Idealismo x Materialismo Histórico-Dialético | Marx e Hegel

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 авг 2023
  • Idealismo e materialismo são correntes filosóficas que dão base para a interpretação da realidade. Todos temos formas de pensar que se enquadram numa dessas perspectivas e compreendê-las é fundamental, inclusive para um processo de autoconhecimento. Por que as pessoas encaram a vida e a realidade de forma tão diferentes umas da outras? O que faz alguns serem religiosos e supersticiosos e outros ateus e céticos. Quais as diferenças nas bases do pensamento religioso e do pensamento científico?

Комментарии • 17

  • @aceleracionistanoturno
    @aceleracionistanoturno 6 месяцев назад +12

    Cara, os seus vídeos conseguem explicar as coisas de uma forma que nenhum outro vídeo que eu vi sobre temas relacionados, consegue. Isso é impressionante. Material realmente didático. Meus parabéns.
    Difícil saber quem está certo entre Hegel e Marx... A verdade é que, de modo geral, ambos parecem estar certos. Minha opinião pessoal é a de que Marx chega mais próximo da verdade, do que Hegel em seu idealismo dialético.
    Tem muita verdade no que Marx diz sobre o fato da mentalidade das pessoas serem afetadas pelo meio, pelas relações socioeconômicas. Faz todo o sentido.
    - Alguém que nasceu em um ambiente desfavorecido economicamente falando, tem uma visão de mundo quase que totalmente, senão totalmente voltada ao materialismo, pois sempre precisam estar em constante luta por sobrevivência. Não sobrando tempo para pensamentos mais elevados.
    - Enquanto aquele felizardo que nasceu em condições econômicas favoráveis, em outras palavras, rico, vai com toda certeza emitir pensamentos e ideais que corroboram com a prosperidade e abundância de sua vida, pois foi no meio disso que ele sempre viveu. - Ou seja, abundância material, que gera mais conforto para o idealismo. (por isso que disse que Marx chega mais próximo da verdade, nesse ponto.)
    Portanto, para o idealista, que em uma analise mais fria, seriam as pessoas abastadas do material, só resta o idealismo como forma de explicar as verdades. Enquanto que, para o materialista, que também em uma análise mais fria, seriam as pessoas carentes do material, só resta o materialismo como forma de explicar as verdades.

  • @TonyAlves
    @TonyAlves 4 месяца назад +4

    nunca vi algo tao didatico! parabéns!

  • @MarceloNeurocienciaFilosofia
    @MarceloNeurocienciaFilosofia 11 месяцев назад +5

    Muito obrigado pelos conteúdos apresentados, amigo. Tenho utilizado nas aulas do ensino médio. Parabéns!!!

  • @GabrielSouza-pb8vv
    @GabrielSouza-pb8vv 10 месяцев назад +4

    Nossa, que vídeo didático!. sua explicação é excelente!

  • @slbrummelo
    @slbrummelo 11 месяцев назад +9

    Como diria filósofo Piton, discípulo nada mais nada menos do que Karl Marx:

  • @maisumusuario223
    @maisumusuario223 11 месяцев назад +6

    muito bom vídeo
    karl marx❤

  • @SamukaHernandes
    @SamukaHernandes 9 месяцев назад +5

    Mateus 11:28 “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. 30 Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”.

  • @LucasSilva-kh3gm
    @LucasSilva-kh3gm 6 месяцев назад +2

    vídeo bacana, mas contem pequenos erros, como por exemplo quando fala da transição do feudalismo para o capitalismo, a classe emergente era a burguesa, e não o proletário.

    • @ConceitoIlustrado
      @ConceitoIlustrado  6 месяцев назад +7

      Está correto o vídeo.
      No feudalismo as classes sociais eram: clero, nobreza e servos. Um dos motivos da mudança para o capitalismo foi a expansão e consolidação do proletariado, aqueles que recebiam dinheiro pelo seu trabalho e eram livres, o que diferia dos servos, que não eram livres e não recebiam "salário".
      Isso foi quebrando a ordem vigente do feudalismo: os nobres queriam trabalhadores servos, mas agora emergiu o proletário que se opunha a isso.
      A burguesia também emergiu para a decadência do feudalismo, mas na parte vídeo do vídeo em questão eu falo da classe dominada que emergiu: proletários.