Gratidão pela explanação tão detalhada. Se eu puder contribuir eu te diria que a grande maioria das palavras em yorubá são oxitonas. No vídeo o senhor pronúncia todas como paroxitona. Não leve a mal, isso não desfavoreceu em nada a riqueza de informações corretas. Novamente só temos a agradecer. Ẹ ṣeun púpọ̀! (Muito obrigado!)
Tsonga é falada no sul de Moçambique, Zimbábue e África do sul. Vale lembrar que o zulu é muito próxima do tsonga com apenas pequenas diferenças no clique.
Oi da Argentina saudação olha so meu filho que coisa né ter tantas línguas eu nunca imaginei que os africanos possa ter muitas língua estou apaixonado por aprender porém vai ficar um pouco difícil não é então vou ficar olhando suas aulas muito bom conhocer as história das línguas da Argentina meu parabéns
Descupa muito bem não sei escrever português ta ligado sem vc vê alguma palavra erradas me perdão nunca tive um professor sozinho estudo português só porque gosto muito as línguas mas as história que sejam do Brasil amo essa país valeu
i know im asking randomly but does any of you know of a trick to log back into an Instagram account? I was stupid lost the login password. I would love any tips you can give me
Achei interessante a parte do vídeo sobre a questão de Ruanda. Isso me fez lembrar do idioma Esperanto. Gostaria de ver um vídeo sobre isso se for possível
@@MOPCLinguistica obrigado pela resposta. Primeiro por cobrir uma área expressiva abrangendo partes do RDC, Angola, Congo Francês, RCA e Sudão do Sul. Segundo, por ter uma sonoridade muito bonita entre as línguas bantoides, assim como Kikongo, Kimbundu e Umbundu.
As línguas africanas são tão complexas na sua estrutura gramatical, que olhando bem, dá até para acreditar que seja muito mais fácil aprender o amárico da Etiópia do que o iorubá, o zulu e o wolof. Eu acho que as línguas mais fáceis e "úteis" sejam o suaíle, o amárico, o árabe e o hauçá. Mas que bom que grande parte do continente fale e compreenda as línguas europeias. Na África, quem souber falar bem o inglês, o francês, o português e o italiano, já está bem servido. Eu acho interessante o suaíle.
@@MOPCLinguistica ...eu estava quase convencido que vc daria sua opinião sobre o italiano na África. Vc sabe que eu moro em Zurique. Aqui chegaram muitos da Somália, Eritréia e Etiópia nos últimos 12 anos. Muitos deles, eu diria pelo menos uns 60%, conseguem falar o italiano. Isso eu mesmo vi. Eu conversei com eles em italiano. Eu acho que o governo italiano ainda hoje investe um dinheiro considerável em escolas nesses 3 países.
@@MOPCLinguistica ...eu conversei com alguns eritreios sobre isso, pode acreditar. Alguns me disseram algo que procede. Disseram que seus avós, já velhos em casa, falavam o italiano, ou seja, é "ainda" uma língua falada "no sofá" da casa. Vc também deve tomar nota que eles ouvem rádios italianas e alguns têm parabólica e captam por antena a RAI EMISSORA. Entendeu? É UMA LÍNGUA DE SOFÁ. Vc tem razão, eles não a usam mais no dia-a-dia do povo, na rua. O tigrínia é a língua falada na sociedade. O italiano é porém mais usado pelos "somalianos". E os etíopes, "alguns", podem até ter aprendido a língua numa escola, como vc disse bem, "para emigrar". Mas os etíopes não gostam da cultura italiana. Os eritreios e somalianos gostam. Eu talvez nem deveria escrever nada sobre a importância da língua italiana na África, mas eu tenho que dizer que conheci gente do mundo árabe aqui na Suíça, que falava bem o italiano. Marroquinos, argelinos, tunisinos, os líbios que conheci também. Eu conheci uns egípcios que falavam, e conheci uns "libaneses" também. Eu concluo que tem muitos árabes que se identificam com a cultura italiana. Negros da África Ocidental, conheci alguns também, Nigéria, Camarões, Gana, África do Sul etc. Eu sei que o italiano está muito longe de ter uma influência por colonização, como conseguiu o português. Mas é notório que muitos africanos tentem chegar à Europa, partindo de barco da Líbia com destino à Itália. E o espanhol na África? Acho que tem menos gente falando espanhol na África que o italiano.
Pequena observação. Atenção a classe e subclasse. Por exemplo o chona é falado no Zimbábue e na região central de Moçambique . O chona é um grupo étno-linguistico. Fazem parte deste grupo chona -caranga, chona chicorecore, chona zezuru, chona-ndau, chona-qiteve, chona manica. Portanto as últimas três acima são faladas em Moçambique e as outras no Zimbábue. Vale lembrar que essas variantes são inteligível. Por isso é errado dizer que o chona é língua do Zimbábue. Isso também se aplica ao tsonga, zula entre outros. Portanto para estudo os governos sem critérios muito claros decidiram padronizar uma das variantes.
Uma curiosidade. As línguas semíticas existentes na África foram introduzidas por deslocamentos de antigos semitas para o continente africano ou são autóctones?
Olá. Não sei se cabe perguntar aqui. Mas gostaria de saber o significado da palavra Kabako ye. Não sei se é desta forma que se escreve. Vi um vídeo em que um contador de histórias dizia Kabako ye? É as crianças respondiam: yeeeee! Queria saber o significado. Pois conto historias africanas e me interessei.
@@fernandaaraujo6944 sou africano amiga. nas linguas tradicionais africanas uma palavra tem varios significados. por exemplo kilombo . no kimbundo , de angola tem um significado. dentro da propria angola noutras linguas tem outro significado. as vezes pode ter o mesmo significado , acrescenta se uma letra no inicio. esta palavra vais encontrar em varias linguas de africa com varios significados
Eu faço Letras, Linguística é uma das áreas dentro da nossa graduação. E existem mestrados e doutorados específicos de vários campos da Linguística. Pode ser Psicolinguística, Sociolinguística, Linguística Aplicada, etc.
Fiz curso de letras e a disciplina de linguística não consegue abranger muita coisa , são só dois semestres de linguística, quero fazer uma pós graduação em Linguística.
Bom dia/boa tarde/boa noite! Saudações! A questão que eu fiquei pensando é: Se os linguistas não conseguem criar uma família coerente de famílias no oeste da África e Nilo Saariana, qual o problema nelas serem todas isoladas? Ou excluí as que não se encaixam na família. Do mesmo jeito que o Basco e o Grego não é indo-europeia.
Porque eu quero ir na África do Sul e quero ir em outros lugares Por isso quero aprender a falar línguas de você das pingas que eu não sei falar eu sou português sou brasileira mas eu quero aprender a língua do África em inglês espanhol e outras línguas etc eu sou missionária Joana D'Arc quero viajar e quero aprender as línguas quero estudar e aprender
Jesus, supondo que um sistema de gênero evolua de um sistema de classificadores, os ancestrais dos falantes da suposta língua proto-nígero congolesa gostavam de meter os classificadores em tudo!!! Só assim pra entender o porquê dos adjetivos, demostrativos e até dos verbos terem que concordar com a classe dos nomes AO MESMO TEMPO, ao menos nas línguas banto!!! Me corrija se eu estiver errado (a verdade é que eu ainda não entendi direito ainda como funciona a transição de um sistema de classificadores para um sistema de classes semânticas)
Na verdade acho que os morfemas de classe nigero congoleses são a incorporação dos pronomes das classes aos substantivos e verbos, mas como as classes surgiram é um mistério, não vejo resquicio de classificadores.
Você está estudar errado, está usado regras europeias pra estudar línguas africanas kikikikikk não funciona assim a tradução kikikikikk mas bom trabalho. E obrigada. Tatenda= obrigada
🤔 Acho bem "estranho" as línguas africanas colocarem no início das palavras as marcas de pluralidade e tempo, ao contrário das línguas europeias q geralmente colocam no final 🤔
Muito agradecida pelos vídeos preciosos! Axé!
43:42 Lingua SWAHILLI
44:35 Substantivos e Adjetivos no sing e plural
45:40 Portugal/Português em swahilli
Gratidão pela explanação tão detalhada. Se eu puder contribuir eu te diria que a grande maioria das palavras em yorubá são oxitonas. No vídeo o senhor pronúncia todas como paroxitona. Não leve a mal, isso não desfavoreceu em nada a riqueza de informações corretas. Novamente só temos a agradecer.
Ẹ ṣeun púpọ̀! (Muito obrigado!)
Tsonga é falada no sul de Moçambique, Zimbábue e África do sul. Vale lembrar que o zulu é muito próxima do tsonga com apenas pequenas diferenças no clique.
Boa noite amigo quero apre falar ligas da África i otras ligos
Meu nome é Joana Darc este celular era do meu filho
Oi da Argentina saudação olha so meu filho que coisa né ter tantas línguas eu nunca imaginei que os africanos possa ter muitas língua estou apaixonado por aprender porém vai ficar um pouco difícil não é então vou ficar olhando suas aulas muito bom conhocer as história das línguas da Argentina meu parabéns
Muito obgdo que vc viu meu comentário agradeço muito saber vc fica por ai agora não imaginei que vc podia me responder nesta hora abraço
Descupa muito bem não sei escrever português ta ligado sem vc vê alguma palavra erradas me perdão nunca tive um professor sozinho estudo português só porque gosto muito as línguas mas as história que sejam do Brasil amo essa país valeu
Tive que repetir vários trechos por haver me perdido, muito imprecionante.
Vc achou confuso o video, alguma parte ficou difícil de entender?
O vídeo não é confuso, consegui captar as informações passadas.
i know im asking randomly but does any of you know of a trick to log back into an Instagram account?
I was stupid lost the login password. I would love any tips you can give me
16:45 WOLOF/ Gramática
19:46 Pronomes
20:05 Verbo Ir (DEM)
Muito bom mesmo
51:09 SWAHILI x ZULU
53:34 Amar (KUPENDA, em Swahilli) (UKUTHANDA, em Zulu)
53:50 Escrever (KUANDIKA, em Swahilli)
0:50 Há 4 principais familias linguisticas africanas. CAMITO-SEMÍTICA, NILO-SAARIANA, KHOISAN (linguas com cliques), NIGERO-CONGOLESA.
Que trabalho lindo!!!! ❤❤❤
Muito bom
Achei interessante a parte do vídeo sobre a questão de Ruanda. Isso me fez lembrar do idioma Esperanto. Gostaria de ver um vídeo sobre isso se for possível
Certamente que um video sobre o Esperando seria interessante
@@MOPCLinguistica amigo sou africano. sao 54 paises e nao 56 paises como vem no video
0:50 4 principais famílias linguísticas 😮
muito bom!
Muito bem
23:57 Lingua FULANI/ Dados
24:36 Pronomes
24:55 Plural
Você tem as referências bibliográficas? Poderia me passar?
Usei dezenas, centenas de livros mas nao compus uma lista deles
48:14 Negação verbal em Linguas Bantus
Vc clica muito bem tenho praticando foneticas e ainda tenho dificuldade em clicar sem fazer pausas que atrapalhar o entendimento da palavra
Assista meu video de ZULU = ruclips.net/video/a3k_P0Y122s/видео.html
Obrigadoo
To apaixonado por este canal
41:08 Classes nominais em UMBUNDU e outras
Muliba muagumi? Mio yo chuabo... De Moçambique
Esse idioma Amarico
E Hauça parece bem interessante de se aprender.
O Tigrinia também.
O Amárico tem um video exclusivo aqui no canal = ruclips.net/video/pZeIsQF27OE/видео.html
@@MOPCLinguistica
Já assisti, irei aprender sobre esse idioma E o Tigrinnã e o árabe.
Tem vídeo do Oromo ?
@@aldair1056 Oromo ainda não, mas eu tenho uma boa gramatica desse idioma, um dia vou fazer.
56:05 LIngua NAMA (da Namíbia)
57:00 Amostra de Audio de Nama, lingua com Cliques
10:42 Dados da lingua LUO (ou KAVIRONDO) 👅🤔
12:40 Verbo Trazer (KELO)
14:20 Partes do Corpo
35:05 Lingua Yorubá
6:53 Pronomes (em algumas linguas afro-asiáticas)
29:26 Lingua AKAN
30:07 Pronomes
32:26 Verbo Ir (KÓ)
26:19 Lingua MENDE.
27:16 Sistema verbal
Estaria por vim algum vídeo sobre o latim?
Sim, e vai ser um video muito especial
LIKE to it!
Tem um vídeo sobre Lingala?
não. Porque vc tem interesse justo no Lingala?
@@MOPCLinguistica obrigado pela resposta. Primeiro por cobrir uma área expressiva abrangendo partes do RDC, Angola, Congo Francês, RCA e Sudão do Sul. Segundo, por ter uma sonoridade muito bonita entre as línguas bantoides, assim como Kikongo, Kimbundu e Umbundu.
caracaaaaa,eu tbm estava pesquisando sobre lingala, vc achou alguma coisa sobre esse idioma? quase nao há videos sobre o idioma do congo
Se souber algum documentario ou video sobre o lingala e o congo me manda por whatsapp por favor 12 988992468
Jesus te ama
ok
As línguas africanas são tão complexas na sua estrutura gramatical, que olhando bem, dá até para acreditar que seja muito mais fácil aprender o amárico da Etiópia do que o iorubá, o zulu e o wolof. Eu acho que as línguas mais fáceis e "úteis" sejam o suaíle, o amárico, o árabe e o hauçá. Mas que bom que grande parte do continente fale e compreenda as línguas europeias. Na África, quem souber falar bem o inglês, o francês, o português e o italiano, já está bem servido. Eu acho interessante o suaíle.
Italiano? Praticamente ninguem mais na Somalia ou Etiopia fala italiano, um ou outro velho na Libia. O Árabe o Swahili são importantes.
@@MOPCLinguistica ...eu estava quase convencido que vc daria sua opinião sobre o italiano na África. Vc sabe que eu moro em Zurique. Aqui chegaram muitos da Somália, Eritréia e Etiópia nos últimos 12 anos. Muitos deles, eu diria pelo menos uns 60%, conseguem falar o italiano. Isso eu mesmo vi. Eu conversei com eles em italiano. Eu acho que o governo italiano ainda hoje investe um dinheiro considerável em escolas nesses 3 países.
@@ALEIJADINHOPATRIOTA Bom acho que devem ter aprendido para emigrar. Lá mesmo pouquíssimos falam.
@@MOPCLinguistica ...eu conversei com alguns eritreios sobre isso, pode acreditar. Alguns me disseram algo que procede. Disseram que seus avós, já velhos em casa, falavam o italiano, ou seja, é "ainda" uma língua falada "no sofá" da casa. Vc também deve tomar nota que eles ouvem rádios italianas e alguns têm parabólica e captam por antena a RAI EMISSORA. Entendeu? É UMA LÍNGUA DE SOFÁ. Vc tem razão, eles não a usam mais no dia-a-dia do povo, na rua. O tigrínia é a língua falada na sociedade. O italiano é porém mais usado pelos "somalianos". E os etíopes, "alguns", podem até ter aprendido a língua numa escola, como vc disse bem, "para emigrar". Mas os etíopes não gostam da cultura italiana. Os eritreios e somalianos gostam. Eu talvez nem deveria escrever nada sobre a importância da língua italiana na África, mas eu tenho que dizer que conheci gente do mundo árabe aqui na Suíça, que falava bem o italiano. Marroquinos, argelinos, tunisinos, os líbios que conheci também. Eu conheci uns egípcios que falavam, e conheci uns "libaneses" também. Eu concluo que tem muitos árabes que se identificam com a cultura italiana. Negros da África Ocidental, conheci alguns também, Nigéria, Camarões, Gana, África do Sul etc. Eu sei que o italiano está muito longe de ter uma influência por colonização, como conseguiu o português. Mas é notório que muitos africanos tentem chegar à Europa, partindo de barco da Líbia com destino à Itália. E o espanhol na África? Acho que tem menos gente falando espanhol na África que o italiano.
Pequena observação. Atenção a classe e subclasse. Por exemplo o chona é falado no Zimbábue e na região central de Moçambique . O chona é um grupo étno-linguistico. Fazem parte deste grupo chona -caranga, chona chicorecore, chona zezuru, chona-ndau, chona-qiteve, chona manica. Portanto as últimas três acima são faladas em Moçambique e as outras no Zimbábue. Vale lembrar que essas variantes são inteligível. Por isso é errado dizer que o chona é língua do Zimbábue.
Isso também se aplica ao tsonga, zula entre outros. Portanto para estudo os governos sem critérios muito claros decidiram padronizar uma das variantes.
Uma curiosidade. As línguas semíticas existentes na África foram introduzidas por deslocamentos de antigos semitas para o continente africano ou são autóctones?
deve ter sido uma migração da Arábia pra Etiópia cerca de 3000 anos atrás
57:25 Lingua AFRIKAANS ou AFRICÂNER
58:32 Lingua materna de Charlize Theron
Gefeliciteerd met de video!maar ik vond je uitspraak grapping
O pessoal encasqueta com minha pronuncia do Afrikaans
Olá. Não sei se cabe perguntar aqui. Mas gostaria de saber o significado da palavra Kabako ye. Não sei se é desta forma que se escreve. Vi um vídeo em que um contador de histórias dizia Kabako ye? É as crianças respondiam: yeeeee! Queria saber o significado. Pois conto historias africanas e me interessei.
Em que idioma, de qual país?
Não sei qual o idioma, a única informação que tive é que é da África.
Vc tá de brincadeira é mesma coisa que dizer que é do planeta Terra.
@@fernandaaraujo6944 sou africano amiga. nas linguas tradicionais africanas uma palavra tem varios significados. por exemplo kilombo . no kimbundo , de angola tem um significado. dentro da propria angola noutras linguas tem outro significado. as vezes pode ter o mesmo significado , acrescenta se uma letra no inicio. esta palavra vais encontrar em varias linguas de africa com varios significados
Acha o video denovo vai ajudar a identificar
Seu sotaque é engraçado ao falar Zulo kikikikikk
Linguística é nível superior ou é pós? interesso me muito por essa área.
Tem graduação em Linguística
@@MOPCLinguistica já me falaram que linguística é uma matéria do curso de letras
Eu faço Letras, Linguística é uma das áreas dentro da nossa graduação. E existem mestrados e doutorados específicos de vários campos da Linguística. Pode ser Psicolinguística, Sociolinguística, Linguística Aplicada, etc.
Fiz curso de letras e a disciplina de linguística não consegue abranger muita coisa , são só dois semestres de linguística, quero fazer uma pós graduação em Linguística.
O ni e o wi do luo lembram o ni e we (para e sobre) em japonês
Ninakupenda weyo... Em swahili: eu ti amo ou eu amo você em português. Weyo=você. Ni=eu, nakupenda=amar
kupenda é amar, na é o prefixo de presente
7:56 Dados da Lingua Hauçá 👅
Bom dia/boa tarde/boa noite! Saudações!
A questão que eu fiquei pensando é:
Se os linguistas não conseguem criar uma família coerente de famílias no oeste da África e Nilo Saariana, qual o problema nelas serem todas isoladas?
Ou excluí as que não se encaixam na família. Do mesmo jeito que o Basco e o Grego não é indo-europeia.
muitas linguas africanas sao claramenete aparentadas, não sao isoladas. E o grego é indo europeu
Porque eu quero ir na África do Sul e quero ir em outros lugares Por isso quero aprender a falar línguas de você das pingas que eu não sei falar eu sou português sou brasileira mas eu quero aprender a língua do África em inglês espanhol e outras línguas etc eu sou missionária Joana D'Arc quero viajar e quero aprender as línguas quero estudar e aprender
podia aprender a usar a vírgula e ponto primeiro
Moçambiqui guerra
tá
Guerra de quê??? Não entendi... Eu sou moçambicana origem Bantu da tribo macua, swahili, e Maconde...
Jesus, supondo que um sistema de gênero evolua de um sistema de classificadores, os ancestrais dos falantes da suposta língua proto-nígero congolesa gostavam de meter os classificadores em tudo!!! Só assim pra entender o porquê dos adjetivos, demostrativos e até dos verbos terem que concordar com a classe dos nomes AO MESMO TEMPO, ao menos nas línguas banto!!! Me corrija se eu estiver errado (a verdade é que eu ainda não entendi direito ainda como funciona a transição de um sistema de classificadores para um sistema de classes semânticas)
Na verdade acho que os morfemas de classe nigero congoleses são a incorporação dos pronomes das classes aos substantivos e verbos, mas como as classes surgiram é um mistério, não vejo resquicio de classificadores.
Você está estudar errado, está usado regras europeias pra estudar línguas africanas kikikikikk não funciona assim a tradução kikikikikk mas bom trabalho. E obrigada. Tatenda= obrigada
Wolof também não é tonal.
O wolof é tonal sim
Não é.
🤔 Acho bem "estranho" as línguas africanas colocarem no início das palavras as marcas de pluralidade e tempo, ao contrário das línguas europeias q geralmente colocam no final 🤔
Copo