Silas, acho que o que mais conta no final do dia, para quem tem condições de pegar uma guitarra que custe mais de mil dólares, é o psicológico... o cara conseguirá ouvir frequências que a guitarra é incapaz de emitir, perceberá sustain que não existe, sentirá mais tesão dedilhando com uma Gibson custom americana, do que com uma Gibson tribute 50... Ligou no marshall, fechou os olhos, é a mesma merda! Abriu os olhos a custom soa melhor... kkkk. Digo isso por experiência própria... Fui enganado muito tempo pelo adolescente que viveu em mim 25 anos atrás! Esse adolescente me fez entrar em dívidas pra no final do dia, constatar que era tudo a mesma merda!!! Kkkkk No final do meu dia, vendi as duas, comprei uma moto e com o troco peguei uma Epiphone Les Paul Custom usada, que na real, aos meus ouvidos e ligada no Marshall é a mesma coisa... Huahuahuahuahuahua!
Caaarlos Gonzalez!! Você por aqui!? haha Cara, você disse tudo! E ainda pra completar, no fim das contas, para quem está te ouvindo tocar vai ser tudo a mesma coisa e a pessoa sinceramente vai estar cagando se você vai estar com uma guitarra de mil dólares, ou mais ou menos...
Parabéns pelo canal Silas! Seu trabalho é top irmão! Então, o Roasted Maple é um tratamento feito na madeira, como se fosse "assada" a mais de 300 graus, a madeira fica como se fosse vulcanizada. Retirando toda humidade, seiva, óleos, etc. Esse tratamento torna a madeira do braço muito mais estável, sofrendo menos com diferenças de temperatura e consequentemente necessitando muito menos de regulagens. Não seria estético, e sim uma melhora razoável na estabilidade. Isso melhora muito a vida na estrada, no estúdio, etc... Além de melhorar o sustain e ressonância. Ficando muito interessante para corpo também. Abração e fica com Deus!
cara! tanto trabalho da faculdade pra fazer...e eu aqui assistindo o Silas Fernandes, é droga isso? show de bola Silas! curto seus videos, bem explicados e bem gravados.
Importantíssimo na hora de saber o quanto gastar em equipamento: Vai ganhar dinheiro tocando ou está tocando por hobbie? Isso pode ser um diferencial também.
Parabéns Silas. O bom é achar a guitarra que vc goste e se sinta confortável. Sempre que vejo pessoas brigando por coisas assim, lembro de Brian May e EVH.
Silas, pelo que eu já pesquisei, e pesquisei muito, Basswood é uma madeira mais barata e de qualidade inferior. E sobre a guita de 800 e a de 4000 dolares serem de alder, por exemplo, existem varios tipos e preços de Alder. Isso vale a pena destacar. Um alder "premium" pode fazer bastante diferença perante um alder "normal". Igual maple ou mahogani. Existe aí um leque imenso de quality e preço para cada madeira. Ctz que se comparar a guitarra de 4000 com a de 800 vc vai ter aí uma diferença de timbre, peso do instrumento e etc.
Grande Silas, tema muito pertinente este. Eu tenho 3 guitas, sendo duas Strimbergs (1 EGS 267 e 1 CLG 48) e uma Golden SG modelo GSD 180C. As tres tem corpo em BassWood e braço em maple, todas estão originais de fábrica e me atendem muito bem, teem otima tocabilidade e timbre, e também são muito bem construidas. A Golden tem braço colado as Strimbergs aparafusados, a Strimberg CLG 48 e a Golden GSD 180C estão na casa dos mil reais a strato custa metade disso. Toco de Heavy a Black Metal e Sabbath com afinação em C# e o timbre e sustain são ótimos. Abraço, melhor canal sobre guitarra e equipamentos do youtube ✊
Me lembrei do vídeo que você comentou sobre as Gibson, desde aquele vídeo refleti sobre e compactuo com a mesma idéia. Obrigado por compartilhar suas ideias e tentar abrir a nossa mente, você é fera, Silas!
Muito bom esse vídeo Silas... Sempre é bom sabermos no que estamos pagando, não ficar na fissura de comprar o mais caro pq "o som com certeza é melhor" ou com pra aquela tonante "pq guitarra é guitarra e é tudo a mesma coisa independente do preço"... Sucesso pra vc cara, sou MT fã do seu trabalho!!! Mano vc pode fazer um vídeo sobre oq acontece se vc pegar um cabeçote com potência menor q a sua caixa, tipo pegar um cabeçote de 100w e ligar numa de 300w e também explicar melhor sobre 4 ou 8 ohms... Se for simples então explica no lendo comentários e respondendo perguntas... MELHOR CANAL DE GUITARRA DO RUclips!!;;
Excelente vídeo Silas... Um comparativo honesto, e sem o "mimimi celestial" em cima de guitarras mais caras... Tenho uma Ibanez RG com ponte Gotoh, uma Tagima (pau véio) e uma strato de luthier, do inicio dos anos 90 (com pkps fender em cima). E acabo tocando e gravando com a Tagima, pq é uma guitarra que "me sinto mais em casa". Se eu tivesse grana? Óbvio que essa ESP de 4K Trumps iria ser a minha guitarra mais barata... (kkkk) mas não por som, e sim pelo acabamento, a atenção ao detalhe... (o raio composto eu até passo... minha strato tinha, mandei refazer o braço!) Abraço.
Silas meu véio, esse foi um dos melhores vídeos comparativo de guitarra, você pegou 3 guitarras com características semelhantes e a comparação foi perfeita. Adorei. Sem polemizar, mas ao meu vê, nessas três guitarras o que mas contribui para o timbre são os capitadores. Faça essa comparação com outras marcas também. É LÊ MEU COMENTÁRIOOOOOOOO. Um abraço e parabéns pelo seu trabalho, adoro esse canal.
O lance do custo benefício é sempre bom de levar em conta. Ainda mais aqui no Brasil, onde os preços são superfaturados, devido a impostos e outros fatores. Acho que quando o músico é profissional, se já tiver uma estrutura bacana acho até valido pegar uma guitarra com mais presença. Pra quem tá começando e ganhando pouco tocando, vale mais a pena pegar uma guitarra mais em conta mesmo. Até porque aqui pelo Brasil, é loucura botar instrumento e equipamento caro na rua sem segurança nenhuma... e que muitas vezes não vai fazer tanta diferença assim no som geral. Aliás Silas, parabéns pelo canal, um dos melhores do RUclips com certeza!
Silas, a Floyd Rose 1000 também é feita na Coréia, só que ela é dos mesmos materiais da Floyd original fabricada pela Schaller, com saddles de aço. A Floyd Rose Special que deve ser parecida com a ponte fornecida pra LTD é feita na coréia com saddles de zinco.
Oi Silas. Concordo com 90% do que você falou. Só uns complementos. Compound radius: é uma opção interessante e que melhora a tocabilidade, logo acrescenta valor. Cada um valorizará mais ou menos mas que isso acrescenta valor em termos de tocabilidade do instrumento, parece-me consensual. Agora, creio que a Jackson já oferece isso em todas as suas guitarras. Como as guitarras são feitas por máquinas CNC, essa opção hoje em dia é muito mais acessível, logo, não justifica um grande acréscimo de preço só por esse facto porque o custo (não o valor) dessa opção é insignificante hoje em dia. Locking nut: da minha experiência, eu prefiro ter locking tuners e uma pestana em grafite ou TUSQ do que um locking nut. Porquê? Por que com as variações de temperatura mais tarde ou mais cedo, vou ter de destravar a pestana para re-afinar a guitarra. Se eu tiver uma pestana comum - mas que permita que as cordas se ajustem facilmente às alterações de ambiente - esse problema é menos notório. Qual é a sua opinião, Silas?
Eu tenho uma Epiphone Sheraton II e uma Charvel bacana, ambas girariam em torno de 3 e 4k e acabei de comprar uma Tagima TW61 série Woodstock pq experimentei uma na loja e me surpreendi com um braço de um extremo conforto e tocabilidade. Fiz um curso de manutenção e abri a criança com o luthier e como esperado de um instrumento barato constatamos alguns defeitos , porém, pequenos e fáceis de serem corrigidos (um parafuso espanado em um dos carrinhos da ponte, o nut tinha um quebradinho que eu não tinha notado, os captadores não tem regulagem de altura ficando apenas em cima de uma borracha e foi preciso colocar um pedaço de lixa como calço no braço para deixar o alinhamento 100%). Fora isso há o ruído dos P90 que muita gente acha que é porque os captadores são ruins mas na verdade é o aterramento ruim, corrigi fazendo uma blindagem e a guitarra agora está simplesmente uma delícia de tocar. Agora comprei um par de malagolis, roller saddles e troquei o nut por um Graphtec; paguei R$800,00 numa guitarra confortável, com um hardware que quebra um galho e captadores ok e com pequenos ajustes e upgrades já se torna um excelente instrumento pra tocar por aí, somada à troca dos captadores vai se tornar uma pção de custo benefício maior que uma Squier Classic Vibe ou Fender México que eu gostaria muito de ter mas que custariam mais do que o dobro do que estou investindo nessa guita. Tudp é uma questão de estabelecer prioridades e o seu orçamento.
Cara, quando troco as cordas e regulo as guitarras que tenho, uma modelo LesPaul e outra Strato, ficam maravilhosas, o timbre fica lindo, mas, gostaria muito de ter uma ESP/LTD. O Baixista da igreja tem um baixo da ESP/LTD B-15 , todo mundo fala muito bem dele, e foi 1.500 conto. Nem sempre o mais caro é o melhor pra você. As vezes guitarras mais baratas lhe darão mais retorno porque o custo foi 400% menos. Silas, sem sombra de dúvidas, teu canal é uma pérola preciosa para nós malditos tocadores de guitarra ou curiosos da música.
Roasted Maple não é só visual não,Silas.É um processo que tira a umidade do braço,que melhora a estabilidade do braço,então a variação de temperatura não afeta tanto quanto o Maple normal . Eu ficaria com a do meio, pela floyd 1000 series,Seymour Duncans e o Roasted Maple.
Parabéns pelo canal Silas. Eu concordo com o que vc diz. Eu tenho uma strato stringberg, adoro ela (msm ela sendo de entrada), já me falaram para comprar um guitarra mais cara. Mas eu acho interessante fazer upgrades nela (pois há uma ligação emocional por ela ser a minha primeira guitarra) colocar amplificadores ativos e uma ponte flutuante. Não me vejo vendendo essa guitarra.
Bom dia, concordo com suas colocações. TIMBRE: Ainda tem: pedais, mesa de som.... Vários meios de compensar as : "DIFERENÇAS". Mais uma vez, parabéns pelo canal.
Olá, grande Silas! Em relação à sonoridade, concordo com você que a diferença de preço não se justifica. Principalmente tocando junto com uma banda! Então realmente cabe a cada um o quanto pode, quer e com quem gasta seu dinheiro. Luthieria japonesa é cara! É isso aí, faltou falar que boa parte do valor da terceira guitarra é por conta do custo do Japão. Por isso que guitarras top coreanas custam bem menos que suas similares japonesas, então estas últimas ganham uma perfumaria pra se tentar justificar seu valor, o que acaba por aumentar ainda mais a diferença de preço. Mas o mercado é assim mesmo. Obrigado por mais um vídeo excelente.
Silas, boa noite! Primeiramente obrigado pelo trabalho e tempo despendido semanalmente pra nos orientar e auxiliar com a sua experiência no ramo musical. Desde que comecei a assistir, sinto que tenho agido com mais madureza ao escolher e comprar meus equipamentos. Quanto aos valores dessas guitarras no Brasil, infelizmente ainda são altos. Uma igual a sua encontro por 3 mil no mínimo no ML. Se fizesse os upgrades na captação, chegaria nos 4,5 mil fácil. É uma pena, mas não temos muito o que fazer com relação a esses preços praticados aqui. Muito obrigado mais uma vez e ótima semana!
Porra Silas, que programa massa que você fez. As comparações com sua análise técnica ficaram muito explicativas... Top D+!!! Só queria deixar um testemunho kkkkkkk Certa vez eu estava procurando comprar uma guita mais top, então cheguei até uma casa que o cara tinha várias guitarras, aqueles modelos de vários guitarristas famosos ai.... Então eu fui tocar numa Music Man Steve Morse, aquela azul com escudo preto. Baita guitarra top, acabamento premiun é lindo. Mas o cara tinha uma Suhr lá e ele plugou e tocou, na hora eu disse ESSE É O SOM PROFISSIONAL QUE OUÇO NOS PALCOS DOS CARAS!!! Então como você sempre fala, eu estava comparando aquelas duas guitarras, ou seja, com certeza existem vários modelos e só tocando pra sentir o timbre e saber qual nos agrada mais. Grande abraço!!!!!
Excelente video. Acho que faltou apenas comentar que a diferença de acabamento altera o processo fabril. As translúcidas necessitam de um acabamento mais detalhado, oque demanda mais tempo, e consequentemente, aumenta o custo.
Concordo com seu posicionamento Silas, e acrescento, um instrumento custom é muito bom para gravação, é como um sonho de consumo (todo mundo quer um), mas para bater no dia a dia de palco, um bom, com o acabamento mais simples é o ideal... Pelo menos para mim o mais importante é se me sinto confortável com o equipamento, independente do preço... Toco Baixo e tenho um custom Hand made que é fantástico (timbre, acabamento, tocabilidade...) levo para todo canto, mas tenho receio... Já tive um Fender muito mais caro que não me agradou, ao passo que meu segundo Bass, muito mais simples da conta do recado muito bem em palco...
Excelente vídeo Silas!! Sempre tive esse tipo de pensamento a respeito de guitarras bem caras, mas sou leigo e vendo você que entende muito do riscado falando tudo o que eu imaginava percebo que meu raciocínio está correto. Abraço!
Silas, se eu não me engano, o roasted maple não é só de visual, e sim uma das coisas mais interessantes atualmente na guitarra (principalmente pra quem faz tour) pois é o processo de "cozimento" da madeira que retira a umidade dela e faz com que não sofra com mudanças climáticas, precisando de ajustes e etc.
Tenho uma LTD SN200FR, realmente achei uma guitarra muito boa pelo valor. Gostei dos caps de fábrica. Até agora não tive dor de cabeça com a estabilidade do floyd, está funcionando muito bem. Só que a alavanca tem uma folga que dá agonia e fica afrouxando toda hora, praticamente obrigatório comprar uma alavanca nova original com bucha...
Ótimo ponto de vista! É sempre bom saber pelo que se paga, alguns tem o poder de pensar no quesito "beleza" , outro no "melhor para o que se pode pagar". Um bom exemplo no vídeo, foi as tarraxas... Sério pagar um valor alto, tendo trava? Mas a pessoas que podem pensar de outra forma, isso deve respeitar.
Vídeo excelente. Absolutamente sensato. O grande problema nesse assunto é que se mexe com as emoções das pessoas. O sonho de ter a guitarra se tal artista. Ou daquele marca consagrada. Posso falar por experiência própria pois tenho um SJ200. Toco bem mais ou menos. O violão vale o preço? Racionalmente falando... NUNCA. No entanto foi a realização de uma satisfação pessoal. Até por ter uma dessas profissões que vc mencionou no vídeo e em anteriores (rsrsrs) tive condições de comprar o instrumento. De qualquer forma o vídeo é essencial, como praticamente tudo que é falado nesse excepcional canal. Parabéns Silas. Grande abraço.
Muito boa a comparação Silas ! Como sempre o cara mais coerente e o melhor canal de guitarra do RUclips! Senti essa questão levantada quando comprei minha Dean razorback, comprei o modelo mais barato (que é feito em basswood, floyd special e caps dmt). Bastou trocar os caps e blindar ela, que na questão de timbre ela não perde quase nada para os modelos mais caros feitos de mogno , pois o diferencial nesse caso foi cap , que no caso coloquei um dimebucker! E a pegada do musico!
Muito Legal o vídeo Silas!! Cara, eu comprei uma Schecter C1 Platinum (Nova) quando estava em promoção no guitar center por $400. EMG 81 e EMG 85, set through neck, corpo de mahogany e Grover tuners. Sempre procuro o custo beneficio! Apesar de achar linda aquelas Gibson’s Les paul custom, acho q não justifica o preço! Grande abraço Silas!
Granndee Silas !!!!! Concordo com boa parte de seu pensamento,não acho que valores tão diferentes se justifiquem . Mas,você poderia comentar talvez a diferença de secagem dessas madeiras ou ate mesmo tempo que a guitarra possui e como isso interfere no som.
3,100 USD de diferença entre a Mid e a Top. Só pra ter noção da diferença: Kemper + remote - 2,400 USD. Marshall cabinet 4x12 240w - 500 USD Ainda sobram 200 USD para pagar o imposto.😁
E aí Silas !! Achei muito válido esse vídeo , gostaria muito de ter uma Jackson top de linha , mas tenho outras prioridades , comprei uma Cort X1 dfr e coloquei uma Gotoh g1996, o preço da ponte foi maior que o da guita , a para mim ficou perfeito !
Parabéns pelos comentários Cilas. No final das contas, qualquer guitarra não será boa, se não tiver por trás um bom guitarrista. Talvez isto só mude se estivermos falando de guitarras muito baratas. Aí tem falta de qualidade mesmo, embora os processos de produção estejam melhorando muito!!! Quantos as caras pra valer, claro que são boas mesmo, ainda que as diferenças de preço não se justifiquem. Eu diria... se tem grana pra gastar compre o que puder e divirta-se!!! Mas, estude sempre muito .... Abraços
Muito show! Tambem tenho uma ideia bem parecida sobre valores elevados em instrumentos que nao oferecem tanto sobre alguns modelos similares! Assim como algumas guitarras Signatures! Ex uma K1 para a K2, a diferença é muito grande de valor! Vale mais a pena comprar uma K2 e dar os mesmos upgrades da K1 e mesml assim vai sair mais barato!
Salve Silas, falou tudo... Cara tenho uma Ibanez rg350exz, na época que eu comprei ela custava 600 dólares e com certeza não trocarei por uma de 1000 dólares pois ela me atente totalmente.
Silas, parabéns pelo vídeo! No Rig on Fire #99 Melhorando guitarras baratas, trás esse mesmo pensamento. Não "vale" a pena a compra dessas guitarras tops de linha pq não se justificam em sua tocabilidade ao final do dia. Muito melhor é investir por exemplo nessa guita intermediária e trocar um ou outro componente. E assim seu bolso agradece!
Silas, você é um verdadeiro tone master. Fala um pouco sobre Até onde compensa levar um guitarra cara para estrada. Pois sabemos que guitarras de estrada, apanham. Abraços Silas! Tmj desde 2014
Eu acrescentaria outro fator: equipo de estrada e equipo de estudio. Por vezes, não vale a pena e nem é seguro andar com equipamento foda e caro por aí, então uma versão inferior mas que ao vivo funcione compensa mais.
Silas, atualmente, as guitarras fabricadas aqui em terras tupiniquins pelos melhores Lutheres, alcançam o mesmo nível de precisão e excelência de uma custom shop ou signature de milhares de dólares? Vi uma vez a fabricação de uma PRS, e usavam uma máquina com um molde pra fazer os cortes na escala pros trastes com precisão micrométrica. E, poderia falar sobre true temperament em algum vídeo talvez?
Silas esses dias peguei a guita de um amigo, uma squier daquelas de compensado, mas com um set de seymour duncan, a guita pesava tipo 1kg (kkkkkkk) cara, fiquei o dia inteiro com ela no colo, fiz uma sonzeira, e comecei a me questionar sobre conforto x custo... comparei com minha epiphone que pesa umas 4toneladas e enjoa de fica com ela pendurada... é um otimo ponto, as vezes mais vale um instrumento leve, confortavel e faz um up de ponte e caps do que um baita instrumento que pese tanto nas cstas quanto no bolso, e nois!
Salve Silas! Olha, esse assunto é muito interessante. Pensando na realidade brasileira, vejo muitas guitarras bem mais caras que as minhas porém os valores não se justificam. Uso uma Golden Les Paul de basswood com braço em maple e escala em jacarandá, captadores em alnico e tarraxas Gotoh. O que custou menos da metade do valor de muitas guitarras por ai porém tenho uma tocabilidade muito boa, com timbre bacana e o principal pra mim, dentro do meu orçamento. Grande abraço Silas!
Grandes guitarristas n ligam muito pra beleza de guitarra, SRV mesmo tinha uma strato SUPER vintage, eu teria a mesma que vc tem, essa de 400 dolares Tenho uma que custou em 2015 com o dolar baixo 400 reais, que hoje custa uns 800 ou mais, até mesmo na internet...e tiro um puta som... Imagina essa ai ne silas Vc e o cara, vlw
Silas já tive Gibson tribute e Studio. Recentemente peguei uma epiphone zakk custom plus com emg ativos e afirmo que ela deu pau nas duas em todos os quesitos. Forte abraço.
Muito legal esse vídeo!! Esclarecendor... Será que poderia fazer um vídeo sobre potenciometros!! Será quem bom potenciômetro não ajuda na questão timbre? Ou variação do timbre? Obrigado
Fala Silas! Sempre ótimas reflexões em prol da evolução musical e pessoal! O George Lynch é sócio da ESP ou só endorse? Poderia fazer um vídeo na fábrica da ESP mostrando tudo o processo de a concepção até a fabricação? Deus te abençoe!
da pra ir pra um meio termo um pouco mais alto, ou seja, LTD snapper tem uma que não "fabricam" mais que é a LTD ST-1 elite, na verdade é uma Snapper 1000 fabricada no japão, seria o mesmo que uma edwards japonesa, mas vem como LTD elite. se encontrar no e-bay deve estar por volta dos US$1000 e vale bastante a pena.
esse é um ótimo vídeo pra mandar pra galera que crucifica o basswood falando que a madeira é um lixo... na minha opinião não existe madeira ruim cada uma tem suas próprias características e timbre. O que existe é guitarra mal feita.
R$2679,00 aqui no Brasil. Custo bem elevado, ante o preço americano. Tenho algumas LTD, realmente muito honestas, em alguns casos até mais honestas que o preço em si sugere. Concordo bastante com este posicionamento. Muitas vezes o custo da marca sai mais caro que a qualidade sonora ou tocabilidade em si.
Roasted maple não é questão apenas estética. A torra do braço diminui a umidade e o torna menos suscetível à variações de temperatura. Diminuindo a necessidade de ajustes no tensor.
Olá, Silas. Por streaming conheci uma música sua do disco Improve chamada "Favela". Poderia falar um pouco do desenvolvimento dessa música? Adorei a harmonia do tema.
Fala Silas sou seu fã assisto todos os seus vídeos gosto mt. Tenho duas cort . Imã lês Paul e uma strato . São baratas e tiro um baita som com elas é igual carro é tudo igual mas quem não quer ter uma Ferrari. Abraço e continue fazendo bons vídeos pra nós valeu
O importante é analisar e saber o que cabe no orçamento x o melhor o instrumento, tem muita guitarra no Brasil Boa em diversas faixas de preço, basta o cara analisar e refletir.
Grande Silas!! Muito bom o vídeo!! Acho que cada um escolhe o instrumento que agrada mais! Mas realmente como falou existe guitarras com preço absurdo que não justifica o custo as vezes!! Eu penso assim, se curti a guitarra e a tocabilidade dela e claro visual tbm! Eu compro!! Não por ser uma Gibson ou Fender e ostentação!! Mais sim se for realmente de boa qualidade!! Abraço aí Silas!! Melhor canal do RUclips!!!!
Tenho uma LTD dessa, versão ST213FR Preta, fabricada no Vietnã. A única coisa que irei trocar nela são os captadores e mais nada. Vou de Seymour Duncan!!!!
Excelente vídeo! Minha pergunta parece obvia mas acredito ser importante. Comprar uma guita com bom custo beneficio e ir trocando o hardware por outro melhor tambem não é uma boa saída? Mas as peças substitutas tambem não podem passar pelo mesmo problema? Até que ponto uma tarraxa Gooto é melhor que uma groover? Vale apena pagar uma fortuna para dar up grade em um instrumento que nunca terá o valor revenda justo? Esse assunto é interessante, pois no Brasil só encontramos produtos com preço bom oriundos do oriente, mas a qualidade é questionavel.
Muito bom o video Silas! Acho animal a Fender deluxe, que é uma guitarra americana, mas como custa uma bala na nuca, que está fora da minha realidade, decidi há uns 3 anos atrás comprar uma Fender Deluxe Players que é uma guitarra mexicana, que vem com uma madeira bacana, uma construcao bem legal e veio com os capa noiselles da fender que são honestos e preciao dizer que apesar de não ser a deluxe que eu sempre sonhei, é uma ótima guitarra que me agradou muito, por isso, concordo, considere seus sonhos e desejos, mas sem deixar de lado sua realidade, estou certo de que não se arrependerá! abraços e Deus abencoe!
Grande Silas o seu programa é o melhor do RUclips sobre o mundo guitarristico, mas me responde uma coisa guitarras com corpo em única peça e em mais peças ( geralmente 3) tem muita diferença no timbre e qualidade. Obrigado desde já, paz e venda.
Esse friso, pela segunda foto com a continuação dos veios do quilted maple, provavelmente é a lateral do maple sem pintura de cor translucida, só com o verniz. Muitos fabricantes adesivam a lateral com um filete de fita e pintam o tampo. Só vi esse tipo de friso filete em custom shops, R9, violões clássicos e guitarras bem mais caras, se bem que quase $4K é caro pra caralho nos EUA, né?
Fala Sílas, excelente tema abordado. Pessoas tendem a acreditar que o preço vai trazer um som/"timbre melhor", mas não ficam atentas às especificidades. Eu, como brasileiro e CANHOTO, enfrento muitos problemas para ter boas guitarras. O número de importações de guitarras left-hand é baixíssimo e o preço sempre muito acima do MESMO modelo pra destro. No fim, por essa falta de opções, acabei comprando um modelo que não era o que eu queria e posteriormente fiz uma com um luthier. Valeu a pena ter essas duas? Sim, mas o 'sonho' de ter uma guitarra boa, de uma marca boa e com um bom som, continua distante. Fica ae o desabafo de um canhoto inconformado com esse "preconceito" kkkkkk Abraços!!!
Muito bom o vídeo silas! Também sou dessa opinião, uma guitarra mais simples com um bom hardware no fim do dia vai fazer o mesmo serviço que uma guitarra mais cara. Vejo que muitos querem "ver" a guitarra e não "ouvi-la". Talvez essa postura aconteça porque muitos acreditam que marcas mais caras num show/apresentação/gig aparentam mais "profissionalismo"... Já esclarecendo que não sou dessa opinião, mas já vi muitos se justificarem dessa forma. Ótimo vídeo te acompanho desde o setup on fire!
Silas como sempre com vídeos muito elucidativos que, para quem tem discernimento e bom senso, sempre enriquecem nosso conhecimento. Talvez seria interessante, meu querido conterrâneo, se vc fizesse essa mesma comparação com marcas diferentes. Ex: tem várias lespauls da própria ltd que são tão bonitas ou até mais que algumas gibson, porém custam a metade ou até mesmo 1/4 do valor de uma gibson. Abraços de SBC. Valeu!
Concordo com voçê,como você já disse as vezes um instrumento caro é só um instrumento caro,mas a minha primeira pergunta seria é necessario? Se for ai sim talvez vale a pena, instrumento caro não faz um melhor instrumentista,mas sim um de qualidade.
Tem todo um lance de gosto por trás de tudo isso , mas pra mim , A madeira em termos de guitarra pra som mais pesado é Mahogany . Basswood tb até que é interessante .
Salve mestre Silas, valeu pelomelhor canal de guitarra da internet! acho que você resumiu bem o tema, eu sempre faço uma reflexão: Quanto valia a guitarra que o hendrix usava? (hoje seria uma american standard de uns 1200 USD)... Quanto valia a guitarra frankstein do Van Halen? (se juntar as peças hoje, nem sei dizer, talvez 700 USD). Zakk Wylde usa guitarra de aprox. 1.000 USD ou seja, muitos dos nossos ídolos usam instrumentos "normais" (apesar de alguns usarem setups de hack/pedal/ampli absurdos).
Incrível o vídeo Silas, tbm acredito no seu ponto de vista.. e muitas vezes a pessoa paga mais caro pelo instrumento apenas por causa do nome de determinado artista.
Opa, já vi entrevista com luthier que explicou que para fazer braço com raio composto, precisa de uma máquina especifica. O que explica parte do preço mais alto.
Adorei a imparcialidade que você tratou o assunto, ainda mais considerando que você é endorse da marca. Você é foda! Por isso que sempre pude confiar cegamente nas suas análises para montar meus setups e jamais me decepcionei. Abraços, Henrique Mendes (o filho da Dona Dina)
Silas, acho que o que mais conta no final do dia, para quem tem condições de pegar uma guitarra que custe mais de mil dólares, é o psicológico...
o cara conseguirá ouvir frequências que a guitarra é incapaz de emitir, perceberá sustain que não existe, sentirá mais tesão dedilhando com uma Gibson custom americana, do que com uma Gibson tribute 50... Ligou no marshall, fechou os olhos, é a mesma merda! Abriu os olhos a custom soa melhor... kkkk.
Digo isso por experiência própria... Fui enganado muito tempo pelo adolescente que viveu em mim 25 anos atrás! Esse adolescente me fez entrar em dívidas pra no final do dia, constatar que era tudo a mesma merda!!! Kkkkk
No final do meu dia, vendi as duas, comprei uma moto e com o troco peguei uma Epiphone Les Paul Custom usada, que na real, aos meus ouvidos e ligada no Marshall é a mesma coisa... Huahuahuahuahuahua!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk basicamente isso. Falou tudo
Olha o mito aí!
Caaarlos Gonzalez!! Você por aqui!? haha
Cara, você disse tudo!
E ainda pra completar, no fim das contas, para quem está te ouvindo tocar vai ser tudo a mesma coisa e a pessoa sinceramente vai estar cagando se você vai estar com uma guitarra de mil dólares, ou mais ou menos...
Concordo com tudo. NAO É MESMO?!
"E abriu o farol!!!!!" parei de ver seu canal pq vendi minha lander e ficava com inveja (boa) de voce Carlos hahahah vc por aqui.... abraço
Deus salve o youtube e a internet: senão não teríamos um acesso tão fácil e top com um cara mega qualificado pra falar sobre o assunto. Parabéns Silas
Parabéns pelo canal Silas! Seu trabalho é top irmão! Então, o Roasted Maple é um tratamento feito na madeira, como se fosse "assada" a mais de 300 graus, a madeira fica como se fosse vulcanizada. Retirando toda humidade, seiva, óleos, etc. Esse tratamento torna a madeira do braço muito mais estável, sofrendo menos com diferenças de temperatura e consequentemente necessitando muito menos de regulagens. Não seria estético, e sim uma melhora razoável na estabilidade. Isso melhora muito a vida na estrada, no estúdio, etc... Além de melhorar o sustain e ressonância. Ficando muito interessante para corpo também. Abração e fica com Deus!
A troca das três letrinhas LTD para as três letrinhas ESP é que encarece, também, bastante o valor do instrumento, né não?
Cara descobri seu canal a pouco tempo e estou adorando as dicas e as idéias, parabéns em dobro por ser brasileiro.
cara! tanto trabalho da faculdade pra fazer...e eu aqui assistindo o Silas Fernandes, é droga isso? show de bola Silas! curto seus videos, bem explicados e bem gravados.
Importantíssimo na hora de saber o quanto gastar em equipamento: Vai ganhar dinheiro tocando ou está tocando por hobbie? Isso pode ser um diferencial também.
Asmodeus acho q vai daquilo q vc quer ouvir.
Se um dia eu tocar em banda, blz...mas quero ouvir algo bom, não um lixo.
Diversão tem parametros kkkkk
Parabéns Silas. O bom é achar a guitarra que vc goste e se sinta confortável. Sempre que vejo pessoas brigando por coisas assim, lembro de Brian May e EVH.
Silas, pelo que eu já pesquisei, e pesquisei muito, Basswood é uma madeira mais barata e de qualidade inferior. E sobre a guita de 800 e a de 4000 dolares serem de alder, por exemplo, existem varios tipos e preços de Alder. Isso vale a pena destacar. Um alder "premium" pode fazer bastante diferença perante um alder "normal". Igual maple ou mahogani. Existe aí um leque imenso de quality e preço para cada madeira. Ctz que se comparar a guitarra de 4000 com a de 800 vc vai ter aí uma diferença de timbre, peso do instrumento e etc.
Sempre muito esclarecedor.... vira e mexe fico procurando vídeos anteriores pra tirar dúvidas.
Abraço!
Grande Silas, tema muito pertinente este. Eu tenho 3 guitas, sendo duas Strimbergs (1 EGS 267 e 1 CLG 48) e uma Golden SG modelo GSD 180C. As tres tem corpo em BassWood e braço em maple, todas estão originais de fábrica e me atendem muito bem, teem otima tocabilidade e timbre, e também são muito bem construidas. A Golden tem braço colado as Strimbergs aparafusados, a Strimberg CLG 48 e a Golden GSD 180C estão na casa dos mil reais a strato custa metade disso.
Toco de Heavy a Black Metal e Sabbath com afinação em C# e o timbre e sustain são ótimos.
Abraço, melhor canal sobre guitarra e equipamentos do youtube ✊
Me lembrei do vídeo que você comentou sobre as Gibson, desde aquele vídeo refleti sobre e compactuo com a mesma idéia. Obrigado por compartilhar suas ideias e tentar abrir a nossa mente, você é fera, Silas!
Silas, uma coisa que você falou muito por cima foi o tratamento da madeira. Faz muita diferença e encarece bastante o instrumento.
Muito bom esse vídeo Silas... Sempre é bom sabermos no que estamos pagando, não ficar na fissura de comprar o mais caro pq "o som com certeza é melhor" ou com pra aquela tonante "pq guitarra é guitarra e é tudo a mesma coisa independente do preço"... Sucesso pra vc cara, sou MT fã do seu trabalho!!! Mano vc pode fazer um vídeo sobre oq acontece se vc pegar um cabeçote com potência menor q a sua caixa, tipo pegar um cabeçote de 100w e ligar numa de 300w e também explicar melhor sobre 4 ou 8 ohms... Se for simples então explica no lendo comentários e respondendo perguntas... MELHOR CANAL DE GUITARRA DO RUclips!!;;
Excelente vídeo Silas... Um comparativo honesto, e sem o "mimimi celestial" em cima de guitarras mais caras...
Tenho uma Ibanez RG com ponte Gotoh, uma Tagima (pau véio) e uma strato de luthier, do inicio dos anos 90 (com pkps fender em cima). E acabo tocando e gravando com a Tagima, pq é uma guitarra que "me sinto mais em casa".
Se eu tivesse grana? Óbvio que essa ESP de 4K Trumps iria ser a minha guitarra mais barata... (kkkk) mas não por som, e sim pelo acabamento, a atenção ao detalhe... (o raio composto eu até passo... minha strato tinha, mandei refazer o braço!)
Abraço.
Silas meu véio, esse foi um dos melhores vídeos comparativo de guitarra, você pegou 3 guitarras com características semelhantes e a comparação foi perfeita. Adorei.
Sem polemizar, mas ao meu vê, nessas três guitarras o que mas contribui para o timbre são os capitadores.
Faça essa comparação com outras marcas também.
É LÊ MEU COMENTÁRIOOOOOOOO.
Um abraço e parabéns pelo seu trabalho, adoro esse canal.
O lance do custo benefício é sempre bom de levar em conta. Ainda mais aqui no Brasil, onde os preços são superfaturados, devido a impostos e outros fatores. Acho que quando o músico é profissional, se já tiver uma estrutura bacana acho até valido pegar uma guitarra com mais presença. Pra quem tá começando e ganhando pouco tocando, vale mais a pena pegar uma guitarra mais em conta mesmo. Até porque aqui pelo Brasil, é loucura botar instrumento e equipamento caro na rua sem segurança nenhuma... e que muitas vezes não vai fazer tanta diferença assim no som geral. Aliás Silas, parabéns pelo canal, um dos melhores do RUclips com certeza!
Silas, a Floyd Rose 1000 também é feita na Coréia, só que ela é dos mesmos materiais da Floyd original fabricada pela Schaller, com saddles de aço. A Floyd Rose Special que deve ser parecida com a ponte fornecida pra LTD é feita na coréia com saddles de zinco.
Oi Silas. Concordo com 90% do que você falou. Só uns complementos. Compound radius: é uma opção interessante e que melhora a tocabilidade, logo acrescenta valor. Cada um valorizará mais ou menos mas que isso acrescenta valor em termos de tocabilidade do instrumento, parece-me consensual. Agora, creio que a Jackson já oferece isso em todas as suas guitarras. Como as guitarras são feitas por máquinas CNC, essa opção hoje em dia é muito mais acessível, logo, não justifica um grande acréscimo de preço só por esse facto porque o custo (não o valor) dessa opção é insignificante hoje em dia. Locking nut: da minha experiência, eu prefiro ter locking tuners e uma pestana em grafite ou TUSQ do que um locking nut. Porquê? Por que com as variações de temperatura mais tarde ou mais cedo, vou ter de destravar a pestana para re-afinar a guitarra. Se eu tiver uma pestana comum - mas que permita que as cordas se ajustem facilmente às alterações de ambiente - esse problema é menos notório. Qual é a sua opinião, Silas?
Eu tenho uma Epiphone Sheraton II e uma Charvel bacana, ambas girariam em torno de 3 e 4k e acabei de comprar uma Tagima TW61 série Woodstock pq experimentei uma na loja e me surpreendi com um braço de um extremo conforto e tocabilidade.
Fiz um curso de manutenção e abri a criança com o luthier e como esperado de um instrumento barato constatamos alguns defeitos , porém, pequenos e fáceis de serem corrigidos (um parafuso espanado em um dos carrinhos da ponte, o nut tinha um quebradinho que eu não tinha notado, os captadores não tem regulagem de altura ficando apenas em cima de uma borracha e foi preciso colocar um pedaço de lixa como calço no braço para deixar o alinhamento 100%). Fora isso há o ruído dos P90 que muita gente acha que é porque os captadores são ruins mas na verdade é o aterramento ruim, corrigi fazendo uma blindagem e a guitarra agora está simplesmente uma delícia de tocar.
Agora comprei um par de malagolis, roller saddles e troquei o nut por um Graphtec; paguei R$800,00 numa guitarra confortável, com um hardware que quebra um galho e captadores ok e com pequenos ajustes e upgrades já se torna um excelente instrumento pra tocar por aí, somada à troca dos captadores vai se tornar uma pção de custo benefício maior que uma Squier Classic Vibe ou Fender México que eu gostaria muito de ter mas que custariam mais do que o dobro do que estou investindo nessa guita. Tudp é uma questão de estabelecer prioridades e o seu orçamento.
Cara, quando troco as cordas e regulo as guitarras que tenho, uma modelo LesPaul e outra Strato, ficam maravilhosas, o timbre fica lindo, mas, gostaria muito de ter uma ESP/LTD. O Baixista da igreja tem um baixo da ESP/LTD B-15 , todo mundo fala muito bem dele, e foi 1.500 conto. Nem sempre o mais caro é o melhor pra você. As vezes guitarras mais baratas lhe darão mais retorno porque o custo foi 400% menos. Silas, sem sombra de dúvidas, teu canal é uma pérola preciosa para nós malditos tocadores de guitarra ou curiosos da música.
Caracas, Silas... Vc sempre se supera! Sensato demais em tudo o que fala...
Roasted Maple não é só visual não,Silas.É um processo que tira a umidade do braço,que melhora a estabilidade do braço,então a variação de temperatura não afeta tanto quanto o Maple normal . Eu ficaria com a do meio, pela floyd 1000 series,Seymour Duncans e o Roasted Maple.
Parabéns pelo canal Silas. Eu concordo com o que vc diz. Eu tenho uma strato stringberg, adoro ela (msm ela sendo de entrada), já me falaram para comprar um guitarra mais cara. Mas eu acho interessante fazer upgrades nela (pois há uma ligação emocional por ela ser a minha primeira guitarra) colocar amplificadores ativos e uma ponte flutuante. Não me vejo vendendo essa guitarra.
Bom dia, concordo com suas colocações.
TIMBRE: Ainda tem: pedais, mesa de som....
Vários meios de compensar as : "DIFERENÇAS".
Mais uma vez, parabéns pelo canal.
Olá, grande Silas!
Em relação à sonoridade, concordo com você que a diferença de preço não se justifica. Principalmente tocando junto com uma banda!
Então realmente cabe a cada um o quanto pode, quer e com quem gasta seu dinheiro. Luthieria japonesa é cara! É isso aí, faltou falar que boa parte do valor da terceira guitarra é por conta do custo do Japão. Por isso que guitarras top coreanas custam bem menos que suas similares japonesas, então estas últimas ganham uma perfumaria pra se tentar justificar seu valor, o que acaba por aumentar ainda mais a diferença de preço.
Mas o mercado é assim mesmo.
Obrigado por mais um vídeo excelente.
Silas, boa noite! Primeiramente obrigado pelo trabalho e tempo despendido semanalmente pra nos orientar e auxiliar com a sua experiência no ramo musical. Desde que comecei a assistir, sinto que tenho agido com mais madureza ao escolher e comprar meus equipamentos. Quanto aos valores dessas guitarras no Brasil, infelizmente ainda são altos. Uma igual a sua encontro por 3 mil no mínimo no ML. Se fizesse os upgrades na captação, chegaria nos 4,5 mil fácil. É uma pena, mas não temos muito o que fazer com relação a esses preços praticados aqui. Muito obrigado mais uma vez e ótima semana!
Porra Silas, que programa massa que você fez. As comparações com sua análise técnica ficaram muito explicativas... Top D+!!!
Só queria deixar um testemunho kkkkkkk
Certa vez eu estava procurando comprar uma guita mais top, então cheguei até uma casa que o cara tinha várias guitarras, aqueles modelos de vários guitarristas famosos ai.... Então eu fui tocar numa Music Man Steve Morse, aquela azul com escudo preto. Baita guitarra top, acabamento premiun é lindo. Mas o cara tinha uma Suhr lá e ele plugou e tocou, na hora eu disse ESSE É O SOM PROFISSIONAL QUE OUÇO NOS PALCOS DOS CARAS!!! Então como você sempre fala, eu estava comparando aquelas duas guitarras, ou seja, com certeza existem vários modelos e só tocando pra sentir o timbre e saber qual nos agrada mais.
Grande abraço!!!!!
Excelente video. Acho que faltou apenas comentar que a diferença de acabamento altera o processo fabril. As translúcidas necessitam de um acabamento mais detalhado, oque demanda mais tempo, e consequentemente, aumenta o custo.
Concordo com seu posicionamento Silas, e acrescento, um instrumento custom é muito bom para gravação, é como um sonho de consumo (todo mundo quer um), mas para bater no dia a dia de palco, um bom, com o acabamento mais simples é o ideal... Pelo menos para mim o mais importante é se me sinto confortável com o equipamento, independente do preço... Toco Baixo e tenho um custom Hand made que é fantástico (timbre, acabamento, tocabilidade...) levo para todo canto, mas tenho receio... Já tive um Fender muito mais caro que não me agradou, ao passo que meu segundo Bass, muito mais simples da conta do recado muito bem em palco...
Excelente vídeo Silas!! Sempre tive esse tipo de pensamento a respeito de guitarras bem caras, mas sou leigo e vendo você que entende muito do riscado falando tudo o que eu imaginava percebo que meu raciocínio está correto. Abraço!
Silas, se eu não me engano, o roasted maple não é só de visual, e sim uma das coisas mais interessantes atualmente na guitarra (principalmente pra quem faz tour) pois é o processo de "cozimento" da madeira que retira a umidade dela e faz com que não sofra com mudanças climáticas, precisando de ajustes e etc.
Tenho uma LTD SN200FR, realmente achei uma guitarra muito boa pelo valor. Gostei dos caps de fábrica. Até agora não tive dor de cabeça com a estabilidade do floyd, está funcionando muito bem. Só que a alavanca tem uma folga que dá agonia e fica afrouxando toda hora, praticamente obrigatório comprar uma alavanca nova original com bucha...
Ótimo ponto de vista! É sempre bom saber pelo que se paga, alguns tem o poder de pensar no quesito "beleza" , outro no "melhor para o que se pode pagar". Um bom exemplo no vídeo, foi as tarraxas... Sério pagar um valor alto, tendo trava? Mas a pessoas que podem pensar de outra forma, isso deve respeitar.
Vídeo excelente. Absolutamente sensato. O grande problema nesse assunto é que se mexe com as emoções das pessoas. O sonho de ter a guitarra se tal artista. Ou daquele marca consagrada. Posso falar por experiência própria pois tenho um SJ200. Toco bem mais ou menos. O violão vale o preço? Racionalmente falando... NUNCA. No entanto foi a realização de uma satisfação pessoal. Até por ter uma dessas profissões que vc mencionou no vídeo e em anteriores (rsrsrs) tive condições de comprar o instrumento. De qualquer forma o vídeo é essencial, como praticamente tudo que é falado nesse excepcional canal.
Parabéns Silas.
Grande abraço.
Muito boa a comparação Silas ! Como sempre o cara mais coerente e o melhor canal de guitarra do RUclips!
Senti essa questão levantada quando comprei minha Dean razorback, comprei o modelo mais barato (que é feito em basswood, floyd special e caps dmt).
Bastou trocar os caps e blindar ela, que na questão de timbre ela não perde quase nada para os modelos mais caros feitos de mogno , pois o diferencial nesse caso foi cap , que no caso coloquei um dimebucker! E a pegada do musico!
Muito Legal o vídeo Silas!! Cara, eu comprei uma Schecter C1 Platinum (Nova) quando estava em promoção no guitar center por $400. EMG 81 e EMG 85, set through neck, corpo de mahogany e Grover tuners. Sempre procuro o custo beneficio! Apesar de achar linda aquelas Gibson’s Les paul custom, acho q não justifica o preço! Grande abraço Silas!
Silas, excelente comparativo. Faça um outro, no mesmo molde, sobre amplificadores, comparando preços e modelos (transistores e valvulados).
Granndee Silas !!!!! Concordo com boa parte de seu pensamento,não acho que valores tão diferentes se justifiquem . Mas,você poderia comentar talvez a diferença de secagem dessas madeiras ou ate mesmo tempo que a guitarra possui e como isso interfere no som.
3,100 USD de diferença entre a Mid e a Top. Só pra ter noção da diferença:
Kemper + remote - 2,400 USD.
Marshall cabinet 4x12 240w - 500 USD
Ainda sobram 200 USD para pagar o imposto.😁
Sempre pensei assim; ao invés de pagar 5k numa guitarra, gasta metade no máximo e pega um amp e uns pedais com o resto d agrana.
E aí Silas !! Achei muito válido esse vídeo , gostaria muito de ter uma Jackson top de linha , mas tenho outras prioridades , comprei uma Cort X1 dfr e coloquei uma Gotoh g1996, o preço da ponte foi maior que o da guita , a para mim ficou perfeito !
Parabéns pelos comentários Cilas. No final das contas, qualquer guitarra não será boa, se não tiver por trás um bom guitarrista. Talvez isto só mude se estivermos falando de guitarras muito baratas. Aí tem falta de qualidade mesmo, embora os processos de produção estejam melhorando muito!!! Quantos as caras pra valer, claro que são boas mesmo, ainda que as diferenças de preço não se justifiquem. Eu diria... se tem grana pra gastar compre o que puder e divirta-se!!! Mas, estude sempre muito .... Abraços
Passei a comprar guitarra me baseando na pegada, tocabilidade... até porque caps, ponte, tarrachas etc, da pra trocar depois.
Boa Silas , esse video é uma maravilha creio que todos os guitarristas deveriam saber dessas diferenças ...
Muito show! Tambem tenho uma ideia bem parecida sobre valores elevados em instrumentos que nao oferecem tanto sobre alguns modelos similares! Assim como algumas guitarras Signatures!
Ex uma K1 para a K2, a diferença é muito grande de valor! Vale mais a pena comprar uma K2 e dar os mesmos upgrades da K1 e mesml assim vai sair mais barato!
Massa este vídeo, podia ter mais assim!
Hahahah pensamento binário foi ótimo! Parabéns pelo vídeo, sempre trazendo ótimos conteúdos. Aqui no BR são poucos que podem pagar por visual e etc!
Salve Silas, falou tudo... Cara tenho uma Ibanez rg350exz, na época que eu comprei ela custava 600 dólares e com certeza não trocarei por uma de 1000 dólares pois ela me atente totalmente.
Silas, parabéns pelo vídeo! No Rig on Fire #99 Melhorando guitarras baratas, trás esse mesmo pensamento. Não "vale" a pena a compra dessas guitarras tops de linha pq não se justificam em sua tocabilidade ao final do dia. Muito melhor é investir por exemplo nessa guita intermediária e trocar um ou outro componente. E assim seu bolso agradece!
Silas, você é um verdadeiro tone master. Fala um pouco sobre Até onde compensa levar um guitarra cara para estrada. Pois sabemos que guitarras de estrada, apanham. Abraços Silas! Tmj desde 2014
Cara parabéns pela honestidade isso demonstra que você tem personalidade depois desse depoimento passei a te admirar + ainda valeu 😱
Eu acrescentaria outro fator: equipo de estrada e equipo de estudio. Por vezes, não vale a pena e nem é seguro andar com equipamento foda e caro por aí, então uma versão inferior mas que ao vivo funcione compensa mais.
Silas, atualmente, as guitarras fabricadas aqui em terras tupiniquins pelos melhores Lutheres, alcançam o mesmo nível de precisão e excelência de uma custom shop ou signature de milhares de dólares? Vi uma vez a fabricação de uma PRS, e usavam uma máquina com um molde pra fazer os cortes na escala pros trastes com precisão micrométrica. E, poderia falar sobre true temperament em algum vídeo talvez?
Grande Silas. Essa LTD sua é animal, curti pra caramba o visual com esses caps. Parabéns pelo melhor canal de guita do RUclips. Grande abraço!!!
Silas esses dias peguei a guita de um amigo, uma squier daquelas de compensado, mas com um set de seymour duncan, a guita pesava tipo 1kg (kkkkkkk) cara, fiquei o dia inteiro com ela no colo, fiz uma sonzeira, e comecei a me questionar sobre conforto x custo... comparei com minha epiphone que pesa umas 4toneladas e enjoa de fica com ela pendurada... é um otimo ponto, as vezes mais vale um instrumento leve, confortavel e faz um up de ponte e caps do que um baita instrumento que pese tanto nas cstas quanto no bolso, e nois!
Salve Silas!
Olha, esse assunto é muito interessante.
Pensando na realidade brasileira, vejo muitas guitarras bem mais caras que as minhas porém os valores não se justificam.
Uso uma Golden Les Paul de basswood com braço em maple e escala em jacarandá, captadores em alnico e tarraxas Gotoh.
O que custou menos da metade do valor de muitas guitarras por ai porém tenho uma tocabilidade muito boa, com timbre bacana e o principal pra mim, dentro do meu orçamento.
Grande abraço Silas!
Vc eh o cara. Parabéns. O canal ajuda milhões. Muito obrigado!
Explicação até extensa, más muito clara; Obrigado por fazer esse comparativo.
Grandes guitarristas n ligam muito pra beleza de guitarra, SRV mesmo tinha uma strato SUPER vintage, eu teria a mesma que vc tem, essa de 400 dolares
Tenho uma que custou em 2015 com o dolar baixo 400 reais, que hoje custa uns 800 ou mais, até mesmo na internet...e tiro um puta som...
Imagina essa ai ne silas
Vc e o cara, vlw
Excelente explicação Silas!!! Grande abraço!!!
Parabéns pelo esclarecimento, é exatamente isso!
Silas já tive Gibson tribute e Studio. Recentemente peguei uma epiphone zakk custom plus com emg ativos e afirmo que ela deu pau nas duas em todos os quesitos. Forte abraço.
Excelente, Silas! Parabéns! Vc poderia fazer outro comparativo entre Fender? Paz e saúde!
Muito legal esse vídeo!!
Esclarecendor...
Será que poderia fazer um vídeo sobre potenciometros!!
Será quem bom potenciômetro não ajuda na questão timbre? Ou variação do timbre?
Obrigado
Concordo plenamente silas
Fala Silas! Sempre ótimas reflexões em prol da evolução musical e pessoal! O George Lynch é sócio da ESP ou só endorse? Poderia fazer um vídeo na fábrica da ESP mostrando tudo o processo de a concepção até a fabricação? Deus te abençoe!
da pra ir pra um meio termo um pouco mais alto, ou seja, LTD snapper tem uma que não "fabricam" mais que é a LTD ST-1 elite, na verdade é uma Snapper 1000 fabricada no japão, seria o mesmo que uma edwards japonesa, mas vem como LTD elite. se encontrar no e-bay deve estar por volta dos US$1000 e vale bastante a pena.
esse é um ótimo vídeo pra mandar pra galera que crucifica o basswood falando que a madeira é um lixo... na minha opinião não existe madeira ruim cada uma tem suas próprias características e timbre. O que existe é guitarra mal feita.
Parabéns pelo trabalho, VC é um incentivador para todos nós Guitarrista de plantão. Precisamos de mais música em nossas vidas. 🤘🏻🤘🏻🤘🏻
R$2679,00 aqui no Brasil. Custo bem elevado, ante o preço americano. Tenho algumas LTD, realmente muito honestas, em alguns casos até mais honestas que o preço em si sugere. Concordo bastante com este posicionamento. Muitas vezes o custo da marca sai mais caro que a qualidade sonora ou tocabilidade em si.
Roasted maple não é questão apenas estética. A torra do braço diminui a umidade e o torna menos suscetível à variações de temperatura. Diminuindo a necessidade de ajustes no tensor.
Olá, Silas. Por streaming conheci uma música sua do disco Improve chamada "Favela". Poderia falar um pouco do desenvolvimento dessa música? Adorei a harmonia do tema.
Fala Silas sou seu fã assisto todos os seus vídeos gosto mt. Tenho duas cort . Imã lês Paul e uma strato . São baratas e tiro um baita som com elas é igual carro é tudo igual mas quem não quer ter uma Ferrari. Abraço e continue fazendo bons vídeos pra nós valeu
silas alder americano usado nas fender vs asiatico tem muita diferença de qualidade sem falar do tipo de secagem e corte .
O importante é analisar e saber o que cabe no orçamento x o melhor o instrumento, tem muita guitarra no Brasil Boa em diversas faixas de preço, basta o cara analisar e refletir.
Vídeo didático e honesto. Muito obrigado.
Muito foda! adoro seus vídeos, sou super fã da sua clareza sobre as coisas! TMJ
Grande Silas!! Muito bom o vídeo!! Acho que cada um escolhe o instrumento que agrada mais! Mas realmente como falou existe guitarras com preço absurdo que não justifica o custo as vezes!! Eu penso assim, se curti a guitarra e a tocabilidade dela e claro visual tbm! Eu compro!! Não por ser uma Gibson ou Fender e ostentação!! Mais sim se for realmente de boa qualidade!! Abraço aí Silas!! Melhor canal do RUclips!!!!
Silas, voce poderia fazer um video a respeito de equipamentos perifericos para gravaçao tanto quanto guitarra/ baixo quanto voz para home studio?
Prs segue o mesmo racional. Ótimo conteúdo, Silas
Tenho uma LTD dessa, versão ST213FR Preta, fabricada no Vietnã. A única coisa que irei trocar nela são os captadores e mais nada. Vou de Seymour Duncan!!!!
Excelente vídeo! Minha pergunta parece obvia mas acredito ser importante.
Comprar uma guita com bom custo beneficio e ir trocando o hardware por outro melhor tambem não é uma boa saída?
Mas as peças substitutas tambem não podem passar pelo mesmo problema? Até que ponto uma tarraxa Gooto é melhor que uma groover? Vale apena pagar uma fortuna para dar up grade em um instrumento que nunca terá o valor revenda justo?
Esse assunto é interessante, pois no Brasil só encontramos produtos com preço bom oriundos do oriente, mas a qualidade é questionavel.
Muito bom o video Silas!
Acho animal a Fender deluxe, que é uma guitarra americana, mas como custa uma bala na nuca, que está fora da minha realidade, decidi há uns 3 anos atrás comprar uma Fender Deluxe Players que é uma guitarra mexicana, que vem com uma madeira bacana, uma construcao bem legal e veio com os capa noiselles da fender que são honestos e preciao dizer que apesar de não ser a deluxe que eu sempre sonhei, é uma ótima guitarra que me agradou muito, por isso, concordo, considere seus sonhos e desejos, mas sem deixar de lado sua realidade, estou certo de que não se arrependerá!
abraços e Deus abencoe!
Grande Silas o seu programa é o melhor do RUclips sobre o mundo guitarristico, mas me responde uma coisa guitarras com corpo em única peça e em mais peças ( geralmente 3) tem muita diferença no timbre e qualidade. Obrigado desde já, paz e venda.
Silas faz um vídeo falando só sobre válvulas
Adorei gostei muito do vídeo tirou muita dúvida pra quem vai comprar um instrumento um abraço 🙏
Grande Silas; suas dicas estão me ajudando nas gravações de guitarra da minha banda de Power metal, terminando as gravações envio um disco. Grato.
Esse friso, pela segunda foto com a continuação dos veios do quilted maple, provavelmente é a lateral do maple sem pintura de cor translucida, só com o verniz. Muitos fabricantes adesivam a lateral com um filete de fita e pintam o tampo. Só vi esse tipo de friso filete em custom shops, R9, violões clássicos e guitarras bem mais caras, se bem que quase $4K é caro pra caralho nos EUA, né?
Silas, adoro seu trabalho! Poderia comentar sobre o guitarrista John 5? Adoro demais o timbre dele, as técnicas e o visual. Um grande abraço pra você!
Fala Sílas, excelente tema abordado. Pessoas tendem a acreditar que o preço vai trazer um som/"timbre melhor", mas não ficam atentas às especificidades.
Eu, como brasileiro e CANHOTO, enfrento muitos problemas para ter boas guitarras. O número de importações de guitarras left-hand é baixíssimo e o preço sempre muito acima do MESMO modelo pra destro.
No fim, por essa falta de opções, acabei comprando um modelo que não era o que eu queria e posteriormente fiz uma com um luthier. Valeu a pena ter essas duas? Sim, mas o 'sonho' de ter uma guitarra boa, de uma marca boa e com um bom som, continua distante.
Fica ae o desabafo de um canhoto inconformado com esse "preconceito" kkkkkk
Abraços!!!
Muito bom o vídeo silas! Também sou dessa opinião, uma guitarra mais simples com um bom hardware no fim do dia vai fazer o mesmo serviço que uma guitarra mais cara. Vejo que muitos querem "ver" a guitarra e não "ouvi-la". Talvez essa postura aconteça porque muitos acreditam que marcas mais caras num show/apresentação/gig aparentam mais "profissionalismo"... Já esclarecendo que não sou dessa opinião, mas já vi muitos se justificarem dessa forma. Ótimo vídeo te acompanho desde o setup on fire!
Silas como sempre com vídeos muito elucidativos que, para quem tem discernimento e bom senso, sempre enriquecem nosso conhecimento. Talvez seria interessante, meu querido conterrâneo, se vc fizesse essa mesma comparação com marcas diferentes. Ex: tem várias lespauls da própria ltd que são tão bonitas ou até mais que algumas gibson, porém custam a metade ou até mesmo 1/4 do valor de uma gibson.
Abraços de SBC. Valeu!
Concordo com voçê,como você já disse as vezes um instrumento caro é só um instrumento caro,mas a minha primeira pergunta seria é necessario? Se for ai sim talvez vale a pena, instrumento caro não faz um melhor instrumentista,mas sim um de qualidade.
Tem todo um lance de gosto por trás de tudo isso , mas pra mim , A madeira em termos de guitarra pra som mais pesado é Mahogany . Basswood tb até que é interessante .
Ótimo vídeo. Foi didático, direto e matador.
Salve mestre Silas, valeu pelomelhor canal de guitarra da internet!
acho que você resumiu bem o tema, eu sempre faço uma reflexão:
Quanto valia a guitarra que o hendrix usava? (hoje seria uma american standard de uns 1200 USD)...
Quanto valia a guitarra frankstein do Van Halen? (se juntar as peças hoje, nem sei dizer, talvez 700 USD).
Zakk Wylde usa guitarra de aprox. 1.000 USD
ou seja, muitos dos nossos ídolos usam instrumentos "normais" (apesar de alguns usarem setups de hack/pedal/ampli absurdos).
silas faz o review da multiscale.. curioso para saber sobre a tocabilidade e etc. abraços
Incrível o vídeo Silas, tbm acredito no seu ponto de vista.. e muitas vezes a pessoa paga mais caro pelo instrumento apenas por causa do nome de determinado artista.
Opa, já vi entrevista com luthier que explicou que para fazer braço com raio composto, precisa de uma máquina especifica. O que explica parte do preço mais alto.
Adorei a imparcialidade que você tratou o assunto, ainda mais considerando que você é endorse da marca. Você é foda!
Por isso que sempre pude confiar cegamente nas suas análises para montar meus setups e jamais me decepcionei.
Abraços, Henrique Mendes (o filho da Dona Dina)