Sempre apavorando mano. Falou tudo e mais um pouco. Independente da marca, como dizem também os Vanassi, até os modelos de entrada fabricados de 6 anos pra cá fazem trabalhos sensacionais. Claro que não vai fotografar uma olimpíada profissionalmente com uma T6 Canon ou D3400 Nikon, mas com câmeras como essas dá pra fazer muiiiiiitos trabalhos profissionais. A discussão nos fóruns teria que ser como prospectar clientes e vender mais os trabalhos. Obrigado por mais um video sensacional.
Concordo com eles, é isso mesmo, por qualidade de imagem, qualquer modelo de entrada atual já faz muito, o resto são recursos específicos para profissionais de alta demanda, como esportes, publicidade, arquitetura etc... mas para começo de carreira todo equipo atual resolve.
Preciso como sempre e ainda deixou o melhor para o final... uma das melhores frases (15min43seg): "Todas as câmeras que existem hoje são muito boas... se suas fotos não estão boas, a culpa segue sendo sua!..." Excelente!!!
Obrigado meu caro! É uma pena que na minha última ida para BSB não pudemos tomar um café, mas acontecerá outras vezes e aí sentamos para papear enquanto degustamos um bom café, ou uma cerveja, quem sabe. :)
Eu concordo com tudo que vc falou cara, já testei câmeras q achei incríveis pela boca dos outros e vídeos e fotos q os outros fizeram, ai eu fui fotografar ou filmar com elas, saiu diferente pq a imagem é nós que fazemos.
Estou iniciando na fotografia e estava nessa dúvida cruel. Cara, você é 10, ganhou uma inscrita com certeza! Obrigada por compratilhar este conteúdo e ajudar quem ainda esta engatinhando nessa área tão maravilhosa que é a fotografia.
Obrigado. Fico feliz em ter ajudado. Se está no começo hoje, fique tranquila, tanto faz a marca que começar, todas elas tem para onde crescer, especialmente entre as 3 maiores, Canon, Nikon e Sony. Eu uso Canon, gosto mais e me identifico melhor com equipamentos da marca, é a mais bem estabelecida no Brasil em termos de assistência técnica e suporte, mas em termos de linha de produtos, hoje qualquer das grandes marcas atende muito bem.
Grande verdade Armando! Esses dias mesmo um cara foi expulso de um tutorial por causa disso. Uma pessoa que estava pensando em fazer um upgrade de máquina; perguntou se a d750 seria uma boa. Então um cara desceu a lenha na Nikon e falou pra ela comprar Cannon. Ele não fez nenhuma citação de prós e contras. Simplesmente disse que a Nikon não presta. Conclusão: o cara foi enxotado do canal. O que confesso que fiquei impressionado. Parece que finalmente as pessoas estão entendendo que não importa a marca do equipamento.O que importa é se pro usuário é suficiente o equipamento. Valeu! Abraços!
grande Armando...como sempre falou tudo...o povo gosta é de justificar falta de competência com equipamento...rsrs .q o certo é o defeitinho atrás da máquina...rsrs..falou tudo.. parabéns.. grande abraço
Comrçei na fotografia em 1994, minha primeira câmera foi uma Nikon N8008, que tenho até hoje decorando a minha sala, comprei de segunda mão de um amigo pra estudar, e meu primeiro curso foi pó correspondência, pois não tinha outra opção, pois a cidade onde eu morava era muito pequena. Mudei me para são José do Rio Preto, a nossa capital regional por aqui, onde fiz outros cursos e onde resido até hoje, mas enfim, trabalho com a Nikon até hoje, e nesses quase 26 anos na área teria feito tudo o que fiz com qualquer outra das grandes marcas que temos, Mas essas brigas por causa de marca não acontece só nesse meio, Onde tem marca, tem brigas kkkkk
Como sempre muito coeso em suas colocações Armando. Quando me perguntam que câmera começar eu geralmente falo a mesma coisa que você citou no vídeo, sugiro qualquer câmera com modo manual com lentes intercambiáveis e de preferencia das marcas que seus amigos possuem.
Obrigado. É isso mesmo, algumas pessoas desprezam a força da questão social, pensam nas specs que leram na internet e aí ninguém em volta dela consegue tirar as dúvidas pois ninguém tem a mesma câmera... ter um equipamento com aceitação no mercado local é um fator importante mesmo.
Muito bom! Culpa do marketing que nos ilude com a necessidade de trocar de equipamento a cada lançamento. Investir nos estudos e na prática sempre traz melhores resultados. Abraço.
Acho que mesmo havendo alguma verdade de que o marketing e a publicidade usam suas ferramentas para nos convencer a sempre comprar alguma coisa, no fim da linha, somos nós que compramos ou não, somos nós que somos convencidos ou não... então a culpa é nossa. ;) :)
Tudo muito bom! Mas eu gostaria que você fizesse um vídeo falando mais sobre os fatores que levam o equipamentos a pifar... não sabia a questão da bateria... achei muito interessante!
Não sei se é questão de um vídeo, todo procedimento fora do recomendado no manual de uma câmera pode causar problemas... baterias falsas (não confundir com genéricas, mas falsas, que dizem ser Canon/Nikon/Sony e são qualquer outra coisa por dentro), cartões de memória fora da especificação, uso em condições climáticas fora do previsto, tudo isso pode pifar uma câmera... bateria genérica, se de má qualidade, também pode, pensa bem, é como combustível adulterado dentro do carro, bateria de uma qualidade que você não sabe qual é, que não sabe se a voltagem e a amperagem são exatamente as recomendadas... nada pode dar mais problema para uma câmera do que a bateria assim como nada pode dar mais problemas para um motor do que o combustível...
Muito sensata sua opinião. Mas só uma cutucada no sentido contrário: vc colocaria Olympus e Panasonic no mesmo pário das grandes marcas que citou no vídeo?
Obrigado. Sobre a cutucada... a Panasonic sim, ela possui ferramental e tecnologia que briga com qualquer um, um pouco menos em fotografia (embora dependa das necessidades do fotógrafo), e mais em vídeo. A Olympus vejo como uma linha mais restrita de produtos e principalmente com distribuição bem restrita, mas a Panasonic possui modelos fenomenais, uma GH5s é das melhores câmeras para vídeo que já foi lançada, a G9 é uma tremenda câmera fotográfica... então sim, eles competem. Não em todos os setores pela escolha do sensor MFT que limita um pouco para quem trabalhe muito sob baixa luz, mas fora isso competem sim.
A maior vantagem que vejo, é que as objetivas no Brasil, da Canon e Nikon são muito mais acessíveis que de outras marcas, apesar de gostar da Panasonic, a maioria dos meus equipamentos são Canon; Inclusive vejo mais vantagem pegar uma câmera de categoria "profissional" antiga como 5d m2, que uma nova de "entrada" como t6i
5 лет назад+1
Passei por maus bocados quando fui perguntar sobre minha Canon mirrorless Eos M50 em um tal grupo no Facebook. Só faltaram chamar minha câmera de lixo. Resultado: fiquei mal e saí do grupo. Ótimo vídeo, Armando!
Grupos na web são geralmente ambientes tóxicos cheios de gente que não sabe nada do que fala, é complicado...
5 лет назад+1
@@ArmandoVernagliaJunior Muito complicado. Eu, como iniciante, cheguei até a pensar em desistir. Tipo, adquiri um equipamento de mais de 3.000 Reais e ouvi tanta besteira, que só vendo. Aí, felizmente, conheci o seu canal. Vi até o vídeo onde você fala a respeito da M50.
Conheço pessoas que abandonaram a fotografia por conta do ambiente tóxico, até falei disso num vídeo aqui no canal sobre pessoas tóxicas, é complicado, gente azeda é difícil de engolir e esse pessoal quer deixar a vida dos outros azeda feito a vida deles... bola para frente com muita fotografia que é o melhor que temos a fazer. :)
5 лет назад
@@ArmandoVernagliaJunior Falou tudo. E deixar esse tipo de gente bem distante. :)
Encerrou com o que eu sempre quis falar para algumas pessoas que vem reclamar de câmera: "todas as câmeras que existem hoje são muito boas, se suas fotos não estão boas, a culpa segue sendo sua". Haha VALEU!
Só entrar em contato e agendamos uma aula particular. Estou com poucos workshops este ano devido a agenda de trabalhos mas devo ter pelo menos dois cursos neste segundo semestre, comunicarei pelas redes sociais, facebook, instagram, aqui no RUclips etc. :) Mas fora da agenda de workshops, tem as aulas particulares que são opção para quem quer algo mais específico.
Excelente video! Esse tema entra de novo em um comentário que fiz a um tempo atrás. Testei uma 5D mark iii emprestada e me decepcionei quando abaixei as fotos no computador, porque as imagens eram exatamente iguais as que eu faço com minha t4i. Porque era eu quem estava por trás das duas câmeras. Você dá para uma cozinheira uma panela simples e mais barata e outra de teflon de última geração importada e caríssima. Certamente o gosto da comida vai ser igual. A cozinheira é a mesma. Eu um detalhe ou outro pode dar mais comodidade para o ato de cozinhar, mas no final das contas quando a gente for degustar não saberemos em qual panela foi feita! Abraço!
Usei Pentax no início da minha carreira, cerca de 21, 22 anos atrás...a marca tem boas lentes mas ao longo dos anos ela foi se encolhendo e perdendo relevância no mercado, hoje ela ocupa mais um nicho de mercado e tem cobrado preços um tanto exagerados para as lentes novas. Não vejo muita razão comercial para alguém comprar Pentax hoje, mas vai do gosto de cada um.
Armando VernagliaJr Obrigado pelo comentário. É por isso que não perco nenhum de seus vídeos. Sempre muito sensato e descomplicado. Atualmente, de longe, as melhoras críticas técnicas são suas.
Vernaglia, boa noite! Eu usando uma 10 22mm numa 80D seria o equivalente a uma 16 35mm na full frame. Mas a 10 22mm teria uma distorção considerável na 80D por ser mais angular ainda que a 16 35mm? Poderia também adquirir uma 35mm para ter uma “50mm” com ela? E assim fazer com as demais opções de escolha pensando na questão usando uma PSC, mas para ter a igualdade na full frame onde a lente é aquilo que é sem corte? Desculpa se eu estiver falando besteira! Abraço e desde já, agradeço sua atenção.
Para detalhamento sobre fator de corte e equivalências de lente, veja esse vídeo aqui que postei um tempo atrás - ruclips.net/video/YEiD44Y7Peg/видео.html
Boa noite Vernaglia, vc pode me tirar uma dúvida? Lentes macro são boas apenas para fotos macros ou não? Quero uma xf80mm macro da fuji e preciso fazer alguns retratos tb, ela vai me atender perfeitamente? Ou uma 90mm seria melhor( xf90mm) Valewww...
Lentes macro são ótimas para retrato de forma geral. Acontece apenas que muita gente prefere lentes menos nítidas para retratos, e lentes macros costumam ser extra nítidas... o que renderá algum trabalho extra em termos de tratamento de pele em retratos, também lentes pensadas para retratos costumam ter um desfoque de fundo mais suave, mas são detalhes, é possível fazer ótimos retratos com lentes macro sim.
Fiz a migração de sony para nikon ao momento. Como usava baioneta A, achei válida a migração. Gostando de tudo, menos o live view que na minha opinião está anos luz atrás da sony. De resto, camera maravilhosa.
Tá certo que eu poderia ter dito "experiência pessoal" que dava na mesma em significado, ou usar o termo correto "evidência anedótica", que é o certo para opiniões baseadas em subjetividade, mas gosto de "experiência anedótica" que apesar de meio errado dá uma segunda interpretação de que a experiência da pessoa é uma piada ou algo fútil. ;)
Acho q realmente marca é irrelevante, mas sinceramente tenho dúvidas se compro um setup mirrorless ou dslr full frame para meus próximos anos. Eu gosto de Canon mas tbm tenho vontade de usar recursos exclusivos de mirrorless.... estou segurando a compra na esperança de sair ainda esse ano uma mirrorless full frame Canon.
Não existe muito recurso exclusivo de mirrorless... existem alguns aspectos para se considerar pela presença do EVF e só, por exemplo a simulação de exposição direto no seu olho, diferente do visor óptico... fora isso, nada que uma mirrorless faça uma dslr não faz... na real o que muda mesmo é só a presença ou ausência de espelho (com suas vantagens e desvantagens) e a presença ou ausência de EVF (igualmente, com suas vantagens e desvantagens), o resto é tudo igual...
Armando VernagliaJr Eu me refiro ao EVF Mesmo.... ao sistema de foco no olho e a cobertura de pontos de foco no visor, exposição vista em tempo real. Acredito que é uma questão de tempo para todas as marcas produzirem seus principais modelos full frame mirrorless. Para quem já tem equipamentos comprados pode parecer mais simples, mas pra quem vai investir um bom dinheiro em corpo e lentes é uma dúvida pertinente. Eu sempre usei Canon apsc. Depois que usei por algumas semanas Sony mirrorles estou decidido a ter uma mirrorless. Agora a dúvida maior é saber se espero a linha Canon mirrorless ou se pego a Sony.
Obrigado. Tenho espaço de agenda para algumas aulas particulares e acontecerão uns dois workshops presenciais ainda no segundo semestre, mande email e conversamos. :) Lá no meu site, o www.vernaglia.com.br , tem meu email
Fala vernaglia, tudo bem? Procurei nos seus vídeos e não encontrei, então resolvi perguntar aqui. Mudei para canon esse mês e não consigo achar onde eu faço compensação da exposição, com o ISO automático. Você poderia me ajudar?
Armando VernagliaJr é a 6D. Na nikon eu usava ISO automático, no modo manual. Setava a velocidade e a abertura e o iso máximo. Caso eu me deparesse com situações que eu gostaria de fotos " mais claras ou mais escuras" eu compensava a exposição. Já li o manual da canon 6D e não consigo fazer o mesmo. =/
Armando VernagliaJr Desde já obrigado pela ajuda. Eu mudei para Canon por conta dos seus vídeos hahshah e estou super satisfeitos com os resultados. Só falta me adaptar à operação da câmera
Um ponto que não lembro é se na 6D a compensação atua sobre o ISO, acho que sim mas tem muito tempo que não pego a 6D de primeira geração na mão... de qualquer forma, veja esse vídeo da Canon sobre bracketing e compensação de exposição, ali explica onde está a compensação e como operá-la na 6D - ruclips.net/video/15-jhTFBUJU/видео.html - a maior parte do vídeo é sobre bracketing, mas no meio do vídeo tem a compensação. Aqui tem o vídeo sobre o ISO da 6D incluindo o auto ISO... ruclips.net/video/c3p1RStrPew/видео.html - junta as duas coisas e testa aí o casamento da compensação com o ISO automático... na 6D Mark II e na 80D funciona e aí a compensação é feita pela alteração do ISO pela câmera, também já fiz muito bracketing assim, a câmera fazendo a sequência alterando o ISO de um click pro outro... então só posso supor que funcione igual na 6D de primeira geração. Pessoalmente acho pouco prático nessas câmeras usar a compensação apenas do ISO mantendo a câmera em M pois não tendo um botão só para isso, obriga a entrar no menu... ainda na 80D e na 6D2, com o touch screen fica rápido, só apertar o botão Q e no touch fazer o comando... mas na 6D original, sem touch, tem que apertar Q, navegar e ativar a compensação, acho pouco prático nelas isso.
Segundo dois técnicos que conversei (de duas marcas distintas), bateria falsa (não confundir com genérica, mas bateria falsificada, que diz que é Canon/Nikon/Sony mas é outra coisa por dentro) é a causa de mais da metade das queimas de câmeras que tem por aí... bateria genérica dá problema também, conforme a qualidade da marca, mas é menos complicado que bateria falsa...
Armando, Uma Sugestão para ficar com o Vídeo gravado na melhor qualidade possível , evitar bater na mesa, há trepidação na imagem. Quando reparo no Copo de água, tenho a sensação que o Tiranossauro Rex está chegando. Perfeito! Adoro os meus equipamentos! Gostaria de Ser Embaixador de equipamento Fotográfico! Mas a TEKPIX não me procurou ainda, Aguardo!
Haha... verdade, é que essa série de vídeos eu estava com pouco tempo, coloquei o tripé em cima da mesa (tipo um gorilla pod) e gravei quatro vídeos na sequência, com isso o último teve essas vibrações... normalmente não acontece pois uso um tripé mais sólido em frente a mesa e não sobre ela... :)
É um dos gênios da fotografia de natureza, e um sujeito muito bacana, só falei com ele pessoalmente uma vez, há muitos anos, mas fiquei positivamente impressionado, gosto muito do trabalho dele.
Um fotógrafo espetacular consegue fotos espetaculares até mesmo com um smartphone. Manda a composição, a técnica e o tratamento. Depois de assistir a um documento antigo sobre fotografia de rua, cheguei à conclusão de que não faz sentido em 90% do tempo esse lance de Full frame e APS, de o conhecimento for limitado.
O vídeo que todo fotógrafo iniciante ou não deveria ver.
Não sou fotógrafo sou tatuador, mas adoro os seus vídeos por sua sensatez e também pq muito do que vc fala acontece também no meu ramo rsrs Abraço!
Tcharllys Rozembherg Verdade brother também sou tatuador e amante da fotografia isso acontece muito na tattoo mesmo. Hoje é tattoo gourmet kkkk.
Puxa, aos poucos fui virando seu fã! Muito sensato, consciente e profissional!
Obrigado. :)
Mais uma vez, deixo meu elogio em relação à grande sensatez e riqueza em todos os conteúdos apresentados pelo professor no seu canal.
Obrigado. :)
Alex Fox resumiu bem o que eu pensei! Sensato como sempre!
Muito bem colocado! ;)
Obrigado. :)
Sensatez nível Mega Blaster Master Top das Galáxias! As vezes o papo fica mais parecendo com discurso de torcida organizada. Parabéns, amigo!
Muito obrigado meu caro. :)
Sempre apavorando mano. Falou tudo e mais um pouco. Independente da marca, como dizem também os Vanassi, até os modelos de entrada fabricados de 6 anos pra cá fazem trabalhos sensacionais. Claro que não vai fotografar uma olimpíada profissionalmente com uma T6 Canon ou D3400 Nikon, mas com câmeras como essas dá pra fazer muiiiiiitos trabalhos profissionais. A discussão nos fóruns teria que ser como prospectar clientes e vender mais os trabalhos. Obrigado por mais um video sensacional.
Concordo com eles, é isso mesmo, por qualidade de imagem, qualquer modelo de entrada atual já faz muito, o resto são recursos específicos para profissionais de alta demanda, como esportes, publicidade, arquitetura etc... mas para começo de carreira todo equipo atual resolve.
Vernaglia sempre consciente.
Preciso como sempre e ainda deixou o melhor para o final... uma das melhores frases (15min43seg): "Todas as câmeras que existem hoje são muito boas... se suas fotos não estão boas, a culpa segue sendo sua!..." Excelente!!!
Tenho orgulho de participar do grupo de apoiadores deste canal, tem muitos benéficos.
Obrigado meu caro! É uma pena que na minha última ida para BSB não pudemos tomar um café, mas acontecerá outras vezes e aí sentamos para papear enquanto degustamos um bom café, ou uma cerveja, quem sabe. :)
Eu concordo com tudo que vc falou cara, já testei câmeras q achei incríveis pela boca dos outros e vídeos e fotos q os outros fizeram, ai eu fui fotografar ou filmar com elas, saiu diferente pq a imagem é nós que fazemos.
Verdade verdadeira! Não existem câmeras perfeitas. Existem idéias perfeitas!
Parabéns Armando, você falou tudo. Não importa a marca de sua camera, o que faz uma foto ou vídeo ficarem legais é o nosso olhar fotográfico. Abraço.
Obrigado.
pra mim Vernaglia é o melhor e mais sensato, aprendi muito e falo pros meu amigos que querem aprender. parabéns e sucesso ok
Obrigado.
Estou iniciando na fotografia e estava nessa dúvida cruel. Cara, você é 10, ganhou uma inscrita com certeza! Obrigada por compratilhar este conteúdo e ajudar quem ainda esta engatinhando nessa área tão maravilhosa que é a fotografia.
Obrigado. Fico feliz em ter ajudado. Se está no começo hoje, fique tranquila, tanto faz a marca que começar, todas elas tem para onde crescer, especialmente entre as 3 maiores, Canon, Nikon e Sony. Eu uso Canon, gosto mais e me identifico melhor com equipamentos da marca, é a mais bem estabelecida no Brasil em termos de assistência técnica e suporte, mas em termos de linha de produtos, hoje qualquer das grandes marcas atende muito bem.
Cada vídeo do canal da mais vontade de aprender sobre fotografia. Valeu mestre! Abs.
Amigo Armando, esse é o tipo de vídeo atemporal! Parabéns!!!
Obrigado.
Parabéns Armando, sempre realista, conciso e esclarecedor!
Grande verdade Armando!
Esses dias mesmo um cara foi expulso de um tutorial por causa disso. Uma pessoa que estava pensando em fazer um upgrade de máquina; perguntou se a d750 seria uma boa. Então um cara desceu a lenha na Nikon e falou pra ela comprar Cannon. Ele não fez nenhuma citação de prós e contras. Simplesmente disse que a Nikon não presta. Conclusão: o cara foi enxotado do canal. O que confesso que fiquei impressionado. Parece que finalmente as pessoas estão entendendo que não importa a marca do equipamento.O que importa é se pro usuário é suficiente o equipamento.
Valeu!
Abraços!
a sinceridade, nos tempos que correm, é algo de precioso. parabéns.
Obrigado.
Mais uma vez argumentação sensata...Parabéns pela lucidez!
Vc consegue ser muito feliz nas suas palavras irmão VernagliaJr.
Obrigado.
grande Armando...como sempre falou tudo...o povo gosta é de justificar falta de competência com equipamento...rsrs .q o certo é o defeitinho atrás da máquina...rsrs..falou tudo.. parabéns.. grande abraço
A pecinha atrás da câmera é o defeito mais difícil de admitir. :)
Comrçei na fotografia em 1994, minha primeira câmera foi uma Nikon N8008, que tenho até hoje decorando a minha sala, comprei de segunda mão de um amigo pra estudar, e meu primeiro curso foi pó correspondência, pois não tinha outra opção, pois a cidade onde eu morava era muito pequena.
Mudei me para são José do Rio Preto, a nossa capital regional por aqui, onde fiz outros cursos e onde resido até hoje, mas enfim, trabalho com a Nikon até hoje, e nesses quase 26 anos na área teria feito tudo o que fiz com qualquer outra das grandes marcas que temos,
Mas essas brigas por causa de marca não acontece só nesse meio,
Onde tem marca, tem brigas kkkkk
É verdade, o pessoal se apega a marcas como se fossem todos acionistas das mesmas. :D
Parabéns! Acho vc transparente e sincero, Deus abençoe o seu trabalho.
Obrigado.
Professor sensacional! Muito obrigado.
Sensato como sempre... E de fato, fanboysmo já deu no saco.
Como sempre muito coeso em suas colocações Armando. Quando me perguntam que câmera começar eu geralmente falo a mesma coisa que você citou no vídeo, sugiro qualquer câmera com modo manual com lentes intercambiáveis e de preferencia das marcas que seus amigos possuem.
Obrigado. É isso mesmo, algumas pessoas desprezam a força da questão social, pensam nas specs que leram na internet e aí ninguém em volta dela consegue tirar as dúvidas pois ninguém tem a mesma câmera... ter um equipamento com aceitação no mercado local é um fator importante mesmo.
Muito bom! Culpa do marketing que nos ilude com a necessidade de trocar de equipamento a cada lançamento. Investir nos estudos e na prática sempre traz melhores resultados. Abraço.
Acho que mesmo havendo alguma verdade de que o marketing e a publicidade usam suas ferramentas para nos convencer a sempre comprar alguma coisa, no fim da linha, somos nós que compramos ou não, somos nós que somos convencidos ou não... então a culpa é nossa. ;) :)
Vc é muito bom e sensato naquilo que faz. Em breve quero participar com certeza de seu workshop. Parabéns!!!
Tudo muito bom! Mas eu gostaria que você fizesse um vídeo falando mais sobre os fatores que levam o equipamentos a pifar... não sabia a questão da bateria... achei muito interessante!
Não sei se é questão de um vídeo, todo procedimento fora do recomendado no manual de uma câmera pode causar problemas... baterias falsas (não confundir com genéricas, mas falsas, que dizem ser Canon/Nikon/Sony e são qualquer outra coisa por dentro), cartões de memória fora da especificação, uso em condições climáticas fora do previsto, tudo isso pode pifar uma câmera... bateria genérica, se de má qualidade, também pode, pensa bem, é como combustível adulterado dentro do carro, bateria de uma qualidade que você não sabe qual é, que não sabe se a voltagem e a amperagem são exatamente as recomendadas... nada pode dar mais problema para uma câmera do que a bateria assim como nada pode dar mais problemas para um motor do que o combustível...
Muito bom saber mano!!! Muito obrigado pelas aulas!
"Lamaceira internética" vai ficar antológico! Mais uma postagem fora da mesmice, da chatice, da obviedade. Like!!
Obrigado. Vou tentando lançar uns termos por aí. :D
Meu vc é muito bom, gosto muito dos seus vídeos, sobriedade nota 10.
Obrigado.
Sempre muito centrado suas ideias, vai para o grupo do curso. Abraço tio Vernaglia
Excelente digressão. .👏👏👏
excelente, como sempre, meu amigo. ótimo vídeo! grande abraço.
Muito sensata sua opinião.
Mas só uma cutucada no sentido contrário: vc colocaria Olympus e Panasonic no mesmo pário das grandes marcas que citou no vídeo?
Obrigado. Sobre a cutucada... a Panasonic sim, ela possui ferramental e tecnologia que briga com qualquer um, um pouco menos em fotografia (embora dependa das necessidades do fotógrafo), e mais em vídeo. A Olympus vejo como uma linha mais restrita de produtos e principalmente com distribuição bem restrita, mas a Panasonic possui modelos fenomenais, uma GH5s é das melhores câmeras para vídeo que já foi lançada, a G9 é uma tremenda câmera fotográfica... então sim, eles competem. Não em todos os setores pela escolha do sensor MFT que limita um pouco para quem trabalhe muito sob baixa luz, mas fora isso competem sim.
A maior vantagem que vejo, é que as objetivas no Brasil, da Canon e Nikon são muito mais acessíveis que de outras marcas, apesar de gostar da Panasonic, a maioria dos meus equipamentos são Canon; Inclusive vejo mais vantagem pegar uma câmera de categoria "profissional" antiga como 5d m2, que uma nova de "entrada" como t6i
Passei por maus bocados quando fui perguntar sobre minha Canon mirrorless Eos M50 em um tal grupo no Facebook. Só faltaram chamar minha câmera de lixo. Resultado: fiquei mal e saí do grupo. Ótimo vídeo, Armando!
Grupos na web são geralmente ambientes tóxicos cheios de gente que não sabe nada do que fala, é complicado...
@@ArmandoVernagliaJunior Muito complicado. Eu, como iniciante, cheguei até a pensar em desistir. Tipo, adquiri um equipamento de mais de 3.000 Reais e ouvi tanta besteira, que só vendo. Aí, felizmente, conheci o seu canal. Vi até o vídeo onde você fala a respeito da M50.
Conheço pessoas que abandonaram a fotografia por conta do ambiente tóxico, até falei disso num vídeo aqui no canal sobre pessoas tóxicas, é complicado, gente azeda é difícil de engolir e esse pessoal quer deixar a vida dos outros azeda feito a vida deles... bola para frente com muita fotografia que é o melhor que temos a fazer. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Falou tudo. E deixar esse tipo de gente bem distante. :)
Encerrou com o que eu sempre quis falar para algumas pessoas que vem reclamar de câmera: "todas as câmeras que existem hoje são muito boas, se suas fotos não estão boas, a culpa segue sendo sua". Haha VALEU!
E não é? :) Pessoal reclama muito e estuda pouco. :D
Super lúcido o seu video. Parabéns .
Obrigado.
Ótimo vídeo, concordo plenamente com você
Obrigado.
Parabéns cara, mais um excelente vídeo!
Obrigado.
Tio, quero ir à Sampa pra um fotowalker com você! Ainda rola nesse ano? Grande abraço!!
Só entrar em contato e agendamos uma aula particular. Estou com poucos workshops este ano devido a agenda de trabalhos mas devo ter pelo menos dois cursos neste segundo semestre, comunicarei pelas redes sociais, facebook, instagram, aqui no RUclips etc. :) Mas fora da agenda de workshops, tem as aulas particulares que são opção para quem quer algo mais específico.
Excelente video! Esse tema entra de novo em um comentário que fiz a um tempo atrás. Testei uma 5D mark iii emprestada e me decepcionei quando abaixei as fotos no computador, porque as imagens eram exatamente iguais as que eu faço com minha t4i. Porque era eu quem estava por trás das duas câmeras. Você dá para uma cozinheira uma panela simples e mais barata e outra de teflon de última geração importada e caríssima. Certamente o gosto da comida vai ser igual. A cozinheira é a mesma. Eu um detalhe ou outro pode dar mais comodidade para o ato de cozinhar, mas no final das contas quando a gente for degustar não saberemos em qual panela foi feita! Abraço!
Bem isso. :)
Excelente vídeo, sempre honesto nas explicações!!!
Obrigado.
Mui Sábio !!! :)
Poxa. Tô querendo comprar uma Pentax k-3 para usar com lentes série F da década de 90. Já teve a oportunidade de fotografar com Pentax?
Usei Pentax no início da minha carreira, cerca de 21, 22 anos atrás...a marca tem boas lentes mas ao longo dos anos ela foi se encolhendo e perdendo relevância no mercado, hoje ela ocupa mais um nicho de mercado e tem cobrado preços um tanto exagerados para as lentes novas. Não vejo muita razão comercial para alguém comprar Pentax hoje, mas vai do gosto de cada um.
Armando VernagliaJr Obrigado pelo comentário. É por isso que não perco nenhum de seus vídeos. Sempre muito sensato e descomplicado. Atualmente, de longe, as melhoras críticas técnicas são suas.
Genial!! Armando
Obrigado.
Perfeito!
Vernaglia, boa noite! Eu usando uma 10 22mm numa 80D seria o equivalente a uma 16 35mm na full frame. Mas a 10 22mm teria uma distorção considerável na 80D por ser mais angular ainda que a 16 35mm? Poderia também adquirir uma 35mm para ter uma “50mm” com ela? E assim fazer com as demais opções de escolha pensando na questão usando uma PSC, mas para ter a igualdade na full frame onde a lente é aquilo que é sem corte? Desculpa se eu estiver falando besteira! Abraço e desde já, agradeço sua atenção.
Para detalhamento sobre fator de corte e equivalências de lente, veja esse vídeo aqui que postei um tempo atrás - ruclips.net/video/YEiD44Y7Peg/видео.html
Armando VernagliaJr muito obrigado. Ficou claro para mim!!! Abç
Boa noite Vernaglia, vc pode me tirar uma dúvida? Lentes macro são boas apenas para fotos macros ou não? Quero uma xf80mm macro da fuji e preciso fazer alguns retratos tb, ela vai me atender perfeitamente? Ou uma 90mm seria melhor( xf90mm) Valewww...
Lentes macro são ótimas para retrato de forma geral. Acontece apenas que muita gente prefere lentes menos nítidas para retratos, e lentes macros costumam ser extra nítidas... o que renderá algum trabalho extra em termos de tratamento de pele em retratos, também lentes pensadas para retratos costumam ter um desfoque de fundo mais suave, mas são detalhes, é possível fazer ótimos retratos com lentes macro sim.
Armando VernagliaJr muito obrigado!!!
Fiz a migração de sony para nikon ao momento. Como usava baioneta A, achei válida a migração. Gostando de tudo, menos o live view que na minha opinião está anos luz atrás da sony. De resto, camera maravilhosa.
Live view da Nikon não é grandes coisas mesmo... o melhor é o da Canon, o segundo é o da Sony, a Nikon precisa melhorar bastante nisso ainda.
vídeo muito bom.
Obrigado.
Gostei muito de "experiência anedótica". rs!
Tá certo que eu poderia ter dito "experiência pessoal" que dava na mesma em significado, ou usar o termo correto "evidência anedótica", que é o certo para opiniões baseadas em subjetividade, mas gosto de "experiência anedótica" que apesar de meio errado dá uma segunda interpretação de que a experiência da pessoa é uma piada ou algo fútil. ;)
Acho q realmente marca é irrelevante, mas sinceramente tenho dúvidas se compro um setup mirrorless ou dslr full frame para meus próximos anos. Eu gosto de Canon mas tbm tenho vontade de usar recursos exclusivos de mirrorless.... estou segurando a compra na esperança de sair ainda esse ano uma mirrorless full frame Canon.
Não existe muito recurso exclusivo de mirrorless... existem alguns aspectos para se considerar pela presença do EVF e só, por exemplo a simulação de exposição direto no seu olho, diferente do visor óptico... fora isso, nada que uma mirrorless faça uma dslr não faz... na real o que muda mesmo é só a presença ou ausência de espelho (com suas vantagens e desvantagens) e a presença ou ausência de EVF (igualmente, com suas vantagens e desvantagens), o resto é tudo igual...
Armando VernagliaJr Eu me refiro ao EVF Mesmo.... ao sistema de foco no olho e a cobertura de pontos de foco no visor, exposição vista em tempo real. Acredito que é uma questão de tempo para todas as marcas produzirem seus principais modelos full frame mirrorless.
Para quem já tem equipamentos comprados pode parecer mais simples, mas pra quem vai investir um bom dinheiro em corpo e lentes é uma dúvida pertinente.
Eu sempre usei Canon apsc. Depois que usei por algumas semanas Sony mirrorles estou decidido a ter uma mirrorless.
Agora a dúvida maior é saber se espero a linha Canon mirrorless ou se pego a Sony.
Eu gostaria de ser seu aluno nesse semestre, isso seria possível?
Obrigado. Tenho espaço de agenda para algumas aulas particulares e acontecerão uns dois workshops presenciais ainda no segundo semestre, mande email e conversamos. :) Lá no meu site, o www.vernaglia.com.br , tem meu email
Eh o cara
Fala vernaglia, tudo bem? Procurei nos seus vídeos e não encontrei, então resolvi perguntar aqui. Mudei para canon esse mês e não consigo achar onde eu faço compensação da exposição, com o ISO automático. Você poderia me ajudar?
Qual modelo da câmera?
Armando VernagliaJr é a 6D. Na nikon eu usava ISO automático, no modo manual. Setava a velocidade e a abertura e o iso máximo. Caso eu me deparesse com situações que eu gostaria de fotos " mais claras ou mais escuras" eu compensava a exposição. Já li o manual da canon 6D e não consigo fazer o mesmo. =/
Armando VernagliaJr Desde já obrigado pela ajuda. Eu mudei para Canon por conta dos seus vídeos hahshah e estou super satisfeitos com os resultados. Só falta me adaptar à operação da câmera
Um ponto que não lembro é se na 6D a compensação atua sobre o ISO, acho que sim mas tem muito tempo que não pego a 6D de primeira geração na mão... de qualquer forma, veja esse vídeo da Canon sobre bracketing e compensação de exposição, ali explica onde está a compensação e como operá-la na 6D - ruclips.net/video/15-jhTFBUJU/видео.html - a maior parte do vídeo é sobre bracketing, mas no meio do vídeo tem a compensação. Aqui tem o vídeo sobre o ISO da 6D incluindo o auto ISO... ruclips.net/video/c3p1RStrPew/видео.html - junta as duas coisas e testa aí o casamento da compensação com o ISO automático... na 6D Mark II e na 80D funciona e aí a compensação é feita pela alteração do ISO pela câmera, também já fiz muito bracketing assim, a câmera fazendo a sequência alterando o ISO de um click pro outro... então só posso supor que funcione igual na 6D de primeira geração. Pessoalmente acho pouco prático nessas câmeras usar a compensação apenas do ISO mantendo a câmera em M pois não tendo um botão só para isso, obriga a entrar no menu... ainda na 80D e na 6D2, com o touch screen fica rápido, só apertar o botão Q e no touch fazer o comando... mas na 6D original, sem touch, tem que apertar Q, navegar e ativar a compensação, acho pouco prático nelas isso.
Armando VernagliaJr Muito obrigado mesmo querido! Vou assistir tudo aqui e dar uma estudada na melhor forma se me adapatar. Você é o cara, parabéns!
Concordo!!!
Exatamente isso!
Eita, beteria paralela pode causar problemas? =/
Segundo dois técnicos que conversei (de duas marcas distintas), bateria falsa (não confundir com genérica, mas bateria falsificada, que diz que é Canon/Nikon/Sony mas é outra coisa por dentro) é a causa de mais da metade das queimas de câmeras que tem por aí... bateria genérica dá problema também, conforme a qualidade da marca, mas é menos complicado que bateria falsa...
Que o diga a série de 70Ds queimadas nos últimos anos.
Obrigado pela resposta, porque quando vi o video tinha acabado de comprar uma reserva da marca DuraPro, vou deixa-la só para emergências então
Armando,
Uma Sugestão para ficar com o Vídeo gravado na melhor qualidade possível , evitar bater na mesa, há trepidação na imagem.
Quando reparo no Copo de água, tenho a sensação que o Tiranossauro Rex está chegando.
Perfeito!
Adoro os meus equipamentos!
Gostaria de Ser Embaixador de equipamento Fotográfico!
Mas a TEKPIX não me procurou ainda, Aguardo!
Haha... verdade, é que essa série de vídeos eu estava com pouco tempo, coloquei o tripé em cima da mesa (tipo um gorilla pod) e gravei quatro vídeos na sequência, com isso o último teve essas vibrações... normalmente não acontece pois uso um tripé mais sólido em frente a mesa e não sobre ela... :)
Conheci , o Araquém Alcântara pessoalmente
É um dos gênios da fotografia de natureza, e um sujeito muito bacana, só falei com ele pessoalmente uma vez, há muitos anos, mas fiquei positivamente impressionado, gosto muito do trabalho dele.
Um fotógrafo espetacular consegue fotos espetaculares até mesmo com um smartphone. Manda a composição, a técnica e o tratamento. Depois de assistir a um documento antigo sobre fotografia de rua, cheguei à conclusão de que não faz sentido em 90% do tempo esse lance de Full frame e APS, de o conhecimento for limitado.
Como se escolher equipamento fosse igual a jogar super trunfo de especificações...
A tekpix me procurou para ser embaixador deles....tô pensando kkkkkkkkkkkkkk
Aceita aí. :)
Fechou, não cabe falar mais nada.
Obrigado.