+henriquezxc Na verdade, o vídeo já foi feito há muito tempo... O Pirula está esperando ele fossilizar antes de postar, para mostrar na prática como ocorre o procedimento.
Muito esclarecedor o teu vídeo! Sou antropólogo SOCIAL e não foram poucas as vezes em que me perguntavam como era isso de "estudar dinossauro". Ou então, se era o mesmo que SERVIÇO social... Pior é que, sinceramente, explicar como "estudioso da diversidade cultural humana" não dá conta porque aí a pergunta pode ser sobre o que eu acho do funk ou de como as pessoas tem "menos cultura" hoje em dia por causa da internet... Vida dura, né?
Bom dia Pirula eu comecei fazer faculdade de biologia por causa da paleontologia, porem devido alguns problemas tive que trancar a matricula, e estava sem motivação pra voltar. Porem depois que comecei acompanhar seu canal cada mais estou motivado a voltar. Parabéns seu canal canal é ótimo e esta me ajudando muito... desde já meu sinceros agradecimento por tudo!
na minha escola faço parte de um grupo de ciências chamado Luckesi (criado pelo meu professor), ele se interessa muito por esses assuntos, vou recomendar o vídeo pra ele passar na aula de física, muito bom o vídeo cara!
Thiago Guerrero Nossa, muito verdade isso, sou analista também e já vi cada pedrada hahahaha Nego acha que até ar condicionado a gente tem que saber porque não tá ligando...
Para ser um arqueólogo vocês devem fazer graduação em Arqueologia!! Existem muitas espalhadas pelo Brasil, atualmente! Quem faz graduação em História vira historiador e por muitos anos historiadores trabalharam com arqueologia, antes das graduações, quando especializados em pós -graduações em arqueologia.
Pirulla , gostei muito do vídeo, sou graduando em Biologia (UFAL) e minha pesquisa de TCC é em Paleonto, ri muito, pois constantemente passo por estas situações...
Existe até um estudo arqueológico contemporâneo que analisa cultura material (descartada) em lixões de grandes cidades. É bem interessante e aí que a gente vê como as evidências desmentem o que as pessoas falam e/ou escrevem.
Muito bom! a gente da Arqueologia sofre com essa confusão! é sempre o primeiro tema da nossas palestras! Aqui no Piauí temos uma riqueza arqueológica e paleontológica muito grande!
Muito bom Pirulla !Só uma ressalva que gostaria de chamar atenção... dentro da arqueologia temos um ramo destinado ao estudo de vestígios faunísticos que um dia estiveram em contato com o homem . A este ramo damos o nome de Zooarqueologia , que por vezes se assemelha um pouco com a paleontologia por possuírem objeto de estudo semelhante ( até certas formas de análise -grosso modo- são iguais). De resto não tem muito mistério , os objetivos das áreas ( arqueo X paleo) são bem distintos.
É a primeira vez que vejo o seu trabalho e eu adorei. Você explica de forma clara, sem falar que é muito cômico hahhahha Parabéns pelo vídeo. Ps: Não serei uma jornalista tão descuidada (rs)
Muito massa. E Pirulla, faça sempre videos de paleontologia. Alem de ser um assunto que é SEMPRE interessante, por você trabalhar na área deve ter bastante material e conhecimento para tornar ainda mais legal
Sou estudante de Geografía e to na dúvida se faço mestrado na área de paleontologia ou arqueologia. Esse vídeo me esclareceu várias coisas. Mas agora tô mais na dúvida ainda hahaha
Exatamente É isso aí... Eu sempre culpo o "ego" por essa falta de pernas e tal pq a gente nunca dialoga com outras ciências (porque realmente é difícil lidar com pessoas e pessoas com diplomas, pior ainda!). A maioria das pessoas não percebe que, dialogando, o conhecimento cresce muito mais. Então acaba que nós fazemos tudo sozinhos (ou em grupinhos organizados) e quem sofre é todo o conhecimento que poderia ser gerado mas que, por falta de diálogo e divulgação de ciência, é omitido.
Sou eclético entre as ciências humanas e biológicas. Por gostar muito dessas duas ciências pretendo estudar os dois, tanto os processos passados das sociedades (arqueologia), quanto os processos passados dos indivíduos e espécies (paleontologia).
Felizmente eu nunca cometi esse engano! Quando eu era criança, meus filmes favoritos eram os do Jurassic Park, meus brinquedos favoritos eram dinossauros, e eu sonhava em me tornar paleontólogo. Isso acabou "sumindo"(talvez por culpa da sociedade, do mercado, não necessariamente desgostei), hoje eu curso psicologia, mas continuo sendo um entusiasta das espécies extintas, especialmente os dinossauros. Acho muito bacana que você seja desse ramo, gostaria de ler um pouco do teu trabalho acadêmico.
Eu sou baiana e saí da Bahia para fazer graduação em arqueologia. Faço graduação no RS, sei que fui um pouco longe, mas era o que eu realmente queria e eu lutei para isso. Eu pretendo me especializar em Bioarqueología que estuda ossos humanos (eu já estou dirigindo toda minha formação para tal) e quero ainda uma ênfase na parte forense... Como você vê, tem mais a ver com antropologia (tanto cultural quanto física).
Sempre tive pra mim que arqueólogo e antropólogo estão muito próximos, por isso nunca confundi... apesar de que com todos os meios de comunicação misturando tudo, como vc bem disse, é bem capaz da gente falar uma besteira e nem perceber... Poréeem, apesar de serem campos distintos, imagino que seja comum um se interessar pelo campo de estudo do outro e até trabalharem juntos... eu, pelo menos, gosto das duas coisas :P A propósito, tem muito arqueólogo formado em sociais, também...
Eu acho tão legal esse pessoal que lê um livro ou assiste um filme e depois sabe o que quer ser pro resto da vida... até hoje não descobri o que quero, ou pra que sirvo.
Pirulla, existem já outras graduações no Brasil: PUC-Goiás; UFPE; UFPI; UFS; UEA; UNIR; UFPel; FURG. Além das pós-graduações. Além disso, existem muitos arqueólogos com formação em outras graduações. Eu faço mestrado em Arqueologia no Museu Nacional/UFRJ e lá existem muitas pessoas da Biologia. A arqueologia é uma ciência multidisciplinar, que não está ligada apenas às ciências humanas. Existem inclusive algumas áreas em que o conhecimento de biologia é muito importante como a Zooarqueologia(..)
Olá, tudo bem? Gostei bastante da sua explicação e gostaria de saber se posso colocar o link desse seu vídeo na descrição de um vídeo que estou fazendo para meu canal? Aguardo resposta. Muito obrigada!
Legal o vídeo, Pirula. Acho difícil que vc consiga me responder mas, mesmo assim, perguntarei. Acredito no Brasil deva existir muitos locais para se fazer pesquisas na sua área. Na Amazônia, por exemplo, deve existir milhares de fósseis esperando para serem descobertos e estudados. Como fica o financiamento dessas pesquisas? Público, privado, misto? Ou, simplesmente, não há financiamento para esse trabalho que considero tão importante?
No meu caso, eu as analiso através do material ósseo, fazendo uma "leitura dos ossos" e inserindo o indivíduo analisado dentro de sua cultura, tempo e espaço. E amei quando você se referiu ao trabalho conjunto entre arqueólogos e paleontólogos. Agora, algumas críticas negativas ao seu vídeo: os arqueólogos não utilizam somente a datação de radiocarbono. Isso acontece porque existem muitas divergências a respeito do “começo” de linha de estudo arqueológico.
Mais uma vez: parabéns pelo vídeo! Como sempre, maravilhoso! Eu acho que, cada dia mais, eu fico sua fã e continue nessa... Sempre que quiser postar algo sobre arqueologia (ou até mesmo sobre interação entre arqueologia e paleontologia) já sabe que vai ter um “gostei” garantido! Abração ;)
***** E eles ainda se julgam "nerds"....No meu tempo, pra ser nerd não precisava curtir séries e super-heróis. Só precisava estudar pra krl e ser inteligente!
+Lucasp110 cara, eles não pesquisam nada e não se aprofundam em nada mas tentam falar sobre tudo, o que eles não conhecem, e ficam jogando isso como se fosse infirmação relevante. Trabalho deles é muito fraco em algo científico, e as vezes eles falam sobre ciência e é triste.
seria interessante um video analisando a série jurassic park e outros filmes/livros do tema, os acertos, as besteiras, as "viagens" ficaria interessante!
Agora que você deu essa explicação gostaria que me respondesse uma coisa. No caso dos homes de neandertal, se moradores de uma vila na Europa encontrassem uma ossada de neandertal por exemplo, a quem fica o dever de estudar essa ossada, do arqueólogo, do paleontólogo, ou pode ser feito pelos dois ou qualquer um dos dois?
Pirulla vc não vai comentar nada sobre o Safári Africano que estavam querendo criar no Jalapão - TO? Hj eu li a notícia que o Governo do Tocantins retirou o apoio ao projeto mas não sei se isso extingue de vez a possibilidade do safári sair do papel. Li isso no Estado de São Paulo.
Eu também admiro bastante teu curso. Acho que as duas disciplinas (e antropologia também!) são muito importantes para entender a complexidade humana, apesar de fazerem isso com diferentes objetos e pouco se comunicarem entre si (o que é uma pena absoluta). Fico feliz de concordarmos com isso. Abraço ;)
Sim todos de graduação, mas o da UEA é tecnólogo e o da UFPEL é conjunto com Antropologia, entretanto assim como os demais são bacharelados. Eu estou cursando o da FURG e estou no 5° semestre! :)
Achei seu comentário muito bom. Realmente a maior parte dos arqueólogos da América são formados em antropologia (e/ou história mesmo). Mas, no final das contas, nós (graduandos de arqueologia) defendemos o seguinte: para ser arqueólogo é necessário cursar ARQUEOLOGIA. Até porque, mesmo que tenha o mesmo objeto de estudo (o ser humano), os meios para chegar a esse objeto entre as 3 ciências são totalmente diferentes. De igual só o fato de serem das humanas. ;)
Ow Pirulla, na hora de testar as datações dos fosseis, pedras, etc. da pra testar mais de uma vez?? vc disse que o carbono 14 por exemplo, é meio impreciso. Sendo assim, da pra testar mais de uma vez pra ter certeza?????
Sou jornalista e esse tipo de erro acontece MUITO. Outra coisa que jornalista adora errar são termos de Direito. Lembro que cheguei a fazer um trabalho de pegar algum caso que tivesse julgamento e elaborar uma notícia (peguei o da Daniella Perez) usando os termos certos. Pq oq tem de jornalista por aí chamando indiciado de réu e réu de acusado, não está no gibi. É uma boa acrescentar essa diferença de Arqueo e Paleo nas aulas, qdo começar a dar aulas farei exercícios sobre.
Davi, como o Pirula falou, somente processos de mumificação natural se encaixa em paleontologia. Tudo que se refira a aspectos e itens antigos acontecidos e/ou provocados por aspectos culturais humanos sõa assunto de Arqueologia. Simplificando: Arqueologia foca o ser humano e sua cultura. Arqueologia está ligada com Antropologia, Paleontologia está ligada com Biologia. A primeira lida com coisas da cultura humana, a segunda só com a natureza.
Pirulla, você, como Arqueólogo... brincadeira! HAHAHA Você, como paleontólogo, poderia fazer um vídeo sobre a importância da descoberta do Homo naledi?
É...foi um dos lugares que eu pensei em fazer o curso. Também tem em 2 no Piauí (Univasf e UFPI), tem em Sergipe (UFS), Amazonas (UEA -- Atenção, essa daqui forma um técnólogo em arqueologia. Ou seja, será só a parte técnica e pouca teoria), Rondônia (UNIR), Rio Grande do Sul(UFPEL e FURG) e a PUC de Goiás (também um pouco mais técnica). Então,pessoal,se vocês gostam de arqueologia tentem fazer a graduação.Além de serem 4 anos de disciplinas específicas de arqueologia,já está bem + acessível! ;)
Sim, eles também tinham práticas funerárias complexas e rituais também complexos. Eles foram os primeiros a enterrar seus mortos, mas não posso dizer que foram os primeiros a SENTIR essa perda, até porque alguns arqueólogos q vão fazer experimentos com gorilas mostram mães gorilas q sentem falta do filhote morto e ainda ficam mostrando para os adestradores as mãozinhas como se tivesse ninando o ar e ficam tristes imediatamente. Então essa dor não pode ser considerada unicamente dos neandertais.
Pirulla, e quanto a questão de alguns animais apresentarem um certo nível de cultura? Primatas, elefantes e até alguns pássaros teriam um certo nível cultural (se não me engano o Dawkins cita alguns exemplos em O Gene Egoísta). Você disse que só o Ser Humano teria essa característica, ou você quis dizer que só o homem deixa vestígios fósseis de aspecto cultural?
Backing Ele fez biologia na USP. Acho que não existe curso de graduação em paleontologia, pelo menos nunca ouvi falar. Geralmente quem quer trabalhar com isso faz Biologia ou Geologia, mas acho que neste último não há muito um enfoque nos seres vivos...
Pirulla, arqueólogo é um antropólogo. A Arqueologia é uma ferramenta posterior para o historiador, contudo, historiador tem uma formação de apreciação, grosso modo, de documentos escritos (hoje em dia isso está bem mais aberto, pois, desde a Escola dos Annales tudo que é humano ou da cultura humana nos interessa).
Arqueólogo na América normalmente é formado em Antropologia. Na Europa os arqueólogos são em grande parte historiadores. Isso se dá ao fato de que por muitos anos os historiadores clássicos baseavam seus trabalhos a partir de documentos escritos. Como na América a escrita só chegou no século XV, e os índios não tem uma escrita propriamente dita (com alfabeto e tal) esse trabalho arqueológico ficou por conta dos antropólogos que estudam outras características desse povo. =]
eu já vi pesquisas falando sobre a diferença da anatomia de tribos antigas, por exemplo, sobre o formato dos pés, isso é responsabilidade de arqueólogo ou paleontólogo?
Eu tô dizendo mais nessa questão da graduação em história e especialização em arqueologia. Falo isso porque tenho amigos que fizeram história, mas fizeram questão de voltar para faculdade e fazer graduação em arqueologia porque tendo graduação em história, a não ser que você vá ser um arqueólogo "histórico" (ou seja, não vai pesquisar nada além do que o período colonial brasileiro) você vai acabar não tendo todo o conhecimento necessário para atuar enquanto arqueólogo (pré-histórico).
Pirulla você poderia fazer um vídeo falando sobre o curso de biologia. seria útil para as pessoas que estão interessadas na área. eu por exemplo! embora eu eu já esteja matriculado na faculdade para o curso lgçkdsagsgs
pirula oq vc acha desses cursos de biologia que focam na licenciatura. Querendo eu baixarelado e não havendo essa opção proximo a mim, devo esquecer? Ou talvez me arriscar aí e ir pra outro lugar. Aproveitando, gostaria de perguntar qual a melhor facul de biologia na sua ideia, e se a da USP é muito concorrida
(meu teclado nāo ē adaptado para o portuguēs) Pirulla, primeiro, queria sō aproveitar pra dizer que fiquei bem feliz de vocē mencionar no vīdeo que o pessoal da antropologia tambēm pode se envolver com arqueologia! Ē sempre bom quando falam da minha ārea de estudo :) Nāo sei como ē a classificacāo no Brasil, mas dependendo do paīs, e ē o caso dos EUA, arqueologia pode ser considerada uma das āreas de antropologia. Entretanto, aqui na Europa a visāo ē um pouco diferente. Mesmo assim, acabei de ter meio semestre em antropologia arqueolōgica como disciplina obrigatōria aqui na universidade onde estudo. Enfim, eu queria fazer uma observacāo e uma pergunta. A datacāo na arqueologia tambēm ē feita com outros mētodos, o carbono 14 nāo ē a ūnica. Fui dar uma conferida rāpida nos meus testes desse semestre e outros exemplos sāo: tipologia e termoluminescēncia(eu nāo sei se estou traduzindo direito, mas enfim. Existem mais mētodos, tambēm). Quanto a pergunta, vocē mencionou que a forma como os paleontōlogos executam as escavacōes ē diferente e que seria atē mais 'grosseira'. Acredito que existe a possibilidade de paleontōlogos acharem(talvez por acidente) materiais que sejam de relevāncia arqueolōgica. Nesse caso, dā pra afirmar que a forma com que o material ē escavado pode acabar dificultando(provavelmente contaminando) a anālise feita pelo arqueōlogo?
hahaha muito bom o vídeo. Eu trabalho com arqueologia e as vezes me perguntam se eu acho dinossauro hehehe. Ou quando peço para visitar o museu, as pessoas me pedem para ver dinossauros hehe
Em 8:40 há um equívoco do Pirula ao dizer que o único curso de graduação em Arqueologia no país é no Piauí. A Universidade Federal de Rondônia tbm oferece o curso há um bom tempo já.
Eu vim perguntar exatamente isso. Será que é fácil arranjar emprego como paleontólogo? E o Jurassic Park teve alguma influência na sua escolha profissional?
Esse vídeo de datação vai ser do caralho. Pq desde 2012 está sendo preparado.
Tu ganha um diploma de paleotologo depois que assistir, que pelamor.
+henriquezxc aguardando ansiosamente!
já é 21/09/2015
+henriquezxc Na verdade, o vídeo já foi feito há muito tempo... O Pirula está esperando ele fossilizar antes de postar, para mostrar na prática como ocorre o procedimento.
6 anos de preparo, pense num vídeo q vai sair perfeito
6 anos e 4 meses de preparo
Muito esclarecedor o teu vídeo! Sou antropólogo SOCIAL e não foram poucas as vezes em que me perguntavam como era isso de "estudar dinossauro". Ou então, se era o mesmo que SERVIÇO social... Pior é que, sinceramente, explicar como "estudioso da diversidade cultural humana" não dá conta porque aí a pergunta pode ser sobre o que eu acho do funk ou de como as pessoas tem "menos cultura" hoje em dia por causa da internet... Vida dura, né?
Bom dia Pirula eu comecei fazer faculdade de biologia por causa da paleontologia, porem devido alguns problemas tive que trancar a matricula, e estava sem motivação pra voltar. Porem depois que comecei acompanhar seu canal cada mais estou motivado a voltar.
Parabéns seu canal canal é ótimo e esta me ajudando muito... desde já meu sinceros agradecimento por tudo!
Ser Arqueólogo não é fóssil!
Karina Beck parece eu
Temos um vencedor do prêmio piada infame.... Rsss
2 palavras para béns
KKKKK boa.... A minha: Karina is Beck ...... cri cri cri cri ..... ééééé pode rir!!!
Nossa vei .... as piadas hoje em dia.... hahahaha
Sou Historiador pela USP. Parabéns pelo vídeo bem didático!
Tem alguma cadeira na faculdade que ensina mexer com chicote?
Cadeiras ensinam?
+Lucasp110 kkkkkkkkkkkkkkkkk
Se você usar o chicote e a cadeira, pode domar leões de circo kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô vendo em 2018 e esperando até hoje o vídeo sobre datações.
Tô na metade de 2021 e nada do vídeo
2022 ainda no aguardo
porra pirullaaaaaaa
Cadê o vídeo de datações Pirullaaaaaa
2024 e ainda nada
na minha escola faço parte de um grupo de ciências chamado Luckesi (criado pelo meu professor), ele se interessa muito por esses assuntos, vou recomendar o vídeo pra ele passar na aula de física, muito bom o vídeo cara!
Geógrafos como sempre no meio dos dois UHASUHHUSA Por isso que eu amo essa ciência, ta bem no ponto de encontro das Naturais e das Humanas
Sou analista de sistemas e sofro muito mais, porque além do pessoal confundir, ainda me pede pra eu vê o computador que não liga kkkkkkkkkkkk
"minha impressora não quer funcionar vc dá uma olhada pra mim?" [impressora sem tinta]
tipo isso kkkkkkkkkkkkkk
Thiago Guerrero trabalho com animações 3D e também me pedem pra eu ver o computador que não liga! hehehehe
Thiago Guerrero Nossa, muito verdade isso, sou analista também e já vi cada pedrada hahahaha Nego acha que até ar condicionado a gente tem que saber porque não tá ligando...
kkkkk
Tão achando que analista de sistemas é igual a técnico de informática
Para ser um arqueólogo vocês devem fazer graduação em Arqueologia!! Existem muitas espalhadas pelo Brasil, atualmente! Quem faz graduação em História vira historiador e por muitos anos historiadores trabalharam com arqueologia, antes das graduações, quando especializados em pós -graduações em arqueologia.
Havia graduação em arqueologia na Estácio de Sá, aqui no Rio de Janeiro.
Onde está o vídeo sobre as técnicas de datações?
Não tem, quero muito ver um sobre assunto também. :-(
ruclips.net/video/DemFTwyKSOg/видео.html
Na casa do chapéu
O pessoal que elaborou o Enem desse ano devia assistir a esse vídeo, pq teve uma questão que confundia arqueólogos com paleontólogos
Você se lembra da questão? Eu fiz o enem deste ano. O enem impresso
Pirulla , gostei muito do vídeo, sou graduando em Biologia (UFAL) e minha pesquisa de TCC é em Paleonto, ri muito, pois constantemente passo por estas situações...
Existe até um estudo arqueológico contemporâneo que analisa cultura material (descartada) em lixões de grandes cidades. É bem interessante e aí que a gente vê como as evidências desmentem o que as pessoas falam e/ou escrevem.
Pirulla, faça mais vídeos falando de biologia e ciência em geral, na minha opinião são os melhores. Parabéns!
É a primeira vez que agradeço, mas não a primeira em que satisfaço. Obrigado, Pirula.
Comçando a maratonar as playlists de palentologia e dinossauros. Um abraço, Pirula
Muito bom! a gente da Arqueologia sofre com essa confusão! é sempre o primeiro tema da nossas palestras! Aqui no Piauí temos uma riqueza arqueológica e paleontológica muito grande!
Pirulla é muito sensato, hábil e conhecedor - engraçado também ahaha! Acompanho todos os seus videos!!! Está de PARABÉNS!!!
Muito bom Pirulla !Só uma ressalva que gostaria de chamar atenção... dentro da arqueologia temos um ramo destinado ao estudo de vestígios faunísticos que um dia estiveram em contato com o homem . A este ramo damos o nome de Zooarqueologia , que por vezes se assemelha um pouco com a paleontologia por possuírem objeto de estudo semelhante ( até certas formas de análise -grosso modo- são iguais).
De resto não tem muito mistério , os objetivos das áreas ( arqueo X paleo) são bem distintos.
É a primeira vez que vejo o seu trabalho e eu adorei. Você explica de forma clara, sem falar que é muito cômico hahhahha Parabéns pelo vídeo.
Ps: Não serei uma jornalista tão descuidada (rs)
Muito massa. E Pirulla, faça sempre videos de paleontologia. Alem de ser um assunto que é SEMPRE interessante, por você trabalhar na área deve ter bastante material e conhecimento para tornar ainda mais legal
Sou estudante de Geografía e to na dúvida se faço mestrado na área de paleontologia ou arqueologia. Esse vídeo me esclareceu várias coisas. Mas agora tô mais na dúvida ainda hahaha
Exatamente É isso aí... Eu sempre culpo o "ego" por essa falta de pernas e tal pq a gente nunca dialoga com outras ciências (porque realmente é difícil lidar com pessoas e pessoas com diplomas, pior ainda!). A maioria das pessoas não percebe que, dialogando, o conhecimento cresce muito mais. Então acaba que nós fazemos tudo sozinhos (ou em grupinhos organizados) e quem sofre é todo o conhecimento que poderia ser gerado mas que, por falta de diálogo e divulgação de ciência, é omitido.
Sou eclético entre as ciências humanas e biológicas. Por gostar muito dessas duas ciências pretendo estudar os dois, tanto os processos passados das sociedades (arqueologia), quanto os processos passados dos indivíduos e espécies (paleontologia).
Canal do Pirulla,sempre grato por suas explicações.
Muito grato Amigo o Ciencia todo dia ficouuito bom com sua Participação .
Meus parabéns.
Também acho legal sua profissão de Arqueologia.
É de longe um dos MELHORES canais aqui nessa joça de youtube hehe
Pirula, parabéns pelo conteúdo do seu canal. Muito inteligente e didático, não pare!
Felizmente eu nunca cometi esse engano! Quando eu era criança, meus filmes favoritos eram os do Jurassic Park, meus brinquedos favoritos eram dinossauros, e eu sonhava em me tornar paleontólogo. Isso acabou "sumindo"(talvez por culpa da sociedade, do mercado, não necessariamente desgostei), hoje eu curso psicologia, mas continuo sendo um entusiasta das espécies extintas, especialmente os dinossauros. Acho muito bacana que você seja desse ramo, gostaria de ler um pouco do teu trabalho acadêmico.
Excelente video!!!
Estamos à espera do vídeo sobre datação
2016 e eu esperando o vídeo sobre métodos de datação. :-(
+ 3 meses e é ano novo!
+ 3 dias e é ano novo....
+ 1 ano e já é janeiro de 2018.
Rafael Almeida já é abril de 2018 kkkk
2019 kk
Eu sou baiana e saí da Bahia para fazer graduação em arqueologia. Faço graduação no RS, sei que fui um pouco longe, mas era o que eu realmente queria e eu lutei para isso. Eu pretendo me especializar em Bioarqueología que estuda ossos humanos (eu já estou dirigindo toda minha formação para tal) e quero ainda uma ênfase na parte forense... Como você vê, tem mais a ver com antropologia (tanto cultural quanto física).
Apesar de saber as diferenças essenciais entre as duas especialidades, achei um vídeo muito elucidativo, para qualquer público. Obrigado Pirulla!
Muito esclarecedor, bom ver que esta fazendo vídeos com mais frequência, excelente trabalho como sempre.
Sempre tive pra mim que arqueólogo e antropólogo estão muito próximos, por isso nunca confundi... apesar de que com todos os meios de comunicação misturando tudo, como vc bem disse, é bem capaz da gente falar uma besteira e nem perceber... Poréeem, apesar de serem campos distintos, imagino que seja comum um se interessar pelo campo de estudo do outro e até trabalharem juntos... eu, pelo menos, gosto das duas coisas :P A propósito, tem muito arqueólogo formado em sociais, também...
Eu acho tão legal esse pessoal que lê um livro ou assiste um filme e depois sabe o que quer ser pro resto da vida... até hoje não descobri o que quero, ou pra que sirvo.
Pirulla, existem já outras graduações no Brasil: PUC-Goiás; UFPE; UFPI; UFS; UEA; UNIR; UFPel; FURG. Além das pós-graduações.
Além disso, existem muitos arqueólogos com formação em outras graduações. Eu faço mestrado em Arqueologia no Museu Nacional/UFRJ e lá existem muitas pessoas da Biologia. A arqueologia é uma ciência multidisciplinar, que não está ligada apenas às ciências humanas. Existem inclusive algumas áreas em que o conhecimento de biologia é muito importante como a Zooarqueologia(..)
Olá, tudo bem?
Gostei bastante da sua explicação e gostaria de saber se posso colocar o link desse seu vídeo na descrição de um vídeo que estou fazendo para meu canal?
Aguardo resposta.
Muito obrigada!
Legal o vídeo, Pirula. Acho difícil que vc consiga me responder mas, mesmo assim, perguntarei.
Acredito no Brasil deva existir muitos locais para se fazer pesquisas na sua área. Na Amazônia, por exemplo, deve existir milhares de fósseis esperando para serem descobertos e estudados.
Como fica o financiamento dessas pesquisas? Público, privado, misto? Ou, simplesmente, não há financiamento para esse trabalho que considero tão importante?
arqueologia ou paleontologia?
qual escolher?
No meu caso, eu as analiso através do material ósseo, fazendo uma "leitura dos ossos" e inserindo o indivíduo analisado dentro de sua cultura, tempo e espaço. E amei quando você se referiu ao trabalho conjunto entre arqueólogos e paleontólogos. Agora, algumas críticas negativas ao seu vídeo: os arqueólogos não utilizam somente a datação de radiocarbono. Isso acontece porque existem muitas divergências a respeito do “começo” de linha de estudo arqueológico.
Mais uma vez: parabéns pelo vídeo! Como sempre, maravilhoso! Eu acho que, cada dia mais, eu fico sua fã e continue nessa... Sempre que quiser postar algo sobre arqueologia (ou até mesmo sobre interação entre arqueologia e paleontologia) já sabe que vai ter um “gostei” garantido! Abração ;)
confesso que antes do seu video nunca tinha sequer parado para pensar que arqueologo e paleontologo sao duas coisas diferentes rsrs, valeu pela luz :)
O canal "Ei Nerd" cometeu esse erro logo no início do vídeo sobre o Jurassic Park.
Danilo Camargo O Ei nerd cometeu um erro? Desde que surgiu. Me avise quando ele cometer um acerto, aí me surpreenderei.
***** E eles ainda se julgam "nerds"....No meu tempo, pra ser nerd não precisava curtir séries e super-heróis. Só precisava estudar pra krl e ser inteligente!
+Canal do Pirula Kct, pq todo esse ódio com o Ei Nerd? N acompanho mto eles, mas queria saber pq n gostar tanto deles.
+Lucasp110 cara, eles não pesquisam nada e não se aprofundam em nada mas tentam falar sobre tudo, o que eles não conhecem, e ficam jogando isso como se fosse infirmação relevante. Trabalho deles é muito fraco em algo científico, e as vezes eles falam sobre ciência e é triste.
seria interessante um video analisando a série jurassic park e outros filmes/livros do tema, os acertos, as besteiras, as "viagens" ficaria interessante!
desde 2012 o cara ta preparando do vídeo, esse vai ser foda hein
Agora que você deu essa explicação gostaria que me respondesse uma coisa. No caso dos homes de neandertal, se moradores de uma vila na Europa encontrassem uma ossada de neandertal por exemplo, a quem fica o dever de estudar essa ossada, do arqueólogo, do paleontólogo, ou pode ser feito pelos dois ou qualquer um dos dois?
Pirulla vc não vai comentar nada sobre o Safári Africano que estavam querendo criar no Jalapão - TO? Hj eu li a notícia que o Governo do Tocantins retirou o apoio ao projeto mas não sei se isso extingue de vez a possibilidade do safári sair do papel.
Li isso no Estado de São Paulo.
Eu também admiro bastante teu curso. Acho que as duas disciplinas (e antropologia também!) são muito importantes para entender a complexidade humana, apesar de fazerem isso com diferentes objetos e pouco se comunicarem entre si (o que é uma pena absoluta). Fico feliz de concordarmos com isso. Abraço ;)
Pirulla, seus vídeos ajudaram muito minha formação de arquéologo!
Sim todos de graduação, mas o da UEA é tecnólogo e o da UFPEL é conjunto com Antropologia, entretanto assim como os demais são bacharelados. Eu estou cursando o da FURG e estou no 5° semestre! :)
Achei seu comentário muito bom. Realmente a maior parte dos arqueólogos da América são formados em antropologia (e/ou história mesmo). Mas, no final das contas, nós (graduandos de arqueologia) defendemos o seguinte: para ser arqueólogo é necessário cursar ARQUEOLOGIA. Até porque, mesmo que tenha o mesmo objeto de estudo (o ser humano), os meios para chegar a esse objeto entre as 3 ciências são totalmente diferentes. De igual só o fato de serem das humanas. ;)
você poderia fazer um vídeo com a sua opinião sobre a venda de fósseis mais comuns
Mais um excelente vídeo, pela facilidade de comunicação sobre o assunto, nota-se que vc é um "expert" em Arqueologia... ups, Paleontologia!
Ow Pirulla, na hora de testar as datações dos fosseis, pedras, etc. da pra testar mais de uma vez?? vc disse que o carbono 14 por exemplo, é meio impreciso. Sendo assim, da pra testar mais de uma vez pra ter certeza?????
Sou jornalista e esse tipo de erro acontece MUITO.
Outra coisa que jornalista adora errar são termos de Direito. Lembro que cheguei a fazer um trabalho de pegar algum caso que tivesse julgamento e elaborar uma notícia (peguei o da Daniella Perez) usando os termos certos. Pq oq tem de jornalista por aí chamando indiciado de réu e réu de acusado, não está no gibi.
É uma boa acrescentar essa diferença de Arqueo e Paleo nas aulas, qdo começar a dar aulas farei exercícios sobre.
Ri pra caramba no exemplo de arqueólogo e paleontólogo quem dera essas 2 profissões fossem tão emocionantes assim kkkkkk
Minha professora uzou o seu video na minha aula online vc é muito bom👏👏👏
Pirulla, supondo que eu me forme em Biologia voltando para a parte de Paleontólogo, com o que opsos trabalhar? Quero dizer, quais são as "opções"?
Parabéns pelo vídeo Pirulla! Gostaria de te ver em um congresso de Paleonto aqui no nordeste! Abraços
Davi, como o Pirula falou, somente processos de mumificação natural se encaixa em paleontologia. Tudo que se refira a aspectos e itens antigos acontecidos e/ou provocados por aspectos culturais humanos sõa assunto de Arqueologia. Simplificando: Arqueologia foca o ser humano e sua cultura.
Arqueologia está ligada com Antropologia, Paleontologia está ligada com Biologia. A primeira lida com coisas da cultura humana, a segunda só com a natureza.
Você deve ser um excelente Arqueólogo Pirulla
bela explicação... realmente, eu não sabia a diferença, tão pouco havia pesquisado sobre... sucesso
Pirulla, você, como Arqueólogo... brincadeira! HAHAHA
Você, como paleontólogo, poderia fazer um vídeo sobre a importância da descoberta do Homo naledi?
É...foi um dos lugares que eu pensei em fazer o curso. Também tem em 2 no Piauí (Univasf e UFPI), tem em Sergipe (UFS), Amazonas (UEA -- Atenção, essa daqui forma um técnólogo em arqueologia. Ou seja, será só a parte técnica e pouca teoria), Rondônia (UNIR), Rio Grande do Sul(UFPEL e FURG) e a PUC de Goiás (também um pouco mais técnica). Então,pessoal,se vocês gostam de arqueologia tentem fazer a graduação.Além de serem 4 anos de disciplinas específicas de arqueologia,já está bem + acessível! ;)
Sim, eles também tinham práticas funerárias complexas e rituais também complexos. Eles foram os primeiros a enterrar seus mortos, mas não posso dizer que foram os primeiros a SENTIR essa perda, até porque alguns arqueólogos q vão fazer experimentos com gorilas mostram mães gorilas q sentem falta do filhote morto e ainda ficam mostrando para os adestradores as mãozinhas como se tivesse ninando o ar e ficam tristes imediatamente. Então essa dor não pode ser considerada unicamente dos neandertais.
É igual o que acontece na área de TI: "Ah, você é programador! Poderia dar uma olhadinha na minha impressora?"
Pirulla, e quanto a questão de alguns animais apresentarem um certo nível de cultura? Primatas, elefantes e até alguns pássaros teriam um certo nível cultural (se não me engano o Dawkins cita alguns exemplos em O Gene Egoísta). Você disse que só o Ser Humano teria essa característica, ou você quis dizer que só o homem deixa vestígios fósseis de aspecto cultural?
Aonde você cursou paleontologia?
Backing Ele fez biologia na USP. Acho que não existe curso de graduação em paleontologia, pelo menos nunca ouvi falar. Geralmente quem quer trabalhar com isso faz Biologia ou Geologia, mas acho que neste último não há muito um enfoque nos seres vivos...
Backing ah, acho que na pós graduação ele se aprofundou na paleontologia.
Conseguiria tirar minha dúvida: se há diferença entre antropologia e arqueologia e quais são?
Pirulla, arqueólogo é um antropólogo. A Arqueologia é uma ferramenta posterior para o historiador, contudo, historiador tem uma formação de apreciação, grosso modo, de documentos escritos (hoje em dia isso está bem mais aberto, pois, desde a Escola dos Annales tudo que é humano ou da cultura humana nos interessa).
Arqueólogo na América normalmente é formado em Antropologia. Na Europa os arqueólogos são em grande parte historiadores. Isso se dá ao fato de que por muitos anos os historiadores clássicos baseavam seus trabalhos a partir de documentos escritos. Como na América a escrita só chegou no século XV, e os índios não tem uma escrita propriamente dita (com alfabeto e tal) esse trabalho arqueológico ficou por conta dos antropólogos que estudam outras características desse povo. =]
Obrigado.
Pirulla25, isso acontece todo o dia comigo(faço graduação em Arqueologia)..
Você poderia fazer um vídeo explicando um pouco sobre antropologia?
Pirulla a diferença entre um Paleontólogo e um Arqueólogo pode ser comparada a um Sociólogo e um Antropólogo ?
Pirulla, o curso de arqueologia também existe na UFPE! :)
Pirulla, na posição de paleontólogo, tenho uma pergunta de suma importância: qual o dinossauro mais legal?
Paleontólogo no Brasil ou é geólogo de formação, ou é biólogo que fez pós graduação em Paleo. Ainda não existe, no Brasil, curso de Paleontologia
Mas, Paulo, climatologista estuda o clima antigo também e, o reflexo que tal clima pode ter sobre os animais (incluindo o Homem)?
Excelente vídeo. Parabéns!
eu já vi pesquisas falando sobre a diferença da anatomia de tribos antigas, por exemplo, sobre o formato dos pés, isso é responsabilidade de arqueólogo ou paleontólogo?
Eu tô dizendo mais nessa questão da graduação em história e especialização em arqueologia. Falo isso porque tenho amigos que fizeram história, mas fizeram questão de voltar para faculdade e fazer graduação em arqueologia porque tendo graduação em história, a não ser que você vá ser um arqueólogo "histórico" (ou seja, não vai pesquisar nada além do que o período colonial brasileiro) você vai acabar não tendo todo o conhecimento necessário para atuar enquanto arqueólogo (pré-histórico).
Pirulla você poderia fazer um vídeo falando sobre o curso de biologia. seria útil para as pessoas que estão interessadas na área. eu por exemplo! embora eu eu já esteja matriculado na faculdade para o curso lgçkdsagsgs
Você é o cara Pirulla!
pirula oq vc acha desses cursos de biologia que focam na licenciatura. Querendo eu baixarelado e não havendo essa opção proximo a mim, devo esquecer? Ou talvez me arriscar aí e ir pra outro lugar. Aproveitando, gostaria de perguntar qual a melhor facul de biologia na sua ideia, e se a da USP é muito concorrida
Mas não existe um curso específico de paleontologia no Brasil, não é?
(meu teclado nāo ē adaptado para o portuguēs)
Pirulla, primeiro, queria sō aproveitar pra dizer que fiquei bem feliz de vocē mencionar no vīdeo que o pessoal da antropologia tambēm pode se envolver com arqueologia! Ē sempre bom quando falam da minha ārea de estudo :) Nāo sei como ē a classificacāo no Brasil, mas dependendo do paīs, e ē o caso dos EUA, arqueologia pode ser considerada uma das āreas de antropologia. Entretanto, aqui na Europa a visāo ē um pouco diferente. Mesmo assim, acabei de ter meio semestre em antropologia arqueolōgica como disciplina obrigatōria aqui na universidade onde estudo.
Enfim, eu queria fazer uma observacāo e uma pergunta. A datacāo na arqueologia tambēm ē feita com outros mētodos, o carbono 14 nāo ē a ūnica. Fui dar uma conferida rāpida nos meus testes desse semestre e outros exemplos sāo: tipologia e termoluminescēncia(eu nāo sei se estou traduzindo direito, mas enfim. Existem mais mētodos, tambēm).
Quanto a pergunta, vocē mencionou que a forma como os paleontōlogos executam as escavacōes ē diferente e que seria atē mais 'grosseira'. Acredito que existe a possibilidade de paleontōlogos acharem(talvez por acidente) materiais que sejam de relevāncia arqueolōgica. Nesse caso, dā pra afirmar que a forma com que o material ē escavado pode acabar dificultando(provavelmente contaminando) a anālise feita pelo arqueōlogo?
Você acha que a sua atividade é pouco explorada no Brasil?
Você já visitou o Vale dos Dinossauros na PB?
hahaha muito bom o vídeo. Eu trabalho com arqueologia e as vezes me perguntam se eu acho dinossauro hehehe.
Ou quando peço para visitar o museu, as pessoas me pedem para ver dinossauros hehe
Mais um vídeo do Pirulla. Verei!
Em 8:40 há um equívoco do Pirula ao dizer que o único curso de graduação em Arqueologia no país é no Piauí. A Universidade Federal de Rondônia tbm oferece o curso há um bom tempo já.
Eu vim perguntar exatamente isso. Será que é fácil arranjar emprego como paleontólogo? E o Jurassic Park teve alguma influência na sua escolha profissional?
Belo video Pirulla! Quero ser Arqueólogo igual a você.
Pirula, já fez algum vídeo sobre autismo/síndrome de asperger?
Tu é um excelente Arqueólogo hehe
Excelente, explicação.
Um vídeo detalhado sobre as datações seria bom mesmo, abraços..
arqueólogo é o sociólogo
paleontologo é o biólogo/geografo?
Parabéns Pirula, ótimo vídeo :)
Foi o único dos grandes do youtube que não perdeu tempo falando do Latino :)