Valeu Rogério nota 10. Você explicou muito bem sobre o funcionamento de um ar condicionado automotivo que é mais complexo do que os ar condicionado doméstico. E com a ajuda do vídeo que mostra as várias etapas de funcionamento, ficou excelente o entendimento.
Rogério Sata,muito obrigado por esta excelente aula. Tive uma noção melhor ainda do que em outros vídeos .Muito bem elaborada e com material de excelência. Ganhou mais um inscrito .
Olá Marco, eu é que agradeço por ter assistido, se precisar é só entrar em contato, nesta área estamos sempre aprendendo, acredito que ninguém sabe tudo mas juntos podemos muito mais. Abraços
parabens Rogerio por esse vídeo super explicado, sou refrigerista de equipamento domestico e precisava mesmo enriquecer meus conhecimento sobre o a linha automotiva. e consegui graças ao dito vídeo. PARABÉNS E OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.
Cara! sem palavras, muito bom. Sou leigo, mas verificando no meu carro, quando LIGO o ar que já não está funcionando, notei que a embreagem do compressor não acionava. Pensei que fosse defeito elétrico, lembrando que os fusíveis estão perfeitos. pois vendo essa aula sobre pressostato de alta e baixa, entendi o motivo pela qual não tem faze "eletricidade" no terminal do compressor. Obrigado pela dica.
Obrigado por assistir, veja o outro vídeo que fiz sobre eletricidade básica, lembrando que se tiver um vazamento e o sistema já estiver sem fluido o pressostato não irá atuar, ele trabalha normalmente fechado, mas sem pressão fica aberto, verifique isso OK.
Boa noite Ricardo, assista este video caso ainda não o tenha feito, após isso tiro alguma duvida que restar OK, abraços... ruclips.net/video/w2EtDvNsK2Y/видео.html
Assisti o vídeo. Mas no que entendi o eletro ventilador acionaria pelo menos a primeira velocidade sem o auxílio do pressostato. É isso? Pois eu já olhei todos os fusíveis e relés e todos estão bons. Suspeitei também do termostato na CX de ventilação do obtáculo, mas acredito que não seja ele, pois o mesmo trabalha NF. Pode me ajudar? Obg.
Ola Rogerio Sata. Achei o video excelente e sua explicação para o entendimento foi fundamental. Obrigado por te-lo disponibilizado e parabens ao professor Fernandes do Senai-CE pelo video muito bem elaborado. Compartilhei pelo facebook e me inscrevi em seu canal.
Olá Lourival, obrigado por dispensar seu tempo para assistir ao vídeo e por compartilhar com outras pessoas as informações, se quiser pode entrar em contato com o Prof. Fernandes pois ele tem inúmeros arquivos sobre o assunto e disponibiliza gratuitamente também. Conhecimento é muito bom e compartilhar o pouco que sabemos é melhor ainda. Abraços.
Lourival Roldan Olá Lourival obrigado pelas palavras caso voce queira mande um e-mail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar os links com as animações em flash. fernandes.
Prof. Parabéns pela aula show de bola, muito bem explicativo e pela iniciativa, Agora me referindo ao esquema dar para ver que ainda é um esquema muito arcaico mesmo sendo utilizado hj nos carros mais novos dar para ver claramente que com tanta tecnologia na mão o esquema ainda permanece o mesmo das décadas passadas, Também fica claro que ninguém se quer pensou em diminuir o esquema compactando o máximo possível. alias sem depender até mesmo da rotação do motor a combustão ou seja até hj o Ar condicionado só funciona se o motor do carro tiver ligado, o compressor poderia funcionar normalmente apenas com 12 v, e nada mais, já temos casos de carro Elétricos que o compressor de ar condicionado é elétrico sem precisar do torque do motor a combustão, ou seja a impressão que dar é vamos fazer o mais fácil de maneira que gaste mais em peças e com maior manutenção e o pior de tudo com maior consumo de COMBUSTÍVEL. Aff.
muito bom pessoas que compartilha com nos seus conhecimentos parabens professor rogerio sata e professor fernandes gracas a vcs to exercendo mais uma profissao q e arcondicionado automotivo e assim vivendo melhor deus os abencoe
EU DESISTI DE UM CURSO DE AUTO ELÉTRICA QUANDO PERCEBI E OUVI O PROFESSOR DIZER QUE A GENTE SO IA GANHAR DINHEIRO SE APRENDESSE AS ARTIMANHAS PERGUNTEI ELE DISSE A A GENTE PUXA UM FEIOSINHO AQUI OUTRO ALI E NÃO DEIXA O CLIENTE VER AÍ ELE PAGA O PREÇO QUE A GENTE COBRAR EU SAI FORA EU QUERIA TRABALHAR E NÃO ROUBAR.
Não desista meu amigo. Se realmente quer seguir essa profissão, sugiro que vc procure um curso bom de referência, com professores capacitados e comprometidos que realmente te ensinem a resolver os problemas dos clientes e não a dar mais problemas. Fica com Deus
show de bola. até mesmo para um leigo no assunto assisti o video para poder entender como funciona esse sistema do ar automotivo ,e se você poder me ajudar agradeço, e que meu peugeot 206 1.0 16v. esta com um lado saindo ar gelado eo meu lado no caso do motorista esta ar normal ou seja sem ser refrigerado...e como ja fui enrrolado em oficinas procuro saber tudo primeiro para depois ir para uma e mandar fazer o concerto porque infelizmente existem poucos que sejam sinceros e corretos....fico grato pela sua atenção...
Vandilson Leal Caro Vandilson mande um e-mail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar essa e outras animações originais em flash. Fernandes SENAI Ceará
OLA ROGÉRIO PARABÊNS PELO CANAL E PELA EXPLICAÇÃO, TEM OUTROS VIDEOS EXPLICANDO O PASSO A PASSO DE INSTALAÇÃO E ADAPTAÇÃO, BITOLAS DOS FIOS, COMPONENTES E PEÇAS E QUAL A PROPORÇÃO EXATA DE LÍQUIDO REFRIGERANTE E O OLÉO ESTA NO TEU CANAL? TENHO INTERESSE.
amigao sua aula foi simplismente show,ganhou joinha , gostaria muito de uma aula como os atuais ,obs em vez de pressostato o atuais transdutores de pressao esse que o sr mecionou ai.blz, gostaria de saber como ele funciona ,obrigado e boa noite
Olá Jaques, que bom que gostou, acesse a outra versão deste vídeo com mais detalhes e baixe os dois arquivos para simular o funcionamento, neste segundo tem mais detalhes sobre as pressões e sobre o transdutor, mas em breve vou tentar postar um vídeo explicando a diferença dos dois no funcionamento ok. ruclips.net/video/ggGAEzBpQ-w/видео.html&feature=iv&src_vid=1W1m2eyRw6I&annotation_id=annotation_286389111
esta de parabens Rogerio,estava colocando gas no meu monsa,coloquei uma garafa de 750 ml; e não dava a pressão,pode me dizer em media quantos kg o monza nesscessita. ou e so acompanhar a pressão alta e baixa do sistema.
olá PARABENS pelo vídeos Tenho polo 03 compressor as vezes aciona as vezes não... complicado na minha cidade já fui em mais de dez oficinas com outras séries de problemas e ainda não estou satisfeito com ar do carro não gela em altas temperaturas. Obrigado...
otima video aula, obrigado, e normal tenho um ac da Valeo, frances quando vc deixa no mais gelado e no ar fraco o ar fica atracando e desatracando + ou - a cada 1 min, isso nao danifica a embreagem magnettica?
parabéns pelo trabalho!!! a pressão sobe por falta de refrigeração dos ventiladores certo? mas quando está funcionando normal pode ser defeito no pressostato de arrefecimento tbm?
Boa tarde Rogério,gostei muito do arquivo e das informações contidas em seu vídeo, porém, também gostaria de saber como seria o funcionamento do condicionador de ar com excesso ou falta de gás refrigerante no sistema,formas de verificação do sistema,equipamentos de medição para verificar pressão, temperatura e quantidade de gás refrigerante e etc.
Rogério muito boa a sua explicação, parabéns. Tire-me uma dúvida o presssostato seria o responsável pela entrada de funcionamento do compressor, juntamente com o relê?
Olá Jorge, é isso mesmo, o pressostato atua em 3 níveis, quando o sistema está pressurizado ele está fechado e deixa passar o sinal para alimentar o rele, se a pressão sobe muito ele corta a alimentação, se fica muito abaixo também corta e também é responsável pelo acionamento da segunda velocidade do eletroventilador, nos carros mais novos se usa transdutor de pressão, que funciona diretamente com o modulo, enviando sinais para cada uma destas funções, tenho um vídeo de elétrica básica que comenta sobre isso. Abraços
Muito obrigado, Rogério pela sua atenção, irei ver esse vídeo que fala de elétrica para ver se consigo descobrir por que o meu compressor não aciona. Grato Jorge Luis
Rogerio, muito boa a explanação, me tire uma dúvida, o óleo do ar condicionado fica apenas dentro do compressor ok? para colocar óleo no compressor somente pelo próprio compressor ou pela tubulação do gás? o pessoal da Audi disse que coloca o óleo do compressor pela tubulação de gás. qual a quantidade de óleo tem que ter na tubulação de gás?
Olá Renato, me desculpe a demora, o óleo no sistema automotivo circula por todo o sistema, isso porque os compressores automotivos são de cárter aberto, isso é normal. Em alguns modelos de compressores temos uma entrada para inserir o óleo em outros não, no momento do vácuo podemos inserir o óleo faltante ou mesmo na carga do fluido, a quantidade vai depender do que ocorreu no veiculo, se foi uma limpeza total colocamos entre 150 a 200 ml em veículos leves, na linha pesada isso pode aumentar dependendo do fabricante, se for um vazamento, troca de componente usamos uma tabela de estimativa para cadas caso, 50 ml na troca do condensador, 30 a 40 ml para uma mangueira e por ai vai. Mas entenda, não temos como precisar quanto de óleo o sistema já contem, neste caso todo cuidado é pouco, pois podemos colocar a mais ou deixar faltando, o melhor dos mundos é fazer a revisão total, limpeza total com r141b e inserir a quantidade correta de óleo, esta parte é chata mesmo e prega muias peças em nós. Abraços.
Bom dia Nunes, o problema mais comum é a saturação do filtro causando entupimento, o filtro tem a função de reter as partículas geradas pelo desgaste do compressor, reter a umidade e nos casos que se usa tubo expansor ser acumulador de liquido, se estiver entupido irá promover a obstrução a passagem do fluido, poderá perceber isso manualmente, colocando a mão na saída do filtro sentirá que está congelando, e irá verificar um aumento na pressão de alta e queda na pressão de baixa. Em alguns modelos o filtro pode ser reparado trocando-se o elemento secante (Zeolito antes usava-se silicagel), mas nem todos modelos permitem esta manutenção. Na válvula de expansão os defeitos comuns é o travamento deste componente, se travar muito aberta teremos um aumento do fluido entrando no evaporador e não haverá tempo de ser vaporizado, podendo ocorrer o retorno de liquido ao compressor e provocar o calço hidráulico e danificar o componente, se travar fechada não teremos rendimento pela falta de entrada do fluido no evaporador, como a válvula controla isso de forma dinâmica o travamento prejudica o funcionamento, por este motivo que ao se usar o tubo expansor (canetinha) o filtro secador/acumulador e encontrado na linha de baixa e não na de alta. Abraços
Prezado Rogério, Tenho um Santana 95 GLSI com ar que utilizo muito pouco, tem uns 7 anos que troquei todas as mangueiras do circuito de baixa e alta, assim como o filtro secador. Ele funcionou bem, mas de uns tempos para cá ele perdeu a eficiência, desconfio de falta de gás.Dai lhe pergunto. - Com este tempo seria tolerável esta perda (Micro vazamentos) ? - Ele foi mantido o R12, se eu quiser posso retirá-lo junto com o óleo e substituí-lo pelo R134a ? O óleo que esta nele é o mineral e não é compatível com o R134A que usa sintético. Imagino também que se deve trocar também o filtro secador, pois ele esta com a silica contaminada com óleo mineral. Imagino que isso deve ser bastante complicado né? Vi no site da Du Pont um retrofit onde indicam o ISCEON MO49, mas até em Belo Horizonte esta difícil de se conseguir este gás. Por outro lado não sei se eu teria também de trocar a expansora de bloco que foi projetada para R-12. Tenho um moderado conhecimento sobre refrigeração e tenho bastante ferramental, como o manifold, Solda oxiaceleno, EPI's, etc. Estou pensando comprar, apesar de usar isso tão pouco, uma bomba de vácuo de 7 cfm de duplo estágio, mas as que estou vendo são tudo importadas e creio que se precisar de assistencia e peças estarei ferrado. Estou namorando uma DOSIVAC...vc conhece? O que voce me sugere? Valeu ! ! !
Me desculpe a demora amigo, tive alguns problemas pessoais e faz tempo que não entro aqui, mas vamos lá. O fato de usar pouco o ar pode ter ocasionado micros vazamentos mesmo, isso devido ressecamento das conexões (orings), mas a melhor maneira de verificar isso é fazendo os testes e verificar a quantidade de fluido, como tem manifold verifique as pressões X temperatura que te dará uma ideia da situação. O Ideal é ligar o ar ao menos 1 vez na semana por alguns minutos, isso para lubrificar o sistema, verifique também possível vazamento no selo do compressor. - Retrofit significa atualização, o M049 é um Blend, ou seja, substituto para R12 e seria a melhor opção no seu caso, este assunto é bem polemico...rsss, pois algumas pessoas colocam R134 no sistema sem alterar quase nada, você está correto, na minha opinião o ideal é fazer a limpeza do sistema com R141b, trocar filtro, válvula de expansão como comentou também, se formos analisar até o próprio compressor irá sofrer com esta troca, pois o R134a trabalha com pressões superiores, as mangueiras são diferentes também, eu até concordo que as pessoas fazem e funciona, mas se for avaliar a vida útil e eficiência podem ficar prejudica. Me envie um email que te mando alguns textos sobre retrofit. - Bomba de vácuo para sistema automotivo pode ser até menor, na minha recicladora tem uma de 1,5 cfm que é suficiente para um sistema pequeno como o do carro, a DOSIVAC é legal também, alguns amigos usam a VULKAN ou SURYA que não é tão cara e muito boa, mas acredito que elas acabam se equivalendo. Abraços e precisando é só falar.
Rogerio Sata OK....Rogério Lhe agradeço pelo retorno. Curiosamente dias atrás conversando com um rapaz que mexe em ar automotivo também, ele me falou que usa colocar o R-134 direto no sistema, dai eu o questionei sobre a compatibilidade dele com óleo mineral como o Capella, ele ficou meio sem jeito mas disse que faz e não tem problemas. Eu se fosse fazer uma coisa desta no minimo iria trocar o óleo mineral pelo PAG e dar uma limpeza no sistema com o R-141B. Meu email é fireballspc@hotmail com Desde de já lhe agradeço pelo que puder me enviar, gosto muito deste ramo apesar de não viver em função dele, mas sempre que posso eu mesmo arrumo estes meus equipamentos como o do carro e refrigeradores lá de casa e de alguns parentes. Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Na pratica é isso mesmo que ocorre, o pessoal manda ver no R134a e boa, é claro que vai funcionar mas como citei jamais da mesma forma que com R12 e a longo prazo os problemas surgem, o problema é que as pessoas acham que ninguém reclama, na verdade só não voltam para reclamar. vou enviar o que tenho sobre o assunto. Abraços.
Boa noite Geraldo, só retirando e abrindo para saber o que ocorreu, procure um bom refrigerista que queira fazer isso, pois hoje em dia vão te oferecer a troca mesmo, mas existem pessoas que recondicionam compressores a preços modestos. Abraços
Muito bom e no caso de carros mais antigos como o santana quantum ano 1992 é totalmente diferente por ser carburado? Onde consigo um tutorial (aula) para este carro? Att: A. Ricardo.
Boa tarde Antonio, o sistema é o mesmo para qualquer carro, o que pode mudar nos mais antigos é o fluido utilizado, no caso o R12, que foi proibido a partir de 1989, mas muitos caso até 1994 ou mais, não tenho certeza, ainda foram equipados com sistemas com R12, outro detalhe foi o uso dos módulos de injeção, não entendo muito de mecânica mas mesmo o santana neste ano saiu com controle eletrônico no carburador e outros com injeção, mas mesmo assim no seu caso vai ter praticamente todos os componentes principais de controle, pressostato de alta e baixa, controle de temperatura, sendo assim o sistema funciona da mesma forma, me envie um email com o modelo especifico do seu carro que vou tentar achar o esquema elétrico da parte do ar para seu veiculo.
boa noite! Primeiro parabéns pelo seu trabalho. bom estou com um problema no meu carro o meu pressostato de 4 vias estava tendo vazamento, então, trocamos. mas agora quando liga o ar ele não aciona a primeira velocidade do eletrventilador e sim o 2 direto e não dispara mais mesmo quando a desligo o AC e temperatura do motor esteja baixo. até quando desligo o carro e ligo continua o eletrventilador ligado na 2 velocidade e só quando se tir a o conector do pressostato e que voltar normal. será que é problema é novo pressostato ou algum relé. obrigado
Me desculpe a demora, que caro é o seu, já peguei dois carros assim pois usei pressostato chineses e davam este problema, sugiro trocar e tentar comprar de outro fornecedor, se foi no mercado livre perigas ter comprado do mesmo fornecedor que peguei estes dois que deram problema. Abraços.
Olá Conceição, desde que seja PAG (POLIALQUILENOGLICOL) pode usar, não pode ser óleo mineral, cada fabricante de compressor determina a viscosidade, PAG 46, 100 ou 150, devemos tomar cuidado com isso, pois o r134a é usado em área comercial, e a viscosidade atende o automotivo e comercial também. Abraços
Parabens xara pelo video,so vi este video agora,pois acabei de me aposentar.Trabalhei parte da minha vida com sistema de ar condicionado central.Gostaria de saber qual e a faixa de superaquecimento e subresfriamento de ar automotivo se e o mesmo de self ou chiller.Super 5 a 8 graus e sub 2 a 10 graus
Bom dia Ademir, me desculpe a demora na resposta, gostei muito da sua pergunta, é bem técnica e do pouco que conheço de entalpia de sistemas o que posso dizer é que no veiculo isso pode sofrer uma boa variação, já em refrigeração comercial teremos um ambiente bem mais regular facilitando os cálculos, em veículos usando os mapas para os cálculos os valores podem variar bem, como mostra a animação, pra ter uma ideia na saída do compressor encontramos em media uns 70° e na entrada do condensador 60° e saída por volta de 55°, contando que a pressão esteja em 220PSI. Em alguns modelos o compressor fica bem próximo ao condensador outros não, o que faz com que o calor dentro do cofre do motor colabore com estas temperaturas, pois os componentes estarão expostos a temperaturas superiores a ambiente, já no evaporador contamos com uma carga térmica no interior do veiculo que pode variar muito de região e a troca de calor poderá variar, mas em condições de temperatura de 25° e pressão de 30PSI na entrada logo após a expansão do fluido teremos em media 1 a 2°C, variando na saída coletando já dentro do cofre do motor por volta de 30° podendo chegar até a entrada de sucção do compressor com temperaturas maiores, um outro detalhe e em veículos que usam válvula de expansão e tubo expansor de orifício fixo, variando a expansão do fluido, na válvula emfim na teoria podemos dizer que em media teremos um superaquecimento total e não ideal ou util
Rogerio Sata um outro detalhe e em veículos que usam válvula de expansão e tubo expansor de orifício fixo, variando a expansão do fluido, na válvula teremos um bom controle do fluido já no tubo isso muda, por este motivo usamos acumulador antes do evaporador evitando retorno de liquido, neste caso concorda que a situação do fluido irá mudar nestes pontos? emfim na teoria podemos dizer que em media teremos um superaquecimento total e não ideal ou útil em torno de 10 contando com temperatura de evaporação + saída do evaporador e subresfriamento em trono de 6 Graus, mas como citei é necessário um estudo e analise de cada sistema e não sou especialista neste assunto de cálculos pois me formei no SENAI em 1982... rssss, ou seja, a mente já não guarda tanta coisa, agradeço a pergunta que vale um bom vídeo explicando isso, espero que algum colega que conheça do mais assunto possa enriquecer a pergunta. Abraços
Em primeiro lugar parabens pelo video, muito bom! Gostaria de saber se sómente monitorando a pressão do sistema eu condigo precisar a quantidade de gas, ou a balança é indispensável nessas horas?
Boa noite Mauro, para saber somente recolhendo e pesando mesmo, aferir as pressões nos leva a analisar a eficiência do sistema de Ar, mas lembrando que é necessário verificar as temperaturas, usando uma tabela de pressãoXtemperatura podemos ter uma boa ideia do funcionamento correto do sistema. Abraços.
Rogério eu gostaria de saber se tem uma tabela de óleo para máquinas agrícolas e a linha pesada que é caminhao se tiver me dê uma dica .como comprar ou coisa assim por que alguns pela Internet mostra umas medidas um meio louco não sei se é o correto ou não me informar por gentileza. e outra qual é o valor desses cursos que vcs dão.
Boa noite Rogério! sou um apreciador do seus vídeos, eles são muitos úteis, estou entrando no ramos e com muita certeza terei muitas dúvidas, não querendo ser abusado poderei tirar essas dúvidas contigo? Desde já agradeço!
Boa tarde Rogério. Sou estudante do último ano de eng mecânica, e estou pensando em propor no meu tcc, a utilização de uma turbina heolica alimentada pelos gases de escape do motor, para alimentar o compressor do sistema de ar condicionado. Apesar de muito conhecimento teórico, nunca mexi com sistemas de condicionamento de ar e gostaria de saber de você se existe algum impedimento para esta ideia na prática. Desde já agradeço pela atenção.
Olá Felipe, não tenho conhecimentos de projetos para determinar os pontos desfavoráveis, mas se ajudar como informação o compressor do veiculo tem capacidade volumétrica em media de 150cc, retira do motor em media 3 HP de força, existem compressores atuais com sistema construtivo que possibilitam uma performance melhor, também projetos em carros hibridos usando compressores elétricos, mas nos dias de hoje com o uso do r134a as pressões de trabalho na linha de alta atingem a faixa de 350psi, portanto necessário saber se esta turbina vai conseguir gerar este trabalho no compressor, com relação a conter os gases do escape sabemos que impedir esta vazão acarreta problemas na compressão do motor, mas como disse não tenho conhecimentos teóricos tão profundos, não sei se ajuda em algo mas precisando é só entrar em contato. Abraços
Rogério é valido fazer o isolamento da tubulação do ar condicionado que para próximo ou ao lado do bloco do motor? ou o ganho com isto será muito pouco? se sim que produto poderia ser utilizado, devido a temperatura do bloco do motor?
Olá Tarcio, alguns modelos utilizam isolamento de mangueiras em alumínio para proteger e promover um isolamento, se seu veiculo não tem é porque no projeto já pensaram nisso, mas se colocar não irá mudar o bastante que compense o custo. Abraços
+Rogerio Sata , Obrigado, fiz esta pergunta pois existe um vídeo no you tube, que a canalização foi isolada e teoricamente deu um bom resultado, o que o dono no carro fez.Vejo no meu carro que a tubulação ela condensa a água pelo lado de fora da tubulação, sinal que á troca de calor com a parte exterior, então colocando o isolante esta situação minimizaria sensivelmente melhorando a eficiência do ar, que a situação na verdade é que quando o carro esta em movimento ele refrigera, razoavelmente bem, porém quando ele esta parado (como por exemplo em um engarrafamento) esta refrigeração cair sensivelmente. E a gente ta quase sempre engarrafado né!?rzrzrzrzrzr.... Obrigado!
Bom dia Tárcio, esta condensação é normal e mesmo isolando vai diminuir o contato do ar com a tubulação mas não a pressão interna, e quanto mais ocorrer a troca de calor na tubulação de baixa melhor, pois é o retorno do fluido e em nada vai influenciar a entrada deste fluido na válvula de expansão ou tubo expansor, não sei se assistiu mas tenho dois videos sobre termodinâmica que podem ajudar, é mais teórico mas explicam estes efeitos, se puder me passe o link deste vídeo que viu para eu dar uma olhada, eu acredito que se esta isolação fosse necessária os fabricantes fariam, pode ate ser que melhore, mas como disse pode ser minimo e por este motivo não justificar o investimento. Abraços
Rogerio boa noite, tive vendos seus videos e me dispertou curiosidade existe alguns ponto especial na tubulação do ar do carro para por mangueiras de regarga de gas, ,pois no compressor no pode ir gas liquido
Olá Hélio, não sei se entendi bem, mas a válvula de recarga pode ser instalada na mangueira de retorno ou n descarga, existem compressores que tem válvulas de recarga direto nele. Não podemos injetar liquido direto no compressor com sistema em funcionamento, se estiver desligado até pode, mas mesmo assim não é aconselhável devido ao arraste de óleo que o fluido irá realizar, em breve vou fazer um vídeo sobre este assunto, Abraços
Boa tarde amigo, aqui em SP eu compro em algumas lojas, depende muito do que preciso, mercado livre também atende bem, aqui compra na Everest com o Neno e Foxar. Não trabalho com instalação somente reparos. Abraços
Muito bom o vídeo parabéns. Gostaria de saber se existe um método para saber qual tipo de gás está no sistema. Ou se essa info está escrita em algum lugar no sistema de refrigeração. Obrigado
Olá Jonatan, nos carros atuais usa-se o R134A, em carros mais antigos o R12 que já foi descontinuado para o uso, em alguns veículos esta informação vem descrita em alguma plaqueta dentro do cofre do motor ou no capô, mas para saber é só olhar as conexões usadas para dar carga, para R134A usa-se conexões tipo engate rápido e para o R12 as conexões roscada semelhantes a refrigeração comercial. Só como exemplo de uma conexão para R12 - www.soar.com.br/produtos/000661.jpg e outra para R134A - www.soar.com.br/produtos/000665.jpg, Não sei se ajudei muito. Abraços
A conexão para carga é aquela da válvula shraider (a minha é roscada)? Tenho um Punto 2010 e sei que o R12 saiu desde +-97. Seria possível o R12 em um carro 2010? Grato pelo retorno.
Jonatan Allan Oliveira Souza Na verdade o acordo para não fabricação do R12 é de 1987 e até 1999 foi o prazo definido para as empresas se adequarem e iniciar novos projetos com o R134a, mas não sei dizer se após isso outros modelos podem ter saido com o R12, ms no seu caso tenho certeza absoluta que usa R134 e que tem válvulas de serviço do tipo engate rápido,a parte interna destas valvulas é do tipo shraider mesmo, elas tem uma tampa e são de tamanhos diferentes, a de tampa pequena de baixa e a maior de alta, as duas são rosqueadas, mas na parte externa das válvulas são lisas e com encaixe para os adaptadores do manômetro. Abraços
Ouvi falar também que o manifold para medição de pressão é diferente do manifold de um split por exemplo, isso procede? Ou posso usar qualquer manifold? Grato pela atenção.
Jonatan Allan Oliveira Souza Vai precisar de um manifold para o Fluido R134 que geralmente pode ser usado também com R12 e R22, já o split usa outro fluido, R410 ou R407 não sei exatamente, sem contar que irá precisar dos engates rápidos, alguns já são vendidos com os engates. Abraços
Gostaria de deixar a minha sugestão: Usem sempre os fluidos refrigerantes da FORANE, fabricados pela Arkema (multinacional francesa). A eficiência será notória! Cuidado com os fluidos "baratos" e de procedência duvidosa.
Num é preciso completar o óleo do compressor? Ex.: O gás vazou numa mangueira ou no selo, após resolvido o vazamento só faz a recarga e pronto? Ou tem que completar o óleo? Você tem uma tabela de quantidade de óleo para os compressores?
Francisco Morais sempre deve ser completado, não existe tabela, porém duas coisas podem acontecer falta de óleo o compressor trava, excesso o filtro entope, melhor perder um filtro que um compressor...
Óla Rogerio. Estou com uma duvida sobre uma manutenção e gostaria de saber se pode esclarecer minha duvida! Estou com um equipamento para manutenção do ar e o problema é o seguinte: Eu tiro as medidas das pressões de alta e de baixa e quando o ar está desligado as duas pressões se igualam entre 60 PSI. até ai tudo ok....quando liga o compressor a pressão de alta fica com 60 PSI e a de baixa com 0 PSI. Vejo isso como uma obstruçao do filtro secador certo? Minha duvida é sobre a pressão de alta, não deveria subir mais e dar um superaquecimento ja que todo fluido refrigerante se consentra nela e o compressor esta em funcionamento.. o compressor tambem esta com problema?
Bom dia Lucas, só para eu tentar entender melhor, me informe sua região e temperatura ambiente, e também qual o modelo do carro por favor. pelo que relata pode ser obstrução na linha de baixa, neste caso se usar válvula de expansão o filtro fica na linha de alta, se for tubo expansor fica na linha de baixa, alem do filtro pode ser obstrução na válvula ou tubo expansor ou mesmo tubulação obstruida, também verifique carga de fluido muito baixa, desta forma não ocorre o ciclo correto, verifique se o ciclo de acoplamento é curto ou longo, se for curto suspeite da carga e se for longo de entupimento na linha, agora muito importante antes de tudo isso, relata que o manômetro de baixa fica em zero e mesmo assim o compressor continua acoplado, verifique o pressostato ou transdutor, pois abaixo de 28 psi ele deve cortar a alimentação do compressor, isso para não deixar ele funcionar sem fluido (se for este o caso), colete a pressão na saída deste componente, basta desconectar a peça pois ali terá uma válvula shareder, retire a peça (não vai perder o fluido), use a conexão da mangueira sem o adaptador automotivo ou se for necessário outro adaptador para a conexão que vai encontrar, isso porque pode ser que ali consiga verificar uma pressão superior a 28 psi que permite que o componente arme o compressor, pergunto do modelo pelas diferenças que pode ter em cada carro e da região para saber que temperatura tem por ai e saber se os 60 psi correspondem a temperatura de 16 C° na tabela de pressões o que me leva a creditar que teria de 18 a 20 Graus no seu ambiente. Abraços.
ola rogerio excelente aula,mas fiquei com uma duvida nesta simulação :no inicio do video quando vc mostra o compressor existem duas valvulas , e essas duas se abrem e fecham no mesmo momento?o correto nao seria quando uma se abre a outra se fecha ?(compressão e admissão).gostaria que quando fosse possivel me esclarecer
parabens pelo video. uma duvida e ajuda. meu ar foi feito o teste de fazamento injetando ar e depois a vacuo. nao tinha nada, ligo o ar, percebo a mudança na marcha lenta do carro, a ventoinha do ar liga, o compressor so liga quando ligo o positivo do ar direto no positivo do alternador, logo a embreagem do ar liga e o carro gela. detalhe o compressor fica com barrulho como se a correia estivesse bamba. como resolver o problema do ar ligando apenas direto, o termostato ou pressostato° como fazer testes em cada um. abraços
no sistema de ar condicionado do monza 86, creio eu que é uns ou o primeiro sistema de ar condicionado automotivo, tenho uma duvida ! é o pressostato de baixa que desliga e liga o compressor quando atingi uma determinada temperatura, que nem um termostato de geladeira ?
Parabéns amigo pelo seu canal. Uma dúvida. Eu tenho um corsa joy. O ar condicionado está perdendo rendimento , levei a uma oficina e o rapaz falou que meu compressor está perdendo compressão, e que não existe reparo, me oferecendo o reparo com um novo por 1300,00. Essa informação procede?
Me desculpe a demora Everton, espero que tenha resolvido o problema. Olha fica difícil dizer se procede ou não, pode acontecer sim, mas antes é necessário avaliar outros fatores antes de condenar o compressor, me envie um email caso ainda esteja com este problema e me explique o aconteceu com o carro até chegar neste ponto. Abraços
Valeu Rogério nota 10. Você explicou muito bem sobre o funcionamento de um ar condicionado automotivo que é mais complexo do que os ar condicionado doméstico. E com a ajuda do vídeo que mostra as várias etapas de funcionamento, ficou excelente o entendimento.
Rogério Sata,muito obrigado por esta excelente aula. Tive uma noção melhor ainda do que em outros vídeos .Muito bem elaborada e com material de excelência.
Ganhou mais um inscrito .
Bom dia Rogério, agradeço o retorno e as indicações. E parabéns pelos vídeos. Legal poder ter a ajuda com quem entende do assunto.
Olá Marco, eu é que agradeço por ter assistido, se precisar é só entrar em contato, nesta área estamos sempre aprendendo, acredito que ninguém sabe tudo mas juntos podemos muito mais. Abraços
BELEZA MUITO BOM GOSTEI DA MATÉRIA, TEM UM COTEÚDO MUITO IMPORTANTE. CONTINUE ASSIM.
Eu é que agradeço amigo pelo tempo que dispensou para assistir o vídeo. Abraços
Muito obrigado pelo compartilhamento. Vc. é um bom Professor e suas aulas serão muito úteis! Abs
gostaria de parabenizar o Rogério e equipe pelos vídeos postados tem me ajudado muito a compreender tudo sobre ar condicionado automotivo.
gostei muito Rogério, sou técnico em refrigeração e eletromecânico dono de oficina em João pessoa- PB.
Deus abençoe sempre sua vida e te dê muita saúde e paz!
parabens Rogerio por esse vídeo super explicado, sou refrigerista de equipamento domestico e precisava mesmo enriquecer meus conhecimento sobre o a linha automotiva. e consegui graças ao dito vídeo. PARABÉNS E OBRIGADO POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.
Boa noite Rogério parabéns pelo vídeo meu amigo
Rogerio,
Bom dia,
Excelente animação, tem uma didática muito boa e da pra compreender bem o funcionamento.Parabéns pelo vídeo.
Eu é que agradeço por ter assistido e comentado, em breve tentarei postar outros. Abraços
Cara! sem palavras, muito bom. Sou leigo, mas verificando no meu carro, quando LIGO o ar que já não está funcionando, notei que a embreagem do compressor não acionava. Pensei que fosse defeito elétrico, lembrando que os fusíveis estão perfeitos. pois vendo essa aula sobre pressostato de alta e baixa, entendi o motivo pela qual não tem faze "eletricidade" no terminal do compressor. Obrigado pela dica.
Obrigado por assistir, veja o outro vídeo que fiz sobre eletricidade básica, lembrando que se tiver um vazamento e o sistema já estiver sem fluido o pressostato não irá atuar, ele trabalha normalmente fechado, mas sem pressão fica aberto, verifique isso OK.
+Rogerio Sata
entendo... Mas o mesmo acontece com o eletro ventilador? ou seja ele também só dispara com o auxílio do pressostato?
obrigado.
Boa noite Ricardo, assista este video caso ainda não o tenha feito, após isso tiro alguma duvida que restar OK, abraços... ruclips.net/video/w2EtDvNsK2Y/видео.html
Assisti o vídeo. Mas no que entendi o eletro ventilador acionaria pelo menos a primeira velocidade sem o auxílio do pressostato. É isso?
Pois eu já olhei todos os fusíveis e relés e todos estão bons. Suspeitei também do termostato na CX de ventilação do obtáculo, mas acredito que não seja ele, pois o mesmo trabalha NF.
Pode me ajudar? Obg.
Opa Ricardo, fico feliz que tenha entendido e conseguido chegar ao defeito, precisando é só entrar em contato fique a vontade. Abraços
Ola Rogerio Sata. Achei o video excelente e sua explicação para o entendimento foi fundamental. Obrigado por te-lo disponibilizado e parabens ao professor Fernandes do Senai-CE pelo video muito bem elaborado. Compartilhei pelo facebook e me inscrevi em seu canal.
Olá Lourival, obrigado por dispensar seu tempo para assistir ao vídeo e por compartilhar com outras pessoas as informações, se quiser pode entrar em contato com o Prof. Fernandes pois ele tem inúmeros arquivos sobre o assunto e disponibiliza gratuitamente também. Conhecimento é muito bom e compartilhar o pouco que sabemos é melhor ainda. Abraços.
Lourival Roldan Olá Lourival obrigado pelas palavras caso voce queira mande um e-mail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar os links com as animações em flash.
fernandes.
+Lourival Roldan LINK animações em flash
1drv.ms/1JfvXOq
1drv.ms/1NdDyeQ
Oi Rogerio, trabalho com refrigeração domestica e assistindo o seu vídeo vou mi atualizar em auto motiva também, muito explicativo os seus vídeos.
Legal Reinaldo, vai fundo que é uma área muito bacana. Qualquer coisa me chame no watts 11999650233. Abraços
Prof. Parabéns pela aula show de bola, muito bem explicativo e pela iniciativa, Agora me referindo ao esquema dar para ver que ainda é um esquema muito arcaico mesmo sendo utilizado hj nos carros mais novos dar para ver claramente que com tanta tecnologia na mão o esquema ainda permanece o mesmo das décadas passadas, Também fica claro que ninguém se quer pensou em diminuir o esquema compactando o máximo possível. alias sem depender até mesmo da rotação do motor a combustão ou seja até hj o Ar condicionado só funciona se o motor do carro tiver ligado, o compressor poderia funcionar normalmente apenas com 12 v, e nada mais, já temos casos de carro Elétricos que o compressor de ar condicionado é elétrico sem precisar do torque do motor a combustão, ou seja a impressão que dar é vamos fazer o mais fácil de maneira que gaste mais em peças e com maior manutenção e o pior de tudo com maior consumo de COMBUSTÍVEL. Aff.
muito bom pessoas que compartilha com nos seus conhecimentos parabens professor rogerio sata e professor fernandes gracas a vcs to exercendo mais uma profissao q e arcondicionado automotivo e assim vivendo melhor deus os abencoe
Olá Marcio, fico muito feliz que nosso trabalho inspire as pessoas e elas tenham sucesso como você. Abraços
valeu me ajudou muito trabalho com split e quero migrar para ar automotivo . obrigado otima aula.
ótima explicação para pessoas que estão iniciando na área .
Só posso dizer " Parabéns , Parabéns, Parabéns " Ótimo vídeo e Ótima explicação !!! Sou seguidor do seu canal , Abraço !!!
Parabéns pelo video e por compartilhar para os interessados, um abração do bijú
Maravilha de aula. Nota 1000
EU DESISTI DE UM CURSO DE AUTO ELÉTRICA QUANDO PERCEBI E OUVI O PROFESSOR DIZER QUE A GENTE SO IA GANHAR DINHEIRO SE APRENDESSE AS ARTIMANHAS PERGUNTEI ELE DISSE A A GENTE PUXA UM FEIOSINHO AQUI OUTRO ALI E NÃO DEIXA O CLIENTE VER AÍ ELE PAGA O PREÇO QUE A GENTE COBRAR EU SAI FORA EU QUERIA TRABALHAR E NÃO ROUBAR.
Não desista meu amigo. Se realmente quer seguir essa profissão, sugiro que vc procure um curso bom de referência, com professores capacitados e comprometidos que realmente te ensinem a resolver os problemas dos clientes e não a dar mais problemas. Fica com Deus
Gostei muito bom ser onesto
Eu sou um micro empresário e dependo muito de pessoas
i realize I'm kinda randomly asking but does anybody know a good website to watch new movies online ?
@Zakai Gatlin flixportal xD
@Huxley Kylo thank you, I signed up and it seems like they got a lot of movies there =) I appreciate it !!
Otimo video amigo, tirou varias duvidas que eu tinha sobre o sistema de ar condicionado
Parabens..
parabens pelo video bem detalhado...
Bom pra nois nos aperfeiçoar mais ainda no ar condicionado automotivo
Olá Jeferson, agradeço por acompanhar os vídeos. Abraços
Meu parabéns meu parceiro meu sonho e poder fazer u curso com vc e só vale se for com vc parabéns vc domina o ramo
Excelente aula parabéns
Um excelente curso, parabéns.
Otíma video aula meus parabéns.
Obrigado por assistir amigo
show de bola. até mesmo para um leigo no assunto assisti o video para poder entender como funciona esse sistema do ar automotivo ,e se você poder me ajudar agradeço, e que meu peugeot 206 1.0 16v. esta com um lado saindo ar gelado eo meu lado no caso do motorista esta ar normal ou seja sem ser refrigerado...e como ja fui enrrolado em oficinas procuro saber tudo primeiro para depois ir para uma e mandar fazer o concerto porque infelizmente existem poucos que sejam sinceros e corretos....fico grato pela sua atenção...
o aprender,é sempre fazer algo novo acontecer na vida...
boa noite muito legal ajuda bastante a entender ..
Muito bom, parabens Rogerio. aprendi muito sobre refrigeração automotivo, muito obrigado...
Cara, muito obrigado por esse video, que material fantastico.
Silverton Correa
Espero que te ajude Silverton, agradeço por ter assistido, qualquer duvida entre em contato, terei o maior prazer em tentar ajudar. Abraços.
os professores do senai estao presisando de um arquivo tao rico parabens rogerio
Vandilson Leal Caro Vandilson mande um e-mail para fernandesfo@yahoo.com.br para eu enviar essa e outras animações originais em flash.
Fernandes SENAI Ceará
+Vandilson Leal Caro amigo veja essa vídeo aula link 2 arquivos da animação flash ar condicionado automotivo com áudio
1drv.ms/1NdDyeQ
Fernandes.
Parabéns pela iniciativa
Muito bom gostei de mas da animação
OLA ROGÉRIO PARABÊNS PELO CANAL E PELA EXPLICAÇÃO, TEM OUTROS VIDEOS EXPLICANDO O PASSO A PASSO DE INSTALAÇÃO E ADAPTAÇÃO, BITOLAS DOS FIOS, COMPONENTES E PEÇAS E QUAL A PROPORÇÃO EXATA DE LÍQUIDO REFRIGERANTE E O OLÉO ESTA NO TEU CANAL? TENHO INTERESSE.
amigao sua aula foi simplismente show,ganhou joinha , gostaria muito de uma aula como os atuais ,obs em vez de pressostato o atuais transdutores de pressao esse que o sr mecionou ai.blz, gostaria de saber como ele funciona ,obrigado e boa noite
Olá Jaques, que bom que gostou, acesse a outra versão deste vídeo com mais detalhes e baixe os dois arquivos para simular o funcionamento, neste segundo tem mais detalhes sobre as pressões e sobre o transdutor, mas em breve vou tentar postar um vídeo explicando a diferença dos dois no funcionamento ok. ruclips.net/video/ggGAEzBpQ-w/видео.html&feature=iv&src_vid=1W1m2eyRw6I&annotation_id=annotation_286389111
esta de parabens Rogerio,estava colocando gas no meu monsa,coloquei uma garafa de 750 ml; e não dava a pressão,pode me dizer em media quantos kg o monza nesscessita. ou e so acompanhar a pressão alta e baixa do sistema.
Pow seu Rogerio, muito obrigado pela aula! eu esta precisando, parabéns pelo seu trabalho .
Obrigado Marcos, baixe o arquivo que está no link e o manual de manutenção que disponibilizei, e pode chamar quando precisar. Abraços
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Parabéns!!!!
Muito bomm o vídeo. .top Parabéns.
excelente demonstração,muito proveitoso
olá PARABENS pelo vídeos Tenho polo 03 compressor as vezes aciona as vezes não... complicado na minha cidade já fui em mais de dez oficinas com outras séries de problemas e ainda não estou satisfeito com ar do carro não gela em altas temperaturas.
Obrigado...
otima video aula, obrigado, e normal tenho um ac da Valeo, frances quando vc deixa no mais gelado e no ar fraco o ar fica atracando e desatracando + ou - a cada 1 min, isso nao danifica a embreagem magnettica?
ADOREI ! MUITO BOA ESSA AULA!!!
parabéns pelo trabalho!!! a pressão sobe por falta de refrigeração dos ventiladores certo? mas quando está funcionando normal pode ser defeito no pressostato de arrefecimento tbm?
Bem explicado .tanto na animação e na explicação.
Boa tarde Rogério,gostei muito do arquivo e das informações contidas em seu vídeo, porém, também gostaria de saber como seria o funcionamento do condicionador de ar com excesso ou falta de gás refrigerante no sistema,formas de verificação do sistema,equipamentos de medição para verificar pressão, temperatura e quantidade de gás refrigerante e etc.
+Edinho Silva Caro amigo veja essa vídeo aula link 2 arquivos da animação flash ar condicionado automotivo com áudio
1drv.ms/1NdDyeQ
Fernandes.
parabens meu amigo!obrigado por compartilhar conhecimento!
Muito bem elaborado, obrigado pela aula.
perfeita essas aulas obrigado!!!!!
muito obrigado amigo muito bem explicado querido merece um Layk👍
Obrigado Paulo.
rogerio o arquivo ainda esta disponivel?
Rogério muito boa a sua explicação, parabéns. Tire-me uma dúvida o presssostato seria o responsável pela entrada de funcionamento do compressor, juntamente com o relê?
Olá Jorge, é isso mesmo, o pressostato atua em 3 níveis, quando o sistema está pressurizado ele está fechado e deixa passar o sinal para alimentar o rele, se a pressão sobe muito ele corta a alimentação, se fica muito abaixo também corta e também é responsável pelo acionamento da segunda velocidade do eletroventilador, nos carros mais novos se usa transdutor de pressão, que funciona diretamente com o modulo, enviando sinais para cada uma destas funções, tenho um vídeo de elétrica básica que comenta sobre isso. Abraços
Muito obrigado, Rogério pela sua atenção, irei ver esse vídeo que fala de elétrica para ver se consigo descobrir por que o meu compressor não aciona. Grato Jorge Luis
Muito boa sua explicação. Parabéns!
Rogerio, muito boa a explanação, me tire uma dúvida, o óleo do ar condicionado fica apenas dentro do compressor ok? para colocar óleo no compressor somente pelo próprio compressor ou pela tubulação do gás? o pessoal da Audi disse que coloca o óleo do compressor pela tubulação de gás. qual a quantidade de óleo tem que ter na tubulação de gás?
Olá Renato, me desculpe a demora, o óleo no sistema automotivo circula por todo o sistema, isso porque os compressores automotivos são de cárter aberto, isso é normal. Em alguns modelos de compressores temos uma entrada para inserir o óleo em outros não, no momento do vácuo podemos inserir o óleo faltante ou mesmo na carga do fluido, a quantidade vai depender do que ocorreu no veiculo, se foi uma limpeza total colocamos entre 150 a 200 ml em veículos leves, na linha pesada isso pode aumentar dependendo do fabricante, se for um vazamento, troca de componente usamos uma tabela de estimativa para cadas caso, 50 ml na troca do condensador, 30 a 40 ml para uma mangueira e por ai vai. Mas entenda, não temos como precisar quanto de óleo o sistema já contem, neste caso todo cuidado é pouco, pois podemos colocar a mais ou deixar faltando, o melhor dos mundos é fazer a revisão total, limpeza total com r141b e inserir a quantidade correta de óleo, esta parte é chata mesmo e prega muias peças em nós. Abraços.
rogerio sobre o filtro secador, quais os problemas q podem ocorrer nesta peça, e tambem na valvula de expançao
Bom dia Nunes, o problema mais comum é a saturação do filtro causando entupimento, o filtro tem a função de reter as partículas geradas pelo desgaste do compressor, reter a umidade e nos casos que se usa tubo expansor ser acumulador de liquido, se estiver entupido irá promover a obstrução a passagem do fluido, poderá perceber isso manualmente, colocando a mão na saída do filtro sentirá que está congelando, e irá verificar um aumento na pressão de alta e queda na pressão de baixa. Em alguns modelos o filtro pode ser reparado trocando-se o elemento secante (Zeolito antes usava-se silicagel), mas nem todos modelos permitem esta manutenção.
Na válvula de expansão os defeitos comuns é o travamento deste componente, se travar muito aberta teremos um aumento do fluido entrando no evaporador e não haverá tempo de ser vaporizado, podendo ocorrer o retorno de liquido ao compressor e provocar o calço hidráulico e danificar o componente, se travar fechada não teremos rendimento pela falta de entrada do fluido no evaporador, como a válvula controla isso de forma dinâmica o travamento prejudica o funcionamento, por este motivo que ao se usar o tubo expansor (canetinha) o filtro secador/acumulador e encontrado na linha de baixa e não na de alta. Abraços
Rogerio Sata
valeu ajudou de mais, parabens
Prezado Rogério,
Tenho um Santana 95 GLSI com ar que utilizo muito pouco, tem uns 7 anos que troquei todas as mangueiras do circuito de baixa e alta, assim como o filtro secador.
Ele funcionou bem, mas de uns tempos para cá ele perdeu a eficiência, desconfio de falta de gás.Dai lhe pergunto.
- Com este tempo seria tolerável esta perda (Micro vazamentos) ?
- Ele foi mantido o R12, se eu quiser posso retirá-lo junto com o óleo e substituí-lo pelo R134a ? O óleo que esta nele é o mineral e não é compatível com o R134A que usa sintético. Imagino também que se deve trocar também o filtro secador, pois ele esta com a silica contaminada com óleo mineral.
Imagino que isso deve ser bastante complicado né?
Vi no site da Du Pont um retrofit onde indicam o ISCEON MO49, mas até em Belo Horizonte esta difícil de se conseguir este gás.
Por outro lado não sei se eu teria também de trocar a expansora de bloco que foi projetada para R-12.
Tenho um moderado conhecimento sobre refrigeração e tenho bastante ferramental, como o manifold, Solda oxiaceleno, EPI's, etc.
Estou pensando comprar, apesar de usar isso tão pouco, uma bomba de vácuo de 7 cfm de duplo estágio, mas as que estou vendo são tudo importadas e creio que se precisar de assistencia e peças estarei ferrado. Estou namorando uma DOSIVAC...vc conhece?
O que voce me sugere?
Valeu ! ! !
Me desculpe a demora amigo, tive alguns problemas pessoais e faz tempo que não entro aqui, mas vamos lá.
O fato de usar pouco o ar pode ter ocasionado micros vazamentos mesmo, isso devido ressecamento das conexões (orings), mas a melhor maneira de verificar isso é fazendo os testes e verificar a quantidade de fluido, como tem manifold verifique as pressões X temperatura que te dará uma ideia da situação. O Ideal é ligar o ar ao menos 1 vez na semana por alguns minutos, isso para lubrificar o sistema, verifique também possível vazamento no selo do compressor.
- Retrofit significa atualização, o M049 é um Blend, ou seja, substituto para R12 e seria a melhor opção no seu caso, este assunto é bem polemico...rsss, pois algumas pessoas colocam R134 no sistema sem alterar quase nada, você está correto, na minha opinião o ideal é fazer a limpeza do sistema com R141b, trocar filtro, válvula de expansão como comentou também, se formos analisar até o próprio compressor irá sofrer com esta troca, pois o R134a trabalha com pressões superiores, as mangueiras são diferentes também, eu até concordo que as pessoas fazem e funciona, mas se for avaliar a vida útil e eficiência podem ficar prejudica. Me envie um email que te mando alguns textos sobre retrofit.
- Bomba de vácuo para sistema automotivo pode ser até menor, na minha recicladora tem uma de 1,5 cfm que é suficiente para um sistema pequeno como o do carro, a DOSIVAC é legal também, alguns amigos usam a VULKAN ou SURYA que não é tão cara e muito boa, mas acredito que elas acabam se equivalendo. Abraços e precisando é só falar.
Rogerio Sata OK....Rogério
Lhe agradeço pelo retorno.
Curiosamente dias atrás conversando com um rapaz que mexe em ar automotivo também, ele me falou que usa colocar o R-134 direto no sistema, dai eu o questionei sobre a compatibilidade dele com óleo mineral como o Capella, ele ficou meio sem jeito mas disse que faz e não tem problemas.
Eu se fosse fazer uma coisa desta no minimo iria trocar o óleo mineral pelo PAG e dar uma limpeza no sistema com o R-141B.
Meu email é fireballspc@hotmail com
Desde de já lhe agradeço pelo que puder me enviar, gosto muito deste ramo apesar de não viver em função dele, mas sempre que posso eu mesmo arrumo estes meus equipamentos como o do carro e refrigeradores lá de casa e de alguns parentes.
Valeu ! ! !
Fireballspc SPC Na pratica é isso mesmo que ocorre, o pessoal manda ver no R134a e boa, é claro que vai funcionar mas como citei jamais da mesma forma que com R12 e a longo prazo os problemas surgem, o problema é que as pessoas acham que ninguém reclama, na verdade só não voltam para reclamar. vou enviar o que tenho sobre o assunto. Abraços.
Boa aula obg sempre 😊
Rogerio se videos me ajudou muito obrigado
Que bom, aguarde que tentarei postar outros com mais informações. Obrigado
Excelente vídeo, parabéns! Tenho um voyage quadrado com ac de fábrica, mas não funciona pois o compressor travou. Tem como recuperar o compressor?
Boa noite Geraldo, só retirando e abrindo para saber o que ocorreu, procure um bom refrigerista que queira fazer isso, pois hoje em dia vão te oferecer a troca mesmo, mas existem pessoas que recondicionam compressores a preços modestos. Abraços
Valeu obrigado!
Muito bom e no caso de carros mais antigos como o santana quantum ano 1992 é totalmente diferente por ser carburado? Onde consigo um tutorial (aula) para este carro? Att: A. Ricardo.
Boa tarde Antonio, o sistema é o mesmo para qualquer carro, o que pode mudar nos mais antigos é o fluido utilizado, no caso o R12, que foi proibido a partir de 1989, mas muitos caso até 1994 ou mais, não tenho certeza, ainda foram equipados com sistemas com R12, outro detalhe foi o uso dos módulos de injeção, não entendo muito de mecânica mas mesmo o santana neste ano saiu com controle eletrônico no carburador e outros com injeção, mas mesmo assim no seu caso vai ter praticamente todos os componentes principais de controle, pressostato de alta e baixa, controle de temperatura, sendo assim o sistema funciona da mesma forma, me envie um email com o modelo especifico do seu carro que vou tentar achar o esquema elétrico da parte do ar para seu veiculo.
boa noite! Primeiro parabéns pelo seu trabalho. bom estou com um problema no meu carro o meu pressostato de 4 vias estava tendo vazamento, então, trocamos. mas agora quando liga o ar ele não aciona a primeira velocidade do eletrventilador e sim o 2 direto e não dispara mais mesmo quando a desligo o AC e temperatura do motor esteja baixo. até quando desligo o carro e ligo continua o eletrventilador ligado na 2 velocidade e só quando se tir a o conector do pressostato e que voltar normal. será que é problema é novo pressostato ou algum relé. obrigado
Me desculpe a demora, que caro é o seu, já peguei dois carros assim pois usei pressostato chineses e davam este problema, sugiro trocar e tentar comprar de outro fornecedor, se foi no mercado livre perigas ter comprado do mesmo fornecedor que peguei estes dois que deram problema. Abraços.
parabéns pelo vídeo qual oleo você indica HB32 pag100 pag46
Olá Conceição, desde que seja PAG (POLIALQUILENOGLICOL) pode usar, não pode ser óleo mineral, cada fabricante de compressor determina a viscosidade, PAG 46, 100 ou 150, devemos tomar cuidado com isso, pois o r134a é usado em área comercial, e a viscosidade atende o automotivo e comercial também. Abraços
Conceicaogalbiati galbiati :bom moça eu nao sou ele mais tambem trabalho com ar,aqui na minja oficina usamos o oleo PAG 100.
Parabens xara pelo video,so vi este video agora,pois acabei de me aposentar.Trabalhei parte da minha vida com sistema de ar condicionado central.Gostaria de saber qual e a faixa de superaquecimento e subresfriamento de ar automotivo se e o mesmo de self ou chiller.Super 5 a 8 graus e sub 2 a 10 graus
Bom dia Ademir, me desculpe a demora na resposta, gostei muito da sua pergunta, é bem técnica e do pouco que conheço de entalpia de sistemas o que posso dizer é que no veiculo isso pode sofrer uma boa variação, já em refrigeração comercial teremos um ambiente bem mais regular facilitando os cálculos, em veículos usando os mapas para os cálculos os valores podem variar bem, como mostra a animação, pra ter uma ideia na saída do compressor encontramos em media uns 70° e na entrada do condensador 60° e saída por volta de 55°, contando que a pressão esteja em 220PSI. Em alguns modelos o compressor fica bem próximo ao condensador outros não, o que faz com que o calor dentro do cofre do motor colabore com estas temperaturas, pois os componentes estarão expostos a temperaturas superiores a ambiente, já no evaporador contamos com uma carga térmica no interior do veiculo que pode variar muito de região e a troca de calor poderá variar, mas em condições de temperatura de 25° e pressão de 30PSI na entrada logo após a expansão do fluido teremos em media 1 a 2°C, variando na saída coletando já dentro do cofre do motor por volta de 30° podendo chegar até a entrada de sucção do compressor com temperaturas maiores, um outro detalhe e em veículos que usam válvula de expansão e tubo expansor de orifício fixo, variando a expansão do fluido, na válvula emfim na teoria podemos dizer que em media teremos um superaquecimento total e não ideal ou util
Rogerio Sata um outro detalhe e em veículos que usam válvula de expansão e tubo expansor de orifício fixo, variando a expansão do fluido, na válvula teremos um bom controle do fluido já no tubo isso muda, por este motivo usamos acumulador antes do evaporador evitando retorno de liquido, neste caso concorda que a situação do fluido irá mudar nestes pontos? emfim na teoria podemos dizer que em media teremos um superaquecimento total e não ideal ou útil em torno de 10 contando com temperatura de evaporação + saída do evaporador e subresfriamento em trono de 6 Graus, mas como citei é necessário um estudo e analise de cada sistema e não sou especialista neste assunto de cálculos pois me formei no SENAI em 1982... rssss, ou seja, a mente já não guarda tanta coisa, agradeço a pergunta que vale um bom vídeo explicando isso, espero que algum colega que conheça do mais assunto possa enriquecer a pergunta. Abraços
Parabens pela explanacao,fiquei muito satisfeito.Muito obrigado
Em primeiro lugar parabens pelo video, muito bom! Gostaria de saber se sómente monitorando a pressão do sistema eu condigo precisar a quantidade de gas, ou a balança é indispensável nessas horas?
Boa noite Mauro, para saber somente recolhendo e pesando mesmo, aferir as pressões nos leva a analisar a eficiência do sistema de Ar, mas lembrando que é necessário verificar as temperaturas, usando uma tabela de pressãoXtemperatura podemos ter uma boa ideia do funcionamento correto do sistema. Abraços.
Excelente aula !!!
Parabéns meu amigo muito be. Explicado.
Rogério qual esses compressores pode trabalhar até que temperatura negativa
parabéns muito bem explicado
Olá Nagela, obrigado por assistir. Abraços
Rogerio muito obrigado pelo video
Que isso Luis, eu é que agradeço por ter assistido e comentado. Precisando é só entrar em contato
Melhor video ate hj
Boa noite Rogerio !!! Eu adorei esta animação gostaria que vc manda-se para mim esta animação. agradeço e parabéns...
Pode solicitar ao Prof. Fernandes, fernades.fo@yahoo.com.br. Ele é muito gente boa e vai te enviar esta e tantas outras. Abraços
Obrigado Parabéns pela aula.
Rogério eu gostaria de saber se tem uma tabela de óleo para máquinas agrícolas e a linha pesada que é caminhao se tiver me dê uma dica .como comprar ou coisa assim por que alguns pela Internet mostra umas medidas um meio louco não sei se é o correto ou não me informar por gentileza. e outra qual é o valor desses cursos que vcs dão.
Boa noite Rogério!
sou um apreciador do seus vídeos, eles são muitos úteis, estou entrando no ramos e com muita certeza terei muitas dúvidas, não querendo ser abusado poderei tirar essas dúvidas contigo?
Desde já agradeço!
Boa tarde Rogério. Sou estudante do último ano de eng mecânica, e estou pensando em propor no meu tcc, a utilização de uma turbina heolica alimentada pelos gases de escape do motor, para alimentar o compressor do sistema de ar condicionado. Apesar de muito conhecimento teórico, nunca mexi com sistemas de condicionamento de ar e gostaria de saber de você se existe algum impedimento para esta ideia na prática. Desde já agradeço pela atenção.
Olá Felipe, não tenho conhecimentos de projetos para determinar os pontos desfavoráveis, mas se ajudar como informação o compressor do veiculo tem capacidade volumétrica em media de 150cc, retira do motor em media 3 HP de força, existem compressores atuais com sistema construtivo que possibilitam uma performance melhor, também projetos em carros hibridos usando compressores elétricos, mas nos dias de hoje com o uso do r134a as pressões de trabalho na linha de alta atingem a faixa de 350psi, portanto necessário saber se esta turbina vai conseguir gerar este trabalho no compressor, com relação a conter os gases do escape sabemos que impedir esta vazão acarreta problemas na compressão do motor, mas como disse não tenho conhecimentos teóricos tão profundos, não sei se ajuda em algo mas precisando é só entrar em contato. Abraços
Rogério é valido fazer o isolamento da tubulação do ar condicionado que para próximo ou ao lado do bloco do motor? ou o ganho com isto será muito pouco? se sim que produto poderia ser utilizado, devido a temperatura do bloco do motor?
Olá Tarcio, alguns modelos utilizam isolamento de mangueiras em alumínio para proteger e promover um isolamento, se seu veiculo não tem é porque no projeto já pensaram nisso, mas se colocar não irá mudar o bastante que compense o custo. Abraços
+Rogerio Sata , Obrigado, fiz esta pergunta pois existe um vídeo no you tube, que a canalização foi isolada e teoricamente deu um bom resultado, o que o dono no carro fez.Vejo no meu carro que a tubulação ela condensa a água pelo lado de fora da tubulação, sinal que á troca de calor com a parte exterior, então colocando o isolante esta situação minimizaria sensivelmente melhorando a eficiência do ar, que a situação na verdade é que quando o carro esta em movimento ele refrigera, razoavelmente bem, porém quando ele esta parado (como por exemplo em um engarrafamento) esta refrigeração cair sensivelmente. E a gente ta quase sempre engarrafado né!?rzrzrzrzrzr.... Obrigado!
Bom dia Tárcio, esta condensação é normal e mesmo isolando vai diminuir o contato do ar com a tubulação mas não a pressão interna, e quanto mais ocorrer a troca de calor na tubulação de baixa melhor, pois é o retorno do fluido e em nada vai influenciar a entrada deste fluido na válvula de expansão ou tubo expansor, não sei se assistiu mas tenho dois videos sobre termodinâmica que podem ajudar, é mais teórico mas explicam estes efeitos, se puder me passe o link deste vídeo que viu para eu dar uma olhada, eu acredito que se esta isolação fosse necessária os fabricantes fariam, pode ate ser que melhore, mas como disse pode ser minimo e por este motivo não justificar o investimento. Abraços
Muito obrigado.perfeita sua explicação
Rogerio boa noite, tive vendos seus videos e me dispertou curiosidade existe alguns ponto especial na tubulação do ar do carro para por mangueiras de regarga de gas, ,pois no compressor no pode ir gas liquido
Olá Hélio, não sei se entendi bem, mas a válvula de recarga pode ser instalada na mangueira de retorno ou n descarga, existem compressores que tem válvulas de recarga direto nele. Não podemos injetar liquido direto no compressor com sistema em funcionamento, se estiver desligado até pode, mas mesmo assim não é aconselhável devido ao arraste de óleo que o fluido irá realizar, em breve vou fazer um vídeo sobre este assunto, Abraços
Muito bem explicado. Tenho intenção de fazer um curso desse, seria necessário eu fazer um curso de eletricista de auto primeiro?
Olá Altair, não tem necessidade pois passamos todo conceito de elétrica voltado ao veiculo que já te dá uma base legal para atuar na área. Abraços
onde vc compra material para ar condicionado, tipo ferramentas e produtos para instalação e manutenção?
Boa tarde amigo, aqui em SP eu compro em algumas lojas, depende muito do que preciso, mercado livre também atende bem, aqui compra na Everest com o Neno e Foxar. Não trabalho com instalação somente reparos. Abraços
Muito bom o vídeo parabéns.
Gostaria de saber se existe um método para saber qual tipo de gás está no sistema.
Ou se essa info está escrita em algum lugar no sistema de refrigeração. Obrigado
Olá Jonatan, nos carros atuais usa-se o R134A, em carros mais antigos o R12 que já foi descontinuado para o uso, em alguns veículos esta informação vem descrita em alguma plaqueta dentro do cofre do motor ou no capô, mas para saber é só olhar as conexões usadas para dar carga, para R134A usa-se conexões tipo engate rápido e para o R12 as conexões roscada semelhantes a refrigeração comercial.
Só como exemplo de uma conexão para R12 - www.soar.com.br/produtos/000661.jpg e outra para R134A - www.soar.com.br/produtos/000665.jpg, Não sei se ajudei muito. Abraços
A conexão para carga é aquela da válvula shraider (a minha é roscada)?
Tenho um Punto 2010 e sei que o R12 saiu desde +-97. Seria possível o R12 em um carro 2010?
Grato pelo retorno.
Jonatan Allan Oliveira Souza Na verdade o acordo para não fabricação do R12 é de 1987 e até 1999 foi o prazo definido para as empresas se adequarem e iniciar novos projetos com o R134a, mas não sei dizer se após isso outros modelos podem ter saido com o R12, ms no seu caso tenho certeza absoluta que usa R134 e que tem válvulas de serviço do tipo engate rápido,a parte interna destas valvulas é do tipo shraider mesmo, elas tem uma tampa e são de tamanhos diferentes, a de tampa pequena de baixa e a maior de alta, as duas são rosqueadas, mas na parte externa das válvulas são lisas e com encaixe para os adaptadores do manômetro. Abraços
Ouvi falar também que o manifold para medição de pressão é diferente do manifold de um split por exemplo, isso procede? Ou posso usar qualquer manifold?
Grato pela atenção.
Jonatan Allan Oliveira Souza Vai precisar de um manifold para o Fluido R134 que geralmente pode ser usado também com R12 e R22, já o split usa outro fluido, R410 ou R407 não sei exatamente, sem contar que irá precisar dos engates rápidos, alguns já são vendidos com os engates. Abraços
Boa noite Rogerio , pode me tirar uma duvida, alem do óleo q se usas para refrigeração tem algum outro óleo q se usa no compressor. obrigado
Bom dia Laryssa, só é usado o óleo PAG em sistemas com r134a, mas nenhum outro oleo deve ser colocado no sistema.
Quais os sintomas de filtro secador aqueles que já é no condensador de estar obstruído? Como ficam as pressões
otima aula
Gostaria de deixar a minha sugestão: Usem sempre os fluidos refrigerantes da FORANE, fabricados pela Arkema (multinacional francesa). A eficiência será notória! Cuidado com os fluidos "baratos" e de procedência duvidosa.
Jorge Lima Henrique gostaria de saber a onde fica o relé do acondicionado da Dobló HLX 2011
Num é preciso completar o óleo do compressor? Ex.: O gás vazou numa mangueira ou no selo, após resolvido o vazamento só faz a recarga e pronto? Ou tem que completar o óleo? Você tem uma tabela de quantidade de óleo para os compressores?
Francisco Morais sempre deve ser completado, não existe tabela, porém duas coisas podem acontecer falta de óleo o compressor trava, excesso o filtro entope, melhor perder um filtro que um compressor...
bom dia amigo Rogerio, quando vcs vem ao Rio de Janeiro para dar o curso? da uma força pra gente!!!
Olá Flávio, se tiver um local e uma turma de no mínimo 6 pessoas gente vai sim. Abraços
Óla Rogerio.
Estou com uma duvida sobre uma manutenção e gostaria de saber se pode esclarecer minha duvida!
Estou com um equipamento para manutenção do ar e o problema é o seguinte: Eu tiro as medidas das pressões de alta e de baixa e quando o ar está desligado as duas pressões se igualam entre 60 PSI. até ai tudo ok....quando liga o compressor a pressão de alta fica com 60 PSI e a de baixa com 0 PSI. Vejo isso como uma obstruçao do filtro secador certo?
Minha duvida é sobre a pressão de alta, não deveria subir mais e dar um superaquecimento ja que todo fluido refrigerante se consentra nela e o compressor esta em funcionamento.. o compressor tambem esta com problema?
Bom dia Lucas, só para eu tentar entender melhor, me informe sua região e temperatura ambiente, e também qual o modelo do carro por favor. pelo que relata pode ser obstrução na linha de baixa, neste caso se usar válvula de expansão o filtro fica na linha de alta, se for tubo expansor fica na linha de baixa, alem do filtro pode ser obstrução na válvula ou tubo expansor ou mesmo tubulação obstruida, também verifique carga de fluido muito baixa, desta forma não ocorre o ciclo correto, verifique se o ciclo de acoplamento é curto ou longo, se for curto suspeite da carga e se for longo de entupimento na linha, agora muito importante antes de tudo isso, relata que o manômetro de baixa fica em zero e mesmo assim o compressor continua acoplado, verifique o pressostato ou transdutor, pois abaixo de 28 psi ele deve cortar a alimentação do compressor, isso para não deixar ele funcionar sem fluido (se for este o caso), colete a pressão na saída deste componente, basta desconectar a peça pois ali terá uma válvula shareder, retire a peça (não vai perder o fluido), use a conexão da mangueira sem o adaptador automotivo ou se for necessário outro adaptador para a conexão que vai encontrar, isso porque pode ser que ali consiga verificar uma pressão superior a 28 psi que permite que o componente arme o compressor, pergunto do modelo pelas diferenças que pode ter em cada carro e da região para saber que temperatura tem por ai e saber se os 60 psi correspondem a temperatura de 16 C° na tabela de pressões o que me leva a creditar que teria de 18 a 20 Graus no seu ambiente. Abraços.
Muiiiito bom.. Parabéns.
Vídeo muito bacana!!
ola rogerio excelente aula,mas fiquei com uma duvida nesta simulação :no inicio do video quando vc mostra o compressor existem duas valvulas , e essas duas se abrem e fecham no mesmo momento?o correto nao seria quando uma se abre a outra se fecha ?(compressão e admissão).gostaria que quando fosse possivel me esclarecer
é possível destravar um compressor? vc tem algum tópico explicando?
Vanderlei FORD KA BLACK 1.6 2001
Boa noite !
Quando terá nova turma?
Tenho interesse em mandar um aluno
parabens pelo video. uma duvida e ajuda. meu ar foi feito o teste de fazamento injetando ar e depois a vacuo. nao tinha nada, ligo o ar, percebo a mudança na marcha lenta do carro, a ventoinha do ar liga, o compressor so liga quando ligo o positivo do ar direto no positivo do alternador, logo a embreagem do ar liga e o carro gela. detalhe o compressor fica com barrulho como se a correia estivesse bamba.
como resolver o problema do ar ligando apenas direto, o termostato ou pressostato° como fazer testes em cada um. abraços
parabens pelos videos . vai ter continuidade?
Olá Flavio, agradeço por ter assistido, em breve vou tentar postar outros.
no sistema de ar condicionado do monza 86, creio eu que é uns ou o primeiro sistema de ar condicionado automotivo, tenho uma duvida ! é o pressostato de baixa que desliga e liga o compressor quando atingi uma determinada temperatura, que nem um termostato de geladeira ?
Parabéns amigo pelo seu canal. Uma dúvida. Eu tenho um corsa joy. O ar condicionado está perdendo rendimento , levei a uma oficina e o rapaz falou que meu compressor está perdendo compressão, e que não existe reparo, me oferecendo o reparo com um novo por 1300,00. Essa informação procede?
Me desculpe a demora Everton, espero que tenha resolvido o problema. Olha fica difícil dizer se procede ou não, pode acontecer sim, mas antes é necessário avaliar outros fatores antes de condenar o compressor, me envie um email caso ainda esteja com este problema e me explique o aconteceu com o carro até chegar neste ponto. Abraços