@@DiogoFelicciano pra mim Duna nunca vai ser e jamais será Senhor dos Anéis, até porque eu acho duna mais difícil das pessoas amarem do nível como Senhor dos Anéis porque Duna não acho ele um filme assim tão pop, essa coisa de ser muito popular, principalmente o primeiro que eu achei difícil pra caramba de se assistir, até dormi vendo ele e o 2 eu achei melhor mas, os filmes pra mim no geral não são satisfatórios, já que até em questão de personagens Senhor dos Anéis também vence, porque eu não importo com ninguém em Duna, e só de saber que Tolkien também influencia Frank Herbert, aí também já mostra como o Senhor dos Anéis tá em outro nível, e tem outro detalhe que diferente do Peter Jackson faz com a trilogia o Senhor dos Anéis que o Denis Villeneauve ele não pretende fazer em Duna, que é a magia se tornar real, o Peter Jackson conseguiu me fazer acreditar que a Terra Média poderia ter existido algum dia, ele não minimiza o universo complexo de Tolkien, eu não consigo ver isso em Duna em nenhum momento, o diretor não conseguiu me fazer ficar cativado com aquele universo como Senhor dos Anéis conseguiu fazer comigo porque em Duna eu não entendi absolutamente nada, e deu pra ver que o diretor só se preocupa com os fãs do livro e não quer traduzir esse material pra quem não conhece, ja o Peter Jackson fez de uma maneira que eu não sentia necessidade de estudar os livros pra entender a Terra Média, e ainda sim eu fui atrás dos livros e adorei o universo, já os filmes de Duna me afastaram tanto do universo que eu nem sinto vontade de ir atrás dos livros. Só isso já mostra que Duna nunca vai ser Senhor dos Anéis jamais, pode ganhar vários prêmios, mas nunca vai ser a mesma coisa, vai ser pra um nicho esses filmes. A comparação pra mim fica até ridícula.
Eu vi esse filme no cinema, na estreia, foi 25/12, eu almocei com a familia e sai sozinha de onibus pra ir pro shopping, que estava fechado, mas ja tinha uma fila de carros aguardando pra entrar. A hora que o shopping abriu foi uma loucura, multidão correndo pra garantir os ingressos da primeira sessão… na hora, dentro da sala, silêncio total… eu tenho memorias maravilhosas desse dia.
Em algum momento da minha adolescência, não me recordo em qual idade, assistia filmes vorazmente, em uma dessas noites, sem saber oque assistir, pensei: - “vou ver esse tal Senhor dos Anéis, sempre que vejo comentários sobre é sempre nos extremos: ou é uma das melhores coisas que a pessoa assistiu ou é um sonífero audiovisual”. Um dos meus melhores acertos, terminei esse filme chorando. Aprendi a admirar bastante fantasias, o que, consequentemente, despertou-me o desejo de aprender a ilustrar no nível “profissional”, o que se tornou, talvez, um dos meus maiores hobbies. Um filmaço!!
Sam é o herói do filme. Foi lá, fez o que tinha que fazer, nunca quis roubar o protagonismo, não tinha sangue nobre (nem entre os hobbits), era a menor, mais pacífica e mais comum das criaturas. Sam só queria se casar com a Rosinha e viver em paz. No entanto, atravessou meio mundo e todo tipo de perigo para que todo mundo pudesse viver em paz. Ele sempre soube do que se tratava (porque ouviu atrás da porta), e não desistiu. Mesmo carregando Frodo nos braços. Nunca quis pra ele o que nunca foi dele. E desempenha com excelência seu papel nessa história. No final, assim como Bilbo, o herói da obra “O Hobbit”, Sam, o herói do Senhor dos Anéis, reproduz a mesma frase: “Lá e de Volta Outra Vez”. Ninguém nem imagina tudo o que ele fez ou viveu. Mas pouco importa. Porque ele fez, ele viveu, ele carregou. E agora tudo está bem. Esse é o herói, que não precisa de reconhecimentos, pompa, festas, dinheiro e beijo de princesa no final. Ele vai, e faz a coisa certa. E volta pra sua casa, com senso de dever cumprido. LoR é maravilhoso.
se tem um personagem que não é herói no LOTR é o Sam, por causa dele o Frodo quase se torna o novo "senhor do um anel " e o Gollum não conseguiu ter uma redenção por assim dizer.
@@Vermittor magoado por causa de opinião sobre personagem de obra literária de fantasia, que nem existe? Não, definitivamente não. Tenho mais o que fazer, e aqui não tem biscoito pra você, fake. Vai lá.
Eu arrepio real com a cena ou só com a trilha dos Rohirrim e já vem o discurso na cabeça. Acho uma das cenas mais emocionantes de filmes épicos que já vi.
Tive a sorte de rever no cinema recentemente. Os 3 filmes retornaram ao cinema nas versões estendidas em um cinema da Paulista aqui em São Paulo. Foi emocionante revisitar na telona.
O filme é simplesmente perfeito.... vi na estreia dia 25 de dezembro de 2003 na primeira sessão aqui em BH e me lembro da euforia daquele momento de 4 horas de fila... foi mágico! Minha cena predileta pe quando os guerreiros de Gondor voltam derrotados e perseguidos pelos nazgul quando Gandalf sai em busca deles expulsando os dragões com a luz do seu cajado!!! É SENSACIONAL!!!
Eu simplesmente amo os créditos finais desse filme. Os personagens representados em desenhos, com os nomes dos atores aparecendo ao lado, e a aquela música maravilhosa… sensacional
Eu chorei no cinema. A letra dela se não me engano é meio que uma despedida de um povo e a gente tá se despedindo de todos os personagens. Quando assisto eu corto essa parte pra não chorar mais.
Caro Tiago, venho acompanhando seu trabalho há anos e, finalmente, chegou o momento da avaliação do meu filme favorito. Parabéns pelo excelente trabalho e meus sinceros agradecimentos.
*Prefiro mil vezes o final do filme do que do livro, que não tem o menor clímax. . SPOILER . Após destruírem o anel, Sam, Frodo e os demais retornam para a vila dos Hobbits, mas Saruman assume o controle do Condado, então se inicia uma pequena batalha até a morte do mago.*
Tolkien inimigo do clímax. No Hobbit, constrói a iminente batalha contra Smaug em 80% do livro. Aí aparece um personagem novo do nada e derrota o dragão. Há uma guerra que o personagem principal fica o tempo todo desacordado e só fica sabendo do que aconteceu depois. Muito bom, nota zero.
@@matheusmoreira1871e houve reclamações na época que não estava de acordo com o livro. PJ ainda deixa ele desacordado um tempo pra não aborrecê-los. Kkk
Eu consegui absorver incrivelmente bem esse capítulo, tipo um pós ecstasy. Como num jogo q vc zera as main quest, ta upado no máximo e volta pra primeira vila e da de cara com um fanfarrão.
7:15 A cena de empoderamento feminino mais maravilhosa que eu já vi no Cinema: "Nenhum homem pode me vencer!" Ela tira o capuz: "NÃO SOU UM HOMEM!". SOBERBO!!!!!
@@guilhermeazevedo8554tipo trocar um personagem masculino amado pelos fãs pra dar protagonismo pra uma mulher que tem poucas falas nos livros? Tipo o que o Peter Jackson fez com a Arwen no primeiro filme ao apagar a existência do Glorfindel pra ela ter uma cena de ação?
@@alex007rider Nessa questão não foi para dar destaque a mulher, mas sim o pq elgo é muito poderoso, seria naturalmente o principal do filme. Sendo que a trilogia tem um equilíbrio entre os personagens principais. Fato interesse que nem os filhos de Elrond conseguiu encaixar no filme.
@@TonSantoss mas eu acho que foi sim pra dar mais destaque a Arwen, tanto que ele além de ter adicionado essas falas, criou mais cenas e mais falas da personagem em outros momentos
@@alexandreteixeiracoelho4819Nao foi forçado, Glorfindel é um personagem lendario, quase divino em o Senhor dos Aneis. Nao fazia sentido colocar ele nessa cena e depois não ter tempo de desenvolver o personagem. Arwen aparece nessa cena mas depois o arco dela na historia do filme é muito bem desenvolvido. As cenas dela e do Aragorn estão entre as mais bonitas do filme.
Essa trilogia é uma obra prima, que fez justiça à maravilhosa obra do Tolkien. Assisto todos pelo menos umas duas vezes ao ano e morro de chorar todas as vezes. E a cena do "I am no man" é a minha predileta, tanto que a tenho tatuada.
Esse fechou a Trilogia com chave de ouro e como foi bem ver no Cinema acho que foi no início de 2004 uma das melhores experiências que tive ao ver um filme na tela grande mereceu todos os Oscas 👏👏👏👏👏⭐♥️🎬💯
Concordo. Para mim, não há personagem ruim ou desnecessário nesses filmes. Todos do grupo tiveram algum bom momento. E todos os atores estão bem encaixados em seus personagens.
O final desse filme é a pura sensação de recompensa pela missão inteira dada no início do filme, coisa que faz eu detestar filmes com "final aberto" ou finais abruptos, e talvez seja um dos únicos que tem realmente o final, o desfecho, e quando você assiste fica até com uma certa nostalgia da jornada dos personagens ali, e faz sentir o "vazio" que a falta da aventura deixou no Frodo. Como jogar um jogo que te permite fazer o que quiser depois que termina a missão principal, dando uma sensação de mundo completo, infinitude e dando vida ao universo que foi criado. De fato deveriam haver na minha opinião, mais filmes com "finais", nesse sentido mesmo, de tirar um tempo bom pra contar o final como se fosse uma recompensa pra você. A trilogia da minha vida simplesmente.
O proprio diretor explicou que não queria colocar "invenções" na versão normal, as invenções ficaram mais para a versão extendida,. Um exemplo forte é a morte de Saruman na torre, nos livros ele não morre alí, ele morre no condado pelas mãos do próprio língua de cobra ou pelos hobbits não lembro, então para não mudar muito da obra do Professor Token ele criou as duas versões, quem quiser se manter mais fiel aos livros veja a versão normal.
Eu acho que deveria ter mais uns 3 finais. Peter Jackson ao invés de gravar a morte de Saruman na versão estendida, deveria ter colocado umas 4:20h e gravado o expurgo do condado. Claro, não que devesse mesmo, mas isso seria só pra me agradar rsrs
Muito obrigada! Este é um dos meus filmes favoritos. Vi umas 10 vezes cada um desta trilogia. Li a maioria dos livros do autor e sou fã mesmo! Pra mim o Frodo não fracassou, o Gollum jamais queimaria o anel, ele permaneceu 500 anos com ele sem fazer nada. Os dois foram fundamentais para que o anel fosse destruído. E no meu ❤ o verdadeiro herói é o Sam ❤❤❤❤
Samwise Gamgee é meu personagem favorito. todos sao importantes e tiveram seus papeis importante na jornada, mas Sam é o q todo ser humano deveria ter na vida toda, um amigo. a maior (e melhor na minha opiniao) triologia do cinema de todos os tempos. nota 11 ( quem pegou pegou hehe)
Há um áudio belíssimo do próprio Tolkien falando sobre o fracasso do Frodo “não vejo como a falha moral do Frodo no final, ser maior que despedaçar do seu próprio corpo após meses de tentação demoníaca”
Eu particularmente não gosto muito desse terceiro filme. Ainda prefiro o primeiro. Mas de maneira geral tenho um carinho especial pela trilogia. Na adolescência virei um fã e só falava disso na escola, lia os livros e me achava o tal kkkkk
Muita gente diz que o filme não é o livro, mas vamos lá. O anel não é um artefato, ele é uma personagem. Está vivo. Além de corromper a mentalidade ele tem atributos físicos, inclusive de aumentar de peso. O Frodo foi escolhido por causa da pureza e bondade, mas no final, ele não suportou o fardo. O Sam não carregou o fardo do anel, portanto, o herói foi o Frodo.
No toca dos orcs, enquanto o Frodo dormia com o veneno da Laracna, o Sam carregou o anel. Logo, o Sam também foi um dos portadores do anel brevemente, depois disso abriu mão desse para devolvê-lo ao Frodo.
@@fabianelima8apenas por um breve período comparado com a jornada do Frodo. Ele inclusive ficou doente terminal. A viagem dele é uma alegoria para a morte dele.
@@igorotavio6361o que eu disse é que portar o anel fisicamente era infinitamente pior que conviver com o portador. Ainda que o Sam tenha carregado por um período, não vivenciou a jornada do Frodo com o anel. Foi como carregar um vampiro que se alimentava dele o tempo todo
Não acredito que Frodo não suportou o fardo do anel, mas o seu corpo que já não possuía forças, ele foi ferido pela espada dos Nazgúl, foi ferido pela Laracna, o corpo dele estava fraco assim como de Sam, Frodo só cedeu ante o dever de destruir o Anel.
Assisti a pré estréia nacional no Shopping Frei Caneca, só sessenta pessoas na sala, foi muito emocionante assistir uma semana antes. Tenho todas as versões extendidas em DVD, e o Retorno do Rei em blue ray extendida também. Assisti todos no cinema duas vezes.
Meu filme favorito da vida. Eu estava no cinema quando estreiou. Quando casei, entrei com a música do Retorno do Rei. Me faltam palavras pra descrever esse filme. E nāo posso esquecer de uma frase que até hoje me emociona: “Nāo posso carregar o anel por você, eu posso carregar você”.
Vc disse que seria um vídeo por mês de cada filme, eu ja tava indo P terceiro mês e nada 🥲🥲🥲 e eu todo dia atualizando aqui. Obrigado ao patrocinador por escolher essa obra prima
O livro ainda tem mais finais, tanto Saruman invadindo o Condado como vingança e fora 40 páginas de apêndices dizendo o que aconteceu com todo mundo. Por causa desses apêndices que eu vi que o Pipin colocou o nome do filho de Boromir. Quando meu filho nasceu, botei o nome de um grande amigo que havia morrido. Culpa de O Senhor dos Anéis.
até o peewee lançar um vídeo falando mal do final de O Retorno do Rei eu não fazia ideia de que tinha gente que não gostava. É o único final do cinema onde eu chorei quando criança e onde eu choro até hoje. Antes pq o Gandalf ia embora e falava "aqui chega o fim a nossa sociedade", e eu não queria que acabasse. Hoje pq eu entendo bem melhor o sofrimento que todo mundo ali passou, principalmente o Frodo. O homem precisava de um descanso
A morte do Saruman e a Boca de Sauton, no filme, são ridículas. Ainda bem que foram cortadas. Eu gostei do exército dos mortos em Gondor ( apesar de não estar no livro e ser muito Deus ex machina). A cena do Eomer berrando pela Eowyn no final da batalha não deveria ter sido tirada. E o final sem a Guerra no Condado, é herética. Mas é chatice minha, para um filme 9,7. A cena de Rohan chegando em Gondor é linda. E a trilha sonora é o melhor do filme!
Faltou mencionar a melhor cena do filme que é o discurso do Rei Theoden e a cavalgada de Rohin pra cima dos orcs na Batalha de Minas Tirith. Posso ver essa cena 100x que eu sempre fico arrepiado. Pra mim, o melhor filme da história do cinema, insuperável. Pra quem gosta, recomendo assistir a versão estendida com cogumelo mágico, é uma imersão inexplicável ao texto e ao mundo, quase como se estivéssemos lá com eles.
Tive a oportunidade de assistir a trilogia no cinema em 2017 no Noitão dos Belas Artes em SP, e foi foda, mas fico imaginando a galera que assistiu isso na época, deve ter sido incrível.
Vi os três filmes na pré-estreia, eu tinha 15 anos quando saiu o primeiro. E eu tinha lido os livros. Em relação a cinema, foi minha experiência definitiva.
Eu sou apaixonado na obra. Comecei a ler o livro depois de assistir ao primeiro filme. E lembro de querer ler bem devagar pra não acabar nunca. Entendo o Peter J.
O papel de Frodo era levar o anel até a montanha, não cabia a ele destruir o anel, até porque no ponto onde o personagem estava naquele precipício ele não conseguiria destrui-lo, o controle do anel sobre ele já estava forte demais, e acredito que ninguém conseguiria jogar o Anel no fogo mesmo se quisesse, o Anel não deixaria, era necessário a intervenção divina, então aparece o Gollum cumprindo o seu destino que era destruir o anel, e teria ficado claro se o Peter Jackson fizesse como está no livro que quando Gollum recupera o Anel ele fica dançando e no meio da sua alegria ele perde o equilíbrio e cai por conta própria na lava junto com o Anel, tanto que Frodo o perdoa por tudo que ele fez a ele e Sam porque Frodo entendeu que o papel de Gollum era destruir o Anel e ele lembra do que Gandalf disse a ele sobre o papel que Gollum desempenharia.
Costumo dizer que só "perco meu tempo" assistindo a 3 filmes. Esses filmes são a trilogia d'O Senhor dos Anéis. Concordo com o Tiago quando ele diz que provavelmente não se verá tão cedo uma obra como essa, ou até mesmo nunca mais. Like 👍
Ao meu ver Frodo ainda é o maior Herói da trama, o anel era um fardo que ninguém poderia carregar, Frodo suportou o peso, nao teve medo de seguir em frente mesmo nos piores momentos , nao desistiu da missão, a ferida que os nazgúl fizeram, Sam foi importante principalmente quando Frodo estava mais perto do poder de Sauro.
Eu tive a experiência de ver o retorno do rei no cinema no ano passado, na minha cidade tem um cinema que faz a semana cult e pega filmes clássicos e passam, foi o mês inteiro de senhor dos aneis
O grande problema da versão estendida de "O retorno do rei" é justamente o exército de mortos vivos. No corte original, fica uma certa dúvida/mistério sobre se os mortos vivos de fato irão ajudar, na versão estendida isso cai por terra, temos a confirmação de que tá chegando ajuda beeeem antes de voltarmos à batalha!!!
Poderá vir um dia que o cinema lançará uma trilogia maior que o senhor dos anéis. MAS ESSE DIA NÃO É HOJE
Senhor dos Anéis: Uma trilogia para a Todas governar
dependendo de como será Messias de Duna, a trilogia do Villeneuve é a única que pode entrar no páreo
@@DiogoFelicciano pra mim Duna nunca vai ser e jamais será Senhor dos Anéis, até porque eu acho duna mais difícil das pessoas amarem do nível como Senhor dos Anéis porque Duna não acho ele um filme assim tão pop, essa coisa de ser muito popular, principalmente o primeiro que eu achei difícil pra caramba de se assistir, até dormi vendo ele e o 2 eu achei melhor mas, os filmes pra mim no geral não são satisfatórios, já que até em questão de personagens Senhor dos Anéis também vence, porque eu não importo com ninguém em Duna, e só de saber que Tolkien também influencia Frank Herbert, aí também já mostra como o Senhor dos Anéis tá em outro nível, e tem outro detalhe que diferente do Peter Jackson faz com a trilogia o Senhor dos Anéis que o Denis Villeneauve ele não pretende fazer em Duna, que é a magia se tornar real, o Peter Jackson conseguiu me fazer acreditar que a Terra Média poderia ter existido algum dia, ele não minimiza o universo complexo de Tolkien, eu não consigo ver isso em Duna em nenhum momento, o diretor não conseguiu me fazer ficar cativado com aquele universo como Senhor dos Anéis conseguiu fazer comigo porque em Duna eu não entendi absolutamente nada, e deu pra ver que o diretor só se preocupa com os fãs do livro e não quer traduzir esse material pra quem não conhece, ja o Peter Jackson fez de uma maneira que eu não sentia necessidade de estudar os livros pra entender a Terra Média, e ainda sim eu fui atrás dos livros e adorei o universo, já os filmes de Duna me afastaram tanto do universo que eu nem sinto vontade de ir atrás dos livros. Só isso já mostra que Duna nunca vai ser Senhor dos Anéis jamais, pode ganhar vários prêmios, mas nunca vai ser a mesma coisa, vai ser pra um nicho esses filmes. A comparação pra mim fica até ridícula.
@@DiogoFelicciano duna e cansativo ao extremo, dormi várias vezes
Esse dia nunca vai chegar 😂😂🥰 #sdateam
"Eu não posso carregá-lo pelo senhor, mas eu posso carregar o senhor!"
Né?
Um dos maiores filmes já feito, atemporal, NOTA 11 DE 10...
Em dado momento o Aragorn fala: "por Frodo"
A partir daí eu passo o resto do filme chorando. Toda vez
eu começo a chorar sempre que a eowyn fala "i am no man"
Eu vi esse filme no cinema, na estreia, foi 25/12, eu almocei com a familia e sai sozinha de onibus pra ir pro shopping, que estava fechado, mas ja tinha uma fila de carros aguardando pra entrar. A hora que o shopping abriu foi uma loucura, multidão correndo pra garantir os ingressos da primeira sessão… na hora, dentro da sala, silêncio total… eu tenho memorias maravilhosas desse dia.
Eu também assisti nesse dia
Eu Tb... Natal mais inesquecível de todos...
Eu tb. Assisti com meus primos ❤
época insano em que os lugares não eram marcados e pessoas assistiam sentadas na escada ahahah
Em algum momento da minha adolescência, não me recordo em qual idade, assistia filmes vorazmente, em uma dessas noites, sem saber oque assistir, pensei: - “vou ver esse tal Senhor dos Anéis, sempre que vejo comentários sobre é sempre nos extremos: ou é uma das melhores coisas que a pessoa assistiu ou é um sonífero audiovisual”.
Um dos meus melhores acertos, terminei esse filme chorando. Aprendi a admirar bastante fantasias, o que, consequentemente, despertou-me o desejo de aprender a ilustrar no nível “profissional”, o que se tornou, talvez, um dos meus maiores hobbies. Um filmaço!!
so gente burra/estupida que tem o QI menor de 50 acha que senhor dos aneis um 'sonifero'
Sam é o herói do filme. Foi lá, fez o que tinha que fazer, nunca quis roubar o protagonismo, não tinha sangue nobre (nem entre os hobbits), era a menor, mais pacífica e mais comum das criaturas. Sam só queria se casar com a Rosinha e viver em paz. No entanto, atravessou meio mundo e todo tipo de perigo para que todo mundo pudesse viver em paz. Ele sempre soube do que se tratava (porque ouviu atrás da porta), e não desistiu. Mesmo carregando Frodo nos braços. Nunca quis pra ele o que nunca foi dele. E desempenha com excelência seu papel nessa história. No final, assim como Bilbo, o herói da obra “O Hobbit”, Sam, o herói do Senhor dos Anéis, reproduz a mesma frase: “Lá e de Volta Outra Vez”.
Ninguém nem imagina tudo o que ele fez ou viveu. Mas pouco importa. Porque ele fez, ele viveu, ele carregou. E agora tudo está bem. Esse é o herói, que não precisa de reconhecimentos, pompa, festas, dinheiro e beijo de princesa no final.
Ele vai, e faz a coisa certa. E volta pra sua casa, com senso de dever cumprido.
LoR é maravilhoso.
se tem um personagem que não é herói no LOTR é o Sam, por causa dele o Frodo quase se torna o novo "senhor do um anel " e o Gollum não conseguiu ter uma redenção por assim dizer.
@@Vermittor não vou perder meu tempo de argumentar com maluco falando maluquice em um perfil anônimo/fake. Bom dia pra você!
@@brunovicente2664 HAHAHA, "Perfil anônimo fake" HAHAHA, fake desde 2009, dito isso já da pra ver que ficou magoado com os fatos, sem mais .
@@Vermittor magoado por causa de opinião sobre personagem de obra literária de fantasia, que nem existe? Não, definitivamente não. Tenho mais o que fazer, e aqui não tem biscoito pra você, fake. Vai lá.
@@brunovicente2664 😂😂😂, blz , mestre do argumento .
A cavalgada dos rohrirrim com a trilha sonora ao fundo e o discurso do Theóden é simplesmente a cena mais épica
Eu arrepio real com a cena ou só com a trilha dos Rohirrim e já vem o discurso na cabeça. Acho uma das cenas mais emocionantes de filmes épicos que já vi.
SAM é o amigo que todo mundo merecia ter!
Que homem senhores e senhoras, que homem
Concordo plenamente!
Se você gosta de amigos homo kkk
Que Hobbit!
Tive a sorte de rever no cinema recentemente. Os 3 filmes retornaram ao cinema nas versões estendidas em um cinema da Paulista aqui em São Paulo. Foi emocionante revisitar na telona.
Também revi no cinema. Mas confesso que prefiro as versões do cinema, especialmente no caso do terceiro filme.
Também vi!
O discurso do Aragorn não é igual ao do Willian Wallace, porém, o discurso do Théoden é o maior de toda a história do cinema!
O filme é simplesmente perfeito.... vi na estreia dia 25 de dezembro de 2003 na primeira sessão aqui em BH e me lembro da euforia daquele momento de 4 horas de fila... foi mágico! Minha cena predileta pe quando os guerreiros de Gondor voltam derrotados e perseguidos pelos nazgul quando Gandalf sai em busca deles expulsando os dragões com a luz do seu cajado!!! É SENSACIONAL!!!
Eu simplesmente amo os créditos finais desse filme.
Os personagens representados em desenhos, com os nomes dos atores aparecendo ao lado, e a aquela música maravilhosa… sensacional
into the west - anne lenox
o choro rola infinitamente
Eu chorei no cinema. A letra dela se não me engano é meio que uma despedida de um povo e a gente tá se despedindo de todos os personagens. Quando assisto eu corto essa parte pra não chorar mais.
Silêncio que o mestre vai falar do melhor filme de fantasia que existe!
Caro Tiago, venho acompanhando seu trabalho há anos e, finalmente, chegou o momento da avaliação do meu filme favorito. Parabéns pelo excelente trabalho e meus sinceros agradecimentos.
*Prefiro mil vezes o final do filme do que do livro, que não tem o menor clímax.
.
SPOILER
.
Após destruírem o anel, Sam, Frodo e os demais retornam para a vila dos Hobbits, mas Saruman assume o controle do Condado, então se inicia uma pequena batalha até a morte do mago.*
Tolkien inimigo do clímax. No Hobbit, constrói a iminente batalha contra Smaug em 80% do livro. Aí aparece um personagem novo do nada e derrota o dragão. Há uma guerra que o personagem principal fica o tempo todo desacordado e só fica sabendo do que aconteceu depois. Muito bom, nota zero.
@@matheusmoreira1871e houve reclamações na época que não estava de acordo com o livro. PJ ainda deixa ele desacordado um tempo pra não aborrecê-los. Kkk
Eu consegui absorver incrivelmente bem esse capítulo, tipo um pós ecstasy. Como num jogo q vc zera as main quest, ta upado no máximo e volta pra primeira vila e da de cara com um fanfarrão.
7:15 A cena de empoderamento feminino mais maravilhosa que eu já vi no Cinema: "Nenhum homem pode me vencer!" Ela tira o capuz: "NÃO SOU UM HOMEM!". SOBERBO!!!!!
@@guilhermeazevedo8554tipo trocar um personagem masculino amado pelos fãs pra dar protagonismo pra uma mulher que tem poucas falas nos livros?
Tipo o que o Peter Jackson fez com a Arwen no primeiro filme ao apagar a existência do Glorfindel pra ela ter uma cena de ação?
@@alex007rider Nessa questão não foi para dar destaque a mulher, mas sim o pq elgo é muito poderoso, seria naturalmente o principal do filme. Sendo que a trilogia tem um equilíbrio entre os personagens principais.
Fato interesse que nem os filhos de Elrond conseguiu encaixar no filme.
@@TonSantoss mas eu acho que foi sim pra dar mais destaque a Arwen, tanto que ele além de ter adicionado essas falas, criou mais cenas e mais falas da personagem em outros momentos
@@guilhermeazevedo8554Foi forçado também, porque apagaram um personagem masculino pra ela ter destaque.
@@alexandreteixeiracoelho4819Nao foi forçado, Glorfindel é um personagem lendario, quase divino em o Senhor dos Aneis. Nao fazia sentido colocar ele nessa cena e depois não ter tempo de desenvolver o personagem. Arwen aparece nessa cena mas depois o arco dela na historia do filme é muito bem desenvolvido. As cenas dela e do Aragorn estão entre as mais bonitas do filme.
Essa trilogia é uma obra prima, que fez justiça à maravilhosa obra do Tolkien. Assisto todos pelo menos umas duas vezes ao ano e morro de chorar todas as vezes.
E a cena do "I am no man" é a minha predileta, tanto que a tenho tatuada.
Obra prima máxima lembro que quando acabou pensei não vou ver mais e aquela última cena me deu um nó na garganta 😢
10:35 Concordo plenamente! Que personagem extraordinário! Ele é o maior amigo que alguém pode aspirar a ter!
Pessoal que acha que 5 horas de filme é muito, considerem que só de créditos aos fãs que ajudaram a financiar o projeto são +ou- 40 minutos 😅
4h50 a duracao total da versao com esses creditos
Esse fechou a Trilogia com chave de ouro e como foi bem ver no Cinema acho que foi no início de 2004 uma das melhores experiências que tive ao ver um filme na tela grande mereceu todos os Oscas 👏👏👏👏👏⭐♥️🎬💯
Tiago é o melhor crítico do RUclips. Queria muito uma crítica do meu filme preferido, o curioso caso de benjamin Button.
Manda o e-mail pra ele, ele vai adorar fazer
“Ele tá no modo ‘quer saber?’” Kkkkkkk rachei
Não sei se foi pq eu era muito jovem na época do lançamento, mas eu não lembro de achar ruim e nem das pessoas acharem ruim o personagem Legolas.
Concordo. Para mim, não há personagem ruim ou desnecessário nesses filmes. Todos do grupo tiveram algum bom momento. E todos os atores estão bem encaixados em seus personagens.
O final desse filme é a pura sensação de recompensa pela missão inteira dada no início do filme, coisa que faz eu detestar filmes com "final aberto" ou finais abruptos, e talvez seja um dos únicos que tem realmente o final, o desfecho, e quando você assiste fica até com uma certa nostalgia da jornada dos personagens ali, e faz sentir o "vazio" que a falta da aventura deixou no Frodo. Como jogar um jogo que te permite fazer o que quiser depois que termina a missão principal, dando uma sensação de mundo completo, infinitude e dando vida ao universo que foi criado. De fato deveriam haver na minha opinião, mais filmes com "finais", nesse sentido mesmo, de tirar um tempo bom pra contar o final como se fosse uma recompensa pra você. A trilogia da minha vida simplesmente.
FINALMENTE!!! Bjs
A trilogia O senhor dos anéis não é só um filme é uma obra prima.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
o Tiago praticamente deu 10 para os três filmes... Isso significa bastante
@@gabrvaleteAcho que o segundo não levou 10
@@gabrvaleteO segundo levou nota 9.8
@@LeonLT30 sim, mas é praticamente 10 rsrsrs
Ce vai finalmente montar uma playlist só de filmes vencedores do Oscar de Melhor Filme?
O proprio diretor explicou que não queria colocar "invenções" na versão normal, as invenções ficaram mais para a versão extendida,.
Um exemplo forte é a morte de Saruman na torre, nos livros ele não morre alí, ele morre no condado pelas mãos do próprio língua de cobra ou pelos hobbits não lembro, então para não mudar muito da obra do Professor Token ele criou as duas versões, quem quiser se manter mais fiel aos livros veja a versão normal.
Prefiro a versão do cinema deste terceiro filme.
@@arthursantileone227eu também….ate pra mostrar o filme pra pessoas novas
Fico feliz de ter visto toda trilogia no cinema, vivido a experiência.
Tiago... Eu poderia ficar horas te escutando falar de O Senhor dos anéis! Que vídeos maravilhosos! ❤
Passou da hora de relançarem a trilogia em versão estendida nos cinemas...as salas iriam encher....
Fizeram isso aqui, nos 20 anos de cada filme
@@raulbmoreira eu fui mas nao lançaram nas grandes redes, divulgação e tal
Em SP quase todo ano eles passam.
Filme atemporal, só senti falta da sua fala sobre o discurso do Theoden, na minha opiniao a melhor cena do filme
Eu acho que deveria ter mais uns 3 finais. Peter Jackson ao invés de gravar a morte de Saruman na versão estendida, deveria ter colocado umas 4:20h e gravado o expurgo do condado. Claro, não que devesse mesmo, mas isso seria só pra me agradar rsrs
Concordo 😂
Muito obrigada! Este é um dos meus filmes favoritos. Vi umas 10 vezes cada um desta trilogia.
Li a maioria dos livros do autor e sou fã mesmo!
Pra mim o Frodo não fracassou, o Gollum jamais queimaria o anel, ele permaneceu 500 anos com ele sem fazer nada. Os dois foram fundamentais para que o anel fosse destruído.
E no meu ❤ o verdadeiro herói é o Sam ❤❤❤❤
Samwise Gamgee é meu personagem favorito. todos sao importantes e tiveram seus papeis importante na jornada, mas Sam é o q todo ser humano deveria ter na vida toda, um amigo. a maior (e melhor na minha opiniao) triologia do cinema de todos os tempos. nota 11 ( quem pegou pegou hehe)
É o melhor filme da história. O choro é livre. Boa noite.
Discordo. "A Sociedade do Anel" por exemplo é melhor.
@@brunopraca7534 com todo o respeito, não tem comparação.
@@brunopraca7534 a sociedade do anel é o melhor filme já feito
Ahhhhhh amo Senhor dos Anéis o Retorno do Rei!!! O melhor da trilogia!!! Também adoro Ben-Hur de 1956 e Titanic!!!
Sammm é o herói sim! A cena que o Frodo briga com ele por causa do gollum e ele vai embora chorando, vontade de colocar ele num potinho e guardar😢😂
Esse é meu filme favorito da vida. E sua crítica foi, como sempre, extremamente profissional e bem feita!!! Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!
Há um áudio belíssimo do próprio Tolkien falando sobre o fracasso do Frodo “não vejo como a falha moral do Frodo no final, ser maior que despedaçar do seu próprio corpo após meses de tentação demoníaca”
Quando o Frodo pega o anel pra si ao invez de jogar ele no fogo e começa a tocar aquela música, arrepia ate a alma
Melhor diálogo final de filme ou livro. “Well…..i am back”.
The end. 😢
Eu particularmente não gosto muito desse terceiro filme. Ainda prefiro o primeiro. Mas de maneira geral tenho um carinho especial pela trilogia. Na adolescência virei um fã e só falava disso na escola, lia os livros e me achava o tal kkkkk
Finalmente!!! Tava esperando ansiosamente por essa crítica. Muito bom!!
Gimli: - Nunca pensei que iria morrer lutando ao lado de um elfo.
Legolas: - E ao lado de um amigo?
Gimli: - Sim, isso eu faria!
Um dos meus filmes favoritos. Estava esperando essa crítica
A cena de todo mundo se ajoelhando pros 4 hobbits eu me acabo em choro toda vez!!!!
Muita gente diz que o filme não é o livro, mas vamos lá. O anel não é um artefato, ele é uma personagem. Está vivo. Além de corromper a mentalidade ele tem atributos físicos, inclusive de aumentar de peso. O Frodo foi escolhido por causa da pureza e bondade, mas no final, ele não suportou o fardo. O Sam não carregou o fardo do anel, portanto, o herói foi o Frodo.
No toca dos orcs, enquanto o Frodo dormia com o veneno da Laracna, o Sam carregou o anel. Logo, o Sam também foi um dos portadores do anel brevemente, depois disso abriu mão desse para devolvê-lo ao Frodo.
Sam carregou o fardo não só dele ( medo /insegurança ) mas também o fardo que era o anel + frodo , acho que depende da visão de cada um
@@fabianelima8apenas por um breve período comparado com a jornada do Frodo. Ele inclusive ficou doente terminal. A viagem dele é uma alegoria para a morte dele.
@@igorotavio6361o que eu disse é que portar o anel fisicamente era infinitamente pior que conviver com o portador. Ainda que o Sam tenha carregado por um período, não vivenciou a jornada do Frodo com o anel. Foi como carregar um vampiro que se alimentava dele o tempo todo
Não acredito que Frodo não suportou o fardo do anel, mas o seu corpo que já não possuía forças, ele foi ferido pela espada dos Nazgúl, foi ferido pela Laracna, o corpo dele estava fraco assim como de Sam, Frodo só cedeu ante o dever de destruir o Anel.
Assisti a pré estréia nacional no Shopping Frei Caneca, só sessenta pessoas na sala, foi muito emocionante assistir uma semana antes. Tenho todas as versões extendidas em DVD, e o Retorno do Rei em blue ray extendida também. Assisti todos no cinema duas vezes.
Eita! Eu estava ansioso por este episódio!
Tiago,a Trilogia dos Anéis é terceiro melhor filme do mundo na minha opinião e da trilogia o Retorno do Rei.
Não tem como. É a maior trilogia de todos os tempos. E no fim você se ver com lágrimas nos olhos. A amizade de Sam e Frido... Emocionante demais
Aí eu sou obrigado a ver gente falando que heróis saindo de um teleporte é mais épico que a batalha nos campos de Pelennor.
Quem falou isso?
@@tiagobelotti o que mais tem por aí, Tiagão.
Filme MARAVILHOSO❣️ Realmente a MELHOR trilogia do Cinema e eu estava lá, nos 3🥹❣️📽️
Agora que tivemos crítica da trilogia absoluta do Peter Jackson, será que algum dia vamos ter crítica do primeiro filme dele, "Bad Taste"?
Meu filme favorito da vida. Eu estava no cinema quando estreiou. Quando casei, entrei com a música do Retorno do Rei. Me faltam palavras pra descrever esse filme. E nāo posso esquecer de uma frase que até hoje me emociona: “Nāo posso carregar o anel por você, eu posso carregar você”.
Vc disse que seria um vídeo por mês de cada filme, eu ja tava indo
P terceiro mês e nada 🥲🥲🥲 e eu todo dia atualizando aqui. Obrigado ao patrocinador por escolher essa obra prima
essa trilogia é incrível. só de ver alguns pedaços dele agora já emociona.
não tive coragem de reassistir, pois sei que vou chorar novamente.
O livro ainda tem mais finais, tanto Saruman invadindo o Condado como vingança e fora 40 páginas de apêndices dizendo o que aconteceu com todo mundo. Por causa desses apêndices que eu vi que o Pipin colocou o nome do filho de Boromir. Quando meu filho nasceu, botei o nome de um grande amigo que havia morrido. Culpa de O Senhor dos Anéis.
até o peewee lançar um vídeo falando mal do final de O Retorno do Rei eu não fazia ideia de que tinha gente que não gostava. É o único final do cinema onde eu chorei quando criança e onde eu choro até hoje. Antes pq o Gandalf ia embora e falava "aqui chega o fim a nossa sociedade", e eu não queria que acabasse. Hoje pq eu entendo bem melhor o sofrimento que todo mundo ali passou, principalmente o Frodo. O homem precisava de um descanso
A morte do Saruman e a Boca de Sauton, no filme, são ridículas. Ainda bem que foram cortadas. Eu gostei do exército dos mortos em Gondor ( apesar de não estar no livro e ser muito Deus ex machina). A cena do Eomer berrando pela Eowyn no final da batalha não deveria ter sido tirada. E o final sem a Guerra no Condado, é herética. Mas é chatice minha, para um filme 9,7. A cena de Rohan chegando em Gondor é linda. E a trilha sonora é o melhor do filme!
Faltou mencionar a melhor cena do filme que é o discurso do Rei Theoden e a cavalgada de Rohin pra cima dos orcs na Batalha de Minas Tirith. Posso ver essa cena 100x que eu sempre fico arrepiado. Pra mim, o melhor filme da história do cinema, insuperável. Pra quem gosta, recomendo assistir a versão estendida com cogumelo mágico, é uma imersão inexplicável ao texto e ao mundo, quase como se estivéssemos lá com eles.
Talvez o melhor filme já feito
Excelente crítica,na época sair da sala de cinema com meu coração nerd acalentado e emo cionado,Filmão !!!
Tive a oportunidade de assistir a trilogia no cinema em 2017 no Noitão dos Belas Artes em SP, e foi foda, mas fico imaginando a galera que assistiu isso na época, deve ter sido incrível.
Vi os três filmes na pré-estreia, eu tinha 15 anos quando saiu o primeiro. E eu tinha lido os livros. Em relação a cinema, foi minha experiência definitiva.
O maior emoção que eu já tive em uma sala de cinema!
Voce não falou da parte mais fod@. "Moooooorte, mooooorte, moooooorte". Assim gritou o rei de Rohan, Theodem, filho de thengel
Eu sou apaixonado na obra. Comecei a ler o livro depois de assistir ao primeiro filme. E lembro de querer ler bem devagar pra não acabar nunca. Entendo o Peter J.
Minha única bronca com os inúmeros finais é o que o pessoal do honest trailers falou: fica muito difícil aguentar o xixi! rs
Ótima crítica
O papel de Frodo era levar o anel até a montanha, não cabia a ele destruir o anel, até porque no ponto onde o personagem estava naquele precipício ele não conseguiria destrui-lo, o controle do anel sobre ele já estava forte demais, e acredito que ninguém conseguiria jogar o Anel no fogo mesmo se quisesse, o Anel não deixaria, era necessário a intervenção divina, então aparece o Gollum cumprindo o seu destino que era destruir o anel, e teria ficado claro se o Peter Jackson fizesse como está no livro que quando Gollum recupera o Anel ele fica dançando e no meio da sua alegria ele perde o equilíbrio e cai por conta própria na lava junto com o Anel, tanto que Frodo o perdoa por tudo que ele fez a ele e Sam porque Frodo entendeu que o papel de Gollum era destruir o Anel e ele lembra do que Gandalf disse a ele sobre o papel que Gollum desempenharia.
Está aí uma boa dica Ben Hur para crítica desse clássico no canal 😊 kk
Sorte nossa que vivemos para apreciar essa obra. Lembro de voltar ao cinema repetidas vezes só para assistir um trazer de "As Duas Torres".
A perfeição em forma de filme.
A minha trilogia em blu-ray que não dou a ninguém... Passa o tempo que for!!! Junto com a do Poderoso Chefão são as minhas intocáveis ❤
Essa música Spider Lulaby do King Diamond ficou sensacional quando aparece a Laracna❤
Excelente review! Mereceu a nota!
Faz crítica dos filmes
Django livre (2012)
Pearl
X a marca da morte
Seu canal e muito legal
Ele faz sim, é só pagar
Não vamos ver esse fenômeno novamente nunca mesmo, até porque o próprio Peter Jackson tentou replicar isso em O Hobbit e sabemos no que deu.
Costumo dizer que só "perco meu tempo" assistindo a 3 filmes. Esses filmes são a trilogia d'O Senhor dos Anéis. Concordo com o Tiago quando ele diz que provavelmente não se verá tão cedo uma obra como essa, ou até mesmo nunca mais. Like 👍
Ao meu ver Frodo ainda é o maior Herói da trama, o anel era um fardo que ninguém poderia carregar, Frodo suportou o peso, nao teve medo de seguir em frente mesmo nos piores momentos , nao desistiu da missão, a ferida que os nazgúl fizeram, Sam foi importante principalmente quando Frodo estava mais perto do poder de Sauro.
eu ve a trilogia semana passada epico demais 20 anos poucas cenas ficaram datadas
Lembro que foi uma das últimas vezes que chorei no final de um filme. Ainda acho um dos mais bonitos já feito.
Eu tive a experiência de ver o retorno do rei no cinema no ano passado, na minha cidade tem um cinema que faz a semana cult e pega filmes clássicos e passam, foi o mês inteiro de senhor dos aneis
Somente o melhor filme da melhor trilogia da história do cinema
Os finais são como qdo a gente lê o livro e não quer que aquilo acabe.
O grande problema da versão estendida de "O retorno do rei" é justamente o exército de mortos vivos.
No corte original, fica uma certa dúvida/mistério sobre se os mortos vivos de fato irão ajudar, na versão estendida isso cai por terra, temos a confirmação de que tá chegando ajuda beeeem antes de voltarmos à batalha!!!
Filme maravilhoso que trás diversas mensagens. Saudades.
Sou fã da obra, mas nesse caso eu prefiro a versão de cinema que possui mais urgência e melhores decisões com relação à montagem.
esse file foi re exibido aqui em são paulo com orquestra ao vivo e ficou anda mais épico
Tiago sendo pago pra ser feliz, que todos um dia possam ter essa realização hahahahaha
Nunca vi problema com os finais também. Aliás, a última fala do Sam, "I'm back" é exatamente a última frase do livro.
Essa trilogia é uma das minhas paixões cinematográficas.
A VERSÕES ESTENDIDAS DEVERIAM PASSAR NO CINEMA EM UMA EDIÇÃO ESPECIAL.
Um épico inesquecível
Eita, rolou um king diamond na moral no meio do vídeo... Thiago é do metal, quem diria!! hahaha
Isso foi coisa do Erik, o editor :)
Se esse filme fosse feito hoje em dia, esses "vários finais" iriam para as cenas pós-creditos 😂😂😂😂
❤️Obrigado👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Assisti os 3 filmes de novo, mas agora nos cinemas, 3 sábados seguidos em Londrina.