O potencial desperdiçado de Babel + o problema com alguns best-sellers contemporâenos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 авг 2024

Комментарии • 97

  • @PalomaLima
    @PalomaLima  Год назад +29

    Pessoal, caso queiram deixar alguma sugestão de livro para um próximo vlog, acho que seria legal algum livro que aborda temas semelhantes aos de Babel, mas com uma abordagem mais robusta (personagens bem construídos, mais construção da narrativa em vez de só o narrador dizendo o que tá acontecendo etc.) =)
    Obs. 1: no dia que achei que era 1 de abril, era na verdade dia 3! Eu me confundi.
    Obs. 2: faltou comentar sobre como Babel seria uma resposta a Jonathan Strange & Mr. Norrell + A História Secreta. Na minha opinião:
    1 - Para Jonathan Strange & Mr. Norrell: acredito que a “reposta” está no fato de os dois abordarem uma sociedade mágica na Inglaterra do século XIX, mas com a Kuang dando bem mais ênfase ao impacto do imperialismo britânico + questão do colonialismo.
    2 - Para “A história secreta”: a Donna Tart nos faz ficar bem imersos no mundo acadêmico dos personagens, enquanto a Kuang, apesar de ter uma história que também é ambientada na academia, discute bastante os impactos das ambições acadêmicas (que, bem, não eram puramente acadêmicas) num espectro mais amplo (aqui entra o colonialismo).

    • @ComparandoLivrosLilica
      @ComparandoLivrosLilica Год назад

      Sobre colonialismo tem O Mundo se Despedaça de Chinua Achebe.
      Sobre linguagem não lembrei, mas sobre linguística e desenvolvimento tem o Vox, mas achei também que houve um tema incrível desperdiçado.

    • @AnnaNehves
      @AnnaNehves Год назад +2

      Nao tem o mesmo tema de Babel, mas fala um pouco sobre colonialismo, é o livro “As alegrias da maternidade “ da autora nigeriana Buchi Emecheta. Nao se engane pelo título, parece algo bobo ou chato mas é maravilhoso. Eu recebi esse livro na TAG curadoria em 2017 e amei demais, uma história maravilhosa, acho que vale a pena ser lido.

    • @ComparandoLivrosLilica
      @ComparandoLivrosLilica Год назад

      @@AnnaNehves Excelente indicação.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      @@AnnaNehves esse eu já li e AMO!

    • @mateusjoaoschmoeller8146
      @mateusjoaoschmoeller8146 Год назад

      eu adorei pessoas normais

  • @analuizafmc
    @analuizafmc Год назад +29

    Sobre o que você falou aos 53 minutos dos temas utilizados nos romances contemporâneos, eu senti muito naquele livro “É assim que acaba”. MUITA gente falando bem, enchendo de elogios porque o livro trata de violência doméstica. Só que o livro é PÉSSIMO!! Eu nem gosto de falar isso, porque sei que vai muito do gosto de cada um, mas eu me impressionei pela baixa qualidade da escrita. Linguagem pobre, clichê, nenhum desenvolvimento de personagem, situações inverossímeis, diálogos toscos… mas as pessoas acham ele incrível por causa da temática. Eu acho louvável que a autora tenha buscado abordar a violência doméstica, mas a gente tem que ter cuidado com essa ideia de que só porque o tema é necessário, importante, a obra também segue o caminho… são duas coisas apartadas.

    • @analuizafmc
      @analuizafmc Год назад

      Kkkk cheguei no fim do vídeo e vi que você citou o livro!!! Não leia, pelo amor de Deus!!! Kkkk é cilada, bino!

  • @marinamendonca7594
    @marinamendonca7594 Год назад +42

    LER LIVRO DE GENTE QUE JA MORREU É O MELHOR CRTÉRIO EVER

    • @leandromoraes5075
      @leandromoraes5075 Год назад +1

      E ouvir música escrita por gente que já morreu também.

  • @mariajovania6808
    @mariajovania6808 Год назад +28

    Eu AMEI esse vídeo!!! Os takes gravados estão prft!!! A edição ta maravilhosa (amei as legendas, as caras e bocas😂). Amei que vc mostrou os acessórios de leitura, a maneira q vc se organiza. O vídeo com 1h (sonho de tds os telespectadores desse canal)
    Enfim, amei amei amei❤

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +7

      Aaaaaaawn!!! Muito obrigada, Maria! Estou colocando cada vez mais esforço na edição dos vlogs (tanto os daqui como os do Clubinho) e fico feliz em ver que estão gostando

  • @wanizamirley1021
    @wanizamirley1021 Год назад +9

    Eu amo esse vídeos gigantes que saem no domingo, eu coloco e vou fazer e tomar meu café da manhã bem calmamente, e aí jogo um jogo, tipo aqueles q todos têm q tomar uma dose de bebida sempre q alguém diz algo: no caso, eu tomo um golão de café toda vez que a Paloma diz "diga-se de passagem" kkkkk. E funciona muito bem pra todos os vídeos dela, mas especialmente pros vlogs. Amo amo e amo! ❤️😁

  • @inesmarques5156
    @inesmarques5156 Год назад +8

    Um vídeo de uma hora para acompanhar os treinos de domingo? Que alegria! Muito obrigada, Paloma.

  • @ludenunes6606
    @ludenunes6606 Год назад +10

    Primeiro vlog de leitura que assisto, e adorei!
    Uma vez, uma professora da faculdade disse em aula que texto bom é aquele que não deixa a costura aparecer. Baseado nas suas impressões, parece que as costuras de "Babel" estão tão expostas quanto as de uma blusa posta do avesso. Acho que nunca vi alguém chegar ao ponto de inserir notas de rodapé para explicitar que uma coisa deve ser tomada como boa ou ruim. Parece o equivalente literário àquelas trilhas sonoras excessivamente dramáticas que a gente vê em filmes mais antigos ou novelas.
    O relato de sua experiência me fez lembrar da minha com um clássico contemporâneo da ficção científica: "A Guerra do Velho", de John Scalzi. Me veio altamente recomendado por um entusiasta do gênero, mas terminei com a mesma impressão que você teve de "Babel": ótimas ideias desperdiçadas numa execução capenga.
    Enfim, acho que esse não vai entrar na minha lista de leituras. Parece que tem muitas coisas de que tenho um ranço particularmente amargo, tipo os anacronismos, os personagens ocos que servem de caixa de ressonância para as ideias do autor e a sutileza digna de uma peça de conscientização sobre o perigo das drogas.

  • @thaissgf
    @thaissgf Год назад +12

    É isso.. você resumiu o que eu também encontrei em alguns romances contemporâneos que li.
    Temas importantes, personagens interessantes, plots que chamam atenção, mas que acabaram se perdendo em uma narrativa que não os desenvolveu tão bem.
    E o sentimento é esse: poxa vida, esse livro poderia ter sido tão bom! hahahah
    E essa questão dos personagens reproduzindo "pensamentos" dos autores também é muito interessante. Parece que hoje em dia as mensagens/discursos são mais importantes do que o desenvolvimento e aí não parece natural. Alguém pode dizer que o importante é que a mensagem foi passada. Talvez. Mas se o autor/a autora se propôs a escrever um romance, e não um ensaio, como você mencionou, o leitor tem todo direito de esperar mais do que a mensagem.

  • @karolinewaitman4134
    @karolinewaitman4134 Год назад +5

    Oi Paloma, que vlog divertido de assistir! Deve ter dado um trabalhão montar ele, pq foi um tempo de leitura bem maior do que Evelyn Hugo, então obrigada pelo esforço, me poupou uma leitura ruim! Eu estava curiosa com Babel pela temática de tradução, mas dado o que você apontou aqui minha vontade minguou. Queria te ver lendo algo que você de fato amasse nesses vlogs, você estava com uma expressão tão empolgada no início que era contagiante!

  • @juliohenriquebaltazar3275
    @juliohenriquebaltazar3275 Год назад +23

    O tiktok segue sendo o pior lugar do mundo para pegar dicas de leitura

    • @priismend
      @priismend Год назад +1

      🤣🤣

    • @nikipadua5440
      @nikipadua5440 Год назад +4

      Exatamente! Fora que são sempre os mesmos livros ruins indicados 1000 vezes, é bizarro.

  • @miriaoff1
    @miriaoff1 Год назад +7

    Eu chego dando like sem nem ter assistido tudo ❤😂

  • @waleska_barbosa
    @waleska_barbosa Год назад +6

    Excelente vídeo! Só um adendo, não é um livro sobre linguagem. A linguagem é apenas o plano de fundo para o sistema de magia, na verdade é um livro sobre colonialismo. E quando se fala em colonialismo, a autora quis mostrar que não foi apenas um sistema econômico adotado no século XIX, ela trata principalmente do colonialismo intelectual.

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 Год назад +5

    Fico feliz de alguém tão jovem como vc, tenha essa visão de abuso de temáticas series q só se tornaram modinhas! e só acrescento q penso q vc não era idiota aos 14anos, porque tudo na vida é um processo, uma construção

  • @priismend
    @priismend Год назад +5

    Eu AMOOOOO estes vlogs, PALOMINHAAA🎉

  • @brendas8626
    @brendas8626 Год назад +20

    PALOMA PELO AMOR DE DEUS, CONTINUA A FALAR DE LIVRO CONTEMPORÂNEO RUIM, EU TE EMPLORO. É estranhamente satisfatório assistir a esses vídeos. Te ver pistola desse jeito faz meu dia kakakakak. Dica pro proximo vlog: ler o livro "A hipótese do amor". Tambem se passa numa universidade, é uma história que vai acompanhar o romance de dois pesquisadores. No skoob vive aparecendo resenha, creio que seja um best seller. E claro, deve ser muito ruim.

    • @vfa9761
      @vfa9761 Год назад +1

      Que visão limitada

  • @hannacfs
    @hannacfs Год назад +10

    Como eu fico put* qdo isso acontece com uma história, tinha tudo pra ser lindo e não foi. E não foi por preguiça!!! Por subestimar os leitores... 🥲🥲🥲
    Tava bem curiosa pra ler, mas deu uma preguiça infinita agr!
    P.S. poderia resgatar um hype de um tempinho atrás pro proximo vlog, Torto Arado.

  • @raianecristina4015
    @raianecristina4015 Год назад +1

    Suas reações a cada final de capítulo sao sensacionais rsrsrs

  • @AnnaNehves
    @AnnaNehves Год назад +4

    Quero ler esse livro. Eu li A guerra da papoula e gostei muito. Tem uma cena que é uma das mais fortes que já li na vida. Mas também a gente não acompanha a cena acontecendo, é personagem contando o que aconteceu. É chocante, mas acho esse é o estilo da autora. Mas é um bom livro ainda mais que é baseado em uma guerra real, inclusive essa cena chocante é baseada em algo real o que deixa tudo mais chocante ainda

  • @patriciaoliveira26
    @patriciaoliveira26 Год назад +7

    A pior maldição que existe é vc ter uma edição lindona e não gostar tanto assim da leitura🥲

  • @brunaaraujo4983
    @brunaaraujo4983 Год назад +3

    O final desse vídeo conseguiu colocar em palavras tudo o que penso sobre os livros contemporâneos que vejo por aí e os poucos que cheguei a ler. Penso EXATAMENTE o mesmo que você, parece que os autores tem uma checklist de minorias pra incluir, e se importam 0 em desenvolver os personagens. E é muito triste isso, porque realmente são assuntos importantes e que merecem personagens bem desenvolvidos, que tem história, e que não deveriam estar lá só para o autor dar um "check" na listinha. Ótimo vídeo, como sempre!

  • @marinamendonca7594
    @marinamendonca7594 Год назад +3

    adorei o conceito de romances que deveriam ter sido ensaios. Torto Arado eu to falando com você

  • @SirEponymous
    @SirEponymous Год назад +3

    Com relação a parte final do vídeo eu acho que poderia falar por horas! Pra resumir digo apenas que: voto com a relatora!
    Fico doido quando certos assuntos muito pertinentes são tratados de forma rasa ou através de uma abordagem claramente "é isso que vende? então toma aí".

  • @gabigomezz
    @gabigomezz Год назад +1

    Que cronômetro mais lindo!! Quero ❤️

  • @vfa9761
    @vfa9761 Год назад +2

    Gosto de ressaltar que personagens alegóricos não são necessariamente reflexo de um desenvolvimento preguiçoso, tudo depende da execução e da intenção narrativa
    Em Angústia do Graciliano Ramos mesmo, a maioria dos personagens está lá para atender à representação de um grupo social x relevante ao quadro geral que o autor queria traçar, e funciona incrivelmente bem

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 Год назад +4

    Bom dia, terminei de ler Agatha Christie, Um Destino Ignorado, lendo Coração Das Trevas, Joseph Conrad.
    Filme que assisti essa semana A Pele Onde Eu Vivo, Pedro Almodóvar.
    Série que estou assistindo Mayor Kingstown.
    Podcast Pasquale Cipro Neto - A Nossa Língua De Todo Dia. ( A Linguagem de "João e Maria" .
    Boas leituras e entretenimento para você e canal.👏👏👏👏👏

  • @RenataSantos-qw4pz
    @RenataSantos-qw4pz Год назад +3

    "A arte está totalmente preocupada com o material de que é feita; ela não tem um fim utilitário. Se você consegue usá-la com sucesso para fins sociais, religiosos ou outros, é porque você fez arte primeiro". Flannery O'Connor.

  • @luciamontrod1175
    @luciamontrod1175 Год назад +2

    Vlog longo! Eh!
    E que vlog-resenha bom, mesmo em se tratando da leitura de um livro que você achou decepcionante e problemático, pois suas considerações foram minuciosas e elucidativas (e tãaao "evidenciadoras" da sua inteligência)! Adorei, porém fiquei tristíssima, porque estava louca por esse livro, morrendo de vontade de lê-lo quando fosse publicado em português...😫 Mas já deixei essa vontade de lado, pois não há nada mais desanimador do que um livro que apresenta a equaçãozinha: premissa incrível + desenvolvimento pífio = resultado raso e frustrante.
    💜👏🏻
    * Esqueci de mencionar o livro contemporâneo de fantasia, muito hypado, que eu gostaria que tivesse vlog de leitura por aqui, pois a premissa me parece interessante, apesar de não ser Dark Academia: A casa no mar cerúleo. Esse título e a capa são tão fofos e convidativos...😌

  • @itsgabsv
    @itsgabsv Год назад

    um video de uma hora nesse domingo era tudo o que eu precisava

  • @taymoura7378
    @taymoura7378 Год назад +1

    Amei esse vídeo Paloma! Essa 1 hora passou que nem vi! 🤍
    Sobre livros contemporâneos: tenho o mesmo pensamento que vc, o ultimo que eu li foi "A casa no mar cerúleo", ele tem uma premissa muito boa, mas o autor fica focando em uns pontos que nao faz sentido e cansa (tipo a aparência do personagem principal), toda vez que ele voltava ao tema eu revirava os olhos!
    E quero te recomendar o livro "A dança da floresta" da Juliet Marillier. Não é dark academia, mas acho que vc ia gostar.

  • @lotusleiturapoetica2402
    @lotusleiturapoetica2402 Год назад

    Olá Paloma, que resenha incrível! - Eu gosto de vê-la lendo e a escutando em suas leituras fantásticas, mas que uma bela conversa, inclusive elegante até! - Vamos contemplar essas preciosas dicas e o seu resumo preciso sobre as narrativas dessa edição.📚📖✨👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @NMG1985
    @NMG1985 Год назад +2

    Paloma, muitas pessoas não fazem leitura crítica dos livros. Leem por puro entretenimento, sem qualquer foco crítico.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +2

      Com certeza! Tanto que eu até falo sobre isso na parte final do vídeo ;)

  • @gessykamarialoyola
    @gessykamarialoyola Год назад +1

    Aaahhhh que delícia, 1h de vídeo 😍🎉

  • @emilialima
    @emilialima Год назад +1

    Amei o vídeo, Paloma. ❤

  • @Alicia.Caldwell
    @Alicia.Caldwell Год назад +1

    Resenha impecável!! ❤

  • @brunof3611
    @brunof3611 Год назад +4

    Sua critica sobre os problemas da obra é algo que mostra um problema muito comum atualmente em relação a obras literárias e audio-visuais, que são; levar tópicos e problemas da atualidade para um contexto de outra época em que a sociedade era completamente diferente, a estória e as regras da mesma não ter uma base e que podem ser quebradas a qualquer momento, os personagens não ter desenvolvimento e relevância e podem ser descartados a qualquer momento, e a autora assumindo que os leitores não são capazes de absorver a leitura e utiliza de exposição.
    resumindo: ficou um textão rsrs, mas as temáticas atuais tiram o foco do que é importante para a obra que é a própria o obra. A melhor maneira de escrever sobre as temáticas atuais é através de personagens que vivenciam aquilo no contexto certo, em uma estória de fantasia isso parece fora do foco a não ser que seja seja feita toda uma criação para demonstrar o porquê de um ter preconceito pelo outro.
    Enfim, pela sua descrição parece que o livro foi escrito para virar série de alguma plataforma de streamming.
    Excelente análise Paloma! ‎ヾ ^_^♪

  • @estelalins2091
    @estelalins2091 Год назад +3

    Bom dia! Paloma, você já leu Michel Houellebecq? Acabei de ler Extensão do domínio da luta e gostei justamente por isso que você está falando... Não tem clichê e ele pega um assunto batido mas escreve fora do óbvio e é incrível!! Um contemporâneo que vale a pena lê!!

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +3

      Não li, mas sempre ouço falar bem dele! Darei uma olhada nesse que você recomendou; muito obrigada pela dica!

  • @tatianafrogel5959
    @tatianafrogel5959 5 месяцев назад +1

    Eu achei sensacional esse livro! A mensagem dele…me arrebatou!

  • @jujunicasio
    @jujunicasio Год назад

    Parabéns, otimo video de um livro que nao temos aqui. Paloma sempre nos atualizando 🎉

  • @mariafernandamaximo
    @mariafernandamaximo Год назад

    Amo seus vlogs!!! Eu tava curiosa com esse livro mas agora passou rs

  • @taymoura7378
    @taymoura7378 5 месяцев назад

    Terminei de ler agora e vim correndo ver o seu vídeo. Comecei a leitura animada e terminei frustrada.
    SPOILERS:
    1- o começo do livro é muito bom, até os pontos negativos são engolidos pelo excelente ritmo que a autora coloca. Mas qdo chega na parte da cena da viagem, a história desanda... A cena do navio então....
    2- concordo com vc, qdo diz que os amigos do Robin aceitam fazer algo absurdo muito rápido. Mas o que mais me irritou, foi que eles tiveram 2 MESES pra planejar a "desculpa" que iam dar, aí qdo chegam na Inglaterra, na casa do cara, eles ainda não sabem que desculpa dar, que caminho seguir!!! Falam que o cara fica doente, mas não pensam que alguém pode ir atrás pra saber como ele estaria.. me poupe!!!!
    3 - Quando eles invadem Babel e fazem aquele discurso... Fiquei chocada, como todo mundo aceitou de boa, como foi fácil.. o próprio Robin, fica besta em como foi fácil, ate a professora aceita a versão deles super rápido, eu não digeri isso não... Pra mim foi preguiça da autora, em colocar alguma resistência decente nessa parte.
    4 - A mudança radical na lettie pra ela fazer aquilo.... Até certo do ponto da história, achei que ela não faria, mas chega num ponto, que já começou a suspeitar o que ela vai fazer, ou seja, essa mudança ocorre de forma abrupta , ela faz aquilo e no final dá aquela explicação mixuruca do pq fez..
    5 - concordo qdo vc diz que tem momentos exaustivos de tanta repetição de certos temas, mas tem outra que ela não desenvolve, ela tenta sugerir, vc fica na duvida se é isso mesmo ou se é loucura da sua cabeça. Como, por exemplo, o "possível" sentimento amoroso entre Robin e Ramy (Eu entendi que tinha algo ali) , o fato do Robin ter mais meios irmão por aí, isso é insinuado em meia frase lá no final... Mas assim, podia ter desenvolvido mais.
    Enfim, tinha muito potencial, mas depois da parte da viagem, começa a cair. A impressão que fica é que naquele ponto, a autora não soube mais como desenvolver, ela quis colocar todo o discurso anti colonialismo, anti racismo, anti machismo etc, nessa parte que esqueceu da história em si.
    Ficou grande pq terminei de ler e estou revoltada, precisava desabafar 😅

  • @raimundovieiramota380
    @raimundovieiramota380 Год назад +1

    Você fala tão bem, e com tanto amor e paixão dos livros, que fico com vontade de ler todos que você comenta. Com exceção de Babel, foi o único que não gostei até o momento. Um conselho/pedido: leua dois quadrinhos pir mês . Eu amo as HQs .

  • @aythusa
    @aythusa 7 месяцев назад

    Primeiro vídeo seu que vejo e adorei!
    Tenho muita vontade de ler Babel e foi ótimo ter a opinião com críticas bem justificadas. Sinto um pouco de falta disso nas resenhas atuais de outros leitores, como se criticar um autor ou livro ''hypado'' fosse ruim, entende?
    Agradeço demais o vídeo ♥
    Ótimo trabalho!

  • @andregil8612
    @andregil8612 Год назад +3

    Essa falta de desenvolvimento infelizmente pode haver em livros contemporâneos tanto quanto em livros antigos. Porém, quando falamos em “clássicos”, estamos falando de uma parcela muito pequena dos livros escritos antigamente. Geralmente uma parcela de maior qualidade ou relevância. Mas há livros contemporâneos muito melhores do que vários antigos, inclusive muito melhores do que alguns clássicos. Livros que têm potencial para se tornarem clássicos no futuro. Quando falamos de best sellers, muitas vezes não é o caso, talvez pelo fato de que livros mais simples sejam mais facilmente digeridos pelo público geral.

  • @susanafernandes8654
    @susanafernandes8654 5 месяцев назад

    Olá Paloma, eu li o Babel também mas gostei. Claro que nao foi meu livro da vida mas dou-lhe algum crédito. A impostora já nao consegui acabar....muito hype à volta de livros medianos.
    Pergunta: quais autores contemporâneos recomenda ler - que são mesmo interessantes na tua opiniao? Beijinho.

  • @BrGarcia
    @BrGarcia 8 месяцев назад +1

    Eu escutei umas reviews e meus oleossssss ficavam revidando kkkkkkk quase deu 360 👀

  • @rogeriopereira2995
    @rogeriopereira2995 5 месяцев назад

    Ufa! Obrigado. Economia de 81,00 na Amazon da versão em português. E, óbvio, a economia tbm do tempo..

  • @mariaeduardagenova4462
    @mariaeduardagenova4462 Год назад +1

    Meu deus, que vídeo satisfatório. Eu moraria dentro dele

  • @bekarocha8183
    @bekarocha8183 Год назад

    1 hora de vídeo da Paloma, oq é isso um presente?

  • @RebeloItalo
    @RebeloItalo 2 месяца назад

    Senti a mesma coisa, minha empolgação foi diminuindo ao longo do livro, fiquei mais empolgado lendo sobre tradução, línguas do que lendo sobre o que acontece no final, demorei 3 dias pra ler o capítulo que eles voltam pra torre no livro 5, chato, sem emoção, sem propósito, apenas acontece porque tem que acontecer, decepcionante

  • @robertoteco7719
    @robertoteco7719 Год назад

    Oi Paloma !!!! Tudo bem ? Paloma daria para você publicar cortes deste vlog? Gratidao, Roberto.

  • @carlaaires8294
    @carlaaires8294 Год назад +1

    Amei o conceito de "ideia genial, mas a Susanna Clarke que devia ter escrito" 😂

  • @carlamanso6479
    @carlamanso6479 Год назад +2

    Esse é o problema de alguns livros contemporâneos: a falta de coerência e desenvolvimento do personagem.

  • @henriqueoliveira2291
    @henriqueoliveira2291 Год назад +5

    Pessoal, o que vocês acham de criarmos uma comunidade literária de clássico no WhatsApp? Para falarmos um pouco sobre os livros que estamos lendo e discutir Literatura?

  • @naidedias1080
    @naidedias1080 Год назад

    Gente, que legal! Sem soberba e ironia, eu pensei que essas coisas de sonhar falando em outro idioma fosse uma coisa mais rara, porque eu sonho em outro idioma com frequência, mas ouvindo Paloma levantando essa questão no livro, então é algo mais comum do que eu pensava. E sim, livros de autores já mortos são os melhores, porque apesar de ser "antigo" são os que mais inovam, já os atuais já não trazem muito novidade.

  • @michelemonteiro145
    @michelemonteiro145 Год назад

    Não conhecia este livro, apesar de vc comentar que é um best-seller☺️. E vendo este seu vídeo concordo que, alguns livros atuais até tratam de assuntos relevantes do momento, mas vejo que há um certo "peso de mão" nas histórias que poderiam realmente ser fonte de reflexão e conscientização e acabam virando mais daqueles livros clichês atuais e chatos, acho isso uma pena. Não tenho paciência pra este tipo de leitura. Muito bom seu vídeo!!❤

  • @marinabortolucci7306
    @marinabortolucci7306 Год назад +1

    Vixi! Eu li Guerra da Papoula e odiei 😂😂 o começo foi bom, mas depois desandou de uma forma q terminei só pra ver pq estavam falando tão bem do livro... Mas não achei ngm q compartilhasse da minha opinião 😅

    • @marinabortolucci7306
      @marinabortolucci7306 Год назад

      Agora que terminei o vlog: acho q a guerra da Papoula sofre do mesmo problema de Babel: o começo é bom, pq a premissa é mto interessante, mas a personagem principal não é bem desenvolvida... Tem outro personagem bem mais interessante, mas a autora força a principal a todo momento e eu não consegui comprar... Do meio pra frente a história é atropelada e as coisas acontecem do nada... E ao mesmo tempo algumas são tão previsíveis. Eu não pretendo ler os próximos, afinal a vida é mto curta

  • @beekause_i_read2300
    @beekause_i_read2300 Год назад

    Concordo com você em gênero, número e grau.
    Foi um grande desapontamento. O que me deixa muito preocupada, com os valores e as referências dessa geração atual ( não só literárias) que levam a colocar esse livro como uma excelente leitura.
    E respondendo a sua pergunta, não vale a pena ler a Guerra da Papoula. Li só o primeiro livro. Assim como Babel, achei o início muito interessante , mas depois a história segue um rumo macabro e a construção de personagem também fica muito a dever.
    Só resolvi ler Babel, porque ouvi muito booktuber lá fora se desmanchar em elogios a essa obra e porque , apesar de tudo, gosto do estilo narrativo da autora. E o tema dark academia também me chama muito atenção. Mas achei que ela ia trazer uma proposta muito diferente da que foi apresentada.

  • @briiar-rose
    @briiar-rose Год назад +1

    A cor desse marca texto da Muji se parece com o cinza da cis lumini, e é bem baratinho

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад

      Eu tenho ele e gosto bastante! Mas ainda prefiro o da Muji (que infelizmente não tem no Brasil 🫠 então o da cis é realmente uma ótima opção)

  • @taynarales
    @taynarales Год назад

    Eu moro em Oxford e fiquei tentada a comprar o livro, pois ele está em absolutamente todas as vitrines da cidade, mas esperei para ver a sua resenha, haha (ainda bem). A questão da falta de coerência, que você pontuou, certamente, iria me incomodar muito. Isso de colocar pautas sociais descontextualizadas em livros só porque engajam é insuportável e o mal de grande parte da obra contemporânea, na minha opinião.

  • @jaquelinesouza8304
    @jaquelinesouza8304 Год назад

    Oi Paloma....menina, li um livro contemporaneo tb, antes que o café esfrie, e minhas críticas principais foram exatamente duas das suas criticas...personagens com descrição pobre, nem temos o privilégio de realmente conhece-los...e tb essa coisa feia de escrever o que o personagem sente. Cara, muito ruim. Li o livro tb porq a temática me atrai (viagem no tempo), mas não foi uma leitura prazerosa. Voltei para os clássicos. Lendo romance da pedra do reino, do Suassuna, coração das trevas, Conrad e até que tenhamos rosto, do C.S.Lewis. Estou em boas mãos novamente.

  • @paradaliteraria607
    @paradaliteraria607 Год назад +4

    A impressão que eu tenho nas poucas vezes que leio um livro estrangeiro "best-seller" é que estes livros não passam por uma revisão criteriosa, como aqui no Brasil. Parece que não há leitores cobaias antes da publicação, ou os editores simplesmente ignoram o mal livro com o único intuito de vendê-lo.

  • @TheTatianetxsn
    @TheTatianetxsn Год назад +2

    💜💜💜

  • @joaopaulogripa5622
    @joaopaulogripa5622 Год назад

    Oii fiquei curioso pra ler o texto do Amós Oz sobre seu processo criativo

  • @chicoxhxixi2720
    @chicoxhxixi2720 Год назад

    Você tem que ler RITUAL e TÓQUIO (um dos livros preferidos da KARIN SLAUGHTER), da britânica MO HAYDER ( falecida em 2021); são THRILLERS arrepiantes; ler para crer !!!!!!!

  • @claudiodantas_
    @claudiodantas_ Год назад +2

    Ou seja, Babel tem tudo o que tem me afastado dos livros contemporâneos 🫠

  • @ComparandoLivrosLilica
    @ComparandoLivrosLilica Год назад

    Nossa essa coisa da palavra "idiota, bobo, tolo" do grego e de outros idiomas tem explicado no texto de apoio do Rei Lear. Acabei lendo hoje sobre essa diferença e amei.

  • @raianecristina4015
    @raianecristina4015 Год назад +1

    Nao acredito que vi um vlog de 1h sobre um livro que não tenho o menor interesse em ler 😅😅😅😅😅😅

  • @fabriciodealbuquerque9424
    @fabriciodealbuquerque9424 Год назад +1

    Copiei essa avaliação da Amazon
    =
    “Babel”, de R.F. Kuang, apesar de tentar abordar questões significativas como colonialismo, dissonância de identidade cultural e revolução violenta, fica aquém devido à sua execução superficial. A caracterização do livro é unidimensional, o conflito global carece de profundidade e de compreensão de certos princípios básicos, e o uso da linguagem como alegoria parece repetitivo e inútil após a metade da estória. A crítica às obras europeias por criarem caricaturas de outras raças e culturas parece hipócrita quando os britânicos são escritos como “vilões sádicos de desenho animado, cheios de bigode”. O protagonista sofre com a falta de profundidade e está cercado por um elenco muito mais interessante, que ele, embora também unidimensional. As descrições de Oxford e da Inglaterra alternativa são por demais românticas. É fácil se perder no livro se você não prestar muita atenção nos detalhes, a trama beira o superficial e a tentativa de ambigüidade moral do autor fracassa, chegando a ser enfadonha até a exaustão.

  • @igorrolim7
    @igorrolim7 Год назад +1

    Não entendi qual foi a resposta a jonathan strange and mr norrell.

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Faltou falar sobre isso no vídeo! Acredito que a “reposta” está no fato de os dois abordarem uma sociedade mágica na Inglaterra, mas com a Kuang dando bem mais ênfase ao impacto do imperialismo britânico + questão do colonialismo.

    • @igorrolim7
      @igorrolim7 Год назад +2

      Recomendo o livro os Reis do wyld do Nicholas Eames. Um livro de fantasia MUITO divertido, é uma trilogia, o segundo volume vai ser traduzido para o português esse ano pela editora trama, e o terceiro volume ainda não foi escrito pelo autor. Mas são livros que funcionam de forma independente, um não continua a história do anterior.

  • @fabriciodealbuquerque9424
    @fabriciodealbuquerque9424 Год назад

    Tb quero uma prancheta de madeira dessas pra chamar de minha 😊 8:08 Se alguém souber a marca por favor

  • @joseleonardo8696
    @joseleonardo8696 Год назад

    Paloma, acho que alguns aspectos que você comenta sobre a possível intenção da autora a escrever esse livro me incentivaram a não querer ler A Guerra da Papoula... de fato, não gosto de que um autor me imponha (mesmo que em tons suaves) o que é e o que não é, e isso deve prejudicar a trilogia da papoula também. Acredito que eu mesmo possa identificar, como leitor, o que é certo ou não, sem precisar de notas de rodapé do teor que você comentou. Obrigado mesmo

  • @GSGrava
    @GSGrava Год назад

    HAHAHA me identifiquei mto com os primeiros 30 segundos

    • @PalomaLima
      @PalomaLima  Год назад +1

      Uma síntese da energia do vídeo 🤣

  • @claucoelho
    @claucoelho Год назад +1

    ❤❤❤❤❤❤

  • @c_0701
    @c_0701 Год назад +1

    O que??? 1h? Aaaaa 🥰🥰🥰

  • @lidianyarruda5234
    @lidianyarruda5234 Год назад

    💜

  • @izabelcristina2785
    @izabelcristina2785 Год назад

    Um filme!!! Amoooo ❤

  • @suelenkonflanz
    @suelenkonflanz Год назад

    Paloma somente hoje consegui terminar seu vlog, parabéns pela paciência!!!! Sobre sua decepção a respeito desse livro contemporânea, tenho certeza absoluta que tem a ver com a atual cultura woke, que tem determinado o rumo de quase tudo atualmente infelizmente 😞, principalmente a parte cultural (cinema, música, literatura, etc). Por isso não consigo ler autores contemporâneo.