Linhas Cruzadas | Aborto: Um dilema moral | 06/06/2024

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • No Linhas Cruzadas desta semana, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé discutem as complexas questões éticas e sociais de um dilema moral, especificamente as questões em torno da descriminalização do aborto.
    O episódio inicia com a discussão sobre o que são impasses morais e como eles estão presentes no cotidiano e podem ser comparados a dilemas éticos. Em seguida eles passam a debater um dilema bem concreto, a descriminalização do aborto.
    Eles conversam sobre as visões conflitantes e discutem como essas duas perspectivas se enxergam e se é possível resolver um dilema moral tão profundo. Na parte final, Andresa e Pondé discutem soluções possíveis e refletem sobre a complexidade dos dilemas morais, especialmente em temas sensíveis como o aborto.
    Não perca esta conversa envolvente no Linhas Cruzadas, todas as quintas às 22h.
    #TVCultura #LuizFelipePondé #AndresaBoni #DilemaMoral #Aborto
    ▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
    Play Store: bit.ly/3KUUHhI
    Apple Store: apple.co/3LgEK72
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
    Facebook: / jornalismotvcultura
    Twitter: / jornal_cultura
    Instagram: / jornalismotvcultura
    TikTok: www.tiktok.com...
    Site: tvcultura.com.br/

Комментарии • 71

  • @florestaombrofilamista
    @florestaombrofilamista 4 месяца назад +15

    Meus parabéns pela coragem em abordar o tema! Didático 🙏 (Ponde sem medo nenhum do cancelamento, ninguém cancela um grande filósofo como ele)

    • @Merethtias
      @Merethtias 4 месяца назад +3

      Fiquei impressionado também, tem que ter coragem pra puxar essas discussões

  • @lucaspinheiro7977
    @lucaspinheiro7977 4 месяца назад +4

    Muito bom o tema do programa, tudo haver com os eventos atuais da política brasileira, excelente discussão educativa e respeitosa. E ainda tem de bônus as indicações de filmes e séries interessantes, rsrs.

  • @lfnicz
    @lfnicz 4 месяца назад +13

    Sugestão de outro tema de dilema moral infelizmente pouco discutido no Brasil: eutanásia!

  • @felipefigueiredo737
    @felipefigueiredo737 4 месяца назад +1

    Jornalismo imparcial é outro nível: dois apresentadores abortistas, dois especialistas abortistas, uma advogada abortista contra uma sra. presidente de uma ONG que nem a formação é apresentada e alguns transeuntes. Que nível de discussão!

  • @josemachadodanobrega409
    @josemachadodanobrega409 4 месяца назад +4

    Seria interessante abordar a homossexualidade e suas nomenclaturas.

  • @luisaugustobonilha8210
    @luisaugustobonilha8210 4 месяца назад +4

    Curioso em saber se os que são contra, também o são no caso da fertilização in vitro com relação aos embriões já fertilizados, ou aí já não são mais protegidos pelo direito à vida.

    • @JW177
      @JW177 4 месяца назад +1

      Argumento excelente; a presidente do movimento brasil sem aborto, Lenise Garcia, afirma como "fato científico" (não sei em que resultado científico ela se baseia) que vida começa na fecundação do óvulo pelo espermatozóide que venceu a corrida. Como fica a clínica de fertilização in vitro? Tornar-se clínica de aborto dos óvulos fertilizados porém descartados por serem biologicamente inviáveis para concepção pós-reimplante no útero??? Haja falácia e inconsistência lógica na argumentação dela.... Mas a voz suave e calma deve ser convincente a muitos.

  • @edurcnt
    @edurcnt Месяц назад

    Os mesmo princípios para o aborto, podem ser aplicados depois de nascer?

  • @eliasqueiroz6461
    @eliasqueiroz6461 3 месяца назад +1

    A semente não é a árvore!

  • @laislyra5512
    @laislyra5512 4 месяца назад +3

    O Pondé mencionou em certo momento que, quando um casal compartilha a vida um com o outro, a decisão de abortar também é da conta do homem.
    Sim, de certa forma também é da conta dele, mas não do mesmo jeito. É da conta do homem, da mesma forma que é da conta do homem se a mulher muda de emprego, se ficou desempregada, etc, porque isso afeta a vida dele. Mas a escolha final sobre o aborto sempre será da mulher.
    Se a mulher quer abortar e o homem não, ninguém deve obrigar a mulher a prosseguir a gravidez simplesmente porque o homem quer. Da mesma forma, se ela quer manter a criança, ninguém deve obrigar ela a abortar.
    Por isso acho que essa afirmação do Pondé tem grandes "poréns".
    Na política, acredito que deve funcionar da mesma maneira. Homens podem dar sua opinião sobre o assunto, mas acredito que não deviam ter direito de escolha no caso de consulta pública, plebiscito, espaços de discussão institucionais, porque eles não são os maiores afetados por essa decisão.

    • @brunomuller-yd5zl
      @brunomuller-yd5zl 4 месяца назад +4

      Uma dúvida sobre seu argumento, a partir do momento que a legalização do aborto ocorra, as mulheres teriam direito a decidir se estão prontas para ter um filho naquele momento, ou seja a maternidade vira uma uma opção.
      Nesse mesmo cenário, se um homem engravidar uma mulher mas não se sentir pronto para ser pai ele poderá se ausentar da paternidade, sem ter o estado lhe impondo responsabilidades como pensão e demais obrigações?
      Outro ponto, no mesmo mundo que homens são obrigados a assumir filhos, que não foram eles que fizeram (pensão socioafetiva) as mulheres não precisaram nem assumir o que elas fizeram?
      Resumo da sociedade atual, mulheres chamando seus privilégios de direitos, e denominando direitos masculinos de opressão.

    • @laislyra5512
      @laislyra5512 4 месяца назад +1

      @@brunomuller-yd5zl Ok, a sua pergunta não é exatamente sobre o meu argumento, nem é uma refutação a ele, mas é um tema relacionado, perguntando sobre a responsabilidade dos pais sobre a vida da criança em um mundo que elas tenham direito garantido pelo estado ao aborto seguro. Não sei a resposta dessa pergunta, mas acho que a gente pode começar vendo como funciona nos países em que o aborto é legalizado.
      A única coisa que eu afirmei foi que a decisão final neste assunto específico (de abortar ou não) deve ser da mulher, e é uma falácia derivar outras afirmações a partir dela.

    • @brunomuller-yd5zl
      @brunomuller-yd5zl 4 месяца назад +1

      Entendi, como tu falou a decisão se mulher quer ser mãe ou não deve ser dela, sem imposições estatais e sociais. Sabemos que devemos buscar uma sociedade mais igual para ambos os gêneros, me parece justo dar esse mesmo direito aos homens, escolha sobre a paternidade sem imposições estatais ou sociais.
      Consegui ver que a partir do momento que a decisão final se a mulher quer ou não ter aquele filho necessariamente acaba tirando o direito do homem de poder escolher sobre a paternidade?
      Cenário A: mulher quer o filho e o homem também
      Cenário B: mulher quer o filho e o homem não, palavra final dela, homem teve a paternidade imposta e nao foi uma escolha mais dele.
      Cenário c: mulher não quer o filho e planeja abortar, o homem quer. Palavra final dela, novamente a paternidade não foi uma escolha para o homem.
      Consegui ver que isso não pode ser uma decisão apenas dela? Caso seja, necessariamente retira o direito do homem escolher se quer ou não ser pai.
      Quem é mais privilegiado num determinado contexto quem tem direito a escolha, ou quem não pode escolher?
      Bem fácil concluir que acaba sendo mais um privilégio feminino, travestido de direito.

    • @laislyra5512
      @laislyra5512 4 месяца назад

      @@brunomuller-yd5zl Para nós é bem intuitiva a ideia de que "se um não quer, os dois não fazem". Acho que um casal não deve procurar ter um filho caso uma das partes não queira. Se o homem quer muito ter um filho e a mulher não quer, ele tem que pôr os prós e os contras na balança e decidir se prefere ficar com ela, sabendo que nunca terão filhos, ou se prefere deixá-la. Para uma mulher, o mesmo é válido.
      No caso do aborto, em específico, como se trata do corpo da mulher, não cabe ao homem decidir o que fazer com ele. Não é privilégio poder decidir o que acontece com seu corpo.
      Gostaria de saber o que você sugeriria. Forçar a mulher a abortar caso o homem não queira ter filhos? (Isso viola direitos humanos forçando uma intervenção no corpo da mulher contra a vontade dela). Não legalizar o aborto porque assim os dois não têm direito de escolha? (Ela pode morrer tentando abortar em uma clínica clandestina). Dizer que o pai não precisa pagar pensão caso ele não queira o bebê? (Isso poderia ser discutido, mas passa um pouco do escopo da discussão)
      Ponha-se no lugar dos outros. Se você ficasse grávido por acidente, você não quisesse ter filhos e sua parceira quisesse, você acharia correto precisar da autorização dela pra fazer um aborto? Sendo que é você que ficaria com o bebê nove meses na barriga, que iria passar por uma das maiores dores existentes, e teria o corpo permanentemente alterado por ele? E caso contrário, acharia correto que ela lhe forçasse a abortar? Ficaria quieto com as pessoas enfiando cabos e agulhas no seu corpo contra a sua vontade?
      Parece que alguns homens acham que há um complô de mulheres que querem engravidar e fazer os homens pagarem pensão, e é um pensamento típico de quem só pensa no próprio umbigo. Pense, se você pudesse engravidar, ia mesmo querer fazer isso? Eu tenho certeza que, se você avaliasse a situação corretamente, não ia querer. Simplesmente não vale a pena.

    • @brunomuller-yd5zl
      @brunomuller-yd5zl 4 месяца назад

      O que eu faria? Primeiro criar uma cultura que ensine as mulheres que prevenir é o melhor remédio.
      Possibilitar o acesso a métodos de proteção mais seguros e usar mais que um em conjunto.
      Disponibilizar e desenvolver testes de gravidez mais rápidos, que permitam que fármacos como a pílula do dia seguinte e outros com eficácia num prazo um pouco maior possam ser acessíveis a um custo baixo.
      E só depois desses protocolos de prevenção, que já iriam reduzir muito os casos de gravidez indesejada pensar na possibilidade do aborto, com homem e mulher possuindo o mesmo peso de opinião.
      Mas sabe qual problema disso tudo que eu falei? Não todas, mas muitas mulheres apesar de já terem todos os direitos que a população em geral, ainda não entenderam que a sociedade para que consiga funcionar de forma orgânica no médio e longo prazo, precisa de cidadãos com consciência coletiva e capacidade de entender que pra cada direito existe um dever. E todos esses pontos exigem responsabilidade algo que mulher vê como opressão hoje em dia.
      Tu aparenta ser uma pessoa inteligente, e com bom senso, mas garanto que se eu te perguntar qual os deveres sociais das mulheres, ou melhor quais as obrigações de uma mulher numa relação? Mais cedo ou mais tarde na resposta, iria acabar militando. Porque grande parte do pensamento público brasileiro já teve o discernimento e a capacidade de ter pensamento crítico, corroída pela soda cáustica das narrativas.
      Fica bem, tudo de bom pra você 😘

  • @edurcnt
    @edurcnt Месяц назад

    Dúvida, se a mulher pode ter o poder de dizer que não quer a gravidez, o homem também pode ou a ele só cabe o que a mulher escolher?

  • @sergiomilatias2422
    @sergiomilatias2422 4 месяца назад +1

    Ainda não assisti, mas vou gostar, como sempre!!! Obrigado!!!🙂

  • @carlosleonardocarneiro7559
    @carlosleonardocarneiro7559 3 месяца назад

    Boa noite Linhas Cruzadas

  • @vilmariowanderley8955
    @vilmariowanderley8955 4 месяца назад

    Excelente debate! Sempre lúcido 👏🏼👏🏼

  • @gustavocve1779
    @gustavocve1779 3 месяца назад

    volto a repetir: esse é o melhor programa da televisão brasileira.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno 4 месяца назад +1

    Obrigado pelo programa..!!

  • @laislyra5512
    @laislyra5512 4 месяца назад

    Concordei muito com essa ideia de que "O dilema moral é resolvido de maneira prática", porque é exatamente o que a gente observa. Ninguém sabe definir exatamente quando começa uma vida, mas somos capazes de fazer argumentos práticos a favor ou contra a legalização do aborto.

  • @dicasdamullata
    @dicasdamullata 4 месяца назад

    Ponde sempre pontual em seus comentários: "O sexo é mais caro para a mulher" Não se trata de grana!

  • @AnaOliveira-jd6dj
    @AnaOliveira-jd6dj 4 месяца назад +1

    Excelente tema!!👏👏

  • @silviaciriaco6595
    @silviaciriaco6595 4 месяца назад +2

    Pondé deixou claro: é a favor da descriminalização do aborto.

    • @eduardoadriano8185
      @eduardoadriano8185 3 месяца назад

      Pra quem vê tudo de forma rasa, superficial tira conclusões imaginárias de opiniões alheias

  • @1986RJG
    @1986RJG 4 месяца назад

    e salários em redução!

  • @gilbertoaparecidooliveirao7001
    @gilbertoaparecidooliveirao7001 3 месяца назад +1

    Mais uma sugestão de tema que quase ninguém fala ( suicídi@

  • @celinabodenmuller4786
    @celinabodenmuller4786 4 месяца назад

    Na minha opinião, cada pessoa merece ter o direito de escolher e assumir a escolha e as consequências qye virão, mas para isso não pode ser criminalizada se decidir pelo aborto. Todos gostamos de ser livres.

  • @wainerquitzau171
    @wainerquitzau171 4 месяца назад

    O assunto do aborto deve ser na melhor estudado e debatido, pois cada caso é um caso, não devendo ser radicalizando.

  • @gilsona.dasilva2260
    @gilsona.dasilva2260 4 месяца назад +1

    Boa noite!!
    Essas pessoas que são contra, Eu queria ver se acontecesse um estupro no qual ocorresse fecundação. Ou casos de violência sexual até mesmo dentro da família. Os outros é sempre fácil julgar. E mais, existem casos que acontecem dentro do meio religioso é abafado isso é pior ainda.

  • @Faladiegao
    @Faladiegao 3 месяца назад

    as discriminalização é o mais sensato a se fazer, mas isso não quer dizer que esse procedimento vai ter que ser obrigatorio para todas a mulheres, aí e opção e decisão da mulher!

  • @robertoschwartz8156
    @robertoschwartz8156 4 месяца назад +1

    Carta de um policial alemão sobre a situação do país.
    ‘Um policial de Baden-Württemberg me enviou isto’:
    “Não é mais possível permanecer calado. A segurança dos cidadãos deste país está em sério risco há muito tempo, mas em breve alcançaremos condições que se assemelharão a combates de rua.
    Se a população em geral soubesse como os políticos mentem descaradamente diariamente e quão destituído é o nosso “estado de direito” que a Sra. Faeser gosta de explorar, provavelmente já haveria tumultos nas ruas.
    Todos vocês estão sendo enganados! Com todo o rigor da lei! Os procuradores públicos há muito que ultrapassaram os seus limites e os pequenos crimes são por vezes abandonados sem medidas de investigação suficientes para criar tempo para processos mais amplos.
    Em alguns casos, as penas de prisão já não são aplicadas ou são suspensas porque as prisões estão completamente sobrelotadas. Os criminosos são libertados mais cedo para dar lugar a novos presos com penas mais longas. A polícia tem uma falta de pessoal tão grande que os casos às vezes ficam em mesas sem serem processados ​​durante meses. Foi deixado para trás pela digitalização durante décadas, deixando-o na miséria no que diz respeito aos fenómenos da criminalidade moderna, especialmente nas áreas da cibercriminalidade e da criminalidade do colarinho branco.
    Todos os agentes da polícia sabem disso, mas não o dizem por medo de represálias: as pessoas com ‘antecedentes migratórios’ são responsáveis ​​pela maior e mais grave parte do crime na Alemanha.
    Quase todas as estatísticas publicadas sobre este assunto são embelezadas a favor da política atual e não correspondem de forma alguma à realidade. Vemos a verdade, vemos os dados antes de serem inseridos nas estatísticas - estão mentindo! Nenhum policial se atreve a abrir a boca, muitos exteriormente acalmam as coisas, mas internamente todos falam a mesma língua.
    Todo mundo tem medo de dizer a verdade ou de ir a público. Mas a situação com cada vez mais violência e escalada contra os policiais quebrará o silêncio“.

  • @eduardoadriano8185
    @eduardoadriano8185 3 месяца назад

    Assunto complexo, subjetivo, são tantos viés que é impossível de chegar um acordo como senso comum.

  • @wainerquitzau171
    @wainerquitzau171 4 месяца назад +2

    O Aborto é uma questão íntima da mulher, uma questão de ética médica, devendo ser melhor estudada e debatida na sociedade, não devendo ser radicalizada.

  • @karismoffat1968
    @karismoffat1968 4 месяца назад +1

    Ué, a Thais Oyama saiu??? Tão carismática…. Gosto mais do estilo curioso e bem-humorado dela. Ou será que está de férias, alguém sabe?

    • @celinabodenmuller4786
      @celinabodenmuller4786 4 месяца назад +1

      Ano sabático. Mas a Andresa tá dando um show! E acho bom quando a gente é menos resistente à mudanças. O programa foi legal hj, né?

    • @lucas88dejaneiro
      @lucas88dejaneiro Месяц назад

      Pensi ter lido que estava doente. Espero que nao

  • @RLima-vq4ck
    @RLima-vq4ck 4 месяца назад

    É comum o Jogo se desenrolar sem que se perceba a sua essência... Por exemplo, o que é informado na mídia dá conta de que o Papa e a Igreja Católica são preocupados com os grandes problemas da humanidade, a pobreza, a violência, as drogas, a guerra, o aborto, o uso ou não da “camisinha”, a punição da pedofilia, etc. Mas, será isto mesmo? (Raimundo Lima O Jogo)

  • @silviadeluca7551
    @silviadeluca7551 12 дней назад

    Adoro.. não é o momento oportuno para ser mãe... então não faz sexo ou faz uso dos métodos contraceptivos mais seguros. Esse argumento é o pior de todos. Mas ainda assim sou a favor da descriminalização mas totalmente contra o aborto. Quem fez ou fizer q suporte o peso psicológico ou "espritual'.

  • @BadMan4147-rr1wd
    @BadMan4147-rr1wd 4 месяца назад

    Eu sou a favor da vida. Creio que as diretrizes politicas brasileiras estão mais ou menos que de acordo com o que condiz nossa realidade.

    • @anne.__
      @anne.__ 3 месяца назад

      seja a favor da vida da mulher então

  • @mariaaparecidapereira8099
    @mariaaparecidapereira8099 4 месяца назад +1

    Se a pessoa não quer filhos então não os faça

  • @RitadeCassiaCG-pj5uy
    @RitadeCassiaCG-pj5uy 4 месяца назад

    Quando a mulher faz um aborto ela coloca em risco a própria vida e não só a do embrião que em alguns casos sobrevive e nasce com sequelas para toda sua vida; agora estupro já é um caso delicado devido as condições que esse ser foi gerado e que trará em seu inconsciente predisposição a cometer atos inconsequentes.

  • @rlimalima5915
    @rlimalima5915 4 месяца назад

    "Se o feto é um ser humano, por que não é contado pelo censo demográfico? Se um feto é um ser humano, por que abortos espontâneos não recebem um funeral? Se um feto é um ser humano, por que as pessoas dizem que 'tem dois filhos e mais um chegando' em vez de dizerem: 'temos três filhos'? As pessoas dizem que a vida começa na concepção. Eu digo que a vida começou há um bilhão de anos e é um processo contínuo" George Carlin, stand up, citado por Manuela Cantuária, cf artigo na Folha SP: 17/06/2024.

  • @cibelesilva7343
    @cibelesilva7343 3 месяца назад

    Eu tive 5 gravidez e todas as minhas gravidez me deixavam muito feliz❤ E tive um aborto espontâneo com 4 meses de gestação! Mas foram gravidez muito bem-vindas para mim😊😊😊

  • @dirceutenan9126
    @dirceutenan9126 4 месяца назад +1

    No caso a mulher com mais dinheiro faz de uma maneira ou de outra, conforme citado, porém se comparar por esse lado, a mais bem sucedida em outras situações, matam pais fazem outras coisas e tbm leva vantagem agindo fora da lei fato

  • @dirceutenan9126
    @dirceutenan9126 4 месяца назад

    Mas é complexo esse assunto, sem duvidas

  • @reginamaciel2402
    @reginamaciel2402 4 месяца назад

    Muito utópico dizer, que a sociedade precisa encontrar a solução de apoio. A sociedade não encontra nada, a sociedade é perita em amontoar problemas. Só a fala "a sociedade precisa", já mostra que é um discurso preconceituoso, e cheio de utopia barata. Não sei se tenho pena, ou ranço.

  • @C1C2R3L4able
    @C1C2R3L4able 4 месяца назад

    A ignorância é tanta...q atribuem à Deus,matar,ele pode matar....santa ignorância!!Se Deus é amor,como poderia tirar vidas?

  • @joaocarlossantos7222
    @joaocarlossantos7222 4 месяца назад

    Um aborto (tirando casos de estupro ou anencefalia, como foi mencionado) que é feito apenas pela pessoa achar "que não é o momento" pode causar no futuro um amargo arrependimento e um peso na consciência que vai ser um castigo para o resto da vida. Creio que mesmo que se tenha outra gravidez, esse sentimento não vai sumir.

    • @eduardoadriano8185
      @eduardoadriano8185 3 месяца назад +1

      Vc entrou numa questão pouco falada como aborto num sentido de método contraceptivo

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 3 месяца назад +1

      Sim, tem mulheres que se arrependem profundamente meses,anos ou até décadas depois.

    • @brunarodrigues4260
      @brunarodrigues4260 3 месяца назад

      @@joaocarlossantos7222 conheço algumas que fizeram a décadas atrás e não se arrependeram em nada, falam tranquilamente sobre o assunto. Vai muito de pessoa para pessoa e cada um que se responsabilize por seus arrependimentos

  • @joaocarlossantos7222
    @joaocarlossantos7222 4 месяца назад +1

    Conheço uma moça que engravidou com 14 anos. Teve um menino lindo, e com a ajuda dos pais o criou com amor. Depois casou novamente e teve outro filho, e é muito feliz. O amor e apoio da família é tudo. Pena que nem todas famílias são assim, infelizmente.

    • @eduardoadriano8185
      @eduardoadriano8185 3 месяца назад +2

      Se vc for falar de histórias subjetivas vai escrever um livro de 2 mil páginas

  • @SebastiaoGermano-d8z
    @SebastiaoGermano-d8z 4 месяца назад

    É um assunto da mulher.

    • @florestaombrofilamista
      @florestaombrofilamista 4 месяца назад

      É um assunto de saúde pública, é um assunto de todos.

    • @edu22218
      @edu22218 4 месяца назад

      O fato do assunto ter ligação direta com as mulheres, não faz diferença, porque tem mulheres que são contra e a outras favor. O dilema moral continua o mesmo. Alias se você deixar o assunto em uma espécie de "votação só das mulheres" a maioria seria contra e dai como fica as que são a favor? Por isso é um assunto de saúde pública, todos devem falar, inclusive os homens.

    • @Matheus-JW999
      @Matheus-JW999 3 месяца назад

      É uma questão ética e moral, e não de gênero.