LIMPANDO VERNIZ PU PARA NÃO SER O FIM DO AERÓGRAFO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 янв 2025

Комментарии • 33

  • @seahorseinc6399
    @seahorseinc6399 5 месяцев назад

    MUITO BOM

  • @ironiasincera1061
    @ironiasincera1061 2 месяца назад +1

    Consigo usar apenas óleo refinado no aerógrafo?seria para outros fins..

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  2 месяца назад

      Se for um óleo fino, tipo WD-40, Óleo de Peroba, óleos finos ... certamente mas se for Óleo automotivo ou similares que são mais densos vai ter dificuldades

  • @robertolemos-artesao1605
    @robertolemos-artesao1605 3 года назад +1

    Obrigado pela dica.

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 года назад +1

      Já estraguei 2 aerógrafos com PU ... meio que dica de gato escaldado !!

  • @garciademoura
    @garciademoura 3 месяца назад +1

    Como é o nome desse misturador?

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 месяца назад

      Oi Garcia! É um misturador de tinta para modelismo e plastimodelismo. O meu é bem antigo. Mas dá pro gasto!!!

    • @garciademoura
      @garciademoura 3 месяца назад

      @@miniaturaDEMETRIUS Obrigado

  • @Neves90
    @Neves90 3 года назад +2

    Excelente explicação, teria como vc fazer um vídeo de dicas de como armazenar as tintas automotivas e sobre diluição. Desde já agradeço pela atenção, forte abraço

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 года назад

      Oi Chico! Guardo minhas tintas automotivas em vidrinhos dentro de um isopor para deixar fora do calor mas elas vão secar uma hora ou outra e a diluição vai muito do bico do aerógrafo e em alguns casos o melhor é usar uma mini pistola para não desconfigurar muito a mistura recomendada pelo fabricante da tinta e obter o melhor resultado de pintura no caso das tintas automotivas, mas assim que surgir oportunidade aproveito o gancho para esse assunto interessante

  • @recarvalhosilva
    @recarvalhosilva 11 месяцев назад

    Vídeo essencial pra iniciantes, como eu! Muito obrigado pela aula! Segui o passo a passo para limpeza após utilizar verniz PU e no dia seguinte o aerógrafo estava dando "soquinhos" ao pulverizar a tinta... O que deve ter acontecido? Será que foi o thinner que usei? Qual seria o mais indicado para limpar verniz PU do aerógrafo? Desde já, muito obrigado!

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  11 месяцев назад +1

      Verniz PU é um dos líquidos mais difíceis de limpar em um aerógrafo. Vai precisar de uma limpeza profunda. Desmontar todo ele e limpar principalmente o bico e a agulha. Mas antes de fazer isto desmonte apenas a área do bico e da agulha. O solvente é sempre o indicado para o tipo de tinta usado no caso thinner PU poliéster nenhum outro. Boa sorte na limpeza e se estiver muito ruim tire umas fotos e envie para mim no email miniaturasdemetrius@gmail.com que tento te ajudar. M

    • @recarvalhosilva
      @recarvalhosilva 11 месяцев назад

      Muito obrigado pela ajuda meu amigo! Usei o thinner 454 da SW, mas mesmo assim deve ter ficado algum resíduo... Vou fazer o procedimento e qualquer coisa entro em contato! Mais uma vez, muito obrigado!

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  11 месяцев назад +1

      Possivelmente. Esse verniz é traiçoeiro. Já perdi aerógrafos por causa dele. O ideal é que o thinner seja do mesmo fabricante da tinta usada e limpo imediatamente após o uso ou se o uso for prolongado, esvaziar a cuba do verniz, encher de thinner e pressionar o gatilho até que todo solvente tenha passado pela agulha e se perceba que o jato está forte e com boa vazão...recolocar o verniz e continuar o trabalho e assim que terminar a limpeza. São 5 minutos envernizando e 60 minutos limpando os dutos! Qualquer algo estamos por aqui!!!

  • @jeffersonb1797
    @jeffersonb1797 3 месяца назад

    Posso usar primer PU no aerógrafo?

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 месяца назад +1

      Não aconselho, vai perder o aerógrafo. Talvez nos chineses, aqueles de 70,00 de plástico preto e ponta dourada com que tem o bico maior, mas mesmo assim vai perder ... experimente em pistola para micro pintura e retoque. Está entre o aerógrafo e a pistola de pintura. Essa aguenta o primer PU desde que muito bem limpa após o uso!

  • @PedroBifCUSTOMICE
    @PedroBifCUSTOMICE 2 года назад

    Boa noite amigo. Realizo o processo do vídeo mas como utilizo quase todos os dias para aplicar o verniz, o aerografo acaba nao durando nem 30 dias. Gostaria de saber se a mini pistola é realmente mais resistente para esse uso, pois preciso ter a certeza antes de investir no compressor. Abç

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  2 года назад +1

      Pedro perdoe a demora, só hoje vi as mensagens! Sua pergunta é bem interessante.
      Para usar aerógrafo direto em verniz PU é preciso saber se as peças de retenção são de teflon que resistem ao solvente. Interessante que seja um aerógrafo nacional pois você junto ao fabricante pode comprar peças de reposição como bicos, agulhas, anéis de vedação para futuras substituições em caso de um descuido ou demora na limpeza o que as vezes acontece...aquele estalo "Ichi! Esqueci a cuba com verniz..."
      O ideal para tinta e verniz PU uma limpeza geral depois do uso desmontando tudo e lubrificar a agulha e o mais importante para uso contínuo...não montar imediatamente após limpo. Monte quando for pintar ou no dia seguinte. Isso para que o solvente evapore totalmente dos anéis de vedação e não fique em contato por muito tempo com esses elementos já que fechado demora mais para evaporar.
      Mini pistola profissional de repintura automotiva não é barata. Exceto as Ling o barato que vai sari caro ;;;; Vai depender da escala que você costuma pintar se for 1/18 , 1/25 não vai ter muito problema com mini pistolas mais se for 1/64 , 50, 43 ou 35 talvez tenha pela quantidade de líquido que sai no jato. Vai precisar treinar distância de aplicação, o gasto de material vai triplicar, a pressão de trabalho é maior que o aerógrafo mas a vida útil é longa por causa do calibre da agulha e do bico. Como são bem maiores fica fácil de limpar e bem mais prático porque não parecem um relógio suíço cheio de pecinhas para reencaixar.
      você pode pesquisar também por aerógrafo profissional de micro pintura automotiva que mora entre a pistola e o aerógrafo convencional. Minha dica é que continue sendo nacional porque vai ter assistência técnica e reposição de peças. Tanto pistola quanto aerógrafo. Meus aerógrafos duram em média 2 a 3 anos porque são 3 minutos pintando uma hora limpando. Outra dica que uso é durante pinturas que serão demoradas volta e meio quando a cuba esvazia encho de solvente e esgoto duas ou três vezes intercalado com uma retrolavagem, depois recoloco o verniz e prossigo e se é muito demorado repito varias vezes esse procedimento toda vez que percebo o fluxo de saída ter dado uma baixada. Terminado a pintura ou verniz dou uma geral desmontando tudo para limpeza a fundo. Se for verniz o truque de usar tinta com cor funciona muito porque como o verniz é incolor nunca teremos certeza que saiu totalmente e jogando uma poliester qualquer na cuba quando sair o fluxo incolor e a retrolavagem estiver incolor sabemos que os dutos não possuem mais resíduos, aí é desmontar e limpar lubrificando as partes. Verifique também se a tinta está passando para câmara anterior a cuba onde fica mola, corpo de agulha, gatilho...se estiver sujo de tinta o anel de retenção não está vedando. As vezes uma pequena regulagem no parafuso do anel ajusta a vedação. O teste é simples...se a agulha corre muito fácilmente sinal de que está frouxo se a agulha tem dificuldade de correr ou o gatilho demora a voltar está apertado demais. É um ajuste fino que precisa de paciência...mas se nunca mexeu nisso aconselho não mexer, use um cobaia para treinar se for o caso. Espero ter sido útil na sua decisão de compra. Ah sim...como a agulha foi lubrificada e os anéis de vedação possivelmente também...ANTES de pintar ou envernizar encha a cuba de solvente e esgote, isso limpará a agulha do óleo e não haverá problemas com a tinta que pode se misturar ao óleo que apesar de ser ínfimo, tinta e óleo não se entendem!

    • @PedroBifCUSTOMICE
      @PedroBifCUSTOMICE 2 года назад

      @@miniaturaDEMETRIUS caramba! que aula meu amigo. Agradeço demais a atenção e a ajuda. Vai me ajudar muito. Abraço!

  • @luizjunior3577
    @luizjunior3577 3 года назад

    Demetrius quando limpo meu autógrafo burrifo um pouco de água raz a gordura que tem no próprio solvente raz funciona que é uma beleza.

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 года назад

      Oi Luiz! Água raz é realmente um solvente poderoso mas tive problemas com ela uma vez quando alternei da automotiva para a tinta acrílica. Desde então uso o solvente recomendado pelo fabricante da tinta dentro da limpeza sem desmonte mas uso raz quando preciso de uma limpeza geral profunda e no final acabo sempre no thiner e na água!

  • @fabiosouza8039
    @fabiosouza8039 3 года назад

    Adorei a idéia da tinta poliéster como referência visual, parabéns!!
    O verniz mesmo sendo diluído com Thinner ainda fica com bom acabamento?? Você usa thinner PU na diluição certo??

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 года назад +1

      Sim Fábio! Mas....Não tem a resistência que teria usando as medidas originais do fabricante. Visualmente não haverá diferença mas na prática ele é bem mais fraco. Vai ter o mesmo brilho, aceita polimento mas no fundo é uma casquinha mínima.
      Porém serve ao propósito já que as peças são de coleção e não vão nem de longe passar por tudo que passa um carro de verdade, sol, chuva, calor, frio ........

    • @fabiosouza8039
      @fabiosouza8039 3 года назад

      @@miniaturaDEMETRIUS com essa resposta, me fez repensar o uso do aerógrafo para bolhas rígidas, uma vez que elas acabam batendo ou coisa do tipo.
      Não me refiro as batidas em alta velocidade, afinal, as bolhas rígidas são usadas em 95% automodelos do tipo crawler ou caminhões, onde priorisamos o torque ao invés da velocidade, nos caminhões acho mais difícil ainda algum tipo de acidente, mas no crawler é mais comum, afinal usamos para trilhas mesmo, mas como disse em baixas velocidades.

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  2 года назад +1

      Não entendo muito de bolha, nem sei se o que vou falar vai soar como besteira...mas...na minha cabeça imagino que tintas rígidas a base de resina são quebradiças. Imagino também que a pintura da bolha é interna (o efeito de brilho seria do próprio material externo creio eu ) Será que tinta sintética que é maleável não seria boa solução para pintura interna já que não trinca nem solta placa? Uma resposta para as cobaias ... responderem !!!

    • @fabiosouza8039
      @fabiosouza8039 2 года назад

      @@miniaturaDEMETRIUS na prática, existem dois tipos de bolhas.
      1- bolhas em policarbonato, essas sim são maleáveis e em sua maioria as mais usuais, requerem tintas específicas que além de não agredir a transparência, também podem sofrer impactos ou torções, sem tricar ou correr riscos de desplacamento. Em 90% dos casos são pintadas internamente, onde sim, o brilho fica por conta do próprio policarbonato.
      Em alguns casos, onde é feito algum tipo de efeito na pintura, seja rusty ou fosca, aí sim é feito uma pintura outside.
      2- bolhas rígidas ( plástico duro ), podem ser comparadas ao plastimodelism de modo geral, alguns exemplos de bolhas rígidas podem ser os Truck Tamiya escala 1/14, existem tintas específicas para o plastimodelismo, mas várias pessoas também usam processo automotivo, bem como produtos específicos da linha automotiva, por isso meu interesse sobre a diluição dos vernizes que mencionou.

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  2 года назад +1

      Não fazia ideia do material! Pensei que o policarbonato na verdade era acetato, mas o brilho era superior e imaginava que provavelmente era o processo industrial que dava ao acetato o brilho que geralmente não tem tão cristalino. O verniz PU é aplicado nos faróis para proteção e duram um bom tempo até começarem a ficar opacos. Quem sabe se aplicado em pistola e não em aerógrafo não tenha bom resultado já que os modelos são grandes. Talvez valha a experiencia! Quanto a pintura existe um primer automotivo próprio para plástico e metais não ferrosos. Mas ele é aplicado apenas uma vez, não há segunda mão, e serve de base fixadora para
      tinta. Nas casas especializadas só pedir produto para fixar tinta automotiva em plastico, depois sobre ela o primer e depois a cor
      mas estou pitacando...não sei como se comportaria no material das bolhas

  • @calanguinhogame
    @calanguinhogame 3 года назад

    Shoool

    • @miniaturaDEMETRIUS
      @miniaturaDEMETRIUS  3 года назад +1

      Pois é ... já perdi vários aerógrafos até atinar para esse detalhe!!!