Fala Kaique! Na verdade, foi apenas uma decisão de projeto. Poderia ser um ENUM, mas o modelo de dados ficaria "travado" nesses países, requerendo uma alteração no banco a cada novo país que eu trouxesse um livro. Usando uma tabela, o sistema fica inteiramente dinâmico, permitindo que eu cadastre novos países inteiramente pelo software, e ainda mantenho a integridade referencial por conta da chave estrangeira. Além disso, mesmo que eu já preveja todos os países possíveis, teríamos um ENUM de praticamente 200 itens. Não creio que seja gerenciável, e definitivamente não é uma boa prática. O ENUM vai ser uma boa opção quando o domínio dos dados for muito pequeno. Eu gosto de pensar que se tenho mais de meia dúzia de opções, e se há a possibilidade de adicionar mais itens ao longo do tempo, não vale a pena usar ENUMS. Casos que excedem a regra da quantidade, geralmente são coisas fixas, como meses do ano, por exemplo. Espero ter esclarecido, abs!
Excelente Conteúdo, mando bem demais 👊
Muito bom, mas pq n usar ENUM no lugar da tabelas de paises ?
Fala Kaique! Na verdade, foi apenas uma decisão de projeto. Poderia ser um ENUM, mas o modelo de dados ficaria "travado" nesses países, requerendo uma alteração no banco a cada novo país que eu trouxesse um livro. Usando uma tabela, o sistema fica inteiramente dinâmico, permitindo que eu cadastre novos países inteiramente pelo software, e ainda mantenho a integridade referencial por conta da chave estrangeira.
Além disso, mesmo que eu já preveja todos os países possíveis, teríamos um ENUM de praticamente 200 itens. Não creio que seja gerenciável, e definitivamente não é uma boa prática. O ENUM vai ser uma boa opção quando o domínio dos dados for muito pequeno. Eu gosto de pensar que se tenho mais de meia dúzia de opções, e se há a possibilidade de adicionar mais itens ao longo do tempo, não vale a pena usar ENUMS.
Casos que excedem a regra da quantidade, geralmente são coisas fixas, como meses do ano, por exemplo.
Espero ter esclarecido, abs!
@@soudanielcosta Show!! Muito obrigado, concordo com vc.