Para os que ficarem até o final do vídeo, tem CÓDIGOS DE DESCONTO! Se você gosta do meu trabalho e quer me ajudar de alguma forma, considere fazer um Pix para a chave claugroi@gmail.com
O MyHeritage tem as ferramentas cromossômicas e as correspondências de DNA. Isso facilita muito encontrar parentes no Brasil e na Europa e ainda encontrar antepassados desconhecidos. Eu paguei barato, só esperar a promoção. Saiu um pouco mais de 200 reais e não tive problemas com o envio, pois vai para um escritório deles em Campinas antes. Hoje tenho fotos dos meus tataravós ainda jovens graças a uma prima da minha avó, lá da França, que eu nem sabia da existência. E de quebra sei toda a história triste que os fez tentar a sorte aqui no Brasil. Sem contar a alegria que proporcionamos para ela, que tem já seus 93 anos e ficou super feliz por poder ver fotos e saber o paradeiro da tia dela (minha trisavó).
@@qqqlllbbb 23 and me e só pra quem mora na Europa e estados unidos ou Canadá, não vende para o Brasil não , eu vi no site deles e tbm entrei em contato por telefone e email além tbm do Instagram e me confirmaram que não vende pra o Brasil não
@@alphagameplay7115 sim eu até sei disso. Tenho duas irmãs q moram na Europa, pensei em fazer um cadastro com o nome do meu cunhado, ele enviar o kit pro Brasil, eu coletar e aí ele mandar de volta. Jeitinho brasileiro na veia, já viu... Dá bom ou dá ruim, o q vc acha? Kkkk Po os caras tem o melhor banco de dados genético do mundo, podia vender pra aqui também.
O Melhor Video desse tema em todos os aspectos: apresentacao, abordagem, exposicao das informacoes ricas, atribuicao do valor do tema, possui valor prático, ...entre outros. Autoconhecimento inclui saber de onde voce vem; te ajuda a entender quem você é. Muito Obrigado por sua dedicacao!
Comprei hj um da Genera, o mais caro, que dá informações sobre saúde e potenciais riscos e predisposições genéticas para doenças. Além da curiosidade sobre ancestralidade, acho a esta segunda parte até mais importante. Um bom combo.
Concordo, descobri q tenho um risco genético sanguíneo através do Genera Premium, foi excelente e ñ me arrependo de ter feito ele. Foi um dinheiro bem gasto!
@@viverholistico9658 Recebi hoje. De ancetralidade não houve surpresas, 80% europeu. Com relação a saúde, bateu muita coisa, na verdade somente um dado não bateu.
@@julianocgQual o mais barato? Eu quero fazer somente pra saber meu DNA do passado. N tenho mt interesse em encontrar “familiares ou doenças”. Qual vc me indica
@@israelramos7507 O da Genera. Quanto ao preço, tende ver a época, pois pode haver promoções, e o plano. Além disso, vc pode exportar os dados dagenera pro my heritage, que é o que eu fiz.
O My Heritage è Israelense è o primeiro que começou a fazer testes no Brasil, fiz há uns 7 anos atrás. Ele è muito bom. Considero o melhor. Meu filho fez na Irlanda e eu fiz no Brasil e ele apareceu como sendo meu filho. Ele è bem preciso.
@@Mikey-nb7nt DNA é valioso principalmente pra industria farmaceutica e de planos de saúde, por que você acha que até a sua farmacia pede o seu cpf pra "desconto" mas na verdade vende a informação dos remedios que você usa
@@pensamentosdeumautista467 ... não perca seu dinheiro, é furada. Primeiro pesquise pra saber como funciona e o que esperar dos resultados, para não se frustrar.
Muito obrigada pelo vídeo! Super completo. Estava procurando exatamente por isso: a comparação entre as opções de teste para brasileiros! Ajudou demais na decisão.
Eu fiz o Genera e o My Heritage. Pela minha experiência, o My Heritage é o mais confiável na parte européia e o Genera na parte africana e americana. O agrupamento Irlandês, Escocês e Galês ocorre porque estes lugares são "nações celtas", ou seja, regiões que possuem mais afinidade genética e sofreram menos influência dos anglo-saxões (germânicos) que invadiram a Grã-Bretanha. Provavelmente este resultado vem de portugueses, principalmente a região norte que possui forte influência céltica. A parte do leste europeu provavelmente é indireta também, pois os visigodos (germânicos) migraram a partir dos Balcãs e se estabeleceram na península Ibérica.
De fato, os três países que eles agruparam têm origens comuns, então talvez seja impossível apresentar um resultado pormenorizado dessa região. Contudo, não sei se esses 5/6% de celta vêm pelos portugueses, pois acabei descobrindo minha linhagem familiar depois de dias de pesquisa e realmente houve um escocês nove gerações antes da minha, nascido em Jedburgh. Há também a possibilidade de ser um pouco dos dois, vai saber... Já o Leste Europeu eu realmente não sei, talvez sua explicação faça sentido. Seus resultados foram similares no Genera e no MyHeritage ou deu muita divergência?
@@KlausSgroi Se a sua ascendência escocesa for apenas este ancestral de nove gerações, a contribuição média dele no seu DNA seria de apenas 0,2% (1/2^9). Teriam que existir contribuições escocesas de outros ramos. Pelo que entendi, a sua ascendência é principalmente ibérica e italiana, então o mais provável é que estas contribuições desconhecidas sejam explicadas pela história de formação destes países, pois os mesmo sofreram influências de várias tribos e povos europeus. A parte do Leste Europeu, por exemplo, pode vir pela proximidade geográfica com a Itália e eventual fluxo gênico no decorrer da história. Quanto aos resultados, eles bateram na questão dos continentes (MH - 84,5% Eur / 8,5% Magreb/ 3,9% Nigéria / 2% América / 1% Ásia - Genera - 86,0% Eur / 8,0% Magreb / 4% Oeste da África / 2% Amazônia). Nas subdivisões continentais ocorreram divergências. Como a minha ascendência é principalmente portuguesa/colonial e o My Heritage me deu 71,6% de contribuição ibérica contra 32% do Genera, deduzo que o primeiro está mais correto. Conforme o Genera aumentou o Banco de Dados, eles atualizaram e elevaram para 53% a parte ibérica, convergindo com o MH.
@@portaldorodrigo893 leste europeu é do Brasil mesmo, vem dos milhões de imigrantes de lá que vieram, muitos judeus inclusive. Brasil tem muito eslavo.
@@Misticaraissa geralmente nos teste genéticos mostram que a pessoa é descendente de judeus principalmente os Ashkenazi a maioria deles vindo do leste europeu eles tem marcadores genéticos bem fortes por causa das várias gerações de casamentos endogamicos e por uma segregação de séculos na Europa.
Obrigada por compartilhar suas impressões, estava bem em dúvida. Quero presentear uma pessoa e não sabia qual comprar. Vou optar pelo Genera que, além da sua dica, possui pagamento único. Já o Meu DNA agora tem que assinar para receber o resultado 😮.
Esse vídeo ficou muito bom. Já no início, pelo jeito que você fala, deu pra perceber que é uma pessoa muito inteligente. À medida que fui assistindo, tive certeza.
Agradeço por ter me ensinado a trocar válvula hydra da descarga. Salvou o feriado de uma vovó. Como o comentário do referido vídeo está desativado, resolvi te agradecer em seu vídeo mais recente. Gratidão imensa.❤
Cara, adorei demais vc. Super me interesso pela minha origem tb, principalmente pela extrema falta de informação da minha linhagem, ninguém sabe dizer nada... "... preço engana trouxa ..." 😂🤣😂🤣
Mandei 2 testes (pai e mãe) ao my heritage, 600 reais jogados fora. Como cadastrei no meu login, deu informação cruzada com o meu teste, que já tinha feito, mesmo colocando o nome de pai e de mãe no sistema. Ficaram de devolver o dinheiro, não devolveram, por falta de tempo e paciência deixei pra lá. Melhor é o 23 and me, quero fazer esse.
Fiz o 23&ME aqui nos EUA, cai no mesmo problema do My Heritage. Ambos não possuem uma boa base de dados para analisar o DNA Brasileiro que é muito miscigenado, sao bons para analisar DNA Germanico. O Relatório do 23&ME é incrível, mas o resultado é questionável: informou que eu teria 12% de ancestralidade Amerindio (indígena) e 8% Africana, sendo que eles apontaram que meu ancestral africano estaria na minha 5a geração. Contudo eu mappei toda minha arvore genealógica até minha 7a geração e nada de ancestral Africano. A unica certeza é que eu tenho ancestralidade indígena na 6a geração das Tribos Ico-Pequeno e Cariris do Sertão Cearense e Paraibano, fruto de misigecação com Portugueses. Inclusive tenho foto de uma ancestral de 5a geração que seria filha desses ancestrais indigenas e ela tem forte fenotipo indigena e nada de fenotipo africano. O problema é que essas empresas de DNA estrangeiras como My Heritage e 23&ME apenas possuem mapeamento de DNA Germânico. Quando cai nos ameríndios, ele não tem base de dados para separar e mapear quais tripos americanas esse DNA pertence. Acredito inclusive q tenham feito confusão e mapeado erroneamente o DNA de descendentes de Cafuzos com Caboclos ou Mulatos Brasileiros e juntado tudo como se fosse uma coisa só.
@@hugodls e tu achou um teste que fosse bom, eu queria mapear isso, mas não tenho informação nenhuma, então se lá aparecer q tenho sangue marciano, vou ter q acreditar kkkk como tu tem mais conhecimento sobre sua arvore, se fez mais teste, qual foi o mais preciso?
@@hugodls é muito dificil diferenciar DNA ameríndio, todos os teste de DNA provavelmente não tem uma boa base, provavelmente terá uma base robusta lá para 2050.
Muito Legal, Klaus! O interessante depois é comparar os testes com a nossa pesquisa genealógica. Pois como não herdamos nosso DNA de forma igual entre todos os nossos ancestrais, pode ser que você tenha mais material genético de uma determinada etnia, mas que a maioria dos seus ancestrais não sejam provenientes daquele lugar! Os dois juntos revelam muitas coisas sobre nossas origens e como você disse sobre quem nós somos!
"Eu acho muito triste vc viver sem saber quem você é" Essa frase foi perfeita! Adorei a review sincera, escolhi o Genera, aproveitei a promoção e comprei o teste, tô bem interessada nos resultados, ainda mais porque grande parte da família não sabe exatamente de onde vieram. Excelente vídeo! 🎉
Acabei escolhendo e fazendo o genera pela sua conclusão! E qual foi a minha surpresa ao me deparar com um resultado completamente diferente dos relatos familiares... por ter ibéricos em ambos os lados da família (paterno e materno), sempre achei q um teste desse, na porcentagem europeia, iria dar disparado península Ibérica, mas diferente disso, deu disparado Europa Ocidental (Alemanha, França, Holanda, etc) e Ilhas Britânicas. Chego até a ficar encucado pensando se no laboratório não trocaram minha amostra pela de outra pessoa kkkkk O resultado saiu ontem (acho q pela quantidade de pedidos estar alta pelo exame ter se popularizado, o prazo tb aumentou... esquece esses 26 dias, comigo demorou 39 dias), mas confesso q ainda tô relutante em aceitar esse resultado, sempre tive pra mim que meu sangue europeu era majoritariamente Ibérico, e no entanto ter apenas 9% foi bem decepcionante.
Uma boa forma de tirar essa dúvida, caso você tenha a disponibilidade, é justamente fazer o que eu fiz. Realizei 3 exames com esse exato objetivo de compará-los e tentar obter um resultado tão preciso quanto possível. Você pode ver que os 3 têm pequenas diferenças, mas nada muito grande que ponha em xeque a confiabilidade dos resultados.
@@KlausSgroi Assim que eu tiver condições de adquirir outro teste, é exatamente isso que farei sim. Não sei como era na época em que vc fez o video, mas a Genera atualmente parece q ta diminuindo muito a qualidade e precisão das análises só pra baratear a vender testes de qualquer jeito. To vendo o pessoal reclamar muito disso atualmente! Pessoas dizendo q os arquivos brutos estão vindo com um tamanho muito reduzido em comparação com oq costumava vir antigamente (de 16MB, parece q reduziram pra 5MB e até mesmo 1,5MB!) Ou seja, a quantidade de linhas de código de DNA q eles estão analisando está diminuindo, estão fazendo análises mais genéricas e superficiais, e isso sem duvidas deve estar afetando a precisão dos testes!
@@Markcy1989 Não sei se é o caso, mas não duvidaria se fosse. A ordem do dia em qualquer empresa atual é baratear os processos pra lucrar mais. Infelizmente, quem perde são os consumidores.
Li em algum lugar que cerca de 50% das pessoas que fazem estes testes genéticos nos EUA descobrem que não são o que pensavam ser, ou seja, são filhos de outros pais. Infidelidade, adoção, nascimentos fora do núcleo familiar e até troca de bebês no hospital são os motivos principais. Saiu uma história incrível de um bebê judeu que foi trocado pelo de um casal irlandês, e cresceu como irlandês enquanto o menino irlandês foi criado como judeu. A história triste tem um final feliz quando após muita pesquisa o engano se esclareceu e os dois meninos, já homens adultos, ganharam uma família de brinde: aquela que deveria ser a deles desde o início. Tudo graças a um exame de DNA.
@@faustobarbuto até algumas décadas atrás, quando uma adolescente engravidava, muitas famílias criavam o bebê como irmão da mãe. Nisso todo o lado paterno era apagado.
Irlandês, escocês e País de Gales fazem parte do mesmo grupo étnico, os povos célticos. Você deve ter pegado provavelmente por meio da ancestralidade do norte de Portugal e Espanha, lugares com intercâmbio genético com eles.
@@wesleydesantanadasilva Não sei que estudos são esses. Se fosse como dizes a componente celta aparecia em toda a Península, mas essa componente só aparece na parte ocidental da Peninsula, em Espanha não aparece excepto na parte Ocidental. Isso está de acordo com o que os historiadores dizem. Os celtas vieram do centro da Europa para a parte Ocidental da Península, norte e sul
@Erza the Yuri Queen A componente germânica é ainda mais comum em Portugal que a celta devido às invasões germânicas e actualmente já se diz que os lusitanos apesar de terem cultura celta eram germânicos dos Alpes suíços
@Erza the Yuri Queen Assim como a Galiza e o norte de Portugal, que já foram reinos visigodos e suevos, germânicos, e ainda a porção itálica, por meio da ocupação romana, e depois católica, influências fortes nessas regiões.
Comprei hoje o MyHeritage por R$ 259,00. Não acho que o fato de chegar mais rápido o kit de coleta seja fator de escolha e sim, os resultados que nos dá. Obrigada por seu vídeo, muito bom.
Obrigado. Em relação à minha preferência, ela se justifica por todos os fatores analisados: preço, tempo de chegada, facilidade do exame, facilidade de envio, tempo de entrega dos resultados, apresentação dos resultados, precisão dos resultados... enfim. Sobre o preço atual do MyHeritage, fico contente que tenham abaixado, pois é um bom teste, mas um tanto inacessível naquele preço do ano passado. Já o meuDNA agora está 1.499, o que vai reduzir drasticamente o número de pessoas que vão fazer esse teste.
@@ricardoacaro1803 Quem me dera eu tivesse ganhado 1 único real só por ter falado "bem" de uma marca e "mal" de outra. É algo facílimo de se fazer, mas minha consciência me impede.
Os Mouros ocuparam a Peninsula Ibérica por 800 anos e dentre esses mouros (árabes) era comum a mescla de brancos, morenos e pretos, sendo talvez desse período a origem genética da África que alguns descendentes ibéricos carreguem. Também comum aos descendentes europeus de maneira geral é ter ancestralidade italiana, já que na antiguidade os romanos dominaram vários daqueles povos e a porção asiática pode ter vindo do primeiro período migratório, da abertura comercial com a China(rota da seda) ou das incursões mongóis pela Europa. É preciso entender que os testes genéticos de ancestralidade não se limitam a apenas as últimas gerações de um indivíduo, mas sim a comparação do seu material genético com o banco de dados do mapeamento do genoma humano.
Eu fiz o Genera , e fiquei surpreso com o resultado, meu avô era neto de estrangeiro mas sobrenome não tinha por que o homem era rico ,meu avô só errou na procedência ele falou que era da Calábria mas deu mais húngaro do que italiano mas no resto fez sentido. Realmente o homem mandou muito dinheiro, só que minha bisavó não recebeu e os irmãos dela ficaram com tudo , esse fato aconteceu em 1880.
@@huxleyreis-je6qm tenho uma duvida como esse testee por exemplo se eu for descendente de japones eu posso viajar pro japão ? ou esse teste n serve pra isso
@@erickbarretots4317 Resposta curta: O teste em si não dá direito à cidadania de outro país. Resposta mais longa ... Até onde eu saiba, o teste por si só não dá direito à cidadania de outro país. Você precisaria de documentos. Entretanto, mesmo não dando o direito, o teste pode lhe ajudar a encontrar os documentos necessários. Para começar, o teste já vai dar uma noção de você tem mesmo antepassados do país específico. E o teste também pode lhe ajudar a encontrar parentes que você não conhecia e esses parentes podem ajudar a encontrar os documentos necessários. De qualquer forma, o que você precisaria seria de documentos, não do teste, mas o teste pode ajudar a encontrar esses documentos.
@@erickbarretots4317 teste genético não tem nada a ver com nacionalidade, não dá direito a entrar em nenhum país, mesmo porque ele retroage a centenas de milhares de anos, quando os países que são colocados como referência sequer existiam.
Klaus se seus anteoassados italianos vieram da Provincia de Salerno, é mais ou menos previsivel que surja o DNA de gregos. O Sul da Italia foi pesadamente colonizado por gregos, antes do Imoerio Romano. Era chamado de Magna Grecia.
@@Daniel-rl6yx Isso daí é com vocês luso-brasileiros escravagistas. Eu estudo genética populacional há décadas e nunca vi disso. Manda uma fonte se tiver.
Se ainda tiver interesse, eu fiz o teste da Genera e eles disponibilizaram um cupom de 75% no mês do consumidor: GEN-1Z0M8 Espero que consiga alcançar seu objetivo ♥
Ontem (5/11/2024) assisti uma live na internet com um rapaz adotado ,ele fez o teste , descobriu seu pai ,e sua mãe já tem informações do pai sobre a mãe,faça e boa sorte.
@@patriciapatty1193 Foi bem educada , recebeu amor e carinho? Passou alguma necessidade? Seus pais são os que adotaram mãe e pai é quem cria.Nao se engane já vi muita mãe dando filho , mas ficando com outros quem cria um cria 10
Olá, Klaus. Muito interessante, o seu vídeo. Também fiz o teste nesses 3 mesmos laboratórios. A sua ascendência, galesa, escocesa e irlandesa indica que você é descendente de celtas. Os meus testes acusaram o mesmo. O NORTE da Península Ibérica, antes que os antigos romanos a dominassem, já era habitada por celtas. E assim como os norte ibéricos, os escoceses, os galeses e principalmente os irlandeses compartilham essa mesma origem (celta). Abç.
@@lucapellari5985 Olá. Ribeiro de Castro. Ribeiro significa um rio pequeno, pouco caudaloso. E Castro não significa necessariamente o que todos acreditam (castelo). Quando os antigos romanos conquistaram a Península Ibérica (século III a.c), eles perceberam que no norte da Península Ibérica, habitavam populações com hábitos culturais semelhantes. E essas populações moravam em típicas vilas, no alto das montanhas. E predominava o mesmo tipo de arquitetura. Então, os romanos denominaram essas populações de "populações castrejas". Porque viviam em "castros". Hoje, sabe-se que essas populações castrejas tinham forte ancestralidade celta. Essas mesmas populações navegavam pela costa atlântica francesa e por lá, assim como pelas ilhas britânicas e ilha da Irlanda, difundiram sua cultura e descendência. No século IV d.c., quando o império romano entrou em colapso, os bárbaros anglos e saxões invadiram as ilhas britânicas e ilha da Irlanda. Esses bárbaros germânicos subjugaram aquelas populações de origem celta, fundamentalmente, onde, hoje, localiza-se a Inglaterra. Mas na Escócia, País de Gales e Irlanda não houve substituição da população celta pela germânica (anglos e saxões). Então os norte ibéricos, irlandeses, galeses e escoceses têm origem comum. Legal, não? Abç.
Obrigada pelo vídeo. Eu vivo na Europa e fiz boas experiências com o MyHERITAGE. No Brasil, em férias, desejei enviar as amostras de minha mãe, tive igualmente dificuldades no envio. Finalmente tudo foi bem.
@matadordeformigas adoraria! Fiz um exame dos meus pais e avós. Infelizmente não deu pra fazer dos avôs, pois já faleceram. Eu acho que eu deveria fazer um vídeo pra compartilhar tudo que achei e o quão legal isso é! 🙏🏼😆
Quem puder fazer do 23andme, faça. É excelente. Fiz da MeuDna e do Genera tbm,, e upei os resultados pro myheritage. O resultado do MH teve muuuuuita diferença pras outras plataformas - deu um resultado de Europa ocidental (Alemanha/frança/Holanda) q achei bem nada a ver
@@coisasqueamo1612 Sim, é muito provavel que tenha acontecido até mais de uma vez, mas tirando os mais recentes que estavam no Brasil, o que pulasse a cerca lá na Alemanha, seria com outro alemão. Até por que na ultima atualização melhorou muito, tava errado mesmo o resultado quando eu fiz este comentário, ficou mais parecido com o que estava no Genera que é compativel.
Isso não me preocupa nem um pouco, pra ser sincero. Até porque, se fosse arriscado alguém pegar seu DNA pra fazer algo contra você, não poderíamos fazer um simples exame de sangue. Um laboratório de análises clínicas pegaria seu código genético contido ali e venderia pra alguma empresa mal intencionada. E aí? Vamos fazer o quê? Deixar de tirar sangue? Não adianta evitar exames de ancestralidade com medo de "venda de dados genéticos" e ir lá na clínica tirar sangue pra ver como está o colesterol. Dá na mesma!
@@KlausSgroi Questão é o custo para esse laboratório fazer isso (afinal eu vou estar pagando alguns reais por um exame de colesterol), montar um banco de dados e arrumar um comprador. Já esses sites de DNA, capaz de ser até um dos core do negócio deles, talvez até o principal. Tipo farmácias que montam um banco de dados com seu CPF em troca de um desconto duvidoso.
Eu fiz o 23 and Me faz alguns anos, gostei bastante, mas esse só estando nos Estados Unidos. Além da parte de ancestralidade, claro, há informações sobre predisposições a doenças e uma parte bem completa em termos de saúde. Parabéns pelo vídeo!
My heritage recebe o resultado bruto de outros laboratórios e dá acesso a essas informações por um custo pequeno. Na época eu paguei o genera e reaproveitei no my heritage
É bom explicar, pois as pessoas se inscrevem nos canais sem ter ideia alguma do que aquele canal é. Nem dão uma olhada nos outros vídeos para saber do que se trata, aí no futuro vem a frustração...
Meu esposo é europeu , a várias gerações de Portugal e Itália. E no seu exame de DNA m’y héritage , deu 1% de nigeriano. Eu acredito , pois mesmo ele tendo sua árvore genealógica já feita de várias gerações, o país Nigéria a partir da época da colonização migrou muito para outros países inclusive Portugal. Então sim! Mesmo não tendo “ características africanas” sim é possível ter herança genética africana. Tal como houve segundo você herança genética do norte da África por conta da ida dos mouros à península ibérica, podemos também acreditar na África indo pra península ibérica na época colonial, M’y héritage é muito bom e recomendo.
É bem comum esse tipo de porcentagem. Em períodos de escravidão, existiram muitas crianças frutos de estupro, e essas crianças viravam escravas também, e a história se repetia, inclusive existem relatos históricos escritos, que crianças com traços brancos ou quase brancos, eram mais caras no mercado de escravos, principalmente as meninas. Já os meninos mais brancos, eram em sua maioria usados como vendedores de rua, pois eram considerados melhores vendedores mais bem aceitos pelos racistas de m3rda daquela época. Infelizmente acontecia de tudo naqueles tempos, é pouco falado pois é muito cabuloso e degradante. Em resumo, é quase impossível hoje em dia as pessoas do mundo inteiro, não terem traços advindos da áfrica. Até mesmo asiáticos, que eram muito fechados, porém também foram igualmente vitimizados em algum nível.
Africanos negros não migraram para Portugal na altura da colonização...aliás saiam de África, diretamente para o Brasil, os escravos eram comprados para serem vendidos no Brasil ou para trabalhar diretamente para a coroa portuguesa. A imigração de Africanos para Portugal dá-se após o 25 de Abril de 1974.
A pessoa precisa estar preparada psicologicamente p descobrir traições de familiares e pré disposição para algumas doenças, não precisa se preocupar, não é uma sentença condenatória.
@@user-xd5ul6sk2x hesitei fazer porque sou meio paranoica com doenças, tenho histórico familiar complicado. No fim resolvi que provavelmente não faria muita diferença, que pelo meu histórico familiar o que iria aparecer eram doenças que eu já imaginava ter tendência (como diabetes tipo 2) e que as coisas mais complicadas da minha família provavelmente envolvem uma combinação complexa e rara de genes, que não iriam aparecer num teste geral desses. Fiz o teste da genera e foi exatamente como pensei. A doença que tenho mais tendência a desenvolver é diabetes tipo 2, e eu absolutamente já esperava, considerando que meu pai tinha, minhas tias paternas tem, minha avó materna tbm tem, etc. Confirmou que alguns medos e fragilidades não eram coisa da minha cabeça ou meramente ambiental, comp: 1. Sempre tive medo de ficar obesa, pq meu pai era obeso, e realmente tenho uma chance acima da média disso acontecer, 2. Tenho mais tendência a ter dermatite atópica, sofro com episódios de dermatite atópica desde os vinte e poucos anos, 3. Sempre fui boa em matemática, o exame mostrou que tenho essa tendência, 4. Meus joelhos são problemáticos desde os meus 20 anos, o teste mostrou que tenho tendências a ter problemas nas articulações do joelho. Tem até mais coisas, mas no fim fiquei muito satisfeita. Até cogito fazer de alga outra empresa se as técnicas/amplitude do teste for diferente/cobrir mais aspectos.
Meu irmão começou a fazer a árvore genealógica da família através de um site. A minha mãe sempre falava que tinha uma madrasta, logo sempre achamos que o pai dela havia se separado da vovó e arranjado outra mulher Mas não Meu irmão achou a certidão de nascimento da neta desse meu “avô”, e ela era poucos anos mais velha que a minha mãe… ou seja, a vovó era amante do infeliz, não esposa Porém, vivia uma vida com ele em casa, como se fosse esposa, entende ? Isso explica a minha mãe falar que a madrastra deles maltratavam eles (ela e seus irmãos). Ela devia ter raiva por serem frutos de traição
Fino-Escandinávia ou Fenoscândia é um termo geográfico e geológico usado para descrever a península Escandinava, a península de Kola, a região da Carélia e Finlândia. O canal Mar Branco-Báltico separa a Fino-Escandinávia do continente da Rússia. Inicialmente o termo Fino-Escandinávia foi introduzido em 1898 pelo geólogo finlandês Wilhelm Ramsay para delimitar uma região geológica denominada escudo báltico, que abrange os países Noruega, Suécia, Finlândia e o norte da Dinamarca. Hoje em dia, o termo Fino-Escandinávia também é usado para descrever o contato histórico e cultural entre os lapões, os povos fínicos, os suecos e noruegueses. Fino-Escandinávia não inclui, ao contrário dos países nórdicos, a Dinamarca, Islândia, Groenlândia.
Obrigado pelo vídeo, sempre quis uma comparação entre essas marcas brasileiras. Achei intrigante as diferenças nos resultados, então vou juntar dinheiro pra fazer os dois 😅 ( vai demorar ).
Fiz meu dna e genera. Os resultados foram bem diferentes. Meu dna 97% europeu e 3% sul americano (85% peninsula iberica e 9% ilhas britanicas) e o Genera já deu 87% europeu (restante oriente médio e quase nada indígena) e dentro desses 85, metade foi ilhas britânicas e depois itália. Peninsula iberico veio só depois. Bem diferentes os resultados, como o seu
Eu pretendo fazer quando tiver grana, mas sobre auto-conhecimento, não creio que altere alguma coisa. Eu sou adotado e minha mãe adotiva dizia que minha mãe biológica era nordestina e meu pai estrangeiro, mas não sabia exatamente de qual estado e país. Eu pensava que se um dia soubesse essa informação que isso promoveria alguma mudança na minha vida e aos 42 anos eu descobri. Minha mãe é sergipana e meu pai argentino. Não mudou nada. Não fez nenhuma diferença...
O teste de DNA poderá ajudar a vc encontrar parentes do seu paí caso vc crie uma árvore genealógica na plataforma Myheritage. Essa árvore no Myheritage com até 250 pessoas vc não pagará nada
@@AlcyInacio Eu não encontrei meu pai, apenas conheci uma meia-irmã que disse a procedência do meu pai (não fui registrado por ele) e da minha mãe (falecida). Eu vou fazer o teste (quando tiver grana), apenas, não creio que mude nada em relação ao meu autoconhecimento...
@@paulodesouza2757 entendi. Mas com seu teste de DNA + uma árvore no Myheritage vc poderá encontrar parentes do lado materno e até do lado paterno. Nesta situação o próprio mecanismo de busca do Myheritage procura pessoas, já registradas em árvores genealógicas no Myheritage e que tbm tenham feito esses mesmos testes de DNA. Se o mecanismo de busca encontrar alguém que bate com seu DNA ele indicará pra vc quem foi encontrado
Eu vou fazer na intenção de encontrar algum parente, tenho 48 anos, fui adotada com 4 meses meus pais ocultaram qualquer pista, era meio que proibido o assunto na família.🥺 Realmente muito triste não saber sua origem.
@@margarethcarecho3806 Para quem não tem informação sobre pais biológicos esse teste é um presente. Eu não tenho informações sobre a minha família paterna, apenas que ele seria argentino, talvez da marinha, talvez se chamasse Oscar, mas não há muita certeza quanto ao nome e profissão. Sinceramente eu tenho a curiosidade sobre a genealogia, mas não tenho interesse por parentes.
Obrigado, Klaus!! Tenho pele morena e aparencia de arabe do marrocos. As pessoas geralmente acham que eu sou arabe ou indiano. Mas na minha familia tem sobrenome italiano, e pasme, ate dinamarques! Proximo mes compro esse teste parcelado rsrs curioso. Minha familia tem um lado africano muito forte, por parte de mae. Se der que minha genetica tem uma porcentagem grande de europeia e arabe e pouca africana do centro-sul nao me surpreendera. Mas seria a confirmaçao de que sou adotado. 😮😮😮 sempre suspeitei haha Obrigado, pelas dicas!! :)
Eu gostei de todos todavia O mais difícil é saber qual que é o verdadeiro porque ele tem alguma semelhança sim mas qual que é o resultado do real qual deles que está realmente certo
Obrigado Klaus pelo seu trabalho e compartilhamento. Acredito que o mais interessante por detrás deste projeto não é saber exatamente nossa ancestralidade (pois mesmo este trabalho citado faz estimativas a partir dos dados que eles já possuem arquivados unido às coletas realizadas), mas sim que somos todos mesclas de grupos culturais, e isso nos deveria ajudar a sermos como humanos mais tolerantes com as diferenças, nem sempre tão evidente na nossa Pátria Amada tão diversificada, e por isso bela por natureza. Estes dados de porcentagem não mudam muita coisa no concreto da busca ancestral... o que hoje conhecemos como estados nacionais foram enormes espaços de miscigenação entre povos. Portugal, Espanha e Itália, por exemplo, tiveram inúmeras invasões, imigrações e mesclas entre grupos tão diferentes e mesmo rivais... Com todo o respeito e consideração pela proposta, não daria meu DNA facilmente a nenhuma empresa para ser "decifrado" e "arquivado", principalmente em vista da ascensão de grupos intolerantes, marcados por racismos e xenofobias visíveis hoje em dia. No século XX, se houvesse um arquivo pronto como este das origens teria sido perfeito para aqueles que desejaram o genocídio de nações em vários cantos do planeta (seja na Europa, mas também em outros continentes, onde estes casos nem sempre são bem estudados e aprofundados). Saber que somos de diversas origens, poderia tirar esta ideia romantizada também da uniformidade que permanece em alguns círculos sociais e mostrar-nos que acima de tudo somos humanos, diversos e codependentes para uma sociedade saudável no âmbito da convivência.
Oi, Klaus. Vendo seu vídeo 2 anos após ele ser postado hehe. Eu fiz meu teste pelo Genera e upei os dados brutos no MyHeritage. No geral, as porcentagens dos grupos continentais são até parecidas, mas subdivisões regionais são absurdamente diferentes. Eu sou 53% indígena amazônico, de acordo com a Genera, o que faz total sentido com a região em que nasci e com minha pesquisa genealógica. De acordo com o MyHeritage, sou 65% indígena, mas andino (nada a ver rs). Creio que seja por falta de exemplares amazônicos no banco de dados deles. Agora na parte europeia os dois são totalmente discrepantes. Diz que sou apenas 12% europeu, e da Escandinávia, o que também não faz sentido com minhas características físicas. O Genera diz que sou 39% europeu, o que faz bem, bem mais sentindo. Enfim, acho que para brasileiros, atualmente, com o banco de dados bem mais expandido, o Genera é muito melhor e mais preciso.
Eu também fiquei satisfeito com o resultado do MyHeritage, mas foi de longe o pior dos 3 quando considerados todos os fatores. Diga-se de passagem, nunca recebi resposta alguma deles (até hoje).
Curiosidade até tenho de saber minha ancestralidade, mas sei que isso é uma forma de mapearem nossos genomas ou DNA´s para desenvolverem patógenos de acordo com aquele grupo genético de forma mais eficiente. Passo
Dê-me um exemplo de um caso desse, ou seja, de uma doença que você conheça que tenha mirado um grupo genético específico e que você suspeite que seja por "design" (patógeno desenvolvido em laboratório deliberadamente com esse propósito).
Que grupo genético você acha que foi "mirado" pelos supostos "designers" da Covid? Que eu saiba, morreu gente de tudo quanto é tipo, exceto as que estavam mais preparadas (em outras palavras, quem cuida da saúde e tinha boa imunidade, eu incluso kkk).
@@KlausSgroi por isso que você tem um percentual de gregos e árabes. A Sicília e Calábria inclusive tem um dialeto bem parecido com o grego. É o caso do meu pai e da família dele que parecem uma mistura de árabes ou judeus mizhari com personagens do poderoso chefão (meu avô de terno poderia fazer o papel do Dom Corleone hehehe)
Eles têm essas diferenças porque tem bases de dados diferentes. Em teoria, só a título de explicação: se todos os oito bilhões de habitantes da Terra tivessem o DNA mapeado (e se todos os laboratórios tivessem acesso a esses dados), então os resultados seriam idênticos. Teriam que ser idênticos!
Fiz o teste, adorei. Tive muito irlandês, escocês e galês. Diversidade é tudo de bom. My heritage é o Melhor, sem Falar na animação do globinho. O banco de dados é o mais apurado e amplo. O lado negativo é a demora muito
@@sassyslayqueenperiodtbitch Estes testes comerciais são bastante falíveis, mas a8nda assim o 23&me adequa-se a todas as populações, é considerado o melhor porque tem uma base de dados muito grande. O my heritage é dos mais fracos. A genética autossomal é mais complexa do que se imagina.
My Heritage é o mais barato, mas está longe de ser o melhor. Resultados das ilhas britânicas (sem ser nos próprios britanicos) são muito comuns em portugueses ou seus descendentes.
Eu fiz o meu aqui na Europa, (super barato)na Alemanha pelo myHeritage, graças a esse exame estou encontrando novos familiares que estão aqui na Europa, no US e no Brasil, muito feliz, super recomendo
Para os que ficarem até o final do vídeo, tem CÓDIGOS DE DESCONTO!
Se você gosta do meu trabalho e quer me ajudar de alguma forma, considere fazer um Pix para a chave claugroi@gmail.com
❤😊
quero muito fazer meus teste, porém está meio difícil minha situação no momento, recomenda a genera ? por ser a mais barata ?
Não só por ser o teste mais barato, mas também por isso. E com o código de desconto, sai mais barato ainda. Mais detalhes no vídeo.
Assisti o vídeo até o final e não ví nenhuma menção a cupom de desconto.
Assunto curioso.
O MyHeritage tem as ferramentas cromossômicas e as correspondências de DNA. Isso facilita muito encontrar parentes no Brasil e na Europa e ainda encontrar antepassados desconhecidos. Eu paguei barato, só esperar a promoção. Saiu um pouco mais de 200 reais e não tive problemas com o envio, pois vai para um escritório deles em Campinas antes. Hoje tenho fotos dos meus tataravós ainda jovens graças a uma prima da minha avó, lá da França, que eu nem sabia da existência. E de quebra sei toda a história triste que os fez tentar a sorte aqui no Brasil. Sem contar a alegria que proporcionamos para ela, que tem já seus 93 anos e ficou super feliz por poder ver fotos e saber o paradeiro da tia dela (minha trisavó).
Nooossaaa 😯😮 que legal e triste ao mesmo tempo
Obrigada por compartilhar sua experiência! Apesar da parte triste valeu a pena né
Bacana essa informação, vou fazer, pq já fiz o Genera mas quero mais informações. E o 23andme, vc já fez também?
@@qqqlllbbb 23 and me e só pra quem mora na Europa e estados unidos ou Canadá, não vende para o Brasil não , eu vi no site deles e tbm entrei em contato por telefone e email além tbm do Instagram e me confirmaram que não vende pra o Brasil não
@@alphagameplay7115 sim eu até sei disso. Tenho duas irmãs q moram na Europa, pensei em fazer um cadastro com o nome do meu cunhado, ele enviar o kit pro Brasil, eu coletar e aí ele mandar de volta.
Jeitinho brasileiro na veia, já viu...
Dá bom ou dá ruim, o q vc acha? Kkkk
Po os caras tem o melhor banco de dados genético do mundo, podia vender pra aqui também.
O Melhor Video desse tema em todos os aspectos: apresentacao, abordagem, exposicao das informacoes ricas, atribuicao do valor do tema, possui valor prático, ...entre outros. Autoconhecimento inclui saber de onde voce vem; te ajuda a entender quem você é. Muito Obrigado por sua dedicacao!
Comprei hj um da Genera, o mais caro, que dá informações sobre saúde e potenciais riscos e predisposições genéticas para doenças.
Além da curiosidade sobre ancestralidade, acho a esta segunda parte até mais importante.
Um bom combo.
Já recebeu o resultado? Gostou?
Concordo, descobri q tenho um risco genético sanguíneo através do Genera Premium, foi excelente e ñ me arrependo de ter feito ele. Foi um dinheiro bem gasto!
@@viverholistico9658 Recebi hoje. De ancetralidade não houve surpresas, 80% europeu.
Com relação a saúde, bateu muita coisa, na verdade somente um dado não bateu.
@@julianocgQual o mais barato? Eu quero fazer somente pra saber meu DNA do passado.
N tenho mt interesse em encontrar “familiares ou doenças”. Qual vc me indica
@@israelramos7507 O da Genera. Quanto ao preço, tende ver a época, pois pode haver promoções, e o plano.
Além disso, vc pode exportar os dados dagenera pro my heritage, que é o que eu fiz.
Muito legal. O vídeo mais aleatório que o RUclips me recomendou nos últimos tempos. Mas assisti até o final. 😅
@jesssobral7883 😅😅😅😅
acabou de acontecer o mesmo comigo,
@jesssobral7883 Idem rsrs
Pra mim também
O My Heritage è Israelense è o primeiro que começou a fazer testes no Brasil, fiz há uns 7 anos atrás. Ele è muito bom. Considero o melhor. Meu filho fez na Irlanda e eu fiz no Brasil e ele apareceu como sendo meu filho. Ele è bem preciso.
Eles só n tem compromisso com a privacidade do cliente. Vendem informações e fornecem a governos
Seu dna na.mao do mossad
@@matadordeformigassão traficantes de DNAs? Kk
@@Mikey-nb7nt Não sei
@@Mikey-nb7nt DNA é valioso principalmente pra industria farmaceutica e de planos de saúde, por que você acha que até a sua farmacia pede o seu cpf pra "desconto" mas na verdade vende a informação dos remedios que você usa
Dna bom é o do Ratinho. Sempre tem um quebra pau no final.
"Rapaaaaz..." kkkk
Rapaz, teve um episódio que uma mulher levou o "pai" da criança e um outro que era suposto ser o pai também, mas não era nenhum dos dois.
@@adilsonspp ué. A mulher levou os que tinham maior probabilidade. Mas ter certeza mesmo ela não tinha como ter.
Mano, você me fez rir muito kkkkkkkkkkk que fdp
@@bichinhosdazueira ERRRROOU
Para mim é o primeiro vídeo deste tipo que vejo, portanto original. Gostei muito, tanto que decidi fazer o teste. Parabéns e sucesso pra vc.
Estou realmente pensando em fazer o Genera para saber mais sobre minhas origens, tanto por parte de pai quanto de mãe
@@pensamentosdeumautista467 ... não perca seu dinheiro, é furada. Primeiro pesquise pra saber como funciona e o que esperar dos resultados, para não se frustrar.
eu tbm quero fazer
Muito obrigada pelo vídeo! Super completo. Estava procurando exatamente por isso: a comparação entre as opções de teste para brasileiros! Ajudou demais na decisão.
Obrigado por fazer estas comparações. Um dos vídeos mais completos.
Eu fiz o Genera e o My Heritage. Pela minha experiência, o My Heritage é o mais confiável na parte européia e o Genera na parte africana e americana. O agrupamento Irlandês, Escocês e Galês ocorre porque estes lugares são "nações celtas", ou seja, regiões que possuem mais afinidade genética e sofreram menos influência dos anglo-saxões (germânicos) que invadiram a Grã-Bretanha. Provavelmente este resultado vem de portugueses, principalmente a região norte que possui forte influência céltica. A parte do leste europeu provavelmente é indireta também, pois os visigodos (germânicos) migraram a partir dos Balcãs e se estabeleceram na península Ibérica.
De fato, os três países que eles agruparam têm origens comuns, então talvez seja impossível apresentar um resultado pormenorizado dessa região. Contudo, não sei se esses 5/6% de celta vêm pelos portugueses, pois acabei descobrindo minha linhagem familiar depois de dias de pesquisa e realmente houve um escocês nove gerações antes da minha, nascido em Jedburgh. Há também a possibilidade de ser um pouco dos dois, vai saber... Já o Leste Europeu eu realmente não sei, talvez sua explicação faça sentido. Seus resultados foram similares no Genera e no MyHeritage ou deu muita divergência?
@@KlausSgroi Se a sua ascendência escocesa for apenas este ancestral de nove gerações, a contribuição média dele no seu DNA seria de apenas 0,2% (1/2^9). Teriam que existir contribuições escocesas de outros ramos. Pelo que entendi, a sua ascendência é principalmente ibérica e italiana, então o mais provável é que estas contribuições desconhecidas sejam explicadas pela história de formação destes países, pois os mesmo sofreram influências de várias tribos e povos europeus. A parte do Leste Europeu, por exemplo, pode vir pela proximidade geográfica com a Itália e eventual fluxo gênico no decorrer da história. Quanto aos resultados, eles bateram na questão dos continentes (MH - 84,5% Eur / 8,5% Magreb/ 3,9% Nigéria / 2% América / 1% Ásia - Genera - 86,0% Eur / 8,0% Magreb / 4% Oeste da África / 2% Amazônia). Nas subdivisões continentais ocorreram divergências. Como a minha ascendência é principalmente portuguesa/colonial e o My Heritage me deu 71,6% de contribuição ibérica contra 32% do Genera, deduzo que o primeiro está mais correto. Conforme o Genera aumentou o Banco de Dados, eles atualizaram e elevaram para 53% a parte ibérica, convergindo com o MH.
@@portaldorodrigo893 leste europeu é do Brasil mesmo, vem dos milhões de imigrantes de lá que vieram, muitos judeus inclusive. Brasil tem muito eslavo.
@@Misticaraissa geralmente nos teste genéticos mostram que a pessoa é descendente de judeus principalmente os Ashkenazi a maioria deles vindo do leste europeu eles tem marcadores genéticos bem fortes por causa das várias gerações de casamentos endogamicos e por uma segregação de séculos na Europa.
Ei olhe meus resultados aqui de 2 teste no meu canal por favor
Muito bom! Serviço de utilidade pública super bem explicado. Valeu?
Obrigada por compartilhar suas impressões, estava bem em dúvida. Quero presentear uma pessoa e não sabia qual comprar. Vou optar pelo Genera que, além da sua dica, possui pagamento único. Já o Meu DNA agora tem que assinar para receber o resultado 😮.
Esse vídeo ficou muito bom. Já no início, pelo jeito que você fala, deu pra perceber que é uma pessoa muito inteligente. À medida que fui assistindo, tive certeza.
Agradeço por ter me ensinado a trocar válvula hydra da descarga. Salvou o feriado de uma vovó. Como o comentário do referido vídeo está desativado, resolvi te agradecer em seu vídeo mais recente. Gratidão imensa.❤
Cara, adorei demais vc. Super me interesso pela minha origem tb, principalmente pela extrema falta de informação da minha linhagem, ninguém sabe dizer nada... "... preço engana trouxa ..." 😂🤣😂🤣
Mandei 2 testes (pai e mãe) ao my heritage, 600 reais jogados fora. Como cadastrei no meu login, deu informação cruzada com o meu teste, que já tinha feito, mesmo colocando o nome de pai e de mãe no sistema. Ficaram de devolver o dinheiro, não devolveram, por falta de tempo e paciência deixei pra lá.
Melhor é o 23 and me, quero fazer esse.
Fiz o 23&ME aqui nos EUA, cai no mesmo problema do My Heritage. Ambos não possuem uma boa base de dados para analisar o DNA Brasileiro que é muito miscigenado, sao bons para analisar DNA Germanico.
O Relatório do 23&ME é incrível, mas o resultado é questionável: informou que eu teria 12% de ancestralidade Amerindio (indígena) e 8% Africana, sendo que eles apontaram que meu ancestral africano estaria na minha 5a geração. Contudo eu mappei toda minha arvore genealógica até minha 7a geração e nada de ancestral Africano. A unica certeza é que eu tenho ancestralidade indígena na 6a geração das Tribos Ico-Pequeno e Cariris do Sertão Cearense e Paraibano, fruto de misigecação com Portugueses. Inclusive tenho foto de uma ancestral de 5a geração que seria filha desses ancestrais indigenas e ela tem forte fenotipo indigena e nada de fenotipo africano.
O problema é que essas empresas de DNA estrangeiras como My Heritage e 23&ME apenas possuem mapeamento de DNA Germânico. Quando cai nos ameríndios, ele não tem base de dados para separar e mapear quais tripos americanas esse DNA pertence. Acredito inclusive q tenham feito confusão e mapeado erroneamente o DNA de descendentes de Cafuzos com Caboclos ou Mulatos Brasileiros e juntado tudo como se fosse uma coisa só.
@@hugodls e tu achou um teste que fosse bom, eu queria mapear isso, mas não tenho informação nenhuma, então se lá aparecer q tenho sangue marciano, vou ter q acreditar kkkk como tu tem mais conhecimento sobre sua arvore, se fez mais teste, qual foi o mais preciso?
@@hugodls é muito dificil diferenciar DNA ameríndio, todos os teste de DNA provavelmente não tem uma boa base, provavelmente terá uma base robusta lá para 2050.
Fiz o 23and me e adorei. Os dados são super completos e são atualizados frequentemente
Muito Legal, Klaus! O interessante depois é comparar os testes com a nossa pesquisa genealógica. Pois como não herdamos nosso DNA de forma igual entre todos os nossos ancestrais, pode ser que você tenha mais material genético de uma determinada etnia, mas que a maioria dos seus ancestrais não sejam provenientes daquele lugar! Os dois juntos revelam muitas coisas sobre nossas origens e como você disse sobre quem nós somos!
"Eu acho muito triste vc viver sem saber quem você é" Essa frase foi perfeita! Adorei a review sincera, escolhi o Genera, aproveitei a promoção e comprei o teste, tô bem interessada nos resultados, ainda mais porque grande parte da família não sabe exatamente de onde vieram. Excelente vídeo! 🎉
Chegou seus resultados??
@@elevenn3533 Ainda não, fiz essa semana, acho que vai demorar alguns dias, mas dizem que fica pronto bem antes do prazo, vamos ver 🙏🏽
@@KazekageDona poderia me falar seus resultados quando sair? Tô bem curioso e quero fazer tb kkkkkk
@@elevenn3533 Opa falo sim, tbm tô bastante curiosa kkkk Faz tempo q queria fazer, mas tava mt caro, tava aguardando uma promoção boa kkkkk
@KazekageDona Se puder falar os resultados eu ficaria muito grata, vale a pena comprar?
Amei. Que bom ver um conteúdo tão interessante como ancestralidade genética na prática
❤gostei nastante do video por comparar e dar ideias de tres diferentes avaliacoes.
Vídeo muito bom e sem enrolação
não esperava por essa notificação cara, muito bom.
Acabei escolhendo e fazendo o genera pela sua conclusão!
E qual foi a minha surpresa ao me deparar com um resultado completamente diferente dos relatos familiares... por ter ibéricos em ambos os lados da família (paterno e materno), sempre achei q um teste desse, na porcentagem europeia, iria dar disparado península Ibérica, mas diferente disso, deu disparado Europa Ocidental (Alemanha, França, Holanda, etc) e Ilhas Britânicas.
Chego até a ficar encucado pensando se no laboratório não trocaram minha amostra pela de outra pessoa kkkkk
O resultado saiu ontem (acho q pela quantidade de pedidos estar alta pelo exame ter se popularizado, o prazo tb aumentou... esquece esses 26 dias, comigo demorou 39 dias), mas confesso q ainda tô relutante em aceitar esse resultado, sempre tive pra mim que meu sangue europeu era majoritariamente Ibérico, e no entanto ter apenas 9% foi bem decepcionante.
Uma boa forma de tirar essa dúvida, caso você tenha a disponibilidade, é justamente fazer o que eu fiz. Realizei 3 exames com esse exato objetivo de compará-los e tentar obter um resultado tão preciso quanto possível. Você pode ver que os 3 têm pequenas diferenças, mas nada muito grande que ponha em xeque a confiabilidade dos resultados.
@@KlausSgroi Assim que eu tiver condições de adquirir outro teste, é exatamente isso que farei sim. Não sei como era na época em que vc fez o video, mas a Genera atualmente parece q ta diminuindo muito a qualidade e precisão das análises só pra baratear a vender testes de qualquer jeito. To vendo o pessoal reclamar muito disso atualmente! Pessoas dizendo q os arquivos brutos estão vindo com um tamanho muito reduzido em comparação com oq costumava vir antigamente (de 16MB, parece q reduziram pra 5MB e até mesmo 1,5MB!) Ou seja, a quantidade de linhas de código de DNA q eles estão analisando está diminuindo, estão fazendo análises mais genéricas e superficiais, e isso sem duvidas deve estar afetando a precisão dos testes!
@@Markcy1989 Não sei se é o caso, mas não duvidaria se fosse. A ordem do dia em qualquer empresa atual é baratear os processos pra lucrar mais. Infelizmente, quem perde são os consumidores.
Li em algum lugar que cerca de 50% das pessoas que fazem estes testes genéticos nos EUA descobrem que não são o que pensavam ser, ou seja, são filhos de outros pais. Infidelidade, adoção, nascimentos fora do núcleo familiar e até troca de bebês no hospital são os motivos principais. Saiu uma história incrível de um bebê judeu que foi trocado pelo de um casal irlandês, e cresceu como irlandês enquanto o menino irlandês foi criado como judeu. A história triste tem um final feliz quando após muita pesquisa o engano se esclareceu e os dois meninos, já homens adultos, ganharam uma família de brinde: aquela que deveria ser a deles desde o início. Tudo graças a um exame de DNA.
@@faustobarbuto até algumas décadas atrás, quando uma adolescente engravidava, muitas famílias criavam o bebê como irmão da mãe. Nisso todo o lado paterno era apagado.
Cara sortudo, o único BR que vi a ter resultados mais precisos sem recorrer ao 23&Me
Vou fazer o do Genera pois o MyHeritage não atende mais no Brasil devido à absurda burocracia dos Correios para enviar o kit para os EUA...
Irlandês, escocês e País de Gales fazem parte do mesmo grupo étnico, os povos célticos. Você deve ter pegado provavelmente por meio da ancestralidade do norte de Portugal e Espanha, lugares com intercâmbio genético com eles.
Os celtas estiveram em toda a parte Ocidental da Península. Os gallaeci na Galiza e no norte de Portugal e os celtici no sul de Portugal
Na verdade estudos recentes mostram que os celtas são originários de Portugal e, de lá a grande maioria foram pra Grã-Bretanha
@@wesleydesantanadasilva Não
sei que estudos são esses. Se fosse como dizes a componente celta aparecia em toda a Península, mas essa componente só aparece na parte ocidental da Peninsula, em Espanha não aparece excepto na parte Ocidental. Isso está de acordo com o que os historiadores dizem. Os celtas vieram do centro da Europa para a parte Ocidental da Península, norte e sul
@Erza the Yuri Queen A componente germânica é ainda mais comum em Portugal que a celta devido às invasões germânicas e actualmente já se diz que os lusitanos apesar de terem cultura celta eram germânicos dos Alpes suíços
@Erza the Yuri Queen Assim como a Galiza e o norte de Portugal, que já foram reinos visigodos e suevos, germânicos, e ainda a porção itálica, por meio da ocupação romana, e depois católica, influências fortes nessas regiões.
Comprei hoje o MyHeritage por R$ 259,00.
Não acho que o fato de chegar mais rápido o kit de coleta seja fator de escolha e sim, os resultados que nos dá.
Obrigada por seu vídeo, muito bom.
Obrigado. Em relação à minha preferência, ela se justifica por todos os fatores analisados: preço, tempo de chegada, facilidade do exame, facilidade de envio, tempo de entrega dos resultados, apresentação dos resultados, precisão dos resultados... enfim. Sobre o preço atual do MyHeritage, fico contente que tenham abaixado, pois é um bom teste, mas um tanto inacessível naquele preço do ano passado. Já o meuDNA agora está 1.499, o que vai reduzir drasticamente o número de pessoas que vão fazer esse teste.
Eu penso como vc... parece que foi comprado esse discurso dele! MyHeritage consegue ver judeu sefardita.
@@ricardoacaro1803 Quem me dera eu tivesse ganhado 1 único real só por ter falado "bem" de uma marca e "mal" de outra. É algo facílimo de se fazer, mas minha consciência me impede.
opa, deu problema na hora de envio????-
@@ricardoacaro1803 nao existe dna judeu, eles colocam isso pra agradar um publico
Os Mouros ocuparam a Peninsula Ibérica por 800 anos e dentre esses mouros (árabes) era comum a mescla de brancos, morenos e pretos, sendo talvez desse período a origem genética da África que alguns descendentes ibéricos carreguem. Também comum aos descendentes europeus de maneira geral é ter ancestralidade italiana, já que na antiguidade os romanos dominaram vários daqueles povos e a porção asiática pode ter vindo do primeiro período migratório, da abertura comercial com a China(rota da seda) ou das incursões mongóis pela Europa.
É preciso entender que os testes genéticos de ancestralidade não se limitam a apenas as últimas gerações de um indivíduo, mas sim a comparação do seu material genético com o banco de dados do mapeamento do genoma humano.
Klaus, você é demais! Muitíssimo obrigado pelas informações.
Meu sonho é fazer um teste desses, achei até acessível o preço. Vou fazer sim ♥️♥️♥️
Eu fiz o Genera , e fiquei surpreso com o resultado, meu avô era neto de estrangeiro mas sobrenome não tinha por que o homem era rico ,meu avô só errou na procedência ele falou que era da Calábria mas deu mais húngaro do que italiano mas no resto fez sentido. Realmente o homem mandou muito dinheiro, só que minha bisavó não recebeu e os irmãos dela ficaram com tudo , esse fato aconteceu em 1880.
@@huxleyreis-je6qm tenho uma duvida como esse testee por exemplo se eu for descendente de japones eu posso viajar pro japão ? ou esse teste n serve pra isso
@@erickbarretots4317 Resposta curta: O teste em si não dá direito à cidadania de outro país.
Resposta mais longa ...
Até onde eu saiba, o teste por si só não dá direito à cidadania de outro país. Você precisaria de documentos. Entretanto, mesmo não dando o direito, o teste pode lhe ajudar a encontrar os documentos necessários. Para começar, o teste já vai dar uma noção de você tem mesmo antepassados do país específico. E o teste também pode lhe ajudar a encontrar parentes que você não conhecia e esses parentes podem ajudar a encontrar os documentos necessários. De qualquer forma, o que você precisaria seria de documentos, não do teste, mas o teste pode ajudar a encontrar esses documentos.
@@erickbarretots4317 teste genético não tem nada a ver com nacionalidade, não dá direito a entrar em nenhum país, mesmo porque ele retroage a centenas de milhares de anos, quando os países que são colocados como referência sequer existiam.
Vim reavivar seu sonho, @joelytontorres8925
O meu seguro de vida oferece o serviço da Genera, fantástico!
Enfim, é aquela velha história. Somos filhos de Cadim. Cadim de cada um kkkkkkkk
😂
😂
Sou viking
@@VITÃO11111hm tabom deus nórdico broxa
Klaus se seus anteoassados italianos vieram da Provincia de Salerno, é mais ou menos previsivel que surja o DNA de gregos. O Sul da Italia foi pesadamente colonizado por gregos, antes do Imoerio Romano. Era chamado de Magna Grecia.
Você provavelmente tem origem grega, minha mulher é neta de italianos da Calábria, os avós dela pareciam gregos, inclusive pela forma de falar.
Verdade, o sul da Itália era basicamente uma segunda Grécia. Basta olhar a arquitetura das ruínas gregas que estão lá até hoje.
Interessante! A região da Emília Romana, quais povos antigos a povoaram?
@@ludokatolonc Umbrios, celtas, um pouco de etruscos e depois colônias romanas.
@@Daniel-rl6yx Isso daí é com vocês luso-brasileiros escravagistas. Eu estudo genética populacional há décadas e nunca vi disso. Manda uma fonte se tiver.
Adorei vc! Parabéns pelo vídeo, informação e diversão. Sucesso
Ótima comparação! Valeu pelo vídeo.
Vídeo muito bom! Obrigado por ter gasto seu suado dinheiro por nós! Kkkk
Bora de Genera, algum dia.. Obrigada pelo vídeo rápido, direto, super-útil
Fiz o Genera. O resultado: 40% baiano, 25% marciano, 30% norueguês e 5% carioca
Hahahaha
kkk
Kk
🤦🏻♂️ pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o proprio covid 20
Gostei muito do vídeo. Minha filha sempre quis fazer. Vou optar então pelo GENERA.
Grata pela explanação.
Queria fazer esse teste, mas acho caro. Sou filha adotiva e minha unica solução seria ese teste, pois nao tem vestigios nenhum de onde vim.
Se ainda tiver interesse, eu fiz o teste da Genera e eles disponibilizaram um cupom de 75% no mês do consumidor: GEN-1Z0M8
Espero que consiga alcançar seu objetivo ♥
Ontem (5/11/2024) assisti uma live na internet com um rapaz adotado ,ele fez o teste , descobriu seu pai ,e sua mãe já tem informações do pai sobre a mãe,faça e boa sorte.
Só n é legal a parte q eles fornecem todos os dados pro governo dos EUA
@@patriciapatty1193 Foi bem educada , recebeu amor e carinho? Passou alguma necessidade? Seus pais são os que adotaram mãe e pai é quem cria.Nao se engane já vi muita mãe dando filho , mas ficando com outros quem cria um cria 10
@@matadordeformigas Se pensar dessa forma, você vai ter que parar de usar todas as redes sociais americanas, inclusive o RUclips.
Fiz também o Genera e foi bem legal ver seu video comparando. Valeu
Eu já decidi, vou fazer o myheritage e o genera. Pois sou mulher e o genera não tem exame para família paterna quando o teste é para mulher.
Muito bom video !!! Parabéns pela objetividade nas informaçoes bastante úteis e revantes !!!!❤
Muito top meu irmão
Show adorei esse video,me interesso muito,acho magnífico sabermos nossas origens e esta muito barato!,,,vou fazer
Olá, Klaus. Muito interessante, o seu vídeo. Também fiz o teste nesses 3 mesmos laboratórios. A sua ascendência, galesa, escocesa e irlandesa indica que você é descendente de celtas. Os meus testes acusaram o mesmo. O NORTE da Península Ibérica, antes que os antigos romanos a dominassem, já era habitada por celtas. E assim como os norte ibéricos, os escoceses, os galeses e principalmente os irlandeses compartilham essa mesma origem (celta). Abç.
Que interessante, porque o seu sobrenome é bem íbero-lusitano.
@@lucapellari5985 Olá. Ribeiro de Castro. Ribeiro significa um rio pequeno, pouco caudaloso. E Castro não significa necessariamente o que todos acreditam (castelo). Quando os antigos romanos conquistaram a Península Ibérica (século III a.c), eles perceberam que no norte da Península Ibérica, habitavam populações com hábitos culturais semelhantes. E essas populações moravam em típicas vilas, no alto das montanhas. E predominava o mesmo tipo de arquitetura. Então, os romanos denominaram essas populações de "populações castrejas". Porque viviam em "castros". Hoje, sabe-se que essas populações castrejas tinham forte ancestralidade celta. Essas mesmas populações navegavam pela costa atlântica francesa e por lá, assim como pelas ilhas britânicas e ilha da Irlanda, difundiram sua cultura e descendência. No século IV d.c., quando o império romano entrou em colapso, os bárbaros anglos e saxões invadiram as ilhas britânicas e ilha da Irlanda. Esses bárbaros germânicos subjugaram aquelas populações de origem celta, fundamentalmente, onde, hoje, localiza-se a Inglaterra. Mas na Escócia, País de Gales e Irlanda não houve substituição da população celta pela germânica (anglos e saxões). Então os norte ibéricos, irlandeses, galeses e escoceses têm origem comum. Legal, não? Abç.
Obrigada pelo vídeo. Eu vivo na Europa e fiz boas experiências com o MyHERITAGE. No Brasil, em férias, desejei enviar as amostras de minha mãe, tive igualmente dificuldades no envio. Finalmente tudo foi bem.
Depois de ver o seu video, eu quero fazer o Genera comigo, com meu pai e com minha mãe. Vai ser interessante ver o que herdei de cada lado.
@@erikareed6482 vai boba, vai! Vai descobrir que não é filha do seu pai ou que é adotiva.
Compartilha o resultado com a gente?
@matadordeformigas adoraria! Fiz um exame dos meus pais e avós. Infelizmente não deu pra fazer dos avôs, pois já faleceram. Eu acho que eu deveria fazer um vídeo pra compartilhar tudo que achei e o quão legal isso é! 🙏🏼😆
Muito Incrível eu fiz esse teste e o resultado é muito impactante...bastante emocionante
Quem puder fazer do 23andme, faça. É excelente. Fiz da MeuDna e do Genera tbm,, e upei os resultados pro myheritage. O resultado do MH teve muuuuuita diferença pras outras plataformas - deu um resultado de Europa ocidental (Alemanha/frança/Holanda) q achei bem nada a ver
Também achei o meu do myhritage incompatível com minha árvore genealógica gigantesca que chega lá na 24 geração.
@@danielmu22 Vc testou com outra empresa?
Qual arquivo você colocou no myheritage? Estou tentando colocar o da genera e não consigo
@@danielmu22 já parou pra pensar , que alguém pode ter pulado a cerca nesta gigantesca árvore genealógica. Quanto maior, mais chance
@@coisasqueamo1612 Sim, é muito provavel que tenha acontecido até mais de uma vez, mas tirando os mais recentes que estavam no Brasil, o que pulasse a cerca lá na Alemanha, seria com outro alemão. Até por que na ultima atualização melhorou muito, tava errado mesmo o resultado quando eu fiz este comentário, ficou mais parecido com o que estava no Genera que é compativel.
Valeu!!! Já tinha feito o genera mas achei bem interessante a comparação.
Mais do que saber de onde eu venho, me preocupa é saber para onde esses dados vão além de mim rs.
Isso não me preocupa nem um pouco, pra ser sincero. Até porque, se fosse arriscado alguém pegar seu DNA pra fazer algo contra você, não poderíamos fazer um simples exame de sangue. Um laboratório de análises clínicas pegaria seu código genético contido ali e venderia pra alguma empresa mal intencionada. E aí? Vamos fazer o quê? Deixar de tirar sangue? Não adianta evitar exames de ancestralidade com medo de "venda de dados genéticos" e ir lá na clínica tirar sangue pra ver como está o colesterol. Dá na mesma!
@@KlausSgroi Questão é o custo para esse laboratório fazer isso (afinal eu vou estar pagando alguns reais por um exame de colesterol), montar um banco de dados e arrumar um comprador. Já esses sites de DNA, capaz de ser até um dos core do negócio deles, talvez até o principal.
Tipo farmácias que montam um banco de dados com seu CPF em troca de um desconto duvidoso.
Eu fiz o 23 and Me faz alguns anos, gostei bastante, mas esse só estando nos Estados Unidos. Além da parte de ancestralidade, claro, há informações sobre predisposições a doenças e uma parte bem completa em termos de saúde. Parabéns pelo vídeo!
My heritage recebe o resultado bruto de outros laboratórios e dá acesso a essas informações por um custo pequeno. Na época eu paguei o genera e reaproveitei no my heritage
GEDMatch faz isso de graça
My heritage faz isso de graça
@@WorldSA de graça não, pq vc já pagou pelo teste,
Genera vende teste junto com os dados brutos.
Ou seja, é "de graça".
@@WorldSA zoado isso, os caras literalmente tem seus dados de DNA a LGPD garantem que você pode solicitar eles de graça.
vc conseguiu carregar no site do my heritage ? o meu deu erro dizendo que não lê esse tipo de arquivo :/ do genera
Fiz o genera há quase 3 anos, super fieis os resultados. Recomendo a todos!
Sgroi, um menino humilde, até falou que o canal dele é focado em outras coisas
É bom explicar, pois as pessoas se inscrevem nos canais sem ter ideia alguma do que aquele canal é. Nem dão uma olhada nos outros vídeos para saber do que se trata, aí no futuro vem a frustração...
Meu esposo é europeu , a várias gerações de Portugal e Itália. E no seu exame de DNA m’y héritage , deu 1% de nigeriano. Eu acredito , pois mesmo ele tendo sua árvore genealógica já feita de várias gerações, o país Nigéria a partir da época da colonização migrou muito para outros países inclusive Portugal. Então sim! Mesmo não tendo “ características africanas” sim é possível ter herança genética africana. Tal como houve segundo você herança genética do norte da África por conta da ida dos mouros à península ibérica, podemos também acreditar na África indo pra península ibérica na época colonial, M’y héritage é muito bom e recomendo.
É bem comum esse tipo de porcentagem. Em períodos de escravidão, existiram muitas crianças frutos de estupro, e essas crianças viravam escravas também, e a história se repetia, inclusive existem relatos históricos escritos, que crianças com traços brancos ou quase brancos, eram mais caras no mercado de escravos, principalmente as meninas. Já os meninos mais brancos, eram em sua maioria usados como vendedores de rua, pois eram considerados melhores vendedores mais bem aceitos pelos racistas de m3rda daquela época. Infelizmente acontecia de tudo naqueles tempos, é pouco falado pois é muito cabuloso e degradante. Em resumo, é quase impossível hoje em dia as pessoas do mundo inteiro, não terem traços advindos da áfrica. Até mesmo asiáticos, que eram muito fechados, porém também foram igualmente vitimizados em algum nível.
Os mouros também habitaram regiões da Nigéria, por isso o 1% nigeriano.
Africanos negros não migraram para Portugal na altura da colonização...aliás saiam de África, diretamente para o Brasil, os escravos eram comprados para serem vendidos no Brasil ou para trabalhar diretamente para a coroa portuguesa. A imigração de Africanos para Portugal dá-se após o 25 de Abril de 1974.
Muitos dizem que se o resultado de um grupo étnico der abaixo de 2% não é pra considerar, já que pode ser erro de leitura do dna
qualquer coisa menor que 2% é erro, ponto final
A pessoa precisa estar preparada psicologicamente p descobrir traições de familiares e pré disposição para algumas doenças, não precisa se preocupar, não é uma sentença condenatória.
@@user-xd5ul6sk2x hesitei fazer porque sou meio paranoica com doenças, tenho histórico familiar complicado. No fim resolvi que provavelmente não faria muita diferença, que pelo meu histórico familiar o que iria aparecer eram doenças que eu já imaginava ter tendência (como diabetes tipo 2) e que as coisas mais complicadas da minha família provavelmente envolvem uma combinação complexa e rara de genes, que não iriam aparecer num teste geral desses.
Fiz o teste da genera e foi exatamente como pensei. A doença que tenho mais tendência a desenvolver é diabetes tipo 2, e eu absolutamente já esperava, considerando que meu pai tinha, minhas tias paternas tem, minha avó materna tbm tem, etc.
Confirmou que alguns medos e fragilidades não eram coisa da minha cabeça ou meramente ambiental, comp: 1. Sempre tive medo de ficar obesa, pq meu pai era obeso, e realmente tenho uma chance acima da média disso acontecer, 2. Tenho mais tendência a ter dermatite atópica, sofro com episódios de dermatite atópica desde os vinte e poucos anos, 3. Sempre fui boa em matemática, o exame mostrou que tenho essa tendência, 4. Meus joelhos são problemáticos desde os meus 20 anos, o teste mostrou que tenho tendências a ter problemas nas articulações do joelho.
Tem até mais coisas, mas no fim fiquei muito satisfeita. Até cogito fazer de alga outra empresa se as técnicas/amplitude do teste for diferente/cobrir mais aspectos.
Meu irmão começou a fazer a árvore genealógica da família através de um site.
A minha mãe sempre falava que tinha uma madrasta, logo sempre achamos que o pai dela havia se separado da vovó e arranjado outra mulher
Mas não
Meu irmão achou a certidão de nascimento da neta desse meu “avô”, e ela era poucos anos mais velha que a minha mãe… ou seja, a vovó era amante do infeliz, não esposa
Porém, vivia uma vida com ele em casa, como se fosse esposa, entende ?
Isso explica a minha mãe falar que a madrastra deles maltratavam eles (ela e seus irmãos). Ela devia ter raiva por serem frutos de traição
Você fez qual? @@SaraMGodois
As pessoas estão muito fragilizadas...
Tá sentimental?
Muito legal. Eu vou fazer o genera. Obrigado camarada!
Fino-Escandinávia ou Fenoscândia é um termo geográfico e geológico usado para descrever a península Escandinava, a península de Kola, a região da Carélia e Finlândia. O canal Mar Branco-Báltico separa a Fino-Escandinávia do continente da Rússia.
Inicialmente o termo Fino-Escandinávia foi introduzido em 1898 pelo geólogo finlandês Wilhelm Ramsay para delimitar uma região geológica denominada escudo báltico, que abrange os países Noruega, Suécia, Finlândia e o norte da Dinamarca.
Hoje em dia, o termo Fino-Escandinávia também é usado para descrever o contato histórico e cultural entre os lapões, os povos fínicos, os suecos e noruegueses.
Fino-Escandinávia não inclui, ao contrário dos países nórdicos, a Dinamarca, Islândia, Groenlândia.
Obrigado pelo vídeo, sempre quis uma comparação entre essas marcas brasileiras. Achei intrigante as diferenças nos resultados, então vou juntar dinheiro pra fazer os dois 😅 ( vai demorar ).
Muitoooooo obrigada por esse vídeo 👏🏼👏🏼
Fiz meu dna e genera. Os resultados foram bem diferentes. Meu dna 97% europeu e 3% sul americano (85% peninsula iberica e 9% ilhas britanicas) e o Genera já deu 87% europeu (restante oriente médio e quase nada indígena) e dentro desses 85, metade foi ilhas britânicas e depois itália. Peninsula iberico veio só depois. Bem diferentes os resultados, como o seu
Bem completas as comparações, e a pegada humorística do vídeo veio na medida certa hehe
Amei o vídeo. Obrigada pelos seus esclarecimentos.
Eu pretendo fazer quando tiver grana, mas sobre auto-conhecimento, não creio que altere alguma coisa. Eu sou adotado e minha mãe adotiva dizia que minha mãe biológica era nordestina e meu pai estrangeiro, mas não sabia exatamente de qual estado e país. Eu pensava que se um dia soubesse essa informação que isso promoveria alguma mudança na minha vida e aos 42 anos eu descobri. Minha mãe é sergipana e meu pai argentino. Não mudou nada. Não fez nenhuma diferença...
O teste de DNA poderá ajudar a vc encontrar parentes do seu paí caso vc crie uma árvore genealógica na plataforma Myheritage.
Essa árvore no Myheritage com até 250 pessoas vc não pagará nada
@@AlcyInacio Eu não encontrei meu pai, apenas conheci uma meia-irmã que disse a procedência do meu pai (não fui registrado por ele) e da minha mãe (falecida). Eu vou fazer o teste (quando tiver grana), apenas, não creio que mude nada em relação ao meu autoconhecimento...
@@paulodesouza2757 entendi. Mas com seu teste de DNA + uma árvore no Myheritage vc poderá encontrar parentes do lado materno e até do lado paterno.
Nesta situação o próprio mecanismo de busca do Myheritage procura pessoas, já registradas em árvores genealógicas no Myheritage e que tbm tenham feito esses mesmos testes de DNA.
Se o mecanismo de busca encontrar alguém que bate com seu DNA ele indicará pra vc quem foi encontrado
Eu vou fazer na intenção de encontrar algum parente, tenho 48 anos, fui adotada com 4 meses meus pais ocultaram qualquer pista, era meio que proibido o assunto na família.🥺 Realmente muito triste não saber sua origem.
@@margarethcarecho3806 Para quem não tem informação sobre pais biológicos esse teste é um presente. Eu não tenho informações sobre a minha família paterna, apenas que ele seria argentino, talvez da marinha, talvez se chamasse Oscar, mas não há muita certeza quanto ao nome e profissão. Sinceramente eu tenho a curiosidade sobre a genealogia, mas não tenho interesse por parentes.
Seu rosto é muito semelhante a de muitos italianos 🇮🇹 que vejo por aqui👊🏼
O Genera as vezes atualiza as análises, então pode ter mudada a análise. No meu caso mudou bastante na última atualização. 😊
Vi agora e o meu já mudou um pouco, nada muito expressivo.
Obrigado, Klaus!! Tenho pele morena e aparencia de arabe do marrocos. As pessoas geralmente acham que eu sou arabe ou indiano. Mas na minha familia tem sobrenome italiano, e pasme, ate dinamarques! Proximo mes compro esse teste parcelado rsrs curioso. Minha familia tem um lado africano muito forte, por parte de mae. Se der que minha genetica tem uma porcentagem grande de europeia e arabe e pouca africana do centro-sul nao me surpreendera. Mas seria a confirmaçao de que sou adotado. 😮😮😮 sempre suspeitei haha Obrigado, pelas dicas!! :)
Eu gostei de todos todavia O mais difícil é saber qual que é o verdadeiro porque ele tem alguma semelhança sim mas qual que é o resultado do real qual deles que está realmente certo
Obrigado Klaus pelo seu trabalho e compartilhamento.
Acredito que o mais interessante por detrás deste projeto não é saber exatamente nossa ancestralidade (pois mesmo este trabalho citado faz estimativas a partir dos dados que eles já possuem arquivados unido às coletas realizadas), mas sim que somos todos mesclas de grupos culturais, e isso nos deveria ajudar a sermos como humanos mais tolerantes com as diferenças, nem sempre tão evidente na nossa Pátria Amada tão diversificada, e por isso bela por natureza.
Estes dados de porcentagem não mudam muita coisa no concreto da busca ancestral... o que hoje conhecemos como estados nacionais foram enormes espaços de miscigenação entre povos.
Portugal, Espanha e Itália, por exemplo, tiveram inúmeras invasões, imigrações e mesclas entre grupos tão diferentes e mesmo rivais...
Com todo o respeito e consideração pela proposta, não daria meu DNA facilmente a nenhuma empresa para ser "decifrado" e "arquivado", principalmente em vista da ascensão de grupos intolerantes, marcados por racismos e xenofobias visíveis hoje em dia.
No século XX, se houvesse um arquivo pronto como este das origens teria sido perfeito para aqueles que desejaram o genocídio de nações em vários cantos do planeta (seja na Europa, mas também em outros continentes, onde estes casos nem sempre são bem estudados e aprofundados).
Saber que somos de diversas origens, poderia tirar esta ideia romantizada também da uniformidade que permanece em alguns círculos sociais e mostrar-nos que acima de tudo somos humanos, diversos e codependentes para uma sociedade saudável no âmbito da convivência.
Vou fazer tb. Pelo que eu sei, tenho descendencia italiana e francesa. Muito legal o video.
ascendencia, nao descendencia, descendencia seria o termo para se referir a seus filhos, netos etc...
@@igrejacatolicaromana mas ele pode estar falando que tem descendência mesmo
@eric18993 Fez ?
@MarcosNogueira-sz8ns sim
@MarcosNogueira-sz8ns fez tb? Vai fazer?
Oi, Klaus. Vendo seu vídeo 2 anos após ele ser postado hehe. Eu fiz meu teste pelo Genera e upei os dados brutos no MyHeritage. No geral, as porcentagens dos grupos continentais são até parecidas, mas subdivisões regionais são absurdamente diferentes. Eu sou 53% indígena amazônico, de acordo com a Genera, o que faz total sentido com a região em que nasci e com minha pesquisa genealógica. De acordo com o MyHeritage, sou 65% indígena, mas andino (nada a ver rs). Creio que seja por falta de exemplares amazônicos no banco de dados deles. Agora na parte europeia os dois são totalmente discrepantes. Diz que sou apenas 12% europeu, e da Escandinávia, o que também não faz sentido com minhas características físicas. O Genera diz que sou 39% europeu, o que faz bem, bem mais sentindo. Enfim, acho que para brasileiros, atualmente, com o banco de dados bem mais expandido, o Genera é muito melhor e mais preciso.
Eu fiz o MyHeritage e estou super satisfeita , e não é nada como vc falou. Recebi sim a resposta no meu e-mail
Eu também fiquei satisfeito com o resultado do MyHeritage, mas foi de longe o pior dos 3 quando considerados todos os fatores. Diga-se de passagem, nunca recebi resposta alguma deles (até hoje).
Muito bom! Inscrito! Gostei da camisa!
muito legal!
Excelente explicação
Putz...acho que somos parentes..seu exame genera saiu praticamente igualzinho o meu..😮
Agradeço! Eu estava querendo saber ❤
excelente vídeo! infelizmente o meuDNA está custando 1.499 reais, o que diminui minhas opções
Deram um tiro no pé juntando os testes Origens e Saúde em um só (Premium).
GRATIDÃO!!! ADOREI!!!!!
o meu tem 5% áfrica, 93% europeu e 2% árabe, mas foi quase igual o seu, só muda os números
Ao menos além da boa informação sobre os exames, ele sabe geografia e história 👏🏻❤️🔥
Curiosidade até tenho de saber minha ancestralidade, mas sei que isso é uma forma de mapearem nossos genomas ou DNA´s para desenvolverem patógenos de acordo com aquele grupo genético de forma mais eficiente. Passo
Que?
Dê-me um exemplo de um caso desse, ou seja, de uma doença que você conheça que tenha mirado um grupo genético específico e que você suspeite que seja por "design" (patógeno desenvolvido em laboratório deliberadamente com esse propósito).
@@KlausSgroi c0v1d-19
Que grupo genético você acha que foi "mirado" pelos supostos "designers" da Covid? Que eu saiba, morreu gente de tudo quanto é tipo, exceto as que estavam mais preparadas (em outras palavras, quem cuida da saúde e tinha boa imunidade, eu incluso kkk).
@@KlausSgroi esse foi para matar geral m3smo...
Parabens pelo seu trabalho.
Uauuu vc disse que sua família do sul da Itália é de Salerno...A minha tbm!! Meu pai nasceu lá :)
Que legal. Descobri também que os italianos da minha linhagem paterna vieram da Sicília. Só do lado da minha mãe que vieram de Salerno.
@@KlausSgroi por isso que você tem um percentual de gregos e árabes. A Sicília e Calábria inclusive tem um dialeto bem parecido com o grego. É o caso do meu pai e da família dele que parecem uma mistura de árabes ou judeus mizhari com personagens do poderoso chefão (meu avô de terno poderia fazer o papel do Dom Corleone hehehe)
😮 obrigado foi muito útil estava pensando esse dias qual seria o preço , medo da internet
Eu queria mto fazer, que bom encontrar esse vídeo. Uma pena que eles tenham essas diferenças, agora vou pensar melhor antes de fazer.
Eles têm essas diferenças porque tem bases de dados diferentes.
Em teoria, só a título de explicação: se todos os oito bilhões de habitantes da Terra tivessem o DNA mapeado (e se todos os laboratórios tivessem acesso a esses dados), então os resultados seriam idênticos.
Teriam que ser idênticos!
Recebi meus resultados pela Genera. Gostei muito. É profundo isso que você falou, é triste vivermos sem sabermos das nossas origens.
Fiz o teste, adorei. Tive muito irlandês, escocês e galês. Diversidade é tudo de bom.
My heritage é o
Melhor, sem
Falar na animação do globinho. O banco de dados é o mais apurado e amplo. O lado negativo é a demora muito
O melhoe é o 23&me, o My Heritage é dos menos fiáveis.
@@mollydacostaCaleigh 23&Me só é bom pra europeu e descendente de europeus
@@sassyslayqueenperiodtbitch Estes testes comerciais são bastante falíveis, mas a8nda assim o 23&me adequa-se a todas as populações, é considerado o melhor porque tem uma base de dados muito grande. O my heritage é dos mais fracos. A genética autossomal é mais complexa do que se imagina.
My Heritage é o mais barato, mas está longe de ser o melhor. Resultados das ilhas britânicas (sem ser nos próprios britanicos) são muito comuns em portugueses ou seus descendentes.
Vídeo excelente sempre tive curiosidade
4:39 sua voz nessa parte me lembrou o dublador do peter park
Obrigado entendi certinho.vc e top explica perfeitamente.um abraço de belo horizonte
Ótimo vídeo
Gostei
Achei muito boas suas colocações
Como faso pra comprar eses teste alguém poderia me ajudar no caso eu queria pra poder achar meus 2 irmão se alguém poder me dar informações obrigado
Você só vai encontrar teus dois irmãos se eles também tiverem feito o teste com a mesma empresa. Não é tão fácil como pode parecer.
Eu fiz o meu aqui na Europa, (super barato)na Alemanha pelo myHeritage, graças a esse exame estou encontrando novos familiares que estão aqui na Europa, no US e no Brasil, muito feliz, super recomendo
2:00 Dá pra usar a decodificação feita pelo Genera e carregar na plataforma do MyHeritage e outras de calculadoras genéticas onlines free..
11:29 Eu curto a full..
15:34 HAHAHAH
16:22 Já vi aqui no RUclips o pessoal enviando em tubinho de perfume e na descrição do envio colocou como amostra, algo assim.
show de bola