Esse episódio me recordou um tempo em que fui escoteiro enquanto jovem... Existem sistemas de patrulhas (grupos de 6 a 8 jovens) e há nelas, divisão de cargos e funções. O monitor é responsável pela gestão da patrulha, e o sub-monitor, o seu braço direito. O que sempre me fascinou é o fato de que estes, são escolhidos em reunião em que todos tem voz participativa e além disso, os cargos são temporários. Ou seja, um monitor possivelmente passou por vários cargos até ser designado a exercer a função, e depois disso, possivelmente será liderado por outros ainda, que antes eram seus liderados. Obviamente, alguns se destacam e demonstram maior habilidade gerencial, e outros nem sequer se canditatam. Isto me diz muito sobre o autoconhecimento e inteligência emocional, mesmo enquanto jovens. Saber como tratar os demais, explorar novas habilidades, impulsionar os pontos fortes e saber que depois será "comandado" por outro jovem com diferentes características, usando sua experiência para ajudá-los na missão. Ser líder sem ter o cargo. No mais, saio com mais uma frase para toda a vida: "Liderar é um ato de coragem e aceitação da incerteza."
Esse episódio me recordou um tempo em que fui escoteiro enquanto jovem...
Existem sistemas de patrulhas (grupos de 6 a 8 jovens) e há nelas, divisão de cargos e funções. O monitor é responsável pela gestão da patrulha, e o sub-monitor, o seu braço direito.
O que sempre me fascinou é o fato de que estes, são escolhidos em reunião em que todos tem voz participativa e além disso, os cargos são temporários. Ou seja, um monitor possivelmente passou por vários cargos até ser designado a exercer a função, e depois disso, possivelmente será liderado por outros ainda, que antes eram seus liderados.
Obviamente, alguns se destacam e demonstram maior habilidade gerencial, e outros nem sequer se canditatam.
Isto me diz muito sobre o autoconhecimento e inteligência emocional, mesmo enquanto jovens. Saber como tratar os demais, explorar novas habilidades, impulsionar os pontos fortes e saber que depois será "comandado" por outro jovem com diferentes características, usando sua experiência para ajudá-los na missão. Ser líder sem ter o cargo.
No mais, saio com mais uma frase para toda a vida:
"Liderar é um ato de coragem e aceitação da incerteza."