E quando o motor for monnofasico tem q fazer mó campo e partida é o caoacito mexe. No caso w tô fazendo tem 2 capacitores um eletrolítico e um permanente. Medir de carne importado da China
olá, se alterar a frequencia o motor responde com corrente alta ou cai potência respectivamente, a não ser que seja controlado eletronicamente como com um inversor.
@@JosiasWeber OK e qual a consequencia disso se almentar a frequencia com um inversor em um motor de 60 para chegar em uma velocidade maior corre o risco de queimar o motor por exemplo tenho um motor de 800w 60hz 3830 rpm da para mudar a rpm para 18k e 25k e ainda deixar ele com os 3830 rpm através da mudança de frequencia sem queimar o motor e não mudar tanto o torque dele como o corre com a mecanica trocando a poilia
@@tennilso no caso de uso de inversor não tem problema, claro que o inversor danifica os isolantes dos motores, mas isso em casos mais extremos, mas a velocidade varia de acordo com a polaridade e o tipo de motor. me chama no whastapp 48 9 9609 9859
@manoweber quero comprar uma geladeira 220/60hz pq está mais barata, porém moro no Paraguai onde é 50hz, terei problemas? Obrigada Melhor comprar 220/50hz?
Bom dia meu amigo. Pode me dizer se esse cálculo pode ser usado em motor monofásico? Tô precisando mudar um de 50 pra 60...se puder me ajudar, fico muito agradecido🙏
Show. Muito difícil um profissional desse ramo com Teoria e Prática dessa forma. Trabalho com conserto e programação de variadores de frequência, SoftStarter e comandos elétricos. venho despertando o interesse de embobinar motores, e só vejo videos de pessoas que até consertam motores, mas não sabem nem o que estão fazendo( o pior é que dá certo). Porém, nos seu videos percebi que há toda uma teoria atráz de um simples embobinado. Despertei e vou trabalhar com embobinamento de motores e não vou desistir. Parabéns
Obrigado meu amigo, esse ramo é muito bom, nao tem muitos profissionais no mercado e os salarios em geral sao bons, alem de ser uma area com grande profundidade de conhecimento a ser desvendado, se precisar de ajuda conte comigo.
amigo Josias eu fiz o que tu me mostrou e elem disso achei a sua técnica em um livro manual de bobinagem José Roldan editora Hemus. pegue um motor de uma maquina chinesa que era enrolado com fios de alumínio corrigi para cobre acertei as espiras e a seção do fio conforme a frequência e o motor ganhou mais força obrigado pela dica.
Se eu ligar um motor de 50Hz em uma rede de 60Hz ele ganha rotação e perde torque certo? Enrolando ele dessa forma ele passará a ter rotação e torque nominais? Outra dúvida. Tenho um motor eberle de dupla rotação com potência 27,5cv logado em 4 polos e 35cv em 2 polos tem como mudar o rebobinamento para ele ficar em 2 polos porém com ligação Y ∆?
@@JosiasWeber é uma bomba de aquário, se estiver fora d’água ela gira e depois posso colocar dentro, porém se faltar energia, qdo volta ela não tem força para girar, aí eu tenho que tirar fora d’água e colocar novamente.
O gente boa, frequência e dada só através do gerador ou conversor de frequência. Se você alterar o esquema de bobinagem do motor, a unica coisa que da para alterar vai ser a tensão.
Edson, veja bem, você não compreendeu o objetivo do vídeo, não estou mudando a frequência da rede, eu compreendo que não se pode mudar a frequência sem os aparatos necessários, e não tem como mudar frequência em um equipamento resistivo final como um motor eletrico, o objetivo do vídeo é adequar o motor pra rede elétrica onde ele vai trabalhar, ou seja: eu tenho um motor que veio de outras partes onde a frequência da rede é diferente da frequência de onde eu moro, nesse caso eu recalculo com essa formula que eu passei, e o motor trabalha da forma correta! espero ter sido didático, abraço!
Sim eu entendi, mais o que eu quero te corrigi é que, não se altera frequência do motor, e também o motor não e resistivo e sim indutivo.Seus videos são muito bons mais dese você viajou.
Edson S.l kkk... é sério isso? tu tá me zoando né! motor gera indução, mas dizer que não é resistivo? eu to viajando? kkkkk, irmão, veja bem: motor eletrico é naturalmente resistivo, você rebobina motor? se sim, você ja deve ter percebido que o motor tem bobinas de fio dentro, isso não é resistencia? cara eu to postando videos pra ajudar as pessoas a resolverem problemas na area de bobinagem de motor, você deve saber como é dificil de achar material assim na net, se acha que nao funciona, faça o teste, depois me diga se nao funciona, não vá pelo que você acha, se alguem da italia compra uma maquina fabricada no brasil, e essa maquina vai com 10 motores 380v 60Hz, e la a tensão é 380v mas a frequencia é 50Hz, o cara tem que jogar os motores fora? pensa ai, abraço!
Buenas professor! Então posso usar um trafo 220x 12 vca , de 50 Hz (importado) na minha rede de 60 Hz sem grandes problemas??? É q comprei um kit de fonte linear prá montar e me deparei com essa situação! E acredite, nem professores e tecnicos souberam ou não quizeram explicar!!! Obrigado
olá Roberto, apesar de ser diferente de motor, acredito que o trafo tambem responda bem, liga o trafo na rede e mede a tensão, se der a tensão desejada pode usar. faça um teste rápido e veja como o equipamento se comporta, acredito que funcione bem.
amigos a eletricidade é um estudo bem complexo nós não devemos só pensar que uma bobina é indutiva ou resistiva. a bobina é uma moeda de duas caras uma quando se aplica alternada e outra quando se aplica contínua,na verdade a explicação do amigo Josias esta correta no intuito de conversão das grandezas. porem o que os professores dos técnicos não querem que os alunos esqueçam é os efeitos dos enrolamentos em C.A..Em um fato em meu trabalho um engenheiro eletricista teimou comigo que se em um comportamento de uma bobona digamos que nominalmente seja de 220V se aplicarmos no caso 260V a corrente da bobina cairia. Ridiculamente errado pois ele esqueceu a lei de ohm, e esqueceu também que em alternada a impedância ela tem razão da relação com a resistência que neste caso quanto mais tu excede a tenção mais esta razão é diminuída. então as vezes questionar seus mestres também é válido pois tenho a certeza que por mais que eles dominem o assunto o assunto sobre eletro magnetismo é longo e tem muito ainda a ser estudado.
Boa tarde. Comprei um furadeira que trabalha em 50Hz para transforma-lo em 60 Hz? tem que rebobinar o induzido e o estator? os 2 precisam alterá? ou apenas o induzido? ou apenas o estator?.
Olá. eu tenho um motor de 30 Hz e quero passar para 60 Hz, a potência são 4 kW. Gostaria de saber se quando trocar a frequência a potência será modificada e qual nova corrente?
Olá, por gentileza, gostaria de saber o seguinte: ganhei um ventilador de teto importado 220V 50hz; se eu ligá-lo no Brasil em 60hz terá problemas quanto ao funcionamento? E com relação à rotação e durabilidade? Obrigado.
olá! Se você ligar ele em nossa rede de 60hz ele funcionará com um pouco menos velocidade, quanto a durabilidade acredito que dure como um ligado na rede certa. o contrário não daria certo, se fosse 60hz ligado em uma rede de 50hz.
Hola amigo. Entao . EU tenho uma máquina de 60hz e a linha que quero usar é 50hz nesse caso ela nao funciona? E cual melhor caminho sem precisar rebobinar?
Olá Manoweber, muito boa a sua explicação, vc trabalha muito bem e tem toda a dedicação na hora de compartilhar o seu conhecimento conosco. e eu queria saber se tem como mudar o tipo de ligação de Série para o Paralelo ou VS?! obg!
Eduardo, alterar potencia e polaridade depende somente das dimensoes da ferragem, eu faço muito com motor de 5cv da weg, tem um modelo que da de passar pra 7.5 cv, mas no geral nao tem como, se a ferragem for bem aproximada, comprimento do pacote x diametro interno e externo x medidas da ranhura, da de fazer, mas tem que tomar cuidado nessas mudanças, abraço!
Nunca vi isso o seu calculo se nota q diminuir as espiras e aumentar o fio com certeza aumenta a força e também a corrente ja se mudar frequencia assim nunca ouvi falar mas é interessante
Olá Robinho, é um princípio básico, a frequência tem uma relação direta com as voltas das espiras, ela é levada em conta quando se calcula os dados de um motor, nesse caso a alteração segue esse princípio. Forte abraço e obrigado por comentar.
manoweber eletrotecnico certo etendi mais ou menos enrolo motor a anos e nao sabia disso nao parabens mas vc poderia falar porq o inversor muda a frequencia tanto para mais de 60hz e para menos e continua com seu tork de força mas valeu
o inversor trabalha sequenciando pulsos, foi uma grande sacada. Rubinho, visite nosso site e faça parte de nossos grupos www.orebobinador.com/ forte abraço!
Desculpa minha Ignorância, mas porque em alguns cálculos vc usa o mm e em outros vc usa o diâmetro, nesse vídeo vc usou o mm, naquele seu vídeo sobre micrômetro para identificar os fios vc usou o diâmetro, qual a diferença
Com os dados da voltagem de 220v 60hz 200w, tem como calcular qual capacitor para estes dados? tens como nos ensinar como calcular o capacitor, desde já lhe agadecemos
Amigo eu estalei um bomba submersa de 1/2cv em um inversor onda pura 50hz é o consumo foi de 700w .fiquei sem entender. teria que ser 370w .depois de assistir seu vídeo encontrei a resposta. Muito obrigado por mús ajudar
Nesse caso ele não está funcionando por ser 50hz 230v 22w, fica tripidando, gostaria de saber se teria algo para modificar nele para que funcionasse corretamente, será que consigo?
Amigo, em nenhum momento eu quis criticar alguém, apenas estou tentando passar o que eu aprendi no curso técnico. O que me ensinaram foi que carga resistiva, como o próprio nome diz resistivo, ele se opõe a passagem dos elétron. Como por exemplo o chuveiro esse sim é puramente resistivo. Se estou falando bobagem foi porque me ensinarão errado, mais acho difícil porque os professores eram bons. Ta agora vou tentar passar oque eu aprendi sobre frequência, a formula e essa (n = f x 120 / p. (n-rotação por minuto), (f-frequência), (120-defasagem entre as fase). (p-numero de polo). Exemplo: um motor de (5cv 4polos, 60Hz n= 60x120/4= 1800RPM), agora um motor (5cv 4polos 50Hz, n=50x120/4=1500RPM), Então resumindo, se aplicar frequência diferente da nominal do motor, oque vai alterar é a rotação, menor frequência menor rotação, maior frequência maior rotação. Isso que um conversor de frequência faz aumenta e abaixa a frequência. Peço que não me leve a mal?Abraço.
tranquilo edson, tambem não quero polemizar. Como disse Voltaire: "Uma discussão prolongada, significa que ambas as partes estão erradas!" tenhamos paz.
Amigo Edson boa noite sempre um prazer poder ajudar os amigos que vem aqui com suas duvidas buscar conhecimento,Estou no 5º ano de engenharia Elétrica e notei que você gosta muito de aprender novas aventuras e vendo isso me interessei por esse assunto trabalho na área de motor a 12 anos ,assim como os demais e vendo sua que você buscou se qualificar eu vou tentar esclarecer sua formula , Essa formula usada n = f x 120 / p. se refere a (rotação de campo girante ) ou seja ela é aplicada pra logo em seguida você obter o seu escorregamento do motor (n=120 x f / P n ==>. rotação em rpm (rotações por minuto) f ==> freqüência em Hertz P==> numero de pólos então : n = 120 x 60 / 4 = 1800rpm essa seria a rotação de campo que será aplicada o escorregamento será : s = (ns - nr) / ns ns ==> velocidade do campo obtida na sua formula Edson nr ==>velocidade do rotor ou seja fornecida pela fabrica do motor( RPM = 3460,1736,1175,960 ) s = (1800-1736 ) /1800=0,03555= 3,5% O que difere do calculo aplicado pelo amigo josias que faz parte do projeto do motor,ou seja seria a 1° parte do calculo pra depois aplicar nas demais formula citada acima. Espero ter esclarecido suas duvidas. Att. Adevair.
Boa tarde legal esse tenho 30 anos de profissão não sabia desse cálculo
Parabéns pelo vídeo !! Mas como saber em qual frequência meu motor está?
olá, nos baseamos pelos dados de placa.
Esse cálculo funciona com motor monofasico.
sim
legal cara seus vídeos são muito interessantes sou eletricista predial e industrial e estou querendo fazer rebobinador e vc tá me ajudando muito valeu
oi valdomiro, temos um curso muito bom na area de bobinagem, procure nosso grupo no face facebook.com/groups/395592083967391/
valeu amigo pela boa vontade de ensinar
vlw meu irmão, logo teremos mais videos!
Boa noite - mudou a frequência e tensão correto ?
olá, ambas tem o mesmo princípio.
E quando o motor for monnofasico tem q fazer mó campo e partida é o caoacito mexe. No caso w tô fazendo tem 2 capacitores um eletrolítico e um permanente. Medir de carne importado da China
Opa amigo una pergunta o auxiliar tambem te q mexer para mudar a hz
olá, o correto é mudar tudo.
Tenho uma máquina de lavar de 60hz e onde vou morar e 50hz, e possível ou tem que colocar i versos, e existe este equipamento
Olá se eu alimentar a frequencia de um motor sem fazer qual quer mudança nele o que pode ocorrer com o motor além de ele mudar a rotação
olá, se alterar a frequencia o motor responde com corrente alta ou cai potência respectivamente, a não ser que seja controlado eletronicamente como com um inversor.
@@JosiasWeber OK e qual a consequencia disso se almentar a frequencia com um inversor em um motor de 60 para chegar em uma velocidade maior corre o risco de queimar o motor por exemplo tenho um motor de 800w 60hz 3830 rpm da para mudar a rpm para 18k e 25k e ainda deixar ele com os 3830 rpm através da mudança de frequencia sem queimar o motor e não mudar tanto o torque dele como o corre com a mecanica trocando a poilia
@@tennilso no caso de uso de inversor não tem problema, claro que o inversor danifica os isolantes dos motores, mas isso em casos mais extremos, mas a velocidade varia de acordo com a polaridade e o tipo de motor.
me chama no whastapp 48 9 9609 9859
E compressor como fasso? De 50hz para 60hz
olá, calcula ao contrario, espiras divide e fio multiplica.
@manoweber quero comprar uma geladeira 220/60hz pq está mais barata, porém moro no Paraguai onde é 50hz, terei problemas? Obrigada
Melhor comprar 220/50hz?
Luciana, sim, motores de 50hz funcionam na rede de 60hz, porem o contrário não funciona.
@@JosiasWeber muitooo obrigada!!!
Bom dia meu amigo. Pode me dizer se esse cálculo pode ser usado em motor monofásico? Tô precisando mudar um de 50 pra 60...se puder me ajudar, fico muito agradecido🙏
olá, da sim.
@@JosiasWeber obrigado 🙏
Show. Muito difícil um profissional desse ramo com Teoria e Prática dessa forma. Trabalho com conserto e programação de variadores de frequência, SoftStarter e comandos elétricos. venho despertando o interesse de embobinar motores, e só vejo videos de pessoas que até consertam motores, mas não sabem nem o que estão fazendo( o pior é que dá certo). Porém, nos seu videos percebi que há toda uma teoria atráz de um simples embobinado. Despertei e vou trabalhar com embobinamento de motores e não vou desistir. Parabéns
Obrigado meu amigo, esse ramo é muito bom, nao tem muitos profissionais no mercado e os salarios em geral sao bons, alem de ser uma area com grande profundidade de conhecimento a ser desvendado, se precisar de ajuda conte comigo.
E a tensão é 127. Sera q tem q mudar pra 110 v. Porq ele comprou jm monte desse pra revender
Parabéns mano.como sempre ótimo vídeo.
valeu irmão
gostei desse calculo e esta correto este calculo.uma duvida qual e a tolerancia em % pra combinacoes do fio esmaltado
Vlw amigo, eu nao tenho essa margem, na verdade eu faço o mais aproximado possivel, se nao der exato eu uso sempre pra mais grosso, abraço.
amigo Josias eu fiz o que tu me mostrou e elem disso achei a sua técnica em um livro manual de bobinagem José Roldan editora Hemus.
pegue um motor de uma maquina chinesa que era enrolado com fios de alumínio corrigi para cobre acertei as espiras e a seção do fio conforme a frequência e o motor ganhou mais força
obrigado pela dica.
Se eu ligar um motor de 50Hz em uma rede de 60Hz ele ganha rotação e perde torque certo?
Enrolando ele dessa forma ele passará a ter rotação e torque nominais?
Outra dúvida. Tenho um motor eberle de dupla rotação com potência 27,5cv logado em 4 polos e 35cv em 2 polos tem como mudar o rebobinamento para ele ficar em 2 polos porém com ligação Y ∆?
olá, sim, ele passa a operar em situação normal.
se aumentou 10Hz de 50Hz então aumentou 20% e não 10%
Gostei
Boa tarde. Tenho uma bomba 220v 50Hz. Ela é lavrada e não abre. Tem algum aparelho que transforme 60Hz em 50Hz? Obrigado
já tentou ligar ela? motores de 50hz funcionam em rede de 60hz, só perdem um pouco de potencia, mas tem casos que nem faz difernça.
@@JosiasWeber é uma bomba de aquário, se estiver fora d’água ela gira e depois posso colocar dentro, porém se faltar energia, qdo volta ela não tem força para girar, aí eu tenho que tirar fora d’água e colocar novamente.
@@carlosguimaraes1896
Olá, pode chamar no whatsapp 48 9 9609 9859
Muito bem explicado, parabens.
O gente boa, frequência e dada só através do gerador ou conversor de frequência.
Se você alterar o esquema de bobinagem do motor, a unica coisa que da para alterar vai ser a tensão.
Edson, veja bem, você não compreendeu o objetivo do vídeo, não estou mudando a frequência da rede, eu compreendo que não se pode mudar a frequência sem os aparatos necessários, e não tem como mudar frequência em um equipamento resistivo final como um motor eletrico, o objetivo do vídeo é adequar o motor pra rede elétrica onde ele vai trabalhar, ou seja: eu tenho um motor que veio de outras partes onde a frequência da rede é diferente da frequência de onde eu moro, nesse caso eu recalculo com essa formula que eu passei, e o motor trabalha da forma correta! espero ter sido didático, abraço!
Sim eu entendi, mais o que eu quero te corrigi é que, não se altera frequência do motor, e também o motor não e resistivo e sim indutivo.Seus videos são muito bons mais dese você viajou.
Edson S.l kkk... é sério isso? tu tá me zoando né! motor gera indução, mas dizer que não é resistivo? eu to viajando? kkkkk, irmão, veja bem: motor eletrico é naturalmente resistivo, você rebobina motor? se sim, você ja deve ter percebido que o motor tem bobinas de fio dentro, isso não é resistencia? cara eu to postando videos pra ajudar as pessoas a resolverem problemas na area de bobinagem de motor, você deve saber como é dificil de achar material assim na net, se acha que nao funciona, faça o teste, depois me diga se nao funciona, não vá pelo que você acha, se alguem da italia compra uma maquina fabricada no brasil, e essa maquina vai com 10 motores 380v 60Hz, e la a tensão é 380v mas a frequencia é 50Hz, o cara tem que jogar os motores fora? pensa ai, abraço!
Boa noite: comprei um soprador de calor , e o mesmo é 50 hz. Posso usar na nossa luz que é 60 hz?
acredito que sim
Ótima aula meu professor.
Para transformador o cálculo é o mesmo?
olá Valdenor, no geral esse cálculo se emprega para vários trabalhos na elétrica.
muito boa esta explicação abraço
Continuando. Se não soubesse o mesmo dispensava. Assinando o envelope. Obrigado.
Boa tarde, estou com um martelete da marca novipro na frequência 50hz posso trocar abubina para 60hz e fica com o mesmo induzido?
oi José, testa em 60 hz, acredito que funcione bem.
Boa noite Como eu sei a tipo de fio e a bitola dele original para eu modificar ?
oi Luiz, é o fio que vem no motor queimado.
@@JosiasWeber Aí como eu faço pra identificar a numeração dele ?
show de bola , vlw , meu irmão
Buenas professor! Então posso usar um trafo 220x 12 vca , de 50 Hz (importado) na minha rede de 60 Hz sem grandes problemas??? É q comprei um kit de fonte linear prá montar e me deparei com essa situação! E acredite, nem professores e tecnicos souberam ou não quizeram explicar!!! Obrigado
olá Roberto, apesar de ser diferente de motor, acredito que o trafo tambem responda bem, liga o trafo na rede e mede a tensão, se der a tensão desejada pode usar. faça um teste rápido e veja como o equipamento se comporta, acredito que funcione bem.
amigos a eletricidade é um estudo bem complexo nós não devemos só pensar que uma bobina é indutiva ou resistiva.
a bobina é uma moeda de duas caras uma quando se aplica alternada e outra quando se aplica contínua,na verdade a explicação do amigo Josias esta correta no intuito de conversão
das grandezas.
porem o que os professores dos técnicos não querem que os alunos esqueçam é os efeitos dos enrolamentos em C.A..Em um fato em meu trabalho um engenheiro eletricista teimou comigo que se em um comportamento de uma bobona digamos que nominalmente seja de 220V se aplicarmos no caso 260V a corrente da bobina cairia.
Ridiculamente errado pois ele esqueceu a lei de ohm, e esqueceu também que em alternada a impedância ela tem razão da relação com a resistência que neste caso quanto mais tu excede a tenção mais esta razão é diminuída.
então as vezes questionar seus mestres também é válido pois tenho a certeza que por mais que eles dominem o assunto o assunto sobre eletro magnetismo é longo e tem muito ainda a ser estudado.
Pode transformar 60hz em 50hz com o inversor de frequência?
oi Clayton, pode sim, mas o custo fica muito alto.
@@JosiasWeber O que acontece se eu ligar um ventilador de 60Hz em uma rede de 50 Hz?? E resistência tem tbm a frequência certa??
@@frutiferasemquintal8719 motor de 60hz tem menos espiras que motor de 50hz, se ligar um 60 na rede 50 o motor queima.
Boa tarde.
Comprei um furadeira que trabalha em 50Hz para transforma-lo em 60 Hz? tem que rebobinar o induzido e o estator? os 2 precisam alterá? ou apenas o induzido? ou apenas o estator?.
olá, o correto é trocar ambos.
O cara comprou o moedor zero e reclamou q ta esquentando e piorar é alumínio
Olá sabe me dizer se é possível aumentar para 100hz um motor de 60 a fim de ganhar mais rpm com o uso de um inversor de frequência?
com um bom inversor deve conseguir.
Explosive Science apenas por alguns segundos nessa frequência... vai superaquecer as bobinas
Olá. eu tenho um motor de 30 Hz e quero passar para 60 Hz, a potência são 4 kW. Gostaria de saber se quando trocar a frequência a potência será modificada e qual nova corrente?
olá João, teremos que analisar o caso, me chama no whatsapp 48 9 9609 9859
Olá, por gentileza, gostaria de saber o seguinte: ganhei um ventilador de teto importado 220V 50hz; se eu ligá-lo no Brasil em 60hz terá problemas quanto ao funcionamento? E com relação à rotação e durabilidade? Obrigado.
olá!
Se você ligar ele em nossa rede de 60hz ele funcionará com um pouco menos velocidade, quanto a durabilidade acredito que dure como um ligado na rede certa.
o contrário não daria certo, se fosse 60hz ligado em uma rede de 50hz.
Hola amigo. Entao . EU tenho uma máquina de 60hz e a linha que quero usar é 50hz nesse caso ela nao funciona? E cual melhor caminho sem precisar rebobinar?
@@adonismenezes1064 tambem queria saber?
Olá Manoweber, muito boa a sua explicação, vc trabalha muito bem
e tem toda a dedicação na hora de compartilhar o seu conhecimento conosco. e eu queria saber se tem como mudar o tipo de ligação de Série para o Paralelo ou VS?! obg!
+Eli Boaro tem sim, no curso de bobinagem tem um video detalhado sobre isso, em breve farei um pra colocar aqui tambem, abraço.
ótimo vídeo Mano.....só uma duvida, se o motor for monofásico passo 4 e 6 eu somo as espiras dos dois passos e posso fazer o mesmo calculo ?
pode ser, ou pode fazer um por vez
boa noite,tem como aumentar o cv e a rpm de um motor monofasico ç?
Eduardo, alterar potencia e polaridade depende somente das dimensoes da ferragem, eu faço muito com motor de 5cv da weg, tem um modelo que da de passar pra 7.5 cv, mas no geral nao tem como, se a ferragem for bem aproximada, comprimento do pacote x diametro interno e externo x medidas da ranhura, da de fazer, mas tem que tomar cuidado nessas mudanças, abraço!
valeu.
Nunca vi isso o seu calculo se nota q diminuir as espiras e aumentar o fio com certeza aumenta a força e também a corrente ja se mudar frequencia assim nunca ouvi falar mas é interessante
Olá Robinho, é um princípio básico, a frequência tem uma relação direta com as voltas das espiras, ela é levada em conta quando se calcula os dados de um motor, nesse caso a alteração segue esse princípio.
Forte abraço e obrigado por comentar.
manoweber eletrotecnico certo etendi mais ou menos enrolo motor a anos e nao sabia disso nao parabens mas vc poderia falar porq o inversor muda a frequencia tanto para mais de 60hz e para menos e continua com seu tork de força mas valeu
o inversor trabalha sequenciando pulsos, foi uma grande sacada.
Rubinho, visite nosso site e faça parte de nossos grupos www.orebobinador.com/
forte abraço!
Boa noite amigo.como poço fazer um calculo de capacitor para um motor de 2CV 220V 60HZ
Desculpa minha Ignorância, mas porque em alguns cálculos vc usa o mm e em outros vc usa o diâmetro, nesse vídeo vc usou o mm, naquele seu vídeo sobre micrômetro para identificar os fios vc usou o diâmetro, qual a diferença
oi Ricardo, simples, para cálculos se usa mm², e para identificar o fio se usa a medida do diâmetro.
Não consigo acessá o link do seu curso porquê?
Bom comprei uma mini Makita 220v ,50 hertz ela posso usar na nossa energia no Brasil vai ter problemas,???? Obrigado
olá Roberto, pode sim, ela fica um pouco mais fraca, mas funciona.
Com os dados da voltagem de 220v 60hz 200w, tem como calcular qual capacitor para estes dados? tens como nos ensinar como calcular o capacitor, desde já lhe agadecemos
Amigo eu estalei um bomba submersa de 1/2cv em um inversor onda pura 50hz é o consumo foi de 700w .fiquei sem entender. teria que ser 370w .depois de assistir seu vídeo encontrei a resposta. Muito obrigado por mús ajudar
nossa mas e simples mesmo e faz todo sentido.
grupo dedicado a bobinagem de motor, com dados, informações e muito mais: facebook.com/groups/395592083967391/
Tenho um filtro de aquario 22wts 50hz, como faço para modificar ele?
olá, pode usar em 60hz sem problema, motores de 50hz funcionam na rede de 60hz, mas o oposto não.
Nesse caso ele não está funcionando por ser 50hz 230v 22w, fica tripidando, gostaria de saber se teria algo para modificar nele para que funcionasse corretamente, será que consigo?
@@andersonrio esse sintoma pode estar relacionado com outras coisas, pode ser que precise de retificação ou algo do tipo.
Amigo, em nenhum momento eu quis criticar alguém, apenas estou tentando passar o que eu aprendi no curso técnico.
O que me ensinaram foi que carga resistiva, como o próprio nome diz resistivo, ele se opõe a passagem dos elétron.
Como por exemplo o chuveiro esse sim é puramente resistivo.
Se estou falando bobagem foi porque me ensinarão errado, mais acho difícil porque os professores eram bons.
Ta agora vou tentar passar oque eu aprendi sobre frequência, a formula e essa (n = f x 120 / p.
(n-rotação por minuto), (f-frequência), (120-defasagem entre as fase). (p-numero de polo).
Exemplo: um motor de (5cv 4polos, 60Hz n= 60x120/4= 1800RPM), agora um motor (5cv 4polos 50Hz, n=50x120/4=1500RPM), Então resumindo, se aplicar frequência diferente da nominal do motor, oque vai alterar é a rotação,
menor frequência menor rotação, maior frequência maior rotação. Isso que um conversor de frequência faz aumenta e abaixa a frequência. Peço que não me leve a mal?Abraço.
tranquilo edson, tambem não quero polemizar. Como disse Voltaire: "Uma discussão prolongada, significa que ambas as partes estão erradas!" tenhamos paz.
Amigo Edson boa noite sempre um prazer poder ajudar os amigos que vem aqui com suas duvidas buscar conhecimento,Estou no 5º ano de engenharia Elétrica e notei que você gosta muito de aprender novas aventuras e vendo isso me interessei por esse assunto trabalho na área de motor a 12 anos ,assim como os demais e vendo sua que você buscou se qualificar eu vou tentar esclarecer sua formula , Essa formula usada n = f x 120 / p. se refere a (rotação de campo girante ) ou seja ela é aplicada pra logo em seguida você obter o seu escorregamento do motor (n=120 x f / P
n ==>. rotação em rpm (rotações por minuto)
f ==> freqüência em Hertz
P==> numero de pólos
então : n = 120 x 60 / 4 = 1800rpm essa seria a rotação de campo que será aplicada o escorregamento será :
s = (ns - nr) / ns
ns ==> velocidade do campo obtida na sua formula Edson
nr ==>velocidade do rotor ou seja fornecida pela fabrica do motor( RPM = 3460,1736,1175,960 )
s = (1800-1736 ) /1800=0,03555= 3,5%
O que difere do calculo aplicado pelo amigo josias que faz parte do projeto do motor,ou seja seria a 1° parte do calculo pra depois aplicar nas demais formula citada acima.
Espero ter esclarecido suas duvidas.
Att.
Adevair.