Ep. 04 da série 'ECONOMIA BRASILEIRA' : 1929 - 1973 - Desenvolvimentismo
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Ep. 04 - 1929 - 1973 - Desenvolvimentismo
da série 'ECONOMIA BRASILEIRA - A história contada por quem a fez'
A SÉRIE
Na série ‘ECONOMIA BRASILEIRA - A história contada por quem a fez’ a trajetória do Brasil é contada do ponto de vista econômico por alguns dos principais protagonistas da história recente do país.
Ex-presidentes da República, ex-ministros, ex-dirigentes do Banco Central, grandes empresários, banqueiros, economistas, historiadores, jornalistas e acadêmicos relatam as aventuras e desventuras do país desde 1.492 e discutem soluções para a economia brasileira.
EXIBIÇÃO: Canal Futura, TV Cultura e Monett
ENTREVISTADOS: Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Francis Fukuyama, Armínio Fraga, Henrique Meirelles, Pedro Malan, Maílson da Nóbrega, Pedro Parente, Pérsio Arida, Fabio Giambiagi, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Boris Fausto, Jorge Caldeira, Laurentino Gomes, Delfim Netto, Eduardo Giannetti, Rubens Ometto, Roberto Setúbal, Décio Zylbertajn, Dorothea Werneck, Emir Sader, Ernane Galvêas, João Batista de Abreu, José Marcio Camargo, José Serra, Luciano Coutinho, Bresser Pereira, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Luiz Gonzaga Belluzzo, Marcelo Neri, Miriam Leitão, Ozires Silva, Paul Singer, Ronaldo Costa Couto, Roberto Teixeira da Costa, Sérgio Amaral, Abílio Diniz e Alexandre Saes
CULTURA MAIOR: INFORMAR PARA TRANSFORMAR
A produtora transforma assuntos complexos em documentários e vídeos interessantes. A abordagem é leve e gostosa, sem se perderem a profundidade e consistência.
Produtora: Cultura Maior
Criação: Maílson da Nóbrega e Louise Sottomaior
Roteiro, direção e produção-executiva: Louise Sottomaior
Edição: Junae Andreazza
Cor: Márcio Pasqualino
Finalização: Psycho
Trilha sonora: Fábio Goes
Produtora de Som: UpMix
PATROCÍNIO: Supergasbras, BTGPactual, Itaú, Klabin, Safra, Mattos Filho, Rodobens, Comgas, Bunge e CSN
Que trabalho primoroso!! Qualidade impecável. Obrigado por ele!! Feliz de ter gente no Brasil disposta a produzir algo tão bom.
Uaaau! Q comentário gostoso de ler, Marcelo!!!
Obrigada pelo elogio!
Toda a equipe vai gostar!
Estou viciado na série, já estou a uma semana assistindo .
Oooooo q delícia ouvir isso na entrada do fim de semana!!! Obrigada!!!
Essa série tem de ser vista pelo maior numero de pessoas possível, compartilhem e dêem likes para o RUclips indicar, aqui estão as causas das mazelas históricas que abriram um foço social e econômico que se agrava com o tempo.
Carlos! Adorei seu comentário!!! Obrigada! Por ele e pelo elogio!
Parabéns, o documentário é fantástico, maravilhoso, estou adorando!
Que ótimo! Obrigada, Ana Maria!
Caramba que serie boa!! Parabens
:D Obrigada, @XAN
Getúlio Vargas foi o maior estadista que esse país já teve. Nacionalista, pragmático, tirou o Brasil de um profundo agrarismo, de atraso social e econômico, para um país industrial e urbano. Organizou a classe trabalhadora em sindicatos e concedeu ao povo as leis trabalhistas e previdenciárias (Leis Sociais).
Que conteúdo rico, muito obrigado!
Nós que agradecemos o elogio!!!
Cultura Maior e Louise Sottomaior disponibilizam documentários e séries gratuitamente no canal.
Gostou? Dê um like, comente, compartilhe, assine.
Se puder, contribua:
PIX: cultmaior@gmail.com
Apoia.se/LouiseSottomaior
Patreon.com/LouiseSottomaior
@O COMBATENTE
Q,K
Gostei bastante da série. Tenho visto alguns com comentários negativos aqui, então minha dica é : vai lá e faz melhor.
Eu também adorei.
Obrigada por disponibilizar a série.
Excelente trabalho!
O Brasil em frangalhos- (janios quadros" vou proibir o uso de biquínis nas praias") esse tipo de comportamento superficial perdura até hoje.
Janio um culto idiota
O vídeo omitiu muita coisa. E q a exploração do sudeste somando ao abandono das regiões Norte e Nordeste, pq lá era uma população brasileira q era vítima do fazendeiros políticos, militares, e os grandes problemas infraestrutura e saúde, isto tudo somando à grande SECA da década de 70. Aí o povo nordestino migram para o sudeste, criam enormes FAVELAS, os governantes e militares não ajudam d forma correta e outros momentos nem ajudam, isto cria uma Massa d Destruição q hoje em dia é o Sudeste. Outros aqui do Nordeste migram para as regiões Norte do País, pq os Militares temem perder grandes partes da Região Norte pq era muito desabitadas, aí Surge no Pará a Grande Exploração de Ouro e muitos Migram para Região Norte. Os Militares foram sustentando no Poder graças às forças capitalistas q temiam q uma revolução socialista ou comunista tomassem o Poder em algum país da América do Sul ou como o presidente João Goulart, aparecessem outros. Então as grandes nações do mundo, não suportariam q na América Latina diversos países tornassem Socialistas, e graças aos militares e os professores q eram filhos d grandes fazendeiros, permitiram alienar e silenciar o povo e impedir qualquer revolução no país. Rsrs A alienação foi tão grande q muitos q hoje são idosos não são contra o regime militar pq foram enganados d forma perfeita, na qual, apoiam ditadores.
Lll))l)))))l))))lllll)))lllllllllllllllllllllllllllllllllllllll)lll)lll))l)1
@@vivaldoalvess1944 pelo fato do homem ser como ele é, infelizmente poucos lerão seu comentário, pq afinal não querem saber a verdade, e se contentam com o pouco que lhes é dado, mesmo que tenham informações omitidas. O que resta é... Não sei na real, se tiver um jeito ainda não sei. Do mais, agradeço ao excelente comentário.
@@vivaldoalvess1944Existem ditadores mais cruéis que aqueles com ideologia política socialista? Fidel, Lênin, Stálin, Kim Il-sung. Imagina quão desastroso seria se nosso país tivesse aderido às ideias implantadas na União Soviética kkk
Excelente trabalho! Missérie incrível! Parabéns a todos os envolvidos. Obrigado por compartilhar
Estou maratonando kkkk fantástica série.
:D Que legal! Obrigada, Alexandre!
Conteúdo expecional, parabéns!!!
Já vi esta serie umas 6 vezes. Esta serie é mt boooaaaa
Uaaaau, Tomás. Acho q é um recorde! 😍
@@LouiseSottomaior😂❤❤ as suas producões sao ótimas!! Já estou à espera de uma atualizacao para o lula 3😮
Uma tese ao nosso deleite. Trabalho refinadíssimo. Grato!!!
A história já mostra que o desequilíbrio fiscal com gastos públicos elevados levou o País para o buraco na década de 60. Será que, em 2024, não estamos indo nesta mesma direção ? Os economistas e pessoas entrevistados por este documentário já fazem o alerta.
Trabalho incrível 👏🏾
Ate baixei pra ver no intervalo da escola. Likeee
Como assim eu não vi isso antes! Imprescindível para entender o Brasil e suas complexidades....
Até Fukuyama está!!! 👌🏿😍
Danke, Louise!
Um prazer, Renan
Série muito boa! Parabéns aos idealizadores.
Impresionante a qualidade dos entrevistados...
Que documentário excelente!!! Parabéns aos envolvidos!!!
Obrigada, Wesley!
Uma aula de História incrível!
Que legal q vc curtiu, Fred! Obrigada pelo elogio!!!
Muito bom
Parabéns, estou cursando a matéria e você me ajudou muito!
Ótima série.
Veja também o documentário completo da Brasil Paralelo que é mais enriquecedor .
Depois de assistir 4 episódios tenho que assinalar um aspecto da série. Estou adorando assistir, trabalho de fôlego, reunir tta gente importante. Entendo o título "a história contada por quem a fez" que embora se refira ao estreito campo da economia, e ao mais estreito campo da narrativa de seus artífices técnicos, sugere, com o termo HISTÓRIA, uma visão mais ampla do que realmente se propõe a fazer. Entendo a publicidade num título que beira o sensacionalismo para capturar gente como eu interessada na história e na sua complexidade. Não há complexidade e esta história é narrada por economistas, homens na maioria e brancos. A história da economia brasileira mereceria alguns contraditórios e fatos que só poderiam ser colocados com outros atores (trabalhadores, mov sociais, negros, indígenas). O título promete mais do que entrega. Dito isto, 3 ou 4 obs:
1) DELFIM NETO e outro(s) mencionam que no período da ditadura o bolo cresceu, como uma intervenção Estatal absurda, nem perto do que os gov FH e Lula ousaram fazer embora a pecha hj de esquerda radical. Que piada. Mas DELFIM obviamente não esquece de mencionar que para alguns o bolo TINHA MAIS FERMENTO. Pra quem cresceu com mais fermento, DELFIM (pq não damos os nomes aos bois)? Aos empreiteiros, à classe alta, os que seriam os rentistas de hj. A classe média ganha uma migalha e apoia a ditadura, como cereja do BOLO... classe média sempre na "medianidade" moral.
2) Outra obra narrativa deste vídeo de homens brancos e ricos como os donos da história: com o governo Getulio Vargas, saímos de uma "oligarquia liberal" ! Que maravilha este termo... que é uma oligarquia liberal? vivem sozinhos na sociedade? è como se propõe até hj Estado mínimo só pras classes mais baixas , incluindo a média (embora ela nãos e reconheça assim, presa na aparência de que é rica frente aos 80% , naquela época mais ainda , de miseráveis). Liberal na economia e conservador para os outros.
3) Bretton Woods, em 44, foi feito para não desfavorecer a população, o povo!! Que piada! E sem o contraditório no vídeo. Que narrativa complicada.
4) Getulio, Roosevelt e mesmo hj na China temos exemplos em 3 fases históricas e em 3 países diferentes onde uma intervenção massiva do Estado na sociedade e na Economia deu retorno de crescimento e melhoria da condição humana no país (claro que no Brasil com uma revolução cultural rápida demais, nos EUA impositivamente e na China com uma revolução cultural que sustenta a proposta de Estado no desejo social do país; o que parece dar vantagem e sustentabilidade para a proposta chinesa...acompanharemos). Nenhum comentário sobre a potência disso, sobre a escolha política de ter um Estado mais forte, porém que não seja como o nosso de hj 2020 onde o Estado está contra o próprio povo. Aí o discurso neoliberal faz vista grossa. Outro ponto que poderia ser melhor explorado como um contraditório da "história por que a fez", neste episódio.
5) Jango, ao reativar relações com a Russia depois do alinhamento ideológico do Estado brasileiro com os EUA, age tecnicamente, sem pensar em ideologias? Pq não? Quem pode atirar a pedra? Mas nesse caso foi deposto. A ideologia é sempre a do outro, num país pouco educado e com a elite financeira e intelectual subserviente, ao invés de subversiva, liberal! E aí tenho que aguentar José Sarney (sem nenhum contraditório narrativo) dizer que Jango "fez tudo" para ser deposto. Um filhote dessa subserviência que mencionei...e da ditadura, tb.
6) Enaltecimento do crescimento absurdamente rápido no tempo da ditadura (coisa que tb é pouco sustentável e ruim se a análise econômica não fosse rasa ou restrita ao seu curto campo de visão... uma sociedade não avança culturalmente na mesma proporção. Gra Bretanha teve quantos séculos para se tornar potência?). Faz-se a crítica que não crescemos em termos de produção industrial e educação. Esqueceu-se de dizer que nunca tivemos indicadores de saúde tão baixos... ou seja, uma análise histórica poderia aproveitar para que um negro, um indígena, um trabalhador, um sindicalista, uma dona de casa, um favelado, que tb construiu a história da economia do Brasil, mencionasse alguns elementos para vermos com o mito de origem desse país a partir da invasão colonialista se repete como um recalcado: se produzimos riqueza é para ser subtraída pelo império, ou pela elite subalterna de onde estes mesmos narradores vieram.
Se escrevesse um pouco melhor, eu até iria ler esse texto todo, mas sua grafia é muito ruim, desculpe.
Gostei bastante dessa crítica ao documentário. Realmente...homens brancos constando a história do ponto de vista deles...minimizam ou não dão o devido valor aos sofrimentos passados pela maior parte da população negra, indígena e brancos pobres imigrantes, com certeza diferente dos antepassados dos narradores.
@@jardelvictor2604 Não perdeu nada.
alguem precisa tomar nota dessa série. rs
Amei!
Estou fazendo um seminário sobre esses assuntos, obrigado pelo vídeo 🤩🤩
Q bom q vc curtiu, Viviane!!! Obrigada!
Quem tiver interesse em aprofundar o estudo do período econômico pós segunda guerra, formação da autoridade monetária e bancos de desenvolvimento. Nada melhor que a autobiografia do Roberto Campos, que figurou no debate econômico desde Bretton Woods. A lanterna na popa.
Lá começou a nova ordem mundial, onde os bancos e seus imperadores internacionais invisiveis passaram a governar a terra. Nem se toca nesse papo na escola, sendo esse encontro, o mais importante do SÉCULO!!!!!!!!!!!
Qual livro
@@funcionariojudeudoyoutube7579 A lanterna na popa
Eu tenho esse livro. É gigante, to lendo.
Adoro o Boris Fausto.
Ótima série, parabéns!
Muito obrigada, Beatriz Limato!
O Brasil e seus vôos de galinha na economia ao longo de toda sua história.
Eterno pais do futuro!
Muito boa mesmo.
Minha e outra depois que encontrei esse canal
Belíisima contribuição, @Louise Sottomaior
Excelente documentário sem viés politico, mostra ambos os lasos sem esconder conquistas e vergonhas, parabens!!
Lembrando q esse documentário foca na economia, realmente n tem motivo de defender ou criticar tanto o periodo do imperio como ditadura, deve mostrar números como está fazendo, parabens!!
Obrigada pelos seus comentários, @XAN!
Assistindo um EP. Toda sexta-feira
Esse ep é sensacional. Um bando de velho passando pano pra ditadura
Cristovam Buarque escreveu um texto longo explicando a frase de Keynes. Já ouvi explicações mais simples que colocam o texto da seguinte forma: (parafraseado) "A longo prazo todos estaremos mortos e o que devemos nos perguntar é quantos Hitlers e Stalins nossos filhos terão que enfrentar em suas vidas".
Eu percebi que todas as expansão da economia do Brasil, sempre foi puxada pelo consumo, que por sua vez, fazia as indústrias lucrar, se instalar,e produzir mais..
sim, a economia precisa se basear na produção, a produtividade que aumenta os salários a longo prazo, e não consump que só gera inflação e dívidas. Uma das razões porque o país é pobre e porque o liberalismo é demonizado.
@@luisamaria3068 Exatamente, nacional-desenvolvimentismo, keynesianismo ou socialismo Fabiano só gera inflação, dívida pública e aumento de impostos, é o sistema econômico muito burro.
Esses caras são tudo fanfarrão mesmo, JK não cumpriu com o plano de metas, fez uma capital do zero de forma irresponsável só trouxe dívida ao Brasil, e uma capital feia pra caraca digasse de passagem, Vargas estagnou o país, ditadura militar trouxe superinflação de 200% lula no segundo mandato entrou o Brasil quebrado a Dilma que acabou terminando de fazer o trabalho até 2016, não gosto do temer, mas ele, Itamar e FHC foram os melhores, Lula foi bem também mas antes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), qualquer tipo de plano governamental na economia é uma bosta, nunca deu certo e não é de hoje que vai dar
Sim pq isso que mantém coletivo , cada um faz pouco este pouco todos tem acesso as coisa pelo dinheiro. para ter liberalismo temos se alto suficiente.
Pqp que conteúdo foda
Hahaha. Adorei.
10:17 "o Dutra (Eurico Gaspar Dutra) começou muito mal (...), abriu a economia, e um ano e meio depois largou o liberalismo econômico".
Uma narrativa curiosa foi feita nesta etapa da série: a associação do desenvolvimentismo a regimes autoritários. É quase uma associação automática do liberalismo a democracia, o que, naturalmente, não é verdadeira.
Colocar no colo do gasto público as tristezas da inflação chega a ser imoral.
"... mas a economia crescia e a inflação caía..."
O crescimento do estado acabou com a democracia, será que foi só eu que vi?
Não foi dito isso no documentário, vejam novamente. Eles não estão defendendo
O Regime autoritário
@@tucanooluizmas também não fazem tanta força pra o criticar rsrs
em resumo, Brasil de sucesso é descentralização de poder, equilíbrio fiscal e preocupação social pelo estado...... infraestrutura e investimento pela iniciativa privada
Tais certa.
A própria história do país prova que não é bem do jeito que vc tá colocando
"Alguém que diga que o imposto sobre o pobre deve ser a base do progresso de uma nação é um pervertido, e devia tá preso"
já veio à mente o indivíduo ne?
Odiei os vídeos da Série apenas em um momento: Quando eles acabam =( lol
Muito Bons
Os programas do New Deal não foram "só para gerar emprego" - muitas vezes as tecnologias usadas foram escolhidas para que o uso de mão de obra fosse maior. A Hoover Dam e o Tenesse Valley Amendment foram projetos de infraestrutura importantes. Os CCC foram programas de emprego que ajudaram a recuperar o solo e florestas dos EUA. Os CCC também criaram um ambiente no qual, pela primeira vez, negros, brancos, latinos, pessoas com pouca educação e PhDs pudessem conviver. CCC significa Civilian Conservation Corps ou Corpo (grupo) Civil de Conservação. (fonte: PBS The Civilian Conservation Corps, American Experience - comentário escrito de memória).
7:49 a voz dele se parece com a do dublador Guilherme Briggs
Video muito bem feito, más poderia colocar os nomes dos depoentes, cargos ocupados no Governo e na sociedade.
@@vlr31lacerda70 obrigada pelo elogio e pela sugestão. Mas tem o nome de cada depoente… ao menos da 1a vez q cada um aparece. Então vc acha q os créditos deviam aparecer mais vezes, é isso?
@@LouiseSottomaior O brigado pela resposta, sim, toda vez que aparece um comentário seria bom aparecer no rodapé o curriculum também.
20:31 Glenn Greenwald é um viajante do tempo e eu posso provar
"Quando se decide que é mais importante se criar um monopólio do petróleo do que em Educação." Gorfei com essa frase. Décadas depois criaram a lei q repartia os recursos do Pré-Sal priorizando a educação. É para isso q deve existir o monopólio do petróleo
Sim, décadas depois realizado por outro governo, não venha privilegiar as atitudes desse governo autoritário e truculento
"Monopólio do petróleo gera preços altos na gasolina devido a falta de concorrência"
Ah mas veja bem, precisamos do papai estado para que ele faça com que paguemos uma das gasolinas mais caras do mundo. Pelo amor de Deus, monopólio nunca é bom, principalmente vindo do papai-estado.
@@hansikn7090 OK, vamos de gasolina baratinha, mas sem educação. Me parece ótimo! Essa é a cara da classe média do atraso. Aquela que prefere parecer do que ser.
@@RubsonM E quem disse que é por causa do monopolio que pode haver educação kk? O Brasil investe muito em educação, cerca de 6% do PIB, investimento não é problema. A questão, é que eu prefiro um mercado sem monopólio e com livre concorrência, isso beneficia até o governo e as pessoas como um todo, principalmente os pobres!
No meu ver todos crescimentos dos anos 70 veio dos investimentos dos anos 60 guando o governo individou mas construil indústria que passaram a dar retorno ao país
a ditadura militar fez uma reforma educacional, ampliando o acesso, mas a repetência e a evasão escolar continuaram altos
"Jk é o pai da inflação. Brasília é a matriz da inflação brasileira." Sad but true.
Cresceu sim no governo militar mas com uma ditadura e ausência total de inclusão social, crescimento esse onde o pobre nem chegava perto....
O crescimento econômico do Regime Militar foi fictício, o Milagre Econômico levou o Brasil a uma das maiores infrações da segunda metade do século XX.
A classe média esta sendo esmagada, mas como melhorar a qualidade de vida, como censurar, quando o agronegócio esta doente
eu digo uma coisa, se não arriscar nós não sai da merda.
parabens, conseguiram enfim fazer um documentario sem a interferencia da ideologia esquerdista para atrapalhar, obrigado!
Comentaristas:
FHC
JOSE SARNEY
HENRIQUE MEIRELLES
O que eles fizeram pelo país?
Principalmente o Sarney!!!
Corruptos
Não havia nada que justificasse a mudança da capital para criação de Brasília, a não ser um projeto para um governo que ficasse longe da população, mas isso jamais seria dito.
A construção do Brasília já vem desde de Tiradentes
@@marcelolima1500 Alguma fonte para comprovar a construção de Brasília desde a época de Tiradentes ainda que não fosse como um projeto de poder?
Interiorização do país, questões de segurança nacional, na qual é mais difícil ataques estrangeiros a uma capital que está no coração do país e é óbvio, tirar o Centro do Poder Político do Rio de Janeiro, onde haviam maiores protestos populares.
A população rural atrasada foi atraída pelo crescimento industrial nas grandes cidades, sem qualquer cuidado as cidades crescem e incham sem qualquer cuidado com a ocupação do solo, falta de investimentos em infraestrutura de transportes de produtos agrícolas e de massa como mais linhas férreas. Ao invés deles criarem condições para o empreendedorismo ou modernizar a indústria com produtos aqui fabricados, eles preferiram ser populistas e criaram os sindicatos para serem dependentes do Estado.
Nos minutos finais há uma boa correção! Mas, aos desavisados que não assistirem o vídeo completo, fica a mensagem incompleta de que 90% concordam que os militares salvaram a economia! Rsrs
Assiste o próximo episódio então... Reduzir o desempenho econômico da ditadura seja ao sucesso do período de 64-73 seja ao fracasso de 73-85 é desonestidade intelectual.
pt.m.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro
Concordo que a interferência dos Militares naquele momento foi de suma importância, mas os mesmos Militares faltaram com a palavra, quando não devolveu ao Brasil a chance de eleger um Presidente. Mas , será que nós brasileiros sabemos escolher um Presidente
"Salvaram" a economia entregando um país que bateu 8000% de inflação ao ano em 1990 devido à décadas de cagadas dos militares.
Por favor como é o nome do senhor que aparece no vídeo 22:09 que diz "nunca houve milagre... quem souber fico agradecida. Obrigada
Delfim netto
Brasil precisa começar de novo pois viver de aluguel cria uma fissura comodista ande falsas imobiliárias só arrancam o seu e vão embora e a continuidade de uma moradia digna aonde fica ,moradores precisa se esclarecer para agir conforme não adianta também só cobrar e fala tô pagando?????
“A crise de 29 foi provocada pela quebra da bolsa”. Ninguém se incomoda com essa frase?
Quanto era a inflação no governo Vargas?
Oi, Gabriel. Depende de qual dos governos Vargas vc está falando. Para números e séries históricas, veja no site do IPEA DATA. Dá pra ver números e gráficos ano a ano, trimestre a trimestre e até por setor: www.ipeadata.gov.br
O antes foi futebol, depois petróleo agora qual o melhor produtos ?
Turismo sexual
Processo " milagre" : população trabalhdora como se encontrava?
o documentario deixa quase a entender que o new deal foi o causador da segunda guerra mundial. haha!
O foco é a economia do Brasil. Por isso acho que passou só uma pano raso nas questão do exterior. Não iam ter tempo e nem era o foco. Falar sobre a crise da Alemanha naquela época. Pra que conhece o mínimo de história sabe disso. O problema é que tem muita gente que não conhece nada. AI acaba passando essa impressão que vc supracitou.
No Brasil o gasto público ta e prejudicando
O quê exatamente está no quadro ao fundo de Delfim Netto?
Oi, David. É um dos quadros malucos q o Delfim mantém no escritório dele. Um melhor que o outro!
O documentário não explicou o motivo da saída de Jânio Quadros, acredita-se que deve ter sido porque ele não conseguiu combater a corrupção do Brasil.
Só ta errado uma coisa: Quem reatou relações com a união soviética foi o Janio Quadros, o Brasil se alinhou com os países chamados "do terceiro mundo", ou seja, o Brasil era neutro na guerra fria. E pra acrescentar, o Brasil era contra uma intervenção em Cuba por defender o princípio de nao intervenção na soberania dos países, esse princípio foi defendido pela conferência de Bandung.
Quando vi Miriam leitão comentado , desanimou .
Ela é extremamente parcial.
Eu também,tava tudo indo muito bem até ela aparecer
Morte da economia de mercado? Ou empresas produtoras de armamento uma forma de manifestação do mercado.
11:37 Governo JK
19:34 foi golpe não revolução
Leandro Mathues , obrigada peli comentário. Você tem razão. E devo ressaltar que é o entrevistado que chama de “revolução”, evidenciando o ponto de vista dele. O entrevistado seguinte fala “golpe”. No resumo q aparece nos capítulos seguintes a narração também descreve como “golpe”.
@@LouiseSottomaior obrigado pelo feedback e obrigado pelo conteúdo esta me enriquecendo muito
REVOLUÇÃO feita pelos poderes dominantes? Larga de ser um doente e vai estudar
Uma revolução em sua definição da palavra não é sinônimo de algo bom ou "legitimo". Um golpe de estado pode ser considerado uma revolução se trouxe mudanças politicas/sociais com ele.
@@yurireis8794 errado meu chará, as definições estão junto com quem as realizas, resumidamente um Golpe é feito por elites, e revoluções pelas massas. Eu tenho pra mim que os militares não respeitaram as massas...
Como medir
Por que o liberalismo de Dutra não deu certo?
O Brasil supriu potências do eixo?
Tem com supri Ucrânia e Rússia
De novo os militares arrumaram o país
Economia significa reservas de seu fruto ou seja de sua capacidade produtivo para um estado que só vive de aluguel que exemplo financeiro pode demonstrar ????????Uma economia bastarda tem que tomar cuidado com seus passos?????????
Deram pouca importância ao papel do petróleo, e a crise do petróleo de 1970.
Tá atento, hein? Mas a 1a crise do petróleo foi em 1973. Exatamente por isso é q o próximo episódio começa neste ano. Assistiu?
@@LouiseSottomaior Oi! Sim, estou acompanhando todos os dias a série. 😁
Essa cambada ainda comenta com sorrisos e risadinhas irônicas as desgraças que foram feitas. Pra eles não muda nada mesmo.
triste fim de Policarpo Quaresma
*ZA WAARUUDOOO!*
Falou com esse viés do fhc
Incrível como no Brasil a história se repete ao decorrer dos tempos. O final de JK foram os quatro anos de Bolsonaro.
Estes economistas e políticos defendendo os desperdícios e a corrupção na administração pública tratada, a partir da dutadura Vargas e colocada em prática pelo JK.
Ligar o fim da "economia de mercado" à ascensão de regimes autoritários não é correto. O principal regime autoritário da época, o regime nazista, é resultado da segunda crise alemã pós primeira guerra e não da presença maior do Estado na economia.
O grande exemplo de intervenção estatal na economia, o New Deal, ocorreu dentro do período mais democrático da história estadunidense - os 4 mantados de Franklin Roosevelt. O então presidente americano, contrariando a posição de Walter Lippmann, acreditava que os eleitores, sim, eram racionais e capazes de tomar decisões positivas. Lippmann, influente intelectual da época, argumentou em Public Opinion, baseado no trabalho de Freud, O Descontentamento na Civilização, que as massas eram irracionais e destrutivas e, por isso, manipula-las não eram apenas correto mas necessário. Roosevelt, por outro lado, acreditava que se os eleitores fossem indagados de forma racional eles responderiam (e respondem) de forma racional. O presidente americano pede, então, a um cientista social e estatístico americano, George Gallup, que crie e implemente um sistema que cumpra a tarefa: Gallup cria, então, a Pesquisa de Opinião Pública. A ironia é que um sistema criado para guiar e informar as decisões do governo hoje é usado para guiar e informar campanhas publicitárias eleitorais.
Esse Gustavo Franco é socialista até a sola do sapato.
Maiores brasileiros, sem ordem de colocação:
Getúlio Vargas
D. Pedro II
Juscelino Kubitschek
Oswaldo Cruz
Carlos Chagas
FHC
Ernesto Geisel
Lula
Ozires Silva
Pelé
Tom Jobim
Faltou só Barão de Maua e o Ruy Barbosa. Pele é um jogador talento e nada mais. FHC é um traidor bandido, um bandido da pior especie.
Pelé?
@@rafaelvilas4230 Também odeio o FHC, mas bandido acho difícil. Acho mais coerente chamar ele de "governável". Mais ou menos como nosso presidente atual: Honesto e incopetente.
Ustra, Getulio, Fhc e Lula? Kkk nao esses caras so afundaram mais o nosso pais e ajudaram Getúlio criou a merda da clt lula foi oportunista e ladrao o unico que eu acho bom foi o dom predo 22
@@Juh7802 também me perguntei kkkkkkkkkkkkk
A parte mais fraca do documentário foi a falta de argumentos na área econômica de terem deposto o João Goulart!
esse país nunca teve educação, habitação e salários decentes . País de Policarpo Quaresma.
Claro por causa de medidas reguladoras a clt de merda que so fodr o trabalhador
@@alexandreceasar6508 tem razão. estamos fodido
que quadro estranho 23:42
É do escritório do Delfim Netto
Déjavú: "o GOLPE tinha como pretextos: combate à corrupção, à inflação e ao comunismo":
" a cada 15 anos o Brasil esquece os seus últimos 15 anos". ¯\_(ツ)_/¯