Gostei da mensagem Aracele! Aliás eu tenho acompanhado todos os seus vídeos! ☺️ Esse vídeo me fez lembrar de uma analogia feita por Rubem Alves. Rubem Alves compara o casamento a dois jogos: tênis e frescobol. No tênis, o objetivo é derrotar o adversário, o que gera raiva e ressentimentos, levando a finais tristes. Um ganha e o outro perde. Já no frescobol, o foco é a colaboração; para que o jogo seja bom é preciso que ninguém perca, então os jogadores se esforçam para isso, cultivando um ambiente de alegria e solidariedade, união. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha e ninguém fica feliz guando o outro erra. E o que errou pede desculpas e o que provocou o erro se sente culpado. Assim, casamentos do tipo frescobol têm mais chances de prosperar, pois se baseiam na empatia e na busca mútua pela felicidade, ao contrário dos casamentos tipo tênis, que se tornam competições desgastantes. Que os nossos casamentos sejam inspirados no frescobol e tendo Deus como o nosso treinador! 🙏🏼❤️
Q legal o video, continue assim
Linda! Linda!
Obrigada!
Que haja mais compreensão, harmonia, maturidade e restauração dos casamentos
Amém!
Lembrei do livro, zero a zero do Gary, eu creio na misericórdia de Deus 🙏
Sim! Ele trata bastante a importância da comunicação e do respeito! ❤
Gostei da mensagem Aracele! Aliás eu tenho acompanhado todos os seus vídeos! ☺️
Esse vídeo me fez lembrar de uma analogia feita por Rubem Alves.
Rubem Alves compara o casamento a dois jogos: tênis e frescobol. No tênis, o objetivo é derrotar o adversário, o que gera raiva e ressentimentos, levando a finais tristes. Um ganha e o outro perde.
Já no frescobol, o foco é a colaboração; para que o jogo seja bom é preciso que ninguém perca, então os jogadores se esforçam para isso, cultivando um ambiente de alegria e solidariedade, união. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha e ninguém fica feliz guando o outro erra. E o que errou pede desculpas e o que provocou o erro se sente culpado.
Assim, casamentos do tipo frescobol têm mais chances de prosperar, pois se baseiam na empatia e na busca mútua pela felicidade, ao contrário dos casamentos tipo tênis, que se tornam competições desgastantes.
Que os nossos casamentos sejam inspirados no frescobol e tendo Deus como o nosso treinador! 🙏🏼❤️
Amei a analogia!