@@helio1653Sim eles criticam sim mas acaba que os países que criticam esses tipos de coisas em país socialista muitas vezes já fizeram a mesma coisa ou fazem até hoje, o que leva a hipocrisia
@@helio1653 sei raciocínio está errado. Ninguém está justificando, dizendo que é razoável ou aceitável. A crítica é contra as pessoas que argumentam sobre uma suposta falta de liberdade que não existia aqui tbm.
Quase sempre as críticas que são feitas a União Soviética poderiam ser feitas igualmente aos países capitalistas... em alguns casos até de forma mais dura. Mas os elogios que se faz a União Soviética não podem ser feitos aos países capitalistas. É aqui que está a questão fundamental.
Então deixa de ser capitalista jovem. Para de usar celular e internet. Todos hoje são capitalistas e muito consumistas, só que como se sentem inúteis, precisam mostrar pra sociedade que fazem parte de algum grupo que luta pelo futuro. Conversa com alguém que fugiu desses países, igual eu conversei com um nativo africano que falou como o socialismo acabou com o país dele. Hitler vivia fazendo esse mesmo discurso de vocês contra o capitalismo, é só pegar alguns livros. Capitalismo é tão malvado que vocês não param nunca de consumir, é bem hilário.
"Os políticos, o governo, uma classe rica tinha acesso a todos tipos de alimento, lagosta e tal"... Ai você se pergunta, qual % de brasileiros nesse SISTEMA CAPITALISTA dependente já provaram lagosta na vida? A ideologia é um véu espesso!
"Socialism as the final concept of duty, the ethical duty of work, not just for oneself but also for one's fellow man's sake, and above all the principle: Common good before own good, a struggle against all parasitism and especially against easy and unearned income." - Hitler. Não é a toa que todo esquerdola está contra Israel atualmente. Acho que vocês não estão perceberam ainda em que lado estão indo.
Nunca comi, nem sei se um dia isso vai acontecer... Mas o que me deixa triste n é não ter lagosta e sim toda a população passar fome para 1% do mundo comer carne de baleia!
Os dois caras aí sendo super educados, por que diabos todo comunista tem síndrome do rei na barriga bixo? Sim, vocês são iluminados que descobriram todas as respostas e os POBRES MORTAIS que não leram Marx devem ser educados e se curvar perante tamanha genialidade soviética 😭😭🙏🏽🙏🏽
nao acho que os rapazes foram toxicos, eles na verdade trataram o Jones com muito respeito, mais do que algumas midias que eu aposto que voce nao consideraria "toxica"
É incrível que esses podcasters parecem todos ter o mesmo nível intelectual da galera do chapéu de alumínio: "a verdade oculta" "vi no zap" "ouvi de um cara" e admiro muito a paciência do Jones para lidar com esse tipo de pessoa
Vou colar aqui o mesmo comentário que fiz no video do podcast: Eu tive a oportunidade de Estudar na UFABC com o prof Vladmir Perchine dos anos 2010. Infelizmente algo que não foi levantado na entrevista é o fato de que ele é apenas um russo no Brasil. Um russo que, por n motivos, não gostava da URSS - e ta tudo bem. Opinião pessoal e individual não tem as mesmas dimensões de um trabalho historiografico, com analises concretas de contexto. Então, a provocação é: Qual é a opinião sobre o Brasil, vinda de um brasileiro médio, que está morando fora do país? Ela é relevante?
Exatamente! É como aquela pessoa que diz que nos tempos da ditadura aqui no Brasil os avós viviam bem e não viam violência. Porém os avós dessa pessoa moravam num interior bem ermo, tipo FLORÂNIA/ RN.
O papo do Jeans é real. Muito filme pirata americano entrando na união soviética nos anos 80 e o jeans virou fetiche. Meu pai foi para Moscow em 86 e levou uma mala cheia de jeans para vender e trocar por bugigangas.
O governo Brasileiro consegue acabar com a fome e colocar todo mundo dentro de uma casa, o problema é querer resolver isso. Nosso Brasil produz tanta comida que mesmo erradicando a fome ainda ia sobrar, sobre a moradia existem mais casas vazias do que pessoas na rua, queria eu ver isso resolvido no nosso país.
Não faz nenhum sentido o que vc falou kkk,o Jones vivenciou experimentos físico?um ex morador da união soviética falar sobre problemas da sua vida na urss é diferente de um professor de física do Br falar sobre a história soviética
@@Mreu2000 ah ta, da mesma forma que bolsonaristas que vão para os estados unidos falam que vivem uma ditadura no BR, a conversa desse gado vai ter mais credibilidade do que qualquer cientista da história em qualquer parte do mundo
Igual brasileiro falando q na ditadura tudo era melhor kkkkk morar em um país e entender politicamente e historicamente seu país sao coisas mt diferentes. No senso comum vc acredita em um monte de mitos ou mal entendidos, entao msm q vc viveu naquele lugar nao te faz melhor entendedor do que uma pessoa que estudou a história de onde vc nasceu e é de outro país, sao coisas diferentes demais. Ate pq vc so vai levar em conta sua perspectiva individual e pra fzr uma análise dessas é algo mt mais amplo
"Ele falou que nunca teria acesso a um livro de Adam Smith" Como??? O próprio Marx cita Adam Smith frequentemente nos livros dele!! "O Capital" do Marx era proibido na União Soviética?? Hahahah E faltou mostrar o documento DA CIA DOS EUA falando que a pessoa média na União Soviética era muito mais bem alimentado do que a maioria das pessoas nos EUA.
Segue o documento pra quem quiser ler www.cia.gov/readingroom/document/cia-rdp84b00274r000300150009-5 Parece que design feio de site é unânime entre Governos KKKKKKK
@@spg04 Quem estuda, tem conhecimento. Quem estuda muito, tem muito conhecimento (Jones). Quem não estuda, fica na internet com inveja debochando de quem estudou e estuda.
@@joaopedromunhozsantos quem estuda mentira fica com muito conhecimento inutil. quem nunca estudou nao vai saber que oq ele falou eh mentira, vc deveria estudar, mas nao use as fontes dele. eu debocho de quem nao estudou mesmo.
@@aicirtap-fc Ai solta no debate lá com o deputado: "Melhões de pessoas". E solta com ênfase ainda. Só que criticar o comunismo pra galera gada que ama um iphone é ser bolsonarista. Na hora de viver o capitalismo vocês querem, né kk
@@Bolaway Cara, por favor, leia qualquer livro sobre comunismo, você vai aprender escrever também, porque foi difícil compreender tua mensagem. Outra, se somos trabalhadores e pagos pela nossa força de trabalho, nada mais justos podermos ter um produto fruto de um trabalhador, como no caso, um iPhone.
Esse argumento de "Quer saber mais do país de 'fulano' do que ele mesmo que nasceu lá" caiu por terra com um contraargumento muito simples: Se por exemplo, um Podcast na Rússia vai entrevistar um brasileiro para contar sobre a atual situação do Brasil, ou até mesmo de história recente do país. Se o convidado for uma Janaina Paschoal, uma Nise Yamaguchi, um Deltan Dalagnol (que teoricamente teriam algum respaldo por terem estudo) a versão dos fatos vai ser COMPLETAMENTE diferente de um convidado como Jones Manoel, por exemplo. Ou seja, esse argumento é burro e não faz sentido algum. O relato de alguém pode dar indícios, visões superficiais, mas pode também ser algo completamente falacioso, baseado em experiência própria, em fake news, ou uma versão fantasiosa/romantizada da história.
@@orthojac sinto o mesmo ouvindo a opinião sua. Já diria Elias Jabour o problema de vcs e sair da básico para o avançado. Aí parece adolescente falando de economia
As criticas a união soviética as vezes tomam umas proporções absurdas. Já vi professora de russo criticar o antigo país pq ela não conseguia comprar lingerie na época... É tudo tão ligado a pequenos artigos materiais que lembra o colonialismo europeu no Brasil.
Graças ao Jones estou retornando com toda força ao marxismo, porém com mais rigor teórico e experiência real no capitalismo dependente brasileiro. O que era apenas um devaneio juvenil ganhou forma, depois de alguns desvios liberais.
Desde moleque que eu tento explicar isso aos meus amigos e vc explica com tanta propriedade, meu tio me dizia isso , eu tenho pavio curto pra explicar pra quem não quer compreender o óbvio.
Qual a parcela da população mundial tem acesso a todos os tipos de alimentos, a ter todos os livros e às boas roupas da moda atual, na realidade concreta?
Sendo que: muitas dessas "necessidades" são inventadas pelo capitalismo. Precisamos de boas roupas, mas não que sejam da moda. Mas sei que vc faz a comparação dentro do regime no qual vivemos, então deixo claro que entendo seu ponto.
@@orthojacbaba-ovo de capitalistas. Kkkkkkkk quem produz é a classe trabalhadora. Os países desenvolvidos cresceram explorando, roubando e matando nos outros continentes. É a essa liberdade que você se refere.
Esse é o grande problema de discussões e percepções sobre a URSS, creditam exclusivamente a ela coisas que corriqueiramente acontecem em qualquer país capitalista, entretanto eles não são nomeados de ditaduras ou totalitarismos. Por isso é sempre um prazer ouvir o Jones, que se mantém calmo, afável e pedagógico, mesmo ouvindo essas cartadas repetidas uma atrás da outra em todo lugar que vai.
Uma coisa que acho estranha nas discussões sobre a liberdade relativa na União Soviética como representação da liberdade no socialismo é a falta de comparação com a liberdade no Brasil, um país capitalista na mesma época. Pergunta: em 1970, era possível ler qualquer livro no Brasil? Na década de 70, você poderia ser preso por ter uma cópia da constituição.
Exatamente, e aqui nesse periodo tinha perseguição a opositores politicos da mesma exata forma. Era tão semelhante que mesmo gente alinhada a ideologia burguesa chegou a ser perseguida, tal como houveram marxistas perseguidos na URSS.
@@salomaogomes6926 não precisa acreditar em mim, existe vasta documentação sobre o que é basicamente um hoax nazista que é usado até hoje. Você pode se inteirar do tema pelo livro "Fraude, Fome e Fascismo", e daí partir pras fontes e tirar suas conclusões
@@salomaogomes6926 estudioso de certa forma, mas não precisa acreditar em mim. Existe vasta literatura sobre, você pode começar pelo "Fraude, Fome e Fascismo", pegar as referências e seguir daí.
A população não passava fome, mas não tinha acesso a vários tipos de alimentos, bom hoje no mundo e no Brasil além de parte da população passar fome, também não temos acesso a vários tipos de alimentos, e olha só, não só a lagosta, mas acesso ao básico. Ter a disposição para comprar não significa ter acesso a coisa em si.
Caso se refira ao livro do Fraude, Fome e Fascismo, aquilo tem tudo, menos documento, fonte e qualidade. Pesquise uma das referências que ele põe na descrição chamada "The Years of Hunger", só a introdução daquele livro refuta 90% do vídeo.
O Ian Neves faz um desserviço à causa com esse negacionismo insano. A União Soviética era um império, e como qualquer império, moeu muita gente só para continuar existindo. O que aconteceu na Ucrânia é um exemplo disso.
@@orthojac Eu já li Adam Smith. Ele defendia a intervenção do governo na economia para fornecer bens e serviços que o mercado não conseguiria oferecer de maneira eficiente ou equitativa, como bens públicos e infraestrutura (e provavelmente outros hoje). Além disso, defendia tributação progressiva (i.e. taxação de grandes fortunas), regulação e eliminação de cartéis e monopólios, e ele tinha uma visão geral que o mercado devia ser o mais distribuído possível, para que o maior número de pessoas fossem empresários (assim exercendo a liberdade economica). Portanto, é justo dizer que ele seria a favor da agricultura familiar (i.e. reforma agrária, fim do latifundio) e desfavorecer o grande capital em prol do pequeno (i.e. contra as grandes empresas). Então Adam Smith não é um defensor do livre-mercado absoluto como dizem, e sua visão de economia seria considerada de esquerda hoje. Nem falei da sua visão moral, no seu livro a teoria dos sentimentos morais, onde ele defende que o homem se compadece do seu semelhante, sente seu sofrimento como seu próprio, e iria gastar seus excessos de fortuna para melhorar a pobreza e o sofrimento por altruísmo (aqui ele foi, bem, muito acima da média geral na sua visão de sociedade digamos assim).
no argumento de autoridade, quando eles falaram do russo, uma maneira fácil de sair disso é vc falar que, se um brasileiro viajar pra fora do país, ele também pode falar que qualquer governo brasileiro foi um dos melhores ou um dos piores, assim vc consegue uma compreensão mais rápida da pessoa e uma performance melhor também. provavelmente vc ja deve saber disso 😅, mas fica a dica ai. gosto demais do seu trabalho!!
Ele fala de camarão, como se todo brasileiro tivesse condições de comprar camarão pra comer. No maximo, olho o preço de curioso na geladeira do mercado. É cada uma...
O pessoal tem dificuldade para compreender que a URSS tinha saído de um terrível conflito que arrasou seu país, economia e cidades; no entanto, se reconstruiu e estava competindo contra uma nação que passou pelo mesmo conflito intacta, com sua economia 9 vezes maior em vantagem, industrializada há mais de 2 séculos antes da URSS. Contudo, conseguiu fazer frente a essa nação(USA), fornecendo a população bens de necessidade básica, não MCDONALD'S e Calça jeans. Mas casa, comida, emprego, educação de qualidade e saúde. Esse problema de análise cronológica é o grande ponto a ser levantado sempre nesses papos.
Na minha visita a Cuba eu fiquei meio inconformado com alguns críticos locais do sistema, pois é isso aí, o cara tá reclamando do xampú, enquanto a gente vê gente comendo lixo nas ruas de São Paulo, e tinha gente lá que conhecia o Brasil e preferia morar aqui, no fundo tá se lixando e enxerga apenas o próprio umbigo. Agora, nunca é legal ver gente comendo camarão enquanto você come arroz (se é que isso aconteceu), o que se espera é escrúpulo dos líderes. Na URSS tem coisa que não dá pra passar pano, que é o grande expurgo. A URSS tem que ser usada como modelo de como é possível fazer coisas que parecem impossíveis e como um alerta para a burocratização e centralização do poder, os revolucionários não podem largar o poder na mão como hoje fazemos na democracia burguesa ao votar no Lula, nem deixar alguém tomar esse poder para si eliminando a oposição dentro do partido (o que Stalin fez).
@@StauticMan Olha, não acho que chamar de trosko ou chamar de stalinista vai levar o debate a algum lugar. Assim como eu vejo um vídeo do Gustavo Machado e comento que a China não é imperialista, não posso deixar de levantar a bola aqui da burocratização. O debate de 'socialismo em um país só' dá pra levar adiante, mas negar a execução dos opositores, é difícil. Se o assunto surge, não dá pra deixar de refazer o alerta.
Duas coisas Primeiramente: muito obrigado Jones por me mostrar um jeito diferente de conversar com pessoas de direita; Em segundo: não acreditei na receptividade deles em ouvi-lo, inacreditável
Vocês deveriam pesquisar as falas do Hitler. É bem parecida com a de vocês. Mas não pesquisem em sites brasileiros, porque já estão todos tomados. Pesquise na gringa e você vai ver. "National Socialism derives from each of the two camps the pure idea that characterizes it, national resolution from bourgeois tradition; vital, creative socialism from the teaching of Marxism." Esse é um dos discursos dele. Acho que eu não preciso mais desenhar.
@@Bolaway mtu engraçado esse ''socialismo criativo''. O bigodinho era tão socialista que chegou ao poder fazendo aliança com a burguesia alemã pra passar o rodo em comunista, socialista, sindicalista e tudo o mais; tinha como objetivo destruir a URSS e genocidar o leste europeu; e foi de base quando a alemanha perdeu pros comunistas. Que tal olhar pra historia do que aconteceu ao invés de ficar procurando discurso de Hitler e acreditando no que ele falava?
@@Bolaway Quanta imbeciidade. H1tl3r usou o termo "socialismo" literalmente pra enganar os trabalhadores e provocar os marxistas (que ele ODIAVA). Isso está LITERALMENTE escrito no Main Kampf. Ao invés de ficar lendo mentira anti-comunista, que tal estudar de verdade sobre o que fala hein? N4z1smo é uma ideologia de EXTREMA-DIREITA: Ultra-conservadora, que defendia o capitalismo e a burguesia (hugo boss, BMW, volkswagen, mercedes bens, bayer, siemens, e muitos outros vieram dessa época). Acho que eu não preciso mais desenhar.
@@Bolaway Pesquise sobre as falas dele sobre o "Bolchevismo cultural", você vai ver que é bem parecida com a fala de vocês, liberais, tal qual o "Marxismo cultural". Pesquise sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917, a mudança de paradigma no mundo e a ascensão do movimento proletário, assim você percebe o quão útil era utilizar a retórica anticapitalista mesmo defendendo o exato oposto e inclusive antagonizando a única experiência socialista na época. Acho que não precisa mais desenhar, só precisa ser honesto.
Tenho amigos russos, toquei com suas bandas e produzi o disco de uma delas. Sempre estou em contato com as pessoas de lá. Os mais velhos, e a maior parte não se consideram comunistas e nem simpatizantes, sempre elogiam a época soviética e comentam que foi muito melhor na parte econômica e social até mesmo comparando com a estabilidade da era Putin.
Tudo VERDADE! As vezes, AS VEZES, as pessoas tinham dinheiro, e não havia o quê comprar. Nas lojas da "nomemklatura" havia de tudo, inclusive produtos de luxo do Ocidente decadente. Minha prima foi embaixatriz na década de 60 em Moscou.
A URSS tinha uma editora muito boa chamada "Progresso" (se nao estou errado0 que ´publicava em Portugues livros de varios assuntos. Cheguei a comprar varios nos sebos!
Os apresentadores parecem muito simpáticos e não nem é de longe uma crítica pessoal a eles. Mas é loucura o tanto de gente que propaga falsas histórias do nosso mundo por ter assistido um filme. Nem documentário é necessariamente real, quem dirá filme de ficção
Eu sinceramente não entendo essa galera, falando assim "Pow mais altos cargos tinham mais beneficios", e atualmente oq temos aqui? Eu ganho um pouco mais que um salário mínimo trabalhando o mês inteiro, enquanto tem político ganhando x20 vezes mais que eu. Se ter acesso à educação, saúde, lazer mesmo que seja o básico mais funcional eu nem ligaria do cara ganhar mais que eu.
Romantizando a saudosa União Soviética, kkkkkkk , Eu estudei 3 anos e meio lá, 86-90, sou cubano, não tinha como sobreviver aquele país. A base estrutural dessa sociedade estavam quebradas por muito tempo.
Na década de 70 no Brasil tbm não se podia ler qualquer livro.
Eu pensei exatamente isso na hora.
E os milhões de analfabetos, que existem até hoje, que não podem ler um livro sequer?
@@helio1653Sim eles criticam sim mas acaba que os países que criticam esses tipos de coisas em país socialista muitas vezes já fizeram a mesma coisa ou fazem até hoje, o que leva a hipocrisia
@@helio1653 sei raciocínio está errado. Ninguém está justificando, dizendo que é razoável ou aceitável. A crítica é contra as pessoas que argumentam sobre uma suposta falta de liberdade que não existia aqui tbm.
@@helio1653Esse raciocínio tem até nome específico: _whataboutism_ depois pesquise a respeito
Quase sempre as críticas que são feitas a União Soviética poderiam ser feitas igualmente aos países capitalistas... em alguns casos até de forma mais dura. Mas os elogios que se faz a União Soviética não podem ser feitos aos países capitalistas. É aqui que está a questão fundamental.
ruclips.net/video/QpIIwcsUgP4/видео.html
Então deixa de ser capitalista jovem. Para de usar celular e internet.
Todos hoje são capitalistas e muito consumistas, só que como se sentem inúteis, precisam mostrar pra sociedade que fazem parte de algum grupo que luta pelo futuro.
Conversa com alguém que fugiu desses países, igual eu conversei com um nativo africano que falou como o socialismo acabou com o país dele.
Hitler vivia fazendo esse mesmo discurso de vocês contra o capitalismo, é só pegar alguns livros. Capitalismo é tão malvado que vocês não param nunca de consumir, é bem hilário.
Você tem razão
Kkkkkk
Até o.comunismo pra sobre viver precisa do capitalismo kkk
"Os políticos, o governo, uma classe rica tinha acesso a todos tipos de alimento, lagosta e tal"... Ai você se pergunta, qual % de brasileiros nesse SISTEMA CAPITALISTA dependente já provaram lagosta na vida?
A ideologia é um véu espesso!
E digo mais, lagosta é um alimento superestimado, tem gosto de quase nada.
@@nicholasfuoco lagosta é horrível. um gosto de fraco de camarão, basicamente.
"Socialism as the final concept of duty, the ethical duty of work, not just for oneself but also for one's fellow man's sake, and above all the principle: Common good before own good, a struggle against all parasitism and especially against easy and unearned income."
- Hitler.
Não é a toa que todo esquerdola está contra Israel atualmente.
Acho que vocês não estão perceberam ainda em que lado estão indo.
Nunca comi, nem sei se um dia isso vai acontecer... Mas o que me deixa triste n é não ter lagosta e sim toda a população passar fome para 1% do mundo comer carne de baleia!
@ Não tá perdendo nada, vai pagar caro e se decepcionar com o gosto.
Jones, eu torço muito pela sua saúde mental, porque é tanto lugar tóxico que você se enfia que daqui a pouco você tá transparente e com super poderes.
Os dois caras aí sendo super educados, por que diabos todo comunista tem síndrome do rei na barriga bixo? Sim, vocês são iluminados que descobriram todas as respostas e os POBRES MORTAIS que não leram Marx devem ser educados e se curvar perante tamanha genialidade soviética 😭😭🙏🏽🙏🏽
kkkkk Jones vai ser o quarteto fantástico inteiro
Lugar tóxico= não segue a minha ideologia
nao acho que os rapazes foram toxicos, eles na verdade trataram o Jones com muito respeito, mais do que algumas midias que eu aposto que voce nao consideraria "toxica"
É incrível que esses podcasters parecem todos ter o mesmo nível intelectual da galera do chapéu de alumínio: "a verdade oculta" "vi no zap" "ouvi de um cara" e admiro muito a paciência do Jones para lidar com esse tipo de pessoa
“Quando ele vivia na URSS, o sonho dele era ter uma calça jeans”.
O sonho de muitos brasileiros é ter uma casa. Agora, comparem aí esses sonhos.
Pois é!!
Eu trocaria todas as minhas calças por uma casa kkkkk
Então!
Você quer trocar saúde, educação, alimentação balanceada por:
Show do Metallica
McDonald's
Calça Jeans
Sim ou Não?
😂😂😂😂😂@@Julianojg
Vou colar aqui o mesmo comentário que fiz no video do podcast:
Eu tive a oportunidade de Estudar na UFABC com o prof Vladmir Perchine dos anos 2010.
Infelizmente algo que não foi levantado na entrevista é o fato de que ele é apenas um russo no Brasil. Um russo que, por n motivos, não gostava da URSS - e ta tudo bem.
Opinião pessoal e individual não tem as mesmas dimensões de um trabalho historiografico, com analises concretas de contexto.
Então, a provocação é: Qual é a opinião sobre o Brasil, vinda de um brasileiro médio, que está morando fora do país? Ela é relevante?
Exatamente! É como aquela pessoa que diz que nos tempos da ditadura aqui no Brasil os avós viviam bem e não viam violência. Porém os avós dessa pessoa moravam num interior bem ermo, tipo FLORÂNIA/ RN.
A propaganda anticomunismo fez um efeito fudido pq nossa esse papo do sonho de ter calça jeans foi inacreditável kkkkkkk
Como se isso garantisse alguma coisa....
ruclips.net/video/QpIIwcsUgP4/видео.html Nem tudo é propaganda.
tem casa, tem emprego de qualidade, tem comida, tem escola, mas nao tem coca cola e calça jeans kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@ferreiraconde Esse Marcelo Andrade é um louco tal como o Olavo de Carvalho
O papo do Jeans é real. Muito filme pirata americano entrando na união soviética nos anos 80 e o jeans virou fetiche. Meu pai foi para Moscow em 86 e levou uma mala cheia de jeans para vender e trocar por bugigangas.
no brasil a fome não foi erradicada e grande parte da população não tem acesso a camarão
e nem se quer a livros e educação.
@@Vernaccetampouco o analfabetismo foi erradicado. Vergonhoso.
O governo Brasileiro consegue acabar com a fome e colocar todo mundo dentro de uma casa, o problema é querer resolver isso. Nosso Brasil produz tanta comida que mesmo erradicando a fome ainda ia sobrar, sobre a moradia existem mais casas vazias do que pessoas na rua, queria eu ver isso resolvido no nosso país.
"Eu tinha uma casa, saneamento básico e não morria de fome, mas o meu maior sonho era ter uma calça jeans".
Classe média tende a ser de direita/fascista em todo lugar, basta perder a coisa mais simples que ela se fascistiza.
"agora a economia está em frangalhos, mas olhe! temos pizzahut"
@@elivaldobandeira Você nem sabe o que é fascismo rapaz.
@@elivaldobandeira uga buga faxismo
@@Bolawayexplica aí, então, meu Dmitrov.
É sempre esse papo: o socialismo precisa ser perfeito se não é o inferno na terra, já o capitalismo pode ser miserável que está tudo bem.
Concordo. Termos paises capitalistas que afundaram mas ninguem pede para mudar de sistema economico!
Isso nem faz sentido. O socialismo em si é imperfeito, o socialismo não passa de uma transição para o comunismo.
E mesmo essa transição é superior, não seria bom ter casa pra morar?
o povo "pobre" da suiça, singapura, e 30 outros top em IDH discordam
@@orthojac até por que pros suíços terem bom IDH está tudo bem em Africa, né? ou de onde será que vem o chocolate suíço?
professor de física falando asneiras de história os caras botam super fé, mas vai um professor de história falar de física para ver se eles aceitam
Pois é.
O tal do Eng Leo é um ser raso no que diz respeito ao conhecimento sobre sociedade.
Não faz nenhum sentido o que vc falou kkk,o Jones vivenciou experimentos físico?um ex morador da união soviética falar sobre problemas da sua vida na urss é diferente de um professor de física do Br falar sobre a história soviética
@@Mreu2000 ah ta, da mesma forma que bolsonaristas que vão para os estados unidos falam que vivem uma ditadura no BR, a conversa desse gado vai ter mais credibilidade do que qualquer cientista da história em qualquer parte do mundo
Igual brasileiro falando q na ditadura tudo era melhor kkkkk morar em um país e entender politicamente e historicamente seu país sao coisas mt diferentes. No senso comum vc acredita em um monte de mitos ou mal entendidos, entao msm q vc viveu naquele lugar nao te faz melhor entendedor do que uma pessoa que estudou a história de onde vc nasceu e é de outro país, sao coisas diferentes demais. Ate pq vc so vai levar em conta sua perspectiva individual e pra fzr uma análise dessas é algo mt mais amplo
Se a URSS tivesse sido esse fracasso todo a europa ocidental jamais teria criado o estado de bem estar social.
Os 30 anos gloriosoas foram uma resposas capitalista ao medo do comunismo e o dinheiro barato de plano Marshall!
Verdade
O estado de bem estar social foi feito pra barrar o avanço do liberalismo
Qnd o muro de berlim caiu, para onde as pessoas correram? Kkkkk😅
@spg04 Quer copiar alemanha ocidental? Vamos taxar grandes fortunas e ter maior salario minimo da europa? Bora copiar?
"Ele falou que nunca teria acesso a um livro de Adam Smith"
Como??? O próprio Marx cita Adam Smith frequentemente nos livros dele!! "O Capital" do Marx era proibido na União Soviética?? Hahahah
E faltou mostrar o documento DA CIA DOS EUA falando que a pessoa média na União Soviética era muito mais bem alimentado do que a maioria das pessoas nos EUA.
Segue o documento pra quem quiser ler
www.cia.gov/readingroom/document/cia-rdp84b00274r000300150009-5
Parece que design feio de site é unânime entre Governos KKKKKKK
"Tem um filme na Netflix"
"É uma bosta!" 😂😂😂
Como a maioria das coisas que tem na Netflix 😂
é o tal do "vi no musical"
Filme da netflix defendendo o Euro maidan també tem... ahahahahah
Isso vale para quase tudo que tem na Netflix
O cameraman é bom.
Esses caras foram muito educados e respeitosos e acho que eles gostaram do Jones
O Jones é o conhecimento encarnado. Eles perceberam isso, e não tinha como não perceber.
Conhecimento???? Kkkkkkkkk@@joaopedromunhozsantos
@@spg04 Quem estuda, tem conhecimento. Quem estuda muito, tem muito conhecimento (Jones). Quem não estuda, fica na internet com inveja debochando de quem estudou e estuda.
@@joaopedromunhozsantos quem estuda mentira fica com muito conhecimento inutil. quem nunca estudou nao vai saber que oq ele falou eh mentira, vc deveria estudar, mas nao use as fontes dele.
eu debocho de quem nao estudou mesmo.
@@spg04 Jones é historiador formado e mestre em serviço social fazendo doutorado atualmente. Cumpra sua palavra e deboche de si mesmo.
O homem é uma máquina, 75 videos por minuto
Jones, Manoel e Maxwell.
@@aicirtap-fc Ai solta no debate lá com o deputado: "Melhões de pessoas". E solta com ênfase ainda.
Só que criticar o comunismo pra galera gada que ama um iphone é ser bolsonarista.
Na hora de viver o capitalismo vocês querem, né kk
@@Bolaway não, não é ser bolsonarista não - é só ser anticomunista mesmo. Te convido a ler mais sobre comunismo; talvez tu aprenda algo
Gameplay rj do comunismo
@@Bolaway Cara, por favor, leia qualquer livro sobre comunismo, você vai aprender escrever também, porque foi difícil compreender tua mensagem.
Outra, se somos trabalhadores e pagos pela nossa força de trabalho, nada mais justos podermos ter um produto fruto de um trabalhador, como no caso, um iPhone.
Esse argumento de "Quer saber mais do país de 'fulano' do que ele mesmo que nasceu lá" caiu por terra com um contraargumento muito simples:
Se por exemplo, um Podcast na Rússia vai entrevistar um brasileiro para contar sobre a atual situação do Brasil, ou até mesmo de história recente do país. Se o convidado for uma Janaina Paschoal, uma Nise Yamaguchi, um Deltan Dalagnol (que teoricamente teriam algum respaldo por terem estudo) a versão dos fatos vai ser COMPLETAMENTE diferente de um convidado como Jones Manoel, por exemplo.
Ou seja, esse argumento é burro e não faz sentido algum. O relato de alguém pode dar indícios, visões superficiais, mas pode também ser algo completamente falacioso, baseado em experiência própria, em fake news, ou uma versão fantasiosa/romantizada da história.
Nesse corte você abalou com os pré-conceitos da dupla.
Jones furou a bolha e ocupou a esfera toda. O 3 irmãos quietinhos concordando. Parabéns Jones pela aula e aos 3 irmãos pela humildade
Que o João Carvalho aceite ir, importante ocupar esses espaços de centro/direita. Temos que ocupar novos espaços e nao falar só para convertidos
mas quem não é convertido faz chacota de vcs... fora a repulsa pela imundicie.
@@orthojac sinto o mesmo ouvindo a opinião sua. Já diria Elias Jabour o problema de vcs e sair da básico para o avançado. Aí parece adolescente falando de economia
Ocupar espaço para esquerda é so na cadeia mesmo
@@viniciuseunerivc provou o ponto dele.
@@orthojac É pura ignorância e preconceito. Preguiça de estudar e abrir um livro, aí a tendência é essa, ficar repetindo falácia.
As criticas a união soviética as vezes tomam umas proporções absurdas. Já vi professora de russo criticar o antigo país pq ela não conseguia comprar lingerie na época... É tudo tão ligado a pequenos artigos materiais que lembra o colonialismo europeu no Brasil.
Verdade, não devemos almejar ter sabonetes, shampoos, internet, celular e nem rede social privada.
@@valmircamilo4748 Não vou bater palma pra uma maluco como você dançar
Realmente, muito absurdo reclamar de milhões perecendo de fome causada por desastres evitáveis
@aedes947 Mas esses milhões de pessoas morreram p salvar o comunismo, vc quer coisa melhor q essa? Kkkkkk
Graças ao Jones estou retornando com toda força ao marxismo, porém com mais rigor teórico e experiência real no capitalismo dependente brasileiro. O que era apenas um devaneio juvenil ganhou forma, depois de alguns desvios liberais.
deixando só o áudio rolando durante o trampo. não perco uma aula prof
Baita aula, camarada Jones. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Saudades da minha ex , ex-União Soviética.
So os russos q não tem saudades.
Duvido que as MILHÕES de famílias que sofreram teriam saudade
Desde moleque que eu tento explicar isso aos meus amigos e vc explica com tanta propriedade, meu tio me dizia isso , eu tenho pavio curto pra explicar pra quem não quer compreender o óbvio.
Bizarro como a propaganda anti conunista funciona, as pessoas nem se perfuntam se faz sentido o que tá sendo dito.
Eu tbm não posso comer camarão
Eu não quero hahaha, mas de fato: não é acessível.
pelo menos tem picanha e cervejinha né... se não tiver, basta roubar um celular.
@@orthojacchegou o papagaio mkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@haruki_0105 parabens pelo argumento! confirma o que eu disse.
@@orthojac se ver dessa forma te faz se sentir melhor, que bom amigo
Qual a parcela da população mundial tem acesso a todos os tipos de alimentos, a ter todos os livros e às boas roupas da moda atual, na realidade concreta?
Sendo que: muitas dessas "necessidades" são inventadas pelo capitalismo. Precisamos de boas roupas, mas não que sejam da moda. Mas sei que vc faz a comparação dentro do regime no qual vivemos, então deixo claro que entendo seu ponto.
os moradores dos 30 países top em liberdade economica, que tb são os 30 top em IDH
@@orthojacliberdade econômica kkkkkkkkkkk
@@elivaldobandeira essas pessoas que produzem e tem vida confortavel tambem acham o sr uma piada... pena que com direito a voto
@@orthojacbaba-ovo de capitalistas. Kkkkkkkk quem produz é a classe trabalhadora. Os países desenvolvidos cresceram explorando, roubando e matando nos outros continentes. É a essa liberdade que você se refere.
Esse é o grande problema de discussões e percepções sobre a URSS, creditam exclusivamente a ela coisas que corriqueiramente acontecem em qualquer país capitalista, entretanto eles não são nomeados de ditaduras ou totalitarismos.
Por isso é sempre um prazer ouvir o Jones, que se mantém calmo, afável e pedagógico, mesmo ouvindo essas cartadas repetidas uma atrás da outra em todo lugar que vai.
Uma coisa que acho estranha nas discussões sobre a liberdade relativa na União Soviética como representação da liberdade no socialismo é a falta de comparação com a liberdade no Brasil, um país capitalista na mesma época. Pergunta: em 1970, era possível ler qualquer livro no Brasil? Na década de 70, você poderia ser preso por ter uma cópia da constituição.
Exatamente, e aqui nesse periodo tinha perseguição a opositores politicos da mesma exata forma. Era tão semelhante que mesmo gente alinhada a ideologia burguesa chegou a ser perseguida, tal como houveram marxistas perseguidos na URSS.
É cômico dizer isso quando o brasil estava em um regime militar nesta época
Cara , camarada Jones você é muito forte , que papo doido nesse podcast
Pessoal relativiza o genocídio real na Palestina, por exemplo, mas abraça sem pensar duas vezes o genocídio fake do holodomor
O Holodomor é fake? Qual a base de sustentação para você fazer essa afirmação?
@salomaogomes6926 total ausência de evidência histórica
@@Lenin_de_três você é um estudioso do assunto ou só acha?
@@salomaogomes6926 não precisa acreditar em mim, existe vasta documentação sobre o que é basicamente um hoax nazista que é usado até hoje. Você pode se inteirar do tema pelo livro "Fraude, Fome e Fascismo", e daí partir pras fontes e tirar suas conclusões
@@salomaogomes6926 estudioso de certa forma, mas não precisa acreditar em mim. Existe vasta literatura sobre, você pode começar pelo "Fraude, Fome e Fascismo", pegar as referências e seguir daí.
Parabéns Jones. Vc é muito top.
Na década de 70 no Brasil era *proibido aprender a ler!* 🤯🙈💥🙈🤯🙈🙈💩💩💩🤣😂💩
Vamos.
que corte sensacional ✨️✨️✨️
Eu não tenho acesso a caviar e toranja, o Brasil vive uma ditadura?? 😂
Meu amigo, eu nunca comi lagosta vivendo aqui no Brasil. 🤣🤣
É muito bom o debate democrático!
Viva a União Soviética!
12:24 O relatório sobre o acidente do VLS está disponível sim, basta procurar no google! Favor upar pra que mais pessoas vejam
A população não passava fome, mas não tinha acesso a vários tipos de alimentos, bom hoje no mundo e no Brasil além de parte da população passar fome, também não temos acesso a vários tipos de alimentos, e olha só, não só a lagosta, mas acesso ao básico. Ter a disposição para comprar não significa ter acesso a coisa em si.
*NUNCA MAIS VOTE EM POLÍTICOS DE DIREITA!* 🇧🇷🇺🇳🇻🇳
Dólar 6,30 reais (se você realmente entende o que isso afeta).
Boa tarde, Jones e comunidade.
O vídeo do Ian Neves sobre o Holodomor é muito bom. Cheio de documentos e fontes. Uma baita pesquisa.
Caso se refira ao livro do Fraude, Fome e Fascismo, aquilo tem tudo, menos documento, fonte e qualidade. Pesquise uma das referências que ele põe na descrição chamada "The Years of Hunger", só a introdução daquele livro refuta 90% do vídeo.
O Ian Neves faz um desserviço à causa com esse negacionismo insano. A União Soviética era um império, e como qualquer império, moeu muita gente só para continuar existindo. O que aconteceu na Ucrânia é um exemplo disso.
@@tchumango9131 ué, basta você fazer um vídeo desmentindo isso, mas a gente sabe que não vai acontecer né?
@@theprowler31 Eu discordo dele, logo preciso fazer um vídeo o desmentindo pra minha opinião ser válida. Com todo o respeito, tu é um imenso imbecil.
@@theprowler31não precisa fazer um vídeo pra criticar amigão. Vc pode ser um comunista sem lamber as bolas do Ian sabia?
O pior é assistir a essa aula do Jones e embaixo do vídeo um anúncio do brasil paralelo.
Comida na mesa ou uma calça jeans? Uma casa ou um livro de Adam Smith? Diga aí, o que você prefere?
para a sra o livro do adam smith seria muito util
@@orthojacsó como papel para limpar a bunda
Na URSS ? Um passaporte so de ida 😂 e um livro do Adam Smith claro 😂
Entendi, então tem que censurar mesmo, afinal o povo tá comprado. Boa relativização.
@@orthojac Eu já li Adam Smith. Ele defendia a intervenção do governo na economia para fornecer bens e serviços que o mercado não conseguiria oferecer de maneira eficiente ou equitativa, como bens públicos e infraestrutura (e provavelmente outros hoje). Além disso, defendia tributação progressiva (i.e. taxação de grandes fortunas), regulação e eliminação de cartéis e monopólios, e ele tinha uma visão geral que o mercado devia ser o mais distribuído possível, para que o maior número de pessoas fossem empresários (assim exercendo a liberdade economica). Portanto, é justo dizer que ele seria a favor da agricultura familiar (i.e. reforma agrária, fim do latifundio) e desfavorecer o grande capital em prol do pequeno (i.e. contra as grandes empresas). Então Adam Smith não é um defensor do livre-mercado absoluto como dizem, e sua visão de economia seria considerada de esquerda hoje. Nem falei da sua visão moral, no seu livro a teoria dos sentimentos morais, onde ele defende que o homem se compadece do seu semelhante, sente seu sofrimento como seu próprio, e iria gastar seus excessos de fortuna para melhorar a pobreza e o sofrimento por altruísmo (aqui ele foi, bem, muito acima da média geral na sua visão de sociedade digamos assim).
Tamo junto Jones!!
Meus Deus, "erradicou a fome, mas nem todo mundo comia comida chique", q bosta de argumento é esse?
Muito bom debate, camarada. Acolhimento e Revolução ✊🏽⚧☭
Cada dia eu fico mais interessada pelo comunismo
Bem-vinda, irmã!
não cai nessa não pq não é esse paraíso que dizem.
Seja bem-vinda camarada Nala!
Jones é bom demais ! 😊
Salve Camarada
DUKARAlh😁 essa Live!!✊🇧🇷✊👏👏👏👏👏 Preciso me inscrever neste podcast!
"Meu sonho era ter uma calca jeans...! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esse corte é ouro, sério mesmo.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Monstro na síntese
Corte bom ✊
Esse corte foi muito bom, parabéns Jones
Aqui a gente tem fome e eu que trabalho não consigo comprar camarão.
Vc ouviu da boca do próprio propagandista da URSS que muita gente morreu de fome lá.
no argumento de autoridade, quando eles falaram do russo, uma maneira fácil de sair disso é vc falar que, se um brasileiro viajar pra fora do país, ele também pode falar que qualquer governo brasileiro foi um dos melhores ou um dos piores, assim vc consegue uma compreensão mais rápida da pessoa e uma performance melhor também.
provavelmente vc ja deve saber disso 😅, mas fica a dica ai. gosto demais do seu trabalho!!
Ele fala de camarão, como se todo brasileiro tivesse condições de comprar camarão pra comer. No maximo, olho o preço de curioso na geladeira do mercado. É cada uma...
O pessoal tem dificuldade para compreender que a URSS tinha saído de um terrível conflito que arrasou seu país, economia e cidades; no entanto, se reconstruiu e estava competindo contra uma nação que passou pelo mesmo conflito intacta, com sua economia 9 vezes maior em vantagem, industrializada há mais de 2 séculos antes da URSS.
Contudo, conseguiu fazer frente a essa nação(USA), fornecendo a população bens de necessidade básica, não MCDONALD'S e Calça jeans. Mas casa, comida, emprego, educação de qualidade e saúde.
Esse problema de análise cronológica é o grande ponto a ser levantado sempre nesses papos.
Na minha visita a Cuba eu fiquei meio inconformado com alguns críticos locais do sistema, pois é isso aí, o cara tá reclamando do xampú, enquanto a gente vê gente comendo lixo nas ruas de São Paulo, e tinha gente lá que conhecia o Brasil e preferia morar aqui, no fundo tá se lixando e enxerga apenas o próprio umbigo. Agora, nunca é legal ver gente comendo camarão enquanto você come arroz (se é que isso aconteceu), o que se espera é escrúpulo dos líderes. Na URSS tem coisa que não dá pra passar pano, que é o grande expurgo. A URSS tem que ser usada como modelo de como é possível fazer coisas que parecem impossíveis e como um alerta para a burocratização e centralização do poder, os revolucionários não podem largar o poder na mão como hoje fazemos na democracia burguesa ao votar no Lula, nem deixar alguém tomar esse poder para si eliminando a oposição dentro do partido (o que Stalin fez).
@@StauticMan Olha, não acho que chamar de trosko ou chamar de stalinista vai levar o debate a algum lugar. Assim como eu vejo um vídeo do Gustavo Machado e comento que a China não é imperialista, não posso deixar de levantar a bola aqui da burocratização. O debate de 'socialismo em um país só' dá pra levar adiante, mas negar a execução dos opositores, é difícil. Se o assunto surge, não dá pra deixar de refazer o alerta.
@@StauticMan Já deu essa de chamar de trotskista né?
Notícia de setembro de 2024, The Guardian: "US public schools banned 10,000 books in most recent academic year"
Duas coisas
Primeiramente: muito obrigado Jones por me mostrar um jeito diferente de conversar com pessoas de direita;
Em segundo: não acreditei na receptividade deles em ouvi-lo, inacreditável
Vocês deveriam pesquisar as falas do Hitler. É bem parecida com a de vocês.
Mas não pesquisem em sites brasileiros, porque já estão todos tomados. Pesquise na gringa e você vai ver.
"National Socialism derives from each of the two camps the pure idea that characterizes it, national resolution from bourgeois tradition; vital, creative socialism from the teaching of Marxism."
Esse é um dos discursos dele. Acho que eu não preciso mais desenhar.
Que tipo de pessoa fica procurando as falas do Hitler
@@Bolaway mtu engraçado esse ''socialismo criativo''. O bigodinho era tão socialista que chegou ao poder fazendo aliança com a burguesia alemã pra passar o rodo em comunista, socialista, sindicalista e tudo o mais; tinha como objetivo destruir a URSS e genocidar o leste europeu; e foi de base quando a alemanha perdeu pros comunistas. Que tal olhar pra historia do que aconteceu ao invés de ficar procurando discurso de Hitler e acreditando no que ele falava?
@@Bolaway Quanta imbeciidade. H1tl3r usou o termo "socialismo" literalmente pra enganar os trabalhadores e provocar os marxistas (que ele ODIAVA). Isso está LITERALMENTE escrito no Main Kampf. Ao invés de ficar lendo mentira anti-comunista, que tal estudar de verdade sobre o que fala hein? N4z1smo é uma ideologia de EXTREMA-DIREITA: Ultra-conservadora, que defendia o capitalismo e a burguesia (hugo boss, BMW, volkswagen, mercedes bens, bayer, siemens, e muitos outros vieram dessa época).
Acho que eu não preciso mais desenhar.
@@Bolaway Pesquise sobre as falas dele sobre o "Bolchevismo cultural", você vai ver que é bem parecida com a fala de vocês, liberais, tal qual o "Marxismo cultural".
Pesquise sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917, a mudança de paradigma no mundo e a ascensão do movimento proletário, assim você percebe o quão útil era utilizar a retórica anticapitalista mesmo defendendo o exato oposto e inclusive antagonizando a única experiência socialista na época.
Acho que não precisa mais desenhar, só precisa ser honesto.
Lembrando que no Brasil nos anos 70 e 80 também não se podia ler vários livros, mas diferente de lá aq a gente passava fome
Os dois irmãos aí,caíram como patos na propaganda anti comunista.
Esse episódio do dois irmaos foi o melhor
🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Que conversa boa de ouvir.
Como n teria acesso a Adam Smith?
Marx cita Adam Smith porra
"ah não podia ter jeans"
meu amigo, eu taco fogo em todos os jeans do mundo se o Brasil erradicasse a fome e todo mundo tivesse moradia.
Tragam o professor russo para debater com o Manoel , vai ser emblemático
first
receio que não
mas eu to falando comigo mesmo
@@vitoroliveira7957 aqui também é Beth
@@vitoroliveira7957talvez sim
😂😂😂
Gareth Jones simplesmente refuta esse cara
.
Trocaria todas as minhas calças jeans por uma casa
Jonas é demais demais demais!
Tenho amigos russos, toquei com suas bandas e produzi o disco de uma delas. Sempre estou em contato com as pessoas de lá. Os mais velhos, e a maior parte não se consideram comunistas e nem simpatizantes, sempre elogiam a época soviética e comentam que foi muito melhor na parte econômica e social até mesmo comparando com a estabilidade da era Putin.
Tudo VERDADE! As vezes, AS VEZES, as pessoas tinham dinheiro, e não havia o quê comprar. Nas lojas da "nomemklatura" havia de tudo, inclusive produtos de luxo do Ocidente decadente.
Minha prima foi embaixatriz na década de 60 em Moscou.
Só pra informar a galera, a primeira edição de A Riqueza das Nações de Adam Smith lançada na URSS é de 1924!
Vim só deixar a curtida e o comentário. Acabei de assistir essa entrevista.
A população pobre tem acesso a que variedade de alimentos aqui no brasil se a cesta básica ta custando mais que o salário mínimo?
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻✊🏻🔝
A URSS tinha uma editora muito boa chamada "Progresso" (se nao estou errado0 que ´publicava em Portugues livros de varios assuntos. Cheguei a comprar varios nos sebos!
Excelentes esclarecimentos
Ótimo vídeo
Bora
Jones eh brabo dmais celoko
Eles poderiam não ter acesso fácil a camarão, mas tinham a caviar, que era muito produzido na URSS.
Os apresentadores parecem muito simpáticos e não nem é de longe uma crítica pessoal a eles. Mas é loucura o tanto de gente que propaga falsas histórias do nosso mundo por ter assistido um filme. Nem documentário é necessariamente real, quem dirá filme de ficção
Imagina se o problema do Brasil fosse escassez de lagosta
Imagina um Russo sabendo qn Brasil um repórter de TV comercial ganha 20.000%a mais q a média da população 🤣🇧🇷🤣🇧🇷💩😂😑😑
É preciso reabilitar os feitos da URSS no Brasil.
Eu sinceramente não entendo essa galera, falando assim "Pow mais altos cargos tinham mais beneficios", e atualmente oq temos aqui? Eu ganho um pouco mais que um salário mínimo trabalhando o mês inteiro, enquanto tem político ganhando x20 vezes mais que eu. Se ter acesso à educação, saúde, lazer mesmo que seja o básico mais funcional eu nem ligaria do cara ganhar mais que eu.
5:40 conheci uma coelho dessa família e o bagulho é assim mesmo.
Sem entrar nos assuntos da Rússia contemporânea....
O Sul global tem uma divida com a Rússia no que toca descolonização.
Romantizando a saudosa União Soviética, kkkkkkk , Eu estudei 3 anos e meio lá, 86-90, sou cubano, não tinha como sobreviver aquele país. A base estrutural dessa sociedade estavam quebradas por muito tempo.