#15 STEVEN GOUVEIA - Filósofo, Abstenção, Epistocracia, Carros Autónomos, Moralidade, Consciência.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • 🔽 Apoia este projecto sem fins lucrativos e ganha acesso a: conteúdo exclusivo, assistir a um episódio ao vivo, e ainda sessões privadas com o Tomás! 🔽
    🙏🏼 www.donorbox.o... 🙏🏼
    O Steven Gouveia prefere ser chamado de Investigador em Filosofia, mas aqui para mim foi o primeiro filósofo encartado a vir ao Despolariza :)
    Foi uma conversa bastante densa e diversa sobre os mais diversos assuntos, muitos dos quais presentes no seu livro mais recente: "Homo Ignarus".
    Falámos de Abstenção Voluntária do voto, o conceito de Epistocracia, o conceito de Ignorância Racional, os problemas éticos das decisões de Carros Autónomos, o clássico dilema do Trolley (Trolley Cart Problem), Altruísmo Eficaz, Consciência, e Testes de Turing. Foi muita fruta, valeu muito a pena, e fiquei com vontade de abordar mais vinte assuntos que vão ter que ficar para a próxima.
    Steven Gouveia é Doutorado em (Neuro)Filosofia da Mente pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), e investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Publicou, como editor e autor, 12 livros (revisados por pares) sobre vários temas académicos.
    Links da Conversa 👇🏽
    Página do Steven: stevensgouveia...
    Diálogo com AI da Google: cajundiscordia...
    Ja leste o Blog ou viste os videos exclusivos no Instagram?
    Links para tudo aqui: 🔗 linktr.ee/desp...
    Estúdio e Produção Multimedia: 🔗 linktr.ee/zenurik
    _______________________________________________________
    DESPOLARIZA Podcast #Despolariza #TomásMagalhães #StevenGouveia #filosofia #ética #inteligenciaartificial

Комментарии • 33

  • @manuel11764
    @manuel11764 29 дней назад +1

    Como é que vamos reduzir a emoções, se a maior parte das pessoas são mais emocionais do que racionais. São as emoções que moldam a razão. Por mais racionais que sejamos, na base de uma decisão está sempre uma emoção.

  • @catarina4634
    @catarina4634 2 месяца назад +1

    Obrigada, Tomás. Vou começar a contribuir

  • @manuel11764
    @manuel11764 29 дней назад

    A ideia de fazer um teste para aferir a validade do voto, parece-me iria contribuir para aumentar ainda mais abstenção.

  • @RA21Pedro
    @RA21Pedro 2 года назад +2

    É assim estou a adorar a conversa ainda não vi até ao fim porque entretanto tive de ir trabalhar. Mas depois vou acabar. Tenho de comprar pão e ir buscar uns casacos à lavandaria. Não me posso esquecer. Também tenho de comer a sopa que está lá no feigorifico se não azeda. Bem, acho que já está bom o comentário para o algum ritmo. Jokas

  • @VascoTeixeiradaSilva
    @VascoTeixeiradaSilva Год назад +3

    Provavelmente das melhores conversas que assisti nos últimos tempos e o meu primeiro contacto com o Steven Gouveia, incrível! Mas gostava de deixar uma sugestão, muitas vezes durante as conversas referes algum estudo ou alguma coisa que leste, seria interessante deixares na legenda algumas sugestões de livros sobre o tema, mesmo que nem sempre consigas identificar em qual leste determinada coisa. Obrigado pelo serviço público.

    • @stevensgouveia
      @stevensgouveia Год назад +5

      Obrigado pela sugestão Vasco! De facto neste tipo de conversa mais informal não costumo citar directamente as referências directas, mas tenho-as todas incluídas no meu "Homo Ignarus" (2020). Não estou certo do momento em que falei disso, mas se for sobre ignorância política da população, estas são algumas referências obrigatórias:
      - Somin, Ilya (1998) “Voter Ignorance and the Democratic Ideal” Critical Review, 12: 413-58.
      - Somin, Ilya (2013) The Problem of Political Ignorance, Palo Alto, CA: Stanford University Press.
      - Morton, Rebecca, Marco Piovesan, and Jean-Robert Tyran (2019) “The Dark Side of the Vote: Biased Voters, Social Information, and Information Aggregation Through Majority Voting” Games and Economic Behavior, 113: 461-481.
      - Carpini, Michael & Keeter, Scott (1996) What Americans Know about Politics and Why It Matters, New Haven, CT: Yale University Press.
      - Caplan, Bryan (2007) The Myth of the Rational Voter: Why Democracies Choose Bad Policies, Princeton, NJ: Princeton University Press.

  • @pedroontheroad
    @pedroontheroad 2 года назад +3

    O último tinha sido o meu preferido, agora é este :) sugiro segmento: "Ei! O Filósofo!", Em que, em 15-20 minutos desmontam uma cena qualquer.

  • @mariajoaomartins2152
    @mariajoaomartins2152 2 года назад +2

    Acho que faltou aí na equação dos carros autónomos, que todos sejam autónomos. Se houver uma ligação entre carros, motas, veículos todos autónomos, acho que essas questões praticamente não se colocariam. No entanto, não se deixariam de colocar noutras áreas tecnológicas, como por exemplo exames médicos, operações robotizadas.

  • @joaoandrade8916
    @joaoandrade8916 Год назад +2

    este Paulo Almeida está mais razoável que de costume xD

  • @xibangasantos
    @xibangasantos 2 года назад +2

    Aprendo muito com este projeto. É um prazer poder usufruir destas conversas. Tomás Pensador, és o meu ídolo a par do Road Pedro hehe :D

    • @Despolariza
      @Despolariza  2 года назад +1

      Obrigado! Let’s play a game…

  • @andrebatista27
    @andrebatista27 2 года назад +1

    Este projeto foi a descoberta do ano. Muitos parabéns! Esta conversa em especial enriqueceu-me imenso, fez-me questionar algumas crenças e querer aprofundar mais os assuntos. Acho isso fenomenal! Fiquei com sede de mais! 👏

    • @Despolariza
      @Despolariza  2 года назад +1

      Isso é um elogio gigante! Obg 🙏🏼

  • @AnaSantos-lq6nb
    @AnaSantos-lq6nb Год назад +1

    Parabéns pelo trabalho.
    Adorei a entrevista.

  • @joanaritapinheiro
    @joanaritapinheiro 2 года назад +1

    Muito bom Tomás. Gostei imenso dos temas abordados, de conhecer o Steven e na minha opinião estás cada vez melhor no papel de entrevistador/interlocutor. Não sei se tens essa aspiração mas seria muito interessante ver no grande ecrã alguém como tu a moderar debates e entrevistas. Seria uma grande quebra de paradigma muito útil para a sociedade. Obrigada pelo teu trabalho!

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +1

      Ola Joana! Muito obrigado. Adoraria!

  • @anamonteirovioloncello557
    @anamonteirovioloncello557 2 года назад +1

    Parabéns aos dois! Óptima conversa, perguntas e ideias :)

  • @valtermarques5978
    @valtermarques5978 Год назад

    Parabéns, conversa profunda 👏

  • @1nuncasei
    @1nuncasei 2 года назад

    O meuo rodoviário é um meio social para o qual as pessoas não foram ou estão preparadas... lembrar a situação que determina as diversas competências eleitorais ...

  • @1nuncasei
    @1nuncasei 2 года назад +1

    ..lembrar o rácio de Iliteracia em Portugal... há uns anos atrás era de 88%... podemos relacionar esse rácio com a expressão tida nos votos, na abstenção, e no aceitarmos um sistema eleitoral Partidocrático.. (não democrático)

  • @jorgefachada6401
    @jorgefachada6401 Год назад +1

    Quanto ao dilema do trolley, eu não concordo em aplicar esse dilema como se fosse um dilema moral universal natural. Esse dilema está relacionado com a realidade antropogenica, com a não capacidade do ser humano enquanto colectivo em não encontrar a melhor forma de nos adaptarmos à realidade das leis da natureza. Num mundo onde essa adaptação está finalmente instalada, é impensável haver tal dilema.

    • @Despolariza
      @Despolariza  Год назад +1

      Toda a moralidade é antropocentrica :)

  • @manuel11764
    @manuel11764 29 дней назад

    O problema de matar um homem para salvar outros cinco que necessitavam dos órgãos do primeiro, é que o assassinado também se considerava tão especial quanto qualquer um dos outros.

  • @MsAcmc
    @MsAcmc Месяц назад

    Achei curioso o assunto sobre abstenção. Sempre defendi esse ponto de vista, é uma falha da democracia pois a maioria dos votos está completamente entregue ao lado popular e não racional. Comparo isto com o dia a dia numa empresa, as decisões são tomadas por pessoas capazes de as tomar e não por todas as pessoas que compõem a empresa. Acho que devia de haver uma reforma no sistema eleitoral !!

  • @guga7
    @guga7 2 года назад

    Eu acho que a ideia dos carros autónomos só funciona se todos forem, ou seja, não podem haver autónomos a circular juntamente com os "normais", motas, bicicletas, etc. Têm de haver zonas prórpias restritas a esse tipo de veículo. Nesse cenário, a ideia seria estarem todos no mesmo ecossistema, ou seja, se há problema para um todos acabam por responder em conjunto distribuindo assim o dano.

  • @tomalbum
    @tomalbum 2 года назад +1

    ruclips.net/video/NAihcvDGaP8/видео.html
    Aqui fica o link para a entrevista que referenciaram no episódio, do engenheiro da Google à Inteligência Artificial criada por si!

    • @Despolariza
      @Despolariza  2 года назад

      Obrigado! Já estava na descrição do vídeo um link mas assim fica em formato vídeo também. 🤜🏽

  • @1nuncasei
    @1nuncasei 2 года назад

    Sobre carros autónomos... condutor responsável, condutor informado, condutor não iletrado... não facilita a situação propícia a acidente... os carros autónomos contribuem para uma desresponsabilização do ser humano e para uma não evolução do mesmo...

  • @elisangelazanoni7691
    @elisangelazanoni7691 2 года назад

    Não sei exatamente qual a realidade de vocês aí em Portugal, mas 30min foram o suficiente para me preocupar e bastante. Não acredito que em 2022, sob o pretexto de combater a desinformação da grande parte da população seja proposto um modelo "tipo apartheid"... Misericórdia.

    • @pedroontheroad
      @pedroontheroad 2 года назад +1

      Não percebi, estás a falar de quê?

  • @AnaSantos-lq6nb
    @AnaSantos-lq6nb Год назад +1

    Parabéns pelo trabalho.
    Adorei a entrevista.