Minha irmã é impossível, agressiva, foge pra se drogar, tem esquizofrenia, paranoia, se nega em se tratar, ameaça todo mundo e não tem um lugar pra ela estar e se tratar. Ninguém consegue conte-la. A uns meses foi detida pq estava apedrejando carros. Apanhou da policia pq estava tão agressiva que era impossivel detê-la. Não conseguimos cuidar em casa, ela odeia o mundo. Mas se alguns desses ativistas ai quiserem ficar com ela seria maravilhoso. Assim eles vao entender com eficiência do que tão falando.
Eu sei do que vc está falando. Em vez de exigirem ética na ação dos profissionais, querem que os familiares tenham suas vidas podadas para se dedicar a cuidar da tal pessoa.
De um lado ativistas cheios de opinião e achismos sem viver na prática o drama, do outro uma ex internada, os doentes mentais não se acham como pessoas precisadas de tratamento nenhum quem quiser que,segura a barra deles.
Hospitais psiquiátricos são necessários, o problema não são os hospitais e sim a falta de profissionalismo, empatia e ética dos "profissionais" que atuam nesses locais. Tem que cuidar e acompanhar.
fiquei internado la um mês e posso dizer, la tem pessoas péssimas, péssimos profissionais, sem empatia que trabalham apenas por dinheiro, 0 profissionalismo, mas tb tem algumas poucas pessoas boas de bom coração, o tratamento não adiantou nada me entupiram de remédio pra não causar problema, é cansativo, mas o problema não é o hospital é o governo que ignora pessoas com dificuldades assim
Essa turma que é contra hospital psiquiatria NÃO FAZ IDEIA DO QUE É TER UMA BOMBA RELÓGIO DENTRO DE CASA. Tem pacientes que é impossível conviver em família pois, coloca a vida de todos em risco
Quando a pessoa entra em surto psicótico, as famílias que se virem para cuidar dos doentes psiquiátricos ou internem em hospitais particulares que custam uma fortuna, né?
@@Hgata-r3e Sou do DF e isso é um delírio. A saúde aqui é o caos em tudo, não só psiquiátrica. As pessoas realmente querem fechar o único hospital psiquiátrico público do DF.
Quando o familiar esquizofrênico de alguém entrar em crise a gente manda pra casa dessas pessoas que acham que não precisamos de hospitais psiquiátricos.
Agradeça ao Mito que quebrou os Hospitais Psiquiátricos. Lembra que no governo dele ia ter uma homenagem a uma Doutora que cuidava e tinha empatia com os doentes psiquiátricos? Sabe oque o Bolsonaro fez? Chamou de comunista e negou a homenagem e falas sobre Hospitais Psiquiátricos.
A criancinha que morreu esfaqueada pela irmã não teve chance de escolher. Esse povo vive em um planeta diferente, só pode. Vai fazer um estudo sobre o atendimento nos CAPS pelo Brasil…Vergonha essa manifestação de gente sem oq fazer. Só querem militar.
Eu tenho uma prima e um professor que é militante nessa área de saúde mental,ela é contra manicômio,mas a irmã dela tem esquizofrenia e ela nem ajuda a cuidar da irmã,vive viajando e mora até em outro país, tem pessoas com doenças mentais que comete crimes graves e deixar eles em liberdade fazendo tratamento em Caps não vai adiantar porque muitas vezes a família não leva e eles n tem capacidade pra ir sozinhos e fica sem o tratamento adequado e aí acabam cometendo outros crimes
Eu sou paciente ou quase de Caps e o tratamento, psicólogo, atividades psicoterapeuticas são quase inexistente. Se o CAPS tá assim, imagina um hospital psiquiátrico fechado sem fiscalização. Entendo sua posição, é feio ver pessoas como eu por aí em crise "cometendo crimes", mas jogar a sujeira pra debaixo do tapete não limpa a casa. Lembrando que qualquer pessoa hoje está suscetível a uma crise psiquiátrica. Se o seu familiar não ajuda você menos ainda com sua ignorância. 😊
@@Cleilsonferr88 E pq não fiscalizar o hospital psiquiátrico e mudar a forma como é feito o tratamento??? Não adianta fechar e super lotar CAPS que nem tem atendimento.
@Doom0104 porque assim como a maioria das pessoas "normais" eles não querem uma solução, querem que a gente desapareça. Não produzimos nada pra sociedade, somos uma parte considerável em situação de rua ou vulneráveis sociais. A bem da verdade se não fosse a falsa moral humana nos exterminariam. Mas veja bem, somos extremamente rentáveis para a religião e as casas de recuperação ou manicômios. Eles recebem por cabeça sem nenhuma comprovação de eficácia no tratamento. E a fiscalização deve ser feita pela sociedade que uma vez não nos vendo, simplesmente acredita que não existimos. Enquanto nos exterminam a moda antiga. O desmantelo do CAPS abre espaço pras casas de recuperação que não recuperam ninguém.
@@Cleilsonferr88 se vc tá falando que o caps tem atividade psicoterapeutica inexistente você acha q esses centros vão dá conta de cuidar de tantas pessoas que estão internadas em manicômios judiciais,o governo tem que investir em infraestrutura primeiro,construir aquelas casas coletivas pras pessoas que saem da medida de segurança poderem conviver e fazer o tratamento,mas não adianta soltar eles e deixar a Deus dará, pq eles vão voltar praticar atos ilícitos
O problema não é o hospital manicomial existir e sim medicamentos inadequados a cada caso e a violência é preconceito de muitos profissionais de saúde serem tidos como normais existirem. O que tem que acabar é com essa pseudo conduta. Se assim fossem não era para existir mais maternidade,mulheres são molestadas estupradas e violentadas antes,durante é depois do parto.
4:46 veja aqui o retrato de uma pessoa que precisa de ajuda, reparem nas mãos dela: ela está inquieta, as unhas roídas, e no momento da entrevista tenta arrancar mais uma. Uma pessoa dessa é um grito de socorro. Já esteve em depressao grave e ainda vive com uma crise de ansiedade que parece estar sempre no limite. Se fecharem instituições públicas, rezem por quem não tem dinheiro.
Saúde mental deve ser prioridade na secretaria de saúde. É observável que o número de atendimentos de pessoas em surto psicótico aumentou na rede pública. As famílias mais carentes sofrem mais. Muitas acabam abandonando o familiar que passa a viver nas ruas.
Hospitais psiquiátricos precisam existir! Basta mudar as políticas de tratamento e melhorar o atendimento ambulatorial nos CAPS que atualmente não dão conta da demanda.
Essa reportagem é um desserviço! Não se discutem as possibilidades de melhoria. Querem fechar o pouco que se tem. O q será das famílias que não tem acesso à saúde suplementar? Atendi uma pcte que está há quase 2 anos aguardando ser chamada para consulta psiquiátrica! Entrou na fila da regulação e até agora nada. CAPS não estão dando conta da alta demanda. O que estamos vivendo é uma emergência em saúde pública! E fechar hospital psiquiátrico está longe, MUITO LONGE de ser solução!
Podem falar mal de alguns profissionais dentro desse hospital mas ele é NECESSÁRIO sim, Caps não resolve POHA nenhuma, tem casos realmente sérios que precisam de atenção e são simplismente ignorados, quem sofre sabe que assiste não sabe como é
Vai fechar e vão para onde? Ficar em casa? Tentar atendimento nas UPAS? ou nos CAPS? O que deveria mudar é a forma que tratam os pacientes, cobrar mais ética e profissionalismo e não fechar os locais! CAPS não tem capacidade alguma pra receber esses pacientes, mal dão conta de pacientes com depressão.
Devolve pra família voltar a ser torturada, doido é terrível, imagina viver com medo constante dentro da própria casa sendo obrigado a cuidar de um doido agressivo, querem proteger o doido como se a vida das outras pessoas não tivesse valor também, olha a muluca lá qur matou a irmanzinha...
É uma questão complicada, mas acontece que isso não é exclusividade do São Vicente de Paulo. Isso é um problema no Distrito Federal em toda a saúde pública. A saúde pública no DF está acabada e vem se deteriorando há anos. Ibaneis nada faz para melhorar. Casos parecidos devem acontecer na obstetrícia, no HBB, etc.
O Estado precisa criar um sistema de análise comportamental (computador e scanner) acessível ao cidadão comum para que possa favorecer a compreensão à luz da ciência. Que a jovem descanse em paz 🙏.
O problema e que esse tratar em casa geralmente envolve algum pobre familiar que não tem nada a ver com a situação e terá sua vida totalmente destruída, sem perspectiva de poder viajar pra avançar na carreira, de ter filhos (pq quem vai criar criança com gente assim em casa? Eu cresci num ambiente assim, então sei como é), sem 1 minuto de lazer, pq a pessoa não tem paz pra sequer descansar quieta por 1 minuto.
@@vidaverde5047 parabéns! Crescendo num ambiente assim suas chances de desenvolver um transtorno mental aumenta. Quando você estiver do lado de lá e for um estorvo na vida de alguém, me fala como é? Talvez você entenda porque a gente se finaliza. 😉
Só quem tem pessoa na família com problema psiquiátrico sabe da dificuldade que é dar tratamento para o seu ente querido. Não sei se o fechamento de uma instituição voltada para cuidar de pessoas com esse tipo de problema - com as críticas que se possam fazer - é a melhor solução. Só me parece que estão fechando mais uma porta e não vão substituir por nada. Falar que vão fazer isso e aquilo é bonito, mas fazer acontecer é muito diferente.
Exatamente! Quem apoia o fechamento dos hospitais psiquiátricos é quem não tem um familiar com doença mental em casa para cuidar! Agora essa história da reportagem está muito mal contada, como que essa paciente tinha 24 anos e residia num hospital psiquiátrico? Onde está a família dessa paciente? Atualmente no Brasil o paciente psiquiátrico só fica internado no máximo por alguns meses. Quem tem familiar com transtorno mental sabe bem como é difícil internar um paciente em hospital psiquiátrico hoje! Caso não tenha famíliar para receber esse paciente, ele tem que ser encaminhado para um residencial terapêutico. Muito pior do que esse caso, são os casos da mulher de 22 anos que matou a irmã de 4 anos e o homem que matou a família e 2 policiais no RS! E ainda querem deixar esses pacientes graves sem internação ! A moça da reportagem disse que sofreu “agressão” de uma médica pela pressão de um dedo, sendo que ela diz que estava em estado de catatonia. É necessário realizar estímulos no paciente até para ter certeza que ele está em estado de catatonia! O Brasil chegou num ponto que a inversão de valores é total! Eu acho que essas pessoas não tem a menor noção do que conviver com uma pessoa com doença mental grave!
Estudem sobre a história da reforma psiquiátrica. É sobre dar meios para cuidar de forma humana. Vcs que dizem ter familiares com transtorno gostariam de vê-los torturados e dopados? Pois então, a reforma, que nem é papo novo, veio pra isso, pra contrapor o descaso de séculos. Existem os CAPS e as residências terapêuticas como alternativas. Apresentem os seus parentes para essas instituições.
@@Hgata-r3e Bem se vê que a senhora nunca enfrentou a dura realidade de ter um dependente químico em casa. Se tivesse, saberia que não rola apresentar aos parentes essas incríveis instituições. Ninguém quer que ninguém seja torturado ou dopado. Se isso acontece ou acontecia nos manicômios, que fossem sanados e os responsáveis punidos. Do jeito que está, não melhorou em nada, só piorou.
@@Hgata-r3eai que está: não existem caps nem residencias terapeuticas. São extremamente escassos, sem vaga e ineficientes. Vocês não entenderam que o governo só pegou a parte conveniente da militância: fechar manicomio. Pegaram a verba pra eles. O resto do projeto morrerá no papel. Absurdo permitirem o fechamento desses lugares ANTES de haver um sistema que desse conta! Falo em nome de uma família que teve 6 indivíduos nesa situação e baixa renda e hoje tem profissionais atuando em CAPs.
Minha irmã é impossível, agressiva, foge pra se drogar, tem esquizofrenia, paranoia, se nega em se tratar, ameaça todo mundo e não tem um lugar pra ela estar e se tratar. Ninguém consegue conte-la. A uns meses foi detida pq estava apedrejando carros. Apanhou da policia pq estava tão agressiva que era impossivel detê-la. Não conseguimos cuidar em casa, ela odeia o mundo. Mas se alguns desses ativistas ai quiserem ficar com ela seria maravilhoso. Assim eles vao entender com eficiência do que tão falando.
Eu sei do que vc está falando. Em vez de exigirem ética na ação dos profissionais, querem que os familiares tenham suas vidas podadas para se dedicar a cuidar da tal pessoa.
@@vidaverde5047 sim , daí o governo se isenta de responsabilidade e ainda economiza um dinheiro....
De um lado ativistas cheios de opinião e achismos sem viver na prática o drama, do outro uma ex internada, os doentes mentais não se acham como pessoas precisadas de tratamento nenhum quem quiser que,segura a barra deles.
Existem muitos hospitais que cuidam. O problema é que são PRIVATIZADOS.
Vocês tem condição de comprar remédio, etc?
Casa de repouso e internação em casas psiquiatrias são necessárias. Precisa apenas de fiscalização.
Hospitais psiquiátricos são necessários, o problema não são os hospitais e sim a falta de profissionalismo, empatia e ética dos "profissionais" que atuam nesses locais. Tem que cuidar e acompanhar.
A própria deputada fala das residências terapêuticas. Existem alternativas que não envolvam isolamento
2:58
@@Hgata-r3eVocê já esteve perto de uma pessoa em surto ??? Se tivesse não teria dito esta asneira
fiquei internado la um mês e posso dizer, la tem pessoas péssimas, péssimos profissionais, sem empatia que trabalham apenas por dinheiro, 0 profissionalismo, mas tb tem algumas poucas pessoas boas de bom coração, o tratamento não adiantou nada me entupiram de remédio pra não causar problema, é cansativo, mas o problema não é o hospital é o governo que ignora pessoas com dificuldades assim
Concordo plenamente
Foi nessa de “ cuidar em liberdade “ que uma esquizofrênica que ficava em casa esfaqueou a própria irmã , uma criança . 😢
Essa turma que é contra hospital psiquiatria NÃO FAZ IDEIA DO QUE É TER UMA BOMBA RELÓGIO DENTRO DE CASA.
Tem pacientes que é impossível conviver em família pois, coloca a vida de todos em risco
Eu faço ideia do que é ser uma bomba relógio e eu sou contra a internação compulsória
@@Hgata-r3eOu seja, não è vc quem segura a própria barra quando surta então não se importa de impor esse risco, ameaça e prejuízo à terceiros 😊
😢vdd
Quando a pessoa entra em surto psicótico, as famílias que se virem para cuidar dos doentes psiquiátricos ou internem em hospitais particulares que custam uma fortuna, né?
2:59 aqui explica tudo
Agradeça ao Mito que quebrou os Hospitais Psiquiátricos.
@@Hgata-r3e CAPS kkkkkkkkkkkkkkkk
Você já tentou atendimento no CAPS para psicologia? Simplesmente não existe!
@@Hgata-r3e Sou do DF e isso é um delírio. A saúde aqui é o caos em tudo, não só psiquiátrica. As pessoas realmente querem fechar o único hospital psiquiátrico público do DF.
Quando o familiar esquizofrênico de alguém entrar em crise a gente manda pra casa dessas pessoas que acham que não precisamos de hospitais psiquiátricos.
Concordo!
Quem nunca passou por isso nem deveria opinar.
Agradeça ao Mito que quebrou os Hospitais Psiquiátricos.
Lembra que no governo dele ia ter uma homenagem a uma Doutora que cuidava e tinha empatia com os doentes psiquiátricos? Sabe oque o Bolsonaro fez? Chamou de comunista e negou a homenagem e falas sobre Hospitais Psiquiátricos.
Para quem, p o STF q aprovou a Lei ? Logo o Maníaco do Parque estara nas ruas. Tudo liberado.
Pois é, e CAPS não tem capacidade pra atender nem pacientes com depressão, imagina casos mais graves.
@@elenicevidalli7401 nossa, quando vai ser isso? Quero uma data!
A criancinha que morreu esfaqueada pela irmã não teve chance de escolher. Esse povo vive em um planeta diferente, só pode. Vai fazer um estudo sobre o atendimento nos CAPS pelo Brasil…Vergonha essa manifestação de gente sem oq fazer. Só querem militar.
Eu tenho uma prima e um professor que é militante nessa área de saúde mental,ela é contra manicômio,mas a irmã dela tem esquizofrenia e ela nem ajuda a cuidar da irmã,vive viajando e mora até em outro país, tem pessoas com doenças mentais que comete crimes graves e deixar eles em
liberdade fazendo tratamento em Caps não vai adiantar porque muitas vezes a família não leva e eles n tem capacidade pra ir sozinhos e fica sem o tratamento adequado e aí acabam cometendo outros crimes
Eu sou paciente ou quase de Caps e o tratamento, psicólogo, atividades psicoterapeuticas são quase inexistente. Se o CAPS tá assim, imagina um hospital psiquiátrico fechado sem fiscalização. Entendo sua posição, é feio ver pessoas como eu por aí em crise "cometendo crimes", mas jogar a sujeira pra debaixo do tapete não limpa a casa. Lembrando que qualquer pessoa hoje está suscetível a uma crise psiquiátrica. Se o seu familiar não ajuda você menos ainda com sua ignorância. 😊
@@Cleilsonferr88 E pq não fiscalizar o hospital psiquiátrico e mudar a forma como é feito o tratamento???
Não adianta fechar e super lotar CAPS que nem tem atendimento.
@Doom0104 porque assim como a maioria das pessoas "normais" eles não querem uma solução, querem que a gente desapareça. Não produzimos nada pra sociedade, somos uma parte considerável em situação de rua ou vulneráveis sociais. A bem da verdade se não fosse a falsa moral humana nos exterminariam. Mas veja bem, somos extremamente rentáveis para a religião e as casas de recuperação ou manicômios. Eles recebem por cabeça sem nenhuma comprovação de eficácia no tratamento. E a fiscalização deve ser feita pela sociedade que uma vez não nos vendo, simplesmente acredita que não existimos. Enquanto nos exterminam a moda antiga. O desmantelo do CAPS abre espaço pras casas de recuperação que não recuperam ninguém.
@@Cleilsonferr88 se vc tá falando que o caps tem atividade psicoterapeutica inexistente você acha q esses centros vão dá conta de cuidar de tantas pessoas que estão internadas em manicômios judiciais,o governo tem que investir em infraestrutura primeiro,construir aquelas casas coletivas pras pessoas que saem da medida de segurança poderem conviver e fazer o tratamento,mas não adianta soltar eles e deixar a Deus dará, pq eles vão voltar praticar atos ilícitos
CAPS NÃO FUNCIONA!!! É UMA VERGONHA!!!
Querem resolver um problema criando outro 🤦🏻♀️
Apontar um problema sem dar a solução é fácil. Não a tortura!
O problema não é o hospital manicomial existir e sim medicamentos inadequados a cada caso e a violência é preconceito de muitos profissionais de saúde serem tidos como normais existirem. O que tem que acabar é com essa pseudo conduta. Se assim fossem não era para existir mais maternidade,mulheres são molestadas estupradas e violentadas antes,durante é depois do parto.
4:46 veja aqui o retrato de uma pessoa que precisa de ajuda, reparem nas mãos dela: ela está inquieta, as unhas roídas, e no momento da entrevista tenta arrancar mais uma. Uma pessoa dessa é um grito de socorro. Já esteve em depressao grave e ainda vive com uma crise de ansiedade que parece estar sempre no limite. Se fecharem instituições públicas, rezem por quem não tem dinheiro.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Saúde mental deve ser prioridade na secretaria de saúde. É observável que o número de atendimentos de pessoas em surto psicótico aumentou na rede pública. As famílias mais carentes sofrem mais. Muitas acabam abandonando o familiar que passa a viver nas ruas.
Hospitais psiquiátricos precisam existir! Basta mudar as políticas de tratamento e melhorar o atendimento ambulatorial nos CAPS que atualmente não dão conta da demanda.
@@Bete-u1f e como se enfrenta um esquizofrênico em surto ? Ou um serial killer ? Ou um Psicopata Assassino ?.
Acaba com o hospital e esse carinha de barba vai receber os pacientes psiquiátricos na casa dele. RIDÍCULO.
Essa reportagem é um desserviço! Não se discutem as possibilidades de melhoria. Querem fechar o pouco que se tem. O q será das famílias que não tem acesso à saúde suplementar? Atendi uma pcte que está há quase 2 anos aguardando ser chamada para consulta psiquiátrica! Entrou na fila da regulação e até agora nada. CAPS não estão dando conta da alta demanda. O que estamos vivendo é uma emergência em saúde pública! E fechar hospital psiquiátrico está longe, MUITO LONGE de ser solução!
Essas pessoas não devem conviver em familia muitos surtam e matam os familiares.❤
Deixa fechar, gente 😂 aí vai ver o que é bom 👀
Pois é 😅😂. Quero ver pra onde vão levar quem surtar
Podem falar mal de alguns profissionais dentro desse hospital mas ele é NECESSÁRIO sim, Caps não resolve POHA nenhuma, tem casos realmente sérios que precisam de atenção e são simplismente ignorados, quem sofre sabe que assiste não sabe como é
Vai fechar e vão para onde? Ficar em casa? Tentar atendimento nas UPAS? ou nos CAPS?
O que deveria mudar é a forma que tratam os pacientes, cobrar mais ética e profissionalismo e não fechar os locais! CAPS não tem capacidade alguma pra receber esses pacientes, mal dão conta de pacientes com depressão.
Precisamos de hospitais psiquiátricos dignos e não depósitos de pessoas visando higienizar as ruas. Os caps necessitam de capacitação e investimento.
E quem pensa no sofrimento da família ao ter um paciente psiquiátrico dentro de casa e que se recusa a ter um comportamento, no mínimo aceitável.?
Um absurdo!!!!! Deveriam fazer uma força tarefa ora acabar com essas fábricas de tortura.
Devolve pra família voltar a ser torturada, doido é terrível, imagina viver com medo constante dentro da própria casa sendo obrigado a cuidar de um doido agressivo, querem proteger o doido como se a vida das outras pessoas não tivesse valor também, olha a muluca lá qur matou a irmanzinha...
Deviam ter espaços verdes nos manicômios ou atuais hospitais psiquiátricos
É uma questão complicada, mas acontece que isso não é exclusividade do São Vicente de Paulo. Isso é um problema no Distrito Federal em toda a saúde pública. A saúde pública no DF está acabada e vem se deteriorando há anos. Ibaneis nada faz para melhorar. Casos parecidos devem acontecer na obstetrícia, no HBB, etc.
O Estado precisa criar um sistema de análise comportamental (computador e scanner) acessível ao cidadão comum para que possa favorecer a compreensão à luz da ciência. Que a jovem descanse em paz 🙏.
Esse hospital é das antigas hoje em dia até os pacientes têm mi mim mi esse hospital sempre teve
O QUE FALAR DESSE SOFRIMENTO. ESSE MODELINHO MEDICAMENTOSO.
A lei tem que ser cumprida. Nada de manicômios no Brasil.
Levem todos pra sua casa, aí você cuida.
Porque basta tirar esses lugares wue a doença cura magicamente 😊
@@zemiguelsantovich693 🤣🤣🤣🤣🤣 só rindo
Que triste.
Pessoas sensíveis são tratadas de forma desumana .
Fora maniconio
Nem mesmo os piores criminosos tem esse tratamento
Leva os loucos pra casa de vocês.
O desgoverno PT é o que mais fecha escolas e hospitais, misericórdia 😮
Não seria melhor à eutanásia?
no André Luiz, em BH, é um filme de terror igual, em 2025
A melhor coisa é se tratar em casa. Difícil porém confiável.
Tem paciente que surta e ataca a família: só leva pra casa da deputada do PT.
O problema e que esse tratar em casa geralmente envolve algum pobre familiar que não tem nada a ver com a situação e terá sua vida totalmente destruída, sem perspectiva de poder viajar pra avançar na carreira, de ter filhos (pq quem vai criar criança com gente assim em casa? Eu cresci num ambiente assim, então sei como é), sem 1 minuto de lazer, pq a pessoa não tem paz pra sequer descansar quieta por 1 minuto.
😂😂😂😂Pelo jeito vc nunca teve um paciente psiquiátrico em casa.
@@maraluciaduclosduclos7496 quando o familiar cuidador é responsável, né? Mesmo com medicação em dia as crises ainda existem.
@@vidaverde5047 parabéns! Crescendo num ambiente assim suas chances de desenvolver um transtorno mental aumenta. Quando você estiver do lado de lá e for um estorvo na vida de alguém, me fala como é? Talvez você entenda porque a gente se finaliza. 😉
Só quem tem pessoa na família com problema psiquiátrico sabe da dificuldade que é dar tratamento para o seu ente querido. Não sei se o fechamento de uma instituição voltada para cuidar de pessoas com esse tipo de problema - com as críticas que se possam fazer - é a melhor solução. Só me parece que estão fechando mais uma porta e não vão substituir por nada. Falar que vão fazer isso e aquilo é bonito, mas fazer acontecer é muito diferente.
Exatamente! Quem apoia o fechamento dos hospitais psiquiátricos é quem não tem um familiar com doença mental em casa para cuidar!
Agora essa história da reportagem está muito mal contada, como que essa paciente tinha 24 anos e residia num hospital psiquiátrico? Onde está a família dessa paciente? Atualmente no Brasil o paciente psiquiátrico só fica internado no máximo por alguns meses. Quem tem familiar com transtorno mental sabe bem como é difícil internar um paciente em hospital psiquiátrico hoje! Caso não tenha famíliar para receber esse paciente, ele tem que ser encaminhado para um residencial terapêutico.
Muito pior do que esse caso, são os casos da mulher de 22 anos que matou a irmã de 4 anos e o homem que matou a família e 2 policiais no RS! E ainda querem deixar esses pacientes graves sem internação !
A moça da reportagem disse que sofreu “agressão” de uma médica pela pressão de um dedo, sendo que ela diz que estava em estado de catatonia. É necessário realizar estímulos no paciente até para ter certeza que ele está em estado de catatonia!
O Brasil chegou num ponto que a inversão de valores é total! Eu acho que essas pessoas não tem a menor noção do que conviver com uma pessoa com doença mental grave!
E verdade! Também corcordo .
Estudem sobre a história da reforma psiquiátrica. É sobre dar meios para cuidar de forma humana. Vcs que dizem ter familiares com transtorno gostariam de vê-los torturados e dopados? Pois então, a reforma, que nem é papo novo, veio pra isso, pra contrapor o descaso de séculos. Existem os CAPS e as residências terapêuticas como alternativas. Apresentem os seus parentes para essas instituições.
@@Hgata-r3e Bem se vê que a senhora nunca enfrentou a dura realidade de ter um dependente químico em casa. Se tivesse, saberia que não rola apresentar aos parentes essas incríveis instituições. Ninguém quer que ninguém seja torturado ou dopado. Se isso acontece ou acontecia nos manicômios, que fossem sanados e os responsáveis punidos. Do jeito que está, não melhorou em nada, só piorou.
@@Hgata-r3eai que está: não existem caps nem residencias terapeuticas. São extremamente escassos, sem vaga e ineficientes. Vocês não entenderam que o governo só pegou a parte conveniente da militância: fechar manicomio. Pegaram a verba pra eles. O resto do projeto morrerá no papel. Absurdo permitirem o fechamento desses lugares ANTES de haver um sistema que desse conta!
Falo em nome de uma família que teve 6 indivíduos nesa situação e baixa renda e hoje tem profissionais atuando em CAPs.