Juscelino Kubistcheck | JK e o Plano de metas
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- 💊 Quer conteúdo diário sobre história e ciências humanas e dar um up na sua preparação para o ENEM? Chega mais no nosso Instagram: bit.ly/Instagra...
Contato: dosesdahistória@gmail.com
Twitter: @dosesdahistoria
Facebook: bit.ly/Faceboo...
💊 REFERÊNCIAS:
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 846p. APROVEITE A BLACK FRIDAY E COMPRE NA AMAZON: amzn.to/3pYuljy
💊 SOBRE O VÍDEO:
Após a tentativa de golpe, por parte de oficiais da Aeronáutica, e de a oposição alegar que sua vitória nas urnas fora ilegítima, visando impedir sua posse, Juscelino Kubitschek assume a Presidência da República, em 31 de janeiro de 1956. No dia seguinte, durante a primeira reunião ministerial, JK - como ficara conhecido - apresentou o Plano de Metas - o primeiro e o mais ambicioso programa de modernização já apresentado ao país. Através desse Plano, Kubitschek concretizava o slogan que alavancou a sua campanha presidencial: a promessa de que sob seu comando o Brasil cresceria “cinquenta anos em cinco”; e se propôs a executar uma mudança estrutural na capacidade produtiva do país.
“O Plano de Metas foi o sucesso do Governo JK”, afirmam as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling. Ele possibilitou articulação, ainda em seu primeiro ano de mandato, de uma bem-sucedida aliança entre grupos sociais de interesses muito diversos, que aceitaram se unir em torno de um grande projeto de planejamento econômico capaz de resumir as principais linhas de sua administração.
Foram então estabelecidos 31 objetivos em quatro pontos principais. Na primeira prioridade, o governo previa designar investimentos para o setor de transportes (em especial o rodoviário) e incentivar a indústria automobilística, além de investir recursos em energia, indústria pesada e de alimentos.
Quer conhecer os detalhes do governo JK e as consequências do desenvolvimentismo do período? Assista ao vídeo!
#históriadobrasil #governojk
💊 FICHA TÉCNICA:
Apresentação: Samuel Nepomuceno
Roteiro: Osnan Souza e Samuel Nepomuceno
Edição: Marx Suzart
💊 CRÉDITOS:
Música: Ketsa - Delirium
Animações criadas pelo canal Savio Ferraz ( / savioferraz .
que aula 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Otávio! Fico feliz que cê tenha gostado :)
Muito boaaaaa
Obrigado, Giovanna! 🧡🧡 Fico feliz que tenha curtido :)
Nossa, aprendi muito aqui!! Aula sensacional!!!!!!
Fico muito feliz em contribuir pro seu aprendizado! Continua por aqui que vem muito mais aulas 😌🧡
Muito bommm !!!!!! Me ajudou muito :)
Primeira vez q tô na canal e achei vc maravilhoso!!!! Obrigada pela aula 👏👏👏👏
Que aula incrível 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Muito obrigado! 🧡
Obrigado por transmitir seu conhecimento professor. + 1 inscrito!!
Ameeei!!!! Muito obrigada pelo conteúdo e trabalho incrível.
Fico muito feliz que você tenha curtido! Espero ter ajudado no seu aprendizado 🧡🧡🧡
Que aula sensacional!!! Parabéns
Muito obrigado! 😉
Destruiu as ferrovias através de incentivo rodoviário, criou algo análogo ao plano quinquenal soviético, contraiu dívida com grande capital estrangeiro, favoreceu grande as corporações automobilística, sucateou educação através de investimentos errados, pois tal expansão monetária pra tal não era viável.
Kkkkkkkk Vargas era melhor que Juscelino, mas se o Brasil tivesse mais Juscelinos e mais Vargas, seríamos outro país. Amigo todos os países pobres, começaram a se desenvolver por capital externo porque as taxas de juros na época eram pequenas, e foram fazendo a transição de Capital externo para interno com o aumento da taxa de poupança doméstica, ou seja, essa era a visão de JK, mas os militares destruíram isso, e continuaram a pegar mais e mais emprestimos externo, o que nos ferrou nos anos 70 por causa do choque de juros de Paul Vocker nos Estados Unidos. Amigo, o que destruiu o Brasil não foi JK, foi a ditadura militar, JK e Jango eram democratas e os militares não, controlaram a cultura, e fecharam grandes empresas e conglomerados brasileiros na época como a companhia área Panair e a TV Excelsior, acabando com o empresário Mário Wallace Simonsen que foi um grande visionário na história brasileiro.
@@rafaelguarnierdoria4784 os militares só expandiram o que esses nacionais desenvolvementistas fizeram. Ou seja, os caras trucaram a merda que já existia.
@@rafaelguarnierdoria4784 sobre Vargas ele fez a melhor entrega de faixa que um presidente já fez em sua história.
Todos deveriam copiá-lo.
Sendo o melhor presidente que tivemos foi o Tancredo. Todos deveriam seguir mesma linha.
Brasil é máquina de pegar político péssimo pra pior.
Pior, são pessoas achar os caras o máximo.
@@rafaelguarnierdoria4784 Vargas criou essa pelegada toda sidical que além de atrapalhar o mercado com burocracia trabalhista favorecendo corporações (tanto que este é adorado pela esquerda sindicalista) com aumento do custo trabalhista. Já que "direito" trabalhista é novilingua pra imposto sob trabalho.
Novilingua esquerdista.
* "direito" trabalhista eticamente não existe. Não existe direito trabalhar, direito são só direito negativos.
Direito positivo é uma bizarrice do direito moderno.
P.s: lobby anti-ferrovias começou com Getúlio.
@@rafaelguarnierdoria4784 isso sem contar seu grande economista Octavio Gouvêa de Bulhões um globaloide a servico do imperialismo americano da pior espécie.
Sobre Getúlio...
Professor, só uma dica a letra branca com o fundo branco fica difícil de ler e acaba dispersando a atenção.