A questão da escolha do calibre , muita gente não se atenta ao tamanho da arma... atirar de g2c e pt100 ambas .40 são totalmente diferentes , eu tinha uma g2c .40 pra porte velado, resolvi substituir por uma g3 toro 9mm , por uma questão de controle da arma, pra diferentes situações deve-se treinar tanto a mão fraca quanto a mão boa, eh apenas a minha opniao
Existe sim estudo sobre o stop Power, o FBI comprovou que não existe calibre de arma CURTA, que seja capaz de incapacitar alguém apenas com um único disparo, levando em conta o estado EMOCIONAL do agressor.
O que tem de vídeo de maluco levando vários tiros de 9mm e contínua de pé, em condições "D" a 9mm é mais forte que 38, 380 etc.. e muito mais eficiente... Que uma .40. mas tbm não adianta só ter controle com pouca potência.. se não usariam só .22 a 9mm é o melhor dos 2 mundos te dá controle e potência.
@@marlonvinicius7724 tem um caso que foi estudo e até hj ajuda para entender melhor várias situações, o nome é (os 10 segundos do homem morto) aonde o mesmo leva um tiro no meio do coração explodindo o mesmo é ainda combater por 10 segundos descarregando a arma dele, o povo n entende que não é acertar 30 tiros de .45 ou 9mm, existem vários fatores, inclusive na minha cidade um policial acertou de 5.56 no coração de um meliante aonde o mesmo ainda disparou contra eles, o cara pode tá drogado ou o simples fator emocional de que ele tá na mente dele que n vai se entregar e vai lutar, já foi comprovado isso
Na teoria tudo faz sentido. Na prática a história é outra. Kkkkkkk O principal problema da .40 no uso polícial e a questão do agrupamento, pq numa situação de stress ( onde os policiais geralmente não tem muita condição de treinarem constantemente) geralmente com a .40 eles nao conseguem um agrupamento efetivo. Então não adianta ter calibre com grande energia se não conseguir agrupar os disparos. Melhor 5 de .380 no peito do que um de .40 sabe se lá onde.
Concordo em partes , um tiro de .40 pode derrubar um bandido, já vi situações em que mais de um tiro de 380 não derrubou o meliante... armas de uso velado não se comportam como armas de pronto uso, tipo p100...
Nos EUA as forças especiais que treinam muito usam geralmente 9mm e algumas usa .380 o calibre .40 é um calibre ultrapassado que no imaginario por causar um recuo maior da arma pensam que esse calibre é mais 'forte' ...
@@sousaramos3488 Amigo, .380 também pode derrubar um meliante! A cavidade permanente de um 9mm e de um .40 são separadas por apenas 1mm de diferença, ou seja, se atirar de .40 no lugar errado o efeito não será muito superior a de uma 9mm.
9mm: menos recuo Potência praticamente igual Maior capacidade Melhor agrupamento Maior penetração Menor preço Menor desgaste da arma Maior cadência ...... .40. 50 joules a mais Menor capacidade Mais caro Maior recuo(+ que o .45) Agrupamento difícil Desgaste precoce armas.
Concordo plenamente. Maior projétil maior dano. Sim calibres maiores perde estabilidade , mais isso se corrige com treino e costume com a arma,. Cada calibre tem uma função ex .22 é pra caçar pequenos animais em área rural , já um .357 Java porco,. Mesmo digo pra pistola . 9mm boa capacidade porém o dano de .40 muito mais terminal. Resumindo é um 10mm curto .
A PM aqui do MS trocou de pt100(5 pol de cano) .40sw com munição gold 155 grain = 670 joules para Beretta APX 9mm(4,25 pol de cano) com munição bonded + P124 = 550 joules .... nos resultados práticos de ocorrência em ladrão, na época da pt100 geralmente era 1 ou 2 disparos no tórax pra incapacitar, com as 9mm está sendo de 3 a 5... teve um caso de até 8 ... enfim diminuiu 100 joules, um projétil menor em diâmetro que expande menos e 31 grains mais leve.... a vantagem é maior capacidade e o menor recuo....mas em questão de estrago, dano a tecido, sem dúvidas a pt100 .40sw era mais eficiente, apesar de que a beretta apx 9mm vem dando conta do recado também...
@@Monfortee em quantos vagabundos você já atirou? Porque caçadores não usam somente 9mm ogival? Porque nenhuma força de segurança usa 380 acp ogival +p? Advinha, calibres mais potentes incapacitam melhor e mais rápido... óbvio que um tiro na cabeça até 22 lr serve
@@pkjdm vc há falou e já respondeu. Não existe difer3nca significativa em.calibres de baixa energia, inclusive o estudo feito pelo fbi, teve utilização de cadáveres, oque importa é o local do disparo, se vc analisar os cenários de confronto armado e reparar o cenário, vai ver tiro batendo em lugares distantes, como marquises muros entre outros, ou seja e realmente difícil colocar bem um tiro sobre estresse
A questão não é Stoping Power mas a matemática. 380 tem projétil mais leve, menos velocidade e menos energia. 9 mm e .40 tem mais energia, mais velocidade, e é um projétil mais pesado. A questão é que a 9 mm e a .40 o disparo consegue atingir regiões vascularizadas com mais eficiência do que a 380 .
Mas veja, as regiões mais vascularizadas são fáceis de penetrar. Artéria subclávia, aorta, artéria femoral, todas são acessíveis por facas ou calibres menores como o .22 LR. O importante é efetividade com treinamento padrão. Armas com calibres maiores necessitam maior treinamento para controle do recuo, e armas de calibres menores precisam de de mais treinamento para vulnerarem melhor o alvo. Existe portanto um sweet spot onde o recuo não é tão grande e a energia não é tão pequena para que os agentes precisem de um treinamento mais rigoroso. Esse é o ponto entre o 9mm e o .40 SW.
Eu penso igual..levando em consideração um Tiro no Peito... 1 tiro de 380, 1 de 40, 1 de 357 e 1 de 45 vão gerar o mesmo efeito? Será mesmo que o impacto nos ossos vai causar o mesmo estrago ? Eu acho q vai ser diferente.. se chamam isso de stopping power.. então sim eu acredito nesse stopping power
Eu acredito no stoping Power, porém não é uma coisa mágica como foi pregado por muitos. Sobre a transferência de energia ao atingir o alvo e o poder de perfuração, acredito que num disparo muito próximo uma munição expansiva leva vantagem, como numa distância maior onde disparo já vai ter perdido um pouco de energia uma munição mais perfurante leva vantagem.
A questão do "stopping power" é muito interessante. Na verdade, a ideia inicial do conceito era parar o agressor com UM tiro. Hoje, contemporizando o conceito, creio que devevmos passar a entender o "stopping power" como PODER DE INCAPACITAÇÃO. Os testes em gelatina balística indicam que os calibres de mão 380, 9mm, 40, 45 geram resultados praticamente idênticos no que tange a incapacitação (penetração e cavidades permanentes). Na prática, o que eu tenho escutado é que muitos policiais (que atiram em vagabundos, não em gelatina balística) têm trocado o .40 pelo .45. Particularmente eu não vejo qualquer razão para alguém portar um .40 no lugar de um .45. Eu também optaria pelo 9mm no lugar do .40. Não é à toa que o FBI voltou atrás... Detalhe: energia não se transfere, a energia se dissipa.
Pra falar a verdade .40 é um calibre que tentou atender os dois mundos e acabou caindo no abismo entre eles! Quem acredita que o agrupamento é o que conta em um combate vai pro 9mm, quem acredita que a energia é o que conta vai pro .45 ! Aqueles que permanecem no .40 fazem isso por se tratar de um calibre que passa a confiança de ser uma junção dos benefícios de ambos os calibres anteriores, mas que na verdade não atende a nenhum dos dois nichos corretamente.
O 40 nunca falou mal de ninguém. Nenhum ladrão voltou pra reclamar que morreu menos. 30 anos de 40 e só sucesso. O resto é lenda. Cada um atira com aquilo que acerta melhor. Te falar que numa Imbel md6 o recuo da 40 é bem controlável. Já numa glock 22, é menos. Depende de muita coisa. A glock sem dúvidas é muito melhor que a porcaria de uma Imbel que cai no chão e quebra o plástico na hora. Mas como é muito polímero leve com um slide bem pesado, acho que recua mais.
@@ricardosempresussa amigo, atira de PT100 e depois atira de PT92 e depois me fala sobre recuo de novo. Já trabalhei anos com uma e tenho a outra, são armas idênticas, só muda o calibre. 9mm praticamente não tem recuo, a diferença é gritante, sem contar a capacidade de munição!
@@marcusalexandre8319 eu trabalho diariamente com uma g22 e muitas vezes me recuso a levá-la, pq acho uma porcaria. Prefiro a g19. O recuo de uma 40 em polímero é péssimo pra precisão. Claramente que uma 9mm terá muito menos recuo, isso não está nem em discussão. Acho que você não entendeu meu ponto. Quis dizer que a melhor arma é aquela que vc atira melhor, a que funciona melhor na sua mão. Uma pt 100 ou pt 92 não vão funcionar pra mim, pois são frames feitos pra mãos grandes e sem possibilidade de adaptação, apesar de serem boas armas e o recuo da 9mm ser quase nada. Enfim, entendeu meu ponto? Mas há outra questão aqui...em curta distância (3-5 m) eu preferiria estar com uma 45 +p, ou mesmo uma 40 com um frame pesado e uma munição quente. Na média/longa distância, uma 9mm, se não fosse possível arma longa. Quanto maior o furo e maior a expansão, maior a perda de sangue e incapacitaçao mais rápida. Por menos de 1mm vc erra uma parte venal/arterial importante, zonas incapacitantes e também deixa de fraturar ossos importantes. Mas de fato, o 9mm fica como o calibre mais versátil e confortável de todos. Um ponto final importante é que o 9mm é quase exatamente o mesmo diâmetro do projétil de um 38spl, e se vc usar um 38spl +p+ num chassi de 4', vai alcançar velocidades parecidas com resultados parecidos, tirando a capacidade de munição (balística final, precisão, expansão, etc...). Vejo o 9mm como um 38 quente e com muito mais capacidade. Se é melhor acertar de perto com uma 45? Alguém tem dúvidas disso?
@@ricardosempresussa sim, concordo, usei essas Taurus da plataforma Beretta como exemplo pq são idênticas em calibres diferentes e já usei ambas, mas a comparação das glocks é similar. Agora mudando de assunto, sobre tamanho de mãos, minhas mãos tbm são bem pequenas, e por incrível que pareça, atiro melhor com elas do que com a Beretta apx que a polícia me deu. Não sei pq, até revolver, enquanto maior melhor fica minha empunhadura msm tendo mãos bem pequenas...
todas armas curtas são armas de baixa velocidade, abaixo da velecoidade do som, o mais importante seria quantos tiros você disfere e o local, do que a energia em si
As pessoas atira em objetos e acreditam em stopping power...no IM L os orifícios são limpos. A verdade é que nós anos 90 ...época dos calibres menores...policiais relatam que o ba4nd!do não chegava no hospital. Calibres grandes são pra ataques em alvenaria ou automóveis...ataques sujos.
De outro modo, temos os projéteis, quanto mais cônico , mais penetração e menos impacto, pois só o vértice do cone e a superfície de dispersão de energia, quando vc passa para o ogival, a superfície aumenta aí e menos penetração e mais impacto, depois as espancivas , que deformado aumentando o impacto e a área de destruição de tecidos, semi canto vivo, q aumenta mais ainda o poder de parada, e a canto vivo, máximo de impacto de um projétil, então não e só o calibre, tem o projétil que interfere muito e um último fator o propelente, que pode variar em qualidade e quantidade interferindo também na pancada
Nessa fui promovido por bravura de 1ten para cap, a minha 9 foi recolhida e me armaram com uma 40, dois meses depois em uma ocorrência de roubo de carro e em uma perseguição e troca de tiro efetuei 30 disparos em um Chevette em movimento até ser abandonado em uma mata, chamei o canil pra finalizar a ocorrência, aí fomos vistoriar o veiculo, detectamos três disparos no reforço do encosto do banco trazeiro, que no Chevette e uma placa de metal, os tiros de 40, ogival truncada, só fez uma pequena deformação, e no encosto de cabeça, que tinha a mesma placa de metal, detectamos mais dois projéteis q mau deformaram a placa, fiquei com raiva, se tive com minha 9 e as munições ogivais encamisada, era saco
Embora muitos "experts" dizerem que o conceito de "Stopping Power" (Poder de Parada) já esteja ultrapassado, eu acredito que não esteja tão ultrapassado assim, vendo pela ótica da física, quanto maior for a massa (peso) e calibre (diâmetro) de determinado projétil, maior será seu poder de impacto no alvo (qualquer que seja: corpo humano ou uma parede e etc.), e maior será o estrago causado, e isso tem lógica. Usando um exemplo hipotético simples: Imagine uma moto de 125 cc a 100 km/h, se chocando de frente contra um muro de cimento e tijolos, isso obviamente vai causar estragos na moto e no muro, sem contar o piloto. Agora imagina um caminhão nas mesmas condições com velocidade a 100 km/h carregado com 10 toneladas de carga se chocando com o mesmo tipo de muro, é de se supor que o estrago no muro e no caminhão serão infinitamente maiores dos que aqueles causados pela moto. Do mesmo modo um disparo do calibre .22LR causará menos danos, por exemplo se atingir a região do tórax do que um disparo do poderoso calibre .44 Magnum na mesma região, que deve causar ferimentos obviamente mais fatais e neutralizantes comparado ao .22LR. Um disparo de 6,35mm e um disparo de .50 BMG não causam o mesmo estrago quando atingem o alvo, o impacto acontece e querendo ou não quem sobreviver a esse macabro experimento (inconcebível) com certeza iria dizer que o tiro de .50 BMG "doeu" mais, como disse antes, se sobrevivesse a tal experimento hipotético. De modo que aqueles "experts" que dizem que o "Stopping Power" não existe, curiosamente eles não trocam suas armas geralmente de calibres: .45ACP, .40S&W, 9mm, .357 Magnum, por uma arma muito mais leve e compacta e fácil de portar como o .22LR, já que para eles o "Stopping Power" "não existe" a troca pelo .22LR seria a mais racional decisão, o porquê deles não fazerem isso é uma incógnita.
Sem duvida!! Uma porrada de um calibre mais potente faz qualquer um perder o caminho de casa, porem aqui na minha cidade, um jovem chegou em casa pegou uma .40 do pai policial enfiou no ouvido e puxou o gatilho!!! Vegetou por 9 dias e partiu desta terra!!!!!
Na minha opinião o calibre importa muito no sentido de gosto d cada um mais já ve aq onde moro no recife três cazos d pessoas q foram atingidos com disparo d uma pistola no calibre 6.35 e vieram a óbito com apenas um disparo certeiro tenho esses relatos aq d Recife
Eu vejo isso no Club. Nego de .45 de .40 9mm o cara dificilmente agrupa 4 disparos seguidos. Precisa estar muito acostumado com sua ferramenta. Eu adoro atirar de 7.65m o 32.auto e agrupou rapidamente 10 tiros.. porém compreendo q os tempos n são mais anos 80... e para porte gosto de 9mm...
Stop Power é, fazendo uma analogia chula , o mesmo que dizer que para um acidente de trânsito ser fatal, o carro tem de ser esportivo com mais de 500cv de potência, mesmo sabendo que uma bicicleta elétrica pode ser fatal
Por fim minha opinião, vc deve escolher a arma dependendo do seu objetivo, a 40 em defesa pessoal, sem obstáculo, no corpo a corpo e mais eficiente, com uma munição ogival de chumbo macio, nada de endurecido ou encamisado
Já está provado, não é o calibre e sim onde o tiro pega, pra derrubar, qq calibre derruba se pegar num ponto fatal como entre os olhos, uma artéria no pescoço, etc
Tenho os dois calibres, mas a 40 numa boa plataforma tem seu valor, agora para mão de alface não, 40 derruba melhor todo policial fala isso, agora 9mm agrupa mas fácil, depende da finalidade e do treinamento, minha humilde opinião, esse policial instrutor do vídeo é bom deixa ele ensina mas, sempre aprendendo, obrigado pelo vídeo!🔥👍
"Todo" policial fala? "Todo" é muita gente... E outra, eles são experts em balística? Estudam isso? Você acha que o que derruba mais: 1 tiro de .40 no peito ou 2 tiros de 9mm no peito? Levando em consideração que 9mm é mais fácil de agrupar e vc conseguiu acertar 1 tiro a mais no meliante por conta do recuo mais controlável.
Numa boa,,eu vi um PC Df vencer dois meliantes,um de 556 e outro com .40,detalhe o polícia estava com uma PT 58 s .380...No mundo real parece ser diferente da literatura,(minha opinião).
Variantes existem em todos os calibres existe Energia Balística Forense, calibre eficiente para defesa .45ACP, .40S&W e .9mmp. Hoje em dias é a febre das Instituições Policiais, calibre .9mm Parabellum, em várias marcas de ex: Sig Sauer, CZ, Beretta e Glock, muitos nem utilizam a munição na camara da Pistola! E por aí vai todas as Pistolas tem um solavanco para cima 🔝, seja em que calibre for! Tudo na vida exige dos profissionais da Segurança Pública policial Brasil TREINAMENTO INTENSIVO POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, Civil, Militar e Penal. Não é o calibre em si que mata!
Quando tenente, no horário de folga eu em uma lanchonete me deparei com um roubo em andamento, obriguei, dei voz de prisão, tava com uma Taurus 92 f com 21 e mais cinco carreg de 20 nos bolsos, efetuei 10 disparos em diagonal em uma s10 cab dupla, da direita pra Esq, por trás, pois a trajet diag alcança o motorista, mesmo em movimento a uns 15 m agrupei nove dos 10 em um diâmetro de 30 cm, o carro deslocou uns 100m guinou pra direita e imobilizou em vaiculos parados, chamei apois e no final a perícia detectou q os disparos penetraram a carroceria, um dos disparos desviou penetrou no rim direito do peba sub acompanhando a coluna e se calojou na região tórax, um outro passou pela lataria o capacete, pois chegou de dupla em uma moto, a região ocipital da direita pra esquerda e parou no frontal do lado esquerdo, fazendo um caroço na testa, morreu na hs, 9 mm penetra muito, só uso munição ogival encamisada, pois policial sempre troca tiros com rompimento de obstáculo, então a escolha de calibre e munição de dar preferência a penetração
@@pkjdm com o devido respeito, mas o senhor está equivocado. Em média ela consegue bater entre 1028 a 1030 fps, logo, a diferença dela para o calibre .40 é de 120 fps, sem contar que a ponta plana de 147 grains causa uma baita transferência de energia sem que haja perda de massa. Por favor, assista esse vídeo que trago no link pra ti: ruclips.net/video/6SeAVQsqpkA/видео.html
@@dr.viniciusjonathancaetano5907 120 fps de diferença é bem considerável, ainda mais contando que a ponta da .40sw é 8 grains mais pesada, ponta plana é melhor que ogival, mas para disparos diretos, uma boa expansiva é bem melhor, só fazer o teste atirando em um pedaço de carne...
@@pkjdm o problema de munições ponta oca é que elas perdem muita massa durante o seu trajeto de disparo e o controle de qualidade, em se tratando de munições nacionais. Também em se tratando de alvos abrigados em anteparos, as munições ponta oca, em muitos casos, não conseguem ultrapassarem esses anteparos.
@@dr.viniciusjonathancaetano5907 Olha eu já vi vários casos de algumas munições ponta ocas nacional, a 40sw 155 grain gold hex eu já vi mais de 10 casos de disparos diretos e acompanhei necropsias e laudos, é uma munição que expande MUITO bem e fragmenta as vezes soltando jaqueta, porém, em disparos diretos ela penetra muito bem.. no geral sempre para expandida no couro das costas do marginal em disparos diretos.... em disparos em membros o estrago é brutal, muito maior que o de uma ponta plana....
Cobo fala algumas coisas equivocada. Com todo respeito dependendo da situação o o cara toma 10 tiros de 40 ou 9 mm e continua em combate e só analizar vídeos de situação de guerras onde o combatente sabe que vai pra vala de qualquer jeito em quanto ele não tomar um disparo em um ponto vital ele continua em combate e entra em óbito depois de um tempo por sangrar até a morte . Pode ver em vídeos policiais americanos onde o indivíduo transtornado parte pra cima da polícia e toma de 45 9mm e 40 e se não ter um disparo no coração ou na cabeça o agressor continua vindo pra cima depois de muitos disparos
Eu particularmente acredito em stopim Power , a energia gerada por projeteis e velocidade é muito considerável num confronto urbano de troca de tiro . Se tratando de arma curta pra porte diário , ninguém vai Portar um 22 lr . Impossível .
Stoping Power, não tem haver com calibre, e lenda, e simples força de impacto, acima de 38 a pancada já e paralisante, se o impacto e em partes moles, o projétil passa sem transferir muita energia pois o tecido não oferece resistência pra absorção da força, se bate em um osso, aí sim ele tenta parar o projétil, e aí há uma dispersão da força em relação ao alvo, que sofre um impacto forte podendo parar
Uma arma prá tiro esportivo e prá uso defensivo ambas em. 40 são utilizadas em modelos diferentes porq para tiro esportivo atira muito e para defesa raramente é usada pos pramim é uma boa opção o .40
Um disparo provoca hemorragia profunda. Quanto mais massiva a hemorragia, mais rápido o choque hipovolêmico. Quanto mais rápido o choque hipovolêmico, mais rápido o agressor fica incapacitado por falta de irrigação de sangue oxigenado no cérebro. Stoping Power não é uma conta exata de matemática. Não é só o calibre. É preciso ter em mente muitos fatores: é também o agrupamento dos tiros, a distância dos tiros, as características balísticas da munição, os pontos vitais atingidos, as condições físicas do agressor, idade, peso corporal, musculatura, se está drogado ou não, etc. Parar instantaneamente um agressor, só se você atinge a cabeça ou a medula espinhal dele. Se não for assim, é preciso levar tudo acima em conta. Só um detalhe: quem está falando tudo isso não sou eu, não. É o FBI.
Não concordo! Vai depender de muitas variáveis. Já vi o cara correndo com vários tiros de .40. Essa história de poder de parada é conto da carochinha. Vai depender de acerta algum ponto vital.
Quando isso acontece, o sujeito simplesmente tinha resistência o suficiente para suportar os tiros, se você efetuasse os mesmos tiros com um calibre mais potente, ou em um sujeito mais fraco, a reação seria diferente. Isso fica mais claro quando você vê disparos em colete, se você toma um tiro de 380 no colete, provavelmente ainda vai conseguir continuar em campo, mas se tomar um tiro no colete de um 500sw (exemplo extremo) vai ser uma porrada tão forte que provavelmente vai causar alguma lesão. Também tem a questão que um cara grandão vai ter mais resistência que um cara franzino, e assim vai
Concordo plenamente. Transferência de energia do projétil para o corpo flácido. Essa é a chave. Existem variantes? Óbvio. Mas o tamanho do projétil, em lugares não-letais, por exemplo, alguém sendo atingido no braço por um 10mm, .45 ou por uma 9mm, no mesmíssimo lugar, qual haverá a maior transferência de energia capaz de tirar o cara do combate mesmo não sendo atingido num órgão vital? Vimos várias ocasiões onde o agressor é atingido 'varias vezes por um 9mm e continua ativo. Todo mundo que acompanha a temática sabe que isso está acontecendo com frequência no Brasil e lá fora. Fatos. Fatos reais incontestáveis. Irão dizer: --- o tamanho do projétil da 9mm é praticamente igual ao do 357. Sim. Mas e a energia despendida? Faz toda a diferença. Toda. Por mais que você consiga aumentar a energia da 9mm, ela não terá o poder de um 357. E se aumentar demais, vai ficar praticamente igual a uma .40. Enfim.... pra estande a 9mm, o 38auto são perfeitos. Agora o cara quer justificar uma premissa falsa para se adequar ao discurso politicamente correto da ONU aí é outra coisa...
Não existe "STOPPING POWER" terceira lei de Newton explica isso facilmente, ao dizer que "à toda ação existe uma reação na mesma INTENSIDADE", ou seja, a energia que o projétil deixa o cano da arma resulta na reação que é o recuo. alguém aí já viu por acaso, algum atirador cai para trás ao disparar uma arma curta ?
Todo mundo q compara 9mm com .40 esquece que a .40 em maioria é de projetio de ponta plana. E a 9mm em regra é ogival. Oq apresenta comportamento diferente. Se pegar uma 9mm ponta planta o comportamento é idêntico. Essa “transferência” de energia na verdade é o conjunto da penetração suficiente, no local correto, e causando o sangramento suficiente. Ao sair da arma, a unica força fisica presente no projetil é a velocidade. Oq nas 380, 9mm, 40mm e 45 são bem parecidas a 5/7 metros.
Engraçado que nós EUA, o maior número de ocorrências envolvendo disparos são no calibre 22. Esse negócio de 40, 9, 380 ou qualquer um que seja, irmão quando a espoleta corta, é pouquinho os que ficam.
Comentário final, se vc efetuar disparo no centro do tórax pode acertar a bomba e derruba o alvo, ou se acertar a testa, ou o triângulo formado pelos olhos e o ápice nasal, derruba igualmente mesmo com um 38
Não há consenso de Stopping Power? Deus do céu, mais é assim mesmo, não é só conhecimento, aí já vai dá fé do cara. Infelizmente a reação de um corpo pode ser diferente em dias diferentes dependendo até do estímulo psicológico.
Uma guerra muito antiga entre 9mm e entre .40 ,porém vejo que a energia da calibre .40 é bem maior do que a de 9 mm! Mas possuo os dois calibres tanto o 9mm como o de .40 ,gosto dos dois calibres !
Boa aula muita experiência passada para iniciante como Eu de th9. Então ja houvi comentário de polícia requisitar 9mm por conta de melhor grupamento se comparado com arma de maior recuo tipo .40. como sou leigo, e achei oportuno comentar, peço desculpas. Um forte abraço.
Em Batatais SP Um ladrão levou 8 tiros de .40 a maioria no tórax, não fez efeito nenhum ele derrubou o policial militar e ainda desferiu vários golpes de facão no PM.
@@AndremissioQueiroz é uma tendência nacional, visto a grande aquisição de milhares de pistolas Beretta APX calibre 9mm. A Polícia Militar, o DOF- Departamento de Operações de Fronteira e a Polícia Civil do MS vai começar a trocar as .40 pela 9mm. A Polícia Federal já usa o 9mm como padrão, a PRF comprou milhares de glocks 9mm e a Força Nacional vai receber milhares de pistolas 9mm também
Ele é do contra. Ignora todos os estudos, mesmo sendo estudos feitos por pessoas consagradas no mundo do tiro. Mas a opinião é pessoal, cada um tem a sua.
A questão da escolha do calibre , muita gente não se atenta ao tamanho da arma... atirar de g2c e pt100 ambas .40 são totalmente diferentes , eu tinha uma g2c .40 pra porte velado, resolvi substituir por uma g3 toro 9mm , por uma questão de controle da arma, pra diferentes situações deve-se treinar tanto a mão fraca quanto a mão boa, eh apenas a minha opniao
Realmente, no cal. 40 a G2C fica mais difícil controlar o recuo.
Existe sim estudo sobre o stop Power, o FBI comprovou que não existe calibre de arma CURTA, que seja capaz de incapacitar alguém apenas com um único disparo, levando em conta o estado EMOCIONAL do agressor.
Por esse e outros motivos, eles deixaram o .40 e voltou a usar o 9mm.
O que tem de vídeo de maluco levando vários tiros de 9mm e contínua de pé, em condições "D" a 9mm é mais forte que 38, 380 etc.. e muito mais eficiente... Que uma .40. mas tbm não adianta só ter controle com pouca potência.. se não usariam só .22 a 9mm é o melhor dos 2 mundos te dá controle e potência.
@@marlonvinicius7724 tem um caso que foi estudo e até hj ajuda para entender melhor várias situações, o nome é (os 10 segundos do homem morto) aonde o mesmo leva um tiro no meio do coração explodindo o mesmo é ainda combater por 10 segundos descarregando a arma dele, o povo n entende que não é acertar 30 tiros de .45 ou 9mm, existem vários fatores, inclusive na minha cidade um policial acertou de 5.56 no coração de um meliante aonde o mesmo ainda disparou contra eles, o cara pode tá drogado ou o simples fator emocional de que ele tá na mente dele que n vai se entregar e vai lutar, já foi comprovado isso
Eu mesmo porto uma 9mm
daqui 10 anos eles muda de ideia !!kkk
Na teoria tudo faz sentido. Na prática a história é outra. Kkkkkkk
O principal problema da .40 no uso polícial e a questão do agrupamento, pq numa situação de stress ( onde os policiais geralmente não tem muita condição de treinarem constantemente) geralmente com a .40 eles nao conseguem um agrupamento efetivo. Então não adianta ter calibre com grande energia se não conseguir agrupar os disparos. Melhor 5 de .380 no peito do que um de .40 sabe se lá onde.
Verdade meu amigo!
Concordo em partes , um tiro de .40 pode derrubar um bandido, já vi situações em que mais de um tiro de 380 não derrubou o meliante... armas de uso velado não se comportam como armas de pronto uso, tipo p100...
Nos EUA as forças especiais que treinam muito usam geralmente 9mm e algumas usa .380 o calibre .40 é um calibre ultrapassado que no imaginario por causar um recuo maior da arma pensam que esse calibre é mais 'forte' ...
@@sousaramos3488 Amigo, .380 também pode derrubar um meliante! A cavidade permanente de um 9mm e de um .40 são separadas por apenas 1mm de diferença, ou seja, se atirar de .40 no lugar errado o efeito não será muito superior a de uma 9mm.
@@AnaBeatriz-rw3ne o mundo da imaginação eh totalmente diferente da realidade
9mm: menos recuo
Potência praticamente igual
Maior capacidade
Melhor agrupamento
Maior penetração
Menor preço
Menor desgaste da arma
Maior cadência
......
.40. 50 joules a mais
Menor capacidade
Mais caro
Maior recuo(+ que o .45)
Agrupamento difícil
Desgaste precoce armas.
Minha .40 Imbel md5 Lx tem capacidade de 16+1 uma 9 mm em média é 17 +1 disparos
Mesmo com todos os fatores do 9mm quando disparos vc efetua por mês ? Eu agrupo bem com o .40 a 5 metros do alvo .
@@jotamrelli6378apontei as vantagens do 9mm.
Se você consegue um bom agrupamento com a .40 obviamente vai conseguir um bom agrupamento com a 9mm.
@@jotamrelli6378 a Imbel é uma arma Full size projetada pro .45.
@@augustof.s8781 agora vc me calou !!!!! Uma mão vai na 40 e a outra no carinho !!! Vlw brother
Concordo plenamente. Maior projétil maior dano. Sim calibres maiores perde estabilidade , mais isso se corrige com treino e costume com a arma,. Cada calibre tem uma função ex .22 é pra caçar pequenos animais em área rural , já um .357 Java porco,. Mesmo digo pra pistola . 9mm boa capacidade porém o dano de .40 muito mais terminal. Resumindo é um 10mm curto .
A PM aqui do MS trocou de pt100(5 pol de cano) .40sw com munição gold 155 grain = 670 joules para Beretta APX 9mm(4,25 pol de cano) com munição bonded + P124 = 550 joules .... nos resultados práticos de ocorrência em ladrão, na época da pt100 geralmente era 1 ou 2 disparos no tórax pra incapacitar, com as 9mm está sendo de 3 a 5... teve um caso de até 8 ... enfim diminuiu 100 joules, um projétil menor em diâmetro que expande menos e 31 grains mais leve.... a vantagem é maior capacidade e o menor recuo....mas em questão de estrago, dano a tecido, sem dúvidas a pt100 .40sw era mais eficiente, apesar de que a beretta apx 9mm vem dando conta do recado também...
Sim e todas as forças especiais no mundo não sabem disso, amigo, existe um triângulo de incapacitação, nada tem a ver com calibre
@@Monfortee em quantos vagabundos você já atirou? Porque caçadores não usam somente 9mm ogival? Porque nenhuma força de segurança usa 380 acp ogival +p? Advinha, calibres mais potentes incapacitam melhor e mais rápido... óbvio que um tiro na cabeça até 22 lr serve
Triângulo de incapacitação, kkkkkkkkk mais um especialista de estande esse monforte, é um brincante! Sem dúvidas .40 expo.
@@luiztupan431 irmão todas as forças especiais no mundo estão erradas mas vc o Luiz sabe muito pqp kkkkkk
@@pkjdm vc há falou e já respondeu. Não existe difer3nca significativa em.calibres de baixa energia, inclusive o estudo feito pelo fbi, teve utilização de cadáveres, oque importa é o local do disparo, se vc analisar os cenários de confronto armado e reparar o cenário, vai ver tiro batendo em lugares distantes, como marquises muros entre outros, ou seja e realmente difícil colocar bem um tiro sobre estresse
A questão não é Stoping Power mas a matemática. 380 tem projétil mais leve, menos velocidade e menos energia. 9 mm e .40 tem mais energia, mais velocidade, e é um projétil mais pesado. A questão é que a 9 mm e a .40 o disparo consegue atingir regiões vascularizadas com mais eficiência do que a 380 .
Mas veja, as regiões mais vascularizadas são fáceis de penetrar. Artéria subclávia, aorta, artéria femoral, todas são acessíveis por facas ou calibres menores como o .22 LR. O importante é efetividade com treinamento padrão. Armas com calibres maiores necessitam maior treinamento para controle do recuo, e armas de calibres menores precisam de de mais treinamento para vulnerarem melhor o alvo. Existe portanto um sweet spot onde o recuo não é tão grande e a energia não é tão pequena para que os agentes precisem de um treinamento mais rigoroso. Esse é o ponto entre o 9mm e o .40 SW.
@@gfjardim1983 muito bem observado.
Eu penso igual..levando em consideração um Tiro no Peito... 1 tiro de 380, 1 de 40, 1 de 357 e 1 de 45 vão gerar o mesmo efeito? Será mesmo que o impacto nos ossos vai causar o mesmo estrago ? Eu acho q vai ser diferente.. se chamam isso de stopping power.. então sim eu acredito nesse stopping power
@@Bruno.miranda.88 tiro não tem impacto no tecido elástico
Eu acredito no stoping Power, porém não é uma coisa mágica como foi pregado por muitos.
Sobre a transferência de energia ao atingir o alvo e o poder de perfuração, acredito que num disparo muito próximo uma munição expansiva leva vantagem, como numa distância maior onde disparo já vai ter perdido um pouco de energia uma munição mais perfurante leva vantagem.
A questão do "stopping power" é muito interessante. Na verdade, a ideia inicial do conceito era parar o agressor com UM tiro. Hoje, contemporizando o conceito, creio que devevmos passar a entender o "stopping power" como PODER DE INCAPACITAÇÃO. Os testes em gelatina balística indicam que os calibres de mão 380, 9mm, 40, 45 geram resultados praticamente idênticos no que tange a incapacitação (penetração e cavidades permanentes). Na prática, o que eu tenho escutado é que muitos policiais (que atiram em vagabundos, não em gelatina balística) têm trocado o .40 pelo .45. Particularmente eu não vejo qualquer razão para alguém portar um .40 no lugar de um .45. Eu também optaria pelo 9mm no lugar do .40. Não é à toa que o FBI voltou atrás... Detalhe: energia não se transfere, a energia se dissipa.
Pra falar a verdade .40 é um calibre que tentou atender os dois mundos e acabou caindo no abismo entre eles! Quem acredita que o agrupamento é o que conta em um combate vai pro 9mm, quem acredita que a energia é o que conta vai pro .45 ! Aqueles que permanecem no .40 fazem isso por se tratar de um calibre que passa a confiança de ser uma junção dos benefícios de ambos os calibres anteriores, mas que na verdade não atende a nenhum dos dois nichos corretamente.
O 40 nunca falou mal de ninguém. Nenhum ladrão voltou pra reclamar que morreu menos. 30 anos de 40 e só sucesso. O resto é lenda. Cada um atira com aquilo que acerta melhor. Te falar que numa Imbel md6 o recuo da 40 é bem controlável. Já numa glock 22, é menos. Depende de muita coisa. A glock sem dúvidas é muito melhor que a porcaria de uma Imbel que cai no chão e quebra o plástico na hora. Mas como é muito polímero leve com um slide bem pesado, acho que recua mais.
@@ricardosempresussa amigo, atira de PT100 e depois atira de PT92 e depois me fala sobre recuo de novo.
Já trabalhei anos com uma e tenho a outra, são armas idênticas, só muda o calibre.
9mm praticamente não tem recuo, a diferença é gritante, sem contar a capacidade de munição!
@@marcusalexandre8319 eu trabalho diariamente com uma g22 e muitas vezes me recuso a levá-la, pq acho uma porcaria. Prefiro a g19.
O recuo de uma 40 em polímero é péssimo pra precisão. Claramente que uma 9mm terá muito menos recuo, isso não está nem em discussão.
Acho que você não entendeu meu ponto. Quis dizer que a melhor arma é aquela que vc atira melhor, a que funciona melhor na sua mão. Uma pt 100 ou pt 92 não vão funcionar pra mim, pois são frames feitos pra mãos grandes e sem possibilidade de adaptação, apesar de serem boas armas e o recuo da 9mm ser quase nada.
Enfim, entendeu meu ponto?
Mas há outra questão aqui...em curta distância (3-5 m) eu preferiria estar com uma 45 +p, ou mesmo uma 40 com um frame pesado e uma munição quente.
Na média/longa distância, uma 9mm, se não fosse possível arma longa. Quanto maior o furo e maior a expansão, maior a perda de sangue e incapacitaçao mais rápida. Por menos de 1mm vc erra uma parte venal/arterial importante, zonas incapacitantes e também deixa de fraturar ossos importantes. Mas de fato, o 9mm fica como o calibre mais versátil e confortável de todos.
Um ponto final importante é que o 9mm é quase exatamente o mesmo diâmetro do projétil de um 38spl, e se vc usar um 38spl +p+ num chassi de 4', vai alcançar velocidades parecidas com resultados parecidos, tirando a capacidade de munição (balística final, precisão, expansão, etc...). Vejo o 9mm como um 38 quente e com muito mais capacidade. Se é melhor acertar de perto com uma 45? Alguém tem dúvidas disso?
@@ricardosempresussa sim, concordo, usei essas Taurus da plataforma Beretta como exemplo pq são idênticas em calibres diferentes e já usei ambas, mas a comparação das glocks é similar.
Agora mudando de assunto, sobre tamanho de mãos, minhas mãos tbm são bem pequenas, e por incrível que pareça, atiro melhor com elas do que com a Beretta apx que a polícia me deu.
Não sei pq, até revolver, enquanto maior melhor fica minha empunhadura msm tendo mãos bem pequenas...
POR ISSO QUE O BOM É VELHO 38 É INDISCUTIVEL,,, PODEM FICAR COM TODAS AS PISTOLAS QUE O REVOLVER TEM MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR...
Olha o Bene Barbosa falando sobre o stopping power
todas armas curtas são armas de baixa velocidade, abaixo da velecoidade do som, o mais importante seria quantos tiros você disfere e o local, do que a energia em si
As pessoas atira em objetos e acreditam em stopping power...no IM L os orifícios são limpos.
A verdade é que nós anos 90 ...época dos calibres menores...policiais relatam que o ba4nd!do não chegava no hospital.
Calibres grandes são pra ataques em alvenaria ou automóveis...ataques sujos.
Brilhante depoimento!
De outro modo, temos os projéteis, quanto mais cônico , mais penetração e menos impacto, pois só o vértice do cone e a superfície de dispersão de energia, quando vc passa para o ogival, a superfície aumenta aí e menos penetração e mais impacto, depois as espancivas , que deformado aumentando o impacto e a área de destruição de tecidos, semi canto vivo, q aumenta mais ainda o poder de parada, e a canto vivo, máximo de impacto de um projétil, então não e só o calibre, tem o projétil que interfere muito e um último fator o propelente, que pode variar em qualidade e quantidade interferindo também na pancada
Nessa fui promovido por bravura de 1ten para cap, a minha 9 foi recolhida e me armaram com uma 40, dois meses depois em uma ocorrência de roubo de carro e em uma perseguição e troca de tiro efetuei 30 disparos em um Chevette em movimento até ser abandonado em uma mata, chamei o canil pra finalizar a ocorrência, aí fomos vistoriar o veiculo, detectamos três disparos no reforço do encosto do banco trazeiro, que no Chevette e uma placa de metal, os tiros de 40, ogival truncada, só fez uma pequena deformação, e no encosto de cabeça, que tinha a mesma placa de metal, detectamos mais dois projéteis q mau deformaram a placa, fiquei com raiva, se tive com minha 9 e as munições ogivais encamisada, era saco
Viva a Internet.... Nordestinos mandando muito bem nos conteúdos. Antes era só Rj Sp
Embora muitos "experts" dizerem que o conceito de "Stopping Power" (Poder de Parada) já esteja ultrapassado, eu acredito que não esteja tão ultrapassado assim, vendo pela ótica da física, quanto maior for a massa (peso) e calibre (diâmetro) de determinado projétil, maior será seu poder de impacto no alvo (qualquer que seja: corpo humano ou uma parede e etc.), e maior será o estrago causado, e isso tem lógica.
Usando um exemplo hipotético simples:
Imagine uma moto de 125 cc a 100 km/h, se chocando de frente contra um muro de cimento e tijolos, isso obviamente vai causar estragos na moto e no muro, sem contar o piloto.
Agora imagina um caminhão nas mesmas condições com velocidade a 100 km/h carregado com 10 toneladas de carga se chocando com o mesmo tipo de muro, é de se supor que o estrago no muro e no caminhão serão infinitamente maiores dos que aqueles causados pela moto.
Do mesmo modo um disparo do calibre .22LR causará menos danos, por exemplo se atingir a região do tórax do que um disparo do poderoso calibre .44 Magnum na mesma região, que deve causar ferimentos obviamente mais fatais e neutralizantes comparado ao .22LR.
Um disparo de 6,35mm e um disparo de .50 BMG não causam o mesmo estrago quando atingem o alvo, o impacto acontece e querendo ou não quem sobreviver a esse macabro experimento (inconcebível) com certeza iria dizer que o tiro de .50 BMG "doeu" mais, como disse antes, se sobrevivesse a tal experimento hipotético.
De modo que aqueles "experts" que dizem que o "Stopping Power" não existe, curiosamente eles não trocam suas armas geralmente de calibres: .45ACP, .40S&W, 9mm, .357 Magnum, por uma arma muito mais leve e compacta e fácil de portar como o .22LR, já que para eles o "Stopping Power" "não existe" a troca pelo .22LR seria a mais racional decisão, o porquê deles não fazerem isso é uma incógnita.
Eu não fico na frente nem de Air soft... C tá doido, já vi gente morrer com tiro de 22.
Sem duvida!! Uma porrada de um calibre mais potente faz qualquer um perder o caminho de casa, porem aqui na minha cidade, um jovem chegou em casa pegou uma .40 do pai policial enfiou no ouvido e puxou o gatilho!!! Vegetou por 9 dias e partiu desta terra!!!!!
Muito bom esses conceitos
Na minha opinião o calibre importa muito no sentido de gosto d cada um mais já ve aq onde moro no recife três cazos d pessoas q foram atingidos com disparo d uma pistola no calibre 6.35 e vieram a óbito com apenas um disparo certeiro tenho esses relatos aq d Recife
Sempre haverá contestação
Luciano Matos é uma figura! Sigo ele também!
Eu vejo isso no Club. Nego de .45 de .40 9mm o cara dificilmente agrupa 4 disparos seguidos. Precisa estar muito acostumado com sua ferramenta.
Eu adoro atirar de 7.65m o 32.auto e agrupou rapidamente 10 tiros.. porém compreendo q os tempos n são mais anos 80... e para porte gosto de 9mm...
Tirando as dúvidas
Stop Power é, fazendo uma analogia chula , o mesmo que dizer que para um acidente de trânsito ser fatal, o carro tem de ser esportivo com mais de 500cv de potência, mesmo sabendo que uma bicicleta elétrica pode ser fatal
Maravilha de vídeo, não troco minha .40 por nada.....
Minha opinião
Depende onde vc vai atirar. Ou seja o local
Nao importa muito o calibre e sim a regiao do disparo e levar em conta que com o sanfue quente o individuo pode reagir ainda ...
Concordo plenamente sobre o Stop Power
Esse cara entendi bem do assunto parabéns
Por fim minha opinião, vc deve escolher a arma dependendo do seu objetivo, a 40 em defesa pessoal, sem obstáculo, no corpo a corpo e mais eficiente, com uma munição ogival de chumbo macio, nada de endurecido ou encamisado
As duas formas existem na língua portuguesa: projétil ou projetil.
Negativo. Projétil (munição) é paroxítona terminada em L, logo, correto com acento agudo, de acordo com as regras de acentuação.
@@RafaelSilva-nn6zm Positivo, as duas existem sim. Consulte uma gramática e verás. Acabei de ver na minha aqui, de Cegalla.
Qual a pistola que atravessa o crânio com o cano na cabeça?
E dois tiros de .45 acp tem stopping power ?
Fundamentos de tiro e treino, o calibre pouco importa! Prefira sempre calibres eficientes, o maior que você conseguir dominar!
Exatamente.. tenho uma 9mm e uma Pt100 e a mola da 40 é muito mais braba doque as demais
Calibre bom, arma boa, e a que vc treina, o que seria mais eficiênciente um tiro de 22 na cabeça ou um de fuzil no pé?
Sabe muito!
Vídeo muito top!
boa noite pergunta ao cabo walker o que fala da imbel tc md6 adc calibre 40/?
Já está provado, não é o calibre e sim onde o tiro pega, pra derrubar, qq calibre derruba se pegar num ponto fatal como entre os olhos, uma artéria no pescoço, etc
Eu gosto de ler os comentários e dar risada com os especialistas q nunca efetuaram 1 disparo em um combate real
😂😂😂 verdade
Sacanagem tava esperando ele falar da munição 9mm pra defesa
E foi cortado o vídeo
9mm acho boa munição, custa menos de 5, da para treinar mais, tem armas compactas baratas.
Parei de ver na parte da TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA
Tenho os dois calibres, mas a 40 numa boa plataforma tem seu valor, agora para mão de alface não, 40 derruba melhor todo policial fala isso, agora 9mm agrupa mas fácil, depende da finalidade e do treinamento, minha humilde opinião, esse policial instrutor do vídeo é bom deixa ele ensina mas, sempre aprendendo, obrigado pelo vídeo!🔥👍
"Todo" policial fala? "Todo" é muita gente... E outra, eles são experts em balística? Estudam isso? Você acha que o que derruba mais: 1 tiro de .40 no peito ou 2 tiros de 9mm no peito? Levando em consideração que 9mm é mais fácil de agrupar e vc conseguiu acertar 1 tiro a mais no meliante por conta do recuo mais controlável.
@@lczago Acho que a 40 tem seu valor, e sua eficiência para quem sabe usá-la, a 9mm tbm, depende do acerto, mas que tem diferença no impacto tem!
Como se policial entendesse de balística e de arma...
Numa boa,,eu vi um PC Df vencer dois meliantes,um de 556 e outro com .40,detalhe o polícia estava com uma PT 58 s .380...No mundo real parece ser diferente da literatura,(minha opinião).
Variantes existem em todos os calibres existe Energia Balística Forense, calibre eficiente para defesa .45ACP, .40S&W e .9mmp.
Hoje em dias é a febre das Instituições Policiais, calibre .9mm Parabellum, em várias marcas de ex: Sig Sauer, CZ, Beretta e Glock, muitos nem utilizam a munição na camara da Pistola!
E por aí vai todas as Pistolas tem um solavanco para cima 🔝, seja em que calibre for!
Tudo na vida exige dos profissionais da Segurança Pública policial Brasil TREINAMENTO INTENSIVO POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, Civil, Militar e Penal.
Não é o calibre em si que mata!
O negócio é onde acerta .
Existe stoppin power existe no Magnum 500?
Pessoal vídeos americanos onde policiais dispara várias vezes e o indivíduo não cai.
Quando tenente, no horário de folga eu em uma lanchonete me deparei com um roubo em andamento, obriguei, dei voz de prisão, tava com uma Taurus 92 f com 21 e mais cinco carreg de 20 nos bolsos, efetuei 10 disparos em diagonal em uma s10 cab dupla, da direita pra Esq, por trás, pois a trajet diag alcança o motorista, mesmo em movimento a uns 15 m agrupei nove dos 10 em um diâmetro de 30 cm, o carro deslocou uns 100m guinou pra direita e imobilizou em vaiculos parados, chamei apois e no final a perícia detectou q os disparos penetraram a carroceria, um dos disparos desviou penetrou no rim direito do peba sub acompanhando a coluna e se calojou na região tórax, um outro passou pela lataria o capacete, pois chegou de dupla em uma moto, a região ocipital da direita pra esquerda e parou no frontal do lado esquerdo, fazendo um caroço na testa, morreu na hs, 9 mm penetra muito, só uso munição ogival encamisada, pois policial sempre troca tiros com rompimento de obstáculo, então a escolha de calibre e munição de dar preferência a penetração
9 milímetros com munição 147 grains ponta plana american eagle faz o mesmo serviço (transferência de energia e impacto) que a .40.
Não faz, uma .40sw com um projétil de 155 grain consegue bater facilmente 1150 fps ... enquanto essa federal 147 9mm não bate nem 1000 fps direito....
@@pkjdm com o devido respeito, mas o senhor está equivocado. Em média ela consegue bater entre 1028 a 1030 fps, logo, a diferença dela para o calibre .40 é de 120 fps, sem contar que a ponta plana de 147 grains causa uma baita transferência de energia sem que haja perda de massa. Por favor, assista esse vídeo que trago no link pra ti: ruclips.net/video/6SeAVQsqpkA/видео.html
@@dr.viniciusjonathancaetano5907 120 fps de diferença é bem considerável, ainda mais contando que a ponta da .40sw é 8 grains mais pesada, ponta plana é melhor que ogival, mas para disparos diretos, uma boa expansiva é bem melhor, só fazer o teste atirando em um pedaço de carne...
@@pkjdm o problema de munições ponta oca é que elas perdem muita massa durante o seu trajeto de disparo e o controle de qualidade, em se tratando de munições nacionais. Também em se tratando de alvos abrigados em anteparos, as munições ponta oca, em muitos casos, não conseguem ultrapassarem esses anteparos.
@@dr.viniciusjonathancaetano5907 Olha eu já vi vários casos de algumas munições ponta ocas nacional, a 40sw 155 grain gold hex eu já vi mais de 10 casos de disparos diretos e acompanhei necropsias e laudos, é uma munição que expande MUITO bem e fragmenta as vezes soltando jaqueta, porém, em disparos diretos ela penetra muito bem.. no geral sempre para expandida no couro das costas do marginal em disparos diretos.... em disparos em membros o estrago é brutal, muito maior que o de uma ponta plana....
Cobo fala algumas coisas equivocada. Com todo respeito dependendo da situação o o cara toma 10 tiros de 40 ou 9 mm e continua em combate e só analizar vídeos de situação de guerras onde o combatente sabe que vai pra vala de qualquer jeito em quanto ele não tomar um disparo em um ponto vital ele continua em combate e entra em óbito depois de um tempo por sangrar até a morte . Pode ver em vídeos policiais americanos onde o indivíduo transtornado parte pra cima da polícia e toma de 45 9mm e 40 e se não ter um disparo no coração ou na cabeça o agressor continua vindo pra cima depois de muitos disparos
No Brasil legítima defesa é um cálculo matemático na cabeça dos juristas
Concordo existe sim, quem afirma que não existe porque não utiliza o calibre 22lr para porte e defesa.
Penetração
Esqueçam tudo que esse cara falou e sigam o Perito Barros. O cara já falou que Taurus é melhor que Glock e agora reavivou o stopping power.
Eu particularmente acredito em stopim Power , a energia gerada por projeteis e velocidade é muito considerável num confronto urbano de troca de tiro . Se tratando de arma curta pra porte diário , ninguém vai Portar um 22 lr . Impossível .
Stoping Power, não tem haver com calibre, e lenda, e simples força de impacto, acima de 38 a pancada já e paralisante, se o impacto e em partes moles, o projétil passa sem transferir muita energia pois o tecido não oferece resistência pra absorção da força, se bate em um osso, aí sim ele tenta parar o projétil, e aí há uma dispersão da força em relação ao alvo, que sofre um impacto forte podendo parar
Então o que está faltando não é munição ou armas e sim faltando treinamento e práticar tiro.
Se o Elemento levar um tiro de .50 Desert Eagle. Ou .50 Magnum. Se é existiria stopping Power.?
Uma arma prá tiro esportivo e prá uso defensivo ambas em. 40 são utilizadas em modelos diferentes porq para tiro esportivo atira muito e para defesa raramente é usada pos pramim é uma boa opção o .40
O cara não consegue puxar uma mola recuperadora vai conseguir fazer oq?
Bene Barbosa e referência no assunto.
se a gente pudesse todo mundo teria 556 e 762
Um disparo provoca hemorragia profunda. Quanto mais massiva a hemorragia, mais rápido o choque hipovolêmico. Quanto mais rápido o choque hipovolêmico, mais rápido o agressor fica incapacitado por falta de irrigação de sangue oxigenado no cérebro. Stoping Power não é uma conta exata de matemática. Não é só o calibre. É preciso ter em mente muitos fatores: é também o agrupamento dos tiros, a distância dos tiros, as características balísticas da munição, os pontos vitais atingidos, as condições físicas do agressor, idade, peso corporal, musculatura, se está drogado ou não, etc. Parar instantaneamente um agressor, só se você atinge a cabeça ou a medula espinhal dele. Se não for assim, é preciso levar tudo acima em conta. Só um detalhe: quem está falando tudo isso não sou eu, não. É o FBI.
energia não se transfere, energia se transforma.
Não concordo! Vai depender de muitas variáveis. Já vi o cara correndo com vários tiros de .40. Essa história de poder de parada é conto da carochinha. Vai depender de acerta algum ponto vital.
Quando isso acontece, o sujeito simplesmente tinha resistência o suficiente para suportar os tiros, se você efetuasse os mesmos tiros com um calibre mais potente, ou em um sujeito mais fraco, a reação seria diferente. Isso fica mais claro quando você vê disparos em colete, se você toma um tiro de 380 no colete, provavelmente ainda vai conseguir continuar em campo, mas se tomar um tiro no colete de um 500sw (exemplo extremo) vai ser uma porrada tão forte que provavelmente vai causar alguma lesão. Também tem a questão que um cara grandão vai ter mais resistência que um cara franzino, e assim vai
O que você acha da PT 92 Taurus
Concordo plenamente. Transferência de energia do projétil para o corpo flácido. Essa é a chave. Existem variantes? Óbvio. Mas o tamanho do projétil, em lugares não-letais, por exemplo, alguém sendo atingido no braço por um 10mm, .45 ou por uma 9mm, no mesmíssimo lugar, qual haverá a maior transferência de energia capaz de tirar o cara do combate mesmo não sendo atingido num órgão vital? Vimos várias ocasiões onde o agressor é atingido 'varias vezes por um 9mm e continua ativo. Todo mundo que acompanha a temática sabe que isso está acontecendo com frequência no Brasil e lá fora. Fatos. Fatos reais incontestáveis. Irão dizer: --- o tamanho do projétil da 9mm é praticamente igual ao do 357. Sim. Mas e a energia despendida? Faz toda a diferença. Toda. Por mais que você consiga aumentar a energia da 9mm, ela não terá o poder de um 357. E se aumentar demais, vai ficar praticamente igual a uma .40. Enfim.... pra estande a 9mm, o 38auto são perfeitos. Agora o cara quer justificar uma premissa falsa para se adequar ao discurso politicamente correto da ONU aí é outra coisa...
Independente do calibre. Reze para nunca usar. Segundos irão decidir sobre a vida ou morte.
Não existe "STOPPING POWER"
terceira lei de Newton explica isso facilmente, ao dizer que "à toda ação existe uma reação na mesma INTENSIDADE", ou seja, a energia que o projétil deixa o cano da arma resulta na reação que é o recuo. alguém aí já viu por acaso, algum atirador cai para trás ao disparar uma arma curta ?
Todo mundo q compara 9mm com .40 esquece que a .40 em maioria é de projetio de ponta plana. E a 9mm em regra é ogival. Oq apresenta comportamento diferente. Se pegar uma 9mm ponta planta o comportamento é idêntico. Essa “transferência” de energia na verdade é o conjunto da penetração suficiente, no local correto, e causando o sangramento suficiente. Ao sair da arma, a unica força fisica presente no projetil é a velocidade. Oq nas 380, 9mm, 40mm e 45 são bem parecidas a 5/7 metros.
Stoping power não existe ! Isso é coisa dos anos 90 .
Hoje com informacoes sabemos .
Engraçado que nós EUA, o maior número de ocorrências envolvendo disparos são no calibre 22.
Esse negócio de 40, 9, 380 ou qualquer um que seja, irmão quando a espoleta corta, é pouquinho os que ficam.
Né? Quando bate o "eco", o povo não quer nem saber que calibre é... 😂
Transferência de energia?
Impossível um objeto com poucas gramas, independente da velocidade de impacto transferir energia pra um corpo.
quanto maior a energia e a massa do projetil, maior é o dano!!!!
A velocidade influencia tb. E=m.v
Pra falar a verdade o fator que mais afeta o dano é a velocidade e não a a massa e nem a energia!
Comentário final, se vc efetuar disparo no centro do tórax pode acertar a bomba e derruba o alvo, ou se acertar a testa, ou o triângulo formado pelos olhos e o ápice nasal, derruba igualmente mesmo com um 38
Tava indo bem. Depois parece que desandou.
Outro com esse papo
Quero ver se for .357 ou .44 é levar e cair seco sucesso amigos
Nao é uma questão de opinião, Stopping Power não existe, já tem estudos de décadas nos EUA sobre isso. O que importa é o dano causado.
Se pegar na cabeça só preciso de um calibre 22
Eu também acredito que exista ...
Eu também sou fã do. 40
Não há consenso de Stopping Power?
Deus do céu, mais é assim mesmo, não é só conhecimento, aí já vai dá fé do cara.
Infelizmente a reação de um corpo pode ser diferente em dias diferentes dependendo até do estímulo psicológico.
Aprendam uma coisa no vídeo game se você acertar na cabeça, você da mais dano que quando acerta no braço. Kkkkkkkkkkkkkk
Uma guerra muito antiga entre 9mm e entre .40 ,porém vejo que a energia da calibre .40 é bem maior do que a de 9 mm! Mas possuo os dois calibres tanto o 9mm como o de .40 ,gosto dos dois calibres !
Não é bem maior não amigo, são só 50 joules a mais, diferença insignificante, só o recuo que é bem maior...
@@marcusalexandre8319 Isso que eu ia falar... E em munições +P a diferença é RIDÍCULA
Boa aula muita experiência passada para iniciante como Eu de th9. Então ja houvi comentário de polícia requisitar 9mm por conta de melhor grupamento se comparado com arma de maior recuo tipo .40. como sou leigo, e achei oportuno comentar, peço desculpas. Um forte abraço.
E o 44 magnum?
Em Batatais SP Um ladrão levou 8 tiros de .40 a maioria no tórax, não fez efeito nenhum ele derrubou o policial militar e ainda desferiu vários golpes de facão no PM.
8 tiros de .40..no peito...não fez efeito nenhum....kkkkk parece história de pescador...kkkkk
@@marloncabral2414 pois é... mas infelizmente não fez o policial além de levar facaozada ainda está sendo processado pela família por excesso.
@@marloncabral2414 ruclips.net/video/hZAnmKGIRRE/видео.html
@@marloncabral2414 olha o vídeo aí
8 tiros de .40 no peito e não fez efeito? duvidoooooooooooooooooooooooo, coloca o link da noticia ai..
Cada um acredita no que quer...
Permissão Cabo... Será todas as PMs do BR vão passar da .40 para 9mm?
Acho difícil
@@AndremissioQueiroz é uma tendência nacional, visto a grande aquisição de milhares de pistolas Beretta APX calibre 9mm.
A Polícia Militar, o DOF- Departamento de Operações de Fronteira e a Polícia Civil do MS vai começar a trocar as .40 pela 9mm. A Polícia Federal já usa o 9mm como padrão, a PRF comprou milhares de glocks 9mm e a Força Nacional vai receber milhares de pistolas 9mm também
@@LuizSilva-ye9ro PCDF, PMDF e PPDF também já adotaram o 9mm ( Glock, CZ e Beretta APX respectivamente).
Tomara
@@nikolasaaac PMGO tbm. Está sendo padrozinado no 9 mm. Está chegando a beretta apx será o padrão aqui
Qualquer estudo recente aponta que não existe stopping power.
Existe, 357 vira pra cima um javali de 240kg. Se não, o que se chama isso?
Ele é do contra. Ignora todos os estudos, mesmo sendo estudos feitos por pessoas consagradas no mundo do tiro. Mas a opinião é pessoal, cada um tem a sua.
Stop Power faz sentido sim, e foi explicado muito bem por ele.
Um cara aqui na rua tomou um bocado de tiro 380 e saiu andando normal, tomou até na cabeça e a bala nem furou o crânio. Kkkkk
Poder de parada eu não vou entrar nessa seara , mas disparo do calibre 357 ou 454, deve fazer um bom estrago .
454 é canhão de mão. outra categoria rs