Eu queria muito trabalhar com arte, mas não estava gostando da profissões que envolvia desenho profissional. Até depois de pesquisar e escolher... fiz faculdade de Pedagogia, hoje sou professora da Alfabetização Infantil e uso muito a minha habilidade de desenho que gosto desde de criança para fazer lembrancinhas e desenhos lúdicos para as crianças nas minhas aulas. Então, eu queria dizer que se a pessoa procurar direitinho, tem muitas profissões que precisam da arte, em que se você for um desenhista é muito útil no seu dia a dia. 😊
Depois de anos de fazendo desenho e tendo desanimado muito, me reencotrei com a pixel arte. Gosto tanto de fazer que nem mostro para ninguém, faço porque gosto e fica tudo no meu computador. Eu adoro passar horas clicando, brincando com paleta de cores, fazendo animações, cenários, estudos... É legal pq tudo muda, se vc vai desenhar uma arvore precisa de técnica para conseguir fazer algo com fidelidade mesmo que estilizado, mas para pixel art vc precisa reinterpretar aquilo com pixels e na maioria das vezes é um exercicío de reinterpretar a realidade.
Olá, prof. Thiago! Desenho constantemente desde 2017 mas ultimamente tenho sofrido a pressão da autocobrança. Essa é uma armadilha que devo evitar, ainda mais diante de tantas ofertas de cursos, workshops, etc... que estão na Internet. O sr. tem razão.ao nos lembrar do que nos motiva a desenhar e de curtir o momento presente!
Só verdades nesse vídeo professor, até uns 5, 6 anos atrás desenhar era muito divertido para mim. Naquela época eu mal abria minha conta de yt para ver alguma coisa e tb quase não ficava em redes sociais. Eu assim como o senhor, nunca tive nenhum ídolo nem nada do tipo. Meu negócio era chegar em casa depois de escola e desenhar o dia inteiro, ou jogar online, e eu sempre me divertia bastante de verdade. Mas hoje realmente sinto que perdi uns 50% disso principalmente quando comecei a acompanhar trabalhos de grandes artistas nas redes sociais, eu comecei a sentir que meu desenho ainda era muito pobre, e aí eu comecei a sofrer de crise do impostor e tantas outras coisas, enfim é complicado, gratidão por esse vídeo, de coração!
esse tipo de conselho que me faz perceber que as vezes eu ando no modo automático e que eu precisava olhar para dentro de mim mesmo e analisar, sabe Thiago, eu desenho faz uns 12 anos (estudando sério) e hoje estudo animação, quando você vê que uma IA chega bem próximo do que você levou anos para aprender é bem frustrante, e tudo o que eu estava buscando era o FINAL do processo da animação que estou produzindo, mas nesse caso, você me lembrou sobre os processos, pois "desenhar é o processo"!. Eu vou buscar aquela "fuga para outro universo" no estilo "Nárnia", "Ponte para Terabítia", "viagem de Chihiro" que me fizeram tomar gosto por criar histórias, Muito obrigado thiago
o artista iniciante que eu fui no passado, ficaria feliz com o artista profissional que eu me tornei hj... mas real, isso custou aquela empolgação que eu tinha quando um ideia surgia na minha cabeça e eu botava no papel. hj preciso pagar contas, e os desenhos que eu faço, não são mais pra mim, tenho que agradar elguém se eu quiser ter iternet e luz ligadas na minha casa. Hoje sendo um profissinal eu ainda me sinto um aprendiz, pois quando eu acho que eu sei algo, tem trocentas coisas pra aprender, e isso me deixa meio pra baixo.
Thiago, vc foi muito certeiro em entrar nesse assunto. Hoje, segundo a OMS, a população brasileira é considerada a mais ansiosa do mundo, e sabemos que são muitas questões, entre elas a nossa exigência pela excelência. O ponto que vc destacou trás um tema chamado saúde mental. Passei por um momento de depressão, ano passado, e uma das ferramentas que me fez sair dessa foi exatamente o que vc falou, "tomar um tempo apenas para vc". Desenhe para você. Dê de presente para você esse momento. Sem dúvida, você merece.
Mesmo eu não estando necessariamente desanimada com o desenho, eu ainda precisava muito ouvir isso, eu nunca parei pra pensar "e se eu não trabalhar com desenho", não minto, só de pensar isso eu me senti perdida, como se não houvesse algo além pra seguir, eu amo isso, eu não sei bem o por que eu desenho, deve ser por que eu gosto de contar histórias, dês do fundamental eu escrevo longas histórias com clímaxs mirabolantes e personagens com habilidades malucas, eu adoro isso. Quando eu não consigo desenhar nada, eu penso de cara "eu tenho que estudar, se eu não sei o que desenhar significa que eu não sei o suficiente" e depois desse vídeo eu acho que o problema nunca foi a falta de estudos e sim a falta de apreciação pelo lápis esfregando no papel, a grafite sujando minha mão, as tintas e os lápis de cor dando vida a obra... Valeuzão por esse vídeo, eu adoro esses papos, me sinto melhor, me deu até aquele gás pra fazer algo legal hehehe
Ótima reflexão, tô na fase do desenvolvimento, e de tanto ficar me cobrando e comparando, acabei ficando desanimado com o desenho, mas depois desse vídeo pretendo ignorar as comparações e me cobrar menos ❤️
Estou presa nessa jaula a uns anos, mas decidida a sair e vou conseguir, seu conteúdo é incrível eu amo ouvir seus conselhos certamente vou conseguir aplica-los, se fosse só pressão de marketing, mas o pior é quando entra família as pessoas que você ama.... só complica mais o que já é extremamente difícil, obrigada Thiago por continuar mostrando que existe uma luz no fim do túnel.
nossa, eu ate salvei esse video, porque nunca vi alguem tocar tão bem nesse ponto, e acertar realmente oque nos desmotiva, pra min esse e um video motivacional perfeito pra quem gosta de desenhar.
Professor, eu tava precisando desse vídeo e dessa reflexão. Muito obrigado ! No futuro eu gostaria sim de ver mais vídeos assim. E como sugestão eu adoraria ter uma live com você ensinando aquarela. Abraço !
Respondendo o título... No começo do desenho eu fico procrastinando, na metade dele fico animado pelo resultado e satisfeito pelo progreso e no final o desenho fica legal mas eu sinto que não valeu a pena desenhar ele.
Tem que lembrar que o desenho naquela hora não vai ser do jeito que você quer. O desenho não é para ficar perfeito ali, mas é um treino para que a cada dia o seu desenho possa melhorar. E desenhar..., desenhar, desenhar várias vezes que vai ficar bom, não naquela hora. Então ao invés de você pensar que queria aquele desenho daquele jeito... Lembra: eu vou fazer se ficar bom, ok, se não é bom eu fazer esse desenho aqui que vai ser um treino para os próximos ficarem ainda melhores.
@@rebekacordeiromartins8294 o resultado me agrada muito mas quando o tempo passa eu acabo ficando mais desanimado em gostar do que eu faço. Muito obrigado pela ajuda 🤝.
O desenho artístico é a minha válvula de escape, passo muito tempo no frio desenho técnico, mas o desenho artístico é o que me alivia. Houve um tempo que quis fazer do desenho artístico uma profissão, mas entendi que era melhor pra mim tê-lo como hobby, isso eliminou a ansiedade por ter escolhido outro caminho. Agora encontrei o equilíbrio e me divirto muito fazendo as duas coisas! A vida é muito curta pra gente viver só em função de ganhar dinheiro!
Eu já alguns vídeos seu e fiquei impressionado faço alguns desenhos gosto quando estou rabiscando e tomando forma esse vídeo me fez ser mais determinado, eu já passei por uma situação desagradável a pessoa mal olhou pro meu trabalho foi humilhante. Valeu por essas palavras fica com Deus.
Nunca me senti pressionado por desenhar algo, sempre fiz o que eu queria e me dava vontade, então até hoje, sinto prazer em desenhar pois não é como se fosse uma obrigação pra mim, eu faço o que gosto e quando sinto vontade. Acredito que por isso até hoje não perdi o brilho ao fazer um desenho, pois curto totalmente o processo.
Esse Thiago é um cara MUITO legal. Você me ajuda muito! Voltei a desenhar depois de 20 anos. Desenho apenas por hobby. Mas sou TDAH e extremamente perfeccionista. E vendo seus vídeos, eu consigo concluir meus desenhos sem jogá-los fora no primeiro erro, ou até, no quarto erro haha. Estou curtindo o processo de aprendizado! Esse cenário não seria o mesmo sem seus ensinamentos! "Tô certo".
Eu precisava dessas palavras...obrigada, sou alguém que se compara muito em varias coisas, uma delas e em desenhar, tentar fazer algo melhor, jogar cada desenho no lixo e isso realmente e desanimador, deixa de ser divertido...mesmo que seja um desenho que faço pra alguem que gosto, um personagem ou coisa assim em algum momento vou comparar, ver erros e desisto do desenho, estou tentando deixar isso de lado aos poucos e voltar a desenhar por gostar igual antes
Que vídeo nescessário... cara que vídeo nescessário! Percebi meio que o Thiago se emocionou, não só porque falou isso tudo para o público mas para ele mesmo... Eu me identifiquei com todos os pontos, porque eu vivi isso. Eu sempre gostei desenhar e comecei a muito cedo. Meu irmão que já desenhava melhor do que eu, me dava umas dicas e eu vendo ele fazer cada desenho incrível, ascendeu uma luz de perfeccionismo em mim, tanto que eu melhorei muito graças isso. O problema é que quando a gente tem responsabilidade e leva esse Dom com a gente, fica complicado trabalhar nessa área, ainda + em 2024 com A.I etc... Mas acredito que desenhar está + no fazer por gosta, por sentir prazer no processo/resultado do que usa isso sempre como trabalho, acredito que fica muito monótono e exaustivo nesse ponto. Um dia ainda quero tira minha HQ do papel
Interessante este assunto. Meu caso eu quero resgatar aqueles momentos na infância que passava desenhando por horas despreocupado. Eu sempre quis seguir a área de Ilustração justamente porque me divertia desenhando, no fim segui na área de edição e manipulação de imagem. Estou estudando ilustração, pensa na empolgação que estou, tanto para fazer no digital e na mão com lápis e tinta. É animador saber que em breve estarei trabalhando com ilustração me trás um sentimento de felicidade. Sempre senti que deveria ter insistido em ilustração, mas a vida nos leva para outros caminhos. Minha mãe sempre me incentivou a ir atrás e voltar a desenhar até pouco antes dela desencarnar. Estou empenhado em aprender e me divertir com a evolução dos projetos. ☺️
Eu desenho porque amo ver meus traços compondo formas que eu não sabia que existiam. A coisa mais linda que acho sobre desenho é descobrir algo que antes não existia. Todo dia que desenho, me sinto indo a um lugar novo. Grande Thiago, sempre recomendo seu canal pelas reflexões (mesmo para quem não desenha).
Thiago, estou passando por algo muito semelhante esses dias e só encontrei uma resposta pra isso através do seu vídeo. Infelizmente devido a correria da faculdade eu n pude me dedicar muito ao seu curso de desenho que eu havia assinado, então nas férias eu cheguei com o propósito de desenhar o MÁXIMO e o mais rápido que eu podia pra aprender mais rápido, acontece que uma hora eu fiquei cansado e ao chegar em um desenho um pouco mais difícil, que foi o da câmera do módulo 2, eu simplesmente desanimei e tô a umas 2 semanas sem desenhar, seu vídeo serviu muito pra me dar uma resposta quanto a esse desânimo, vou tentar parar com imediatismo na hora de aprender a desenhar e vou aproveitar cada desenho. Muito obrigado pelo vídeo 😊
Esses dias veio um iniciante me pedir dicas de desenho, falando que esse ano iria se dedicar ao maximo pra dominar desenho, pq era a paixão dele, que ele queria desenhar igual os quadrinistas da marvel... Eu dei as dicas, apontei o que ele precisava melhorar.... Uma semana depois ele veio me falar que desistiu do sonho dele pq não iria conseguir
Me identifiquei com tudo. Principalmente do que falou sobre "toda vez que for desenhar, liga a câmera pq precisa gravar conteúdo.". Porque esse é o resumo do meu dia a dia, estou sempre a procura de ideias para desenhar e gravar. Parece que não existe "só desenhar" pra mim. É como se fosse uma obrigação ligar a câmera toda vez que começou um novo desenho. E isso me deixa ansiosa😢 Obrigada pelo vídeo ❤ estava precisando
Cara... Eu precisava ouvir isso. Me ajudou a esclarecer muita coisa. Sou desenhista e artista 3D, e frequentemente sinto essas angústias que você comentou no vídeo. De coração mesmo, obrigado Thiago.
Cara falou muito, concordo bastante contigo em muitoo do que ce falou sabe..Eu gosto de arte (de inumeros tipos incluindo os quadrinhos/desenhos) e curto desenhar tem algum tempo e com o término dos meus estudos do Ensino Médio (em 2016, só pra deixar clro que faz um tempo ksksk) decidi por conta disso, depois de pensar em querer fazer inúmeras coisas acabei por justamente seguir mais ou menos nesse rumo das artes ou do mundo criativo, sendo assim resolvi fazer faculdade de Design, e justamente um dos fortes motivadores foi "o gostar de desenhar", claro que na area criativa do Design ou o que quer que seja sempre mencionam e acho, sim, válido mencionar que voce não precisa "Saber desenhar" ou ser bom nisso, ok com certeza posso dizer que já saber ou ser bom ajuda sim bastante, obvio, mas acho que tanto pra qualquer coisa na verdade é a prática, tua vontade e muito do que voce disse que vai te levar a onde voce quer chegar, seja pra projetar no caso de um designer quanto para desenhar no caso de um ilustrador ou quanto para alguem que faz isso por hobby ou pelo puro prazer de fazer algo que gosta. Hoje em dia eu me vejo um pouco nessa vibe sabe não de fugir de desenhar, mas talvez também por conta de que o desenho está, também dentro da profissão que eu tento desenvolver (no momento estou mais do meio pro fim d faculdade procurando bastante um estsgio inclusive), que o deseno despretencioso e por gosto e o desenvovimento disso pra ramos de ilustração, quadrinhos e afins parace que fica dessa forma meio que sem gosto/diversão/entreoutras coisas e paro pra refletir que tem sim também muito do que ce diz do marketing jogado na gente, da comparação e tudo mais!! E desse modo que vc me fez refletir também o por que muitas vezes me desanimo pra desenhar com mais vontade e tals!! Queria agradecer de coração tuas palavras e o video como um todo por que acho que traz um reflexão enorme pra todos que querem ser artistas e talvez até mais pra quem faz isso por puro prazer que não deixam de ser artistas também heheh!!!
Muito obrigada por esse vídeo, eu sempre amei desenhar e esse ano decidi me dedicar mas aconteceram muitas coisas que abalaram meu psicológico, investi em curso e quase não estou conseguindo fazer por causa do trabalho e de outros afazeres e minha cabeça está quase no colapso mas vendo esse vídeo me deu um alívio que eu precisava vou tentar resolver aos poucos e um dia chego lá
Olha, sendo sincera, obrigada por esse vídeo. Eu literalmente chorei aqui...isso parece que foi pra mim. Seus vídeos são muitos bons, esse então...foi um tapa! Eu pensei em toda a minha trajetória e percebi o quarto que tem muito a mudar, mas preciso ter calma...obrigada mesmo! O vídeo veio em uma hora certa 《^^》
Obrigada, Thiago. Era exatamente isso que eu precisava. Já fazem alguns meses que estou "sofrendo" com esse impasse e o seu vídeo foi de imensa ajuda. Sério mesmo. Valeu :)
Há pessoas que começam a desenhar com quase 40 anos. Eu vejo o processo de desenhar como um tipo de exercício para a mente. Quando agente desenvolve olhos de desenhista, agente passa a ter uma forma de ver mais analítica, agente passa a prestar atenção em coisas que antes passavam batido, desenhar desenvolve foco, concentração. Desenhar é uma habilidade que pode ajudar no aprendizado de outras habilidades. Então, para além do ponto de vista meramente financeiro, vejo o desenho como uma habilidade que tem potencial de ajudar no desenvolvimento pessoal. As pessoas estão com o imaginário empobrecido e isso faz com que elas não consigam ver sentido em desenvolver uma habilidade sem com isso ter que envolver questões financeiras ou de fama.
Que reflexão certeira! Passei por isso! Eu desenhava na adolescência, até cheguei a fazer aulas inclusive na Areae, em meados de 2006, mas com o passar dos anos eu fui deixando desenho de lado. Na pandemia resolvi voltar a desenhar, aprender no digital e estava começando a entrar nessa pira, acreditando que por agora já ser adulto, deveria tornar isso algo que fosse altamente produtivo.... Nós temos essa tendência nos tempos de hoje. Sempre buscar a técnica de estudo que dá mais resultado, sempre querendo atingir um nível competitivo, perseguindo sempre processos, perfeição rápida.... Quando percebi que isso começou a me travar, voltei para o simples. Olhar algo que eu gostaria de tentar desenhar e.... Desenhar. Com muito mais leveza. Precisamos desejar aprender e não ter esse sentimento de necessidade de perseguir técnica para virar um mestre.... É aproveitar o processo, pausar quando for necessário e saber dosar nas partes dos estudos que talvez são cansativas e menos agradáveis, pra não desanimar. Tudo na vida é equilíbrio.
Desenhar sempre me anima, já parei de desenhar algumas vez por conta do tempo e cansaço do trabalho, mas hoje em dia pretendo superar meus limites e possivelmente criar uma história com meus desenhos
Recém comecei a ver o vídeo, eu estava refletindo sobre o assunto esses dias. Faz 9 anos que sou tatuador profissional e uns 6 que faço faculdade de artes... Minhas perguntas foram "quando parei de fazer artes que eu Gosto?", "eu parei de gostar do que eu faço? Quando isso aconteceu?" ... Foram perguntas que me fizeram repensar o dia a dia
Eu não sou desenhista, sou escritora e, essa sua conversa ressoou muito comigo. Já publiquei, ganhei prêmio , tenho um ótimo "resultado " na minha carreira de criadora de histórias. Por outro lado sinto essa cobrança de estar sempre produzindo e de que todos os outros escritores estão com resultados melhores que os meus. Sério, valeu pela conversa
Que vídeo necessário Thyago. Eu estou me sentindo meio esgotada com todas as cobranças desnecessárias que que venho colocando pra mim mesma. Desenhar sempre foi divertido pra mim, mas percebi com as suas palavras o quanto eu desviei isso que eu faço do que realmente gosto. Ficar tentando o tempo todo provar algo pra você ou alguém é extremamente estressante, e interfere em todo o processo de se fazer arte, sempre projetando, gerando expectativas excessivas. E percebo que já estou nesse processo há muito tempo, antes mesmo da grande Era do marketing. Mas agora, é tentar colocar as coisas novamente no lugar. Agora que refleti sobre isso, já sei o sei o que fazer.
Eu trabalho de programador, estudo e tenho alguns projetos em paralelo, sinto que estou perdendo meu tempo de descansar, de fazer um curso na minha área ou de jogar mesmo, porque desenho não me da dopamina na hora, é algo massante, eu não consigo sentar a bunda na cadeira por mais de 30 minutos, eu desenhava muito quando era minha única diversão, mas hoje em dia, com o tanto de estímulos que existem, acabo me distraindo e nem toco no papel/lápis. Obrigado pelo vídeo Thiago!
Final do ano passado voltei a ter crises de ansiedade bem quando estava pra fazer o estágio. Fiquei semanas sem desenhar nada por causa da correria e das papeladas, fora o trabalho. Com tudo isso acabei ficando desanimada e não tenho postado mais desenhos nas minhas contas. Só que essa semana olhei de novo a pasta com os rabiscos e anotações das histórias que estou escrevendo, e decidi fazer diferente em 2024. Realmente me dedicar no desenho, sem pressa, um passo de cada vez.
Boa noite a todos. Comecei a desenhar desde que me reconheço por gente, sempre gostei muito e almejei trabalhar com isso, ou pelo menos algo relacionado com arte, mas recentemente eu conheci uma pessoa que partilhava dessa vontade, porém ele me fez extremamente mal, me botou muita pressão enquanto eu estava apenas desenhando e aprendendo aos poucos, isso me deixou muito desanimado e parei para pensar sobre as coisas, se realmente quero isso para minha vida e coisas do tipo, mas ai, ouvi você falando sobre se permitir aproveitar o momento, por que isso não significa que você não está levando a sério, apenas se divirta se for possível e pare de se comparar á outras pessoas de maneira exagerada (é completamente desnecessário).
Obrigado pelo vídeo Thiago! Eu tenho um trabalho fora da ilustração e quando tentei me tornar ilustrador eu me frustei bastante com a realidade da profissão. Gastei horas e horas desenhando ilustrações para projetos de terceiros, ganhei dinheiro, mas isto me fez cansar do desenho. Como não dependo da ilustração financeiramente vou voltar para os estudos e projetos pessoais que são o que realmente me fazem bem. Um abraço!
É incrivel como os vídeos desse quadro acertam em cheio os momentos que estou na vida, parece que hoje em dia morreu o conceito de fazer as coisas só por diversão, tudo tem que ser uma cobrança, tudo tem que ser pra dar certo, tudo tem que ser da forma mais eficiente, e se não for com essa visão que vc faz as coisas, você está "perdendo tempo", isso tudo é culpa de internet demais e excesso de estimulos, excesso de ruído de opiniões e pessoas gritando querendo te vender alguma ideia o tempo todo, sinto falta de tempos mais simples onde tudo era mais silencioso e tranquilo, sem muita pressão e expectativas.
Cara, tudo que vc falou é a mais pura verdade! E um recado para quem quer trabalhar com desenho e se cobra tanto. 1 pense se vc realmente quer isto. Eu confesso que já quis. Mais a um tempo atrás ví um vídeo de outro artista que acompanho Christopher Young, onde ele dizia que tinha sonho de trabalhar com desenho. Chegou a prestar serviço para empresas grandes, mas percebeu que desenhar já não tinha mais graça. Isto porque ele já não desenhava mais pra ele, e sim, para os outros. Desenhar para os outros é diferente de vc desenhar pra sí! Vc vai fazer coisas que não gosta, se não ficar bom. Tem que refazer. E isto vai te desgastando e o desenho vai se tornando algo chato. Por isto pense bem se realmente é o que vc quer. Fazer pequenas commissions é válido. Pois, vc não terá 100% de obrigação e terá tempo para se dedicar aos seus desenhos.
Carai mano primeira vez no teu canal e realmente eu estou exatamente nesssa situação entao parecia quebo video era pra mim De coração obrigado pelo video tu ganhou um inscrito
sei la, passei por tudo que ele falou, fiz alguns cursos e comprei equipamento, a situação financeira não é das melhores mais me dediquei, mais a auto cobrança, a situação em volta o dia dia corrido para sobreviver, as comparações absurdas, fez ser frustrante estar naquele dia q não sai sabe kkk, mesmo sabendo q é só 1 dia amanha poderia ser melhor, mais é um erro da minha cabeça que não funciona muito bem kkkk mais está tudo bem agora vou ser só admirador, e tentar ninguém se sentir assim. vlw pelo comentário. @@treinado3967
Ainda lembro quando comecei a desenhar, eu tinha 3 anos, meu avô desenhou um passarinho no chão com um pedaço de tijolo pra me ensinar a fazer um passarinho, e esse foi meu primeiro contato com desenho, desenhando passarinho no chão de concreto com pedaços de tijolo aos 3 anos, daí pra frente não parei mais. Atualmente as coisas ja são mais complicadas devido a problemas com saúde mental, passei por muita coisa pesada nesses anos que interferiram no desenho,passei a desenhar com pouca frequencia devido a crises de ansiedade, depressão e outros problemas,mas continuava fazendo sempre que conseguia me sentir melhor. Dois anos atras eu tava bem, tinha conseguido curar a ansiedade por completo,a depressão tava quase 100% curada, eu tava finalmente me sentindo feliz depois de anos de sofrimento e eu tinha voltado a ganhar dinheiro desenhando, eu ja ganhava no passado mas pelos problemas parei, e tava ganhando com isso outra vez,a vida tava perfeita... até começar a namorar. A menina me levou pro fundo do poço em todos os sentidos possiveis, minha vida estagnou, todos os traumas e problemas que eu tinha conseguido curar voltaram,eu também adoeci fisicamente, não tinha mais forças pra parar em pé, comecei a desenvolver anorexia e quase morri em janeiro do ano passado, e ano passado todo tive crises e ataques de panico por causa dela, ela passou o ano todo me perseguindo em redes sociais mesmo depois da gente terminar, cheguei perto de perder a sanidade e com um pezinho ali no suicidi* Passei o ano todo vivendo um inferno, não consegui mais desenhar, só de pensar em desenhar eu tinha ataques de panico que embrulhavam meu estomago e dava a sensação que eu ia desmaiar,e isso me deixava muito triste, desenhar é a coisa que desde pequena eu mais amo fazer, e eu não conseguia mais, o melhor que fiz ano passado com o pouco de força que tive foi desenhar uma animação frame a frame de 6 minutos de uma historinha que criei, o que me levou a um burnout também devido a tudo o que eu ja vinha passando. Esse ano felizmente as coisas passaram a melhorar como magica, a depressão melhorou, os ataques de panico acabaram,e a ansiedade ta bem controlada, ainda tenho muito chão pela frente em questão de saúde mental, mas to no processo pra curar tudo isso, e o que me deixa mais feliz, to voltando a consegui desenhar sem mais sentir panico. Complicado agora é ter que recuperar toda a habilidade que eu perdi por ter passado praticamente um ano sem conseguir desenhar, ainda quero voltar a ganhar meu dinheiro com isso como eu tava fazendo, porque mesmo quando eu desenho a trabalho eu sinto como se tivesse desenhando pra mim, é um trabalho que eu sinto prazer de fazer, e espero poder voltar pra ele logo. Foi mal o textão, mas precisava fazer esse desabafo.
Cara, atualmente eu estou nessa vibe. Por muito tempo sonhei em viver de desenho, mas como tenho família para sustentar, o desenho não me dava um volume de trabalho pra manter minha família, hoje eu faço arquitetura e desenho apenas por diversão, como fazia na minha infância.
Conheci o Fiverr há poucos dias e só agora ouvi o thiago falando dessa plataforma de vendas, será que não tinha mencionado antes ou não percebi porque não conhecia? Sempre parece uma coincidência quando algo assim acontece.
Ultimamente eu vim percebendo que eu tinha desanimado bastante de desenhar, por postar algo que deu trabalho e flopar, por não se superar em cada desenho... isso estava ficando bastante estressante, ja não me divertia tanto no processo, a pressao de entrar na vida de jovem adulto, de precisar de dinheiro e de todos falando pra vc trabalhar com isso ou aquilo, meio q quebrou minha mente por uns meses. Agora eu ja percebi que eu não quero trabalhar com arte, ainda quero lançar algum livro ou algum projeto, mas no geral, eu prefiro manter meu amor ao desenho, mesmo que isso signifique """"desperdiçar""" oportunidade de ganhar dinheiro, como alguns ja me disseram.
Na maioria do tempo eu penso na melhor forma de estudar e aprender sem perder nenhum segundo de tempo. Como se só existisse uma maneira de chegar ao meu objetivo, e nisso eu acabo ficando sem estudar por tanto esperar esse "jeito certo de aprender". Isso é medo de errar, medo de tentar e não conseguir, de perder meu tempo e esforço. Mesmo estando consciente, não se torna fácil passar por isso. Infelizmente eu ainda não saí desse buraco, mas vou me reerguer de uma forma ou de outra
Eu queria muito trabalhar com arte, mas não estava gostando da profissões que envolvia desenho profissional. Até depois de pesquisar e escolher... fiz faculdade de Pedagogia, hoje sou professora da Alfabetização Infantil e uso muito a minha habilidade de desenho que gosto desde de criança para fazer lembrancinhas e desenhos lúdicos para as crianças nas minhas aulas.
Então, eu queria dizer que se a pessoa procurar direitinho, tem muitas profissões que precisam da arte, em que se você for um desenhista é muito útil no seu dia a dia. 😊
Essa frase " foque no processo é tão profunda e se expande para tantas áreas na vida..." É a dica da minha vida.
É uma pressão sem necessidade. Desenhar é criar é alegra nossa criança interior !! Obrigada Thiago por esse vídeo .
Depois de anos de fazendo desenho e tendo desanimado muito, me reencotrei com a pixel arte. Gosto tanto de fazer que nem mostro para ninguém, faço porque gosto e fica tudo no meu computador. Eu adoro passar horas clicando, brincando com paleta de cores, fazendo animações, cenários, estudos... É legal pq tudo muda, se vc vai desenhar uma arvore precisa de técnica para conseguir fazer algo com fidelidade mesmo que estilizado, mas para pixel art vc precisa reinterpretar aquilo com pixels e na maioria das vezes é um exercicío de reinterpretar a realidade.
Olá, prof. Thiago! Desenho constantemente desde 2017 mas ultimamente tenho sofrido a pressão da autocobrança. Essa é uma armadilha que devo evitar, ainda mais diante de tantas ofertas de cursos, workshops, etc... que estão na Internet. O sr. tem razão.ao nos lembrar do que nos motiva a desenhar e de curtir o momento presente!
Desenhe sem esperar o feedback de ninguem. Oh regra de ouro.
Só verdades nesse vídeo professor, até uns 5, 6 anos atrás desenhar era muito divertido para mim. Naquela época eu mal abria minha conta de yt para ver alguma coisa e tb quase não ficava em redes sociais. Eu assim como o senhor, nunca tive nenhum ídolo nem nada do tipo. Meu negócio era chegar em casa depois de escola e desenhar o dia inteiro, ou jogar online, e eu sempre me divertia bastante de verdade. Mas hoje realmente sinto que perdi uns 50% disso principalmente quando comecei a acompanhar trabalhos de grandes artistas nas redes sociais, eu comecei a sentir que meu desenho ainda era muito pobre, e aí eu comecei a sofrer de crise do impostor e tantas outras coisas, enfim é complicado, gratidão por esse vídeo, de coração!
esse tipo de conselho que me faz perceber que as vezes eu ando no modo automático e que eu precisava olhar para dentro de mim mesmo e analisar, sabe Thiago, eu desenho faz uns 12 anos (estudando sério) e hoje estudo animação, quando você vê que uma IA chega bem próximo do que você levou anos para aprender é bem frustrante, e tudo o que eu estava buscando era o FINAL do processo da animação que estou produzindo, mas nesse caso, você me lembrou sobre os processos, pois "desenhar é o processo"!. Eu vou buscar aquela "fuga para outro universo" no estilo "Nárnia", "Ponte para Terabítia", "viagem de Chihiro" que me fizeram tomar gosto por criar histórias, Muito obrigado thiago
o artista iniciante que eu fui no passado, ficaria feliz com o artista profissional que eu me tornei hj... mas real, isso custou aquela empolgação que eu tinha quando um ideia surgia na minha cabeça e eu botava no papel. hj preciso pagar contas, e os desenhos que eu faço, não são mais pra mim, tenho que agradar elguém se eu quiser ter iternet e luz ligadas na minha casa. Hoje sendo um profissinal eu ainda me sinto um aprendiz, pois quando eu acho que eu sei algo, tem trocentas coisas pra aprender, e isso me deixa meio pra baixo.
As conversas do Crás são muito profundas
Thiago, vc foi muito certeiro em entrar nesse assunto. Hoje, segundo a OMS, a população brasileira é considerada a mais ansiosa do mundo, e sabemos que são muitas questões, entre elas a nossa exigência pela excelência. O ponto que vc destacou trás um tema chamado saúde mental. Passei por um momento de depressão, ano passado, e uma das ferramentas que me fez sair dessa foi exatamente o que vc falou, "tomar um tempo apenas para vc". Desenhe para você. Dê de presente para você esse momento. Sem dúvida, você merece.
Mesmo eu não estando necessariamente desanimada com o desenho, eu ainda precisava muito ouvir isso, eu nunca parei pra pensar "e se eu não trabalhar com desenho", não minto, só de pensar isso eu me senti perdida, como se não houvesse algo além pra seguir, eu amo isso, eu não sei bem o por que eu desenho, deve ser por que eu gosto de contar histórias, dês do fundamental eu escrevo longas histórias com clímaxs mirabolantes e personagens com habilidades malucas, eu adoro isso. Quando eu não consigo desenhar nada, eu penso de cara "eu tenho que estudar, se eu não sei o que desenhar significa que eu não sei o suficiente" e depois desse vídeo eu acho que o problema nunca foi a falta de estudos e sim a falta de apreciação pelo lápis esfregando no papel, a grafite sujando minha mão, as tintas e os lápis de cor dando vida a obra... Valeuzão por esse vídeo, eu adoro esses papos, me sinto melhor, me deu até aquele gás pra fazer algo legal hehehe
Cara vc é o maior dos desenhistas
Ótima reflexão, tô na fase do desenvolvimento, e de tanto ficar me cobrando e comparando, acabei ficando desanimado com o desenho, mas depois desse vídeo pretendo ignorar as comparações e me cobrar menos ❤️
Ai sim andihh
Sim, lembro muito bem dos velhos tempos
Um vídeo deveras tranquilizador
olha são vários anos acompanhando aqui o canal, e é impressionante como alguns vídeos vem na hora certa. kk
Muito obrigado ;)
Nossa... Faz anos que não vejo um vídeo seu, é muito bom saber que você está bem.
A vida, o trabalho, o projeto, não precisam ser um peso!!
Graças a Deus,arte sempre foi divertida e sempre divertida pra mim.Acho pq eu não me cobro tanto😂😂😂
Estou presa nessa jaula a uns anos, mas decidida a sair e vou conseguir, seu conteúdo é incrível eu amo ouvir seus conselhos certamente vou conseguir aplica-los, se fosse só pressão de marketing, mas o pior é quando entra família as pessoas que você ama.... só complica mais o que já é extremamente difícil, obrigada Thiago por continuar mostrando que existe uma luz no fim do túnel.
nossa, eu ate salvei esse video, porque nunca vi alguem tocar tão bem nesse ponto, e acertar realmente oque nos desmotiva, pra min esse e um video motivacional perfeito pra quem gosta de desenhar.
Professor, eu tava precisando desse vídeo e dessa reflexão. Muito obrigado ! No futuro eu gostaria sim de ver mais vídeos assim. E como sugestão eu adoraria ter uma live com você ensinando aquarela. Abraço !
Respondendo o título... No começo do desenho eu fico procrastinando, na metade dele fico animado pelo resultado e satisfeito pelo progreso e no final o desenho fica legal mas eu sinto que não valeu a pena desenhar ele.
Igual eu, menos o final, eu gosto dos meus desenhos independente do resultado
Uma dica e refazer o seu próprio desenho tentando aperfeiçoa lo limpando e melhorando a arte ae vc vai ver evolução
Eu curto o processo, mas depois de alguns dias percebo que o desenho não está tão bom quanto parecia quanto eu tinha terminado.
Tem que lembrar que o desenho naquela hora não vai ser do jeito que você quer.
O desenho não é para ficar perfeito ali, mas é um treino para que a cada dia o seu desenho possa melhorar. E desenhar..., desenhar, desenhar várias vezes que vai ficar bom, não naquela hora.
Então ao invés de você pensar que queria aquele desenho daquele jeito... Lembra: eu vou fazer se ficar bom, ok, se não é bom eu fazer esse desenho aqui que vai ser um treino para os próximos ficarem ainda melhores.
@@rebekacordeiromartins8294 o resultado me agrada muito mas quando o tempo passa eu acabo ficando mais desanimado em gostar do que eu faço. Muito obrigado pela ajuda 🤝.
Cara,eu realmente precisava ouvir isso,obrigado de coração❤
Vídeo incrível amigo, teve um momento wue eu pensei que você estava desabafando mas logo depois pareceu que você estava falando exatamente de mim
Acho incrivel, como sempre seu video vem na hora certa, que eu preciso deles
O desenho artístico é a minha válvula de escape, passo muito tempo no frio desenho técnico, mas o desenho artístico é o que me alivia. Houve um tempo que quis fazer do desenho artístico uma profissão, mas entendi que era melhor pra mim tê-lo como hobby, isso eliminou a ansiedade por ter escolhido outro caminho. Agora encontrei o equilíbrio e me divirto muito fazendo as duas coisas! A vida é muito curta pra gente viver só em função de ganhar dinheiro!
Eu já alguns vídeos seu e fiquei impressionado faço alguns desenhos gosto quando estou rabiscando e tomando forma esse vídeo me fez ser mais determinado, eu já passei por uma situação desagradável a pessoa mal olhou pro meu trabalho foi humilhante. Valeu por essas palavras fica com Deus.
Muito bom Thiago a reflexão
Isso sim é um video necessário, valeu Thiago
Nunca me senti pressionado por desenhar algo, sempre fiz o que eu queria e me dava vontade, então até hoje, sinto prazer em desenhar pois não é como se fosse uma obrigação pra mim, eu faço o que gosto e quando sinto vontade. Acredito que por isso até hoje não perdi o brilho ao fazer um desenho, pois curto totalmente o processo.
Gratidão, irmão! Era tudo que eu precisava ouvir!
Obrigado Thiago
Esse Thiago é um cara MUITO legal. Você me ajuda muito! Voltei a desenhar depois de 20 anos. Desenho apenas por hobby. Mas sou TDAH e extremamente perfeccionista. E vendo seus vídeos, eu consigo concluir meus desenhos sem jogá-los fora no primeiro erro, ou até, no quarto erro haha. Estou curtindo o processo de aprendizado! Esse cenário não seria o mesmo sem seus ensinamentos! "Tô certo".
Eu precisava dessas palavras...obrigada, sou alguém que se compara muito em varias coisas, uma delas e em desenhar, tentar fazer algo melhor, jogar cada desenho no lixo e isso realmente e desanimador, deixa de ser divertido...mesmo que seja um desenho que faço pra alguem que gosto, um personagem ou coisa assim em algum momento vou comparar, ver erros e desisto do desenho, estou tentando deixar isso de lado aos poucos e voltar a desenhar por gostar igual antes
Esse vídeo é bem importante!
Esse vídeo é necessário, parabéns, muito bom mesmo 😊
Que vídeo nescessário... cara que vídeo nescessário! Percebi meio que o Thiago se emocionou, não só porque falou isso tudo para o público mas para ele mesmo...
Eu me identifiquei com todos os pontos, porque eu vivi isso.
Eu sempre gostei desenhar e comecei a muito cedo. Meu irmão que já desenhava melhor do que eu, me dava umas dicas e eu vendo ele fazer cada desenho incrível, ascendeu uma luz de perfeccionismo em mim, tanto que eu melhorei muito graças isso.
O problema é que quando a gente tem responsabilidade e leva esse Dom com a gente, fica complicado trabalhar nessa área, ainda + em 2024 com A.I etc... Mas acredito que desenhar está + no fazer por gosta, por sentir prazer no processo/resultado do que usa isso sempre como trabalho, acredito que fica muito monótono e exaustivo nesse ponto.
Um dia ainda quero tira minha HQ do papel
Interessante este assunto.
Meu caso eu quero resgatar aqueles momentos na infância que passava desenhando por horas despreocupado.
Eu sempre quis seguir a área de Ilustração justamente porque me divertia desenhando, no fim segui na área de edição e manipulação de imagem.
Estou estudando ilustração, pensa na empolgação que estou, tanto para fazer no digital e na mão com lápis e tinta.
É animador saber que em breve estarei trabalhando com ilustração me trás um sentimento de felicidade.
Sempre senti que deveria ter insistido em ilustração, mas a vida nos leva para outros caminhos.
Minha mãe sempre me incentivou a ir atrás e voltar a desenhar até pouco antes dela desencarnar.
Estou empenhado em aprender e me divertir com a evolução dos projetos. ☺️
Eu desenho porque amo ver meus traços compondo formas que eu não sabia que existiam. A coisa mais linda que acho sobre desenho é descobrir algo que antes não existia. Todo dia que desenho, me sinto indo a um lugar novo. Grande Thiago, sempre recomendo seu canal pelas reflexões (mesmo para quem não desenha).
Adorei o conteúdo, foi relaxante.....
Thiago, estou passando por algo muito semelhante esses dias e só encontrei uma resposta pra isso através do seu vídeo. Infelizmente devido a correria da faculdade eu n pude me dedicar muito ao seu curso de desenho que eu havia assinado, então nas férias eu cheguei com o propósito de desenhar o MÁXIMO e o mais rápido que eu podia pra aprender mais rápido, acontece que uma hora eu fiquei cansado e ao chegar em um desenho um pouco mais difícil, que foi o da câmera do módulo 2, eu simplesmente desanimei e tô a umas 2 semanas sem desenhar, seu vídeo serviu muito pra me dar uma resposta quanto a esse desânimo, vou tentar parar com imediatismo na hora de aprender a desenhar e vou aproveitar cada desenho. Muito obrigado pelo vídeo 😊
Spyked gênio d+ n tem como
Esses dias veio um iniciante me pedir dicas de desenho, falando que esse ano iria se dedicar ao maximo pra dominar desenho, pq era a paixão dele, que ele queria desenhar igual os quadrinistas da marvel... Eu dei as dicas, apontei o que ele precisava melhorar.... Uma semana depois ele veio me falar que desistiu do sonho dele pq não iria conseguir
Me identifiquei com tudo. Principalmente do que falou sobre "toda vez que for desenhar, liga a câmera pq precisa gravar conteúdo.".
Porque esse é o resumo do meu dia a dia, estou sempre a procura de ideias para desenhar e gravar. Parece que não existe "só desenhar" pra mim. É como se fosse uma obrigação ligar a câmera toda vez que começou um novo desenho.
E isso me deixa ansiosa😢
Obrigada pelo vídeo ❤ estava precisando
Cara... Eu precisava ouvir isso. Me ajudou a esclarecer muita coisa. Sou desenhista e artista 3D, e frequentemente sinto essas angústias que você comentou no vídeo. De coração mesmo, obrigado Thiago.
Cara falou muito, concordo bastante contigo em muitoo do que ce falou sabe..Eu gosto de arte (de inumeros tipos incluindo os quadrinhos/desenhos) e curto desenhar tem algum tempo e com o término dos meus estudos do Ensino Médio (em 2016, só pra deixar clro que faz um tempo ksksk) decidi por conta disso, depois de pensar em querer fazer inúmeras coisas acabei por justamente seguir mais ou menos nesse rumo das artes ou do mundo criativo, sendo assim resolvi fazer faculdade de Design, e justamente um dos fortes motivadores foi "o gostar de desenhar", claro que na area criativa do Design ou o que quer que seja sempre mencionam e acho, sim, válido mencionar que voce não precisa "Saber desenhar" ou ser bom nisso, ok com certeza posso dizer que já saber ou ser bom ajuda sim bastante, obvio, mas acho que tanto pra qualquer coisa na verdade é a prática, tua vontade e muito do que voce disse que vai te levar a onde voce quer chegar, seja pra projetar no caso de um designer quanto para desenhar no caso de um ilustrador ou quanto para alguem que faz isso por hobby ou pelo puro prazer de fazer algo que gosta. Hoje em dia eu me vejo um pouco nessa vibe sabe não de fugir de desenhar, mas talvez também por conta de que o desenho está, também dentro da profissão que eu tento desenvolver (no momento estou mais do meio pro fim d faculdade procurando bastante um estsgio inclusive), que o deseno despretencioso e por gosto e o desenvovimento disso pra ramos de ilustração, quadrinhos e afins parace que fica dessa forma meio que sem gosto/diversão/entreoutras coisas e paro pra refletir que tem sim também muito do que ce diz do marketing jogado na gente, da comparação e tudo mais!! E desse modo que vc me fez refletir também o por que muitas vezes me desanimo pra desenhar com mais vontade e tals!! Queria agradecer de coração tuas palavras e o video como um todo por que acho que traz um reflexão enorme pra todos que querem ser artistas e talvez até mais pra quem faz isso por puro prazer que não deixam de ser artistas também heheh!!!
Conteúdo Top! 👏👏👏👏 Precisamos nos libertar das ilusões e viver a realidade ❤
Show!
Muito obrigada por esse vídeo, eu sempre amei desenhar e esse ano decidi me dedicar mas aconteceram muitas coisas que abalaram meu psicológico, investi em curso e quase não estou conseguindo fazer por causa do trabalho e de outros afazeres e minha cabeça está quase no colapso mas vendo esse vídeo me deu um alívio que eu precisava vou tentar resolver aos poucos e um dia chego lá
mano parece q vc tava falando pra mim! muito obrigado thiago
Olha, sendo sincera, obrigada por esse vídeo. Eu literalmente chorei aqui...isso parece que foi pra mim. Seus vídeos são muitos bons, esse então...foi um tapa! Eu pensei em toda a minha trajetória e percebi o quarto que tem muito a mudar, mas preciso ter calma...obrigada mesmo! O vídeo veio em uma hora certa 《^^》
Excelente visão, Thiago. A importância de aproveitar o processo foi algo que aprendi com você, sou muito grato por esses ensinamentos.
Obrigada, Thiago. Era exatamente isso que eu precisava. Já fazem alguns meses que estou "sofrendo" com esse impasse e o seu vídeo foi de imensa ajuda. Sério mesmo. Valeu :)
Há pessoas que começam a desenhar com quase 40 anos. Eu vejo o processo de desenhar como um tipo de exercício para a mente. Quando agente desenvolve olhos de desenhista, agente passa a ter uma forma de ver mais analítica, agente passa a prestar atenção em coisas que antes passavam batido, desenhar desenvolve foco, concentração. Desenhar é uma habilidade que pode ajudar no aprendizado de outras habilidades. Então, para além do ponto de vista meramente financeiro, vejo o desenho como uma habilidade que tem potencial de ajudar no desenvolvimento pessoal. As pessoas estão com o imaginário empobrecido e isso faz com que elas não consigam ver sentido em desenvolver uma habilidade sem com isso ter que envolver questões financeiras ou de fama.
Como eu amo esses videos
Ótimo vídeo.
Mais um vídeo sensacional
Eu precisava desse vídeo e nem sabia disso
Obrigada, eu precisava ouvir algo assim hoje!
Muito bom seu conteúdo, hoje passei por esse dilema e por coincidência vc posta esse vídeo, obrigado
Seus vídeos me fazem refletir muito mais do que só no desenho, parabéns pelo bom trabalho :)
Bom tava precisando desse vídeo pois tou sentido tudo isso mais eu sei agora que devo muda obrigando
Que reflexão certeira! Passei por isso! Eu desenhava na adolescência, até cheguei a fazer aulas inclusive na Areae, em meados de 2006, mas com o passar dos anos eu fui deixando desenho de lado. Na pandemia resolvi voltar a desenhar, aprender no digital e estava começando a entrar nessa pira, acreditando que por agora já ser adulto, deveria tornar isso algo que fosse altamente produtivo.... Nós temos essa tendência nos tempos de hoje. Sempre buscar a técnica de estudo que dá mais resultado, sempre querendo atingir um nível competitivo, perseguindo sempre processos, perfeição rápida.... Quando percebi que isso começou a me travar, voltei para o simples. Olhar algo que eu gostaria de tentar desenhar e.... Desenhar. Com muito mais leveza. Precisamos desejar aprender e não ter esse sentimento de necessidade de perseguir técnica para virar um mestre.... É aproveitar o processo, pausar quando for necessário e saber dosar nas partes dos estudos que talvez são cansativas e menos agradáveis, pra não desanimar. Tudo na vida é equilíbrio.
VC é muito bom Thiago ❤️
E o Thiago nos salva mais uma vez
video bom, foi uma boa conversa 👍
Quando desenhava para clientes, achava chato.
Depois que me aposentei, passei a desenhar por hobby, pra mim, estou curtindo muito.
Desenhar sempre me anima, já parei de desenhar algumas vez por conta do tempo e cansaço do trabalho, mas hoje em dia pretendo superar meus limites e possivelmente criar uma história com meus desenhos
valeu pelo video, veio na hora certa!
Valeuu querido Thiago , abração ! 😊👏🏻👏🏻♥️🌍🌳🌴🌲🌏♥️
Cara você é uma em outros devenir esters moura O maior dos prevêem listas
Recém comecei a ver o vídeo, eu estava refletindo sobre o assunto esses dias. Faz 9 anos que sou tatuador profissional e uns 6 que faço faculdade de artes... Minhas perguntas foram "quando parei de fazer artes que eu Gosto?", "eu parei de gostar do que eu faço? Quando isso aconteceu?" ... Foram perguntas que me fizeram repensar o dia a dia
Eu não sou desenhista, sou escritora e, essa sua conversa ressoou muito comigo. Já publiquei, ganhei prêmio , tenho um ótimo "resultado " na minha carreira de criadora de histórias. Por outro lado sinto essa cobrança de estar sempre produzindo e de que todos os outros escritores estão com resultados melhores que os meus. Sério, valeu pela conversa
Que vídeo necessário Thyago. Eu estou me sentindo meio esgotada com todas as cobranças desnecessárias que que venho colocando pra mim mesma. Desenhar sempre foi divertido pra mim, mas percebi com as suas palavras o quanto eu desviei isso que eu faço do que realmente gosto. Ficar tentando o tempo todo provar algo pra você ou alguém é extremamente estressante, e interfere em todo o processo de se fazer arte, sempre projetando, gerando expectativas excessivas. E percebo que já estou nesse processo há muito tempo, antes mesmo da grande Era do marketing. Mas agora, é tentar colocar as coisas novamente no lugar. Agora que refleti sobre isso, já sei o sei o que fazer.
Eu trabalho de programador, estudo e tenho alguns projetos em paralelo, sinto que estou perdendo meu tempo de descansar, de fazer um curso na minha área ou de jogar mesmo, porque desenho não me da dopamina na hora, é algo massante, eu não consigo sentar a bunda na cadeira por mais de 30 minutos, eu desenhava muito quando era minha única diversão, mas hoje em dia, com o tanto de estímulos que existem, acabo me distraindo e nem toco no papel/lápis.
Obrigado pelo vídeo Thiago!
Final do ano passado voltei a ter crises de ansiedade bem quando estava pra fazer o estágio. Fiquei semanas sem desenhar nada por causa da correria e das papeladas, fora o trabalho.
Com tudo isso acabei ficando desanimada e não tenho postado mais desenhos nas minhas contas.
Só que essa semana olhei de novo a pasta com os rabiscos e anotações das histórias que estou escrevendo, e decidi fazer diferente em 2024. Realmente me dedicar no desenho, sem pressa, um passo de cada vez.
Boa noite a todos.
Comecei a desenhar desde que me reconheço por gente, sempre gostei muito e almejei trabalhar com isso, ou pelo menos algo relacionado com arte, mas recentemente eu conheci uma pessoa que partilhava dessa vontade, porém ele me fez extremamente mal, me botou muita pressão enquanto eu estava apenas desenhando e aprendendo aos poucos, isso me deixou muito desanimado e parei para pensar sobre as coisas, se realmente quero isso para minha vida e coisas do tipo, mas ai, ouvi você falando sobre se permitir aproveitar o momento, por que isso não significa que você não está levando a sério, apenas se divirta se for possível e pare de se comparar á outras pessoas de maneira exagerada (é completamente desnecessário).
Eu não sei se tem (se tem manda o link kkkk), mas o Thiago em podcast no Spotify vale ouro ✨
Obrigado pelo vídeo Thiago! Eu tenho um trabalho fora da ilustração e quando tentei me tornar ilustrador eu me frustei bastante com a realidade da profissão. Gastei horas e horas desenhando ilustrações para projetos de terceiros, ganhei dinheiro, mas isto me fez cansar do desenho. Como não dependo da ilustração financeiramente vou voltar para os estudos e projetos pessoais que são o que realmente me fazem bem. Um abraço!
Vou marcar pra ver o vídeo mais tarde.
Olá tiago tudo bem com você u-u macau tudo bem de eu estou com tubo legal
E realmente eu penso muito na expectativa por futuro e acabo não fazendo nada no presente.
É incrivel como os vídeos desse quadro acertam em cheio os momentos que estou na vida, parece que hoje em dia morreu o conceito de fazer as coisas só por diversão, tudo tem que ser uma cobrança, tudo tem que ser pra dar certo, tudo tem que ser da forma mais eficiente, e se não for com essa visão que vc faz as coisas, você está "perdendo tempo", isso tudo é culpa de internet demais e excesso de estimulos, excesso de ruído de opiniões e pessoas gritando querendo te vender alguma ideia o tempo todo, sinto falta de tempos mais simples onde tudo era mais silencioso e tranquilo, sem muita pressão e expectativas.
A propaganda no vídeo era sobre como vender suas ilustrações 😂😂😂 o RUclips não falha 😂
Cara, tudo que vc falou é a mais pura verdade!
E um recado para quem quer trabalhar com desenho e se cobra tanto.
1 pense se vc realmente quer isto.
Eu confesso que já quis. Mais a um tempo atrás ví um vídeo de outro artista que acompanho Christopher Young, onde ele dizia que tinha sonho de trabalhar com desenho.
Chegou a prestar serviço para empresas grandes, mas percebeu que desenhar já não tinha mais graça.
Isto porque ele já não desenhava mais pra ele, e sim, para os outros.
Desenhar para os outros é diferente de vc desenhar pra sí! Vc vai fazer coisas que não gosta, se não ficar bom. Tem que refazer.
E isto vai te desgastando e o desenho vai se tornando algo chato.
Por isto pense bem se realmente é o que vc quer.
Fazer pequenas commissions é válido. Pois, vc não terá 100% de obrigação e terá tempo para se dedicar aos seus desenhos.
Carai mano primeira vez no teu canal e realmente eu estou exatamente nesssa situação entao parecia quebo video era pra mim
De coração obrigado pelo video tu ganhou um inscrito
Alias eu ja desenhei muito a alguns anos e acabei parando nao sei por que mas quando tu volta pensa quebvai voltar igual parou mas nao e bem assim
Meu sonho é ver o Thiago Spiked no inteligência Ltda
Quem Concorda???
Pra mim desenhar é mais divertido do que antes
Pior que estou me sentindo exatamente assim, sem vontade alguma.
😭❤
Nu boa ❤ tô precisando di um sacode.😅
tentei o ano passado todo, e as frustações e a depressão venceram, parei de vez dessa vez. mais não desistam vcs são incríveis.
Sem chance de voltar cara? Nem pra ser por hobby e ir devagar
sei la, passei por tudo que ele falou, fiz alguns cursos e comprei equipamento, a situação financeira não é das melhores mais me dediquei, mais a auto cobrança, a situação em volta o dia dia corrido para sobreviver, as comparações absurdas, fez ser frustrante estar naquele dia q não sai sabe kkk, mesmo sabendo q é só 1 dia amanha poderia ser melhor, mais é um erro da minha cabeça que não funciona muito bem kkkk mais está tudo bem agora vou ser só admirador, e tentar ninguém se sentir assim. vlw pelo comentário. @@treinado3967
Boa tarde Tiago. eu tenho pensamento de que quero trabalhar com desenho.mas edifício lidar com pessoas prefiro lidar com os livros
Ainda lembro quando comecei a desenhar, eu tinha 3 anos, meu avô desenhou um passarinho no chão com um pedaço de tijolo pra me ensinar a fazer um passarinho, e esse foi meu primeiro contato com desenho, desenhando passarinho no chão de concreto com pedaços de tijolo aos 3 anos, daí pra frente não parei mais. Atualmente as coisas ja são mais complicadas devido a problemas com saúde mental, passei por muita coisa pesada nesses anos que interferiram no desenho,passei a desenhar com pouca frequencia devido a crises de ansiedade, depressão e outros problemas,mas continuava fazendo sempre que conseguia me sentir melhor.
Dois anos atras eu tava bem, tinha conseguido curar a ansiedade por completo,a depressão tava quase 100% curada, eu tava finalmente me sentindo feliz depois de anos de sofrimento e eu tinha voltado a ganhar dinheiro desenhando, eu ja ganhava no passado mas pelos problemas parei, e tava ganhando com isso outra vez,a vida tava perfeita... até começar a namorar. A menina me levou pro fundo do poço em todos os sentidos possiveis, minha vida estagnou, todos os traumas e problemas que eu tinha conseguido curar voltaram,eu também adoeci fisicamente, não tinha mais forças pra parar em pé, comecei a desenvolver anorexia e quase morri em janeiro do ano passado, e ano passado todo tive crises e ataques de panico por causa dela, ela passou o ano todo me perseguindo em redes sociais mesmo depois da gente terminar, cheguei perto de perder a sanidade e com um pezinho ali no suicidi*
Passei o ano todo vivendo um inferno, não consegui mais desenhar, só de pensar em desenhar eu tinha ataques de panico que embrulhavam meu estomago e dava a sensação que eu ia desmaiar,e isso me deixava muito triste, desenhar é a coisa que desde pequena eu mais amo fazer, e eu não conseguia mais, o melhor que fiz ano passado com o pouco de força que tive foi desenhar uma animação frame a frame de 6 minutos de uma historinha que criei, o que me levou a um burnout também devido a tudo o que eu ja vinha passando.
Esse ano felizmente as coisas passaram a melhorar como magica, a depressão melhorou, os ataques de panico acabaram,e a ansiedade ta bem controlada, ainda tenho muito chão pela frente em questão de saúde mental, mas to no processo pra curar tudo isso, e o que me deixa mais feliz, to voltando a consegui desenhar sem mais sentir panico. Complicado agora é ter que recuperar toda a habilidade que eu perdi por ter passado praticamente um ano sem conseguir desenhar, ainda quero voltar a ganhar meu dinheiro com isso como eu tava fazendo, porque mesmo quando eu desenho a trabalho eu sinto como se tivesse desenhando pra mim, é um trabalho que eu sinto prazer de fazer, e espero poder voltar pra ele logo.
Foi mal o textão, mas precisava fazer esse desabafo.
Eu gostei muito do vídeo me ajudou demais obrigado tyago spyked
Cara, atualmente eu estou nessa vibe. Por muito tempo sonhei em viver de desenho, mas como tenho família para sustentar, o desenho não me dava um volume de trabalho pra manter minha família, hoje eu faço arquitetura e desenho apenas por diversão, como fazia na minha infância.
Conheci o Fiverr há poucos dias e só agora ouvi o thiago falando dessa plataforma de vendas, será que não tinha mencionado antes ou não percebi porque não conhecia? Sempre parece uma coincidência quando algo assim acontece.
Ultimamente eu vim percebendo que eu tinha desanimado bastante de desenhar, por postar algo que deu trabalho e flopar, por não se superar em cada desenho... isso estava ficando bastante estressante, ja não me divertia tanto no processo, a pressao de entrar na vida de jovem adulto, de precisar de dinheiro e de todos falando pra vc trabalhar com isso ou aquilo, meio q quebrou minha mente por uns meses. Agora eu ja percebi que eu não quero trabalhar com arte, ainda quero lançar algum livro ou algum projeto, mas no geral, eu prefiro manter meu amor ao desenho, mesmo que isso signifique """"desperdiçar""" oportunidade de ganhar dinheiro, como alguns ja me disseram.
Na maioria do tempo eu penso na melhor forma de estudar e aprender sem perder nenhum segundo de tempo. Como se só existisse uma maneira de chegar ao meu objetivo, e nisso eu acabo ficando sem estudar por tanto esperar esse "jeito certo de aprender". Isso é medo de errar, medo de tentar e não conseguir, de perder meu tempo e esforço. Mesmo estando consciente, não se torna fácil passar por isso. Infelizmente eu ainda não saí desse buraco, mas vou me reerguer de uma forma ou de outra