POR QUE EU ME SINTO INADEQUADO?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024

Комментарии • 262

  • @francieleheldeberg8616
    @francieleheldeberg8616 4 года назад +156

    Esse vídeo me lembrou o conceito de normose: Normose é um conceito de filosofia e medicina holística para se referir a normas, crenças e valores sociais que causam angústia e podem ser fatais, em outras palavras "comportamentos normais de uma sociedade que causam sofrimento e morte". (fonte wikipedia)
    Se sentir inadequado numa sociedade doente provavelmente é sinal de saúde. Inadequados, uni-vos

  • @vitoriadiniz1769
    @vitoriadiniz1769 4 года назад +21

    Eu me sinto inadequada o tempo todo. Nesse caso, por ser uma pessoa esquiva, tímida e fechada. Tenho tentado compreender por que me sinto assim e aceitar como sou, posso tentar melhorar, mas mesmo assim não há nada de errado comigo.

  • @rafazeppelin
    @rafazeppelin 4 года назад +133

    12:04 "Não é preto ou branco, é cinza"
    Ele vestido de cinza entre esses livros pretos e brancos dá um significado massa à fala! Que direção de arte! Hahaha.

    • @elianeamarante8820
      @elianeamarante8820 4 года назад +15

      Altíssimo nível todos os comentários, os questionamentos... Q lindo!!!
      Fico me perguntando como vive aquela pessoa q "só vive" ( se É q está vivo), aquela pessoa q leva sua vida sem questionar nada comportamental, existencial... ela simplesmente vive para adquirir (ou pagar impostos e dividas), falar mal dos parentes e " é feliz"!!! Como assim!?
      Pra mim o lindo da vida do estar vivo é o levantar a cabeça "além da grande manada" e ter estes questionamentos q vejo aqui, por exemplo. Maravilhoso tudo isto!!!

  • @carollima1987
    @carollima1987 4 года назад +98

    Essa idéia de "adequação" é uma construção social e moral muitas vezes perversa que deixa a gente mal demais cara... somos indivíduos com muitas especificidades.

    • @flaviaferreira4288
      @flaviaferreira4288 8 месяцев назад

      Deixa a gente mal, e as vezes deixa a gnt mau também… kkkkk

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. 4 года назад +16

    Gente, lembrando que nem todo mundo que parece adequado aos nossos olhos realmente se sente adequado. Perceber isso me fez desencanar mais da minha sensação de inadequação. Tá todo mundo no mesmo barco e tentando parecer não estar. Quem tá de boa são as pessoas q já fizeram mta terapia e os exibicionistas. De resto tá todo mundo noiado. Haha

    • @alinde1
      @alinde1 Год назад

      Kkkkkk perfeito

  • @gustavoaiolfi2009
    @gustavoaiolfi2009 4 года назад +74

    O personagem do livro "O Estrangeiro" do Camus se enquadra perfeitamente nesse quadro de inadequação, recomendo.

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho Год назад +5

    Nossa "inadequação" é uma das coisas que nos torna únicos ❤

  • @ric1233211
    @ric1233211 4 года назад +28

    Desde que me entendo por gente essa sensação de inadequação me acompanha.

  • @marirodriguesf
    @marirodriguesf 2 года назад +2

    Me sinto totalmente inconveniente. Falo pouco, e quando falo com alguém, a pessoa meio que me ignora, como se eu não importasse em um diálogo. O que bloqueia qualquer vontade de ter interação com outras pessoas.

  • @solmendonca3218
    @solmendonca3218 4 года назад +37

    Obrigada, Manu. Bom te ouvir sobre isso. Serve pra mim de verdade! Eu fui taxada de "sensível demais" por muito tempo. Fui entendendo que o meu excesso de sensibilidade incomodava, até porque expunha a falta de sensibilidade dos outros. Foi um processo doído entender que eu só sou eu por ser como sou. Só depois dos 30, 35 é que passei a enxergar a sensibilidade como uma qualidade. Fui infeliz muito tempo, queria me sentir compreendida, e ficava vulnerável às críticas, às violências, as rejeicões. Me.sentia boba. Tive que romper com pessoas, tive que me reinventar. Ainda sou muito sensível, ainda sou uma inconformada, ainda sofro com o que para muitas pessoas "É normal, é a vida", mas aprendi a me defender, e não entrego mais o meu ouro a qualquer um. Deixar de me sentir uma vitima da minha sensibilidade foi o meu caminho.

  • @julianapmeyer
    @julianapmeyer 4 года назад +38

    Lembrei muito do Gregor, de A metamorfose, do Kafka. Quando sua humanidade é cancelada por existir uma especificidade que não é aceita.

  • @kessiaveras
    @kessiaveras 4 года назад +10

    Quando estava assistindo me lembrei de uma frase do texto "A opnião de um analista sobre mim" da Clarice, no livro Aprendendo a Viver: "Clarice dá tanto aos outros, e no entanto pede licença para existir."
    Gratidão pelo retorno do Dose Diária! ♡

  • @julianeferreira3521
    @julianeferreira3521 4 года назад +125

    Eu me sinto inadequada para me “encaixar” em certos grupos sociais. Eu sempre fui mais introspectiva e sinto q isso é uma característica muito julgada, é como se todo mundo tivesse que ser super comunicativo, engraçado e sorridente o tempo todo, tivesse que falar alto e agitar o rolê. Mas isso é só um detalhe, o que me incomoda msm é não conseguir me sentir conectado e pior, uma sensação que as pessoas não fazem muita questão de me enxergar. Sabe aquela cena em que você está numa sala repleta de gente, todo mundo se conectando e interessados em ouvir uns aos outros e você assiste isso sozinho... tentando ali se enturmar ou falar um pouco mais alto mesmo quando mudam de assunto no meio da sua fala. Aí meio desconcertada, você vai beber seus drinks e dançar, se for o caso.
    Calma gente, não sou uma loba solitária, eu tenho meus grupos de amigos íntimos que troco muita ideia e me me sinto super a vontade sendo eu mesma. Me refiro a grupos sociais que acabam vindo agregados do namorado, por exemplo, ou outras pessoas que você tem que cumprir aquele “protocolo”... e ai me identifiquei muito com o começo do vídeo quando vc fala q a gente vai ficando meio preguiçoso p sair de casa. Eu moro fora do Brasil, meus amigos mesmo quase todos no Brasil... então aqui onde estou acabo sentindo muito essa “barreira” de não me encaixar, não me sentir aceita, me sentir forçando a mim mesma pra ser “vista” no sentido mínimo da palavra. Claro que existe a falta de afinidade talvez... mas isso é uma coisa que tem me incomodado p caramba ultimamente! Sabe quando vc não quer mais simplesmente fingir/forçar pra se encaixar, muita falta de respeito comigo msm. Ainda bem que me viro bem com a solitude✨ Enfim! Desabafei, Manu. Sorry.

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 4 года назад +8

      Ler o seu relato me fez lembrar do que eu vivi há 3 anos no meu intercâmbio. Eu senti o desamparo muito grande, porque as muletas ficaram no Brasil, eu sou muito tímida e fui sozinha, mas tive sorte porque não tive que lidar com pessoas que estavam cagando para mim, explico. Tinha uma amiga minha que teve o azar de ir para um apartamento onde todo mundo estava no final do curso e se preparando para ir embora. Essas pessoas não fizeram o mínimo de esforço para acolhe-la, pq ela era tipo "mais uma estrangeira". Isso é meio triste pq você é objetificado. Eu creio que na sua situação é um misto de desencaixes, porque vc não está no seu país, não é a sua cultura, junta com as suas questões, então esse sentimento é mais aparente mesmo. Mas fica tranquila, tudo vai dar certo e você vai achar os seus laços aí tbm. Não precisa ser a dona da festa, só precisa dos que realmente se importem.

    • @_rad_
      @_rad_ 4 года назад +8

      Ñ finja e nem force mais pra se encaixar, simplesmente. Isso vai te trazer muita paz.

    • @Simone.Lemos.
      @Simone.Lemos. 4 года назад +26

      Oi Juliane! Só pra te colocar uma outra perspectiva... Eu sou uma pessoa que aos olhos dos outros pareço muito sociável, e eu realmente desenvolvi uma habilidade de “simpatia” ao longo da vida. Mas apesar de eu ter essa habilidade, constantemente sinto como se eu estivesse forçando conversas, pq certos encontros sociais pedem isso. Então muitas situações acabam sugando minhas energias, mesmo eu passando “com sucesso” por elas. Eu to falando isso pq às vezes a gte olha os outros e parece q tá tudo acontecendo de um jeito espontâneo, natural e fluido pra todo mundo menos pra gte, mas se for olhar bem de pertinho não é bem assim não. E quanto mais o tempo vai passando, mais a gte vai vendo q é com pouquíssimas pessoas que a gte se sente confortável. Com o resto tem q arregaçar as mangas e ir treinando a simpatia. rsrs Ou não tb. haha

    • @mariajosesantos9381
      @mariajosesantos9381 4 года назад +4

      Eu queria ser mais introspectiva, ficar mais na minha, dar menos opinião mas não consigo.

    • @julianeferreira3521
      @julianeferreira3521 4 года назад +9

      Simone L Bem legal ler isso! Obrigada por me trazer esse outro olhar. :) Acho q a tal da “rejeição” pega tbm, uns ficam ainda mais tímidos e desajeitados e outros acabam desenvolvendo uma simpatia maravilhosa (mesmo que, como vc disse, tenha q haver bastante esforço nisso em certas ocasiões).
      Eu realmente só não quero mais me forçar demais pra encaixar... pq eu vivi uma vida tentando agradar... sendo boazinha... sendo disponível... sendo aquela q tá sempre com um sorriso no rosto... q não quer se impor, não quer dar trabalho, e não quer incomodar, sabe? mas percebi q fazendo tudo isso, eu passo por cima de mim msma... e isso dói. O auto-conhecimento e maturidade nos trazem esse auto-respeito né. Aquele momento q vc ja não se sente obrigada a nada... vc vai e vc faz, se vc realmente quiser. Amém para as sessões de terapia tbm. :)

  • @karinamata
    @karinamata 4 года назад +89

    Bom dia gente...bom dia Manu...a gente logo se prepara pra tomar café junto...é uma rotina q muito me agrada.
    Aconteceu alguma coisa comigo lá no início da vida adulta q despertou um sentimento de "quero passar discretamente por onde quer q eu vá "e agora aos 45 observei q passei tão discreta por tudo, q não fui percebida. Mas os meus pequenos deslizes foram grandemente notados. Ñ dá pra consertar isso...e muito menos mudar como as pessoas rotularam essas coisas. Fazendo um retrocesso maior no tempo, tem as consequências devastadoras da mãe narcisista que mais cedo ou tarde vou me libertar dessa inadequação q veio do "cala a boca, ninguém pediu sua opinião ", "vc não sabe de nada, sai daqui ", "mulher não opina, só obedece"... Essas coisas q algumas progenitoras fazem com os filhos...e a gente cresce com essas falas ecoando na mente, q desaprovam qq expressão q possamos ter.
    Mas a inadequação q me encontro no momento, talvez pela idade...grau de maturidade...bagagem...experiência de vida...é nos relacionamentos afetivos. Me sinto completamente inadequada p um relacionamento. Parece q realmente não me cabe, é tudo apertado e sou desaprovada nas conversas e nas ideias "loucas" ...talvez essa seja a minha peculiaridade e vai ficar tudo bem ja ja...
    É isso gente
    Bjo

    • @glauciacarvalhosena9350
      @glauciacarvalhosena9350 4 года назад +17

      Flor e Manu, se virem esse comentário da Karina Mata façam um vídeo sobre isso. Tenho 24 anos e me sinto extamentente dessa maneira: inadequada para os relacionamentos afetivos.

    • @SERTAONATALIA
      @SERTAONATALIA 4 года назад +7

      reflito muito sobre isso na criação do meu filho
      sinto uma pressão pra tornar as crianças “adequadas” ao ambiente dos adultos
      ficar quietinho, não fazer bagunça, não interromper
      a criança está em um lugar inadequado, e precisa ser controlada
      sinto até hj minha criança interior machucada, pq me sinto até hj inadequada

    • @danielasilveira6147
      @danielasilveira6147 4 года назад +6

      @@SERTAONATALIA oi, Natália! Eu acho que no caso das crianças há uma questão de educação também. De fato, não acho conveniente uma criança interrompendo uma conversa entre adultos, chamando a atenção desnecessariamente, não respeitando as regras da casa dos outros. Eu vejo a inadequação da criança de forma prejudicial quando ela é tolida dentro de casa, quando os pais não a ouvem ou não valorizam o que ela diz etc. Acho que a há uma diferença nesses dois cenários.

    • @gabrielaiumatti4919
      @gabrielaiumatti4919 4 года назад +3

      Karina Mata engraçado vc usar a palavra louca para se descrever, tanto você, como eu, como muitas pessoas que vejo a loucura pode ser descrita como uma coisa boa, ruim e até como justificativa para validar algo. O que tenho observado é que usamos o louco como desviante, mas a verdade é que não existe de fato o desviante, tudo é desejo que não assumimos, necessidades como a que o Manu descreve de ser sensível... qual o contexto de ser sensível? Tem gente menos sensível e mais? E por que não nos adequamos? Sejamos todos loucos então dizendo o quanto somos sensíveis ou grossos nos justificando sempre como loucos a qualidade de sermos só humanos.

    • @karinamata
      @karinamata 4 года назад +5

      @@gabrielaiumatti4919 até as conversas sao "loucas" ...pois derivam dos meus pensamentos sobre as coisas. Eu não me adequo às conversas, aos lugares...nao consigo achar graça do q todos estão achando.
      Eu seria "normal "se pensasse igual ao grupo...
      Qto a inadequação em relacionamentos afetivos...bem...sou rotulada como "louca" pq não controlo, nao tenho ciúmes, não envio msg, não quero saber onde o outro está...e toda essa liberdade soa como loucura e ou desinteresse...maa na verdade , a minha visão sobre relacionamento é completamente pautada no RESPEITO...somente!
      Mas gostei muito do seu positivismo qto a "loucura" .
      Obrigada!

  • @marcoseugenio3746
    @marcoseugenio3746 4 года назад +18

    Penso que, para aceitarmos nossa própria inadequação é preciso enxergar que o mundo é inadequado. E para lidar com a inadequação, é preciso de um certo cinismo. Mas não me refiro ao cinismo em um sentido perverso, mas num sentido crítico.
    Ora, o mundo nos cobra que sejamos adequados e perfeitos, exatamente porque ele não é adequado e perfeito. Assim como somos levados a acreditarmos que somos pecadores, para buscarmos uma santidade que não existe.
    Digo isso, pois penso que não basta aceitarmos nossa inadequação apenas constatando-a como algo natural, como se a ideia de adequação e inadequação não fosse uma ideia construída dentro de uma certa ideologia, cuja leitura da vida, se dá de forma binária.
    É necessário enxergar a inadequação do mundo, sem que ele saiba. O cinismo entra aí. É como se alguém nos contasse uma história mentirosa. Precisamos que essa pessoa acredite que acreditamos em sua mentira. Basta observamos as redes sociais, por exemplo, e, constataremos as ficções que as pessoas vendem como se fossem reais. As fotos que exibem uma aparência de felicidade, escondendo a infelicidade. E as pessoas acreditam que o que vendem como real é real. Ou seja, acreditam na própria mentira.
    Vivemos em meio ao jogo do cinismo e não podemos ser ingênuos diante dele. É preciso ser crítico e cínico para sobreviver.
    Se observarmos e analisarmos o jogo cínico, composto pelas aparências em meio a sua ideologia orquestrada pelos mecanismos estéticos dentro de suas relações de poder, identificaremos que o mundo é mais inadequado do que nós em nossa individualidade. Veremos que no fundo, no fundo, todo mundo está um pouco torto. Apenas tentamos disfarçar pra ver se cabemos na existência.

  • @BeatrizMadureira
    @BeatrizMadureira Год назад +3

    Me sinto inadequada porque as pessoas não gostam da minha alegria de viver

  • @luans.borges7082
    @luans.borges7082 4 года назад +11

    Um copo de café, um cigarro e play….

  • @TheAnaapg
    @TheAnaapg 4 года назад +6

    Esse é um dos sentimentos e sensações que eu mais senti na minha vida. Quando fui em 2018 para Irlanda, nos dois anos que vivi lá eu acabei me encontrando, sentindo a sensação de pertencimento e aceitação. Voltei agora e fazem quase 4 meses que estou de volta as minhas "raízes". E novamente voltei a sentir essa sensação de não pertencimento e inadequação. Voltar pras raízes, pro ambiente onde nunca me senti pertencente e adequada tem sido extremamente desafiador e doloroso. Tenho experienciado muitos sentimentos e emoções diferentes, porque ao contrário de antes, agora eu tenho a lembrança de como é se sentir pertencente a algo, como é se sentir adequado e sentir livre pra se expressar e ser você mesmo na sua mais pura essência. Com isso claramente descobri que ainda estava em processo de autoaceitação e que no fundo eu ainda não me aceito completamente, por isso que todos esses sentimentos voltaram e com maior força. Talvez teoricamente eu até saiba como devo lidar e entendo a origem de toda essa sensação e sentimentos, porém, na prática fica tudo mais difícil.

  • @artemisiana
    @artemisiana 4 года назад +22

    Enquanto adolescente ainda me sentia bem incluída nos grupos. Entrando na vida adulta, diante de relações mais "complicadas" e diversas, me sinto em parte muito inadequada em vários campos. A sensibilidade, e a autocrítica muito presente no meu processo acaba trabalhando contra...

    • @ninabraga
      @ninabraga 4 года назад +4

      Penso assim também! Na adolescência parece que todos estão seguindo o mesmo caminho, mas na vida adulta parece que cada um segue um caminho diferente e eles nunca se encontram, daí gera tanto atrito que para encontrar alguém com caminho parecido é um martírio.... as relações ficaram de fato mais complicadas!

    • @artemisiana
      @artemisiana 4 года назад +5

      @@ninabraga Eu imagino que existam muitos jovens e adolescentes que tenham passado por vários problemas e conflitos logo cedo. Mas eu acho que no geral, enquanto grupo, éramos mais "unidos", ou então menos tóxicos (ou eu posso estar romantizando tudo) ... Vejo um individualismo e egoísmo exacerbado quando passamos a conviver como adultos.

  • @gabrielrodrigues847
    @gabrielrodrigues847 Год назад +1

    Cara foi a melhor explicação que já ouvi sobre inadequação. Acho que a gente foca tanto em ouvir que é estranho que acredita nisso e passa a se sentir estranho também.

  • @bruna387
    @bruna387 4 года назад +25

    Olá, adorei o vídeo! Me identifico muito com o sentimento de inadequação, que é algo que passa também pela minha insegurança. No meu caso me sinto inadequada quando tenho que falar para muitas pessoas ou pessoas que me intimidam por eu as considerar mais inteligentes que eu, pois minha maior questão é se meu discurso será "inteligente " ou interessante o suficiente (o escrever deste pequeno texto já é um disparador dessa questão: será que vao achar o texto inteligente ou interessante?), como se eu precisasse da validação de um terceiro para estar segura do meu discurso, e acho também que isso é causado em parte pela minha comparação com o que eu suponho ideal (esse ideal projetado em pessoas especificas que conheço). Minha questão também é não me achar interessante o suficiente, uma sensação de que no meio da minha fala as pessoas já se cansaram de mim, o que gera também a questão se isto realmente acontece ou é uma construção minha.

    • @lauravalverde2470
      @lauravalverde2470 4 года назад +1

      Bruna Tioma tenho exatamente esse mesmo tipo de insegurança.. quantos comentários pensados mas não falados, escritos mas não enviados rs

    • @renatabalthazar2135
      @renatabalthazar2135 4 года назад

      Parece até que foi eu quem escreveu esse comentário...

  • @Play4Guys
    @Play4Guys 4 года назад +27

    É dificultoso encontrar uma rede de amigos, sinto ser um intruso nesse entrelaçamento de pessoas e convivência, e ser estranho e incomodar é algo angustiante. Por isso, fico preso no meu solipsismo de não lidar com isso, e não buscar companhia ou ajuda do outro.

    • @mauricioalmeida9529
      @mauricioalmeida9529 2 года назад

      Tu mora onde

    • @marirodriguesf
      @marirodriguesf 2 года назад +2

      Comentário de 2 anos atrás, e eu me sinto exatamente assim. Uma pessoa inconveniente, ignorada, e prefiro me guardar sem interação social

    • @danielllegarcia9430
      @danielllegarcia9430 Год назад

      Gente sou igual me adicionem pfvr 31995695532

  • @belisabr123
    @belisabr123 4 года назад +38

    Será q existe gente que se sente em total adequação?! A pessoa perfeita e ideal?

    • @Wolneihdbr
      @Wolneihdbr 4 года назад +5

      A que se dizem adaptadas me assustam haha

    • @gabrielaiumatti4919
      @gabrielaiumatti4919 4 года назад +4

      Bel Albuquerque eu acho meio que impossível pois se todos somos particulares uma adequação quer dizer total igualdade não sendo, assim, possível. 😂😂

  • @luciadefatimabandeiracastr1070
    @luciadefatimabandeiracastr1070 Год назад +2

    Quantos relatos sensíveis!Estou recebendo muita força emocional,para seguir a vida me aceitando com menos culpa.

  • @danyelsimoes6796
    @danyelsimoes6796 4 года назад +2

    A adequação muita das vezes são imposições sociais, que muita das vezes não interagem de forma natural e orgânica com a sua própria alma.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 4 года назад +8

    Sempre me senti inadequada durante quase toda a minha vida. E durante muito tempo pensava que só eu é que me sentia estranha e diferente em muitas situações. Foi através da net e de alguns vídeos como os teus, que eu percebi que não estou sozinha no mundo. Por isso, eu penso que a net pode ser negativa em alguns aspectos, mas também nos mostra um mundo muito mais variado e rico do que aquele com o qual nós convivemos no meio onde circulamos diariamente. Quando nós só conhecíamos as passoas da nossa aldeia, do nosso bairro ou da nossa cidade, a nossa solidão era muito mais pesada. Com o acesso a este mundo global, podemos conhecer pessoas do outro lado do planeta que se identificam mais connosco, do que os nossos vizinhos, os nossos colegas da escola, ou até, a nossa família. Isto pode não resolver a nossa incapacidade de integração nos vários grupos onde, supostamente, gostaríamos de pertencer, mas faz-nos perceber que não somos pessoas horríveis, nem piores do que as outras.

  • @kellygessica
    @kellygessica 4 года назад +2

    Bendita hora que cheguei nesse canal. Manu, que bom ouvir você. Uma das razões que mais me faz ter vontade de fazer terapia é essa sensação de inadequação. Eu já cheguei a escrever pra mim mesma o quanto sentia que estava sempre vendo o que ninguém via, desconectada doa assuntos dos outros, fora da caixinha num sentido negativo, de exclusão. É uma sensação que volta e meia me bate muito forte e que quero aprender a lidar. Assim como a rejeição. Nossa, essa será meu assunto número um na terapia.

  • @vanessamoura5731
    @vanessamoura5731 4 года назад +23

    Acho que isso tem relação com a idealização que fazemos de nós mesmo. Às vezes, exigimos muito de nós e esquecemos que somos imperfeitos e falhos. É muito difícil fugir disso, pois o mundo nos diz o tempo todo que temos que ser melhores e perfeitos sempre. Além disso, é normal nos guiarmos a partir do olhar do outro, como o Manu já explicou em outro vídeo (teoria do espelho do Lacan)...

  • @darlene_ferreira
    @darlene_ferreira 4 года назад +16

    Emanuel, vc arrasou muito nessa fala. Vc me explicou como eu nunca consegui. Vou mandar pra minha psicóloga. O pior olhar pra mim, é o meu mesmo.

  • @juliananascimento6754
    @juliananascimento6754 4 года назад +10

    Que saudade eu estava!
    Já voltou explicando o que eu sinto, mas não conseguia explicar. Acho que p me sentir aceita, sempre performei o que os grupos queriam de mim: a que sempre chega sorrindo, a melhor amiga disposta a ajudar, a profissional que atende o cliente do jeito que ele espera,( qualidade e preço baixo). Manter tudo isso é exaustivo e vez ou outra explodo e ninguém entende nada, já que, não necessariamente, pediram essa demanda, EU é que me ofereci. Sei lá, talvez o sentimento de inadequação desperte o de aceitação...

  • @carollima1987
    @carollima1987 4 года назад +27

    Manu tomando café da manhã com a gente kkk dose diária me faz bem (apesar das crises existenciais que batem as vezes)

  • @gabrielgraca474
    @gabrielgraca474 4 года назад +47

    Sugestão de video: Você poderia falar um pouco mais sobre a culpa pelo desejo. Percebo em vc uma busca por se desconstruir enquanto homem machista, gostaria de saber o que vc pensa sobre a culpa por ser homem, por desejar enquanto homem. Sendo mais específico, sentir culpa pelo desejo que vai até o objeto de desejo, que demonstra seu desejo de forma ativa, sinto isso cono invasivo e ofensivo a mulher, é como se qualquer desejo endereçado a mulher fosse errado, por ser um desejo masculino. A questão é que esta negação do desejo torna pesada e dificultosa a vida kkk, afinal de contas, desejar é fundamental.

    • @cassiofelipe8724
      @cassiofelipe8724 4 года назад

      Ta falando do famoso "me desculpa por ser homem xD?"

    • @giglianneacacio8153
      @giglianneacacio8153 4 года назад +2

      Vc tem todo direito de desejar. Só não seja inconveniente.

    • @cassiofelipe8724
      @cassiofelipe8724 4 года назад +3

      Homem ta usando isso pra parecer desconstruidão e transar mais apenas. Ngm precisa ter vergonha de ser homem, ou não pode desejar, eh soh ter bom senso, e como a moça disse acima, n ser inconveniente.

    • @manuellasilva175
      @manuellasilva175 4 года назад

      @@cassiofelipe8724 kkkkk sim

  • @mariajosesantos9381
    @mariajosesantos9381 4 года назад +2

    Esse inadequado, esse não me sinto parte desse mundo, como isso dói quando a gente está envelhecendo. Cadê a alma gêmea, cadê a melhor amiga? Como não se condenar se quando eu escolho ser eu mesma eu não agrado? Se aceitar pode ser uma saída. Ligar um foda.se é difícil quando a gente precisa dos outros. Estou gostando muito dos seus vídeos. Vc podia fazer um vídeo com dicas de sobrevivência em Brasília onde me sinto mais inadequada ainda. Obrigada.

  • @lorenaaparicio8298
    @lorenaaparicio8298 4 года назад +10

    Esse tem sido um tema recorrente na minha análise, o que tem me levado a pensar sobre as relações que trago para a minha vida. A lógica é: se você se sente inadequado, a tendência é aceitar até mesmo o que não te satisfaz, por achar que isso é tudo o que se pode conseguir. Uma vez meu analista, numa dessas sessões, me disse que essa sensação é uma ilusão (ainda estou tentando desvendar isso rs). Parabens pelo video!

    • @lauragoiaba
      @lauragoiaba 4 года назад +3

      Verdade, sou assim com as minhas amizades. Daí dei um basta e fiquei sozinha, analisei a situação e por enquanto é essa = ou eu aceito amizade merda ou fico sem a amizade de ninguém, não pq eu não mereço mais, mas por algum motivo, não rola.

    • @vikaguerreiro9587
      @vikaguerreiro9587 4 года назад +1

      Laura Tw muito.melhor ficar na minha humilde opinião sem essas amizades...na verdarde as grandes parcerias nos fazem refletir e sair do lugar comum...amizade q n faz a gente crescer e entender nosso lugar no.mundo n tem valor....é apenas mera companhia!

  • @gentilunatica
    @gentilunatica 2 года назад +2

    Meu sentimento de inadequação provém do fato de eu ser espontânea demais, e nesse mundo não cabe isso. É preciso fingir, ser discreto. Só que é muito difícil se moldar, as vezes eu queria simplesmente ficar calada e não ser tão transparentes, a gente fica mais vulnerável tanto a julgamento como as maldades.

    • @kikahsuperafim
      @kikahsuperafim Год назад

      sou igual

    • @mariainesfigueira5558
      @mariainesfigueira5558 Месяц назад

      Me sinto assim também.. e as pessoas dizem que falo demais, mas eu ouço demais também, ate´pela minha profissão, e percebo que ninguém está disposto a escutar, e por isso me sido interrompida na minha fala . Cheguei a conclusão que não vou falar mais e , nem ouvir mais. Me sinto inadequada quando vou falar de mim, sim muito vezes me prolongo, mas ouço desabafos de amigas de horas., e quando vou falar , nem me ouvem por cinco minutos.

  • @adrianaclunardi5153
    @adrianaclunardi5153 4 года назад +36

    Hj é meu aniversário de 43 anos e desde semana passada venho pensando se eu estou sendo adequada pra mim mesma e para os q me importam... fiz minha formação superior toda em universidade pública e hj sou docente e penso será q eu estou entregando de volta pra sociedade tudo q ela investiu em mim, família, amigos e relacionamento idem? Espero q sim... Obrigada pela dose de hj!

    • @karinamata
      @karinamata 4 года назад +5

      Parabéns! !!!
      Parabéns também pelas conquistas e obrigada por nos devolver o q vc acha q nos deve! Eu entendo perfeitamente seu sentimento!
      Obrigada e Parabéns novamente.✨✨✨

    • @JanineSOli
      @JanineSOli 4 года назад +3

      Feliz aniversário, Adriana! Também sou professora universitária e tenho essa mesma preocuoação. Estamos juntas.

    • @le.s.v
      @le.s.v 4 года назад +4

      Feliz aniversário!!! Eu sou uma garota em busca do doutorado para ser futura docente. Juntas somos mais fortes! E com certeza devolvemos para a sociedade o melhor de nós. Aproveite seu dia 🥰🥰

    • @vanessamoura5731
      @vanessamoura5731 4 года назад +3

      Ontem foi meu aniversário e também estou com esse sentimento

    • @alinemelo9371
      @alinemelo9371 4 года назад +5

      Adriana, parabéns! Eu estou no último ano do doutorado e tenho amadurecido muito. Acho que como docente temos que devolver sim, o que achamos melhor e adequado. Ensinar com responsabilidade, incentivar com respeito e orientar com profissionalismo. Infelizmente temos muitos espaços na academia são "insalubres", abusivos e com muito ego e torço pra que cortemos esse ciclo (com certeza muita coisa que chegou a mim como aluna e orientanda não passarei aos demais). Porém, o que é "adequado" pra alguns, talvez não seja pra você. Se envolve muito meu emocional, não vale a pena.

  • @HommerGT
    @HommerGT 4 года назад +5

    Obrigado pelo vídeo, cara. Está me causando muitas reflexões pois me identifiquei bastante, e sinto que estou na segunda parte do processo.
    Sempre tive vergonha da minha sensibilidade alta, e isso me transformou em uma pessoa extremamente tímida, insegura e com baixa auto-estima. Hoje eu já encontrei alguns desses apoios que você citou, o que fez melhorar muito minha saúde mental. Mas infelizmente eu ainda tenho esse "julgamento dos outros" em mim, que faz com que a minha insegurança volte em certos momentos. Porém estou aprendendo a lidar com isso, e uma coisa que está ajudando bastante é ser honesto, ou pelo menos, não mentir. Quando falo de honestidade quero dizer sobre aquela frase clichê "fale o que pense". Parece algo bobo, mas pra quem é inseguro isso é muito difícil. Comecei com pouco, e com o tempo, tá se tornando relativamente mais fácil. Estou começando a gostar mais de mim, me sentindo mais confiante. Acho que quando a gente emula uma persona, uma opinião ou um comportamento só pra agradar aos outros, faz com que a gnt se odeie ainda mais. Talvez, você saiba que isso não é algo saudável de se fazer, mas criou esse hábito pra tentar se encaixar, e isto é difícil de mudar. Por isso comece com pouco, mas diga verdade, e acho que vai começar mais a gostar de você mesmo.

    • @elisavalderano
      @elisavalderano Год назад

      to exatamente na mesma que voce. sempre tive isso, pra nao me sentir estranha e de lado eu me moldei. mas chegou num ponto que nao consigo mais, e eu nem tinha percebido q tava ficando mal por isso. veio tudo de uma vez, e agora to sofrendo pra lidar e mudar isso

  • @gratefulforlife1431
    @gratefulforlife1431 2 года назад

    Impressionante como você fala tudo que tem haver comigo, e acredito que tenha haver com milhões de pessoas!!!! Simplesmente maravilhoso!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🏳️‍🌈 Você é uma benção de Deus para muitos!!!!

  • @marcelbl100
    @marcelbl100 4 года назад +6

    Esse sentimento de inadequação sempre irá existir, afinal somos espíritos vivemos uma experiencia física que nos limita e nunca será completa!

    • @ericksilva1827
      @ericksilva1827 3 года назад

      Sem sombra de dúvidas o melhor comentário sobre esse vídeo , somos almas viventes eu creio , esse nosso mundo mundo é muito material , as pessoas são muito matérias , isso torna isso meio chato , por isso me sinto tão diferente e tão inadequado , isso pq vivo mais meu lado espiritual doque meu lado material , mas tenho que aprender a líder com esse concentimento , pois ainda sofro muito .

  • @carucor
    @carucor 4 года назад +11

    obrigada por ter voltado! que seja saudável pra ti s2

  • @JoaoVitor-ut4qr
    @JoaoVitor-ut4qr 4 года назад +5

    Emanuel, como vc estuda? Tenho a impressão que vc nunca esquece o que aprende, conta o segredo cara. Abraços, adoro os doses diárias.

  • @angelicaandrade7431
    @angelicaandrade7431 4 года назад +5

    acho que a aceitação de si passa também pela crença de que nada é estático, nada NÃO muda... nem mesmo nosso "ideal". esse, inclusive, é o que muda com mais frequência na minha experiência. um dia quero ser mais x e no outro mais y. é mais fácil se apropriar e lidar com pequenos desvios, por exemplo, "putz, hoje eu fui muito desagradável" do que se responsabilizar por um suposto "eu" que é SEMPRE desagradável. pode deixar a vida mais leve. outro ponto é que muitas vezes a inadequação está muito mais ligada a um suposto olhar do outro do que a um olhar do outro de fato. quer dizer... na minha vida pelo menos são raras as pessoas que se sentem à vontade pra me dar um toque sobre minha personalidade ou jeito de agir no mundo, dizer algo que elas acham desagradável ou sei lá. na maior parte das vezes, eu tô mais é criando narrativas na minha cabeça sobre o que elas podem pensar sobre mim, sem nunca confirmar nada... isso gera uma ansiedade e um desgosto muito grande com a gente mesmo, além de, aos poucos, ser internalizado como uma impressão nossa sobre nós mesmos. o que é meu e o que é do outro? o que eu criei na minha cabeça com base no que eu acho, mas não tenho fatos para afirmar? sei lá hahahah e vamos de reflexões às 9h da manhã.

    • @malufreedom
      @malufreedom 4 года назад +1

      Fantastica essa reflexao, obrigada!

    • @angelicaandrade7431
      @angelicaandrade7431 4 года назад

      @@malufreedom aaah que bom que serviu pra vc

  • @flaviocesar4182
    @flaviocesar4182 4 года назад +14

    Vivo numa rotina empresarial que nao estabelece amizades. Essa rotina me consome e eu não consigo cultivar nada fora desse ciclo. Pela primeira vez na vida me sinto assim. Fora de toda as caixas .

    • @priscilaoliveira2902
      @priscilaoliveira2902 4 года назад +3

      Bem-vindo ao clube do "Seja Você Mesmo".

    • @amandabatista9233
      @amandabatista9233 4 года назад

      Vivo isso ! Minha área não me da amigos, e não consigo cultivar nada fora por falta de tempo e infinitas questões

  • @Play4Guys
    @Play4Guys 4 года назад +7

    Esses segundos iniciais marcam minha vida até hoje.

  • @lidimonteiro2568
    @lidimonteiro2568 4 года назад +16

    Ahhh que saudade! Melhor forma de começar o dia! Obrigada Manu por voltar com o Dose Diária!! ❤️🙌🏻

  • @hellenzinha92
    @hellenzinha92 4 года назад +4

    Jesus... salvei este vídeo... vou ter que assisti -lo diversas vezes. Foi feito pra mim! Quem me dera ter acesso a este conteúdo quando era adolescente

  • @gabrielamuniz879
    @gabrielamuniz879 4 года назад +10

    Que felicidade tomar café da manhã com vc de novo Manú ♥️

  • @marciafranca1955
    @marciafranca1955 4 года назад +3

    Sua fala me fez pensar na constante adequação que tenho feito para não me sentir inadequada, para pertencer a algo ou alguém. Estou em processo terapêutico e entender como os valores da minha família/sociedade se projetaram em mim a ponto de eu não me sentir bem comigo foi libertador. Aos poucos consigo distinguir o que tem me feito mal e isso abriu caminhos para entender um pouco mais de mim e seus vídeos tbm contribuem muito.

  • @schmitzbruna94
    @schmitzbruna94 4 года назад +6

    O maior sentimento de inadequação q eu tenho é q eu sou preguiçosa pra estudar, que eu não estudo. A minha infância toda eu não estudava pra prova e tirava a nota mínima pra passar pq eu não via um sentido em tirar 10. Todos meus professores e meus pais ficavam bravos e queriam que eu fosse mais que nem minha irmã, que estudava tanto a ponto de chorar. Dessa forma eu sempre me senti estranha dos outros, meus amigos também estudam pq eu nao quero e nem consigo. Quando eu fui pra primeira faculdade eu mudei totalmente, me sentia muito pra trás e comecei a estudar bastante (eu gostava do assunto e isso ajudava). Ai nessa faculdade eu era conhecida por estudar bastante, fazer grupo de estudos, dar "aulas" pré prova. Mas aí eu troquei de facul e parei de estudar novamente. A primeira faculdade era bem teórica e tinha prova, a segunda tinha muita pratica e trabalho. Ai voltei a me sentir inadequada, sentindo sempre que eu deveria estar fazendo o que todos fazem. Ai agora no trabalho eu continuo nao estudando e não consigo estudar e me sinto super fora do normal pq eu prefiro só fazer as coisas e aprender do que estudar. Ninguém mais me cobra, mas como tá tão enraizado eu nao consigo oarar de me julgar

    • @luizazacarias4483
      @luizazacarias4483 4 года назад

      Isso acontece exatamente comigo. Como fazemos? Você me descreveu.

  • @cadetu9214
    @cadetu9214 4 года назад +3

    Cara sofri um tempo com minha sexualidade, até que me impus, me aceitei da forma que sou, eu tinha duas escolhas sofrer ou fazer minha família sofrer, acredito que não seja egoísmo, mas se for, eu aceito o fardo. A vida passa e a gente vai levando nossas escolhas e as coisas que aprendemos com elas. Quando nos conhecemos em um total e aceitamos até as coisas ruim que temos, a vida se torna mais fácil. Obrigado pelos seus vídeos !

  • @NAZALIMA
    @NAZALIMA 4 года назад +1

    Ola Manu. Adorei a volta da Dose Diaria. Sou uma seguidora que talvez saia da media de pessoas que costumam te acompanhar, mas os assuntos abordados por voce são extremamente pertinente na vida de qualquer um. Esse ponto de inequação, pra mim, veste como luva. Desde que vim morar no exterior, e la se vao vinte anos, comecei a me sentir inadequada nao a uma nova cultura, mas sim aos meus pares, compatriotas que aqui vivem. Sempre fui uma pessoa muito comunicativa, adoro debates sadios, assuntos que enriquecem , experiencias que inspiram, mas o que encontro são pessoas fechadas, e que criticam(inclusive meu marido), meu comportamento no grupo. Frases como "voce fala demais" ou "voce critica tudo" . Enfim isso me angustia, me faz sentir a tal "culpa" por ser assim ....
    Na minha busca de auto conhecimento eu tento achar um grupo, ou alguém que compartilhe a necessidade que eu tenho de discussão (positiva) da vida... Ate agora sem sucesso...
    beijos e continue nos enchendo de "conteúdos apropriados"....

  • @danielasilvasalgado8352
    @danielasilvasalgado8352 2 года назад

    Agradeço pelos vídeos. É notável o quanto você é preparado para tratar dos assuntos. Fala com muita leveza e propriedade ao mesmo tempo. Obrigada e muitas alegrias pra você

  • @psicologalucianacosta
    @psicologalucianacosta 20 дней назад

    Nossa Aragão, você é incrível nas suas explicações. Obrigada!

  • @polyanavasconcelos5724
    @polyanavasconcelos5724 Год назад

    Obrigada pelas palavras...traz um alívio. Só de tomar consciência do que se passa, quais são as neuras que aprisionam a existência, tal qual é, já abre a possibilidade pra vida se dar.

  • @samuelandreis2010
    @samuelandreis2010 4 года назад +1

    Ser inadequado, se sentir fora da roda é algo que convivo desde criança . Parece que quanto mais.pensante, mais inadequado.

  • @paolagalvao4669
    @paolagalvao4669 4 года назад +2

    Primeira pergunta que me vem é "porque quero me sentir pertencente a este grupo específico"? E depois, quem seriam as pessoas mais compatíveis comigo, como elas são? Existem pessoas compatíveis, e no momento em que eu consigo dar espaço pra aceitação de quem eu sou, deixar de me identificar com o que o externo está me dizendo, e acolher o que eu vejo como "ruim" em mim, essas pessoas vão chegar. Acho que o que tem me ajudado no desenvolvimento da autoestima, é principalmente esse entendimento: o que eu vejo de sombra em mim também faz parte de mim, a partir do momento que eu acolho isso e digo,"tá tudo bem, ninguém é perfeito e eu sou um infinito de possibilidades". Inclusive o livre arbítrio me permite desenvolver melhor esse meu lado "ruim", não é porque eu enxerguei isso que eu tenho que ser isso, mas antes eu tenho que entender que isso faz parte de tudo que eu sou. Às vezes os defeitos que vemos em nós são potencialidades também, por exemplo: crianças "hiperativas" que são continuamente chamadas de "pestinhas" (pra usar um termo fofo), e que na verdade são um enorme potencial de criatividade e impulso de ação que pode ser canalizado pra coisas incríveis. Mas acabam tendo suas autoestimas destroçadas por um monte de adultos perdidos, que vivem depressivos e estressados e continuam achando que o caminho que eles percorreram é o melhor.

  • @val7345
    @val7345 4 года назад +2

    Muito bom te ouvir! Me sinto inadequada desde sempre! Sair disso não é fácil, as vozes dos códigos da família, em algumas situações, apesar de anos de análise, ainda me trazem angústia! Pôr que ter medo de ser singular nisso ou naquilo??? Qdo o q é de verdade mesmo é o nosso auto amor! convivermos pra sempre com nós mesmos!!!

  • @velhacores
    @velhacores 4 года назад +4

    Por muito tempo quis seguir e construir uma carreira acadêmica, hj no mestrado, me vejo completamente inadequada, n me indentifico com as pessoas, n concordo com algumas pesquisas e me vejo tendo que abstrair o tempo todo. Ser o cinza têm me cansado.

  • @mikeferreira6194
    @mikeferreira6194 4 года назад +7

    "...não é preto ou branco..."
    E os livros atrás 😁

  • @nelsonaraujosouza3029
    @nelsonaraujosouza3029 2 года назад

    Quando acho que já vi tudo no RUclips tube sempre encontro essas gratas surpresas fico encantado com a forma com que explica os assuntos. tem me ajudado bastante

  • @liegetolfo9933
    @liegetolfo9933 8 месяцев назад +1

    Fala mais sobre esse tema

  • @wandersoncurcino5036
    @wandersoncurcino5036 4 года назад +1

    Quando descobri que poderia resumir tudo isso que eu sentia como inadequação , fiquei bem aliviado. Sempre achei ruim esse situação de isolamento em que me impus, mas talvez ela tenha ganhado um peso maior agora, aos 28. Fico pensando que em grande parte isso se deve a uma expectativa que as pessoas têm de como eu deveria me comportar, porém de outra parte, a minha expectativa de como as pessoas deveriam se comportar comigo. São dois processos que tenho que entender, mas só posso ter controle sobre o segundo .

  • @cassiofelipe8724
    @cassiofelipe8724 4 года назад +2

    Adorei o vídeo Manu. Eu tenho passado por isso a algum tempo. Tenho depressão, e me sinto incapaz de me relacionar, sinto q n tenho saúde emocional e psicológica para ter mais esse compromisso na vida, de uma vida amorosa. Me relacionei com duas pessoas do ano passado pra ca, eram duas pessoas ótimas, mas o final acaba sempre sendo o mesmo, elas se sentem preteridas, sentem q perdi o interesse nelas, por mais que eu alerte, q tenho crises as vezes, e que não queeo ver, falar, ou estar com ngm. Hoje eu desisti... sinto falta de alguem, mas não quero mais fazer as pessoas se sentirem minimizadas, pq me sinto péssimo.... =(

  • @iagoalmeida514
    @iagoalmeida514 2 года назад

    Perfeito, essa questão é muito importante e muitos não tem ideia disso!

  • @yasma5781
    @yasma5781 4 года назад +3

    Dose diaria é tao maravilhoso

  • @draanaritamoura-bemestarma7425
    @draanaritamoura-bemestarma7425 2 года назад

    A sensação de inadequação é péssima, principalmente quando não se encontra muito sentido...

  • @isabelladejesus2150
    @isabelladejesus2150 4 года назад +1

    Acho que esse sentimento de inadequação vem sempre acompanhado de uma solidão, que muitas vezes conseguimos preencher, em parte, através das artes (e aí entra literatura, cinema etc), mas não totalmente. Muito menos através do contato social. Lembro de ter te ouvido falar em algum Dose Diária do ano passado sobre como o olhar do outro nos "inaugura" e de certa forma nos molda como sujeito no mundo. Talvez daí venha essa condenação.
    Enfim, muitas questões... Mas acho que tudo ficaria mais fácil se nos lembrássemos que esses sentimentos são passageiros, assim como os grupos nos quais gostaríamos de nos inserir ao longo da vida.

  • @p.barbara240
    @p.barbara240 3 года назад

    Emanuel muito obrigada por esse conteúdo! Eu precisava muito dele, foi certeiro , essencial! Seus conteúdos são presentes lançados pro mundo !

  • @lidiamoraes3152
    @lidiamoraes3152 4 года назад +1

    Eu sempre me senti inadequada, mas quando era mais nova eu ouviam uito que eu era forte então meu discurso pro mundo sempre foi da auto aceitação e eu sempre tento falar isso para as pessoas ao meu redor. O problema é que comigo mesma eu não me dou essa gentileza, o que acabou me levando para uma depressão, que não estava tão forte mas que agora não me dá vontade de conviver. Eu não sei bem ainda o porquê , mas simplesmente não quero a vida convencional....mas tbm não sei o que quero.

  • @lailabergamim
    @lailabergamim 4 года назад +3

    Isso tem relação com a cultura social excludente que ainda vivenciamos, estamos sempre em busca do pertencimento à determinado grupo, no entanto para isso, temos que seguir as normas deste grupo, que é inflexível e não te aceita com suas preferências pois o "grupo " as determina. Por exemplo, se você é roqueiro, não pode ouvir pagode, não poder fugir à regra.

  • @le.s.v
    @le.s.v 4 года назад +3

    Acordei, peguei o celular, notificação na mesma hora!!! Bom diaaaa

  • @marcosviniciusfonseca9665
    @marcosviniciusfonseca9665 2 года назад

    O difícil é, no meio do processo, vc não desistir achando que tá fazendo errado e perdendo tempo. Se isso acontece, a inadequação piora. Pra mim tá cada dia mais difícil continuar e não desistir. A sensação é de exaustão!!!😔

  • @leonardowanderleydeandrade6124
    @leonardowanderleydeandrade6124 2 года назад

    Cara ...vc me fez um bem enorme ao mudar meu olhar para outro ponto . obg vou pensar meditar sobre essa palavra durante os prox dias .

  • @Elinara1
    @Elinara1 4 года назад +1

    Essa inadequação tem muito em "A Metamorfose", Kafka. O processo de alienação do personagem é doloroso. Quem já passou por isso, se identifica muito!

  • @cleciopegasus
    @cleciopegasus 4 года назад

    Algo difícil é perceber se o discurso do outro tem o objetivo de nos colocar num lugar de inadequação (seja isso uma estratégia ou uma atitude que beira o inconsciente) ou se nós projetamos nossa sensação de inadequação no discurso do outro. Vale a pena explorar a fronteira entre esses dois tipos de inadequação pra não se deixar levar pela tentação do isolacionismo.

  • @anamorelli187
    @anamorelli187 4 года назад

    Como eu amo as conversas profundas dos comentários! Dá vontade de tomar café da tarde com todos vocês hahaha.

  • @adriellemaria8657
    @adriellemaria8657 2 года назад

    Se perceba, mas sem se demonizar, se condenar. Não se julgue, procure se entender.

  • @arturbragalima
    @arturbragalima 3 года назад

    Já tive uma psicóloga que me fazia sentir constantemente inadequado. Foram 2 anos muito duros onde eu pouco progredi, e apenas consegui me livrar dessa relação por falta de dinheiro.

  • @niceiasousa9825
    @niceiasousa9825 4 года назад +1

    Penso que a necessidade de aprovação caminha lado a lado com o sentimento de inadequação em alguns casos. Quando o sujeito se percebe inadequado, é possível que ele tente aparentar ter algo que não tem para que os outros o vejam como adequado. Nesse sentido, é evidente que o desejo fica sem ser olhado, percebido ou reconhecido.
    Vejo as drogas (licitas e ilícitas) assumindo o papel "ajudar" o sujeito a chegar mais próximo do seu ideal ou ate mesmo na tentativa de fugir desse conflito todo.

  • @oberdancampelo3067
    @oberdancampelo3067 4 года назад +1

    Amo essa voz essa forma de falar desculpa Florzinha amo vcs❤

  • @abnerbrayan
    @abnerbrayan 4 года назад

    Manu, apesar de ser novo (com meus 20 anos) passei por isso de maneira muito forte. Nasci em família evangélica e com o tempo me entendi como bissexual e foi aí que essa inadequação entrou. A igreja falando que era errado o que eu sentia. Pessoas dizendo que bissexual não existia. E eu me criticando isso. Não me enxergava fora da igreja, mas não me cabia mais dentro dela. E foi saindo da casa dos meus pais e realmente estando com “semelhantes” que comecei a aceitar essa minha especificidade, minha diferença, na qual não existe certo ou errado. Além do meu antigo psicanalista que me ajudou demais. E não tem ideia do quanto seus vídeos me ajudou para isso também, para me entender. Não só sexualmente, mas sim procurando entender meus desejos. Como disse há uns vídeos atrás, entender a diferença do “reconhecimento do desejo e o desejo do reconhecimento”. Hoje, acredito que se sentir adequado é entender se você está querendo estar onde está porque deseja ser reconhecido da forma que esperam ou se você vai passar a ter esse próprio reconhecimento de si mesmo, independente do seu círculo social/família espera. Entender seus desejos e suas diferenças sem ser necessariamente erro. Adoro seus vídeos! Abraço pra você e pra Flor! ❤️

  • @aluitorio
    @aluitorio 4 года назад +5

    Esse vídeo é uma revisão da sessão de terapia que eu tive ontem. Estou um pouco curioso pela coincidência...

    • @SERTAONATALIA
      @SERTAONATALIA 4 года назад +2

      vai ser o tema da minha próxima sessão kkk

  • @carlamanso6479
    @carlamanso6479 4 года назад

    Ser inadequado é a melhor coisa do mundo!!!! Grandes mestres e pessoas extraordinárias foram extremamente inadequados. Todos q saem da caixa conseguem acessar algo além do comum. Então, q sejamos todos inadequados.

  • @stephanieraposo7634
    @stephanieraposo7634 4 года назад +1

    Manu, você poderia falar um dia sobre a síndrome do impostor ?! Já passou por isso ?Obrigada.

  • @SintiaSchio
    @SintiaSchio 4 года назад

    Me identifiquei muito ... Eu tenho esses risos inadequados, como o Joker, e me sinto exausta após situações sociais. Gosto da companhia de pessoas próximas, mas poucas por vez. Os animais são os únicos que não me sugam energia, pois com eles não há julgamentos.🤗 Obrigada pelo vídeo!

  • @ruanfernando
    @ruanfernando 4 года назад +1

    Muito bom! Tenho passado por esse processo, meio que inconsciente de tudo isso que você falou, e agora tenho tido espasmos, toda vez que penso em algo "errado", principalmente relacionado ao trabalho, que é onde mais me sinto incompetente, incapaz. Da primeira vez estavam bem intensos, comentei com a minha terapeuta e pararam (acho que vi um video em que você comentou sobre uma paciente do Freud assim), mas agora voltaram em menor intensidade. Acho muito interessante, toda vez que tenho, refletir sobre as causas dele, por exemplo, uma colega comentou que fulano era um ótimo empregado porque não mexia no celular. Como uso muito (como procrastinação mesmo já que sinto que não sei o que estou fazendo), tive um espasmo haha. Hoje até me divirto com eles, apesar de estar um pouco preocupado, pois sei que terei que passar por todo um entendimento das origens para que eles parem.

  • @sofia1671
    @sofia1671 4 года назад +1

    Eu gosto,. particularmente , do conceito de Tipos pscilogicos do Jung. Extrovertido/ Introvertido. Além disso , as funções.
    Esse processo que parece normatizado, não é. Ele me ajuda nisso que tu fala, não anular a humanidade.

  • @gabrielgraca474
    @gabrielgraca474 4 года назад +2

    Começando bem o dia

  • @beatrixcorrea
    @beatrixcorrea 4 года назад

    Que saudades que eu estava do dose diária! A musica de introdução ate aquece o coração 😍

  • @101089able
    @101089able 4 года назад

    Me sinto inadequada até dentro da minha própria família! Mas tudo isso, às vezes, está dentro muito mais da minha mente!!

  • @barbaramoraes8459
    @barbaramoraes8459 3 года назад

    sinto-me profundamente inadequada e acho isso ótimo. aliás, existe alguém que seja adequado? acredito que somos todos inadequados. nunca correspondemos, imediatamente e simultaneamente, às expectativas das esferas social, familiar e subjetivas. cada dia mais, entendo e acolho minha inadequação como condição humana estruturante.

  • @sayonaramelo9410
    @sayonaramelo9410 4 года назад +2

    Aff Manu, que surpresa boa logo no café da manhã! Conheci o Dose Diária com ele terminando, então tô vivendo pela primeira vez a emoção de um episódio novo!!

  • @lucadacruz3479
    @lucadacruz3479 4 года назад

    Gracias por este video Emanuel. Estoy encontrando contenidos increíbles en este canal. Gracias, de verdad.

  • @marinaw8899
    @marinaw8899 4 года назад

    Nem sempre podemos nos livrar da inadequação , que é a palavra chave da bipolaridade.

  • @paulinhareis93
    @paulinhareis93 4 года назад

    Estou convicta de que você fez esse vídeo para mim hahaha

  • @mountsinai_
    @mountsinai_ 4 года назад +1

    obrigada pelo video, manu! me identifiquei muito com o que falasse pq passei minha vida toda me sentindo inadequada, e agora to num processo de aceitar minhas especificidades, que ta sendo bom mas confuso. eu tenho dificuldade em distinguir o que eu quero mudar por vontade propria mesmo ou por ainda ter na minha cabeça o peso do julgamento do outro. isso entra na questao dos outros videos sobre entender o proprio desejo, que pra mim eh quase impossivel...

  • @albas720
    @albas720 4 года назад +1

    Que bom que voltou o dose diária. Reflexão saudável toda manhã.

  • @cinthiaals
    @cinthiaals 4 года назад

    Que alegria que o dose diária voltou! 😍😍😍

  • @anacarolinavettorettinicol8167
    @anacarolinavettorettinicol8167 4 года назад

    Oi, Manu! Seria maravilhoso se tu transformasse esses vídeos em podcast. ❤️ Nem sempre consigo deixar o RUclips aberto e não queria perder nenhum Dose Diária.

  • @giselleevangelista9054
    @giselleevangelista9054 4 года назад

    Ótimo vídeo!! Como é importante se perdoar e não carregar a culpa pelo sentimento de inadequação.
    Obrigada Manu!!