Boa noite professor Dunker. Acredito que a desordem psíquica denominada paranóia, como o senhor citou, teria seu fundamento na desinserção entre o nó simbólico e o imaginário, levando o sujeito a crença ou tentativa de inserção física naquilo o que pertence ao imaginário, ou seja, impossibilitando o raciocínio pautado na realidade e portanto palpável.
Professor Dunker, tudo bem? Estudo Relações Internacionais e estou trabalhando com as prisões. Ainda que meu trabalho não parta de uma leitura psicanalítica, tenho curiosidade quanto ao que a psicanálise teria a dizer. Assim, a quais necessidades psíquicas - particularmente da sociedade que encarcera - as prisões respondem? Como a psicanálise entende essa segregação física e espacial do prisioneiro e da prisão? Quais as saídas da prisão pela psicanálise? Muito obrigado e parabéns pelo canal!
Olá, Christian Dunker. Parabéns pelo excelente conteúdo e pelo canal tão instrutivo e generoso! Estou divulgando dentro da Área de Ciências das Religiões da UFPB, da qual sou professor e um dos fundadores. Há muuuitas confluênciad entre nossas áreas. Tudo de bom.
A topologia é uma ciência matemática que se refere diretamente à geometria. Ela estuda os tipos e propriedades de superfícies ou espaços por meio da análise de suas deformações, torções e alongamento de objetos.
Gostaria que, se possível, o senhor explicasse o esquema óptico usado por Lacan no seminário 1 e 10. O chamado experimento do vaso de flores invertido. Grande abraço e obrigado pela relevante contribuição a nossa formação.
Olá Professor. Você poderia esclarecer as ideiasde particularidade, singularidade, subjetividade (se possível na sua relação com o universal) e de intersubjetividade, transgeracionalidade, intergeracionalidade e afins e apontar a posição de Lacan frente a estes termos e seus significados? Abraço
Uma coincidência bem interessante: hoje tive uma aula com o prof. Henry Krutzen justamente sobre isso, que encerrava o tópico de uma disciplina. Felizmente ao chegar em casa, vi que esse vídeo foi publicado e me ajudou a elucidar coisas que ficaram não tanto esclarecidas, sobretudo em função da vastidão de conteúdos que uma aula precisa dar conta. Essa foi a parte que mais "deu nó" para a turma, rs. Imagino a trabalheira que deve ter sido também para os editores do vídeo. Hahahaha
Professor, o senhor poderia falar sobre como se dá o processo na clínica psicanalítica? Estava revendo este vídeo e qual é o caminho? Pelo manejo da angústia? Poderia também comentar como a clínica lacaniana se diferencia da psicanálise de Winnicott e Ferenczi onde o acolhimento aparenta ser maior?
Ótimo vídeo professor! Gostaria de um vídeo a respeito da psicanálise (Freudiana ou Lacaniana) a respeito da dependência química. Você tem um vídeo a respeito, mas já está bem datado. Continue com o ótimo conteúdo, parabéns pelo canal!
Vinicius, a dependencia quimica voce estuda lendo tudo o que aparece no seu caminho a respeito de dependencia quimica. Desde os livros que falam mal tipo "A cruz e o punhal" e existe mais um nessa linha sobre as pessoas que tomaram dorgas e se "fuderam". Ate os livros que falam bem das drogas e apontam um caminho com elas. Depois disso e a partir do que voce observa na realidade pense sobre a dependencia quimica. A Folha de Sao Paulo e a Veja gostam muito de publicar sobre o assunto drogas. Eu volto aqui com um texto onde se indicam livros sobre drogas.
Vinicius, achei onde esta uma lista de livros sobre drogas. Entre no Search do Google com Trumam Capote, em seguida no Trumam a sangue frio (livro do Trumam), depois em O assassino escreveu seu relato no jornal "El Pais", embaixo do artigo vem finalmente o artigo "Drogaditos" eh nesse artigo que vem uma lista de livros que falam bem das drogas. Leia os dois lados da questao em tudo o que voce analisar nao aplique esse metodo apenas nas drogas mas em tudo na sua vida. A realidade eh nossa referencia.
Vinicius, eh eu acho bom a gente pensar tambem na questao da ingestao de carnes, na ingestao de frituras, na ingestao de refrigerantes, e no consumo de medicamentos sem receita medica. A Argelia e Cuba sao os paises que estao na frente em relacao ao consumo de medicamentos. Eu acho que a dependencia quimica e os comportamentos de risco estao associados. Os comportamentos de risco que a sociedade aceita sao os piores: refrigerantes, carne, fritura e medicamento.
Olá professor, queria que você falasse um pouco mais sobre psicose e laço social. Seria interessante fazer um link com a luta antimanicomial, a importância do CAPS e a possibilidade de contribuição por parte da sociedade para atenuação do sofrimento dos sujeitos psicóticos.
Olá professor Dunker! Acompanho assiduamente seus vídeos no canal e antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pela qualidade do diálogo mantido através deste trabalho acerca de temas da cultura e da clínica psicanalítica. Gostaria de sugerir uma discussão sobre a utilização de meios virtuais (skype, whatsapp, demais plataformas da rede) para a realização de atendimentos psicológicos. Tendo em vista que esta prática vêm se tornando cada vez mais comum, de modo que já contamos com uma resolução do CFP que regula a atuação neste nível, como poderíamos pensar as implicações deste modo de contrato do ponto de vista da psicanálise? Que implicações isto traria, por exemplo, ao manejo da transferência, indispensável como sabemos para a sustentação de um tratamento analítico? Grande abraço!
Professor adoro seu canal youtchube! Vc poderia falar sobre a necessidade do uso de medicação (antidepressivos e afins) para alguns pacientes e como você aborda esta questão com eles? Se puder também falar da importância do diálogo entre o psiquiatra e o psicólogo/psicanalista em prol do paciente...muito obrigada! Bjs
Olá. Esse canal é demais! Eu tenho muitas dúvidas sobre o Seminário 7! Estou começando a estudar Lacan de forma independente e comecei por ele, página por página, com muita dificuldade. Um vídeo com uma explicação geral seria a ajuda perfeita. Obrigado!
Bom dia, professor! Gostaria muito que falasse sobre a clínica da fantasia de Freud à Lacan. Sou estudante de psicologia e psicanálise pela UFF, abraço.
moço, procura por Virginia Carvalho, ela fez o mestrado em logica da fantasia em Freud e ta trabalhando agora no doutorado com lógica da fantasia em Lacan!
Olá professor. Você poderia esclarecer o enunciado “Por meio da promessa, do engano e até mesmo da transgressão, minha fala age no interior de um sistema de performatividade QUE define o desejo não como a vontade por objetos, mas como desejo de reconhecimento” (análise psicanalítica de discursos, p. 127) Como assim “o sistema define o desejo”? Obrigado. Sucesso. Abraço
Professor, bom dia. Você poderia falar sobre o adoecimento psiquico dos estudantes universitários. Seria esse fato um reflexo do mal estar da cultura ou existe algo do funcionamento institucional da universidade que tem corroborado com esse sintoma? Poderiamos dizer de um mal-estar da/na universidade?
Olá professor, boa noite! Poderia explorar um pouco a questão da constituição do sujeito na perspectiva da psicanálise. Sigo sempre seus vídeos e tenho aprendido muito desde que MOVI-O-ACHERONTA...HAHA Abraços
Professor, talvez uma pista metodológica: a partir de qual esfera as demais surgem como o outro de si, de seu autodesenvolvimento? O senhor disse que é uma visão geográfica, e seria possível uma histórica? Abraço de seu admirador.
Foraclusão, é o não acesso do sujeito. Ou seja a rejeição do sujeito. Exemplo: O psicótico, ele não acessar o superego( as normas da lei) ele vive a lei dele particular. Ou seja nos seus delírios, fantasia, alucinações. É o mundo dele aí vem o nome foraclusão é um mecanismo de defesa do psicótico.
Olá professor! Fui ver no seu canal e das três categorias psicopatológicas da psicanálise vc falou mais da angústia e do sintoma, poderia falar mais sobre a inibição? Ela é igual a timidez? Ou um tipo de prudência excessiva?
Professor, talvez eu tenha perguntas fora do tema mas gostaria de que você falasse de lixo e Luxo na sociedade e onde se ligam na sexualidade humana, sob o ponto de vista da Psicanálise.
No livro "O que eh Psicanalise", segunda visao, Oscar Cesaroto e Marcio Peter trazem um outro desenho pro no borromeano um pouco mais dificil de entender. Em 2015 a saude mental de Campinas fez um movimento que se chamou "Os nos de todos nos", com pinturas, entrevistas, de todos. Lacan usa os nos pra descrever o funcionamento da nossa psique, a partir do movimento da saude mental pensei o no como se fosse um problema que na analise a gente busca resolver, desfazer esse no. Entender a nossa psique como se fosse um no eh o inicio de uma analise psiquica porque o interior de nossa cabeca eh um mundo desconhecido pra nos mesmos.
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo a respeito da analise freudiana sobre a arma de fogo representar o falo e sobre o fetiche por armas estar relacionado a isso? Ficarei muito agradecido com um vídeo sobre esse tema.
Aula show, coisas q nunca foram bem explicados na faculdade, grato. Mas, uma observação, acho q faltou um detalhe, falou do gozo do Outro (I, R), falou do gozo Fálico (S, R), acho q faltou do I, S ( acredito que seria o "Sentido").
PROFESSOR !!! você poderia falar sobre como a psicanálise vê fenômenos " paranormais" como possessões demônios e mediunidade, experiências pós-morte e tal. Eu ficaria muito grato, pois vejo, pelo menos no meu meio, que há um misticismo e sofismas muito grandes sobre o tema. Gostaria de um esclarecimento. Obg
Olá professor, fiquei muito grato pelo falando nIsso 209, tema sugerido por mim, tenho uma outra duvida, segunda a psicanalise a neurose e a psicose são modos de o sujeito estar na linguagem, estruturalmente isso não teria um fundamento quimico\biologico, mais, e quando esses modos de sofrimento se desencadeiam pelo uso de drogas, como a paranoia perseguitoria geralmente encontrata em usuarios de drogas frequentes, como a psicanalise explica isso, pode se dizer que ocorrer alguma mudança na quimica do cerebro que causa esses sofrimentos, eles são passageiros depois de um tempo de abstinencia, ou ja era uma ''pre-disposiçao do sujeito?obrigado abraços !
Professor, essa passagem da linguística para a topologia (isto é, da fala ao escrito) pode ser percebida como um diálogo mais próximo com as ideias de Jacques Derrida?
Querido Dunker, o real o imaginário e o simbólico estão separados apenas pra efeito de estudo, não é? Porque não tem como separar o real do imaginário e do simbólico. Eu participei de um projeto onde estudei a Pedagogia do Imaginário e aí eu vi o simbólico fazendo parte do imaginário. Mas no seu vídeo o simbólico tem um aspecto tão importante quanto o imaginário e o real e também é parte importante das psicopatologias. Eu ainda não entendo o que é o simbólico.
Olá Christian tudo bem? O coaching parece ser uma prática controvérsia na contemporaneidade, aparecendo sempre com poucas definições e clareza como as ditas “Psicoterapias” apareciam na época de Freud. Você poderia tecer algumas considerações sobre o fenômeno coaching? Quais os problemas que ele pode acarretar para a psicanalise ou para a formação de psicanalistas? Abraços
"O Lacan inventou ainda esse modelo..." Ele inventou ou descobriu? É uma pergunta retórica, porque eu não creio que os psicanalistas estejam preocupados em saber se essas coisas são de fato reais. É meio artístico. Por isso, fazer perguntas como: "Que tipo de evidência te faria não mais acreditar nas ideias de Lacan" perdem o ponto. Não é "ver para acreditar"; é "acreditar para ver."
O cara perguntou sobre a relação entre as construções de Lacan sobre a linguística com o que ele escreve sobre a topologia e sobre a teoria dos nós. Christian praticamente não falou de topologia, nem de linguística e achou suficiente falar sobre o nó borromeano para comentar sobre a teoria dos nós. O pior de tudo é que ele não faz nenhuma articulação da topologia e da teoria dos nós com o que Lacan escreve sobre linguística a não ser uma comparação cronológica vulgar sobre os momentos em um tempo linear que linguística, topologia e teoria dos nós aparecem no ensino de Lacan. Já cansou esse negócio do Christian ler o que quer das perguntas que fazem para ele e responder qualquer coisa que passa pela cabeça dele, sem preocupação nenhuma em responder propriamente ao que foi perguntado. Dessa vez pelo menos a pergunta que ele estava respondendo era interessante, via de regra Christian escolhe a dedo as perguntas mais babacas para fazer vídeos sobre elas.
Boa noite professor Dunker.
Acredito que a desordem psíquica denominada paranóia, como o senhor citou, teria seu fundamento na desinserção entre o nó simbólico e o imaginário, levando o sujeito a crença ou tentativa de inserção física naquilo o que pertence ao imaginário, ou seja, impossibilitando o raciocínio pautado na realidade e portanto palpável.
CÁ RA LHO!! muito foda!! Obrigada ao cara que se fodeu pra fazer os gráficos! Desfez vários nós na minha cabeça. Gratidão Agora é comigo!
Sou mto grata por estas explicações da teoria psicanalítica que o senhor apresenta em vídeos curtos. Um presente! Fica tdo mto mais compreensível! ❤
Sensacional! Muita gratidão!
Que explicação maravilhosa e completa. Adorei!
Professor Dunker, tudo bem?
Estudo Relações Internacionais e estou trabalhando com as prisões. Ainda que meu trabalho não parta de uma leitura psicanalítica, tenho curiosidade quanto ao que a psicanálise teria a dizer. Assim, a quais necessidades psíquicas - particularmente da sociedade que encarcera - as prisões respondem? Como a psicanálise entende essa segregação física e espacial do prisioneiro e da prisão? Quais as saídas da prisão pela psicanálise?
Muito obrigado e parabéns pelo canal!
Ótima pergunta.
Esse quadro ficou bem didático, de fácil entendimento. Excelente, professor. Obrigada por compartilhar.
Uau, passei a semana toda pensando neste assunto e pedindo aos deuses de me mandasse uma criatura para explicar 😍
Olá, Christian Dunker. Parabéns pelo excelente conteúdo e pelo canal tão instrutivo e generoso! Estou divulgando dentro da Área de Ciências das Religiões da UFPB, da qual sou professor e um dos fundadores. Há muuuitas confluênciad entre nossas áreas. Tudo de bom.
Estudo n quarenten aprendi.bravo
Parabéns pela aula preciosa!
Professor, você poderia falar sobre a visão da psicanálise sobre a psicopatia? Agradeço desde já e forte abraço.
também tenho interesse nesse tema.
BRAVO, BRAVO, BRAVO!!!!! 👏🏻😍👏🏻😍👏🏻😍
Santo Dunker 😍😍😍
Nossa, deu vontade de comprar um Nó Celta, já ouviu falar nele? Você é lindo Prof.! Parabéns pela exposição.
Sempre um show de bola heim professor👏👏👏...
Nossa companheiro MUITO OBRIGADO MESMO!!!
sensacional. Obrigada
Ohhhh
Obrigado por me aproximar mais de Lacan.
Muito bem explicado. Estava precisando dessa revisão. Parabéns, professor
A topologia é uma ciência matemática que se refere diretamente à geometria. Ela estuda os tipos e propriedades de superfícies ou espaços por meio da análise de suas deformações, torções e alongamento de objetos.
Excelente aula!
bem legal. ainda não li Lacan, mas gostei do video, obrigado.
Gostaria que, se possível, o senhor explicasse o esquema óptico usado por Lacan no seminário 1 e 10. O chamado experimento do vaso de flores invertido. Grande abraço e obrigado pela relevante contribuição a nossa formação.
Eu viajo escutando. 😁
Olá Professor. Você poderia esclarecer as ideiasde particularidade, singularidade, subjetividade (se possível na sua relação com o universal) e de intersubjetividade, transgeracionalidade, intergeracionalidade e afins e apontar a posição de Lacan frente a estes termos e seus significados? Abraço
Uma coincidência bem interessante: hoje tive uma aula com o prof. Henry Krutzen justamente sobre isso, que encerrava o tópico de uma disciplina. Felizmente ao chegar em casa, vi que esse vídeo foi publicado e me ajudou a elucidar coisas que ficaram não tanto esclarecidas, sobretudo em função da vastidão de conteúdos que uma aula precisa dar conta. Essa foi a parte que mais "deu nó" para a turma, rs. Imagino a trabalheira que deve ter sido também para os editores do vídeo. Hahahaha
Obrigado professor, sua reflexão nos ilumina e nos dá esperança sobre a humanidade.
Professor, o senhor poderia falar sobre como se dá o processo na clínica psicanalítica? Estava revendo este vídeo e qual é o caminho? Pelo manejo da angústia? Poderia também comentar como a clínica lacaniana se diferencia da psicanálise de Winnicott e Ferenczi onde o acolhimento aparenta ser maior?
Ótimo vídeo professor! Gostaria de um vídeo a respeito da psicanálise (Freudiana ou Lacaniana) a respeito da dependência química. Você tem um vídeo a respeito, mas já está bem datado. Continue com o ótimo conteúdo, parabéns pelo canal!
Vinicius, a dependencia quimica voce estuda lendo tudo o que aparece no seu caminho a respeito de dependencia quimica. Desde os livros que falam mal tipo "A cruz e o punhal" e existe mais um nessa linha sobre as pessoas que tomaram dorgas e se "fuderam". Ate os livros que falam bem das drogas e apontam um caminho com elas. Depois disso e a partir do que voce observa na realidade pense sobre a dependencia quimica. A Folha de Sao Paulo e a Veja gostam muito de publicar sobre o assunto drogas. Eu volto aqui com um texto onde se indicam livros sobre drogas.
Vinicius, achei onde esta uma lista de livros sobre drogas. Entre no Search do Google com Trumam Capote, em seguida no Trumam a sangue frio (livro do Trumam), depois em O assassino escreveu seu relato no jornal "El Pais", embaixo do artigo vem finalmente o artigo "Drogaditos" eh nesse artigo que vem uma lista de livros que falam bem das drogas. Leia os dois lados da questao em tudo o que voce analisar nao aplique esse metodo apenas nas drogas mas em tudo na sua vida. A realidade eh nossa referencia.
Vinicius, eh eu acho bom a gente pensar tambem na questao da ingestao de carnes, na ingestao de frituras, na ingestao de refrigerantes, e no consumo de medicamentos sem receita medica. A Argelia e Cuba sao os paises que estao na frente em relacao ao consumo de medicamentos. Eu acho que a dependencia quimica e os comportamentos de risco estao associados. Os comportamentos
de risco que a sociedade aceita sao os piores: refrigerantes, carne, fritura e medicamento.
Professor, poderia falar com detalhes o que é a tal paranóia?
Olá! Gostaria que você falasse sobre inibição
Que legal, professor! Estava para perguntar para você sobre a topologia lacaniana, que coincidência!
Caro Christian, poderia falar sobre o medo nos processos de regressão histórica (nazismo, ditadura de 1964, hoje...) ??
Obrigado, abraços.
Que saudades dos vídeos! Esse começo, essa viagem pela obra de Lacan, que presente! Obrigada obrigada!
Olá professor, queria que você falasse um pouco mais sobre psicose e laço social. Seria interessante fazer um link com a luta antimanicomial, a importância do CAPS e a possibilidade de contribuição por parte da sociedade para atenuação do sofrimento dos sujeitos psicóticos.
Já lesse o livro do Quinet?
Maravilhoso!!!! Gostaria de saber mais sobre o 4 anel. Alguma indicação ??
Olá professor Dunker! Acompanho assiduamente seus vídeos no canal e antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pela qualidade do diálogo mantido através deste trabalho acerca de temas da cultura e da clínica psicanalítica. Gostaria de sugerir uma discussão sobre a utilização de meios virtuais (skype, whatsapp, demais plataformas da rede) para a realização de atendimentos psicológicos. Tendo em vista que esta prática vêm se tornando cada vez mais comum, de modo que já contamos com uma resolução do CFP que regula a atuação neste nível, como poderíamos pensar as implicações deste modo de contrato do ponto de vista da psicanálise? Que implicações isto traria, por exemplo, ao manejo da transferência, indispensável como sabemos para a sustentação de um tratamento analítico? Grande abraço!
Professor adoro seu canal youtchube!
Vc poderia falar sobre a necessidade do uso de medicação (antidepressivos e afins) para alguns pacientes e como você aborda esta questão com eles? Se puder também falar da importância do diálogo entre o psiquiatra e o psicólogo/psicanalista em prol do paciente...muito obrigada! Bjs
Olá. Esse canal é demais!
Eu tenho muitas dúvidas sobre o Seminário 7! Estou começando a estudar Lacan de forma independente e comecei por ele, página por página, com muita dificuldade. Um vídeo com uma explicação geral seria a ajuda perfeita.
Obrigado!
Professor, no próximo desejo analisa US do Peele por favorzinho. 🥰
Olá, Dunker, você pode falar um pouco sobre o estilo em Lacan?
Buli deve colocar a mão no rosto e falar: "Meu Deus, lá vem...".
muito bom, professor Dunker. Obrigada!
Bom dia, professor! Gostaria muito que falasse sobre a clínica da fantasia de Freud à Lacan. Sou estudante de psicologia e psicanálise pela UFF, abraço.
moço, procura por Virginia Carvalho, ela fez o mestrado em logica da fantasia em Freud e ta trabalhando agora no doutorado com lógica da fantasia em Lacan!
Olá professor. Você poderia esclarecer o enunciado “Por meio da promessa, do engano e até mesmo da transgressão, minha fala age no interior de um sistema de performatividade QUE define o desejo não como a vontade por objetos, mas como desejo de reconhecimento” (análise psicanalítica de discursos, p. 127)
Como assim “o sistema define o desejo”?
Obrigado. Sucesso. Abraço
👏👏👏👏 perfeito e claro ao entendimento. Obrigada.
Um abraço Show Less Alberto Ramos
Deu um nó na mente.
Mas obrigado.
Professor, bom dia. Você poderia falar sobre o adoecimento psiquico dos estudantes universitários. Seria esse fato um reflexo do mal estar da cultura ou existe algo do funcionamento institucional da universidade que tem corroborado com esse sintoma? Poderiamos dizer de um mal-estar da/na universidade?
Ótima explanação.
Olá professor, boa noite!
Poderia explorar um pouco a questão da constituição do sujeito na perspectiva da psicanálise. Sigo sempre seus vídeos e tenho aprendido muito desde que MOVI-O-ACHERONTA...HAHA Abraços
Professor, talvez uma pista metodológica: a partir de qual esfera as demais surgem como o outro de si, de seu autodesenvolvimento? O senhor disse que é uma visão geográfica, e seria possível uma histórica? Abraço de seu admirador.
Olá, Christian! Gostaria de ouvi-lo falar sobre a influência da escrita chinesa e da China sobre Lacan. Abraço e obrigada.
Ele falou?
Prezado prof. Dunker. O senhor poderia comentar a psicanálise a partir da tópica do recalque levada a cabo por MD Magno? Um grande abraço!
Professor, parabéns pela explicação. Contudo, fiquei particularmente intrigado no ponto em que você diz que o Real está relacionado com a vida. Pq?
Excelente exposição professor. Só gostaria de saber por quê a vida está relacionada ao real e a morte ao simbólico? Abraço.
Professor, tudo bem? você fala sobre FORCLUSÃO em algum vídeo? Se não, já deixo aqui registrado o meu pedido!
Foraclusão, é o não acesso do sujeito. Ou seja a rejeição do sujeito. Exemplo: O psicótico, ele não acessar o superego( as normas da lei) ele vive a lei dele particular. Ou seja nos seus delírios, fantasia, alucinações. É o mundo dele aí vem o nome foraclusão é um mecanismo de defesa do psicótico.
Maravilhoso!
Lindo vídeo! Parabéns professor!
Olá professor! Fui ver no seu canal e das três categorias psicopatológicas da psicanálise vc falou mais da angústia e do sintoma, poderia falar mais sobre a inibição? Ela é igual a timidez? Ou um tipo de prudência excessiva?
Professor, por favor , discorra sobre a lógica paraconsistente?
Professor, talvez eu tenha perguntas fora do tema mas gostaria de que você falasse de lixo e Luxo na sociedade e onde se ligam na sexualidade humana, sob o ponto de vista da Psicanálise.
bravo
No livro "O que eh Psicanalise", segunda visao, Oscar Cesaroto e Marcio Peter trazem um outro desenho pro no borromeano um pouco mais dificil de entender. Em 2015 a saude mental de Campinas fez um movimento que se chamou "Os nos de todos nos", com pinturas, entrevistas, de todos. Lacan usa os nos pra descrever o funcionamento da nossa psique, a partir do movimento da saude mental pensei o no como se fosse um problema que na analise a gente busca resolver, desfazer esse no. Entender a nossa psique como se fosse um no eh o inicio de uma analise psiquica porque o interior de nossa cabeca eh um mundo desconhecido pra nos mesmos.
Professor, o senhor poderia fazer um vídeo a respeito da analise freudiana sobre a arma de fogo representar o falo e sobre o fetiche por armas estar relacionado a isso? Ficarei muito agradecido com um vídeo sobre esse tema.
Aula show, coisas q nunca foram bem explicados na faculdade, grato. Mas, uma observação, acho q faltou um detalhe, falou do gozo do Outro (I, R), falou do gozo Fálico (S, R), acho q faltou do I, S ( acredito que seria o "Sentido").
PROFESSOR !!! você poderia falar sobre como a psicanálise vê fenômenos " paranormais" como possessões demônios e mediunidade, experiências pós-morte e tal. Eu ficaria muito grato, pois vejo, pelo menos no meu meio, que há um misticismo e sofismas muito grandes sobre o tema. Gostaria de um esclarecimento. Obg
Cara eles não falam nada disso pq eles não estudam isso. Kkkkk
É, fala sim, dentro da psicose, esquizotípicos e esquizofrenia.
Oi professor, pode nos explicar a diferença de sintoma e sinthoma? Obrigada!
Olá professor, fiquei muito grato pelo falando nIsso 209, tema sugerido por mim, tenho uma outra duvida, segunda a psicanalise a neurose e a psicose são modos de o sujeito estar na linguagem, estruturalmente isso não teria um fundamento quimico\biologico, mais, e quando esses modos de sofrimento se desencadeiam pelo uso de drogas, como a paranoia perseguitoria geralmente encontrata em usuarios de drogas frequentes, como a psicanalise explica isso, pode se dizer que ocorrer alguma mudança na quimica do cerebro que causa esses sofrimentos, eles são passageiros depois de um tempo de abstinencia, ou ja era uma ''pre-disposiçao do sujeito?obrigado abraços !
Professor, essa passagem da linguística para a topologia (isto é, da fala ao escrito) pode ser percebida como um diálogo mais próximo com as ideias de Jacques Derrida?
Professor, o senhor poderia falar sobre o esquema L? Agradeço profundamente pelo canal!
cara, poderia comentar o filme "NÓS", caso não tenha assistido, assista em som muito alto. ; só pra constar prefiro o falando daquilo.
Querido Dunker, o real o imaginário e o simbólico estão separados apenas pra efeito de estudo, não é? Porque não tem como separar o real do imaginário e do simbólico. Eu participei de um projeto onde estudei a Pedagogia do Imaginário e aí eu vi o simbólico fazendo parte do imaginário. Mas no seu vídeo o simbólico tem um aspecto tão importante quanto o imaginário e o real e também é parte importante das psicopatologias. Eu ainda não entendo o que é o simbólico.
não achei onde apertar (que ele apontou no final), nem entendi o que ele falou rs, para saber mais sobre o assunto. Alguém pode me ajudar?
Pra quem quiser uma explicação visual do nó borromeano fica aqui o link upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Borromean_rings.webm
Olá Christian tudo bem?
O coaching parece ser uma prática controvérsia na contemporaneidade, aparecendo sempre com poucas definições e clareza como as ditas “Psicoterapias” apareciam na época de Freud. Você poderia tecer algumas considerações sobre o fenômeno coaching? Quais os problemas que ele pode acarretar para a psicanalise ou para a formação de psicanalistas?
Abraços
Esse texto da Collet Soller acha em portugues ou em espanhol?
"O Lacan inventou ainda esse modelo..." Ele inventou ou descobriu?
É uma pergunta retórica, porque eu não creio que os psicanalistas estejam preocupados em saber se essas coisas são de fato reais. É meio artístico. Por isso, fazer perguntas como: "Que tipo de evidência te faria não mais acreditar nas ideias de Lacan" perdem o ponto. Não é "ver para acreditar"; é "acreditar para ver."
muito bom! não entendi nada
Meu Deus, que viagem KKK
Tenho até vergonha de assistir esse cara pq tudo ele tem milhões de livros para indicar kkkkk . E eu sou só uma simples analisanda kkkkk
Interessante o objeto A de Lacan, porque Jesus disse: “eu sou o A” (Apocalipse 22, 13)
O cara perguntou sobre a relação entre as construções de Lacan sobre a linguística com o que ele escreve sobre a topologia e sobre a teoria dos nós. Christian praticamente não falou de topologia, nem de linguística e achou suficiente falar sobre o nó borromeano para comentar sobre a teoria dos nós. O pior de tudo é que ele não faz nenhuma articulação da topologia e da teoria dos nós com o que Lacan escreve sobre linguística a não ser uma comparação cronológica vulgar sobre os momentos em um tempo linear que linguística, topologia e teoria dos nós aparecem no ensino de Lacan. Já cansou esse negócio do Christian ler o que quer das perguntas que fazem para ele e responder qualquer coisa que passa pela cabeça dele, sem preocupação nenhuma em responder propriamente ao que foi perguntado. Dessa vez pelo menos a pergunta que ele estava respondendo era interessante, via de regra Christian escolhe a dedo as perguntas mais babacas para fazer vídeos sobre elas.
Bruno Alves Coelho hahahhaha
A escrita que acompanha o discurso é ridícula; prejudica a compreensão
nada a ver isso ai
Cara chato!!!!
Maravilhoso!