Vivi uma experiência ruim ontem no Pelô. Estava em Salvador curtindo o Carnaval com minha esposa e fomos pra essa região. Na Praça da Sé, sentamos num banco ficamos descansando. Tinha muitos estrangeiros por ali. De repente uma gringa teve o celular roubado por uma nativa. Esta puxou o aparelho e saiu correndo para uma rua mais isolada. A sorte é que a policia estava por ali, então eles foram atrás e capturaram a meliante, porém não encontraram o celular. Moral da história: o Pelô é um museu a céu aberto, vale muito a pena visitar, no entanto, não dê mole com celular, câmera ou qualquer objeto de valor. Aliás essa premissa vale pra toda a cidade de Salvador.
Eu evito sair de casa com celular pra não ser roubado, e nem assim consegui evitar o roubo do meu celular. Certo dia uma cracuda foi pedir comida na porta de casa, ela tava com uma criança de colo e um menino que aparentava ter uns 8 anos. Meu pai ingênuo inventou de pegar a comida pra ela e deixou a porta aberta. Quando meu pai voltou pra sala, viu o menino dentro da sala. Ela pegou a comida e eles foram embora. Eu estava no quintal almoçando na hora e quando fui ao quarto, meu zenfone 2 que estava recarregando sumiu, ficando apenas o carregador. Isso foi em setembro de 2018. Infelizmente, não conseguimos achar essa meliante.
Aquilo é uma "rede de marginais". Eles tomam o objeto da vítima e passa imediatamente para um marginal a frente, que passa de mão em mão. Muitos deles sabem que serão pegos por algum policial, nem se importam mais. A única preocupação é manter o objeto subtraído nas mãos deles.
Passei bem rapidamente nessas ruas quando estive ai, claro sem avançar tanto. O que percebi é que são lugares com imenso potencial turístico. Se algum dia o poder público conseguir controlar a violência, essas vielas se tornarão tão interessantes quanto o centro do Pelourinho. Esse lugar tem vantagem de ter conservado a população local, com seus costumes. Daria pra ter uma experiência ainda mais autêntica do que na parte gourmetizada do Pelô.
Aí q está o problema!! Em minha adolescêcia eu andava aí toda semana depois que saia do cursinho. O problema são as pessoas que moram aí, pois são marginalizadas em sua maioria. É perda de tempo e dinheiro!
VIM MORAR EM SALVADOR A 3 ANOS E MEIO E FICO APAVORADO TODA VEZ QUE SAIO . É CRIME DE TODA ESPÉCIE EM TODA CIDADE. O CRIME ORGANIZADO ESTÁ MANDANDO NA CIDADE! NÃO EXISTE SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA!
Não duvido que isso possa ocorrer pontualmente, mas o lugar é completamente turístico e sempre que vou lá vejo pessoas curtindo Praia, bares, andando no calçadão e pegando o pôr do sol maravilhoso que só a Barra tem. Não existe essa de "O POVO TRAFICA". Então, sim, você pode ir com sua família ou só tranquilamente.
Já fui a Salvador centenas de vezes! E na primeira vez que fui, fiquei hospedada em um hotel no próprio Pelourinho, no meio do carnaval. A experiência foi maravilhosa, mas me recordo de um dia, pela manhã que fui até a janela do quarto apreciar a Baía de todos os Santos e me deparei com uma realidade paralela muito triste. Eu fiquei horrorizada! Lá do alto do prédio, adiante eu via a Baía, e pra baixo eu via a pobreza nua e crua. Mas uma coisa que achei fofo foi que as pessoas de suas casinhas quase caindo aos pedaços, me viam na janela láaaaa em cima, laaaaa longe no alto e mesmo assim acenavam, gritavam "bom diiiaaaaaa", todo mundo bem humorado... meu coração ficou quentinho e ao mesmo tempo em pedacinhos 😢 a desigualdade é uma dura realidade
Passo por aí direto desde a minha infância quando era ambulante Super suave graças a Deus muitas amizades e pessoas de bem grande respeito aos mais velhos que já se foram Saudades de tempos que não voltam.
A última grande revitalização do Pelourinho aconteceu de 1992 a 1995 quando Antônio Carlos Magalhães ainda estava vivo . Após a morte do ACM original o Pelourinho voltou ao quase abandono, com fechamento de alguns restaurantes e diversos outros problemas
na verdade salvador foi muito mais no passado, e já foi o estado mais rico do país, hoje em dia é muita compra de votos e benefícios que acaba colocando muitos irresponsáveis no poder e gerando esse abandono geral
Morei em Salvador 3 anos e estudei na Faculdade de Medicina antiga, pegada na Igreja da Sé no Terreiro de Jesús. Vivi muuuita coisa legal aí e já andei muito sozinha por estas ruelas. Já fui muito no samba do suvaco de cobra, na escadaria para ver o show do Jerônimo, nos espaços culturais à noite também, na cantina na lua aí no Pelô. Graças a DEUS eu nunca fui roubada.. Amooo Salvador de paixão mas sei que é perigoso sim e cada vez mais infelizmente. É perigosíssimo hoje andar por estas vielas. Coragem heim? Parabéns pelo vídeo.
@@Olivinha15o cara andou, falou com moradores e não foi encurralado em nenhum momento e ainda tem indivíduos que acham que o lugar não presta, claro que não é o melhor lugar do mundo, mas tem piores. Quero ver ele andar e filmar assim na Cracolândia em São Paulo ou na Rocinha no Rio de Janeiro.
Estive de Férias em Salvador no mês de junho, fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados, com vários palcos de show tudo gratuito pra o povo. Muitas famílias com crianças passeando etc. Registrei tudo em fotografias. O povo bahiano também é gente muito boa. Amo essa terra, voltarei sim. Quanto a insegurança, isso tem em toda grande cidade, tem que se andar por áreas seguras. No mais, viva a vida, viva a Bahia de todos os Santos.
Moro em Salvador, preciso ter um motivo muito forte pra ir no Pelourinho ou no centro da Cidade, são locais de alto risco. Toda a cidade de Salvador é perigosa e de alto risco, porém os pontos turísticos são tenebrosos. É muito ladrão pra pouca polícia, parabéns pela coragem 😅
vdd quando estive aí nem me dei conta da violência,mas quem mora aí fala a mesma coisa o quanto é perigoso,eu não senti medo por inocência até pq fiquei encantada em conhecer só via pela tv,mas percebi q tem muito aproveitadores nos pontos turísticos
@@taniasouza6175não é só nos pontos turísticos. Aqui tem gente tentando se dar bem em todos os lugares. Tenho vergonha de ser soteropolitana. Estou louca pra ir embora e nunca mais voltar.
@@MASSAGEMMASSAGEM-rb3pk Triste realidade, eu tbm se tivesse condições financeiras tava bem longe, não temos liberdade de ir e vir, não podemos andar na rua, pegar um ônibus, tomar um sorvete/comer na rua, passear... Sem medo de ser assaltado. E a tendência é piorar, a população não sai da ignorância, não existe planejamento familiar e com isso a pobreza só aumenta, junto com a população. Não adianta só culpar o governo, que claro, tem a sua parcela de culpa tbm.
O Pelourinho é o lugar da cidade onde a desigualdade aflora demais. Sou Soteropolitano e lá é um lugar que não tenho muito apreço. Gosto bastante dos restaurantes, mas o ambiente em si é bem carregado.
A verdade é que Pelourinho só que mais frequenta e vai são pessoas de fora, quem é da cidade dificilmente liga pra andar, visitar e frequentar essa região abandonada, suja e perigosa cheios de prostitutas, gays, travestir e mendigos além de pessoas altamente muito pidonas e insistentes em te pedir as coisas, toda hora aparece um miserável pra te pedir algo e isso é muito chato.
Parabéns pelo vídeo e iniciativa em mostrar. Estive pela primeira vez em Salvador em agosto e fiquei encantada com a cidade e pessoal. Mas não posso deixar de dizer que fiquei impactada com o abandono do poder público com a conservação da região do Pelourinho e entorno. É uma pena!
Um lugar tão histórico e tão abandonando pelo poder público, chega a ser um contraste com as outras ruas que estão mais preservadas , parabéns pelo vídeo e pela coragem de mostrar " a outra face da moeda".
Sempre andei pelo centro historico todo com muita tranquilidade, claro, eu nasce em Salvador e pareço de Salvador, então as pessoas sabem que não sou turista, mas ainda assim nunca vi violência explicita nessa parte da cidade. Eu sei que muitas pessoas se sentem inseguras andando sozinhas pela cidade, porém eu creio que é mais uma sensação de insegurança do que insegurança real, principalmente para quem vive na cidade.
Concordo. Não moro em Salvador, mas já andei muito pelo centro da cidade, inclusive à noite. Nunca fui assaltado. Claro que é preciso ter aqueles cuidados básicos: não andar com celular e carteira em bolsos, etc.
Verdade, só dá uma sensação de insegurança , mais dificilmente tem alguma violência trágica. Até porq quem marginal e meliantes de alta periculosidade não ia perder tempo em andar por aí , aí o que se ver é apenas roubos ou furtos, são pequenos furtos. Uma corrente, relógios, carreira isso é quando a pessoa está bem zen, cara pra cima. No mais é bem difícil dizer que já viu alguém que lhe roubaram um carro , milhões, uma casa invádida etc são as pessoas que mora em rural
Mano a 10 anos atrás seria impossível vc entra aí e não ser no mínimo roubado hoje o paralelo entrou com força e proibiu coisa que o Estado nunca iria conseguir é sinistro dizer más o crime tem suas próprias leis e eu afirmo que ladrão nenhum paga pá v é a lei do crime
Amo Salvador, já fui aí inúmeras vezes, já andei demais pelo Pelourinho, inclusive à noite, tomei cachaça com vários malucos aí e andei em muitas ruas dessas que mostrou, dente outras, curti demais, lembro que só não entrei em duas ruas pq um amigo que fiz lá me disse que nelas era caixão se encontrasse problema, principalmente durante a noite. Lembro que parei o carro numas ruelas bem afastadas dos pontos principais, justamente para poder andar, numa dessas ruas presenciei dois caras mais velhos castigando um moleque que havia feito alguma besteira, eles mandavam ele estender as mãos e davam pauladas, o moleque, gritava muito, mas quando os caras vacilaram ele meteu o pé igual um foguete e os caras foram atrás, passei do lado disso mas nem olhei no rosto de ninguém e segui meu caminho.
@@JoãoDioríckoMuito bom, mas veja direitinho a sua segurança. Sei que a maioria dessa galera é batalhadora e gente do bem, mas infelizmente tem uns indivíduos que não aguentam ver uma oportunidade que já querem agir de maneira errada. Sucesso sempre!
Faça cuidado , Deus lhe proteja. Tenho amigas baianas e me falam o Pelourinho é um lugar turístico, mas os turistas tem que ter cuidado pois tem assaltos .
Me explica uma coisa as casas aí são caras? Porque se eu mora-se em um bairro que as casas são tão velhas eu vendia e ia morar em outro lugar, tem bairros melhores
Sou de BH, Salvador é minha capital preferida. Frequento a mais de vinte anos, e uma vez por ano vou matar saudades. Claro, repetir todos os roteiros da cidade me faz bem. Na ultima vez fui com meus tres filhos que também adoraram a cidade. Pretendemos voltar em dezembro. Porem, no ano passado encontrei uma cidade com claros sinais de abandono do poder público, em vários sentidos. Triste.
lugar pesadíssimo, esses casarões antigos deteriorando, uma figura de Annubis desenhado na parede, não quero nem saber o que se passa na calada das madrugadas ....... tu é corajoso heim !!!!
Bom vídeo. Bastante informativo. De fato, o Pelourinho está literalmente no Centro Histórico de uma cidade com mais de 450 anos, a nossa primeira capital federal, e assim como ocorre no centro das nossas principais capitais, vide SP, a insegurança e escuridão prevalece. Pertence a uma área da cidade puramente turística, não há muitas habitações comuns, casas ou residências, e talvez por isso tenhamos sensação de que se deveria ser melhor cuidado, policiado e mais seguro. Porém, a cidade toda vive um momento difícil, e bem complicado nesse aspecto, onde até bairros mais residenciais, a beira mar, de melhor poder aquisitivo também sofre. É só tentar o mesmo passeio na Pituba, Stella Maris, entre outros.
VÉIO, você merece vários likes, video tenso do início ao fim que bom que deu tudo certo...ja tente andar algumas ruas,mas como vc fez nem pensar...coragem irmão ja sou cabreiro com a ladeira do carmo. Parabéns
Já estive em Salvador, das capitais do nordeste, Salvador pra mim é uma das mais inseguras do país, cidade suja, boa parte do Pelourinho não passa ruínas abandonadas, casas velhas, muita pichação e muito lixo, fujam desta área, suas vidas estão em risco!
Bom demais esse tipo de conteúdo. Parabéns pelas coragem de mostrar pra todo mundo essa parte da cidade. Salvador está passando por uma onda de violência e saída de seus habitantes.
A energia dessebloecal é muito boa, do nada seu corpo se arrepia, ao começar a pensar sobre as pessoas que viviam ali no passado Com certeza vc deve ser de salvador ou da terra . Aí é um panorama do Pelourinho, um raio x. Por trás desse cenário antigo, medieval aportuguesado e meio africano tem um total abandono e descaso do poder público. As pessoas que vivem a seu entorno são em sua maioria de extrema pobreza e vuneraveis, além de medingos e moradores de ruas. A maior parte dos casarões antigos abandonados virou ongs e instituições filantrópicas e de religiosas, aí tem ong das LGBTs, ong dos direitos humanos, ong de pessoas em situação de rua, ong de defesa e resistência ao negro, de pessoas de outros países em fim. Porém todas sem suporte e aparato para seu funcionamento. É lamentável. Salvador sempre foi abandonado, ainda bem que vc deve ser da área, porq se não algo já teria acontecido aí. Sou da região e atualmente morando em São Paulo
Sorte sua sentir essa "energia boa". Minha experiência, saindo do Terreiro de Jesus e descendo por ali, achei a energia muito pesada, tenebrosa, sombria. Eu fiquei ser ar.
@@wagner_santannaclaro que sentiu a energia pesada, vc FOI NO TERREIRO DE JESUS 😂😂 saiu com o ar pesado dos orixás, espiritual sem luzes, realmente vc foi numa região que é pesada mesmo. Mas isso não é ruim, as vezes temos que sentir essas energias para levar a crê no poderoso evangelho de Cristo. A energia bom vem de sua própria consciência, quando vc ver objetos, figuras, monumentos, danças, músicas antigas do antepassadas, vc começa a lembrar como era a vida na aquela época e senti uma energia diferente, se não Oi e esse desapertar em vc, sinto muito , vc deve despertar sua consciência espiritual mais. Assista uma rodada de capoeira, e visite museus. Realmente tem lugares aí que também sinto um peso. Mais não vejo isso como um mal para mim nunca mais ir. Isso nos amadurece.
Cara, tive em Salvador nessa última semana e gostei muito... Usei muito das dicas que eu vi no seu canal, obrigado. E digo uma coisa: 5 dias não é suficiente. Voltarei para ficar no mínimo uns 10. Valeu
Estive de Férias em Salvador no mês de junho Mês das Festas Juninas , fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados, E comemorei Santo Antônio , São João e São Pedro no Pelourinho. As Festas Juninas de Salvador : São João , São Pedro e Santo Antônio é no Pelourinho.
Muito forte nenhum ser humano merece passar por situações de morte perversa, mas o arrependimento em Cristo Jesus Salva á alma que estava perdida, mas hoje está na Glória de Deus pela misericórdia do Nosso Senhor Jesus Cristo..
Criado em salvador há ao menos 28 anos, me acostumei a não frequentar ou gostar do lugar justamente pela miséria e insegurança que permeia o lugar, uma grande infelicidade! O pelô é um banho de história tanto pelo povo quanto por suas estruturas seculares que ainda perduram pelo tempo. Já fui bastante no Pelourinho, porém não mais.
Estamos indo pra Salvador em Setembro e tenho muitos videos para ficar informada,mais tem alguns que vendo por outro lado,nao da nem de vontade de ver,pois vejo moradores falando muito mal,o que causa ate medo,acredito que violência em todo lugar tem,ja fomos ao Rj e nao tivemos sequer um único problema,pois procuramos sempre ser cuidadosos,Salvador foi minha primeira opção desse ano,desejo que nao me decepcione,pois estou realizando um grande Sonho de conhecer Salvador...
Pode ir sem medo, salvador é uma capital que ninguém te meche, se vc souber andar. E as pessoas são muito vibrante e contagiante. Estou em São Paulo atualmente, nas sinto falta do lugar. Se vc for pra salvador é só alugar um kit Net na região do centro Carlos Gomes, campo grande, Nazaré, Garcia, graça,Pituba, rio vermelho. E daí sempre que der pra sair é só sair pra conhecer. Salvador oferecer uma variedade de divertimento. O clima ajuda e favorece as pessoas saírem para as ruas. Lá as pessoas não andam trancadas em suas casas igual a São Paulo, pela tardezinha as pessoas fazem caminhadas, sentam na frente das casas com cadeiras ou no chão mesmo pra bater papo com amigos e vizinhos, lá se vc fizer amizades vc não sai sem tomar um cafezinho na casa de alguém, atividades físicas , vão a orla pedalar, também tem a semana toda na orla bares e restaurantes abertos e som ambiente ao vivo em vários lugares da orla, barra, rio vermelho e itapoan, Abaeté, Pituaçu, entrada da paralela. Em fim além do centro histórico e Pelourinho vc pode voltar a viver no passado.
Estou no msm dilema que vc. Irei em Setembro. Mas confesso que me causou um certo medo, tantas pessoas falando mal de Salvador. Sou do RJ, mas nunca tive problemas no RJ.
Estive em 2 momentos diferentes na cidade de Salvador, Capital da Bahia. Fui em 1991 e conheci o Pelô de Jorge Amado. Demorei para retornar e na última visita, o Pelô havia sido Tombado pela UNESCO e considerado Patrimônio da Humanidade. A princípio, ACM quis implodir todos os prédios, porém o interesse da iniciativa privada resolveu investir no local. Voltei em Salvador em 1991 e depois em 1997, quando já havia muitos prédios restaurados. Uma pena que o local esteja nessa situação, mas Restauro de Patrimônio Histórico é muito caro.
Fala João, blz... Ótimo você expor as mazelas de Salvador vejo que você é diferenciado, assisto outros youtubers de outros Estados que não tem a coragem de expor a real social da sua cidade, meus parabéns!
Engraçado que sou nascida e criada em Salvador, pego esse caminho todo dia (de carro) para ir ao trabalho, vindo da Baixa dos Sapateiros em direção à Praça da Sé e fiquei extremamente angustiada assistindo ao vídeo. Sinto pavor dessa região, primeiro por medo dos prédios desabarem e segundo pela insegurança do local. O centro histórico de Salvador é um dos mais feios e inseguros do Brasil. Tamanha tristeza é uma realidade da criminalidade, das desigualdades, da pobreza... Uma pena, amo minha cidade.
Sou do interior da Bahia. Lembro que quando conheci o Pelourinho me levaram no Elevador, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, ali no Cravinho, e fiquei encantado. Na próxima vez fui explorar o restante disso aí, e o segundo ou terceiro beco (rua ou travessa) que entrei, eu entrei em desespero. Não segui adiante de jeito nenhum. As pessoas dizendo que era seguro, mas meu cérebro/mente entrou em estado de alerta, dominaram meu corpo e me fizeram retornar rapidamente no "modo automático" (o mesmo ocorreu quando entrei numa "comunidade" no Rio de Janeiro). Meu pânico só se esvaiu e minha visão só clareou quando me vi no Terreiro de Jesus. Apesar que uma vez já fui abordado por um marginal na Praça da Sé - considerado um dos melhores locais do Pelourinho; não fui assaltado porque apareceu uma viatura. Nesse dia eu estava sozinho. Não aconselho turistas saírem sozinho nessa cidade. Gostei muito do seu vídeo. Isso é uma forma de solidariedade indireta. Fazendo esse alerta você ajuda muita gente a não adentrar em lugar perigoso, evitando assim ser vítima em locais em uma cidade tão perigosa como Salvador (uma das capitais mais perigosas do Brasil). Gratidão pelo seu vídeo!
Nessas ruas periféricas do Pelourinho as pessoas aproveitam para estacionar os veículos. Nas mais próximas aos restaurantes tem "flanelinhas" e vida que segue. Os casarões são lindos!
A Bahia, infelizmente , acabou a segurança pública a muitos anos. O centro histórico de Salvador assusta até durante o dia, imagina à noite!... Triste Bahia!....
Verdade. Desde q o PT entrou na Bahia, a violência começou a subir desde Jaques Vagner, bateu recorde e Ruy não deu importância, agora imagine Jerônimo... ja imaginamos o resultado q ja acontece de pior !!! Só Deus!
Vendo teus videos sobre o Pelourinho (parte turística) e a parte "barra pesada", estou tendo uma ideia do que enfrentarei em Novembro quando conhecerei a tua terra. Sobre a 7 de setembro, foi bom mostrar como é de noite. O mapeamento que estou fazendo vendo teus videos, para conhecer principalmente a cidade (igrejas, passeios de caiaque, itapuã, lugares para comer mais em conta e com qualidade) estão fazendo a diferença. Obrigado pelos videos e muito sucesso ao canal! Sou de Belém-PA!! Sugestão: coloque algumas dicas sobre restaurantes bons e outros com preços acessíveis nas intermediações do Porto da barra, farol da barra, ondina e rio vermelho. Ficaria agradecido. Irei para wet em novembro e se possível, gostaria de te conhecer para trocar informações sobre salvador. Ahh, mais uma dúvida: vale a pena ir para o Morro de São Paulo, fazendo um bate volta? Ou é dinheiro gasto? Abraços João!
Olá, meu amigo! Obrigado por passar por aqui! Então, sobre restaurantes na Barra confesso que não tenho como especificar um único, pois alí você terá várias opções com preços populares com certeza. Rio Vermelho tem menos opções populares que a Barra, mas existe uma boa oferta de lugares para comer, embora voltada mais para uma vibe boêmia. Aí já sabe, né! Ondina é mais fraco nesse sentido. Sugiro que dê um passeio na Praia da Penha, na Ribeira. Bons restaurantes de frente para o mar e com preços justos, além da famosa Sorveteria da Ribeira. Alí é a minha região preferida! Breve farei um roteiro de um dia em Salvador que envolverá aquela área. Morro de São Paulo no bate e volta é puxado e caro para o tempo que você vai ficar por lá (cerca de 5 horas). O ideal é se você puder pegar ao menos 2 dias por lá, para aproveitar as regiões vizinhas também (Boipeba e tais). Mas é uma questão de gosto mesmo. Se é teu desejo, vá! Muita gente vai desse modo. Espero ter ajudado! Um abraço!
Cheguei em Salvador há um ano atrás, larguei são Paulo pra viver aqui, porque sou apaixonado pela música que marcou a minha adolescência (Tropicália, MPB, etc), a arte da Bahia em geral é algo surreal. Mas infelizmente o poder público quer arrecadar com o turismo mas não recupera seu centro histórico que é encantador, a segurança pública não existe, infelizmente a população, com excessões claro não prioriza o voto como meio de melhoria nas condições de moradia e segurança pública, o povo bahiano tem o coração maior que o corpo, é hospitaleiro e alegre, mas nem só de festa vive a capital mais antiga do Brasil
Rapaz, que tristeza ver uma das cidades MAIS IMPORTANTES do nosso PAÍS totalmente ABANDONADA! ISSO É VERGONHOSO, REVOLTANTE! "Ah, mas é uma região muito violenta!" E a violência nasce da onde? DO ABANDONO! DO DESCASO! Pessoas vivendo no meio do lixo. Imagina voce revitalizar uma area dessa. Quantas pessoas poderiam abrir uma lojinha e mudar de vida. Mas voces acham que os políticos querem isso? 😊
Excelente iniciativa essa sua. Salvador dos turistas é bem diferente dessa Salvador que vc mostrou. E, por incrível que possa parecer, ambas têm seus encantos e mistérios.
Sou baiano moro a 30 anos nunca fui por ai, faço um trabalho de pesquisas sobrenaturais visito lugares com fama ou ocorrências de assombração, eu só não visito o pelourinho pela segurança pessoal, mas seria incrível visitar com alguns equipamentos um casarão desses.
Mano do céu!! Vc e corajoso, nus meus vinte poucos anos so me divertia ai nessa area, tinha um lugar chamado rocinha nossa q maravilha praca do regaee, tinha um breguinha de dona Maura na barroquinha q tbm faz parte do centro histórico maciel era loucura tudo boca do lixo, mais era um lugar bom, tinha q ter moral saber entrar e sair das vielas. Hoje c 52 anos nao passo do terreiro de jesus😢😢😢
Vendo seu vídeo, me lembrei do livro Um Defeito de Cor da Ana Maria Gonçalves. Através da personagem principal ela conta com detalhes como eram essas ruas e vielas no século 19. É muito interessante, vale a pena ler.
Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página. Uma saga brasileira que poderia ser comparada ao clássico norte-americano sobre a escravidão, Raízes. (Extraído da Internet)
Infelizmente, não só o Pelourinho, mas outros bairros com prédios históricos estão abandonados. A maioria estão tombados. O IPHAN tem pouco orçamento para revitalizar os casarões e infelizmente, nesses últimos anos o IPHAN vem sendo sucateado e só tem realizado apenas as obras que foram liberadas há 4 a 5 anos atrás, não há um novo projeto e muito menos interesse público para restaurações. Isso é a perda da memória de uma belíssima cidade. O governo do Estado da Bahia, assim como a Prefeitura de Salvador poderiam tentar realizar uma parceria e fazer um projeto de restauração desses casarões e não esperar pelo Governo Federal. O projeto de requalificação do Pelourinho II que contempla essa região mostrada, está travada e não há previsão de provisão de recursos para se iniciar. A Prefeitura está reformando alguns casarões na intenção de transformar em repartição pública. O Estado também tem poucos projetos. Seria um sonho Pelourinho e o todos os bairros que compõe o Centro Histórico de Salvador serem recuperados, iriam gerar não só benefícios para região, como empregos e o crescimento turístico.
@Zeus As restaurações elas são para a mantença da história. Naquela localidade hoje ela é bastante comercial, mas já existem projetos de construção de casa em terrenos próximos ou dentro do Pelourinho onde não existe mais casarões. Em vários países os casarões são transformados em hotéis, bares, restaurantes, cafés, bibliotecas, livrarias e etc...Assim como, utilizam para moradias. Em um país que se têm um imenso déficit habitacional não irá falta pessoas que queiram morar e em Salvador não é diferente. Existe um bairro chamado Santo Além do Carmo, que é a continuação do Pelourinho. Lá é um bairro residencial e agora se transformando em comercial também. Os casarões estão sendo restaurados, servindo de moradia para pessoas de todas as classes e servindo de comércio também. Inclusive artistas nacionais tem residência lá tais como: Regina Casé, Fernanda Paes Leme, Manuela Dias (autora de novela) entre outros fotógrafos, músicos, artesãos. Gente do Brasil e do mundo. Havendo moradias no Pelourinho, pode morar pessoas ricas ou pobres.
Tem que ficar ligado, mas não é pra isso tudo, amigo. Salvador recebe todos dias milhares de pessos que vem e voltam com desejo de retornar aqui um dia. Mas cada um tem sua experiência.
Engraçado que na Europa estas ruelas são todas charmosas com lojinhas e bares. E aqui que é cheio de verbas e instituições para preservação da cultura, arquitetura histórica, povos originais e blá blá está tudo jogado. Por que será??
O que fortalece e movimenta as atividades comerciais são linhas de ônibus. Infelizmente a prefeitura vem cometendo grandes equívocos ao desativar linhas de ônibus tradicionais. Sem linhas de ônibus não existe público, sem público as atividades comerciais de certas regiões como Avenida 7 de Setembro, Carlos Gomes, Bairro do Comércio e Brotas estão fechando as portas.
Morei 22 anos em Salvador, hoje moro na região metropolitana, ando por essas ruas a pé, no passado até andei, hoje nao faço isso, por questão de segurança é claro, digo, o Estado precisa se faze presente nesses locais, pois o potencial turístico é muito grande.
Estive de Férias em Salvador no mês de junho Mês das Festas Juninas , fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados,
Parabéns pelo videio mostrando a outra cara de Salvador. E uma pena que o poder público não tem interesse de mudar essa realidade essa grande história do Brasil. Sou bahiano e fico triste de ver essa salvador tão linda e tão abandonada em alguns lugares da capital . Eu achei interessante o que um rapaz falou uma cidade com o maior litoral brasileiro e não tem um parque aquático coisa que Fortaleza tem um top de mais . Governo da Bahia mais atenção ao centro histórico . Seu videio João e um videio jornalístico fantástico. Parabéns.
Fico aqui vendo esses prédios antigos, e pensando: Quem morou neles? O q acontecia naquele tempo? muitos já não vivem mais, e os que ainda vivem, como estão e onde estão?
Todos moravam lá. Salvador - a cidade - era só atual centro histórico. Como transporte, estradas não existia, ou então era caro e difícil viajar, as pessoas ficavam junto,casas uma colada a outra. Com desenvolvimento do transporte e facilidade de locomoção as pessoas já não tinham que viver tão perto uma a outra. Essas casas foram abandonadas,
Seria bom o João fazer um investigação sobre os casarões do centro históricos a qual família pertencia e os seus descendentes . Qual era seu modo de vida , o comércio , a cultura . Resgatar a cultura do centro histórico , lugar cheio de histórias. E triste que o governo não invista em recurso público para restauração dos casarões e da cultura Baiana .Assim geraria trabalho e desenvolvimento do lugar com artesanatos , restaurantes com comidas típicas como acarajé e outras comidas . Exposições de artistas de rua , a música afro , pinturas e outros.......... A economia desse lugar seria muito boa , que a violência baixaria consideravelmente. Investindo no turismo trazendo segurança para o turistas. E formando jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.
Meu amigo comparando com a região da cracolandia em sampa isto ai e um paraíso . Tivemos quê fechar nossos comércios na região da luz em SP. Tá muito difícil valeu
Essa é a parte aonde tem os moradores! Os prédios não são reformados. Mas não tem essa coisa que não,pode ser filmado. Os drogados na rua não gostam de ser filmado. Pois não tem un outro perigo de talvez roubarem o seu celular, como pode acontecer em qualquer lugar. Eu nasci ali na rua São Francisco número 37. E fiquei emocionado de ver a minha antiga casa.
Salvador tinha casaroes e sobrados lindissimos muito antigos, mas os poderes públicos nada fizeram para restaurar e preservar essas verdadeiras obras de arquitetura maravilhosas, com o passar do tempo a grande maioria ficaram em ruínas até desabarem. Se fosse restauradas ,Salvador seria uma das cidades mais bonita do Brasil em arquitetura antiga.
Cara, que loucura! Salvador não seria , Salvador é a cidade mais importante da América do Sul quanto a Patrimônio Arquitetônico Colonial. Você parece ser bem desinformado ou então bastante invejoso
Moro pertinho e nunca vou nessas quebradas aí. Infelizmente o centro histórico de salvador já foi abandonado pelo poder público há muito tempo. 😢 Quase 20 anos de PT entregaram a Bahia e salvador totalmente as mãos da criminalidade.
salvador é uma cidade hardcore. mas é triste ver pq essa parte em qualquer lugar do planeta estaria toda bem cuidada cheia de turista andando pra cima e pra baixo centenas de comercios abertos nessas portinhas as pessoas ganhando seu dinheiro na tranquilidade, mas não, a prefeitura de salvador prefere financiar aquele teatro la que eles fazem a 30 anos
Sou soteropolitano e fico indignado com a preguiça desses sanguessugas de políticos de Salvador, um bando de fuleiragem muquiranas que deixa Salvador caindo os pedaços, por isso levamos a fama de preguiça, olha nosso centro histórico, tudo caindo os pedaços, ki esculacho é esse pai .
meu filho e minha nora, foram em porto de galinhas ai na Bahia,eles acharam a recepção das pessoas no hotel em que eles ficaram horrível, pessoas grossas ao dar informações, falaram que nunca mais vão ai nesse lugar.
Ando isso aí tudo, em todas as ruas para comprar produtos eletrônicos, que aí tem um complexo de lojas de eletrônicos , nunca tive nada, super tranquilo
Eu tive aí tem duas semanas eu realmente não conheci este lado do Pelourinho nem sabia que existia,, passei alí próximo ao elevador Lacerda, terreiro de Jesus,,, lugar lindo diferente deste ai
É sempre assim em qualquer lugar. Turista tende a conhecer só a parte boa da cidade. Já fui em algumas capitais como turista. Fiquei numa bolha. Só conheci a parte relativamente boa.
Parabéns meu caro! Me inscrevi no seu canal justamente porque você está mostrando as mazelas também...! O povo aqui no RUclips hoje só quer viver na nárnia... só sonho, coisa bonita... só tudo arrumado... tudo verdinho e bonito, mas todo lugar tem seu lado bom e seu lado ruim, que seja mostrado o lado bom, mas também que seja mostrado e alertado o lado ruim até mesmo para salvar vidas se for o caso!
Estamos juntos, valeu. É igual aqui no Rio dificilmente vc vai vê alguém fazer vídeo da Rocinha. Só fazer vídeos do Cristo Redentor, as praias de Copacabana.
Infelizmente existe uma glamourização das capitais brasileiras onde a maioria das pessoas são iludidas. Moro em Salvador, e sinceramente a cidade é lastimável quanto a segurança pública e vários outros aspectos!
Enquanto as pessoas não entenderem que elas estão cada vez mais contribuindo para o próprio retrocesso as coisas irão continuar exatamente como estão. No final das contas, elas são as responsáveis pelas consequências que pagam. @Aliexpressbrvariedades
Eu já até me hospedei nessa rua aí que dá no Convento, achei de boa, como tem facção mandando, ninguém mexeu comigo, nem roubou, nada. Porém não fiquei vacilando também, dando pinta de turista né.
Amo todo o centro historico, do 2 de julho ao santo Antônio alem do carmo, tem suas parte otimas, as boas e tb as degradadas. O povo agradavel, a inseguranca é um ponto ruim mas todo canto tem.
É lamentável; ver os centros históricos abandonados pelo poder público. Salvador e São Luís do Maranhão, duas cidades culturais/históricas e lindas, com algumas mazelas iguais a essa... a população deveria se unir para cobrar os votos dos "representantes" escolhidos pelo povo. Uma área que deveria estar própria para receber turistas. Lamentável! As dias cidades entregues a violência e pelo visto, os governadores/Prefeitos não fazem nada ou fazem muito pouco para sanar o problema. Infelizmente, aqui em SLz, está desse jeito; também. Isso é um prejuízo para cidades turísticas iguais a essa citada.
ÓTIMA E CORAJOSA INICIATIVA, JOÃO. ESTIVE AÍ UMAS TRÊS VEZES E, PELA EXPERIÊNCIA DE QUEM VIVE EM RECIFE, NÃO SAÍ DO NÚCLEO, EMBORA GOSTE DE ANDAR PELOS ARREDORES. SEI QUE O PELOURINHO ESTÁ BEM DIFÍCIL. ENTÃO, ESPERTEZA PARA TURISTAR TRAZ TRANQUILIDADE, INCLUSIVE ASSISTIR A VÍDEOS COMO O SEU, GRATO!!!
Salvador foi a cidade mais rica das Américas, hoje está pobre infelizmente graças ao próprio povo e os políticos principalmente da esquerda!! A cidade é seus habitantes estão entregue a própria sorte!!!Tenho imóveis em salvador e parentes e triste ver a Bahia e a cidade de Salvador assim !!!
Incrível o abandono de imóveis. Geralmente eu passo pela Praça da Se, Terreiro de Jesus até Taboão ou Bx Sapateiros. Achei o ambiente pesado nessas áreas internas. Mas o q significa aquele BMD(Min 6:12)? Deve ser um código de facção! Interessante e gostei do vídeo!
Vivi uma experiência ruim ontem no Pelô. Estava em Salvador curtindo o Carnaval com minha esposa e fomos pra essa região. Na Praça da Sé, sentamos num banco ficamos descansando. Tinha muitos estrangeiros por ali. De repente uma gringa teve o celular roubado por uma nativa. Esta puxou o aparelho e saiu correndo para uma rua mais isolada. A sorte é que a policia estava por ali, então eles foram atrás e capturaram a meliante, porém não encontraram o celular. Moral da história: o Pelô é um museu a céu aberto, vale muito a pena visitar, no entanto, não dê mole com celular, câmera ou qualquer objeto de valor. Aliás essa premissa vale pra toda a cidade de Salvador.
Com certeza é preciso ter muito cuidado!
Tinha de usar aqueles celulares de choque.
Os "Piva" iam querer celular nunca mais.⚡
Isso vale pra todo Brasil! Se vocês não tiveram essa experiência ruim em outros lugares, outras pessoas tiveram!
Eu evito sair de casa com celular pra não ser roubado, e nem assim consegui evitar o roubo do meu celular. Certo dia uma cracuda foi pedir comida na porta de casa, ela tava com uma criança de colo e um menino que aparentava ter uns 8 anos. Meu pai ingênuo inventou de pegar a comida pra ela e deixou a porta aberta. Quando meu pai voltou pra sala, viu o menino dentro da sala. Ela pegou a comida e eles foram embora. Eu estava no quintal almoçando na hora e quando fui ao quarto, meu zenfone 2 que estava recarregando sumiu, ficando apenas o carregador. Isso foi em setembro de 2018. Infelizmente, não conseguimos achar essa meliante.
Aquilo é uma "rede de marginais". Eles tomam o objeto da vítima e passa imediatamente para um marginal a frente, que passa de mão em mão. Muitos deles sabem que serão pegos por algum policial, nem se importam mais. A única preocupação é manter o objeto subtraído nas mãos deles.
Passei bem rapidamente nessas ruas quando estive ai, claro sem avançar tanto. O que percebi é que são lugares com imenso potencial turístico. Se algum dia o poder público conseguir controlar a violência, essas vielas se tornarão tão interessantes quanto o centro do Pelourinho. Esse lugar tem vantagem de ter conservado a população local, com seus costumes. Daria pra ter uma experiência ainda mais autêntica do que na parte gourmetizada do Pelô.
Aí q está o problema!! Em minha adolescêcia eu andava aí toda semana depois que saia do cursinho. O problema são as pessoas que moram aí, pois são marginalizadas em sua maioria.
É perda de tempo e dinheiro!
Verdade!!
SUPER IDEIA MANO
VIM MORAR EM SALVADOR A 3 ANOS E MEIO E FICO APAVORADO TODA VEZ QUE SAIO . É CRIME DE TODA ESPÉCIE EM TODA CIDADE. O CRIME ORGANIZADO ESTÁ MANDANDO NA CIDADE! NÃO EXISTE SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA!
Perto do farol da barra. O povo trafica naquelas escadas que vai pra praia
Não duvido que isso possa ocorrer pontualmente, mas o lugar é completamente turístico e sempre que vou lá vejo pessoas curtindo Praia, bares, andando no calçadão e pegando o pôr do sol maravilhoso que só a Barra tem. Não existe essa de "O POVO TRAFICA". Então, sim, você pode ir com sua família ou só tranquilamente.
consequencias de 16 anos do governo do PT e agora vamos pra mais 4 anos de gerominho
@@MrKreebs com certeza!
@@Olivinha15 nesse lugar turistas vai vai.
Já fui a Salvador centenas de vezes! E na primeira vez que fui, fiquei hospedada em um hotel no próprio Pelourinho, no meio do carnaval. A experiência foi maravilhosa, mas me recordo de um dia, pela manhã que fui até a janela do quarto apreciar a Baía de todos os Santos e me deparei com uma realidade paralela muito triste. Eu fiquei horrorizada! Lá do alto do prédio, adiante eu via a Baía, e pra baixo eu via a pobreza nua e crua. Mas uma coisa que achei fofo foi que as pessoas de suas casinhas quase caindo aos pedaços, me viam na janela láaaaa em cima, laaaaa longe no alto e mesmo assim acenavam, gritavam "bom diiiaaaaaa", todo mundo bem humorado... meu coração ficou quentinho e ao mesmo tempo em pedacinhos 😢 a desigualdade é uma dura realidade
Vc foi a Salvador- Brasil ou pensou que estava na Scandinavia?🤔
@@deliriuscriativus1 você me viu mencionar Escandinávia?
salvador é isso ai. dia de sabado e domingo vira um brega som alto gente bebada em todo canto
Iti malia ela viu os pobres de la do quarto do hotel dela! Que relato comovente heim miga, fique bem, tô rezando aqui por vc
@@jeanmichel5723 bigadaaaa mo cuti cuti
Passo por aí direto desde a minha infância quando era ambulante
Super suave graças a Deus muitas amizades e pessoas de bem grande respeito aos mais velhos que já se foram
Saudades de tempos que não voltam.
A última grande revitalização do Pelourinho aconteceu de 1992 a 1995 quando Antônio Carlos Magalhães ainda estava vivo . Após a morte do ACM original o Pelourinho voltou ao quase abandono, com fechamento de alguns restaurantes e diversos outros problemas
Verdade, ACM foi até hostilizado quando começou efetivamente a remover famílias daí para dar inicio a restauração
Minha mãe chamava ele de o homem da Bahia.
O turismo da Bahia cresceu muito nos governos dele.
Verdade, acm cuidava do Pelourinho
na verdade salvador foi muito mais no passado, e já foi o estado mais rico do país, hoje em dia é muita compra de votos e benefícios que acaba colocando muitos irresponsáveis no poder e gerando esse abandono geral
Morei em Salvador 3 anos e estudei na Faculdade de Medicina antiga, pegada na Igreja da Sé no Terreiro de Jesús. Vivi muuuita coisa legal aí e já andei muito sozinha por estas ruelas. Já fui muito no samba do suvaco de cobra, na escadaria para ver o show do Jerônimo, nos espaços culturais à noite também, na cantina na lua aí no Pelô. Graças a DEUS eu nunca fui roubada.. Amooo Salvador de paixão mas sei que é perigoso sim e cada vez mais infelizmente. É perigosíssimo hoje andar por estas vielas. Coragem heim? Parabéns pelo vídeo.
Valeu, obrigado!
@@JoãoDiorícko Você realmente achou muito ruim assim andar pelas vielas? Teve alguma experiência chata com os moradores ou não?
@@Olivinha15o cara andou, falou com moradores e não foi encurralado em nenhum momento e ainda tem indivíduos que acham que o lugar não presta, claro que não é o melhor lugar do mundo, mas tem piores. Quero ver ele andar e filmar assim na Cracolândia em São Paulo ou na Rocinha no Rio de Janeiro.
Estive de Férias em Salvador no mês de junho, fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados, com vários palcos de show tudo gratuito pra o povo. Muitas famílias com crianças passeando etc. Registrei tudo em fotografias. O povo bahiano também é gente muito boa. Amo essa terra, voltarei sim. Quanto a insegurança, isso tem em toda grande cidade, tem que se andar por áreas seguras. No mais, viva a vida, viva a Bahia de todos os Santos.
Deu sorte !! Só entra ai quem é doido !! E olha que sou da Bahia viu !!
Não é bem assim não meu caro.
Eles mascararam a violência no São João. Se voltar lá agora tá pior.
Kkkkk pura maquiagem só quem é da qui q sabe das histórias de vdd
Volta agora que vc confunde umas coisinhas com Fogos !😂😂😂😂
Moro em Salvador, preciso ter um motivo muito forte pra ir no Pelourinho ou no centro da Cidade, são locais de alto risco. Toda a cidade de Salvador é perigosa e de alto risco, porém os pontos turísticos são tenebrosos. É muito ladrão pra pouca polícia, parabéns pela coragem 😅
vdd quando estive aí nem me dei conta da violência,mas quem mora aí fala a mesma coisa o quanto é perigoso,eu não senti medo por inocência até pq fiquei encantada em conhecer só via pela tv,mas percebi q tem muito aproveitadores nos pontos turísticos
@@taniasouza6175 Entendi.
Sim. E eles são cínicos e não temem. Todo mundo sabe que eles são ladrões. E Lauro tá ficando igual.
@@taniasouza6175não é só nos pontos turísticos. Aqui tem gente tentando se dar bem em todos os lugares. Tenho vergonha de ser soteropolitana. Estou louca pra ir embora e nunca mais voltar.
@@MASSAGEMMASSAGEM-rb3pk Triste realidade, eu tbm se tivesse condições financeiras tava bem longe, não temos liberdade de ir e vir, não podemos andar na rua, pegar um ônibus, tomar um sorvete/comer na rua, passear... Sem medo de ser assaltado. E a tendência é piorar, a população não sai da ignorância, não existe planejamento familiar e com isso a pobreza só aumenta, junto com a população. Não adianta só culpar o governo, que claro, tem a sua parcela de culpa tbm.
O Pelourinho é o lugar da cidade onde a desigualdade aflora demais.
Sou Soteropolitano e lá é um lugar que não tenho muito apreço. Gosto bastante dos restaurantes, mas o ambiente em si é bem carregado.
A verdade é que Pelourinho só que mais frequenta e vai são pessoas de fora, quem é da cidade dificilmente liga pra andar, visitar e frequentar essa região abandonada, suja e perigosa cheios de prostitutas, gays, travestir e mendigos além de pessoas altamente muito pidonas e insistentes em te pedir as coisas, toda hora aparece um miserável pra te pedir algo e isso é muito chato.
Parabéns pelo vídeo e iniciativa em mostrar. Estive pela primeira vez em Salvador em agosto e fiquei encantada com a cidade e pessoal. Mas não posso deixar de dizer que fiquei impactada com o abandono do poder público com a conservação da região do Pelourinho e entorno. É uma pena!
Obrigado! Ali tem muito o que mudar mesmo!
Poucas estruturas podem ser mudadas no Pelourinho. Muitos patrimônios são tombados.
2@ CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL!
ESTAMOS FALANDO DA VIOLÊNCIA E DA FALTA DE SEGURANÇA EM SALVADOR E TODA A BAHIA!
PRA FAZER TURISMO QUALQUER CIDADE É BOA ,MAS VEM MORAR EM SALVADOR E VER O DIA A DIA COMO É!
Meu sonho é ver uma salvador tranquila e com essas casas reformadas
Um lugar tão histórico e tão abandonando pelo poder público, chega a ser um contraste com as outras ruas que estão mais preservadas , parabéns pelo vídeo e pela coragem de mostrar " a outra face da moeda".
Tô morando na França hoje em dia, sou nascido é criado em Salvador, conheço muito bem essas áreas e como é bem frenético.
Oh lugar feio 😂
Sempre andei pelo centro historico todo com muita tranquilidade, claro, eu nasce em Salvador e pareço de Salvador, então as pessoas sabem que não sou turista, mas ainda assim nunca vi violência explicita nessa parte da cidade. Eu sei que muitas pessoas se sentem inseguras andando sozinhas pela cidade, porém eu creio que é mais uma sensação de insegurança do que insegurança real, principalmente para quem vive na cidade.
Concordo. Não moro em Salvador, mas já andei muito pelo centro da cidade, inclusive à noite. Nunca fui assaltado. Claro que é preciso ter aqueles cuidados básicos: não andar com celular e carteira em bolsos, etc.
Não concordo, também sou de Salvador, Bahia. Já fui assaltada no Salvador, claro que tem que tomar cuidado sempre.
Verdade, só dá uma sensação de insegurança , mais dificilmente tem alguma violência trágica. Até porq quem marginal e meliantes de alta periculosidade não ia perder tempo em andar por aí , aí o que se ver é apenas roubos ou furtos, são pequenos furtos. Uma corrente, relógios, carreira isso é quando a pessoa está bem zen, cara pra cima. No mais é bem difícil dizer que já viu alguém que lhe roubaram um carro , milhões, uma casa invádida etc são as pessoas que mora em rural
Mano a 10 anos atrás seria impossível vc entra aí e não ser no mínimo roubado hoje o paralelo entrou com força e proibiu coisa que o Estado nunca iria conseguir é sinistro dizer más o crime tem suas próprias leis e eu afirmo que ladrão nenhum paga pá v é a lei do crime
Exatamente. Agora o pelourinho tá no céu
Amo Salvador, já fui aí inúmeras vezes, já andei demais pelo Pelourinho, inclusive à noite, tomei cachaça com vários malucos aí e andei em muitas ruas dessas que mostrou, dente outras, curti demais, lembro que só não entrei em duas ruas pq um amigo que fiz lá me disse que nelas era caixão se encontrasse problema, principalmente durante a noite. Lembro que parei o carro numas ruelas bem afastadas dos pontos principais, justamente para poder andar, numa dessas ruas presenciei dois caras mais velhos castigando um moleque que havia feito alguma besteira, eles mandavam ele estender as mãos e davam pauladas, o moleque, gritava muito, mas quando os caras vacilaram ele meteu o pé igual um foguete e os caras foram atrás, passei do lado disso mas nem olhei no rosto de ninguém e segui meu caminho.
Cara! Vc é corajoso heim!
Parabéns pelo vídeo jornalístico mostrando esses "encantos" de uma Salvador misteriosa.
Valeu, Reinaldo! Se gostarem vai ter mais nesse estilo.
@@JoãoDioríckoMuito bom, mas veja direitinho a sua segurança. Sei que a maioria dessa galera é batalhadora e gente do bem, mas infelizmente tem uns indivíduos que não aguentam ver uma oportunidade que já querem agir de maneira errada.
Sucesso sempre!
Faça cuidado , Deus lhe proteja. Tenho amigas baianas e me falam o Pelourinho é um lugar turístico, mas os turistas tem que ter cuidado pois tem assaltos .
Moro aqui na baixa do sapateiro bem ao lado dessas ruas. Realmente é sinistro demais essa região. O Gravatá então nem se fala. Barril dobrado!!!!
E porque você mora aí? A casa pertence a sua família?
Eles não assaltam morador
Me explica uma coisa as casas aí são caras? Porque se eu mora-se em um bairro que as casas são tão velhas eu vendia e ia morar em outro lugar, tem bairros melhores
Sou de BH, Salvador é minha capital preferida. Frequento a mais de vinte anos, e uma vez por ano vou matar saudades. Claro, repetir todos os roteiros da cidade me faz bem. Na ultima vez fui com meus tres filhos que também adoraram a cidade. Pretendemos voltar em dezembro. Porem, no ano passado encontrei uma cidade com claros sinais de abandono do poder público, em vários sentidos. Triste.
A lagoinha é Savassi neste lugar zé!de rocha.
lugar pesadíssimo, esses casarões antigos deteriorando, uma figura de Annubis desenhado na parede, não quero nem saber o que se passa na calada das madrugadas ....... tu é corajoso heim !!!!
Eu o tempo todo com medo de ele receber uma galinha pulando
É pesado mesmo, um brother que é guia turístico e tá sempre por ali toma banho de folha direto
Meu Deus! Eu que vivi minha adolescência e parte da juventude em Salvador, fico triste em ver tanta decadência pelo descaso e abandono!😢
Bom vídeo. Bastante informativo. De fato, o Pelourinho está literalmente no Centro Histórico de uma cidade com mais de 450 anos, a nossa primeira capital federal, e assim como ocorre no centro das nossas principais capitais, vide SP, a insegurança e escuridão prevalece. Pertence a uma área da cidade puramente turística, não há muitas habitações comuns, casas ou residências, e talvez por isso tenhamos sensação de que se deveria ser melhor cuidado, policiado e mais seguro. Porém, a cidade toda vive um momento difícil, e bem complicado nesse aspecto, onde até bairros mais residenciais, a beira mar, de melhor poder aquisitivo também sofre. É só tentar o mesmo passeio na Pituba, Stella Maris, entre outros.
VÉIO, você merece vários likes, video tenso do início ao fim que bom que deu tudo certo...ja tente andar algumas ruas,mas como vc fez nem pensar...coragem irmão ja sou cabreiro com a ladeira do carmo. Parabéns
Já estive em Salvador, das capitais do nordeste, Salvador pra mim é uma das mais inseguras do país, cidade suja, boa parte do Pelourinho não passa ruínas abandonadas, casas velhas, muita pichação e muito lixo, fujam desta área, suas vidas estão em risco!
Exatamente
Bom demais esse tipo de conteúdo. Parabéns pelas coragem de mostrar pra todo mundo essa parte da cidade. Salvador está passando por uma onda de violência e saída de seus habitantes.
Obrigado!
A energia dessebloecal é muito boa, do nada seu corpo se arrepia, ao começar a pensar sobre as pessoas que viviam ali no passado Com certeza vc deve ser de salvador ou da terra . Aí é um panorama do Pelourinho, um raio x. Por trás desse cenário antigo, medieval aportuguesado e meio africano tem um total abandono e descaso do poder público. As pessoas que vivem a seu entorno são em sua maioria de extrema pobreza e vuneraveis, além de medingos e moradores de ruas. A maior parte dos casarões antigos abandonados virou ongs e instituições filantrópicas e de religiosas, aí tem ong das LGBTs, ong dos direitos humanos, ong de pessoas em situação de rua, ong de defesa e resistência ao negro, de pessoas de outros países em fim. Porém todas sem suporte e aparato para seu funcionamento. É lamentável. Salvador sempre foi abandonado, ainda bem que vc deve ser da área, porq se não algo já teria acontecido aí. Sou da região e atualmente morando em São Paulo
É verdade, falou tudo!
Sorte sua sentir essa "energia boa". Minha experiência, saindo do Terreiro de Jesus e descendo por ali, achei a energia muito pesada, tenebrosa, sombria. Eu fiquei ser ar.
@@wagner_santannaclaro que sentiu a energia pesada, vc FOI NO TERREIRO DE JESUS 😂😂 saiu com o ar pesado dos orixás, espiritual sem luzes, realmente vc foi numa região que é pesada mesmo. Mas isso não é ruim, as vezes temos que sentir essas energias para levar a crê no poderoso evangelho de Cristo. A energia bom vem de sua própria consciência, quando vc ver objetos, figuras, monumentos, danças, músicas antigas do antepassadas, vc começa a lembrar como era a vida na aquela época e senti uma energia diferente, se não Oi e esse desapertar em vc, sinto muito , vc deve despertar sua consciência espiritual mais. Assista uma rodada de capoeira, e visite museus. Realmente tem lugares aí que também sinto um peso. Mais não vejo isso como um mal para mim nunca mais ir. Isso nos amadurece.
Cara, tive em Salvador nessa última semana e gostei muito... Usei muito das dicas que eu vi no seu canal, obrigado. E digo uma coisa: 5 dias não é suficiente. Voltarei para ficar no mínimo uns 10. Valeu
Valeu, Marcos! Que massa, cara! Que bom que algumas dicas lhe foram úteis! Valeu mesmo!! Com toda certeza 5 dias é pouco mesmo!
@@JoãoDiorícko um dia quero conhecer salvador ... abraço SP capital
10 ainda é pouco se vc quiser conhecer Salvador mesmo e suas várias faces. Serão várias idas à cidade de Salvador, rs.
VEM MORAR AQUI PRA VER A REALIDADE COMO É!
Adoro salvador e o povo da cidade, são calorosos e receptivos, uma orla linda. Fico muito triste em ver abandono.
Estive de Férias em Salvador no mês de junho Mês das Festas Juninas , fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados, E comemorei Santo Antônio , São João e São Pedro no Pelourinho. As Festas Juninas de Salvador : São João , São Pedro e Santo Antônio é no Pelourinho.
Muito forte nenhum ser humano merece passar por situações de morte perversa, mas o arrependimento em Cristo Jesus Salva á alma que estava perdida, mas hoje está na Glória de Deus pela misericórdia do Nosso Senhor Jesus Cristo..
😕!
Criado em salvador há ao menos 28 anos, me acostumei a não frequentar ou gostar do lugar justamente pela miséria e insegurança que permeia o lugar, uma grande infelicidade! O pelô é um banho de história tanto pelo povo quanto por suas estruturas seculares que ainda perduram pelo tempo. Já fui bastante no Pelourinho, porém não mais.
Estamos indo pra Salvador em Setembro e tenho muitos videos para ficar informada,mais tem alguns que vendo por outro lado,nao da nem de vontade de ver,pois vejo moradores falando muito mal,o que causa ate medo,acredito que violência em todo lugar tem,ja fomos ao Rj e nao tivemos sequer um único problema,pois procuramos sempre ser cuidadosos,Salvador foi minha primeira opção desse ano,desejo que nao me decepcione,pois estou realizando um grande Sonho de conhecer Salvador...
Pode ir sem medo, salvador é uma capital que ninguém te meche, se vc souber andar. E as pessoas são muito vibrante e contagiante. Estou em São Paulo atualmente, nas sinto falta do lugar. Se vc for pra salvador é só alugar um kit Net na região do centro Carlos Gomes, campo grande, Nazaré, Garcia, graça,Pituba, rio vermelho. E daí sempre que der pra sair é só sair pra conhecer. Salvador oferecer uma variedade de divertimento. O clima ajuda e favorece as pessoas saírem para as ruas. Lá as pessoas não andam trancadas em suas casas igual a São Paulo, pela tardezinha as pessoas fazem caminhadas, sentam na frente das casas com cadeiras ou no chão mesmo pra bater papo com amigos e vizinhos, lá se vc fizer amizades vc não sai sem tomar um cafezinho na casa de alguém, atividades físicas , vão a orla pedalar, também tem a semana toda na orla bares e restaurantes abertos e som ambiente ao vivo em vários lugares da orla, barra, rio vermelho e itapoan, Abaeté, Pituaçu, entrada da paralela. Em fim além do centro histórico e Pelourinho vc pode voltar a viver no passado.
Estou no msm dilema que vc. Irei em Setembro. Mas confesso que me causou um certo medo, tantas pessoas falando mal de Salvador. Sou do RJ, mas nunca tive problemas no RJ.
@@glauciadasilva6287 eai como foi a viagem a salvador?
Estive em 2 momentos diferentes na cidade de Salvador, Capital da Bahia. Fui em 1991 e conheci o Pelô de Jorge Amado. Demorei para retornar e na última visita, o Pelô havia sido Tombado pela UNESCO e considerado Patrimônio da Humanidade. A princípio, ACM quis implodir todos os prédios, porém o interesse da iniciativa privada resolveu investir no local. Voltei em Salvador em 1991 e depois em 1997, quando já havia muitos prédios restaurados. Uma pena que o local esteja nessa situação, mas Restauro de Patrimônio Histórico é muito caro.
Acm revitalizou o pelourinho. Nunca soube dele querer implodir nada por la
Obrigado por trazer esse importante relato sobre nossa cidade.
Fala João, blz... Ótimo você expor as mazelas de Salvador vejo que você é diferenciado, assisto outros youtubers de outros Estados que não tem a coragem de expor a real social da sua cidade, meus parabéns!
Valeu, Leon! É isso aí! Obrigado por estar sempre ligado no conteúdo!
Só gente rica mora nesse lugar, heinnnn..... cada carrão, cada moto ... afffff
nossa cidade tem muitos lugares bonito,mas porém esquecidos! Parabéns pela matéria....
Verdade mesmo, Antônio! Além disso essa área é meio crítica!
Engraçado que sou nascida e criada em Salvador, pego esse caminho todo dia (de carro) para ir ao trabalho, vindo da Baixa dos Sapateiros em direção à Praça da Sé e fiquei extremamente angustiada assistindo ao vídeo. Sinto pavor dessa região, primeiro por medo dos prédios desabarem e segundo pela insegurança do local. O centro histórico de Salvador é um dos mais feios e inseguros do Brasil. Tamanha tristeza é uma realidade da criminalidade, das desigualdades, da pobreza... Uma pena, amo minha cidade.
Sou do interior da Bahia. Lembro que quando conheci o Pelourinho me levaram no Elevador, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, ali no Cravinho, e fiquei encantado. Na próxima vez fui explorar o restante disso aí, e o segundo ou terceiro beco (rua ou travessa) que entrei, eu entrei em desespero. Não segui adiante de jeito nenhum. As pessoas dizendo que era seguro, mas meu cérebro/mente entrou em estado de alerta, dominaram meu corpo e me fizeram retornar rapidamente no "modo automático" (o mesmo ocorreu quando entrei numa "comunidade" no Rio de Janeiro).
Meu pânico só se esvaiu e minha visão só clareou quando me vi no Terreiro de Jesus. Apesar que uma vez já fui abordado por um marginal na Praça da Sé - considerado um dos melhores locais do Pelourinho; não fui assaltado porque apareceu uma viatura. Nesse dia eu estava sozinho. Não aconselho turistas saírem sozinho nessa cidade.
Gostei muito do seu vídeo. Isso é uma forma de solidariedade indireta. Fazendo esse alerta você ajuda muita gente a não adentrar em lugar perigoso, evitando assim ser vítima em locais em uma cidade tão perigosa como Salvador (uma das capitais mais perigosas do Brasil).
Gratidão pelo seu vídeo!
🤨!
Massa seu vídeo, João! Moro perto daí e nunca entrei por essas ruelas, principalmente por conta da segurança... Muita coragem sua!
Nessas ruas periféricas do Pelourinho as pessoas aproveitam para estacionar os veículos. Nas mais próximas aos restaurantes tem "flanelinhas" e vida que segue. Os casarões são lindos!
Você é corajoso que Deus lhe proteja.
Amém!
Eu morava aí perto da boate Maria da vovó
A Bahia, infelizmente , acabou a segurança pública a muitos anos.
O centro histórico de Salvador assusta até durante o dia, imagina à noite!...
Triste Bahia!....
Verdade. Desde q o PT entrou na Bahia, a violência começou a subir desde Jaques Vagner, bateu recorde e Ruy não deu importância, agora imagine Jerônimo... ja imaginamos o resultado q ja acontece de pior !!! Só Deus!
Vendo teus videos sobre o Pelourinho (parte turística) e a parte "barra pesada", estou tendo uma ideia do que enfrentarei em Novembro quando conhecerei a tua terra. Sobre a 7 de setembro, foi bom mostrar como é de noite.
O mapeamento que estou fazendo vendo teus videos, para conhecer principalmente a cidade (igrejas, passeios de caiaque, itapuã, lugares para comer mais em conta e com qualidade) estão fazendo a diferença.
Obrigado pelos videos e muito sucesso ao canal!
Sou de Belém-PA!!
Sugestão: coloque algumas dicas sobre restaurantes bons e outros com preços acessíveis nas intermediações do Porto da barra, farol da barra, ondina e rio vermelho. Ficaria agradecido.
Irei para wet em novembro e se possível, gostaria de te conhecer para trocar informações sobre salvador.
Ahh, mais uma dúvida: vale a pena ir para o Morro de São Paulo, fazendo um bate volta? Ou é dinheiro gasto?
Abraços João!
Olá, meu amigo! Obrigado por passar por aqui! Então, sobre restaurantes na Barra confesso que não tenho como especificar um único, pois alí você terá várias opções com preços populares com certeza. Rio Vermelho tem menos opções populares que a Barra, mas existe uma boa oferta de lugares para comer, embora voltada mais para uma vibe boêmia. Aí já sabe, né! Ondina é mais fraco nesse sentido. Sugiro que dê um passeio na Praia da Penha, na Ribeira. Bons restaurantes de frente para o mar e com preços justos, além da famosa Sorveteria da Ribeira. Alí é a minha região preferida! Breve farei um roteiro de um dia em Salvador que envolverá aquela área. Morro de São Paulo no bate e volta é puxado e caro para o tempo que você vai ficar por lá (cerca de 5 horas). O ideal é se você puder pegar ao menos 2 dias por lá, para aproveitar as regiões vizinhas também (Boipeba e tais). Mas é uma questão de gosto mesmo. Se é teu desejo, vá! Muita gente vai desse modo. Espero ter ajudado! Um abraço!
Cheguei em Salvador há um ano atrás, larguei são Paulo pra viver aqui, porque sou apaixonado pela música que marcou a minha adolescência (Tropicália, MPB, etc), a arte da Bahia em geral é algo surreal. Mas infelizmente o poder público quer arrecadar com o turismo mas não recupera seu centro histórico que é encantador, a segurança pública não existe, infelizmente a população, com excessões claro não prioriza o voto como meio de melhoria nas condições de moradia e segurança pública, o povo bahiano tem o coração maior que o corpo, é hospitaleiro e alegre, mas nem só de festa vive a capital mais antiga do Brasil
Sim, a 1° Capital do Brasil, construída para tal, com arte barroca , foi por mais tempo que RJ.
A capital federal você quis disser né? Pois das 27 capitais do Brasil o Recife é a mais antiga data de fundação 1537 (486 anos).
@@helderandrade1990 É
Parabéns pelo vídeo. Lugares mt bonitos precisando de uma atenção do poder público.
Verdade viu, Raul!
Rapaz, que tristeza ver uma das cidades MAIS IMPORTANTES do nosso PAÍS totalmente ABANDONADA!
ISSO É VERGONHOSO, REVOLTANTE!
"Ah, mas é uma região muito violenta!"
E a violência nasce da onde? DO ABANDONO! DO DESCASO!
Pessoas vivendo no meio do lixo. Imagina voce revitalizar uma area dessa. Quantas pessoas poderiam abrir uma lojinha e mudar de vida.
Mas voces acham que os políticos querem isso? 😊
boa a realidade precisa ser mostrada.
é bom ver o lado bonito mas também ter noção de que existe abandono
Exatamente!
Se vc achou isso aí tenso, da um pião aqui na praça da sé de são paulo kkkkkk. Vai ver o cenário pós apocalíptico que tá aqui.
Sou daqui e amo aí. Tive em SP em 2021 e fiquei assustada coma praça da sé em plena luz do dia. Triste
😂😂😂😂
Excelente iniciativa essa sua. Salvador dos turistas é bem diferente dessa Salvador que vc mostrou. E, por incrível que possa parecer, ambas têm seus encantos e mistérios.
Sem dúvida, meu amigo! Trarei mais nesse estilo!
Parabéns pela coragem, 👏🏾 se não fosse vc eu nem sabia que esse outro lado do Pelourinho existia. Deus te abençoe e te guarde.
Amém! Obrigado!
Sou baiano moro a 30 anos nunca fui por ai, faço um trabalho de pesquisas sobrenaturais visito lugares com fama ou ocorrências de assombração, eu só não visito o pelourinho pela segurança pessoal, mas seria incrível visitar com alguns equipamentos um casarão desses.
É, tem que tomar cuidado ou ir com alguém que já conheça o pedaço.
Mano,os fantasmas não vão te pegar, mais os cara da quebrada de pega
Pegar porquê?
O bairro do santo Antonio alem do carmo foi revitalizado, seria ótimo se essa parte do pelourinho fosse restaurado.
Mano do céu!! Vc e corajoso, nus meus vinte poucos anos so me divertia ai nessa area, tinha um lugar chamado rocinha nossa q maravilha praca do regaee, tinha um breguinha de dona Maura na barroquinha q tbm faz parte do centro histórico maciel era loucura tudo boca do lixo, mais era um lugar bom, tinha q ter moral saber entrar e sair das vielas. Hoje c 52 anos nao passo do terreiro de jesus😢😢😢
Vendo seu vídeo, me lembrei do livro Um Defeito de Cor da Ana Maria Gonçalves. Através da personagem principal ela conta com detalhes como eram essas ruas e vielas no século 19.
É muito interessante, vale a pena ler.
Massa! Me interessei!
Fascinante história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página. Uma saga brasileira que poderia ser comparada ao clássico norte-americano sobre a escravidão, Raízes. (Extraído da Internet)
Infelizmente, não só o Pelourinho, mas outros bairros com prédios históricos estão abandonados. A maioria estão tombados. O IPHAN tem pouco orçamento para revitalizar os casarões e infelizmente, nesses últimos anos o IPHAN vem sendo sucateado e só tem realizado apenas as obras que foram liberadas há 4 a 5 anos atrás, não há um novo projeto e muito menos interesse público para restaurações. Isso é a perda da memória de uma belíssima cidade. O governo do Estado da Bahia, assim como a Prefeitura de Salvador poderiam tentar realizar uma parceria e fazer um projeto de restauração desses casarões e não esperar pelo Governo Federal. O projeto de requalificação do Pelourinho II que contempla essa região mostrada, está travada e não há previsão de provisão de recursos para se iniciar. A Prefeitura está reformando alguns casarões na intenção de transformar em repartição pública. O Estado também tem poucos projetos. Seria um sonho Pelourinho e o todos os bairros que compõe o Centro Histórico de Salvador serem recuperados, iriam gerar não só benefícios para região, como empregos e o crescimento turístico.
que pena!
@Zeus As restaurações elas são para a mantença da história. Naquela localidade hoje ela é bastante comercial, mas já existem projetos de construção de casa em terrenos próximos ou dentro do Pelourinho onde não existe mais casarões. Em vários países os casarões são transformados em hotéis, bares, restaurantes, cafés, bibliotecas, livrarias e etc...Assim como, utilizam para moradias. Em um país que se têm um imenso déficit habitacional não irá falta pessoas que queiram morar e em Salvador não é diferente. Existe um bairro chamado Santo Além do Carmo, que é a continuação do Pelourinho. Lá é um bairro residencial e agora se transformando em comercial também. Os casarões estão sendo restaurados, servindo de moradia para pessoas de todas as classes e servindo de comércio também. Inclusive artistas nacionais tem residência lá tais como: Regina Casé, Fernanda Paes Leme, Manuela Dias (autora de novela) entre outros fotógrafos, músicos, artesãos. Gente do Brasil e do mundo. Havendo moradias no Pelourinho, pode morar pessoas ricas ou pobres.
SALVADOR METE MEDO, NUNCA MAIS VOU AÍ.
Tem que ficar ligado, mas não é pra isso tudo, amigo. Salvador recebe todos dias milhares de pessos que vem e voltam com desejo de retornar aqui um dia. Mas cada um tem sua experiência.
Muita restauração a ser feita! muito bom vc. mostrar esta parte, João.
Valeu, obrigado!
Engraçado que na Europa estas ruelas são todas charmosas com lojinhas e bares. E aqui que é cheio de verbas e instituições para preservação da cultura, arquitetura histórica, povos originais e blá blá está tudo jogado. Por que será??
Parabéns!!Quando fui ao Pelourinho, tive vontade de conhecer algumas ruas, mas por segurança, não fiz isso. Agradeço a oportunidade!
🙌
Em 2019, levei a minha esposa pra conhecer o estado em que ela nasceu, ficamos no bairro Amaralina b hotel. Foi gratificante, parabéns pelo vídeo
Valeu, obrigado! Conheço o B Hotel. Moro aqui perto.
Cara esta área é boca quente ! vc teve coragem de descer e subir estas ruas .
É isso aí! Vai ter mais!!
O Bairro Barris é perigoso?
Verdade de mochila sinda
O que fortalece e movimenta as atividades comerciais são linhas de ônibus. Infelizmente a prefeitura vem cometendo grandes equívocos ao desativar linhas de ônibus tradicionais. Sem linhas de ônibus não existe público, sem público as atividades comerciais de certas regiões como Avenida 7 de Setembro, Carlos Gomes, Bairro do Comércio e Brotas estão fechando as portas.
Muito parecido com Havana em cuba, tudo deteriorado. Muito triste.
Morei 22 anos em Salvador, hoje moro na região metropolitana, ando por essas ruas a pé, no passado até andei, hoje nao faço isso, por questão de segurança é claro, digo, o Estado precisa se faze presente nesses locais, pois o potencial turístico é muito grande.
Meu irmão valeu pelo o video, você é um sujeito corajoso, filmar essa área aí sinistra, eu não tenho coragem de entrar aí nessa quebrada.👍👍👍👍👍
Estive de Férias em Salvador no mês de junho Mês das Festas Juninas , fui ao Pelourinho e o que vir foi muita segurança, policiamento por todos os lados,
Salvador nas décadas de 70 e 80 era mágica.Velhos e bons tempos que não voltam nunca mais
Verdade. Quando ACM era vivo a Bahia tinha RESPEITO e seguro! Com o Governo de hoje só tem violência, acabou a paz e só Deus pra nos dar misericórdia!
Adorei o vídeo, mereceu meu like e inscrição...
Continue mostrando a Salvador que o soteropolitano não conhece
Parabéns pelo videio mostrando a outra cara de Salvador. E uma pena que o poder público não tem interesse de mudar essa realidade essa grande história do Brasil. Sou bahiano e fico triste de ver essa salvador tão linda e tão abandonada em alguns lugares da capital . Eu achei interessante o que um rapaz falou uma cidade com o maior litoral brasileiro e não tem um parque aquático coisa que Fortaleza tem um top de mais . Governo da Bahia mais atenção ao centro histórico . Seu videio João e um videio jornalístico fantástico. Parabéns.
Valeu, meu amigo, obrigado por assistir!
Fico aqui vendo esses prédios antigos, e pensando: Quem morou neles? O q acontecia naquele tempo? muitos já não vivem mais, e os que ainda vivem, como estão e onde estão?
Aí era o centro da cidade
Somos parecidos. Sempre faço as mesmas perguntas quando circulo por Santos, minha cidade, e contemplo seus prédios históricos!
Todos moravam lá. Salvador - a cidade - era só atual centro histórico. Como transporte, estradas não existia, ou então era caro e difícil viajar, as pessoas ficavam junto,casas uma colada a outra. Com desenvolvimento do transporte e facilidade de locomoção as pessoas já não tinham que viver tão perto uma a outra. Essas casas foram abandonadas,
Seria bom o João fazer um investigação sobre os casarões do centro históricos a qual família pertencia e os seus descendentes . Qual era seu modo de vida , o comércio , a cultura . Resgatar a cultura do centro histórico , lugar cheio de histórias. E triste que o governo não invista em recurso público para restauração dos casarões e da cultura Baiana .Assim geraria trabalho e desenvolvimento do lugar com artesanatos , restaurantes com comidas típicas como acarajé e outras comidas . Exposições de artistas de rua , a música afro , pinturas e outros.......... A economia desse lugar seria muito boa , que a violência baixaria consideravelmente. Investindo no turismo trazendo segurança para o turistas. E formando jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.
Faz um vídeo subindo a ladeira da montanha as 2:00 da manhã
Isso aí é desafio para Everson Zoio, kkk!
Meu amigo comparando com a região da cracolandia em sampa isto ai e um paraíso . Tivemos quê fechar nossos comércios na região da luz em SP. Tá muito difícil valeu
Concordo. Aí é outro nível, "truta"😄!
Sou de Salvador e nunca fui assaltada. Graças a Deus.
Novo escrito do canal,tem que mostrar lado bom de Salvador,ir lado ruim,lado ruim ninguém mostra começando pela muitas rede de tv
Essa é a parte aonde tem os moradores! Os prédios não são reformados. Mas não tem essa coisa que não,pode ser filmado. Os drogados na rua não gostam de ser filmado. Pois não tem un outro perigo de talvez roubarem o seu celular, como pode acontecer em qualquer lugar. Eu nasci ali na rua São Francisco número 37. E fiquei emocionado de ver a minha antiga casa.
Salvador tinha casaroes e sobrados lindissimos muito antigos, mas os poderes públicos nada fizeram para restaurar e preservar essas verdadeiras obras de arquitetura maravilhosas, com o passar do tempo a grande maioria ficaram em ruínas até desabarem. Se fosse restauradas ,Salvador seria uma das cidades mais bonita do Brasil em arquitetura antiga.
Não exagera!
Cara, que loucura! Salvador não seria , Salvador é a cidade mais importante da América do Sul quanto a Patrimônio Arquitetônico Colonial. Você parece ser bem desinformado ou então bastante invejoso
Mas é a mais bonita em arquitetura.
Moro pertinho e nunca vou nessas quebradas aí. Infelizmente o centro histórico de salvador já foi abandonado pelo poder público há muito tempo. 😢 Quase 20 anos de PT entregaram a Bahia e salvador totalmente as mãos da criminalidade.
Lugar lindo, histórico e perigoso, principalmente pra quem não conhece os perigos que a cidade tem, como em qualquer outra cidade do Brasil.
salvador é uma cidade hardcore. mas é triste ver pq essa parte em qualquer lugar do planeta estaria toda bem cuidada cheia de turista andando pra cima e pra baixo centenas de comercios abertos nessas portinhas as pessoas ganhando seu dinheiro na tranquilidade, mas não, a prefeitura de salvador prefere financiar aquele teatro la que eles fazem a 30 anos
Salvador está demais , e olha que nasci ai.
Sou soteropolitano e fico indignado com a preguiça desses sanguessugas de políticos de Salvador, um bando de fuleiragem muquiranas que deixa Salvador caindo os pedaços, por isso levamos a fama de preguiça, olha nosso centro histórico, tudo caindo os pedaços, ki esculacho é esse pai .
meu filho e minha nora, foram em porto de galinhas ai na Bahia,eles acharam a recepção das pessoas no hotel em que eles ficaram horrível, pessoas grossas ao dar informações, falaram que nunca mais vão ai nesse lugar.
Só que Porto de Galinhas não é na Bahia.
Ando isso aí tudo, em todas as ruas para comprar produtos eletrônicos, que aí tem um complexo de lojas de eletrônicos , nunca tive nada, super tranquilo
Eu tive aí tem duas semanas eu realmente não conheci este lado do Pelourinho nem sabia que existia,, passei alí próximo ao elevador Lacerda, terreiro de Jesus,,, lugar lindo diferente deste ai
É sempre assim em qualquer lugar. Turista tende a conhecer só a parte boa da cidade. Já fui em algumas capitais como turista. Fiquei numa bolha. Só conheci a parte relativamente boa.
Sou cria de salvador, 24 anos correndo nos becos e vielas dos 4 cantos da cidade, e afirmo, só gosta do centro quem é turista!
Parabéns meu caro! Me inscrevi no seu canal justamente porque você está mostrando as mazelas também...! O povo aqui no RUclips hoje só quer viver na nárnia... só sonho, coisa bonita... só tudo arrumado... tudo verdinho e bonito, mas todo lugar tem seu lado bom e seu lado ruim, que seja mostrado o lado bom, mas também que seja mostrado e alertado o lado ruim até mesmo para salvar vidas se for o caso!
Thanks!
Estamos juntos, valeu. É igual aqui no Rio dificilmente vc vai vê alguém fazer vídeo da Rocinha. Só fazer vídeos do Cristo Redentor, as praias de Copacabana.
Tem vídeo sim.
Parabéns pelo canal e parabéns pelo vídeo, boa narrativa e mostrando o que poucos ou ninguém mostra.
Valeu, irmão!
Local de alto risco ! Conheço como a palma da minha mão! Ando nessa região desde criança, mas hoje evito o máximo que puder!
Infelizmente existe uma glamourização das capitais brasileiras onde a maioria das pessoas são iludidas. Moro em Salvador, e sinceramente a cidade é lastimável quanto a segurança pública e vários outros aspectos!
O problema eh a mentalidade criminosa do Bahiano.
O Brasil tem que ser desmembrado: O Nordeste pode se transformar num pais Independente
@@jeffersonaraldi7168 De alguns baianos! Existem muitas exceções!
Enquanto as pessoas não entenderem que elas estão cada vez mais contribuindo para o próprio retrocesso as coisas irão continuar exatamente como estão. No final das contas, elas são as responsáveis pelas consequências que pagam. @Aliexpressbrvariedades
Eu já até me hospedei nessa rua aí que dá no Convento, achei de boa, como tem facção mandando, ninguém mexeu comigo, nem roubou, nada. Porém não fiquei vacilando também, dando pinta de turista né.
Tendo prudência e bom senso você anda em toda a cidade sem problemas. Experiência própria.
Esse canal é joia cara!!..Pra nos do Interior ajuda a ver o lado avesto de Salvador...Como você disse: "Violência está em todo Brasil".
Exato, meu brother!
Amo todo o centro historico, do 2 de julho ao santo Antônio alem do carmo, tem suas parte otimas, as boas e tb as degradadas. O povo agradavel, a inseguranca é um ponto ruim mas todo canto tem.
Que bom que vc pode mostrar a realidade , e difícil de se conviver com políticos.
É lamentável; ver os centros históricos abandonados pelo poder público. Salvador e São Luís do Maranhão, duas cidades culturais/históricas e lindas, com algumas mazelas iguais a essa... a população deveria se unir para cobrar os votos dos "representantes" escolhidos pelo povo.
Uma área que deveria estar própria para receber turistas. Lamentável! As dias cidades entregues a violência e pelo visto, os governadores/Prefeitos não fazem nada ou fazem muito pouco para sanar o problema.
Infelizmente, aqui em SLz, está desse jeito; também. Isso é um prejuízo para cidades turísticas iguais a essa citada.
ÓTIMA E CORAJOSA INICIATIVA, JOÃO. ESTIVE AÍ UMAS TRÊS VEZES E, PELA EXPERIÊNCIA DE QUEM VIVE EM RECIFE, NÃO SAÍ DO NÚCLEO, EMBORA GOSTE DE ANDAR PELOS ARREDORES. SEI QUE O PELOURINHO ESTÁ BEM DIFÍCIL. ENTÃO, ESPERTEZA PARA TURISTAR TRAZ TRANQUILIDADE, INCLUSIVE ASSISTIR A VÍDEOS COMO O SEU, GRATO!!!
Eu que agradeço, valeu mesmo!
Salvador foi a cidade mais rica das Américas, hoje está pobre infelizmente graças ao próprio povo e os políticos principalmente da esquerda!! A cidade é seus habitantes estão entregue a própria sorte!!!Tenho imóveis em salvador e parentes e triste ver a Bahia e a cidade de Salvador assim !!!
Incrível o abandono de imóveis. Geralmente eu passo pela Praça da Se, Terreiro de Jesus até Taboão ou Bx Sapateiros. Achei o ambiente pesado nessas áreas internas. Mas o q significa aquele BMD(Min 6:12)? Deve ser um código de facção! Interessante e gostei do vídeo!
É por aí...
Boa noite. Amigo, a titulo de contribuir vc poderia dividir ou 1/3 da tela com um mapa, assim teria uma visão espacial, show.
Boa sugestão.
deus abençoe o CFA grandes lembranças 🇻🇪♥️🎼
Sou do RJ e meu sonho desde criança é conhecer a Bahia.
Estou com um projeto para ano que vem .vamos ver
Olá, meu brother! Tudo planejado direitinho dá certo. Um abraço, bom domingo!