Salazar: uma antologia
HTML-код
- Опубликовано: 1 дек 2024
- Apresento um conteúdo selecionado e uniformizado sobre a obra política resumida de António de Oliveira Salazar, homem-forte de Portugal durante cerca de 40 anos, inicialmente como Ministro das Finanças e depois como Primeiro-Ministro. Nascido pobre, recebeu uma criação católica conservadora e fez carreira como professor de Economia na Universidade de Coimbra. Entrou na política portuguesa em 1926, de onde nunca saiu. Uma pessoa honesta que liderou seu país na defesa dos interesses do seu povo durante tempos difíceis. Todas fontes audiovisuais utilizadas nesta compilação estão listadas na sua conclusão.
Índice do vídeo:
00:00:27
"O legado de Salazar"
Discussão entre participantes do painel de conclusão do concurso "Os Grandes Portugueses" da RTP1 de 2007. Jaime Nogueira Pinto, na condição de defensor de Salazar, expõe as qualidades de sua pessoa pública que julga principais em sua história. Sob protestos dos representantes dos candidatos de esquerda, Salazar ganharia a votação do programa realizada por telefone com mais de 40% dos votos.
00:01:50
"Dinheiros públicos"
Trecho de fala do político de esquerda Mário Soares, durante evento em memória do período ditatorial português em 2014. Preso 12 vezes durante o Estado Novo, foi eleito presidente e primeiro-ministro pelo Partido Socialista após a Revolução dos Cravos. Mesmo assim, ele reconhece sua honestidade administrativa e questiona a validade do rótulo de "fascista" quando aplicado a Salazar.
00:02:29
Trechos selecionados do episódio do "RTP Memória" dedicado a Salazar em 1998.
Completo: • Video
00:05:11
"Tudo pela Nação"
Discurso de 1949 na ocasião da conferência da União Nacional. Um testemunho pessoal do amor de Salazar por Portugal e seu povo e uma lição de patriotismo e oratória.
00:11:14
"Ultramar não está à venda"
Discurso gravado de 12 de agosto de 1963 sobre a situação da Guerra do Ultramar na África e a recente anexação de Goa pela Índia. Salazar expõe as confabulações e traições contra Portugal pelas potências estrangeiras objetivando explorar suas colônias após a independência.
00:23:53
"Angola é nossa"
Trechos de documentário sobre o apoio ao governo de Salazar resultante do discurso anterior de 12 de agosto, culminando numa manifestação na Praça do Comércio em Lisboa.
00:27:52
"Orgulhamente sós"
Discurso gravado de 18 de fevereiro de 1965 sobre o andamento da Guerra do Ultramar e a resistência de Portugal contra a comunidade internacional e as pressões da ONU.
00:31:44
Trechos selecionados do episódio da série "Os Grandes Portugueses" da RTP1 de 2007 dedicado a Salazar. Apresentação e condução do Jaime Nogueira Pinto.
Completo: • [English] António de O...
00:47:03
"Um ditador santo"
Entrevista de 2012 com José Hermano Saraiva, Ministro de Educação do governo de Marcello Caetano, sobre sua controversa defesa do regime de Salazar, quem define como sendo um DITADOR SANTO.
_______________________________
(todas referências em 00:46:11)
Ele sabia que tinha a Verdade dentro de si, por isso aplicou um regime autoritário. "Todos os caminhos levam a Roma", e todos estão caminhando para a mesma finalidade convergente - ele estava mais à frente.
Pena que era roto
Foi pena não ter sofrido num dos seus calaboços, pois a opinião seria a contrária.
Ele era um ator ao discursar... tinha na oratória a calma de uma dama e a mão de um coice de um cavalo... não admitia a população opinião contrária e democracia até que eu sei era coisa de paneleiros para o Dr. Salazar e era admirador de Mussolini até sonhava com seus discursos.
Se havia nascido noutro país e seria estudado com afinco a sua ideologia . Um poeta político com uma lucidez mais rara que o petróleo. excelente vídeo amigo, viva Salazar viva Portugal
Filósofo Lusófono do esgoto humano.
@@jorgenunes2126 é pena te esconderes...........
Viva ao Kekistão,
Viva ao Kekismo esotérico.
obrigado pelo tempo que perdeu a reunir esta informação
Presentemente conhecem-se muito poucos pormenores sobre a infância de Oliveira Salazar. Mas não é difícil imaginá-lo crescendo naquela casa de gente trabalhadora e educada, tão perto da terra e do céu, passando o tempo a brincar com moderação, pois o futuro ditador sempre foi uma pessoa moderada - nunca se separando dos verdes campos, nunca contrariando os seus pais. Todas as informações biográficas disponíveis falam de Oliveira Salazar como uma criança exemplar, dotada de virtudes precoces: meiguice, moderação, filho exemplar, amigo exemplar. O pequeno Oliveira, segundo alguns biógrafos, esconde nos bolsos o pão a que tem direito, para o distribuir pelos pobres da aldeia. Nunca briga com outras crianças. Não falta a nenhuma missa na Igreja de Nossa Senhora.
É, sem dúvida, uma criança precoce, mas também uma criança feliz. Na casa dos pais tem uma vida de amor sereno e concórdia, de que nunca se esquecerá. Dom António e Dona Maria são pessoas tementes a Deus, trabalhando muito, mas felizes por estarem juntos e poderem criar os filhos, apesar de alguns sacrifícios. A grata recordação da vida familiar estará sempre presente no pensamento e actividade política de Salazar, e domina, hoje, a concepção do Estado Novo português.
Se quiséssemos ir ainda mais longe com a análise da formação moral e política de Salazar, poderíamos descobrir outros elementos fundamentais, que só uma infância como a sua podia aperfeiçoar e promover. Por exemplo, a grande importância que Salazar não se cansa de dar, ainda antes de ser professor de Economia Política e Finanças, à agricultura e aos trabalhos agrários. Passou a sua infância em Santa Comba, junto à terra, conhecendo a gloriosa servidão do lavrador, tão rica em significados morais e religiosos, que dificilmente poderia trocar pela vida pulverizada, artificial e acósmica do trabalhador da cidade. De igual modo, a importância que Salazar dá à religião na vida do homem e da sociedade tem raízes na sua infância piedosa, inabalada por crises. Os seus pais eram pessoas com uma religiosidade moderada - o tipo de piedade católica popular. Oliveira Salazar nunca perdeu a sua fé, na infância ou no princípio da adolescência, para a reencontrar mais tarde, após longos devaneios e lutas. A sua religiosidade é totalmente desprovida de dramatismo. É algo que aprendera na infância e que compreendeu com a maturidade. "Aprendera", aqui, é utilizado sem nenhum sentido pejorativo; aprendeu a religião, amando-a, tal como aprendem as crianças todas as coisas fundamentais: o andar, o falar, os jogos, as canções.
Como desde muito cedo demonstrou ser uma criança-prodígio, moderada em tudo, os pensaram dar-lhe uma formação sacerdotal. Gostava das actividades da igreja, integrava o coro infantil e dava as respostas ao Senhor Padre António, em latim, talvez com alguns erros, mas de um modo que encantava a sua mente, maravilhada com todos os mistérios eclesiais. Aprendeu a ler e a escrever com um certo Dom José Duarte, e depois na escola primária que fora construída no Vimeiro. Fez amizade com algumas crianças, entre os 10 e os 14 anos, que estudavam com "a menina Isabel", antiga governanta da família do Barão de Santa Comba. Alguns biógrafos falam de uma paixão de Oliveira Salazar para com a filha de um fazendeiro abastado. Era a rapariga mais bonita do Vimieiro e todas as crianças podiam brincar com ela, excepto o pequeno Oliveira; os pais não lhe permitiam ficar muito amigo da filha de um homem tão rico. Essa tenra paixão teria sido, segundo alguns biógrafos, a verdadeira razão para Oliveira Salazar abraçar a vida eclesiástica. A família, e sobretudo a Dona Maria, encorajou-o nessa decisão. Nada seria tão lisonjeiro para os pais do que vê-lo, um dia, sacerdote em Santa Comba. Uma vida tranquila, ao lado dos seus familiares, livre de quaisquer preocupações; esse ideal correspondia perfeitamente à piedade calma do pequeno Oliveira Salazar.
Legal.
@@hdemello1 Todo o Mundo anda ferozmente a pregar aos quatro ventos, que Portugal é um país pobre e que o seu povo vive miseravelmente, mas como Português que sou e como sou totalmente compatriota, todos os meus escritos ou outras publicações, serão a versar a grandeza do nosso PORTUGAL, porque ainda hoje se os portugueses faltam o Mundo estará perdido, não só na religião, no trabalho, na educação, na fé e tantas outras coisas, como seria que outros povos estão interessados em saber Português, porque universalmente somos a terceira língua mais falada. Então, esta faceta está a fazer mal a muita gente, porque hoje é necessário saber Português, que é essencial para ler um bom livro, na gastronomia somos da vanguarda, clima é maravilhoso, o turismo é dos melhores do mundo, a cultura portuguesa é a melhor do Mundo, temos o Santuário maior do Mundo, somos o povo que conserva as antiguidades das suas aldeias, algumas ainda em xisto, temos as praias mais bonitas e seguras do Mundo, temos dos melhores compositores do mundo, temos os melhores Escritores e Poetas do Mundo. Qual é o interesse em querer PORTUGAL no fundo do poço, porque PORTUGAL com o seu passado coloca os outros países em inferioridade. Vejam que em França quem anda a montar a fibra óptica são portugueses, em Portugal já existe há um bom par de anos. De agora em diante, vou defender o nosso país com o respeito que merece, e neste campo de Cultura nós somos os melhores e todos os povos que foram colonizados pelos portugueses, e não alteramos a cultura dos antepassados de quem colonizamos. Vejam o caso das "mornas" em Cabo Verde, do Crioulo, que é língua dos caboverdenses têm como segunda língua. Portugal só deu outros mundos ao MUNDO, e agora querem classificarmos como uns deminuitivos do Globo, não meus amigos, Português acima de tudo !
Foi violado pelo pai
É preciso escrever tanto sobre um homem que era filho de um homem, cuja a alcunha era de «Manholas». Exagerado e prolixo. Escreva menos no futuro e pense mais.
@@nunocunhaataide7959 Sou Brasileiro e graças ao Marquês de Pombal, nunca nem vi aqui em nenhum lugar alguém falando a língua dos povos tupi que aqui viviam antes da colonização portuguêsa.
Que diferença de política para os dias de hoje agora somos os pedintes da Europa. Sem ter nada, Portugal nunca foi dependente de América ou russos agora somos um girassol de quem nos possa dar dinheiro. Triste história de ancestrais visionários para um povo de hoje rendido, tipo Maria vai com as outras sempre obediente aos outros sem a mínima autonomia. Com Salazar fomos aterrorizados pela ONU e ele não se rendeu, agora como '' evoluímos '' temos o António Guterres como'' presidente''da ONU que evolução!!
Grande mestre da política. Gênio!
Génio do mal.
@@jorgenunes2126 mais um socialista de merda
Ricardo Brandão ser contra Salazar e o Estado Novo é ser socialista? Não sabia...
@@LucianoMMatias sim, é, passas a saber lol
Eu sou contra salazar e sou direita xd
Viva Salazar Viva Portugal !
Um vídeo excelente. Obrigado!
GÊNIO, MITO, HONESTO....
SOU PORTUGUÊS COM ORGULHO, MAS OS DIAS QUE CORREM AQUI EM PORTUGAL, TODOS ESQUECERAM DE QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS E PIOR AINDA O QUE JA FIZEMOS PELO MUNDO E POR TODOS....
SINTO ME REVOLTADO COM ISTO, CHEGO POR VEZES A TENTAR TRAZER ALGO DISTO DE VOLTA MAS SOZINHO AQUI NAO DA,
Meu caro irmão português... até Roma caiu e imagina o império português. Rei fujão e filho "putanheiro"... aí sem tirar as ganância familiares e o domínio espanhol de 60 anos meu Deus levou Portugal ao buraco da insignificância e ao dizer amém aos ingleses e socorro também. A história mais bonita cheia de remendos que sangrão fazendo o povo tomar o pequeno almoço ao som da inveja.
Em todos os urinois havia uma frase: ""se és amigo da nação, dá ao Salazar o que tens na mão ""
" A agitação política é inimiga de um bom governo, e não se pode tirar rendimento dos melhores espíritos, senão dentro de atmosferas sadias e do funcionamento regular das instituições" Antonio de Oliveira Salazar
Grande homem... Tenho orgulho.
Orgulho de uma sanita, cheia de excremento de há muitos anos passados.
@@jorgenunes2126 vai te catar
Portugal precisa urgentemente de um novo Salazar!
Vai voltar a andar de carro de boi e usar caixas de fósforos e quem sabe só comer a cabeça da sardinha.
@@felipebernardo7059 ignorante, hás-de pensar que naquela altura já havia internet...o mundo era muito diferente do actual, além disso carros do bois,caixa de fósforos e sardinhas,sempre houveram, assim como actualmente, nem mesmo vendo o vídeo aprendes alguma coisa.................
VIVA SALAZAR!!!!!
VOLTA SALAZAR
Viva SALAZAR!!
Viva a Ponte SALAZAR!!
Faz uma leitura precisa da forma como o comunismo era implantado nas sociedades e o seu desenvolvimento. Infelizmente, actualmente vivemos sobre o seu domínio, camuflado e bem enraizado e tido como verdadeiro. Caminhamos para o fim.
QUEM DISSE QUE NÃO HÁ SENSURA DEPOIS DO 25 DE ABRIL PORCOS.
@@magalhaesmota247 se ouve-se não se lia comentários tão ridículos.
Viva este Grande Patriota
Hoje só ha vendedores de banha da cobra...
O homem mais honesto de todo o País. Até hoje poucos políticos foram honestos como ele.
E este facto e um que a esquerda não gosta de admitir.
Viva Salazar!!
Viva a Ponte SALAZAR!!
Muito bom. A canalhada dos dias de hoje deviam por os olhos nisto.
Santo
Comandar um país é muito complicado.
Como ele comandou qualquer um comanda. Fome negra, trabalho escravo, cegueira absoluta e tudo controlado.Ha nao esquecer os milhares e milhares wue morreram numa guerra que nem os proprios militares sabiam o que la faziam, isso so para mostrar a inteligencia do salazar, inteligente cmum burro bem vestido.
Saudosismo da memória, é difícil conseguir cheirar o sangue.
Viva ao Salazar!
Viva Salazar!
Hoje somos comandados por Bruxelas. Enfim pobreza sempre existiu. Outros tempos. A Rússia e a América sempre arranjaram sarilhos. A polícia política foi um desastre mas nos tempos atuais temos outros tipos de polícia mas camuflada.
Salazar é grande e acabou ❤️❤️🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Ele vai voltar um dia
Ainda bem que acabou.
@@orospucocugu6874 Deus nos livre desse fantasma tenebroso.
Bem ele gostava de Portugal,odiava os comunistas .
Nunca teve um discurso contra tal ou tal grupo étnico.
Penso que ele deveria ter utilizado e educado os portugueses pobres ao mercado livre e competição, a través do ministério da instrução.
Comparado com os políticos que Portugal tem , Salazar era um verdadeiro patriota.
Fica em paz Dom Salazar!
15:07 estava quase a dizer pretos mas voltou ao modo tv
Não, apenas se engasgou. Não lhe acontece quando fala muito tempo seguido?
Qual a música em 37: 30
Angola é nossa
Viva Salazar!!!
quem fez as legendas, ouve mal LOL
Os conservadores queriam abrir o mercado para o comércio exterior e fortalecer a indústria Nacional. Mas isso foi combatido com ideias de estatização de indústrias e a elite financeira portuguêsa queria estar mentinda nos empréstimos ao governo com juros amigáveis.
Até o Franco abriu mais a economia
Faltou falar que ele não era de extrema direita, faltou falar dos camisas azuis e do pcp.
O título deveria ser,como não ser democrata.
É pena, já não sou democrata a 2 anos
Volta , temos Portugal na miseria
Volta, pois queremos mais mortes em África e presos no Tarrafal.
Jorge Nunes concordo acho que eles preferem ter espiões a espiar tudo o que é canto acho que eles querem voltar a receber 1 sardinha por pessoa carne e bacalhau raríssimo só para quem era rico ksksk era um ditado horrível credo odeio e as pessoas que me vieram dizer que n que se vão fuder pq estou a cagar vão gastar o seu tempo a escrever
Pois tenho 72 e Fui tropa no RI 16 em Evora de 68 a 71.Quando me lembro daquela gente que se riunia no portao da rampa,para ter direito a comer,pois iam pegar os restos da sopa dos soldados.Vivo a 49 no estrageiro,depois que retirei dos meus negocios tenho ido de ferias a Portugal todos anos e hoje nao vejo nada disso.Sei que nem tudo esta bem,mas francamente nao tem comparacao possivel com aquele tenebroso passado......
Portugal na Miséria e só merda a entrar no País!
@@nunobessa4117 Aprenda primeiro a escrever português e apreça depois,
Mecheste mais tu nos dinheiro Publicos.
Tu Mário Soares foste o primeiro Grande gatuno , depois do 25 de Abril.
Visionário 45 anos à frente do seu tempo.
ORA PRO NOBIS
O Brasil estaria muito melhor hoje se tivéssemos tido um Salazar ao invés do Lula.
Luis Ferreira de Freitas vocês tiveram Vargas
Miguel Almeida Vargas modernizou o Brasil, que antes era rural. Ele foi sem dúvida o maior Presidente que já tivemos. Mas o que me chama a atenção nesse vídeo do Salazar é que ele era incorruptível. Acho que nunca tivemos um Presidente assim no Brasil e o sr. Luis Inácio foi a antítese do incorruptível Salazar.
Luis Ferreira de Freitas Eu não quero desculpar o Lula (não sou juiz nem finjo que sou, se jornais de direita dizem que há espaço para dúvidas no processo do Lula então eu também as tenho) mas seja ou não um criminoso fez muitas boas políticas sociais como a bolsa família e a democratização da educação superior dando apoios a alunos de famílias menos privilegiadas
Salazar, o TONTO de todos os TEMPOS
Vocês são uma vergonha! Apoiam um fascista!!!
Sou hispânico nos Estados Unidos, comecei aprender esta belíssima língua
Pergunto sinceramente - como é o ambiente político ao general no Portuga à questão deste homem?
Ademas: empecé ayer - noto esto por mejor establecer contigo el hecho de que no sé nada sobre la cultura de Ustedes lusófonos, y que pregunto sinceramente
@@parsasoltani1987 Bom dia, sou brasileiro e não um grande especialista da vida política portuguesa. No entanto, comparativamente aos outros países europeus, Portugal é um dos raros que resiste à onda atual de avanço do fascismo. A revolução dos cravos é ainda vista como um evento extremamente positivo, e as novas liberdades garantidas às mulheres e aos cidadão em geral, elogiadas.
No entanto, existem pessoas que tendem a minimizar o horror do regime de Salazar. Diferentemente de Franco e outros, o regime foi muito pouco mortal para seus cidadãos. Ele, no entanto, esvaziou o país, transformando os portugueses em migrantes pouco qualificados em diversos países europeus e no Brasil, e também engajou o país em ferozes lutas anticoloniais. A impressão que tenho é que Salazar é admirado apenas por uma pequena parcela da população. Daí meu espanto com os comentários dos internautas nessa página.
@@romalatinista Psicopata, vai te tratar.
Em primeiro lugar, você é um medíocre. Em segundo, como todo governante fascista, Salazar tinha horror de seu povo. Portugal vivia em grande parte do dinheiro dos expatriados que foram morar nos outros países da Europa (onde eram empregados pouco qualificados) e no Brasil, onde também tinham posição subalterna, vindo daí a fama de que são burros. Você é a prova. Vai pastar.
Toda regime totalitário tem seu lado positivo e negativo até a cubana teve o seu alfabetizando sua população na época o problema da portuguesa foi não ligar pra alfabetização, enfim hj em dia eles estão fazendo o msm tipo de investimento que o Brasil fez com o lula e dilma desde 2003 vms ver se dura mais do que 10 anos antes da recessão e se não pedem a volta de Salazar.
Comunista , so dizes merdaaaaaaaaaaa
Mukkai é comuna e portanto ignorante
Salazar investiu na educação maior parte das Escolas primarias em Portugal foram obra do Salazar
Imposto é roubo e o estado uma quadrilha. Luladrão e Dilma dochefe são corruptos e seus feitos são lembrados somente de forma negativa.. nesse ponto não somos referência de nada. O Brazil esta falido e a pobreza foi a única herança que Lula e Dilma deixaram para todos.
@@nopt8191 Avé Salazar Avé portugal 🇵🇹
Grande ditador grande palhaço no tempo dele ouve muita fome
Não houve não
palhaço és tu anormal
@@jahdi7941 tase bem salzarista ignorante
Aqui em Viseu ninguém me disse que possou fome por causa de Salazar que sempre defendeu os portugueses mais humildes e rurais tal como o doutor Oliveira Salazar
@@lilianafigueiredo6927 lol vai e ver como era portugal antes da democracia e depois vem falar que ignorate
Vergonha, tenho amigos portugueses que conhecem bem a história 👎👎👎👎👎