britânico The Grand Tour um teste em um BMW M2 onde o apresentador abastecia um tanque com água para a injeção de água no motor.
Olá Elison, não sabia que a M2 teria essa opção.
Dr. Christian, gostei da matéria, já tinha lido sobre injeção de água nos aviões, mas sua abordagem ficou bem explicada. Muito interessante esse conhecimento da Bosch e da BMW. Você ira disponibilizar este material que escreveu ?
Que quadro é esse bem atras de você ?
Olá Allan vamos disponibilizar um material bem completo em nosso Blog sobre os três videos citados. Quadro bacana né , valeu.
Cristian , um fato que fiquei um tanto curioso com este sistema , seria como e feito o abastecimento , do fluido refrigerante no caso (Agua desmineralizada) , se nesta tecnologia , existe um tanque a parte ..e se o consumo , e no caso da falta dessa refrigeração , pode causar algum dano futuro , para que o motor foi projetado. Muito obrigado pela aula , Sempre com muita excelência !
Obrigado. Normalmente tem um bloqueio da função e da programação atrelado a um sensor de nivel.
Deixa o matéria que escreveu e estudou pra donwload, ótimo vídeo !!
Vamos publicar um Blog.
Top a matéria Cristian. Muito bem explicada. Já tinha visto nos início dos anos 2000 pra carros de circuito ingleses. Eu concordo em tudo e para os carros turbo de arrancada por questões de pesos eles preferem alimentar mais deixando o valor de lamba ao redor de 0,50 ou 0,40 lógico que com o uso dos famosos FT Spark Extreme de 1500 MJoules, já comprado...rsss Abraços...
Obrigado Alex pela contribuição.
Muito legal... Quero ver sobre água+metanol...
Estamos elaborando.
Bem interessante esse assunto Cristian, faz um tempo que eu vi kits importados "WMI" pra colocar em qualquer carro, existia até um tipo de gerenciamento eletrônico junto com o kit, inclusive um brasileiro comprou um kit e instalou em uma F250 diesel (RUclips). Vocês pretendem fazer a FT gerenciar essa injeção de água e metanol???
Consegue usar isso na Ft, nao especificamente wmi, só configurar como bico suplementar, ou solenoide de nitro etc..
Sim Gustavo o WMI é uma ótima solução para motores diesel também e pode ser gerenciado pela FT como o Gadiel comentou.
No início dos anos 2000 , um mecânico aqui de Goiânia usava esta técnica injetado água na "boca" da turbina.
Será se funciona?
@@elisonrodrigues3168 na epo era vem rudimentar, o quê nos tinhamos era um "pulsador de bico analogico" que chamavamos de "injeção eletrônica programavel" kkkk. Usou muito tempo sem quebrar o motor.
Bacana Valdir.
Vc sabe dizer em que tipo de motor foi usado esse sistema?!?!??
Seria interessante um estudo desses nos motores diesel.
Olá Thiago o conceito é o mesmo.
Estava assistindo e iria comentar dos Mitsubishi P0 japoneses na segunda guerra usavam injeçao de agua , mas ja comentaram , os japoneses usavam isso nos avioes kamikaze por isso vemos varios videos dos avioes com os motores pegando fogo pois injetavam tanta agua que os motores ja quebravam e vinha pegando fogo no final do ataque
Verdade Maurício
Melhor explicação do mundo automotivo.
Muito obrigado SPS.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram sistema similar utilizando etanol em motores diesel. Os fabricantes optaram por utilizar os sistemas com o CARÍSSIMO ARLA, mesmo sabendo que o sistema com etanol apresentasse números infinitamente melhores.... triste isso....
Triste mesmo Carlos.
explicação excepcional parabéns !
Obrigado pelo elogio!
Tem também o fato da água submetida a temperaturas elevadas passam ao estado gasoso e os gases de oxigênio e hidrogênio se transformam em combustível e comburente
Olá André pelo que estudamos não existe comprovação disso, mas caso tenha algum estudo pode mandar o link obrigado.
Não é pela alta temperatura, precisa ser feito um procedimento elétrico chamado eletrólise para separar hidrogênio do oxigênio.
Ótimo video. Vocês poderiam disponibilizar o link dos artigos que vocês citam para podermos nos aprofundar mais no assunto.
Olá estão todos no canal no play list saiba mais.
Estou treze dias atrazado com relação ao vídeo . A injeção de água , foi muito usada nos motores aeronáuticos , durante a segunda guerra . Com ou sem Metanol , era sempre água destilada .
Obrigado Mario.
Laaaa no final dos anos 80, inicio dos 90, o Zezinho Dirani ja usava injeção de agua nos motores AP de arrancada.
Bacana.
Conteúdo de muita importância
Obrigado .
Porque nos carros carburados os seus coletores de admissão possuiam aquecimento elétrico ou através da água aquecida pelo radiador, em contrapartida o que muda nos carros gerenciados por um módulo a injeção eletrônica ?
Muito bem explicado, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Nós que agradecemos Helio seu comentário!
O problema nisso tudo é ter que ter outro tanque para levar agua demandando espaço e peso no veículo, eu pensei em algo como ar condicionado hoje temos sistemas elétricos, o compressor de ar pode muito bem resfriar a tubulação de pressurização assim resfriando o ar, esse conceito é do carrier e funciona bem
Olá Fábio não teria a mesma eficiência, na nossa opinião.
Fica dando ideia não se não daqui a pouco os postos vão vender gasolina ice, pra manter o motor mais frio e potente. 🙄
Obrigado pela atenção
De nada
A injeção de água seria muito útil nos motores 1.0 TSI, por exemplo, quando fica em alta carga por algum tempo ele começa a perder rendimento por conta da temperatura. Agora imagina um sistema autônomo que coleta a água gerada na condensação do A/C e armazena no reservatório de água (a Toyota já fez isso no Camry mas com função de umidificar o cockpit), mas nesse caso a água seria injetada no motor como alternativa a redução do ponto.
Uma boa ideia algumas pessoas já cometeram sobre isso.
Adição de água vem do tempo da guerra para aumentar a potência e torno de 2% do volume de combustível
Gostaria de saber dos sistemas que utiliza o sistema do ar condicionado pra refrigerar a admissão de motores , se isso e viável , tendo em conta que hoje a compressores de ar condicionado elétrico , ter uma admissão com pressão positiva operando a 30 graus deve ser benéfico
Olá desconheço algum caso que opere dessa forma, mas neste caso teríamos a retirada de energia pura do eixo pelo motor elétrico isto pode mascarar o ganho real de potência.
Excelente.
Obrigado Ricardo.
Faltou o enfoque de emissões, a injeção de água aumenta ou diminui a emissão de NOx ? Ainda sobre a formação de ácido carbônico.
Olá Cesar nosso foco no video foi direcionado a desempenho, mas no momento que mantemos o motor em MBT mais tempo com menos combustível (lambda mais pobre do que era utilizado sem adição de água) vai alterar emissões também.
showwwwwwwwwwww de video da hora di maaais!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado.
Então posso por um bico suplimentar na boca turbina com água?
19:20 a gasolina não se mistura com água por causa da diferença do momento polar das moléculas, e não por causa da densidade. a molécula de água é polar, a molécula da gasolina é apolar, e a molécula do etanol possui ambos os momentos polar e apolar. por isso que álcool mistura com tudo, mas água não mistura com gasolina.
Obrigado pelo feedback DDD, um novo conhecimento adquirido.
Sou um curioso sobre isso!
Em motores diesel mudaria algo?
Em dias chuvosos seria leviano dizer que a umidade do ar acaba fazendo parte disso de forma natural com a admissão do ar úmido?
Como você mesmo disse, é preciso que as partículas de água cheguem a câmara já em forma de vapor?
Em motores diesel mudaria algo? baixa temporada da câmara de combustão
Em dias chuvosos seria leviano dizer que a umidade do ar acaba fazendo parte disso de forma natural com a admissão do ar úmido? Sim, mas o volume é pequeno para gerar uma boa refrigeração e plena carga.
Molécula da água:
A água ferve e se expande na temperatura de 100º graus Celsius no nível do mar.
Como a água aumenta 1600 vezes de volume quando ferve, essa fervura súbita equivale a uma explosão.
A água contém hidrogênio e oxigênio.
A molécula de hidrogênio H2 é inflamável e a molécula de oxigênio O2 é um comburente.
A temperatura dentro da câmara de combustão dos motores Diesel chegam a mais de 2.000º Celsius.
Tendo isso como base, vejamos alguns pontos:
Se pressurizar vapor de água que tem oxigênio e hidrogênio na sua composição dentro de uma câmara de combustão de motores isso gerará mais combustão, pois terão moléculas de hidrogênio, (inflamáveis), e também mais moléculas de oxigênio, (comburentes), por causa da decomposição térmica dentro da câmara do motor em alta temperatura.
Dados sobre decomposição térmica da água:
Na termólise, as moléculas de água se dividem em hidrogênio e oxigênio. Por exemplo, a 2.200 °C, cerca de três por cento de todo o H 2 O são dissociados em várias combinações de átomos de hidrogênio e oxigênio, principalmente H, H 2 , O, O 2 e OH. Outros produtos de reação como H 2 O 2 ou HO 2 permanecem menores. Na temperatura muito alta de 3.000 °C, mais da metade das moléculas de água são decompostas.
E considerando tudo isso, uma menor quantidade de combustível precisará ser utilizada, mas como este vapor de água pode esfriar a câmara de combustão a taxa de compressão deverá ser maior para elevar a temperatura visto que ela será resfriada por este vapor de água.
Interessante como injetando vapor de água isso irá aumentar a combustão, mas a temperatura no cilindro irá diminuir.
Todos sabemos o que acontece se jogar água em óleo fervendo. E então se injetar este vapor de água em motores a diesel haverá uma maior explosão e precisará de menos diesel. Ou seja, economia de combustível, mais eficiência.
A injeção de água controlada por uma FT600 seria tranquilo, inclusive definição do mapa de utilização, imagino que o maior desafio seriam os injetores para trabalharem a uma pressão acima de 20 bar e o sistema de pressurização.
Olá Hugo hoje os FTInjector poderiam trabalhar com 10 bar com água o que já resolveria. Mas existem bombas e injetores de WMI que seria a solução perfeita.
Muito interessante!
Obrigado Will.
EXCELENTE VIDEO, MUITO BOM ASSISTIR, INSCRITO!
Obrigado Randal.
Tenho Uma dúvida no caso da bmw o proprietário tem que ficar reabastecendo algum reservatorio de agua ou próprio calor do motor produz vapor que se transforma em água, e de se pensar de onde vem a água e o mau que faria se caso do reservatorio o proprietário esquecer de reabastecer
Aviões da segunda guerra ja usavam esse recurso..vide o P47 Thunderbird
Obrigado Luiz.
Parabéns muito bom 👏👏👏
Muito obrigado 🙌.
@@FTEducation
Meu nome é Cesário Luiz Queiroz de Andrade, tenho 51 anos , casado e um filho
Sou caminhoneiro e inventor
Há um ano venho testando um modelo de utilidade em meu caminhão e os resultados são ótimos
Consegui mais
Economia de combustível
Mais potência
Mais torque
Sem comprometer a vida útil do turbo compressor
Agora estou interessado a apresentar esse produto a quem possa fábricar
Estou a disposição
Esse sistema e exclusivamente para potencializar o turbo compressor
Não é eletrônico
Pode fazer um sistema aproveitando a água condensada do ar condicionado, essa água já é "destilada", só precisa filtrar pequenas partículas que estavam no condensador e contaminaram a água.
O sistema da BMW é assim
Uma boa ideia, mas em alguns lugares devido ao clima não teria volume gerado suficiente para atender o motor.
Olá lindo trabalho. Tem como aplicar este sistema em motor diesel
Olá sim é possivel, segue um exemplo de fora do Brasil: www.dieselworldmag.com/diesel-technology/wild-water-injection/
Poderia fazer um vídeo de como funciona um interchiller??
Pode nos dar um exemplo de carro que usa o sistema?
A injeção direta consegue evitar a pré ignição. Sem precisar mudar o ponto. Mas a temperatura não evita.
Olá José a grande vantagem da injeção direta é a garantia de uma ótima formação de mistura, mas a mesma também tem que usar mistura rica para controlar temperatura da combustão quando o objetivo é tentar ficar próximo de MBT. A injeção de água proporciona esse resfriamento sem a necessidade de adicionar combustível.
E se refrigerar o ar com o ar condicionado, como os opalas fazem com o combustível gelando a gasolina quando o ar condicionado está ligado pra aumentar a viscosidade da gasolina assim gerando economia.
Em um motor a gasolina E27 temos uma proporção entorno de 12,1:1 em plena carga, ou seja, 12,1 parte de ar par 1 de combustível. Isto nos mostra que a proporção de combustível é 12 vezes menor por esse motivo é mais eficaz resfriar o ar.
Acho que nem tudo são flores.... A água vaporizada vai tomar espaço do ar, e a pressão terá que ser maior para manter a eficiência.... Acho que a injeção direta na fase de escape resfriaria a câmara sem comprometer o volume
Acredito que a Bosch e a BMW devem ter testado outras formas, mas a apresentada como solução para o mercado foi essa, grato pela sua contribuição.
Pelo q tb soube a funcao da agua alem de resfriar, na camara de combustao ela nao é compressivel. Diminuindo o espaco e aumentando a taxa de compressao. Foi muito usado na aviação em 1940.
Verdade José.
É tudi di bãaaao .
Opa! Boa noite! Será que tem alguma FT que eu consiga fazer um acionamento de um bico suplementar de água (desmineralizada) de acordo com sensor de temperatura no escapamento? Um projeto simples de um Chevette injetado! Sem booster! Com no máximo ar-condicionado! Sem controle de tração! Sobrando inúmeras entradas e saídas! Pq quando a temperatura no escape chegasse a níveis perigos (isso eu terei que descobrir posteriormente quais serão esses níveis perigos), a ecu acionaria o bico de água (em rotações a cima de 5mil rpm)! E quando a temperatura voltasse a níveis normais ou aceitáveis, a ecu pararia de acionar o bico!
Olá Rodolfo, acredito que o gatilho de acionamento por EGT não seja o correto, pois o que deve ser considerado como informação critica é a temperatura do ar. Para isso pode usar na linha Power FT a saida de eletro ventilador 2 ligada a um relê no pino 86 e uma saida por RPM no relê pino 85, ao cruzar as duas informações de acordo com os parâmetros pode acionar o sistema de injeção de água.
a linha power ft, é capaz de fazer essa injeção, a no plenum por exemplo
Controlar sim.
Se no lugar da água usar gelo seco triturado de forma liguida.
INCRIVEL
Verdade André.
Muito bom já estudei muito sobre mas sempre tive medo. Vamos ver como evolui. Quem sabe meu projeto não receba a nova tecnologia.
Bacana Cezar.
Fantástico Vídeo!
Obrigado pelo elogio Jefferson.
O Oldsmobile Cutlass F85 Jet Fire utilizava esse recurso em 1962
Bacana.
andei muito, muito com a junta queimada num kadett jogando um spray dagua no pistão a camara ficava limpinha saia tudo no escape
Legal .
No Brasil isso não é nescessário. A gasolina já vem com água.
Vdd é 20% de água + 30% de etanol, combustível de alta performance
Olá José Etanol sim cerca de 7%, na Gasolina não temos conhecimento de adição de água.
@@FTEducation Na gasolina se adiciona etanol.
Tem algum estudo pra linha Power FT gerenciar essa injeção de água também?
Olá Claudinei função específica não, mas pode ser usado de varias formas ex: Nitro progressivo ou saida PWM.
E a temperatura da água injetada? Será que deve ser controlada tbm? Inclusive pode reduzir ainda mais a temperatura, caso seja controlada, podendo aumentar o número de moléculas de O2.
Pelo que vimos a temporada é ambiente, porem em lugares muito frios é necessário usar um aditivo para evitar o congelamento.
Turbinas a gás em termelétricas usam água desmineralizada injetada na câmara de combustão.
Bacana Luciano.
Se nao me engano os bombardeios b29 usava algo parecido nos seus motores na segunda guerra mundial.
Bacana Gilson.
E a mistura de 50% de agua e 50% de alcool, ja q o alcool mais exotermico qie a agua, isso ajuda a resfriar mais ainda, mesmo em motores a alcool fica melhor, fora q a injecao de agua descarbonisa o motor ja q o vapor quente e um dos melhores descarbonizantes, so tem vantagem, outro detalhe bacana e dos lancer evo 6 ou 7 q tem de fabrica spray de agua no intercooler, aonde e mt comun usarem agua com gelo nesse tanque de agua q burrifa na frente do intercooler, tecnologia de rally...
Olá, sim nesse caso do Evo a troca de calor do intecooler é auxiliada pela injeção de água externa, mas a água não entra em contato com câmara de combustão.
@@FTEducation sim, e somente uma coisa interessante de alguns carros de rally
Boa noite. Você diz que a água não é combustível. Então nos explica por que a quebra de pistão, biela ou até virabrequim quando do calço hidráulico, já que a água é h2 mais oxigenio.
Porque líquidos não são comprimidos igual os gases, basicamente não há espaço pra água dentro da câmara.
Não quebra por ganho de potência, quebra por resistência mecânica.
Pegue uma seringa vazia, segure a ponta e aperte o embolo. Respita a operação com água no lugar do ar e entenderá como ocorre o calço hidráulico.
Essa é a resposta Dmax e obrigado Daniel.
E uma ideia já antiga e funciona. A ideia mais antiga que começo era dos aviões alemães. Desculpe não tinha visto a metade do vídeo. Kkkk
E se canalizar os tubo do ar condicionado do veículo. Pra uma serpentina dentro da admicao. Assim resfria o ar antes
Falamos disso em outro comentário.
@@FTEducation mas nunca alguém pensou nisso neh ? Antes .... quero créditos em
quem ja dirigiu carro na chuva sabe que a diferença de potencia e significativa
Pode ser uma referência.
show interessante!!!!!!
obrigado
No meu entendimento, não seria mais interessante a vaporização da água no ponto de maior calor do sistema, ou seja, logo após a saída de pressurização da turbina?
Neste caso da BMW seria antes do Watercooler talvez poderia gerar acumulo da água, e a plenum da admissão parece um bom lugar para o liquido expandir, mas é uma boa ideia Victor em outras configurações.
@@FTEducation sim, após o comentário me ocorreu a mesma coisa. Se o spray for entre a saída da turbina e o watercooler/intercooler, com certeza iria causar condensação por conta da saturação do ar mais frio.
Agora, seria interessante imaginar também um cenário onde não houvesse um trocador de calor, como em muitos projetos de rua. Aí sim acredito que seria interessante esta posição do bico injetor de água, talvez fazendo a vez do trocador de calor, e ajudando na diminuição da temperatura do ar.
Top!
Obrigado.
A NH 190 tem esse sistema to pensando em comprar uma .
Bacana Daniel.
Para uma aplicação de fundo de quintal , temos bombas elétricas que possam trabalhar com 6 ou 8 bar ? Por alguns segundos ?
A questões é a compatibilidade destas bombas com água.
Quando a FT irá ter essa função?
Já tem como gerenciar, não com uma função especifica, mas por saída PWM ou como nitro progressivo.
A injeção de agua ela adentra em qual sistema? Admissão ou no próprio sistema de combustível?
Normalmente no coletor de admissão, alguns casos diretamente no cilindro e outros pré mix no combustível.