Sempre converti sem perda pois tinha medo de perder informações importantes e perder qualidade na hora de montar Álbuns , Com sua dica vou fazer o teste marcando com perca. obrigado pela dica !!!
Como sempre, seus vídeos são dos melhores do RUclips. De fotógrafo para fotógrafo: Parabéns! OBS: O legal é que nem preciso colocar na velocidade 1.5X, você já fala nessa velocidade. Abração!!!
Eduardo ! o teu conteudo é simplesmente maravilhoso. Simplesmente a melhor explicação que encontrei no RUclips sobre este tema. tenho sofrido muito com o armazenamento e perfomance na hora de editar as fotos no formato RAW. Vou aplicar as tuas dicas. Um grande abraço a partir de Angola. Com toda a certeza que vou adquirir o teu curso em breve, quem ajuda merece o mesmo. obrigado.
1 - de alguma forma cai no canal.. 2 - excelente video ! Eu sempre (até o momento) salvava os catalogos para nao perder os ajustes das fotos, essa dica do DNG que ja faz tudo isso em tamanho reduzido é fantastica !! e 3 - novo inscrito do canal com sininho ativado
Faço isso há 3 anos, salvou muito espaço! Posso aprofundar a dica? Vamos lá: Pra quem gosta de ter uma HD externa de Backup, vc pode economizar ainda mais espaço na conversão com perdas se vc diminuir a resolução do arquivo, minha camera tem 24mp e na HD de Backup eu reduzo a resolução pra 15mp. Uma HD de 1tb vai caber muuuuita coisa. Só um defeito eu encontrei no DNG convertido, e nem é culpa da Adobe: Caso vc use o Capture One, ao invés do Lightroom ou ACR, vc vai perder algumas metadatas importantes como modelo de camera e lente, tendo que escolher manualmente na hora da edição, a metadata até está lá mas o Capture One não associa. Outro inconveniente é que o perfil de cor padrão do Capture One para a sua camera deixará as cores nada a ver na tela obrigando vc a usar uma curva DNG Standard, que nada mais é que as cores Adobe Padrão no Lightroom/ACR, ou seja, fica tudo em casa. Mas para usuários Adobe, não há perda nenhuma mesmo, só vantagens, super recomendo.
Boa man, eu uso ha mtos anos tmb, inclusive tem um vídeo aqui no canal sobre essa mesma dica de 4 anos atrás. Boa essa dica do COne! Vai ajudar a galera que usa ele! Abraço!
Edu muito top o video... clareo muitas de minhas duvidas... agora só uma pergunta em seu fluxo de trabalho vc converte com o programa de adobe q vc falou ou faz a converção no lightroom????
Muito legal teu canal, Eduardo =) Fui tentar converter aqui um arquivo c-raw da canon e, mesmo marcando a opção de compactação com perda, o arquivo ficou maior. Do ponto de vista de economia de espaço, seria essa opção boa só para quem usa o raw sem a compactação da canon?
Mais um conteúdo sensacional, parabéns! Dúvida: como faço para ter essa configuração de DNG com perda quando importo diretamente do cartão no Lightroom (copiar como DNG)? Não achei essa opção.
Top irmão, parabéns!!!! Só uma pergunta, meu photomecanic não mostra as fotos em DNG com qualidade (não da nem pra separar as fotos) igual do RAW. Sabe me dizer se é alguma configuração? Obrigadoo
Eu trabalho somente com fotos digitais, bem comum meus clientes pegar as fotos e recortar elas após dar zoom, mas me desculpas perdeu muita qualidade das fotos. Sou fotógrafo de esportes, antes podia ver a expressão no rosto dos atletas com DNG o rosto fica borrado. Talvez funcione para outros públicos. Mas sigo assistindo e aprendendo muito contigo. Obrigado!
Olha, sinceramente não perde informações nesse nível, eu faço álbuns enormes com fotos cropadas depois de convertidas em dng, nunca tive nenhum problema… Vc pode estar fazendo alguma coisa errado. Mesmo na fotografia social nunca tive problema!
Excelente dica. Fiquei com a dúvida se você converte e descarta o RAW original e se importa para o lightroom o DNG e edita ele. É essa sequência? PS - fiquei fã do canal!!! Excelente trabalho!
De fato o arquivo fica com menor peso, porém a comparação da perda de qualidade deve ser feita entre um JPG exportado do RAW original, não do DNG convertido com perdas. Ja fiz a comparação entre os dois e infelizmente essa compactação com perdas gera muitos artefatos típicos dos arquivos jpgs de qualidade média para baixa. Para fotografias de eventos ainda passa, mas se for retratos vc vai sacrificar o resultado final.
Outra dúvida aqui: é melhor converter o DNG de cara e importar no Lightroom e ter a edição no catálogo ou importar o RAW, editar e depois exportar em DNG pra ter a edição embutida?
Fala querido! Uma dúvida... Se eu fizer a conversão antes de começar a parte de tratamento, vou ter alguma desvantagem com perda de qualidade dos arquivos etc? Eu sempre fiz a conversão em DNG após terminar a edição dos arquivos RAW, mas pesa tanto né, ainda mais pra gente que trabalha com Casamentos. Se não prejudicar fazer a conversão antes, vai salvar muito! Canal sensacional, não perco um vídeo, Parabéns pelo trabalho incrível querido, Deus abençoe!
Mano, como eu disse no vídeo, converter é a primeira coisa que faço no meu fluxo, a não ser q vc use uma TekPix, não vai ter perda de qualidade rsrs Obrigado mano! 🙏🏻🙏🏻
Um detalhe que reparei ao converter o Raw para Dng antes é que pra quem usa o photomecanic para seleção como eu a visualização no photomecanic fica com uma resolução ruim dificultando a escolha certa da foto. Não sei se tem uma solução pra melhorar a resolução na visualização.
Léo, eu abandonei o Photomecanic há mtos anos desde q converto pra DNG, acho 1 etapa desnecessária… prefiro fazer a curadoria dentro do próprio LR… então não consigo te ajudar!
é inegavel o ganho de espaço, mas tem uma leve perca de qualidade, então para quem trabalha com tratamento de pele não recomendo, pois abrindo o arquivo dng depois é possível notar um risquinhos na imagem, mas pra quem trabalha com jpeg ou faz eventos vale super a pena!!!
Eu trabalho com tratamento de pele e retouch em todos os retratos que faço, e na prática não faz nenhuma diferença pra mim, a perda de qualidade é realmente insignificante… Se no seu nível de entrega vc realmente percebeu diferença, não vale mesmo a pena! Valeu por comentar Jordane! 🤟🏻
Achei muito interessante. Só uma pergunta. Em um outro vídeo eu fui baixar o seu presset, mas só achei pra Mac. Teria para Windows? Muito obrigado e canal excelente pra quem aprende só pela Internet com vídeos 0800.
Beleza Eduardo, Uma dúvida, se eu converto o meu raw em dng após o tratamento e deleto a pasta raw para reduzir o espaço em disco, a pasta do dng já fica linkada no catálogo ou eu tenho de importar ela para ter ela linkada e aparecer na minha biblioteca do LR que eh organizada por datas ?
Bom dia, Edu! Tudo bem? Você me dizer se, utilizando o DNG Converter, eu consigo converter os arquivos CR2 para DNG, já deletando os arquivos de origem, opção que existe no Lightroom? Ou eu teria que apagar na mão, após a conversão? Muito obrigado por tudo e parabéns! (Allexandre - Brasília/DF)
Fala irmão tudo joia? se eu pegar um celular que faz fotografia em raw, e pegar um celular que faz em dng (através do adobe lightroom) e fosse fazer um comparativo da mesma foto; Teria alguma diferença gritante? (nesse exemplo, ambas teriam a mesma qualidade de lente e abertura e etc.
Tenho uma dúvida... Posso fazer esse processo antes de começar a editar minhas fotos??? Meu computador é fraco, editar o raw está sendo muito difícil e demorado, se eu fizer esse processo as fotos que eu vou entregar para o cliente fica boa? Nível profissional????
Fiquei com receio de enviar para o cliente em dng pois quando compartilhei pro iPhone veio como raw mais como se tivesse sem a edição. Eu enviei em jpg e quando abre na galeria do iPhone tem edição porém em dng não tem, é assim mesmo ?
Eduardo, estou exportando meus arquivos da R6MKII (CR3) para DNG... faço isso para conseguir editar no meu LR antigo... (no meu mac n consigo colocar o LR novo). Porem os arquivos em RAW tem uma media de 25mb, quando converto para DNG esta indo para 57mb. Estou fazendo essa conversao pelo LR novo em outra maquina... pq isso esta acontecendo? Vc converte de RAW para DNG em outro programa? Vlw
Vc não deve ter marcado a opção “compactuar com perda”, se não dizer isso, fica maior mesmo!
Год назад+1
Já tentei converter arquivos NEF(Nikon raw) para DNG, mas não muda em nada o tamanho do arquivo. Fiz o teste em 4,22gb de arquivos RAW, depois de convertido ficou com 4,20gb. Não fez diferença pra mim 😮😮
Oi Léo, nunca aconteceu comigo, já tentou pelo Adobe DNG converter e diretamente pelo Lightroom? Pode ser a versão do software ou alguma permissão. Vou pesquisar!
pode converter em DNG em qq momento! No vídeo eu explico certinho sobre a diferença de converter antes e depois... pelo jeito vc não assistiu todo! abs
Pq não te encontrei antes?. hehe! você ensina de uma maneira que não da pra não aprender.
Que massa man! Obrigado 🤟🏻🙏🏻
Quando vc me passou essa dica, mudou minha vida , não fotografava em RAW por conta do tamanho dos arquivos.
Que massa mano! Dng eh vida demais!
Meudeussss , agora simm fiquei tranquila, to com SSD 2TB faz 2 meses e ja encheu 1TB KKKK Vou converter tudo pra DNG obrigada!!!!
Pode converter sem medo Raquel, é vida!
Já aplicando no processo por aqui. Muito bom!
Boaaaa
Eu uso o One Drive e pago 6 reais mensais em 1TB, salvo tudo lá, excelente vídeo!!!!!!!!
Boa dica! Valeu man
Nossa muito massa... Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará..... parabéns.. topzera 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😉😉😉
kkkk q isso! rs
uma sugestão também é o aplicativo bridge da adobe para fazer a conversão e organização, ajuda bastante. Bacana o video
Valeu man! Boa dica 🤟🏻
Mais um super conteúdo! Lembro da live onde falamos sobre o assunto ;). Obrigado por compartilhar.
Opaaa valeu man
Sempre converti sem perda pois tinha medo de perder informações importantes e perder qualidade na hora de montar Álbuns , Com sua dica vou fazer o teste marcando com perca. obrigado pela dica !!!
Mano, pode fazer sem medo, faça o teste e me conta depois, eu converto com perda a vida toda!
Como sempre, seus vídeos são dos melhores do RUclips. De fotógrafo para fotógrafo: Parabéns! OBS: O legal é que nem preciso colocar na velocidade 1.5X, você já fala nessa velocidade. Abração!!!
kkkkkkkkkkkk boa irmão, a vantagem é q tem mais conteúdo em menos tempo! rs
Obrigado demais!
Dica fantástica Eduardo! Vou começar a converter os Raw em DNG e economizar em HDs. Super dica Top, valeu demais!!!
Boa Lucas! Valeuuuu
Que ótimo. Meu lightroom ficou muito mais fluido
Que ótimo! Feliz em ajudar!
Eduardo ! o teu conteudo é simplesmente maravilhoso.
Simplesmente a melhor explicação que encontrei no RUclips sobre este tema.
tenho sofrido muito com o armazenamento e perfomance na hora de editar as fotos no formato RAW.
Vou aplicar as tuas dicas.
Um grande abraço a partir de Angola.
Com toda a certeza que vou adquirir o teu curso em breve, quem ajuda merece o mesmo.
obrigado.
Obrigado Simao! Fico mto feliz em ajudar vcs em cada video! Grande abraço para Angola!
1 - de alguma forma cai no canal.. 2 - excelente video ! Eu sempre (até o momento) salvava os catalogos para nao perder os ajustes das fotos, essa dica do DNG que ja faz tudo isso em tamanho reduzido é fantastica !! e 3 - novo inscrito do canal com sininho ativado
4 - muito obrigado por tudo isso! hahaha valeu man!
Tô vendo segundo vídeo e tô curtindo bastante tua forma de comunicar e ensinar, parabéns mano
Valeu mannnnn
Parabéns, com certeza vai fazer eu mudar minha forma de trabalhar. Obrigado por todas dicas.
Opa! Muito obrigado
Isso vai mudar minha vida Perazzoli,só DNG a partir de hoje .Obrigado Brother
Valeu man! Isso ai
Que fantástico. Continue por favor Eduardo. Você é necessário.
kkkkk q isso! Valeu irmão rs
show de bola irmão. Tenho gigas e gigas de fotos... vou fazer isso. Deus abençoe
Vai te salvar!
ai sim!!!! bela dica!!!!!
Valeu!
obrigado herói, ganhou um seguidor
Valeu demais
De longe o melhor professor. Vc é fera, Pera! Valeu demais!
Que honra! Valeu man!
Sensacional. Não sabia dessa possibilidade. Ótima dica.
Boaaa! Faz e me fala!
Top! Eu faço isso a algum tempo. Eu trabalho no raw primeiro e depois de finalizar salvo dng para guardar com a compactação tbem!
Boa Rafa! Ajuda demais!
Caraca. Salvou a minha vida kkkkkkkk
kkkkkkk coisa boa rs
Toop, sempre tive medo de converter perder qualidade.... Apartir de agora DNG logo na copia para o pc, Obrigadoooo
Pode ir sem medo 🤟🏻🙏🏻
Cara, Obrigado ! TU é demais !
Q isso! Valeu mannnn
Dica topíssima!" Valeu demais! Edu, seu canal é top. Show! Vou adotar esse procedimento a partir de agora!
Boa! Valeu man, obrigado 🤟🏻
Faço isso há 3 anos, salvou muito espaço! Posso aprofundar a dica? Vamos lá: Pra quem gosta de ter uma HD externa de Backup, vc pode economizar ainda mais espaço na conversão com perdas se vc diminuir a resolução do arquivo, minha camera tem 24mp e na HD de Backup eu reduzo a resolução pra 15mp. Uma HD de 1tb vai caber muuuuita coisa.
Só um defeito eu encontrei no DNG convertido, e nem é culpa da Adobe: Caso vc use o Capture One, ao invés do Lightroom ou ACR, vc vai perder algumas metadatas importantes como modelo de camera e lente, tendo que escolher manualmente na hora da edição, a metadata até está lá mas o Capture One não associa. Outro inconveniente é que o perfil de cor padrão do Capture One para a sua camera deixará as cores nada a ver na tela obrigando vc a usar uma curva DNG Standard, que nada mais é que as cores Adobe Padrão no Lightroom/ACR, ou seja, fica tudo em casa.
Mas para usuários Adobe, não há perda nenhuma mesmo, só vantagens, super recomendo.
Boa man, eu uso ha mtos anos tmb, inclusive tem um vídeo aqui no canal sobre essa mesma dica de 4 anos atrás. Boa essa dica do COne! Vai ajudar a galera que usa ele! Abraço!
Seu comentário foi muito útil, obrigado!
DNG seria como o Proxy para vídeo rsrs levin pra editar! =D
Mais ou menos, o proxy é gerado do original, ainda precisa dele pra renderizar, o dng não, pode excluir o raw depois.
Incrível demais, muito obrigado pelo conteúdo!!!!
Valeu João!!!! Tmj
Uaaaauuu... canal relamente necessário!!! E depois eu posso excluir os arquivos Raw sem medo? E guardar só o DNG como backup? Gratidão!
Exatamente Andreia! Pode sim ♥️🙏🏻
Sempre com videos que mudam minha vida. Obrigado Irmão
Valeu man!
Muito obrigada pela dica!!
Valeuuuu
Conteúdo incrível Edu! Não perco um vídeo nesse canal ❤🤩
Obrigado Cassi! Curso ta chegando!!!
Edu muito top o video... clareo muitas de minhas duvidas... agora só uma pergunta em seu fluxo de trabalho vc converte com o programa de adobe q vc falou ou faz a converção no lightroom????
Hoje faco no LR por conta da praticidade... As vezes chego com pressa e ja quero postar algumas, depois converto dentro do próprio LR...
Que dica top , obrigado !!!!!
Valeu man!
To maratonando legal 😅
Opa coisa boa!
Muito legal teu canal, Eduardo =)
Fui tentar converter aqui um arquivo c-raw da canon e, mesmo marcando a opção de compactação com perda, o arquivo ficou maior. Do ponto de vista de economia de espaço, seria essa opção boa só para quem usa o raw sem a compactação da canon?
Mano, começa a fotografar em Raw cheio e converter pra DNG, vc vai ter um arquivo melhor q o CRaw.
Dica de ouro 🎉🎉
Valeu brother!
Fantastica dica. Edu, vc undica algum serviço de backups na nuvem?
Valeu! SmugMug, Google Drive, DropBox..
excelente dica.
Valeu man!
Fera demais
vlw man!
Opa! Mais um conteúdo Top, como sempre. Após salvar os arquivos em dng podemos exportarmos para impressão?
Perfeitamente man! Manda bala!
Mais um conteúdo sensacional, parabéns!
Dúvida: como faço para ter essa configuração de DNG com perda quando importo diretamente do cartão no Lightroom (copiar como DNG)?
Não achei essa opção.
Antônio, valeu man! Diretamente não tem a opção, pra fazer com perda tem q fazer depois da importação!
Boa, man! 👏🏻👏🏻
Valeu!
Show de bola amei
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
rapaz vou confiar kkkkkkkk. achei quase que revolucionario kkkk
Confia pai! Kkk Eu uso há anos! rs
Show de bola!
Valeu man
Faz um vídeo sobre o CRAW, atualmente estou usando ele.
Valeu a dica man! Mas eu não uso, vou estudar sobre!
Top irmão, parabéns!!!! Só uma pergunta, meu photomecanic não mostra as fotos em DNG com qualidade (não da nem pra separar as fotos) igual do RAW. Sabe me dizer se é alguma configuração? Obrigadoo
Valeu man, não sei pq eu não uso o Photomechanic, acho desnecessário, faço a curadoria na biblioteca do LR
Eu trabalho somente com fotos digitais, bem comum meus clientes pegar as fotos e recortar elas após dar zoom, mas me desculpas perdeu muita qualidade das fotos.
Sou fotógrafo de esportes, antes podia ver a expressão no rosto dos atletas com DNG o rosto fica borrado.
Talvez funcione para outros públicos.
Mas sigo assistindo e aprendendo muito contigo.
Obrigado!
Olha, sinceramente não perde informações nesse nível, eu faço álbuns enormes com fotos cropadas depois de convertidas em dng, nunca tive nenhum problema… Vc pode estar fazendo alguma coisa errado. Mesmo na fotografia social nunca tive problema!
Excelente dica. Fiquei com a dúvida se você converte e descarta o RAW original e se importa para o lightroom o DNG e edita ele. É essa sequência? PS - fiquei fã do canal!!! Excelente trabalho!
Blz Marcelo, valeu. Converto pra DNG, apago os raw, importo no LR e começo o fluxo! Raw só pra clicar! 🙏🏻
Se eu converter pra DNG posso editar normal com a mesma qualidade do raw ? E abre em qualquer software de edição da adobe no caso LR e PS
@@leoaraujofotografo DNG é o raw da Adobe, ou seja, vai funcionar ainda melhor, e pode editar sem medo! Tem essas informações no vídeo!
Fiz o teste com opção de salvar com "perda de qualidade", ela realmente ficou menor, só que não gostei, pq teve umas previas que ficou esverdeado.
Foii a primeira pessoa q relatou isso, e olha que o primeiro video sobre isso no canal tem mais de 5 anos…
De fato o arquivo fica com menor peso, porém a comparação da perda de qualidade deve ser feita entre um JPG exportado do RAW original, não do DNG convertido com perdas.
Ja fiz a comparação entre os dois e infelizmente essa compactação com perdas gera muitos artefatos típicos dos arquivos jpgs de qualidade média para baixa. Para fotografias de eventos ainda passa, mas se for retratos vc vai sacrificar o resultado final.
Concordo com vc man, tanto que a própria compactação já avisa q tem perda, mesmo pra retratos eu não vejo problema na maioria dos segmentos! Abs.
Com certeza! Não tem mágica, né? Sempre que compacta perde informação....
@@gustavoumeno fato, vale o teste pra saber se vale a pena, pra mim vale mto!
Outra dúvida aqui: é melhor converter o DNG de cara e importar no Lightroom e ter a edição no catálogo ou importar o RAW, editar e depois exportar em DNG pra ter a edição embutida?
Aí vai do seu fluxo man! Eu converto antes… 🤟🏻
Fala querido! Uma dúvida... Se eu fizer a conversão antes de começar a parte de tratamento, vou ter alguma desvantagem com perda de qualidade dos arquivos etc? Eu sempre fiz a conversão em DNG após terminar a edição dos arquivos RAW, mas pesa tanto né, ainda mais pra gente que trabalha com Casamentos. Se não prejudicar fazer a conversão antes, vai salvar muito! Canal sensacional, não perco um vídeo, Parabéns pelo trabalho incrível querido, Deus abençoe!
Mano, como eu disse no vídeo, converter é a primeira coisa que faço no meu fluxo, a não ser q vc use uma TekPix, não vai ter perda de qualidade rsrs Obrigado mano! 🙏🏻🙏🏻
@@EduPerazzoli Poxa vou ter de vender minha tekpix então :( rsrs, bora converter antes então. Obrigado pelas dicas meu querido!
@@davidlion4322 kk isso ai! Converta e seja feliz rs
Um detalhe que reparei ao converter o Raw para Dng antes é que pra quem usa o photomecanic para seleção como eu a visualização no photomecanic fica com uma resolução ruim dificultando a escolha certa da foto. Não sei se tem uma solução pra melhorar a resolução na visualização.
Léo, eu abandonei o Photomecanic há mtos anos desde q converto pra DNG, acho 1 etapa desnecessária… prefiro fazer a curadoria dentro do próprio LR… então não consigo te ajudar!
é inegavel o ganho de espaço, mas tem uma leve perca de qualidade, então para quem trabalha com tratamento de pele não recomendo, pois abrindo o arquivo dng depois é possível notar um risquinhos na imagem, mas pra quem trabalha com jpeg ou faz eventos vale super a pena!!!
Eu trabalho com tratamento de pele e retouch em todos os retratos que faço, e na prática não faz nenhuma diferença pra mim, a perda de qualidade é realmente insignificante… Se no seu nível de entrega vc realmente percebeu diferença, não vale mesmo a pena! Valeu por comentar Jordane! 🤟🏻
@@EduPerazzoli ss pse, pra mim acho que não vale, mas pra muita gente vai ajudar muito!!!
Achei muito interessante. Só uma pergunta. Em um outro vídeo eu fui baixar o seu presset, mas só achei pra Mac. Teria para Windows? Muito obrigado e canal excelente pra quem aprende só pela Internet com vídeos 0800.
Valeu Marcelo! metodopdf.com.br/telegram tem meus presets!
Beleza Eduardo,
Uma dúvida, se eu converto o meu raw em dng após o tratamento e deleto a pasta raw para reduzir o espaço em disco, a pasta do dng já fica linkada no catálogo ou eu tenho de importar ela para ter ela linkada e aparecer na minha biblioteca do LR que eh organizada por datas ?
Existe alguma forma de converter substituindo automaticamente o raw pelo dng mantendo ele já linkado no catálogo?
se vc converter de dentro do LR já vai fazer isso automaticamente.
Bom dia, Edu! Tudo bem? Você me dizer se, utilizando o DNG Converter, eu consigo converter os arquivos CR2 para DNG, já deletando os arquivos de origem, opção que existe no Lightroom? Ou eu teria que apagar na mão, após a conversão? Muito obrigado por tudo e parabéns! (Allexandre - Brasília/DF)
Allexandre, acho q não, ele pede pra Salvar em outra pasta, ai vc exclui manualmente a pasta em RAW
@@EduPerazzoli tá joia. Obrigado!
Fala irmão tudo joia?
se eu pegar um celular que faz fotografia em raw, e pegar um celular que faz em dng (através do adobe lightroom) e fosse fazer um comparativo da mesma foto; Teria alguma diferença gritante? (nesse exemplo, ambas teriam a mesma qualidade de lente e abertura e etc.
Td bem man e vc? Cara, só fazendo o teste pra saber, eu acredito q o raw nativo seria bem superior.
Edu, é possível o mesmo método no ACR??
Com ctza man!
E como faço para reabrir no lightroom?
Como assim Diego? Não entendi sua dúvida!
@@EduPerazzoli Perdão Edu, tinha tentado abrir os arquivos dng no lightroom não tinha conseguido, mas, agora abriu de boa. Muito obrigado!!
@@diegobispo63 opa! Que bom q deu certo 🤟🏻
E salvar sem perda de qualidade, qual o resultado?
Arquivo gigante, maior q o raw
Arquivo muito maior q o raw
@@EduPerazzoli obrigado.
Tenho uma dúvida... Posso fazer esse processo antes de começar a editar minhas fotos??? Meu computador é fraco, editar o raw está sendo muito difícil e demorado, se eu fizer esse processo as fotos que eu vou entregar para o cliente fica boa? Nível profissional????
Se vc assistiu o video eu falo que faco antes de editar, sempre, e entrego em jpg!
Fiquei com receio de enviar para o cliente em dng pois quando compartilhei pro iPhone veio como raw mais como se tivesse sem a edição. Eu enviei em jpg e quando abre na galeria do iPhone tem edição porém em dng não tem, é assim mesmo ?
Exatamente, o dng é um “raw”, pra cliente final tem q mandar em jpg!
alguem sabe se o lightroom mobile tem suporte para cr3 ou temos que converter para dng, valeu
Acho q rola sim!
eu converti uma pasta de 20gb pra DNG, e ela foi pra 30gb... não sei o motivo kkkk
Jardel, vc não marcou a opção Compactar com Perda, como falo no video, se não marcar fica maior!
Porque quando dou zoom a qualidade é muito menor no DNG ?
Vc deve estar dando zoom no preview da imagem, não na imagem em si, pq não perde a qualidade!
Eduardo, estou exportando meus arquivos da R6MKII (CR3) para DNG... faço isso para conseguir editar no meu LR antigo... (no meu mac n consigo colocar o LR novo). Porem os arquivos em RAW tem uma media de 25mb, quando converto para DNG esta indo para 57mb. Estou fazendo essa conversao pelo LR novo em outra maquina... pq isso esta acontecendo? Vc converte de RAW para DNG em outro programa? Vlw
Ricardo, vc está esquecendo de marcar a opção "Usar compactação com perda" como eu falo no vídeo, pode marcar sem medo e ser feliz!
Minha pasta DNG ficou maior que a pasta Raw ...kkkkk...pq será? era 215 gb foi para 235 gb
Vc não deve ter marcado a opção “compactuar com perda”, se não dizer isso, fica maior mesmo!
Já tentei converter arquivos NEF(Nikon raw) para DNG, mas não muda em nada o tamanho do arquivo. Fiz o teste em 4,22gb de arquivos RAW, depois de convertido ficou com 4,20gb. Não fez diferença pra mim 😮😮
Alexandre, com ctza não marcou a opção de Compactar com Perda, se não marcar, fica o mesmo tamanho e as vezes até maior! 🤟🏻
@@EduPerazzoli vou tentar então. Valeu 👍
Entendi a conversão em DNG. Mas tenho que criar um catálogo com os RAW e depois converter como vc disse, aí deu certo. Esse 4,22gb viraram 1,9gb 😁
Coisa boaaaaaa hein rs
Quando vou converter aparece a mensagem erro ao gravar o arquivo. Sabe me dizer o porquê ta dando isso?
Oi Léo, nunca aconteceu comigo, já tentou pelo Adobe DNG converter e diretamente pelo Lightroom? Pode ser a versão do software ou alguma permissão. Vou pesquisar!
@@EduPerazzoli acho que foi um bug que ocorreu, pois reiniciei o computador e voltou a funcionar normal até o momento.
Amigo beleza ? Pode fazer a conversão já depois de editado ? Depois de salvo em jpeg ?
E outra coisa, tem como editar já em PnG?
pode converter em DNG em qq momento! No vídeo eu explico certinho sobre a diferença de converter antes e depois... pelo jeito vc não assistiu todo! abs