Boa Noite! Paulo a maioria dos brasileiros que tem alguma herança genética europeia geralmente é de origem portuguesa. O que as pessoas não conseguem entender quando aparece origem Escandinava no meio é que por desconhecerem a história, esquecem que a maioria dos países europeus foram invadidos por povos bárbaros, isto é, povos do Norte da Europa, como os vikings( através dos antigos vikings: suevos, visigodos, vândalos) que deixaram seus marcadores genéticos também em Portugal, Espanha, Itália, França, etc e como isso esses povos apresentam uma porcentagem deste dna que foi trazido para o Brasil e demais países da América na época do descobrimento e da imigração. Ou seja quando alguém faz um teste de DNA e aparece uma porcentagem, mesmo que seja mínima deste dna, não significa que ela seja diretamente descendente de um europeu nórdico( Sueco, Norueguês, etc), mas sim que através da origem Ibérica ou Itálica esse marcador permaneceu mesmo que em dose mínima nos descendentes desses povos. Com relação ao Norte da África ou África Magrebina, esta região foi povoada por Berberes e Árabes( Oriente Médio) por isso a semelhança desses com os povos do Mediterrâneo. O MyHeritage divide o Continente Africano em 10 etnias (ou regiões) sendo que destas nem todas existe ainda testes de todos os países que até o momento não se submeteram a estes tipos de testes, por isso uma resposta ainda limitada. Espero que minha explicação tenha sido útil. O ensino de história, também pode contribuir um pouco para sanar estas dúvidas de populações supostamente estranhas que na verdade só mesmo esta ciência pode desvendar a origem. Portanto Ciência Genética e História unidas podem decifrar esses dúvidas que a princípio possam ser inexplicáveis e também reforçar a ideia de que não existe nenhum povo totalmente puro.
Meus resultados do meuDNA e do myHeritage deram muito diferentes: MeuDNA: Europa (89.8%): 45% iberico 23%italiano + malta 8% turquia 7% bulgária 3.5% gra bretanha 2.5% alemão África (5.9%): 2.7% norte africa 1.7% oeste africa (angola) 1,4% cuxitas (perto do egito) América (4.4%): 4.4% américa central MyHeritage: europa: 69.2% italiano 5.8% ibérico 5.2% irlandes 2.4% ingles africa: 4.7% nigeriano 1.2% norte africano 0.8% masai america: 10.7% mesoamericano e andino Olhando pra minha árvore genealógica, os dois fazem bastante sentido, entào deve ser algum meio termo. Mas ainda sim achei muiito bizarro essa confusão entre a parte portuguesa e italiana kkkk
Muito interessante! Já assisti vários videos onde a pessoa descobre que tem um pequeno percentual irlandês. A explicação é essa mesma: os portugueses tem um ascendência muito antiga naquela região das ilhas britânicas, vinda dos celtas, talvez por conta das grandes navegações. Então, todo brasileiro descendente de portugueses pode ter esse traço no DNA.
O meu deu 17,5% de irlandês, o que foi uma surpresa inicialmente, o mais provável é que tenha vindo com os portugueses, mas, me surpreendeu ser tudo isso. Fiz pelo MyHeritage.
Eu sou negra e meu resultado europeu deu um percentual aproximado de 3% das Ilhas Britânicas e 12% da França. A explicação que já li em grupos de genealogia é exatamente o que vc disse no seu comentário, pois não tenho nenhuma notícia de ancestrais desses países. O mesmo se dá com o norte da África, que pode ser entendido como península ibérica. Resumindo, o meu percentual português deve ser de uns 30%.
Muito interessante. Como leigo e iniciante nesse assunto, tenho uma outra teoria acrescentando um ponto. Caso o resultado tenha dado irlandês e escandinavo, é possível que a ascendência seja Celta e Viking, já que, por exemplo, Dublin foi fundada a partir de um acampamento Viking. Faz sentido?!
Acredito que o Myheritage tem um foco na população norte americana. E por isso ele calcula mais genes do norte europeu. Tem pouca população ibérica norte americana
Na realidade o branco norte americano é resultado de misturas de vários povos europeus durante séculos além do fator chamado mutação, o que torna difícil comparar o banco de dados dos estados unidos com a América latina! Além deles avaliarem um número menor de populações por e suas características!
23andme é o mais acurado de todos esses testes erram muito ainda eles precisam de atualizações anuais para que os resultados fossem mais fidedignos pois a cada ano sua base de dados para comparação de Dna cresce assustadoramente!
@FACA CORTA POMBO 🔪🕊️ Mais fácil falar o que não deu. Deu basicamente um cachorro caramelo. Não tenho ascendência de asiáticos, bretões, judeus, povos do leste europeu e povos árabes.
Fala, Paulo! Excelentes vídeos, cara. Está me ajudando a escolher qual vou comprar. Sobre seu ponto de cravar ou não o país, acho que vale lembrar que a definição dos limites de cada país é uma "invenção" recente em que a maioria dos países surgiram nos últimos 100 anos. Então, entendo que não devemos nos prender aos países em si, mas sim focar na região, já que estamos falando de séculos atrás. Abraço, sucesso!
Olá Paulo. Muito legal esses resultados. Fiz apenas o teste do Genera, porém com esse diferença enorme entre os resultados vou ficar só com ele mesmo para não entrar em crise de identidade mais de uma vez. A gente pensa que vem de um lugar e aí o teste te diz um monte de coisas🤣🤣
Pelo que soube, as calculadoras mudam muito de uma empresa para outra. O que uma identifica como norte da África, por exemplo, é calculado como península ibérica na outra. E dizem também que em geral as calculadoras das empresas MeuDna e Genera não são muito boas. A melhor seria a da 23andme, mas a empresa ainda não vende kits no Brasil.
Eu fiz o primeiro teste no Genera, peguei o pacote mais completo na black friday que é qdo fica com o maior desconto. Foi super rápido pra receber e pra me darem os resultados. A desvantagem é que não é possivel colocar os dados brutos nos sites de genealogia e o rastreamento de doenças são só algumas predeterminadas. Fique frustrada e então comprei o teste do MyHeritage e achei o pós venda sofrido. Demorei pra receber em casa, o frete de retorno é pago e eles demoram mto pra processar a amostra. Prometem uma analise em no maximo 4 semanas mas minha amostra esta parada em algum lugar de armazenamento esperando pra ser encaminhado pros EUA faz mais de uma semana. O site não atualiza que receberam a amostra e quando fiz uma reclamação me pediram mais um mês de paciência pro site atualizar. Me senti enganada já que as 4 semanas prometidas vão acabar e eles ainda nem conseguiram mandar o meu teste da filial pro laboratorio de analise.
Nossa que zuado essa experiência do pós venda. Como ficou agora que já passou um tempo? Tô em dúvida ainda entre Genera e outros e por isso ainda não comprei
Explico, meu querido, olha Portugal e Espanha foi formada por nórdicos/ visigodos (logo escandinavos), turcos (mouros) e muitos outros. A iberia é formados de clãs... e ali bate muito com sua fala final. Pra interpretar dna precisamos também conhecer história.
O Genera e Meu DNA foram parecidos, mas se colocar esses resultados no Gedmatch, K36 por exemplo vai dar bem próximo dessa realidade. Mas e se o MyHeritage estiver mais certo e os outros dois não? A melhor resposta deve ser quem tem o maior banco de dados. Quando mais amostras tiver de mais variadas populações será melhor. Outro ponto é o ponto de corte. No Genera parece que todo resultado abaixo de 1% não é liberado isso aumenta algumas outra porcentagem. No meu resultado do MyHeritage mostrou os que saíram no Genera. Agora como mostrou menos etnias, ele sobressaiu as poucas que apareceram. Ou seja, quanto maior a amostragem padrão melhor será. Quanto mais detalhar, menor será a porcentagem em cada etnia. E como estão agrupados? Norte da África faz parte da África no geral ou está no grupo do oriente médio? Dependendo disso pode virar também. Resumindo. É melhor nos atermos mais ao que aparece do que o quanto aparece em porcentagem. Muito bom o vídeo! Ajuda a quem está procurando respostas antes de comprar os kits.
Eu fiz pelo genera, porém eu acho difícil especificar o país, pois na época da escravidão não existia países na África, eram reinos habitados por grupos éticos. A minha parte africana ficou 20% Costa da Mina( Nigeria, Gana, Togo e Benin), outra parte 13% oeste da África( Quênia e outros países). A parte da Europa saiu 16% Iberia então não tem como saber se é apenas portugueses ou mistura com espanhóis.
gabriel o genera coloca oeste da africa como (angola, camaroes, gabão, congo, RD do congo e namíbia) e não quênia, quênia pra eles entra como leste da Africa. Acho que existe a possibilidade de especificar os países, uma vez que calculando a proporção e comparando os genes das populações vc vai chegar em uma região, e essa região hoje é determinada como algum país, o meudna faz isso e varios laboratórios americanos também fazem, inclusive tem um que consegue identificar até a etnia em que seu dna faz parte. um exemplo, no genera o meu deu 5% de caucaso, 2% de volga ural e 2% de leste da europa, no meudna deu 7.4% de hungria, logo pensei, nada a ver né, ledo engano meu, fui pesquisar a origem dos povos hungaros e descobri que vem dos magiares, povos turquicos que são originarios do volga ural , do caucaso e a hungria hoje está situada no leste europeu, ou seja cada etnia das regioes que o genera mostrou, o meudna pegou esses povos e olhou onde está concentrado aqueles genes nos dias atuais e chegou na hungria. Tipo assim
Uma vez listados os países na tabela comparativa dos três laboratórios, não há como dizer que o Genera não aponta especificamente os países das regiões de teus ancestrais, pois, como se pode ver, eles estão na coluna relativa ao Genera, segundo às regiões ou continentes.
Já tem novas empresas no Brasil fazendo isso? Queria ver vc fazendo essas testes novamente só que agora em outras empresas caso haja, só pra comprará. Pra ver se dá uma descrepancia muito grande
Ainda continuo com a opinião que o myheritage não tem as calculadoras muito boas para analise do dna do brasileiro, apesar das discrepancias achei que o meudna e o genera num apanhado ficou bem definido, sobre o myheritage dizem que eles vão fazer atualização dos dados de certas regioes. Fiz pela genera e agora vou fazer pelo meudna para ver se vai dar muita diferença, mais a frente ia fazer pelo myheritage também mas tô quase desistindo kkkk Parabens pelos videos Paulo, muito bem explicativos
@@maxferr903 Boa tarde Zarref, acho que para nós brasileiros seria melhor o genera e o meudna a unica diferença entre os dois é que o genera foca mais nas regioes e o meudna foca nas regioes e nos paises, mas o genera gostei muito também....vou fazer agora pelo meudna só pra mim tirar umas duvidas em relação a minha ascendencia africana que é a maior porcentagem nos meus resultados
@@maxferr903 Bacana, o meu deu 66% africana (26% oeste da africa (camaroes, congo, gabão, angola, namíbia, republica democratica do congo) 22% costa da mina (nigeria, togo, benim, gana) 13% povos mandê 3% leste da africa (moçambique, quenia, tanzania, africa do sul ) -2% povos nilotas
acho legal que o meu dna e o genera sao específicos pra população brasileira. se nao me engano o my heritage nao conta com isso, por isso deve dar tao discrepante
Ok meu camarada,eu realisei 2 testes 1 pela GENERA e 1 pela Myheritage,por exemplo no GENERA não deu Iberica,deu 0 Iberica,já no Myheritage deu 37,7% Iberica,tem muitos erros entre.esses laboratórios.Agora vou fazer um pelo Ancestry.
3 года назад+2
Acredito que não seja erro mas banco de dados maior,por isso a diferença.
fiz o teste no meudna e deu 47.2% europa e 52.9% África. Mais precisamente 45.8% peninsula ibérica, 11.3% Angola, 10.9% Benim, 10.5% Costa do Marfim, 9.1% Nigéria, 9.4% Norte da África, 1.7% Uganda e 1,4% Finlândia. Vou fazer no genera pra ver se os resultados serão parecidos
@@StrikeUltimate não sei dizer qual dos dois mais se aproxima da realidade, mas em ambos deu uma porcentagem ibérica alta o que faz sentido por causa da do lado paterno que tinha portugueses até poucas gerações atrás, já do lado materno não sei pq meus avós não fazem ideia de qual região da África vieram os antepassados deles
Nossa, valeu! Faz um tempo que tô com vontade de fazer um teste, mas no caso eu queria de ancestralidade e de saúde também (e como sai mais caro, ficou a dúvida de qual fazer). Agora dá vontade de fazer todos e tirar uma "média" heheheh.. Que dureza (ir fazendo ao poucos quando for sobrando dinheiro). Pior que os de saúde parecem ser bem diferentes também..
Os resultados do Genera parecem muito esquisitos. Por exemplo, o Quênia definitivamente não era um ponto de origem do fluxo de migração forçada da África para o Brasil.
Portugal era o país europeu mais influente no período "colonial" na Abissínia, hoje Etiópia, que fica ao norte do Quênia. Tem estudos de algumas universidades federais que apontam predominância desse DNA no semi-árido do nordeste (que é um bolsão que concentrou populações isoladas evadidas do séx xvii na guerra por olinda/recife). o dna do quênia pode ter vindo com os próprios portugueses miscigenados ou com criados de funcionários da coroa portuguesa que ficaram por aqui. ao contrário do que imaginamos havia ampla circulação de funcionários da metrópole portuguesa pelas colônias, entre o séc. xvii e xix.
Os escravos do Quenia eram levados para o porto de Mombaça...faziam uma parada em Moçambique e uma ultima parada em São Tome e Principe essa foi a terceira leva de navios negreiros apos Congo, Angola e região da Mina. Eles utilizaram essa rota depois que a Inglaterra proibiu o trafico e forçou Portugal a assinar um tratado de ñ escravizar...Portugal ñ cumpriu e começou a traficar por essa rota porque o tratado deixava claro a proibiçao acima da linha do Equador. Detalhe: esses escravos ja comecaram a ser direcionados ao sul do Brasil para ñ ser surpreendido nos portos ja conhecidos como os de Salvador-Rio-Santos
Muito interessante o seu video. O Genera fornece os agrupamentos étnicos de uma região. Na África, eles não necessariamente estão localizados nas divisões geopolíticas criadas pelos colonizadores europeus.
Esse ponto positivo que você apontou, dos outros 2 métodos, sem ser o Genera, apontar os países africanos, é meio equivocado. Tem que lembrar que grande parte dos países africanos foram divididos pela Europa sem respeitar a particularidade de cada povo. Então se atentar ao local do continente africano (norte da África, Sul, Leste, etc) é mais interessante do que propriamente o país, visto que a divisão dos países não é algo que respeitou a cultura deles.
PARABÉNS O TESTEMUNHO É ESTE QUE DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA ESTA VIDA ESTÁ NO SEU FILHO QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA QUEM NÃO TEM O FILHO DE DEUS NÃO TEM A VIDA.JOAO 5,11.A VOLTA DE JESUS É IMINENTE.
Fiz meu exame pelo Genera. Sou 58% europeia, 25% indigena, 11% africana, 4% Norte da África e 2% Ásia (Filipinas). Minha dúvida se alguém puder me ajudar! Help me, please! Minha tetravó materna era portuguesa da Ilha da Madeira, sua filha minha trisavó tinha origem materna europeia se casou com um mestiço indígena e sua filha minha bisavó materna também teve filhos com mestiço indígena. Meu resultado de linhagem materna deu A origem asiática e dos nativos americanos!
Paulo, comprei o Genera e acertei, pelo seus comentários. Quantos aos portugueses, e um povo muito miscigenado. Sou pernambucano e o meu teste já até sei como virá. Predominando maioria portuguesa com resto para África 20% indigna 10%, falo isso pela história da formação da população do país. Parabéns pelo conteúdo.
Acho que se eu fosse vc faria o Norte da África cujo maior índice ocorre no Marrocos e se vc verificar as características físicas isto é, o fenótipo intermediário entre os dos europeus e dos africanos subsaarianos, ou realmente lançá-los como europeus. Um exemplo semelhante é a dos indianos que entrem como povos do sul da Ásia.
Não exatamente... o norte de Uganda é mais similar ao Quênia e ao Sudão do Sul composto por povos nilotas. O restante e grande parte de Uganda é formado por povo bantu.
Sobre a Africa do Norte é fato que se vc tem Ibéria OBRIGATORIAMENTE vc tem que ter a Africa do Norte. Ñ sou eu que dito isso mas historicamente e geneticamente essa região é quase contínua. Ate hj ñ vi um resultado vir com essa separaçao. Inclusive meu resultado só confirmou isso.
Então amigo, o meu chegou ontem e sou quase 40% ibérico e não tenho sangue do Norte da África, mas 8% de judeus. Perguntei ao Genera o porquê disso, porque eu acho que é um erro eu não ter nenhuma porcentagem do Norte da África sendo que um trisavô veio de lá. Pode ser que ele fosse Sefarditas, mas mesmo assim é estranho que não haja nem um mísero 1% sendo que o Magrebe é ponte entre o Levante e a Península Ibérica.
Não gostei do site da empresa meuDNA pois eles não disponibilizam opção para imprimir os relatórios em pdf. Perguntei e eles me disseram par usar ctrl+p, fica sem diagramação, totalmente sem estética, impossível de ter um relatório profissional. O meu pai é idoso e não tem intimidade com computador e navegação em sites, para um teste tão caro (paguei R$ 1.700) achei o produto final decepcionante. Estou passando horas dando print nas telas, levando para um office para depois levar para uma gráfica imprimir. sinceramente não recomendo a ninguém. estou muito decepcionada.
Eu fiquei sabendo que no MyHeritate eles só pesquisam dados de ancestrais homens, então acredito que seja por isso que no seu resultado deu apenas 36% Europeu. O que na verdade você é descendente Sim mais de 50% de homens e mulheres europeus.
Eu já li que o Genera no caso da pessoa que está fazendo o teste for do sexo feminino, só vai sair o resultado do sexo feminino: mãe, avós, bisavós,...🤔
Fiz pelo genera, imaginava que daria cerca de 70% Europa (portugal ,alemanha imaginava), 15% América do sul , 15% África . Deu: 63% Europa( 29% Europa ocidental, 21% ibérico,8% italia, restante outras da europa) 13% (judeu diáspora judaica) 7% magreb( povo árabe eu acho) 10 % África(varias regiões, umas 5 regiões) 7% América do sul( 5% andino,2% tupi) A parte judeu ,magreb ,Itália não imaginava.
Legal o seu resultado! Os dna italiano e magrebe (que é do norte da africa, não arabe mas berbere) ocorre tambem nos descendentes de portugueses deve ser por isto que voce teve eles. O Dna judaico pode ter vindo da sua ascendencia alemã mas ele tambem ocorre em pequenas quantidades nos portugueses, a sua familia e de qual estado?
@@renatogoncalves9976 a família da minha mãe é de mg. Com aspectos europeus apenas.Apesar dos sobrenomes coelho e Dornelas o avô dela era alemão. Ja por parte de pai grande mistura . Rs
Eu fiz o pedido do meu hoje, não entendo nada disso mais amo genealogia já estou na minha 4,5 e 6 geração uma delas pra lá da 8 do português Valério coelho Rodrigues de Paço de Sousa Portugal. Conto com a ajuda de vocês pra me ajudar a usar os resultados.
Boa noite, fiz pelos dois laboratórios nacionais e fiquei muito satisfeito, acho as calculadoras do myheritage não muito apropriadas para a analise do dna dos brasileiros, só fiquei um pouco na duvida que no genera minha parte bantu deu um pouquinho maior que a parte de costa da mina, já no meudna a parte de costa da mina (benim, nigéria, gana e togo) deu maior, só isso de resto bateram, só que no genera minha parte de povos mandê deu alta e essa porcentagem o meudna pode ter entendido que faz parte de costa da mina uma vez que Benim tem povos mandê lá
Fiz do Meu DNA , sou filho de migrantes nordestinos , deu 65 % da peninsula ibérica 21 % da África em torno de 1 % judaico sefardita e a parte que eu simplesmente buguei foram 3,3 % hungaro e 2,9 % Russo Não faz o menor sentido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O meudna tem o banco de dados bem maior que o do myheritage, myheritage tem banco de dados de 42 populações e o meudna tem o banco de dados de 88 populações, a calculadora do myheritage não é boa para calcular o dna dos brasileiros exemplo a maioria dos escravos que vieram para o brasil a partir de 1730, eram das regioes da atual angola, congo, gabão, Rd do congo e moçambique, nos resultados dos afro brasileiros pelo myheritage sempre da nigeria e quenia, sendo que o contingente de escravos africanos vindos da região do atual quenia são baixissimos ou seja o myheritage não tem calculadoras dessas regiões que vieram a maioria dos escravos africanos para o Brasil. Outra coisa é a alta porcentagem de brasileiros com resultados de escandinavo que na verdade nada mais é que frações dos povos vandalos que se misturaram com os povos ibéricos e que hoje esses genes estão encravados nos povos ibéricos
@@senhox970 O que conta é a quantidade de testes feitos e, por consequência, isso aumenta o banco de dados. O fato de o Genera, por exemplo, ser brasileiro é totalmente irrelevante, se pouquíssimas pessoas fizeram teste com eles. A empresa que mais realiza testes pelo mundo é o My Heritage e logo depois vem o Ancestry.
Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, se ainda estiver vivo daqui a 20 anos se estiver vivo e os dados forem maiores das plataformas faça de novo
Cara, se todos se dessem conta de que TODOS viemos da África e nascemos negros e passamos a ter características físicas de acordo com o clima e a geografia do resto do planeta, não haveria racismo.
@Manfred M Sim. Vdd. As mudanças nas características físicas (fenotipo) do ancestral comum africano são resultados da adaptação geográfica do homem ao longo dos séculos (Etnias). *Raça só existe uma: a espécie humana ( **_Homo sapiens_** ).* Todo o resto que nos contaram é invenção do próprio homem, na tentativa de subjugar os seus semelhantes como sendo "inferiores", tudo por dinheiro e poder. *"O homem é o lobo do homem".*
Boa Noite! Paulo a maioria dos brasileiros que tem alguma herança genética europeia geralmente é de origem portuguesa. O que as pessoas não conseguem entender quando aparece origem Escandinava no meio é que por desconhecerem a história, esquecem que a maioria dos países europeus foram invadidos por povos bárbaros, isto é, povos do Norte da Europa, como os vikings( através dos antigos vikings: suevos, visigodos, vândalos) que deixaram seus marcadores genéticos também em Portugal, Espanha, Itália, França, etc e como isso esses povos apresentam uma porcentagem deste dna que foi trazido para o Brasil e demais países da América na época do descobrimento e da imigração. Ou seja quando alguém faz um teste de DNA e aparece uma porcentagem, mesmo que seja mínima deste dna, não significa que ela seja diretamente descendente de um europeu nórdico( Sueco, Norueguês, etc), mas sim que através da origem Ibérica ou Itálica esse marcador permaneceu mesmo que em dose mínima nos descendentes desses povos. Com relação ao Norte da África ou África Magrebina, esta região foi povoada por Berberes e Árabes( Oriente Médio) por isso a semelhança desses com os povos do Mediterrâneo. O MyHeritage divide o Continente Africano em 10 etnias (ou regiões) sendo que destas nem todas existe ainda testes de todos os países que até o momento não se submeteram a estes tipos de testes, por isso uma resposta ainda limitada. Espero que minha explicação tenha sido útil. O ensino de história, também pode contribuir um pouco para sanar estas dúvidas de populações supostamente estranhas que na verdade só mesmo esta ciência pode desvendar a origem. Portanto Ciência Genética e História unidas podem decifrar esses dúvidas que a princípio possam ser inexplicáveis e também reforçar a ideia de que não existe nenhum povo totalmente puro.
Cesar, muito interessante sua explicação.
Qual dos testes você prefere?
Comentário de muita coerência.Tipo os portugueses do norte de Portugal que tem uma herança nórdica devido invasões dos povos bárbaros nórdicos.
@@DoisDedosdeTerror obrigado
Eu dei 83.6 iberica 1.3 ameticana.e o resto africana
Muito pertinente e provavelmente a explicação mais provável.
Podem falar o que quiserem: o melhor teste de DNA é o do RATINHO😂
🤣🤣🤣🤣🤣
HAHAHAHAHAAHHAAHAHAHAH
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viixe, não tô mais confiante em fazer. Pq tem muita diferença entre eles.
Sim mano, acho que no final todos são marmeladas.
Meus resultados do meuDNA e do myHeritage deram muito diferentes:
MeuDNA:
Europa (89.8%):
45% iberico
23%italiano + malta
8% turquia
7% bulgária
3.5% gra bretanha
2.5% alemão
África (5.9%):
2.7% norte africa
1.7% oeste africa (angola)
1,4% cuxitas (perto do egito)
América (4.4%):
4.4% américa central
MyHeritage:
europa:
69.2% italiano
5.8% ibérico
5.2% irlandes
2.4% ingles
africa:
4.7% nigeriano
1.2% norte africano
0.8% masai
america:
10.7% mesoamericano e andino
Olhando pra minha árvore genealógica, os dois fazem bastante sentido, entào deve ser algum meio termo. Mas ainda sim achei muiito bizarro essa confusão entre a parte portuguesa e italiana kkkk
MyHeritage deve ter errado kk tenta com o Genera agora kk Mas acredito que o meuDNA deve estar bem mais certo que o MyHeritage kk
Muito interessante! Já assisti vários videos onde a pessoa descobre que tem um pequeno percentual irlandês. A explicação é essa mesma: os portugueses tem um ascendência muito antiga naquela região das ilhas britânicas, vinda dos celtas, talvez por conta das grandes navegações. Então, todo brasileiro descendente de portugueses pode ter esse traço no DNA.
O meu deu 17,5% de irlandês, o que foi uma surpresa inicialmente, o mais provável é que tenha vindo com os portugueses, mas, me surpreendeu ser tudo isso. Fiz pelo MyHeritage.
Até acho uma explicacao plausivel mas meu resultado ñ mostrou isso
Eu sou negra e meu resultado europeu deu um percentual aproximado de 3% das Ilhas Britânicas e 12% da França. A explicação que já li em grupos de genealogia é exatamente o que vc disse no seu comentário, pois não tenho nenhuma notícia de ancestrais desses países. O mesmo se dá com o norte da África, que pode ser entendido como península ibérica. Resumindo, o meu percentual português deve ser de uns 30%.
Muito interessante. Como leigo e iniciante nesse assunto, tenho uma outra teoria acrescentando um ponto. Caso o resultado tenha dado irlandês e escandinavo, é possível que a ascendência seja Celta e Viking, já que, por exemplo, Dublin foi fundada a partir de um acampamento Viking. Faz sentido?!
As tribos celtas começou na península ibérica, logo n é os portugueses q tem ancestrais nas ilhas britânicas, e sim o contrário.
Acredito que o Myheritage tem um foco na população norte americana. E por isso ele calcula mais genes do norte europeu. Tem pouca população ibérica norte americana
Na realidade o branco norte americano é resultado de misturas de vários povos europeus durante séculos além do fator chamado mutação, o que torna difícil comparar o banco de dados dos estados unidos com a América latina! Além deles avaliarem um número menor de populações por e suas características!
23andme é o mais acurado de todos esses testes erram muito ainda eles precisam de atualizações anuais para que os resultados fossem mais fidedignos pois a cada ano sua base de dados para comparação de Dna cresce assustadoramente!
O meu heritage assim como outras plataformas não separa Berber de árabe isso me deixa irritado!
Eu fiz o meu no Myheritage.
@FACA CORTA POMBO 🔪🕊️ Mais fácil falar o que não deu. Deu basicamente um cachorro caramelo. Não tenho ascendência de asiáticos, bretões, judeus, povos do leste europeu e povos árabes.
Gente que fofo. A parte que mais me interessa é encontrar os primos. Vc poderia fazer um vídeo só sobre isso caso entre em contato com eles haha.
cara vc explica/expressa mt bem, parabéns, mt bem feito o vídeo, obrigado pela sinceridade
Manda um email de reclamação pra eles colega, explicando o caso e qustionando como cada resultado foi obtido.
Fala, Paulo! Excelentes vídeos, cara. Está me ajudando a escolher qual vou comprar. Sobre seu ponto de cravar ou não o país, acho que vale lembrar que a definição dos limites de cada país é uma "invenção" recente em que a maioria dos países surgiram nos últimos 100 anos. Então, entendo que não devemos nos prender aos países em si, mas sim focar na região, já que estamos falando de séculos atrás. Abraço, sucesso!
Sempre disseram que o 23andme é a melhor empresa para fazer o teste de DNA, é muito mais completo o teste deles.
Man, obrigada por ter feito esse vídeo. Fiz o Meu DNA e vim pesquisar.
Cara mto obrigado estou há quase um ano pesquisando sobre. Seus vídeos são os melhores, bem claros quanto ao que vc achou de cada um ,)
Olá Paulo. Muito legal esses resultados. Fiz apenas o teste do Genera, porém com esse diferença enorme entre os resultados vou ficar só com ele mesmo para não entrar em crise de identidade mais de uma vez. A gente pensa que vem de um lugar e aí o teste te diz um monte de coisas🤣🤣
Pelo que soube, as calculadoras mudam muito de uma empresa para outra. O que uma identifica como norte da África, por exemplo, é calculado como península ibérica na outra. E dizem também que em geral as calculadoras das empresas MeuDna e Genera não são muito boas. A melhor seria a da 23andme, mas a empresa ainda não vende kits no Brasil.
@@lucianapinheiro Quem disse isso sobre as calculadoras?
@@pirueta444
Eu participo de um grupo de genealogia e o pessoal de lá é fera no assunto!
Obrigada pelo vídeo. Já não vou gastar essa grana a toa sem a certeza de que tá certo.
Eu fiz o primeiro teste no Genera, peguei o pacote mais completo na black friday que é qdo fica com o maior desconto. Foi super rápido pra receber e pra me darem os resultados. A desvantagem é que não é possivel colocar os dados brutos nos sites de genealogia e o rastreamento de doenças são só algumas predeterminadas.
Fique frustrada e então comprei o teste do MyHeritage e achei o pós venda sofrido. Demorei pra receber em casa, o frete de retorno é pago e eles demoram mto pra processar a amostra. Prometem uma analise em no maximo 4 semanas mas minha amostra esta parada em algum lugar de armazenamento esperando pra ser encaminhado pros EUA faz mais de uma semana. O site não atualiza que receberam a amostra e quando fiz uma reclamação me pediram mais um mês de paciência pro site atualizar. Me senti enganada já que as 4 semanas prometidas vão acabar e eles ainda nem conseguiram mandar o meu teste da filial pro laboratorio de analise.
Nossa que zuado essa experiência do pós venda. Como ficou agora que já passou um tempo? Tô em dúvida ainda entre Genera e outros e por isso ainda não comprei
Explico, meu querido, olha Portugal e Espanha foi formada por nórdicos/ visigodos (logo escandinavos), turcos (mouros) e muitos outros. A iberia é formados de clãs... e ali bate muito com sua fala final. Pra interpretar dna precisamos também conhecer história.
Ahaha menino bom esse até tabelou o negócio!! Tô pensando em fazer tbm mas não fazia ideia de qual fazer
Mano puta vídeo de altíssima qualidade parabéns
O Genera e Meu DNA foram parecidos, mas se colocar esses resultados no Gedmatch, K36 por exemplo vai dar bem próximo dessa realidade. Mas e se o MyHeritage estiver mais certo e os outros dois não? A melhor resposta deve ser quem tem o maior banco de dados. Quando mais amostras tiver de mais variadas populações será melhor.
Outro ponto é o ponto de corte. No Genera parece que todo resultado abaixo de 1% não é liberado isso aumenta algumas outra porcentagem. No meu resultado do MyHeritage mostrou os que saíram no Genera. Agora como mostrou menos etnias, ele sobressaiu as poucas que apareceram.
Ou seja, quanto maior a amostragem padrão melhor será. Quanto mais detalhar, menor será a porcentagem em cada etnia. E como estão agrupados? Norte da África faz parte da África no geral ou está no grupo do oriente médio?
Dependendo disso pode virar também. Resumindo. É melhor nos atermos mais ao que aparece do que o quanto aparece em porcentagem. Muito bom o vídeo! Ajuda a quem está procurando respostas antes de comprar os kits.
Muito bom. Achei muito interessante.👏👏👏🌍
Eu fiz pelo genera, porém eu acho difícil especificar o país, pois na época da escravidão não existia países na África, eram reinos habitados por grupos éticos. A minha parte africana ficou 20% Costa da Mina( Nigeria, Gana, Togo e Benin), outra parte 13% oeste da África( Quênia e outros países). A parte da Europa saiu 16% Iberia então não tem como saber se é apenas portugueses ou mistura com espanhóis.
E o restante deu o que?
gabriel o genera coloca oeste da africa como (angola, camaroes, gabão, congo, RD do congo e namíbia) e não quênia, quênia pra eles entra como leste da Africa.
Acho que existe a possibilidade de especificar os países, uma vez que calculando a proporção e comparando os genes das populações vc vai chegar em uma região, e essa região hoje é determinada como algum país, o meudna faz isso e varios laboratórios americanos também fazem, inclusive tem um que consegue identificar até a etnia em que seu dna faz parte.
um exemplo, no genera o meu deu 5% de caucaso, 2% de volga ural e 2% de leste da europa, no meudna deu 7.4% de hungria, logo pensei, nada a ver né, ledo engano meu, fui pesquisar a origem dos povos hungaros e descobri que vem dos magiares, povos turquicos que são originarios do volga ural , do caucaso e a hungria hoje está situada no leste europeu, ou seja cada etnia das regioes que o genera mostrou, o meudna pegou esses povos e olhou onde está concentrado aqueles genes nos dias atuais e chegou na hungria. Tipo assim
@@ricardoantoniodaascencaosi5150 51% Europa
Só resta saber qual dos 3 se aproxima mais da realidade...
Ele acabou postar um novo vídeo hoje fazendo uma comparação entre os 3 testes.
Uma vez listados os países na tabela comparativa dos três laboratórios, não há como dizer que o Genera não aponta especificamente os países das regiões de teus ancestrais, pois, como se pode ver, eles estão na coluna relativa ao Genera, segundo às regiões ou continentes.
Que vídeos bacanas estou aprendendo muito ! Parabéns.
Já tem novas empresas no Brasil fazendo isso? Queria ver vc fazendo essas testes novamente só que agora em outras empresas caso haja, só pra comprará. Pra ver se dá uma descrepancia muito grande
Noooooossa, você fez o que eu sonho fazer, hahaha!
Vou fazer meu primeiro ainda 😅
hj o meu dna ta na promoção por 100 reais
Ainda continuo com a opinião que o myheritage não tem as calculadoras muito boas para analise do dna do brasileiro, apesar das discrepancias achei que o meudna e o genera num apanhado ficou bem definido, sobre o myheritage dizem que eles vão fazer atualização dos dados de certas regioes. Fiz pela genera e agora vou fazer pelo meudna para ver se vai dar muita diferença, mais a frente ia fazer pelo myheritage também mas tô quase desistindo kkkk
Parabens pelos videos Paulo, muito bem explicativos
@@maxferr903 Boa tarde Zarref, acho que para nós brasileiros seria melhor o genera e o meudna a unica diferença entre os dois é que o genera foca mais nas regioes e o meudna foca nas regioes e nos paises, mas o genera gostei muito também....vou fazer agora pelo meudna só pra mim tirar umas duvidas em relação a minha ascendencia africana que é a maior porcentagem nos meus resultados
@@maxferr903 Bacana, o meu deu 66% africana (26% oeste da africa (camaroes, congo, gabão, angola, namíbia, republica democratica do congo)
22% costa da mina (nigeria, togo, benim, gana)
13% povos mandê
3% leste da africa (moçambique, quenia, tanzania, africa do sul )
-2% povos nilotas
@@maxferr903 eu tbm fiz pelo genera
Penso da mesma forma, vou fazer o meu dna apenas.
acho legal que o meu dna e o genera sao específicos pra população brasileira. se nao me engano o my heritage nao conta com isso, por isso deve dar tao discrepante
Eu fiz meu teste pela empresa Meu DNA, mas quero fazer no Genera pra vê o que dá. Mas seus resultados foram bastante interessantes. Parabéns 😘
Tem no seu canal?
@@col.billkilgore4341 Tem sim.
Cara .. tô até vendo os governantes um dia usarem esses testes pra definir quem tem direito a cotas e coisas assim
Eu vi na internet, que houveram povos dos Vickins ou os celtas foram pra portugal e ficaram por lá, acho que no norte de Portugal, pode ser isso.
Ok meu camarada,eu realisei 2 testes 1 pela GENERA e 1 pela Myheritage,por exemplo no GENERA não deu Iberica,deu 0 Iberica,já no Myheritage deu 37,7% Iberica,tem muitos erros entre.esses laboratórios.Agora vou fazer um pelo Ancestry.
Acredito que não seja erro mas banco de dados maior,por isso a diferença.
fiz o teste no meudna e deu 47.2% europa e 52.9% África. Mais precisamente 45.8% peninsula ibérica, 11.3% Angola,
10.9% Benim, 10.5% Costa do Marfim, 9.1% Nigéria, 9.4% Norte da África, 1.7% Uganda e 1,4% Finlândia.
Vou fazer no genera pra ver se os resultados serão parecidos
Como foi? Fez do Genera? Qual dos 2 gostou mais?
@@StrikeUltimate Fiz o do genera também, o resultado foi o seguinte:
52% África, 41% Europa, 6% oriente médio e magrebe,
@@StrikeUltimate não sei dizer qual dos dois mais se aproxima da realidade, mas em ambos deu uma porcentagem ibérica alta o que faz sentido por causa da do lado paterno que tinha portugueses até poucas gerações atrás, já do lado materno não sei pq meus avós não fazem ideia de qual região da África vieram os antepassados deles
Faz o do 23andme parece que específica mais as regiões.
Eu tenho vontadr de fazer, mas não tem no Brasil 😢
Nossa, valeu! Faz um tempo que tô com vontade de fazer um teste, mas no caso eu queria de ancestralidade e de saúde também (e como sai mais caro, ficou a dúvida de qual fazer). Agora dá vontade de fazer todos e tirar uma "média" heheheh.. Que dureza (ir fazendo ao poucos quando for sobrando dinheiro). Pior que os de saúde parecem ser bem diferentes também..
O My Heritage tá contemplando mais os países da África.
fiquei sabendo, aumentaram as calculadoras das regiões da africa é isso mesmo?
Kkkkkkk verdade
Eu fiz pelo genera e bateu muito bem com minha família
Os resultados do Genera parecem muito esquisitos. Por exemplo, o Quênia definitivamente não era um ponto de origem do fluxo de migração forçada da África para o Brasil.
Portugal era o país europeu mais influente no período "colonial" na Abissínia, hoje Etiópia, que fica ao norte do Quênia. Tem estudos de algumas universidades federais que apontam predominância desse DNA no semi-árido do nordeste (que é um bolsão que concentrou populações isoladas evadidas do séx xvii na guerra por olinda/recife). o dna do quênia pode ter vindo com os próprios portugueses miscigenados ou com criados de funcionários da coroa portuguesa que ficaram por aqui. ao contrário do que imaginamos havia ampla circulação de funcionários da metrópole portuguesa pelas colônias, entre o séc. xvii e xix.
Mas pode ser por ascendência portuguesa
Os colonizadores do Brasil não eram brancos puros. Portugueses e espanhóis eram muito miscigenaçao de árabes e africanos de toda a África.
Olá, qual sua opinião por sair Uganda apenas no MeuDna ?
Os escravos do Quenia eram levados para o porto de Mombaça...faziam uma parada em Moçambique e uma ultima parada em São Tome e Principe essa foi a terceira leva de navios negreiros apos Congo, Angola e região da Mina. Eles utilizaram essa rota depois que a Inglaterra proibiu o trafico e forçou Portugal a assinar um tratado de ñ escravizar...Portugal ñ cumpriu e começou a traficar por essa rota porque o tratado deixava claro a proibiçao acima da linha do Equador. Detalhe: esses escravos ja comecaram a ser direcionados ao sul do Brasil para ñ ser surpreendido nos portos ja conhecidos como os de Salvador-Rio-Santos
O melhor teste de ancestralidade é o 23andMe pois eles dão as pequenas % por exemplo 0,3% 0,1% 0,4% e por ai vai
Muito interessante o seu video.
O Genera fornece os agrupamentos étnicos de uma região. Na África, eles não necessariamente estão localizados nas divisões geopolíticas criadas pelos colonizadores europeus.
Esse ponto positivo que você apontou, dos outros 2 métodos, sem ser o Genera, apontar os países africanos, é meio equivocado. Tem que lembrar que grande parte dos países africanos foram divididos pela Europa sem respeitar a particularidade de cada povo. Então se atentar ao local do continente africano (norte da África, Sul, Leste, etc) é mais interessante do que propriamente o país, visto que a divisão dos países não é algo que respeitou a cultura deles.
PARABÉNS O TESTEMUNHO É ESTE QUE DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA ESTA VIDA ESTÁ NO SEU FILHO QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA QUEM NÃO TEM O FILHO DE DEUS NÃO TEM A VIDA.JOAO 5,11.A VOLTA DE JESUS É IMINENTE.
Fiz meu exame pelo Genera. Sou 58% europeia, 25% indigena, 11% africana, 4% Norte da África e 2% Ásia (Filipinas). Minha dúvida se alguém puder me ajudar! Help me, please! Minha tetravó materna era portuguesa da Ilha da Madeira, sua filha minha trisavó tinha origem materna europeia se casou com um mestiço indígena e sua filha minha bisavó materna também teve filhos com mestiço indígena. Meu resultado de linhagem materna deu A origem asiática e dos nativos americanos!
Mano eu também fiz o MeuDNA e deu Bengala 1.8% foi a parte que eu mais fiquei bugada kkkkk
Paulo, comprei o Genera e acertei, pelo seus comentários. Quantos aos portugueses, e um povo muito miscigenado. Sou pernambucano e o meu teste já até sei como virá. Predominando maioria portuguesa com resto para África 20% indigna 10%, falo isso pela história da formação da população do país. Parabéns pelo conteúdo.
Tem um site, que vc só manda os dados brutos que eles fazem os testes de graça! É muito bom o nome é "Mundo DNA"
Acho que se eu fosse vc faria o Norte da África cujo maior índice ocorre no Marrocos e se vc verificar as características físicas isto é, o fenótipo intermediário entre os dos europeus e dos africanos subsaarianos, ou realmente lançá-los como europeus. Um exemplo semelhante é a dos indianos que entrem como povos do sul da Ásia.
será q daqui a alguns anos com base de dados maior não serão mais precisos os resultados?
Espera-se que sim!
👍🏼👍🏼👍🏼
Maneiro!!!
Muito bom
No meu my heritage em vez de dar 36 por cento de Itália deu vinte por cento de Polônia eu acredito que é a mistura dos dois, Itália e Polônia.
O MyHeritage confunde o amerindio e ibérico. Ele tem dificuldade de separar essas duas etnias. Meio que considera latinoamericano um povo base.
Muito interessante ❤️🤟
uganda e quenia é praticamente o mesmo povo!
Sim se somar no meu dna aproxima dos outros
Não exatamente... o norte de Uganda é mais similar ao Quênia e ao Sudão do Sul composto por povos nilotas. O restante e grande parte de Uganda é formado por povo bantu.
Resumindo, você é mais português do que africano
Muito bom e interessante....
E eles não falam do DNA mitocondrial?
Sobre a Africa do Norte é fato que se vc tem Ibéria OBRIGATORIAMENTE vc tem que ter a Africa do Norte. Ñ sou eu que dito isso mas historicamente e geneticamente essa região é quase contínua. Ate hj ñ vi um resultado vir com essa separaçao. Inclusive meu resultado só confirmou isso.
Então amigo, o meu chegou ontem e sou quase 40% ibérico e não tenho sangue do Norte da África, mas 8% de judeus. Perguntei ao Genera o porquê disso, porque eu acho que é um erro eu não ter nenhuma porcentagem do Norte da África sendo que um trisavô veio de lá. Pode ser que ele fosse Sefarditas, mas mesmo assim é estranho que não haja nem um mísero 1% sendo que o Magrebe é ponte entre o Levante e a Península Ibérica.
Eu fiz no genera e quero fazer no myheritage
Esses dados ficam armazenados num banco geral, ok? caso precisem de algo seu, do seu mapeamento.....como é a questão da confidencialidade?
No genera eu pude escolher , no sentido de outras pessoas me acharem caso tenham uma linha genética comigo , mas os meus dados são privados
Não gostei do site da empresa meuDNA pois eles não disponibilizam opção para imprimir os relatórios em pdf. Perguntei e eles me disseram par usar ctrl+p, fica sem diagramação, totalmente sem estética, impossível de ter um relatório profissional. O meu pai é idoso e não tem intimidade com computador e navegação em sites, para um teste tão caro (paguei R$ 1.700) achei o produto final decepcionante. Estou passando horas dando print nas telas, levando para um office para depois levar para uma gráfica imprimir. sinceramente não recomendo a ninguém. estou muito decepcionada.
Acho que o mundo está tão digital que eles não pensaram em uma solução assim, podiam fazer um pdf
gente, o genera hj ta exatamente a metade do preço do meu dna. eu queria muito entender pq disso kkk, no final nao é pra ser entregue a mesma coisa?
hoje o meu dna está por 99 reais ahahahha
@@JuliemaFronczak obrigado por avisar, acabei de comprar kkkkkkkk
Cara existe um teste de DNA que separa o DNA do pai e da mãe e de onde vieram EXISTE este exame ???
Se não me engano, algum dos planos do Genera tem.
@@owesteannorum7982 qual o laboratório !!??
@@owesteannorum7982 obrigado
Manda um email para eles, tipo: O que dizem os citados.
Eu fiquei sabendo que no MyHeritate eles só pesquisam dados de ancestrais homens, então acredito que seja por isso que no seu resultado deu apenas 36% Europeu.
O que na verdade você é descendente Sim mais de 50% de homens e mulheres europeus.
Eu já li que o Genera no caso da pessoa que está fazendo o teste for do sexo feminino, só vai sair o resultado do sexo feminino: mãe, avós, bisavós,...🤔
@@silviacristina1158 Isso é no caso do haplogrupo, na ancestralidade global é tanto do pai quanto da mãe
Fiz pelo genera, imaginava que daria cerca de 70% Europa (portugal ,alemanha imaginava), 15% América do sul , 15% África .
Deu:
63% Europa( 29% Europa ocidental, 21% ibérico,8% italia, restante outras da europa)
13% (judeu diáspora judaica)
7% magreb( povo árabe eu acho)
10 % África(varias regiões, umas 5 regiões)
7% América do sul( 5% andino,2% tupi)
A parte judeu ,magreb ,Itália não imaginava.
Legal o seu resultado! Os dna italiano e magrebe (que é do norte da africa, não arabe mas berbere) ocorre tambem nos descendentes de portugueses deve ser por isto que voce teve eles. O Dna judaico pode ter vindo da sua ascendencia alemã mas ele tambem ocorre em pequenas quantidades nos portugueses, a sua familia e de qual estado?
@@renatogoncalves9976 a família da minha mãe é de mg. Com aspectos europeus apenas.Apesar dos sobrenomes coelho e Dornelas o avô dela era alemão. Ja por parte de pai grande mistura . Rs
@@renatogoncalves9976 Também fiz pelo genera e postei o resultado do meu teste nesse meu canal
@@ederjulio10 também fiz pelo genera
Experimente o MyAncestry ...
MANDA TUDO , O RAW, PARA O dna . land.
Ou seja, vc escolhe pagar qual o chute .
O DNA do norte da África se misturou muito com povos árabes do oriente médio o genera específica essa Origem por causa da forte mistura árabe ali
Eu fiz o pedido do meu hoje, não entendo nada disso mais amo genealogia já estou na minha 4,5 e 6 geração uma delas pra lá da 8 do português Valério coelho Rodrigues de Paço de Sousa Portugal. Conto com a ajuda de vocês pra me ajudar a usar os resultados.
Eu fiquei revoltada meu marido e eu fizemos o meu foi o oposto do resultado dele kkkkkkkk
Boa noite, fiz pelos dois laboratórios nacionais e fiquei muito satisfeito, acho as calculadoras do myheritage não muito apropriadas para a analise do dna dos brasileiros, só fiquei um pouco na duvida que no genera minha parte bantu deu um pouquinho maior que a parte de costa da mina, já no meudna a parte de costa da mina (benim, nigéria, gana e togo) deu maior, só isso de resto bateram, só que no genera minha parte de povos mandê deu alta e essa porcentagem o meudna pode ter entendido que faz parte de costa da mina uma vez que Benim tem povos mandê lá
Fiz do Meu DNA , sou filho de migrantes nordestinos , deu 65 % da peninsula ibérica 21 % da África em torno de 1 % judaico sefardita e a parte que eu simplesmente buguei foram 3,3 % hungaro e 2,9 % Russo
Não faz o menor sentido
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quanto maior o banco de dados que a empresa tem, mais confiável são os resultados. O My Heritage é mais confiável do que os outros dois.
O My Heritage não é brasileiro e, pelos comentários, usam uma calculadora desatualizad
@@senhox970 Pura mentira. Dos que fazem o resultado básico, é o que tem a melhor tecnologia.
@@GlobetrotterBR não é só questão de metodologia, é de método também. Sem contar que não são brasileiros
O meudna tem o banco de dados bem maior que o do myheritage, myheritage tem banco de dados de 42 populações e o meudna tem o banco de dados de 88 populações, a calculadora do myheritage não é boa para calcular o dna dos brasileiros
exemplo a maioria dos escravos que vieram para o brasil a partir de 1730, eram das regioes da atual angola, congo, gabão, Rd do congo e moçambique, nos resultados dos afro brasileiros pelo myheritage sempre da nigeria e quenia, sendo que o contingente de escravos africanos vindos da região do atual quenia são baixissimos ou seja o myheritage não tem calculadoras dessas regiões que vieram a maioria dos escravos africanos para o Brasil. Outra coisa é a alta porcentagem de brasileiros com resultados de escandinavo que na verdade nada mais é que frações dos povos vandalos que se misturaram com os povos ibéricos e que hoje esses genes estão encravados nos povos ibéricos
@@senhox970 O que conta é a quantidade de testes feitos e, por consequência, isso aumenta o banco de dados. O fato de o Genera, por exemplo, ser brasileiro é totalmente irrelevante, se pouquíssimas pessoas fizeram teste com eles. A empresa que mais realiza testes pelo mundo é o My Heritage e logo depois vem o Ancestry.
Escandinávia foi erro do MyHeritage kk
obrigado miscigenação
Ta parecendo nota de escola de samba
Minha interpretação é que eu não vou fazer um desse nem tão cedo, daqui uns 20 anos eu faço
Kkkkkkk, te vejo daqui 20 anos
.....será q o mundo ainda vai existir?
@@gabrieldantas5537 mzra kdkdkdkkddk
Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, se ainda estiver vivo daqui a 20 anos se estiver vivo e os dados forem maiores das plataformas faça de novo
Cara, se todos se dessem conta de que TODOS viemos da África e nascemos negros e passamos a ter características físicas de acordo com o clima e a geografia do resto do planeta, não haveria racismo.
Kkkkkkkkkk cada uma....
;-; O que isso tem aver com o video ?
@@ravena4482 Ele se referiu ao Homosapien
@Manfred M
Sim. Vdd. As mudanças nas características físicas (fenotipo) do ancestral comum africano são resultados da adaptação geográfica do homem ao longo dos séculos (Etnias).
*Raça só existe uma: a espécie humana ( **_Homo sapiens_** ).* Todo o resto que nos contaram é invenção do próprio homem, na tentativa de subjugar os seus semelhantes como sendo "inferiores", tudo por dinheiro e poder. *"O homem é o lobo do homem".*
@Matheus
Ora, ora... O que temos aqui?! Será um bolsominion terraplanista negacionista da Ciência e da História? Dunning-Kruger mandou abraço! kkkk
Sasporra deve ser falso!
Engraçado como os dados europeus dos testes são falados com tão pouco destaque