CARAMBA, MANO!!! Ô MÃE, TÔ NA GLOBO!!!! KKKK Obrigado, Narrativando! Fico muito grato pela análise, agregou muito! Esse mangá eu fiz tudo errado. Como você falou no vídeo, foi coisa de um ano atrás. De lá pra cá, eu mudei muito. Estudei vários dos livros que você citou e também os canais dos mangakas que mencionou. Foi um ano de muito aprendizado, e me sinto honrado por você ter parado para analisar e dar vários feedbacks. Cara, com certeza vou aplicar tudo que você falou! Muito obrigado mesmo! Eu tô passando por esse processo de tirar os elementos dos quadrinhos americanos porque ainda tenho muita influência deles - afinal, esse é meu ganha-pão. Uma das coisas que mais gostei no teu vídeo foi a maneira como você analisou: criticando tudo que era possível, mas com muito respeito. Foram apontamentos que vou guardar e aplicar na vida e nas minhas páginas. Já vou mudar várias coisas no meu mangá atual! Eu já fiz um vídeo falando sobre esse concurso, agora com a mente de quem está um ano depois, e lá falo muito das coisas que você citou. Então, mais uma vez, agradeço muito! Ainda estou aprendendo, e a jornada continua. Sobre a parada do mangá de infância: eu entendo, mas discordo. O Oda disse que criou One Piece quando era criança e foi aperfeiçoando até ser aceito pela Jump. Agora, como alguém mais maduro e adulto, eu sei reconhecer o que é ruim e o que é bom. Tenho minha autocrítica para entender que ainda tenho muito a evoluir e melhorar. Então, acredito que, uma vez que eu acertar esses elementos e criar algo interessante, dá para manter a essência do mangá da infância, mas feito de maneira profissional e original. Esse é o desafio que eu busco sempre: evoluir. Obrigado, cara, de coração. Espero poder trocar mais ideias com você sobre isso. Tô muito feliz e obrigado de novo! Haha.
Q bom q curtiu o react! Seu conteúdo parece muito divertido! Agora, um detalhezinho sobre One Piece... Pois é, antes dele fazer One Piece ele foi assistente de Samurai X, e enviou vários One Shots pra Shonen Jump, alguns no "mundo" de OP, outros não. E só depois desses vários One Shots que ele enviou o One Shot de One Piece, e foi rejeitado TRÊS VEZES pelo Torishima (ed chefe da época)! Usando sua última chance para entrar na revista depois de anos tentando e adicionando as mudanças pedidas pelos editores... (inclusive OP só foi aceito pela cena do Shanks perdendo o braço, coisa q o Editor q falou pra ele adicionar) A ideia original de One Piece dele adulto, a ideia de One Piece dos One Shots, e a Ideia de One Piece pós entrada na Jump é enorme! Os One Shots tiveram mtas modificações dos editores e foi isso que fez ele passar pra revista e depois virar um sucesso... O Oda ama OP, isso é fato. Mas ele "matou o bebê" e fez as modificações necessárias pra sobreviver no mercado e fazer sucesso, além de saber oq deixar "ruim" (como as lutas, coisa q ele msm diz) e no que se esforçar pra ficar bom. Esse é o maior problema de quem ama a própria história... Na hora de mudar tudo a coisa aperta kk
@@CortesdoNarrativando vdd matar o bebê é osso kkkk dói no coração kkkkkkkk o ruim é saber como matar ele em prol da parada ficar boa. Algo pra eu refletir. Não tenho essa resposta, nem um editor pra me guiar nesse processo, não faço ideia ainda como fazer isso.
Ele faz que nem o Mayuri! Já que a bankai do personagem é um bebê e constantemente é morta, mas sempre volta, além dele modificar a própria bankai :0 😯😲😮🤯🤯
@@MeChameDeArm KKKKKKKK (quase ri alto)... A comparação é boa. Mesmo assim, o pensamento do Mayuri é interessante, mesmo nesse momento. Cara é cientista e sempre busca evolução e usa experimentos com componentes para isso.
Essa tecnica de serrar os olhos também é usada em ilustração, para enxergar a simplificação e agrupamento de valores em peto branco, o narras sabe muito kkkk
agrupamento de valores? q eu saiba é usado pra ver se tem algo diferente em proporção, '-' tipo inverter a posição da arte ou olhar de longe, sobre cores é a primeira vez que eu vejo. mas enfim vou testar pra ver se funciona.
@@mauriciovinicius1164 é usado pra diversas coisas. A questão é que cerrar os olhos limita a quantidade de informação que entra no teu olho, basicamente simplifica tudo. Com isso voce consegue analisar mais facilmente as proporções, valores, cores, composição, gestual e basicamente tudo na imagem
@@mauriciovinicius1164Essa técnica é usada pra enxergar a composição de forma geral: luz e sombra, composição, silhueta, perspectiva, etc. É usada muito na fase de thumbnail, antes das cores.
22:59 Até em obras grandes não focam em artes cheias de detalhes, pega jujutsu como exemplo, dificilmente vai encontrar roupas com dobras,ainda mais coisas cheias de detalhes, tu consegue que o autor desenha os personagens com formas simples e retonas nos combates.
e ainda sim era uma arte que muitas vezes era elogiada pelos leitores, o que prova mais ainda que no fim ainda mais pra obras semanais as pessoas não querem uma arte impecável e sim algo que flui bem na leitura, talvez não de pra aplicar isso em lançamentos mensais já que pelo tempo de espera o público pode ser mais exigente.
@@hrrysnfrd Coitado, olha o que as drogas fizeram com você Enzo, vou fazer o favor de clarear o mundo pra você que não entende muito sobre desenho e nem criação de manga, a arte de jujutsu não é feia, e sim com poucos detalhes, prova disso é o quão bem são desenhadas as mãos, e o controle que o artista tem no desenho com o mais simples do simples, juntamente com o controle de composição de combate, controle com a movimentação dos personagens a cada cena, trazendo o impacto nos atraques e deixando o leitor impressionado com eles, isso tudo com ele tendo uma semana pra desenhar uns 20, 30 páginas, tu consegue entender Enzo? O torna a arte do mangá boa e bonita? Tudo isso com um uso muito bom de narrativa visual, a falta de detalhes é proposital, ser "feio", como você disse, é proposital, é isso que significa desenhar um mangá, saber o que você tá fazendo, mais do que ter uma arte bonita, se tu quer arte bonita, tu vira o autor de Jojo, ou então um animador e vai desenhar na mappa, mangaká é um produtor de mangas, e não um ilustrador, tendeu filho? Ou tá difícil entender o que torna um mangá bom? Ah, isso tudo, junto da história, tendo que fazer back ground de personagem, de mundo, sistema de poderes, adicionar significado a cenas e quadros, e mais uma infinidade de coisas que tu provavelmente nem no sonho mais louco você conseguiria imaginar.
@@hrrysnfrdisso só confirma oq os dois acima escreveram: a arte, em mangá semanal, tem q ser funcional. Se é bonita ou feia isso é subjetivo pq não é um quadro. O desenho está servindo a história e não ao contrário. Por isso, também, não se pausa animação pra analisar arte.
42:15 isso explica do porquê eu ter achado a leitura das edições do Homem Aranha na era Ditcko/Lee cansativa (tanto que até hoje estou na quinta edição, sendo que comecei a ler no final de 2023)
35:21 isso não é meme, pintores, ilustradores e etc usam muito isso para ver os valores dos tons, e por meio deles guiar o olhar do consumidor para o ponto com maior contraste. Ou seja, é muito importante saber onde colocar e tirar valor e informação para não deixar a pintura e a linha poluída 👍 Estudo Character Design, caso precisem de um personagem me contratem 🙏😭
O cara poderia começar a história dele apresentando o personagem principal que nem Sun Ken Rock fez, mas infelizmente ele já começou colocando uma caralhada de personagens logo de início. PESADO demais. Podem ir ler o capítulo 1 de Sun Ken Rock, a capa e primeiras páginas é um banquete visual, também tem o close fechado nos olhos do protagonista, close fechado no soco, que é sensacional. O Boichi é fera no desenho.
@@marcus8095Finalmente alguém que pensa da mesma forma que eu, eu simplesmente sinto vergonha alheia, acho que é por ter me acostumado com raps desse estilo que falam sobre situações da vida real sendo usado pra falar sobre histórias de ficção deixando estranho, ainda mais quando colocam a mesma emoção de raps que contam coisas do cotidiano pra ser praticamente um role play cantado.
2:27 o hack pra ficar milionário é ir no webtoon e fazer uma história de ação com romance LGBT então? Anotado, daqui 10 anos eu volto e confirmo se é real
Eu cai nesse erro em 2008 quando comecei minha historia, de colocar todos os elementos que gosto na mesma historia, fui aprendendo aos poucos sobre escrita, tanto que reformulei 3x vezes, até eliminar certas coisas e começar do "zero", como deveria...
Bicho, tem um artista amigo meu que desenha no nível do casal EuDeTennis. Infelizmente a vida o levou para outros caminhos. Mas eu queria DEMAIS ver ele desenhando algo de sucesso.
Uma coisa que fiquei preocupado: to produzindo um mangá porém com leitura ocidental. Isso é um problema? Achei que seria algo kitsch fazer no sentido oriental por eu ser brasileiro, então optei pelo ocidental. Excelente o vídeo! Aprendi coisa pra carai.
Narras poderia me tirar uma duvida, to com uma história em mente que tem muita pegada de anime, mas não se sei levo ela pra frente é tente criar um num formato de mangá, livro ou hq, tenho um certo pé atrás que modifiquem minhas ideias.
Uma dica de ouro: não pense na sua história como sendo boa. Muitos autores, até mesmo uns aqui do Brasil que eu já vi de livros mesmo (tipo Clarice Lispector) diziam que suas obras eram bobagem, eram levianas, mesmo que pra nós não fosse. Se você vê sua própria obra como sendo medíocre e manter esse sentimento no momento certo, o sentimento vai ser de melhorar cada vez mais, e não só teu traço, mas a história, a mensagem, os personagens e as inspirações (porque sim, as inspirações dos mangás por aí costumam ser de outros mangás, mas imagino que seria uma ideia genial se a inspiração fosse algo mais específico, como um livro ou um conceito simbólico, pra variar mais e acrescentar originalidade e ainda assim ser algo simples e divertido de digerir)
Adorei a abordagem feita da obra do @mangastart , foi uma analise cheia de detalhes dicas e fatos que confesso desconhecer, ai cheguei na seguinte questão, para quem tiver experiência ou um vasto conhecimento do assunto poderiam me tirar um dúvida, a qualidade do desenho (em questão de traço e estilo) tem muito peso na composição do mangá? Eu em si sou ainda um escritor iniciante e meus desenhos são bem estilizados e com uma anatomia que considero ser mediana, então escrevo aqui minha duvida , se realmente o estilo do autor e a anatomia dos personagens podem "tirar pontos dos mangás" de forma considerável?
Falando pelas minhas observações (não tenho formação na área); Depende muito do estilo em si, pegando de exemplo os novos "sucessos" tu percebe que a questão do design, com exceção de uns padrões impecáveis e difíceis de obter (ainda cartunescos em parte), tudo se resume a uma tendência de temporada, a identidade visual do que tu faz e a "estabilidade" conta bem mais em muitos casos. Sugiro ler muito pra entender a mentalidade do público, de recomendação de estilos diferentes porém mais fáceis de replicar tem; sweet home, legend of northen blade, Guia de Sobrevivência do Extra da Academia (esqueci a ordem pra escrever em inglês) e the greatest state developer (Todas bem aclamadas pelo público, então é só mais exemplo das variações que tomam, há muito erro de proporcionalidade na primeira e última por exemplo com as duas intermediárias sendo de gêneros iguais e estáveis)
Sempre digo isso para todos quando falo que desenho e me perguntam por que não trabalho com isso e vou dizer aqui: "precisa ter dinheiro para ser desenhista de mangá no Brasil". Não é uma profissão que dependa apenas da habilidade, depende muito, mas muito mesmo, da sorte e, quem não tem essa sorte, tem que custear de algum jeito e é aí que entra o dinheiro. Enquanto não tiver como se manter e aperfeiçoar a arte, não sairá do local e não lucrará com isso. Minha estratégia é criar minha arte e crescer em uma plataforma própria.
A melhor forma de aprender quadrinização e diálogos de mangá é através de hentais 😂' Quando você conseguir fazer bons hentais, você estará 100% apto a tentar qualquer outro tema para o mercado japonês.
A maior dica é "okay, vc escreveu e fez a arte... Agora reduza tudo pra 10 paginas, o texto pra o mínimo possível e arte pra algo que vc pode desenhar em 5 dias ou menos".
Glr, eu era um moderador da Pagina do Nova Ventura (pessoal do Orkut deve lembrar). Aparentemente nem o autor(Ivan Lennon) tinha mais as duas versoes do manga. Revistando alguns drives antigos eu encontrei todo o material e gostaria de ver a analise do Narrativando, mas nem sei como enviar pra ele ou se ele veria se eu enviasse um email.
meu estilo de desenho é mais próximo ao livre de graphic novels, só que a história que venho pensado é de aventura kkkkk e sendo sincero, não me recordo de nenhuma graphic novel de sucesso de aventura, será que devo mudar meu estilo de arte ? (ah e com graphic novel eu digo coisas no estilo scott pilgrim, o escultor e por aí mais ou menos kk)
Eu me considero um desenhista a cima da média já fiz várias versões de manga e atualmente tô tentando mais uma vez criando a melhor versão que eu posso, mano e as primeiras versões já eram boas hj tô surpreso com meus resultados
Outros mangakas que também tem canal são o sui ishida(tokyo ghoul) e a tsubasa yamaguchi(blue period), só que como eles só fazem lives ta tudo em japonês.
Talvez um sistema de pessoas investido, semelhante aos jogadores de games funcione. Cada uma tendo seu próprio grupo competindo entre si, como editoras. E competindo em vendas entre outros vários. Uma equipe afinal. Alguém especialista em negocio, outro em arte, outro em escrita. Etc. Fazer tudo sozinho parece ser "suicídio"
34:20 sobre os baloes desde q o assunto seja leve e tenha uma diversidade de sentimentos em todos os baloes, e a conversa fluir freneticamente acostumando o publico ainda q seja mt informação vc absorve instintivamente 1, dai a medida q passar o tempo nos textos vc mantem o ritmo dos baloes mas aos poucos de 5 em 5% vai densificando o peso emocional começando como algo para distrair e fatos corriqueiros , assim como tiktok era, coisas q se passam com qlqr um, coisas q todos pensam em devaneios e marcar a indentidade do verso em meio a superficialidade e futilidade de um entretenimento de curta metragem, isso de manter a mente hipnotizada em alguma descontração enquanto aos poucos conquista o interesse e atenção a algo mais ressignificante ... isso q eu qria dizer, a industria quase nunca esta certa, ela apenas funciona e nem sempre bem
Interessante, a parte de apertar os olhos funciona mesmo. E óbvio que se chama ''squinting'' é uma forma de conseguir ver pior assim com a vista prejudicada você consegue ter uma ideia de onde seu quadro ou peça tá chamando mais sua atenção. Essa técnica evita de ficar com a vista viciada.
Acho intrigante e irônico essa coisa sobre o nível de exigência dos editores japoneses com respeito a roteiros e mangás amadores em campeonatos e tal, quando a gente vê tanta coisa literalmente RUIM sendo publicado por eles mesmos.
Um dos maiores problemas dos mangakás brasileiros é copiar o Japão. Não falo o estilo, obvio, mas dos elementos da história, cultura e personagens. É tudo muito "narutado", "bleachzado", "one pieacezado".. personagens com nomes japoneses, é chan pra lá , é kun... Quando tentam fazer algo fora disso, ai temos mangás estereotipados de favelas, cangaços/ lampião, indígenas e um ufanismo forçado. Difícil ver algo do nosso cotidiano contado de maneira simples e sem forçar. Ou mesmo de fantasia, evitar elementos japoneses e tentar ser mais original. O rpz ai desenha muito bem, mas eu não leria o mangá dele por esses motivos. Ele também poderia parar de pensar em depender só de editora e produzir por conta o mangá dele, utilizar de plataformas de crowdfounding. Não sei se conhece o Max Andrade, ele lançou através de crowdfounding o mangá dele Tools Challenge que acho um dos melhores mangás BR já feitos e foi sucesso.
Na verdade isso não é km lance apenas de mangakas brasileiros e sim de qualquer autor sem experiência, não é incomum pessoas fazeres histórias muito derivativas de obras famosas. Claro, é impossível ser completamente original, mas acho que seria bom fase uma história que não grita "copia mas não faz igual", especialmente quando a copia é feita de um país que o autor não teve muito contato (ou seja só há um entendimento superficial sobre isso)
@@musicasimples9435 Pois então. Eu acho estranho um grupo de pagode japonês cantando em português. Acho que é a mesma sensação quando eles veem um estrangeiro fazer um mangá querendo parecer japonês. Até mesmo os japoneses quando criam um personagem brasileiro, você percebe algumas vezes algo forçado e estereotipado. Por isso que acho interessante criar algo daquilo que vive.
nossa, nunca tinha parado pra analisar yugioh como quadrinho, e véi, eu resolvi fazer esse primeiro teste, fui reparar que em todas as páginas os personágens tão muito bem destacados. tipo, nunca que eu reparei que isso faria essa falta. tipo, já senti alguma diferença, mas nunca conseguia explicar. e eu tô falando de yugioh porque é o que tem aqui, mas pensando em Shaman King, que eu li uma boa parte, é a mesma coisa
35:17 isso é xenofobia hein? kkkkkkkkkkkkk eh uma pena q mesmo fora da Ásia, nos termos q fazer as coisas do jeito deles. infelizmente não temos cultura pra isso e temos que seguir a cartilha de um produto que não é nem considerado para nós como destino final.
O pior é que meus desenhos são ruins, mas a história dá pro gasto, inspirada em SMT, e misturando mitologias, mas quem manda no Mundo são os deuses olímpicos, já que eles foram os últimos deuses, e vocês não fazem ideia de quantas coisas de origem greco romana temos hoje em nossas vidas, e deuses mais antigos se escondem pois não tem mais tanto poder, porém ainda são fortes. Tentei fazer um mangá,mas a arte ficou uma bosta, tentei fazer uma novel, mas brasileiro odeia ler.....Então não sei o que fazer, se faço novel e mando pro Japão, ou se tento uma coautoria com quem sabe desenhar.
eu ainda vou ver o resto, mas já que cê parou eu vou parar também. deu errado porque ele ficou esperando na pilha do sentimento e não do patrocínio, né? porque se tem um trem que eu apanhei pra entender é que mangá de sucesso, jogo de sucesso, enfim, não são coisas triviais que cê faz no fim de semana, são trabalhos de gente que até podia ter algum talento e uma vontade de contar histórias, mas principalmente tinham diciplina e conta pra pagar, igual a qualquer outro trabalhador. veremos. edit pós vídeo: acab que era meio que isso mesmo, o mal de geral que tenta fazer qualquer coisa que é produto por conta própria, não dar um bom tempo de contato com a coisa com alguém cobrando
Estou meio desatualizado. Mas sempre tive o conhecimento de que os mangakas desenhavam os personagens principais e os assistentes faziam o cenário, objetos, veículos, etc em alguns ou muitos casos. Esse lance do detalhe na dobra de roupa, hachuras denotando músculos é o charme da arte dele, é o que torna rico. Acho que limitar a arte por ter ou não assistente seria andar com o freio de mão puxado. Claro, objetivos e objetivos. A única coisa que eu falaria é a questão estética, que parece um mangalóide (termo que vi na Curso Prático de Desenho acho, que define um manga wannabe, mas que carece de detalhes que o deixam um mangá japonês).
@@musicasimples9435 é bem comum mangaká ter assistente na verdade, normalmente se não tem ou a editora não paga bem ou ele não tá a fim. Só pra fins de esclarecimentos, o salário do assistente é pago pelo próprio mangaká, e na Shueisha, um mangaká recebe o equivalente a mais de 20.000 reais por mês, e ganha como Estúdio de desenho, ou seja, uma empresa, mini empresa mas ainda é empresa
Kuwabara taku, autor de Dragoan Drift também tem um canal no RUclips focado em speed arte tanto das artes coloridas como páginas, para os tradicionais como eu vão adorar. O ponto é que ele respondeu a uma pergunta minha sobre o que ele achava mais importante para criar um manga de qualidade, entre outras coisas mais técnicas como número de assistentes e tempo de trabalho. Mas de acordo com ele o que ele acha mais importante para criar um manga de alta qualidade são... Paciência e curiosidade sobre as pessoas e o mundo... Uma resposta um tanto quanto simples mas carregada de significado. Até mesmo os profissionais do Japão acham que menos é mais que as melhores referências são a realidade abstraida em tinta e papel... Usar do mundo ao nosso redor é o melhor método para criar mangás!
Só adicionando uma coisa engraçada sobre balões, de One Piece principalmente, quando li a um capítulo específico de egghead no manga plus fiquei curioso como ia ficar no físico já que alguns balões estavam bem no miolo da página, meu manga físico desse capítulo é um tanto difícil de ler pq tiveram que dividir o texto em duas colunas dentro de cada balão pra caber tudo. Até o Oda erra, e muito as vezes, quem dirá nós meros mortais.
23 дня назад+2
ei narras, eu comecei a escrever minha obra de estréia, o meu ''isekai só que não'', mas vendo q tava complexo demais pra ser a primeira obra e então tive uma ideia q quero muito saber o q vc acha: criar uma obra spinoff aproveitando o mundo detalhado e já preparando pro isekai, seria uma boa, inútil ou até suicida idéia?
23 дня назад
o isekai vai rolar no ano 1994 enquanto o spinoff é no ano 1379, muito antes só que na mesma ilha, mas muitas coisas pequenas como existência ou não de classes e até coisas grandes como a geografia da Ilha Dragão Coroado.
a página depois da punição do Ushio tem o Yugi, o Ushio, e o cenário. todos os personágens tem destaque, nenhum ficou apagado, mesmo diminuido o tamanho da página pra ver de longe, dá pra reconhecer o que é personágem e o que é cenário sem esforço nenhum. e é uma página que tem uma psicodelia por conta do Ushio começar a ver um monte de dinheiro caindo do céu, ele fica rodeado, e mesmo assim dá pra ver dboa o que é o que. e realmente são poucas falas por balão
Narras eu so fiquei com duvida na parte de retirar as referências do traço comics, se misturar traços comics com mangá nao fica bom não? Ps: eu so estou querendo saber mesmo
Para começa criar uma quadrinho ou mangá que de certo no Brasil principais coisas que precisa são Dinheiro divulgação exposições investidores um bom roteiro um bom arte usar as redes sociais so a sim para fazer sucesso porquê você acha que sense life e lampião fico muito conhecido por causa dos raps
bom saber dessa extensa carreira proficionalizada vou levar isso em consideração , achei q o narra era so um otaku fedido com um pouco mais de amadurecimento e senso critico assim como dan, mas pelo jeito o pensamento pragmatico dele tem bem mais do crivo industrial oq da a ele uma percepção certa em quase tudo, ate hj so acho q ele errou com jujutsu mas se ele ter dito oq disse apenas para farmar no hype de dar hate ou descredibilizar jjts td bem . n faz sentido perder a onda e remar contra mare so para tentar trazer lucidez a narcisistas q so querem ouvir oq querem acreditar . mas se ele realmente acredita q jjts tem algum erro de narrativa, fora o voto vinculativo, entao ele cometeu esse erro ai de resto acho q estamos de acordo em td
Po nos meus vídeos finais de JJK tiveram vários momentos q eu defendi a obra... Principalmente nos caps do Itadori conversando com o Sukuna. Defendi a morte do Gojo tbm. Isso tudo enquanto tava geral metendo o pau. Até nos vídeos zoeiros tem momentos q eu paro e falo na moral q tem coisa q o povo ta exagerando, q tem qualidade em várias momentos etc. Calma lá po kk Agora, eu sou diretor de narrativa da Statera tem 4 anos, estudo narrativa tem 12, já fiz vários cursos, peguei matéria na faculdade, estudei sozinho, tenho produtos publicados q o público deu notas altíssimas, participei do The Game Awards com meu jogo, prêmio da Shueisha, esqueci de falar no vídeo q pude estudar com uns editores japoneses da Coolmic (ed menor q virou ed de hentai depois kkkkkk) enquanto eu era o editor do Ricardo com Valhala Reborn... Tem mais coisa mas to com preguiça de falar (tipo as mentorias e outras editorações q faço) E to discutindo o assunto de anime e manga na parte de escrita (e n só de fã) desde 2009~2010 (antes disso era só conversa de otaku normal msm) ALGUMA COISA EU ACHO Q EU SEI KKKKKKKK
@@CortesdoNarrativando eu n tenho nada, sou so alguem q assistiu a muito tempo e por tempo demais , e comparando as culturas e as diferenças de percepções da mesma sei dizer oq esta errado e precisa mudar (apesar de saber q provavelmente nunca vai) na industria de conteudos quadrinizados do japao, como por ex protagonistas q servem apenas de gatilho emocional, protagonistas q nunca sofrem derrota e sempre superam td com poder da amizade e protagonismo nunca tendo q lidar com frustração ou fracasso protagonistas q tenham uma abordagem feminina melhor doq corar e ficar boco qnd uma ou mais dao atenção e ficam afim dele, esse jeito de "romance" japones eu acho mt errado . eu tenho um filtro de qualidade de narrativa apenas bem lapidado por ver oq considero exemplos ruins de referencias durante as obras ...por ex hxh e snk, eles tem uma trama q eu acho q vale a pena ler seus kilos de informação mas leio ? n, pq n acho q devia ter esse nivel de densidade de informação intelectualizada a menos q vc fosse um puta genio da meta comunicação para manter todas as informações por tnt tempo sendo satisfatorias de serem consumidos msm q seja uma tarefa massante. existe um livro q é minha biblia para mim, cada paragrafo dele mesmo sendo curto contem uma densidade de significados q vc lendo e refletindo sobre, n tem como vc ler mais doq 1 pagina por dia , chamado, a sublime sabedoria de maat . esse tipo de tecnica de reflexoes breves mas com mensagem transcedental acho q tem mais facilidade de conquistar o publico doq introduzir aos poucos e depois jorrar informação massificada se vc n consegue inserir alguma dose de prazer durante os fatos novos isso é forçar intelectualidade em algo recreativo, pq em questao de contos no q se refere a sinapse um livro desenvolve bem mais o senso critico doq uma obra baseada em quadrinização e apesar de estar msm trazendo alguma intelectualidade nessas 2 obras , pra mim esta sendo feito de um jeito errado, como vc disse "conquistar seu publico e depois inserir tudo q vc pensou para o verso" acho isso errado e o certo seria de forma descontraida inserir todas as informações e sentimentos q vc planejou tendo breves capitulos de densidade e com paginas carregadas de informações e sentimentos atirando para todos os lados . em suma meu filtro de qualidade sou so eu mesmo, e n digo isso como alguem q partiu de algum preconceito ou preferencia pessoal e sim de como essas obras influenciam negativamente as pessoas a ficarem presas em um ciclo vicioso de sentimentos e concepções de relações humanas mt infantis e mts das vezes irrealistas, ja q sabemos q se vc agir q nem um boco perto de uma garota ela n vai se enfeitiçar por vc, mas mt garotos q tem falta de impeto vao se inspirar nesses contos pelo mundo para envelhecer esperando q alguma menina super top se apaixone por ele sendo passivo da relação. qnd eu assistia dbz eu gostava do goku e odiava o seya q ficava so saori chan e de tchan n chegava a nada ja o goku era ousada e alegria, dps qnd assisti naruto vi o qt o formato de conto de dbz e cdz era rudimentar, entao assisti one piece e ali eu vi oq é uma obra realmente pensada para ter sua identidade cultural mas citar os pontos ruins da sua cultura de forma breve e n ficar se mamando para viciar o publico em identitarianismo, e sim expandir exponencialmente tudo q tem de mais ideal e sublime na sua perspectiva cultural, o humor, as reflexoes, as ações e desde entao naruto ficou rudimentar... em escala de evolução de narrativa da epoca colocaria bleach em 1° como mais desenvolvido , fairy tail em 2° e naruto eu ate preferia colocar algum q n fosse super hit so para ele nem entrar na colocação pq com passar do tmp vi q naruto kimetsu, solo leveling, atrai o msm tipo de publico q quer desesperadamente endeusar oq eles gostam para o gostto deles serem endeusados. esse texto ja ficou mt grande espero q ngm leia so vou comentar para alguem mt atoa pela net tenha um pouco mais de senso critico e saber questionar qlqr instituição desde q ela estimule negativamente a sociedade, seja ela monetaria, militar , politico, midiatica ou de entretenimento, oq vc consome tbm te consome e se vc n tiver um senso avassalador de si msm vai ser derretido sem nem perceber .
Personagem q vende. Todo manga é feito pra ganhar dinheiro Quer fazer 100% arte faz independente e se vire. Quer ganhar mihloes ao todo e milhoes em marketing melhor q sua historia venda mto kkkkk
Prefiro ficar com as minhas light novels chinesas kkkkkkk, os manhua que tem são sempre uma bosta por causa dar arte cagada, mas as novels na minha opnião é a melhor parte
Sempre que eu vejo um Brasileiro falar que criou um "manga" eu sinto uma vontade absurda de rir É tipo tu fazer um longa metragem e falar que fez um "movie" invés de um filme
@@SorrirFelizcostante Mas não pode mesmo não. Manga é basicamente hq em japonês então um MANGA só pode ser feito no Japão. Igual o exemplo que eu dei a cima, fazer uma história em quadrinhos no Brasil e chamar de manga é a mesma coisa que fazer um longa metragem e chamar de movie
CARAMBA, MANO!!! Ô MÃE, TÔ NA GLOBO!!!! KKKK
Obrigado, Narrativando! Fico muito grato pela análise, agregou muito! Esse mangá eu fiz tudo errado. Como você falou no vídeo, foi coisa de um ano atrás. De lá pra cá, eu mudei muito. Estudei vários dos livros que você citou e também os canais dos mangakas que mencionou. Foi um ano de muito aprendizado, e me sinto honrado por você ter parado para analisar e dar vários feedbacks. Cara, com certeza vou aplicar tudo que você falou! Muito obrigado mesmo!
Eu tô passando por esse processo de tirar os elementos dos quadrinhos americanos porque ainda tenho muita influência deles - afinal, esse é meu ganha-pão. Uma das coisas que mais gostei no teu vídeo foi a maneira como você analisou: criticando tudo que era possível, mas com muito respeito. Foram apontamentos que vou guardar e aplicar na vida e nas minhas páginas. Já vou mudar várias coisas no meu mangá atual!
Eu já fiz um vídeo falando sobre esse concurso, agora com a mente de quem está um ano depois, e lá falo muito das coisas que você citou. Então, mais uma vez, agradeço muito! Ainda estou aprendendo, e a jornada continua.
Sobre a parada do mangá de infância: eu entendo, mas discordo. O Oda disse que criou One Piece quando era criança e foi aperfeiçoando até ser aceito pela Jump. Agora, como alguém mais maduro e adulto, eu sei reconhecer o que é ruim e o que é bom. Tenho minha autocrítica para entender que ainda tenho muito a evoluir e melhorar. Então, acredito que, uma vez que eu acertar esses elementos e criar algo interessante, dá para manter a essência do mangá da infância, mas feito de maneira profissional e original. Esse é o desafio que eu busco sempre: evoluir.
Obrigado, cara, de coração. Espero poder trocar mais ideias com você sobre isso. Tô muito feliz e obrigado de novo! Haha.
Daqui pra frente é só pra frente! Bora, mano!
Q bom q curtiu o react! Seu conteúdo parece muito divertido!
Agora, um detalhezinho sobre One Piece... Pois é, antes dele fazer One Piece ele foi assistente de Samurai X, e enviou vários One Shots pra Shonen Jump, alguns no "mundo" de OP, outros não. E só depois desses vários One Shots que ele enviou o One Shot de One Piece, e foi rejeitado TRÊS VEZES pelo Torishima (ed chefe da época)! Usando sua última chance para entrar na revista depois de anos tentando e adicionando as mudanças pedidas pelos editores... (inclusive OP só foi aceito pela cena do Shanks perdendo o braço, coisa q o Editor q falou pra ele adicionar)
A ideia original de One Piece dele adulto, a ideia de One Piece dos One Shots, e a Ideia de One Piece pós entrada na Jump é enorme! Os One Shots tiveram mtas modificações dos editores e foi isso que fez ele passar pra revista e depois virar um sucesso... O Oda ama OP, isso é fato. Mas ele "matou o bebê" e fez as modificações necessárias pra sobreviver no mercado e fazer sucesso, além de saber oq deixar "ruim" (como as lutas, coisa q ele msm diz) e no que se esforçar pra ficar bom. Esse é o maior problema de quem ama a própria história... Na hora de mudar tudo a coisa aperta kk
@@CortesdoNarrativando vdd matar o bebê é osso kkkk dói no coração kkkkkkkk o ruim é saber como matar ele em prol da parada ficar boa. Algo pra eu refletir. Não tenho essa resposta, nem um editor pra me guiar nesse processo, não faço ideia ainda como fazer isso.
Ele faz que nem o Mayuri! Já que a bankai do personagem é um bebê e constantemente é morta, mas sempre volta, além dele modificar a própria bankai
:0 😯😲😮🤯🤯
@@MeChameDeArm KKKKKKKK (quase ri alto)... A comparação é boa. Mesmo assim, o pensamento do Mayuri é interessante, mesmo nesse momento. Cara é cientista e sempre busca evolução e usa experimentos com componentes para isso.
OLOCO AI SIM!
Fala Narras, feliz que o vídeo chegou até vc, o César é um cara mt foda!
Valeu mano!!
Essa tecnica de serrar os olhos também é usada em ilustração, para enxergar a simplificação e agrupamento de valores em peto branco, o narras sabe muito kkkk
AE NAO ESTAVA MALUCO!
Tem que serrar com serrote ou cegueta?
agrupamento de valores? q eu saiba é usado pra ver se tem algo diferente em proporção, '-' tipo inverter a posição da arte ou olhar de longe, sobre cores é a primeira vez que eu vejo. mas enfim vou testar pra ver se funciona.
@@mauriciovinicius1164 é usado pra diversas coisas. A questão é que cerrar os olhos limita a quantidade de informação que entra no teu olho, basicamente simplifica tudo. Com isso voce consegue analisar mais facilmente as proporções, valores, cores, composição, gestual e basicamente tudo na imagem
@@mauriciovinicius1164Essa técnica é usada pra enxergar a composição de forma geral: luz e sombra, composição, silhueta, perspectiva, etc. É usada muito na fase de thumbnail, antes das cores.
22:59 Até em obras grandes não focam em artes cheias de detalhes, pega jujutsu como exemplo, dificilmente vai encontrar roupas com dobras,ainda mais coisas cheias de detalhes, tu consegue que o autor desenha os personagens com formas simples e retonas nos combates.
e ainda sim era uma arte que muitas vezes era elogiada pelos leitores, o que prova mais ainda que no fim ainda mais pra obras semanais as pessoas não querem uma arte impecável e sim algo que flui bem na leitura, talvez não de pra aplicar isso em lançamentos mensais já que pelo tempo de espera o público pode ser mais exigente.
mas a arte de jujutsu é uma bosta cara kkkkkk, tem poucos quadros bonitos ali.
@@hrrysnfrd Coitado, olha o que as drogas fizeram com você Enzo, vou fazer o favor de clarear o mundo pra você que não entende muito sobre desenho e nem criação de manga, a arte de jujutsu não é feia, e sim com poucos detalhes, prova disso é o quão bem são desenhadas as mãos, e o controle que o artista tem no desenho com o mais simples do simples, juntamente com o controle de composição de combate, controle com a movimentação dos personagens a cada cena, trazendo o impacto nos atraques e deixando o leitor impressionado com eles, isso tudo com ele tendo uma semana pra desenhar uns 20, 30 páginas, tu consegue entender Enzo? O torna a arte do mangá boa e bonita? Tudo isso com um uso muito bom de narrativa visual, a falta de detalhes é proposital, ser "feio", como você disse, é proposital, é isso que significa desenhar um mangá, saber o que você tá fazendo, mais do que ter uma arte bonita, se tu quer arte bonita, tu vira o autor de Jojo, ou então um animador e vai desenhar na mappa, mangaká é um produtor de mangas, e não um ilustrador, tendeu filho? Ou tá difícil entender o que torna um mangá bom? Ah, isso tudo, junto da história, tendo que fazer back ground de personagem, de mundo, sistema de poderes, adicionar significado a cenas e quadros, e mais uma infinidade de coisas que tu provavelmente nem no sonho mais louco você conseguiria imaginar.
Não, no final que começou a ficar "relaxada"@@hrrysnfrd
@@hrrysnfrdisso só confirma oq os dois acima escreveram: a arte, em mangá semanal, tem q ser funcional. Se é bonita ou feia isso é subjetivo pq não é um quadro.
O desenho está servindo a história e não ao contrário. Por isso, também, não se pausa animação pra analisar arte.
42:15 isso explica do porquê eu ter achado a leitura das edições do Homem Aranha na era Ditcko/Lee cansativa (tanto que até hoje estou na quinta edição, sendo que comecei a ler no final de 2023)
Narras simplesmente deu uma mentoria gratuita pro mano aí de natal kkkkkk massa o vídeo.
É um prefeito não tem jeito!
35:21 isso não é meme, pintores, ilustradores e etc usam muito isso para ver os valores dos tons, e por meio deles guiar o olhar do consumidor para o ponto com maior contraste. Ou seja, é muito importante saber onde colocar e tirar valor e informação para não deixar a pintura e a linha poluída 👍
Estudo Character Design, caso precisem de um personagem me contratem 🙏😭
19:21 - Essa página é muita informação para um início de história.
O cara poderia começar a história dele apresentando o personagem principal que nem Sun Ken Rock fez, mas infelizmente ele já começou colocando uma caralhada de personagens logo de início. PESADO demais. Podem ir ler o capítulo 1 de Sun Ken Rock, a capa e primeiras páginas é um banquete visual, também tem o close fechado nos olhos do protagonista, close fechado no soco, que é sensacional. O Boichi é fera no desenho.
Vídeo com muita duração e cheio de conteúdo e nenhum rap vergonha alheia: adoro.
Dúvida genuína: o que não te agrada na música geek? Sempre me vem essa dúvida quando o pessoal fala mal
@@Ak-EuEle gosta de rapazes
@@Ak-Eunao sei o porquê, mas sinto muita vergonha alheia ouvindo qualquer música geek.
@@marcus8095 entendo.
Aliás feliz natal
@@marcus8095Finalmente alguém que pensa da mesma forma que eu, eu simplesmente sinto vergonha alheia, acho que é por ter me acostumado com raps desse estilo que falam sobre situações da vida real sendo usado pra falar sobre histórias de ficção deixando estranho, ainda mais quando colocam a mesma emoção de raps que contam coisas do cotidiano pra ser praticamente um role play cantado.
2:27 o hack pra ficar milionário é ir no webtoon e fazer uma história de ação com romance LGBT então? Anotado, daqui 10 anos eu volto e confirmo se é real
Steven Universo basicamente m
@@Thiago_MurasakiSteven Universo não é só isso
@@homem-panqueca4272 é JoJo então.
Eu cai nesse erro em 2008 quando comecei minha historia, de colocar todos os elementos que gosto na mesma historia, fui aprendendo aos poucos sobre escrita, tanto que reformulei 3x vezes, até eliminar certas coisas e começar do "zero", como deveria...
eu aprendo muito quando o narrativando faz video de manga ou historia em geral
22:47 isso depende hein? tem manga q o olho parece um universo de tao detalhado em qualquer quadrinização, vide reborn
Bicho, tem um artista amigo meu que desenha no nível do casal EuDeTennis.
Infelizmente a vida o levou para outros caminhos.
Mas eu queria DEMAIS ver ele desenhando algo de sucesso.
Uma coisa que fiquei preocupado: to produzindo um mangá porém com leitura ocidental. Isso é um problema? Achei que seria algo kitsch fazer no sentido oriental por eu ser brasileiro, então optei pelo ocidental. Excelente o vídeo! Aprendi coisa pra carai.
Público Ocidental, Leitura Ocidental.
Se for postar em algum revista como a Shonen West, é necessário se atentar ao modelo que eles pedem
1:18 - É o Zack Snyder com o Rebel Moon. Era o sonho dele e quando ele finalmente realizou ficou uma B***
5:50 pagina bonita, gostei da arte do cara
Os videos do MangaStart são ótimos, Cesar sensei é muito brabo!
Tem dias que eu acordo com vontade de escrever, mas são vídeos como esse que me dão a habilidade de desistir 🙏
2:36 eu esperando ele falar h3nt41
Hentai e difícil bombar ainda mais pq nem todo hentai agrada o público(menos shota, esse e lindo)
@@Its_nebular Alô! É a polícia?
@@Its_nebularoq é Shota?
Narras poderia me tirar uma duvida, to com uma história em mente que tem muita pegada de anime, mas não se sei levo ela pra frente é tente criar um num formato de mangá, livro ou hq, tenho um certo pé atrás que modifiquem minhas ideias.
Uma dica de ouro: não pense na sua história como sendo boa. Muitos autores, até mesmo uns aqui do Brasil que eu já vi de livros mesmo (tipo Clarice Lispector) diziam que suas obras eram bobagem, eram levianas, mesmo que pra nós não fosse. Se você vê sua própria obra como sendo medíocre e manter esse sentimento no momento certo, o sentimento vai ser de melhorar cada vez mais, e não só teu traço, mas a história, a mensagem, os personagens e as inspirações (porque sim, as inspirações dos mangás por aí costumam ser de outros mangás, mas imagino que seria uma ideia genial se a inspiração fosse algo mais específico, como um livro ou um conceito simbólico, pra variar mais e acrescentar originalidade e ainda assim ser algo simples e divertido de digerir)
Adorei a abordagem feita da obra do @mangastart , foi uma analise cheia de detalhes dicas e fatos que confesso desconhecer, ai cheguei na seguinte questão, para quem tiver experiência ou um vasto conhecimento do assunto poderiam me tirar um dúvida, a qualidade do desenho (em questão de traço e estilo) tem muito peso na composição do mangá?
Eu em si sou ainda um escritor iniciante e meus desenhos são bem estilizados e com uma anatomia que considero ser mediana, então escrevo aqui minha duvida , se realmente o estilo do autor e a anatomia dos personagens podem "tirar pontos dos mangás" de forma considerável?
Falando pelas minhas observações (não tenho formação na área); Depende muito do estilo em si, pegando de exemplo os novos "sucessos" tu percebe que a questão do design, com exceção de uns padrões impecáveis e difíceis de obter (ainda cartunescos em parte), tudo se resume a uma tendência de temporada, a identidade visual do que tu faz e a "estabilidade" conta bem mais em muitos casos. Sugiro ler muito pra entender a mentalidade do público, de recomendação de estilos diferentes porém mais fáceis de replicar tem; sweet home, legend of northen blade, Guia de Sobrevivência do Extra da Academia (esqueci a ordem pra escrever em inglês) e the greatest state developer (Todas bem aclamadas pelo público, então é só mais exemplo das variações que tomam, há muito erro de proporcionalidade na primeira e última por exemplo com as duas intermediárias sendo de gêneros iguais e estáveis)
Sempre digo isso para todos quando falo que desenho e me perguntam por que não trabalho com isso e vou dizer aqui: "precisa ter dinheiro para ser desenhista de mangá no Brasil".
Não é uma profissão que dependa apenas da habilidade, depende muito, mas muito mesmo, da sorte e, quem não tem essa sorte, tem que custear de algum jeito e é aí que entra o dinheiro. Enquanto não tiver como se manter e aperfeiçoar a arte, não sairá do local e não lucrará com isso.
Minha estratégia é criar minha arte e crescer em uma plataforma própria.
A melhor forma de aprender quadrinização e diálogos de mangá é através de hentais 😂' Quando você conseguir fazer bons hentais, você estará 100% apto a tentar qualquer outro tema para o mercado japonês.
00:55 Narrativando rindo igual o Freeza
A maior dica é "okay, vc escreveu e fez a arte... Agora reduza tudo pra 10 paginas, o texto pra o mínimo possível e arte pra algo que vc pode desenhar em 5 dias ou menos".
o meta é fazer uma história fodase e focar na quadrinização, design e organização dos balões de fala.
Literalmente oq o Hiro Mashima faz kkkkkkkkkkkkkkk
Pior que eu tava pensando hoje mesmo em patrocinar um vídeo dele pra dar uma moral. Esse canal tem uma futuro muito promissor.
Meu sonho e fazer um mangá igual o carinha do vídeo, as dicas do Narras me ajudam muito
Glr, eu era um moderador da Pagina do Nova Ventura (pessoal do Orkut deve lembrar). Aparentemente nem o autor(Ivan Lennon) tinha mais as duas versoes do manga. Revistando alguns drives antigos eu encontrei todo o material e gostaria de ver a analise do Narrativando, mas nem sei como enviar pra ele ou se ele veria se eu enviasse um email.
Depois dessas aulas do narrador, não tem como vou ter que ver bakuman.
Leia o manga. Muito bom.
meu estilo de desenho é mais próximo ao livre de graphic novels, só que a história que venho pensado é de aventura kkkkk e sendo sincero, não me recordo de nenhuma graphic novel de sucesso de aventura, será que devo mudar meu estilo de arte ? (ah e com graphic novel eu digo coisas no estilo scott pilgrim, o escultor e por aí mais ou menos kk)
Eu me considero um desenhista a cima da média já fiz várias versões de manga e atualmente tô tentando mais uma vez criando a melhor versão que eu posso, mano e as primeiras versões já eram boas hj tô surpreso com meus resultados
Outros mangakas que também tem canal são o sui ishida(tokyo ghoul) e a tsubasa yamaguchi(blue period), só que como eles só fazem lives ta tudo em japonês.
nao achei o canal do sui ishida :( me ajuda
@@Wesleyzin esse aq, @石田お寿司チャンネル
Talvez um sistema de pessoas investido, semelhante aos jogadores de games funcione. Cada uma tendo seu próprio grupo competindo entre si, como editoras. E competindo em vendas entre outros vários. Uma equipe afinal. Alguém especialista em negocio, outro em arte, outro em escrita. Etc. Fazer tudo sozinho parece ser "suicídio"
Círculos de Doujin operam nessa lógica.
Que video bom
Tomara que mais pessoas vejam isso e entendam como fazer um bom mangá dá trabalho
34:20 sobre os baloes desde q o assunto seja leve e tenha uma diversidade de sentimentos em todos os baloes, e a conversa fluir freneticamente acostumando o publico ainda q seja mt informação vc absorve instintivamente 1, dai a medida q passar o tempo nos textos vc mantem o ritmo dos baloes mas aos poucos de 5 em 5% vai densificando o peso emocional começando como algo para distrair e fatos corriqueiros , assim como tiktok era, coisas q se passam com qlqr um, coisas q todos pensam em devaneios e marcar a indentidade do verso em meio a superficialidade e futilidade de um entretenimento de curta metragem, isso de manter a mente hipnotizada em alguma descontração enquanto aos poucos conquista o interesse e atenção a algo mais ressignificante ... isso q eu qria dizer, a industria quase nunca esta certa, ela apenas funciona e nem sempre bem
Eu confesso que quebrei quando ele soltou do nada: "Proporção muito americana." KKKKKKKKKKKKKK
obrigado narras, vc me condicionou melhor a começar um projetinho de one shot, muito obrigado narras
Interessante, a parte de apertar os olhos funciona mesmo. E óbvio que se chama ''squinting'' é uma forma de conseguir ver pior assim com a vista prejudicada você consegue ter uma ideia de onde seu quadro ou peça tá chamando mais sua atenção. Essa técnica evita de ficar com a vista viciada.
Acho intrigante e irônico essa coisa sobre o nível de exigência dos editores japoneses com respeito a roteiros e mangás amadores em campeonatos e tal, quando a gente vê tanta coisa literalmente RUIM sendo publicado por eles mesmos.
35:19 se chama squinch e aprendi em uma aula de anatomia pra praticar valores.
Por favor parem de mandar Rap de anime e mandem videos assim 😭😭😭😭
Deus te ouça 🙌
Não 👍
Não ✊🙂
Tu da muito é essa tua rodela aí rapaz , acha que engana quem em .
@@Emanoel_MessiasGrim KKKKKKKKKKKKKK
Um dos maiores problemas dos mangakás brasileiros é copiar o Japão. Não falo o estilo, obvio, mas dos elementos da história, cultura e personagens. É tudo muito "narutado", "bleachzado", "one pieacezado".. personagens com nomes japoneses, é chan pra lá , é kun... Quando tentam fazer algo fora disso, ai temos mangás estereotipados de favelas, cangaços/ lampião, indígenas e um ufanismo forçado. Difícil ver algo do nosso cotidiano contado de maneira simples e sem forçar. Ou mesmo de fantasia, evitar elementos japoneses e tentar ser mais original. O rpz ai desenha muito bem, mas eu não leria o mangá dele por esses motivos. Ele também poderia parar de pensar em depender só de editora e produzir por conta o mangá dele, utilizar de plataformas de crowdfounding. Não sei se conhece o Max Andrade, ele lançou através de crowdfounding o mangá dele Tools Challenge que acho um dos melhores mangás BR já feitos e foi sucesso.
Na verdade isso não é km lance apenas de mangakas brasileiros e sim de qualquer autor sem experiência, não é incomum pessoas fazeres histórias muito derivativas de obras famosas.
Claro, é impossível ser completamente original, mas acho que seria bom fase uma história que não grita "copia mas não faz igual", especialmente quando a copia é feita de um país que o autor não teve muito contato (ou seja só há um entendimento superficial sobre isso)
@@musicasimples9435 Pois então. Eu acho estranho um grupo de pagode japonês cantando em português. Acho que é a mesma sensação quando eles veem um estrangeiro fazer um mangá querendo parecer japonês. Até mesmo os japoneses quando criam um personagem brasileiro, você percebe algumas vezes algo forçado e estereotipado. Por isso que acho interessante criar algo daquilo que vive.
nossa, nunca tinha parado pra analisar yugioh como quadrinho, e véi, eu resolvi fazer esse primeiro teste, fui reparar que em todas as páginas os personágens tão muito bem destacados. tipo, nunca que eu reparei que isso faria essa falta. tipo, já senti alguma diferença, mas nunca conseguia explicar.
e eu tô falando de yugioh porque é o que tem aqui, mas pensando em Shaman King, que eu li uma boa parte, é a mesma coisa
Carai0!, nem eu ia colocar tanto texto assim
Entendeu? 😅kkk
35:17 isso é xenofobia hein? kkkkkkkkkkkkk
eh uma pena q mesmo fora da Ásia, nos termos q fazer as coisas do jeito deles. infelizmente não temos cultura pra isso e temos que seguir a cartilha de um produto que não é nem considerado para nós como destino final.
O pior é que meus desenhos são ruins, mas a história dá pro gasto, inspirada em SMT, e misturando mitologias, mas quem manda no Mundo são os deuses olímpicos, já que eles foram os últimos deuses, e vocês não fazem ideia de quantas coisas de origem greco romana temos hoje em nossas vidas, e deuses mais antigos se escondem pois não tem mais tanto poder, porém ainda são fortes. Tentei fazer um mangá,mas a arte ficou uma bosta, tentei fazer uma novel, mas brasileiro odeia ler.....Então não sei o que fazer, se faço novel e mando pro Japão, ou se tento uma coautoria com quem sabe desenhar.
eu ainda vou ver o resto, mas já que cê parou eu vou parar também.
deu errado porque ele ficou esperando na pilha do sentimento e não do patrocínio, né?
porque se tem um trem que eu apanhei pra entender é que mangá de sucesso, jogo de sucesso, enfim, não são coisas triviais que cê faz no fim de semana, são trabalhos de gente que até podia ter algum talento e uma vontade de contar histórias, mas principalmente tinham diciplina e conta pra pagar, igual a qualquer outro trabalhador.
veremos.
edit pós vídeo:
acab que era meio que isso mesmo, o mal de geral que tenta fazer qualquer coisa que é produto por conta própria, não dar um bom tempo de contato com a coisa com alguém cobrando
Estou meio desatualizado. Mas sempre tive o conhecimento de que os mangakas desenhavam os personagens principais e os assistentes faziam o cenário, objetos, veículos, etc em alguns ou muitos casos. Esse lance do detalhe na dobra de roupa, hachuras denotando músculos é o charme da arte dele, é o que torna rico. Acho que limitar a arte por ter ou não assistente seria andar com o freio de mão puxado. Claro, objetivos e objetivos. A única coisa que eu falaria é a questão estética, que parece um mangalóide (termo que vi na Curso Prático de Desenho acho, que define um manga wannabe, mas que carece de detalhes que o deixam um mangá japonês).
Na verdade geralmente são só mamgakas grandes/famosos que tem assistentes, os mais novos/sem tanta notoriedade tem que se virar por conta
@@musicasimples9435 é bem comum mangaká ter assistente na verdade, normalmente se não tem ou a editora não paga bem ou ele não tá a fim.
Só pra fins de esclarecimentos, o salário do assistente é pago pelo próprio mangaká, e na Shueisha, um mangaká recebe o equivalente a mais de 20.000 reais por mês, e ganha como Estúdio de desenho, ou seja, uma empresa, mini empresa mas ainda é empresa
@@matheusrodrigues5935tendi, valeu pela correção
Estou demorando 20 anos pra fazer um mangá ou novel e ainda não me acho maduro o suficiente pra começar haha
A competitividade deles é brutal porém e muito boa
2:33 se eu juntar lgbt, ação e romance eu fico milionário?
Kkk fica nada
Hack dinheiro infinito
Kuwabara taku, autor de Dragoan Drift também tem um canal no RUclips focado em speed arte tanto das artes coloridas como páginas, para os tradicionais como eu vão adorar. O ponto é que ele respondeu a uma pergunta minha sobre o que ele achava mais importante para criar um manga de qualidade, entre outras coisas mais técnicas como número de assistentes e tempo de trabalho. Mas de acordo com ele o que ele acha mais importante para criar um manga de alta qualidade são... Paciência e curiosidade sobre as pessoas e o mundo... Uma resposta um tanto quanto simples mas carregada de significado. Até mesmo os profissionais do Japão acham que menos é mais que as melhores referências são a realidade abstraida em tinta e papel... Usar do mundo ao nosso redor é o melhor método para criar mangás!
Só adicionando uma coisa engraçada sobre balões, de One Piece principalmente, quando li a um capítulo específico de egghead no manga plus fiquei curioso como ia ficar no físico já que alguns balões estavam bem no miolo da página, meu manga físico desse capítulo é um tanto difícil de ler pq tiveram que dividir o texto em duas colunas dentro de cada balão pra caber tudo. Até o Oda erra, e muito as vezes, quem dirá nós meros mortais.
ei narras, eu comecei a escrever minha obra de estréia,
o meu ''isekai só que não'',
mas vendo q tava complexo demais pra ser a primeira obra e então tive uma ideia q quero muito saber o q vc acha:
criar uma obra spinoff aproveitando o mundo detalhado e já preparando pro isekai,
seria uma boa, inútil ou até suicida idéia?
o isekai vai rolar no ano 1994 enquanto o spinoff é no ano 1379, muito antes só que na mesma ilha, mas muitas coisas pequenas como existência ou não de classes e até coisas grandes como a geografia da Ilha Dragão Coroado.
6:16 World Tenis? Old tenis? wowdy tenis?
Eu de tenis
esse bagulho de fechar um pouco o olho não é meme. Na facul de belas arte de Portugal me ensinaram isso.
a página depois da punição do Ushio tem o Yugi, o Ushio, e o cenário. todos os personágens tem destaque, nenhum ficou apagado, mesmo diminuido o tamanho da página pra ver de longe, dá pra reconhecer o que é personágem e o que é cenário sem esforço nenhum.
e é uma página que tem uma psicodelia por conta do Ushio começar a ver um monte de dinheiro caindo do céu, ele fica rodeado, e mesmo assim dá pra ver dboa o que é o que.
e realmente são poucas falas por balão
Estou passando por esse inferno agora, Narras. Mas o One-shot que estou produzindo é meu plano C, longe de ser a história que mais quero contar.
Essa dica do olho semicerrado é geralmente muito usada por pintores justamente para ver como esta a leitura da pintura, não é meme.
19:25 e sem perceber, narrativando virou uma gasosa
Mais um lindo vídeo do Narrador.🤧🤧🤧🤧🤧
Narras eu so fiquei com duvida na parte de retirar as referências do traço comics, se misturar traços comics com mangá nao fica bom não? Ps: eu so estou querendo saber mesmo
Que bom que a shonen west já está aqui no brasil
Não importa o gênero q tu queira começar, mas NINCA COMECE POR COMÉDIA
Por que?
to desenhando um manga tbm vou terminar o 1 cap em fevereiro provavlemente
Minha maior dificuldade num roteiro são as falas, sempre parecem infantis
Cara, ele colocou a régua muito lá em cima!
2:40 mas conspirativando eu nao sei desenhar :(
Ta, to a uns 30 min procurando um tal de Matheus aquila, kkkkkkk
instagram.com/_akihurlant/
A obra dele é forma ou consciência
Narrativando, analisa lookism
Ótimo vídeo
Gente, narras já reagiu a maravilhosa música do genryusai do wlo?
Não existe público no Brasil pra fanzine, apenas a própria comunidade que pública é a que lê.
O desenhista de bleach é muitos outros não começou perfeito. Tenho no mínimo um bom (aceitavel) roteiro a arte, vai evoluindo
Cuidado com esse ultimo que vc mostrou para não ser desmonetizado.
Esse cara parece o Ichibe sem barba.
Eu to fazendo um mangá, quando eu lançar o primeiro capítulo você vai ler?
Dinheiro
Narras só vai ler, se você pagar moneys pra ele🤌
Qual o canal do casal que faz manwa citado no video? Ou o nome da obra deles?
ta no comentario fixado
6:20 como que é o nome do cara? Wild tenis?
eudetenis
Tênis selvagem
Aulas
Na verdade da pra japonês fazer hqs ou mangas na arte americana
EU VI ESSE VÍDEO GOSTEI MT
qual o nome do casal mangaká? edi tenis? onde encontrar o trabalho deles?
Eudetenis
❤🙌😍🇧🇷
Mangás no Brasil não dão certo por que aqui deveria ter HQ e não mangá.
Abraço!
Béééééé!!!
Para começa criar uma quadrinho ou mangá que de certo no Brasil
principais coisas que precisa são
Dinheiro
divulgação
exposições
investidores
um bom roteiro
um bom arte
usar as redes sociais
so a sim para fazer sucesso
porquê você acha que sense life e lampião fico muito conhecido por causa dos raps
Precisa de um editor urgente
43:24 ai o roteirista é brabo. Não sabe nem falar egigên… ejigên… ezigên…
😐
Deixa pra lá
kkkkkkkkkkkkkk as vezes a lingua fica enrolada e buga as palavras
Narras ate hj qual seu mangá BR favorito?
N sei dizer, pergunta dificil
@@CortesdoNarrativando Consegue definir um TOP 10 ou um TOP 5 pelo menos?
Não precisa ser exato nas posições, pode falar dos q ce mais gostou
bom saber dessa extensa carreira proficionalizada vou levar isso em consideração , achei q o narra era so um otaku fedido com um pouco mais de amadurecimento e senso critico assim como dan, mas pelo jeito o pensamento pragmatico dele tem bem mais do crivo industrial oq da a ele uma percepção certa em quase tudo, ate hj so acho q ele errou com jujutsu mas se ele ter dito oq disse apenas para farmar no hype de dar hate ou descredibilizar jjts td bem .
n faz sentido perder a onda e remar contra mare so para tentar trazer lucidez a narcisistas q so querem ouvir oq querem acreditar . mas se ele realmente acredita q jjts tem algum erro de narrativa, fora o voto vinculativo, entao ele cometeu esse erro ai de resto acho q estamos de acordo em td
Po nos meus vídeos finais de JJK tiveram vários momentos q eu defendi a obra...
Principalmente nos caps do Itadori conversando com o Sukuna. Defendi a morte do Gojo tbm. Isso tudo enquanto tava geral metendo o pau. Até nos vídeos zoeiros tem momentos q eu paro e falo na moral q tem coisa q o povo ta exagerando, q tem qualidade em várias momentos etc. Calma lá po kk
Agora, eu sou diretor de narrativa da Statera tem 4 anos, estudo narrativa tem 12, já fiz vários cursos, peguei matéria na faculdade, estudei sozinho, tenho produtos publicados q o público deu notas altíssimas, participei do The Game Awards com meu jogo, prêmio da Shueisha, esqueci de falar no vídeo q pude estudar com uns editores japoneses da Coolmic (ed menor q virou ed de hentai depois kkkkkk) enquanto eu era o editor do Ricardo com Valhala Reborn... Tem mais coisa mas to com preguiça de falar (tipo as mentorias e outras editorações q faço)
E to discutindo o assunto de anime e manga na parte de escrita (e n só de fã) desde 2009~2010 (antes disso era só conversa de otaku normal msm)
ALGUMA COISA EU ACHO Q EU SEI KKKKKKKK
@@CortesdoNarrativando eu n tenho nada, sou so alguem q assistiu a muito tempo e por tempo demais , e comparando as culturas e as diferenças de percepções da mesma sei dizer oq esta errado e precisa mudar (apesar de saber q provavelmente nunca vai) na industria de conteudos quadrinizados do japao, como por ex protagonistas q servem apenas de gatilho emocional, protagonistas q nunca sofrem derrota e sempre superam td com poder da amizade e protagonismo nunca tendo q lidar com frustração ou fracasso protagonistas q tenham uma abordagem feminina melhor doq corar e ficar boco qnd uma ou mais dao atenção e ficam afim dele, esse jeito de "romance" japones eu acho mt errado .
eu tenho um filtro de qualidade de narrativa apenas bem lapidado por ver oq considero exemplos ruins de referencias durante as obras ...por ex hxh e snk, eles tem uma trama q eu acho q vale a pena ler seus kilos de informação mas leio ? n, pq n acho q devia ter esse nivel de densidade de informação intelectualizada a menos q vc fosse um puta genio da meta comunicação para manter todas as informações por tnt tempo sendo satisfatorias de serem consumidos msm q seja uma tarefa massante. existe um livro q é minha biblia para mim, cada paragrafo dele mesmo sendo curto contem uma densidade de significados q vc lendo e refletindo sobre, n tem como vc ler mais doq 1 pagina por dia , chamado, a sublime sabedoria de maat .
esse tipo de tecnica de reflexoes breves mas com mensagem transcedental acho q tem mais facilidade de conquistar o publico doq introduzir aos poucos e depois jorrar informação massificada se vc n consegue inserir alguma dose de prazer durante os fatos novos isso é forçar intelectualidade em algo recreativo, pq em questao de contos no q se refere a sinapse um livro desenvolve bem mais o senso critico doq uma obra baseada em quadrinização e apesar de estar msm trazendo alguma intelectualidade nessas 2 obras , pra mim esta sendo feito de um jeito errado, como vc disse "conquistar seu publico e depois inserir tudo q vc pensou para o verso" acho isso errado e o certo seria de forma descontraida inserir todas as informações e sentimentos q vc planejou tendo breves capitulos de densidade e com paginas carregadas de informações e sentimentos atirando para todos os lados .
em suma meu filtro de qualidade sou so eu mesmo, e n digo isso como alguem q partiu de algum preconceito ou preferencia pessoal e sim de como essas obras influenciam negativamente as pessoas a ficarem presas em um ciclo vicioso de sentimentos e concepções de relações humanas mt infantis e mts das vezes irrealistas, ja q sabemos q se vc agir q nem um boco perto de uma garota ela n vai se enfeitiçar por vc, mas mt garotos q tem falta de impeto vao se inspirar nesses contos pelo mundo para envelhecer esperando q alguma menina super top se apaixone por ele sendo passivo da relação.
qnd eu assistia dbz eu gostava do goku e odiava o seya q ficava so saori chan e de tchan n chegava a nada ja o goku era ousada e alegria, dps qnd assisti naruto vi o qt o formato de conto de dbz e cdz era rudimentar, entao assisti one piece e ali eu vi oq é uma obra realmente pensada para ter sua identidade cultural mas citar os pontos ruins da sua cultura de forma breve e n ficar se mamando para viciar o publico em identitarianismo, e sim expandir exponencialmente tudo q tem de mais ideal e sublime na sua perspectiva cultural, o humor, as reflexoes, as ações e desde entao naruto ficou rudimentar...
em escala de evolução de narrativa da epoca colocaria bleach em 1° como mais desenvolvido , fairy tail em 2° e naruto eu ate preferia colocar algum q n fosse super hit so para ele nem entrar na colocação pq com passar do tmp vi q naruto kimetsu, solo leveling, atrai o msm tipo de publico q quer desesperadamente endeusar oq eles gostam para o gostto deles serem endeusados.
esse texto ja ficou mt grande espero q ngm leia so vou comentar para alguem mt atoa pela net tenha um pouco mais de senso critico e saber questionar qlqr instituição desde q ela estimule negativamente a sociedade, seja ela monetaria, militar , politico, midiatica ou de entretenimento, oq vc consome tbm te consome e se vc n tiver um senso avassalador de si msm vai ser derretido sem nem perceber .
E o que é um personagem bom para eles?
Personagem q vende. Todo manga é feito pra ganhar dinheiro
Quer fazer 100% arte faz independente e se vire. Quer ganhar mihloes ao todo e milhoes em marketing melhor q sua historia venda mto kkkkk
@CortesdoNarrativando e o que é um personagem que vende?
Prefiro ficar com as minhas light novels chinesas kkkkkkk, os manhua que tem são sempre uma bosta por causa dar arte cagada, mas as novels na minha opnião é a melhor parte
pq o seu sub é o melhor anime do mundo guren lagan (nivel jujutsu de impacto emocional)?
o video dele é bom
Eu estou montando uma história e Estou tendo bastante cuidado com isso, e sei que ainda não está bom e tenho muito a melhorar.
Mangá dele é péssimo!
Faz um mangá de caçador de dragões
E é isso
Reclamar e fácil
@@Its_nebular Eu li e achei ruim
@@Its_nebular É fácil mesmo
Muitos troféus
Sempre que eu vejo um Brasileiro falar que criou um "manga" eu sinto uma vontade absurda de rir
É tipo tu fazer um longa metragem e falar que fez um "movie" invés de um filme
isso dai kkkkk.
Fazer um movie através de um filme? Quê?
@@homem-panqueca4272 Tá precisando ir comprar um óculos amigão. sua visão não tá das melhores kkkkk
Pelo jeito que tu falou parece que não sua visão brasileiro não podem fazer mangá?
@@SorrirFelizcostante Mas não pode mesmo não. Manga é basicamente hq em japonês então um MANGA só pode ser feito no Japão.
Igual o exemplo que eu dei a cima, fazer uma história em quadrinhos no Brasil e chamar de manga é a mesma coisa que fazer um longa metragem e chamar de movie