Portugal Militar poderia fazer um vídeo em como depois destas construções o governo deixou falir os estaleiros de viana do castelo.......onde anda o paulo portas $$$$$$ ????
Concordo com a opinião no vídeo! Um ponto mto importante a do sonar! É um navio que pode ser trabalhado e explorado belicamente. Além de que tb podíamos futuramente fazer outras versões da embarcação ou até um novo tipo de navio, que servisse os nossos propósitos e as nossas capacidades! Uma corvetas talvez, ou até mesmo fragatas! Apenas a minha opinião também! Bom trabalho 👍
Sinceramente parece-me um barco de pesca com uma caçadeira a bordo, estes barcos pela estrutura e serem recentes deviam estar equipados melitar-me para tudo, assim não se conseguem defender de um simples drone. Com o estado que estão as nossas Fragatas devíamos passar duas vezes como gastamos o dinheiro, porque infelizmente á marinha portuguesa cada dia está pior e precisa urgentemente de uma renovação, temos que pensar que Portugal nem sequer tem bactérias de médio e logo alcance para nós defendemos de mísseis, um simples míssil pode destruir de uma só vez metade de todos os F-16 que temos, sem termos capacidade de quê resposta. Já sei que o país tem muitos problemas más a defesa e um deles e não nos damos conta. Bom está também só e a minha opinião.
Muito bom prologo assim como análise da embarcação. Que seja dada continuidade à classe e que seja melhorada. Seria bom aproveitar a experiência e recursos nas próxima décadas, a Viana do Castelo pode ser o embrião de uma futura fragata.
Bom trabalho devemos ter mais deses navios , construção de um ou mais de combate a poluição marítima e na minha opinião deviamos apostar na construção de corvetas e fragatas nem que seja em parceria com o estrangeiro de fabricação portuguesa com melhores armas .
Yduardo Nuno Mendes Vieira e não deixar o único estaleiro naval que os poderia construir com selo de qualidade. ..como em viana do castelo....Governo vergonha
realmente o armamento do NRP Sines e Setúbal com duas metralhadoras Browning 12.7mm é muito pouco a Marinha devia equipar os Patrulhas oceânicos no mínimo com , 1 Peça de artilharia Oto Melara de 30 mm como os dois primeiros navios.
Não é assim tão fácil, para um NPO se tornar uma corveta teria que ter(em teoria) um deslocamento maior, um maior alcance e mais armamento. Para que os NPOs adquirissem estas caracteristicas seria preciso uma grande e cara modificação.Cumprimentos
@@luisnevada Para pessoas como tu que não sabem o que é uma pergunta tem que fazer de andrajoso mas não fique iludido. Não está aqui a fazer nada você para ignorantes como você também fica bem ir a bares de estrolópitecos de categoria. Agora fique bem e não espalhe mais líquido tóxico na internet. Cumprimentos.
Portugal vai precisar de substituir as suas fragatas que estão a ficar velhinhas. Não haverá dinheiro para substituir uma por uma quanto mais para adquirir um destroyer...
Este navio está excelente para patrulha marítima. Realmente só falta mesmo ter um sonar e um radar melhor. Ter a capacidade em os transformar por breves períodos em Navio Hospital seria interessante.
Duvido muito, a nossa marinha nem capacidade para formar um grupo de batalha pra proteger o porta aviões têm. Visto que esses grupos são compostos por algumas fragatas, um ou mais navios de abastecimento, alguns destroyers
Sou de descendência portuguesa. Minha bisavó materna era de Coimbra. Gostei do canal pela honestidade mas em termos militares a força aérea portuguesa está bem equipada com o F-16 mesmo não sendo a versão atual, nos operamos os f-5 que mesmo modernizados infelizmente não são capacitados para a atual realidade...mas isso vai mudar com o gripen NG. Mas Portugal tem capacidade para produzir material bélico de boa qualidade e com chance de exportar para países da união européia.
Acho que seria possivel meter na classe viana do castelo um radar melhor um lançador de missil e outro de tropedos e duas defesas de ponto. Tudo modular.
Gostava de saber mais sobre os navios logístico polivalente , que a Marinha portuguesa quer construir , parece que nunca mais sai do papel esse projeto , e tabem era bom saber se Portugal quer ou tem planos para ter helicópteros de ataque no qual eu acho que fazia muita falta para o exército português ...
A construção de patrulhas nos estaleiro de Viana não é de agora . já em meados dia anos 50 construíram se patrulhas com patente francesa, trabalhei em dois, Grava e Fogo mas foram 5 no total!
Acho que haveria mais uma alteração a fazer.....a "saída" e " entrada" das lanchas do navio. Acho que num navio de patrulha como estes são este sistema não ajuda, bem pelo contrário como em alguns vídeos já postados
Concordo com o upgrade de armamento e sonares. Mas considero que Portugal tem um grave déficit de armamento em termos de mísseis. Todos os nossos navios deviam receber lançadores verticais para serem equipados com mísseis de cruzeiro. Hoje as coisas estão calmas, um dia no futuro não se sabe. E depois se corre para o torto vinga o salve-se quem puder, como acontece agora com o Covid, em que os EUA já estão a açambarcar os primeiros medicamentos. Ou seja, quando o cu aperta, não há amigos.
Os EUA nunca foram amigos de alguém, a não ser dos seus próprios interesses. São como os ingleses. "Empresta-me uma dúzia que no retorno te darei uma dezena".
Portugal nao tem que se preocuparar na compra e armazenamento de misseis etc e sim formar marinheiros ao mais alto nível para que no futuro a nato servirá a todos os navios de guerra Portugueses munição...
São navios de patrulha, creio que para esta extensão de água que Portugal pretende controlar o pais irá precisar de navios de maior porte, pois estes não são compatíveis para a função.
Navio de patrulha oceânica não é um navio de patrulha litoral. Estes navios têm porte para a sua missão, são da envergadura de uma corveta, nome que por algum motivo saiu do léxico militar. E que eles não têm é equipamentos mas envergadura têm.
Adorei o vídeo, está muito completo. Olha a voz está muito boa. Queria deixar-te uma sugestão, porque não fazeres uns vídeos de perguntas e respostas. Eu tenho uma, tu disseste que em caso de necessidade os navios podem ser convertidos em navios de escolta, a dúvida é a seguinte: Os navios da classe Viana podem ser convertidos em Corvetas? E se não for pedir demais, gostava de saber mais sobre a Esquerda Caracol do FAP, eu não sei escrever correctamente o nome dos aviões, mas acho que são os Alphajet, se estiver a escrever errado peço desculpa. Um bom trabalho e o canal está excelente.
A minha questão e se a intenção de marinha e substituir completamente as fragatas por NPO ? Visto que as fragatas no ponto de vista de combate mais intenso estao mais capacitadadas.
Não a Marinha não vai substituir as Fragatas por NPOs, espero eu pelo menos. Os NPOs são navios com um propósito, as Fragatas têm um propósito diferente. Isso deve ser tido em consideração. Cumprimentos
Parabéns à Industria Portuguesa. Eu acho que estes navios sao melhores que os navios venezuelanos que se afastam com qualquer bate pequeno con outro navio por exemplo com um navio de nome Resolute hahaha
" Se querem que fabricarmos manteiga ficaremos obesos,se quiserem ser fortes forjaremos o aço para os nossos canhões" Hermann Göehring,,Militar e Politico Alemão,1935.
2 года назад
Portugal tem poucos recursos para fabricar equipamentos para as três armas razão pela qual deve se especializar na tecnologia de construção naval. Fragatas, navios de desembarque, submarinos.. A classe Viana do Castelo é um exemplo.
Não tem capacidade nem infraestrutura pra isso. É um país que só existe graças aos contribuintes alemães e à moeda euro, que é forte graças à economia alemã. Se o euro fosse depender de Portugal o euro valeria menos que lixo.
Faz sobre a Classe: Bartolomeu Dias! ja sei tudo sobre as Vasco da Gama e os Viana e esses todos... sempre as mesmas xD nunca vi nada assim mais aprofundado sobre essas 2 fragatas mais modernas que as Vasco da Gama, a qualidade as caracteristicas, se têm participado em missoes etc... nao sei nada delas xD das outras ja sei tudo inclusive vejo as sempre nas missoes todas que há! agora essas duas nunca vi em nenhuma missão que me lembre só em fotos no rio tejo! x) e que aliás tambem gostaria de saber porquê, mas bom video mais uma vez! thanks!
Johnny Berserker sobre as de viana sabe tudo??sabia que o governo deixou falir os estaleiros logo depois destas construções? Dos melhores estaleiros da Europa com selo de qualidade + de 1200 pessoas ficaram sem emprego fora restauração e hotelaria...?
Johnny Berserker claro que sim..não falei por mal..so mesmo pk muitas pessoas não fazem ideia que ja tivemos um dos melhores estaleiros a nivel mundial (selo qualidade) e do governo português...governo da altura do paulo portas destruiu quase todo nosso património
Johnny Berserker alem de hoje em dia ser soldador, já fui militar contratado,com missões de paz em alguns países..por isso tambem me interesso muito por este tipo de informação. .abraços
Axima de tudo evpara fazer face á nossa limitada capacidade de recursos financeiros , estes navios deviam serv modulares e existirem modulos q possam ser adicionados para diferentes tipos de missoes . Os russos possuem sistemas modulares em contentor para instalação rapida de misseis kalibr , penso q os patrulhas costeiros holandeses q adquirimos também possuiam essa capacidade , pq os npo não a possuem ?deviam ter ainda sistemas de defesa aerea proxima ciws além de radares com maior alcance . Relativamente aos radaresx, um conjunto de satelites estacionários na zona do nossos mares poderiam ser uma enorme ajuda diminuindo a necessidade de sistemas de radar e com. Complicados
Os patrulhas da Classe Tejo que comprámos vieram da Dinamarca, não da Holanda. Sim, estão equipados com 4 slots Stanflex. en.wikipedia.org/wiki/StanFlex
A nossa Marinha opera o lince, o Brasil também precisa de mais navios para fiscalizar a ZEE. Temos os orions da FAB mas nosso território marítimo é vasto e com poucos navios a tarefa fica árdua. Mas aos poucos estamos progredindo.😁
Quanto aos sensores da classe VdC e à necessidade de serem equipados com sistemas mais capazes, completamente de acordo. A principal missão dos NPO é, tal como o nome indica, patrulha. Estarem equipados com sensores, radares e sonares (?) modernos e de longo alcance é absolutamente fulcral para a sua missão, numa ZEE tão vasta como a nossa (e que poderá aumentar significativamente a curto/médio prazo). Quanto ao armamento, creio que o canhão de 30mm é mais que suficiente. Não estamos a falar de navios de guerra, mas antes de navios cuja principal missão é patrulha e vigilância. Em caso de necessidade de uso de força letal, o canhão instalado será mais do que suficiente para derrotar alvos não militares. Entre manutenção, reabastecimento (estamos sem navio-reabastecedor de momento), treino e rotação das tripulações, o número de navios disponíveis para patrulha oceânica é escasso. Com um custo relativamente baixo e sendo produzidos localmente, é importante aumentar o número de NPO´s ao serviço da Marinha. A fatia de leão do nossa despesa com as FA tem que ser alocada à Marinha. Caso o base design dos VdC seja comprovademente válido e uma plataforma sólida, poder-se-á, a médio prazo, pensar em upgrades à "versão base", mais uma vez com investimento em produção e capacidade nacional. Algo que se provavelmente só acontecerá com os mid-life upgrades, daqui a vários anos.
Pela Global Fire Power, Portugal tem uma força marítima muito fraca, não tendo o minimo de navios para proteger o país, na minha opinião. Nós apenas operamos apenas 5 fragatas, 19 patrulhas e 2 submarinos, não tendo nem contratorpedeiros. O investimento na marinha e nos seus barcos é pouco, mas isto é só a minha opinião
E quantos países têm forças militares capazes de se auto protegerem em caso de uma invasão de vários países? Não sejamos parvos. Portugal foi invadido 3 vezes pelos franceses porque estes tiveram ajuda de Espanha.
@@luisnevada mas nós tivemos o apoio dos britânicos enquanto a família real estava no Brasil. E hoje, uma invasão francesa conseguiria rapidamente vencer guerras em Portugal
o exercito portugues devia ser todo naval, destroyers, comandos navais tipo navy seals, elis avioes para destroyers e caça avioes, f 16 falcon para caça avioes, e fragatas e corvetas para patrulha, exercito terrestre nao faz sentido visto termos um pais muito pequeno e um mar muito grande.
@@quandovcestiverlendoeuvoue1979 para ser sincero, vale mais apena usar esse dinheiro em carros de combate, algo que temos em muito pouco número, ou em aviões (como modernizar os nossos F-16), visto que os navios do NPO2000 são para patrulha oceânica, interceptar grandes cargueiros ou petroleiros, embarcações de pesca etc, não para combate direto em guerra contra Fragatas etc
@@luismendes3307 concordo , modernizar os F16 para a versão mais moderna como o Viper e comprar mais alguns novos caças como o gripen ou o eurofighter e carros de combate da mesma série dos leopard , e claro que temos muita coisa a melhorar como comprar antiaérea mais modernas pois as nossas são muito antigas e de pouco alcance e helicópteros de a ataque pois não temos nenhum temos muitos buracos nas nossas forças armadas que precisam ser preenchidos mas isso atualmente é impossível conforme está a economia , só sei que os estrangeiros tem planos para o nosso mar pois tem muitos recursos no qual Portugal tem pouca capacidade para proteger ...
@@quandovcestiverlendoeuvoue1979 sim mas, os navios do NPO2000 não foram feitos para combater contra Fragatas, porquê transformá-los em algo que não são?
Estes navios só foi possível a construção,com a chegada da empresa privada.Com a empresa pública nada era construído e quem pagava eram os contribuintes.
Concordo com tudo o que foi dito em relação ás melhorias a 100% aliás deviam ter sido logo no início ter sido ter em conta esses parâmetros 37km meus Deus quem anda no mar deve rir desses radares acho que existem tlm adpatos com e melhores que o que estão nos patrulha. Sonar então nem se fala ....como pode não ter é plo menos 2 lançadores mark dos pequenos .para protecção e escolta .é por fim sim um canhão de 76mm ou mais para fazer fogo visto não ter mais nada com que se defender , e o de 30mm para outra posição a fim de fazer uma protecção de 100 % á volta do mesmo .de tiver como sei algo que impede de ter algo mais pesado para fazer fogo por baixo do mesmo que não leva a que se instale um canhão de 76mm arranjar alternativa ,além disso ,sou apologista que se deve ter a fazer parte integrante do navio um pequeno helicóptero para poder funcionar como radar, a vista socorro e ataque a submarinos .como os das fragatas com largada de sonoboias e torpedos o que iria evitar ter a bordo armas fixas de disparo se existem nos helis.acabavam por serem umas corvetas /patrulhas de alto mar ,e escolta a qualquer navio mercante ou não de abastecimento público ou militar não sacrificando as 5 fragatas que tanto falta fazem a nação. Mas é melhor dar meio milhão á pequena da TAP por 30 dias de trabalho e vira a esquina e está na nav. A ganhar mais .vergonha os nossos políticos e pior é quem vota em todos , não existem um comem todos na mesma mesa .seja esq,ou direita .são todos vampiros
lol Conhece alguma marinha do mundo que tenha 500 navios? E vamos supor que até havia dinheiro para 500 navios. Aí uns 480 iam estar parados a estorvar, porque não havia ninguém para os tripular. Isto de falar à toa...
Creo que les falta armamento ,se deben rearmar con potencia ofensiva ,sin complejos portugueses ,a España también los barcos muy buenos ,pero débilmente armados para lo que hay que enfrentarse .un saludo a Portugal desde España .
@@mindtraveller100 obrigado ,pero tenemos los politicos. más corruptos ,si Marruecos. Nos ataca salen todos corriendo como gallinas hermano portugués .
Um navio lento, mal armado e mal equipado. Do tamanho de uma corveta mas sem o armamento de uma corveta. Deveria ser capaz de atingir os 30 nós e ter uma Oto melara de 67mm, um sonar e lançador de torpedos leves, um sistema de lançamento e recolha de drones submarinos pela proa, um radar 3D rotativo e algum tipo de defesa anti aérea. Custa quase 60 milhões de euros cada um quando é pouco mais que uma traineira pintada de cinzento. Pode ter uma tripulação reduzida e ter baixos custos de operação mas a operação que faz é só passear por águas portuguesas para ser visto. Não é com barcos tão ultrapassados e pouco capazes que a indústria naval portuguesa fará qualquer tipo de afirmação no mercado.
Esta classe de navios é uma autêntica vergonha para a marinha portuguesa! Uma Armada que antes do 25 de Abril era uma das mais pujantes do mundo!!!... E agora estamos reduzidos a 5 fragatas, 2 submarinos e 2 corvetas bem velhinhas (falando como é claro de navios de guerra), não de navios desprovidos de peças de artilharia eficazes! Não é por ser novo que é bom! Um destroyer americano passava por cima deste navio e nem abanava... Uma autêntica vergonha naquilo que estamos a transformar as nossas forças armadas.
Meu caro, é verdade que neste momento as Forças Armadas Portuguesas estão a sofrer uma crise de enorme tamanho, desde número de efetivos a equipamentos de má qualidade.Mas neste momento temos de ser realistas e lógicos. Queremos gastar dinheiro a pensar que os EUA vão "invadir" Portugal? Para quê? Muito bem que devemos estar preparados para todas as enventualidades, mas se algum dia os Estados Unidos quiserem "invadir" Portugal, não vão ser armas que os vão impedir, porque essas eles têm muito, mas muito mais do que Portugal. Se me disser que a Classe Viana do Castelo pode estar mais bem armada posso concordar consigo, mas não me diga que é um mau navio. NPOs são navios de patrulha,obviamente que nunca vão estar ao nivel de um destroyer. Nem está a Classe Viana do Castelo, como muitas outras estrangeiras. Cada um pode pensar no que quiser e respeito a opinião de todos, mas a realidade é a realidade, ilusões só causam erros. Cumprimentos
Mas temos de ser honesto a nível de equipamentos de defesa e ataque não tem nada, por bonitos que sejam estamos a fazlar de navios de guerra tem de estar preparados para tudo, não são navios de cruzeiros, eu sei que tudo custa muito dinheiro, e o povo português tem outrás prioridades como a saude e educação.mas não passa nada até que passe, Portugal não tem ninguém sistema de defesa de médio e longo alcance, o que significa que via satélite basta outro país saber onde os poucos caças F-16 estacionados que sao destruidos com um simples misel. E o mundo actual não tem demostrado que não podemos esperar ajuda de ninguém, porque enquanto esperas. La vai tudo por água abaixo.
Portugal era pra ser uma super potência militar, igual era antigamente, já teve uma gigantesca marinha, hoje Portugal e um país sem muito poder, o Brasil que é uma ex colônia, e 4 vezes mais poderoso que Portugal, até Angola e mais forte
@@luisborralho3849 Angola 🇦🇴 e Brasil 🇧🇷 tudo país de 3° mundo. Uma merda de países. Um situado na fossa de esgoto da América latina, o outro situado no estrume do esgoto de África.
O Brasil para o tamanho que tem, tem uma Marinha bem fraca e envelhecida. Brasil é um país muito complicado. Tenho pena dos Brasileiros viverem numa fossa de esgoto de país como o Brasil 🇧🇷 .
Junior Oliveira tu és fraquinho a matemática não é verdade? Sabes quantas vezes é maior a população do Brasil em relação a Portugal? É 21 vezes mais, acho que está tudo dito e quantidade não é sinonimo de qualidade!
Não vale a pena gastar todo o primeiro terço do vídeo a dizer o que já sabemos todos. Para isso já bastam os documentários Americanos, que para falar dos porta-aviões da classe Nimitz começam sempre por falar dos irmãos Wright. Outra questão: Mk lê-se Mark, ou em Português "Modelo" ou "Tipo"; não é éme kapa. A velocidade de um navio ou aeronave indica-se em Nós, nunca em Km/h. O alcance de um radar indica-se sempre em milhas náuticas, nunca em Km. A audiência alvo não importa. A intenção aqui não é dar porrada mas ver um trabalho mais profissional.
Eu sei que tem razão mas sinceramente, não me importa nada que seja em Km e Km/h, até que dá uma simplificação para quem não está habituado a lidar no dia a dia com os nós e as milhas que admito não me são nada familiares!
Temos de nos render às evidências, a marinha portuguesa mete dó! Não há efectivo quanto mais material para o pouco que têm neste momento...portugal está desprotegido nas fronteiras marítimas. Os NPO para os tempos actuais de pouco servem estão limitados enquanto equipamento (diga-se de de software estão bem!) e enquanto número dada a área marítima que temos actualmente...mais uma vez estamos à mercê dos interesses alheios!! A modernização passa por ter 3 "destroyers" pelos 2 Porta-Helicópteros 3 corvetas pesadas 4 Contratorpedeiro ( Visto submarinos que temos apenas 1 operacional enquanto outro sofre manutenção) modernização das fragatas e construção de pelo menos mais 5 Fragatas! Agora dizem e o dinheiro? E a manutenção? Ao termos força de projecção estaríamos de novo na grande mesa do xadrez mundial e facilmente conseguiríamos uma pedaço do bolo...e claro as ilhas desertas que estão de baixo da mira dos espanhóis (tendo estes esticado a corda para apalpar terreno em território marítimo Nacional) transforma-la em base militar como centro de treinamente e c/ manutenção. Desta forma daríamos uma resposta ímpar ao nossos "aliados" de quem manda no pedaço somos nós! Haja coragem...
@@mindtraveller100 menos desvios, menos corrupção e menos pensamentos em construção de aeroporto inúteis e melhor gestão teríamos de longe dinheiro para começar um bom projeto militar com cabeça tronco e membros é com retornos a curto e médio prazo. Já para né, falar no prestígio que adquiríamos que há muito se perdeu.
@@furiouskalash6442 Podámos fazer uma lei a criminalizar a corrupção... Ah não, esquece, isso já existe... lol Não, mas fora de brincadeiras, imagina só o que se comprava com os mais de 5 000 milhões que enterraram no bpn... Já para nem falar nos outros bancos...
NOTA
▪️Podem existir alterações no alcance dos radares.
▪️A Empresa Edisoft, também forneceu equipamento aos 4 NPOs.
Cumprimentos
Poderias fazer um vídeo sobre se Portugal irá comprar alguns helicópteros
de combate
Portugal Militar poderia fazer um vídeo em como depois destas construções o governo deixou falir os estaleiros de viana do castelo.......onde anda o paulo portas $$$$$$ ????
Video copiado do canal " hoje no mundo militar"
E os motores made in Deutschland, que sem eles essa lata velha ficaria boiando igual as caravelas tugas do século XV
@@brunojesus3201Kkkkkkk até nisso eles tem que roubar
Já tivemos bons estaleiros em Portugal! Espero voltar a ver!
Quem é de Portugal, curte aqui.
Desejo sucesso e vitórias, compatriarcas portuguêses 🇵🇹💚💛❤💕💚💛💙🇧🇷💗
Tens um excelente canal, amigo! Abraços do Brasil
Concordo com a opinião no vídeo!
Um ponto mto importante a do sonar!
É um navio que pode ser trabalhado e explorado belicamente. Além de que tb podíamos futuramente fazer outras versões da embarcação ou até um novo tipo de navio, que servisse os nossos propósitos e as nossas capacidades! Uma corvetas talvez, ou até mesmo fragatas!
Apenas a minha opinião também!
Bom trabalho 👍
Muito boas suas observações acho que seriam ótimas neste tipo de embarcação.
Abraços do Brasil.
Adoro este canal continua,faz mt falta🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
A introdução informativa do vídeo foi ótima. Parabéns!
MAde in Portugal :)) é isso que precisamos
Made in Portugal com motores alemães? Propulsão alemã? Tem algo errado aí…
Isso sim é navio moderno e bonito.
Parabéns pela superioridade naval.
Sinceramente parece-me um barco de pesca com uma caçadeira a bordo, estes barcos pela estrutura e serem recentes deviam estar equipados melitar-me para tudo, assim não se conseguem defender de um simples drone. Com o estado que estão as nossas Fragatas devíamos passar duas vezes como gastamos o dinheiro, porque infelizmente á marinha portuguesa cada dia está pior e precisa urgentemente de uma renovação, temos que pensar que Portugal nem sequer tem bactérias de médio e logo alcance para nós defendemos de mísseis, um simples míssil pode destruir de uma só vez metade de todos os F-16 que temos, sem termos capacidade de quê resposta. Já sei que o país tem muitos problemas más a defesa e um deles e não nos damos conta. Bom está também só e a minha opinião.
Se não fossem os motores made in Alemanha essa lata velha ficaria boiando igual as caravelas tugas do século XV 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Superioridade naval em que? Portugal tem uma das menores marinhas do mundo, nem chega entre as 30 maiores kkkkkkkkkk
Temos a terceira maior zona exclosiva marítima do mundo. Toca a construir navios, que fazemos bem, para a proteger!
Fico com a impressao de que este projecto naval portugues tem tudo para ser exportado
A marinha portuguesa em vez de comprar fragatas que são muito caras poderia utilizar NPO 2000 com armamento de fragatas?
Comprimentos
Eu acho que não pois o armamento de fragatas não se adequa ao tipo de missão dos Navios de Patrulha Ociânica mas não tenho 100% certeza
Muito bom prologo assim como análise da embarcação. Que seja dada continuidade à classe e que seja melhorada. Seria bom aproveitar a experiência e recursos nas próxima décadas, a Viana do Castelo pode ser o embrião de uma futura fragata.
O próximo vedeo pode ser sobre a força aerea?
Bom trabalho devemos ter mais deses navios , construção de um ou mais de combate a poluição marítima e na minha opinião deviamos apostar na construção de corvetas e fragatas nem que seja em parceria com o estrangeiro de fabricação portuguesa com melhores armas .
Yduardo Nuno Mendes Vieira e não deixar o único estaleiro naval que os poderia construir com selo de qualidade. ..como em viana do castelo....Governo vergonha
Bom vídeo amigo. Os próximos navios NPO já irão estar equipados com SONAR. Abraço,
realmente o armamento do NRP Sines e Setúbal com duas metralhadoras Browning 12.7mm é muito pouco a Marinha devia equipar os Patrulhas oceânicos no mínimo com ,
1 Peça de artilharia Oto Melara de 30 mm como os dois primeiros navios.
Ou uma peça de 76 mm que Oto Melara tem para equipar navios
É vergonhoso não ter peça de artilharia ou uma arma persuasiva equiparável
Muito bom! Abraços do Brasil!
Grande vídeo continue o bom trabalho
Parabéns pelo vídeo 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Like aplicado
Att: Weliton Marks - Canal Desbravatube
Não podiam fazer atualizações a esses barcos ? Por exemplo atualizar para blindagem casco ou para corvetas ?
Não é assim tão fácil, para um NPO se tornar uma corveta teria que ter(em teoria) um deslocamento maior, um maior alcance e mais armamento. Para que os NPOs adquirissem estas caracteristicas seria preciso uma grande e cara modificação.Cumprimentos
Para ignorantes isso é facílimo
@@luisnevada Para pessoas como tu que não sabem o que é uma pergunta tem que fazer de andrajoso mas não fique iludido. Não está aqui a fazer nada você para ignorantes como você também fica bem ir a bares de estrolópitecos de categoria. Agora fique bem e não espalhe mais líquido tóxico na internet. Cumprimentos.
@@portugalmilitar3462 obrigado !
Parabéns Portugal país lindo Osasco sp
Podes fazer um video sobre os pros e contras sobre Portugal adquirir um Destroyer?
Portugal vai precisar de substituir as suas fragatas que estão a ficar velhinhas.
Não haverá dinheiro para substituir uma por uma quanto mais para adquirir um destroyer...
Este navio está excelente para patrulha marítima. Realmente só falta mesmo ter um sonar e um radar melhor.
Ter a capacidade em os transformar por breves períodos em Navio Hospital seria interessante.
Achas que portugal um dia poderia adquirir um porta aviões?
Talvez mas tomara que vocês não compre um porta aviões que nem o São Paulo séria só desperdício de dinheiro
Já temos dois...Madeira e Açores
@@anakyyns.1061 ahahha mas esses não mexem.
Duvido muito, a nossa marinha nem capacidade para formar um grupo de batalha pra proteger o porta aviões têm. Visto que esses grupos são compostos por algumas fragatas, um ou mais navios de abastecimento, alguns destroyers
Porta helicópteros talvez, já houve planos para isso, porta aviões não acredito mesmo, o porta helicópteros é mais polivalente.
Precisamos armamento pesado na marinha. Misseis e torpedos.
Sim mas custa dinheiro
@@ruioliveira946 se impedissem os a corrupção ajudaria e bastante
A marinha merdeguesa é inexpressiva igual ao país que ela serve (Merdogal)
Achas que seja possível que Portugal algum dia venha a ter um porta-aviões?
Já temos a base das lages está mesmo no meio do Atlântico ancorado.
Sou de descendência portuguesa. Minha bisavó materna era de Coimbra. Gostei do canal pela honestidade mas em termos militares a força aérea portuguesa está bem equipada com o F-16 mesmo não sendo a versão atual, nos operamos os f-5 que mesmo modernizados infelizmente não são capacitados para a atual realidade...mas isso vai mudar com o gripen NG. Mas Portugal tem capacidade para produzir material bélico de boa qualidade e com chance de exportar para países da união européia.
Acho que seria possivel meter na classe viana do castelo um radar melhor um lançador de missil e outro de tropedos e duas defesas de ponto.
Tudo modular.
Gostava de saber mais sobre os navios logístico polivalente , que a Marinha portuguesa quer construir , parece que nunca mais sai do papel esse projeto , e tabem era bom saber se Portugal quer ou tem planos para ter helicópteros de ataque no qual eu acho que fazia muita falta para o exército português ...
A construção de patrulhas nos estaleiro de Viana não é de agora . já em meados dia anos 50 construíram se patrulhas com patente francesa, trabalhei em dois, Grava e Fogo mas foram 5 no total!
Brava e fogo
Acho que haveria mais uma alteração a fazer.....a "saída" e " entrada" das lanchas do navio. Acho que num navio de patrulha como estes são este sistema não ajuda, bem pelo contrário como em alguns vídeos já postados
O canal hoje no mundo militar ja abordou e mostrou essa classe de navios.
100% accorde. a NPO-2000 e so base e pode si muito mas bem equipado.
Concordo com o upgrade de armamento e sonares. Mas considero que Portugal tem um grave déficit de armamento em termos de mísseis. Todos os nossos navios deviam receber lançadores verticais para serem equipados com mísseis de cruzeiro. Hoje as coisas estão calmas, um dia no futuro não se sabe. E depois se corre para o torto vinga o salve-se quem puder, como acontece agora com o Covid, em que os EUA já estão a açambarcar os primeiros medicamentos. Ou seja, quando o cu aperta, não há amigos.
défice e não déficit, pode ser o seu corrector automático, também me acontece por escrever do estrangeiro
@@anakyyns.1061 déficit é em inglês 🙂
Os EUA nunca foram amigos de alguém, a não ser dos seus próprios interesses. São como os ingleses.
"Empresta-me uma dúzia que no retorno te darei uma dezena".
@@luisnevada tal e qual 👍
Portugal nao tem que se preocuparar na compra e armazenamento de misseis etc e sim formar marinheiros ao mais alto nível para que no futuro a nato servirá a todos os navios de guerra Portugueses munição...
Otimo vidio!
E também concordo com a tua opinião.
Mais importante do que isso, dê o like! Agora é que disseste tudo!
São navios de patrulha, creio que para esta extensão de água que Portugal pretende controlar o pais irá precisar de navios de maior porte, pois estes não são compatíveis para a função.
Navio de patrulha oceânica não é um navio de patrulha litoral.
Estes navios têm porte para a sua missão, são da envergadura de uma corveta, nome que por algum motivo saiu do léxico militar.
E que eles não têm é equipamentos mas envergadura têm.
@@marpagapal3312 Tamanho não é tudo, como você mesmo colocou, lhe faltam os meios, é um navio grande mas com equipamento de um de patrulha.
@@marpagapal3312 P.S. em um ponto você tem razão, ao reler o que escrevi, vi que o erro foi meu, ao colocar "navios de maior porte", me expressei mal.
Queremos Viana do Castelo a funcionar
Adorei o vídeo, está muito completo. Olha a voz está muito boa. Queria deixar-te uma sugestão, porque não fazeres uns vídeos de perguntas e respostas. Eu tenho uma, tu disseste que em caso de necessidade os navios podem ser convertidos em navios de escolta, a dúvida é a seguinte: Os navios da classe Viana podem ser convertidos em Corvetas? E se não for pedir demais, gostava de saber mais sobre a Esquerda Caracol do FAP, eu não sei escrever correctamente o nome dos aviões, mas acho que são os Alphajet, se estiver a escrever errado peço desculpa. Um bom trabalho e o canal está excelente.
A minha questão e se a intenção de marinha e substituir completamente as fragatas por NPO ? Visto que as fragatas no ponto de vista de combate mais intenso estao mais capacitadadas.
Não a Marinha não vai substituir as Fragatas por NPOs, espero eu pelo menos. Os NPOs são navios com um propósito, as Fragatas têm um propósito diferente. Isso deve ser tido em consideração. Cumprimentos
@@portugalmilitar3462 Com a desativaçao de 3 fragatas das 5 que a marinha tem a tendencia parece essa, mas obrigado e continua fazer um bom trabalho
Parabéns à Industria Portuguesa. Eu acho que estes navios sao melhores que os navios venezuelanos que se afastam com qualquer bate pequeno con outro navio por exemplo com um navio de nome Resolute hahaha
Indústria de bacalhau e vinho 😂😂😂😂😂😂
Sem os motores feitos na Alemanha essa lata velha iria ficar boiando igual as caravelas tugas do século XV 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Estes navios não têm misseis ? Anti aéreos e torpedos ? Como combater outras forças invasoras ? Não têm sonares ?
Não é o dever desse tipo de navio combater forças invasoras.
" Se querem que fabricarmos manteiga ficaremos obesos,se quiserem ser fortes forjaremos o aço para os nossos canhões" Hermann Göehring,,Militar e Politico Alemão,1935.
Portugal tem poucos recursos para fabricar equipamentos para as três armas razão pela qual deve se especializar na tecnologia de construção naval. Fragatas, navios de desembarque, submarinos.. A classe Viana do Castelo é um exemplo.
Então e agora? Anti-aéreas?
Faz uma referencia as antigas chaimites Portuguesas :)
Também de fabrico Nacional
EXCELENTE!!! Acompanhamos no Mar da China.
Portugal tem que tentar ter fabricaçao local, da emprego, e poupa se mais dinheiro ao longo prazo, porque fazer projetos custa dinheiro
Não tem capacidade nem infraestrutura pra isso. É um país que só existe graças aos contribuintes alemães e à moeda euro, que é forte graças à economia alemã. Se o euro fosse depender de Portugal o euro valeria menos que lixo.
"exclusiva"!
Apoiado na sugestão. Independentemente da missão, no entanto.
So protege o mar caso ninguem nos ataque. Pois em caso de ataque parece um barco insuflavel.
Faz sobre a Classe: Bartolomeu Dias! ja sei tudo sobre as Vasco da Gama e os Viana e esses todos... sempre as mesmas xD nunca vi nada assim mais aprofundado sobre essas 2 fragatas mais modernas que as Vasco da Gama, a qualidade as caracteristicas, se têm participado em missoes etc... nao sei nada delas xD das outras ja sei tudo inclusive vejo as sempre nas missoes todas que há! agora essas duas nunca vi em nenhuma missão que me lembre só em fotos no rio tejo! x) e que aliás tambem gostaria de saber porquê, mas bom video mais uma vez! thanks!
Abraço irmão Português! Gostamos do nosso País quase milenar. Abraço de sangue
🇵🇹PORTUGAL🇵🇹 😎👊💪
Johnny Berserker sobre as de viana sabe tudo??sabia que o governo deixou falir os estaleiros logo depois destas construções? Dos melhores estaleiros da Europa com selo de qualidade + de 1200 pessoas ficaram sem emprego fora restauração e hotelaria...?
@@londondrydry7751 nao sabia, mas "nada de novo" no meu país... e estava a falar da embarcação em si
Johnny Berserker claro que sim..não falei por mal..so mesmo pk muitas pessoas não fazem ideia que ja tivemos um dos melhores estaleiros a nivel mundial (selo qualidade) e do governo português...governo da altura do paulo portas destruiu quase todo nosso património
Johnny Berserker alem de hoje em dia ser soldador, já fui militar contratado,com missões de paz em alguns países..por isso tambem me interesso muito por este tipo de informação. .abraços
Axima de tudo evpara fazer face á nossa limitada capacidade de recursos financeiros , estes navios deviam serv modulares e existirem modulos q possam ser adicionados para diferentes tipos de missoes . Os russos possuem sistemas modulares em contentor para instalação rapida de misseis kalibr , penso q os patrulhas costeiros holandeses q adquirimos também possuiam essa capacidade , pq os npo não a possuem ?deviam ter ainda sistemas de defesa aerea proxima ciws além de radares com maior alcance . Relativamente aos radaresx, um conjunto de satelites estacionários na zona do nossos mares poderiam ser uma enorme ajuda diminuindo a necessidade de sistemas de radar e com. Complicados
Os patrulhas da Classe Tejo que comprámos vieram da Dinamarca, não da Holanda. Sim, estão equipados com 4 slots Stanflex.
en.wikipedia.org/wiki/StanFlex
🇵🇹🇵🇹🇵🇹CHEGA 🇵🇹🇵🇹🇵🇹CHEGA🇵🇹🇵🇹🇵🇹CHEGA🇵🇹🇵🇹🇵🇹PORTUGAL🇵🇹🇵🇹🇵🇹PORTUGAL🇵🇹🇵🇹🇵🇹 PORTUGAL🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Se foi feito em Viana do Castelo isso é boa notícia
Se vamos investir tem que ter tecnologia avançada. Se não gastamos dinheiro dos contribuintes para quê!
A nossa Marinha opera o lince, o Brasil também precisa de mais navios para fiscalizar a ZEE. Temos os orions da FAB mas nosso território marítimo é vasto e com poucos navios a tarefa fica árdua. Mas aos poucos estamos progredindo.😁
Quanto aos sensores da classe VdC e à necessidade de serem equipados com sistemas mais capazes, completamente de acordo.
A principal missão dos NPO é, tal como o nome indica, patrulha. Estarem equipados com sensores, radares e sonares (?) modernos e de longo alcance é absolutamente fulcral para a sua missão, numa ZEE tão vasta como a nossa (e que poderá aumentar significativamente a curto/médio prazo).
Quanto ao armamento, creio que o canhão de 30mm é mais que suficiente. Não estamos a falar de navios de guerra, mas antes de navios cuja principal missão é patrulha e vigilância. Em caso de necessidade de uso de força letal, o canhão instalado será mais do que suficiente para derrotar alvos não militares.
Entre manutenção, reabastecimento (estamos sem navio-reabastecedor de momento), treino e rotação das tripulações, o número de navios disponíveis para patrulha oceânica é escasso. Com um custo relativamente baixo e sendo produzidos localmente, é importante aumentar o número de NPO´s ao serviço da Marinha.
A fatia de leão do nossa despesa com as FA tem que ser alocada à Marinha.
Caso o base design dos VdC seja comprovademente válido e uma plataforma sólida, poder-se-á, a médio prazo, pensar em upgrades à "versão base", mais uma vez com investimento em produção e capacidade nacional. Algo que se provavelmente só acontecerá com os mid-life upgrades, daqui a vários anos.
Pela Global Fire Power, Portugal tem uma força marítima muito fraca, não tendo o minimo de navios para proteger o país, na minha opinião. Nós apenas operamos apenas 5 fragatas, 19 patrulhas e 2 submarinos, não tendo nem contratorpedeiros. O investimento na marinha e nos seus barcos é pouco, mas isto é só a minha opinião
E quantos países têm forças militares capazes de se auto protegerem em caso de uma invasão de vários países? Não sejamos parvos.
Portugal foi invadido 3 vezes pelos franceses porque estes tiveram ajuda de Espanha.
@@luisnevada mas nós tivemos o apoio dos britânicos enquanto a família real estava no Brasil. E hoje, uma invasão francesa conseguiria rapidamente vencer guerras em Portugal
@@superrat7898 não e bem assim amigo temos uma forte forca maritima
A quantidade de barcos não importa e os portugueses sabem bem disso
@@PedroNunes-hl3ri Podia ser melhor mas temos bons equipamentos. Portugal!🇵🇹
Falta uma boa pessa de tiro rápido naval.
Boa porcari@ de vídeo
FALTA UM PORTA HELICOPTEROS TEM QUE SER COM MUITA URGENCIA
o exercito portugues devia ser todo naval, destroyers, comandos navais tipo navy seals, elis avioes para destroyers e caça avioes, f 16 falcon para caça avioes, e fragatas e corvetas para patrulha, exercito terrestre nao faz sentido visto termos um pais muito pequeno e um mar muito grande.
Têm que ter tecnologia e lança misseis ou rockets! Senão isso é sónpara passear
A traineira cinza.
Será que eles podiam futuramente ser adaptados com mísseis de ateque ou mísseis Ati aéreos e radares mais poderosos ?
Duvido
@@luismendes3307 capacidade o navio tem mas agora fazem o investimento isso eu duvido ...
@@quandovcestiverlendoeuvoue1979 para ser sincero, vale mais apena usar esse dinheiro em carros de combate, algo que temos em muito pouco número, ou em aviões (como modernizar os nossos F-16), visto que os navios do NPO2000 são para patrulha oceânica, interceptar grandes cargueiros ou petroleiros, embarcações de pesca etc, não para combate direto em guerra contra Fragatas etc
@@luismendes3307 concordo , modernizar os F16 para a versão mais moderna como o Viper e comprar mais alguns novos caças como o gripen ou o eurofighter e carros de combate da mesma série dos leopard , e claro que temos muita coisa a melhorar como comprar antiaérea mais modernas pois as nossas são muito antigas e de pouco alcance e helicópteros de a ataque pois não temos nenhum temos muitos buracos nas nossas forças armadas que precisam ser preenchidos mas isso atualmente é impossível conforme está a economia , só sei que os estrangeiros tem planos para o nosso mar pois tem muitos recursos no qual Portugal tem pouca capacidade para proteger ...
@@quandovcestiverlendoeuvoue1979 sim mas, os navios do NPO2000 não foram feitos para combater contra Fragatas, porquê transformá-los em algo que não são?
Estes navios só foi possível a construção,com a chegada da empresa privada.Com a empresa pública nada era construído e quem pagava eram os contribuintes.
Se nao tem sonar nao servem para grande coisa.
Concordo com tudo o que foi dito em relação ás melhorias a 100% aliás deviam ter sido logo no início ter sido ter em conta esses parâmetros 37km meus Deus quem anda no mar deve rir desses radares acho que existem tlm adpatos com e melhores que o que estão nos patrulha. Sonar então nem se fala ....como pode não ter é plo menos 2 lançadores mark dos pequenos .para protecção e escolta .é por fim sim um canhão de 76mm ou mais para fazer fogo visto não ter mais nada com que se defender , e o de 30mm para outra posição a fim de fazer uma protecção de 100 % á volta do mesmo .de tiver como sei algo que impede de ter algo mais pesado para fazer fogo por baixo do mesmo que não leva a que se instale um canhão de 76mm arranjar alternativa ,além disso ,sou apologista que se deve ter a fazer parte integrante do navio um pequeno helicóptero para poder funcionar como radar, a vista socorro e ataque a submarinos .como os das fragatas com largada de sonoboias e torpedos o que iria evitar ter a bordo armas fixas de disparo se existem nos helis.acabavam por serem umas corvetas /patrulhas de alto mar ,e escolta a qualquer navio mercante ou não de abastecimento público ou militar não sacrificando as 5 fragatas que tanto falta fazem a nação. Mas é melhor dar meio milhão á pequena da TAP por 30 dias de trabalho e vira a esquina e está na nav. A ganhar mais .vergonha os nossos políticos e pior é quem vota em todos , não existem um comem todos na mesma mesa .seja esq,ou direita .são todos vampiros
Devíamos ter 500 destes... armados até aos dentes...
lol
Conhece alguma marinha do mundo que tenha 500 navios?
E vamos supor que até havia dinheiro para 500 navios. Aí uns 480 iam estar parados a estorvar, porque não havia ninguém para os tripular. Isto de falar à toa...
Ótimo canal🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷😎
😂😂😂😂 sem canhao
Navio made in Pobregal com motores feitos na Alemanha? Tem algo errado aí? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Creo que les falta armamento ,se deben rearmar con potencia ofensiva ,sin complejos portugueses ,a España también los barcos muy buenos ,pero débilmente armados para lo que hay que enfrentarse .un saludo a Portugal desde España .
A Espanha tem das melhores fragatas do mundo, as F100... Não queira comparar...
@@mindtraveller100 obrigado ,pero tenemos los politicos. más corruptos ,si Marruecos. Nos ataca salen todos corriendo como gallinas hermano portugués .
first!
Tudo vai depender do... Carcanhol!!!!
Mas isto é a minha opinião.
Agora sim estamos pertos dos estados unidos a nível militar... Bem protegidos contra invasores...
Nem perto dos Estado Unidos....
@@quandovcestiverlendoeuvoue1979 estou a gozar como é óbvio...👍
meu sobrenome é Viana :v
So tem BR aqui?
Um navio lento, mal armado e mal equipado.
Do tamanho de uma corveta mas sem o armamento de uma corveta.
Deveria ser capaz de atingir os 30 nós e ter uma Oto melara de 67mm, um sonar e lançador de torpedos leves, um sistema de lançamento e recolha de drones submarinos pela proa, um radar 3D rotativo e algum tipo de defesa anti aérea.
Custa quase 60 milhões de euros cada um quando é pouco mais que uma traineira pintada de cinzento.
Pode ter uma tripulação reduzida e ter baixos custos de operação mas a operação que faz é só passear por águas portuguesas para ser visto.
Não é com barcos tão ultrapassados e pouco capazes que a indústria naval portuguesa fará qualquer tipo de afirmação no mercado.
Enaltecer a mediocridade não é opção.Bons navios para a pesca do bacalhau...😏
Para a frota do bacalhau! Os armadores que os comprem. Não é os meus impostos que têm que pagar a privados e que ainda por cima, pagam muito mal!
Esta classe de navios é uma autêntica vergonha para a marinha portuguesa! Uma Armada que antes do 25 de Abril era uma das mais pujantes do mundo!!!... E agora estamos reduzidos a 5 fragatas, 2 submarinos e 2 corvetas bem velhinhas (falando como é claro de navios de guerra), não de navios desprovidos de peças de artilharia eficazes! Não é por ser novo que é bom! Um destroyer americano passava por cima deste navio e nem abanava... Uma autêntica vergonha naquilo que estamos a transformar as nossas forças armadas.
Meu caro, é verdade que neste momento as Forças Armadas Portuguesas estão a sofrer uma crise de enorme tamanho, desde número de efetivos a equipamentos de má qualidade.Mas neste momento temos de ser realistas e lógicos. Queremos gastar dinheiro a pensar que os EUA vão "invadir" Portugal? Para quê? Muito bem que devemos estar preparados para todas as enventualidades, mas se algum dia os Estados Unidos quiserem "invadir" Portugal, não vão ser armas que os vão impedir, porque essas eles têm muito, mas muito mais do que Portugal.
Se me disser que a Classe Viana do Castelo pode estar mais bem armada posso concordar consigo, mas não me diga que é um mau navio. NPOs são navios de patrulha,obviamente que nunca vão estar ao nivel de um destroyer. Nem está a Classe Viana do Castelo, como muitas outras estrangeiras.
Cada um pode pensar no que quiser e respeito a opinião de todos, mas a realidade é a realidade, ilusões só causam erros. Cumprimentos
A Armada Portuguesa, uma das mais pujantes do mundo, antes do 25 de Abril? lol Antes, mas muito antes mesmo. Tipo século 16...
Mas temos de ser honesto a nível de equipamentos de defesa e ataque não tem nada, por bonitos que sejam estamos a fazlar de navios de guerra tem de estar preparados para tudo, não são navios de cruzeiros, eu sei que tudo custa muito dinheiro, e o povo português tem outrás prioridades como a saude e educação.mas não passa nada até que passe, Portugal não tem ninguém sistema de defesa de médio e longo alcance, o que significa que via satélite basta outro país saber onde os poucos caças F-16 estacionados que sao destruidos com um simples misel. E o mundo actual não tem demostrado que não podemos esperar ajuda de ninguém, porque enquanto esperas. La vai tudo por água abaixo.
Portugal era pra ser uma super potência militar, igual era antigamente, já teve uma gigantesca marinha, hoje Portugal e um país sem muito poder, o Brasil que é uma ex colônia, e 4 vezes mais poderoso que Portugal, até Angola e mais forte
Brasil está bem agora Angola 😂
@@luisborralho3849 Angola 🇦🇴 e Brasil 🇧🇷 tudo país de 3° mundo. Uma merda de países. Um situado na fossa de esgoto da América latina, o outro situado no estrume do esgoto de África.
O Brasil para o tamanho que tem, tem uma Marinha bem fraca e envelhecida. Brasil é um país muito complicado. Tenho pena dos Brasileiros viverem numa fossa de esgoto de país como o Brasil 🇧🇷 .
Junior Oliveira tu és fraquinho a matemática não é verdade? Sabes quantas vezes é maior a população do Brasil em relação a Portugal? É 21 vezes mais, acho que está tudo dito e quantidade não é sinonimo de qualidade!
@@luisborralho3849 Angola tem muita força, com um exército bem treinado em selva, e maior que o de Portugal
Não vale a pena gastar todo o primeiro terço do vídeo a dizer o que já sabemos todos. Para isso já bastam os documentários Americanos, que para falar dos porta-aviões da classe Nimitz começam sempre por falar dos irmãos Wright.
Outra questão: Mk lê-se Mark, ou em Português "Modelo" ou "Tipo"; não é éme kapa. A velocidade de um navio ou aeronave indica-se em Nós, nunca em Km/h. O alcance de um radar indica-se sempre em milhas náuticas, nunca em Km. A audiência alvo não importa. A intenção aqui não é dar porrada mas ver um trabalho mais profissional.
Eu sei que tem razão mas sinceramente, não me importa nada que seja em Km e Km/h, até que dá uma simplificação para quem não está habituado a lidar no dia a dia com os nós e as milhas que admito não me são nada familiares!
Temos de nos render às evidências, a marinha portuguesa mete dó! Não há efectivo quanto mais material para o pouco que têm neste momento...portugal está desprotegido nas fronteiras marítimas. Os NPO para os tempos actuais de pouco servem estão limitados enquanto equipamento (diga-se de de software estão bem!) e enquanto número dada a área marítima que temos actualmente...mais uma vez estamos à mercê dos interesses alheios!!
A modernização passa por ter 3 "destroyers" pelos 2 Porta-Helicópteros 3 corvetas pesadas 4 Contratorpedeiro ( Visto submarinos que temos apenas 1 operacional enquanto outro sofre manutenção) modernização das fragatas e construção de pelo menos mais 5 Fragatas!
Agora dizem e o dinheiro? E a manutenção? Ao termos força de projecção estaríamos de novo na grande mesa do xadrez mundial e facilmente conseguiríamos uma pedaço do bolo...e claro as ilhas desertas que estão de baixo da mira dos espanhóis (tendo estes esticado a corda para apalpar terreno em território marítimo Nacional) transforma-la em base militar como centro de treinamente e c/ manutenção.
Desta forma daríamos uma resposta ímpar ao nossos "aliados" de quem manda no pedaço somos nós! Haja coragem...
Acabaste por não responder à questão do dinheiro...
@@mindtraveller100 menos desvios, menos corrupção e menos pensamentos em construção de aeroporto inúteis e melhor gestão teríamos de longe dinheiro para começar um bom projeto militar com cabeça tronco e membros é com retornos a curto e médio prazo. Já para né, falar no prestígio que adquiríamos que há muito se perdeu.
@@furiouskalash6442 Podámos fazer uma lei a criminalizar a corrupção... Ah não, esquece, isso já existe... lol
Não, mas fora de brincadeiras, imagina só o que se comprava com os mais de 5 000 milhões que enterraram no bpn... Já para nem falar nos outros bancos...
Eu quero saber por que Países de primeiro mundo como Portugal não tem Forças Armadas como o Brasil que é País de Terceiro mundo?
É porque vocês não tem um orçamento alto para as forças armadas
Porque o Brasil tem demasiada população e muito soldados e pelo que sei os vossos salários no exército são bons coisa que aqui não é...
@@gabrieldossantos2900 vc quer dizer Salários de Militares?
Para dimensão do Brasil, as suas forças são uma piada.
Se tivesses calada não passavas vergonha!
@@gislainesouza2560não, de dinheiro para pagamento de soldados e compra de armamentos , o Brasil enveste 29 b de dólares
Made in Portugal? Como um país que só exporta azeite e vinho vai ter capacidade pra construir navios de guerra? Kkkkkkkkkkkkkk
Querer é poder!
Muitooo fracos .....