Phoda como sempre !!!! Parabéns Jeferson.....=) OBS; A trilha é uma homenagem ao "Panelaço" ou foi só uma coincidência. De qualquer forma mantenha a trilha...abs !
Muito bem explicado, Agora eu entendi pq em alguns linux eu startava serviço de um jeito e em outros tinha que usar systemctl... Nos outros Canais os nego fala fala fala fala fala, mas num fala porra nenhuma... Aqui eh batendo um papo com os viwers e bebendo umas. heheheh. Abraço +1 Inscrito !
Possivelmente é o melhor vídeo sobre o Systemd que já vi. Tua dicção é excelente, assim como o timbre de voz, porém... poxa, fala gritando não, garanto que será bem melhor, já que conhecimento você tem de sobra. Valeu e tudo de bom.
Eu tava perdido nesse assunto, eu participo do VOL só via a galera debatendo sobre este assunto e não entendi muito sobre o "impacto" desse systemd, agora deu uma clareada. Valeu :D
+Diego Souza Não muda muito não... Mais a sintaxe de configuração de serviços para rodar com determinado user... mas no mais, não mudou muito não... :D
Tb já comeu o grub e gummiboot com o systemd-boot. Talvez a ferramenta mais interessante seja o "systemd-analyze blame" que mostra o responsável pela demora do boot de cada componente, mas o resto só complicou mesmo. Um saco a transição e ter que fazer os arquivos na mão pra subir o serviço.
Muito bom o Vídeo! Aqui poderia nos mostrar como fazemos para subir um script no boot? Tentei algumas vezes compiliar alguns programas , porém eles não criam "unit" ! Poderia nos mostras como se faz? Obrigado, aquele abraço!
+Wendel Lopes dos Reis Eaeee Mano! Seguinte, existem algumas formas de se fazer, porém uma bem interessante e bastante simples e verificando se o processo do systemd esta em execução == #ps -eaf|grep [s]ystemd == Abraço!
+LinuxTips no Ubuntu 15.04 está como padrão SystemD, mas tem a opção de escolha do Upstart que era o padrão o Ubuntu antes. Enfim, ainda está com os dois. Penso que vão tirar o Upstart da próxima vez.
É possível um sistema ter os dois? rs Pergunto pelo seguinte... aqui no Debian 8, funciona dos dois pra parar/iniciar serviço: tanto usando systemctl ou usando service. O que isso significa?
Em 1965 a Bell Labs e AT&T e outras empresas em conjunto, deram inicio ao sistema Multics, mas em 1969 a Bell Labs saiu do grupo, com a saída da Bell Labs, em 1969 mesmo, Ken Thompson começou a escrever em Assembly um sistema mais enxuto e menos ambicioso do que o Multics, o Unics, que depois foi rebatizado para Unix, e continuou no desenvolvimento do Unix I, Unix II, Unix III, se utilizando de sua linguagem B, enquanto Dennis Ritchie desenvolvia a linguagem C, então 1973 Ken Thompson e Dennis Ritchie viram que a linguagem C era mais completa e resolvia alguns problemas da linguagem B, sendo assim reescreveram o Unix em linguagem C, o que deu origem ao System III, que foi lançado pela AT&T como sendo um Unix comercial, e continuaram o desenvolvimento dele durante as décadas de 70 e 80, dando origem aos System V em 1983, que posteriormente teve mais 4 releases sendo o System V R4 o que acabou sendo o mais utilizado comercialmente nos diversos "sabores" de Unix desde então. Até ai tudo bem, pela história da coisa escrevesse V e se lê 5 mesmo! Mas o que quer dizer o D do System D ?
Bem o video ficou legal, porém pode melhorar quando for colocar a tela dividida pelos prompts. Neste video o prompt que mostraria como fica os comandos do SystemV ficou cortada e com isso não foi possível ver como fica os comandos no mesmo.
+LinuxTips então acho que foi algum problema na hora que vi, pois simplesmente não via todo o prompt do SystemV apenas as últimas 2 ou 3 linhas. Bem revi em casa e estava tudo ok.
bom o init atual é bom, porem o que deixa as pessoas enfezadaskkk e o fato de que os comandos sao longos enquanto no init anterior os comandos sao pequenos
+Leonardo Menezes Vaz (Leo) hahahhaha Eu sei mano, evidentemente que eu sei...haiuhaiuahiuah É puramente questão de fazer com que todos me entendem e que consigam desenrolar com tranquilidade. Se olhar com calma, verá que algumas vez escapei e disse system Five. ;) Valeu
+Leonardo Menezes Vaz (Leo) hahahahahahahahahahhahahaha. Continua ae! Tem que prestar atenção mano, senão não aprende! :P Mas como estou browseando e sem ter o que fazer, assisti um pedaço e já peguei de primeira: ruclips.net/video/1uGqXhhberk/видео.htmlm20s
NÃO É SYSTEM "VÊ"! O "V" é ALGARISMO ROMANO, se pronuncia SYSTEM FIVE! en.wikipedia.org/wiki/UNIX_System_V ("UNIX System V (pronounced: "System Five") is one of the first...")
+Maker Linux huiaiuahiuahiuhaiuahiuhaiuahiuhaiuahiuahiuahiauhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahiuah. Pronto, essa é a resposta pra ti! :D
+Maker Linux Que eu saiba "V" é uma letra. Ou devo enxergá-la apenas como um número a partir de hoje?
9 лет назад+3
+Edwi Feitoza você aprendeu errado, V é uma letra *e* um algarismo (romano). Ao pronunciar século XX, você diz XIS-XIS ou VINTE? É exatamente o mesmo caso: o contexto revela que é um NÚMERO. E, claro, isso significa que antes do System V houve o System IV, System III etc.
+Cláudio Sampaio Não cidadão! Quem aprendeu errado foi você. O alfabeto romano (ou latino, chame do que quiser) evoluiu a partir do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu do grego. No alfabeto etrusco "V" era representação de LETRA! As combinações para formar representação numérica (a partir do alfabeto grego) é que permitiu conbinar tais letras para formar números. Note que os algarismos romanos não foram criados distintamente do alfabeto. Logo, "V" é uma L-E-T-R-A que é usada como número em notação romana.
+Edwi Feitoza Para que o +Maker Linux fique tranquilo é só ele assistir o trecho onde eu falo SYSTEMFIVE, assim para a xilicancia.. hahahahah ruclips.net/video/1uGqXhhberk/видео.htmlm20s
"pare de chorar" quem ta chorando em nome do systemd é você, eu não chorei em nenhum momento, só dissemos que ele é uma merda. To usando o Devuan e o Void e na pior das hipóteses eu iria ter migrado pra um BSD, como vários servidores fizeram.
Mas é uma desgraça, tentei de tudo que é forma adionar o thermald na init do manjaro, e nada funcionava, e hoje estudando me deparo com este video, systemctl enabled thermald.service, cara, pra cair o cu da bunda, até script criei e nada funcionava. Obrigado.
nao ha vantagem no uso do SYSTEMD para o usuario comum, e` como se vc tivesse um carro com 20 direcoes, oito freios e 15 motors, kkk , espero terem entendido minha comparacao
Muleque, tu é pica!!!! Finalmente eu entendi essa bodega. Procurei em tida internet , mas foi na linuxtips que achei a luz!!!!
parabens show
Muito bom!!!
Vc é muito doido! Inscrito!
show ! eu gostei do systemd
Parabéns pelos vídeos, demonstra de forma pratica e até engraçada como as coisas funcionam no Linux. Nota 10
+plimo13 Boaaaa manooo! Valeu :D
Precisamos de mais conteúdo sendo passado dessa forma. Excelente didática. Ganharam mais um assinante.
+Marcus Garcia Boaaaaa manoo! Valeu! Abraço :D
Ótimo vídeo.
Goste do jeito que apresenta.
Conheci o canal hoje e vou compartilhar com amigos.
+Antonio Souza Boaaa mano! Valeu :D Abraço
Muito bom!
Show! Valeu!
+Hugo Cosme Valeu manooo! abraço
Ótimo !
+Marcio Garcia Valeu manooo! abraço :D
muito bom
Vou ter que colocar esse vídeo na descrição de um próximo meu :-)
Boaaaa! :D
Muito Bom Jef ! Parabens ! Mais um video de responsa e bom gosto nas brejas!
+Giordano Fechio (Giu) Boaaaaa Giu!!! Valeu mesmo manoooo! Abraço
Ótima explicação.
Falou pouco e ensinou muito...
Parabéns!!!!
Ja saiu a parte 2?
Parabéns Jeff.. muito bom os videos !!
+Rafael Monteiro Valeu Rafaaa! :D Abraço mano!
Cara, muito bom! Parabéns! Você tem uma excelente didática para ensino!
Muito top, várias comandos legais... Parabéns!
muito bom, valeu pela aula.
Parabéns pelo trabalho 👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾 top
+Filipe Miranda Valeu manoooo
Como pode ter pessoas que dão dislike , esse maluko é top de +...
muito bom !!!!
Phoda como sempre !!!! Parabéns Jeferson.....=)
OBS; A trilha é uma homenagem ao "Panelaço" ou foi só uma coincidência. De qualquer forma mantenha a trilha...abs !
+Bruno Bueno Boaaa! Valeu Bruno!!! :D A trilha é de um site de sons livres de direitos. Abraço manooo!
Excelente vídeo... muito explicativo.
Perfeito! Parabéns.
Parabéns, foi muito útil! Sucesso e paz!
Os vídeos das antigas são da hora. Canal evoluiu muito, parabéns pelo trabalho.
Muito bem explicado, Agora eu entendi pq em alguns linux eu startava serviço de um jeito e em outros tinha que usar systemctl... Nos outros Canais os nego fala fala fala fala fala, mas num fala porra nenhuma... Aqui eh batendo um papo com os viwers e bebendo umas. heheheh. Abraço +1 Inscrito !
Fortalecendo o Canl systemd - Upstart - SystemV inig #MutiraoDevOps #VAAI
Parabéns Jeff...Top o video!! :]
+Rondineli Gomes Valeu manoooo! Abraço
Não tem como não gostar e dar joinha. Você é foda Kkkkkkkkk
muito bom!
Muito bom.
+Félix A.G Valeu manooo! Abraço
Possivelmente é o melhor vídeo sobre o Systemd que já vi. Tua dicção é excelente, assim como o timbre de voz, porém... poxa, fala gritando não, garanto que será bem melhor, já que conhecimento você tem de sobra. Valeu e tudo de bom.
Cara você é demais. (y)
Eu tava perdido nesse assunto, eu participo do VOL só via a galera debatendo sobre este assunto e não entendi muito sobre o "impacto" desse systemd, agora deu uma clareada. Valeu :D
+Diego Souza E sobre o root e os usuários comuns? Como eles ficaram no systemd?
+Diego Souza Valeuuuu manooo! :D
+Diego Souza Não muda muito não... Mais a sintaxe de configuração de serviços para rodar com determinado user... mas no mais, não mudou muito não... :D
Show de bola! Primeiro vídeo que explica com clareza! Já saiu a parte 2?
Show de bola o conteúdo. Quando sai a segunda parte? hehehe
+Samir Patrice Boaaaa! Logo menos! :D
Cara, mandei convite pra curtir tua página pra uma cambada de gente no meu Facebook. Mais pessoas tem que assistir teus vídeos.
+Luis Gustavo Spern Barreto Boaaaa mano!!! Valeu mesmo! Fico feliz que você esteja curtindo os vídeos mano! Abraço! :D
Fala mano!! Saudades do tempo em que dava aula ao lado da tua sala...hehehehehe...minha turma tinha duas aulas ao mesmo tempo. Showwwww
+Kleber Melo huiauihaiuhauihaiuahiuahiuahiuaha Eu sempre falei muito baixo! :D hahahah
Tb já comeu o grub e gummiboot com o systemd-boot. Talvez a ferramenta mais interessante seja o "systemd-analyze blame" que mostra o responsável pela demora do boot de cada componente, mas o resto só complicou mesmo. Um saco a transição e ter que fazer os arquivos na mão pra subir o serviço.
+Fernando Filho Essa transição ficou chata mesmo! Abraço :D
adicionar ".service" no final do nome do serviço é facultativo no systemctl
Continua sendo compatível com o systemV? Parabéns pelo vídeo, ficou muito didático, hehe.
Muito bom o Vídeo! Aqui poderia nos mostrar como fazemos para subir um script no boot? Tentei algumas vezes compiliar alguns programas , porém eles não criam "unit" ! Poderia nos mostras como se faz? Obrigado, aquele abraço!
+Fábio de Sousa Boaaa! Valeu mano! Vou me programar para subir um vídeo com maiores detalhes referente ao unit. :D Abraço
Muito bom o video! Pena que uso o slackware e nao pude testar algumas coisas, mas usei uma VM do fedora e testei tudinho!
Valeu abraço!
+William Ribeiro Boaaaa! Sensacional! Valeu manoooo! :D
Admiro sua excelência no tratamento de qualquer particularidade em abrangência
desse vetor de distribuições Linux! FÃ de carteirinha do seu conteúdo!
Procurei mas não achei a parte II? Não teve mesmo?
+Andre Thomaz Ainda não! Logo menos! ::D
+LinuxTips Ok vou ficar esperando então! :)
Opa. Parabéns pelo trabalho!!! É uma pergunta. É vc quem comenta nos vídeos do NerdNews?
+Northon Held Valeu manoooo! Não mano, não sou eu não. :D Abraço
Queria fazer o curso de LPI, mas nao tem turma !!!
+LinuxTips Como posso identificar que o sistema já está com SYSTEMD?
+Wendel Lopes dos Reis Eaeee Mano! Seguinte, existem algumas formas de se fazer, porém uma bem interessante e bastante simples e verificando se o processo do systemd esta em execução == #ps -eaf|grep [s]ystemd == Abraço!
+LinuxTips no Ubuntu 15.04 está como padrão SystemD, mas tem a opção de escolha do Upstart que era o padrão o Ubuntu antes.
Enfim, ainda está com os dois. Penso que vão tirar o Upstart da próxima vez.
+Antonio Souza Boaaaa! :D Abraço
obrigado a todos!
É possível um sistema ter os dois? rs
Pergunto pelo seguinte... aqui no Debian 8, funciona dos dois pra parar/iniciar serviço: tanto usando systemctl ou usando service.
O que isso significa?
Em 1965 a Bell Labs e AT&T e outras empresas em conjunto, deram inicio ao sistema Multics, mas em 1969 a Bell Labs saiu do grupo, com a saída da Bell Labs, em 1969 mesmo, Ken Thompson começou a escrever em Assembly um sistema mais enxuto e menos ambicioso do que o Multics, o Unics, que depois foi rebatizado para Unix, e continuou no desenvolvimento do Unix I, Unix II, Unix III, se utilizando de sua linguagem B, enquanto Dennis Ritchie desenvolvia a linguagem C, então 1973 Ken Thompson e Dennis Ritchie viram que a linguagem C era mais completa e resolvia alguns problemas da linguagem B, sendo assim reescreveram o Unix em linguagem C, o que deu origem ao System III, que foi lançado pela AT&T como sendo um Unix comercial, e continuaram o desenvolvimento dele durante as décadas de 70 e 80, dando origem aos System V em 1983, que posteriormente teve mais 4 releases sendo o System V R4 o que acabou sendo o mais utilizado comercialmente nos diversos "sabores" de Unix desde então. Até ai tudo bem, pela história da coisa escrevesse V e se lê 5 mesmo! Mas o que quer dizer o D do System D ?
Bem o video ficou legal, porém pode melhorar quando for colocar a tela dividida pelos prompts. Neste video o prompt que mostraria como fica os comandos do SystemV ficou cortada e com isso não foi possível ver como fica os comandos no mesmo.
+Joao Emanuel Simonini Boaaa mano! Na verdade ficou dividido sim mano. Terminal de cima é o SysV e no debaixo o SystemD. :D Abraço!
+LinuxTips então acho que foi algum problema na hora que vi, pois simplesmente não via todo o prompt do SystemV apenas as últimas 2 ou 3 linhas. Bem revi em casa e estava tudo ok.
+Joao Emanuel Simonini Boaaaa! Valeu manooo! Abraço :D
Fazer vídeo tomando Perigosa sem enrolar muito a lingua é foda... haha, ganhou meu respeito, hahaha
+Eduardo L. Francisco hahahahahahha Ela é muito sensacional! :D Abraço
Manda muito bem cara. Gosto muito da sua dinâmica. Agora acho errado eu esta aqui no trabalho e você ai tomando cerveja. SACANAGEM! KKK.
+Zenildo Araujo Silva huiaiuhaiuahiahiuahiuha Valeu manoooo! :D Abraço
bom o init atual é bom, porem o que deixa as pessoas enfezadaskkk e o fato de que os comandos sao longos enquanto no init anterior os comandos sao pequenos
Graças ao systemd eu fiz uma atualização num novo treinamento de Linux.
suco de nostalgia
Já da pra cobrar o novo video que você falou nesse ? kkkk
systemd quebrou o KIS do Unix. Creio que seja o maior motivo da bronca.
Putz !!! Esse tux aí com essa lança...
Ameaçador!!!
Goose IPA 💓
ta no fedora!!!!GO SYSTEMD
systemd
me faz lembrar de system32
🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
kkkkk fala isso nao mano
kkkkkkkkkkkkkkk
Nossa coração até doeu aqui
System V == System Five mano.
+Leonardo Menezes Vaz (Leo) hahahhaha Eu sei mano, evidentemente que eu sei...haiuhaiuahiuah É puramente questão de fazer com que todos me entendem e que consigam desenrolar com tranquilidade. Se olhar com calma, verá que algumas vez escapei e disse system Five. ;) Valeu
+LinuxTips eu vi o video diversas vezes e não ouvi nenhum "System Five" mano. Me diz em que momento tu falou no video que eu verifico de novo. :)
+Leonardo Menezes Vaz (Leo) hahahahahahahahahahhahahaha. Continua ae! Tem que prestar atenção mano, senão não aprende! :P Mas como estou browseando e sem ter o que fazer, assisti um pedaço e já peguei de primeira: ruclips.net/video/1uGqXhhberk/видео.htmlm20s
+LinuxTips tá certo. Cara, os videos ficariam melhores se você falasse com mais pausada em sem gritar. Já chega o Cauê Moura fazendo isso. :)
+Leonardo Menezes Vaz (Leo) huiaiuhaiuahiua Boaaaa mano! Valeu! :D
NÃO É SYSTEM "VÊ"! O "V" é ALGARISMO ROMANO, se pronuncia SYSTEM FIVE! en.wikipedia.org/wiki/UNIX_System_V ("UNIX System V (pronounced: "System Five") is one of the first...")
+Maker Linux huiaiuahiuahiuhaiuahiuhaiuahiuhaiuahiuahiuahiauhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahiuahaiuhaiuhaiuhaiuhaiuahiuahiuahiuah. Pronto, essa é a resposta pra ti! :D
+Maker Linux Que eu saiba "V" é uma letra. Ou devo enxergá-la apenas como um número a partir de hoje?
+Edwi Feitoza você aprendeu errado, V é uma letra *e* um algarismo (romano). Ao pronunciar século XX, você diz XIS-XIS ou VINTE? É exatamente o mesmo caso: o contexto revela que é um NÚMERO.
E, claro, isso significa que antes do System V houve o System IV, System III etc.
+Cláudio Sampaio Não cidadão! Quem aprendeu errado foi você. O alfabeto romano (ou latino, chame do que quiser) evoluiu a partir do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu do grego. No alfabeto etrusco "V" era representação de LETRA! As combinações para formar representação numérica (a partir do alfabeto grego) é que permitiu conbinar tais letras para formar números. Note que os algarismos romanos não foram criados distintamente do alfabeto. Logo, "V" é uma L-E-T-R-A que é usada como número em notação romana.
+Edwi Feitoza Para que o +Maker Linux fique tranquilo é só ele assistir o trecho onde eu falo SYSTEMFIVE, assim para a xilicancia.. hahahahah
ruclips.net/video/1uGqXhhberk/видео.htmlm20s
O conteúdo do vídeo é bom, fica o feedback que não precisa falar gritando o tempo todo, o video acaba ficando cansativo.
+Guilherme Torres Castro Boaaa! Valeu mano! abraço :D
"pare de chorar" quem ta chorando em nome do systemd é você, eu não chorei em nenhum momento, só dissemos que ele é uma merda. To usando o Devuan e o Void e na pior das hipóteses eu iria ter migrado pra um BSD, como vários servidores fizeram.
+David Rahd hahahahahahahahahhaha
Mas é uma desgraça, tentei de tudo que é forma adionar o thermald na init do manjaro, e nada funcionava, e hoje estudando me deparo com este video, systemctl enabled thermald.service, cara, pra cair o cu da bunda, até script criei e nada funcionava. Obrigado.
nao ha vantagem no uso do SYSTEMD para o usuario comum, e` como se vc tivesse um carro com 20 direcoes, oito freios e 15 motors, kkk , espero terem entendido minha comparacao
Amigão pq vc sta gritando???
Somente pq eu quero. Nada além disso. Hahahhaa
eu faço mimimi nessa porra kkkkkkkkkkkk
+Alex Manzo huiauihaiuahiuahiuahiuahiuahiuahiauhiuahiuha boaaa! Valeu manooo! Abraço
Ótima explicação.
Muito bom