você conseguiu descrever perfeitamente o que eu sinto sobre esse filme, assim que o Oliver começou a exercer um poder sem explicação alguma sob a família tudo começou a decair, o sentimento de decepção foi instantâneo
Oliver seduziu todo mundo, não digo algo relacionado à questão sexual.. Sua retórica, linguagem corporal deixou tudo bem claro logo no início. Eu realmente não entendi pq ele estava seduzindo a família até ver o final. E todos achando que ele só queria ser aceito haha os psicopatas estão aí e nesse mundo onde o ego vem primeiro é muito fácil seduzir alguém.
Quando ele começou a ser manipulador, já sabia qual seria o final, meio que ficou previsível, quando tá tendo aquela viagem de carro, já sabia qual era o futuro que ia ser. Porém gostei muito do filme, mesmo sendo previsível.
Eu fiquei com uma sensação de vazio após o término do filme. Como se o que foi proposto não tivesse sido bem realizado. Plasticamente, o filme é incrível. A direção é bastante precisa em criar essa atmosfera de suspense e voyerismo. O que me decepcionou foi o fato de que um filme que parecia ir na direção de uma reflexão sobre as relações de classe se esvaziou completamente em um thriller de psicopata. Parasita é um ótimo exemplo de thriller que cumpre sua proposta - afinal, quem são os verdadeiros parasitas? A sensação que fiquei com Saltburn foi de um balão que vai esvaziando progressivamente pra terminar de uma maneira totalmente "chocante", mas anti catartica.
Sim, prq basicamente é uma guinada de 360. O personagem terminou da mesma forma q começou: sozinho e com nada. Tá... ficou rico. Mas sozinho, e com nada.
Eu gostei da reviravolta final, mas realmente fica uma impressão de que a Emerald fennell ainda não pegou o jeito de escrever reviravoltas. Ela quer revelações chocantes contadas de um jeito rápido e simples pra encerrar o filme numa catarse sendo que o contexto é muito mais complexo e acaba ficando varias coisa meio mal explicadas, mas ainda sim o resultado me agradou apesar de tudo.
As pessoas dessa geração adoram reviravoltas como se fossem a coisa mais importante de filme, como se a reviravolta fosse o filme, esse é um dos maiores problemas, reviravolta não é a trama, é uma pena esse tipo de expectativa.
@@levadamusic Reviravolta não é um problema desde que seja bem amarrado com o resto do filme, a reviravolta de saltburn serve pra fortalecer a mensagem do filme mas ela não é tão bem amarrada, algumas coisas eles mostram e explicam e outras ficam em aberto ou caem pra conveniência de roteiro pois como eu disse a Emerald quer algo rápido e sucinto pra não perder o ritmo do filme, espero que os futuros filmes dela não se resumam só a isso.
Eu penso que Saltburn é um filme sobre desejo e até aonde se vai para realizá-lo quando lhe falta o filtro da empatia, da capacidade de compreender e respeitar o outro. Aqui o outro é apenas objeto de desejo ou de ódio advindo da frustração da não realização do desejo. De fato, concordo com alguém aqui que comentou sobre a não necessidade de explicar o óbvio (o filme faz isso, o que compromete sua qualidade); de resto, tudo se encaixa perfeitamente considerando a temática principal da obra. Sem mencionar a fotografia, a direção de arte e o elenco simplesmente MAGISTRAIS! Eu daria nota 8,5.
Também gostei! Acho que as pessoas se decepcionam porque não encontram o filme que elas queriam. E pra mim justamente essa disrupção meio caótica da coisa toda, que tornou a experiência tão surpreendente. Ainda que, sim, exagerada, evidentemente!
Acabei de ver o filme, e eu gostei bastante. Dou nota 8. Alem da fotografia ser linda, o filme me envolveu e a historia me "enganou" no bom sentido de uma forma que fez toda a rodagem ser bem legal e me dar um mix de sensaçoes.
Ao meu ver, até a morte do Felix, o filme tava indo muito bem e achei que era ali que seria o ponto de virada que iria mostrar como nasceu esse amor/obssessão do Oliver (tanto que eu achei que o Oliver era aquele ex amigo que o Félix cita, ou algum conhecido dele). Assim, mostrou como ele arquitetou pra chegar no Felix, mas ficou tudo muuuito corrido mas não mostrou as iniciativas. Eu esperava um ponto de virada meio que como foi em Garota Exemplar (acho que eu tava com uma espectativa tão alta de ser algo parecido por causa da Rosamund Pike no filme). Eu jurei que o Oliver iria querer "tomar" o lugar do Felix na família. Mas as coisas seguintes e como ele foi se livrando das outras pessoas foi tão inconsistente que a impressão que eu tive é que deram essas explicações porcas só pra falarem que explicaram, pq foi muito tudo do nada. Pq assim, poderia só ter acontecido mas só que não faz sentido dentro do filme, ficou tudo muito solto e inconsistente. Não mostrou as iniciativas do Oliver, não mostrou ele planejando nada, não mostrou o ponto final que ele ia começar. Uma sucessão de gente rica morre, ele tá ali do lado e ninguém investiga isso? Ah, tenha santa paciência.
Sim, eu também achei que tudo aconteceu de forma muito fácil e sem muita dificuldade pro protagonista. Além de que a irmã, por exemplo, ficava falando que o Oliver era só um boneco do Felix, e o filme ficava repetindo essa ideia desse lado Felix apenas dizendo, mas não mostrando. Não sei se eu perdi alguma coisa, mas essa parte ficou muito confusa pra mim
@@oCoinor Como não mostrou? No primeiro sinal do envolvimento do Oliver com a irmã do Félix o mesmo já mudou totalmente seu comportamento, quase descartando o convidado, ou seja, ele queria um amigo para ele e por ele apenas, "não gosta de dividir os brinquedos, nem mesmo os que não usa mais". Brinquedo para eles está mais para qualquer outra pessoa de fora do meio do que numa relação realmente profunda de maniqueismo. Na visão dela, deles no geral, qualquer um menos abastado, que não sejam da "aristrocracia" é um brinquedo
@@thallespires3966 é que do jeito que era dito e demonstrado no filme, eu li muito mais que o "brinquedo" que ela se referia era mais no âmbito sexual, e não somente na amizade. Se for só na amizade, então, deve ter mostrado mesmo
Filmes neste estilo, nunca tem explicações tão profundas(nesse sentido real), filmes neste estilo tem objetivo, de fazer muito mais um critica, tipo o menu, ou a própria garota exemplar(com aquele final), então é complicado.
Saltburn é no estilo de "Parasita". O próprio Oliver consegue ser o verdadeiro psico, as coisas que ele faz durante o filme são nojentas e chegam a dar nauseas 😷😷 Mas o filme é bom
@@Lucas-rh1sm claro que pode, ela pode fazer o que ela quiser no comentário dela. Só brinquei com o fato de eu achar que há um abismo de distância entre um e outro
"Bela Vingança" foi promissor, mas o final foi um soco no estômago. Até hoje, é difícil esquecer do desfecho. Agora em "Saltburn", mais uma vez, pelo que o Dale pontuou, vamos a um novo final que vai gerar discussão.
Este filme tem a potência de evocar lembranças de outros filmes, dentre eles, "Something for Everyone" com Michael York - o qual, a meu ver, inclusive para a época, desenvolve melhor o tema da sedução ambígua. E também "O Talentoso Ripley", os quais, ambos, me parecem desenvolver a questão do instinto de morte, aliada à sedução, com muito menos trancos e mais sutileza. Embora o filme seja cinematograficamente e em termos de imagem, arquetípico sobre a questão das tensões do desejo, na última meia hora, a direção e o roteiro foram apressados. Oliver era um pervertido covarde e delirante no começo do filme. Toda esta potência homicida do final me parece não condizer com o perfil neurótico, delirante e acovardado dele. O filme não consegue mostrar o processo de uma erupção sociopata e absolutamente destrutiva. São do ponto de vista psíquico, dois personagens num só o que enfraquece a propositura inicial e demonstra que o projeto não deu conta, no final, da riqueza sutil do personagem recalcado e de toda a rede de personagens centradas na neurose rançosa. Assim, na última meia hora, este personagem provoca um escoamento "hidráulico" de todo o magnífico represamento de afetos constituído na quase totalidade do filme. Tudo se esvai feito esperma na banheira (conforme cena do filme). Resta ao espectador, fica lambendo a banheira....Mortes indiscriminadas estariam mais no imaginário delirante do Oliver fracassado do que como materialidade de fato. Solução grosseira e frustrante! Como é fácil matar personagens para criar um falso impacto temático! O que poderia ser um tratado sobre os desejos irrealizados, vira uma metralhadora giratória mercenária! Desperdício!!!
Eu gostei do filme, o final poderia ser diferente, e percebi tbm que a diretoria bebeu muito da água da obra da Patrícia Highsmith, O Talentoso Ripley. A sexualidade, ambição, inveja, obsessão e sociopatia do protagonista (Oliver) de Saltburn lembra muito Ripley, eu diria que é quase uma releitura.
Acho que sou um dos únicos que não gostou de Bela Vingança. Até a metade o filme tava me prendendo, mas depois, me perdeu completamente e só terminei pq já tinha visto mais da metade.. nesse eu achei o final muito corrido, mas meio previsível, não me surpreendi nada com a revelação do Oliver.
Estava aguardando essa crítica! Obrigada por compartilhar com a gente suas análises e matar minha curiosidade por esse novo trabalho escolhido do Barry Keoghan. Irei assistir preocupada com o final haha.
Assisti ontem...tive emocoes diferentes em relacao ao filme, adorei os atores, trilha e fotografia. O script e intrigante. Ja vimos algo parecido em "The Talented Mr Riplet". O final deixou a desejar e nao me convenceu tambem. Adorei seu review e vou segui-lo!
Filme pra poucos de estômago fraco nem pensar, saudades desse estilo suspense que a gente acha é clichê é surpreende, a gente ama e odeia ao mesmo tempo
O que me incomodou no filme... SPOILER . . . . . . . É a falta de confiança no espectador. Na segunda morte já fica óbvia a "coincidência", você já sabe o que está acontecendo. Mas eles afirmam e, caso você estivesse olhando pra pipoca pelos últimos 40 minutos, eles ainda fazem uma retrospectiva. Gente, não é necessário fazer o passo a passo! Aconteceu, você não estava lá, saiba lidar com isso. . Outra coisa que me incomodou... Senti que faltou uma tomada da vida do rapaz. Uma coisa meio "Anna Delvey", um alpinista social de fato. Mas o final me mostra um cara que não liga pra nada daquilo. Um parasita que precisa do hospedeiro e, por burrice, mata o hospedeiro, morrendo em seguida (em momento algum ele teve um entrosamento social para levar aquela casa). Não consegui enxergar o objetivo final do protagonista. Até a segunda morte, é um filmaço (a sequência do dia seguinte à primeira morte é GENIAL, a cena da irmã "acordada" na banheira é muito boa). Depois, o filme fica óbvio na execução e pobre no argumento.
Vc disse tudo! Ainda ñ sei o plano foi pensado desde o começo, desde antes ele conhecer o Felix, ou se ele na verdade era apaixonado e, ao ser descoberto, resolve partir pra vingança.
@@FilipeTchuco Eu entendi q ele sabia q Felix seria presa fácil e q tramou tudo lá do começo. Por isso achei q o único flashback necessário mesmo foi o da bicicleta. Por outro lado, outros flashbacks tb ajudam se nem todo mundo tava prestando 100% de atenção então não me incomodou mesmo pq, como falaram aí, a obviedade do plano dele apareceu logo na cena da banheira então o choque da história não é ele ser aproveitador e sim nunca ter gostado do Félix
Também me perdi quanto ao real objetivo do Oliver. Não sei dizer o que faltou... mas faltou algo no desenvolvimento desse personagem para que eu comprasse a matança. Outro problema: a polícia não investiga as mortes em série de uma família tão rica??? E a mãe do primo ou a família da "Garota exemplar" não deveria herdar o castelo?
Além da técnica perfeita e dos atores em atuações perfeitas, não vi nada demais na trama e do plot do filme. É como se tivesse pego "O Talentoso Ripley" de 99 e fizesse um versão estilisada.
COMENTÁRIO COM SPOILER o final me irritou muito como que ele mata todo mundo e n entra em suspeita pela polícia como que a mãe do felix deixa saltburn pra ele pqp
Eu tbm odiei esse final, achei tão injusto, mas talvez essa seja a intenção de causar revolta. Esse é o filme que você ama ou você odeia e eu amei o filme no geral, mas tem seus pontos negativos e me impactou muito, não esperava esse plot twist que é previsível, mas a forma como as coisas aconteceram que bugou minha mente. O Oliver eu passei a gostar dele e terminei odiando ele. Eu queria tanto uma continuação, porquê o final me deixou com muitas perguntas em aberto, talvez eu precise rever, mas não consigo entender os motivos e porquê ele fez isso. Dá entender que ele planejou friamente cada passo que ele deu até o final e eu também me questionei do porquê eles não terem chamado a polícia, a família mesmo deixou ele tão livre, ninguém suspeitou dele? Enfim, são muitas dúvidas que tenho...
A questão da família não querer envolver a polícia nas investigações fala muito sobre a imagem de família bem sucedida que eles querem passar pra sociedade, percebi isso naquela hora que o pai descobre que o outro estava usando cocaína e apenas expulsou ele, sem envolver a polícia. Mas de fato, uma pessoa jovem e extremamente saudável morrer envenenado e não levantar nenhuma suspeita "exceto da irmã" é um erro broxante no roteiro. Enquanto ao plot twist do Oliver, achei super previsível, desde o fato dele mentir pra todos sobre a família dele.
@@markson810 eu achei o plot previsível desde o momento em que ele "virou a chave" e acusou a Pam de mentir sobre a própria história, pq naquele momento ele descreve a si mesmo e a sua autopiedade pra gerar empatia no pessoal daquela família, e sinceramente, faria muito mais sentido ele impedir o Félix de descobrir sobre a família dele do que por tudo a perder
O final me lembrou a sere you do jhoy ele analisando a casa o que todos gostavam para no final dar a carta final este filme tem vários altos e baixos várias referências de outras obras 😅
Mr. Dalenogare é um dos melhores críticos de cinema. Não tem rabo preso como muitos "críticos" famosinhos q opinam de acordo com os likes. Parabéns!!! Sou seu fã!
Gente eu amei o filme 😂 adorei que não ficou só no clichê do desejo. Gostei da reviravolta, pq quando ele começa a narrar eu já imaginei que ele ia fazer algo com o Félix, e aí no final tudo se comprovando eu achei massa 🤭
Esse filme me lembrou muito "parasita" Só q num estilo mais psicopata, acho q dsd o começo eu desconfiei de muita coisa do oliie, ele deixou muito claro sobre a vida dele, principalmente no momento em q ele fala sobre a vida da Pâmela, após ela ir embora q achava q a vida dela era falsa e como as coisas não se encaixavam, foi literalmente falando dele msm
Eu esperando um romance lgbt depois ficando esquisito e eu com pena do cara e o plot no final putz toda a minha pena do rapaz virou um ódio e não ódio.
Acho interessante que eu estava amando demais o filme, e no último terço estava começando a decair pra mim e o final mudou minha perspectiva totalmente e fez eu voltar a amar o filme. Interessante como o final divide opiniões, eu realmente gostei. Me lembrou uma mistura de Segundas Intenções com Triângulo da Tristeza. Excelente crítica Dale :D
Assim como Chloe Zhao (Nomadland e Os Eternos) e Florian Zeller (Meu Pai e Um Filho), mais uma cineasta que bombou em 2020 e depois tropeça no filme seguinte. Será que o diretor Lee Isaac Chung (Minari) vai sofrer com esse mesmo destino quando vier Twisters?
@@kassiogomes8498 Mas eu detestei. Achei muito chato. Os melhores entre os indicados foram Bela Vingança e Judas e o Messias Negro. E a Carey Mulligan não vencer melhor atriz foi ridículo. Não tem nada de especial na atuação da Frances Mcdormand. Ela esteve muito melhor em outros filmes.
a fotografia é linda sem dúvidas. os atores estão bem. mas nossa a estória que estava sendo contada, não consegui engolir hora nenhuma. a cada momento mais perto do fim eu ficava "meu deus que mentira, isso jamais ficaria assim na vida real" achei inverossímil demais. então pra mim é não, não gostei e não recomendo :( Já Bela Vingança eu adorei
Esse cenário atual, de plataformas de streaming produzirem filmes "ou ame ou odeie" só pra gerar engajamento, tá me cansando bastante. Tmb acho q o filme é extremamente redundante. Começa pelo início, que já deixa plantada a verdadeira índole do Oliver, o q n faz sentido a posterior apresentação do personagem, pois já presumimos q alguma merda ele vai fazer. E faz. Ou seja, o elemento surpresa se perde. Outra coisa realmente é a confusão das tramas. Até um determinado ponto esse épico de vingança social que se estabelecer é interessantíssimo, da forma como o Oliver inverte a piramide e passa a dominar e manipular aqueles q habitualmente dominam e manipulam. Mas qnd os exageros começam, tudo se perde, e toda a ambição do personagem faz toda a discussão até então bem construida se tornar vazia e irrelevante. Uma pena.
Nunca vi um filme deixar a bola cair tão forte, até os ultimos 30 minutos era facilmente um dos melhores filmes do ano, mas o final foi tao ruim que estragou a minha visão do todo.
Dale, eu estive pensando. Você poderia compartilhar suas críticas para filmes antigos ou dos anos 2000. Particularmente, sempre sonhei em ver você falando do filme 2012, que tem na Netflix. Você faria um quadro desse tipo?
Gostei bastante de Bela Vingança e fiquei muito feliz de vê-lo sendo reconhecido nas temporadas de premiações e ganhando prêmios. Assim que vi o trailer de "Saltburn", fiquei curioso e fiz muitas perguntas. Estou ansioso pra ver o filme
Eu assisti o filme,tive todo esse misto de emoções, nojo,beleza,promíscuidade,alegria,e amei o final que desconstrói os filmes :e foram felizes para sempre
Concordo TOTALMENTE com o Dalenogare… muita gte dando 10/10 pra esse filme, mas eu achei o arco final bem decepcionante! Toda uma tensão sexual que te eleva até o ápice para no fim das contas não dar em nada… bem chocho! E essa atmosfera perverso satírica é meio óbvia quando se quer impressionar!! Enfim, acho que eu tinhas expectativas muito altas e o filme não atendeu!!! Mas vale um 7/10
Horas eu gostei, horas não, mas o fato é que todos os atores estavam excelentes. Só não consegui deixar de pensar "ah lá alguém tentanto ser Mr. Ripley de novo".
Exato, quando ele começou a disputar a atenção da família com aquele rapaz negro eu imaginei o que iria acontecer. Totalmente condizente o fim com o roteiro do filme, talvez até previsível.
Mas aí é que tá… era óbvio. E além de óbvio, foi explicado cem vezes. Detesto quando o filme acha que precisa mastigar tudo pra gente. Já sabíamos, já tínhamos entendido… por isso ele chamou de redundante.
Vou assistir esse filme, pode não ser excelente, mas creio que seja bom. Jacob Elordi é muito bom actor, conheci ele em Euphoria, e desde então tenho acompanhado a carreira dele.
Eu estava adorando o filme até aquela viagem de carro no aniversário do Olliver. Ali percebi para onde o filme ia e acabou confirmando as expectativas da forma mais decepcionante. Tudo aconteceu exatamente como o esperado, então perdeu o efeito surpresa, e de uma forma "anestesiada", então perdeu o efeito do impacto emotivo ou visual. Alguém comentou aqui que a sensação é de um balão murchando lentamente e é a definição perfeita.
Em Promising Young Woman eu senti que o final também foi meio derrapado, será que essa vai ser uma característica da autora? isso me lembra o Stephen King, que sabe criar ótimos argumentos e desenvolvimento de narrativa, mas na conclusão acaba se perdendo e/ou a conclusão acaba não atingindo todo o hype desenvolvido durante a trama
@@kassiogomes8498 um filme sobre vingança de 3stupr0 onde as duas mulheres acabam mortas e quem salva o dia... são os policiais. A mulher que passou o filme todo buscando algum tipo de recuperação, vingança, não pôde ver nada do que ela supostamente desencadeou justamente pq foi mort4 pela mesma pessoa que ela queria se vingar. Não chega a ser frustrante, pq é horrendo
@@diegodeadite Realmente, esse filme tem um dos finais mais sem noção que já vi, afinal, como uma pessoa decide planejar sua própria morte pelas mãos do algoz contra o qual deseja vingança apenas para fazer justiça perante a sociedade? Nem um louco, nem alguém com depressão, nem ninguém faria isso! É muito esforço dedicado para ser morto. Quem quer morrer sempre procura os meios mais fáceis para fazê-lo.
Não gostei dessa crítica. Você não gostou do final e por isso desvalorizou todo um trabalho artístico extremamente bem feito. Eu amei o final e achei maravilhoso ser surpreendido, pq achei que o filme tava indo num caminho e era outro completamente diferente do que eu esperava. Achei impecável
Não poderia concordar mais com essa crítica. Nota 6 é o máximo que este filme pode ganhar. Até que estava indo bem e eu estava gostando, mas depois da cena do labirinto, ali o filme se perdeu e me perdeu tbm. Foi um balde de água fria, algo bem brochante, ainda mais com as cenas mostrando como tudo foi planejado. Que decepção!
Dalenogare, eu falei várias vezes para Pablo Villaça, mas não adianta. No vídeo que ele fez sobre esse filme eu fiz questão de falar para ele de novo: "Bong Joon-Ho vai querer te b@ter se você falar pra ele que Parasita é apenas uma das duas famílias do filme". Mas não adianta falar.
Dale, concordo que o filme perdeu um pouco no final, mas é muito bom sim. Acho que tem um lado da diretora que é o valor social, não acha? Diferente de coringa que mostra uma romantização e não deixa claro que estamos vendo um vilão, no final ela faz questão de deixar claro. Infelizmente em filmes americanos e comerciais isso é algo relevante e precisa ser considerado. Lembrando de Bela Vingança, a diretora parece ter consciência sobre os problemas sociais (principalmente das mulheres) e não deve gostar que outras pessoas usem o tema para "vamos destruir os ricos, vale tudo para acabar com a desigualdade" sem qualquer discussão. SPOILER . . . . . . . Só um imbecil não perceberia que tinha algo errado quando o Oliver mentiu muito sobre os pais. Naquele momento, na casa dos pais do Oliver, o Felix não poderia ter continuado como se nada tivesse acontecido. Deu muito mole. E a sedução da família já estava claro quando ele chama a mãe de bonita justificando o comportamento da filha.
Eu amei o filme e engraçado que detestei Bela Vingança(achei insólito e previsível demais)…em Saltburn tinha uma previsibilidade nos atos, mas não nos motivos…vai ver que eu não entenda nada de cinema e roteiros…mas a minha experiência foi maravilhosa.
Para mim foi uma mistura de talentoso Ripley com o sacrifício do cervo sagrado. 😂 Gostei do filme, mas achei meio óbvio e algumas cenas e atos dos personagens nao se justificam. A intensão foi boa, mas quis ser mais do que realmente é, quis ser mais esquisito do que o roteiro permitiu.
Acabei de ver esse filme, gente, o que eu vi. Tem um detalhe no final que me lembrou "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", mesmo sendo histórias bem diferentes
você conseguiu descrever perfeitamente o que eu sinto sobre esse filme, assim que o Oliver começou a exercer um poder sem explicação alguma sob a família tudo começou a decair, o sentimento de decepção foi instantâneo
Sim. A forçação neste quesito fez o filme perder a força.
Concordo.
Oliver seduziu todo mundo, não digo algo relacionado à questão sexual.. Sua retórica, linguagem corporal deixou tudo bem claro logo no início. Eu realmente não entendi pq ele estava seduzindo a família até ver o final. E todos achando que ele só queria ser aceito haha os psicopatas estão aí e nesse mundo onde o ego vem primeiro é muito fácil seduzir alguém.
Exato!
Quando ele começou a ser manipulador, já sabia qual seria o final, meio que ficou previsível, quando tá tendo aquela viagem de carro, já sabia qual era o futuro que ia ser. Porém gostei muito do filme, mesmo sendo previsível.
Eu fiquei com uma sensação de vazio após o término do filme. Como se o que foi proposto não tivesse sido bem realizado. Plasticamente, o filme é incrível. A direção é bastante precisa em criar essa atmosfera de suspense e voyerismo. O que me decepcionou foi o fato de que um filme que parecia ir na direção de uma reflexão sobre as relações de classe se esvaziou completamente em um thriller de psicopata. Parasita é um ótimo exemplo de thriller que cumpre sua proposta - afinal, quem são os verdadeiros parasitas? A sensação que fiquei com Saltburn foi de um balão que vai esvaziando progressivamente pra terminar de uma maneira totalmente "chocante", mas anti catartica.
Senti a mesma coisa
Exatamente,balão esvaziado!
Isso!!
Sim, prq basicamente é uma guinada de 360. O personagem terminou da mesma forma q começou: sozinho e com nada. Tá... ficou rico. Mas sozinho, e com nada.
É que o tempo todo parecia que o objetivo era ficar com o amigo, mas nao era isso
Eu gostei da reviravolta final, mas realmente fica uma impressão de que a Emerald fennell ainda não pegou o jeito de escrever reviravoltas. Ela quer revelações chocantes contadas de um jeito rápido e simples pra encerrar o filme numa catarse sendo que o contexto é muito mais complexo e acaba ficando varias coisa meio mal explicadas, mas ainda sim o resultado me agradou apesar de tudo.
As pessoas dessa geração adoram reviravoltas como se fossem a coisa mais importante de filme, como se a reviravolta fosse o filme, esse é um dos maiores problemas, reviravolta não é a trama, é uma pena esse tipo de expectativa.
@@levadamusic Reviravolta não é um problema desde que seja bem amarrado com o resto do filme, a reviravolta de saltburn serve pra fortalecer a mensagem do filme mas ela não é tão bem amarrada, algumas coisas eles mostram e explicam e outras ficam em aberto ou caem pra conveniência de roteiro pois como eu disse a Emerald quer algo rápido e sucinto pra não perder o ritmo do filme, espero que os futuros filmes dela não se resumam só a isso.
O barry e tao bom, que em certos momentos do filme eu fiquei com pena dele, achando que ele era algum tipo de vítima. Ledo engano
mas em certa medida ele de fato é, não ele puramente enquanto individuo ou de suas ações maquiavélicas, mas do mundo no qual ele representa
@@edu_neeves pra mim ele não é vítima nenhuma. Era de classe média alta, tinha pai e mãe que o amava
Eu penso que Saltburn é um filme sobre desejo e até aonde se vai para realizá-lo quando lhe falta o filtro da empatia, da capacidade de compreender e respeitar o outro. Aqui o outro é apenas objeto de desejo ou de ódio advindo da frustração da não realização do desejo. De fato, concordo com alguém aqui que comentou sobre a não necessidade de explicar o óbvio (o filme faz isso, o que compromete sua qualidade); de resto, tudo se encaixa perfeitamente considerando a temática principal da obra. Sem mencionar a fotografia, a direção de arte e o elenco simplesmente MAGISTRAIS! Eu daria nota 8,5.
Eu gostei de Saltburn, e indico cada um ter sua experiência e opinião.
Me surpreendi em vários momentos ⭐
Acho que as pessoas não entenderam o que o Oliver queria de verdade.
Eu também, já vi tantos filmes que é difícil hoje um filme me prender a atenção, e esse conseguiu me deixar interessado do início ao fim
Também gostei! Acho que as pessoas se decepcionam porque não encontram o filme que elas queriam. E pra mim justamente essa disrupção meio caótica da coisa toda, que tornou a experiência tão surpreendente. Ainda que, sim, exagerada, evidentemente!
O enquadramento dessa crítica tá lindo. “This is cinema” Scorsese
Vi o trailer e foi justamente a fotografia que me atraiu.
Vendo aqui e admirando sua paixão pelo cinema, que transborda.
Acabei de ver o filme, e eu gostei bastante. Dou nota 8. Alem da fotografia ser linda, o filme me envolveu e a historia me "enganou" no bom sentido de uma forma que fez toda a rodagem ser bem legal e me dar um mix de sensaçoes.
Muito Bom! O Barry Keoghan nunca deixa um filme desmoronar em Total Desgraça pela suas atuações!
Verdade !Keoghan é daquele ator que só a sua presença trás uma certa obrigatoriedade em assistir o filme
Barry é maravilhoso!
@@isabele537 SIM! ♥️
@@monicaribeiro4459 SEM DÚVIDAS AMG! ♥️
Crítica muito interessante.
Meus parabéns Dale por manter um canal dedicado à sétima arte sempre relevante.👏👏
Valeu ❤️
Ao meu ver, até a morte do Felix, o filme tava indo muito bem e achei que era ali que seria o ponto de virada que iria mostrar como nasceu esse amor/obssessão do Oliver (tanto que eu achei que o Oliver era aquele ex amigo que o Félix cita, ou algum conhecido dele). Assim, mostrou como ele arquitetou pra chegar no Felix, mas ficou tudo muuuito corrido mas não mostrou as iniciativas. Eu esperava um ponto de virada meio que como foi em Garota Exemplar (acho que eu tava com uma espectativa tão alta de ser algo parecido por causa da Rosamund Pike no filme). Eu jurei que o Oliver iria querer "tomar" o lugar do Felix na família. Mas as coisas seguintes e como ele foi se livrando das outras pessoas foi tão inconsistente que a impressão que eu tive é que deram essas explicações porcas só pra falarem que explicaram, pq foi muito tudo do nada. Pq assim, poderia só ter acontecido mas só que não faz sentido dentro do filme, ficou tudo muito solto e inconsistente. Não mostrou as iniciativas do Oliver, não mostrou ele planejando nada, não mostrou o ponto final que ele ia começar. Uma sucessão de gente rica morre, ele tá ali do lado e ninguém investiga isso? Ah, tenha santa paciência.
Sim, eu também achei que tudo aconteceu de forma muito fácil e sem muita dificuldade pro protagonista. Além de que a irmã, por exemplo, ficava falando que o Oliver era só um boneco do Felix, e o filme ficava repetindo essa ideia desse lado Felix apenas dizendo, mas não mostrando. Não sei se eu perdi alguma coisa, mas essa parte ficou muito confusa pra mim
@@oCoinor Como não mostrou? No primeiro sinal do envolvimento do Oliver com a irmã do Félix o mesmo já mudou totalmente seu comportamento, quase descartando o convidado, ou seja, ele queria um amigo para ele e por ele apenas, "não gosta de dividir os brinquedos, nem mesmo os que não usa mais". Brinquedo para eles está mais para qualquer outra pessoa de fora do meio do que numa relação realmente profunda de maniqueismo. Na visão dela, deles no geral, qualquer um menos abastado, que não sejam da "aristrocracia" é um brinquedo
@@thallespires3966 é que do jeito que era dito e demonstrado no filme, eu li muito mais que o "brinquedo" que ela se referia era mais no âmbito sexual, e não somente na amizade. Se for só na amizade, então, deve ter mostrado mesmo
Acho que todas as nossas interpretações são válidas, fui até um pouco rude na minha resposta@@oCoinor
Filmes neste estilo, nunca tem explicações tão profundas(nesse sentido real), filmes neste estilo tem objetivo, de fazer muito mais um critica, tipo o menu, ou a própria garota exemplar(com aquele final), então é complicado.
Eu ADOREI do começo ao fim! Faz tempo que não sinto isso com um filme..
Que lugar bonito onde você está! Obrigada pela crítica
Está na Europa reconhece essa rua.
Saltburn é no estilo de "Parasita". O próprio Oliver consegue ser o verdadeiro psico, as coisas que ele faz durante o filme são nojentas e chegam a dar nauseas 😷😷 Mas o filme é bom
Sei que vc não comparou, mas ver Saltburn na mesma frase de Parasita me incomodou kkk
@@carillo07pq n pode associar?
@@Lucas-rh1sm claro que pode, ela pode fazer o que ela quiser no comentário dela. Só brinquei com o fato de eu achar que há um abismo de distância entre um e outro
@@carillo07 vc deve tá falando em roteiro e qualidade, imagino
Acho que a comparação mais justa é com Match Point.
"Bela Vingança" foi promissor, mas o final foi um soco no estômago. Até hoje, é difícil esquecer do desfecho. Agora em "Saltburn", mais uma vez, pelo que o Dale pontuou, vamos a um novo final que vai gerar discussão.
Na verdade é difícil esquecer do final ne
Esse filme me machucou de uma forma que não pretendo vê-lo novamente nunca. Saltburn deve ir por esse lado.
@@walcapoeiranão assisti bela vingança mais o achei o filme mal desenvolvido pra o final que ele queria
Perfeita crítica! Ele e Boscov todo bom cinéfilo tem que sempre ver. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
O filme que mais estou ansioso pra esse final de ano.
É muito bom!
Este filme tem a potência de evocar lembranças de outros filmes, dentre eles, "Something for Everyone" com Michael York - o qual, a meu ver, inclusive para a época, desenvolve melhor o tema da sedução ambígua. E também "O Talentoso Ripley", os quais, ambos, me parecem desenvolver a questão do instinto de morte, aliada à sedução, com muito menos trancos e mais sutileza. Embora o filme seja cinematograficamente e em termos de imagem, arquetípico sobre a questão das tensões do desejo, na última meia hora, a direção e o roteiro foram apressados. Oliver era um pervertido covarde e delirante no começo do filme. Toda esta potência homicida do final me parece não condizer com o perfil neurótico, delirante e acovardado dele. O filme não consegue mostrar o processo de uma erupção sociopata e absolutamente destrutiva. São do ponto de vista psíquico, dois personagens num só o que enfraquece a propositura inicial e demonstra que o projeto não deu conta, no final, da riqueza sutil do personagem recalcado e de toda a rede de personagens centradas na neurose rançosa. Assim, na última meia hora, este personagem provoca um escoamento "hidráulico" de todo o magnífico represamento de afetos constituído na quase totalidade do filme. Tudo se esvai feito esperma na banheira (conforme cena do filme). Resta ao espectador, fica lambendo a banheira....Mortes indiscriminadas estariam mais no imaginário delirante do Oliver fracassado do que como materialidade de fato. Solução grosseira e frustrante! Como é fácil matar personagens para criar um falso impacto temático! O que poderia ser um tratado sobre os desejos irrealizados, vira uma metralhadora giratória mercenária! Desperdício!!!
Saimos de Fernando Pessoa e encontramos um Rambo!!!!
Não vi Something for Everyone, mas concordo com você sobre a lembrança do Talentoso Ripley. Obrigada pela dica.
Bem lembrado o filme do Michael York. E também "Talentoso Ripley/ O sol por testemunha" e "Teorema" do Pasolini
Excelente comentário amigo
Vi o trailer na página da Amazon, pareceu bem interessante pela excentricidade das cenas e planos.
Obrigado por resumir em vídeo o que pensei sobre esse filme e seu final! Concordo demais com a crítica
Cara, amei Saltburn. sabia nada sobre o filme e durante muito tempo fiquei tentando descobrir o que se tratava aquela história. Para mim é filmaço.
Acabei de assistir. Amei o filme. Adoro os trabalhos da Emerald Fennell
Senti um hiperrealismo no filme. É lindo e tem camadas sob camadas! Que coisa bem feita!
Eu gostei do filme, o final poderia ser diferente, e percebi tbm que a diretoria bebeu muito da água da obra da Patrícia Highsmith, O Talentoso Ripley. A sexualidade, ambição, inveja, obsessão e sociopatia do protagonista (Oliver) de Saltburn lembra muito Ripley, eu diria que é quase uma releitura.
Ripley, lembrei à medida que o filme avançava
Concordo! Percebi nuances parecidas do filme Talentoso Ripley.
Feliz pelo Jacob , é um dos melhores em Euphoria , ansioso pra ver as atuações desse filme
Me envolveu mais do que Bela Vingança. Tá um hype danado! A música da cena final é hit já kkk AMO
Acho que sou um dos únicos que não gostou de Bela Vingança. Até a metade o filme tava me prendendo, mas depois, me perdeu completamente e só terminei pq já tinha visto mais da metade.. nesse eu achei o final muito corrido, mas meio previsível, não me surpreendi nada com a revelação do Oliver.
Este filme me fez lembrar o filme Teorema de 1968 do diretor Pier Paolo Pasolini.
Realmente, o meu sentimento no final foi de "Poxa, tinha um potencial do caramba..." É bom, e dava pra ser melhor ainda.
Estava aguardando essa crítica! Obrigada por compartilhar com a gente suas análises e matar minha curiosidade por esse novo trabalho escolhido do Barry Keoghan. Irei assistir preocupada com o final haha.
Crítica coerente. Descreveu perfeitamente o filme.
Perfeito Dale! Amei o cenário temporário 😂😂
Muito bacana mesmo!
Terminei de ver ontem e amei a história da gay trambiqueira. Curti horrores
Exatamentch! 😎
Por mais filmes de gays trambiqueiras 🙏🏻
😅😅😅😅
😂😂😂
Assisti ontem...tive emocoes diferentes em relacao ao filme, adorei os atores, trilha e fotografia. O script e intrigante. Ja vimos algo parecido em "The Talented Mr Riplet". O final deixou a desejar e nao me convenceu tambem. Adorei seu review e vou segui-lo!
Eu adorei o final.
Filme pra poucos de estômago fraco nem pensar, saudades desse estilo suspense que a gente acha é clichê é surpreende, a gente ama e odeia ao mesmo tempo
O que me incomodou no filme... SPOILER
.
.
.
.
.
.
.
É a falta de confiança no espectador. Na segunda morte já fica óbvia a "coincidência", você já sabe o que está acontecendo. Mas eles afirmam e, caso você estivesse olhando pra pipoca pelos últimos 40 minutos, eles ainda fazem uma retrospectiva. Gente, não é necessário fazer o passo a passo! Aconteceu, você não estava lá, saiba lidar com isso.
.
Outra coisa que me incomodou... Senti que faltou uma tomada da vida do rapaz. Uma coisa meio "Anna Delvey", um alpinista social de fato. Mas o final me mostra um cara que não liga pra nada daquilo. Um parasita que precisa do hospedeiro e, por burrice, mata o hospedeiro, morrendo em seguida (em momento algum ele teve um entrosamento social para levar aquela casa). Não consegui enxergar o objetivo final do protagonista. Até a segunda morte, é um filmaço (a sequência do dia seguinte à primeira morte é GENIAL, a cena da irmã "acordada" na banheira é muito boa). Depois, o filme fica óbvio na execução e pobre no argumento.
Vc disse tudo! Ainda ñ sei o plano foi pensado desde o começo, desde antes ele conhecer o Felix, ou se ele na verdade era apaixonado e, ao ser descoberto, resolve partir pra vingança.
@@FilipeTchuco Eu entendi q ele sabia q Felix seria presa fácil e q tramou tudo lá do começo. Por isso achei q o único flashback necessário mesmo foi o da bicicleta. Por outro lado, outros flashbacks tb ajudam se nem todo mundo tava prestando 100% de atenção então não me incomodou mesmo pq, como falaram aí, a obviedade do plano dele apareceu logo na cena da banheira então o choque da história não é ele ser aproveitador e sim nunca ter gostado do Félix
Tenho a sensação de que correram com o filme, deveria ser maior.
Também me perdi quanto ao real objetivo do Oliver. Não sei dizer o que faltou... mas faltou algo no desenvolvimento desse personagem para que eu comprasse a matança. Outro problema: a polícia não investiga as mortes em série de uma família tão rica??? E a mãe do primo ou a família da "Garota exemplar" não deveria herdar o castelo?
A fotografia é impecável. Eu amei
Gostei do filme e achei a atuação do Barry muito boa
Um dos que mais eu quero assistir. Crítica excelente como sempre.
Saltburn é um dos filmes que estou na expectativa. Depois de sua crítica, fiquei ainda mais curioso. Valeu Dale, um abraço.
Minha nota é 10/10
Que filme bárbaro, nojento, mesquinho, divertido, sexy, intrigante, revoltante, envolvente, icônico… ACLAMADO
Além da técnica perfeita e dos atores em atuações perfeitas, não vi nada demais na trama e do plot do filme. É como se tivesse pego "O Talentoso Ripley" de 99 e fizesse um versão estilisada.
Talentoso Ripley moderno...
É um dos filmes que tô ansioso pra ver esse ano ainda.
Dale, vc consegue fazer uma comparação entre Saltburn e o Talentoso Ripley?
Me lembrou demais tb!!
O Oliver é uma encarnação da Tríade obscura: psicopata, narcisista e maquiavélico.
Filmaço
COMENTÁRIO COM SPOILER
o final me irritou muito
como que ele mata todo mundo e n entra em suspeita pela polícia
como que a mãe do felix deixa saltburn pra ele
pqp
Eu tbm odiei esse final, achei tão injusto, mas talvez essa seja a intenção de causar revolta. Esse é o filme que você ama ou você odeia e eu amei o filme no geral, mas tem seus pontos negativos e me impactou muito, não esperava esse plot twist que é previsível, mas a forma como as coisas aconteceram que bugou minha mente. O Oliver eu passei a gostar dele e terminei odiando ele.
Eu queria tanto uma continuação, porquê o final me deixou com muitas perguntas em aberto, talvez eu precise rever, mas não consigo entender os motivos e porquê ele fez isso.
Dá entender que ele planejou friamente cada passo que ele deu até o final e eu também me questionei do porquê eles não terem chamado a polícia, a família mesmo deixou ele tão livre, ninguém suspeitou dele? Enfim, são muitas dúvidas que tenho...
A questão da família não querer envolver a polícia nas investigações fala muito sobre a imagem de família bem sucedida que eles querem passar pra sociedade, percebi isso naquela hora que o pai descobre que o outro estava usando cocaína e apenas expulsou ele, sem envolver a polícia. Mas de fato, uma pessoa jovem e extremamente saudável morrer envenenado e não levantar nenhuma suspeita "exceto da irmã" é um erro broxante no roteiro. Enquanto ao plot twist do Oliver, achei super previsível, desde o fato dele mentir pra todos sobre a família dele.
@@markson810 faz muito sentido essa questão da família ser reservada logo não querer envolver a polícia, não tinha pensado nisso
@@markson810 eu achei o plot previsível desde o momento em que ele "virou a chave" e acusou a Pam de mentir sobre a própria história, pq naquele momento ele descreve a si mesmo e a sua autopiedade pra gerar empatia no pessoal daquela família, e sinceramente, faria muito mais sentido ele impedir o Félix de descobrir sobre a família dele do que por tudo a perder
O final me lembrou a sere you do jhoy ele analisando a casa o que todos gostavam para no final dar a carta final este filme tem vários altos e baixos várias referências de outras obras 😅
Mr. Dalenogare é um dos melhores críticos de cinema. Não tem rabo preso como muitos "críticos" famosinhos q opinam de acordo com os likes. Parabéns!!! Sou seu fã!
Gente eu amei o filme 😂 adorei que não ficou só no clichê do desejo. Gostei da reviravolta, pq quando ele começa a narrar eu já imaginei que ele ia fazer algo com o Félix, e aí no final tudo se comprovando eu achei massa 🤭
Adorei o fim!!!! Eu jä tava imaginando, acertei mas me satisfez além do que imaginei. Cínico e sem gordura.
Tbm adorei
Esse filme me lembrou muito "parasita"
Só q num estilo mais psicopata, acho q dsd o começo eu desconfiei de muita coisa do oliie, ele deixou muito claro sobre a vida dele, principalmente no momento em q ele fala sobre a vida da Pâmela, após ela ir embora q achava q a vida dela era falsa e como as coisas não se encaixavam, foi literalmente falando dele msm
Aguardando com expectativa para assistir esse filme ainda esse ano
Eu esperando um romance lgbt depois ficando esquisito e eu com pena do cara e o plot no final putz toda a minha pena do rapaz virou um ódio e não ódio.
Acho interessante que eu estava amando demais o filme, e no último terço estava começando a decair pra mim e o final mudou minha perspectiva totalmente e fez eu voltar a amar o filme. Interessante como o final divide opiniões, eu realmente gostei. Me lembrou uma mistura de Segundas Intenções com Triângulo da Tristeza. Excelente crítica Dale :D
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU COMIGO KKKKKKKKKKKK. Pra gente ver que opinião é muito particular, ele já odiou o final
Assim como Chloe Zhao (Nomadland e Os Eternos) e Florian Zeller (Meu Pai e Um Filho), mais uma cineasta que bombou em 2020 e depois tropeça no filme seguinte. Será que o diretor Lee Isaac Chung (Minari) vai sofrer com esse mesmo destino quando vier Twisters?
Discordo da Chloe Zhao porque Eternos é muito melhor que Nomadland. Eu diria que ela tropeçou no primeiro filme.
Tropeca? A maioria dos críticos adorou o filme.
@@kassiogomes8498 Mas eu detestei. Achei muito chato. Os melhores entre os indicados foram Bela Vingança e Judas e o Messias Negro. E a Carey Mulligan não vencer melhor atriz foi ridículo. Não tem nada de especial na atuação da Frances Mcdormand. Ela esteve muito melhor em outros filmes.
@@rafaelveiga7775 tô falando de Saltburn
@@rafaelveiga7775que kkkkkkkkkkkk
Dale, vc é sensacional!!!
O filme é lindo mas o final é muito a+. Eu nao tava esperando nada normal, mas achei muito extraordinario.
Adorei!!!
o trailer do filme é muito bom, me criou muita expectativa, a musica do bloc party (m83) é absurda no trailer
a fotografia é linda sem dúvidas. os atores estão bem. mas nossa a estória que estava sendo contada, não consegui engolir hora nenhuma. a cada momento mais perto do fim eu ficava "meu deus que mentira, isso jamais ficaria assim na vida real" achei inverossímil demais.
então pra mim é não, não gostei e não recomendo :(
Já Bela Vingança eu adorei
Esse cenário atual, de plataformas de streaming produzirem filmes "ou ame ou odeie" só pra gerar engajamento, tá me cansando bastante. Tmb acho q o filme é extremamente redundante. Começa pelo início, que já deixa plantada a verdadeira índole do Oliver, o q n faz sentido a posterior apresentação do personagem, pois já presumimos q alguma merda ele vai fazer. E faz. Ou seja, o elemento surpresa se perde. Outra coisa realmente é a confusão das tramas. Até um determinado ponto esse épico de vingança social que se estabelecer é interessantíssimo, da forma como o Oliver inverte a piramide e passa a dominar e manipular aqueles q habitualmente dominam e manipulam. Mas qnd os exageros começam, tudo se perde, e toda a ambição do personagem faz toda a discussão até então bem construida se tornar vazia e irrelevante. Uma pena.
Nunca vi um filme deixar a bola cair tão forte, até os ultimos 30 minutos era facilmente um dos melhores filmes do ano, mas o final foi tao ruim que estragou a minha visão do todo.
Dale, eu estive pensando. Você poderia compartilhar suas críticas para filmes antigos ou dos anos 2000.
Particularmente, sempre sonhei em ver você falando do filme 2012, que tem na Netflix. Você faria um quadro desse tipo?
Gostei bastante de Bela Vingança e fiquei muito feliz de vê-lo sendo reconhecido nas temporadas de premiações e ganhando prêmios. Assim que vi o trailer de "Saltburn", fiquei curioso e fiz muitas perguntas. Estou ansioso pra ver o filme
A presença da Carey Mulligam no filme é bem decepcionante, foi mais uma participação especial .
Eu assisti o filme,tive todo esse misto de emoções, nojo,beleza,promíscuidade,alegria,e amei o final que desconstrói os filmes :e foram felizes para sempre
Detestei. Quatro mortes e nenhuma investigação?
E a casa fica para um estranho? Faltou um contexto policial. Tudo foi muito fácil
Foi o que mais me incomodou.
Os empregados que dariam um belo arco tb.sumiram
Concordo TOTALMENTE com o Dalenogare… muita gte dando 10/10 pra esse filme, mas eu achei o arco final bem decepcionante! Toda uma tensão sexual que te eleva até o ápice para no fim das contas não dar em nada… bem chocho! E essa atmosfera perverso satírica é meio óbvia quando se quer impressionar!! Enfim, acho que eu tinhas expectativas muito altas e o filme não atendeu!!! Mas vale um 7/10
Horas eu gostei, horas não, mas o fato é que todos os atores estavam excelentes. Só não consegui deixar de pensar "ah lá alguém tentanto ser Mr. Ripley de novo".
O final achei sensacional. Somente é a cereja do bolo. Simples assim. Ele teve paciência e conseguiu.
O filme poderia ter sido incrível, mas se explicou demasiadamente! Não precisava explicar tanto no final! 😢
Mas gente, nao era obvio que o Oliver ia fazer o que fez? Eu achei o final coerente com o filme
Exato, quando ele começou a disputar a atenção da família com aquele rapaz negro eu imaginei o que iria acontecer. Totalmente condizente o fim com o roteiro do filme, talvez até previsível.
Também achei super previsível
pra mim tbm o final era muito obvio a partir do momento q descobrimos que ele estava mentindo. iria me surpreender se fosse diferente.
Mas aí é que tá… era óbvio. E além de óbvio, foi explicado cem vezes. Detesto quando o filme acha que precisa mastigar tudo pra gente. Já sabíamos, já tínhamos entendido… por isso ele chamou de redundante.
Vou assistir esse filme, pode não ser excelente, mas creio que seja bom. Jacob Elordi é muito bom actor, conheci ele em Euphoria, e desde então tenho acompanhado a carreira dele.
Eu estava adorando o filme até aquela viagem de carro no aniversário do Olliver. Ali percebi para onde o filme ia e acabou confirmando as expectativas da forma mais decepcionante. Tudo aconteceu exatamente como o esperado, então perdeu o efeito surpresa, e de uma forma "anestesiada", então perdeu o efeito do impacto emotivo ou visual. Alguém comentou aqui que a sensação é de um balão murchando lentamente e é a definição perfeita.
Em Promising Young Woman eu senti que o final também foi meio derrapado, será que essa vai ser uma característica da autora? isso me lembra o Stephen King, que sabe criar ótimos argumentos e desenvolvimento de narrativa, mas na conclusão acaba se perdendo e/ou a conclusão acaba não atingindo todo o hype desenvolvido durante a trama
Mas que conclusão vcs queriam praquele filme? Foi o final mais realista e mais coerente.
@@kassiogomes8498 não vou colocar aqui por conta de spoilers, mas o final é tão problemático que nem sei por onde começar...
@@diegodeadite ué. Pode falar quem quer ver esse filme não vai em comentário sobre o final dele.
@@kassiogomes8498 um filme sobre vingança de 3stupr0 onde as duas mulheres acabam mortas e quem salva o dia... são os policiais. A mulher que passou o filme todo buscando algum tipo de recuperação, vingança, não pôde ver nada do que ela supostamente desencadeou justamente pq foi mort4 pela mesma pessoa que ela queria se vingar. Não chega a ser frustrante, pq é horrendo
@@diegodeadite Realmente, esse filme tem um dos finais mais sem noção que já vi, afinal, como uma pessoa decide planejar sua própria morte pelas mãos do algoz contra o qual deseja vingança apenas para fazer justiça perante a sociedade? Nem um louco, nem alguém com depressão, nem ninguém faria isso! É muito esforço dedicado para ser morto. Quem quer morrer sempre procura os meios mais fáceis para fazê-lo.
Não gostei dessa crítica. Você não gostou do final e por isso desvalorizou todo um trabalho artístico extremamente bem feito. Eu amei o final e achei maravilhoso ser surpreendido, pq achei que o filme tava indo num caminho e era outro completamente diferente do que eu esperava. Achei impecável
Excelente como sempre Dale. E meio óbvio que um trailer com remix de The Pioneers do Bloc Party pelo M83 venderia o filme muito bem.
Não poderia concordar mais com essa crítica. Nota 6 é o máximo que este filme pode ganhar. Até que estava indo bem e eu estava gostando, mas depois da cena do labirinto, ali o filme se perdeu e me perdeu tbm. Foi um balde de água fria, algo bem brochante, ainda mais com as cenas mostrando como tudo foi planejado. Que decepção!
Gostei do CGI do cenário do Dale 🤣🤣
Dalenogare, eu falei várias vezes para Pablo Villaça, mas não adianta. No vídeo que ele fez sobre esse filme eu fiz questão de falar para ele de novo: "Bong Joon-Ho vai querer te b@ter se você falar pra ele que Parasita é apenas uma das duas famílias do filme". Mas não adianta falar.
Passei para frente algumas cenas grotescas, mas adorei o filme! Eu não esperava nada que aconteceu!
Gente que passa cena de filme dramático tem que assistir desenhos somente. Cresça é amadureça. Não tem como passar coisas da vida.
Dale, concordo que o filme perdeu um pouco no final, mas é muito bom sim. Acho que tem um lado da diretora que é o valor social, não acha? Diferente de coringa que mostra uma romantização e não deixa claro que estamos vendo um vilão, no final ela faz questão de deixar claro. Infelizmente em filmes americanos e comerciais isso é algo relevante e precisa ser considerado. Lembrando de Bela Vingança, a diretora parece ter consciência sobre os problemas sociais (principalmente das mulheres) e não deve gostar que outras pessoas usem o tema para "vamos destruir os ricos, vale tudo para acabar com a desigualdade" sem qualquer discussão.
SPOILER
.
.
.
.
.
.
.
Só um imbecil não perceberia que tinha algo errado quando o Oliver mentiu muito sobre os pais. Naquele momento, na casa dos pais do Oliver, o Felix não poderia ter continuado como se nada tivesse acontecido. Deu muito mole. E a sedução da família já estava claro quando ele chama a mãe de bonita justificando o comportamento da filha.
Concordo! A mentira de Oliver foi muito grave, como Felix deixou passar isso?
Eu sou um homem simples, com um sonho simples: ver o Dalenogare falando de The Room (2003).
Eu acho que já vi ele falando, em live talvez 🤔
Que critica maravilhosa parabéns meu amigo 👏 simplesmente o melhor crítico do RUclips.
Eu amei o filme e engraçado que detestei Bela Vingança(achei insólito e previsível demais)…em Saltburn tinha uma previsibilidade nos atos, mas não nos motivos…vai ver que eu não entenda nada de cinema e roteiros…mas a minha experiência foi maravilhosa.
Amei demais esse filme
Lembrei muito do Talentoso Ripley.
Eu amei o filme... Fotografia lindíssima. Barry está maravilhoso nesse filme
Seria uma copia do "O talentoso Ripley", só que pior? Assisti e nao gostei . O inicio é bom mas depois desanda.
Tenho a impressão que a indústria pediu para a diretora mudar o final e deixar tudo explicadinho para o grande público
Eu amei o filme, achei perfeito 👏🏻
Achei que em determinado momento o filme fica óbvio, simplesmente óbvio que ele tava armando tudo. É bonito mas não é tão bom não
Para mim foi uma mistura de talentoso Ripley com o sacrifício do cervo sagrado. 😂 Gostei do filme, mas achei meio óbvio e algumas cenas e atos dos personagens nao se justificam. A intensão foi boa, mas quis ser mais do que realmente é, quis ser mais esquisito do que o roteiro permitiu.
Eu estou muito ansioso será que vou me decepcionar?
Gostei muito do filme!!
Um dos melhores filmes que assisti na minha vida!
Os 3:30 min. desse video, resumem bem o que eu achei do longa hahahaha.
Acabei de ver esse filme, gente, o que eu vi. Tem um detalhe no final que me lembrou "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", mesmo sendo histórias bem diferentes