MARIA É PERPETUAMENTE VIRGEM?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 дек 2024

Комментарии • 3,6 тыс.

  • @isaac.silva1
    @isaac.silva1 6 лет назад +477

    Por favor, coloca legendas nos seus vídeos. Minha esposa é deficiente auditiva, na igreja também tem outros surdos que gostariam de entender suas mensagens. Por favor considere este comentário. Obrigado. Deus abençoe seu ministério

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад

      Isaac Silva ja ha essa opcao no proprio youtube

    • @isaac.silva1
      @isaac.silva1 6 лет назад +20

      O problema é que as legendas automáticas contém muitos erros. Experimenta assistir o vídeo com legenda e veja que a cada 10 segundos pelo menos uma palavra sem sentido aparece na legenda. Por outro lado, é possível ao dono do canal editar as legendas automáticas corrigindo-as.... Ou inserir suas próprias legendas.. dá na mesma. Mas só as legendas automáticas não dá, tem muitos erros.

    • @vanessafarias6928
      @vanessafarias6928 3 года назад +4

      Up

    • @vanessafarias6928
      @vanessafarias6928 3 года назад +3

      Up

    • @vanessafarias6928
      @vanessafarias6928 3 года назад +3

      Up

  • @Elayneoliveirablog
    @Elayneoliveirablog 5 лет назад +177

    Mas gente o sexo dentro de um casamento bíblico é santo, qual o problema dela ter tido relações com seu próprio marido?
    É mais facil provar os irmãos e irmãs que Jesus teve do que a ausência deles, e que benção né, um casamento aberto a vida ♥

    • @gabrielalves7847
      @gabrielalves7847 5 лет назад +8

      a paz Elayne tudo bem?
      Então todas essas passagens da qual ele falou dos irmão de Jesus tem respaldo mostrando que eles não eram irmão e sim parentes, para o povo judeu naquele tempo as pessoas próximas se chamavam de irmãos, quando vamos a igreja não chamamos o próximo de irmão? Nem por isso somos filhos da mesma mãe certo?

    • @gabrielalves7847
      @gabrielalves7847 5 лет назад +14

      marcos 6:3 "Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem entre nós também suas irmãs?"
      Se olharmos essa passagem fica claro que Jesus teve irmãos, mais a sagrada escritura também nos mostra quem são esses "irmãos" de Jesus.
      Marcos 15:40,41 "E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
      As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém.
      " Como se sabe Maria era um nome muito comum naqueles tempos, e essa Maria mãe de Tiago e José é na verdade a mulher de Cléofas que era irmão de São José.
      Mateus 10:2-4 "Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
      Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
      Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu".
      Basta você olhar a lista dos apóstolos e vera que Tiago e José, Judas e Simão são filhos de Alfeu (Cléofas), e que o outro Tiago é filho de Zebedeu e irmão João.
      João 19:25-27 "E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas (Alfeu/Cléofas), e Maria Madalena.
      Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
      Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa".
      Sabendo que São José já havia falecido e que Maria não teria ninguém para cuidar dela, Nosso Senhor deixou sua Mãe aos cuidados do discípulo amado que era São joão, mais sabemos que aqui São joão representa a igreja ou seja o discípulo amado leva a mãe do nosso senhor Jesus Cristo pra casa e cuida dela, se ele não esqueceu dela na cruz quem somos nós para esquecermos.

    • @gabrielalves7847
      @gabrielalves7847 5 лет назад +9

      Mais claro que o casamento é Santo, e não tem problema nenhum em ter relações no matrimônio, mais não podemos olhar pra são José e Maria como um casal comum, mais sim um casal escolhido por Deus para criar o seu filho o messias e também o próprio Verbo encarnado, lendo a bíblia vemos que nossa senhora e são José não tiveram uma vida tranquila, se você analisar o percurso que Maria fez até a casa de Isabel sua prima vera que ela andou de 100 a 150 quilômetros isso tudo a pé, e fez o mesmo percurso para voltar, mais sabemos que toda a graça que Maria possui é graças a Jesus seu filho, pois sem ele graça nenhuma ela teria, mais ela teve graça porque Deus quis. Quis o Pai das misericórdias que a encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser a mãe de seu Filho, para que, assim como a mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida.
      Que a paz de nosso senhor esteja com a irmã e a família assisto seus videos e respeito muito seu ministério.

    • @guilherme_willahelmm
      @guilherme_willahelmm 4 года назад +51

      @@gabrielalves7847 Em 2002, foi encontrado em Jerusalém um ossuário datado de aproximadamente 63 d.C (exatamente o ano em que Tiago morreu!) com a inscrição em aramaico: Ya'akov bar Yosef achui d'Yeshua (“Tiago, filho de José, irmão de Jesus”). A descoberta sacudiu a comunidade acadêmica e suscitou longa disputa, principalmente devido à resistência de ateus e secularistas. O ossuário foi submetido a vários testes pelo Geological Survey of State of Israel e após longa investigação foi declarado autêntico em tribunal. A não ser que tenha havido em Jerusalém um outro Tiago que também era filho de José, que também era irmão de Jesus e que também morreu em 63 d.C (que é quase a mesma chance do Palmeiras ganhar um mundial), ele é a evidência mais antiga da historicidade de Cristo, e também prova que ele tinha um irmão chamado Tiago.

    • @igordelano4613
      @igordelano4613 4 года назад +7

      @@gabrielalves7847Essas duas passagens q vc citou foi sem contexto,pois se a Maria q é citada no verciculo aí de Marcos 6:3 fosse a msm q é citada aí nesse verciculo de Marcos 15:40-41,em Marcos 6:3 ñ diria "Ñ é este o carpinteiro,filho de Maria",pois se essa Maria citada é mãe de Tiago e de José e ñ mãe de Jesus pq q no verciculo diz mãe de Jesus e em seguida,o irmão de Tiago de José de Judas e de Simão

  • @rubensaph
    @rubensaph 6 лет назад +296

    Sou católico mas digo o seguinte: o que está escrito está escrito. Não podemos querer mudar o sentido da palavra do Senhor. Parabéns e obrigado por esclarecer.

    • @Jon.Almeida
      @Jon.Almeida 2 года назад +19

      Na verdade podemos, mas não devemos.
      Como achas que há tanta interpretação diferente? Simples, a hermenêutica protestante diverge da hermenêutica católica.
      Por isso nunca haverá consenso nos debates entre católicos e protestantes.

    • @lobiankk77
      @lobiankk77 2 года назад

      Bruh

    • @minka866
      @minka866 Год назад

      Mas e o conde?

    • @vicentecorreia95
      @vicentecorreia95 Год назад +22

      Kkkkk irmão então leia o tratado de São Jerônimo do Séc IV ao invés de ouvir esses teólogos protestantes

    • @ghsm3206
      @ghsm3206 Год назад +6

      @Mildo Maria é santa pois deve ser santa. Deus pode preservar nós do pecado, conforme Judas 1:24,25-
      "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
      Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.".
      Outrossim, nada de puro vem da impureza.
      "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém." Jó 14:4
      Além , claro, Jesus veio em carne e herdou a carne e sangue de sua mãe. Jesus sendo santo sua mãe também é santa. Hebreus 2:14
      "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;"
      Jesus foi carne assim como nós(E negar isso é ir contra Deus, 1 João 4:3).
      Sobre ela ser virgem, sim, ela é. Vê-se Zacarias 12:10, profecia sobre Jesus.
      "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho UNIGÊNITO; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito."
      Maria não é adorada mas sim respeitada e reconhecida pelo sua função. Assim como EVA colaborou para trazer o pecado ao mundo, Maria colaborou para trazer a graça ao mundo(Jesus).
      Não crer na santidade de Maria vai até mesmo contra bíblia, ou seja, tradição de homens. Nem mesmo Lutero rejeitava dogmas católicos acerca de Maria(Muito antes da Bula ineffabilis).

  • @simonereis2426
    @simonereis2426 2 года назад +20

    ADOREI YAGO! Descobri seu site ha 2 semanas, e a cada dia que passa gosto mais das suas explicações da Palavra de DEUS. Estou aprendendo MUITO contigo. Obrigada.

    • @jorgealmeida7981
      @jorgealmeida7981 Год назад

      O Yago viaja na maionese. Se lermos a Bíblia atentamente veremos que Maria nunca teve outros filhos além de Jesus

  • @anaclaudiaberaldo2037
    @anaclaudiaberaldo2037 6 лет назад +239

    Engraçado alguns comentários de católicos achando que veneramos Lutero, como se ele tivesse sido inerrante 🙄

    • @InvestimentoseFe
      @InvestimentoseFe 6 лет назад +5

      Vocês não são capazes de seguir em união, justamente, por não serem humildes para seguir alguém. Lógico que dizer que Seguir somente a Cristo é uma boa desculpa, principalmente, para pessoas soberbas e mau intencionadas.

    • @anaclaudiaberaldo2037
      @anaclaudiaberaldo2037 6 лет назад +59

      Wesley Carvalho, nós não seguimos a nenhum ser humano por sabermos que todos são falhos, que podem cometer erros independentemente de serem homens de Deus, não é falta de humildade, é cuidado. Preferimos seguir somente as Escrituras, assim não corremos o risco de falhar. E claro que imitamos homens de Deus (como Paulo disse "sede meus imitadores como eu sou de Cristo") desde que eles estejam andando e vivendo de acordo com as Escrituras, sendo, obviamente, "imitadores de Cristo". Ou seja, em última instância a Palavra de Deus é sempre a nossa única regra de Fé e prática.

    • @InvestimentoseFe
      @InvestimentoseFe 6 лет назад +2

      Como homens de Deus que seguem somente as escrituras podem divergir a respeito das próprias Escrituras?

    • @anaclaudiaberaldo2037
      @anaclaudiaberaldo2037 6 лет назад +32

      Wesley Carvalho, justamente porque são falhos! Mas no que é mais essencial, somos unânimes.

    • @InvestimentoseFe
      @InvestimentoseFe 6 лет назад +3

      Desculpe lhe informar, mas não são não.
      A Santa ceia que é um sacramento que vocês possuem não é visto da mesma forma nas variadas Igrejas.
      O batismo que é o outro sacramento também não é realizado da mesma forma nas mais variadas Igrejas.
      O dia de culto não é o mesmo em todas as Igrejas.
      A dízimo não é aceito em todas as Igrejas.
      Entre outras doutrinas fundamentais para a vida da Igreja. A unidade é vista somente em vídeos como este que vai contra a explicação Católica - que por sinal é mais condizente tanto com as escrituras quanto com a Tradição.

  • @mateusmartins4860
    @mateusmartins4860 4 года назад +62

    A verdade dói, principalmente em quem não está acostumada com ela... Mas isso é espiritual... Temos que orar para que DEUS abra os olhos de todos..

  • @brunacarolina7288
    @brunacarolina7288 6 лет назад +53

    A bíblia é perfeita, nela está a verdade, as pessoas é que distorcem para o seu benefício próprio!!!

  • @annewierzchon1339
    @annewierzchon1339 6 лет назад +38

    Adorei!
    Eu vivo com a família toda sendo católica e eu como a única evangélica. Ultimamente tenho tido uns imbates sobre como podem crer em tudo que falam sobre Maria.
    Muito obrigado.
    Faz um vídeo em relação a crença de santos e ídolos.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +3

      Anne Caroline Vasconcelos Wierzchon Jesus nao tinha estatuas de sua mae mesmo sendo o melhor carpinteiro

    • @12345678983984
      @12345678983984 5 лет назад

      Tente pregar sobre santidade. Isso daí não adianta de nada.

    • @Guilherme-yi7xb
      @Guilherme-yi7xb 2 года назад

      @@pauloalvesguerrajoaopessoa2692 que bom né Paulokkkkj

    • @taylonsilvalima9716
      @taylonsilvalima9716 10 месяцев назад

      É por causa do sentimento religioso. Mas como estão hoje?

    • @rafaelrovai3340
      @rafaelrovai3340 4 месяца назад +1

      Desejo força e paciência da sua família com você, não é fácil conviver com pessoas que não ama Mãe de Deus!

  • @jonathanfraires
    @jonathanfraires 6 лет назад +299

    Quase me tornei católico depois de conhecer e ler Olavo de Carvalho e assistir diversas aulas do Padre Paulo Ricardo. Na época percebi que nem mesmo conhecia a fundo minha própria teologia protestante. Assistindo esse vídeo, vi que, permanecendo no protestantismo, mesmo amando profundamente os irmãos católicos, tomei a decisão correta. Oro por você!

    • @Laiz173
      @Laiz173 6 лет назад +4

      Jonathan Fraires será q poderíamos conversar mais a respeito? Tenho enfrentado algumas dificuldades assim irmão...

    • @vonbruhh
      @vonbruhh 6 лет назад +58

      Eu me converti graças ao Pe.Paulo,grande homem ele.E acredito ter feito a escolha certa ao vir para o catolicismo. Com todo o respeito,vejo agora que o protestantismo é meio absurdo e contraditório.Até porque,de fato,a Igreja Católico surgiu junto com os apóstolos e há fontes históricas disso.
      Recomendo estudar mais um pouquinho mais da fé católica,principalmente suas raízes.Mas caso se sinta melhor no protestantismo,que assim seja.
      A paz de Cristo!

    • @oministro6499
      @oministro6499 6 лет назад +33

      Essa questão de adoração a Santos me incomoda muito, infelizmente pessoas que estão mortas.. Mas dizem que não é adoração, é veneração, da mesma forma me incomoda..

    • @julioravy6874
      @julioravy6874 6 лет назад +9

      No Brasil deve ser solitário mesmo, Jonathan. Mas nos EUA o James White e outros (Ministério Alfa e Ômega) têm refutado os católicos há tempo também. E, tal como o Yago tem sido chamado de anticatólico, o White também recebeu tal título por propor a posição protestante. Outro ironia é que o White tbm é pastor batista reformado (até onde sei).

    • @RenatoDuchini
      @RenatoDuchini 6 лет назад +17

      É como diz o Salmo 115.4-8 (também tem outras passagens similares no antigo testamento) onde diz que quem adora imagens se tornam semelhantes a eles, ou seja, se tornam cegos.
      Tem aquela passagem que Jesus fala que João Batista era o maior dos nascidos de homem, o que implica que nem Maria estaria acima dele. Até vi um video do Olavo de Carvalho tentando justificar a doutrina católica dizendo que Maria, para conceber Jesus, teria que ter sido concebida pelo Espirito Santo também! É um absurdo tão grande, que se a gente observar a lógica disso, a mãe de Maria teria que ter sido concebida nessa mesma condição e assim retro-ativamente até chegar a Eva! Daí que vemos um senhor com uma mente brilhante como a do Olavo, que foi capaz de prever cerca de 30 anos o que aconteceria no cenário politico no Brasil, mas no tocante a sua fé católica, não consegue enchergar um palmo a sua frente!
      Mesmo estando tudo tão claro como agua nas escrituras, só o Espirito Santo mesmo para convencer as pessoas de toda a verdade.

  • @IvanCarlosNJBar
    @IvanCarlosNJBar 3 года назад +18

    No vídeo em questão, Yago diz que não podemos aplicar o livro de Cântico dos Cânticos à Maria, porque, segundo ele, o texto de Cânticos não diz respeito a ela, sendo que era exatamente o que St. Agostinho e St. Tomás de Aquino faziam, isto é, aplicavam o texto de Cânticos que diz "És um jardim fechado, minha irmã, minha noiva, uma nascente fechada, uma fonte selada" (Ct 4, 12) à Maria interpretando assim, que Maria permaneceu virgem "antes, durante e após o parto de Jesus".
    Mas, para o horror de quem o ouve, Yago vai mais longe e pergunta aos exatos 32:05min de vídeo:
    "Aqueles que defendem a virgindade perpétua de Maria estariam dispostos a aplicar o resto de Cântares à Maria, onde atos sexuais são descritos, onde posições sexuais são descritas, onde desejos sexuais intimamente profundos são descritos numa linguagem altamente sexualizada que tá lá descrevendo a relação entre Salomão e a Sulamita?"
    Prestem atenção aqui, Yago diz que porque em outras passagens (sequer no mesmo capítulo), o Cânticos faz referência às relações sexuais, então não podemos aplicá-lo para defender a virgindade perpétua de Maria.
    Continuando...
    Yago, para tentar afirmar que Maria teve outros filhos além de Jesus, usa de um argumento esdrúxulo, ele afirma que porque o Salmo 69, em algumas passagens, se refere a Jesus, logo, Maria teve outros filhos, pois este salmo diz no versículo 9 :
    "Tornei-me um estranho para os meus irmãos, um desconhecido para os FILHOS DE MINHA MÃE" (Sl 69, 9)
    Ora, mas se o Salmo 69 se aplica irrestritamente a Jesus, então o que dizer do versículo 5 que diz "Deus, Tu conheces minha insensatez e meus PECADOS não Te são ocultos" (Sl 69, 5), sendo que Jesus não teve pecado, como lemos em Hb 4, 15?
    Aí eu pergunto: os que defendem que Maria teve outros filhos baseados em Sl 69 estariam dispostos a aplicar todo o Sl 69 a Jesus? Porque se assim o fizerem, admitirão que Jesus pecou. Chegariam assim tão longe só para negar o que a Igreja afirma, só para dizer "não" quando a Igreja fala "sim"?
    Observem que quando o assunto é Sl 69 eles vão dizer que não se deve aplicar todo o capítulo a Jesus, mas quando o assunto é Maria, eles querem que apliquemos não só o capítulo, mas o livro inteiro à Maria. Vejam se isso não é "dois dedos" e duas medidas, ou como os antigos diriam, "tirar um pouco de leite aqui, acrescentar um pouco de água ali".

    • @LucasOliveirasva
      @LucasOliveirasva 3 года назад +8

      - Solus Christus, não há outro mediador e salvador ("NINGUÉM vem ao pai a não ser por MIM" João 14:6).
      - A Palavra é completa e eficaz, sendo ela o Cristo em verbo (João 1:1-4). Sola Scriptura, que também é Solus Christus.
      - O caminho é "simples", pra que tentar fazer telefone sem fio, sendo que a Ligação com o Senhor é direta e feita por Cristo? A salvação é alcançada pela graça (sola), e a fé no filho de Deus

    • @NathanHpcFingerstyle
      @NathanHpcFingerstyle 3 года назад +11

      Em salmos 69:5 de fato Jesus fala isso, mas não porque ele viveu ou teve em algum momento ações ou vida pecaminosa, se você ler salmos 69 por completo vê que Jesus está angustiado que está passando apuros. Salmos 69:1-3 diz:
      "1. Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço.
      2. Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge.
      3. Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus."
      Jesus está angustiado, com as águas em seu pescoço, o sufocando, e ele está cansado de clamar fazendo uma clara referência a quando Jesus esta no monte Getsêmani por horas (Mateus 26:36-46), enquanto ia orar e voltava e via Pedro e filhos de zebedeu dormindo, e Jesus tornava a orar pedindo para que Deus afastasse dele esse cálice de sofrimento! Mas que fosse feita a vontade de Deus e nao a dele, isso está fazendo alusão que, Jesus não estava angustiado nem triste a ponto que fosse capaz de o matar, porque estava com medo do que iria sofrer na cruz, isso ele sabia, o medo e angústia dele era a expectativa de ter de suportar todo o peso da ira de Deus. Ao carregar o pecado de seu povo sobre si, Aquele que nunca pecou se fez pecado por nós (2 Coríntios 5:21).
      Consequentemente, o caráter santo e justo de Deus exige o castigo pela iniquidade. A Bíblia diz que Deus é tão santo e puro que seus olhos não suportam contemplar o mal (Habacuque 1:13).
      E também no versículo 7 de salmos:
      "7. Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão me cobriu o rosto."
      E novamente no verso 13 e 14 de salmos:
      "13. Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável; ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação.
      14. Tira-me do lamaçal, e não me deixes afundar; seja eu salvo dos meus inimigos, e das profundezas das águas."
      Enfim todos esses versículos de Salmos 69 que nos fazem crer que esse momento de angustia se dá ao peso enorme do pecado de toda a humanidade que estava descendo sobre ele, o peso e tristeza e angústia que o consumiam a ponto dele querer que Deus o afastasse desse cálice, por isso quando Jesus fala em salmos 69:5:
      "5. Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultícia, e as minhas culpas não são ocultas."
      É no momento de angustia e que Jesus toma todo pecado da humanidade para si, para ser encaminhado logo em seguida a crucificação do qual ele morreria, perdoando todos os nossos pecados que nele foram carregados.
      Deus abençoe!

    • @newme1634
      @newme1634 10 месяцев назад +4

      @@NathanHpcFingerstyleexcelente resposta, muitos quando pensam na crucificação pensam na dor física apenas pq de fato era uma morte cruel. Porém, para além disso tinha toda uma dor espiritual ali imensurável por nós, imagina alguém com zero pecados pegar o pecado do mundo inteiro pra si e de gerações que ainda estão por vir. Essa dor do sacrifício de Jesus é que deve ter sido a maior de fato. Pois foi julgado em nosso lugar, se pararmos pra pensar ele recebeu toda a ira e justiça de Deus invés de nós…a aflição de Jesus com as horas que antecederam a crucificação faz muito sentido e no final ele cumpre sua missão por amor a nós e fidelidade ao Pai.

    • @silvanschneider1288
      @silvanschneider1288 3 дня назад

      ​@@LucasOliveirasva - Solus Christus: O corpo de Cristo está inteiramente ligado a cabeça, que é também o próprio Cristo, e é por isso que é possível e lícito pedir intercessão de algum irmão; Ora, pode a intercessão anular a mediação de Cristo? S. Paulo teria errado em 2 Tessalonicenses 3, ao pedir pela intercessão dos irmãos?
      - Outrossim, se manifesta o completo orgulho, ignorância e insensatez protestante em sua frase "para que tentar fazer telefone sem fio (...) a ligação com o Senhor é direta e feita por Cristo?", veja:
      1 - Orgulho por rejeitar os caminhos que Deus nos deu para o alcançar;
      2 - Ignorância por não saber o mínimo teologicamente a respeito do Corpo de Cristo e mesmo assim, palpitar a respeito da intercessão dos santos, acreditando firmemente que a intercessão dos membros do Corpo anula a mediação única e exclusiva do Corpo em sua totalidade; e
      3 - Insensatez ao rejeitar a oração e a ajuda dos Santos que, sem sombra de dúvidas, alcançaram maior Santidade que nós e estão em inseparável e completa comunhão com Cristo.
      "Passarei o meu céu fazendo o bem na terra"
      Santa Teresa de Lisieux
      - Fostes correto em parte, mas erraste em confundir Cristo com a Bíblia. A COMPLETUDE da revelação divina se deu em Cristo encarnado, e não na Bíblia, somente, isso SIM pode ser idolatria.
      "No entanto, a fé cristã não é uma «religião do Livro». O Cristianismo é a religião da «Palavra» de Deus, «não duma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo» (78). Para que não sejam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna do Deus vivo, pelo Espírito Santo, nos abra o espírito à inteligência das Escrituras (79)."
      Catecismo, 108.
      Alias, recomendo a leitura dos parágrafos 101-141 do Catecismo, uma verdadeira aula de leitura e interpretação das Sagradas Escrituras.
      No mais, refutado.

  • @Junior-rn2nh
    @Junior-rn2nh 6 лет назад +192

    Faz um vídeo sobre a morte dos apóstolos? Como se sabe a morte de cada um?
    Deus abençoe, já deixei like

    • @henriquecamargo6338
      @henriquecamargo6338 6 лет назад +6

      Júnior Santos apoiooo

    • @d.c.o
      @d.c.o 6 лет назад +2

      Júnior Santos , livros da época relatam as mortes por isso sabemos nos dias de hoje.

    • @Junior-rn2nh
      @Junior-rn2nh 6 лет назад +3

      D. C.O vários livros citam muitas coisas kkkk isso eu sei...
      Um vídeo explicaria muito melhor, e são essas as explicações que eu sempre escuto.
      Parece sempre muito simples, mas vai pesquisar no RUclips, você não acha, ou seja, não é tão simples assim.
      O que eu quero saber é:
      Porque afirmam isso com tanta certeza? Só por causa de documentos antigos?
      Assim não tem como defender algo só porque queremos.
      Amo ao Senhor. Só queria saber mais a respeito.

    • @robertarodrigues836
      @robertarodrigues836 6 лет назад +2

      Leia o livro dos Mártires

    • @GuiOliveiraDj
      @GuiOliveiraDj 5 лет назад

      Júnior Santos, pegou na peneira kkkkkkkkkkkkkkk

  • @alinefernandagiraldelli5829
    @alinefernandagiraldelli5829 Год назад +3

    Vejo alguns comentários que dizem que nós que não cremos na doutrina católica apostólica romana desrespeitamos Maria, não, isso não é verdade nós apenas escolhemos crer na palavra e não em tradições humanas e muitas vezes falhas e que são usadas para favorecer heresias e tantas outras coisas que não são necessárias para nossa salvação e muitas vezes acabam afastando as pessoas do verdadeiro evangelho e do Salvador Jesus Cristo!! Não cremos em dogmas e tradição e não adianta também usar versículos isolados para dar respaldo a tais coisas. Então esse vídeo explica direitinho o porque nosso respeito e admiração a Maria mãe do Salvador não vai além do que diz as escrituras!!! Parabéns Yago pela ótima aula e muito conhecimento 👏🏻👏🏻 Deus abençoe sua vida!!

  • @mjds23
    @mjds23 4 года назад +35

    Eu gosto muito de detalhes, palavras que passam despercebidas no contexto mas são importantissimas. "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram."Mateus 2:11: QUEM FOI ADORADO NESTE MOMENTO ? SOMENTE "O MENINO", e estavam ali Maria e José por certo. Gente JESUS protegeu Maria de todo jeito de tudo isto que viria hoje, na hora que uma mulher disse :"BEM AVENTURADOS OS PEITOS EM QUE MAMASTE !!" ou seja, BEM AVENTURADA MARIA, e que disse JESUS ? :" "MAIS BEM AVENTURADO QUEM OUVE E GUARDA A PALAVRA DE DEUS" É muito claro gente, se MARIA pudesse voltar e falar uma coisa só ao povo que a ADORA COMO RAINHA DOS CEÚS, algo que está escrito como IDOLATRIA em , escrito por volta de 628 a.C., refere-se a Aserá quando menciona a "" nos capítulos 7.18 "os filhos apanharam a lenha, e os pais acedem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à , e oferecem libações para outros deuses, para me provocarem a ira. OU SEJA, coitada de MARIA, ainda bem que ELA nao vai pagar por tudo isso, a parte dela MARAVILHOSAMENTE ELA FEZ, a mulher mais corajosa da ÉPOCA, apareceu GRÁVIDA, SEM PUDOR E NEM MEDO, não explicou NADA A JOSÉ sobre o ANJO, ETA MULHER ARRETADA DE CORAJOSA!!! Ela confiou TOTALMENTE QUE DEUS A PROTEGERIA. E Jose maravilhoso ??? NA MAIOR PROVA DE AMOR !! Quis ser culpado ao FUGIR E LARGAR A NOIVA GRÁVIDA mas JAMAIS ACUSA-LA de traição...então a noite o ANJO LHE APARECEU..GENTE...ESSA HISTÓRIA É A MAIS LINDA DE TODAS.

    • @jandilanerufino9823
      @jandilanerufino9823 3 года назад +3

      Perfeita suas palavras. Concordo plenamente 🙏🏼

    • @53798
      @53798 3 года назад +1

      O legal é que nessa passagem que vc citou de guardar a palavra de deus Maria fez de duas formas: acatando a ordem do anjo, e GERANDO cristo que é a própria palavra encarnada.
      Se quem guarda já é bem aventurada, imagine a pessoa responsável por ser mãe do salvador. Seu ponto n tem pé nem cabeça.
      E o contexto dessa passagem é específico de mais, pq é um contexto aonde cristo estava na terra solidoricando as bases da fé. O culto a Maria ainda n tinha uma necessidade formal pra n bagunçar a mente das pessoas; e após todo o sacrifício, atos etc ai sim ela poderia ter seu espaço. Já que o cristoanismo já era meio formalizado.

  • @Simulacro909
    @Simulacro909 3 года назад +10

    Não sei que problema há em Maria ter tido outros filhos depois de Cristo
    O que importa é que somos todos filhos do Pai, através do seu Filho, que por nós morreu e ressurgiu, para nos salvar e nos levar para junto dEle 🙏❤️😍🙏❤️😍

    • @thiagoazevedo9438
      @thiagoazevedo9438 2 года назад +1

      A doutrina da virgem perpétua mostra importância de Jesus na vida de Maria, ou seja, uma doutrina cristocentrica.

    • @Simulacro909
      @Simulacro909 2 года назад +3

      @@thiagoazevedo9438
      Não meu caro, é o contrário, criaram essa doutrina de virgindade perpétua para "divinizarem" Maria (por ela ser mais "santa" porque vai teve outros filhos). Em relação com a doutrina cristocêntrica é uma doutrina inútil

    • @thiagoazevedo9438
      @thiagoazevedo9438 2 года назад

      @@Simulacro909 A "divinização" de Maria já é algo dos católicos, não da doutrina em si. Esse Yago usou bastante contra- argumentos que são tendeciosos: Ex. que os irmãos de Jesus são EXCLUSIVAMENTE filhos biológicos de Maria excluindo a possibilidade de ser irmãos adotivos. Ou Maria perguntar ao anjo como aconteceria o concebimento de Jesus sendo que o anjo disse nada de sua virgindade antes do questionamento de Maria, entre outros.

  • @samiamoura902
    @samiamoura902 Год назад +21

    O que mais me impressiona no catolicismo é a necessidade deles de tentar provar que Maria não cometeu pecado e é intercessora dos cristãos... Como se Cristo não fosse suficiente.
    Essa postura deles é anátema, pois tira de Cristo o que só Ele é: SALVADOR.
    Desapeguem de Maria católicos, Jesus é inteiramente suficientes, sem falar que os idolatras não entrarão no reino de Deus.

    • @joyboy_5613
      @joyboy_5613 9 месяцев назад

      Interceder é diferente de salvar
      Venerar é diferente de idolatrar

    • @Isack_cristao
      @Isack_cristao 8 месяцев назад +5

      Adorar somente Cristo. Por que ficar de joelhos na frente de imagem de maría pedindo que interceda por mim sabendo que tenho Deus que ouve as nossas orações?

    • @enciclopedia7548
      @enciclopedia7548 4 месяца назад

      ​@@Isack_cristaoPor que a Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros > Tiago 5:16

    • @Isack_cristao
      @Isack_cristao 4 месяца назад

      @@enciclopedia7548 más aos mortos? A bíblia n diz isso. E n adianta citar o apocalipse 12 que é uma interpretação católica sem fundamento nenhum.

    • @enciclopedia7548
      @enciclopedia7548 4 месяца назад

      @@Isack_cristao No Apocalipse São João narra a visão que teve de Jesus Cristo em seu trono de glória, e como, diante dEle, se apresentavam anciãos “com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5,8) (Apocalipse 8,4). Esses anciãos significam os ?Santos da glória? ao apresentarem a Jesus as orações dos “santos da terra”, ou seja, os fiéis de Cristo nesse mundo. Trata-se de uma forma de mediação secundária dos Santos entre Cristo e os seus fiéis.
      Hebreus 11:39-40
      [39]E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas!
      [40]Porque Deus, que tinha para nós uma sorte melhor, não quis que eles chegassem sem nós à perfeição (da felicidade).
      Hebreus 12:1
      [1]Desse modo, cercados como estamos de uma tal 》nuvem de testemunhas《, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus.

  • @marcossilva5389
    @marcossilva5389 Год назад +34

    Lucas 2:7
    E deu à luz seu filho primogénito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
    Jesus é unigênito do pai = filho único
    Jesus é primogênito de Maria = se teve o primeiro teve outros, simples assim.
    Deus abençoe a todos

    • @MatheusRibeiro883
      @MatheusRibeiro883 4 месяца назад +3

      Primogênito é o primeiro filho.
      Posteriormente fomos dados como filhos tambem de Maria aos pés da Cruz. Não implica em filhos Biologicos nem biblicamente. O proprio Yago interpleta que se torna uma só carne num tema sexual, sendo que o casal pode ter vocação para praticar a castidade também, sendo o relacionamento sexual santo dentro de um casamento, mas não implica que todo casamento deve ter relações, pos o casal pode ter a vocação de se aproximar de Deus a partir do Celibato.

    • @parreira_amazing_imports
      @parreira_amazing_imports 3 месяца назад

      Não é tão simples n ..... nas biblias católica edição ave maria e edição pastoral os textos tem um sentido diferente .

    • @sviitor
      @sviitor Месяц назад

      @@MatheusRibeiro883 e onde na biblia diz que eles sao chamados para a castidade e que somos filhos de Maria? Fora que se foram chamados para a castidade, nao deveriam casar, ja que Paulo e muito claro em 1 Cor

    • @MariaAparecidaFernandes-zq4xp
      @MariaAparecidaFernandes-zq4xp 7 дней назад

      Engraçado, então Deus teve outros filhos a não ser Jesus?, teve outros?, porque jesus. Chamado de primogênito:Hebreus 1:6 diz: “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.

  • @fernandodealmeidaraasch9032
    @fernandodealmeidaraasch9032 6 лет назад +11

    Simplesmente incrível. Olhei em uma série de sites e vídeos católicos buscando um argumento que você não tivesse rebatido. Para minha surpresa, nenhum encontrei.

    • @hildebrandopeixoto
      @hildebrandopeixoto 5 лет назад +6

      procurou mal
      assista aos videos destes Ex.PROTESTANTES:
      Missionário Daniel Silveira , e o Ex.Pastor Paulo Leitão

    • @rianramiro3188
      @rianramiro3188 Год назад +1

      Bispo dom Henrique rebate esse argumento. Pesquise aí "Dom Henrique Maria virgem?" Bons estudos.

    • @heltonfjv
      @heltonfjv Год назад +8

      ​​​@@rianramiro3188abei de fazer isso. Meu amigo, vc só pode ser um brincalhão acreditar que os argumentos que ele utiliza refutam oq Yago colocou. Argumentos fracos e que N rebatem a gramática grega como bem pontuado por Yago. Mas quando alguém está inclinado para um lado, qualquer coisa serve como bom argumento.

    • @rianramiro3188
      @rianramiro3188 Год назад +1

      @@heltonfjv como você mesmo disse. "Quando tem um lado, é impossível entender o outro". Você já defende o Yago. E tá questionando um bispo? Procura o histórico de ensino desse bispo, cara. Ele sabe latim, grego e hebraico. Tá viajando? Essa interpretação não é dele, é da igreja. Se a igreja diz que é, é e acabou.

    • @rianramiro3188
      @rianramiro3188 Год назад

      @@heltonfjv e outra, pergunte qualquer luterano e calvinista antigo, antes da reforma, se eles n acreditam que Maria foi sempre virgem. Kkkkkkk próprio Lutero defendeu a virgindade de Maria. E nem calvino descartou isso.

  • @samuelgitti8311
    @samuelgitti8311 6 лет назад +9

    Extraordinário Yago... Muito bem embasado, claro e coeso... Mais claro impossível... Parabéns...

  • @pmslevelboss
    @pmslevelboss 5 лет назад +44

    Virgindade perpétua?
    A ideia de um sujeito que não consumou o casamento imediatamente na
    noite de núpcias já excede a minha capacidade de credulidade cega.

    • @IgorSantos-op7ug
      @IgorSantos-op7ug 3 года назад +4

      Então, para você, Maria e José não foram casados até o nascimento de Jesus? Então o que significa a passagem que dia que José a recebeu?

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 года назад +6

      É perfeitamente possível fazer isso.

  • @mjds23
    @mjds23 4 года назад +4

    O mais importante é que MEMSO TENDO JESUS E TIDO RELAÇÕES COM O ESPOSO, MARIA FOI SANTA até o fim. O pior do que isso é a igreja dizer que ela RESSUSCITOU E FOI ASSUNTA NO CÉU E INTERCEDE POR NÓS. Isso é terrível...

    • @catequizando_e_catequista5924
      @catequizando_e_catequista5924 4 года назад +1

      Primeiro Maria não ressuscitou, Maria foi levada pelos anjos em corpo e alma. Ressuscitou foi Jesus Cristo, vocês distorcem as coisas que você não sabe, não tem discernimento. Meros chego

  • @rodrigogomesoficial599
    @rodrigogomesoficial599 3 года назад +6

    Esse vídeo é um tapa teológico na cara dos líderes católicos que enganam nossos irmãos católicos,sabe se lá qual o intuito...
    Amém e Deus continue te usando amigo...

  • @FernandoBetelremanescente777
    @FernandoBetelremanescente777 6 лет назад +12

    Muito bom !
    Desejo a todos a paz do Senhor Jesus Cristo !

  • @andrecavalcante1838
    @andrecavalcante1838 3 года назад +12

    Quando José despertou do sono, fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria por esposa.
    Porém não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
    Mateus 1:24-25
    ENQUANTO ela não deu à luz a Jesus. Depois disto, naturalmente e pela lógica presente no texto, subtende-se que ela tenha vivido como esposa.

  • @ivanfelix2015
    @ivanfelix2015 6 лет назад +59

    Sempre me impressiona a qualidade de sua exposição.
    Que o Senhor continue abençoando esse trabalho!

    • @jorgealmeida7981
      @jorgealmeida7981 Год назад

      O Yago viaja na maionese. Se lermos a Bíblia atentamente veremos que Maria nunca teve outros filhos além de Jesus

  • @cleyrtonfreitas5232
    @cleyrtonfreitas5232 3 года назад +23

    Obrigado, Iago. Você a cada dia me faz mais ter certeza que estou no lugar certo. Católico hoje e sempre.

    • @samsandra2412
      @samsandra2412 2 года назад +3

      E o mais engraçado que esse rapaz diz na passagem biblica quando Jesus entregou maria aos cuidados de João é que talvez Jesus tenha ficado com medo dos irmaos dele não cuidarem dela isso chega ser ilario Jesus sabe todas as coisas nao ia ficar com medo de nada gente esse cara é um hereje e ainda acha besta pra apludir essas falacias desse hereje

    • @cleyrtonfreitas5232
      @cleyrtonfreitas5232 2 года назад +3

      @@samsandra2412 Jesus deixou Maria com João, pois ela não tinha nenhum filho e estava viúva. Basta observar a tradição judaica. O discípulo de São João, Inácio de Antioquia foi o primeiro a testemunhar em seus escritos que Maria continuou Virgem após o parto.

    • @samsandra2412
      @samsandra2412 2 года назад

      @@cleyrtonfreitas5232 é meu irmão esses hereges não se cansam de falar asneiras 1,500 anos depois da igreja catolica querem ta com a verdade eles pregam um evangelho diferente dos primeiro santos da igreja católica deixaram de seguir a igreja de Cristo pra seguir as falacias do Martim lutero que foi outro hereje que diz que jesus namorou fornicou a samaritana e a mulher adultera por ai se tira o que esses pregadores protestantes pregam dentro das igrejas deles misericórdia so Deus na causa

    • @Joao_Paulo.
      @Joao_Paulo. 2 года назад

      @@cleyrtonfreitas5232 em gálatas 1:17-18 Paulo diz que ficou 15 dias com Pedro e que não tinha vido outro apóstolo a não ser Tiago, irmão do nosso Senhor Jesus! O texto diz claramente IRMÃO DO SENHOR JESUS, logo Maria não morreu virgem, porém concebeu à Cristo sendo virgem. Isso não apaga que ela foi muito importante pra obra de Cristo, mas apenas isso.

    • @cleyrtonfreitas5232
      @cleyrtonfreitas5232 2 года назад

      @@Joao_Paulo. Kkkkk. João Paulo, se Maria tivesse outros filhos, Jesus jamais teria entregue ela aos cuidados de João. Na narrativa bíblica, ela foi morar com ele, pois estava sozinha e sem ninguém. Se ela tivesse outros filhos, pela tradição judaica, esses deveriam cuidar dela. No mais, Santo Inácio de Antioquia conheceu João e Maria, ele foi apóstolo e sucessor de João, em seus escritos deixados na tradução Católica, relatou que Maria morreu virgem. São inúmeros os testemunhas dos primeiros séculos afirmando a mesma coisa. Iago em seu vídeo contraria 16 séculos de Cristianismo, incluindo Lutero e Calvino que acreditavam na Virgindade Perpétua de Maria.

  • @Salgadocarvalho
    @Salgadocarvalho 6 лет назад +52

    "Para Maria ser a 'donzela' que cumpre a profecia de Isaías 7.14, ela deveria ter cerca de 16 anos na época em que Jesus nasceu. Quando São Lucas, em um relato detalhado, narra que o menino Jesus vai ao Templo, ele não menciona a existência de qualquer irmão natural de Jesus. São Marcos escreve que Jesus era 'o filho de Maria' (Marcos 6.3), no singular e com o artigo definido. Nem Lucas, nem Marcos mencionam a existência de algum irmão natural.
    Os quatro homens mencionados em Marcos 6.3 --- 'Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E suas irmãs não estão aqui entre nós?’ E escandalizavam-se dele' --- têm idade suficiente para serem reconhecidos como membros adultos da comunidade. Assim, se Maria tivesse tido quatro filhos homens e, pelo menos, mais duas mulheres, em uma rápida sucessão logo após o nascimento de Jesus, todos eles certamente teriam, na melhor das hipóteses, desconsiderando o relato do Templo, menos de 30 anos de idade na época em que Jesus iniciou o seu ministério. Não eram, pois, plenamente adultos para os padrões daquela época, embora fosse o suficiente para cuidarem de sua mãe caso o irmão mais velho viesse a falecer.
    Contudo, quando Jesus morre, Ele confia sua mãe aos cuidados de São João (João 19, 27)! Tal ação, da parte de um primogênito, seria inconcebível no contexto da sociedade judaica daqueles dias! Imaginemos uma mulher, mãe de pelo menos sete filhos, sendo abandonada por sua própria descendência e, não havendo outro jeito, sendo entregue aos cuidados da família de um jovem amigo do seu filho mais velho! Isto seria um verdadeiro escândalo e os escritores dos Evangelhos não teriam deixado de mencionar.
    E mais: em João 19.25; Mateus 27.56 e Marcos 15.47, lemos que Tiago e Joset eram parentes próximos de Jesus, mas não seus irmãos naturais. Eles são apontados como filhos de Maria, a esposa de Clopas, também mencionada em Mateus 27.61 e 28.1 como uma outra mulher que não pode ser identificada como a mãe da Jesus. E para complicar a questão, Tiago é chamado 'o filho do Alfeu' em Mateus 10.3. Visto que não existem outras referências a este homem chamado Alfeu nos Evangelhos, não é possível saber ao certo quem ele era na verdade. É possível, porém, que Alfeu seja um nome alternativo para Clopas, pois muitas pessoas na Bíblia mantinham um nome hebraico e outro grego (p.ex.: Cefas, Pedro; Saulo, Paulo).
    Alguns irão afirmar, por fim, que às vezes Jesus é citado como o primogênito de Maria. Mas isso não implica que Maria tenha tido outros filhos ou filhas posteriormente. Na cultura judaica, o primogênito era especialmente consagrado a Deus (Êxodo 13, 2-12; 34, 20). Se alguém é apontado como primogênito isto não significa que tenha necessariamente havido outros filhos. Ademais, assumir que Jesus teve irmãos consanguíneos criaria uma série de problemas e contradições que seriam impossíveis de se esclarecer.
    Simplesmente, não há argumentos para negar - lógica ou biblicamente - o fato de que Jesus foi o único filho de Maria e não teve nenhum irmão natural.".
    Caso-Rosendi, Carlos. Arca da Graça: Nossa Senhora nas Sagradas Escrituras (Texto adaptado)

    • @lucapilares6999
      @lucapilares6999 6 лет назад +4

      Esse argumento nunca vai ser respondido, porque não pode ser contradito...

    • @EloisaSLopes
      @EloisaSLopes 6 лет назад

      Uai cade o povo para contradizer?

    • @matosi.6926
      @matosi.6926 6 лет назад +10

      Fábio Salgado de Carvalho
      Quando Lucas escreveu o Evangelho, Jesus já havia nascido, ,crescido e partido dessa terra.Por que será que ele não colocou o UNIGÊNITO de Maria , e sim PRIMOGÊNITO ?
      Quando se lê nas notas de rodapé das bíblias católicas esta escrito : Apesar de dizer primogênito , não necessita obrigatoriamente
      que seja o primeiro..."
      Católicos fazem isso com todos os textos que os deixam em situação desconfortável.Fazem isso com " o único mediador" , com Jesus como "a porta" , com Jesus como " advogado , com Jesus como onipotente, com Jesus com mediador das graças, com Jesus como único humano imaculado, o CULTO que só é devido à Trindade...Tudo isso que só a Jesus pertence , dão à Maria.Isso porque não a adoram , só veneram...

    • @matosi.6926
      @matosi.6926 6 лет назад +2

      Quando o Evangelho de Lucas foi escrito ,Jesus já nem estava mais aqui . Significa então que o autor já sabia se Jesus era "primogênito" ou unigênito. Pode esclarecer o porque de o autor ter dito ser Jesus o "primogênito" (Lc 1:25)? Não vale dizer que é porque Maria seria nossa "Mãezinha "...

    • @Flashaay
      @Flashaay 6 лет назад +2

      É tão simples, o cara quer fazer textão pra complicar kkk boa sorte

  • @matosi.6926
    @matosi.6926 4 года назад +41

    O interessante é que Mateus cita toda a família de Jesus : pai , mãe, irmãos e irmãs.
    "Ora ,não é este FILHO DO CARPINTEIRO ? O nome de SUA MÃE não é MARIA , e SEUS IRMÃOS Tiago ,José , Simão e Judas?E não estão entre nós TODAS AS SUAS IRMÃS ?" ( Mateus 13:55-56

    • @juliaagnello1302
      @juliaagnello1302 4 года назад +12

      João Calvino, notório protestante, REFUTOU o primeiro do Yago em Sermão. E sobre esse argumento diz: "Houve certas pessoas que quiseram sugerir a partir desta passagem (Mt 1,25) que a Virgem Maria teve outros filhos além do Filho de Deus, e que José se relacionou intimamente com ela depois; mas que estupidez! O escritor do evangelho não teve a intenção de registrar o que aconteceu depois; ele simplesmente quis deixar bem clara a obediência José (...). Ele, portanto, nunca habitou com ela nem compartilhou de sua companhia (...). Além disso, Nosso Senhor Jesus Cristo é chamado o primogênito. Isso não é porque houve um segundo ou um terceiro filho, mas porque o escritor do Evangelho está destacando sua precedência."
      Bíblia não foi feita para interpretar de qualquer jeito, e outra chamar parentes próximos de irmãos é coisa comum até hoje entra judeus e Cristãos. Não significa que eram irmãos de sangue. Alias não eram, como provam quase todos os grande acadêmicos e teólogos cristãos. Entre eles e o Yago eu fico com os que defendem a mãe de Deus, sempre virgem e pura. Volte logo para casa e viva Cristo rei

    • @matosi.6926
      @matosi.6926 4 года назад +15

      @@juliaagnello1302 Engraçado é que os evangelhos foram escritos alguns anos após a morte e ressurreição de Cristo , mas nenhum autor citou Jesus sendo o " unigênito" da "sempre virgem" Maria.Até porque quando se tem um filho, o hímem se rompe.Ninguém citou que " de forma milagrosa" ela permaneceu virgem .Não é muito estranho ?

    • @g.ferreira921
      @g.ferreira921 4 года назад +7

      @@juliaagnello1302 Ele explicou perante a exegese Grega que foi escrita e nao no Hebraico kkkk nao importa como os judeus se chamam, ele explicou toda a sentença é no video é muito facil de entender

    • @g.ferreira921
      @g.ferreira921 4 года назад +6

      @@juliaagnello1302 quem nao consumaria o casamento na noite de nupcias? o Sexo é um pecado entao? pq ela nao ser virgem seria um problema?

    • @LucasSoares-km3gz
      @LucasSoares-km3gz 4 года назад +10

      @@juliaagnello1302 Se John Calvino realmente afirmou isso, deveras devo constatar que até grandes homens podem produzir péssimos argumentos. Esse foi ruim hein, Calvino!

  • @lobiankk77
    @lobiankk77 2 года назад +4

    0:00 Sim.
    Discussão encerrada.

  • @luizcarlosferreira694
    @luizcarlosferreira694 4 года назад +14

    Eu era católico e li a Bíblia católica inteira... E eu ficava falando na minha mente nas celebrações da missa e grupo de oração: "na Bíblia isso é errado, aquilo não está certo..."
    No começo eu até tentava argumentar a favor da igreja católica, mas foi chegando uma hora que eu percebi que estava mentindo pra mim mesmo e indo contra a Bíblia... Peço a todos: Leiam a Palavra, mas leiam a Bíblia toda!

    • @anapaularocha4361
      @anapaularocha4361 4 года назад +6

      Me representa, estou vivendo isso.

    • @juliaagnello1302
      @juliaagnello1302 4 года назад +9

      Eu era protestante, e só deturpava a Bíblia para atacar a virgem perpetua e a santa Igreja. Me tornei católica.

    • @luizcarlosferreira694
      @luizcarlosferreira694 4 года назад

      @@juliaagnello1302 , por mais que eu me tornei cristão, nunca vou contra a Palavra: a Palavra diz que ela era bem aventurada e concordo demais com isso e não é atoa que ela foi escolhida para dar a luz para o nosso SENHOR. Essa pessoas que deturpam a Bíblia para atacar ela, pode ter certeza que não sabem ler com exegese e hermenêutica...

    • @luizcarlosferreira694
      @luizcarlosferreira694 4 года назад

      Ela não teve relações ATÉ QUE o SENHOR nascesse, mas depois teve sim a relação. E JESUS CRISTO foi seu PRIMOGÊNITO, ou seja, primeiro filho.
      Se foi isso que falaram pra vc, então isso não foi atacar ela, mas sim as mentiras de uma doutrina que tratam ela como a eterna virgem.
      Mas depois que JESUS nasceu, não tem problema algum dela ter tido relações, casados podem rsrs...
      "E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
      E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus."
      Mateus 1:24,25

    • @juliaagnello1302
      @juliaagnello1302 4 года назад +3

      @@luizcarlosferreira694 Primeiro Yago MENTIU no vídeo. Virgindade perpetua de Maria tem total base teologia, Bíblica e história. E nós sabemos quem é o pai da mentira. E você não pode fazer teorias com versículos isolados. Maria teve outros filhos.. São João foi um deles, Jesus mandou ela aceitar ele como filho. E por ultimo você não pode super uma coisa por conta de "até".. pois. essa palavra pode ter vários significados... como mostra essa passagem Sm 6,23: "E Micol, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte". Primogênito também... tem casos que as mulher davam a luz morriam e filho era chamado de primogênito. Você não pode fazer teorias baseadas em uma conjunção.

  • @Lucas_117
    @Lucas_117 2 года назад +3

    Sabe eu acho muito difícil de acreditar que o próprio Deus, o verbo encarnado, viria de um ser pecador, e a passagem do anjo visitando Maria só me confirma sua santidade, imagina um anjo de Deus chegando pra ti, te chamando de cheio(a) da Graça de Deus, bendito(a) entre os outros e a ti vai ser confiado a missão de gerar e criar o filho de Deus.
    Sei lá, fico com aquela frase: "Se a terra que Jesus pisou é santa, quem dirá o ventre que o gerou"

  • @leonardomazzo4095
    @leonardomazzo4095 6 лет назад +18

    @Dois Dedos de Teologia / @Yago Martins,
    EXCELENTE! Não costumo comentar em vídeos no RUclips. MAS, faço questão de escrever este afim de incentivá-lo a continuar esse trabalho maravilhoso e intelectual que tem feito. O conteúdo é ótimo e de alto nível. Parabéns. Com os comentários de católicos detratores e esbravejando aqui, o que me vem a cabeça (mesmo que exagerando um pouquinho rs) é Estevão, com a sabedoria que lhe foi dada pelo Espírito Santo, discutindo com os fariseus e mestres daquele tempo, mostrando pelas Escrituras a verdade de Deus. E por fim ele morreu apedrejado. Portanto, SIGA FIRME, e que Deus te abençoe.

  • @brunorafaelnunesvianaviana5800
    @brunorafaelnunesvianaviana5800 4 года назад +32

    sou protestante, porém é indubitável que a tipologia da arca da aliança se encaixa perfeitamente a maria: "COMO PODERIA A ARCA DO SENHOR ME VISITAR?" Ele deixou a arca na região montanhosa da Judéia durante "TRÊS MESES" Também nos é dito que DAVI DANÇOU E PULOU NA FRENTE DA ARCA e todos gritavam de alegria. A casa de Obede ( que era levita assim como zacarias). Compare Davi ao relato de Lucas: Maria se levantou e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, e ela entrou na casa de Zacarias ( era levita), e saudou Isabel. E quando Isabel ouviu a saudação de Maria, A CRIANCINHA SALTOU EM SEU VENTRE e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E por que me é dado, que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Pois eis que, quando a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê em meu ventre saltou de alegria. Bem-aventurada é aquela que acreditou porque vai acontecer o que o Senhor prometeu." (Lc 1:39-45). • Quando Davi viu a arca se alegrou e disse: "Como pode que a arca do Senhor venha me visitar?" Elizabeth usa quase as mesmas palavras: "Por que me é dado, que a mãe do meu Senhor venha me visitar?" Lucas está nos dizendo algo dirigindo nossas mentes de volta para o Antigo Testamento, mostrando-nos um paralelo. Quando David se aproximou da arca, ele gritou e dançou e pulou na frente da arca. Ele estava usando um éphode, as roupas de um sacerdote. Quando Maria, a Arca da Nova Aliança, aproximou-se de Isabel, João Batista pulou no ventre de sua mãe e João era da linhagem sacerdotal de Aarão. Ambos pularam e dançaram na presença da arca. A Arca da Antiga Aliança permaneceu na casa de Obede, em Edom na região montanhosa da judeia durante três meses, e Maria permaneceu na casa de Isabel na judeia por três meses. O Velho Testamento nos diz que um item foi colocado dentro da Arca da Antiga Aliança, enquanto no deserto do Sinai: Deus disse a Moisés para colocar as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos dentro da arca (Dt 10:3-5). Hebreus 9:04 nos informa que dois itens adicionais foram colocados na Arca: "uma urna de ouro contendo o maná, e a vara de Arão que floresceu." Observe o paralelismo surpreendente: Na arca estava a lei de Deus inscrita em pedra; no ventre de Maria era a Palavra de Deus em carne. Na arca estava a urna com o maná, o pão do céu que manteve o povo de Deus vivo no deserto, no seio de Maria é o Pão da Vida que desceu do céu que dá vida eterna. Na arca era a vara de Arão, a prova do verdadeiro sacerdócio; no seio de Maria é o verdadeiro sacerdote. A arca da Antiga Aliança tinha sido perdida durante séculos, ninguém a tinha visto por cerca de 600 anos. Mas em Apocalipse 11:19, João faz um anúncio surpreendente: "Então, o templo de Deus no céu se abriu, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo." Neste ponto termina o capítulo 11 e começa o capítulo 12. Mas a Bíblia não foi escrita em capítulo, eles foram adicionados no século 12. Quando João escreveu estas palavras, não havia divisão entre os capítulos 11 e 12, era uma narrativa contínua.
    O que João diz imediatamente depois de ver a Arca da Aliança no céu? "E um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas, ela estava com a criança" (Ap 12:1-2). A mulher é Maria, a Arca da Aliança, revelada por Deus a João. Ela foi vista levando a criança que iria governar o mundo com cetro de ferro (Ap 12:5). Maria era vista como a arca e como uma rainha. João faz uso de um rico simbolismo bem conhecido, mas é evidente, a partir da própria Bíblia, que a mulher é Maria. A Bíblia começa com um verdadeiro homem (Adão), uma mulher real (Eva), e uma serpente real (o diabo) e também termina com um homem de verdade (Jesus, o último Adão [1Co 15:45]), uma mulher real (Maria, a Nova Eva [Ap 11:19-00:02]), e uma serpente real (o diabo do velho). Tudo isso foi profetizado em Gênesis 3:15. Caro Yago, foste desonesto no vídeo, em afirmar que qualquer um pode fazer uma alusão conveniente naquilo que lhe apraz.....deixando entender que a bíblia é um livro de fácil manipulação pessoal e individual. Então faça uma alusão melhor do que essa que afirma que maria é a nova arca da aliança? Sem dúvida ela é a nova arca da aliança, porém isso não faz dela simbolo de devoção ou estado de medianeira diante dos homens. Abraço e paz profunda.

    • @IgorSantos-op7ug
      @IgorSantos-op7ug 3 года назад +7

      Esse comentário não recebeu a atenção que merecia.

    • @rafag.s1843
      @rafag.s1843 3 года назад +2

      Bom comentário. Manda por e-mail para ele responder por favor.

    • @fernandofreitaslestedemina805
      @fernandofreitaslestedemina805 2 года назад +1

      Ele nunca vai questionar isso. Ele é estilo coach, usa bem as palavras e sabe enrolar com o papo

    • @wanderlugon
      @wanderlugon 2 года назад +7

      Bela alusão. No que se refere a virgindade de Maria, o que atesta que ela teve sim outros filhos, é (além da Bíblia), a obra de Eusébio de Cesaréia (historiador cristão do segundo século) chamado História Eclesiástica III. O Judas referido no livro, é identificado como "irmão de Jesus na carne",em harmonia com Mateus 13. 55-56. Além disso, identifica os netos de Judas como parentes do Senhor, que foram perseguidos por imperadores simplesmente por serem da linhagem de Davi. Ligando os pontos, vemos que Jesus tinha irmãos maternos, pois tanto José, quanto Maria, são da linhagem de Davi.

    • @pauloabr82
      @pauloabr82 2 года назад +20

      Bruno, toda essa tipologia é certa, porém, o elemento motivo da alegria é o que se encontra dentro da arca, e não a arca em si.
      O salto de alegria de João Batista se dá pelo que está no ventre da mãe, e não por causa da mãe em si.
      Se fosse outra criança no ventre de Maria, Maria por si só não seria motivo de alegria.
      Dentro da arca estava o maná, a vara de arão e os 10 mandamentos, que representam Jesus. Os elementos dentro da arca fazem a arca especial.
      Se a arca estivesse VAZIA seria somente mais uma arca, assim como Maria que sem Jesus é só Maria.
      O problema da igreja católica é exatamente o de colocar Maria em pé de igualdade com Jesus, quando isso não é verdade.

  • @Kabello92
    @Kabello92 6 лет назад +160

    Sou católico e adorei o vídeo, parabéns ao canal pelo excelente trabalho

    • @IgorVictor91
      @IgorVictor91 6 лет назад +11

      Click Time a "coisa errada naquilo que ele busca" é expor a verdade.
      "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32
      Tente refutar o que ele disse. Ou melhor, tente refutar o que está escrito na Bíblia.
      A intenção não é desmoralizar a igreja católica. Pare de adorar a igreja católica. "Adora a Deus" Ap 22.8

    • @GabrielCastro-qu2ik
      @GabrielCastro-qu2ik 6 лет назад +8

      Click Time, gosto dos seus vídeos. Mas não busque desmerecer o Yago. Antes, prove pela Escritura que ele está errado.

    • @GabrielCastro-qu2ik
      @GabrielCastro-qu2ik 6 лет назад +3

      E mais, ele não critica a Igreja Católica em nenhum momento.

    • @GabrielCastro-qu2ik
      @GabrielCastro-qu2ik 6 лет назад +7

      Click Time.
      Está escrito: "E não a conheceu ATÉ QUE deu à luz seu filho" Mt 1.25
      Não tem como refutar isso pelo que está escrito, Conde pode tentar refutar pela FORMA que está escrito. Mas mesmo assim, teria de fazer muitas distorções para dizer que José ficou sem conhecer Maria durante toda sua vida. E Maria não ter tido uma virgindade perpétua em nada muda a Graça com a qual Deus a presenteou.

    • @amoralamexicana1378
      @amoralamexicana1378 6 лет назад +10

      Click Time mais um porteiro do céu aqui, aquele qual Deus deu o poder de sondar a mente e o coração das pessoas! "Você não é católico", "não há salvação fora do meu clubinho"...
      Maria era tipo Deus? Era igual a Jesus? Ela continuou sem pecar e sem ter vontades carnais de amor pelo resto da vida?
      José permaneceu sem ter desejos mesmo tendo uma esposa dentro de casa e não poder toca-la?
      Ele fez voto de castidade também? Foi ordem divina?

  • @ADLPLATAFORMADplataformad
    @ADLPLATAFORMADplataformad 6 лет назад +180

    “ ninguém vem ao pai se não por mim “

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад +9

      "Ninguém sobe aos céus sem o batismo nas águas e no Espírito"

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад +10

      "A fé sem obras é morta"

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад +7

      "Pois eu te digo: Tu és Pedro (Gr, Petros), e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves dos Céus, e tudo que ligares nas terras serás ligado nos céus."
      S. Mateus 16:18

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад +4

      E, a final, onde fica sua "igreja" edificada sobre a areia?
      "24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
      25. Desceu a chuva, vieram as correntes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha. 26. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. 27. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína. "

    • @matheusbritomendes3153
      @matheusbritomendes3153 5 лет назад +11

      Se Deus veio a nós por ela, por que não poderíamos nós ir a Deus por ela também?

  • @jackellineoliveira502
    @jackellineoliveira502 6 лет назад +16

    Só conteúdo de qualidade! 👏👏 Deus abençoe vcs! ❤

  • @kikimisato
    @kikimisato 6 лет назад +58

    Simplesmente FANTÁSTICO! Uma aula espetacular sobre um assunto muito importante. Impressionante a cegueira sobre essa crença tão estranha e enraizada no nosso país. Deus abençoe sua vida e ministério na igreja e internet.

    • @robson789
      @robson789 6 лет назад +2

      Kiki Rosa O Padre Álvaro Negromonte afirmou o seguinte sobre o papa e a igreja católica:
      “... Um bom católico (((nunca põe em dúvida a autoridade da Igreja))). Antes, procura ser cuidadoso da obediência que lhe deve. Cuidadoso e ufano. Vale a pena obedecer a quem manda (((com a mesma autoridade de Cristo))) e faz leis tão sábias.
      Assistidos pelo Espírito Santo, o papa e os bispos têm uma visão que nos falta nos negócios da Igreja. (((As suas ordens devem ser obedecidas e não discutidas))). Quando nossos pontos de vista não coincidirem, (((será por deficiência nossa...)))”
      (O Caminho da Vida, página 240, 15ª edição, LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO EDITORA).
      -> Ou seja, o papa é um ser humano falho, mas contraditoriamente NUNCA FALHA! Você católico romano concorda com isso, de ser uma ovelha muda, que não pensa nem questiona?
      Por isso eu fico com a Bíblia, que diz:
      "AMADOS, não creais a todo espirito, mas provai aos espiritos se são de Deus: porque já muitos falsos profetas tem saído no mundo."
      1 João 4:1

  • @edsonfelipe2934
    @edsonfelipe2934 6 лет назад +9

    Foi muito claro! Vlw, Yago! Deus o abençoe!!

  • @AFPSchmidt
    @AFPSchmidt 6 лет назад +4

    Sua sabedoria ao passar o conhecimento é assombrosa. Deus te abençoe meu irmão, da gosto de ver vc ligando a metralhadora de léxico grego kkkkkk

  • @NadjahReis
    @NadjahReis 6 лет назад +17

    Seus vídeos podem ter 60 minutos de duração, mas eu nunca canso de assistir. Fico impressionada com sua didática e inteligência. Se o Brasil tivesse mais pastores como você, talvez o protestantismo não estaria tão perdido. Parabéns.

    • @joaomario2969
      @joaomario2969 6 лет назад +4

      Nadjah Reis protestantismo tá perdido? Kkkkkkk completamente

    • @turmadoquintetojpmms8063
      @turmadoquintetojpmms8063 4 года назад

      @@joaomario2969 tá não, viu? Respeite o protestantismo.

    • @joaomario2969
      @joaomario2969 4 года назад +1

      Turma do Quinteto JPMMS por que deveria respeitar os filhos de Lutero? O que de bom essa religião trouxe aos homens?

    • @turmadoquintetojpmms8063
      @turmadoquintetojpmms8063 4 года назад

      @@joaomario2969 Como se fóssemos filhos de um homem qualquer! Somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

    • @joaomario2969
      @joaomario2969 4 года назад +1

      Turma do Quinteto JPMMS sim. Pela fé em Cristo estão no caminho. Mas qual Cristo? Qual deles, entre as 50 mil seitas, deposita vossa fé?

  • @ananascimento1349
    @ananascimento1349 6 лет назад +33

    O conteúdo desse canal é primoroso. Obrigada, Yago!! Deus te abençoe! 😊

  • @DeboraOliveira-gq7yu
    @DeboraOliveira-gq7yu 6 лет назад +44

    Esse canal é uma bênção, glória a Deus por isso. Os conteúdos dos vídeos estão ficando cada vez melhores e mais aprimorados. Parabéns, de verdade! Obrigada por disponibilizarem materiais de tanta qualidade por aqui.

    • @estevancastro2441
      @estevancastro2441 6 лет назад +2

      Debora Oliveira que lixo canal de bosta. Hereges e suas demencias.

  • @JuridicoNpeGroup
    @JuridicoNpeGroup Год назад +4

    Paulo diz a Timóteo: permanecei firme na oração e nas escrituras enquanto eu não estiver convosco. Segundo a interpretação do Yago, isso significa que quando Paulo foi visitar Timóteo, este parou de orar e de ler as escrituras. Sola scriptura...kkkkkkkkkk

  • @visaoconservadora8103
    @visaoconservadora8103 6 лет назад +10

    "Helvídio demonstrou excessiva ignorância ao concluir que Maria deve ter tido muitos filhos porque os 'irmãos' de Jesus às vezes são mencionados" (Calvino)
    [Harmony of Matthew, Mark and Luke, sec. 39 [Geneva, 1562], vol. 2 / From Calvin’s Commentaries, translated by William Pringle, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1949, p.215; on Matthew 13:55]

    • @DannOliveiraX
      @DannOliveiraX 5 лет назад

      Verdade irmãos na verdade significa pai

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад +1

      @@DannOliveiraX a palavra mata irmão em hebraico (Achi) possui o significado de irmãos biológicos e de parentes próximos, mais especificamente nos Santos Evangelhos como primos.
      Jesus era filho unigênito. Não há bases bíblicas nem históricas que provém o contrário.

    • @helly8555
      @helly8555 5 лет назад

      @@DannOliveiraX quando os irmão de Jesus, filhos de Maria são mencionados, não estão se referindo a Sta. Maria de Nazaré, mas a Maria de Cléofas, irmão biológico de São José, que possuía filhos.

    • @yanpabloalmeidacruz1418
      @yanpabloalmeidacruz1418 4 года назад +1

      @@helly8555 ridículo isso. Vcs não tem vergonha.

    • @yanpabloalmeidacruz1418
      @yanpabloalmeidacruz1418 4 года назад +1

      Irmão significa tio do vizinho da Bezerra. Só falta vcs criarem isso.

  • @FabricioAndreosa
    @FabricioAndreosa 6 лет назад +3

    "Estarei convosco todos os dias ATÉ a consumação dos séculos"... Então depois da consumação dos séculos, o Senhor NÃO estará mais conosco?

    • @edvaldoreis4582
      @edvaldoreis4582 2 месяца назад +1

      Ai é o problema de interpretação, meu amigo. Leve em consideração que a consumação dos séculos é o fim terrestre, pois é o contexto mais amplo. Ele estaria conosco aqui, até que findassem os séculos, ou seja, faria presente. No entanto, na consumação dos séculos (o fim) ele nos levaria para ele mesmo. Logo no fim ele já não estará conosco, nós que seremos levados e estaremos com ele onde ele estiver.
      Jesus está falando de plano. Ele estaria conosco no plano terrestre até que ele findasse, depois nós que estaremos com ele onde ele estiver.

  • @marcospaz9552
    @marcospaz9552 Год назад +2

    Esse vídeo expressa algo extremamente relevante e que deveria está nos púlpitos para elucidação dos crentes muito bom parabéns faz um vídeo fala sobre o livro de Daniel se ele é literal ou apenas uma figura de linguagem

  • @davidmafrafilho8999
    @davidmafrafilho8999 6 лет назад +126

    Conceitos, fatos e conhecimento sendo exposto de forma uniforme e simples.
    Parabéns pelo vídeo rico em material apresentado.

    • @eumesmo1408
      @eumesmo1408 3 года назад +1

      Na época de Jesus era comum os parentes e amigos próximos serem chamados de irmãos. Não há menção alguma de Maria parindo os ditos "irmãos" de Jesus nas escrituras, não menção alguma de Jesus brincando com os ditos "irmãos", inclusive em dias de festas, não há menção alguma sobre qualquer coisa sobre. Se apegar aos nomes é cair no erro. Etc.

    • @davidmafrafilho8999
      @davidmafrafilho8999 3 года назад +11

      @@eumesmo1408 Não há menção dos milhares de filhos e filhas de Adão e Eva, não é menção da esposa de Pedro e se ele teve filhos, mas somente é dito sobre sua sogra, não é menção sobre muitas coisas, mas o importante é que ela trouxe Cristo ao mundo, Cristo é chave que nos liga a Deus, por meio de Cristo e por Cristo tudo acontece e Maria fez concluiu seu objetivo, amém e glória a Deus.

    • @eumesmo1408
      @eumesmo1408 3 года назад +2

      ​@@davidmafrafilho8999 a questão é ele afirmar uma coisa que não há fundamento bíblico, dá apenas interpretações pessoais, diferente de "a não menção dos outros citados por você". A expressão "Até que" não significa que ela teve, as normas linguísticas de qualquer país demostra isso (inclusive nos idiomas primitivos), fora que os "irmãos" de Jesus cada um tem seus pais citados nas escrituras do qual "ou ele não sabe ou finge que não sabe". E ele trata Maria como uma mulher qualquer o que não é verdade, visto que ela é profetizada de Gênesis a Apocalipse. E Maria continua como diz as profecias sobre ela, como diz Lucas e Apocalipse. E Cristo é o cabeça da Igreja, o único Salvador.
      Casa haja curiosidade eu publico aqui em partes estudos resumidos provando tudo.

    • @davidmafrafilho8999
      @davidmafrafilho8999 3 года назад +6

      @@eumesmo1408 Para de falar besteira irmão, em momento algum ele está diminuindo a imagem de Maria como pessoa ou mãe de Cristo, pode ser ponto de vista diferente, mas não assuma para si um julgamento dessa forma, é irreal o que você diz.
      Mano nem vou mais responder seu comentários, porque nem quero discutir nada, pois são visões diferentes e nesse momento tenho mais coisas que me preocupar do que discussões que não vai nos levar a lugar nenhum.
      Abraços e fica na paz de Cristo Jesus.

    • @eumesmo1408
      @eumesmo1408 3 года назад

      @@davidmafrafilho8999 “Eu não disse que queria discutir com você”. Agora é irreal, mas não me provou o contrário, que coisa? Ele não diminui? Então você não conhece o que ele já disse sobre Maria, não só neste como em outros vídeos.
      Não me leve a mal, mas você demostra desconhecimento do Bíblico.
      Eu simplesmente disse que “em caso de interesse eu publicaria os estudos” para aclarar sua mente e baseado nisso você chegaria a uma conclusão.
      Infelizmente as pessoas não se interessam em ler, mas apenas em ouvir sem conferir, sem escutar o outro lado e é assim que vão sendo enganadas, sendo manipuladas.
      Aliás, eu publiquei dentro do comentário da “Matos I” pode ir lá e ler, apesar de os estudos estarem fora de ordem, pois não sei o motivo as mensagens sumiam, aí eu tive que publicar novamente,

  • @mikebraganca
    @mikebraganca 6 лет назад +4

    1 - A expressão "até que" é aplicada para situações que não necessiariamente tem um fim como é o caso de Mt 28:20, em que Cristo promete estar conosco até o fim dos tempos, o que não significa que ele deixará de estar depois.
    2 - É falso que a palavra "adelphos" seja utilizada apenas para falar de irmãos de sangue. Vemos nas escrituras os seguintes exemplos:
    a) descendentes homens dos mesmos pais (At 7:23), (Hb 7:25)
    b) pessoas de mesma nacionalidade (At 3:17,22), (Rom 9,3)
    c) qualquer homem, um vizinho (Lc 10:29), (Mt 5:22,7:3)
    d) pessoas unidas por um interesse comum (Mt 5:47)
    e) pessoas unidas por um chamado comum (Ap 22:9)
    f) a humanidade (Mt 25:40, Hb 2:17)
    g) os crentes (Mt 23:8, At 1:15, Rm 1:13, 1Ts 1:4, Ap 19:10)
    3 - O Salmo 68 não é um texto-prova que comprova que Maria teve filhos. A aplicação tipológica é sempre uma aplicação análoga que comporta semelhanças e diferenças. Por exemplo, no v.21 que diz "Esperei em vão quem tivesse compaixão de mim", vemos que a semelhança tipológica com Jesus simplesmente desaparece. Não há qualquer passagem nas Escrituras em que Cristo "espera em vão" alguma coisa. Além disso, é preciso lembrar que a aplicação tipológica parcial de um texto ou de um versículo é o que mais acontece nas Escrituras.
    4 - O Yago diz que não ter relações sexuais contraria a finalidade do casamento. Mas ter um filho sem ter relações não contraria igualmente a finalidade do sexo? Será que Deus não sabe disso? Engravidar do casamento não contraria a finalidade do matrimônio? Será que Deus não sabe disso? Cristo em Lucas 18:29-30 falou até mesmo em se em prol do Reino dos Céus. Será que abandonar a esposa não contradiz as finalidades do casamento? Será que Deus não sabe disso? É claro que sabe. Então cabe a nós buscarmos entender por que Deus faz essas coisas que parecem contraditórias.
    5 - a) O Yago afirma que o protoevangelho de Tiago foi rejeitado como livro canônico, mas omite que é a Igreja quem definiu o cânon. E se ela tem poder pra isso, também o tem para definir o que é heresia e o que não é. Ademais, as definições de "heresias" ditas pelo Thiago precisam ser atualizadas, uma vez que o denominacionalismo no meio protestante se dá por justamente por diferenças teológicas entre uma igreja e outra. Não há qualquer cânon de dogmas absolutamente comum entre os protestantes. A palavra "heresia" no meio deles é "flatus vocis".
    b) O argumento do verbo "conceberás", novamente, é apenas uma "possibilidade interessante" para a virgindade perpétua. Não é um texto-prova. Mas é uma maneira de ler o texto que vai muito mais ao encontro da profecia de Is 7:14 que diz "eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho...". Percebamos que a virgem "conceberá e dará à luz", isto é, ela será virgem da concepção ao nascimento. O problema é que quando Jesus nasce, José e Maria JÁ ESTÃO CASADOS. Ou seja, nada os impedia de ter relações sexuais no meio da gravidez. O próprio Yago sustentou que eles não tiveram relações até o nascimento de Jesus, mas sem o dogma da Virgindade Perpétua esse "celibato" de 9 meses fica inexplicável assim como a profecia de Isaías. Ou seja, a interpretação católica faz mais sentido quando lida em conjunto com outras partes das Escrituras.
    Leandro Monteiro

  • @douglasluciano9983
    @douglasluciano9983 3 года назад +2

    Bom dia Yago.....
    Excelente vídeo!
    Impecável.....
    Muito bem fundamentado
    Parabéns!
    👍

    • @gibranlacerda5854
      @gibranlacerda5854 3 года назад +1

      Onde esteve o Espírito Santo que permitiu os católicos espalharam essa heresia pelo globo inteiro por DEZENOVE SÉCULOS???
      Esteve o Espírito com pessoas acanhadas e sem expressão que desapareceram? Daí ele escolhe outro é depois outro? Kkkkkkk
      Daí ele aparece em 1500 e ilumina a sã doutrina evangélica? Kkk
      ONDE ESTEVE????

    • @cleyrtonfreitas5232
      @cleyrtonfreitas5232 3 года назад +1

      @@gibranlacerda5854 Os próprios Pais da Igreja acreditavam nisso, inclusive os reformadores. Esse Iago é cômico.

    • @douglasluciano9983
      @douglasluciano9983 Год назад

      @Mildo Bom dia!
      Sem sombra de dúvidas, a melhor e mais bem elaborada resposta sobre o tema....
      Deus te abençoe Caríssimo!
      🙏

    • @millenium-games
      @millenium-games Год назад

      Porque Deus permitiu que os senhores da Lei espalhassem tanta heresia antes da vinda de Jesus? Esteve o Espirito com acanhados pecadores rejeitados pela "tradição" até que Jesus os escolhesse? Dai ele escolheu um, depois o outro, até completar 12, só 12, 12 pecadores sem expresão, curioso não, qualquer semelhança é mera coincidencia.

  • @lisisantos2923
    @lisisantos2923 2 года назад +13

    Estudei todo primeiro e segundo grau em colégio católico, fiz primeira comunhão etc.... Infelizmente a tradição da Igreja Católica a impede de revelar a Verdade. A tradição é colocado acima das Escrituras. Obrigado pelo esclarecimento. Parabéns 👏👏👏

    • @lopesjoao4935
      @lopesjoao4935 2 года назад +2

      Quem definiu quais livros entrariam no Canon bíblico?

    • @breno1henrique9
      @breno1henrique9 2 года назад +6

      @@lopesjoao4935 A Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a única e verdadeira igreja e corpo místico de Jesus Cristo.

    • @Guilherme-yi7xb
      @Guilherme-yi7xb 2 года назад +3

      @@breno1henrique9 kkkkjjjjjkkkkj

    • @igorvirginio4677
      @igorvirginio4677 2 года назад +2

      @@breno1henrique9 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @yoshiyoshikira7326
      @yoshiyoshikira7326 2 года назад +2

      @@breno1henrique9 amém irmão, além disso você tem um ótimo gosto por Berserk. É bom ver que pessoas de cultura também podem ser católicas

  • @thiagofreitas7630
    @thiagofreitas7630 5 лет назад +4

    Algumas pessoas atacaram o yago por conta desse vídeo e usaram o seguinte argumento "calvino e lutero então são hereges por eles acreditam na virgindade perpétua de maria" A questão é que yago não falou que crer na virgindade perpétua de maria é uma heresia o que ele deixou claro é que é um grande erro teológico que passou despercebido até mesmo ao um exegeta como calvino existe uma grande diferença entre um erro teológico e uma heresia.

  • @francyspotiguarofficial3481
    @francyspotiguarofficial3481 3 года назад +2

    E não a CONHECEU até que deu a luz seu filho, o Primogênito; e pôs-lhe o nome de JESUS. ( Mateus 1:25 ). vamos ver na bíblia várias vezes a colocação: E conheceu, e entro a ela, e deu a luz, tanto o termo conheceu ou entrou a ela, significa que o casal teve uma relação sexual, qualquer dúvida, me pergunte que eu mostro as passagens bíblicas que confirmam isso.

  • @mauriciodiasgarcia6290
    @mauriciodiasgarcia6290 4 года назад +5

    Parabéns, Deus continue abençoando muitíssimo, sua vida e ministério, realmente, para quem quer saber o que a bíblia diz sobre este assunto, basta um estudo, mesmo sem exegese profunda e conhecimento de línguas originais para se chegar a esta conclusão....basta ler sem opiniões pré-concebidas...... porém, se a pessoa tem conhecimento teológico para exegese, hermenêutica, etc, melhor ainda.....Deus abençoe.

  • @fernandamelo4448
    @fernandamelo4448 6 лет назад +4

    Quando eu tinha 14 anos eu perguntei para o padre onde estava na bíblia que Maria não morreu e que foi assunta ao céu. Ele respondeu: não está na bíblia. Eu deixei de ser católica.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +1

      fernanda melo E isso foi aceito 1950. Absurdo.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +1

      Karolus Magnus Deus é maior que a bible.Aconteceram milhares de fatos que nao foram escritos.Mas a nossa bussula é a biblia. Que conta os pecados dos herois na fe
      Maria se esqueceu de Jesus por tres dias.
      Jose abandou maria e jesus.

    • @fernandamelo4448
      @fernandamelo4448 6 лет назад

      Nossa não queria criar uma treta.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +1

      1.Se fosse um fato relevante DA MÃE DO NOSSO SALVADOR ISSO SERIA INCLUINDO NA BÍBLIA.
      MAS ESSE FATO FOI INCLUINDO DECRETADO EM 1950. REPITO 1950.
      2.NORMA SIM. MEDITA DE DIA E NOITE.
      3.COM DISSE YAGO JÁ HAVIAM HERESIAS NA ÉPOCA DOS APÓSTOLOS POR ISSO HAVIA REPRESSÃO ORAL.
      NÃO SE ESQUEÇA DAS TÁBUAS QUE PRÓPRIO DEUS ESCREVEU.
      NOVAMENTE NORMA DEUS ESCREVEU OS DEZ MANDAMENTOS.
      SEGUE ESSES TESTAMENTOS ESCRITOS SERÁ SALVO.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +1

      vc que não se fez por satisfeito. As respostas foram curtas e lógicas. PENTECOSTES FOI RELEVANTE SOBRENATURAL. JOÃO FOI O ULTIMO E NÃO RELATOU QUE DESUMANO ESSE JOÃO HEIN.
      Mas vamos colocar o prego no caixão. APOCALIPSE DESCREVE FATOS FUTUROS. NÃO FALA NADA SOBRE AS MAJESTOSAS IGREJAS CATÓLICAS. NÃO DIZ NADA SOBRE OS HERÓIS CATÓLICOS. MAS JOÃO RELATA A NOVA JERUSALÉM COM AS ENTRADAS DOS FILHOS DE JACOB.

  • @EustaquioQueiroz
    @EustaquioQueiroz 7 месяцев назад

    OI OLÁ , GOSTEI PELA DIZINVOLTURA DAS EXPLICAÇÕES E COM QUE RAPIDEZ A FALA EXPLICANDO TUDO COMO NUNCA HAVIA VISTO E OUVIDO, PARABENS MESMO,POIS É NECESSARIO QUE ESTE TIPO DE ESCLARECIMENTO ESTEJA SEMPRE SENDO MOSTRADO,..FALEI EM 16=05=2024...

  • @paulomorais1202
    @paulomorais1202 6 лет назад +52

    Yago, a cada vídeo do canal que assisto, me sinto ainda mais entusiasmado a orar por sua vida e contribuir financeiramente. Me sinto mal atualmente por ainda não fazer isto e estar sendo um mero consumidor sem compromisso. Sua dedicação como irmão inspira e Glória a Deus por isso. Que a fé cristã, independente do contexto de atuação, somente cresça, e que o nome do Senhor seja louvado eternamente!

    • @CanalDoCardoso
      @CanalDoCardoso 6 лет назад

      Paulo Morais doisdedosdeteologia.com.br/patrao/

    • @sueleyfantinatopassos8424
      @sueleyfantinatopassos8424 6 лет назад +1

      Paulo Morais eu tb gostaria muito de poder contribuir , por que esses vídeos tem me ajudado muito na fase que estou passando , mas infelizmente não administro as finanças da casa 😅

    • @paulomorais1202
      @paulomorais1202 6 лет назад

      Mas eu não ajudo! kkkkk E é isso que me entristece. Porém, pretendo ajudar!

    • @estevancastro2441
      @estevancastro2441 6 лет назад +2

      Tipico de pastor, comendo o dizimo dos trouxas.

  • @JuridicoNpeGroup
    @JuridicoNpeGroup Год назад +7

    Vamos lá. É pecado ter relação sexual com sua esposa grávida? Segundo a tradição judaica, absolutamente não! Então por que José não teve relações com Maria durante a gravidez? Simples, porque ela era e sempre foi casta.
    Se Maria tivesse outros filhos, como afirma Yago, Jesus teria cometido um crime absurdo na Cruz ao entrega-la aos cuidados de João. Isso porque a lei judaica é clara em dizer que as viúvas deveriam ser sustentadas e protegidas pelo seu primogênito e, na falta deste, na sucessão de filhos. Só que não, Maria foi entregue aos cuidados de João, o discípulo amado, porque não teve mais filhos e com a morte de Nosso Senhor, este confiou os cuidados de sua mãe a seu discípulo, porque Jesus não tinha irmãos.
    Se Maria não foi concebida sem pecado, então o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo seria corruptível. Mas não, a natureza da humanidade de Cristo é incorruptível em decorrência da imaculada concepção de Maria.
    Os Pais da Igreja, como Inácio de Antioquia, Irineu de Lyon, Clemente, Agostinho e etc sempre foram devotos da Virgem Maria.
    Irineu de Lyon, discípulo de Policarpo e, por sua vez, discípulo de João Evangelista, escreve um verdadeiro tratado sobre a Nova Eva, de como Maria é a mãe da igreja e da humanidade redimida.
    José não teve relações com Maria, nem enquanto grávida, nem depois. É estranho interpretar que a bíblia diga que José não a tocou até o nascimento. A lei judaica não é contra a relação sexual entre homem e sua mulher grávida. Por que José teria resolvido fazer isso? Simples, Maria era e continuou casta.
    E porque interpreto desta forma e não de outra? Não tirei da minha cabeça, é a TRADIÇÃO passada de geração em geração que conta essa história e não somente ler sem ter esse lastro tradicional como base. Tradição, Magistério e Escritura.

    • @Vitor-fe5dh
      @Vitor-fe5dh Год назад +2

      "Então por que José não teve relações com Maria durante a gravidez?" ¹⁹ Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.
      ²⁰ Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
      ²⁴ Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.
      ²⁵ Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
      Lucas 11:27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!.
      Com certeza essa mulher estava falando de Maria mãe de Jesus. E o que Jesus respondeu pra ela?
      Lucas 11:28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

    • @rmrocha9616
      @rmrocha9616 2 месяца назад

      Você é o típico cego que não quer ver, tudo que você disse foi rebatido com louvor no próprio vídeo. E um ato sexual de Maria não a torna impura, muito menos pecadora. Quando os próprios apóstolos estaca vivos existiram heresias. O fato de um dos pais de igreja ser devoto não muda nada pq outros pais da igreja eram contra isso prova que essa virgindade perpetua nunca foi consenso

    • @wagnerjunior6524
      @wagnerjunior6524 Месяц назад

      Por que vocês cristãos ficam especulando sobre a vida sexual de Maria? Com certeza vocês não gostariam que as pessoas ficassem especulando sobre a vida sexual da mãe de vocês, então por que vocês ficam especulando sobre a vida sexual da mãe de Jesus? Que tal não fazer com os outros aquilo que vocês não gostaria que fizessem com você?

  • @WILSON-sd8pc
    @WILSON-sd8pc 6 лет назад +2

    1 segundo atrás
    Lucas 2:41 ^
    Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
    Lucas 2:42 ^
    Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
    Lucas 2:43 ^
    e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
    Lucas 2:44 ^
    julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
    Lucas 2:45 ^
    e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
    Lucas 2:46 ^
    E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
    Lucas 2:47 ^
    E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
    Lucas 2:48 ^
    Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
    Lucas 2:49 ^
    Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
    Lucas 2:50 ^
    Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
    Lucas 2:51 ^
    Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.

  • @filipesantosphiappo9886
    @filipesantosphiappo9886 6 лет назад +9

    Que aula fantástica mano. tmj

  • @WILSON-sd8pc
    @WILSON-sd8pc 6 лет назад +3

    TEMOS O NOSSO SALVADOR, FOCADO EM SUA MISSÃO DE SALVAR O MUNDO, LARGOU OS SEUS PARENTES. SABENDO DE TUDO O QUE PASSA EM SUA VOLTA E SEMPRE NA PRESENÇA DO PAI ELE DIZ. ""o meu pai trabalha até agora e eu também"".

  • @guilhermemonteiro6296
    @guilhermemonteiro6296 Год назад +1

    No Evangelho de Mateus tem a passagem que Jesus afirma que estaria conosco até os fins dos tempos. Esse texto então diz que Jesus não estaria conosco para sempre, segundo a lógica do Yago. Há inúmeros textos do antigo testamento que usam esse ''até que'', ''até quando'' e não indicam cessação de um período, porém o Yago não citou.

    • @mellocasi
      @mellocasi 10 месяцев назад

      "Até que" é diferente de "até o"

  • @JulioCesarMarques82
    @JulioCesarMarques82 6 лет назад +15

    Debate Yago Martins x Bernardo Küster.
    Bora?

    • @luisrenatochavoso6902
      @luisrenatochavoso6902 4 года назад

      denovo?

    • @albenideslyma
      @albenideslyma 4 года назад +3

      Já teve, o Bergado perdeu feio e junto com o Orgasmo de Cavalo.

    • @felipelobato294
      @felipelobato294 4 года назад +2

      Até onde eu sei foi o Yago que recusou o debate kkkk

    • @pedroteixeira3409
      @pedroteixeira3409 4 года назад +3

      @@felipelobato294 você viu o vídeo? O Yago massacrou os dois. Enquanto eles só xingaram e diminuíram o Yago, ele usou argumentos pautados na Escritura e com fatos e lógica ganhou o debate. Isso já faz um ano, tu tá atrasado

    • @felipelobato294
      @felipelobato294 4 года назад +3

      @@pedroteixeira3409 Sim eu assiti aos vídeos, no último o Bernardo Kuster convidou ele para um debate presencialmente, mas o Yago recusou. Massacrou os dois? Que nada meu parceiro, você tem essa impressão pois tanto o Olavo como o Bernardo usaram de xingamentos. Mas isso não diminui os argumentos deles, aliás analise logicamente e com base na realidade que você vai ver que ele se deu mal no debate. O Yago se limita apenas na sua interpretação da escritura, quando na mesma João disse que não está contida todas as obras de Jesus. Como pode a fé do Yago ser a correta sendo que a igreja dele não estava presente nos primórdios do cristianismo?Será que as portas do inferno prevaleceram contra a igreja de Cristo por todo esse tempo?
      O Yago tem uma retórica boa e não fala palavrões, por isso há pessoas que pensam que seus argumentos são mais sólidos e lógicos. Eu prefiro analisar os argumentos.

  • @visaoconservadora8103
    @visaoconservadora8103 6 лет назад +63

    Yago Martins se diz calvinista e não crê na Virgindade Perpétua de Maria, mas Calvino acreditava;
    Yago Martins usa o grego para argumentar contra a Virgindade Perpétua de Maria, mas os gregos (em suma, ortodoxos), que sabem grego melhor que Yago, acreditam e argumentam a favor do dogma;
    Yago Martins afirma que Santo Tomás errou o que um estudante de primeiro ano de seminário não erraria, mas há um mês estava procurando a Summa Theologica em pdf;
    Yago Martins, em outro vídeo, coloca os Pais da Igreja em conformidade com a Sola Scriptura, mas agora não considera os Pais como fonte exegética;
    Yago Martins fala em heresia -- e condena o Dogma enquanto mais uma --, mas não apresenta uma ortodoxia.

    • @BR4S3VIL
      @BR4S3VIL 6 лет назад +4

      Calvinista? Que eu saiba ele é batista.

    • @BR4S3VIL
      @BR4S3VIL 6 лет назад

      Assiste esse vídeo ruclips.net/video/vowTLb1kLO0/видео.html e descobri que ele é realmente calvinista. Que decepção! Mas tudo bem, pois 1 Tessalonicenses 5:21 diz: "Examinai tudo. Retende o bem.", ou seja, examine tudo, fique com o que for proveitoso, e joga fora todo o resto.

    • @robertarodrigues836
      @robertarodrigues836 6 лет назад +1

      Assim como Lutero acreditava e disse "Agora é só dar uma olhada nos louvores dados erroneamente a mãe de Deus. Se você perguntar-lhes porque eles se detêm tão fortemente para a virgindade de Maria, eles realmente não poderiam dizer. Estes idolatras estúpidos fazem nada mais do que glorificar apenas a mãe de Deus; eles exaltam-lhe a sua virgindade e praticamente fazem dela uma falsa divindade. Mas as Escrituras não louvam esta virgindade em tudo para o bem da mãe; nem foi ela salva por conta de sua virgindade. Na verdade, maldita seja esta e todas os outras virgindades se elas existem para seu próprio bem, e não realizam nada melhor do que o seu próprio lucro e louvor. O Espírito exalta esta virgindade, no entanto, porque era necessário para a concepção e vinda deste fruto abençoado. Por causa da corrupção de nossa carne, como o fruto bendito não poderia vir exceto através de uma virgem. Assim, concorre a existir esta virgindade a serviço de outros para a glória de Deus, e não para a sua própria glória."

    • @BR4S3VIL
      @BR4S3VIL 6 лет назад +1

      Ae pessoal, descobri que ele na verdade é batista e calvinista, porque existe algumas vertentes batistas, como é o caso do Yago, que é um batista calvinista, assim como também há, por exemplo, batista do sétimo dia.
      P.S: Sou batista e não sabia dessas informações kk

    • @viixxe
      @viixxe 6 лет назад

      Eu não entendo porque os católicos em especial tem tanta preciosidade pela virgindade.

  • @thayeneteixeira5661
    @thayeneteixeira5661 Год назад

    Muito bom sua explicação. Poucos são tão bem argumentados. Que Deus possa ter misericórdia dos que não conseguem enxergar a verdade! 🙏🏽🙏🏽

  • @jorgealmeida7981
    @jorgealmeida7981 Год назад +5

    10:33 "Jesus possuia irmãos, filhos de maria"
    Desafio o Yago a mencionar uma só passagem bíblica que aponte alguém além de Jesus como sendo FILHO de Maria. Ou que aponte Maria como sendo MÃE de alguém além de Jesus.

    • @antonioneto9506
      @antonioneto9506 Год назад +1

      Vc precisa assistir o vídeo rss

    • @jorgealmeida7981
      @jorgealmeida7981 Год назад +1

      @@antonioneto9506 Certeza?? Não é preciso assistir ao vídeo para afirmar que a Bíblia não apresenta ninguém, absolutamente ninguém como filho de Maria além de Jesus, e, do mesmo modo, Tb não apresenta Maria como mãe de ninguém além de Jesus.
      Se vc assistiu ao vídeo, o desafio lhe cabe Tb. Já que vc acha o Yago máximo, pegue a parte do vídeo que me refuta, e que vc acha que eu deveria ter assistido, é cite aqui, para me refutar. Simples assim!

  • @brunopierre3
    @brunopierre3 6 лет назад +65

    Esse é o VÍDEO DEFINITIVO sobre o assunto! Ponto final! Dificilmente será refutado. Parabéns pela pesquisa, Yago. Deus abençoe sua vida! Continue o trabalho.

    • @doisdedosdeteologia
      @doisdedosdeteologia  6 лет назад +4

      Obrigado!

    • @AOBERLEITNER
      @AOBERLEITNER 6 лет назад +7

      Bruno Pierre, Então você precisa de leitura, meu irmão. E não de 'vídeos definitivos' no youtube. A você que é protestante, indico o livro de um protestante, Scott Hanh, que dispensa apresentações: SALVE, SANTA RAINHA. Vale a pena conferir.

    • @brunopierre3
      @brunopierre3 6 лет назад +8

      O livro de "UM PROTESTANTE" intitulado "Salve, Santa Rainha" pra mim não têm credibilidade protestante nenhuma, amigo. Crença em Maria como "rainha" está longe de ser crença protestante verdadeira. Mas fique à vontade para refutar os argumentos de Yago, já que você leu o livro. Apenas expressei minha opinião sobre o vídeo.

    • @GabrielRufino
      @GabrielRufino 6 лет назад +3

      ''Todos os caminhos levam a Roma'' do Scott Hanh também é sensacional.

    • @iagonicolas9223
      @iagonicolas9223 6 лет назад +2

      Scott Hans é ex-protestante. A pessoa que se expressou errada.

  • @alinefernandagiraldelli5829
    @alinefernandagiraldelli5829 Год назад +2

    Ótima aula!! Deus te abençoe sempre 🙏🏻

    • @jorgealmeida7981
      @jorgealmeida7981 Год назад +1

      O Yago viaja na maionese. Se lermos a Bíblia atentamente veremos que Maria nunca teve outros filhos além de Jesus

  • @angelateixeira9032
    @angelateixeira9032 6 лет назад +4

    Bom muito esclarecedor porém aqueles que tem tendências idólatra mesmo que Maria ressuscitasse e explicasse que é totalmente impossível essas não acreditariam pois as tendências são maiores que o entendimento

  • @WPBraga1988
    @WPBraga1988 6 лет назад +4

    Citações de grandes nomes do Protestantismo pioneiro:
    1) "Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.”
    - John Wesley, fundador da Igreja Metodista, no livro "Carta Dirigida a Um Católico".
    2) ”Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.”
    - Ulrico Zwinglio, em ”Corpus Reformatorum”.
    3) ”Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.”
    - João Calvino , em "Comm. Sur l’Harm. Evang.,20".
    4) ”O Filho de Deus fez-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o auxílio de varão e a nascer de Maria pura, santa e sempre virgem."
    - Martinho Lutero, em ”Artigos da Doutrina Cristã”.

    • @doisdedosdeteologia
      @doisdedosdeteologia  6 лет назад +10

      Graças a Deus nossa fé não é depositada na interpretação particular de teólogos ou igrejas, mas no conteúdo do texto sagrado.

    • @WPBraga1988
      @WPBraga1988 6 лет назад +6

      Naquilo que convém. Kkk

    • @12345678983984
      @12345678983984 5 лет назад +2

      Quem nega a Bíblia são vocês. A Bíblia não fala em momento algum que ela foi virgem a vida inteira. Leia Mateus 13:55-56.

  • @mauronardack6979
    @mauronardack6979 6 лет назад +2

    Isso ai dois dedos traga mais gente para o lado certo!

  • @jovensreformados5005
    @jovensreformados5005 6 лет назад +5

    Excelente Yago, Deus te abençoe!

  • @Tarso.Beréia.2504
    @Tarso.Beréia.2504 3 года назад +4

    Foi devido a tantas HERESIAS do catolicismo que eu sair fora,
    Simplesmente eles pegam os textos bíblicos e passam por cima como um rolo compressor depois jogam na lata do lixo isso é fato.

  • @rosacampos2856
    @rosacampos2856 3 года назад +1

    Eu estava procurando video sebre esse assunto e encontrei o melhor , o seu . Amei !

  • @markusnac1982
    @markusnac1982 6 лет назад +6

    Excelente, parabens Pastor Yago.

  • @lunathinan8935
    @lunathinan8935 6 лет назад +3

    A sua exposição está genial, Yago!

  • @andersoncampelo451
    @andersoncampelo451 5 лет назад +2

    Você falou que os irmãos de Jesus haviam rejeitado a própria mãe. O que dizer então do fato de eles estarem presentes no Cenáculo junto com Maria? Referindo-se a eles como irmãos.

  • @emillylopes989
    @emillylopes989 3 года назад +5

    Quando conversei com um amigo católico sobre isso ele alegava que esses irmãos eram irmãos da fé, que qualquer um que seguia a Jesus era seu irmão. Engraçado também que eles não conversam baseando seus argumentos na bíblia e sim em livros que não conhecemos e de pessoas que nunca ouvimos falar. Esse meu amigo não parecia ler sua bíblia ou ter muito conhecimento sobre ela, mas oro pra que nossos irmãos católicos venham se debruçar sobre a palavra de Deus e aprender mais sobre nosso salvador.

    • @emillylopes989
      @emillylopes989 3 года назад +2

      @@luizaugustoliborio9895 Nós amamos e respeitamos Maria, ela foi uma mulher extraordinária, a escolhida por Deus pra trazer ao mundo o nosso salvador, porém não acreditamos na virgindade de Maria após o nascimento de Cristo. Acreditamos que ela teve sim outros filhos, irmãos de Jesus. Mas acima dessas divergências de doutrinas acredito que somos irmãos em Cristo, católicos e protestantes.

  • @AOBERLEITNER
    @AOBERLEITNER 6 лет назад +7

    Quem eram os irmãos de Jesus?”
    Os irmãos de Jesus na Sagrada Escritura são um grupo de varões "Tiago, José (ou Joset), Judas e Simão" que aparecem vinculados a Cristo por íntimo parentesco (cf. Mateus 13,55; Marcos 6,3). Além disto, acompanham frequentemente a Mãe do Senhor, como narram Mateus 12,46; Marcos 3,31; 7,19; João 2,12.
    Qual será esse parentesco ?
    O termo "irmão" (“ah”, em hebraico; “adelphós”, na tradução grega dos LXX) designava, na linguagem dos hebreus, não somente os filhos do mesmo leito conjugal, mas também um familiar ou um consanguíneo próximo. Lot, por exemplo, sobrinho de Abraão, é chamado irmão deste em Gênesis 13,8; 14,16. Algo de análogo se dá com Jacó, sobrinho de Labão (cf. Gênesis 29,12.15). Em Levítico 10,4, Moisés manda a Misael e Elisafã façam sair da frente do santuário seus “irmãos” que, no caso, eram propriamente seus primos. Os primos são designados como”irmãos” também em 1Crônicas 23,21-22, onde se lê:
    - "Os filhos de Merari foram Moholi e Musi. Os filhos de Moholi foram Eleázaro e Cis. Eleázaro morreu sem ter filhos, mas apenas filhas; os filhos de Cis, seus irmãos, as tomaram por mulheres" .
    Ora, no Santo Evangelho os “irmãos de Jesus” não significam em absoluto os filhos da mesma genitora, Maria Santíssima. Com efeito, entre as mulheres que assistiram à crucifixão de Cristo, Mateus 27,56 menciona Maria, mãe de Tiago e José. Essa Maria, conforme João 19,25, não é esposa de São José, mas de Cleófas e, segundo a interpretação mais óbvia, a irmã de Maria, mãe de Jesus:
    - Estavam junto à Cruz de Jesus: sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cleófas, e Maria de Mágdala. .
    Pois bem: os nomes “Cleófas” e “Alfeu” designam a mesma pessoa; “Klopas” parece ser a forma grega do apelativo aramaico “Chalphai”, ao passo que “Alphaios” ou “Alfeu” é a transcrição direta desse vocábulo aramaico. Como refere Hegesipo (séc. II), o mais antigo historiador da Igreja, Cleófas ou Alfeu era irmão de São José.
    Cleófas, portanto, e Maria de Cleófas eram os genitores de Tiago e de José; tinham um terceiro filho, Judas, o qual no início da sua epístola se apresenta como “irmão de Tiago” (este Tiago só pode ser o filho de Cleófas, não de Zebedeu, pois não era irmão de João Evangelista; confira-se Mateus 13,55, onde Tiago, Judas e José - não João - são chamados irmãos).
    Quanto a Simão, o quarto dos irmãos de Jesus, Hegésipo o apresenta também como filho de Cleófas. Por conseguinte, os quatro irmãos do Senhor seriam primos de Jesus por descenderem de uma irmã de Maria Santíssima, também chamada Maria, irmã casada com Cleófas, irmão de São José.
    Há quem não aceite que duas irmãs, vivendo contemporaneamente, tenham tido o mesmo nome “Maria”. A dificuldade, porém, perde muito do seu peso se se levam em conta os costumes dos antigos: entre outros, pode-se citar o caso de Otávia, irmã do Imperador Augusto, a qual tinha quatro filhas vivas ao mesmo tempo: duas delas chamavam-se “Marcella” sem cognome, e as duas ooutras”Antonia”. O nome “Maria” era, de resto, muito frequente na Galileia.
    Outros objetam que Maria não podia ter irmã, mas devia ser filha única, única herdeira; isto explicaria que haja sido obrigada a tomar esposo, e a escolhê-lo dentro da sua parentela, a fim de que a herança continuasse em poder da mesma linhagem. Quem, na base destes argumentos, não queira admitir que Maria, esposa de Cleófas, tenha sido irmã de Maria, esposa de José, poderá muito bem interpretar o texto de João 19,25, acima transcrito, como se quatro, e não três mulheres, tivessem estado ao pé da cruz; distinguir-se-iam então Maria mãe de Jesus, a irmã anônima desta, a seguir, Maria esposa de Cleófas, e Maria de Mágdala. Neste caso, os filhos de Cleófas ainda seriam ditos com razão "primos" de Jesus, pois Cleófas era irmão de São José, pai putativo ou legal de Jesus.
    Eis, pois, como esquematicamente se representaria o parentesco vigente entre Jesus e “seus irmãos”:
    Neste esquema fica aberta apenas a questão: Maria, esposa de Cleófas, era irmã de Maria, mãe de Jesus?
    Em apoio de quanto foi dito acima, observe-se mais o seguinte:
    Maria Santíssima nunca é chamada nas Escrituras "mãe dos irmãos de Jesus" , mas apenas "mãe de Jesus" (cf. João 2,1); em Marcos 6,3, Jesus é precisamente dito "o filho de Maria"(com artigo [definido]!), em oposição aos seus "irmãos", os quais, segundo a lógica, não podiam ser igualmente filhos de Maria:
    - “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?”
    É preciso outrossim considerar que, se Maria tivesse tido algum filho além de Jesus, o Senhor na cruz não a teria confiado a João, filho de Zebedeu; os filhos propriamente ditos seriam os primeiros indicados como arrimo materno. A fórmula mesma com que Jesus se refere a João, dá a entender que este seria para Maria o representante e, de certo modo, substituto do seu único Filho:
    - “Mulher, eis o teu filho” (João 19,27).
    O artigo teria sido omitido se Maria tivesse outro filho.
    Quanto ao fato de que Maria é frequentemente mencionada com os "irmãos de Jesus" nos Santos Evangelhos (cf. Mateus 12,46; Marcos 3,31; Lucas 8,19; João 2,12; Atos 1,14), explica-se bem pelas íntimas relações que uniam as famílias de Cleófas e São José: provavelmente este Santo Patriarca morreu antes do início da vida pública de Jesus; parece então que Maria Santíssima se retirou com seu Divino Filho para a casa do seu cunhado, de sorte que as duas famílias se fundiram como que numa só. Outros pensam que foi Cleófas quem primeiro morreu; em consequência, José teria recebido em sua casa a viúva e seus filhos, primos de Jesus.
    Em debates sobre o nosso tema, é por vezes citado o texto de São Paulo, 1Coríntios 9,5:
    - Não temos o direito (…) como os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas?”
    Esta passagem não implica que os irmãos do Senhor devam ser excluídos do grupo dos Apóstolos; em tal caso, Cefas também não poderia ser considerado Apóstolo. São Paulo faz a tríplice enunciação acima apenas para realçar o grau de dignidade progressiva dos que compunham o grupo dos Apóstolos.
    A titulo de ilustração, vão aqui referidas duas sentenças que de pouca ou nenhuma probabilidade gozam no assunto: os “irmãos de Jesus” seriam filhos de São José nascidos de um primeiro matrimônio do Patriarca ou seriam filhos adotivos do mesmo. Não há necessidade de estudo demorado dessas teses, hoje não mais em voga.
    Conclui-se, pois, que a famosa expressão bíblica, devidamente analisada, não cria dificuldade à prerrogativa da perpétua virgindade de Maria, Mãe de Jesus e Mãe dos homens.

  • @rodigosr
    @rodigosr 5 дней назад

    Vila Reis é um distrito do município brasileiro de Apucarana, no estado do Paraná.

  • @samuelsilvano5658
    @samuelsilvano5658 2 года назад +3

    Muito bom, o ensino trazido sobre o assunto!!!
    Parabéns, Deus abençoe!!!

  • @afonsogomes8202
    @afonsogomes8202 6 лет назад +52

    Estou ateu e não perco um vídeo do canal, parabéns pelo trabalho e pela criação de conteúdo embasado. É sempre importante beber das diversas fontes.

    • @luciane8875
      @luciane8875 6 лет назад +4

      Afonso Gomes Parabéns por não ser um ateu toddynho

    • @CanalDoCardoso
      @CanalDoCardoso 6 лет назад +4

      Afonso Gomes Ateu raiz.

    • @filipemedeirosdantaspaiva1454
      @filipemedeirosdantaspaiva1454 6 лет назад +2

      parabéns por essa iniciativa!

    • @robson789
      @robson789 6 лет назад +2

      "E não a conheceu até que..."
      A Igreja Católica tradicionalmente ensina o dogma da virgindade perpétua de Maria, segundo o qual Jesus seria filho único e Maria jamais teve outros filhos além dele, e os irmãos de Jesus eram meramente primos.
      Como será demasiadamente extenso tratar de todos os pontos que envolvem este dogma e refutar uma por uma de cada uma das aberrações que são pregadas pela Igreja Romana, irei me reservar apenas a tratar de uma única passagem bíblica, que para mim já é suficiente para decidir o assunto. Vamos, portanto, ao que Mateus nos diz a respeito:
      “E despertando José do sonho, fez como o anjo do Senhor tinha lhe mandado, e recebeu a sua mulher. E ele não a conheceu [corporalmente], até que ela fez nascer ao filho dela, o primogênito, e lhe pôs por nome Jesus”(Mateus 1:24,25)
      O termo “a recebeu como sua mulher” (v.24), tendo em vista a sua utilização entre os hebreus, poderia dar a entender que José teve relações com Maria. Por isso, no versículo seguinte Mateus faz questão de ressaltar que ele “não a conheceu” (corporalmente) atéquando nascesse Jesus. O termo “conhecer” era frequentemente utilizado pelos hebreus no sentido de relações sexuais normais entre marido e mulher, como Adão que “conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim”(Gn.4:1).
      Várias das mais recentes versões já traduzem da mesma forma, tal como é o caso da NVI, que verte por: “não teve relações com ela enquanto não deu à luz a um filho...”. Se Mateus quisesse dar a entender que José não “conheceu” Maria nunca, teria simplesmente escrito que “ele nunca a conheceu”, e não que ele somente não a conheceu “até” quando Jesus nascesse.
      Ele teria essa opção pronta, a mão, que poderia ser perfeitamente utilizada caso ele quisesse defender o dogma da “virgindade perpétua de Maria”, e acabaria com essa questão de uma vez por todas. Mas, ao contrário, ele faz questão de ressaltar que o tempo em que eles se reservaram foi o determinado até o nascimento de Jesus, pois este teria que nascer de uma virgem, para cumprir as Escrituras proféticas (Mt.1:23; Is.7:14).
      Ele também poderia ter escrito o mesmo que foi dito com relação à Mical, que “não teve filhos até o dia da sua morte” (2Sm.6:23). Com isso, ele estaria deixando claro que ela não havia gerado filhos durante todo o seu período existencial (“até a sua morte”).
      Contudo, no caso de Maria é diferente: ao invés de Mateus relatar que “não teve mais filhos até a sua morte”, afirma que José não a conheceu corporalmente “até que ela fez nascer ao filho dela”. Ou seja, essa restrição do relacionamento corporal não estava relacionada a todo o seu período existencial, mas somente até o momento que Jesus nascesse (“até que lhe nascesse o primogênito”).
      Que o “até que” é uma prova conclusiva de que Maria teve outros filhos além de Jesus, além do fato de que o evangelista Mateus poderia perfeitamente ter escrito de forma diferente que visasse defender o dogma e não colocá-lo em dúvida, vem do fato de que em diversas outras ocasiões este mesmo termo aparece no Novo Testamento não deixando dúvidas quanto ao fato de que o “até que” marca o fim de um acontecimento para dar lugar a outro.
      Por exemplo, em Apocalipse lemos Deus dizendo: “Mas o que tendes, retende-o até que eu venha” (Ap.2:25). É óbvio que Deus não quer que nós continuemos retendo mesmo depois que Jesus voltar, quando haverá a recompensa e retribuição das nossas obras. Da mesma forma, Paulo disse:
      “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (1 Coríntios 11:26)
      É evidente que Paulo não queria que os coríntios continuassem celebrando a Ceia do Senhor mesmo depois que Ele voltar. Novamente, o “até que” marca o fim de um acontecimento, designando o limite dele. João escreve no Apocalipse que “o restante dos mortos não voltou a viver até que se completassem os mil anos” (Ap.20:5).
      Esse “até que” marca o limite de um acontecimento ou restrição. Ninguém iria contestar o fato de que o restante dos mortos voltou a viver depois que se completaram os mil anos. E como sabemos disso? Por causa do “até”! Se ele não marcasse conclusivamente o fim de um acontecimento ou restrição, ele não provaria que os mortos voltaram a viver e nem nós saberíamos disso, embora esteja implicitamente óbvio no texto.
      Jesus também disse que “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt.24:13). Se o “até” não delimitasse o limite, iria ter gente perseverando mesmo depois de ter acabado tudo! Lucas diz que “agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte” (At.4:3). Sabemos que no dia seguinte Pedro e João foram soltos porque o “até” nos indica claramente o fim daquele acontecimento.
      Se os apóstolos tivessem sido doutrinados na exegetica católica onde o “até” não marca necessariamente o fim de um acontecimento, eles estariam esperando sair da prisão até hoje! Se o “até” não marcasse o fim, não faríamos a mínima ideia de quando eles foram soltos - poderia ter sido anos depois, quem sabe!
      Depois da transfiguração, Jesus disse: “Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos”(Mt.17:9). Prova de que Pedro entendia que o “até que” delimitava um limite, é o fato de que ele próprio realmente contou sobre isso depois que Jesus ressuscitou (2Pe.1:17,18). Ou seja: ele compreendia que o “até que” era necessariamente uma restrição que chegava ao fim depois daquilo.
      Portanto, com tantas esmagadoras evidências bíblicas de que o “até que” delimita um limite que é ultrapassado com o fim da restrição, por que deveríamos pensar que bem exatamente no caso de Mateus 1:25 a coisa deveria ser diferente? Ora, o que ocorre no texto de Mateus 1:25 é rigorosamente a mesma estrutura que ocorre nos textos que acabamos de passar.
      Se cremos que os mortos revivem depois de mil anos, que Pedro falaria da transfiguração após a ressurreição de Cristo e que Pedro e João foram soltos no dia seguinte, é porque o “até que” nos diz isso. Se a mesma estrutura textual é aplicada no texto de Mateus 1:25 e usarmos um critério básico da exegese (dois pesos, duas medidas), a mesma coisa acontece também no texto de Mateus 1:25, onde uma restrição é lançada tendo o seu fim depois do “até que”. Portanto, Maria foi virgem até que nascesse Jesus, e não perpetuamente.
      O fato de Mateus acrescentar também que Maria deu a luz ao seu “primogênito” (v.25) também indica que ela teve outros filhos. Caso assim não fosse, teria simplesmente escrito que Jesus era o seu “filho único”, como a Bíblia frequentemente afirma em outros casos, em que de fato não havia outros irmãos na família (Lc.7:12; Lc.9:38), como o caso da viúva de Naim, cujo “filho único” (Lc.7:12) havia falecido, e do homem que queria expulsar de seu filho o demônio, porque era o seu “filho único” (Lc.9:38).
      Por que nestes casos não está escrito que eles eram os seus filhos primogênitos? Porque eles eram os seus únicos filhos. Quando alguém era o primeiro de outros filhos de uma mesma mãe, é comum a Bíblia chamar de “primogênito”; porém, quando ele não apenas é o primeiro, mas também o único, a palavra usada frequentemente é “filho único”, como mostra a tabela abaixo:
      Primeiro e único filho
      Primeiro de outros filhos
      Último filho
      “Filho único” (Lc.7:12; 9:38)
      “Primogênito” (1Cr.4:4; 2:50; 1:29)
      “Caçula” (Jz.1:13; 3:9; 1Sm.14:49)
      Jesus se enquadra no segundo quadro, e não no primeiro (Mt.1:25; Lc.2:7).
      Em suma, Mateus não escreve nem que José não teve relações com ela nunca, nem tampouco que Jesus era o seu filho único. O texto bíblico não verte: “...e ele nunca a conheceu, e ela fez nascer ao filho único dela, e lhe pôs o nome de Jesus”. Ao contrário, diz categoricamente que a restrição estava lançada “até...” o nascimento daquele que foi o primeirodos filhos de Maria.
      O fato de Maria ter tido outros filhos, cumprindo o papel de esposa para com o seu marido (1Co.7:3-5), de modo algum chega a ser algum tipo de desprezo a ela ou ao matrimônio. Ao contrário, o que Deus proíbe é o adultério, o ato de trair o seu cônjuge com alguma outra pessoa (Lc.18:20). O relacionamento natural entre marido e mulher é apoiado biblicamente, de acordo com a ordem do próprio Deus - “crescei e multiplicai-vos” (Gn.1:22), e “deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne” (Mt.19:5).
      Da mesma forma, o fato de Jesus ser o primogênito (e não “filho único”) não é um desprezo a ele; muito pelo contrário, serve para reforçar ainda mais fortemente o fato de que ele quis ficar em igualdade conosco “em todos os aspectos”(Hb.2:17), tendo uma família com vários irmãos de sangue (Mc.6:3), além de sua família espiritual, que é a reunião de todos os crentes em Cristo Jesus (Mt.12:48-50).
      Assim como Jesus foi o “primogênito entre muitos irmãos” (Rm.8:29) no campo espiritual, ele também foi o primogênito de muitos irmãos no campo natural (Mc.6:3). Desta forma, as alegações católicas contra a validade de Mateus 1:25 carecem de fundamento, bem como as suas tentativas de defender um dogma que não possui qualquer estrutura bíblica de respaldo.

    • @estevancastro2441
      @estevancastro2441 6 лет назад +2

      Protestantismo e ateismo tudo a ver = lixo.

  • @oviolino5752
    @oviolino5752 6 лет назад

    Cara tu tem uma paciência admirável.....esta gente não escuta......Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
    Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
    Mateus 13:14,15..........GRANDE ABRAÇO.

  • @paulogaleti4608
    @paulogaleti4608 6 лет назад +19

    Excelente trabalho e pesquisa, grande Yago... O mais engraçado é que as pessoas vem refutando com vídeos sobre o assunto, mas são aqueles vídeos tipo "Eu não concordo e tchau" sem base sem nada. Admiro o trabalho de alguém do meio cristão tão embasado e explicativo. Meus parabéns.

    • @larissaerika6542
      @larissaerika6542 6 лет назад +1

      Paulo Galeti é mesmo? Sem base em nada? Então quem precisa fazer uma "boa pesquisa" é você

    • @rianramiro3188
      @rianramiro3188 Год назад

      Dom Henrique "virgindade de Maria" só assistir. Ele refuta com a própria bíblia. :)

  • @fabricioalveslopes
    @fabricioalveslopes 2 года назад +5

    Maria a Mãe de Jesus. Aquela que foi escolhida por Deus a conceber o Messias. Que gerou em seu ventre sem praticar a necessidade da carne. Que logo ao nascer começou as perseguições para matar O Rei de Israel, recém nascido.
    Até a crucificação e após a crucificação teve inúmeras perseguições, além de testemunhar milagres, pródigios, ver Cristo até andar sobres as águas... Dentro desse contexto/ vida...
    Acredito que Maria, mãe de Jesus, realmente não tenha se importado com prazeres da carne.
    Você testemunha e convive com Jesus de Nazaré, enviado por Deus, anunciado pelo Anjo a olho nu...
    Gente, quem em sã consciência iria pensar em sexo? Ainda mais ela que foi escolhida entre todas as mulheres... Bendita.
    Eu não sou católico... Mas, Maria foi/ é virgem e santíssima.

  • @kellyiuu429
    @kellyiuu429 3 года назад +2

    Minha resposta baseada em leitura Bíblica e discernimento do Espírito Santo é:
    José só a reconheceu depois do nascimento de Jesus, Maria deixou de ser virgem. Não gostou da resposta? conversa com Deus, reclama com ele, quem procura acha, nosso Deus não é de confusão ele esclarecerá toda as dúvidas.

  • @renatowsaroca
    @renatowsaroca 6 лет назад +20

    Yago...me fala uma coisa cabra!
    Como pode alguém ainda refutar isso?! Heheheh..
    Sem comentários. Excelente!

    • @renatowsaroca
      @renatowsaroca 3 года назад

      @@luizaugustoliborio9895 eu te entendo, mas não concordo. Uma leitura normal da Bíblia não levará ao entendimento que vcs possuem. Qualquer que ler a Bíblia de forma interessada chegará a conclusão protestante. Mas tudo bem, pra vcs a Bíblia não é suficiente, para nós é.
      Abraço, Deus te ilumine.

    • @renatowsaroca
      @renatowsaroca 3 года назад

      @@luizaugustoliborio9895 ..com respeito, mas "manca e deturpada" é a visão romanista. Acho essa discussão inútil aqui amigo. Não sei como vc veio parar aqui rsrsr..

    • @renatowsaroca
      @renatowsaroca 3 года назад

      @@luizaugustoliborio9895 acho que vc está tendo alucinações rsrsrs...

    • @renatowsaroca
      @renatowsaroca 3 года назад

      @@luizaugustoliborio9895 não estamos desonrado, difamando ou caluniando a Maria meu amigo.
      Estamos apenas afirmando o que dizem as Escrituras, ela teve Jesus de forma sobrenatural através do Espírito Santo, depois disso gerou filhos e filhas com José, era pecadora como nós e qndo Jesus morreu ele a deixou aos cuidados do discípulo que ele amava (João). Ela não é mediadora “só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus” I Tm 2.5; ela não intercede por nós mas sim o próprio Cristo (Rm 8.34). Ela não é o caminho nem a ponte para Deus; Jesus é o caminho ninguém vai ao Pai a não ser por ele. (Jo 14.6).
      E sim, ela foi uma mulher diferenciada, com certeza especial, mas humana. Todos os crentes a respeitam mas não a adoram e nem veneram e muito menos fazem petições e orações a ela. Adoramos apenas a Jesus Cristo o nosso Deus, dele vem tudo o que temos e somos, a Ele são direcionadas nossas orações, petições e ações de graças.
      Abraços cristãos!
      🙏

    • @renatowsaroca
      @renatowsaroca 3 года назад

      @@luizaugustoliborio9895 seus argumentos não são bíblicos amigo. Isso é lamentável.. abraços

  • @PedroHenrique-zj8gj
    @PedroHenrique-zj8gj 5 лет назад +6

    2º Parte
    Temos 2 Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho de José com Maria.
    S. Tiago Maior era irmão de S. João Evangelista, e ambos FILHOS DE ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a TIAGO e a. JOÃO, FILHOS DB ZEBEDEU (Lucas V-IO).
    S. Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados pôr S. Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago FILHO DE ALFEU (Mateus X-3). Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é seu filho.
    Além disto, comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este Tiago « este José que encabeçam a lista são PRIMOS de Jesus», e o Tiago é o Apóstolo Tiago Menor. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:
    Mateus XXVII- 56
    Maria, mãe de Tiago e de José;
    Maria Madalena;
    a mãe dos filhos de Zebedeu.
    Marcos XV - 40
    Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
    Maria Madalena;
    Salomé
    João XIX - 25
    a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
    Maria Madalena
    Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de TIAGO MENOR E de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe de Tiago Maior.
    Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que. encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO
    E de fato o Apóstolo S. Judas Tadeu era irmão de S. Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (vers. l.). Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago.
    E assim cai pôr terra fragorosamente a alegação dos protestantes de que Maria teve outros filhos além do Divino Salvador, alegação baseada em que o Evangelho fala em IRMÃOS DE JESUS. Não só provamos que entre os hebreus se chamavam IRMÃOS os parentes próximos, mas também mostramos que a lista dos nomes apresentados como sendo destes IRMÃOS é logo encabeçada pôr DOIS PRIMOS, Filhos da irmã da mãe de Jesus. Logo, não tem nenhum valor a alegação.
    A única dificuldade, esta agora já sem importância, que pode fazer o protestante é que Tiago Menor é filho de ALFEU, e sua mãe é apresentada COMO MULHER DE CLEOFAS.
    Sem precisar recorrer a nenhum argumento de tradição (porque talvez os protestantes não gostem disto) temos que observar o seguinte:
    l.0 - o texto original não diz MULHER DE CLEOFAS, mas diz simplesmente: a irmã de sua mãe, Miaria, a do Cleofas (texto grego de João XIX-25); podia chamar-se Maria, a do Cleofas, pôr causa do pai ou pôr outro qualquer motivo;
    20 - não repugna que a mesma Maria se tenha casado com Alfeu e dele tenha tido S. Tiago Menor, e depois se tenha casado com Cleofas e tido outros filhos ou mesmo deixado de ter. Tiago é o único que é apontado nos Evangelhos como filho deste Alfeu, pois o Alfeu, pai de S. Mateus (Marcos 11-14) já deve ser outro;
    3.° - não repugna que o próprio Alfeu seja o mesmo Cleofas. É muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida pôr 2 nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Raguel (Êxodo 11-18 a 21) e logo depois é chamado Jetro (Êxodo, III - l). Gedeão, depois de ter derribado o altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes, VI-32). Osias, rei de Judá, é chamado também Azarias (4 Reis, XV-32; I Paralipômenos, III-12). E no Novo Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi: "Viu um homem, que estava assentado no telônio, chamado Mateus (Mateus, IX-9) . "Viu a Levi, filho de Alfeu, assentado no telônio (Marcos, 11-14). O mesmo que é chamado José é chamado Barsabas (Atos, I, 23).
    Ainda hoje mesmo, entre nós, nas nossas localidades do interior principalmente, é multo comum esta duplicidade de nomes.
    Seja Alfeu o mesmo Cleofas ou não seja. Isto pouco importa. 0 que é fato é que Maria de Cleofas é Irmã de Maria, mãe.de Jesus e é ao mesmo tempo mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor" (Lúcio Navarro, Legítima Interpretação da Bíblia, Campanha de Instrução religiosa, Brasil- Portugal, Recife, 1958 n0 400, pp.590 a 592 inclusive).
    Fizemos questão de copiar essa brilhante exposição de Lúcio Navarro, porque ela não deixa margem a dúvida: Irmãos de Jesus eram primos dEle, e não Irmãos de sangue. Logo, Maria Santíssima só teve um Filho gerado nela por obra do Espírito Santo: Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem. Maria Santíssima foi sempre Virgem.
    www.montfort.org.br/bra/cartas/doutrina/20040729214346/

  • @TeologiaVoxDei
    @TeologiaVoxDei Год назад

    Parabéns pela exposição sobre o tema.

  • @fuimorarnomato
    @fuimorarnomato 6 лет назад +30

    Alguns trechos das Sagradas Escrituras aludem aos supostos 'irmãos' de Jesus. A fé católica ensina que Maria Santíssima teve somente um filho: Jesus. E que permaneceu sempre virgem, antes, durante e após o parto. Trata-se de verdades de fé que devem ser aceitas por todos os católicos. Todavia, diante do ensinamento da Igreja, como explicar o versículo 55 do Evangelho de Mateus quando indaga: "Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José Simão e Judas?" (Mt 13, 55)Ou, justificar a seguinte afirmação da Carta de São Paulo aos Gálatas, "depois, três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." (cf. 1, 18-19)?
    As respostas estão contidas na própria Escritura. Quanto aos dois Tiagos mencionados nas listas dos apóstolos, são alcunhados Maior e Menor. Tiago Maior é filho de Zebedeu, irmão de São João; portanto, não é este que é irmão de Jesus. Tiago Menor, por sua vez, é o filho de Alfeu. As várias listas dos Apóstolos trazem esses dois Tiagos.
    No Evangelho de Mateus, vê-se: "estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus." (cf. 10, 2-4)
    No Evangelho de Marcos, igualmente: "eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro). Tiago, o filho de zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer 'filhos do trovão'); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu." (cf. 3, 16-19)
    E, finalmente, no Evangelho de Lucas, "ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João, Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor." (6, 13-16)
    Portanto, o "Tiago, irmão do Senhor", não é filho de José. Alguém poderia alegar que ele é filho somente de Maria, que se casou com outro homem após a morte de José. Porém, nos trechos referentes às mulheres que estavam aos pés da Cruz do Senhor, temos a mãe de Tiago, que é claramente outra pessoa que não a mãe de Jesus:
    No Evangelho de Mateus: "grande número de mulheres estava ali, observando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, prestando-lhe serviços. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu." (27, 55-56)
    No de Marcos, "estavam ali também algumas mulheres olhando de longe; entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Joset, e Salomé. Quando ele estava na Galiléia, estas o seguiam e lhe prestavam serviços. Estavam ali também muitas outras mulheres que com ele tinham subido a Jerusalém." (15, 40-41)
    Os Evangelhos atestam que havia uma Maria que era mãe de Tiago Menor e de José, mas esta Maria não era a mãe de Jesus. Então, quem era ela? Poderiam os chamados "irmãos" de Jesus serem, na verdade, "primos" dele? É o que se vê no Evangelho de São João, "junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena." (19, 25)
    São João expõe de forma clara que havia, aos pés da cruz, uma irmã de Maria Santíssima, ou seja, uma tia de Jesus. O estranho é que diz que essa Maria é esposa de Cléofas, quando anteriormente, se havia dito ser esposa de Alfeu. Como isso ocorre? Conjecturando, é possível que Cléofas e Alfeu fossem a mesma pessoa, com um nome grego e outro judaico. Ou ainda, que essa Maria, tia de Jesus, casou-se duas vezes, uma com Alfeu, concebendo Tiago e outra com Cléofas, com quem teve outros filhos.
    Até aqui, tem-se claramente que "Tiago, irmão do Senhor", tinha outro pai e outra mãe. E que esta mãe era, na verdade, tia de Jesus. Na linguagem bíblica temos que irmão, na verdade, significa "primo", ou seja, significa qualquer parentesco masculino que tenha uma ligação de sangue. É a linguagem semítica, como se vê também no Antigo Testamento. Abraão era chamado irmão de Lot, contudo, ao verificar-se a genealogia dele percebe-se que Lot era seu sobrinho, filho de seu irmão.
    Assim, o que se tem é uma comprovação de como os textos bíblicos estão em perfeita harmonia com a Tradição Católica. É dela que deriva a fé na Virgindade Perpétua de Maria e, consequentemente, no fato de que não existiram os supostos "irmãos de Jesus".
    Padre Paulo Ricardo.

    • @andreilive11
      @andreilive11 6 лет назад +7

      Michael Amorim Você assistiu ao vídeo?

    • @fuimorarnomato
      @fuimorarnomato 6 лет назад

      Andrei Quintanilha não todo. Por isso só colei aqui um texto que responde a um pedacinho dele. Sobre os irmãos de Jesus.

    • @andreilive11
      @andreilive11 6 лет назад +5

      Michael Amorim Você assistiu e ainda sim não foi claro o suficiênte? Respeito você, mais sugiro você tentar não se guiar por lentes e sim pela verdade!

    • @fuimorarnomato
      @fuimorarnomato 6 лет назад +4

      Andrei Quintanilha é o que venho fazendo há 5 anos. Quando comecei a estudar filosofia e teologia. Eu era Protestante até ano passado.

    • @andreilive11
      @andreilive11 6 лет назад +6

      Michael Amorim Respeito! Só que só de você avaliar pela lente de um Padre que não dá para levar a sério por várias declarações e analises sem sentido, já é algo que dá a entender que você não analisou a fundo a proposta aqui defendida... Pessoalmentr falando e não precisa concordar comigo, é muito dificil um protestante de verdade que realmente estuda a escritura e tem a palavra de Deus como superior a tradições se render e passar a "aderir" a fé católica! E outra vez digo, a verdade que Maria tinha filhos e que ela teve relação com José é muito clara para ser até discutida! Não dá para entender, qualquer um que ler os evangelhos sem a lente do catolicismo vai ver isso muito claro!

  • @danilobaccaro4627
    @danilobaccaro4627 6 лет назад +4

    Sobre o salmo 69 você caprichou também. O salmo 69 é messiânico? Então, Jesus tinha "faltas" como diz no versículo 6? Outra observação é que todo o texto é encarado num sentido conotativo, é só pegar, por exemplo: "o zelo de vossa casa me devorou", ou seja, sentido conotativo, agora quando fala de irmãos e mãe você leva pro lado denotativo. Depois são os católicos que buscam interpretações que se enquadrem aos dogmas.

    • @antoniodejesussilva9080
      @antoniodejesussilva9080 5 лет назад +2

      Então Danilo, como ficaria o verso que fala " filhos de minha mãe" no sentido denotativo. Agora perceba que quando o salmista retrata o Messias falando de suas "faltas" ele(o salmista) está usando uma figura de linguagem conhecida como ironia para enfatiza exatamente o contrário. Por exemplo: vamos supor uma acalorada discussão entre um brasileiro e um estrangeiro sobre futebol em que o estrangeiro estivesse tentando humilhar a situação futebolistica do Brasil no mundo. Aí depois de ouvir as humilhações do estrangeiro sobre o nosso futebol, o brasileiro diria calmamente: você tem razão, pois o Brasil é o único país que não possui nenhum título de campeão mundial. Que acha? Não é exatamente o contrário? Então, ali o salmista está usando o mesmo recurso literária para enfatizar que embora sendo acusado das piores faltas na verdade ele não tem nenhuma

  • @irenildacavalcante8138
    @irenildacavalcante8138 3 года назад +2

    Parabéns pela perfeita explicação, só não entende quem não quer.

  • @dionelioramos283
    @dionelioramos283 6 лет назад +14

    limpo, cristalino e edificante. Excelente argumentaçao!

  • @joaomario2969
    @joaomario2969 6 лет назад +59

    Eu era católico. Graças a esse vídeo eu voltei pra igreja católica.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад +3

      João Mario confundindo crente com padre. Tem ate um video muito famoso de um padre numa missa fazendo carinho. Catolicismo. Pesquisa passou no sbt reporte.

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад

      João Mario Os requisitos para ser catolico CONTINUA SENDO HOMOSSEXUAL. MELHOR SER EX ALGUMA COISA. DO QUE CONTINUA SENDO ETERNO ERRANTE.

    • @joaomario2969
      @joaomario2969 6 лет назад

      Paulo Alves Guerra João Pessoa Paraíba parabéns continua no mundo das drogas

    • @pauloalvesguerrajoaopessoa2692
      @pauloalvesguerrajoaopessoa2692 6 лет назад

      João Mario Epa espera ai. Eu sou ou sou ex. Que criterio e esse. De uma coisa tenho certeza TODO CATOLICO FOI MOLESTADO POR PADRES.

    • @joaomario2969
      @joaomario2969 6 лет назад

      Paulo Alves Guerra João Pessoa Paraíba todo pastor é ladrao e adúltero.....e pedófilo

  • @ramonagronomo
    @ramonagronomo 6 лет назад +2

    Meu chapa, não sei se tu já fez um vídeo sobre idolatria, santos, etc. Seria um tema que gostaria ver tu falando.

    • @IvanCarlosNJBar
      @IvanCarlosNJBar 3 года назад

      No vídeo em questão, Yago diz que não podemos aplicar o livro de Cântico dos Cânticos à Maria, porque, segundo ele, o texto de Cânticos não diz respeito a ela, sendo que era exatamente o que St. Agostinho e St. Tomás de Aquino faziam, isto é, aplicavam o texto de Cânticos que diz "És um jardim fechado, minha irmã, minha noiva, uma nascente fechada, uma fonte selada" (Ct 4, 12) à Maria interpretando assim, que Maria permaneceu virgem "antes, durante e após o parto de Jesus".
      Mas, para o horror de quem o ouve, Yago vai mais longe e pergunta aos exatos 32:05min de vídeo:
      "Aqueles que defendem a virgindade perpétua de Maria estariam dispostos a aplicar o resto de Cântares à Maria, onde atos sexuais são descritos, onde posições sexuais são descritas, onde desejos sexuais intimamente profundos são descritos numa linguagem altamente sexualizada que tá lá descrevendo a relação entre Salomão e a Sulamita?"
      Prestem atenção aqui, Yago diz que porque em outras passagens (sequer no mesmo capítulo), o Cânticos faz referência às relações sexuais, então não podemos aplicá-lo para defender a virgindade perpétua de Maria.
      Continuando...
      Yago, para tentar afirmar que Maria teve outros filhos além de Jesus, usa de um argumento esdrúxulo, ele afirma que porque o Salmo 69, em algumas passagens, se refere a Jesus, logo, Maria teve outros filhos, pois este salmo diz no versículo 9 :
      "Tornei-me um estranho para os meus irmãos, um desconhecido para os FILHOS DE MINHA MÃE" (Sl 69, 9)
      Ora, mas se o Salmo 69 se aplica irrestritamente a Jesus, então o que dizer do versículo 5 que diz "Deus, Tu conheces minha insensatez e meus PECADOS não Te são ocultos" (Sl 69, 5), sendo que Jesus não teve pecado, como lemos em Hb 4, 15?
      Aí eu pergunto: os que defendem que Maria teve outros filhos baseados em Sl 69 estariam dispostos a aplicar todo o Sl 69 a Jesus? Porque se assim o fizerem, admitirão que Jesus pecou. Chegariam assim tão longe só para negar o que a Igreja afirma, só para dizer "não" quando a Igreja fala "sim"?
      Observem que quando o assunto é Sl 69 eles vão dizer que não se deve aplicar todo o capítulo a Jesus, mas quando o assunto é Maria, eles querem que apliquemos não só o capítulo, mas o livro inteiro à Maria. Vejam se isso não é "dois dedos" e duas medidas, ou como os antigos diriam, "tirar um pouco de leite aqui, acrescentar um pouco de água ali".

  • @viniciusjuliatto486
    @viniciusjuliatto486 3 года назад +28

    Viva Maria Santissima, Purissima, Castissima, Virgem PERPETUA, a Criatura mais perfeita criada por Deus! Nossa mãe santissima. Viva Cristo Rei, Viva a Santa Igreja Católica, Deus os abençoe.

    • @somaisumsilva7666
      @somaisumsilva7666 3 года назад +15

      Perfect até que...
      a criatura mais perfeita admitiu ser pecadora!

    • @rebecacunha5343
      @rebecacunha5343 3 года назад +14

      Perfeita? Só q n né
      Ela era pecadora q nem a gente.

    • @victorsdumont
      @victorsdumont 3 года назад +8

      Você assistiu o vídeo?

    • @Arthur-y1r8r
      @Arthur-y1r8r 3 года назад +14

      Idolatria, ela era pecadora assim como eu e vc.

    • @leoblaidd
      @leoblaidd 3 года назад +8

      Esse tipo de publicação é um reforço para ajudar consciência a aceitar um fato que acabou de entrar em dúvida.

  • @cirojj
    @cirojj 6 лет назад +12

    UAUUUU!! INCRÍVEL! Eu passei as últimas duas semanas pesquisando e procurando entender pq os católicos acreditam na virgindade eterna de Maria, mas nada que se compare a este vídeo super esclarecedor! Acredito na importância de Maria na história, mas nunca consegui entender esse fascínio na busca pela sua eterna virgindade. Obrigado por compartilhar!

    • @carlosadestrador
      @carlosadestrador 5 лет назад +2

      Qual a conclusão da sua pesquisa, sobre o fato da opinião do Yago ser diferente da opinião de Lutero?

    • @Guilherme-yi7xb
      @Guilherme-yi7xb 2 года назад

      @@carlosadestrador Lutero não tinha uma opinião bíblica, Yago tem, a autoridade é a bíblia e não o reformista.

    • @carlosadestrador
      @carlosadestrador 2 года назад

      @@Guilherme-yi7xb
      Patética sua resposta! Ela mostra fielmente que, para o protestante, o que importa é a própria opinião.
      Em qual cap.e vers.a Bíblia versa sobre a autoridade do reformista? Você tirou isso das minhocas da sua cabeça né?
      Desse jeito, fica claro porquê vocês precisam de perfil fake para defender o que acreditam.

  • @homerobarbosa511
    @homerobarbosa511 2 года назад +1

    Muito bom Gostei muito parabéns pelo vídeo.

  • @matheusmaculo9166
    @matheusmaculo9166 6 лет назад +4

    Depois dessas sessões de interpretação, tive a pequena impressão de estar assistindo um "De olho no texto"! Kkkkk

  • @paolar4479
    @paolar4479 6 лет назад +7

    Católicos qual o problema de ela não ter ficado eternamente virgem?

    • @kauagirao
      @kauagirao 3 года назад

      Ninguém explica direito.

    • @rebs7302
      @rebs7302 3 года назад +2

      Também gostaria de entender. Sexo é uma CRIAÇÃO DIVINA, com objetivos UNITIVOS e procriativos, sendo uma obrigação do casal casado explícito em 1 Cor 7:4-5. Se ela era casada e virgem perpetuamente, então pecou. Se ela não pecou e perdeu a virgindade, não é Virgem Maria. Repito sua pergunta: QUAL O PROBLEMA dela não ter sido virgem eternamente?

  • @francyspotiguarofficial3481
    @francyspotiguarofficial3481 3 года назад +2

    Tem gente que acha que nós evangélicos estudamos só a BÍBLIA, se engana redondamente, é preciso estudar a linguagem grega e a hebraica para confirmação de muitas coisas.

  • @Ronaldo84718
    @Ronaldo84718 4 года назад +7

    DANDO CONTINUIDADE A ANTERIOR 3° parte:
    Ocorre que os escritores sagrados quiseram preservar o sabor semítico da palavra aramaica “ah” (“irmão” para qualquer grau de parentesco próximo) ao fazer a tradução para o grego. A expressão semita “irmãos do Senhor” já era muito usual entre os cristãos (como demonstra as várias inserções no NT) e os apóstolos quiseram preservá-la, pois “ah” é diretamente traduzido para o grego por “ADELPHOS”. Um contexto, portanto, bem diferente das passagens de Paulo e Tobias acima citadas, pois nestes casos Paulo e Tobias não estavam traduzindo um termo hebraico para o grego. Esta preservação do aramaico ou do sabor semita na tradução para o grego ocorre também em outras passagens do NT. Vejamos algumas:
    - Pedro, em algumas passagens é chamado pelo nome CEFAS (pedra em aramaico), preservando assim o sabor semita com que os discípulos se acostumaram a chamar Pedro.
    - Lc 14,26: “Se alguém vem a mim e não ODEIA seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, sim, até a própria vida, não pode ser meu discípulos”
    Teria Jesus pregado o odio? Óbvio que não! Ocorre que o aramaico não tem estruturas de comparação, tipo “amar mais” ou “amar menos”. Jesus, portanto, usou o vocábulo aramaico que traz a idéia de “amar menos” (ou seja, o mesmo que é traduzido por “odiar”), e que foi traduzido para o grego mantendo o sabor semita. Lucas podia usar a estrutura grega correspondente a “amar menos”, mas tal como no caso dos “irmãos do Senhor”, optou por manter o sabor semita do ensinamento, embora houvesse no grego termos mais apropriados.
    - São Paulo cita Ml 1,2-3: “Eu amei Jacó e ODIEI Esaú” (Rm 9,13).
    Obviamente, a tradução correta seria: “Eu amei mais a Jacó do que a Esaú”. Porém, Paulo mantêm o semitismo, embora o grego em que escreveu lhe proporcionasse termos mais adequados.
    - Em várias passagens, São Paulo frequentemente faz uso do termo grego “dikaiosyne” não na forma estrita utilizada pelo sentido grego, mas na forma ampla do sentido hebraico de “sedaqah”.
    - Lucas utiliza com freqüência o aditivo “kai” (“e”, em português), que reflete o aditivo hebraico “wau”. Ex: Lc 5,1 “… E ele se encontrava de pé …”. A palavra “e” poderia existir no hebraico, mas não no grego, nem mesmo no aramaico. Lucas nos diz que tomou grande cuidado, conversou com testemunhas oculares e checou relatos escritos sobre Jesus. Estes relatos escritos poderiam estar em grego, hebraico ou aramaico. Estas estranhas estruturas usada por Lucas em alguns pontos parece demonstrar que ele usou, em certos momentos, documentos hebraicos e os traduziu com extremo cuidado, tão extremo a ponto de manter a estrutura hebraica no texto grego. Lucas sabia como escrever em grego culto, como demonstra certas passagens. Mas por que escreveu assim? Certamente por causa de seu extremo cuidado, para ser fiel aos textos originais que usava.
    Há muitos outros lugares no NT onde devemos considerar o fundamento hebraico para obter o sentido correto do grego. Demos apenas alguns exemplos que são suficientes para mostrar como os escritores do NT escreveram em grego mantendo o sabor semita das expressões, embora o grego tivesse estruturas e vocábulos mais apropriados, tais como “primos” em lugar de “irmãos”.
    Em acréscimo, podemos observar que quando o AT foi traduzido para o grego (versão dos Setenta), alguns séculos antes de Cristo, o termo aramaico “ah” sempre foi traduzido para o grego ADELPHOS (irmão), mesmo quando era evidente que não se tratava de filhos da mesma mãe, mas sim de parentes próximos. Por exemplo, conforme visto acima, em Gn 13,8 “ah” deveria ser traduzido para o grego correspondente a “parentes” (tio e sobrinho), mas preservou-se o sabor semita “irmãos”. Portanto, não se deve admirar o fato do hagiógrafo do NT manter o sabor semita do vocábulo “ah” referente aos parentes, pois este também foi o critério usado na tradução do AT, alguns séculos antes de Cristo nascer. O linguajar grego da Versão dos Setenta, que conservava seu fundo semita, influiu profundamente na linguagem dos escritores do NT, familiarizados que estavam com a tradução dos Setenta. E quando se traduz a Bíblia para as línguas modernas, português, inglês, etc., o termo correspondente a “irmão” também é mantido mesmo nos casos onde é evidente que não se tratam de filhos dos mesmos pais, mas sim de parentes.
    Mas o Profético Salmo 68 Afirma: “os filhos de sua mãe”!
    O Salmo 68 é um salmo profético, pois o versículo 10 é aplicado à Jesus pelos discípulos em Jo 2,17: “O zelo pela tua casa me consumiu”. Dessa forma, se o versículo 10 foi aplicado a Jesus, muitos sugerem que o versículo 9 também deve ser aplicado, pois está adjacente ao versículo 10. Vejamos o que diz o versículo 9:
    “Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe.”
    Observe: “para os filhos de minha mãe”! Daí muitos concluem que Maria teve outros filhos além de Jesus.
    O que dizer?

    • @lazarosouza1981
      @lazarosouza1981 Год назад

      Que conhecimento incrível. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sou católico