@@Laedison077x kkkk Sem problemas, irmão. Não quis ofender. Depois de assistir esse, assista Sonho de Rose. Tem o Nas Terras do Bem Virá tb. Você vai se municiar com bastante conhecimento sobre a questão. Forte abraço, irmão.
Documentário emocionante!!! Um pedaço da história do Brasil nas nossas terras gaúchas!! Uma luta incessante desses agricultores pela reforma agrária!!!
Nasci e me criei na região de Ronda Alta e conheço bem essa história. Muitos amigos e parentes meus foram acampados na Annoni e aparecem nesse filme, alguns foram assentados na Annoni mesmo e outros na São Pedro em Eldorado do Sul na região de Porto Alegre, outros desistiram e foram morar nas cidades. Eu nunca fui acampado mas estive nesse acampamento, dormi lá alguns dias como visitante, pois nessa época já morava em Porto Alegre, pra onde fui só com o dinheiro da passagem de ida e comecei minha vida independente da minha família, morando numa favela (Villa Dique) e trabalhando como servente de pedreiro aos 17 anos. Felizmente consegui minha independência financeira, demorei mas consegui. Fico muito triste ao ver que nesses 40 anos pouca coisa mudou para a agricultura familiar no nosso país. 😢
Estamos junt@s querid@s irmã@s companheir@s do MST e demais, nas nossas dedicações e lutas diárias, de pequeninas formiguinhas, incansáveis, por um mundo de irmã@s !!!
Sou sobrinho da Rose minha mãe é irmã dela queria achar o camioneiro que matou ela e fazer justiça com as próprias mãos já que a justiça do Brasil não fez nada, ou foi o próprio Brasil pagou esse assassino a matar minha tia😢😢😢
@@claudiodossantos9259 Novamente senhor Cláudio, o problema está na exportação para outros países e deixando o mercado nacional com os maiores preços, a taxa de desnutrição aumentou e muitas crianças em todo Brasil estão morrendo, as cidades estão cada vez mais lotadas e não há emprego para todas essas pessoas. É natural as pessoas irem embora, no entanto, os deputados e estrangeiros possuem a maior parte das terras no Brasil.
Eu não quero entrar muito em discussão, até porque não tenho conexão com nenhum dos lados deste conflito, mas acho que vangloriar a ocupação da fazenda Annoni é se omitir perante os diversos crimes que foram perpretrados durante a ocupação. Em especial o fato de a fazenda ter uma das áreas de mata mais preservadas da região nos anos 1980, um dos principais motivos alegados para a terra ser considerada "improdutiva" e que foram totalmente desmatados antes mesmo da terra ser destinada para os fins de reforma agrária. Entre 2004 e 2012, outra fazenda do norte do RS, a fazenda Coqueiros, sofreu diversas ocupações com a mesma justificativa infundada, a de que a área era improdutiva somente por deter mais de 2200 hectares de floresta de araucárias totalmente preservadas e que também foi alvo de diversos inquéritos criminais por ameaça aos proprietários, danos a propriedades- abigeato, furtos, incêndio criminoso, etc- e corrupção de menores. Assim, eu não estou querendo desvitualizar a luta pela reforma agrária, que por si só é justa, mas estou querendo questionar os métodos criminosos empregados pelo MST, tanto no caso da Fazenda Annoni quanto no recente caso da fazenda Coqueiros. Pois aparenta-se que a única coisa que importa, é o que interessa ao movimento e dane-se o resto. Quando na verdade deveria ser o que manda a lei. Para fomentar a reforma agrária, não se precisa recorrer a métodos grotescos e violentos como invasões, ameaças, destruição de bens e, até mesmo, tentativas de assasinato. Basta ter decência e requerer o pedido sem maiores problemas, esperando da porteira para fora. Ou caso se tratem de pessoas que realmente necessitem de um espaço para plantar e comer, e que tenham sido lesadas pelo dono, como ocorre em muitos locais do nordeste, ao menos não utilizem de violência, peçam antes de mais nada e não utilizem de má-fé de maneira nenhuma. Segue um PDF, elaborado pelo Sindicato Rural de Carazinho-RS, o qual obtive durante minhas pesquisas e que comprova as a minhas afirmações sobre o mais recente caso. Quanto às afirmações sobre a fazenda Annoni, me baseei em recortes de jornal da época e relatos de fazendeiros e ambientalistas que conhecem a região e confirmam o que estou aqui falando. Se caso errei em alguma informação, me desculpo, pois não era nascido ainda quando a ocupação da Annoni ocorreu e não me responsabilizo pela informação à qual tive contato. -pt.slideshare.net/claudog/fazenda-coqueiros-5582039
Assim, "requerer o pedido sem maiores problemas" é uma afirmação ingênua por ignorar o conflito de interesses inerente ao movimento e seus alvos. No próprio documentário é expressa a dificuldade de cumprimento da lei e de acordos por parte dos latifundiários, que recorrem a inúmeros subterfúgios jurídicos para evitar ceder as terras, ou seja... exigir "honestidade" dos membros do MST, e somente deles, soa um tanto quanto contraditório.
"Me baseei em recortes de jornal da época e relatos de fazendeiros e ambientalistas que conhecem a região e confirmam o que estou aqui falando." O fazendeiro não quer negociar, muito pelo contrário como mostra o documentário e o ambientalista fala em nome do fazendeiro que pagou para ele ser cúmplice, e tbm pagou o jornal da época. Como ainda não percebeu que quem tem mais dinheiro tem o resto no bolso?
Essas ações do mst tem que ser classificado como terrorismo e tem que agir com rigor contra essa gente! No Texas nos Estados Unidos quem invade terras é recebido a bala E as autoridades e as leis dão total apoio no que se diz a defender a prioridade privada! Se eu tivesse uma fazenda ,daria um prazo de meia hora para se retirar numa boa caso contrário ia ter chuva de bala, o chumbo ia comer SOLTO
Vou te contar uma história, então. Eu sou filha de um casal que estava entre essas 1500 famílias, meus pais ficaram 8 anos acampados na Anoni até receber a concessão de terra. Houve uma época em que a minha família tinha terra, mas meu avô vendeu tudo o que tinha para salvar a vida do meu pai quando era um bebê. Na época não existia SUS. Somos em 4 irmãos, e o o senso de coletividade e comunidade que existia dentro do assentamento é algo que o senhor não entenderia. Nós crescemos em meio a muita dificuldade, mas tínhamos uma comunidade que cuidava uns dos outros. Recebemos a melhor educação possível, aprendemos a lutar com nossos pais. Os filhos de assentados viraram agricultores, agrônomos, veterinários, dentistas, médicos, administradores, entre outras profissões que contribuem para o andamento deste país. Meu irmão mais velho é gerente supervisor de uma rede de lojas no Paraná. O do meio é mestre de obras. O outro se formou em administração na PUC-PR, sendo o aluno laureado da turma, e hoje trabalha na administração de uma empresa no Paraná. E eu estou me formando em psicologia na PUC, através do Prouni e já tenho projetos para atuar na saúde pública e cuidado integral das famílias. O filho da Rose hoje é médico, e é um exelente profissional. Algo que não contam sobre filhos de assentados é que nós herdamos a garra de nossos pais, somos independentes, autônomos e saímos para o mundo para consquistar nossos sonhos, às custas do trabalho de sol a sol dos nossos pais. Meus pais estão assentados a 34 anos e até hoje não receberam a escrituta da terra, se sairem de lá, saem apenas com as roupas e benfeitorias. Nós nos encarregamos de estudar e tirar eles de lá para dar uma vida melhor. Mas somos gratos pela terra que nos sustentou e nos tirou da miséria. Deus abençoe este solo. Meu senhor, as crianças da Anoni são muito educadas, e poderiam te dar uma aula de consciência de classe. Meus pais não ficam em celular, a vida deles é trabalhar. Plantam verduras, legumes, laranja, pêssego, morango, mexirica, goiaba, feijão, mandioca, batata e muitas outras coisas. Tudo orgânico, fruto da agroecologia. É possível que sejam os alimentos que chegam ao seu prato todos os dias. O SUS que o senhor usufrui é conquista do povo que na década de 80 foi pra rua e reivindicou saúde, assistência, previdência e reforma agrária. Agradeça, pois até a água que o senhor bebe é fiscalizada por um órgão do SUS. Se a sua duvida era se teríamos futuro ao lado dessa gente, nós temos sim, e temos orgulho de ser quem somos e da educação que recebemos. Espero ter ajudado.
@@leoferreiraaraujo Boa tarde amigo sou cristão também e digo que Deus não apoia o que o mst faz em todo o Brasil Produtiva ou não a terra tem dono se quiserem terra que trabalhem e comprem
Esse documentário é dos filmes que indico para entender o Brasil. Registros importantíssimos de um momento marcante da história do país.
Melhor filme para passar nas aulas de Geografia sobre Espaço Rural.
Meu coração doi até hoje, desde a primeira vez que vi o documentário, a morte desta mulher, me chocou muito.
Me chocou demais tbm. Fiquei triste pra cacete.
@@Laedison077xamigo, isso não é filme de entretenimento para se dar spoiler. É um filme informativo. Forte abraço
@@thiagoodm tem razão, o mal meu é brincar mais que a brincadeira.
@@Laedison077x kkkk Sem problemas, irmão. Não quis ofender. Depois de assistir esse, assista Sonho de Rose. Tem o Nas Terras do Bem Virá tb. Você vai se municiar com bastante conhecimento sobre a questão. Forte abraço, irmão.
@@thiagoodm boa indicação para ir compreendendo as QUESTOES AGRARIAS brasileiras
REFORMA AGRÁRIA! JUSTA E NECESSÁRIA!
Documentário emocionante!!! Um pedaço da história do Brasil nas nossas terras gaúchas!! Uma luta incessante desses agricultores pela reforma agrária!!!
Nasci e me criei na região de Ronda Alta e conheço bem essa história. Muitos amigos e parentes meus foram acampados na Annoni e aparecem nesse filme, alguns foram assentados na Annoni mesmo e outros na São Pedro em Eldorado do Sul na região de Porto Alegre, outros desistiram e foram morar nas cidades. Eu nunca fui acampado mas estive nesse acampamento, dormi lá alguns dias como visitante, pois nessa época já morava em Porto Alegre, pra onde fui só com o dinheiro da passagem de ida e comecei minha vida independente da minha família, morando numa favela (Villa Dique) e trabalhando como servente de pedreiro aos 17 anos. Felizmente consegui minha independência financeira, demorei mas consegui. Fico muito triste ao ver que nesses 40 anos pouca coisa mudou para a agricultura familiar no nosso país. 😢
exato... e a Reforma Agrária ainda deve ser feita no país.
O triste é ver que já se passaram 30 anos e nada mudou..
Porque vc defende esses terroristas?
Tem mais é que meter bala nessa cambada de vagabundos do mst
@@claudiodossantos9259 Só demostra como você é um pobre ressentido, aceitou o discurso de quem te escraviza, sua miserável vida deve te atormentar.
Se querem terras vai trabalhar honestamente que vcs conseguem sem precisar invadirem o que é dos outros!
Como assim nada mudou? Hoje lá é um lugar muito melhor para muitas famílias
Deveria ser feito um novo documentário para mostrar como estão os assentados da Fazenda Annoni, Encruzilhada Natalino.
‘Prefiro morrer lutando do que morrer de fome’.
Estamos junt@s querid@s irmã@s companheir@s do MST e demais, nas nossas dedicações e lutas diárias, de pequeninas formiguinhas, incansáveis, por um mundo de irmã@s !!!
Oque aconteceu com o Brasil?
O brasileiro perdeu o espírito de luta!triste!
cada dia pior.. hoje tem seguro de saude, privado, q mata as pessoas!
Assassinada com certeza...Mas a luta de Rose está de pé através de seus companheiros de luta.
Quando chega o momento do confronto é muito bom de assistir
A nossa história de luta pelo direito de ser Brasileiro ... que possamos representar todos ainda em que um futuro distante.
Sou sobrinho da Rose minha mãe é irmã dela queria achar o camioneiro que matou ela e fazer justiça com as próprias mãos já que a justiça do Brasil não fez nada, ou foi o próprio Brasil pagou esse assassino a matar minha tia😢😢😢
40 anos depois...A luta continua.Me sentindo emocionada!Cade a Reforma agrária?
Reforma agrária popular justa e necessária!
Lindo liberdade pela a terá
Quanto sofrimento:'(
Pros anjinhos reclamando do tamanho do vídeo, esse é um filme de longa - metragem. Espero ter ajudado.
Isso e muito triste pelo jeito que eles lutam e levam as coisas
A luta pela reforma agraria continua
meu professor me obrigou a assistir esse filme pra uma prova :(
Sempre choro assistindo.
Legaliza 🌞🌿
quem ta aqui por causa do gustavo da um like
Vejo famílias com o desejo de possuir terra para plantar e morar. Muitos latifundiários são políticos.
O que há de errado em um deputado ter propriedade?
Se vcs querem trabalhem para isso
@@claudiodossantos9259 Novamente senhor Cláudio, o problema está na exportação para outros países e deixando o mercado nacional com os maiores preços, a taxa de desnutrição aumentou e muitas crianças em todo Brasil estão morrendo, as cidades estão cada vez mais lotadas e não há emprego para todas essas pessoas. É natural as pessoas irem embora, no entanto, os deputados e estrangeiros possuem a maior parte das terras no Brasil.
Nem trilha sonora convenceu a pm
Mandou muito bem políciais do Rio Grande do Sul
Mucho massas
o vídeo até que é bom, porém ele é muito longo e enrola muito, na minha opnião ele deveria ser mais curto e preciso.
Eu não quero entrar muito em discussão, até porque não tenho conexão com nenhum dos lados deste conflito, mas acho que vangloriar a ocupação da fazenda Annoni é se omitir perante os diversos crimes que foram perpretrados durante a ocupação. Em especial o fato de a fazenda ter uma das áreas de mata mais preservadas da região nos anos 1980, um dos principais motivos alegados para a terra ser considerada "improdutiva" e que foram totalmente desmatados antes mesmo da terra ser destinada para os fins de reforma agrária. Entre 2004 e 2012, outra fazenda do norte do RS, a fazenda Coqueiros, sofreu diversas ocupações com a mesma justificativa infundada, a de que a área era improdutiva somente por deter mais de 2200 hectares de floresta de araucárias totalmente preservadas e que também foi alvo de diversos inquéritos criminais por ameaça aos proprietários, danos a propriedades- abigeato, furtos, incêndio criminoso, etc- e corrupção de menores. Assim, eu não estou querendo desvitualizar a luta pela reforma agrária, que por si só é justa, mas estou querendo questionar os métodos criminosos empregados pelo MST, tanto no caso da Fazenda Annoni quanto no recente caso da fazenda Coqueiros. Pois aparenta-se que a única coisa que importa, é o que interessa ao movimento e dane-se o resto. Quando na verdade deveria ser o que manda a lei. Para fomentar a reforma agrária, não se precisa recorrer a métodos grotescos e violentos como invasões, ameaças, destruição de bens e, até mesmo, tentativas de assasinato. Basta ter decência e requerer o pedido sem maiores problemas, esperando da porteira para fora. Ou caso se tratem de pessoas que realmente necessitem de um espaço para plantar e comer, e que tenham sido lesadas pelo dono, como ocorre em muitos locais do nordeste, ao menos não utilizem de violência, peçam antes de mais nada e não utilizem de má-fé de maneira nenhuma.
Segue um PDF, elaborado pelo Sindicato Rural de Carazinho-RS, o qual obtive durante minhas pesquisas e que comprova as a minhas afirmações sobre o mais recente caso. Quanto às afirmações sobre a fazenda Annoni, me baseei em recortes de jornal da época e relatos de fazendeiros e ambientalistas que conhecem a região e confirmam o que estou aqui falando. Se caso errei em alguma informação, me desculpo, pois não era nascido ainda quando a ocupação da Annoni ocorreu e não me responsabilizo pela informação à qual tive contato.
-pt.slideshare.net/claudog/fazenda-coqueiros-5582039
Assim, "requerer o pedido sem maiores problemas" é uma afirmação ingênua por ignorar o conflito de interesses inerente ao movimento e seus alvos. No próprio documentário é expressa a dificuldade de cumprimento da lei e de acordos por parte dos latifundiários, que recorrem a inúmeros subterfúgios jurídicos para evitar ceder as terras, ou seja... exigir "honestidade" dos membros do MST, e somente deles, soa um tanto quanto contraditório.
"Me baseei em recortes de jornal da época e relatos de fazendeiros e ambientalistas que conhecem a região e confirmam o que estou aqui falando." O fazendeiro não quer negociar, muito pelo contrário como mostra o documentário e o ambientalista fala em nome do fazendeiro que pagou para ele ser cúmplice, e tbm pagou o jornal da época. Como ainda não percebeu que quem tem mais dinheiro tem o resto no bolso?
Essas ações do mst tem que ser classificado como terrorismo e tem que agir com rigor contra essa gente!
No Texas nos Estados Unidos quem invade terras é recebido a bala E as autoridades e as leis dão total apoio no que se diz a defender a prioridade privada!
Se eu tivesse uma fazenda ,daria um prazo de meia hora para se retirar numa boa caso contrário ia ter chuva de bala, o chumbo ia comer SOLTO
Crianças na escola terao um bom futuro
Porém estando no meio dessa gente nao terão futuro algum
Vou te contar uma história, então. Eu sou filha de um casal que estava entre essas 1500 famílias, meus pais ficaram 8 anos acampados na Anoni até receber a concessão de terra.
Houve uma época em que a minha família tinha terra, mas meu avô vendeu tudo o que tinha para salvar a vida do meu pai quando era um bebê. Na época não existia SUS.
Somos em 4 irmãos, e o o senso de coletividade e comunidade que existia dentro do assentamento é algo que o senhor não entenderia.
Nós crescemos em meio a muita dificuldade, mas tínhamos uma comunidade que cuidava uns dos outros. Recebemos a melhor educação possível, aprendemos a lutar com nossos pais. Os filhos de assentados viraram agricultores, agrônomos, veterinários, dentistas, médicos, administradores, entre outras profissões que contribuem para o andamento deste país.
Meu irmão mais velho é gerente supervisor de uma rede de lojas no Paraná. O do meio é mestre de obras. O outro se formou em administração na PUC-PR, sendo o aluno laureado da turma, e hoje trabalha na administração de uma empresa no Paraná. E eu estou me formando em psicologia na PUC, através do Prouni e já tenho projetos para atuar na saúde pública e cuidado integral das famílias.
O filho da Rose hoje é médico, e é um exelente profissional.
Algo que não contam sobre filhos de assentados é que nós herdamos a garra de nossos pais, somos independentes, autônomos e saímos para o mundo para consquistar nossos sonhos, às custas do trabalho de sol a sol dos nossos pais.
Meus pais estão assentados a 34 anos e até hoje não receberam a escrituta da terra, se sairem de lá, saem apenas com as roupas e benfeitorias. Nós nos encarregamos de estudar e tirar eles de lá para dar uma vida melhor. Mas somos gratos pela terra que nos sustentou e nos tirou da miséria. Deus abençoe este solo.
Meu senhor, as crianças da Anoni são muito educadas, e poderiam te dar uma aula de consciência de classe.
Meus pais não ficam em celular, a vida deles é trabalhar. Plantam verduras, legumes, laranja, pêssego, morango, mexirica, goiaba, feijão, mandioca, batata e muitas outras coisas. Tudo orgânico, fruto da agroecologia. É possível que sejam os alimentos que chegam ao seu prato todos os dias.
O SUS que o senhor usufrui é conquista do povo que na década de 80 foi pra rua e reivindicou saúde, assistência, previdência e reforma agrária. Agradeça, pois até a água que o senhor bebe é fiscalizada por um órgão do SUS.
Se a sua duvida era se teríamos futuro ao lado dessa gente, nós temos sim, e temos orgulho de ser quem somos e da educação que recebemos.
Espero ter ajudado.
✊🏽
País mais desigual do mundo
né
Muito longo o vídeo podia ser mais preciso
concordo
Nao é curta nem media. Este doc é um longa. Mas existe ele fracionado só q ????
Esse pessoal ai nao tem juizo será?
Sabendo que podem morrer ao invadir terra dos outros?
Reforma agrária já!
Sério que o Hugo vai fazer eu assistir isso
né oq mermão
@@jair_com_j4153 sério q o prof jair vai fazer a gnt assistir tudo isso?
Aisha Carvalho não aguento mais, esse vídeo enrola de mais
@@jair_com_j4153 parece um musical, tanta musica
@@jair_com_j4153 Não aguentamos mais
Curso do MedioTec kkkkk
quem ta aqui por causa do deivid mattos?
e ai aqui e o felipe da sua sala
MST é vida♻
Reforma Agrária é essencial para o Brasil🔰
Estou do lado dos proprietários das terras !
Muito triste é ver a igreja apoiando tudo isso
Jesus com certeza está do lado destas pessoas.
@@leoferreiraaraujo Boa tarde amigo sou cristão também e digo que Deus não apoia o que o mst faz em todo o Brasil
Produtiva ou não a terra tem dono se quiserem terra que trabalhem e comprem
Fiquei com pena do proprietário da terra isso sim
Parabéns a pm
@@claudiosantos7594 pena oq seu bocaberta vc nem conhece ele e nem a história
Pqp que tamanho de vídeo
meus zovo
Teus zovo cozido, frito ou gratinado?
Se cozido lembra p nao passar de 9min senão a gema começa a liberar enxofre.😉