BENEDITO NOVO SC - Município situado na Microrregião de Blumenau.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • BENEDITO NOVO E SUA HISTÓRIA
    Benedito Novo é um município situado na Microrregião de Blumenau.
    A colônia de Blumenau (atual Blumenau), no vale do rio Itajaí-Açu, fundada, em 1850, Dr. Hermann Blumenau, foi vendida, dez anos após, ao Governo Imperial. Em decorrência dessa ocupação, os imigrantes bravamente exploravam as adjacências, subindo as margens do rio, estabeleceram-se em Timbó. A localização faz parte da Mesorregião do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. Foi fundado na década de 1880 por Joseph Peyerl, Johan Maus e Anton Werling, na época ainda como colônia de Blumenau.
    A natureza contorna esta cidade que atrai cada vez mais pessoas em busca do turismo ecológico. Cachoeiras com mais de 76 metros de altura, grutas e saltos conquistam os praticantes do turismo de aventura, lugares ideais para esportes radicais, como rappel, canyoning e canoagem.
    Colonização
    A região que hoje abrange o município de Benedito Novo fez parte da área de colonização de Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869, construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito, outras famílias alemãs, e estabeleceu alguns colonos nas confluências dos Ribeirões conhecidos por Dona Clara, Santa Rosa, Russos, Tigre e Antas. Sua exploração se deu até a comunidade de Salto Donner, atual município de Doutor Pedrinho.
    De acordo com os documentos, de Scheidemantel e Weingäertner, os pioneiros da colonização de Benedito Novo foram alemães das Províncias da Saxônia, Mecklemburgo, Pomerânia, Brandemburgo e Baden.
    Data-se o período de colonização entre 1876 a 1891. As margens do Rio Benedito (Itajaí-Açu) até Timbó, foram ocupadas a partir de 1865 e chegando os colonizadores em Timbó, entre 1868 e 1869. A ocupação das terras em direção a Benedito Novo alcançou a região de Dona Clara em meados da década de 1870.
    Com a chegada de imigrantes italianos e poloneses, a colonização do município tomou novo impulso, fixando-se os poloneses nas regiões dos Ribeirões Antas e Pinheiro, ao passo que os italianos desbravaram e se estabeleceram em Doutor Pedrinho e Santa Maria.
    A partir de 1888, chegaram muitos novos colonizadores que ocuparam o Ribeirão dos Russos, Ribeirão das Antas, Ribeirão Prochnow, Ribeirão Tigre, Ribeirão Carvão, Santa Maria e Benedito Alto.
    Um dos últimos contingentes alemães têm como ano de chegada, 1932.
    No início da colonização, segundo documentos depositados na pedra fundamental da Igreja Evangélica Luterana de Benedito Indaial que aparece nas imagens, as novas terras demarcadas receberam o nome “Benedito Linha Nova”. Mas já em fins de 1890 esta denominação foi alterada pela primeira e última vez em Benedito Novo.

Комментарии • 2