@Bruno Pereira Eu não disse isso. Não entendi sua pergunta? O Fernando não defende isso, ele defende apenas que ser for para fazer algo existe o menos pior. Ele é libertário até onde sei, não defende intervenção como algo necessário e benéfico.
A discussão foi retomada após 2008. Potências injetaram trilhões de dólares para salvaguardar a liquidez de grandes bancos. Não se falou em risco de inflação desmedida, mas em "salvar" a economia em geral. Defensores da MMT questionam, por que não a mesma medida pra diminuir a recessão e o desemprego? Mas com financiamento direcionado planejadamente. Apenas emitir moeda a esmo no no mercado, de fato, causa inflação e desvalorização da moeda; mas isso é diferente de emitir moeda em quantidade limitada e direcionada planejadamente para políticas públicas específicas.
Não se falou porque o governo americano injetou mas os bancos que foram socorridos não lançaram, na mesma proporção, o dinheiro injetado na economia pois, para precaver isso, o governo americano começou a pagar juros para que os bancos guardassem o dinheiro.
Vai ter um certificado no final dessa série de videos? Está sendo um verdadeiro MBA. Meus parabéns, Ulrich. O conteúdo e a densidade desses estão muito acima da média.
@@aliphemoraes7747 densidade substantivo feminino 1. qualidade do que é denso, compacto; densidão. 2. FIGURADO riqueza de conteúdo; profundidade emocional ou complexidade intelectual. "d. de um romance"
Olá Fernando. Mais uma vez um ótimo vídeo. Muito obrigado. Penso que a MMT é mais ou menos como tentar enfeitar o bode que está na sala. Ficam pintando as unhas do bode, passando batom no bode, etc, quando o correto seria simplesmente tirar o bode da sala. Traduzindo, o estado deveria reduzir despesas, tornar-se mais enxuto, ser menos burocrático, parar de tentar controlar tudo e infernizar a vida da sociedade e dos agentes produtivos e, por fim, reduzir impostos, para melhorar a produtividade e gerar mais riqueza e empregos. Mas enfim, socialistas adoram controle e centralização para o dinheiro dos outros, então ficam enfeitando o bode e, se bobear, enchem a sala de bodes.
problema da MMT é que está certa se partirmos da premissa de que todo aumento de base monetária do governo, ou aumento de gastos do governo será de fato um excelente investimento, e o governo é ;o mais competente para garantir que sempre haverá retorno positivo. o problema é que essa premissa é falsa.
Quando há produção de bens e serviços, a moeda ganhará valor; e quando há expansão da base monetária, a moeda perderá valor. Como os dois ocorrem ao mesmo tempo, não necessariamente a expansão monetária causará elevação de preços, mas está causando depreciação da moeda em relação ao uma economia sem expansão. Por isso, acredito que o maior problema da expansão monetária seja a distorção causada em determinados setores da economia, informações erradas passadas aos empreendedores e consumidores, criando uma bolha e posteriormente uma crise. Claro que em alguns lugares, como Venezuela, a produção de bens é muito menor que a expansão monetária, aí sim causando uma visível desvalorização da moeda.
@@AlanRobson_ quem disse que não pode criticar animal? Aprenda a interpretar um texto. Se é justamente as críticas que fortificam e solidificam uma tese bem fundamentada, porque ser contra críticas?
Ulrich, você é muito Top cara. Sua explicação é muito bem elaborada. Só quem não quer entender, não entende. Mente brilhante. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Parabéns Ulrich , seus vídeos são ótimos, sou economista também, mas a clareza de suas explicações é a facilidade de transitar em assuntos densos e traduzir isso numa linguagem acessível é fantástica Como diz um colega nos comentários é um curso de economia , só falta diploma O economes de quem entende, esplicada de uma forma que todo mundo entende, sucesso em continue nessa jornada abs
O Direito Econômico tem feito inúmeros ciclos , contexto uníssono Inflacionario Deflacionário realmente tem nos deixado atordoados , entretando (sic) com 4.0 valuetime no currículo me predisponho ao aprendizado bate-papo , afinal termos efetivo controle nos moldes capitais requer energia incomensurável ..parabéns por seu trabalho..Lj.
Vc que veio parar aqui em busca de conhecimento, depois procura o vídeo "Moeda e macroeconomia: história, teoria e política - Com André Lara Resende". André Lara foi PRINCIPAL idealizador do Plano Real. Aí vc vai entender o papel dos influenciadores em propagar medo em relação a Teoria Monetária Moderna.
Sempre vi o dinheiro como uma mercadoria comum a quem comercia e a expansão da base monetária como principal motor de aumento generalizado de preços. Mas nunca tinha pensado a respeito da DEMANDA por moeda, ao menos não da forma como foi apresentada. Então, se o dinheiro é uma mercadoria, toda mercadoria possui uma determinada oferta. E pra haver oferta dessa mercadoria é necessário antes haver demanda para a mesma. Uma regra tão simples mas de fundamental importância. Obrigado pelo esclarecimento Fernando, seus vídeos são sempre excelentes! Parabéns!
Não existe "demanda por moeda", o fato é que qualquer moeda ganharia poder de compra crescentemente (acompanhando crescimento econômico) se a base monetária fosse mantida a mesma sempre, e esse ganho de poder de compra é roubado pela autoridade monetária que detém o monopólio da produção de tal mercadoria/moeda. A existência de emissão de moeda sem lastro já é um roubo em si. O problema fica ainda maior (inflação) quando tal autoridade quer ainda mais recursos e começa a depreciar a moeda, produzindo mais moeda do que o "demandado". Todo esse imbróglio é apenas uma questão de nomenclatura...trocar saliva roçando lábios e beijar é a mesma coisa, mas o termo beijo têm uma aceitação muito maior.
Eu achei interessante também. Mas não sei o que seria exatamente a demanda por moeda... acho que todo mundo está sempre tentando obter o máximo de moeda possível, não?
Mas foi justamente a desregulamentação do setor privado que gerou a Crise de 2008. O governo não gera dinheiro ou capital, maior parte do dinheiro é crédito privado gerado em bancos privados que foi o que inflou o mercado imobiliário americano dos sub-primes. Na MMT o dinheiro de títulos é chamado de alta potencia, mas ele não é o mesmo do setor privado. O setor privado usa o sistema de reserva fracionária, portanto, em teoria um banco privado pode criar uma quantidade gigante de dinheiro, 9x os depósitos, a depender do depósito compulsório, ou seja, o banco privado precisa só manter uma parte como reserva e pode emprestar o resto e literalmente criar dinheiro/crédito do nada sem qualquer contrapartida. A única coisa que limita isso é o risco mesmo, análise de crédito, etc.
@@hflx Subprimes só existiram porque havia muita gente tomando crédito demais, pra ainda mais casas. Esse crédito, num livre mercado, jamais teria sido dado de forma tão imprudente/irresponsável . Não fosse a interferência governamental, como dizemos no "bunker", "2007 teria acabado ali mesmo", ou nem mesmo teria começado (lembrando que o Fed só é instituição privada no papel; na prática, é para-estatal) . Quando os juros variáveis chegaram, em 2007, a conta não fechou, e era questão de tempo até começar a quebradeira. E, se a economia seguisse seu curso natural, outras instituições, como Bank of America e Citibank teriam - justificadamente - quebrado. Pra piorar, o Fed ajudou, mas ele mesmo não paga; adivinha pra quem foi a conta...? Pois é...os mesmos de sempre... Agora, analisa o cenário: juros baixos, oferta artificial de crédito, geral tomando risco cada vez maior, preços dos ativos inchando descontroladamente...."é bolha? Não...imagina..." Já vi isso antes, to vendo isso agora, de novo. "2008 ainda não acabou".
Lindo a forma como tu vai induzindo as pessoas a compreenderem pq o estado é uma máfia sem fazer parecer para os leigos que é uma idéia absurda, vídeo a vídeo vamos chagando lá
Gostei, explica o movimento de alta generalizada nos mercados. A demanda por moeda vem dos bancos e seus investimentos, ou garantias que eles deram à esses investimentos. Não se traduz em aumento de salário(ou esse aumento é bem menor) o que não gera pressão no consumo e nos preços. Ou seja, QE somente para girar a roda especulativa e não quebrar o sistema.... Cara, não concordo contigo em muitas coisas, mas teus videos explicando o mercado são muito bons! Parabéns!
Em relação quanto ao gasto público não gerar riqueza e em relação ao investimento em educação e tecnologia? É visível que países de primeiro mundo produzem suas próprias tecnologias e vendem pro mundo e quase sempre tem incentivo governamental envolvido como no caso da Coreia, EUA, Noruega e China.
Olá ! Aqui é o Washington !!! As vezes penso que a moeda não cumpre seu papel de meio de troca assim como quando ela não existia havia perdas nas trocas...assim é hoje...Essas arestas é a crítica que o modelo de Oferta tem que aceitar.
Ola Fernando . Parabéns pelo vídeo , já me inscrevi no canal . Sei q este vídeo ja tem um tempo e não sei se respondeste a questão em outros posteriores , mas segue ai minha pergunta : Voce acredita que a emissão de moeda não gera inflação qdo não altera a demanda por moeda . Mas isso não é só um primeiro momento ? Quando a economia começar girar não vai ficar evidente este aumento de liquidez sem contrapartida e provocar a inflação num momento posterior ? Dentro desta linha , qual seria o limite de emissão em relação ao PIB ou outro parametro ? Para mim a MMT parece apenas a teoria de ocasião conveniente ao momento onde existe uma grande tendencia ao populismo fiscal uma vez que o antigo consenso heterodoxo atingiu seu limite . gde abraço 😎
Fernando, oq vc acha das críticas que fazem da escola austríaca como, por exemplo, não faz ou não gosta de fazer contas, não está na academia mainstream, tem poucos teóricos e/ou estudos que aprofundam os temas eo debate, que se popularizou no Brasil após 2014 por justamente não falar economês, não precisar fazer mtas contas e ser mais teórico/ empírico.... Abraços e espero ter essa questão abordada por vc. Ps.: está última crítica quem o fez por exemplo foi o Sami Dana recentemente na entrevista no pânico com o Filipe G.Martins.
Simples, é a escola econômica mais sensata e realista e que bate de frente com a instituição do Estado que quer a qualquer custo controlar a economia como se fosse um Deus!
@@LuizSMatos-dr9tz Não, talvez aqui no Brasil, tem bastante publicações da Revista Mises gringa com econometria, mas msm assim, é só ver aulas de Teoria Econômica que tem nas aulas Summer School da vida que volta e meia rola matemática. A Mackenzie tem publicaçõs com econometria e EA
@@MarcosMelo01 no geral, a direita no BR (direita nao fisiológica) é "liberal" na economia, que por definição são simpáticos a escola austríaca (mtos sem saberem disso), do tipo: menos Estado mais Mercado, descentralização do poder, livre mercado etc. Ja no campo dos valores e princípios éticos e morais creio q nao há uma corrente majoritária, pois há mta confusão nas definições.
Juan Ramon Rallo e um baita economista español, muito bom ver suas discussoes com a izquerda europeia. Parabéns pelo video Fernando U. top como sempre.
Sim, ela baixou o juros e os rentistas enlouqueceram, venderam os dólares causando uma explosão cambial, no qual levou a inflação para 10%, culpa da mera fuga de capital estrangeiro. A crise deu uma punição amarga aos inflacionistas, passaram 3 anos sem ganhar dinheiro devido a forte memoria inflacionaria.
@@gabrielmaia2525 Kkkk. Hilário. Continua por favor. Conta aquela que o Brasil não cresce pq os capitalistas ficam segurando investimento até o Estado acabar os serviços sociais, conta!
@@drjp4212 alguma dúvida de que a inflação de 2015 foi meramente cambial? O dólar estava sobrevalorizado e o juros altos, os rentistas que aqui mamavam vazaram aumentando o câmbio, depreciando o real. Isso é consenso dos ortodoxos. A Dilma foi uma anta, poderia ter reformado o Estado fiscalmente, mas preferiu um populismo barato.
Quando você tem o poder de roubar as pessoas o quanto quiser para obter dinheiro aí fica fácil falar que dívida não se paga. No mundo real isto não existe.
@@m.r.9493 Sua compreensão é valida pra nós que usamos o dinheiro, não para as fontes emissoras que criam o dinheiro. Só não entende isso quem não quer.
Na verdade a TMM acredita que a dívida é financiada após o período de crise com a emissão de títulos públicos, e não com aumento de impostos, ele errou nesse ponto colocando essa "frase bonitinha"
A minha sequência no youtube é ver o vídeo até a metade e decidir se dou like ou não. Porém, quando abro um vídeo o Ulrich já saio dando o like na hora, o conteúdo é impecável.
Demanda por moeda seria a necessidade de dinheiro das empresas, ou seja o estado emite moeda (oferta) e os bancos realmente precisam dessa moeda (demanda) por exemplo para vender seus títulos ou produtos financeiros. Creio eu que seja isso, se não for alguém me corrija, pfv.
@My Android TV Está aqui mesmo, procure por um comentário meu neste vídeo. Vi agora que teve outra pessoa que fez um outro comentário lá, mas estou meio sem tempo para responder por agora.
Como o sr. acredita que se comportaria esta teoria Monetária Moderna num cenário de uma moeda mundial única? Em que não há alternativa de outras moedas até mesmo para indexar contratos? Será desta forma funcionaria? Talvez eles estejam ensaiando um modelo para ser usado num cenário assim. O que o senhor acha?
Sei que o vídeo tem 4 anos, mas cheguei a ele agora. Se houver outros vídeos a respeito do que vou perguntar, agradeço a indicação. Um "leigo" tende a entender inflação e deflação como desproporções entre "moeda" na mão dos demandantes por bens e serviços... e bens ou serviços oferecidos no mesmo mercado. Se há mais moeda do que bens ou serviços, temos inflação; se há menos, deflação. Supondo que as preferências *por* e disponibilidades *de* cada tipo de bem ou serviço não mudam, os preços aumentariam ou diminuiriam proporcionalmente a essa relação; como as preferências e disponibilidades variam, na prática há também variações relativas entre os preços, por questões sazonais, melhora ou piora na produtividade etc. Essa arenga é para perguntar o que é a demanda por moeda. Aparece acima com outras palavras ou é outra coisa? envolve outra definição? Sobre a mmt, o que mais me chamou a atenção foi a definição da moeda como mais ou menos puro exercício de soberania de um estado nacional, de tal modo que tributos não servem para cobrir os gastos estatais, mas para obrigar o uso da moeda soberana local: os contribuintes precisam da moeda local para pagar os tributos. Talvez ao dizer que é "mais ou menos puro exercício de soberania" eu já esteja apresentando uma crítica como uma solução. Isso é: não é puro exercício de soberania porque há o equilíbrio dinâmico entre a base monetária e a produção (estoque e capacidade de produzir). Dúvidas adicionais: a oferta de moeda depende do estado? Pergunto porque no atacado e até no varejo as pessoas (bancos, empresas, pessoas físicas...) podem emitir títulos que por si expandem a base monetária, apenas expressa na cotação da moeda local (ou outra). Na pior das hipóteses as pessoas passam a usar cigarros, panelas, garrafas de (com) uísque como moeda não estatal para pequenas transações e "vales" para grandes... mas presumo que isso tenha a ver com a tal "demanda por moeda". Isso é, se as pessoas começam a usar moedas estrangeiras ou cigarros, ou títulos é porque algum desequilíbrio entre oferta e demanda de moeda ocorreu. Acho estranho que a moeda seja um passivo do estado se não há um lastro (em ouro ou outras moedas) obrigatório. Daí é pura soberania... embora complexamente limitada pela produção e estoques do mercado... Enfim, espero que minhas divagações explicitem minhas deficiências e ajudem a fazerem indicações.
Imagino que esse evento demostra um excesso de moeda (baixa demanda). Muito dinheiro a comprar o que já existe, de onde concluo que há uma baixa demanda por moeda. Muita moeda e poucos empreendimentos novos a investir.
@@josegeraldoabrao1518 Tem excesso de moeda e excesso de demanda em ativos que já estão supervalorizados, o que leva a crescimento ainda maior da bolha. O Daniel foi perfeito na observação dele....bolha de ativos financeiros nada mais é do que um tipo de inflação, só que não é a inflação no setor produtivo (aumento progressivo de preço de produtos e serviços ao consumidor), mas sim uma inflação do setor financeiro (bolha).
É bem óbvio o fato de a demanda por moeda também influenciar na inflação/deflação, mas, pelo que eu entendi dessa teoria, que é basicamente keynesiana mesmo, eles usam este fato para justificar uma intervenção e, segundo a ideia, tornar o poder de compra nivelado, o que torna a teoria um controle de preços e vem com todas as suas consequências, que nem preciso citar.
É fisica. Todo processo inicial é igual ao processo final mais as perdas. Inicial é emissão, Final são as trocas mercantis as perdas são compostas por desgaste do "papel moeda" mais inflação. Esta MMT, é só a teorização da bomba-relógio das QE.
Tenho alguma dúvida. Recebi uma informação que a Argentina aplicou , ao pé da letra , a teoria TMM emitiu muita moeda e as consequências estamos vendo. Quais países tem aplicado a TMM ? Podem conversar e me explicar melhor? Por favor procuro a verdade e não debate ideológico com cada um defendendo suas crenças sem serem imparciais. Minha área é saúde , e por pesquisar na minha área já tenho um certo entendimento de como o viés dificulta a busca da verdade. Por favor relatem os fatos e me ajudem a pensar melhor sobre o assunto
Seria legal você falar sobre a problemática da prorrogativa de emissão monetária no caso de criptomoedas. Como elas não podem ser fabricadas mas sim mineradas, qual seria o impacto de uma moeda cripto ?
Boa tarde, Fernando. Tudo bem? Excelentes vídeos. Entender Oferta de Moeda é bem fácil, mas achei difícil captar o que exatamente significa Demanda de Moeda. Imediatamente associei o termo Demanda de Moeda à uma situação de capacidade ociosa na economia de um país, mas você deu exemplo puramente pautado na necessidade de liquidez dos agentes econômicos. Nessa caso, levando em conta então a situação atual de diversos bancos a beira de colapso por falta de liquidez, mais emissão de moeda não geraria inflação? É nesse ponto que estou com dificuldades de compreender, pois há necessidade de liquidez no sistema bancário, mas vejo que a inflação que já está alta irá aumentar com esse aumento de Oferta de Moeda para suprir essa demanda de liquidez.
nesse momento há tanto capacidade ociosa quanto mão de obra desempregada, teoricamente com a oferta de moeda e abaixando o juros a demanda por liquidez se compensa e não causaria inflação.
Ola, Kugman na EpocaNegocios fala em bomba fiscal. E se a China vier a se desfazer de títulos americanos e ficar de caixa alto especulando pelo mundo. Os Estados Unidos teriam de emitir e aumentar a dívida e ficariam sem reserva em caixa? Seria situação mundial inédita de consequências imprevisíveis?
Todos países desenvolvidos e ricos têm dívidas na própria moeda, só dar um Google, procurem por dívida pública dos países no mundo, todas maiores economias do mundo tem dívida maior que o PIB. Isso é fático!
Recentemente vi um video de um economista argentino chamado Javier Milei que explicava essa questão de emissão de moeda e demanda. Segundo ele, e se eu entendi bem, na crise de 2008 embora os USA colocassem muitos dólares no mercado não foi gerada inflaçao pois houve uma demanda muito forte pelo dólar devido ao medo dos investidores. Já na Argentina além de estarem emitindo moeda existe uma queda muito forte de demanda pelo peso, assim quando as pessoas recebem pesos já trocam imediatamente por outro bem ou dólar, fazendo a moeda circular rapidamente e gerando inflaçao.
Essa é a chave da questão. Qual o principal produto de exportação fos EUA? O dolar é claro; o Mundo pede dólar e o que os americanos fazem? Imprimem. Desta forma, a sociedade americana cada dia enriquece mais nas costas do mundo, comprando tudo aquilo que precisa de forma barata. O único problema ao meu ver é que há um desestímulo a produção dentro dos EUA, dessa forma tornado-se um sociedade de serviços e não de bens de consumo. Onde isso vai parar não sei.
Da mesma forma como o eixo da economia foi deslocado da agropecuária para a manufatura com a Revolução Industrial, ele está sendo deslocado (novamente) da manufatura para o setor de serviços.
Pra mim para não causar inflação, o investimento tem estar um pouco a frente do consumo , ai sim você poderia até utilizar o MMT que nao causaria inflacao,respeitando a parte fiscal. Afinal o consumo é que justifica o investimento, ou o investimento que justifica o consumo?
Fernando no video de estreia com Leandro Ruschel vocês comentaram rapidamente que a expansão da moeda na China teria sido da ordem de 800%!!. Essa expansão teria sido para financiar as industrias ?Alem disso eles tem um tremendo dirigismo estatal.Fala sobre isso
Se todo gasto do Estado é ineficiente por definição e sua ação sempre é neutra, o que explica que o Grande Estado Chinês por intermédio da sua política fiscal ter uns dos grandes conglomerados empresariais do mundo e está rivalizando com os EUA na ponta da fronteira tecnológica ?
Sim. A oferta é decrescente pois demanda cada vez mais poder computacional (minerar bitcoins), e tem períodos de corte na base monetária, o que garante que a longo prazo são moedas deflacionárias.
Fala Fernando tudo bom? Acompanho seu canal a um tempo e acho muito bom e de grande ajuda o conteúdo dos seus vídeos. Porém nem sempre tenho tempo para assisti-los no youtube, e acho que seria uma boa ideia colocar os vídeos do canal em forma de audio em podcast em plataformas como o spotify, assim como fazem outros canais (Ideias Radicais, por exemplo). Fica a dica para expansao do canal, abraço!
Nesse sistema a dívida (passivo) funciona como a teoria monetária, assume o papel do padrão ouro. Então toda a dívida teoricamente representa o valor real da moeda. A MMT busca o equilibrio fiscal possibilitando melhor distribuição financeira através da intervenção do governo nos setores que são fundamentais para o desenvolvimento do país.. O espantalho do calote é inexistente, pois se vc fabrica a moeda vc não pode dar um calote em vc mesmo. Não confunda dívida externa que é em dólar com dívida interna em moeda soberana. A inflação pode ser controlada através de dispositivos de praxe. Hoje Abril/2020 em plena crise sanitária o governo está injetanto liquidez como nunca se fez, socorrendo bancos, empresários e trabalhadores, sem gerar inflação. E se houver excesso de liquidez o governo pode resgatar e controlar a moeda através de mecanimos já conhecidos.
Onde ficam as criptomoedas ? O mundo mudou Os economistas não ??? A escravidão não está sendo percebida ? O Brasil é terceiro mundo por opção política. o Ouro valoriza 8,5℅\ano desde 1971. o BTC ainda valoriza 129℅/ano desde 2009
A tendência é do Bitcoin valorizar bagarai nesses primeiros anos de criação e experimentação e estabilizar conforme mais pessoas entram no mercado e o tornam menos suscetível a manipulações
@@DsantosGE4PA Pode ser, eu Acho que qualquer moeda ou Bitcoin que tenha poder de compra vai ter Especulação e controle de que tem " Muito "... pode não ser governo mas outro até pior, a manipulação sempre terá...só ver o Bitcoin atual.
Do trecho 18:30, finalmente entendi que é como se a hiperinflação fosse o processo de troca da moeda vigente pelo mercado. O governo imprime demais (aumento da oferta) e causa alta inflação, o povo perde a confiança no valor futuro da moeda e não quer mais segurar moeda (queda da demanda), trocam por bens ou por outras moedas, como dólares. A associação do aumento da oferta com a queda da demanda causa a hiperinflação. Não é o governo isoladamente que imprime 10x mais moeda do que já existe, é o povo que não quer mais negociar com a moeda quando o dono da impressora perde o controle e, como resultado, o valor da moeda vira pó. A distorção provocada é grande mas o valor dos ativos ainda existe. Superado o episódio, o valor em dólar das coisas tenderá a voltar ao mesmo nível de antes. O próximo passo é parar de depender do dólar e adotar finalmente uma moeda descentralizada para todo o globo, uma que seja impossível imprimir mais dinheiro, como bitcoin.
O que eu acho interessante da MMT é que o governo/banco central possam emitir moeda sem que isso resulte em dívida. Em tese (na prática não é bem assim), se um país aumenta sua produção em 4% ao ano, o banco central poderia expandir a base monetária em 4%, sem gerar inflação. Isso é algo bom, desde que essa nova moeda emitida fosse utilizada para financiar gastos que antes eram financiados por impostos ou para pagar dívidas. O problema é sempre o limite... Não demoraria muito para que políticos socialistas utilizassem a MMT de forma completamente irracional.
É a demanda que os cidadãos dos países tem para usar a moeda, se está positiva você faz poupança e empréstimos nessa moeda, quando não assim que recebe o salário vai gastá-lo o mais rápido possível, igual br nos anos 80.
@@viniciuscvj Isso é problemático. Desde que exista alguém disposto a rolar suas dívidas, então já se cumpre a condição em que pode haver expansão infinita da base monetária (supostamente sem inflação), já que a "demanda por dinheiro" pode ser infinita. Isso não entra na minha cabeça... "Demanda por moeda" nada mais é do que a autoridade monetária subtraindo o ganho de valor por unidade de moeda que naturalmente ocorre quando há aumento do fluxo de produção e consumo de bens e serviços, já que num padrão-ouro com 0% de influxo de ouro, ocorreria um aumento progressivo do poder de compra de cada unidade de ouro (vulgo, deflação). Precisa existir um balanço/equilíbrio entre bens reais e unidades monetárias, caso contrário, o efeito final é inflação/imposto inflacionário. A ausência de inflação significativa durante o períodos dos QE se deve a uma compartimentalização econômica entre setor produtivo e financeiro, em que há sim inflação, mas inflação dos preços dos ativos financeiros, que pode ser traduzido como "bolha", logo, o problema está na definição de inflação, e não na ausência de inflação com expansão de base monetária.
Considerando o Quantitative easing o provimento de liquidez nos países desenvolvidos não causou inflação alguma. No governo Dilma , as emissões via BNDES dobraram a taxa de inflação acima da meta. Por quê?
@@robertoozelame4243 Somos desenvolvidos então? kkkkkkkk É por isso que você não entendeu. QE não gera inflação quando a economia é competitiva(alta produtividade). O Brasil não tem economia competitiva global, jogando os preços lá em cima. Só observar os bancos subindo os juros, pq nada salva.
Parabéns Ulrich pelo seus vídeos. ..!!!...vendo agora seu vídeo sobre a TMM. ..VC aborda entre outros temas o papel do Estado....que seria de distribuir. ..é não gerar riquezas. ..No caso da Petrobras. ...como fica essa situação! ?...obrigado. ..abraços!
Gosto muito do Ulrich, sempre vejo os vídeos, mas nem tudo que é gasto público é desperdício. Olha o caso do SUS agora na Pandemia. Na minha opinião o estado tem que ter o tamanho e atribuições corretas, o que impede isso hoje é a qualidade dos políticos.
Fernando, primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho! Por favor, faça um vídeo sobre o Milton Friedman. Ele é liberal mas também é um monetarista certo? É um liberal keynesiano?
Ele já falou sobre o a priorismo da escola austríaca detalhadamente em algum vídeo ? Procurei e não achei. Se alguém achar e ver aqui por acaso, poderia avisar por favor? Obrigado.
ATENÇÃO devido a política monetária do QE do banco Central americana para salvar a economia americana Teve um alarde entre nós investidores q saimos da bolsa brasileira para investir em ouro ou dolar pros mais desavisados Fazendo que o dolar se """valorizase"" ( desvalorizacao do real pq investidores sairam da bolsa pra investir em ouro ou dolar ) e o ouro """também"" Então o q fzer pra contornar essa situação Imagine duas moedas num mesmo país uma nova moeda é criada lastreada ao real, essa moeda teria o mesmo valor do real porem seria utilizada na compra de bens de consumo ñ duráveis e o real na compra de bens de consumo duráveis ATENÇÃO AGORA todo o real em posse dos brasileiros no uso para compra de bens de consumo nao duraveis seria confiscado e trocado por essa nova moeda de mesmo valor porem com essa super arrecadação de reais poderia pagar todas as dividas governamentais reestruturação da economia e deflação do real destruindo parte desse real arrecadado além de colocar essa informação ao público q a troca parcial da moeda é para benefício da classe pobre pois com a deflação do real a essa moeda nova lastreada ao real terá valorização no medio prazo A deflação do real proporcionara diminuição de preço de imóveis fazendo com que seje mais acessível para pessoas de baixa renda e etc.... Se vc ñ é o presidente porem qer contribuir com essa ideia e levá-la até o presidente compartilhe nas redes sociais dele e do filho dele e do paulo Guedes também Ou faça um video sobre isso pra mim e outros cidadãos de bem que querem ver o país economicamente saldavel👍
Na época deste vídeo ainda não havia começado a pandemia de Covid... Dois anos e trilhões de dólares em aumento de base monetária dos EUA estamos vivendo uma inflação que homens de gravata e mandatos governamentais dizem ser passageira...
Eu concordo com quase tudo que você falou. Só acho que o governo consegue gerar serviços, ele não gera produtos mas gera um sistema legal, segurança e burocracia que permitem o funcionamento dos negócios. Mas sim em via de regra o governo mais consome do que produz riqueza.
Essa teoria descreve a mente de Ciro Gomes 🤣
@@AlanRobson_ Canal errado, ele não é neoliberal. Kkkkkkkkkkk
Se mata aí...... Kkkkkkkkkkk
@@AlanRobson_ Nossa que show de argumentação.... Kkkkkkkkkkk
Você é formado em ad-xxxx?
@Bruno Pereira what?
@Bruno Pereira Eu não disse isso. Não entendi sua pergunta? O Fernando não defende isso, ele defende apenas que ser for para fazer algo existe o menos pior. Ele é libertário até onde sei, não defende intervenção como algo necessário e benéfico.
@Bruno Pereira Hoje? Ainda não kkkkkkkkkkk
Brincs, não fumo nem uso álcool.
A discussão foi retomada após 2008. Potências injetaram trilhões de dólares para salvaguardar a liquidez de grandes bancos. Não se falou em risco de inflação desmedida, mas em "salvar" a economia em geral. Defensores da MMT questionam, por que não a mesma medida pra diminuir a recessão e o desemprego? Mas com financiamento direcionado planejadamente. Apenas emitir moeda a esmo no no mercado, de fato, causa inflação e desvalorização da moeda; mas isso é diferente de emitir moeda em quantidade limitada e direcionada planejadamente para políticas públicas específicas.
Não se falou porque o governo americano injetou mas os bancos que foram socorridos não lançaram, na mesma proporção, o dinheiro injetado na economia pois, para precaver isso, o governo americano começou a pagar juros para que os bancos guardassem o dinheiro.
Obrigado pela partilha do excelente conhecimento. Deus te abençoe.
Vai ter um certificado no final dessa série de videos? Está sendo um verdadeiro MBA. Meus parabéns, Ulrich. O conteúdo e a densidade desses estão muito acima da média.
densidade? é pra rir mesmo.
@@aliphemoraes7747 densidade
substantivo feminino
1.
qualidade do que é denso, compacto; densidão.
2.
FIGURADO
riqueza de conteúdo; profundidade emocional ou complexidade intelectual.
"d. de um romance"
Olá Fernando. Mais uma vez um ótimo vídeo. Muito obrigado. Penso que a MMT é mais ou menos como tentar enfeitar o bode que está na sala. Ficam pintando as unhas do bode, passando batom no bode, etc, quando o correto seria simplesmente tirar o bode da sala. Traduzindo, o estado deveria reduzir despesas, tornar-se mais enxuto, ser menos burocrático, parar de tentar controlar tudo e infernizar a vida da sociedade e dos agentes produtivos e, por fim, reduzir impostos, para melhorar a produtividade e gerar mais riqueza e empregos. Mas enfim, socialistas adoram controle e centralização para o dinheiro dos outros, então ficam enfeitando o bode e, se bobear, enchem a sala de bodes.
problema da MMT é que está certa se partirmos da premissa de que todo aumento de base monetária do governo, ou aumento de gastos do governo será de fato um excelente investimento, e o governo é ;o mais competente para garantir que sempre haverá retorno positivo.
o problema é que essa premissa é falsa.
Quando há produção de bens e serviços, a moeda ganhará valor; e quando há expansão da base monetária, a moeda perderá valor.
Como os dois ocorrem ao mesmo tempo, não necessariamente a expansão monetária causará elevação de preços, mas está causando depreciação da moeda em relação ao uma economia sem expansão.
Por isso, acredito que o maior problema da expansão monetária seja a distorção causada em determinados setores da economia, informações erradas passadas aos empreendedores e consumidores, criando uma bolha e posteriormente uma crise.
Claro que em alguns lugares, como Venezuela, a produção de bens é muito menor que a expansão monetária, aí sim causando uma visível desvalorização da moeda.
Ulrich,pode fazer um vídeo respondendo as críticas que o Samy Dana fez a escola austriaca?
Link?
Uiii não pode criticar a porcaria da eScoLa AuStRiaCa hahaha... Vcs são uns merda mesmo em
@@AlanRobson_ Poder pode, fake. Para de chorar
@@AlanRobson_ quem disse que não pode criticar animal? Aprenda a interpretar um texto. Se é justamente as críticas que fortificam e solidificam uma tese bem fundamentada, porque ser contra críticas?
@@AlanRobson_ ué, pode responder críticas não?
Melhor canal de economia atual!
Ulrich, você é muito Top cara. Sua explicação é muito bem elaborada. Só quem não quer entender, não entende. Mente brilhante. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Parabéns Ulrich , seus vídeos são ótimos, sou economista também, mas a clareza de suas explicações é a facilidade de transitar em assuntos densos e traduzir isso numa linguagem acessível é fantástica
Como diz um colega nos comentários é um curso de economia , só falta diploma
O economes de quem entende, esplicada de uma forma que todo mundo entende, sucesso em continue nessa jornada abs
Muito obrigado pelo comentário, Celso! 🙏
Então quer dizer que se você aumentar a oferta de moeda havendo demanda para isso não gera inflação. Seria isso?
O Direito Econômico tem feito inúmeros ciclos , contexto uníssono Inflacionario Deflacionário realmente tem nos deixado atordoados , entretando (sic) com 4.0 valuetime no currículo me predisponho ao aprendizado bate-papo , afinal termos efetivo controle nos moldes capitais requer energia incomensurável ..parabéns por seu trabalho..Lj.
MMT = magic money tree
Vc que veio parar aqui em busca de conhecimento, depois procura o vídeo "Moeda e macroeconomia: história, teoria e política - Com André Lara Resende". André Lara foi PRINCIPAL idealizador do Plano Real. Aí vc vai entender o papel dos influenciadores em propagar medo em relação a Teoria Monetária Moderna.
Sempre vi o dinheiro como uma mercadoria comum a quem comercia e a expansão da base monetária como principal motor de aumento generalizado de preços.
Mas nunca tinha pensado a respeito da DEMANDA por moeda, ao menos não da forma como foi apresentada.
Então, se o dinheiro é uma mercadoria, toda mercadoria possui uma determinada oferta. E pra haver oferta dessa mercadoria é necessário antes haver demanda para a mesma.
Uma regra tão simples mas de fundamental importância.
Obrigado pelo esclarecimento Fernando, seus vídeos são sempre excelentes! Parabéns!
Não existe "demanda por moeda", o fato é que qualquer moeda ganharia poder de compra crescentemente (acompanhando crescimento econômico) se a base monetária fosse mantida a mesma sempre, e esse ganho de poder de compra é roubado pela autoridade monetária que detém o monopólio da produção de tal mercadoria/moeda.
A existência de emissão de moeda sem lastro já é um roubo em si. O problema fica ainda maior (inflação) quando tal autoridade quer ainda mais recursos e começa a depreciar a moeda, produzindo mais moeda do que o "demandado".
Todo esse imbróglio é apenas uma questão de nomenclatura...trocar saliva roçando lábios e beijar é a mesma coisa, mas o termo beijo têm uma aceitação muito maior.
Eu achei interessante também. Mas não sei o que seria exatamente a demanda por moeda... acho que todo mundo está sempre tentando obter o máximo de moeda possível, não?
Dinheiro não é uma mercadoria comum
Teoria monetária moderna é: 2008 não pode acontecer novamente.
enquanto continuam inchando a mesma bolha kkk
Mas eles tão fazendo tudo de novo com o crédito
Mas vai, e vai ser bem pior.....
Mas foi justamente a desregulamentação do setor privado que gerou a Crise de 2008. O governo não gera dinheiro ou capital, maior parte do dinheiro é crédito privado gerado em bancos privados que foi o que inflou o mercado imobiliário americano dos sub-primes. Na MMT o dinheiro de títulos é chamado de alta potencia, mas ele não é o mesmo do setor privado. O setor privado usa o sistema de reserva fracionária, portanto, em teoria um banco privado pode criar uma quantidade gigante de dinheiro, 9x os depósitos, a depender do depósito compulsório, ou seja, o banco privado precisa só manter uma parte como reserva e pode emprestar o resto e literalmente criar dinheiro/crédito do nada sem qualquer contrapartida. A única coisa que limita isso é o risco mesmo, análise de crédito, etc.
@@hflx Subprimes só existiram porque havia muita gente tomando crédito demais, pra ainda mais casas. Esse crédito, num livre mercado, jamais teria sido dado de forma tão imprudente/irresponsável .
Não fosse a interferência governamental, como dizemos no "bunker", "2007 teria acabado ali mesmo", ou nem mesmo teria começado (lembrando que o Fed só é instituição privada no papel; na prática, é para-estatal) .
Quando os juros variáveis chegaram, em 2007, a conta não fechou, e era questão de tempo até começar a quebradeira. E, se a economia seguisse seu curso natural, outras instituições, como Bank of America e Citibank teriam - justificadamente - quebrado. Pra piorar, o Fed ajudou, mas ele mesmo não paga; adivinha pra quem foi a conta...? Pois é...os mesmos de sempre...
Agora, analisa o cenário: juros baixos, oferta artificial de crédito, geral tomando risco cada vez maior, preços dos ativos inchando descontroladamente...."é bolha? Não...imagina..."
Já vi isso antes, to vendo isso agora, de novo. "2008 ainda não acabou".
Aulas de economia todo dia ? Só aqui mesmo. Parabéns pelo trabalho.
Em pleno século 21 as pessoas ainda não entenderam que a economia segue um curso natural e que qualquer intervenção só atrapalha o progresso
KKK então explica o case de sucesso do intervencionismo Chines, os liberais bugam com a China
Os soças insistem no erro.
Lindo a forma como tu vai induzindo as pessoas a compreenderem pq o estado é uma máfia sem fazer parecer para os leigos que é uma idéia absurda, vídeo a vídeo vamos chagando lá
Gostei, explica o movimento de alta generalizada nos mercados. A demanda por moeda vem dos bancos e seus investimentos, ou garantias que eles deram à esses investimentos. Não se traduz em aumento de salário(ou esse aumento é bem menor) o que não gera pressão no consumo e nos preços. Ou seja, QE somente para girar a roda especulativa e não quebrar o sistema.... Cara, não concordo contigo em muitas coisas, mas teus videos explicando o mercado são muito bons! Parabéns!
💖Obrigada Fernando.🌟🌷🌹
Em relação quanto ao gasto público não gerar riqueza e em relação ao investimento em educação e tecnologia?
É visível que países de primeiro mundo produzem suas próprias tecnologias e vendem pro mundo e quase sempre tem incentivo governamental envolvido como no caso da Coreia, EUA, Noruega e China.
Olá ! Aqui é o Washington !!! As vezes penso que a moeda não cumpre seu papel de meio de troca assim como quando ela não existia havia perdas nas trocas...assim é hoje...Essas arestas é a crítica que o modelo de Oferta tem que aceitar.
A Argentina será um excelente modelo para se observar o ano que entra. As criptomoedas poderão substituir a moeda corrente em alguns aspectos.
Ola Fernando . Parabéns pelo vídeo , já me inscrevi no canal . Sei q este vídeo ja tem um tempo e não sei se respondeste a questão em outros posteriores , mas segue ai minha pergunta : Voce acredita que a emissão de moeda não gera inflação qdo não altera a demanda por moeda . Mas isso não é só um primeiro momento ? Quando a economia começar girar não vai ficar evidente este aumento de liquidez sem contrapartida e provocar a inflação num momento posterior ? Dentro desta linha , qual seria o limite de emissão em relação ao PIB ou outro parametro ? Para mim a MMT parece apenas a teoria de ocasião conveniente ao momento onde existe uma grande tendencia ao populismo fiscal uma vez que o antigo consenso heterodoxo atingiu seu limite . gde abraço 😎
Fernando, oq vc acha das críticas que fazem da escola austríaca como, por exemplo, não faz ou não gosta de fazer contas, não está na academia mainstream, tem poucos teóricos e/ou estudos que aprofundam os temas eo debate, que se popularizou no Brasil após 2014 por justamente não falar economês, não precisar fazer mtas contas e ser mais teórico/ empírico....
Abraços e espero ter essa questão abordada por vc.
Ps.: está última crítica quem o fez por exemplo foi o Sami Dana recentemente na entrevista no pânico com o Filipe G.Martins.
Simples, é a escola econômica mais sensata e realista e que bate de frente com a instituição do Estado que quer a qualquer custo controlar a economia como se fosse um Deus!
Filipe é austríaco?
@@maikonmota7 falou e não disse nada! A escola austriacas precisa se defender MUITO melhor, pq de fato tem pouco fundamento teórico e matemático
@@LuizSMatos-dr9tz Não, talvez aqui no Brasil, tem bastante publicações da Revista Mises gringa com econometria, mas msm assim, é só ver aulas de Teoria Econômica que tem nas aulas Summer School da vida que volta e meia rola matemática. A Mackenzie tem publicaçõs com econometria e EA
@@MarcosMelo01 no geral, a direita no BR (direita nao fisiológica) é "liberal" na economia, que por definição são simpáticos a escola austríaca (mtos sem saberem disso), do tipo: menos Estado mais Mercado, descentralização do poder, livre mercado etc. Ja no campo dos valores e princípios éticos e morais creio q nao há uma corrente majoritária, pois há mta confusão nas definições.
Juan Ramon Rallo e um baita economista español, muito bom ver suas discussoes com a izquerda europeia. Parabéns pelo video Fernando U. top como sempre.
Obrigado! Rallo é um craque.
Sempre esclarecedor o nosso Ulrich.
Bom dia Fernando, Seria legal que esses vídeos tivesse podcast.
Vdd! Vou providenciar!
Se não me engano, isso parece com a teoria dilmiana da economia com sua nova matriz econômica.
Sim, ela baixou o juros e os rentistas enlouqueceram, venderam os dólares causando uma explosão cambial, no qual levou a inflação para 10%, culpa da mera fuga de capital estrangeiro. A crise deu uma punição amarga aos inflacionistas, passaram 3 anos sem ganhar dinheiro devido a forte memoria inflacionaria.
Sim, está errado. Comentei um pouco sobre isso tb.
@@gabrielmaia2525 Kkkk. Hilário. Continua por favor.
Conta aquela que o Brasil não cresce pq os capitalistas ficam segurando investimento até o Estado acabar os serviços sociais, conta!
@@drjp4212 então conta pra nós.. que lugar da história houve capitalismo sem estado. E que a escola austrica foi solução pra uma coisa?
@@drjp4212 alguma dúvida de que a inflação de 2015 foi meramente cambial? O dólar estava sobrevalorizado e o juros altos, os rentistas que aqui mamavam vazaram aumentando o câmbio, depreciando o real. Isso é consenso dos ortodoxos. A Dilma foi uma anta, poderia ter reformado o Estado fiscalmente, mas preferiu um populismo barato.
Começa aos 3:20
O aumento de produtividade na economia é também um aumento na demanda por moeda?
Não necessariamente, as pessoas podem escolher escambar produtos em excesso entre elas enquanto não se emite mais moedas
Não. Isto está errado. Comentei um pouco sobre isso.
"Dívida não se paga, se rola". Lembrei do Delfim Neto...
Esse debate é demais!
MMT Vs Austrian
ruclips.net/video/cUTLCDBONok/видео.html
"Se, rola no povo!" Delfim Neto
Quando você tem o poder de roubar as pessoas o quanto quiser para obter dinheiro aí fica fácil falar que dívida não se paga. No mundo real isto não existe.
@@m.r.9493 Sua compreensão é valida pra nós que usamos o dinheiro, não para as fontes emissoras que criam o dinheiro. Só não entende isso quem não quer.
"Realocar recursos 'via impostos'" é uma frase bonitinha que se traduz em "realocar recursos 'via fuzis'"
A milícia, traficantes,PCC e comando vermelho dão ótimos exemplos de como começar a fazer na sua região mesmo
E realocar sempre de maneira ineficiente por definição.
Pegar de quem produz e passar para quem nao produz.
Na verdade a TMM acredita que a dívida é financiada após o período de crise com a emissão de títulos públicos, e não com aumento de impostos, ele errou nesse ponto colocando essa "frase bonitinha"
A minha sequência no youtube é ver o vídeo até a metade e decidir se dou like ou não. Porém, quando abro um vídeo o Ulrich já saio dando o like na hora, o conteúdo é impecável.
Parabéns pelo vídeo Fernando! Não entendi muito bem conceito de demanda por moeda. Alguém poderia em explicar?
Demanda por moeda seria a necessidade de dinheiro das empresas, ou seja o estado emite moeda (oferta) e os bancos realmente precisam dessa moeda (demanda) por exemplo para vender seus títulos ou produtos financeiros.
Creio eu que seja isso, se não for alguém me corrija, pfv.
Está errado isso. Eu fiz um comentário explicando isso.
@@m.r.9493 valeu
@My Android TV Está aqui mesmo, procure por um comentário meu neste vídeo. Vi agora que teve outra pessoa que fez um outro comentário lá, mas estou meio sem tempo para responder por agora.
Excelente vídeo Ulrich! Eles vídeos conceituais, abordando a teoria e explicando-a é muito relevante.
Como o sr. acredita que se comportaria esta teoria Monetária Moderna num cenário de uma moeda mundial única? Em que não há alternativa de outras moedas até mesmo para indexar contratos? Será desta forma funcionaria? Talvez eles estejam ensaiando um modelo para ser usado num cenário assim. O que o senhor acha?
Não concordo muito com seu ponto de vista Fernando, mas gostei do debate abordando os contrapontos
Bom Dia.
Fantástica aula. Super clara.
Explicação excelente!
Obrigado 😃
Sei que o vídeo tem 4 anos, mas cheguei a ele agora. Se houver outros vídeos a respeito do que vou perguntar, agradeço a indicação.
Um "leigo" tende a entender inflação e deflação como desproporções entre "moeda" na mão dos demandantes por bens e serviços... e bens ou serviços oferecidos no mesmo mercado. Se há mais moeda do que bens ou serviços, temos inflação; se há menos, deflação. Supondo que as preferências *por* e disponibilidades *de* cada tipo de bem ou serviço não mudam, os preços aumentariam ou diminuiriam proporcionalmente a essa relação; como as preferências e disponibilidades variam, na prática há também variações relativas entre os preços, por questões sazonais, melhora ou piora na produtividade etc.
Essa arenga é para perguntar o que é a demanda por moeda. Aparece acima com outras palavras ou é outra coisa? envolve outra definição?
Sobre a mmt, o que mais me chamou a atenção foi a definição da moeda como mais ou menos puro exercício de soberania de um estado nacional, de tal modo que tributos não servem para cobrir os gastos estatais, mas para obrigar o uso da moeda soberana local: os contribuintes precisam da moeda local para pagar os tributos.
Talvez ao dizer que é "mais ou menos puro exercício de soberania" eu já esteja apresentando uma crítica como uma solução. Isso é: não é puro exercício de soberania porque há o equilíbrio dinâmico entre a base monetária e a produção (estoque e capacidade de produzir).
Dúvidas adicionais: a oferta de moeda depende do estado? Pergunto porque no atacado e até no varejo as pessoas (bancos, empresas, pessoas físicas...) podem emitir títulos que por si expandem a base monetária, apenas expressa na cotação da moeda local (ou outra). Na pior das hipóteses as pessoas passam a usar cigarros, panelas, garrafas de (com) uísque como moeda não estatal para pequenas transações e "vales" para grandes... mas presumo que isso tenha a ver com a tal "demanda por moeda". Isso é, se as pessoas começam a usar moedas estrangeiras ou cigarros, ou títulos é porque algum desequilíbrio entre oferta e demanda de moeda ocorreu.
Acho estranho que a moeda seja um passivo do estado se não há um lastro (em ouro ou outras moedas) obrigatório. Daí é pura soberania... embora complexamente limitada pela produção e estoques do mercado...
Enfim, espero que minhas divagações explicitem minhas deficiências e ajudem a fazerem indicações.
TMM é o fim do mundo. Depois que eu vi o Ray Dalio apoiando eu fiquei, de fato, preocupado
Sim, está errado. Comentei um pouco sobre isso tb.
Dalio nunca apoiou, simplesmente disse que o cenario para a MMT ser empregada esta se configurando, por fatores sociais, politicos e economicos.
Imagina se os EUA pensassem isso em 2008... Será que eles tinham saído da crise causada pela ESPECULAÇÃO imobiliária?
No nosso caso, não estaria a grande demanda por moeda, no mercado financeiro? Basta olhar a hiper inflação que está ocorrendo na bolsa de valores.
Imagino que esse evento demostra um excesso de moeda (baixa demanda). Muito dinheiro a comprar o que já existe, de onde concluo que há uma baixa demanda por moeda.
Muita moeda e poucos empreendimentos novos a investir.
@@josegeraldoabrao1518 Tem excesso de moeda e excesso de demanda em ativos que já estão supervalorizados, o que leva a crescimento ainda maior da bolha.
O Daniel foi perfeito na observação dele....bolha de ativos financeiros nada mais é do que um tipo de inflação, só que não é a inflação no setor produtivo (aumento progressivo de preço de produtos e serviços ao consumidor), mas sim uma inflação do setor financeiro (bolha).
O que é a demanda por moeda e o que gera isso?
Está errado isso. Eu fiz um comentário explicando isso.
É bem óbvio o fato de a demanda por moeda também influenciar na inflação/deflação, mas, pelo que eu entendi dessa teoria, que é basicamente keynesiana mesmo, eles usam este fato para justificar uma intervenção e, segundo a ideia, tornar o poder de compra nivelado, o que torna a teoria um controle de preços e vem com todas as suas consequências, que nem preciso citar.
É fisica. Todo processo inicial é igual ao processo final mais as perdas. Inicial é emissão, Final são as trocas mercantis as perdas são compostas por desgaste do "papel moeda" mais inflação. Esta MMT, é só a teorização da bomba-relógio das QE.
Tenho alguma dúvida. Recebi uma informação que a Argentina aplicou , ao pé da letra , a teoria TMM emitiu muita moeda e as consequências estamos vendo. Quais países tem aplicado a TMM ? Podem conversar e me explicar melhor? Por favor procuro a verdade e não debate ideológico com cada um defendendo suas crenças sem serem imparciais. Minha área é saúde , e por pesquisar na minha área já tenho um certo entendimento de como o viés dificulta a busca da verdade. Por favor relatem os fatos e me ajudem a pensar melhor sobre o assunto
Conteúdo de muita qualidade!!! Seus vídeos são ótimos!!!
Seria legal você falar sobre a problemática da prorrogativa de emissão monetária no caso de criptomoedas. Como elas não podem ser fabricadas mas sim mineradas, qual seria o impacto de uma moeda cripto ?
Caraca, nunca tinha pensado nessa ideia da demanda da moeda vs. sua disponibilidade
Parabéns pela excelente aula!!!
Boa tarde, Fernando. Tudo bem?
Excelentes vídeos.
Entender Oferta de Moeda é bem fácil, mas achei difícil captar o que exatamente significa Demanda de Moeda.
Imediatamente associei o termo Demanda de Moeda à uma situação de capacidade ociosa na economia de um país, mas você deu exemplo puramente pautado na necessidade de liquidez dos agentes econômicos.
Nessa caso, levando em conta então a situação atual de diversos bancos a beira de colapso por falta de liquidez, mais emissão de moeda não geraria inflação? É nesse ponto que estou com dificuldades de compreender, pois há necessidade de liquidez no sistema bancário, mas vejo que a inflação que já está alta irá aumentar com esse aumento de Oferta de Moeda para suprir essa demanda de liquidez.
nesse momento há tanto capacidade ociosa quanto mão de obra desempregada, teoricamente com a oferta de moeda e abaixando o juros a demanda por liquidez se compensa e não causaria inflação.
Ola, Kugman na EpocaNegocios fala em bomba fiscal. E se a China vier a se desfazer de títulos americanos e ficar de caixa alto especulando pelo mundo. Os Estados Unidos teriam de emitir e aumentar a dívida e ficariam sem reserva em caixa? Seria situação mundial inédita de consequências imprevisíveis?
Todos países desenvolvidos e ricos têm dívidas na própria moeda, só dar um Google, procurem por dívida pública dos países no mundo, todas maiores economias do mundo tem dívida maior que o PIB. Isso é fático!
Excelente! Me coagiu a me inscrever. Abs
Recentemente vi um video de um economista argentino chamado Javier Milei que explicava essa questão de emissão de moeda e demanda. Segundo ele, e se eu entendi bem, na crise de 2008 embora os USA colocassem muitos dólares no mercado não foi gerada inflaçao pois houve uma demanda muito forte pelo dólar devido ao medo dos investidores. Já na Argentina além de estarem emitindo moeda existe uma queda muito forte de demanda pelo peso, assim quando as pessoas recebem pesos já trocam imediatamente por outro bem ou dólar, fazendo a moeda circular rapidamente e gerando inflaçao.
USA tem a vantagem de imprimir o dólar e ele sair de lá pra ser reserva pelo mundo afora.
Para cada ação uma reação.
teoria econômica moderna e teoria monetária moderna são as mesmas coisas?
Mas quando o Bacen faz emissão de moeda não é com a finalidade de aquecer a economia do país?
Na sua opinião o ÔNUS SOCIAL tem ser o alicerce para o crescimento econômico?
Inflizmente minha capacidade intelectual não me permitiu entender quando a moeda não é demandada. Todos não gostam da moeda?
Que aula!!
3 anos atrás eu só via CangaCiro com essa visão, eis que hoje nossos senadores e a carreta furacão estão propondo exatamente isso... 🤯
Faz um debate com a Mônica de Bolle
Fernando você pode definir o que é gasto? Não conheço nem um gasto que seja, a priori, desperdício. Aliás náo existe lucro sem gastos, certo?
Baita video. Obrigado Fernando.
Essa é a chave da questão. Qual o principal produto de exportação fos EUA? O dolar é claro; o Mundo pede dólar e o que os americanos fazem? Imprimem. Desta forma, a sociedade americana cada dia enriquece mais nas costas do mundo, comprando tudo aquilo que precisa de forma barata. O único problema ao meu ver é que há um desestímulo a produção dentro dos EUA, dessa forma tornado-se um sociedade de serviços e não de bens de consumo. Onde isso vai parar não sei.
Vai ser interessante vê, como isso vai se manter.
Da mesma forma como o eixo da economia foi deslocado da agropecuária para a manufatura com a Revolução Industrial, ele está sendo deslocado (novamente) da manufatura para o setor de serviços.
Pra mim para não causar inflação, o investimento tem estar um pouco a frente do consumo , ai sim você poderia até utilizar o MMT que nao causaria inflacao,respeitando a parte fiscal. Afinal o consumo é que justifica o investimento, ou o investimento que justifica o consumo?
Poupança, investimentos e cosumo. A base pra qualquer economia é a poupança.
@@jorgemorais4005 concordo com você Jorge, na verdade quando mencionei investimento na estava considerando a poupança. Valeu
@@danilobarboza5207 disponha!
Fernando no video de estreia com Leandro Ruschel vocês comentaram rapidamente que a expansão da moeda na China teria sido da ordem de 800%!!. Essa expansão teria sido para financiar as industrias ?Alem disso eles tem um tremendo dirigismo estatal.Fala sobre isso
Se todo gasto do Estado é ineficiente por definição e sua ação sempre é neutra, o que explica que o Grande Estado Chinês por intermédio da sua política fiscal ter uns dos grandes conglomerados empresariais do mundo e está rivalizando com os EUA na ponta da fronteira tecnológica ?
Pergunta que faz qualquer austríaco correr pro porão da casa da mamãe.
Os juros negativos não seriam um sinal de calote branco?
Calote cinza, tradicionalmente calote branco é inflação.
no caso o valor de juros nominal n precisa ser abaixo de zero
só do fata da inflação ser maior q o juros ja torna o juros negativos
As Criptos e tecnologia Blockchain, por natureza, não regularizam esta demanda e oferta?
Sim.
A oferta é decrescente pois demanda cada vez mais poder computacional (minerar bitcoins), e tem períodos de corte na base monetária, o que garante que a longo prazo são moedas deflacionárias.
mas o juro do passivo vai retirar flexibilidade financeira e a subida de impostos que pontencilaizam a subida da inflação e o povo é que paga...
Fala Fernando tudo bom? Acompanho seu canal a um tempo e acho muito bom e de grande ajuda o conteúdo dos seus vídeos. Porém nem sempre tenho tempo para assisti-los no youtube, e acho que seria uma boa ideia colocar os vídeos do canal em forma de audio em podcast em plataformas como o spotify, assim como fazem outros canais (Ideias Radicais, por exemplo). Fica a dica para expansao do canal, abraço!
Nesse sistema a dívida (passivo) funciona como a teoria monetária, assume o papel do padrão ouro. Então toda a dívida teoricamente representa o valor real da moeda. A MMT busca o equilibrio fiscal possibilitando melhor distribuição financeira através da intervenção do governo nos setores que são fundamentais para o desenvolvimento do país.. O espantalho do calote é inexistente, pois se vc fabrica a moeda vc não pode dar um calote em vc mesmo. Não confunda dívida externa que é em dólar com dívida interna em moeda soberana. A inflação pode ser controlada através de dispositivos de praxe. Hoje Abril/2020 em plena crise sanitária o governo está injetanto liquidez como nunca se fez, socorrendo bancos, empresários e trabalhadores, sem gerar inflação. E se houver excesso de liquidez o governo pode resgatar e controlar a moeda através de mecanimos já conhecidos.
Como seu comentario envelheceu mal em? foi acreditar no conto do FED e na merda da MMT kkkkkkkkkkk provou-se mais uma vez na pratica que é pura furada
Poxa! Agora muito coisa fez sentido.
acho que é melhor a gente começar a compra ZiG
Fala sobre o fim do dinheiro impresso!!!!
Bitcoin !!
Onde ficam as criptomoedas ?
O mundo mudou
Os economistas não ???
A escravidão não está sendo percebida ?
O Brasil é terceiro mundo por opção política.
o Ouro valoriza 8,5℅\ano desde 1971.
o BTC ainda valoriza 129℅/ano desde 2009
A tendência é do Bitcoin valorizar bagarai nesses primeiros anos de criação e experimentação e estabilizar conforme mais pessoas entram no mercado e o tornam menos suscetível a manipulações
Compre cripto e vc vai ser livrar dessas doidices socialistas!
@@DsantosGE4PA
Pode ser, eu Acho que qualquer moeda ou Bitcoin que tenha poder de compra vai ter Especulação e controle de que tem " Muito "... pode não ser governo mas outro até pior, a manipulação sempre terá...só ver o Bitcoin atual.
Bitcoin é moeda?
Do trecho 18:30, finalmente entendi que é como se a hiperinflação fosse o processo de troca da moeda vigente pelo mercado.
O governo imprime demais (aumento da oferta) e causa alta inflação, o povo perde a confiança no valor futuro da moeda e não quer mais segurar moeda (queda da demanda), trocam por bens ou por outras moedas, como dólares. A associação do aumento da oferta com a queda da demanda causa a hiperinflação. Não é o governo isoladamente que imprime 10x mais moeda do que já existe, é o povo que não quer mais negociar com a moeda quando o dono da impressora perde o controle e, como resultado, o valor da moeda vira pó. A distorção provocada é grande mas o valor dos ativos ainda existe. Superado o episódio, o valor em dólar das coisas tenderá a voltar ao mesmo nível de antes. O próximo passo é parar de depender do dólar e adotar finalmente uma moeda descentralizada para todo o globo, uma que seja impossível imprimir mais dinheiro, como bitcoin.
Explicando melhor pq "troca de moeda": ninguém quer ficar segurando a moeda desvalorizando e prefere guadar ou negociar em dólar, por exemplo
O que eu acho interessante da MMT é que o governo/banco central possam emitir moeda sem que isso resulte em dívida. Em tese (na prática não é bem assim), se um país aumenta sua produção em 4% ao ano, o banco central poderia expandir a base monetária em 4%, sem gerar inflação. Isso é algo bom, desde que essa nova moeda emitida fosse utilizada para financiar gastos que antes eram financiados por impostos ou para pagar dívidas. O problema é sempre o limite... Não demoraria muito para que políticos socialistas utilizassem a MMT de forma completamente irracional.
Onde está o video sobre o QE?
Não entendi a demanda por moeda.
É a demanda que os cidadãos dos países tem para usar a moeda, se está positiva você faz poupança e empréstimos nessa moeda, quando não assim que recebe o salário vai gastá-lo o mais rápido possível, igual br nos anos 80.
@@viniciuscvj Obrigado!
@@viniciuscvj Demanda por moeda pode ser entendida como estimativa do desejo de poupança então?
@@drjp4212 também, mas empréstimos também são demanda de dinheiro.
@@viniciuscvj Isso é problemático.
Desde que exista alguém disposto a rolar suas dívidas, então já se cumpre a condição em que pode haver expansão infinita da base monetária (supostamente sem inflação), já que a "demanda por dinheiro" pode ser infinita.
Isso não entra na minha cabeça...
"Demanda por moeda" nada mais é do que a autoridade monetária subtraindo o ganho de valor por unidade de moeda que naturalmente ocorre quando há aumento do fluxo de produção e consumo de bens e serviços, já que num padrão-ouro com 0% de influxo de ouro, ocorreria um aumento progressivo do poder de compra de cada unidade de ouro (vulgo, deflação).
Precisa existir um balanço/equilíbrio entre bens reais e unidades monetárias, caso contrário, o efeito final é inflação/imposto inflacionário.
A ausência de inflação significativa durante o períodos dos QE se deve a uma compartimentalização econômica entre setor produtivo e financeiro, em que há sim inflação, mas inflação dos preços dos ativos financeiros, que pode ser traduzido como "bolha", logo, o problema está na definição de inflação, e não na ausência de inflação com expansão de base monetária.
Considerando o Quantitative easing o provimento de liquidez nos países desenvolvidos não causou inflação alguma. No governo Dilma , as emissões via BNDES dobraram a taxa de inflação acima da meta. Por quê?
Não existe isso de comparar uma economia competitiva com uma economia subdesenvolvida amigo.
Fiz uma pergunta e vc não esclareceu nada... além de dizer uma tolice pq o Brasil não é “ subdesenvolvido”.
@@robertoozelame4243 Somos desenvolvidos então? kkkkkkkk É por isso que você não entendeu. QE não gera inflação quando a economia é competitiva(alta produtividade). O Brasil não tem economia competitiva global, jogando os preços lá em cima. Só observar os bancos subindo os juros, pq nada salva.
MMT: mais um capítulo da longa história das macumbarias keynesianas.
KKKKKKKKKKK macumbarias keynesianas, rachei!!!
*pós-keynesianas
Excelente
Parabéns. Excelente vídeo.
Parabéns Ulrich pelo seus vídeos. ..!!!...vendo agora seu vídeo sobre a TMM. ..VC aborda entre outros temas o papel do Estado....que seria de distribuir. ..é não gerar riquezas. ..No caso da Petrobras. ...como fica essa situação! ?...obrigado. ..abraços!
Gosto muito do Ulrich, sempre vejo os vídeos, mas nem tudo que é gasto público é desperdício. Olha o caso do SUS agora na Pandemia. Na minha opinião o estado tem que ter o tamanho e atribuições corretas, o que impede isso hoje é a qualidade dos políticos.
BANCOS: INSTITUIÇÃO DE AGIOTAGEM LEGALIZADA!!!
Uow capitão óbvio
Procurem sobre esse assunto o vídeos do Professor André Roncagli-UNIFESP. Muito melhor, professor e da cadeira Teoria econômica da UNIFESP.
Fernando, primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho! Por favor, faça um vídeo sobre o Milton Friedman. Ele é liberal mas também é um monetarista certo? É um liberal keynesiano?
Ele já falou sobre o a priorismo da escola austríaca detalhadamente em algum vídeo ? Procurei e não achei. Se alguém achar e ver aqui por acaso, poderia avisar por favor? Obrigado.
ATENÇÃO devido a política monetária do QE do banco Central americana para salvar a economia americana
Teve um alarde entre nós investidores q saimos da bolsa brasileira para investir em ouro ou dolar pros mais desavisados
Fazendo que o dolar se """valorizase"" ( desvalorizacao do real pq investidores sairam da bolsa pra investir em ouro ou dolar ) e o ouro """também"" Então o q fzer pra contornar essa situação
Imagine duas moedas num mesmo país uma nova moeda é criada lastreada ao real, essa moeda teria o mesmo valor do real porem seria utilizada na compra de bens de consumo ñ duráveis e o real na compra de bens de consumo duráveis
ATENÇÃO AGORA
todo o real em posse dos brasileiros no uso para compra de bens de consumo nao duraveis seria confiscado e trocado por essa nova moeda de mesmo valor porem com essa super arrecadação de reais poderia pagar todas as dividas governamentais reestruturação da economia e deflação do real destruindo parte desse real arrecadado além de colocar essa informação ao público q a troca parcial da moeda é para benefício da classe pobre pois com a deflação do real a essa moeda nova lastreada ao real terá valorização no medio prazo
A deflação do real proporcionara diminuição de preço de imóveis fazendo com que seje mais acessível para pessoas de baixa renda e etc....
Se vc ñ é o presidente porem qer contribuir com essa ideia e levá-la até o presidente compartilhe nas redes sociais dele e do filho dele e do paulo Guedes também
Ou faça um video sobre isso pra mim e outros cidadãos de bem que querem ver o país economicamente saldavel👍
Na época deste vídeo ainda não havia começado a pandemia de Covid...
Dois anos e trilhões de dólares em aumento de base monetária dos EUA estamos vivendo uma inflação que homens de gravata e mandatos governamentais dizem ser passageira...
como q pode "um cara" que imprime dinheiro e ainda tem dívida?
Essa Teoria também não é aquela defendida pela cantora Ludmila?
Aula muito acima do nível das universidades brasileiras.
Eu concordo com quase tudo que você falou. Só acho que o governo consegue gerar serviços, ele não gera produtos mas gera um sistema legal, segurança e burocracia que permitem o funcionamento dos negócios. Mas sim em via de regra o governo mais consome do que produz riqueza.
Em preço algum Fernando esses QE inflaram?