A riqueza dos Estados Unidos advém principalmente da industrialização durante o século xix e xx, do seu clima temperado, sua geografia favorável, sem grandes barreiras a dificultar a expansão para o interior (ao contrário do Brasil), principalmente da rica bacia hidrográfica do Mississipi e do facto de ter recebido uma enorme imigração europeia que aportava conhecimento e capacidade de povoar o território. Foi essencialmente um processo pós colonial.
Concordo com o que vc disse sobre industrialização, realmente o que favoreceu foi isso. Se o sul agrário dos EUA tivesse ganho a guerra civil, eles não seriam o que são hoje. Só discordo quanto o clima temperado ser algo determinante, pois as maiores potencias da historia como Imperio Romano, Egipcio, Medo-Persa não teriam existido, ou Australia hoje, assim como vários países frios ou temperados na Asia oriental, Asia Central ou argentina, Uruguai, etc . A chave talvez esteja nos países que rapidamente aderiram a Rev Industrial inglesa - quem entrou na festa bem depois e continuou no esquema "escravos e monocultura" como Brasil e outros e se industriaizaram tarde, viraram satélites. Mas tbem temos que lembrar que a Europa tem países que não precisaram nem se industrializar, ficaram ricos massacrando a Africa como os belgas que mataram mais tribos do congo que Hitler
O que pesou muito contra o Brasil é a instabilidade, mudanças constantes, diversos golpes, constituição e leis mudando o tempo todo, ter instituições confiáveis e estáveis é essencial para o crescimento, ninguém vai investir em um lugar que não conseguem ter previsibilidade nenhuma, é jogar dinheiro fora, só ver que os estados unidos tem a mesma constituição e moeda desde sua independência.
Esqueceu de mencionsr que os EUA é um país parasita, super agressivo, um Imperialismo predador e não construtor como o imperio Romano e o imperírio espanhol. Eliminaram todos os povos locais, segrecação de raça, uma geopolítica baseada em guerras civis e golpes militares em outros países e exploração de recurso minerais a custa da destruição de outros países. Essa é a diferença entre império e Imperialismo. Império é sempre construtor e imperialismo é predador.
Sou português e gosto de ouvir o senhor falar. Há muitos brasileiros que têm muita raiva dos Portugueses mas os Portugueses também fizeram muita coisa boa pelo Brasil. Ainda bem que há alguém como o senhor que sabe a verdadeira História. Obrigado que Deus lhe proteja sempre. Um abraco de um Portugues.
Amigo, sou descendente de poloneses e admiro a cultura e a história de Portugal. Eu não entendo como a história das navegações até hoje não viraram filme. Quem é Leônidas de Esparta na fila do pão perto de Francisco de Almeida, que derrotou centenas de galés muçulmanas com apenas 17 navios. O poema de Fernando Pessoa até hoje me provoca lágrimas. Os otakus que me perdoem, mas o que são os samurais perto dos cavaleiros portugueses na Reconquista? Santo Antônio de Lisboa, Ora pro nobis!
o sistema educacional inteiro do brasil ensina que portugal é um vilão e etc por isso eu acredito que muitos brasileiros tenham esse ressentimento com portugal
@@marcelinopachuczki3806 Obigado por ser a nossa voz. As vezes aqui em Portugal quando nós os Portugueses vamos tentar exlicar alguma coisa da História de Portugal algum brasileiro não querem ouvir e dissem logo. Devolve o nosso ouro. Nós sempre gostamos do Brasil na escola sempre nos ensinaram a respeitar o povo brasileiro e o brasil. Ao contrário os brasileiros nao têm respeito por os Portugueses nem por 0ortugal. Por isso Agradeço muito ao SENHOR por dizer a verdade. Cumprimentos.
@@marcelinopachuczki3806 também não é assim amigo. eles são europeus e como tal não querem nada conosco, não devermos tentar ter ligações com quem não faz parte da nossa realidade
Boa tarde Professor Marcelo, Gabriel, muito agradecido!
8 месяцев назад+28
Caramba, que aula maravilhosa. Quem dera eu tivesse tido na infância um professor de história que contasse tão bem a história do Brasil. Parabéns professor, continue com esse bom trabalho no RUclips.
Segredos revelados. Mas nunca é tarde. Para aprender e desenvolver nossa Hollywood. Já que o povão não lê, vamos fazer filmes e novelas. Bangu RJ. Terra Macro Jê.
Gente vocês não entenderam nada. Ele não elogia os gringos, pelo contrário, ele critica tudo que os gringos trouxeram como o protestantismo, Iluminismo, materialismo, niilismo e todos esses ismos que trouxeram decadência para TODO ocidente. O verdadeiro Brasil, é o país que é unido a Portugal, Católico e Monarca. NESSA época o Brasil era FORTE. TODA merda veio depois da “Independência” e desses iluministas/maçons A coisa não tem a ver com nacionalidade. Está muito além disso.
Sensacional.... tem um debate do professor Marcelo com brasilianistas na faculdade de Oxford que é um espetáculo... Ele deixou todos boquiabertos... Ainda bem que tem o RUclips para disponibilizar a transmissão de sabedoria do professor...
Obrigada professor Marcelo, por essa explicação histórica, desfazendo os mitos em que muitos brasileiros acreditam sobre os portugueses, acusando-os de terem roubado o ouro do Brasil e outras coisas que de facto não correspondem totalmente à verdade! Isso deixa-nos muito tristes na medida em que, nós, sempre considerámos o Brasil como o país irmão e na escola, até nos diziam que o Brasil era filho de portugal. Espero que muitos brasileiros oiçam as suas palavras e leiam os seus livros , afim de esclarecerem as dúvidas!!! Bem haja
Perfeito , estava estudando a arquitetura renascentista europeia e percebi que na area da arquitetura e urbanismo os ingleses eram muito pobres em relação as outraa nações europeias , creio que isso explica a pobreza urbana dos ingleses nos primeiros 100 anos de sua colonização na América.
@ROCZONMAZUR inclusive que os antigos portugueses edificaram mais de 300 fortes e fortalezas em redor das imensas fronteiras para garantir a sua proteção Além de fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa, as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco para citar algumas : Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, São Lourenço, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Tomé, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa construída pelos portugueses e seus descendentes, as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplendorosas do que as portuguesas.. mas em Lisboa e Porto existem algumas muito bonitas que foram edificadas com esse estilo arquitetônico (barroco é uma palavra portuguesa!)
@@sergiocarvalho5064 Em documentos que a maioria dos"historiadores" ignoram para que a história real seja manipulada, para que todos acreditem que tudo é corrupção desde o início e não há virtudes no princípio dessa nação que hoje está sendo destruída em um processo que vem sendo aplicado à mais de um século!
@@sergiocarvalho5064 base da verdade, o q os comunas nāo conhecem " brigadāo pla escravidāo ó africano" Lula ladrāo em mais uma figurinha vergonhosa, é melhor a dilma nāo falar....hehehe
"Canção do Exílio" foi um poema escrito por -Gonçalves Dias (1823-1864) que nasceu nos arredores de Caxias, no Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. Filho de um comerciante português e uma mestiça. Iniciou seus estudos no Maranhão e ainda jovem viaja para Portugal. Em 1838 ingressa no Colégio das Artes em Coimbra, onde conclui o curso secundário. Em 1940 ingressa na Universidade de Direito de Coimbra, onde tem contato com escritores do romantismo português, entre eles, Almeida Garret, Alexandre Herculano e Feliciano de Castilho. Ainda em Coimbra, em 1843, escreve seu famoso poema "Canção do Exílio", onde expressa sentimentos próprios ao movimento do Romantismo, da solidão, do saudosismo, do exílio, do amor à pátria, etc.
Não permita DEUS que eu morra sem que eu volte para lá. Pena que os poucos leitores do Brasil, não sabem, não lêem, não conhecem nossas obras literárias. Bangu RJ.
@@vismaramaral2631 Verdade. Gostei do nome Hidro = Água e landia = Terra. Isto posto, significa que sua cidade Goiana é a terra da água, viu? Interpretei! Mas vamos vencer um dia, quando voltar a MONARQUIA CONSTITUCIONAL. Abraços!!!
@@vitorgalati7121 HIDROLÂNDIA, a terra das águas, faz parte da grande Goiânia. E também, é a Capital Nacional da jabuticaba. Já tem bons vinhos no mercado. Bom fim de semana ! 🕊️🇧🇷🕊️.
Excelente live de aniversário. Já que a esquerda gosta tanto de dialética, deviam mostrar isto aos jovens e tentar refutar depois. As referências de tudo que Marcelo disse está nos livros que ele vende de autores renomados, o link está na descrição. Obrigado professor e felicidades.
@Macs11811 Você de fato percisa melhor seus argumentos para poder falar em dialética. O prof aí mostra não ter método nenhum. O simplismo que ele mostra na entrevista não é fruto de conhecimento, e sim de certa incapacidade de lidar com algo mais complexo. A entrevista é um desservico a história. A forma como ela fala da escravidão é de fazer os mortos escravos revirarem suas cinzas nos sepulcros.
Paulo Freire deu aula em Harvard e Cambridge, tem seu método utilizado em mais de 95 países no mundo, tem estátua em Estocolmo (onde se entrega prêmio Nobel) e advinhe onde não foi utilizado..sim, no Brasil por ter sido exilado em 1964 pelos militares. 3° teórico mais citado no mundo, além de 23 diplomas de doutorado.. você falar dele só assina seu atestado de ignorância.
Sou Pernambucana. Muitas estórias contadas por aqui advém da colonização Holandesa. Nunca ouvi com muito orgulho este legado deixado por eles. As obras de engenharia sobrevivem. Mesmo Recife sendo chamada de Veneza brasileira e, ser localizada ao nível do mar, justiça seja feita: as ilhas do centro da capital até hoje nunca foram ficaram alagadas ou submersas, mesmo nas grandes cheias e inundações ocorridas na cidade ao longo desses anos.
@@isabeldapaz1190 conheço as construções do Porto e outras cidadelas. Aqui em Olinda ( antes de ser incendiada), também tem muitas casas no estilo de construção semelhantes 🌻
Parabéns pelo trabalho Sr. Professor Marcelo. É uma honra poder ver o conteúdo que o Sr. produz. Saudações desde Portugal. Que Deus os abençoem w continuem com o belíssimo e edificante trabalho.
A história do Brasil e tudo o que o liga a Portugal é demasiado bonita para ser ridicularizada por esses pseudo historiadores que mais não fazem do que envergonhar o Brasil e Portugal. Congratulemo-nos com os novos historiadores que tem desmistificado a essência da linda história da Monarquia Brasileira e Portuguesa. Viva o Brasil e viva Portugal 🇧🇷 🇵🇹
É sempre um prazer encontrar mais um" pedacinho" desse quebra cabeça Nossa história está ligada a muitos outros povos ,suas naçoes e lideres.... Temos muito a ouvir...ler...e principalmente interpretar... Vida que segue...para continuar descobrindo ...interpretando.. Ou NÂO...😂
Meu tio irmão de minha mãe foi convocado.para ir pra 2° Guerra. No dia de seu embarque a guerra acabou e ele não precisou ir .Para felicidade de minha vó.
os bandeirantes tanto eram nascidos em Portugal quanto eram nascidos no Brasil Deve conhecer alguns desses personagens históricos, vivências retiradas de publicações brasileiras: - o português alentejano bandeirante António Raposo António Raposo Tavares percorreu dez mil quilómetros a pé para reconhecer território que ficaria a pertencer ao Brasil, António Raposo Tavares nasceu em Beja (Portugal) em 1598. Em 1618 vai para o Brasil com o pai, Fernão Vieira Tavares, governador da capitania de São Vicente. Em 1622 fixa-se em São Paulo, de onde parte a sua primeira bandeira cinco anos mais tarde. Ela chega a Guaíra, no Rio Grande do Sul, expulsa os jesuítas espanhóis e amplia as fronteiras do Brasil. De volta a São Paulo, em 1633 Raposo Tavares torna-se juiz ordinário, cargo de que desiste no mesmo ano para ser ouvidor da capitania de São Vicente…. A sua última expedição parte de São Paulo em 1648, em busca de prata, e dura três anos, percorrendo um total de 10 mil quilômetros em direção ao norte. Atravessa a floresta Amazónica e alcança Gurupá, no Pará, com a tropa reduzida a 59 brancos e alguns índios. Morreu em São Paulo no ano de 1658.." -Cristóvão Pereira de Abreu (Ponte de Lima, Portugal, 1678 - Rio Grande, 1755) militar, bandeirante e tropeiro no Brasil. Construiu o Forte Jesus, Maria, José de Rio Grande, demarcou limites e iniciou o povoamento do Porto dos Casais, em 1753, Lutou contra os franceses no Rio de Janeiro e contra as tropas espanholas nos pampas gaúchos. Ocupou-se do desbravamento da Colônia do Sacramento em 1727 etc.
Imparcialidade? Faça-me rir. Ele toma partido dizendo que os europeus eram elevados e nobres e os índios, violentos, de costumes horríveis. A única coisa que ele cita quase com vergonha que infelizmente hoje escravidão...
Quem no Brasil tem raça pura? Eu tenho olhos verdes e sou branca, filha de negro com branquela de olhos azuis, filhos de negros e índias catadas no laço. Por isso acho um absurdo perguntarem a cor da pele em provas de concursos e em tudo. A cor da pele não é reflexo da nossa origem. Somos todos misturados.
Concordo plenamente contigo. Minha mãe é descendente de alemães, meu pai é descendente de Espanhois e indigenas. Sou muito grata por estas origines. Na minha époco não se tinha esta onde de separatismo de origines e cor, eramos todos brasileiros.
No livro do embaixador Pio Corrêa, O Mundo em que vivi, tem uma passagem sobre o Tiradentes. O embaixador foi encarregado de conseguir um retrato do Tiradentes, não havia qquer imagem dele. Em resumo a imagem que hj temos do Tiradentes pertence a um antepassado mineiro de um funcionário do Itamaraty.
Professor Marcelo, aqui perto de onde moro, Três Rios RJ , entre Juíz de Fora e Rio de Janeiro, existe um distrito chamado Mont' Serrat onde existe um edifício da época colonial aonde se fazia a última conferência sobre o quinto e este local teria sido o local da última reunião dos inconfidentes. É contado aqui que Tiradentes era o responsável por esse trecho do Caminho de Dentro e inclusive era amante da dona da Fazenda Sebollas em Paraíba do Sul. Neste distrito de Paraíba do Sul chamado hoje de Sebollas existe um pequenino museu onde está depositado objetos pertencentes ao alferes tais como fardas, roupas, pena de escrita e inclusive o suposto osso da perna dele. Ninguém se interessa em checar esses fatos, inclusive o tal prédio onde houve a reunião dos inconfidentes, não vai ficar de pé por muito tempo mais. Por enquanto está relativamente preservado, apesar do teto ter desabado em parte há 5 anos atrás.
Interessante! Alguém dessa área, interessado em História, professor, secretário de cultura, ou mesmo um cidadão poderia resgatar essa história e esse lugar. Sugestão!
Obrigado professor pela lucidez e pela coragem. Outros historiadores famosos contam os fatos, mas evitam citar nomes, etnias e outros detalhes que possam comprometer a carreira. Tem medo eles do forte lobby da parte que foi a exploradora. Continue com a sua luz e quem sabe no futuro poderemos reescrever realmente a história do Brasil.
Visitando o Quilombo dis Palmares fiquei surpresa ao saber do papel de Fatumbe, avó de Zumbi, uma princesa africana, que começou e organizou o Quilombo. Está participação feminina foi boicotada pelos historiadores.
Parabéns professor estou adorando ver os seus vídeos 👏 pode ter certeza que suas palavras e de grande importância para nós, Deus abençoe e te proteja de muito anos de vida para que possa compartilhar com nosco o vosso conhecimento.
Muito obrigado pela aula, sofremos de um sério problema de autoestima e acredito que conhecer a verdade seja um dos, senão o melhor caminho para nosso desenvolvimento.
Sou de Goiás e como sou viciada em leitura, li um livro de um alemão que citava essa tribo GOYAZES, a qual deu o nome ao estado, MAS nunca ouvi mencionar sobre esse fato.
Obrigada por espalhar a verdade!! Eu como portugusa sempre fico muto zangada quando leio comentários de brasileiros que odeiam os portugueses porque nós matamos todos os índios e roubamos o ouro todo e sei lá o que mais, quando nada disso é verdade. Claro que todos os colonizadores fizeram coisas más nem tudo foi um mar de rosas mas nós sempre fomos de nos 'misturar'com os povos para onde íamos e defensivamente fomos os menos maus. E outra coisa : Foram as próprias tribos africanas que nos deram a 'ideia ' da escravatura,eles próprios faziam os das outras tribos de escravos e começaram a vendê-los aos portugueses.
Isso não vem ao caso, uma vez que não fosse a ascendência portuguesa nenhum dos brasileiros de hoje sequer teria nascido. Portugal cumpriu sua missão de levar o catolicismo aos pagãos e por isso pagou um preço alto. Que Deus abençoe Portugal.
Não gosto muito de ouvir sobre a 2GG,meu pai não pode ir a escola um tempo,jogavam pedras na casa deles, não podia falar alemão. E na Itália,....meu avô querido era italiano.
Mas foram os Alemães não Naz. .tas, e os Italianos não fasc. Tas, que revelaram sobre os Relevantes feitos pela FEB, na Itália, fatos escondidos e omitidos pelos "aliados". Bangu RJ.
Mania que as pessoas têm de julgar o passado com critérios do presente. Cada época tem sua mentalidade, sua lógica. Imagine o que vão falar, no futuro, de nossa sociedade atual?!
Muito bom! No brasil o que não falta são os mitos. E como valorizamos os mitos... Luiz da Gama x zumbi O primeiro deixou um legado na batalha anti- escravagista. Quem é o homenageado?
Olha, eu li recentemente um livro do Eduardo sobre história do Brasil e praticamente tudo o que é dito pelo professor Marcelo está lá no livro do Eduardo. Praticamente não há divergência. Claro que o Eduardo é bem chato, eu não aguento ver nenhum vídeo dele, pq é sempre aquele ataque histérico irritante. Mas o livro é excelente. Até recomendo.
Que absurdo achar que os indígenas não sabiam nada e que existe escravidão menos ruim !!! É um crime em qualquer época.E pior ainda querer justificar alegando que houve escravidão em outras situações ou em outros contextos
Os Brasileiros olham para Portugal como país colonizador, o que é factual. Quando fazem acusações negativas sobre o assunto, esquecem que esses Portugueses colonizadores que fundaram o Brasil, são os seus antepassados também ou seja, têm raizes Portuguesas, ignorantemente auto-flagelando-se no processo. Portugal cria o Brasil como nação, é um rei Português que lhe dá a independência. Dirão muitos que não descendem de Portugueses esquecendo-se também, sendo assim, que os seus antepassados emigraram, vindos de muitos lugares do mundo, para um país criado pelos Portugueses. Os Portugueses e Brasileiros actuais têm antepassados comuns daí considerar-se o Brasil como um país irmão.
Os restos mortais que vieram da Europa na época foram os da Princesa Isabel. Inclusive há poucos anos foi encontrado um vídeo que mostra a chegada ao Brasil, com todas a honras de estado. Todos os militares presentes batem continência durante a chegada.
@danielgeometron talvez os restos mortais dos imperadores D, Pedro I e D. Pedro II e suas esposas devessem ter ficado em Lisboa no panteão dos Bragança. Referindo as cerimónias nas filmagens da época em Lisboa, translado dos restos mortais de D. Pedro I e esposa , do Panteão dos Bragança até o navio Funchal que seguiria para o Brasil, talvez os endereços passem: www. youtube .com/watch?v=J5REGkxLa7k&t=3s E em 1921, corpos de D. Pedro II e D. Teresa Cristina esposa, transladados de Lisboa (igreja de São Vicente de Fora) para o Brasil www. youtube .com/watch?v=D5D3qotTe9M
Sim !! Eram governados pelos pecados carnais até se comiam uns aos outros tal o amor que eles tinham pela carne . O deus deles era a natureza ,adoravam a criação ,não o criador .
Faltou dizer que os judeus era quem financiavam Portugal pr explorar o território brasileiro por isso. Primeira sinagoga em Pernambuco, e depois de expulsos, financiaram os holandeses q fundaram Nova Iorque
Então pessoal,é sempre bom lembrar que todo historiador,por mais que estude,pesquise,investigue,ele não está livre de ser influenciado pelo seu modo de ver o mundo,sua religião e afins,quando ouve, lê e pesquisa e se percebe isso em todos,ninguem escapa e é daí que vêm as críticas pq há omissões no mínimo por desconhecimento ou mesmo por sua opinião,seja politica,social ou religiosa. Isso eu diria é até normal e inevitável. Mas é sempre instrutivo ouvir um e outro e fazer a sua própria análise e comparação do que omite um ou acrescenta outro na sua versão ao contar a história, que por sua vez foi contada,escrita por outro,seja protagonista ou não.
Sou Alagoano adoro história, e descobri a pouco sobre José Antônio Leão, Mártir de Jequiá da Praia. Pergunto, com seu conheço onde poderia saber mais dessa parte da história? De toda parabéns!
Paulo Freire deu aula em Harvard e Cambridge, tem seu método utilizado em mais de 95 países no mundo, tem estátua em Estocolmo (onde se entrega prêmio Nobel) e advinhe onde não foi utilizado..sim, no Brasil por ter sido exilado em 1964 pelos militares. 3° teórico mais citado no mundo, além de 23 diplomas de doutorado..
Ele não comentou que quem descobriu o Brasil foi os Judeus que estavam nas caravelas sob comando de Pedro Álvares Cabral. Os Portugueses vieram 40 anos depois.
@@josafasantos3131 isso é mito criado por mentirosos . Quem descobriu foi mesmo os portugueses , havia dinheiro e influência judia ? Sim havia interesses deles em futuras riquezas .
Isso era apenas uma das mil maneiras de denegrir e desvirtuar as capacidades dos portugueses , quem começou a criar a frota portuguesa foram os templários ,os cavaleiros de Cristo daí as cruzes nas velas . Iam judeus nas naus claro que iam
Relatar apenas os lados negativos, seja do que for, é tendencioso. Só cria ressentimentos que nada ajudam na união dos povos. Porque há sempre o outro lado da moeda
17:20 Não é verdade que os EUA ficaram muito ricos SOMENTE depois da independência! Ferrovias, universidades, grandes empresas, etc., foram criadas por empreendedores privados ANTES de 1776!
Interessante teoria mas as primeiras locomotivas funcionais foram desenvolvidas na Inglaterra já após 1800. A ferrovia nos Estados Unidos foi iniciada apenas em 1826, no Brasil cerca de 30 anos mais tarde. O conceito de universidade também é mal entendido, foram fundadas instituições de ensino superior que com o tempo se tornaram universidades, chamando-se assim por congregaram diversas faculdades/escolas de ensino superior. Estabelecimentos de ensino superior no Brasil até antecedem os dos Estados Unidos mas chamavam-se Colégios Jesuítas, escolas superiores profissionais ou faculdades isoladas. Em 17 de dezembro de 1792, foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, com molde na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada dois anos antes em Lisboa. É considerada uma precursora do ensino superior militar e de engenharia, tanto no Brasil como no próprio continente americano.
Os EUA só ficaram ricos no século XX, durante as Guerras Mundiais. Quando eram colônias inglesas, eram agrárias com população majoritariamente analfabeta.
A riqueza dos Estados Unidos advém principalmente da industrialização durante o século xix e xx, do seu clima temperado, sua geografia favorável, sem grandes barreiras a dificultar a expansão para o interior (ao contrário do Brasil), principalmente da rica bacia hidrográfica do Mississipi e do facto de ter recebido uma enorme imigração europeia que aportava conhecimento e capacidade de povoar o território. Foi essencialmente um processo pós colonial.
Concordo com o que vc disse sobre industrialização, realmente o que favoreceu foi isso. Se o sul agrário dos EUA tivesse ganho a guerra civil, eles não seriam o que são hoje. Só discordo quanto o clima temperado ser algo determinante, pois as maiores potencias da historia como Imperio Romano, Egipcio, Medo-Persa não teriam existido, ou Australia hoje, assim como vários países frios ou temperados na Asia oriental, Asia Central ou argentina, Uruguai, etc . A chave talvez esteja nos países que rapidamente aderiram a Rev Industrial inglesa - quem entrou na festa bem depois e continuou no esquema "escravos e monocultura" como Brasil e outros e se industriaizaram tarde, viraram satélites. Mas tbem temos que lembrar que a Europa tem países que não precisaram nem se industrializar, ficaram ricos massacrando a Africa como os belgas que mataram mais tribos do congo que Hitler
Ficaram mais ricos tb depois da segunda guerra mundial
O que pesou muito contra o Brasil é a instabilidade, mudanças constantes, diversos golpes, constituição e leis mudando o tempo todo, ter instituições confiáveis e estáveis é essencial para o crescimento, ninguém vai investir em um lugar que não conseguem ter previsibilidade nenhuma, é jogar dinheiro fora, só ver que os estados unidos tem a mesma constituição e moeda desde sua independência.
Esqueceu de mencionsr que os EUA é um país parasita, super agressivo, um Imperialismo predador e não construtor como o imperio Romano e o imperírio espanhol. Eliminaram todos os povos locais, segrecação de raça, uma geopolítica baseada em guerras civis e golpes militares em outros países e exploração de recurso minerais a custa da destruição de outros países. Essa é a diferença entre império e Imperialismo. Império é sempre construtor e imperialismo é predador.
Sou português e gosto de ouvir o senhor falar.
Há muitos brasileiros que têm muita raiva dos Portugueses mas os Portugueses também fizeram muita coisa boa pelo Brasil.
Ainda bem que há alguém como o senhor que sabe a verdadeira História.
Obrigado que Deus lhe proteja sempre.
Um abraco de um Portugues.
Amigo, sou descendente de poloneses e admiro a cultura e a história de Portugal.
Eu não entendo como a história das navegações até hoje não viraram filme.
Quem é Leônidas de Esparta na fila do pão perto de Francisco de Almeida, que derrotou centenas de galés muçulmanas com apenas 17 navios.
O poema de Fernando Pessoa até hoje me provoca lágrimas.
Os otakus que me perdoem, mas o que são os samurais perto dos cavaleiros portugueses na Reconquista?
Santo Antônio de Lisboa, Ora pro nobis!
o sistema educacional inteiro do brasil ensina que portugal é um vilão e etc por isso eu acredito que muitos brasileiros tenham esse ressentimento com portugal
O dia que o Brasil tomar consciência do que Portugal fez aqui vai implorar pra voltar a ser unido a Portugal.
@@marcelinopachuczki3806
Obigado por ser a nossa voz.
As vezes aqui em Portugal quando nós os Portugueses vamos tentar exlicar alguma coisa da História de Portugal algum brasileiro não querem ouvir e dissem logo.
Devolve o nosso ouro.
Nós sempre gostamos do Brasil na escola sempre nos ensinaram a respeitar o povo brasileiro e o brasil.
Ao contrário os brasileiros nao têm respeito por os Portugueses nem por 0ortugal.
Por isso Agradeço muito ao SENHOR por dizer a verdade.
Cumprimentos.
@@marcelinopachuczki3806 também não é assim amigo. eles são europeus e como tal não querem nada conosco, não devermos tentar ter ligações com quem não faz parte da nossa realidade
Salve Maria! Parabéns Prof. Marcelo! Deus sempre contigo! Abraço.
Boa tarde Professor Marcelo, Gabriel, muito agradecido!
Caramba, que aula maravilhosa. Quem dera eu tivesse tido na infância um professor de história que contasse tão bem a história do Brasil. Parabéns professor, continue com esse bom trabalho no RUclips.
Segredos revelados. Mas nunca é tarde. Para aprender e desenvolver nossa Hollywood. Já que o povão não lê, vamos fazer filmes e novelas. Bangu RJ. Terra Macro Jê.
Pega as referências dele kra. São maravilhosas
QUE BARBARIDADE.😂
Essa aula do professor em forma de entrevista em podcast ficou excelente. Conseguimos aprender até mais em função da forma de bate-papo. Muito bom!
Excelente podcast. Cons gui tirar mtas dúvidas e conhecer verdades sobre e nossa história. Obrigada, professor.
O engraçado é que todo personagem histórico do Brasil pra essa galera eles são miseráveis, mas os personagens dos EUA são todos heróis maravilhosos
Por enquanto, logo eles vão começar a derrubar as estátuas dois pais fundadores
@@sincerosc mas eu digo para os brasileiros, esse cidadão do vídeo só sabe valorizar o que é de fora
LEMBRAS DO ADJETÍVO COMPLEXO DE VIRA LATAS ?
Quais personagens históricos do Brasil?
Gente vocês não entenderam nada. Ele não elogia os gringos, pelo contrário, ele critica tudo que os gringos trouxeram como o protestantismo, Iluminismo, materialismo, niilismo e todos esses ismos que trouxeram decadência para TODO ocidente.
O verdadeiro Brasil, é o país que é unido a Portugal, Católico e Monarca. NESSA época o Brasil era FORTE. TODA merda veio depois da “Independência” e desses iluministas/maçons
A coisa não tem a ver com nacionalidade. Está muito além disso.
Em tempo : Prof. Marcelo, desejamos que o Criador lhe conceda uma Vida longa com muita Saúde e realizações.
Sensacional.... tem um debate do professor Marcelo com brasilianistas na faculdade de Oxford que é um espetáculo...
Ele deixou todos boquiabertos...
Ainda bem que tem o RUclips para disponibilizar a transmissão de sabedoria do professor...
Que nome tem na descrição do vídeo? Quero ver. Grata!
Como encontrar?
Quero o vídeo desse debate dele na faculdade Oxford!
Onde? Onde? Quero assistir
Obrigada professor Marcelo, por essa explicação histórica, desfazendo os mitos em que muitos brasileiros acreditam sobre os portugueses, acusando-os de terem roubado o ouro do Brasil e outras coisas que de facto não correspondem totalmente à verdade! Isso deixa-nos muito tristes na medida em que, nós, sempre considerámos o Brasil como o país irmão e na escola, até nos diziam que o Brasil era filho de portugal. Espero que muitos brasileiros oiçam as suas palavras e leiam os seus livros , afim de esclarecerem as dúvidas!!! Bem haja
No vale do Paraíba em São Paulo até hoje temos o hábito de comer formiga ou içá, algumas pessoas como eu ainda comem.
Soube disso recentemente...e diz que tem cheiro muito forte....
Perfeito , estava estudando a arquitetura renascentista europeia e percebi que na area da arquitetura e urbanismo os ingleses eram muito pobres em relação as outraa nações europeias , creio que isso explica a pobreza urbana dos ingleses nos primeiros 100 anos de sua colonização na América.
@ROCZONMAZUR
inclusive que os antigos portugueses edificaram mais de 300 fortes e fortalezas em redor das imensas fronteiras
para garantir a sua proteção
Além de
fortes e fortalezas mais de 300 que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa,
as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco
para citar algumas
:
Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, São Lourenço, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Tomé, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc -
infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa
construída pelos portugueses e seus descendentes,
as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro, são muito mais esplendorosas do que as portuguesas..
mas em Lisboa e Porto existem algumas muito bonitas que foram edificadas com esse estilo arquitetônico (barroco é uma palavra portuguesa!)
Excente bate papo. Gostei muito das histórias. Revi algum assunto velho e aprendi algum assunto novo. Parabéns para o trabalho de voces dois.😊
Professor o senhor me deu muita inspiração pra batalha do quotidiano. Parabéns, muitas felicidades
Heróis do Aipim, Heróis do Bacalhau, tirando a poeira da história que legal. Bangu RJ terra Tamoio.
CUDADO... NÃO VAI DAR PARA UM BANDEIRANTE... VAI.. .NEM JESUITA.. SAI UMA COBRA E DOIS LAGARTOS
Ensinar História no Brasil é muito difícil depois que vc descobre o qto esses livros mentem pra nós 😮
Descobre com base em que ?
@@sergiocarvalho5064 Em documentos que a maioria dos"historiadores" ignoram para que a história real seja manipulada, para que todos acreditem que tudo é corrupção desde o início e não há virtudes no princípio dessa nação que hoje está sendo destruída em um processo que vem sendo aplicado à mais de um século!
@@sergiocarvalho5064 base da verdade, o q os comunas nāo conhecem " brigadāo pla escravidāo ó africano" Lula ladrāo em mais uma figurinha vergonhosa, é melhor a dilma nāo falar....hehehe
Para descobrir as bases das mentiras de alguns autores continuemos maratonando aos vídeos do canal.
7nnnnjjjjjjj9jĵc 11 @@sergiocarvalho5064
Enquanto português, fico feliz por ver alguém com tamanha cultura e honestidade intelectual. Meus parabéns, professor Marcelo Andrade. E obrigado!
Mesmo que atrasado , parabéns , felicidades , saúde e que Deus abençoe sempre sua pessoa Professor Marcelo ( esse sim com letra minúscula)👍👏👏👏👏👏
"Canção do Exílio" foi um poema escrito por
-Gonçalves Dias (1823-1864)
que nasceu nos arredores de Caxias, no Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823.
Filho de um comerciante português e uma mestiça. Iniciou seus estudos no Maranhão e ainda jovem viaja para Portugal. Em 1838 ingressa no Colégio das Artes em Coimbra, onde conclui o curso secundário. Em 1940 ingressa na Universidade de Direito de Coimbra, onde tem contato com escritores do romantismo português, entre eles, Almeida Garret, Alexandre Herculano e Feliciano de Castilho.
Ainda em Coimbra, em 1843, escreve seu famoso poema "Canção do Exílio", onde expressa sentimentos próprios ao movimento do Romantismo,
da solidão, do saudosismo, do exílio, do amor à pátria, etc.
Não permita DEUS que eu morra sem que eu volte para lá. Pena que os poucos leitores do Brasil, não sabem, não lêem, não conhecem nossas obras literárias. Bangu RJ.
@@vitorgalati7121 Pior é que hoje , não aprendem nem a ler , e a minoria que lê ; não consegue interpretar .
Hidrolândia GO.
@@vismaramaral2631 Verdade. Gostei do nome Hidro = Água e landia = Terra. Isto posto, significa que sua cidade Goiana é a terra da água, viu? Interpretei! Mas vamos vencer um dia, quando voltar a MONARQUIA CONSTITUCIONAL. Abraços!!!
@@vitorgalati7121 HIDROLÂNDIA, a terra das águas, faz parte da grande Goiânia. E também, é a Capital Nacional da jabuticaba. Já tem bons vinhos no mercado. Bom fim de semana ! 🕊️🇧🇷🕊️.
@@vismaramaral2631 Que legal amiga. AMEI. Um dia vou conhecer essa terra abençoada. Um fim de semana abençoado também.
Perder no quesito educação é perder o mais importante quesito. Pobre Brasil 😢
Excelente live de aniversário. Já que a esquerda gosta tanto de dialética, deviam mostrar isto aos jovens e tentar refutar depois. As referências de tudo que Marcelo disse está nos livros que ele vende de autores renomados, o link está na descrição. Obrigado professor e felicidades.
Tá difícil dialetizar num Pais que continua a doutrinar e catequizar ao invés de ensinar a pensar!!
👿👿😮😮💪💪💪
@Macs11811 Você de fato percisa melhor seus argumentos para poder falar em dialética. O prof aí mostra não ter método nenhum. O simplismo que ele mostra na entrevista não é fruto de conhecimento, e sim de certa incapacidade de lidar com algo mais complexo. A entrevista é um desservico a história. A forma como ela fala da escravidão é de fazer os mortos escravos revirarem suas cinzas nos sepulcros.
@@mariacristinabortolini3632Quanta bobagem senhora, leia história, leve a história a sério.
Paulo Freire deu aula em Harvard e Cambridge, tem seu método utilizado em mais de 95 países no mundo, tem estátua em Estocolmo (onde se entrega prêmio Nobel) e advinhe onde não foi utilizado..sim, no Brasil por ter sido exilado em 1964 pelos militares. 3° teórico mais citado no mundo, além de 23 diplomas de doutorado.. você falar dele só assina seu atestado de ignorância.
Excelente aula e conteúdo. Parabéns Professor Marcelo! Abraço!
Sou Pernambucana. Muitas estórias contadas por aqui advém da colonização Holandesa. Nunca ouvi com muito orgulho este legado deixado por eles. As obras de engenharia sobrevivem. Mesmo Recife sendo chamada de Veneza brasileira e, ser localizada ao nível do mar, justiça seja feita: as ilhas do centro da capital até hoje nunca foram ficaram alagadas ou submersas, mesmo nas grandes cheias e inundações ocorridas na cidade ao longo desses anos.
Vem cá a Portugal para ver a semelhança dessas construções com as portuguesas e não com as holandeses.
@@isabeldapaz1190 conheço as construções do Porto e outras cidadelas. Aqui em Olinda ( antes de ser incendiada), também tem muitas casas no estilo de construção semelhantes 🌻
... obrigado Marcelo, por reparar os conhecimentos errôneos que tivemos das escolas na época!!!...
Ciidado. Esse cidadão é extremamente parcial. Não está corrigindo. Está apresentando a visão dele. Muitas distorções.
Deus abençoe sua vida, família e trabalho
Parabéns pelo trabalho Sr. Professor Marcelo.
É uma honra poder ver o conteúdo que o Sr. produz. Saudações desde Portugal.
Que Deus os abençoem w continuem com o belíssimo e edificante trabalho.
A história do Brasil e tudo o que o liga a Portugal é demasiado bonita para ser ridicularizada por esses pseudo historiadores que mais não fazem do que envergonhar o Brasil e Portugal. Congratulemo-nos com os novos historiadores que tem desmistificado a essência da linda história da Monarquia Brasileira e Portuguesa. Viva o Brasil e viva Portugal 🇧🇷 🇵🇹
É sempre um prazer encontrar mais um" pedacinho" desse quebra cabeça
Nossa história está ligada a muitos outros povos ,suas naçoes e lideres....
Temos muito a ouvir...ler...e principalmente interpretar...
Vida que segue...para continuar descobrindo ...interpretando..
Ou NÂO...😂
Feliz Aniversario Prof. Marcelo!!
Obrigado por proporcionar tantos conhecimentos!!
Lição de história valiosa.
Minha gratidão sincera.
Certamente atrasada…. “Parabéns Professor”.
🙏🙏👏👏👏👏👏💕
Meu tio irmão de minha mãe foi convocado.para ir pra 2° Guerra. No dia de seu embarque a guerra acabou e ele não precisou ir .Para felicidade de minha vó.
Parabéns, professor! Que Jesus e Maria continuem iluminando seu caminho, e com isso, também os nossos!
os bandeirantes tanto eram nascidos em Portugal quanto eram nascidos no Brasil
Deve conhecer alguns desses personagens históricos, vivências retiradas de publicações brasileiras:
- o português alentejano bandeirante António Raposo
António Raposo Tavares percorreu dez mil quilómetros a pé para reconhecer território que ficaria a pertencer ao Brasil,
António Raposo Tavares nasceu em Beja (Portugal) em 1598. Em 1618 vai para o Brasil com o pai, Fernão Vieira Tavares, governador da capitania de São Vicente. Em 1622 fixa-se em São Paulo, de onde parte a sua primeira bandeira cinco anos mais tarde. Ela chega a Guaíra, no Rio Grande do Sul, expulsa os jesuítas espanhóis e amplia as fronteiras do Brasil.
De volta a São Paulo, em 1633 Raposo Tavares torna-se juiz ordinário, cargo de que desiste no mesmo ano para ser ouvidor da capitania de São Vicente…. A sua última expedição parte de São Paulo em 1648, em busca de prata, e dura três anos, percorrendo um total de 10 mil quilômetros em direção ao norte. Atravessa a floresta Amazónica e alcança Gurupá, no Pará, com a tropa reduzida a 59 brancos e alguns índios.
Morreu em São Paulo no ano de 1658.."
-Cristóvão Pereira de Abreu (Ponte de Lima, Portugal, 1678 - Rio Grande, 1755) militar, bandeirante e tropeiro no Brasil. Construiu o Forte Jesus, Maria, José de Rio Grande, demarcou limites e iniciou o povoamento do Porto dos Casais, em 1753, Lutou contra os franceses no Rio de Janeiro e contra as tropas espanholas nos pampas gaúchos. Ocupou-se do desbravamento da Colônia do Sacramento em 1727
etc.
Já que o povo não lê, nosso cinema, deveria ser mais forte. Tanta coisa histórica maravilhosa pra se contar. Bangu RJ.
Obrigada professor pela tua existência!! Deveria ser uma aula nas escolas...todos endeusam muito as personagens da história.
Bela aula professor! As referências são muito úteis 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Professor por falar verdade. OBRIGADO deste Português.
Parabens professor pela lucidez e imparcialidade
Imparcialidade? Faça-me rir. Ele toma partido dizendo que os europeus eram elevados e nobres e os índios, violentos, de costumes horríveis. A única coisa que ele cita quase com vergonha que infelizmente hoje escravidão...
Ninguém é imparcial. É uma impossibilidade científica. Neutro é xampu, por exemplo. Pessoas são parciais.
O professor faz aniversário e o presente quem ganha somos nós, obrigado mestre
Quem no Brasil tem raça pura? Eu tenho olhos verdes e sou branca, filha de negro com branquela de olhos azuis, filhos de negros e índias catadas no laço. Por isso acho um absurdo perguntarem a cor da pele em provas de concursos e em tudo. A cor da pele não é reflexo da nossa origem. Somos todos misturados.
Nem em Portugal há etnia pura
Concordo plenamente contigo. Minha mãe é descendente de alemães, meu pai é descendente de Espanhois e indigenas. Sou muito grata por estas origines. Na minha époco não se tinha esta onde de separatismo de origines e cor, eramos todos brasileiros.
@@evandroolimpioribeiro celtas,gregos,cananeus e romanos,depois chegaram germânicos e por último os árabes.Esse é o povo português
a humanidade tem 2milhões de anos :D não há "puros", é impossível
@@atseer mas certas culturas são muito mais miscigenadas,pô.Não é tudo igual não
Sr. Marcelo, bom comunicador. Intelectual, conservador e patriota brasileiro. Parabéns pela história bem informada...❤😊
Só gostaria que jovens estudantes pudessem assistir esse vídeo.Pelo menos salvei.
Parabéns, professor Marcelo! Vida longa para você!
Muitas bençãos em especial pelo seu dia professor Marcelo🎉😊
Excelente trabalho professor, que surjam outros cristãos para combater na area das ideias. Parabens!!!
No livro do embaixador Pio Corrêa, O Mundo em que vivi, tem uma passagem sobre o Tiradentes.
O embaixador foi encarregado de conseguir um retrato do Tiradentes, não havia qquer imagem dele.
Em resumo a imagem que hj temos do Tiradentes pertence a um antepassado mineiro de um funcionário do Itamaraty.
Muito obrigada, Senhor Professor, e muito obrigada pela iniciativa do Caravelas Podcast.
Professor Marcelo, aqui perto de onde moro, Três Rios RJ , entre Juíz de Fora e Rio de Janeiro, existe um distrito chamado Mont' Serrat onde existe um edifício da época colonial aonde se fazia a última conferência sobre o quinto e este local teria sido o local da última reunião dos inconfidentes. É contado aqui que Tiradentes era o responsável por esse trecho do Caminho de Dentro e inclusive era amante da dona da Fazenda Sebollas em Paraíba do Sul. Neste distrito de Paraíba do Sul chamado hoje de Sebollas existe um pequenino museu onde está depositado objetos pertencentes ao alferes tais como fardas, roupas, pena de escrita e inclusive o suposto osso da perna dele. Ninguém se interessa em checar esses fatos, inclusive o tal prédio onde houve a reunião dos inconfidentes, não vai ficar de pé por muito tempo mais. Por enquanto está relativamente preservado, apesar do teto ter desabado em parte há 5 anos atrás.
Interessante! Alguém dessa área, interessado em História, professor, secretário de cultura, ou mesmo um cidadão poderia resgatar essa história e esse lugar. Sugestão!
Obrigado professor pela lucidez e pela coragem. Outros historiadores famosos contam os fatos, mas evitam citar nomes, etnias e outros detalhes que possam comprometer a carreira. Tem medo eles do forte lobby da parte que foi a exploradora. Continue com a sua luz e quem sabe no futuro poderemos reescrever realmente a história do Brasil.
Visitando o Quilombo dis Palmares fiquei surpresa ao saber do papel de Fatumbe, avó de Zumbi, uma princesa africana, que começou e organizou o Quilombo. Está participação feminina foi boicotada pelos historiadores.
Parabéns professor estou adorando ver os seus vídeos 👏 pode ter certeza que suas palavras e de grande importância para nós, Deus abençoe e te proteja de muito anos de vida para que possa compartilhar com nosco o vosso conhecimento.
raposo tavares tinha três coisas sem limites: astúcia, crueldade e coragem.
Muito obrigado pela aula, sofremos de um sério problema de autoestima e acredito que conhecer a verdade seja um dos, senão o melhor caminho para nosso desenvolvimento.
Um episódio com o Júlio César Guedes seria sensacional.
Melhor aula de história do Brasil que já tive oportunidade de assistir.
Sou de Goiás e como sou viciada em leitura, li um livro de um alemão que citava essa tribo GOYAZES, a qual deu o nome ao estado, MAS nunca ouvi mencionar sobre esse fato.
Graças a manipulação dos ingleses. Bangu RJ. terra Tupinambá.
Hoje vivemos uma nova história através de vcs. Uma história verdadeira. Parabéns
Parabéns.
Saúde, paz e harmonia.
Obrigada por espalhar a verdade!! Eu como portugusa sempre fico muto zangada quando leio comentários de brasileiros que odeiam os portugueses porque nós matamos todos os índios e roubamos o ouro todo e sei lá o que mais, quando nada disso é verdade. Claro que todos os colonizadores fizeram coisas más nem tudo foi um mar de rosas mas nós sempre fomos de nos 'misturar'com os povos para onde íamos e defensivamente fomos os menos maus. E outra coisa : Foram as próprias tribos africanas que nos deram a 'ideia ' da escravatura,eles próprios faziam os das outras tribos de escravos e começaram a vendê-los aos portugueses.
Isso não vem ao caso, uma vez que não fosse a ascendência portuguesa nenhum dos brasileiros de hoje sequer teria nascido. Portugal cumpriu sua missão de levar o catolicismo aos pagãos e por isso pagou um preço alto. Que Deus abençoe Portugal.
Não gosto muito de ouvir sobre a 2GG,meu pai não pode ir a escola um tempo,jogavam pedras na casa deles, não podia falar alemão. E na Itália,....meu avô querido era italiano.
Mas foram os Alemães não Naz. .tas, e os Italianos não fasc. Tas, que revelaram sobre os Relevantes feitos pela FEB, na Itália, fatos escondidos e omitidos pelos "aliados". Bangu RJ.
Maravilhosas horas que nos proporcionaram , tantos assuntos em pouco tempo , mas muito didaticamente , Parabéns ! Muito obrigada !
Parabéns professor 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Muito obrigado pelas informações bem, esclarecido! 👏👏👏🙏😄 RJ.RJ
Mania que as pessoas têm de julgar o passado com critérios do presente. Cada época tem sua mentalidade, sua lógica. Imagine o que vão falar, no futuro, de nossa sociedade atual?!
Professor, parabéns pela análise com uma visão real, ampla e lógica!
Gostaria de ver um debate com esse senhor e um professor de História de verdade.
e então ele não e formado em Historia?
O mestre dele foi um professor de história renomado. Orlando Fedeli.
O pior é ter olhos e não querer ver
Achei oq eu precisava ❤❤❤ amo história e principalmente quem saiba contar ❤❤❤
A história real ninguém sabe..- mas qual a importância disto agora. Daqui prá frente.., vamos lutar para um país moderno e menos desigual.
Qual país que não é "desigual" para termos um exemplo? E o que significa esse ser "desigual"?
Muito bom!
No brasil o que não falta são os mitos.
E como valorizamos os mitos...
Luiz da Gama x zumbi
O primeiro deixou um legado na batalha anti- escravagista.
Quem é o homenageado?
Vocês são LUNÁTICOS!!
Atrasado..aquele abraço 🎉❤✨️💐
O maior mito de todos é achar que o Brasil possui uma história pacífica.
Surpreendente tua informação. Fico muito grata por todo conhecimento.
Não esqueçam dos brasileiros que morreramn .nos seringais para não deixar a máquina de guerra americana sem pneus
adoro história, parabéns professor só confirmou no que eu acreditava
É só eu, ou há mais alguém querendo ver um debate entre Eduardo Bueno e Marcelo Andrade?
Olha, eu li recentemente um livro do Eduardo sobre história do Brasil e praticamente tudo o que é dito pelo professor Marcelo está lá no livro do Eduardo. Praticamente não há divergência. Claro que o Eduardo é bem chato, eu não aguento ver nenhum vídeo dele, pq é sempre aquele ataque histérico irritante. Mas o livro é excelente. Até recomendo.
Gosto muito de escuta-lo.
Na carta de Pero vaz de caminha ao rei de portugal fica entendido que eles buscavam ouro e prata.
vc leu a carta até o final ?
Boa noite e PARABÉNS!!
Que absurdo achar que os indígenas não sabiam nada e que existe escravidão menos ruim !!! É um crime em qualquer época.E pior ainda querer justificar alegando que houve escravidão em outras situações ou em outros contextos
BELIÍSSIMA Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ! Toda no estilo gótico
Parabéns Professor, obrigada por tudo!
Parabéns professor Marcelo. Honra força e Luz
Os Brasileiros olham para Portugal como país colonizador, o que é factual. Quando fazem acusações negativas sobre o assunto, esquecem que esses Portugueses colonizadores que fundaram o Brasil, são os seus antepassados também ou seja, têm raizes Portuguesas, ignorantemente auto-flagelando-se no processo. Portugal cria o Brasil como nação, é um rei Português que lhe dá a independência. Dirão muitos que não descendem de Portugueses esquecendo-se também, sendo assim, que os seus antepassados emigraram, vindos de muitos lugares do mundo, para um país criado pelos Portugueses. Os Portugueses e Brasileiros actuais têm antepassados comuns daí considerar-se o Brasil como um país irmão.
Os restos mortais que vieram da Europa na época foram os da Princesa Isabel. Inclusive há poucos anos foi encontrado um vídeo que mostra a chegada ao Brasil, com todas a honras de estado. Todos os militares presentes batem continência durante a chegada.
@danielgeometron
talvez os restos mortais dos imperadores D, Pedro I e D. Pedro II e suas esposas devessem ter ficado em Lisboa no panteão dos Bragança.
Referindo
as cerimónias nas filmagens da época em Lisboa, translado dos restos mortais de D. Pedro I e esposa , do Panteão dos Bragança até o navio Funchal que seguiria para o Brasil, talvez os endereços passem:
www.
youtube
.com/watch?v=J5REGkxLa7k&t=3s
E em 1921, corpos de D. Pedro II e D. Teresa Cristina esposa, transladados de Lisboa (igreja de São Vicente de Fora) para o Brasil
www.
youtube
.com/watch?v=D5D3qotTe9M
Sr Marcelo,os índios tinham a crença no DEUS deles,como não tinham crença???
Grande parte dos povos indigenas acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Ou seja não acreditavam em nenhum Deus.
Sim !! Eram governados pelos pecados carnais até se comiam uns aos outros tal o amor que eles tinham pela carne . O deus deles era a natureza ,adoravam a criação ,não o criador .
Preciso assistir esse vídeo umas 3 vezes para gravar todos os dados 👏👏👏👏
Faltou dizer que os judeus era quem financiavam Portugal pr explorar o território brasileiro por isso. Primeira sinagoga em Pernambuco, e depois de expulsos, financiaram os holandeses q fundaram Nova Iorque
Pouco ou quase nada dito aqui é mostrado nas escolas, parabéns por nos mostrar um pouco dessa nossa historia .OBRIGADO ❤
Parabéns professor!
Excelente aula!
Então pessoal,é sempre bom lembrar que todo historiador,por mais que estude,pesquise,investigue,ele não está livre de ser influenciado pelo seu modo de ver o mundo,sua religião e afins,quando ouve, lê e pesquisa e se percebe isso em todos,ninguem escapa e é daí que vêm as críticas pq há omissões no mínimo por desconhecimento ou mesmo por sua opinião,seja politica,social ou religiosa. Isso eu diria é até normal e inevitável. Mas é sempre instrutivo ouvir um e outro e fazer a sua própria análise e comparação do que omite um ou acrescenta outro na sua versão ao contar a história, que por sua vez foi contada,escrita por outro,seja protagonista ou não.
Verdade
Eu só gostaria de ouvir a tua , ou talvez nem necessite porventura já a sei de traz para a frente .
Sou Alagoano adoro história, e descobri a pouco sobre José Antônio Leão, Mártir de Jequiá da Praia. Pergunto, com seu conheço onde poderia saber mais dessa parte da história? De toda parabéns!
Escola da Verdade Histórica: checkout.professormarceloandrade.com/campaign/podcast?
Professor, feliz aniversário.
Parabéns pelo canal.
Eu tenho a impressão que dos anos 80 até os anos 2000 sempre ouvi falar mal do Brasil nas escolas.
Paulo Freire deu aula em Harvard e Cambridge, tem seu método utilizado em mais de 95 países no mundo, tem estátua em Estocolmo (onde se entrega prêmio Nobel) e advinhe onde não foi utilizado..sim, no Brasil por ter sido exilado em 1964 pelos militares. 3° teórico mais citado no mundo, além de 23 diplomas de doutorado..
@@cassioandrade9747 Paulo Freire um discípulo de Marx ...um verdadeiro idiota como todo Marxista
@@cassioandrade9747esse tal de Paulo Freire só compra quem gosta de ser enganado.
Parabéns, que Deus te abençoe!
PARA O PROFESSOR QUEM NÃO E CATÓLICO NÃO VALE NADA. NÃO ESCAPOU UM. BEM ISENTO
Ele não comentou que quem descobriu o Brasil foi os Judeus que estavam nas caravelas sob comando de Pedro Álvares Cabral. Os Portugueses vieram 40 anos depois.
@@josafasantos3131 isso é mito criado por mentirosos . Quem descobriu foi mesmo os portugueses , havia dinheiro e influência judia ? Sim havia interesses deles em futuras riquezas .
Isso era apenas uma das mil maneiras de denegrir e desvirtuar as capacidades dos portugueses , quem começou a criar a frota portuguesa foram os templários ,os cavaleiros de Cristo daí as cruzes nas velas . Iam judeus nas naus claro que iam
Obrigada! Ótimo vídeo
Relatar apenas os lados negativos, seja do que for, é tendencioso. Só cria ressentimentos que nada ajudam na união dos povos. Porque há sempre o outro lado da moeda
PARABENS, PROFESSOR
17:20 Não é verdade que os EUA ficaram muito ricos SOMENTE depois da independência! Ferrovias, universidades, grandes empresas, etc., foram criadas por empreendedores privados ANTES de 1776!
Errado, a ferrovia nos EUA começou+/- ao mesmo tempo de Portugal em 1800 e qualquer coisa.
Interessante teoria mas as primeiras locomotivas funcionais foram desenvolvidas na Inglaterra já após 1800. A ferrovia nos Estados Unidos foi iniciada apenas em 1826, no Brasil cerca de 30 anos mais tarde.
O conceito de universidade também é mal entendido, foram fundadas instituições de ensino superior que com o tempo se tornaram universidades, chamando-se assim por congregaram diversas faculdades/escolas de ensino superior. Estabelecimentos de ensino superior no Brasil até antecedem os dos Estados Unidos mas chamavam-se Colégios Jesuítas, escolas superiores profissionais ou faculdades isoladas.
Em 17 de dezembro de 1792, foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, com molde na Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, fundada dois anos antes em Lisboa. É considerada uma precursora do ensino superior militar e de engenharia, tanto no Brasil como no próprio continente americano.
Os EUA só ficaram ricos no século XX, durante as Guerras Mundiais. Quando eram colônias inglesas, eram agrárias com população majoritariamente analfabeta.