Em 2018 eu fui um desses bolsonaristas fanáticos. Na época, eu estava em depressão profunda, quadro seríssimo em que quase que eu... enfim, coincidentemente ou não, assim que passei a tratar minha depressão, começo de 2019, minha percepção de mundo mudou totalmente e passei a ter vergonha do voto que dei em 2018, isso antes mesmo da pandemia. Acho que as pessoas menosprezam muito os problemas psicológicos que as sociedades modernas estão enfrentando. Naquela época eu estava no fundo do poço e o bolsonarismo me deu uma espécie de missão de vida, me fez sentir útil, com algum propósito. Óbvio, era ilusão, mas hoje eu sei que o motivo de eu ter sido um fanático bolsonarista foi por conta do meu quadro depressivo. Nunca tinha sido antipetista e detestava Bolsonaro até meados de 2016, mas meu quadro de saúde mudou tudo na minha vida. Em resumo, muitos apoiadores do Bolsonaro estão literalmente doentes psicologicamente, por isso todo esse fanatismo. Isso é especialmente perigoso pois, dependendo do nível da pessoa, nunca se sabe onde vai chegar (como o Tio França).
Achei seu depoimento muito sincero. Obrigada por compartilhar a sua vivência conosco. Também acredito que a falta de perspectiva na vida leva as pessoas ao radicalismo.
Pedrão… tentei conversar com os familiares …. Deu na mesma coisa q falar nas redes sociais ! N importa argumento ! Desisti…. Só silenciei o grupo da família depois de anos. Simplesmente cansei …. Sinto que eles são pessoas amarguradas e mto aflitas que eu n consigo conversar pois eles se sentem mto superiores com seus “valores” dos quais n sabem nomear. Eh parecido com terraplanismo, muitas vezes sabem q algo n é verídico, mas escolhem por acreditar. Simplesmente n sei o que fazer …
É só não conversar com militância de esquerda que eles vão ouvir, mas se ficar repetindo narrativa de mídia esquerdista eles estarão até certos de te ignorarem.
Não tá sozinho amigo.. mas não desiste.. eu as vezes consigo chegar num meio termo, outras vezes o ideal é acordar evitar falar sobre, muitas vezes são pessoas que amamos
Você escreveu exatamente o que pensei quando ouvi o Pedro falar de conversar com familiares e amigos. Não adianta. É a mesma coisa que as conversas de Internet. Isso apenas cansa, frustra, quando não descamba para o bate boca. Eu já desisti, já gastei muita energia e sanidade com isso. Hoje trato o tópico como proibido, principalmente com os parentes mais próximos. Já dou o toque na hora que não quero falar a respeito. Quando não é alguém tão próximo, deixo a pessoa falando suas groselhas até ter uma brecha para mudar de assunto.
Pedro, por que os conservadores não relacionam os atuais problemas sociais e econômicos às consequências do capitalismo selvagem, que cada vez mais favorece a concentração de renda, a precarização do trabalho e o enfraquecimento do estado de bem-estar social?
O conservador, historicamente, é o sujeito que quer manter o que é benéfico para um grupo pequeno. As pautas conservadoras ao longo da história foram, por exemplo, a manutenção posição subalterna da mulher na sociedade no início do modernismo industrial, a manutenção do status de colônia do território brasileiro e a continuidade do sistema escravocrata, a manutenção do poder monárquico e da aristocracia no contexto da revolução francesa, etc, etc. É da essência do conservadorismo a luta pela manutenção de privilégios. Portanto, a resposta para a sua pergunta é simples. Eles são favoráveis à concentração de renda, pois é como ganham a vida, da precarização do trabalho, que exploram, e do enfraquecimento do estado de bem-estar social, que não lhes é útil.
Conservador dialoga com isso, porque ele vê que o peso do estado é a pior coisa. Quando você precisa pagar 3mil pra tirar uma CNH por causa da burocracia, enquanto paises desenvolvidos é uma taxa básica, IPVA para carro com 10 anos, quando você precisa ter cuidado para andar na rua ele pensa que nos 16 anos de PT anteriores a esquerda falhou em combater a criminalidade, pelo contrário, ela aumentou e piorou em especial nas cidades grandes. Quando a Maria do Rosário vota contra a diminuição da menoridade penal debatendo um caso do champinha, foi ai que a esquerda perdeu o povo
Vc deve ter medo do conluio da mídia preposto do mercado financeiro em conluio pra emplacar Tarcisio como moderado pra derrotar o Lula. Porque apesar de ser tão extremista quanto bolsonaro, de ser advogado da brutalidade policial e de ter os mesmos valores vis, ele sabe comer com garfo e faca, ou seja, com o primeiro fascista pudemos contar com sua burrice, mas o segundo vem preparado pra fazer dar certo.
Vc deve ter medo do conluio da mídia preposto do mercado financeiro em conluio pra emplacar Tarcisio como moderado pra derrotar o Lula. Porque apesar de ser tão extremista quanto bolsonaro, de ser advogado da brutalidade policial e de ter os mesmos valores vis, ele sabe comer com garfo e faca, ou seja, com o primeiro fascista pudemos contar com sua burrice, mas o segundo vem preparado pra fazer dar certo.
Quer saber de uma situação que causa ainda mais Pânico? O Brasil entrar em guerra com outro país, e nós, enquanto Nação, sermos defendidos por esses trapalhões do Exército!! A Tropa do Sargento Pincel cometeria menos erros!!
Não sou petista e nunca votei no PT, isso me dá uma maior credibilidade prá questionar quem quer que seja a explicar como ainda é possível alguém ainda brigar em favor do Bolsonaro depois de 4 anos de tantos conflitos causados por esta criatura do inferno, vou morrer e nunca vou entender, principalmente porque esta devoção toda não parte apenas da classe menos favorecida.
Essas pessoas acreditam, sem formalizar o raciocínio, que o Estado brasileiro é estruturado para preservar a permanência do PT no poder. Acreditam, ainda, que o Bolsonaro é a liderança (a única ou a mais forte) que enfrenta este sistema institucional deturpado. A visão é equivocada (ao menos, parcialmente), mas é nisso que acreditam.
> Pro bolsonarista, quem ficou 4 anos criando conflitos foi o STF. Observe todas as decisões inconstitucionais do STF e verá. Bolsonaro sempre tomou decisões dentro das 4 linhas da constituição.
E o estado brasileiro não está aparelhado pelo PT? 8 ministros do STF foram indicados pelo PT... Universidades federais todas com reitores esquerdistas e cultivam a cultura progressistas, Nordeste reduto petista, que foi abalado fortemente desde 2016-2024 e agora em 2024 o PT foi destruído, só elegeu 1 prefeito de capital em todo o país. @@henriqueleijoto9285
Pedro, admiro demais a sua retórica, porém, como um testemunho, trago a minha situação, convivo com uma bolsonarista em casa, a muitos anos, não a diálogo sobre essa situação, eu sou marxista, não conversamos sobre política, ela é o amor da minha vida, já tivemos discussões duras q quase nos levou ao fim, mas a forma de pensar e agir, a admiração a figura do bolso é muito grande, tenho amigos próximos q são, minha família quase toda , e é muito mais do q antipetismo, é uma repulsa a esquerda alimentada por discurso religioso, coachs picaretas, e imprensa durante o período da lava-jato, sei q não teremos uma revolução como eu quero q ocorra, mas eles encaram a existência de um estado teocrático como algo a se buscar, os planos de matar o Lula traz ainda mais simpatia a essas pessoas, portanto meu caro, desculpe, a realidade é muito mais cinza do que o dito por ti, consumo seu conteúdo porque tu és o meu "liberal preferido ", mas não temos.como dialogar com quem não quer diálogo, e olha q o meu caso ainda é tranquilo, pq ela entende parte do meu posicionamento e respeita, mas entre outros q não são do meu vínculo, nem isso é perceptível.
Vivo o mesmo, muita gente, passa pano pra tentativa de golpe e pasmem até mesmo pra planejamento de assassinato, é terrível. E boa parte disso é consequência exatamente do que tu disseste, demonizar a esquerda, como se somente a esquerda fosse corrupta, mentirosa, e do "mal" .. a evangelização contra a esquerda funcionou e pode produzir mais homens bombas como o que vimos..
A repulsa a esquerda é fruto especificamente da ideologia de gênero e coisas relacionadas a pautas homoafetivas. Desde que a esquerda abandonou o lema trabalhista ela afastou a população cada vez mais.
A minha situação é parecida, não com meu companheiro,eu e ele compactuamos com o mesmo pensamento. Votamos no Bolso em 2018, aí percebemos a fria em que entramos, naquela reunião que Moro brigou com Bolsonaro e o mesmo disse que ele interfereria na PF para proteger seus filhos se assim necessário fosse. Aí a máscara caiu de vez e a pandemia fez o resto do trabalho. Minha mãe e irma ainda acreditam no impronunciável. Para o bom convívio, não tocamos no assunto, porque na minha frente não admito que defendam esse ser. Cada dia mais tenho total repugnância. Sou progressista e a direita que tenho visto não é essa que o Pedro está falando que é boa, desculpe , mas nunca mais terão meu voto.
O famoso pensamento de manada ou pensamento de seita. O prazer de fazer parte de um grupo e achar que quem não faz é o errado. Vimos isso na Alemanha nos anos 40's.
Sim. Mas cabe salientar que aí o bolsonarismo e o petismo se encontram. São 2 facções tribais violentas que consideram quem não se curva integralmente à cartilha deles como inimigos. Essa é a natureza do populismo. ☠️
Há um aspecto comportamental em jogo para uma parcela considerável do eleitorado bolsonarista. Quando o equívoco é muito grande, é mais fácil tornar-se refém dele, ficcionando a realidade, do que reconhecê-lo e corrigir a rota.
É um BIG problema. (Para combinar com o adjetivo que eu dei para a análise do Pedro, hoje...) ...E isso basicamente porque foram aparelhadas por INTERESSES POLÍTICOS, PARTIDÁRIOS e DE NICHOS, em contraposição aos de Estado.
O dia que a esquerda tentar dar um golpe de estado usando integrantes das forças armadas e como parte do plano tentar matar um presidente eleito de direita e um ministro da suprema corte aí você pode vir com esse papo.
Eu ainda acho esse tipo de comentário estranho, embora ele seja comum, porque eu nunca entendi por que as instituições brasileiras, loteadas sob medida para beneficiar grupinhos bem restritos em detrimento do povo pagante de impostos, tinha credibilidade antes. O que mudou de antes para agora? Não é como se as instituições não fossem sacanas antes.
E o exército não uma instituição? um sujeito que é político há quase 40 anos não é um membro da instituição congresso nacional? Não tem nada mais sistêmico no Brasil do que Bolsonaro, centrão e sua tropa...é a velha política das benesses para os escolhidos, das gordas pensões para filhas e netas.
@@no_more_spamplease5121 , acho que a internet mudou isso. Antes dependiamos mais da midia televisiva e jornais para saber de algo. Grupos de mídia chegavam ao ponto de mostrar apenas o que convinha aos interesses deles. Com a internet a informação (e desinformação também) se espalhou mais rapidamente.
As pessoas precisam entender de uma vez por todas que é a composição do Senado e da Câmara que consegue mudar o jogo. Não é a Globo, não é STF tampouco um Presidente.
Mas nas últimas eleições o STF foi EXTREMAMENTE ESSENCIAL. Observe que desde os primeiros dias do governo Bolsonaro, o STF criava os fatos e a Globo fazia as reportagens. Se não fosse isto, o Bolsonaro teria OITENTA PORCENTO dos votos em 22. Inclusive o Lula nem seria solto se não fosse a intervenção do STF.
Po mano, por mais que eu pudesse concordar, os lulopetistas são motivados por boas intenções. Só são ridiculamente burros. Eu não os chamaria de ruins. Não o povao.
@@turnblake A visão “abrasileirada” de conservadorismo polui o termo, conservadorismo é mais sobre ser um freio a mudança do que “querer voltar ao passado”. Quando um progressista entende isso há espaço para conversa, caso contrário, não. Proto-revolucionários tem um caminho longo até entenderem que há mais nos termos do que eles aparentam para si ou seu grupelho. Comentar ou curtir algo assim só demonstra sua ignorância sobre o tema.
Uma Democracia pode funcionar de MUITAS FORMAS DIFERENTES. Cego! O problema é que você confunde "Democracia" com o SEU CONJUNTO DE INTERESSES - Inclusive os únicos que são probos! (O que ironicamente é uma visão que não poderia ser mais antidemocrática.)
@@IGeraldodemocracia pra bolsominion é um estado onde só eles ganham eleições, eles podem executar adversários quando perdem, eles querem ganhar eleições sendo minoria. Bolsominion pobre e crentes nem sabem o que é democracia, não se preocupam com isso.
O sistema chama-se capitalismo. E no capitalismo, NADA funciona como deveria. A democracia é burguesa (plutocracia); o Estado de Direito só serve pra garantir a propriedade privada e a ordem. A República é um engodo, uma ilusão, pois quem usufrui e se beneficia é a classe dominante (burgueses).
A institucionalidade, a república deturpada pela reeleição. A luta é pra que a qualidade de vida seja correspondente à pompa e ao decoro dos cargos. Alguns lutam pelos meios democráticos, outros por meios tirânicos.
Ficar brigando cansa muito, e' deteriorante e nao vejo alternativa agora nem em futuro proximo. Que a lei se cumpra. Espero ver mais conversas sobre propostas no executivo e legislativo
Não vejo como seja possível uma "desintoxicação" do radicalismo no Brasil sem a regulação das redes sociais. Com o desenho atual dos algorítmos, o camarada que flutua no centro de uma ideologia é fatalmente atraído para o extremo dela (tal qual um asteróide perto de um buraco negro)... Uma hora ele cai lá dentro. Ou essa lógica se altera, ou discutiremos isso para o resto da vida.
Deixa de ser doido, graças a internet que a gente não é mais extremista, a gente na internet sempre temos o contraditório, se fosse regular a internet, os extremistas vão se isolar em grupos fechados, e ficaram mais radical!
Trump tá com um projeto ÓTIMO para regulamentar as redes nos EUA. Vale a pesquisa. Um dos pontos é que as redes não possam fazer a curadoria - Filtragem e direcionamento - do conteúdo, se o usuário assim determinar (E que ele tenha esse direito).
É surreal, o próprio RUclips te empurra conteúdo de extrema direita, sem você nunca ter votado na extrema direita, nem mencionado nada de extrema direita.
Talvez possa ter algo a ver com nas suas duas linhas ter falado "extrema direita" três vezes... Só um palpite. (De alguém que, dentre outras coisas, entende de algoritmos.)
Sim tive uma conversa hj sobre isso, em vez de votar em gente que diz querer te proteger do comunismo 😅 vote em quem tem projetos definidos pra melhorar a sua vida e de quem se possa cobrar depois.. não cumpriu? Não vote mais nesse, pra quem acha que tudo se resolve com bomba, se resolve com voto, consciência e leis.
Contra o sistema ou não , questão , quem vai propor reforma política? A minha resposta é o povo. Temos que ir para Rua. O bandido do Lira está quieto....
Eu tenho vários familiares bolsonaristas, inclusive meus pais, alguns mais apaixonados que outros. Infelizmente nenhum deles tem qualquer chance de ser salvo, nem de querer ser salvo. São capazes de tolerar absolutamente qualquer desvio dos seus líderes (qualquer mesmo) porque sempre vão poder dizer que algo que o Lula fez é supostamente pior.
@@fmpinto verdade. O nível de fanatismo desse povo é tão absurdo que eles não permitem nenhum diálogo. Olha o comentário acima do meu, provou seu ponto.
Eu nunca Gostei do PT ... Mas sempre enxerguei que o Bolsonarismo é pior que o PT , pois usam o nome de Deus para fazer o que Deus é contra , ou seja são Hipócritas e Enganadores , eles servem ao espírito do Engano, apoiados pelos falsos Pastores que estão lutando por seus interesses pessoais e NÃO do Povo e muito menos pelo Brasil .
@@carolmarques1748 Eles são piores que o PT . Pois usam o nome de Deus para tirar proveito Pessoal , promovem o Ódio , Racismo , uso de Armas e fingem que fazem a vontade de Deus , mas as obras são do Diabo .
Tem gente que acha que a coisa mais importante do mundo é evitar que o país caia nas mãos de organizações criminosas que colocam pessoas em cargos chaves com o único propósito de roubar.
Uma ótima reflexão Pedro Doria! Não tenho o costume de escrever, mas fiz questão de vir aqui para comentar que ainda bem que existem pessoas como você, com a mentalidade ponderada (ao meu ver) que faz questão de escutar , tentar compreender e debater o contexto (desde fatores históricos, sociais, políticos, ideológicos, culturais, econômicos e fatores Humanos) do nosso momento, de uma forma mais humana, olhando para o comportamento das pessoas, não de uma forma rasa, mas por várias camadas superpostas de que vão do perfil individual, perfil de grupo de unidade menor até maior, regionalidades, chegando às suas percepções de realidade e desejos, tudo baseado em suas vivências e como todos esses fatores influenciam a cada um, e o todo, no presente com visão para o futuro. Não é mais, no meu entendimento, sobre o mais certo ou o menos certo para o momento, mas como as pessoas em circunstancias diferentes possuem percepções e comportamentos diferentes e tentar decifrar isso para que possamos achar o caminho da conversa aberta, educada e com o proposito de evoluirmos, de nos desenvolvermos. Vejo que você realmente se se empenha em trazer tudo isso de forma ponderada (ao meu ver), com transparência sem esconder suas preferências, mostrando que o caminho é conversar, refletir, debater de forma equilibrada, sensata e respeitosa. Não significa que eu concorde com exatamente tudo o que você fala, e nem é necessário isso até porque a divergência e o questionamento se faz necessário para boas reflexões e debates, mas sua abertura permite que isso aconteça. É algo como uma divergência saudável para um convergência construtiva, ou algo assim, rsrsrs. Claro que existem muitas pessoas que ainda tenham dificuldade minimamente de ouvir e refletir, por seus atuais modelos de pensamento, sobre o que você fala. As palavras e analises dos ponderados, como você, sempre encontrarão Haters. Mas a jornada da transformação só vem pelo conhecimento em amplo espectro. Obrigado por trazer essa forma de comunicação e, junto com a equipe do Meio, nos proporcionar reflexões mais amplas. Tento sempre ter informações de fontes com vários formatos de visão, para tentar me manter aberto e entender a forma que cada um enxerga o contexto, segundo seus vieses. O Fato é um, as percepções (que alguns podem chamar de suas verdades) são várias. Eu tento entender o movimento do todo e suas publicações me ajudam nisso. Então .... assinando o Meio em 3, 2, 1. Cordial Abs.
Sim, foi cruel aquela propaganda do João Santana mostrando a comida sumindo na mesa. Algo no nível do que os bolsonaristas fariam hoje em dia contra o PT.
Concordo com vc Pedro … não adianta a gente ficar brigando e dividir a sociedade … mas a coisa tá difícil , pois os radicais estão sendo manipulados pelas suas redes para lacrar e serem violentos e não dialogar dificultando o a troca de ideias , que é o objetivo da extrema direita … vejo que se conseguirmos conversar com pelo menos uma pessoa , já é motivo de ficarmos felizes !!!! Isso me desespera um pouco … mas ouvindo vc , me faz ficar mais centrada e entender que não tem caminho a não ser o diálogo !!!!
Bem contraditório já que atentado contra "a democracia" e igual a atentado contra "quem o povo elege como seu representante através de eleição" que é o mesmo que atentado contra "o presidente".
Constato que pela primeira vez o poder civil do estado brasileiro prevalece sobre o poder militar. É um fato inédito e histórico no país desde a monarquia, desde Cabral.
É falta de informação, ou informação errada que leva pessoas que precisam do SUS e de educação pública, voterem em pessoas que defedem reduzir o estado. Claro que há problemas no SUS e na educação pública, mas não é pior sem eles?
Melhor seria se todos pussemos pagar um plano de saude? Sabia que seria mais barato para o estado bancar isso do que manter o sus atual? Você prefere o sus ou um hospital privado?
Ir mais ao mercado de trabalho, que sutileza sinistra. Entrei no mercado de trabalho ainda nos anos 70 e desde lá, meu… é bem complicado. Vai mas não vai. Ganha menos. Qualquer deslize acabam contigo… aí você tem filhos… aí o marido por menos participativo que seja no orçamento… foda, meu. “Ir mais ao mercado” fica parecendo meio ofensa, sabe?!
Essa mesma análise os jornalistas fizeram sobre a vitória de Trump, não tem nada a ver com Bolsonaro. A ascensão econômica ocorreu justamente nos governos do PT, não nos seis anos de Bolsonaro e Temer.
O conteúdo é ótimo Pedro. Vou dar uma sugestão só do formato, me dá uma certa agonia essa forma da câmera capturando a imagem de baixo para cima. Acho que um ângulo de conversa mais frontal traz mais conforto visual. Um abraco
Sobre atentado à democracia, entendi seu ponto, mas se o povo escolhe uma representante, e matam ela, dá para dizer que foi um crime contra a democracia no mesmo sentido em que fraudar uma eleição seria. O seu ponto é mais sobre republicídio, mas a democracia pode ser afrontada de outras formas.
Rapaz... Com meus irmãos não dá pra conversar. Já tentei bastante, mas definitivamente desisti. Percebi que seria pior continuar qualquer assunto relacionado a política política.
Obrigado Pedro pela resposta. Mas eu sabia destes outros golpes anteriores. Mas acho que a anistia depois da redemocratização aliviou para os golpistas de 64.
Minha mãe virou bolsonarista fanatica. Conversar de politica com ela ficou praticamente impossivel. Ela tem um grupo no whatsapp que fomenta o bolsonarismo dela todos os dias. Eu e minha mãe combinamos de não falar de politica. Mesmo eu cedendo e concordando com ela em muitos pontos da direita, ela não aceita escutar nada que venha da esquerda.. Sigamos tentando conversar com respeito e diminuir o ódio entre esquerda e direita..
PARABENS, VOCE TEM UMA MAE ,SENSATA,DESDE DA EPOCA DA MINHA BISAVO E SE USARMOS O PARAMETRO DA GRANDE MIDIA E COMO A ESQUERDA AGI COM MUITO FAKE NEWS,O ANALFABETO CORRUPTO GENOCIDA E BEBADO, DA MUITO DINHEIRO PARA MIDIA PRA MANIPULAR AS INFORMACOES, ESCONDER,MENTIR E ETC,VIDE NOTICIASFORA DA BOLHA BRASIL,NAO TEM COMO CONVERSAR COM PESSOAS INOCENTES E QUE SE IDENTIFICA COM DISCURSOS RASOS, POPULISTAS, INFANTIL, HIPOCRITA, BIPOLAR, NEGACIONISTA E SUAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
já está no campo da crença a muito tempo, eles já aceitaram que a água é seca, meu pai é assim... o ruim é que a pessoa vira carta branca... todo mundo começa a evitar assuntos ou a ignorar algumas coisas para não perder o convívio.. a pessoa morre um pouco em vida no que tange a a sanidade
Mas se o STF ficar mais DEZ ANOS criando inquéritos, será que isto não ajuda? O foda é que este pessoal é tão burro que fica criando inquérito até de falsificação de cartão de vacina e de incomodação debaleia. Daĩ fica muito escrachada a perseguição. Um pode roubar à vontade. Podem cancelar bilhões de reais em multa. E ficam fazendo inquérito de golpes que nunca existiram. Daí forçam demais.
Se esperar um braço torcido é nunca que vamos deixar essa polarização afetiva. Concordar com a cereja e não com o bolo todo, já é um bom caminho para diálogo.
Precisamos rever o papel, atribuições e poderes do executivo, legislativo , judiciário e forças armadas. Por exemplo,: O legislativo não pode tratar e votar de causas próprias. O judiciário não pode ser politizado. As Forças armadas não podem assumir cargos políticos, a não ser que seu integrante interessado num cargo político saia do seu cargo militar e perca todos os direitos devido a ele.
Pedro, vc conhece o Daryl Davis, do documentário Accidental Courtesy? um negro que conseguia conversar com gente da KKK, e conseguiu até tirar vários de lá. Recomendo.
É VERDADE O POBRE DE DIREITA TEM QUE PASSAR A VIDA NA SENSALA IDEOLOGICA, ESCRAVIZAR A MENTE A PONTO DE NAO TER ESPERANÇA, META E FOCO,TEM QUE SER UM ALIENADO DA BOLHA E FICAR LAMBENDO AS FERIDAS A VIDA INTEIRA E SER HUMILHADO COMENDO MILGALHAS DOS DIATODRES TERRORISTAS COM SEU DISCURSO RASO,INFANTIL E NEGACIONISTA E ACREDITAR NAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO DOS ZEROS A ESQUERDA 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sobre as redes sociais, seria muito bom se surgisse uma rede social de código aberto, numa experiência parecida com a do Linux. Um lugar virtual onde as bolhas que surgissem fossem resultados de ações coletivas, sem a influência dos algoritmos. Eu migraria 100% para essa nova plataforma (e toparia assinar mensalmente).
Eu sei que quase todo mundo tem uma avó um pai ou algum velhinho bonitinho que virou bolsonarista e que torna difícil aceitar a realidade mas oq une todo bolsonarista seja a mentira do conservador ou a mentira do que defende família ou que defenda a liberdade, seja qual for a mentira o que os une é a maldade e/ou o ódio
@@andersonroberto5387 Porque é exatamente a pergunta que o cara fez ao Pedro e ele achou que estava falando do Bolsonaro e dos milico. O bolsonarismo virou uma seita onde eles não conseguem enxergar a realidade ao redor deles. A bolha é gigantesca. Tem um caso parecido com isso na internet chamado Jim Jones. Ali retrata bem como funciona a mente do bolsonarista e do bolsonarismo.
10:38 🎯🎯 Numa sociedade cada vez mais radicalizada por conta do algoritmo, cada vez menos estaremos abertos ao dialogo com quem pensa diferente e isso só pode gerar consequências ruins. Discursos que há 30 anos eram impensáveis, hoje são comuns. Black Mirror vai ser fichinha.
Pedro Dória, não vejo como saída conversar apenas com os parentes e amigos para curar a mente de muita gente doente. É necessário muito mais que isso, é necessário que os golpistas sejam punidos para ficar como exemplo é necessário regular as redes sociais e é necessário no plano muito mais amplo continuar diminuindo as desigualdade sociais e também não menos importante a questão da segurança pública.
Pedro, mas não dá para aceitar que ainda acreditem no impronunciável. A família não quer saber, acho que seguem os extremistas. Não escutam a opinião dos amigos e sim essa turma. Difícil
E ele continua defendendo isso. Se tem um direito que TODOS devem ter é o de FALAR. FALAR, FALAR e FALAR. Quem quer CALAR/SUPRIMIR discurso são justamente aqueles que precisam ser COMBATIDOS.
Uma parte da mídia brasileira daria espaço para os nazistas falarem sobre o ideário nazi logo após a segunda Guerra mundial ..não entende que bolsonarismo é a antitese da democracia...
Infelizmente a verdadeira culpa é dos extremos quem luta com tanto extremismo acaba gerando mais problemas do que soluções e nenhum espectro político ao vê esses prejuízos vai querer aderir a todas as exigências, até a política não se limita a lados mas ao que convém e o que é necessário, particularmente eu não acredito em nada que a política apresenta principalmente atualmente porque não há princípios apenas momentos políticos e em cada momento quem está no poder segue apenas essas regras fazer o que convém e se preciso o necessário apenas
Porque a opinião ela precisa ser aliada aos interesses dos outros e no entanto cada um tem o direito de poder ter opiniões contrárias e ainda assim conviver com seus direitos e liberdades sem a necessidade de se odiar ou se censura
Por isso eu acredito no meu ponto de vista numa "ditadura das minorias" não são apenas pessoas reivindicando seu espaço são pessoas impondo suas vontades e ideologias aos outros porque em algum momento quando tem que dialogar e vê que isso leva tempo, exige muita paciência e respeito, não querem vão direto ao autoritarismo porque perder o tempo ouvindo quando ninguém não faz nada e assim eles subvertem obras, eles planejam vingança e persuadem para que seus viés e sua forma de pensar seja a correta a todo custo quando se trata do que é público se trata de algo mais amplo e que precisa a opinião de todos, não como no que é particular onde cada um é livre para pensar da forma que quer ou selecionar aquilo que lhe agrada
PEDRO, Bela reflexão. Fale como o PODER ECONOMICO pode eleger varios politicos, apenas aplicando o dinheiro publico de partidos politicos fortes pra IMPULSIONAR POSTAGENS e utilizar MARKETING DIGITAL pra transformar discursos polêmicos em politicos vistos como ANTI-SISTEMA.
Suponha q vc está respondendo um processo, aí o juíz é duro. Vc ameaça o juíz e ele vira vítima, aí pronto, ele vai ter de mandar seu processo pra um juíz bonzinho. Ótima essa justiça né? 😂
2:20 Eu estou estudando pra concurso e também sinto que to fora do jogo (pelo menos por enquanto), e também gostaria que esse jogo fosse mudado. Mas pra mim o problema do jogo tá justamente no capitalismo (até uma famosa revista de economia disse que o capitalismo precisava de um reset), já que a concentração de renda tá aumentando até mesmo nos países desenvolvidos. Então , imagina se eu vou votar pra empoderar gente que é ultra capitalista e anti Estado . Ainda mais pessoas que desprezam a questão ambiental e são antidemocráticas. Nesse sentido, sim, eu acho que a esquerda falhou em mostrar que o capitalismo tá em crise no mundo ocidental . Não defendo revolução socialista, mas muito menos um capitalismo desregulado e o desmonte do Estado
Sim, Pedro. Conversar civilizadamente é o camino, mas a mídia precisa colaborar e parar de atacar a todo custo o atual governo, estamos em um momento delicado para a democracia. Crítica construtiva sim, mas o que está acontecendo chega a ser escandaloso. Vc já comentou sobre os cortes que Haddad realmente deveria fazer com as gramdes empresas que recebem auxílio do governo?
Acho que é fundamental q se entenda mais amplamente o que é o antipetismo. Nunca li um estudo sobre isso. Acho que a arrogância de colocações, a postura de se verem como únicos advogados das causas nobres está na raiz disso. A defesa indefensável de ditaduras da esquerda se soma. E a priorização de pautas identitárias, todas válidas, de forma agressiva e contudente. Pena q tudo isso esteja levando parte considerável da população para um extremo tão nefasto.
Você - Acredito - tem razão... Não é o Establishment... Não são os Empregos (Mudanças sociais)... Não é Anti-Esquerdismo (No Brasil: Antipetismo)... SÃO OS TRÊS! ...E talvez, até, algo a mais (Apesar de até aqui eu acreditar que essa explicação é suficientemente abrangente.) Quando você divide algo como 60 milhões de pessoas em três fatias de 15 milhões (Motivação A), 25 milhões (Motivação B) e 20 milhões (Motivação C): Não tem exatamente um "Principal Culpado". Tem ALGUNS - Menos do que um, único, mas todos RELEVANTES.)
Um Quebra-Cabeça, em pedaços espalhados, já contém uma imagem (Fragmentada). Mas é preciso juntar as peças para que faça sentido! Sua análise faz isso...
Quero nesse comentário, tentar fazer entender a todos (as) que como eu, somos leigos em relação a justiça criminal e ao mecanismo judiciario necessário para executar as leis! Não obstante nossa ignorância em relação a isso, não nos furtamos a tentar compreender a alma da civilização brasileira. Não há como tentarmos compreender o que se passa nessa convulsão social, sem um básico conhecimento da antropologia do nosso povo no decorrer dos séculos! Por nos ombros do passado um defeito recorrente da nossa ignorância politica, tem um certo sentido, para refletirmos o quanto temos errado por causa de uma inércia proveniente da ignorância alimentada pela "zona de conforto" conveniente as massas! O bordão "em terra de cegos, quem tem um olho é rei", infelizmente retrata o grau da ignorância de um povo que se acostumou a "futebol, suor e cerveja"! Até quando "o que não vem pelo amor, virá pela dor" será o caminho escolhido?
A grande questão é a gente entender o por que de pessoas com formação acadêmica são defensores fervorosos do Bolsonaro, inclusive pessoas que tem uma condição econômica e social muito boa, em especial pessoal do Agronegócio que conseguiram ascender e ser elevados a uma das mais importantes cadeias produtivas justamente no decorrer dos governos progressistas, sou daqueles críticos a quase tudo que os governos PTistas fazem, mas é inegável que mesmo com todas as bagunças entregaram mais a sociedade que o Governo Bolsonaro.
Pegando a primeira pergunta e já considerando a sua resposta. Um ponto importante tb q acho q ajuda a responder essa pergunta complexa é o fato de descondenarem o Lula e a sequência de desdobramentos q isso provocou, descondenando todos ou quase todos q declaradamente assumiram seus crimes, inclusive absolvendo as empresas q tb foram condenadas, não precisando mais ressarcir os cofres públicos. Sem falar na perseguição, na vingança contra aqueles q bem ou mal combateram a corrupção, como a cassação do Dallagnol. Acho q a imprensa dá pouquíssima atenção ao quanto isso revolta grande parte da sociedade. Não adianta vir com tecnicalidade jurídica pra tentar justificar o injustificável, todos nós sabemos de tudo q aconteceu. É gritante o nível de politização do STF, e sempre a favor do Lula e seus companheiros. É um Moraes q eu defendi quando precisou sair da caixinha durante as eleições pq realmente era uma situação atípica q exigiu uma resposta tb atípica, mas q passada as eleições se manteve fora da caixinha, censurando, se colocando em vários papéis ao mesmo tempo, inclusive quando ele é parte. É um Gilmar q só sabe soltar bandido o tempo todo, um descaramento absurdo. É um Toffoli q perdoa grandes empresas como a JBS de pagarem os bilhões e bilhões de reparações aos danos q causaram, q inclusive tem a esposa dele como advogada se não me engano. Fora outros ministros covardes q mtas vezes não tem coragem de tomar medidas monocráticas absurdas q gostariam, mas se tornam cúmplices na votação colegiada. E assistimos esses figuras se portarem como cidadãos de primeira categoria q tem funcionários até pra puxar a cadeira pra eles sentarem, com aquela toga repulsiva como se fossem reis. Aí vc vai pro congresso, vc só vê os caras agirem em prol de seus interesses particulares, é emendas e mais emendas q a gente não sabe pra onde vai, só sabemos q parte vai pro bolso deles. É fundos partidários e eleitorais mega bilionários q dificultam imensamente a renovação politica. Um governo q só sabe governar se for gastando como se não houvesse amanhã q tem duzentos ministérios pra atender a interesses particulares. E não é só corrupção, é um monte de políticas públicas ineficientes, em q o dinheiro vai pro ralo. Olha o tanto q se investe em educação e olha o resultado do nossos alunos no Pisa por exemplo. Enfim, eu poderia ficar horas escrevendo sobres os absurdos q todos nós observamos acontecer diariamente. A sensação de quem tá dando duro na vida mas q não tá tão fudido a ponto de ser elegível a receber subsídios do Estado, é de ser todo dia lesado, roubado, debochado, humilhado. O sistema entrega mto pouco e cobra um preço alto demais da sociedade, como não querer ver esse sistema desmontar, implodir? Eu não acredito nesse caminho mas super entendo quem acredita. A melhorias acontecem a passos de formiga e sem vontade, enquanto os abusos e as consequências na educação e saúde ruim, na altíssima criminalidade, etc, então o tempo todo sendo bombardeados na nossa cara. Bandidos q cometem crimes graves não ficam em cana, essa merda de justiça não pune quem tem q ser punido. Em resumo, a democracia não tem os mecanismos de governança necessários pra q funcione bem e a favor do povo. O povo serve ao estado e não o contrário. Isso não é exclusividade do Brasil, mas o fato de não sermos desenvolvidos agrava nossa situação. Aí o cara vê a China crescendo o tanto q cresce, milhões e milhões de pessoas melhorando de vida. Claro q tem mta gente pobre lá, mas a trajetória é ascendente, mais e mais pessoas melhoram de vida, e esse cara se pergunta, será q a democracia não serve só pra atender a meia dúzia de burocratas q capturaram o Estado e ficam lá emperrando nosso desenvolvimento, brincando com nossas vidas enquanto fazem almoços e mais almoços regados à lagosta e vinhos caros enquanto debatem o q vão fazer de nossas vidas? São privilégios e mais privilégios, inclusive das forças armadas q seriam aqueles q na visão de quem defende o golpe resolveriam a questão desses privilégios. Um paradoxo e tanto. To falando tudo isso pq não acho q é uma coisa específica q fazem com q tantas pessoas flertem e apoiem um golpe de Estado, mas o conjunto da obra não dá legitimidade à democracia, as instituições, para q a sociedade possa respeitar e confiar suas vidas nesse sistema. Sem essa legitimidade, vira apenas um discurso bonitinho em defesa da democracia e dessas instituições. Ou esse sistema começa a funcionar minimamente como deve e entregar os resultados para quais foram designados, ou não termos estabilidade e paz social. A democracia permite q pessoas extremamente desqualificadas ocupem cargos de extrema importância. Assim como tem idade mínima pra ser presidente, senador, deveriam existir critérios de formação pra vc poder se candidatar a determinados cargos, uma prova talvez. Sei q isso é visto como elitista, mas acho q se vc perguntar pra grande maioria da sociedade ela vai concordar, inclusive aqueles q não tiveram a oportunidade de se qualificar. Vou encerrar por aqui o meu desabafo antes q vire um livro. Mas é isso meu amigo Pedro Doria, o sistema tá pobre, acho até q sempre foi, mas antes tínhamos bônus demográfico, não tínhamos risco climático, a tecnologia não ameaçava a camada menos qualificada da população, os países ainda não estação tão endividados até por conta do bônus demográfico, então a coisa mesmo sendo pobre entregava algum resultado satisfatório. Agora não mais, ou deixa de ser podre, ou cumpre bem o seu papel, ou se faz gestão eficiente, ou não vejo futuro pra democracia e a sociedade vai cada vez mais viver sob uma permanente instabilidade e convulsão.
Oi, agradeço a menção e a resposta que ouvi com atenção. A despeito do bom senso da resposta (que contempla elementos reais), divirjo em alguns pontos. 1. Não creio que imprensa e Academia estejam, de fato, em busca de uma resposta sincera para o fenômeno. Se o mundo acadêmico está interessado em compreender as causas deste fenômeno é para neutralizá-lo e evitar que tome mais corpo (o que mostra que não percebe o que acontece com a organização social). Sobre isso, qualquer um pode pesquisar eventos de extensão de qualquer área das humanidades das Universidades e constatar os programas ofertados. Costuma ser monotemático. Idem para inúmeras revistas ranqueadas no Qualis. O resumo é: qualquer coisa que não esteja à esquerda representa obscurantismo, medievalismo, autoritarismo, anticientificismo, fanatismo religioso, reacionarismo, exploração e assim por diante. A imprensa, a grande imprensa, quase ninguém mais leva a sério - em parte por transmitir estas elocubrações acadêmicas; 2. Como vc reiteradamente apresenta-se como liberal, sua resposta não resiste a tentação de "individualizar". Talvez seja importante considerar que as pessoas podem ir além delas mesmas e que talvez elas sejam capazes de notar algo que vai além de seus supostos privilégios. Um exemplo bem simples: estas pessoas que eventualmente podem desejar alguma "atitude" da instância militar como último recurso talvez queiram isso porque, embora possam concordar com os "direitos humanos", elas querem sim direitos humanos para a mulher que foi violentada, para o pai ou mãe que perdem o filho em um assalto, para o amigo que foi assaltado, etc. Estas pessoas notam o crime valer a pena - em uma série de instâncias. Talvez estas pessoas simplesmente percebam que há algo estranho com a justiça e o judiciário. Talvez as pessoas consigam perceber que existe sim um processo de silenciamento da liberdade de expressão - um projeto antigo do PT e que permeia o partido (e a esquerda desde sempre). Posso estar enganado, mas a perseguição e ativismo jurídico começou com o PT gaúcho que, intolerante com as críticas que o governo Olívio sofria, acabou com a carreira de inúmeros jornalistas no RS. O processo apenas se repetiu em nível nacional. Ou vamos esquecer da lista de jornalistas elaborada por Alberto Cantalice? Vamos esquecer Mauro Iasi vociferando em um congresso do PCB que não há diálogo com a direita ou conservadores e que para eles só resta uma boa bala, um bom paredão e uma boa cova? Ele não é o único; 3. Estas pessoas são antidemocráticas? Mesmo? Pode existir algum caso isolado, mas não lembro de nenhum governo onde a esquerda, liderada pelo PT, não fez campanha por impeachment e por desestabilização de governos eleitos. Lembra quando Itamar assumiu? Pois é, todos os partidos fizeram um pacto de governabilidade para o novo governo que surgiu de evento traumático. Todos, exceto um...; 4. Talvez estas pessoas estejam percebendo que há algo muito errado no ar e que seu pedido de socorro não é ouvido pela imprensa, Academia, MP, OAB ou qualquer outra instância similar. Resta um tresloucado clamor às Forças Armadas. Enfim, apenas alguns pontos que me passaram pela cabeça.
Qualquer extremismo ou radicalismo e insano. O problema e que esse senhor (Pedro) apenas faz abordagens de um espectro político. Nunca o vi levantando a hipótese de questionar por que, mesmo com quase 20 anos de governos progressistas e desastres econômicos e sociais (sim, ainda temos 33 milhões de famintos...rs) alguém vota no Lulopetismo. Por que será?! Cabe um outro vídeo dele né?! Aguardemos.
A esquerda quer conversar.. Estamos esperando a direita querer conversar também.. O ódio da direita está muito grande.. Mas sigamos no caminho, tentando conversar com respeito..
É SIMPLES,A ESQUERDA VIVE NUMA BOLHA DE FAKE NEWS,DISCURSO RASO, POPULISTA, INFANTIL, HIPOCRITA, BIPOLAR, NEGACIONISTA E CHEIO DE TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO, DESDE DA MINHA BISAVO E ATE HOJE,A GRANDE MIDIA , MILITONTOS E ARTISTAS RECEBEM RIOS DE DINHEIROS PRA FORMAR UMA BOLHA DE FAKE NEWS E DESINFORMACAO,SER EXTREMAMENTE INFORMADO DE FAKE NEWS VIRA DOENCA ME TAL
A questão é que o ódio plantado no Lula ou na pseudo doutrinação comunista é irracional e, portanto, foge a qualquer lógica argumentativa. Acho que por isso encontrou guarida na comunidade evangélica que alicerça sua fé mais no medo pelo "inimigo" do que no amor que a palavra professa.
Um atentado contra a democracia está dando indiretamente , a possibilidade do grupo golpista , poder cometer crimes … por isso ela é muito grave , pois envolve não só um assassinato de uma pessoa , mas envolve a vida de muitas pessoas ( de uma nação inteira ), por isso toda essa discussão ! Não é uma discussão simples como discutir o crime de um assassino . É bem maior que isso !!!!
Em 2018 eu fui um desses bolsonaristas fanáticos. Na época, eu estava em depressão profunda, quadro seríssimo em que quase que eu... enfim, coincidentemente ou não, assim que passei a tratar minha depressão, começo de 2019, minha percepção de mundo mudou totalmente e passei a ter vergonha do voto que dei em 2018, isso antes mesmo da pandemia. Acho que as pessoas menosprezam muito os problemas psicológicos que as sociedades modernas estão enfrentando. Naquela época eu estava no fundo do poço e o bolsonarismo me deu uma espécie de missão de vida, me fez sentir útil, com algum propósito. Óbvio, era ilusão, mas hoje eu sei que o motivo de eu ter sido um fanático bolsonarista foi por conta do meu quadro depressivo. Nunca tinha sido antipetista e detestava Bolsonaro até meados de 2016, mas meu quadro de saúde mudou tudo na minha vida. Em resumo, muitos apoiadores do Bolsonaro estão literalmente doentes psicologicamente, por isso todo esse fanatismo. Isso é especialmente perigoso pois, dependendo do nível da pessoa, nunca se sabe onde vai chegar (como o Tio França).
Verdade
NAO VAI ROLAR...RS..PODE PRENDER BOLSONARO....SOMOS DIREITA..SOMOS MAIORIA..PODE CENSURAR E O CACETE. É UMA ONDA MUNDIAL..RS..TIC TAC
Achei seu depoimento muito sincero. Obrigada por compartilhar a sua vivência conosco. Também acredito que a falta de perspectiva na vida leva as pessoas ao radicalismo.
@@Andradeluiz-u7m amigão, procure ajuda psicológica. Se vocês fossem maioria, bolsonaro teria sido reeleito. Procure ajuda.
E se curou e virou petista?
Pedrão… tentei conversar com os familiares …. Deu na mesma coisa q falar nas redes sociais ! N importa argumento ! Desisti…. Só silenciei o grupo da família depois de anos. Simplesmente cansei …. Sinto que eles são pessoas amarguradas e mto aflitas que eu n consigo conversar pois eles se sentem mto superiores com seus “valores” dos quais n sabem nomear. Eh parecido com terraplanismo, muitas vezes sabem q algo n é verídico, mas escolhem por acreditar. Simplesmente n sei o que fazer …
Bem isso, fui querer falar de boa com base em argumentos e raciocínio óbvios, mas a cegueira é tão doentia que acabei mandando tomar no c.
É só não conversar com militância de esquerda que eles vão ouvir, mas se ficar repetindo narrativa de mídia esquerdista eles estarão até certos de te ignorarem.
Não tá sozinho amigo.. mas não desiste.. eu as vezes consigo chegar num meio termo, outras vezes o ideal é acordar evitar falar sobre, muitas vezes são pessoas que amamos
Você escreveu exatamente o que pensei quando ouvi o Pedro falar de conversar com familiares e amigos. Não adianta. É a mesma coisa que as conversas de Internet. Isso apenas cansa, frustra, quando não descamba para o bate boca. Eu já desisti, já gastei muita energia e sanidade com isso. Hoje trato o tópico como proibido, principalmente com os parentes mais próximos. Já dou o toque na hora que não quero falar a respeito. Quando não é alguém tão próximo, deixo a pessoa falando suas groselhas até ter uma brecha para mudar de assunto.
Propôs alternativa ao Lula?
Pedro, por que os conservadores não relacionam os atuais problemas sociais e econômicos às consequências do capitalismo selvagem, que cada vez mais favorece a concentração de renda, a precarização do trabalho e o enfraquecimento do estado de bem-estar social?
Sim, você tá certo, a culpa de todo mal do mundo é do capitalismo financeiro, por isso que eu apoio o corporativismo e a revolução nacional!
Eles fazem isso. Você certamente nunca escutou o Vance.
O conservador, historicamente, é o sujeito que quer manter o que é benéfico para um grupo pequeno. As pautas conservadoras ao longo da história foram, por exemplo, a manutenção posição subalterna da mulher na sociedade no início do modernismo industrial, a manutenção do status de colônia do território brasileiro e a continuidade do sistema escravocrata, a manutenção do poder monárquico e da aristocracia no contexto da revolução francesa, etc, etc. É da essência do conservadorismo a luta pela manutenção de privilégios. Portanto, a resposta para a sua pergunta é simples. Eles são favoráveis à concentração de renda, pois é como ganham a vida, da precarização do trabalho, que exploram, e do enfraquecimento do estado de bem-estar social, que não lhes é útil.
Porque eles têm outra visão de mundo. Próxima pergunta.
Conservador dialoga com isso, porque ele vê que o peso do estado é a pior coisa. Quando você precisa pagar 3mil pra tirar uma CNH por causa da burocracia, enquanto paises desenvolvidos é uma taxa básica, IPVA para carro com 10 anos, quando você precisa ter cuidado para andar na rua ele pensa que nos 16 anos de PT anteriores a esquerda falhou em combater a criminalidade, pelo contrário, ela aumentou e piorou em especial nas cidades grandes. Quando a Maria do Rosário vota contra a diminuição da menoridade penal debatendo um caso do champinha, foi ai que a esquerda perdeu o povo
Plataformas antissistema? Qual? Existe? Por isso precisamos de regulamentação , chega de manipulação e de 6×1!
O que mais me apavora é que se não fossem tão burros das duas uma: ou teria dado certo ou nós nunca saberíamos de nada. Isso me dá medo demais.
Vc deve ter medo do conluio da mídia preposto do mercado financeiro em conluio pra emplacar Tarcisio como moderado pra derrotar o Lula. Porque apesar de ser tão extremista quanto bolsonaro, de ser advogado da brutalidade policial e de ter os mesmos valores vis, ele sabe comer com garfo e faca, ou seja, com o primeiro fascista pudemos contar com sua burrice, mas o segundo vem preparado pra fazer dar certo.
Vc deve ter medo do conluio da mídia preposto do mercado financeiro em conluio pra emplacar Tarcisio como moderado pra derrotar o Lula. Porque apesar de ser tão extremista quanto bolsonaro, de ser advogado da brutalidade policial e de ter os mesmos valores vis, ele sabe comer com garfo e faca, ou seja, com o primeiro fascista pudemos contar com sua burrice, mas o segundo vem preparado pra fazer dar certo.
Se desse certo seria igual 1964-1985.
Quase deu certo.
Foi por muito pouco.
Estamos em democracia graças ao General do exercito Freire Gomes, que recusou participar do golpe.
Quer saber de uma situação que causa ainda mais Pânico? O Brasil entrar em guerra com outro país, e nós, enquanto Nação, sermos defendidos por esses trapalhões do Exército!! A Tropa do Sargento Pincel cometeria menos erros!!
Não sou petista e nunca votei no PT, isso me dá uma maior credibilidade prá questionar quem quer que seja a explicar como ainda é possível alguém ainda brigar em favor do Bolsonaro depois de 4 anos de tantos conflitos causados por esta criatura do inferno, vou morrer e nunca vou entender, principalmente porque esta devoção toda não parte apenas da classe menos favorecida.
Essas pessoas acreditam, sem formalizar o raciocínio, que o Estado brasileiro é estruturado para preservar a permanência do PT no poder. Acreditam, ainda, que o Bolsonaro é a liderança (a única ou a mais forte) que enfrenta este sistema institucional deturpado.
A visão é equivocada (ao menos, parcialmente), mas é nisso que acreditam.
> Pro bolsonarista, quem ficou 4 anos criando conflitos foi o STF. Observe todas as decisões inconstitucionais do STF e verá. Bolsonaro sempre tomou decisões dentro das 4 linhas da constituição.
Eu também.
Eu sempre votei no PSDB , desde o Finado Mário Covas em 1986 até 2018 com o Alkimin.
o crescimento da extrema direita e o discurso que vem sendo careditado por muita gente é um fenômeno mundial ... infelizmente.
E o estado brasileiro não está aparelhado pelo PT? 8 ministros do STF foram indicados pelo PT... Universidades federais todas com reitores esquerdistas e cultivam a cultura progressistas, Nordeste reduto petista, que foi abalado fortemente desde 2016-2024 e agora em 2024 o PT foi destruído, só elegeu 1 prefeito de capital em todo o país. @@henriqueleijoto9285
Bolsonaro pode cometer qualquer crime que vai existir aquele povo pra o defender. É passional.
Me aponte 1
igual o Lula, quase 2 anos presos e o pessoal ainda idolatra ele.
Esta mesma fala vale para o Lula, não?
Sim, ainda que apareça um vídeo do Bolsonaro planejando um golpe em full HD, eles vão dar um jeito de justificar
Adelia, até vale pro Lula. A diferença é que os bolsonaristas são mais fanáticos, mais perigosos e bem mais numerosos que os lulistas
Pedro, admiro demais a sua retórica, porém, como um testemunho, trago a minha situação, convivo com uma bolsonarista em casa, a muitos anos, não a diálogo sobre essa situação, eu sou marxista, não conversamos sobre política, ela é o amor da minha vida, já tivemos discussões duras q quase nos levou ao fim, mas a forma de pensar e agir, a admiração a figura do bolso é muito grande, tenho amigos próximos q são, minha família quase toda , e é muito mais do q antipetismo, é uma repulsa a esquerda alimentada por discurso religioso, coachs picaretas, e imprensa durante o período da lava-jato, sei q não teremos uma revolução como eu quero q ocorra, mas eles encaram a existência de um estado teocrático como algo a se buscar, os planos de matar o Lula traz ainda mais simpatia a essas pessoas, portanto meu caro, desculpe, a realidade é muito mais cinza do que o dito por ti, consumo seu conteúdo porque tu és o meu "liberal preferido ", mas não temos.como dialogar com quem não quer diálogo, e olha q o meu caso ainda é tranquilo, pq ela entende parte do meu posicionamento e respeita, mas entre outros q não são do meu vínculo, nem isso é perceptível.
Vivo o mesmo, muita gente, passa pano pra tentativa de golpe e pasmem até mesmo pra planejamento de assassinato, é terrível. E boa parte disso é consequência exatamente do que tu disseste, demonizar a esquerda, como se somente a esquerda fosse corrupta, mentirosa, e do "mal" .. a evangelização contra a esquerda funcionou e pode produzir mais homens bombas como o que vimos..
Que bom que não haverá sua revolução marxista.
Conhece alguém que se deu bem com ela? Ou seria o Brasil a inventar a roda?
A repulsa a esquerda é fruto especificamente da ideologia de gênero e coisas relacionadas a pautas homoafetivas. Desde que a esquerda abandonou o lema trabalhista ela afastou a população cada vez mais.
A minha situação é parecida, não com meu companheiro,eu e ele compactuamos com o mesmo pensamento. Votamos no Bolso em 2018, aí percebemos a fria em que entramos, naquela reunião que Moro brigou com Bolsonaro e o mesmo disse que ele interfereria na PF para proteger seus filhos se assim necessário fosse. Aí a máscara caiu de vez e a pandemia fez o resto do trabalho. Minha mãe e irma ainda acreditam no impronunciável. Para o bom convívio, não tocamos no assunto, porque na minha frente não admito que defendam esse ser. Cada dia mais tenho total repugnância. Sou progressista e a direita que tenho visto não é essa que o Pedro está falando que é boa, desculpe , mas nunca mais terão meu voto.
O famoso pensamento de manada ou pensamento de seita. O prazer de fazer parte de um grupo e achar que quem não faz é o errado. Vimos isso na Alemanha nos anos 40's.
Sim. Mas cabe salientar que aí o bolsonarismo e o petismo se encontram. São 2 facções tribais violentas que consideram quem não se curva integralmente à cartilha deles como inimigos. Essa é a natureza do populismo. ☠️
Isso é parte da resposta. Mas é uma resposta multifacetada. Há vários outros elementos que podem ser descritos.
É triste esse tipo tão raso de pensamento que muitos tem.
Famoso aqui é o seu arroto de superioridade moral
@@henriqueleijoto9285 Bonzão é você, tão galera, tão seguidor acrítico da tribo... 🤣🤣🤣
Há um aspecto comportamental em jogo para uma parcela considerável do eleitorado bolsonarista. Quando o equívoco é muito grande, é mais fácil tornar-se refém dele, ficcionando a realidade, do que reconhecê-lo e corrigir a rota.
Problema que as instituições perderam totalmente a credibilidade.. Basta ver que não é o que faz, mas quem faz..
É um BIG problema.
(Para combinar com o adjetivo que eu dei para a análise do Pedro, hoje...)
...E isso basicamente porque foram aparelhadas por INTERESSES POLÍTICOS, PARTIDÁRIOS e DE NICHOS, em contraposição aos de Estado.
O dia que a esquerda tentar dar um golpe de estado usando integrantes das forças armadas e como parte do plano tentar matar um presidente eleito de direita e um ministro da suprema corte aí você pode vir com esse papo.
Eu ainda acho esse tipo de comentário estranho, embora ele seja comum, porque eu nunca entendi por que as instituições brasileiras, loteadas sob medida para beneficiar grupinhos bem restritos em detrimento do povo pagante de impostos, tinha credibilidade antes. O que mudou de antes para agora? Não é como se as instituições não fossem sacanas antes.
E o exército não uma instituição? um sujeito que é político há quase 40 anos não é um membro da instituição congresso nacional?
Não tem nada mais sistêmico no Brasil do que Bolsonaro, centrão e sua tropa...é a velha política das benesses para os escolhidos, das gordas pensões para filhas e netas.
@@no_more_spamplease5121 , acho que a internet mudou isso. Antes dependiamos mais da midia televisiva e jornais para saber de algo. Grupos de mídia chegavam ao ponto de mostrar apenas o que convinha aos interesses deles. Com a internet a informação (e desinformação também) se espalhou mais rapidamente.
As pessoas precisam entender de uma vez por todas que é a composição do Senado e da Câmara que consegue mudar o jogo. Não é a Globo, não é STF tampouco um Presidente.
Pode mudar a composição 100 vezes, se eles criarem leis inconstitucionais, não vai servir de nada. O problema é que quem tá lá, é BURRU.
Simmm, não dá mais pra votar em palhaço, literalmente
Dê mais uma eleição para eles e entenderão o processo: farão maioria para perturbar o Supremo
Mas nas últimas eleições o STF foi EXTREMAMENTE ESSENCIAL. Observe que desde os primeiros dias do governo Bolsonaro, o STF criava os fatos e a Globo fazia as reportagens. Se não fosse isto, o Bolsonaro teria OITENTA PORCENTO dos votos em 22. Inclusive o Lula nem seria solto se não fosse a intervenção do STF.
@@blog8020 Oitenta por cento é muita cloroquina mental
Porque 1/3 da população é feito de pessoas ruins.
❌
Po mano, por mais que eu pudesse concordar, os lulopetistas são motivados por boas intenções. Só são ridiculamente burros.
Eu não os chamaria de ruins. Não o povao.
O conservador se fosse levado a sério, estaríamos no império romano até hoje.
Pois e
@@merciadasilvamelodá pra percebeu quem nunca leu roger scruton ou Edmund Burke falando sobre conservadorismo
@@turnblake A visão “abrasileirada” de conservadorismo polui o termo, conservadorismo é mais sobre ser um freio a mudança do que “querer voltar ao passado”.
Quando um progressista entende isso há espaço para conversa, caso contrário, não.
Proto-revolucionários tem um caminho longo até entenderem que há mais nos termos do que eles aparentam para si ou seu grupelho.
Comentar ou curtir algo assim só demonstra sua ignorância sobre o tema.
@@joeldo.holanda cara, eles acham que xandão é conservador. 😂😂😂 esse mesmo cara do video disse isso!
@@geilsongb7708Bolsonaro é conservador?
O que é o sistema? É a democracia, o estado de direito, a república. É contra isso o q os anti sistema lutam.
Uma Democracia pode funcionar de MUITAS FORMAS DIFERENTES. Cego!
O problema é que você confunde "Democracia" com o SEU CONJUNTO DE INTERESSES - Inclusive os únicos que são probos! (O que ironicamente é uma visão que não poderia ser mais antidemocrática.)
Tem certeza que sistema é isso?
@@IGeraldodemocracia pra bolsominion é um estado onde só eles ganham eleições, eles podem executar adversários quando perdem, eles querem ganhar eleições sendo minoria. Bolsominion pobre e crentes nem sabem o que é democracia, não se preocupam com isso.
O sistema chama-se capitalismo. E no capitalismo, NADA funciona como deveria. A democracia é burguesa (plutocracia); o Estado de Direito só serve pra garantir a propriedade privada e a ordem. A República é um engodo, uma ilusão, pois quem usufrui e se beneficia é a classe dominante (burgueses).
A institucionalidade, a república deturpada pela reeleição.
A luta é pra que a qualidade de vida seja correspondente à pompa e ao decoro dos cargos. Alguns lutam pelos meios democráticos, outros por meios tirânicos.
Ficar brigando cansa muito, e' deteriorante e nao vejo alternativa agora nem em futuro proximo. Que a lei se cumpra. Espero ver mais conversas sobre propostas no executivo e legislativo
Eu acho que se aplica a teoria da estupidez humana desenvolvida pelo historiador italiano Carlo Cipolla. É impressionante como encaixa🤣
Bem isso. George Carlin já dizia: imagine o grau de burrice da pessoa mediana. Metade do povo é mais burro que ela. 🤣
Não vejo como seja possível uma "desintoxicação" do radicalismo no Brasil sem a regulação das redes sociais. Com o desenho atual dos algorítmos, o camarada que flutua no centro de uma ideologia é fatalmente atraído para o extremo dela (tal qual um asteróide perto de um buraco negro)... Uma hora ele cai lá dentro. Ou essa lógica se altera, ou discutiremos isso para o resto da vida.
Deixa de ser doido, graças a internet que a gente não é mais extremista, a gente na internet sempre temos o contraditório, se fosse regular a internet, os extremistas vão se isolar em grupos fechados, e ficaram mais radical!
Trump tá com um projeto ÓTIMO para regulamentar as redes nos EUA. Vale a pesquisa. Um dos pontos é que as redes não possam fazer a curadoria - Filtragem e direcionamento - do conteúdo, se o usuário assim determinar (E que ele tenha esse direito).
É surreal, o próprio RUclips te empurra conteúdo de extrema direita, sem você nunca ter votado na extrema direita, nem mencionado nada de extrema direita.
Talvez possa ter algo a ver com nas suas duas linhas ter falado "extrema direita" três vezes...
Só um palpite. (De alguém que, dentre outras coisas, entende de algoritmos.)
Concordo.
Não consigo falar com bolsonaristas ainda,inclusive com irmãos!!!
Pedro, desejo q sua saúde seja 100% restaurada. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼❤
Perguntar “o que você quer” é uma boa ideia. Não em algum sentido ideal, mas de políticas públicas objetivas.
Sim tive uma conversa hj sobre isso, em vez de votar em gente que diz querer te proteger do comunismo 😅 vote em quem tem projetos definidos pra melhorar a sua vida e de quem se possa cobrar depois.. não cumpriu? Não vote mais nesse, pra quem acha que tudo se resolve com bomba, se resolve com voto, consciência e leis.
Começa deixando eles soltarem a resposta instantânea: depois, deixa o diálogo fluir
Pelo mesmo motivo que ainda há petistas
Né não kkkkkkkkk
Eles não entenderam ainda
Se não for Bolsonaro..será outro. Não VOTAREMOS no PT isso é FATO
Contra o sistema ou não , questão , quem vai propor reforma política? A minha resposta é o povo. Temos que ir para Rua. O bandido do Lira está quieto....
A população não rejeita a democracia, rejeita o neoliberalismo, esse supra sumo do capilismo
Eu tenho vários familiares bolsonaristas, inclusive meus pais, alguns mais apaixonados que outros. Infelizmente nenhum deles tem qualquer chance de ser salvo, nem de querer ser salvo. São capazes de tolerar absolutamente qualquer desvio dos seus líderes (qualquer mesmo) porque sempre vão poder dizer que algo que o Lula fez é supostamente pior.
Não estão errados, olha quantas pessoas poderiam ser salvas na saúde e segurança com os BILHÕES roubados no mensalão e petrolão
@@fmpinto verdade. O nível de fanatismo desse povo é tão absurdo que eles não permitem nenhum diálogo.
Olha o comentário acima do meu, provou seu ponto.
Eu nunca Gostei do PT ...
Mas sempre enxerguei que o Bolsonarismo é pior que o PT , pois usam o nome de Deus para fazer o que Deus é contra , ou seja são Hipócritas e Enganadores , eles servem ao espírito do Engano, apoiados pelos falsos Pastores que estão lutando por seus interesses pessoais e NÃO do Povo e muito menos pelo Brasil .
@@carolmarques1748
Eles são piores que o PT .
Pois usam o nome de Deus para tirar proveito Pessoal , promovem o Ódio , Racismo , uso de Armas e fingem que fazem a vontade de Deus , mas as obras são do Diabo .
Tem gente que acha que a coisa mais importante do mundo é evitar que o país caia nas mãos de organizações criminosas que colocam pessoas em cargos chaves com o único propósito de roubar.
Uma ótima reflexão Pedro Doria!
Não tenho o costume de escrever, mas fiz questão de vir aqui para comentar que ainda bem que existem pessoas como você, com a mentalidade ponderada (ao meu ver) que faz questão de escutar , tentar compreender e debater o contexto (desde fatores históricos, sociais, políticos, ideológicos, culturais, econômicos e fatores Humanos) do nosso momento, de uma forma mais humana, olhando para o comportamento das pessoas, não de uma forma rasa, mas por várias camadas superpostas de que vão do perfil individual, perfil de grupo de unidade menor até maior, regionalidades, chegando às suas percepções de realidade e desejos, tudo baseado em suas vivências e como todos esses fatores influenciam a cada um, e o todo, no presente com visão para o futuro.
Não é mais, no meu entendimento, sobre o mais certo ou o menos certo para o momento, mas como as pessoas em circunstancias diferentes possuem percepções e comportamentos diferentes e tentar decifrar isso para que possamos achar o caminho da conversa aberta, educada e com o proposito de evoluirmos, de nos desenvolvermos.
Vejo que você realmente se se empenha em trazer tudo isso de forma ponderada (ao meu ver), com transparência sem esconder suas preferências, mostrando que o caminho é conversar, refletir, debater de forma equilibrada, sensata e respeitosa. Não significa que eu concorde com exatamente tudo o que você fala, e nem é necessário isso até porque a divergência e o questionamento se faz necessário para boas reflexões e debates, mas sua abertura permite que isso aconteça. É algo como uma divergência saudável para um convergência construtiva, ou algo assim, rsrsrs.
Claro que existem muitas pessoas que ainda tenham dificuldade minimamente de ouvir e refletir, por seus atuais modelos de pensamento, sobre o que você fala. As palavras e analises dos ponderados, como você, sempre encontrarão Haters. Mas a jornada da transformação só vem pelo conhecimento em amplo espectro.
Obrigado por trazer essa forma de comunicação e, junto com a equipe do Meio, nos proporcionar reflexões mais amplas. Tento sempre ter informações de fontes com vários formatos de visão, para tentar me manter aberto e entender a forma que cada um enxerga o contexto, segundo seus vieses. O Fato é um, as percepções (que alguns podem chamar de suas verdades) são várias. Eu tento entender o movimento do todo e suas publicações me ajudam nisso.
Então .... assinando o Meio em 3, 2, 1.
Cordial Abs.
Excelente análise!
Obrigado!🙏🏼
A campanha do PT da Dilma contra a Marina foi muito ruim.
Sim, foi cruel aquela propaganda do João Santana mostrando a comida sumindo na mesa. Algo no nível do que os bolsonaristas fariam hoje em dia contra o PT.
Eu adoro teus comentários Pedro
também acho que a conversa é muito importante.
Amigo, gostei da sua reflexão política e social.
Concordo com vc Pedro … não adianta a gente ficar brigando e dividir a sociedade … mas a coisa tá difícil , pois os radicais estão sendo manipulados pelas suas redes para lacrar e serem violentos e não dialogar dificultando o a troca de ideias , que é o objetivo da extrema direita … vejo que se conseguirmos conversar com pelo menos uma pessoa , já é motivo de ficarmos felizes !!!! Isso me desespera um pouco … mas ouvindo vc , me faz ficar mais centrada e entender que não tem caminho a não ser o diálogo !!!!
Bem contraditório já que atentado contra "a democracia" e igual a atentado contra "quem o povo elege como seu representante através de eleição" que é o mesmo que atentado contra "o presidente".
Constato que pela primeira vez o poder civil do estado brasileiro prevalece sobre o poder militar. É um fato inédito e histórico no país desde a monarquia, desde Cabral.
Vc é bem lúcido... nem parece de esquerda, autocrítica tá sendo uma coisa rara... eu certamente daria muito mais crédito para uma esquerda dessa..
Eis a questão!!
É falta de informação, ou informação errada que leva pessoas que precisam do SUS e de educação pública, voterem em pessoas que defedem reduzir o estado.
Claro que há problemas no SUS e na educação pública, mas não é pior sem eles?
Melhor seria se todos pussemos pagar um plano de saude? Sabia que seria mais barato para o estado bancar isso do que manter o sus atual? Você prefere o sus ou um hospital privado?
Ir mais ao mercado de trabalho, que sutileza sinistra. Entrei no mercado de trabalho ainda nos anos 70 e desde lá, meu… é bem complicado. Vai mas não vai. Ganha menos. Qualquer deslize acabam contigo… aí você tem filhos… aí o marido por menos participativo que seja no orçamento… foda, meu. “Ir mais ao mercado” fica parecendo meio ofensa, sabe?!
Essa mesma análise os jornalistas fizeram sobre a vitória de Trump, não tem nada a ver com Bolsonaro. A ascensão econômica ocorreu justamente nos governos do PT, não nos seis anos de Bolsonaro e Temer.
O conteúdo é ótimo Pedro.
Vou dar uma sugestão só do formato, me dá uma certa agonia essa forma da câmera capturando a imagem de baixo para cima.
Acho que um ângulo de conversa mais frontal traz mais conforto visual.
Um abraco
Perfeito esse comentário! Entraremos em outra fase.
Sobre atentado à democracia, entendi seu ponto, mas se o povo escolhe uma representante, e matam ela, dá para dizer que foi um crime contra a democracia no mesmo sentido em que fraudar uma eleição seria. O seu ponto é mais sobre republicídio, mas a democracia pode ser afrontada de outras formas.
Rapaz... Com meus irmãos não dá pra conversar. Já tentei bastante, mas definitivamente desisti.
Percebi que seria pior continuar qualquer assunto relacionado a política política.
Obrigado Pedro pela resposta. Mas eu sabia destes outros golpes anteriores. Mas acho que a anistia depois da redemocratização aliviou para os golpistas de 64.
Minha mãe virou bolsonarista fanatica.
Conversar de politica com ela ficou praticamente impossivel.
Ela tem um grupo no whatsapp que fomenta o bolsonarismo dela todos os dias.
Eu e minha mãe combinamos de não falar de politica.
Mesmo eu cedendo e concordando com ela em muitos pontos da direita, ela não aceita escutar nada que venha da esquerda..
Sigamos tentando conversar com respeito e diminuir o ódio entre esquerda e direita..
PARABENS, VOCE TEM UMA MAE ,SENSATA,DESDE DA EPOCA DA MINHA BISAVO E SE USARMOS O PARAMETRO DA GRANDE MIDIA E COMO A ESQUERDA AGI COM MUITO FAKE NEWS,O ANALFABETO CORRUPTO GENOCIDA E BEBADO, DA MUITO DINHEIRO PARA MIDIA PRA MANIPULAR AS INFORMACOES, ESCONDER,MENTIR E ETC,VIDE NOTICIASFORA DA BOLHA BRASIL,NAO TEM COMO CONVERSAR COM PESSOAS INOCENTES E QUE SE IDENTIFICA COM DISCURSOS RASOS, POPULISTAS, INFANTIL, HIPOCRITA, BIPOLAR, NEGACIONISTA E SUAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO
Tenho parentes que ainda são bolsonaristas. Não sei mais o que posso fazer. Nada parede afetar essa "adoração fanática".
já está no campo da crença a muito tempo, eles já aceitaram que a água é seca, meu pai é assim... o ruim é que a pessoa vira carta branca... todo mundo começa a evitar assuntos ou a ignorar algumas coisas para não perder o convívio.. a pessoa morre um pouco em vida no que tange a a sanidade
Da mesma forma os que adoram o ladrao lula
Uma diferença de 1% numa eleição não se acaba com a mera posse de um candidato, só evidencia a polaridade.
Mas se o STF ficar mais DEZ ANOS criando inquéritos, será que isto não ajuda? O foda é que este pessoal é tão burro que fica criando inquérito até de falsificação de cartão de vacina e de incomodação debaleia. Daĩ fica muito escrachada a perseguição. Um pode roubar à vontade. Podem cancelar bilhões de reais em multa. E ficam fazendo inquérito de golpes que nunca existiram. Daí forçam demais.
Pq aceitar a realidade, para eles, seria aceitar a própria mediocridade, após brigas com família e amigos e ter q aceitar q errou.
Se esperar um braço torcido é nunca que vamos deixar essa polarização afetiva. Concordar com a cereja e não com o bolo todo, já é um bom caminho para diálogo.
O desgosto é com a falta de democracia real.
Por mais pessoas como Pedro Dória.
Precisamos rever o papel, atribuições e poderes do executivo, legislativo , judiciário e forças armadas.
Por exemplo,: O legislativo não pode tratar e votar de causas próprias. O judiciário não pode ser politizado. As Forças armadas não podem assumir cargos políticos, a não ser que seu integrante interessado num cargo político saia do seu cargo militar e perca todos os direitos devido a ele.
Existe uma grande diferença entre a esquerda e a direita, a primeira sabe perder democraticamente.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
SABE SIM,ELES FICAM ENTRANDI NA JUSTICA PRA TORNA-LOS INELEGIVEL, PRENDER OU DIFAMAR DIARIAMENTE NA MIDIA
A pergunta de 1 milhão de dólares kkkkk
Pedro, vc conhece o Daryl Davis, do documentário Accidental Courtesy? um negro que conseguia conversar com gente da KKK, e conseguiu até tirar vários de lá. Recomendo.
Muito bom
Da mesma forma lhe pergunto, por que ainda há pobre de direita, é difícil de acreditar, mas há.
É VERDADE O POBRE DE DIREITA TEM QUE PASSAR A VIDA NA SENSALA IDEOLOGICA, ESCRAVIZAR A MENTE A PONTO DE NAO TER ESPERANÇA, META E FOCO,TEM QUE SER UM ALIENADO DA BOLHA E FICAR LAMBENDO AS FERIDAS A VIDA INTEIRA E SER HUMILHADO COMENDO MILGALHAS DOS DIATODRES TERRORISTAS COM SEU DISCURSO RASO,INFANTIL E NEGACIONISTA E ACREDITAR NAS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO DOS ZEROS A ESQUERDA 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sobre as redes sociais, seria muito bom se surgisse uma rede social de código aberto, numa experiência parecida com a do Linux. Um lugar virtual onde as bolhas que surgissem fossem resultados de ações coletivas, sem a influência dos algoritmos. Eu migraria 100% para essa nova plataforma (e toparia assinar mensalmente).
Bom dia, quero assistir mas não sou assinante. Tem como ? Abraço.
Eu sei que quase todo mundo tem uma avó um pai ou algum velhinho bonitinho que virou bolsonarista e que torna difícil aceitar a realidade mas oq une todo bolsonarista seja a mentira do conservador ou a mentira do que defende família ou que defenda a liberdade, seja qual for a mentira o que os une é a maldade e/ou o ódio
Por que nāo faz o óbvio e pergunta a algum bolsonarista ao invés de ficar teorizando?
Pq eles relincham ao invés de falar...
@tancredoboto6770 Nossa que resposta criativa, mas tratar adversários como animais nāo respondem dúvidas.
@@andersonroberto5387 Porque é exatamente a pergunta que o cara fez ao Pedro e ele achou que estava falando do Bolsonaro e dos milico. O bolsonarismo virou uma seita onde eles não conseguem enxergar a realidade ao redor deles. A bolha é gigantesca. Tem um caso parecido com isso na internet chamado Jim Jones. Ali retrata bem como funciona a mente do bolsonarista e do bolsonarismo.
Vocês contam pro Tancredo que ele é PARTE CENTRAL da razão ou eu conto?
@@tancredoboto6770
😂😂😂
10:38 🎯🎯
Numa sociedade cada vez mais radicalizada por conta do algoritmo, cada vez menos estaremos abertos ao dialogo com quem pensa diferente e isso só pode gerar consequências ruins. Discursos que há 30 anos eram impensáveis, hoje são comuns. Black Mirror vai ser fichinha.
Quem diria que os golpistas tentariam um golpe..
Será porque Lira não estava na lista?
Pedro Dória, não vejo como saída conversar apenas com os parentes e amigos para curar a mente de muita gente doente. É necessário muito mais que isso, é necessário que os golpistas sejam punidos para ficar como exemplo é necessário regular as redes sociais e é necessário no plano muito mais amplo continuar diminuindo as desigualdade sociais e também não menos importante a questão da segurança pública.
E conversar com parentes que ainda acreditam em Bolsonaro, é inviável. Não tem como conversar, na minha família evito esse assunto.
Pedro, mas não dá para aceitar que ainda acreditem no impronunciável. A família não quer saber, acho que seguem os extremistas. Não escutam a opinião dos amigos e sim essa turma. Difícil
Anti sistema com Bolsonaro? Não faz sentido😵💫
Não é o povo que é de maioria de direita , e sim a classe dominante que o é. E automaticamente a ideologia pertence a ela.
O senhor há 2 semanas atrás veio defender que bozonaro pudesse falar na FOLHA para o público fora da bolha dos bozonaristas.
E ele continua defendendo isso.
Se tem um direito que TODOS devem ter é o de FALAR.
FALAR, FALAR e FALAR.
Quem quer CALAR/SUPRIMIR discurso são justamente aqueles que precisam ser COMBATIDOS.
Vc é um ditador ! Todos tem direito de falar
Uma parte da mídia brasileira daria espaço para os nazistas falarem sobre o ideário nazi logo após a segunda Guerra mundial ..não entende que bolsonarismo é a antitese da democracia...
Pedro, se trate sua ASMA com Acupuntura. Resultados ótimos.
Uma pergunta metafísica, como unde malum?
Infelizmente a verdadeira culpa é dos extremos quem luta com tanto extremismo acaba gerando mais problemas do que soluções e nenhum espectro político ao vê esses prejuízos vai querer aderir a todas as exigências, até a política não se limita a lados mas ao que convém e o que é necessário, particularmente eu não acredito em nada que a política apresenta principalmente atualmente porque não há princípios apenas momentos políticos e em cada momento quem está no poder segue apenas essas regras fazer o que convém e se preciso o necessário apenas
Porque a opinião ela precisa ser aliada aos interesses dos outros e no entanto cada um tem o direito de poder ter opiniões contrárias e ainda assim conviver com seus direitos e liberdades sem a necessidade de se odiar ou se censura
Por isso eu acredito no meu ponto de vista numa "ditadura das minorias" não são apenas pessoas reivindicando seu espaço são pessoas impondo suas vontades e ideologias aos outros porque em algum momento quando tem que dialogar e vê que isso leva tempo, exige muita paciência e respeito, não querem vão direto ao autoritarismo porque perder o tempo ouvindo quando ninguém não faz nada e assim eles subvertem obras, eles planejam vingança e persuadem para que seus viés e sua forma de pensar seja a correta a todo custo quando se trata do que é público se trata de algo mais amplo e que precisa a opinião de todos, não como no que é particular onde cada um é livre para pensar da forma que quer ou selecionar aquilo que lhe agrada
PEDRO, Bela reflexão. Fale como o PODER ECONOMICO pode eleger varios politicos, apenas aplicando o dinheiro publico de partidos politicos fortes pra IMPULSIONAR POSTAGENS e utilizar MARKETING DIGITAL pra transformar discursos polêmicos em politicos vistos como ANTI-SISTEMA.
Pare de.pasaar.pano pra direita....e.noto que vc tem.prazer em criticar a esquerda e o PT...obs. nao sou petista. Mas qual partido é melhor ?
PSDB 😂
Tem um partido nascendo aí, sugiro dar uma olhada nele
@@henriqueleijoto9285 deve ser o Novo … kkk
O Alexandre é juiz e vítima ao mesmo tempo. Muito justo mesmo
Uma coisa vc admite: Alexandre de Moraes é vítima. Já é um passo para a civilização. Pouco a pouco você volta...
Suponha q vc está respondendo um processo, aí o juíz é duro. Vc ameaça o juíz e ele vira vítima, aí pronto, ele vai ter de mandar seu processo pra um juíz bonzinho. Ótima essa justiça né? 😂
Vítima o crlho, esse maldito é o vilão.
Sem dizer que ele mandou a policia federal na casa das pessoas que enxingaram ele no aeroporto da Italia
@@williamvargas5223 Tú queria que ele mandasse quem? Os kids pretos?
2:20 Eu estou estudando pra concurso e também sinto que to fora do jogo (pelo menos por enquanto), e também gostaria que esse jogo fosse mudado. Mas pra mim o problema do jogo tá justamente no capitalismo (até uma famosa revista de economia disse que o capitalismo precisava de um reset), já que a concentração de renda tá aumentando até mesmo nos países desenvolvidos. Então , imagina se eu vou votar pra empoderar gente que é ultra capitalista e anti Estado . Ainda mais pessoas que desprezam a questão ambiental e são antidemocráticas.
Nesse sentido, sim, eu acho que a esquerda falhou em mostrar que o capitalismo tá em crise no mundo ocidental . Não defendo revolução socialista, mas muito menos um capitalismo desregulado e o desmonte do Estado
Pedro, onde que no Brasil a maioria pobre tinha acesso a mais coisas, que eles têm hoje? Vc nunca foi pobre.
Sim, Pedro. Conversar civilizadamente é o camino, mas a mídia precisa colaborar e parar de atacar a todo custo o atual governo, estamos em um momento delicado para a democracia. Crítica construtiva sim, mas o que está acontecendo chega a ser escandaloso. Vc já comentou sobre os cortes que Haddad realmente deveria fazer com as gramdes empresas que recebem auxílio do governo?
A esquerda está confusa
Equivalência entre as duas campanhas de 2018?
O Tancredo ajudou tanto que o golpe chegou . Sério, isso?
Acho que é fundamental q se entenda mais amplamente o que é o antipetismo. Nunca li um estudo sobre isso. Acho que a arrogância de colocações, a postura de se verem como únicos advogados das causas nobres está na raiz disso. A defesa indefensável de ditaduras da esquerda se soma. E a priorização de pautas identitárias, todas válidas, de forma agressiva e contudente. Pena q tudo isso esteja levando parte considerável da população para um extremo tão nefasto.
Você - Acredito - tem razão...
Não é o Establishment... Não são os Empregos (Mudanças sociais)... Não é Anti-Esquerdismo (No Brasil: Antipetismo)...
SÃO OS TRÊS!
...E talvez, até, algo a mais (Apesar de até aqui eu acreditar que essa explicação é suficientemente abrangente.)
Quando você divide algo como 60 milhões de pessoas em três fatias de 15 milhões (Motivação A), 25 milhões (Motivação B) e 20 milhões (Motivação C): Não tem exatamente um "Principal Culpado". Tem ALGUNS - Menos do que um, único, mas todos RELEVANTES.)
"Establishment" abarca Identitarismo, atuação do STF, fronteiras abertas...
"Empregos" (Economia) abarcam "MAGA", "Sonho Americano", Inflação...
Anti-Esquerdismo abarca evangélicos, bolsonarismo, costumes...
É a melhor análise até o momento! (Considero.)
Um Quebra-Cabeça, em pedaços espalhados, já contém uma imagem (Fragmentada). Mas é preciso juntar as peças para que faça sentido!
Sua análise faz isso...
O Bolsonaro despertou o conservadorismo brasileiro.Podem acabar com o Jair Bolsonaro,mas o movimento criado por ele só começou.
kkk, despertou? no Brasil sempre existiu consevadorismo. para de falar groselha.
Porque enquanto tiver bambu seremos as fle...
Quero nesse comentário, tentar fazer entender a todos (as) que como eu, somos leigos em relação a justiça criminal e ao mecanismo judiciario necessário para executar as leis! Não obstante nossa ignorância em relação a isso, não nos furtamos a tentar compreender a alma da civilização brasileira. Não há como tentarmos compreender o que se passa nessa convulsão social, sem um básico conhecimento da antropologia do nosso povo no decorrer dos séculos! Por nos ombros do passado um defeito recorrente da nossa ignorância politica, tem um certo sentido, para refletirmos o quanto temos errado por causa de uma inércia proveniente da ignorância alimentada pela "zona de conforto" conveniente as massas! O bordão "em terra de cegos, quem tem um olho é rei", infelizmente retrata o grau da ignorância de um povo que se acostumou a "futebol, suor e cerveja"! Até quando "o que não vem pelo amor, virá pela dor" será o caminho escolhido?
Então criticar os JUÍZES do STF não é um ataque a democracia? eles precisam saber disso...
Se você realmente estivesse interessado em dialogar com o outro lado traria pessoas conservadoras/de direita para debaterem em seu programa.
A grande questão é a gente entender o por que de pessoas com formação acadêmica são defensores fervorosos do Bolsonaro, inclusive pessoas que tem uma condição econômica e social muito boa, em especial pessoal do Agronegócio que conseguiram ascender e ser elevados a uma das mais importantes cadeias produtivas justamente no decorrer dos governos progressistas, sou daqueles críticos a quase tudo que os governos PTistas fazem, mas é inegável que mesmo com todas as bagunças entregaram mais a sociedade que o Governo Bolsonaro.
Pegando a primeira pergunta e já considerando a sua resposta. Um ponto importante tb q acho q ajuda a responder essa pergunta complexa é o fato de descondenarem o Lula e a sequência de desdobramentos q isso provocou, descondenando todos ou quase todos q declaradamente assumiram seus crimes, inclusive absolvendo as empresas q tb foram condenadas, não precisando mais ressarcir os cofres públicos. Sem falar na perseguição, na vingança contra aqueles q bem ou mal combateram a corrupção, como a cassação do Dallagnol. Acho q a imprensa dá pouquíssima atenção ao quanto isso revolta grande parte da sociedade. Não adianta vir com tecnicalidade jurídica pra tentar justificar o injustificável, todos nós sabemos de tudo q aconteceu. É gritante o nível de politização do STF, e sempre a favor do Lula e seus companheiros. É um Moraes q eu defendi quando precisou sair da caixinha durante as eleições pq realmente era uma situação atípica q exigiu uma resposta tb atípica, mas q passada as eleições se manteve fora da caixinha, censurando, se colocando em vários papéis ao mesmo tempo, inclusive quando ele é parte. É um Gilmar q só sabe soltar bandido o tempo todo, um descaramento absurdo. É um Toffoli q perdoa grandes empresas como a JBS de pagarem os bilhões e bilhões de reparações aos danos q causaram, q inclusive tem a esposa dele como advogada se não me engano. Fora outros ministros covardes q mtas vezes não tem coragem de tomar medidas monocráticas absurdas q gostariam, mas se tornam cúmplices na votação colegiada. E assistimos esses figuras se portarem como cidadãos de primeira categoria q tem funcionários até pra puxar a cadeira pra eles sentarem, com aquela toga repulsiva como se fossem reis. Aí vc vai pro congresso, vc só vê os caras agirem em prol de seus interesses particulares, é emendas e mais emendas q a gente não sabe pra onde vai, só sabemos q parte vai pro bolso deles. É fundos partidários e eleitorais mega bilionários q dificultam imensamente a renovação politica. Um governo q só sabe governar se for gastando como se não houvesse amanhã q tem duzentos ministérios pra atender a interesses particulares. E não é só corrupção, é um monte de políticas públicas ineficientes, em q o dinheiro vai pro ralo. Olha o tanto q se investe em educação e olha o resultado do nossos alunos no Pisa por exemplo. Enfim, eu poderia ficar horas escrevendo sobres os absurdos q todos nós observamos acontecer diariamente. A sensação de quem tá dando duro na vida mas q não tá tão fudido a ponto de ser elegível a receber subsídios do Estado, é de ser todo dia lesado, roubado, debochado, humilhado. O sistema entrega mto pouco e cobra um preço alto demais da sociedade, como não querer ver esse sistema desmontar, implodir? Eu não acredito nesse caminho mas super entendo quem acredita. A melhorias acontecem a passos de formiga e sem vontade, enquanto os abusos e as consequências na educação e saúde ruim, na altíssima criminalidade, etc, então o tempo todo sendo bombardeados na nossa cara. Bandidos q cometem crimes graves não ficam em cana, essa merda de justiça não pune quem tem q ser punido. Em resumo, a democracia não tem os mecanismos de governança necessários pra q funcione bem e a favor do povo. O povo serve ao estado e não o contrário. Isso não é exclusividade do Brasil, mas o fato de não sermos desenvolvidos agrava nossa situação. Aí o cara vê a China crescendo o tanto q cresce, milhões e milhões de pessoas melhorando de vida. Claro q tem mta gente pobre lá, mas a trajetória é ascendente, mais e mais pessoas melhoram de vida, e esse cara se pergunta, será q a democracia não serve só pra atender a meia dúzia de burocratas q capturaram o Estado e ficam lá emperrando nosso desenvolvimento, brincando com nossas vidas enquanto fazem almoços e mais almoços regados à lagosta e vinhos caros enquanto debatem o q vão fazer de nossas vidas? São privilégios e mais privilégios, inclusive das forças armadas q seriam aqueles q na visão de quem defende o golpe resolveriam a questão desses privilégios. Um paradoxo e tanto. To falando tudo isso pq não acho q é uma coisa específica q fazem com q tantas pessoas flertem e apoiem um golpe de Estado, mas o conjunto da obra não dá legitimidade à democracia, as instituições, para q a sociedade possa respeitar e confiar suas vidas nesse sistema. Sem essa legitimidade, vira apenas um discurso bonitinho em defesa da democracia e dessas instituições. Ou esse sistema começa a funcionar minimamente como deve e entregar os resultados para quais foram designados, ou não termos estabilidade e paz social. A democracia permite q pessoas extremamente desqualificadas ocupem cargos de extrema importância. Assim como tem idade mínima pra ser presidente, senador, deveriam existir critérios de formação pra vc poder se candidatar a determinados cargos, uma prova talvez. Sei q isso é visto como elitista, mas acho q se vc perguntar pra grande maioria da sociedade ela vai concordar, inclusive aqueles q não tiveram a oportunidade de se qualificar. Vou encerrar por aqui o meu desabafo antes q vire um livro. Mas é isso meu amigo Pedro Doria, o sistema tá pobre, acho até q sempre foi, mas antes tínhamos bônus demográfico, não tínhamos risco climático, a tecnologia não ameaçava a camada menos qualificada da população, os países ainda não estação tão endividados até por conta do bônus demográfico, então a coisa mesmo sendo pobre entregava algum resultado satisfatório. Agora não mais, ou deixa de ser podre, ou cumpre bem o seu papel, ou se faz gestão eficiente, ou não vejo futuro pra democracia e a sociedade vai cada vez mais viver sob uma permanente instabilidade e convulsão.
Por conta do capitalismo em crise e sua concentração esmagadora de renda. Essa foi muito fácil.
Oi, agradeço a menção e a resposta que ouvi com atenção. A despeito do bom senso da resposta (que contempla elementos reais), divirjo em alguns pontos.
1. Não creio que imprensa e Academia estejam, de fato, em busca de uma resposta sincera para o fenômeno. Se o mundo acadêmico está interessado em compreender as causas deste fenômeno é para neutralizá-lo e evitar que tome mais corpo (o que mostra que não percebe o que acontece com a organização social). Sobre isso, qualquer um pode pesquisar eventos de extensão de qualquer área das humanidades das Universidades e constatar os programas ofertados. Costuma ser monotemático. Idem para inúmeras revistas ranqueadas no Qualis. O resumo é: qualquer coisa que não esteja à esquerda representa obscurantismo, medievalismo, autoritarismo, anticientificismo, fanatismo religioso, reacionarismo, exploração e assim por diante. A imprensa, a grande imprensa, quase ninguém mais leva a sério - em parte por transmitir estas elocubrações acadêmicas;
2. Como vc reiteradamente apresenta-se como liberal, sua resposta não resiste a tentação de "individualizar". Talvez seja importante considerar que as pessoas podem ir além delas mesmas e que talvez elas sejam capazes de notar algo que vai além de seus supostos privilégios. Um exemplo bem simples: estas pessoas que eventualmente podem desejar alguma "atitude" da instância militar como último recurso talvez queiram isso porque, embora possam concordar com os "direitos humanos", elas querem sim direitos humanos para a mulher que foi violentada, para o pai ou mãe que perdem o filho em um assalto, para o amigo que foi assaltado, etc. Estas pessoas notam o crime valer a pena - em uma série de instâncias. Talvez estas pessoas simplesmente percebam que há algo estranho com a justiça e o judiciário. Talvez as pessoas consigam perceber que existe sim um processo de silenciamento da liberdade de expressão - um projeto antigo do PT e que permeia o partido (e a esquerda desde sempre). Posso estar enganado, mas a perseguição e ativismo jurídico começou com o PT gaúcho que, intolerante com as críticas que o governo Olívio sofria, acabou com a carreira de inúmeros jornalistas no RS. O processo apenas se repetiu em nível nacional. Ou vamos esquecer da lista de jornalistas elaborada por Alberto Cantalice? Vamos esquecer Mauro Iasi vociferando em um congresso do PCB que não há diálogo com a direita ou conservadores e que para eles só resta uma boa bala, um bom paredão e uma boa cova? Ele não é o único;
3. Estas pessoas são antidemocráticas? Mesmo? Pode existir algum caso isolado, mas não lembro de nenhum governo onde a esquerda, liderada pelo PT, não fez campanha por impeachment e por desestabilização de governos eleitos. Lembra quando Itamar assumiu? Pois é, todos os partidos fizeram um pacto de governabilidade para o novo governo que surgiu de evento traumático. Todos, exceto um...;
4. Talvez estas pessoas estejam percebendo que há algo muito errado no ar e que seu pedido de socorro não é ouvido pela imprensa, Academia, MP, OAB ou qualquer outra instância similar. Resta um tresloucado clamor às Forças Armadas.
Enfim, apenas alguns pontos que me passaram pela cabeça.
Qualquer extremismo ou radicalismo e insano. O problema e que esse senhor (Pedro) apenas faz abordagens de um espectro político. Nunca o vi levantando a hipótese de questionar por que, mesmo com quase 20 anos de governos progressistas e desastres econômicos e sociais (sim, ainda temos 33 milhões de famintos...rs) alguém vota no Lulopetismo. Por que será?! Cabe um outro vídeo dele né?! Aguardemos.
A esquerda quer conversar..
Estamos esperando a direita querer conversar também..
O ódio da direita está muito grande..
Mas sigamos no caminho, tentando conversar com respeito..
É SIMPLES,A ESQUERDA VIVE NUMA BOLHA DE FAKE NEWS,DISCURSO RASO, POPULISTA, INFANTIL, HIPOCRITA, BIPOLAR, NEGACIONISTA E CHEIO DE TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO, DESDE DA MINHA BISAVO E ATE HOJE,A GRANDE MIDIA , MILITONTOS E ARTISTAS RECEBEM RIOS DE DINHEIROS PRA FORMAR UMA BOLHA DE FAKE NEWS E DESINFORMACAO,SER EXTREMAMENTE INFORMADO DE FAKE NEWS VIRA DOENCA ME TAL
❤🎉🎉
Quem pensa como bolsonarista é mal caráter mesmo sem nenhuma empatia com outros ser humano
Se ainda existe petista 😂😂😂😂😂😂😂😂
Quanto a pergunta sobre a facada... me deu uma duvida...pq um certo ministro do STF sempre usa isso de "ataque o estado democratico de direito"?
A questão é que o ódio plantado no Lula ou na pseudo doutrinação comunista é irracional e, portanto, foge a qualquer lógica argumentativa.
Acho que por isso encontrou guarida na comunidade evangélica que alicerça sua fé mais no medo pelo "inimigo" do que no amor que a palavra professa.
Um atentado contra a democracia está dando indiretamente , a possibilidade do grupo golpista , poder cometer crimes … por isso ela é muito grave , pois envolve não só um assassinato de uma pessoa , mas envolve a vida de muitas pessoas ( de uma nação inteira ), por isso toda essa discussão ! Não é uma discussão simples como discutir o crime de um assassino . É bem maior que isso !!!!
E você é gato! 😍😘
Bom demaaaaais!!!
Foi.