@@teilormoreno4668 Eu vi, aqui no canal, um vídeo sobre condutores para alta temperatura, que são revestidos com fibra de vidro. Se você tiver interesse, segue o link. ruclips.net/video/Q76e-KSLcAU/видео.html
Prof eng. Adoniran, é ótimo! Acompanho o canal a tempos. Não conheço outro melhor. ( estou falando de qualidade e conteúdo) Não me refiro a número de seguidores.
A demostração muito didática e útil. Eu mantenho duas lampadas incandescentes para saber se há falta de fase em um desligamento não programado de energia. Como a ligação do prédio é em delta aberto (120/240 V) a falta de uma fase pode ser detectada pela lampada incandescente, pois como já foi explicado neste canal as lampadas led são Full range e poderiam me dar a falsa informação. Bivolt é uma coisa e full range é outra coisa. Sempre estou atento a todos os videos do canal. agradeço.
Concordo com tudo e Adoniran, como sempre, muito bem embasado e explicando claramente. Entretanto gostaria de lembrar que as lâmpadas incandescentes tem sua aplicação, na qual dificilmente poderão ser substituídas: nos fornos domésticos em geral. A alta temperatura deles impede o uso de qualquer outro tipo de lâmpada. Então acredito que a produção de lâmpadas incandescentes deva cair muito, mas elas nunca poderão ser descontinuadas.
As vantagens são inúmeras! O que falta é o esclarecimento que.os profissionais se negam a informar; tanto nos pontos de vendas como pelos eletricista sem capacitação ou interesse em prestar informações. Parabéns mestre!
Boa noite, nobre Professor. A lâmpada LED esquenta um pouco, tanto é que comumente têm dissipadores acoplados, mas é mais devido aos fabricantes colocaram o LED para trabalhar no limite de sua corrente e tensão. Outro ponto é que o LED ofusca mais que qualquer outro tipo de lâmpada, mas isso já é outro assunto relacionado aos sensores ópticos dos nossos olhos. Abraço e parabéns pelo ótimo conteúdo!
Mas as halogenas são ótimas pra usar no inverno em salas e quartos. Também são usadas em estudios fotograficos e de filmagens pois melhoram a qualidade, distorcem menos as cores.
Achei muito bacana a iniciativa. Porém, como sugestão, eu indicaria medir a corrente e tensão de cada lâmpada para se ter uma noção do consumo de energia elétrica. Parabéns!
Só fala para os fabricantes manterem pelo menos um pouco de lâmpadas halógenas. Para os reparadores de equipamentos poderem montar o circuito lâmpada em série para o teste de equipamentos. Lâmpadas eletrônicas como o led ou a florescente não servem para esse propósito. Um abraço!
Lâmpadas led possúem longa durabilidade somente escrita na caixa... A maioria dura bem menos que uma lâmpada incandescente, e custam muito mais caro. Já que fomos forçados a aceitar a iluminação led de baixa qualidade, sugiro que comprem led com garantia de no mínimo 3 anos. Na internet é bem fácil achar, e façam valer seus direitos quando a lâmpada vier a queimar.
Sabe de nada inocente 😂 Depois de 6 meses ninguem lembra mais onde comprou, e se lembrar não têm mais a nota fiscal, se a tiver já estará danificada/apagada. E se tiver com a documentação adequada, já não moram mais na mesma cidade. Depois de tudo isso, ainda terão de provar que não houve uso incorreto, e provar que a lampada não foi trocada por outra mais velha, já que não possuem numero serial unico.. Ou seja, garantia de 3 anos é engodo pra gente tonta. Provavelmente nunca ninguem teve tais lâmpadas trocadas por queimarem. Garantia de 3 anos é só mais uma lenda urbana.
Todas as lâmpadas da marca Osram que eu comprei, nenhuma queimou, tem algumas funcionando desde 2015/2016. Agora essas marcas genéricas (que é o que mais tem no Brasil) que só compram de qualquer fornecedor barato na China sem fazer qualquer controle de qualidade, já tive que trocar algumas que começaram a piscar depois de 1 ou 2 anos e outras que queimaram vários LEDs depois também de 1 ou 2 anos... O difícil é encontrar lâmpadas Osram, Philips, Tramontina ou outras marcas mais confiáveis, os lojistas só querem vender aquelas marcas genéricas que ninguém conhece (provavelmente é mais lucrativo para eles).
@@solradiante1471 Puts kkk, sempre funcionou comigo, consegui trocar muitas lâmpadas com garantia.. Os fabricantes já ficam até com medo de um maluco como eu que guarda essas notas fiscais e até embalagens kkk Led em teoria não é para queimar, quando queimam, eu já contato o fabricante ou importador responsável com a palavrinha mágica : VÍCIO OCULTO..
Bom, a questão da temperatura é bom no inverno! rss Mas falando sério, Adoniram, as lâmpadas incandescentes ainda tem 2 características que nenhuma outra lâmpada tem: um, é o Índice de Reprodução de Cor, que delas é 100%; a lâmpada que chega mais perto disso é a lâmpada de Iodeto Metálico, com IRC=90%. As fluorescentes e LED não passam de 40%. Por isso que as incandescentes, principalmente as alógenas, são as utilizadas em iluminação de objetos decorativos, quadros etc., pois vão reproduzir *exatamente* as cores como elas são. A segunda é que as lâmpadas incandescentes tem fator de potência unitário, pois são unidades puramente resistivas. Claro que isso não tem lá muito importância no âmbito domiciliar a princípio mas em ambientes corporativos e industriais onde tem grande quantidade de lâmpadas há meios de se compensar mas de qualquer forma não deixa de ser uma característica positiva. Um outro uso que eu confesso que não sei se outras serviriam é como lâmpadas para fornos por exemplo, além de outras aplicações especiais. Por isso acho que elas não vão morrer tão cedo, provavelmente nunca, mas, obviamente, ficaram restritas a seus nichos de aplicação.
Sem as lampadas incandescentes ou halogenas, nao poderemos mais ter a famosa lampada em série. Q ate hoje é o melhor amigo do tecnico em raparos de produtos eletricos e eletronicos
Olá Mateus, Nós mesmos usamos lâmpadas incandescentes para simulação de carga, por exemplo. Fizemos um comparativo em certo nível, isso não quer dizer que elas não tenham aplicação.
Depende. Há locais onde tem que ser incandescentes mesmo, como em minuterias de prédios, onde a frequência de acender e apagar é grande. Apesar de mais econômicas, já li que cada vez que se acende e apaga uma lâmpada fluorescente, sua vida útil é reduzida em quatro horas. As de led sofrem menos, mas tbm têm sua vida útil reduzida.
lâmpadas LEDs boas não sofrem de ligar e desligar, as florescentes sim pois ela ligam antes de esquentar, danificando o eletrodo e escurecendo ele, e eu nunca ouvi falar de LEDs danificados por ligar e desligar frequentemente... acho que as incandescentes são mais sucetiveis a isso que as LEDs ... agora locais sem circulação de de ar é desvantajoso para LEDs pq eles esquentam, e calor reduz a vida da lâmpada, fora a diferença de consumo, uns 7w contra uns 80 ou mais watts para uma incandescente equivalente
@@VictorC173 eu não estaria falando isso se eu já não tivesse estudado bastante sobre o assunto. As fluorescentes sofrem mais desgaste com o acende/apaga, mas as de led também sofrem, em menor grau, mas reduzindo sim tbm sua vida útil. Eu sigo o seguinte critério técnico: Se forem instaladas em locais onde acende e apaga muito, a economia gerada com energia acaba não compensando o custo com a redução da vida útil, já que essas lâmpadas são mais caras. Até porque o custo com energia de uma lâmpada, seja qual modelo for, não é tão grande. Isso pode ser observado na prática nas garagens e corredores de prédios, onde voltaram a utilização das incandescentes nos sensores. Aqui em casa onde no local fica aceso por mais tempo eu coloquei led. Nos locais de passagem, corredores, banheiros, onde acende e apaga com grande frequência, deixo as incandescentes de 40 ou 60W. Leia esse artigo tbm: www.assimquefaz.com/razoes-lampadas-led-podem-estar-queimando-rapido/ Abraço. Eng. Agrônomo Ricardo Braido.
Boa noite, Adoniran. Sempre tive uma dúvida. Pelo que sei, o fator de potência é unitário em cargas resistivas. Nesse caso, tem-se a máxima eficiência em relação ao uso da energia, ou seja, toda a energia elétrica é convertida em trabalho. Em equipamentos como ferro elétrico, misteira, secador de cabelo e chuveiro, consigo enxergar esse máxima eficiência porque toda a energia é transformada naquilo que se deseja, que é o calor. Entretanto, no caso de uma lâmpada incadescente, em que apenas cerca de 20% da energia elétrica é transformada em energia luminosa, pois 80% é desperdiçado por causa do calor gerado, não consigo entender porque esse tipo de equipamento pode ser considerado com fator de potência igual a 1, já que há apenas 20% de eficiência. Por favor, será que você poderia me ajudar a entender?
Olá Marcela, Toda a energia consumida é utilizada, ou seja, para uma lâmpada de 100W, 100VA são fornecidos e dos 100W gastos 70% a 95% são para produzir calor e 30% a 5% para produzir luz, ou seja é uma questão do componente. A energia foi utilizada para realizar trabalhos (calor e luz) mesmo que neste caso estejamos interessados na luz. Vamos comparar com um equipamento que tenha fator de potência baixo. Uma lâmpada LED de 15W com fator de potência de 0,6 precisará de 25VA para estes 15W. Uma parte pequena dessa potência também é perdida com calor, mas é insignificante. Então solicito mais potência da rede para realizar um certo trabalho. Na lâmpada incandescente, tudo que ela solicita é usado, mesmo que seja em desperdício gerando calor, por exemplo. Quem determina isso é a energia reativa que não está presente em cargas resistivas.
@@eletricityeletrica Olá, Adoniran! Muitíssima obrigada pela atenção. Então, o calor gerado num motor também provém da potência ativa assim como o movimento em seu eixo? Ou seja, esse calor não é consequência da potência reativa?
A principal vantagem das lâmpadas de elemento incandescente é o IRC, um tipo de luz confortável aos olhos, simplicidade, custo, suporta altas temperaturas e condições de umidade extremas e não duram nas prateleiras, vendem fácil! Enquanto a maioria das LEDs no mercado foram fabricadas para durarem tanto quanto uma incandescente.(obsolescência programada) Lâmpadas LEDs duráveis custam acima de 27 r$, Existem diversos modelos florescentes, versões "eco" de alto rendimento, com baixíssimo custo de manutenção capazes de fazer frente a qualquer lâmpada LED. Uma simples HO com reator eletrônico possui um redimento luminoso maior do que uma LED compatível de seu tamanho. Há um entusiasmo muito grande por trás dessa tecnologia LED explorada pela indústria e comércio. O problema de qualquer tecnologia de iluminação é governo, somos obrigados a consumir cada vez menos e pagar mais!
@@reisrodrigo blz? Já comprei. Testei e não é agradável como a halógena. Uso a de 42W que corresponde a de 60W incandescente. É perfeita, mas concordo que é pessoal. É muito semelhante à luz natural. Quanto à economia, o restante da casa é eletrônica. Somente as luminárias de estudo tem a "miserável" que esquenta. Abs.
Eu poderia dizer pra você comprar tipo uma Phillips Hue e setar na temperatura de cor exata que lhe agrade. Mas a sua relação com as halógenas é quase homeopática, então é melhor você continuar com elas.
O problema das lâmpadas Led não são os Led em si e sim os componentes que não duram o tempo prometido. Aqui em casa queimaram várias de Led e põe curiosidade abri algumas. Na maioria das vezes os Leds estavam intactos.
Como faço pra fazer aqueles cordões com lâmpadas no meio do mato e que ficam expostas a intempéries que só as lâmpadas incandescentes aguentam?? Alguma sugestão?? Abraço.
Use lampadas de led a prova d'agua. O preço é maior que uma led comum. Outra saída é proteger lampada de led comum com algum recipiente fechado e a prova d'agua. Acho qiue o preço que você vai economizar em energia e bitola de fio, compensa.
Lâmpadas led na grande maioria tem fator de potencia baixo e isso pode algo sério em projetos elétricos que façam uso de muitas lâmpadas, as com fator de potencia mais alto são difíceis de achar e tem custo mais alto. Em uma residência não vejo tanta vantagem em termos de economia. Lâmpadas led não são exatamente brancas são azuis um artificio usado para enganar os olhos que tem mais facilidade em enxergar no espectro azul e com isso se a reprodução fiel das cores for um aspecto importante, ou o estímulo cerebral dessa tonalidade não ser adequado ao "clima" do ambiente, sua decoração e suas particularidades serão comprometidas. Algo que com a incandescentes e alguns tipos de fluorescentes não acontece. Lâmpadas led podem durar muito, mas com o passar do tempo vão escurecendo ou seja não conseguem manter a mesma intensidade luz e quando chega em torno de 70% precisa ser trocado enquanto nos outros tipos de lâmpadas isso pode ser aceitável até 50% e aqui no condomínio a lâmpadas fluorescentes duram muito mais do que led, portanto isso passar a ser relativo. E de uns anos para cá tenho escutado relatos de pessoas que sente ardência nos olhos depois que passou a fazer uso de lâmpadas led, talvez seja pela emissão da luz azul violeta que é prejudicial para olhos.
Sei la, so um adendo. As led não duram mais, seria bem ao contrario. Isso se aplicaria a uns 95% do que tem no mercado.. Mesmo as que duram menos e mais, elas não superam as fluorescentes em durabilidade, então, mesmo tendo uns 10% a 20% mais econômicas, elas queimam e vc tem os custos de substituição.. A questão de poluição também não conta, isto pq por durarem bem menos, vc gera lixo eletrônico, plastico etc.. Td seria bem resolvido se vendessem refil de lampadas led, queima placa, vc troca. Queima a parte onde fica os led, o mesmo. Isso, com reciclagem e montagem destas pastilhas de led na fabrica, troca de leds queimados e revenda do refil, coisas q não acontecem.. PS: Da temperatura, quase o mesmo. A lampada "luz" não emite/gera calor, mas a placa eletrônica sim, ela não deve aparecer no sensor por causa q seria "blindada" com dissipador calor.. Se tirar a tampa da lampada e colocar a camera, vai mostrar altas temperaturas.. Da incandescente, não precisa falar nada. So q tem q diferenciar incandescente de dicroica e afins.. Igualar fica um reducionismo muito errôneo.. Talvez, pior de chamar maças de laranjas..
Pra vocês terem uma noção da discrepância. Uma lâmpada de 100watts incandescente, consegue 1600 lumens, já uma lâmpada de led de 50 watts, ou seja com a metade da potência, chega a quase 5000 Lumens!
Sim. Quando mencionamos isso, estamos sempre nos referindo a boas marcas, mas infelizmente existem no mercado algumas que queimam com poucos meses de uso.
🔴Tu ja fez testes em carregamento de celular? Amperagem fornecida pelo carregador versus bitola do fio versus comprimento do fio. Fio fino limita a corrente recebida? Qual o fio usar (bitola) pra receber a potência maxima fornecida pelo carregador? Se tivermos um carregador de 5 amperes e outro de 0,5 amperes mas conectados a um fio fino demais, a amperagem recebida no smartphone será a mesma? Então carregador turbo é ilusão? A industria de cabos fabricam cabos com bitolas grossas? Ou os fios sempre terão a mesma bitola? Faça o teste com fio de 1,2,3 metros e de diversas bitolas. Se tal video já existe, informe aqui o titulo ou o link.
os fios de carregadores são feitos para passar até uns 2a 3 no máximo, mas se torna menos problema quando o celular tem carregamento rápido, aí entra 6, 9 ou 12v no celular e menos corrente pasa pelo fio, mas aqui mesmo tenho um cabo que mesmo no carregamento rápido o fio da uma esquentada, e olha que é só 18w de carregamento...
Agora seria legal um video detonando as luminárias de led integradas e as fitas de led, pela inesperada baixa durabilidade das mesmas e pela má qualidade dos drivers/fontes, que acabam piscando com qualquer variação na rede. Sem contar que trocar uma lâmpada de base E27 quando queima, é rápido, sai barato e não modifica o visual do local. Já essas luminárias integradas e fitas, quando estragam vc percebe que jogou dinheiro fora por sair do padrão E27 e ainda acreditar na vida útil prometida.
Lembro de muitos e muitos anos atrás eu tinha comprado uma incandescente de 150w e depois de uma semana ela simplesmente derreteu o bocal, é até estranho pensar pq uma led de 150w é praticamente um absurdo de luminosidade.
O que não se fala são as qualidades de nitidez da incandescente. e forçaram e empurraram as de led. falando que só tem qualidades o que na pratica não se observa.
Vamos focar na economia,,agora dizer que pode queimar foro de PVC e esquentar base de ferro acho que isso não é argumento,já que desde que inventaram a lâmpada ela sempre produziu calor.
@@lilygiganty acho que nem uma Led Philips como a do vídeo, uma das mais eficientes e duráveis do mercado, chega a ter a vida útil anunciada. Pra mim isso é obsolência programada, pra fazer girar o mercado...
@black bead excluded skirt Realmente cara... Em casa só entra Osram e Philips. Eu dou preferência à Philips por causa da garantia ainda maior que da Osram
Se você achar uma lâmpada incandescente. Quebre-a imediatamente sem dó nenhuma. Você sairá mais no lucro que se usá-la hehe A menos que você crie galinhas.
Incandescente produz calor , a vantagem é o FP 100% agora... Lâmpadas com FP abaixo de 95 não traz nenhuma economia numa quantidade significante só traz prejuízo a instalação como distorção harmônica e interferência pois são Vargas não lineares!!!
Virei fã do canal...linguagem simples e clara. Parabéns.
🤜🤛
@@eletricityeletrica surgiu uma dúvida agora no caso de colocar uma lâmpada em uma churrasqueira existe algum cabo que resiste a alta temperatura?
@@teilormoreno4668 Eu vi, aqui no canal, um vídeo sobre condutores para alta temperatura, que são revestidos com fibra de vidro. Se você tiver interesse, segue o link.
ruclips.net/video/Q76e-KSLcAU/видео.html
Esse canal cada vez me surpreende mais, muito legal ver dessa forma. Eu vim pelo vídeo do secador na banheira 👏👏👏
Gostei não só da informação, mas também do seu texto, a dinâmica também agradou muito... parabéns.
Prof eng. Adoniran, é ótimo!
Acompanho o canal a tempos. Não conheço outro melhor. ( estou falando de qualidade e conteúdo) Não me refiro a número de seguidores.
A demostração muito didática e útil. Eu mantenho duas lampadas incandescentes para saber se há falta de fase em um desligamento não programado de energia. Como a ligação do prédio é em delta aberto (120/240 V) a falta de uma fase pode ser detectada pela lampada incandescente, pois como já foi explicado neste canal as lampadas led são Full range e poderiam me dar a falsa informação. Bivolt é uma coisa e full range é outra coisa. Sempre estou atento a todos os videos do canal. agradeço.
Concordo com tudo e Adoniran, como sempre, muito bem embasado e explicando claramente. Entretanto gostaria de lembrar que as lâmpadas incandescentes tem sua aplicação, na qual dificilmente poderão ser substituídas: nos fornos domésticos em geral. A alta temperatura deles impede o uso de qualquer outro tipo de lâmpada. Então acredito que a produção de lâmpadas incandescentes deva cair muito, mas elas nunca poderão ser descontinuadas.
Sem sombra de dúvidas vocês da Eletricity são os melhores!!!!
É pôr essa e outra que sou fan deste canal parabéns professor são conteúdo assim que precisamos no RUclips 👏👏👏👏
Esses teste e dicas são de mais..
Adoro todas as aulas explicativas.. 👍
As vantagens são inúmeras! O que falta é o esclarecimento que.os profissionais se negam a informar; tanto nos pontos de vendas como pelos eletricista sem capacitação ou interesse em prestar informações.
Parabéns mestre!
O canal ELETRICITY ganha de goleada dos demais canais que tratam do mesmo assunto, "eletricidade"
Quem conhece fica fã, logo no primeiro dia.
Excellente, muito obrigado!
Parabéns professor , falou pura verdade , não achei outro canal com conteúdo melhor que o da eletricity
Sou um fan do seu Canal ..excelente fonte de Conhecimento..
Excelente explicação!
Parabéns e obrigado!
Conteúdo técnico em linguagem simples. Ainda assim 22 não gostaram, vai entender...
Boa noite, nobre Professor.
A lâmpada LED esquenta um pouco, tanto é que comumente têm dissipadores acoplados, mas é mais devido aos fabricantes colocaram o LED para trabalhar no limite de sua corrente e tensão.
Outro ponto é que o LED ofusca mais que qualquer outro tipo de lâmpada, mas isso já é outro assunto relacionado aos sensores ópticos dos nossos olhos.
Abraço e parabéns pelo ótimo conteúdo!
Muito bem observado
@@FFeliciani-qw3bw sim. Pena que a eficiência dela é muito baixa e está saindo de linha.
Muito bom. Seria interessante uma parte 2 falando sobre IRC e como as lâmpadas led geram distorções harmônicas na rede.
Só posso dizer uma coisa!!
Espetáculo de encinamentos 👏👏👏👏👏👏!!!
Só poderia ser ( ELETRICITY)
A Eletrecity , e o Led da elétrica no youbtube...100% eficiente
Perfeito parabéns muito bom esse canal
Como sempre muito obrigado pelo excelente conteúdo parabéns pelo canal
Muito bom, Adonyran.
Excelente explicação
Parabéns pelo conteúdo. Showw
Excelente vídeo!
Parabéns ao canal!
Na prática é outro nível. 👏🏽👏🏽👏🏽
Vocês são os melhores!!
Chique esse Canal. Sujestão pro canal seria comparativo do espectro de luz. Eu prefiro o da luz incandescente.
Perfeito! Obrigada!
Mas as halogenas são ótimas pra usar no inverno em salas e quartos.
Também são usadas em estudios fotograficos e de filmagens pois melhoram a qualidade, distorcem menos as cores.
As led e fluorescentes distorcem mais as cores?
Parabéns pelo conteúdo cara👊👊👊
excelente vídeo!!!
Excelente!!!
Show de bola professor
otima explicaçao !
Vídeo muito bom!
Canal bom é assim, o like vem antes de assistir o video!
Achei muito bacana a iniciativa. Porém, como sugestão, eu indicaria medir a corrente e tensão de cada lâmpada para se ter uma noção do consumo de energia elétrica.
Parabéns!
Só fala para os fabricantes manterem pelo menos um pouco de lâmpadas halógenas. Para os reparadores de equipamentos poderem montar o circuito lâmpada em série para o teste de equipamentos.
Lâmpadas eletrônicas como o led ou a florescente não servem para esse propósito.
Um abraço!
Na bancada de eletrônica é imprescindível.
@@pauloeduardo9604 Concordo Paulo!
Testa o consumo da lâmpada fluorescente queimada com o reator ligado
Lâmpadas led possúem longa durabilidade somente escrita na caixa... A maioria dura bem menos que uma lâmpada incandescente, e custam muito mais caro.
Já que fomos forçados a aceitar a iluminação led de baixa qualidade, sugiro que comprem led com garantia de no mínimo 3 anos. Na internet é bem fácil achar, e façam valer seus direitos quando a lâmpada vier a queimar.
Sabe de nada inocente 😂
Depois de 6 meses ninguem lembra mais onde comprou, e se lembrar não têm mais a nota fiscal, se a tiver já estará danificada/apagada.
E se tiver com a documentação adequada, já não moram mais na mesma cidade.
Depois de tudo isso, ainda terão de provar que não houve uso incorreto, e provar que a lampada não foi trocada por outra mais velha, já que não possuem numero serial unico.. Ou seja, garantia de 3 anos é engodo pra gente tonta.
Provavelmente nunca ninguem teve tais lâmpadas trocadas por queimarem. Garantia de 3 anos é só mais uma lenda urbana.
@@solradiante1471 kkkk verdade
Todas as lâmpadas da marca Osram que eu comprei, nenhuma queimou, tem algumas funcionando desde 2015/2016. Agora essas marcas genéricas (que é o que mais tem no Brasil) que só compram de qualquer fornecedor barato na China sem fazer qualquer controle de qualidade, já tive que trocar algumas que começaram a piscar depois de 1 ou 2 anos e outras que queimaram vários LEDs depois também de 1 ou 2 anos... O difícil é encontrar lâmpadas Osram, Philips, Tramontina ou outras marcas mais confiáveis, os lojistas só querem vender aquelas marcas genéricas que ninguém conhece (provavelmente é mais lucrativo para eles).
@@MCA0090 É, geralmente compro Osram ou Philips.. Não são excelentes, mas ao menos, melhor que a média..
@@solradiante1471 Puts kkk, sempre funcionou comigo, consegui trocar muitas lâmpadas com garantia.. Os fabricantes já ficam até com medo de um maluco como eu que guarda essas notas fiscais e até embalagens kkk
Led em teoria não é para queimar, quando queimam, eu já contato o fabricante ou importador responsável com a palavrinha mágica : VÍCIO OCULTO..
Eu também sou fan do seu canal, cara Parabéns.
Muito boa informação a led supra as outras
Show de bola. A termografia é muito usada tb na engenharia civil né?
Com certeza.
Valeu 👍
Bom, a questão da temperatura é bom no inverno! rss Mas falando sério, Adoniram, as lâmpadas incandescentes ainda tem 2 características que nenhuma outra lâmpada tem: um, é o Índice de Reprodução de Cor, que delas é 100%; a lâmpada que chega mais perto disso é a lâmpada de Iodeto Metálico, com IRC=90%. As fluorescentes e LED não passam de 40%. Por isso que as incandescentes, principalmente as alógenas, são as utilizadas em iluminação de objetos decorativos, quadros etc., pois vão reproduzir *exatamente* as cores como elas são. A segunda é que as lâmpadas incandescentes tem fator de potência unitário, pois são unidades puramente resistivas. Claro que isso não tem lá muito importância no âmbito domiciliar a princípio mas em ambientes corporativos e industriais onde tem grande quantidade de lâmpadas há meios de se compensar mas de qualquer forma não deixa de ser uma característica positiva. Um outro uso que eu confesso que não sei se outras serviriam é como lâmpadas para fornos por exemplo, além de outras aplicações especiais. Por isso acho que elas não vão morrer tão cedo, provavelmente nunca, mas, obviamente, ficaram restritas a seus nichos de aplicação.
Perfeito professor !
Incandescentes são as melhores lâmpadas
Show 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Sem as lampadas incandescentes ou halogenas, nao poderemos mais ter a famosa lampada em série. Q ate hoje é o melhor amigo do tecnico em raparos de produtos eletricos e eletronicos
Olá Mateus,
Nós mesmos usamos lâmpadas incandescentes para simulação de carga, por exemplo. Fizemos um comparativo em certo nível, isso não quer dizer que elas não tenham aplicação.
@@eletricityeletrica sim!
Depende. Há locais onde tem que ser incandescentes mesmo, como em minuterias de prédios, onde a frequência de acender e apagar é grande.
Apesar de mais econômicas, já li que cada vez que se acende e apaga uma lâmpada fluorescente, sua vida útil é reduzida em quatro horas. As de led sofrem menos, mas tbm têm sua vida útil reduzida.
lâmpadas LEDs boas não sofrem de ligar e desligar, as florescentes sim pois ela ligam antes de esquentar, danificando o eletrodo e escurecendo ele, e eu nunca ouvi falar de LEDs danificados por ligar e desligar frequentemente... acho que as incandescentes são mais sucetiveis a isso que as LEDs ... agora locais sem circulação de de ar é desvantajoso para LEDs pq eles esquentam, e calor reduz a vida da lâmpada, fora a diferença de consumo, uns 7w contra uns 80 ou mais watts para uma incandescente equivalente
@@VictorC173 eu não estaria falando isso se eu já não tivesse estudado bastante sobre o assunto.
As fluorescentes sofrem mais desgaste com o acende/apaga, mas as de led também sofrem, em menor grau, mas reduzindo sim tbm sua vida útil.
Eu sigo o seguinte critério técnico: Se forem instaladas em locais onde acende e apaga muito, a economia gerada com energia acaba não compensando o custo com a redução da vida útil, já que essas lâmpadas são mais caras. Até porque o custo com energia de uma lâmpada, seja qual modelo for, não é tão grande.
Isso pode ser observado na prática nas garagens e corredores de prédios, onde voltaram a utilização das incandescentes nos sensores.
Aqui em casa onde no local fica aceso por mais tempo eu coloquei led. Nos locais de passagem, corredores, banheiros, onde acende e apaga com grande frequência, deixo as incandescentes de 40 ou 60W.
Leia esse artigo tbm: www.assimquefaz.com/razoes-lampadas-led-podem-estar-queimando-rapido/
Abraço.
Eng. Agrônomo Ricardo Braido.
Boa noite, Adoniran. Sempre tive uma dúvida. Pelo que sei, o fator de potência é unitário em cargas resistivas. Nesse caso, tem-se a máxima eficiência em relação ao uso da energia, ou seja, toda a energia elétrica é convertida em trabalho. Em equipamentos como ferro elétrico, misteira, secador de cabelo e chuveiro, consigo enxergar esse máxima eficiência porque toda a energia é transformada naquilo que se deseja, que é o calor. Entretanto, no caso de uma lâmpada incadescente, em que apenas cerca de 20% da energia elétrica é transformada em energia luminosa, pois 80% é desperdiçado por causa do calor gerado, não consigo entender porque esse tipo de equipamento pode ser considerado com fator de potência igual a 1, já que há apenas 20% de eficiência. Por favor, será que você poderia me ajudar a entender?
Olá Marcela,
Toda a energia consumida é utilizada, ou seja, para uma lâmpada de 100W, 100VA são fornecidos e dos 100W gastos 70% a 95% são para produzir calor e 30% a 5% para produzir luz, ou seja é uma questão do componente. A energia foi utilizada para realizar trabalhos (calor e luz) mesmo que neste caso estejamos interessados na luz.
Vamos comparar com um equipamento que tenha fator de potência baixo. Uma lâmpada LED de 15W com fator de potência de 0,6 precisará de 25VA para estes 15W. Uma parte pequena dessa potência também é perdida com calor, mas é insignificante. Então solicito mais potência da rede para realizar um certo trabalho. Na lâmpada incandescente, tudo que ela solicita é usado, mesmo que seja em desperdício gerando calor, por exemplo.
Quem determina isso é a energia reativa que não está presente em cargas resistivas.
@@eletricityeletrica Olá, Adoniran! Muitíssima obrigada pela atenção. Então, o calor gerado num motor também provém da potência ativa assim como o movimento em seu eixo? Ou seja, esse calor não é consequência da potência reativa?
Conteúdos sempre top
A principal vantagem das lâmpadas de elemento incandescente é o IRC, um tipo de luz confortável aos olhos, simplicidade, custo, suporta altas temperaturas e condições de umidade extremas e não duram nas prateleiras, vendem fácil! Enquanto a maioria das LEDs no mercado foram fabricadas para durarem tanto quanto uma incandescente.(obsolescência programada) Lâmpadas LEDs duráveis custam acima de 27 r$, Existem diversos modelos florescentes, versões "eco" de alto rendimento, com baixíssimo custo de manutenção capazes de fazer frente a qualquer lâmpada LED. Uma simples HO com reator eletrônico possui um redimento luminoso maior do que uma LED compatível de seu tamanho. Há um entusiasmo muito grande por trás dessa tecnologia LED explorada pela indústria e comércio. O problema de qualquer tecnologia de iluminação é governo, somos obrigados a consumir cada vez menos e pagar mais!
Agora fiquei curioso, a quê temperatura chegaria lâmpadas mista de 150 ou de 200 watts ou lâmpadas de vapor de sódio de 2000 watts 220 volts.
Gostei!
Bom dia professor, gostaria que pudesse fazer o vídeo sobre como escolher luz de led de longa duração.
Para estudo e leitura só uso halógena.
Por que? Estudo a noite. Não dá sono.
Interessante sua teoria.
É só comprar uma led no tom amarelo
@@reisrodrigo blz? Já comprei. Testei e não é agradável como a halógena.
Uso a de 42W que corresponde a de 60W incandescente.
É perfeita, mas concordo que é pessoal. É muito semelhante à luz natural.
Quanto à economia, o restante da casa é eletrônica.
Somente as luminárias de estudo tem a "miserável" que esquenta. Abs.
Eu poderia dizer pra você comprar tipo uma Phillips Hue e setar na temperatura de cor exata que lhe agrade. Mas a sua relação com as halógenas é quase homeopática, então é melhor você continuar com elas.
@Warley Reis pode ser
Gostaria de ver esse teste com alicate aperimetro com as 3 lâmpadas com valor equivalente de cada uma
Show!!
Vlw Adoniran
A lâmpadas incandescente são ótimas para usar em lampada-serie 👍 like
Nao sao otimas. A lâmpada em serie so funciona com halogenas ou incandescente.
@@mat-bh foi o que eu disse.😐😒
@@renato515 To ligado. So enfatizei q só funciona com esse tipo de lampada ✌
@@mat-bh tá ok amigo.👍🙂 Boa noite!
O problema das lâmpadas Led não são os Led em si e sim os componentes que não duram o tempo prometido. Aqui em casa queimaram várias de Led e põe curiosidade abri algumas. Na maioria das vezes os Leds estavam intactos.
Como faço pra fazer aqueles cordões com lâmpadas no meio do mato e que ficam expostas a intempéries que só as lâmpadas incandescentes aguentam?? Alguma sugestão?? Abraço.
Use lampadas de led a prova d'agua.
O preço é maior que uma led comum.
Outra saída é proteger lampada de led comum com algum recipiente fechado e a prova d'agua.
Acho qiue o preço que você vai economizar em energia e bitola de fio, compensa.
Show
Show!!! 🖒👏👏👏
Lâmpadas led na grande maioria tem fator de potencia baixo e isso pode algo sério em projetos elétricos que façam uso de muitas lâmpadas, as com fator de potencia mais alto são difíceis de achar e tem custo mais alto.
Em uma residência não vejo tanta vantagem em termos de economia.
Lâmpadas led não são exatamente brancas são azuis um artificio usado para enganar os olhos que tem mais facilidade em enxergar no espectro azul e com isso se a reprodução fiel das cores for um aspecto importante, ou o estímulo cerebral dessa tonalidade não ser adequado ao "clima" do ambiente, sua decoração e suas particularidades serão comprometidas. Algo que com a incandescentes e alguns tipos de fluorescentes não acontece.
Lâmpadas led podem durar muito, mas com o passar do tempo vão escurecendo ou seja não conseguem manter a mesma intensidade luz e quando chega em torno de 70% precisa ser trocado enquanto nos outros tipos de lâmpadas isso pode ser aceitável até 50% e aqui no condomínio a lâmpadas fluorescentes duram muito mais do que led, portanto isso passar a ser relativo.
E de uns anos para cá tenho escutado relatos de pessoas que sente ardência nos olhos depois que passou a fazer uso de lâmpadas led, talvez seja pela emissão da luz azul violeta que é prejudicial para olhos.
Top
Sei la, so um adendo. As led não duram mais, seria bem ao contrario. Isso se aplicaria a uns 95% do que tem no mercado.. Mesmo as que duram menos e mais, elas não superam as fluorescentes em durabilidade, então, mesmo tendo uns 10% a 20% mais econômicas, elas queimam e vc tem os custos de substituição.. A questão de poluição também não conta, isto pq por durarem bem menos, vc gera lixo eletrônico, plastico etc.. Td seria bem resolvido se vendessem refil de lampadas led, queima placa, vc troca. Queima a parte onde fica os led, o mesmo. Isso, com reciclagem e montagem destas pastilhas de led na fabrica, troca de leds queimados e revenda do refil, coisas q não acontecem..
PS: Da temperatura, quase o mesmo. A lampada "luz" não emite/gera calor, mas a placa eletrônica sim, ela não deve aparecer no sensor por causa q seria "blindada" com dissipador calor.. Se tirar a tampa da lampada e colocar a camera, vai mostrar altas temperaturas.. Da incandescente, não precisa falar nada. So q tem q diferenciar incandescente de dicroica e afins.. Igualar fica um reducionismo muito errôneo.. Talvez, pior de chamar maças de laranjas..
Lâmpada incandescente é puramente passado , com alto preço energético nem pra lembrar eu gosto
Só uso 1 que tenho aqui para testes eletrônica
show
👏👏👏
Pra vocês terem uma noção da discrepância. Uma lâmpada de 100watts incandescente, consegue 1600 lumens, já uma lâmpada de led de 50 watts, ou seja com a metade da potência, chega a quase 5000 Lumens!
Vim pelo canal Elementar
Aqui não tem achismo.
Mata-se a cobra e ainda a mostra bem morta. 😂
Professor, tenho minhas dúvidas de que a Led tem longa durabilidade, pelo preço deveria durar muito mais.
Sim. Quando mencionamos isso, estamos sempre nos referindo a boas marcas, mas infelizmente existem no mercado algumas que queimam com poucos meses de uso.
🔴Tu ja fez testes em carregamento de celular?
Amperagem fornecida pelo carregador versus bitola do fio versus comprimento do fio.
Fio fino limita a corrente recebida?
Qual o fio usar (bitola) pra receber a potência maxima fornecida pelo carregador?
Se tivermos um carregador de 5 amperes e outro de 0,5 amperes mas conectados a um fio fino demais, a amperagem recebida no smartphone será a mesma? Então carregador turbo é ilusão?
A industria de cabos fabricam cabos com bitolas grossas? Ou os fios sempre terão a mesma bitola?
Faça o teste com fio de 1,2,3 metros e de diversas bitolas.
Se tal video já existe, informe aqui o titulo ou o link.
os fios de carregadores são feitos para passar até uns 2a 3 no máximo, mas se torna menos problema quando o celular tem carregamento rápido, aí entra 6, 9 ou 12v no celular e menos corrente pasa pelo fio, mas aqui mesmo tenho um cabo que mesmo no carregamento rápido o fio da uma esquentada, e olha que é só 18w de carregamento...
Agora seria legal um video detonando as luminárias de led integradas e as fitas de led, pela inesperada baixa durabilidade das mesmas e pela má qualidade dos drivers/fontes, que acabam piscando com qualquer variação na rede.
Sem contar que trocar uma lâmpada de base E27 quando queima, é rápido, sai barato e não modifica o visual do local.
Já essas luminárias integradas e fitas, quando estragam vc percebe que jogou dinheiro fora por sair do padrão E27 e ainda acreditar na vida útil prometida.
O LED é a própria corrente.
Lembro de muitos e muitos anos atrás eu tinha comprado uma incandescente de 150w e depois de uma semana ela simplesmente derreteu o bocal, é até estranho pensar pq uma led de 150w é praticamente um absurdo de luminosidade.
seria o equivalente a uma halogena de 13500W
Os refletores com lâmpada palito halógena dá pra frita carne
nem é possível achar mais incandescente, so de baixa potência para objetos decorativos, é quase uma relíquia
Na internet encontra de balde.
👍👍👍👍👍
Que esquentava eu sabia, mas 158 graus?
É acho q tem coisa errada, aí pq eu até já peguem em uma incandescente e n é isso tudo n
E sem falar q a led tbm esquenta quando ligada, se vc pegar nela vc queima a mão
@@JCproTT tbm acho
😎👍
imagine então utilizar lâmpada incandescente em um cômodo refrigerado por ar condicionado... é rasgar dinheiro
Pega numa lâmpada led depois de um tempo ligada, 40 graus nunca é sempre mais
O que não se fala são as qualidades de nitidez da incandescente. e forçaram e empurraram as de led. falando que só tem qualidades o que na pratica não se observa.
Vamos focar na economia,,agora dizer que pode queimar foro de PVC e esquentar base de ferro acho que isso não é argumento,já que desde que inventaram a lâmpada ela sempre produziu calor.
Realmente não é argumento, é realidade. Já presenciamos as 2 situações.
Eu tinha um professor de física que fazia um trocadilho e chamava de lâmpada indecente kkk
kkkkkkkkkkk
Só faltou falar o quão prejudicial a lâmpada de led com luz branca é pra saúde do cérebro e pra qualidade do sono.
🤜🤛👍
Tem umas lampadas de led que simula essas lampadas antigas
O IRC delas não chega nem perto de uma lampada incandescente.
Faltou a comparação de consumo x luminosidade
A maioria das lâmpadas LED são genéricas de qualidade duvidosa
Infelizmente...
E não duram nem perto daquilo que anunciam
@@lilygiganty acho que nem uma Led Philips como a do vídeo, uma das mais eficientes e duráveis do mercado, chega a ter a vida útil anunciada. Pra mim isso é obsolência programada, pra fazer girar o mercado...
@@mcrislima Eu não ponho minha mão no fogo kkk
O foco era apenas a temperatura.
@black bead excluded skirt Realmente cara... Em casa só entra Osram e Philips. Eu dou preferência à Philips por causa da garantia ainda maior que da Osram
Eu continuo com a boa e velha incandescente aqui em casa. Nenhuma led consegue chegar perto da qualidade de iluminação de uma lampada de 150w.
Se você achar uma lâmpada incandescente. Quebre-a imediatamente sem dó nenhuma. Você sairá mais no lucro que se usá-la hehe
A menos que você crie galinhas.
quebra não. da pra mim. uso aqui na bancada para testar equipamentos eletro eletrônicos..kkkkk
@@franciscofernandes5908 É a dita lâmpada rm série, correto?
Ou que more em regiões muito frias. Dane-se as galinhas 😂
Quanta ignorância
@@solradiante1471 ainda tem muitas aplicações, tenho certeza que ninguém vai por uma lâmpada led no forno e na churrasqueira
Incandescente produz calor , a vantagem é o FP 100% agora... Lâmpadas com FP abaixo de 95 não traz nenhuma economia numa quantidade significante só traz prejuízo a instalação como distorção harmônica e interferência pois são Vargas não lineares!!!
Cargas não lineares!!!!
👏👏👏👏
Top