Pra revalidar, você precisa ir no site “ciep”, dispositivo “enic narif” e mandar a papelada que eles pedem. Custa 70 euros (de memória) e você também vai precisar de tradução juramentada (na França). Pra você poder prestar concurso você tem que ser europeu ou ter uma autorização de estadia aqui pra fazer os concursos do ensino privado. O ideal é vir com visto de estudante e ir se informando aqui mesmo. Bem mais facil. Va no site do Campus France e procure os mestrados que te interessem.
Professor Ramir, é um prazer te encontrado o seu canal. Estou pesquisando algum curso de graduação para fazer com a intenção em morar na França daqui há uns 5 anos. A minha área é aviação, sou comissária de bordo e me aposento daqui a 5anos. Tenho 45 anos. Se o senhor puder me ajudar com alguns esclarecimentos. Por exemplo, qual seria uma graduação que o senhor sugere ? Eu sou totalmente de humanas. Na próxima segunda feira irei a uma feira de estudantes aqui no Brasil onde terei contato com universidade da França. Eu penso em me dedicar a literatura, é uma boa área de trabalho na França? Sempre fomentei em mim esse desejo de envelhecer na França após a minha aposentadoria. Bom o texto ficou enorme, desculpe-me, se o senhor puder me dar alguma dica, o que eu posso perguntar na feira? Qual é uma boa área aí na França que seja mais demandante para eu estudar, enfim...grata desde já.
Cara… eu só posso falar com certeza da minha área. Ensino eles tão abrindo muita vaga pra titular (e, por conseguinte, pra professor substituto) no país inteiro porque eles tem dificuldade em contratar. Se você vier pra estudar letras, seria pra dar aula de francês língua materna. O nível de francês tem que ser bem alto (mas dá. Conheço estrangeiros que fazem). A parte ensino, toda a área de humanas é difícil aqui porque tem muita gente com esse tipo de diploma. O que tem tendência a pagar bem, é tudo que é diploma pra você ser corretora de seguros… como em qualquer lugar: a área de exatas… Eu não sei se você poderia ser comissária aqui. Talvez sim. Você tem papelada europeia? Esse é um assunto importante e que pode ser complexo pra resolver.
Olá, Ramir! Muito obrigada por todos os seus vídeos! Gostaria de pedir ajuda, pois não sei por onde começar: moro em Roraima (Boa Vista) e tenho pensado em fazer um intercâmbio na Guiana Francesa (e Inglesa tbm) para estudar os respectivos idiomas, mas estou com dificuldades de encontrar informações confiáveis e atualizadas sobre tudo isso. Alguém poderia me ajudar? Desde já, agradeço! ♥️🌎
Pra intercâmbio na Guiana Francesa, a regra é a mesma que pra França. Isso você tem que ver com o CAMPUS FRANCE. Eles que reagrupam essa parte de trâmite pra quem vem com visto de estudante.
Primeiro canal que achei que fala sobre nós da área da licenciatura na França 🙏🏼 Obrigada. Sou pedagoga, vou fazer meu Master na França, mas gostaria de fazer minha carreira como professora aí. É difícil encontrar alguém que fale desse percurso. Vou aproveitar suas dicas. Depois do Master, sendo estrangeira, é difícil conseguir um CDI como professora?
Oi Ana, A principio, os cargos de professor são destinados aos concursados. Você sendo professora substituta, você vai ter no máximo CDDs renováveis de 1 ano. Infelizmente é uma regra atualmente na educação nacional. Se você conseguir ter seis contratos de um ano, o seu sétimo vai ser um CDI de direito público. Sinceramente é melhor fazer o concurso assim que você puder. Ou o concurso externo, ou o concurso interno que é maus simples depois de três contratos anuais (basta você fazer pelo menos uma parte de 3 anos letivos). Você sendo estrangeira, você pode prestar o concurso externo do ensino privado (enseignement privé sous contrat) ou depois dos três anos de serviço, o concurso interno do ensino privado (que é aberto pra estrangeiros de fora da União Europeia). O que eu aconselho fazer, porém, é se naturalizar assim que der e prestar os concursos do ensino público (11% melhor salário). O ensino privado tem outras vantagens (as vezes é mais simples você estabilizar numa vaga, as transferências também são menos loucas quando você é efetivo). Você tem informações gerais sobre os concursos e o trabalho de professor: www.devenirenseignant.gouv.fr E aqui você lê alguma coisa sobre a principal rede de ensino privado (enseignement privé sous contrat d’association avec l’Etat: uma coisa que não existe no Brasil. É ensino privado, mas seu salário quem paga é o Estado). O ensino católico: enseignement-catholique.fr
Meus cumprimetos. Desde Assuncao Paraguai. Desculpa uma pergunta. Vc falo que na guiana e mais complicado na faculdade. Gostaria de fazer um mestrado na universidade de guiane em sociedad e multiculturalidade
Ramir boa tarde! Meus parabéns pelo o canal, eu sou recente nele, mas achei muito interessante seus comentários a respeito da Guiana Francesa. Olha eu vi um dos seus comentários sobre a Guiana acerca de professor, bem, indo direto ao assunto, você pode me dizer ou me indicar como é o setor químico da Guiana Francesa? Onde eu possa pegar informações a respeito? Eu sou professor e técnico em química e estou estudando francês há um tempinho, há tempo eu estudava francês mas parei, contudo aos poucos estou voltando a estudar novamente, você poderia me informar a respeito já que você está aí se não for incômodo?
Eu só posso falar da parte de professor. A outra, não sei. Pra você poder exercer aqui como professor temporário você tem que ter alguma autorização de estadia (visto de trabalho, passaporte Europeu). O resto é só você se candidatar direto no “Rectorat” (Académie de Créteil) pra ter uma entrevista com um inspetor e você pode ser professor temporário. O francês também é pré-requisito. A maneira menos complexa é você vir com visto de estudante estando inscrito em um mestrado na Guiana e já pegar algumas horas como professor temporário. Pra ver como vir como estudante, você tem que consultar o site do Campus France.
Boa tarde! Só por coriusidade! Tem bastante música ao vivo em Caiene ou outra cidade como na da estação espacial? Quantos euros em média um músico ganha por se apresentar em um pub ou restaurante.Digamos assim que seja violão e voz ou piano e voz?
O concurso é difícil mas tem pouca concorrência porque é uma profissão difícil. Tem campo sim. O concurso que você tem que fazer se chama CRPE. Pra fazer você precisa ser europeia ou ter uma autorização de estadia aqui que dê direito ao trabalho. O melhor a fazer é vir como estudante num mestrado e ir procurando vaga de professor substituto pra ir aprendendo. Veja no site do Campus France pra você vir como estudante.
Oi Ana Paula! Existem algumas possibilidades: 1. Se você não tem nacionalidade europeia, você pode fazer o concurso do ensino privado, que é exatamente o mesmo do público, só há uma diferença no salário (em média 11% a menos) e você só tem acesso aos estabelecimentos privados católicos, laicos ou de outras religiões. Dependendo da região onde você esteja (Bretanha ou Alsácia, por exemplo) tem mais vaga no ensino privado. O concurso do ensino privado é o CAFEP-CAPES ou CAER. 2. Se você quiser fazer o concurso do público sem a nacionalidade, você pode entrar com o pedido de nacionalidade (tendo o requisito, evidentemente) e se inscrever no concurso assim mesmo. Eles dão prioridade pra quem se inscreve em concurso. -> A inscrição dos concursos é agora, se inscreva! As informações oficiais estão aqui. É até dia 9. Vai na fé! www.devenirenseignant.gouv.fr/inscrivez-vous-aux-concours-de-recrutement-d-enseignants-1061?gclsrc=aw.ds&gbraid=0AAAAADokOx0z63uYbP_URAW5qLrkuG1gg&gclid=Cj0KCQjwqP2pBhDMARIsAJQ0CzqJr_jTifoDZje2gjQ5lUnaHG-yBBpcy6JROdCDMcjzWWBscKd9PAkaAgMwEALw_wcB&gclsrc=aw.ds&adfcd=1698704533.PWYHK3Z0FE2j_5TGzc2aQg.Mjg2NzM2MCwxOTEzMzMx
Tem muitíssimo mais vagas em inglês, português existe. Você pode tentar as duas matérias de boa. Você sendo professora substituta, o salário é em torno de 1700€ (você tendo carga horária completa). Passando o concurso, no segundo ano você já tá em 1800/1900 mas dá uma travada em 2000 depois. Praticamente não sobe mais.
Estabilidade, tem, igual no Brasil. Agora ser bem pago… é relativo. Depende muito da profissão em si e do que a gente considera bem pago. Em começo de carreira sempre é apertado.
Obrigado pela sua volta camarada,e parabéns pelo concurso. Pretendo ir para Guiana próximo ano,eu tenho só o ensino médio e tenho experiência em panificação (padaria para ser exato) e minha esposa é formada em pedagogia,porém temos filho,você acha que um de nós dois tem chance de se empregar na Guiana,ou se eu posso vender salgados na rua para me manter? Se responder,eu agradeço muito!
O importante, que seja na França metropolitana ou Guiana é você saber uma profissão. Os diplomas profissionalizantes tipo SESC SENAI são super úteis. As vezes até mais que diploma universitário.
@@Ramir_Almeida obrigado por responder,agradeço muito,estou organizando a papelada,sobre as profissões,consigo os diplomas. Estou juntando um dinheiro também,se Deus permitir que eu vá,pretendo morar em Caiena ou Korou.
@@Ramir_Almeida tipo assim tô querendo muito ir para Guiana francesa, mais tô achando muito difícil muita burocracia, aqui no Brasil eu tenho o ensino médio completo. Caso eu for para Guiana, como provar a minha escolaridade ?
@@lucaspositividade3776 olha, o ensino médio sozinho não serve pra muita coisa. Você indo, faça o procedimento « validation de diplômes étrangers » no site do ciep.fr que e o único oficial. Recomendo você ir pra se inscrever na faculdade ou em algum centro de formação pra conseguir um diploma ou certificado de alguma coisa. Não tem como você estudar alguma coisa no Brasil mesmo? O que você gosta? Indo como diploma ou certificado é bem mais fácil se empregar. Os diplomas brasileiros são bem aceitos. Você tem alguma nacionalidade europeia?
Lega que está voltando com o canal!!
Opa. Gostei do nome!
agora EU moro do brazil
😎 em qual cidade?
Apareceu o vídeo sobre a Guiana e gostei e entrei no canal
O qur e necessário para ser professor na França?
Como revalidar o diploma?
Pra revalidar, você precisa ir no site “ciep”, dispositivo “enic narif” e mandar a papelada que eles pedem. Custa 70 euros (de memória) e você também vai precisar de tradução juramentada (na França).
Pra você poder prestar concurso você tem que ser europeu ou ter uma autorização de estadia aqui pra fazer os concursos do ensino privado. O ideal é vir com visto de estudante e ir se informando aqui mesmo. Bem mais facil.
Va no site do Campus France e procure os mestrados que te interessem.
@@Ramir_Almeida Muito obrigado.
oooou sdds!
Vamos voltando!!!
Professor, tem concurso para operador de máquinas pesadas na guiana francesa ?
Olá ramir você tem algum contato .
oi senhor
como EU vai de France guiana??
Bon courage professeur.
J’en aurai bien besoin, merci 🙏🧐🥳
Pow cara saudades de seus videos
Estou voltando com calma mas com certeza!
Professor Ramir, é um prazer te encontrado o seu canal. Estou pesquisando algum curso de graduação para fazer com a intenção em morar na França daqui há uns 5 anos. A minha área é aviação, sou comissária de bordo e me aposento daqui a 5anos. Tenho 45 anos. Se o senhor puder me ajudar com alguns esclarecimentos. Por exemplo, qual seria uma graduação que o senhor sugere ? Eu sou totalmente de humanas. Na próxima segunda feira irei a uma feira de estudantes aqui no Brasil onde terei contato com universidade da França. Eu penso em me dedicar a literatura, é uma boa área de trabalho na França? Sempre fomentei em mim esse desejo de envelhecer na França após a minha aposentadoria. Bom o texto ficou enorme, desculpe-me, se o senhor puder me dar alguma dica, o que eu posso perguntar na feira? Qual é uma boa área aí na França que seja mais demandante para eu estudar, enfim...grata desde já.
Cara… eu só posso falar com certeza da minha área. Ensino eles tão abrindo muita vaga pra titular (e, por conseguinte, pra professor substituto) no país inteiro porque eles tem dificuldade em contratar. Se você vier pra estudar letras, seria pra dar aula de francês língua materna. O nível de francês tem que ser bem alto (mas dá. Conheço estrangeiros que fazem). A parte ensino, toda a área de humanas é difícil aqui porque tem muita gente com esse tipo de diploma.
O que tem tendência a pagar bem, é tudo que é diploma pra você ser corretora de seguros… como em qualquer lugar: a área de exatas…
Eu não sei se você poderia ser comissária aqui. Talvez sim.
Você tem papelada europeia? Esse é um assunto importante e que pode ser complexo pra resolver.
Olá, Ramir! Muito obrigada por todos os seus vídeos! Gostaria de pedir ajuda, pois não sei por onde começar: moro em Roraima (Boa Vista) e tenho pensado em fazer um intercâmbio na Guiana Francesa (e Inglesa tbm) para estudar os respectivos idiomas, mas estou com dificuldades de encontrar informações confiáveis e atualizadas sobre tudo isso. Alguém poderia me ajudar? Desde já, agradeço! ♥️🌎
Pra intercâmbio na Guiana Francesa, a regra é a mesma que pra França. Isso você tem que ver com o CAMPUS FRANCE. Eles que reagrupam essa parte de trâmite pra quem vem com visto de estudante.
Muito obrigada!
Primeiro canal que achei que fala sobre nós da área da licenciatura na França 🙏🏼
Obrigada.
Sou pedagoga, vou fazer meu Master na França, mas gostaria de fazer minha carreira como professora aí.
É difícil encontrar alguém que fale desse percurso.
Vou aproveitar suas dicas.
Depois do Master, sendo estrangeira, é difícil conseguir um CDI como professora?
Oi Ana,
A principio, os cargos de professor são destinados aos concursados.
Você sendo professora substituta, você vai ter no máximo CDDs renováveis de 1 ano. Infelizmente é uma regra atualmente na educação nacional. Se você conseguir ter seis contratos de um ano, o seu sétimo vai ser um CDI de direito público.
Sinceramente é melhor fazer o concurso assim que você puder.
Ou o concurso externo, ou o concurso interno que é maus simples depois de três contratos anuais (basta você fazer pelo menos uma parte de 3 anos letivos).
Você sendo estrangeira, você pode prestar o concurso externo do ensino privado (enseignement privé sous contrat) ou depois dos três anos de serviço, o concurso interno do ensino privado (que é aberto pra estrangeiros de fora da União Europeia).
O que eu aconselho fazer, porém, é se naturalizar assim que der e prestar os concursos do ensino público (11% melhor salário). O ensino privado tem outras vantagens (as vezes é mais simples você estabilizar numa vaga, as transferências também são menos loucas quando você é efetivo).
Você tem informações gerais sobre os concursos e o trabalho de professor:
www.devenirenseignant.gouv.fr
E aqui você lê alguma coisa sobre a principal rede de ensino privado (enseignement privé sous contrat d’association avec l’Etat: uma coisa que não existe no Brasil. É ensino privado, mas seu salário quem paga é o Estado). O ensino católico:
enseignement-catholique.fr
Boa noite professor, é possível trabalhar como operador de máquinas pesadas na Guiana Francesa ? Esse é o meu sonho.
Meus cumprimetos. Desde
Assuncao Paraguai. Desculpa uma pergunta. Vc falo que na guiana e mais complicado na faculdade. Gostaria de fazer um mestrado na universidade de guiane em sociedad e multiculturalidade
Ramir boa tarde! Meus parabéns pelo o canal, eu sou recente nele, mas achei muito interessante seus comentários a respeito da Guiana Francesa. Olha eu vi um dos seus comentários sobre a Guiana acerca de professor, bem, indo direto ao assunto, você pode me dizer ou me indicar como é o setor químico da Guiana Francesa? Onde eu possa pegar informações a respeito? Eu sou professor e técnico em química e estou estudando francês há um tempinho, há tempo eu estudava francês mas parei, contudo aos poucos estou voltando a estudar novamente, você poderia me informar a respeito já que você está aí se não for incômodo?
Eu só posso falar da parte de professor. A outra, não sei. Pra você poder exercer aqui como professor temporário você tem que ter alguma autorização de estadia (visto de trabalho, passaporte Europeu). O resto é só você se candidatar direto no “Rectorat” (Académie de Créteil) pra ter uma entrevista com um inspetor e você pode ser professor temporário. O francês também é pré-requisito.
A maneira menos complexa é você vir com visto de estudante estando inscrito em um mestrado na Guiana e já pegar algumas horas como professor temporário.
Pra ver como vir como estudante, você tem que consultar o site do Campus France.
@@Ramir_Almeida Obrigado!
Olá! Tudo bem? poderia nos contar como foi trabalhar como professor do ensino fundamental e professor auxiliar?
Oi Adeline, boa idéia! Vou escrever um roteiro e dar o passo a passo.
@@Ramir_Almeida Seria ótimo!!Aguardo... Obrigada!
Boa tarde! Só por coriusidade! Tem bastante música ao vivo em Caiene ou outra cidade como na da estação espacial? Quantos euros em média um músico ganha por se apresentar em um pub ou restaurante.Digamos assim que seja violão e voz ou piano e voz?
Não faço a menor ideia. Eu nunca fiz música popular, só clássica. Um recital dava entre 400 - 800 euros, mas não sei como é na área de música popular.
Olá Boa noite...gostaria se fosse possível você me responder ..se na Guiana Francesa.... torneiro mecânico tem chance de arrumar trabalho lá?
Olá aí na Guiana francesa, eles pedem os estudos da pessoa?
Oi sou formada em pedagogia com especialização em neuropsicopedagogia tem campo para mim. O concurso é muito difícil
O concurso é difícil mas tem pouca concorrência porque é uma profissão difícil. Tem campo sim. O concurso que você tem que fazer se chama CRPE. Pra fazer você precisa ser europeia ou ter uma autorização de estadia aqui que dê direito ao trabalho. O melhor a fazer é vir como estudante num mestrado e ir procurando vaga de professor substituto pra ir aprendendo. Veja no site do Campus France pra você vir como estudante.
Precisa ser naturalizado para prestar concurso e assumir para cargo de professor ?
Oi Ana Paula! Existem algumas possibilidades:
1. Se você não tem nacionalidade europeia, você pode fazer o concurso do ensino privado, que é exatamente o mesmo do público, só há uma diferença no salário (em média 11% a menos) e você só tem acesso aos estabelecimentos privados católicos, laicos ou de outras religiões.
Dependendo da região onde você esteja (Bretanha ou Alsácia, por exemplo) tem mais vaga no ensino privado.
O concurso do ensino privado é o CAFEP-CAPES ou CAER.
2. Se você quiser fazer o concurso do público sem a nacionalidade, você pode entrar com o pedido de nacionalidade (tendo o requisito, evidentemente) e se inscrever no concurso assim mesmo. Eles dão prioridade pra quem se inscreve em concurso.
-> A inscrição dos concursos é agora, se inscreva!
As informações oficiais estão aqui. É até dia 9. Vai na fé!
www.devenirenseignant.gouv.fr/inscrivez-vous-aux-concours-de-recrutement-d-enseignants-1061?gclsrc=aw.ds&gbraid=0AAAAADokOx0z63uYbP_URAW5qLrkuG1gg&gclid=Cj0KCQjwqP2pBhDMARIsAJQ0CzqJr_jTifoDZje2gjQ5lUnaHG-yBBpcy6JROdCDMcjzWWBscKd9PAkaAgMwEALw_wcB&gclsrc=aw.ds&adfcd=1698704533.PWYHK3Z0FE2j_5TGzc2aQg.Mjg2NzM2MCwxOTEzMzMx
Sou prof de português e inglês no Brasil, há bastante vaga na educação pública na França para essas áreas? Qual o salário mínimo atual?
Tem muitíssimo mais vagas em inglês, português existe. Você pode tentar as duas matérias de boa.
Você sendo professora substituta, o salário é em torno de 1700€ (você tendo carga horária completa). Passando o concurso, no segundo ano você já tá em 1800/1900 mas dá uma travada em 2000 depois. Praticamente não sobe mais.
Você sabe se pessoas com cidadania europeia, não francesas, podem ser funcionárias públicas na frança? E se sim, pode ser qualquer cargo?
Pode sim, a única coisa que você não pode é ser presidente da república.
Servidor público tem estabilidade aí? Ganha bem?
Estabilidade, tem, igual no Brasil. Agora ser bem pago… é relativo. Depende muito da profissão em si e do que a gente considera bem pago. Em começo de carreira sempre é apertado.
@@Ramir_Almeida é verdade que a conta de água e luz aí na Guiana, é caro?
Quais vocabulários precisou aprender ?
Muita coisa da profissão, mas tudo isso na internet mesmo você vai vendo. Tem um site que se chama “eduscol” com tudo da educação francesa.
Tenho parentes com cidadania francesa. Será que consigo me naturaliza?
Se forem seus pais ou avós, sim. Em outro caso, de memória, não… se eles estiverem na França venha e resolva sua vida com eles…
@@Ramir_Almeida obrigado. Tenho primos franceses. Que moram em toulose.
@@LETSGOBRAZIL55 pergunte ver se eles podem te receber lá. Toulouse é grande, tem trabalho.
Obrigado pela sua volta camarada,e parabéns pelo concurso.
Pretendo ir para Guiana próximo ano,eu tenho só o ensino médio e tenho experiência em panificação (padaria para ser exato) e minha esposa é formada em pedagogia,porém temos filho,você acha que um de nós dois tem chance de se empregar na Guiana,ou se eu posso vender salgados na rua para me manter?
Se responder,eu agradeço muito!
Sempre tem vaga pra empregos em padaria na Guiana, a questão é a papelada… vocês tem? Ela tendo pedagogia, tem condições sim, e demais…
O importante, que seja na França metropolitana ou Guiana é você saber uma profissão. Os diplomas profissionalizantes tipo SESC SENAI são super úteis. As vezes até mais que diploma universitário.
@@Ramir_Almeida obrigado por responder,agradeço muito,estou organizando a papelada,sobre as profissões,consigo os diplomas.
Estou juntando um dinheiro também,se Deus permitir que eu vá,pretendo morar em Caiena ou Korou.
@@Ramir_Almeida a papelada que você fala é entrar legalizado,certo???
Como provar minha escolaridade aí?
Oi, o melhor é você me explicar direitinho o que você quer revalidar na França / Guiana Francesa e eu te dou o passo-a-passo.
@@Ramir_Almeida tipo assim tô querendo muito ir para Guiana francesa, mais tô achando muito difícil muita burocracia, aqui no Brasil eu tenho o ensino médio completo. Caso eu for para Guiana, como provar a minha escolaridade ?
@@lucaspositividade3776 olha, o ensino médio sozinho não serve pra muita coisa. Você indo, faça o procedimento « validation de diplômes étrangers » no site do ciep.fr que e o único oficial. Recomendo você ir pra se inscrever na faculdade ou em algum centro de formação pra conseguir um diploma ou certificado de alguma coisa. Não tem como você estudar alguma coisa no Brasil mesmo? O que você gosta? Indo como diploma ou certificado é bem mais fácil se empregar. Os diplomas brasileiros são bem aceitos. Você tem alguma nacionalidade europeia?
@@Ramir_Almeida sou técnico mecânico e trabalho em concessionária da Renault.
Tenho uma prima que foi recente pra Guiana mais ela tá ilegal. E eu quero ir legalizado trabalhar em alguma concessionária como mecânico
Com a sua cidadania da guiana francesa você tem direito a morar na França?
A Guiana Francesa faz parte da França. É o mesmo país.