Como fazer Backup no Linux

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 фев 2025

Комментарии • 13

  • @netsrodrigo
    @netsrodrigo 2 года назад +1

    Muito bom seu Vídeo. Já havia estudado backups porém sua didática e seus conhecimentos foram muito bons!

  • @jonatassperandio6669
    @jonatassperandio6669 Год назад

    fala professor podia fazer uma live falando sobre soluções de backup opensource tipo backup, e etc

  • @tacioandrade
    @tacioandrade 2 года назад +3

    Vagner eu atrasado aqui (semanas corridas, porém não poderia deixar de dar meu pitaco), concordo 100% com tudo que você falou, principalmente com o ponto que todos erram, pois é onde mais se gasta tempo, verificação do backup (não dos logs do backup que até isso a pessoa deixa de fazer).
    No caso eu hoje em dia tenho trabalhado com backups da seguinte forma:
    Se o cliente tem Proxmox rodando e VMs pequenas, faço diário o backup full das VMs + backup dos arquivos em nuvem diário (geralmente no modo always incremental com versionamento), odeio full + diferencial na nuvem, é impossível de usar, tanto que parei com o Bacula por conta disso.
    Se o cliente tem Proxmox rodando e VMs grandes, faço uso do Proxmox Backup Server com backup incremental diário com retenção dependendo da necessidade dele (tenho um com retenção de 12 meses, 1 semanal e 5 diários + replicação do PBS na nuvem em formato push (no caso se pegar ransomware, nem vão saber que tinha um PBS fora puxando os dados) e com possibilidade de contratar um dedicado em poucas horas no local onde está esse PBS e restaurar os VMs a 1Gb de link.
    E quando o cliente é pequeno e só quer backup dos arquivos na nuvem faço uso de alguma ferramenta always incremental (geralmente o Comet Backup que é pago ou o Duplicati) mandando pra o Backblaze B2 e lá jogo uma política de retenção extra só por garantia. Com isso tenho um custo menor que a AWS como armazenamento quente e uma segurança interessante pra minha realidade.
    Agora o que me falta mesmo é começar a fazer mais testes de validação dos backups, tenho feito hoje em dia 1x por mês validação por amostragem, o cliente fala 2 ou 3 pastas do fileserver e eu restauro apenas elas, envio de volta pra ele e peço pra validar se está ok, tem funcionado bem e me força a pelo menos 1 dia no mês verificar esses backups. No futuro pretendo contratar um estagiário só pra fazer esse processo e fazer mais vezes.

    • @FonsecaVagner
      @FonsecaVagner  2 года назад +1

      Mas você tem uma rotina muito boa, melhor que 70% do mercado, te garanto isso.
      Mesmo que tenha alguma problema você cobriu as principais áreas problemáticas.
      Abraço meu amigo e continue nessa evolução.

    • @tacioandrade
      @tacioandrade 2 года назад +1

      @@FonsecaVagner Valeu mesmo meu caro!!! E é aquela coisa, o cliente quer investir sempre entregamos o melhor ambiente, quando a verba é curta, ai vamos ajustando as coisas como dá da melhor forma possível!

  • @wagnerlisboa5947
    @wagnerlisboa5947 2 года назад +1

    Excelente Vagner!!!
    Ótima didática...como sempre!
    Infelizmente não estou conseguindo acompanhar seus vídeos.

    • @FonsecaVagner
      @FonsecaVagner  2 года назад

      ué? mas não viu agora? Então está acompanhando só não ao vivo.

  • @joaobps76
    @joaobps76 2 года назад +1

    Conteúdo excelente. Aprendi muito..

  • @kalimdiff1179
    @kalimdiff1179 Год назад

    A imagem que comentou que faz com o cloneZilla é possível fazer como comando DD ? poderia mostrar o processo se possível?

    • @FonsecaVagner
      @FonsecaVagner  Год назад +1

      Clonezilla e DD são completamente diferentes, um é pra fazer um backup de sistema inteiro, não pega os bits em si mas os bytes e ignora blocos marcados como vazios. O DD faz cópia raw (bruta) bit a bit sem ignorar nada.

  • @HenriqueDev1
    @HenriqueDev1 Год назад

    É possível incluir a interface gráfica no backup? Por exemplo, todas as configurações do KDE?