Provocações - Arlene Clemesha
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- A professora de História Árabe e comentarista da bancada do Jornal da Cultura, Arlene Clemesha, traz ao Provocações os conflitos que permeiam o dia-a-dia da Síria, do Egito, do Irã e dos países árabes. Provocadora, comenta: “a mídia gosta muito de falar sobre os árabes, mas não dá voz a eles.”
Quando perguntada sobre a participação dos demais países europeus nos conflitos atuais no Oriente Médio, Arlene diz: “Inglaterra e França terminaram a Primeira Guerra prontos para dominar de fato, e ao terminar a guerra, passaram a dividir o Oriente entre si. [...] Esses países criaram as fronteiras dos países orientais, e ao criarem essas fronteiras também criaram muitos dos problemas que até hoje temos no Oriente Médio.”
Em relação à bomba atômica do Irã, a historiadora comenta: “o que acontece no Oriente Médio é que estão encurralando o Irã, antes mesmo de possuir a bomba. Até onde se sabe o Irã não tem a bomba. O que o Irã está fazendo nesse momento provavelmente, até onde se sabe, é adquirir a capacidade de fabricar a bomba.”
Arlene também não se mostra otimista em relação à ONU: “ela não consegue fazer nada. Eles sempre pecam por não serem isentos, serem tendenciosos e terem sua própria agenda política na região.”
E finaliza contrariando a crença de grande parte das pessoas, de que a religião é a culpada pelos conflitos árabes: “no atual conflito do Oriente Médio, a religião veio por último. Hoje é um conflito com coloração religiosa, mas no começo do século XX não tinha nenhuma coloração religiosa nesse conflito.”
Antônio Abujamra lê Inês Lourenço
Programa exibido em 24/07/2012.
Entrevista super atual. SURREAL ! A Professora, como sempre, brilhante !
Antonio Abujamra e Arlene Cremesha um oceano de conhecimento. Saudades de António Abujamra.
Inteligentíssima, educada, culta, e além de tudo, linda!
Linda professora
que mulher, que professora, que fala!!!!!!!!
Estudiosos sempre fazendo previsões acertadas, mas, infelizmente, sempre sendo ignorados
Falo de 4 de janeiro de 2020. Com toda essa tensão entre EUA e Irã, ouvir Arlene Clemesha é ganhar uma chave para compreender o que está acontecendo. Mesmo que a entrevista seja de anos atrás, ela, como historiadora, discorre sobre processos de que não desaparecem da noite pro dia, e esses processos descritos ainda são atuais.
Adoro esta mulher, Arlene Clemesha é uma alegria para a inteligência, obrigado.
Que mulher sensível e inteligente!
Entrevista incrível!
Linda mulher, a imagino como mãe e esposa, ela chora ao final , assistia ao Abu, sempre que possível, chorei agora também ao ver tanta beleza e sinceridade de respostas, saudades do Abu, foi bom o ter conosco.
Linda, inteligente e consciente. Meus aplausos...
Essa mulher é genial, total admiração
Muito obrigado. Vc explica bem.
eu lacrimejo muito se estiver sem óculos, odeio usar óculos, e como não uso com frequência, pareço estar sempre chorando... mas a Arlene pareceu chorar no final da entrevista...
Atualíssima e brilhante
Tão atual...
Que mulher maravilhosa…
ótimas perguntas, mais ainda respostas
sensacional!
Tão atual em outubro de 2023.😢
Uau... Que entrevista.
sabe tudo!
o que é a vida???acho Interessante a reação do entrevistado...
Que bela mulher .
grande Arlene, adoro seus olhos de mel
Assisti várias entrevistas, e sempre sei que ele vai perguntar: O que é a vida? E toda vez arrepia.
que mulher maravilhosa!
Que cara incrível simplesmente genial
Estou apaixonado.
Linda, inteligente, admirável...referência.
9:11 guerra entre Israel e Palestina (em novembro de 2023, essa declaração agora soa quase uma antevisão do que estamos vendo)
Mulher linda, simpática e inteligente!
Excelentes intelectuais.
é impressão minha ou ela chorou ao longo da entrevista, talvez um pouco antes tbm... note que em algumas partes da entrevista, houve cortes.
Na outra vida eu quero casar com essa mulher
Uma pena que ela estava muito nervosa
Quando mentimos ficamos nervosos.
Ótima pauta, a cargo do inesquecível *ɅNTÔNIO ɅBUJɅMRɅ,* para uma convidada excelente como *ɅRLENE CLEMESHɅ.* Caso ainda estivesse entre nós, a última meia década teria rendido grandes encontros entres eles diante dos diversos fatos intrigantes, trágicos e impressionantes sobre aquela região.
Pena as pessoas reclamarem tanto de baixa qualidade na tv e nunca darem audiência onde a programação é pensada para ter qualidade. País esquisito esse...
Ʌlex Rossimartin,
Sete (7L) Lagoas,
MIN🔺S GERɅES,
Brasil Dist(r)ópico,
em 21 de MɅY DɅH 4TH B WITH U, 2024.
*(MÊS DOS 79 ɅNOS DɅ QUEDɅ DOS NɅZISTɅS)*
Ñ a Rússia chegou e salvou a Síria das garras dos Estados Unidos e da Europa.
Acho que o que daria mais conversa seria a religião.
Mas,ela falou historicamente.
Creio eu que o que pesa é o conflito das religiões.
O mundo não é bem assim.
Concordo às vezes parece pior, não que seja verdade, mas parece que os judeus aprenderam muito com o nazismo na forma como administram o sionismo moderno, queria entender melhor porque muitas religiões ocidentais, parecem-se com o monoteísmo pregado por Amon-ha, Amenotep, gostaria de entender melhor isso tudo com sinceridade, tenho minhas dúvidas também , o mundo não é só isso, e Nefertite lembra Arlene ou e Arlete que lembra Nefertite, lindo oprograma nos faz pensar sobre a desolação do deserto árabe.
Antissemita
Casa comigo
Isso abre as pernas dos árabes sim ,,,pode confiar kkkkk
18:45 Ah, o "mimimi" nosso de cada dia...
Rafael Demboscki cara vc não nasceu, foi cagado. Coitada da sua mãe
Foi mimimi mesmo...
Equivocada até a medula.
Certo tá o Luiz escroto que ninguém conhece. Patético
O Horror a Bin Laden ela disse, coloca ela em frente a família de todos aqueles que morreram nos ataques. E manda ela falar a mesma coisa.
ARLENE às vezes tem umas viagem meio que militante
Sai fora
@@mathinho1237 fumou o quê hj meu filho?