Ver tanta interação nesse vídeo, me faz ter esperança na humanidade. Porque a maioria das pessoas que eu conheço, não assistiriam nem 5 min. Gratidão por um conteúdo tão rico! Parabéns pra quem acompanha, sei que tá dando o seu melhor (sei que todo mundo está dando o seu melhor, dentro do seu campo de visão, mas você está dando o seu melhor com um pouco mais de consciência de si❣️)
Total! A cada vídeo que assisto eu reflito sobre situações da minha vida, a forma como vejo e reajo a elas. Aí dá uma sensação de paz... (Claro que isso foi pq já passei por uns processos de reflexão que me possibilitaram "virar uma chave" com todas as explicações do Manu)
eu li algo assim em um livro! era basicamente, "não foque na sua meta e sim nos sistemas percorridos pra chegar nela. sinta felicidade e prazer no caminho, não espere o alcance do objetivo, para viver"!
1. PENSAMENTOS. Estou constantemente pensando, imaginando como seria se eu estivesse em outra situação, se eu pudesse voltar no tempo e mudar as escolhas erradas, pensando em como eu deveria ser, pensando no futuro, pensando, pensando, pensando e pesando. Isso me faz observar as coisas acontecendo no meio, esse individuo que atua no mundo (eu), não esta de acordo como eu queria que estivesse. Me faz ficar ansiosa, triste e eu volto ao início do ciclo, PENSAR. 2. BUSCA. Sinto que estou sempre buscando algo, e encontro alívio nas minhas compulsões, pois, isso me da uma sensação de que tenho o que preciso, mas, dura pouco, e lá vou eu de novo. Mas, faz pouco tempo, que me fiz um questionamento, do que será que eu estou correndo atrás, porque quando olho ao meu redor, eu não tenho nada daquilo que realmente quero, o que eu estou buscando? Eu sinto que estou buscando algo, mas ainda não sei o que é.
Ansiedade e angústia... Tbm sinto e é bem ruim. Mas vamos tentar "desautomatizar", como o Manu falou no vídeo, e observar quando se repetem, porque se repetem, o que sentimos quando isto acontece, o qke sentimos quando sentimos... E aos pouco vamos resignificando isso tudo. Pelo menos foi assim que entendi. É isso, gente?
me identifiquei. Eu nunca tive uma sensação de estar vivendo o presente, eu sempre estive com a cabeça no futuro, esperando que algo acontecesse pra que eu pudesse começar a desfrutar do presente. Hoje eu tô com a cabeça mto no passado, relembrando minhas escolhas erradas e vivo pensando no que eu poderia ter feito de diferente. Eu me sinto frustrada e estagnada pq tenho medo de fazer escolhas erradas.
@@valmoreirah você e eu fizemos as escolhas que estavam no nosso alcance no passado conforme nosso grau de maturidade, ou seja sempre vai ser assim... Nós vamos aprendendo com os erros, não adianta ficar voltando pra te assombrar e ficar pensando, " ah se fosse hoje eu faria diferente" claro que faria mas porque? Porque você já fez de outra forma e não gostou do resultado, por isso faria hoje diferente, nós mudamos constantemente, não somos estáticos.
Nossa só gratidão por vc compartilhar os seus conhecimentos de uma forma tão acessível e maravilhosa eu te ouviria por muitas horas sem problema algum .Muita luz pra vc .
Eu sofro muito com o que eu penso (2), consequentementemente me sinto culpada por minha depressão, sinto q eu mesma me coloquei nessa situação por nao saber gerenciar minhas emoções. Me identifiquei muito com o ultimo afeto, o do brincar. Simplesmente estacionei na vida porque nao quero perder pra ninguém ( dai também nao ganho nada)
@@mariahelenaalvesferreira2971 tem como controlar a velocidade da reprodução. Se estiver no celular, pode aparecer três pontinhos no canto superior direito. Vê aí.
FANTASTICO! O video mais importante desse canal com certeza, rs. Cheguei a conclusao de que sofro com 1 e 2, tenho pensamentos bem criticos a meu respeito, cobrança constante e descobri que tudo estava ligado ao vinculo, " se eu for a filha perfeita, vou ser amada" e ao cuidar. estou aprendendo muito com esse canal.
Excelente aula, parabéns! Foi elucidativo e me deu muitas viradas de chave... Rsrs Eu percebi que minha ansiedade e angústia tem base em vários sistemas de afeto: Panic/Grief (pai alcoólatra e ausente e mãe narcisista q tb não me dava atenção por eu ser a mais nova das 3 filhas); Seeking (procurava agradar em tudo pra ser amada pela minha mãe tentando ser a perfeitinha...) e Play (sou a filha mais nova q sempre era a "café com leite" nas brincadeiras e inferiorizada pela irmã do meio...). Manu, é possível eu identificar a raíz do sentimento em mais de um sistema? Obrigada por partilhar tanto conhecimento de um jeito tão acessível e informal. Adoro o casal, o vosso canal e assisto quase tudo aqui de Portugal! ❤️🌹
1 - pensamentos 2 - vínculos Me vejo em quase todos, mas esses são os principais problemas. Tenho tentado seguir o conselho, tentado demonstrar minhas imperfeições e fragilidades. É difícil e sinto pouca mudança, mas sei que é um processo lento. O importante é persistir.
Que isso Manuel?!?! Você explodiu minha mente, isso me abriu uma cúrio imensa em me aprofundar na Neuropsicanálise. Essa visão do Édipo com a neurociência foi fantástica e me criou vários insights, quantas novas perspectivas. É maravilhoso saber que sempre ainda temos muito que aprender. Muito obrigado! Que aula!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Esse é o vídeo mais importante desse canal! Obrigada, Manu. Sofro com meus pensamentos e com situações externas. Sinto tristeza e muita vergonha. Muito difícil identificar a raiva, mas aos poucos estou me permitindo, pois sei que ela está aqui. Mas, enfim, "menina não pode"... Tenho traumas ao longo da infância, adolescência e fase adulta. Embora eu me conecte com tudo o que você falou - sinto todas as dores possíveis (não duvido que muitas pessoas sintam também) - o seeking e o play deram uma pontada mais forte e me fizeram até parar de respirar por alguns segundos. O care resume minha vida até aqui, estou ensaiando mudanças nesse sentido. Faço terapia há um ano e muito provavelmente ficarei em análise até os últimos dias da minha vida. Um agradecimento especial a todos os bons psicólogos, psicanalistas, terapeutas e afins desse mundo.
Eu achei sensacional o exemplo do vínculo, principalmente, porque todos, mas TODOS os pontos que eu levo para a terapia, sejam eles quais forem, de qualquer área da minha vida, retorna justamente para exatamente este ponto. rs. Compartilhar vulnerabilidades é passar a sensação de que "eu preciso do vínculo " e voltamos para a sensação do abandono do "mas eu fui perfeita e ainda assim não fui amada, como assim?". O "se isolar" e "querer ser autosuficiente até nos meus erros/problemas/falhas" é um mecanismo de defesa pra não recair no abandono e na perda do vínculo quando expressamos vulnerabilidade e não recebemos acolhimento >do jeito que gostaríamos
Como lidar c isso? Tenho tido problemas nessa área, e tenho me isolado, o q n é uma caracteristica minha, mas sofri a perda (viva) dos vinculos mais importantes p mim nesse período da pandemia pra cá, e n tenho encontrado pessoas em q sinto q posso confiar p criar novos vínculos, qdo acho q encontrei percebo q me enganei.. parece q tem muita gente emsimesmada, q só lembra do outro qdo precisa.
Respostas pragmáticas pras perguntas feitas: 1) Eu sofro com o que eu penso. 2) Meu sofrimento se da, principalmente, pelo “panic” e, em certa medida, pelo “seeking” (o que faz todo sentido, porque me parecem estar totalmente relacionados.. o lance da “busca por afeto”.) Esse vídeo foi FANTÁSTICO! Anotei muito, acho que vou refletir pra sempre sobre o que ouvi hahaha foi uma aula! Não ficaram dúvidas.. a única coisa que, nesse momento, estou pensando é “como fazer pra controlar os meus impulsos de reproduzir esses padrões?”, sabe? Eu entendo que identificar o que acontece já é um grande passo e que não da pra mudar um padrão completamente, mas fica essa sensação de “o que eu faço com isso? o que eu faço com isso que estou, pouco a pouco, identificando?”. Esse vídeo foi TUDO, obrigada por compartilhar ❤️
Vc não tem idéia do qnto o seu canal e suas sessões é de extrema importância para a vida em um todo. Só tenho a agradecer e pedir que não deixe de nós ajudar como sempre faz com toda impecabilidade. Abraço nós 2. Manu e Flor.
Eu sofro com o que eu SINTO. O que eu sinto? Ansiedade, Raiva, Frustração, Culpa, Inadequação. Necessidade afetiva: Vínculo Fui diagnosticada com depressão na idade adulta. Esse canal é otimo😍 parabéns pelo trabalho!
Manu, Sou seguidora assídua do canal. Essa proposta foi ótima para fecharmos esse ciclo que foi de grande evolução para mim. Minha ênfase está na segunda hipótese, onde sofro com o que realmente penso e se enquadra nos pontos que colocou para a questão 2 e o impulso que mais me afeta é o 3. Care e costuma estar inteiramente ligado ao 1. Seeking, assim presente em tudo como citou. O desafio interno está em ser a Jessica possível, tenho a evidente (agora) compulsão em cuidar do outro em "busca" de ser amada, perfeita - esquecendo de cuidar de mim e a constante culpa que vem acompanhada dos meus pensamentos. Na tentativa de lidar com esses pontos a aceitação e as perguntas básicas e o respirar, trouxe resultados bastante significativos - onde vem o mudança de resposta, que tem sido mais rápida. Ninguém disse que seria fácil, mas vejo prazer em estar pela primeira vez consciente e estar calma a ponto de perceber e comemorar essas pequenas realizações.
Foi fantástico acompanhar o vídeo integral, e perceber no final que consigo ver minhas respostas às perguntas dos ultimos minutos! "Qual o sentimento que te faz sofrer" - abandono, inadequação "A qual sistema ele está ligado?" - Vínculo! "Qual a resposta que vc está dando para isso que faz vc não conseguir resolver essa necessidade básica desse sistema?" - minha resposta é me conformar que o abandono se justifica na minha inadequação, de forma que quem foi embora teria boas razões para isso, e essas razões seriam meus defeitos, minha falta de importância. "Busque imaginar uma resposta melhor" - Já comecei a buscar. Obrigada, Emanuel, por espalhar conhecimento e compreensão da vida
2 = Sofro por pensamentos internos. O sistema: Raiva Cuidar dos outros Misto de raiva ao agradar os outros, me culpar, me frustrar, e ou me arrepender. Agora vou assistir de novo pra aprender! Grata pela caminhada!!
Vivendo e aprendendo a jogar! Vivendo e aprendendo a jogar! Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar! Cada video me identifico com um dos sistemas afetivos, mas hoje o jogar falou mais alto!
Todos os sofrimentos vêm, mas diria que o que mais me faz sofrer é o que eu penso. Sou meu maior carrasco. Seria incrível se existisse um botão de desligar a mente um pouco. E num mundo tecnológico e cheio de estímulos parece que isso piorou. Comentei recentemente que queria muito voltar no tempo em que fazia uma refeição pensando só nela, naquele momento. Não tenho mais redes sociais, mas acho que a atualidade é um caminho sem volta para o pensamento desenfreado. Quanto aos sistemas, só muito tempo e terapia pra entender qual afeta mais. A impressão que tenho é que todos são problemáticos em algum nível. Creio que seria capaz de encontrar episódios de respostas ruins pra todos. A pergunta que tenho é: nisso de sofrer pelo pensamento, como conseguir controlar mais o que se passa em nossa cabeça? Pensamentos intrusivos, conclusões baseadas em nós mesmos, coisas que magoaram e que mesmo após certo tempo ainda não soubemos processar ou perdoar porque ficam voltando sem permissão rs...
JÁ TIVE MUITO SOFRIMENTO COM MEUS PENSAMENTOS, MAS A MEDIDA EM QUE FUI ENTENDENDO COM O QUE ESTAVAM RELACIONADOS ISTO FOI PASSIFICANDO DENTRO DE MIM, MAS HOJE ESTOU SOFRENDO MUITO PELO QUE SINTO E PELAS REPETIÇÕES DE REJEIÇÕES NA MINHA VIDA, HOJE ME SINTO APÁTICA E SEM ENERGIA PARA REAGIR E LUTAR
Estou vendo o meu segundo vídeo do seu canal e vc descreveu exatamente a minha história na parte do vínculo... Tenho 43 anos e ainda não consegui elaborar várias coisas da infância...
Emanuel do céu, eu consegui entender o que eu sempre busco inconscientemente, foi suerreal eu ligando os pontos igual ao meme da Nazaré Tedesco ahahahha. MUITO obrigada pelos seus videos é a segunda vez que consigo entender coisas sobre mim que estavam ocultas. Parabéns pelo canal e por todo seu conhecimento que tem passado pra gente. Beijoos!
Estou na fase de cuidar do idoso de 87 anos e n está fácil,tem dia que tenho vontade de chorar q n dou conta . Me larguei , seria eu a "tentante" de mãe perfeita.? E triste se sentir impotente n dar conta , n saber cuidar e perder a paciência e uma mistura horrível de sentimentos,medo do por vir, vontade q a vida acabe TB, minha mãe separada dele , é abusiva narcisista ajuda dela n existe só briga,estou dando um tempinho dela p poder respirar. Ando com um pouco de crise de ansiedade, nada fácil,de filho a cuidadora, MTS vezes me pego pensando nas culpas que carrego de mil anos q já passaram e dos recentes .ótimo vídeo ,fez eu me enxergar se um modo incrível, obrigada por partilhar tempo sabedoria e conhecimento e auto conhecimento..bj
1) Meus sofrimentos vem principalmente dos modo 1 e 2, sendo o primeiro mais marcante. eu sinto constantemente uma angustia de me sentir abandonado e sozinho, mesmo com pessoas por perto 2) raiva(?) no transito, injustiça panic/grief: luto por perca de um parente quando mt novo, nunca resolvido, e a ansia de ser perfeito para agradar minha mãe e me sentir amado, tbm nunca resolvido seeking: eu procrastino absolutamente tudo que tenho que fazer, menos as coisas do meu trabalho. OBS1: Existe uma certa chance de eu ter TDAH. OBS2: Sou meio prolixo a maior parte do tempo
Conheci seus vídeos há pouco tempo e adoro tanto o conteúdo como a maneira que você expõe. Acionou totalmente meu sistema de busca e assisto 2/3 por dia kkkkkk. O que eu percebo é que não estou conseguindo respostas boas de satisfação para nenhum dos 2 sistemas nem vínculo nem o lust (sexo), até pq se misturavam bte para mim. Isso tem gerado uma compulsão alimentar que não era mais uma resposta há muitos anos. A partir dos seus videos tenho tentado claro com terapia tb e mil e outras coisas haha ( como vc pode ver o seek tá ativo) , enfim, tenho tentado respostas de satisfação desse sistema de vínculo com os amigos o q é bem menos ameaçador por hora do que relacionamentos amorosos. Obrigada por todos os seus vídeos. Fico com sddes do seu jeito de falar e a maneira como vc pensa , se nao assisto um dia, e dou risada sozinha pensando, que a solidão tá foda mesmo. Tb descobri os vídeos seus e da Flor que delicia ve-los tão humanos e verdadeiros em suas questões.
A fonte dos meus sofrimentos vem da maneira que eu me olho, da minha inadequação, de achar que não fiz o suficiente na vida, e dai esta sempre buscando algo que me preencha. Isso obviamente se transborda nas minhas relações sociais e intima com familiares. Então gera sentimentos e tensões entre eu e o outro. Mas basicamente e a minha maneira de pensar em relação a mim mesma. Embora procure ser perfeita com tudo e com todos, nunca me acho boa o suficiente...tambem tenho um pensamento muito constante que me corroi: tenho vontade de adotar uma criança, mas nao tenho coragem, pois nao me sinto apta a tal...tenho medo...dai nao o faco e me sinto desconectada e sem um vinculo verdadeiro...Mas no geral sou feliz...se isso faz sentido...feliz com medo, culpa, inseguranças... pois ate hoje tudo que fiz foi muito bem pensado, sem compulsão, bem planejado, ajudei familiares e melhorei minha condição de vida financeira na medida do possível, ja estou entrando na 3ra idade e ainda me acho bonita...as vezes nem tanto...falo outra lingua fluente e me sinto inteligente...mas queria ter outra profissão...estas coisas loucas que e inerente a todo ser humano...Beijo a todos!
Sentimento: medo da dependência, tédio, vazio, efemeridade do tempo, Pensamentos/impulso: formas de neutralizar: superar o hoje, construir uma realidade melhor, buscar desafios, sendo original, aproveitando experiências anteriores; cuidar do outro (a), ser aceita. Busca: ser vista, autonomia, me destacar por talentos diferenciados, deixar minha minha marca no mundo. Origem: pouca valorização na fase infantil, que somente acontecia por ser referência na escola e ter desempenhos destacados.
Muito obrigada!!!!!! Amei!! Conheci ontem, vi agora pela segunda vez, e entre ontem e hoje sonhei com você Manuel, lhe agradecendo. Ah, vou ver uma porção desses vídeos. Grata!!!
Gratidão!!!! 🙌🙌🙌 Manu você tem contribuído muitíssimo para nos tirar das profundezas do sofrimento interno!!!E nos mostrar novos rumos!!!🏃♀️🏃♀️🏃♀️🕺🕺🕺você tem feito diferença em nossos dias!!!E que Deus continue te abençoando cada vez mais sua vida !!!E sua família!!!!🌞🌞🌙🙌🙌🙌
Que vídeo! Alivia nossa ansiedade, acolhe minha criança e da coragem as minhas fragilidades! Sofrimento - pensamento Mas em relação aos 7, me identifiquei com todos. O play talvez seja o que nao me fere tanto, agora os demais...todos! Obrigada por compartilhar!
Manu, achei que tu não fosse mais gravar os vídeos de quarta. Eu abri o RUclips agora, um pouco triste, pensando que talvez não tivesse vídeo e então, esse é o primeiro que aparece e ainda mais de 1h de gravação. Eu sinto uma felicidade imensa por isso. Esse canal é realmente muito incrível, o trabalho de vocês é transformador e eu gostaria muito de agradecer por tudo isso que vocês compartilham aqui nessa rede. Manu, eu te acho fora do comum. Um ser com uma sensibilidade e uma percepção que eu gostaria que tu fosse meu analista (de certa forma tu é). E a Flor é a dona do meu coração. Eu acho ela incrível, eu amo a energia dela, a autenticidade que ela tem. Ela maravilhosa.
Há 2 anos eu deveria ter respondido a essa pergunta. Mas ainda não te conhecia, Manu. Graças a Deus, encontrei este canal e te sigo há quase 1 ano. Na tentativa de responder: o que eu PENSO quando SINTO que serei rejeitada/abandonada é um não pensamento. É uma reação: fico muito INDIGNADA, FURIOSA. Por um lado, essa raiva toda me motivou a lutar/fugir. Mas percebo retrospectivamente que sempre lutei muito antes de fugir. E, olhando pra trás, só me vejo fugindo, as vezes, quando nem bem a ameaça da rejeição se ergueu. De tanto fugir, cansei. Quero só parar, poder construir um lar, amar com todas as forças um marido possível (não idealizado), cuidar e ser cuidada... E viver a vida tão simples, que deve ser boa. Gratidão, Manu❤
Que conteúdo maravilhoso e denso...eu tenho dificuldade em todos eles ...rsrsrs... Vou ter que estudar bastante para aprender a viver um pouco melhor e mais contente. Obrigada.
Me identifiquei com todos. Mas principalmente o sistema do vínculo querer ser perfeita para ser aceita e reconhecida. O problema é que como nunca serei perfeita passo para auto ataque, auto ódio, auto destruição. E me saboto sempre, nunca vou adiante com planos e metas. E quando a coisa começa a ir, eu arranjo um empecilho pra não dar certo.
Emanuel , que a vida te pague e o RUclips também os benefícios psicológicos que seus vídeos me proporcionam . Não existe nada maior que a saúde mental das pessoas , a cada dia que passa percebo que é tão importante quanto ter o que comer para mim , muito obrigada por todos os vídeos , sempre , você me proporciona me entender , entender meus traumas e isso não tem preço !!!!!! Muito obrigada
Este é um dos melhores vídeos do canal: embasamento teórico, simplicidade na explicação, sua pacência para explicar, abrangendo muitos problemas que nos afligem.
Querido Emanuel. Que vídeo denso! Cheio de informações e sentimentos. Me vi em vários sofrimentos. Aos 60 parece que entrelaçou tudo. Mas sei que algo fundamentou tudo na minha vida. O medo. Sentimento de inferioridade e de inadequação, e com o tempo foi mutando para uma compulsão por afeto, por cuidar de pessoas , por depressão e desesperança, por culpa dos erros na busca... a raiva engasgada da menina boa tem vindo a tona e a descoberta de que não sou o anjinho da mamãe e nem a mãe santa dos filhos...tenho tentado o máximo ser a avó exemplar, mas com muito amor, muita alegria...Minhas perguntas: Como participar do curso de auto escrita? Gostaria muito de continuar junto com vocês nesse trabalho. O engraçado vejo meu filho de 40 anos nesse problema do play. Vejo também repetições de meus sentimentos e comportamentos nos filhos como se fosse realmente uma constelação familiar. Beijos
@@miriamsantos1263 Olá Miriam. Estou bem melhor. Comecei a pintar. E parece que a terapia através da arte funciona muito. Tenho tido poucos episodios de depressão. Diminuie 80% a bebida alcólica. Ainda sofro da compulsao por busca de novo amor, mas até nisso vi uma melhora muito grande. Enfim o curso do Emanuel ajudou muito. A busca pela pintura e exercicios fisicos também. Enfim buscar formas de prazer diferenciadas. Um beijo.
@Marcia, muito obrigada por ter respondido, obrigada mesmo. Tenho 55 anos e me vi em muito do que vc escreveu. Vc ainda acompanha o Emanuel? Vc mora em São Paulo (estado)?
Pergunta 1) - 2 Pergunta 2) - Vínculo e Brincar Me identifico muito mais com o sistema do vínculo, principalmente com a resposta à necessidade de acolhimento, no meu caso, paterno, sendo uma eterna tentativa de ser perfeita. O que é uma prisão, já que a cobrança que tenho sobre mim mesma n me deixa descansar e, qdo tento, a culpa vem gigante. Sou chata, detalhista e perfeccionista. Nessa história, encaixo a minha necessidade de dominância, a fixação em ser bem-sucedida e a enorme dificuldade que tenho em interações sociais, aspectos que estão ligados a não saber brincar.
Esse é o vídeo mais importante da história desse canal! Esse canal é uma utilidade pública! Obrigada por tanto! Resposta: sofro mais com o que acontece no mundo, o que vem de fora e os afetos que mais reconheço no sofrimento é medo e vínculo.
Tenho 65 anos e concordo que a vida seja dura. Cada vez mais sinto que nao temos controle sobre ela, na atual conjuntura. Hoje sou muito mais livre e sofro menos do que quando era adolescente. Hoje o que está aflorando e a rejeição, penso que tem morada antes de nascer. Grata
Oi Manu, excelente vídeo (apesar de sempre achar a psicanálise desafiadora de compreender e para isso preciso voltar mil vezes no vídeo). Optei pela TCC como terapia, por que sempre me traz exercícios com respostas mais rápidas e resultados práticos, apesar de eu saber que não são tão aprofundados e nem sempre tratarem a origem dos sistemas de sofrimento. Tentando entender meu processo de sofrimento atual, fui abandonada pelo meu marido (numa relação de 9 anos, que segundo ele o amor acabou), sendo essa a causa do meu sofrimento imediato ela tem uma motivação externa (um problema externo a mim). Porém, esse sofrimento me faz lembrar de padrões que eu sempre repito, ele vem sempre do que eu penso e das hipóteses que eu crio (e que me geram sentimentos - portanto do meu sofrimento com o que eu penso). Eu crio hipóteses que não são validadas, não são reais, mas que eu sofro por essas hipóteses. Por exemplo: "Ele ainda gostava de mim, mas não estava mais querendo lidar com conflitos", mas ele foi muito claro e disse que não gostava de mim. Aprendi na TCC a responder a pergunta: "Como eu me sinto quando estou..." preencho aquela planilha de identificação do pensamento. Mas acho que no fundo tenho um grande problema em 3 sistemas de impulsos básicos, sou filha mais velha e sempre me foi cobrada a perfeição, o exemplo para os irmãos, então tenho problema com o vínculo, com o cuidar e com a busca (a libido - meu pior tipo de necessidade), sinto uma vontade monstruosa de engolir o mundo. Estou sempre buscando, um processo de busca que não acaba nunca e o processo em si me libera mais hormônios de prazer do que alcançar o que estou almejando, quando alcanço, mal comemoro e já quero algo maior (ou um novo desafio). Manu, tenho uma pergunta: você falou de forma superficial de como lidar com esses sistemas de afeto, mas não consigo tirar isso da automatização, agora por exemplo, por causa da separação (frustação por uma expectativa de relação a dois que terminou) eu automaticamente já quero buscar algo para colocar no lugar, uma nova meta, ou até um novo relacionamento. Como tirar isso da automação e não ficar constantemente em busca de algo?
Aiai... quando cheguei no "play" entendi que esse é o meu sistema em conflito. Tem outros em conflito, é claro, mas esse acho que é a chave pra poder superar os conflitos nos outros sistemas...
Você e incrivelmente transparente, você faz uma terapia junto com a gente, não tem medo de seus “demônios” suas fragilidades e da origem dela. Sua mama perdeu uma grande oportunidade, mas vc e assim pc desse episódio. Sua sensibilidade e visível e carrega o coração no sleeve, como dizem por aqui. O isolamento e um sintoma mas vc brilhante transformou em algo muito beneficial a todos! Parabéns pela versatilidade e inteligência!😊
Ver tanta interação nesse vídeo, me faz ter esperança na humanidade. Porque a maioria das pessoas que eu conheço, não assistiriam nem 5 min. Gratidão por um conteúdo tão rico! Parabéns pra quem acompanha, sei que tá dando o seu melhor (sei que todo mundo está dando o seu melhor, dentro do seu campo de visão, mas você está dando o seu melhor com um pouco mais de consciência de si❣️)
Acho que o Emanuel tá tentando dar alta pra gente...rsrsrsrs
Hahahaha
Não deixaremos 😂♥️
Também senti isso, Elaine. Como assim né? Tem que ter uns meses de desligamento! hahahahah
Nãaaaaaao 😟
Sim, tô sentindo isso
Esse canal é minha terapia semanal acessível, refleti tanto sobre mim e meus enfrentamentos!
simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Total! A cada vídeo que assisto eu reflito sobre situações da minha vida, a forma como vejo e reajo a elas. Aí dá uma sensação de paz... (Claro que isso foi pq já passei por uns processos de reflexão que me possibilitaram "virar uma chave" com todas as explicações do Manu)
Para mim tbm.
Sofro com o que vem de fora e com minhas emoções
Para mim tb!
Esse é o vídeo mais importante desse canal de todos os tempos.(REAL)
Dessa vez ele não falou, mas é mesmo
Adoro o contraste de cor dos livros atrás de você ♥️
eu li algo assim em um livro! era basicamente, "não foque na sua meta e sim nos sistemas percorridos pra chegar nela. sinta felicidade e prazer no caminho, não espere o alcance do objetivo, para viver"!
1. PENSAMENTOS. Estou constantemente pensando, imaginando como seria se eu estivesse em outra situação, se eu pudesse voltar no tempo e mudar as escolhas erradas, pensando em como eu deveria ser, pensando no futuro, pensando, pensando, pensando e pesando. Isso me faz observar as coisas acontecendo no meio, esse individuo que atua no mundo (eu), não esta de acordo como eu queria que estivesse. Me faz ficar ansiosa, triste e eu volto ao início do ciclo, PENSAR.
2. BUSCA. Sinto que estou sempre buscando algo, e encontro alívio nas minhas compulsões, pois, isso me da uma sensação de que tenho o que preciso, mas, dura pouco, e lá vou eu de novo. Mas, faz pouco tempo, que me fiz um questionamento, do que será que eu estou correndo atrás, porque quando olho ao meu redor, eu não tenho nada daquilo que realmente quero, o que eu estou buscando? Eu sinto que estou buscando algo, mas ainda não sei o que é.
Ansiedade e angústia... Tbm sinto e é bem ruim. Mas vamos tentar "desautomatizar", como o Manu falou no vídeo, e observar quando se repetem, porque se repetem, o que sentimos quando isto acontece, o qke sentimos quando sentimos...
E aos pouco vamos resignificando isso tudo.
Pelo menos foi assim que entendi.
É isso, gente?
me identifiquei. Eu nunca tive uma sensação de estar vivendo o presente, eu sempre estive com a cabeça no futuro, esperando que algo acontecesse pra que eu pudesse começar a desfrutar do presente. Hoje eu tô com a cabeça mto no passado, relembrando minhas escolhas erradas e vivo pensando no que eu poderia ter feito de diferente. Eu me sinto frustrada e estagnada pq tenho medo de fazer escolhas erradas.
me sinto exatamente da mesma forma
@@valmoreirah você e eu fizemos as escolhas que estavam no nosso alcance no passado conforme nosso grau de maturidade, ou seja sempre vai ser assim... Nós vamos aprendendo com os erros, não adianta ficar voltando pra te assombrar e ficar pensando, " ah se fosse hoje eu faria diferente" claro que faria mas porque? Porque você já fez de outra forma e não gostou do resultado, por isso faria hoje diferente, nós mudamos constantemente, não somos estáticos.
@@fabiobezerra1172 verdade, Fábio... única coisa que dá pra fazer é usar o aprendizado e continuar seguindo.
Nossa só gratidão por vc compartilhar os seus conhecimentos de uma forma tão acessível e maravilhosa eu te ouviria por muitas horas sem problema algum .Muita luz pra vc .
Eu sofro muito com o que eu penso (2), consequentementemente me sinto culpada por minha depressão, sinto q eu mesma me coloquei nessa situação por nao saber gerenciar minhas emoções. Me identifiquei muito com o ultimo afeto, o do brincar. Simplesmente estacionei na vida porque nao quero perder pra ninguém ( dai também nao ganho nada)
Eu sofro com o que vem de dentro (1), sofro com o que eu penso (2) e sofro com o que vem de fora (3)
E vamos de papel e caneta na mão. Cabeção ativado e coração aberto.
Rafaela com certeza, um dos melhores canais para o aprendizado da psicanálise, a didática do Emanuel é fantástica.
Maravilhoso mas ele fala muito rápido, não consigo escrever e acompanhar.
@@mariahelenaalvesferreira2971 tem como controlar a velocidade da reprodução. Se estiver no celular, pode aparecer três pontinhos no canto superior direito. Vê aí.
Análise na terça. Emanuel na quarta. Yoga na quinta. Sexta várias anotaçoes e insights.
Não canso de comentar que esse é o melhor canal ❤️obrigado Manu te acompanho desde das doses diárias.
Dale! Também acompanho desde quando tinha 7mil e alguma coisa de seguidores... sou uma nova pessoa e agradeço a ele(s). Hahaha
Mt mano sempre rankiei de forma mlk, flor e manu e kurghahaj( o canal d ciencias com animaçoes fds) como possivelmente os melhores canais da prr td
Simm!
Sinto que não sou a mesma depois que passei à acompanhar eles.
Sou muito grata! 💛
Raiva tem ligação com amígdalas...uau. Voto pra pra que 2021 vc fale sobre a ligação entre as dores físicas e emoções.
Fiquei querendo saber mais sobre isso também
A amígdala que ele se refere é uma área do cérebro ☺️
@@adrieligarzim5564 jura? Valeu Rsrs
Seria a amígdala cerebral ☺️☺️
A glândula em si, se refere ao medo !
Só eu ouço os vídeos do Manu sempre antes de dormir?
Eu no café da manhã ☕
Esse canal é a melhor coisa que aconteceu comigo em 2020.
FANTASTICO! O video mais importante desse canal com certeza, rs.
Cheguei a conclusao de que sofro com 1 e 2, tenho pensamentos bem criticos a meu respeito, cobrança constante e descobri que tudo estava ligado ao vinculo, " se eu for a filha perfeita, vou ser amada" e ao cuidar. estou aprendendo muito com esse canal.
nossa, o de vínculo tem tudo a ver comigo, tanto a parte da depressão quanto a da ansiedade de separação
Ótimos vídeos
UMA HORA DE VIDEOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, EU TO EM ÊXTASE.
Excelente aula, parabéns! Foi elucidativo e me deu muitas viradas de chave... Rsrs Eu percebi que minha ansiedade e angústia tem base em vários sistemas de afeto: Panic/Grief (pai alcoólatra e ausente e mãe narcisista q tb não me dava atenção por eu ser a mais nova das 3 filhas); Seeking (procurava agradar em tudo pra ser amada pela minha mãe tentando ser a perfeitinha...) e Play (sou a filha mais nova q sempre era a "café com leite" nas brincadeiras e inferiorizada pela irmã do meio...). Manu, é possível eu identificar a raíz do sentimento em mais de um sistema? Obrigada por partilhar tanto conhecimento de um jeito tão acessível e informal. Adoro o casal, o vosso canal e assisto quase tudo aqui de Portugal! ❤️🌹
1 - pensamentos
2 - vínculos
Me vejo em quase todos, mas esses são os principais problemas. Tenho tentado seguir o conselho, tentado demonstrar minhas imperfeições e fragilidades. É difícil e sinto pouca mudança, mas sei que é um processo lento. O importante é persistir.
Agradeço por compartilhar sua verdade e sua essência conosco, pobres mortais
Peço a Deus que lhe conceda muitas gracas; amor, saúde e prosperidade.
Manu, acho que não sei brincar...rss
Falando sério: que vídeo es-pe-ta-cu-lar!
Por favor, não nos deixe!
Vc é mt maravilhoso.
Bem por aí!!!
Que isso Manuel?!?!
Você explodiu minha mente, isso me abriu uma cúrio imensa em me aprofundar na Neuropsicanálise.
Essa visão do Édipo com a neurociência foi fantástica e me criou vários insights, quantas novas perspectivas. É maravilhoso saber que sempre ainda temos muito que aprender.
Muito obrigado! Que aula!!!
👏🏾👏🏾👏🏾
Esse é o vídeo mais importante desse canal! Obrigada, Manu.
Sofro com meus pensamentos e com situações externas.
Sinto tristeza e muita vergonha.
Muito difícil identificar a raiva, mas aos poucos estou me permitindo, pois sei que ela está aqui. Mas, enfim, "menina não pode"...
Tenho traumas ao longo da infância, adolescência e fase adulta.
Embora eu me conecte com tudo o que você falou - sinto todas as dores possíveis (não duvido que muitas pessoas sintam também) - o seeking e o play deram uma pontada mais forte e me fizeram até parar de respirar por alguns segundos. O care resume minha vida até aqui, estou ensaiando mudanças nesse sentido.
Faço terapia há um ano e muito provavelmente ficarei em análise até os últimos dias da minha vida. Um agradecimento especial a todos os bons psicólogos, psicanalistas, terapeutas e afins desse mundo.
Ter parado para prestar atenção nos vídeos deste canal foi a melhor coisa que fiz em 2021.
Acho que esse é o melhor vídeo numa plataforma como o RUclips, que eu já vi. Parabéns e continue esse trabalho maravilhoso!
Eu achei sensacional o exemplo do vínculo, principalmente, porque todos, mas TODOS os pontos que eu levo para a terapia, sejam eles quais forem, de qualquer área da minha vida, retorna justamente para exatamente este ponto. rs. Compartilhar vulnerabilidades é passar a sensação de que "eu preciso do vínculo " e voltamos para a sensação do abandono do "mas eu fui perfeita e ainda assim não fui amada, como assim?". O "se isolar" e "querer ser autosuficiente até nos meus erros/problemas/falhas" é um mecanismo de defesa pra não recair no abandono e na perda do vínculo quando expressamos vulnerabilidade e não recebemos acolhimento >do jeito que gostaríamos
Bem assim...
Como lidar c isso? Tenho tido problemas nessa área, e tenho me isolado, o q n é uma caracteristica minha, mas sofri a perda (viva) dos vinculos mais importantes p mim nesse período da pandemia pra cá, e n tenho encontrado pessoas em q sinto q posso confiar p criar novos vínculos, qdo acho q encontrei percebo q me enganei.. parece q tem muita gente emsimesmada, q só lembra do outro qdo precisa.
As pessoas comentam antes de assistir... isso que é sucesso!
Me encaixei em todos os sistemas... nossa...
Não consigo encontrar a predominância...
Sofro com tudo isso...
Respostas pragmáticas pras perguntas feitas: 1) Eu sofro com o que eu penso. 2) Meu sofrimento se da, principalmente, pelo “panic” e, em certa medida, pelo “seeking” (o que faz todo sentido, porque me parecem estar totalmente relacionados.. o lance da “busca por afeto”.)
Esse vídeo foi FANTÁSTICO! Anotei muito, acho que vou refletir pra sempre sobre o que ouvi hahaha foi uma aula!
Não ficaram dúvidas.. a única coisa que, nesse momento, estou pensando é “como fazer pra controlar os meus impulsos de reproduzir esses padrões?”, sabe? Eu entendo que identificar o que acontece já é um grande passo e que não da pra mudar um padrão completamente, mas fica essa sensação de “o que eu faço com isso? o que eu faço com isso que estou, pouco a pouco, identificando?”.
Esse vídeo foi TUDO, obrigada por compartilhar ❤️
sentimento - sistema - resposta - repetição automática - análise (abc) - outra resposta, 27:08.
Eu gosto de fazer as coisas sozinha, mas não sinto inveja ou necessidade de ser melhor que os outros, ou eu não sabia que sentia antes desse vídeo 😅
NOSSA! O RUIM DESSE VIDEO É QUE ELE ACABA. OBRIGADA EMANUEL
Vc não tem idéia do qnto o seu canal e suas sessões é de extrema importância para a vida em um todo. Só tenho a agradecer e pedir que não deixe de nós ajudar como sempre faz com toda impecabilidade. Abraço nós 2. Manu e Flor.
2
Da forma que você explica, faz eu me sentir bem melhor. É um reencontro com a minha humanidade. Gratidão pelos compartilhamentos!
Eu sofro com o que eu SINTO.
O que eu sinto? Ansiedade, Raiva, Frustração, Culpa, Inadequação.
Necessidade afetiva: Vínculo
Fui diagnosticada com depressão na idade adulta.
Esse canal é otimo😍 parabéns pelo trabalho!
Nao nos deixe ! Nem que venha de
Vez em quando..mas venha .
"o espaço interno é seu de direito" ❤️
Manu,
Sou seguidora assídua do canal. Essa proposta foi ótima para fecharmos esse ciclo que foi de grande evolução para mim.
Minha ênfase está na segunda hipótese, onde sofro com o que realmente penso e se enquadra nos pontos que colocou para a questão 2 e o impulso que mais me afeta é o 3. Care e costuma estar inteiramente ligado ao 1. Seeking, assim presente em tudo como citou. O desafio interno está em ser a Jessica possível, tenho a evidente (agora) compulsão em cuidar do outro em "busca" de ser amada, perfeita - esquecendo de cuidar de mim e a constante culpa que vem acompanhada dos meus pensamentos.
Na tentativa de lidar com esses pontos a aceitação e as perguntas básicas e o respirar, trouxe resultados bastante significativos - onde vem o mudança de resposta, que tem sido mais rápida. Ninguém disse que seria fácil, mas vejo prazer em estar pela primeira vez consciente e estar calma a ponto de perceber e comemorar essas pequenas realizações.
Foi fantástico acompanhar o vídeo integral, e perceber no final que consigo ver minhas respostas às perguntas dos ultimos minutos!
"Qual o sentimento que te faz sofrer" - abandono, inadequação
"A qual sistema ele está ligado?" - Vínculo!
"Qual a resposta que vc está dando para isso que faz vc não conseguir resolver essa necessidade básica desse sistema?" - minha resposta é me conformar que o abandono se justifica na minha inadequação, de forma que quem foi embora teria boas razões para isso, e essas razões seriam meus defeitos, minha falta de importância.
"Busque imaginar uma resposta melhor" - Já comecei a buscar.
Obrigada, Emanuel, por espalhar conhecimento e compreensão da vida
2 = Sofro por pensamentos internos. O sistema:
Raiva
Cuidar dos outros
Misto de raiva ao agradar os outros, me culpar, me frustrar, e ou me arrepender. Agora vou assistir de novo pra aprender! Grata pela caminhada!!
Também sou meio assim, tenho raiva de ajudar os outros, não gosto que. Me pedem as coisas... Como explicar isso??😶
Com certeza o que mais está me afetando é o vínculo. Sensação de abandono constante
Eu tenho ansiedade generalizada porém acho que o principal sistema atuante é o vínculo.
Emanuel, vc é maravilhoso!!!!! Gratidão por este canal!!!!!!!!!
Encontrar esse canal foi o maior presente dos últimos dias. O trabalho de vocês é lindo. Obrigada!
Vivendo e aprendendo a jogar!
Vivendo e aprendendo a jogar!
Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar!
Cada video me identifico com um dos sistemas afetivos, mas hoje o jogar falou mais alto!
Manu, muita admiração pelo seu trabalho, parabéns!👏👏👏
Like, favorito, agora deixo para ver este vídeo amanhã, no cafezinho matinal! ♥️
também tenho problemas com o brincar, o que é estranho, porque não sou muito competitiva conscientemente haha
Todos os sofrimentos vêm, mas diria que o que mais me faz sofrer é o que eu penso. Sou meu maior carrasco. Seria incrível se existisse um botão de desligar a mente um pouco. E num mundo tecnológico e cheio de estímulos parece que isso piorou. Comentei recentemente que queria muito voltar no tempo em que fazia uma refeição pensando só nela, naquele momento. Não tenho mais redes sociais, mas acho que a atualidade é um caminho sem volta para o pensamento desenfreado. Quanto aos sistemas, só muito tempo e terapia pra entender qual afeta mais. A impressão que tenho é que todos são problemáticos em algum nível. Creio que seria capaz de encontrar episódios de respostas ruins pra todos. A pergunta que tenho é: nisso de sofrer pelo pensamento, como conseguir controlar mais o que se passa em nossa cabeça? Pensamentos intrusivos, conclusões baseadas em nós mesmos, coisas que magoaram e que mesmo após certo tempo ainda não soubemos processar ou perdoar porque ficam voltando sem permissão rs...
Obrigda por nos avisar antes de parar de publicar, pq realmente tem sido um ponto de apoio grande pra mta gente. Sentirei de ficar sem :(
JÁ TIVE MUITO SOFRIMENTO COM MEUS PENSAMENTOS, MAS A MEDIDA EM QUE FUI ENTENDENDO COM O QUE ESTAVAM RELACIONADOS ISTO FOI PASSIFICANDO DENTRO DE MIM, MAS HOJE ESTOU SOFRENDO MUITO PELO QUE SINTO E PELAS REPETIÇÕES DE REJEIÇÕES NA MINHA VIDA, HOJE ME SINTO APÁTICA E SEM ENERGIA PARA REAGIR E LUTAR
Estou vendo o meu segundo vídeo do seu canal e vc descreveu exatamente a minha história na parte do vínculo... Tenho 43 anos e ainda não consegui elaborar várias coisas da infância...
Na grande parte do tempo, eu sofro mais com o que eu penso.
Gente, que vídeo é esse?! Obg por entregar tanto, Emanuel!
2 frases que eu preeeciso comentar. 1. Vc é uma mãe possível 🥰🥰🥰 2. Vc sofre de problema de busca, parabéns vc é humano 🤣🤣🤣🥰💁🏻♀️
Emanuel do céu, eu consegui entender o que eu sempre busco inconscientemente, foi suerreal eu ligando os pontos igual ao meme da Nazaré Tedesco ahahahha. MUITO obrigada pelos seus videos é a segunda vez que consigo entender coisas sobre mim que estavam ocultas. Parabéns pelo canal e por todo seu conhecimento que tem passado pra gente. Beijoos!
FANTÁSTICO SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSUNTO .. QUE VENHAM MAIS VIDEOS SOBRE ESSE ASSUNTO!
Esse é, de longe, um dos melhores vídeos que já assisti desde que conheci o RUclips.
Obrigada Emanuel!❤
Estou na fase de cuidar do idoso de 87 anos e n está fácil,tem dia que tenho vontade de chorar q n dou conta . Me larguei , seria eu a "tentante" de mãe perfeita.? E triste se sentir impotente n dar conta , n saber cuidar e perder a paciência e uma mistura horrível de sentimentos,medo do por vir, vontade q a vida acabe TB, minha mãe separada dele , é abusiva narcisista ajuda dela n existe só briga,estou dando um tempinho dela p poder respirar. Ando com um pouco de crise de ansiedade, nada fácil,de filho a cuidadora, MTS vezes me pego pensando nas culpas que carrego de mil anos q já passaram e dos recentes .ótimo vídeo ,fez eu me enxergar se um modo incrível, obrigada por partilhar tempo sabedoria e conhecimento e auto conhecimento..bj
1) Meus sofrimentos vem principalmente dos modo 1 e 2, sendo o primeiro mais marcante.
eu sinto constantemente uma angustia de me sentir abandonado e sozinho, mesmo com pessoas por perto
2) raiva(?) no transito, injustiça
panic/grief: luto por perca de um parente quando mt novo, nunca resolvido, e a ansia de ser perfeito para agradar minha mãe e me sentir amado, tbm nunca resolvido
seeking: eu procrastino absolutamente tudo que tenho que fazer, menos as coisas do meu trabalho.
OBS1: Existe uma certa chance de eu ter TDAH.
OBS2: Sou meio prolixo a maior parte do tempo
Fez muitooo sentido... muito bom.. Obrigada.
Ainda bem que você não virou ator sua contribuição para com a vida foi muito mais generosa.
Conheci seus vídeos há pouco tempo e adoro tanto o conteúdo como a maneira que você expõe. Acionou totalmente meu sistema de busca e assisto 2/3 por dia kkkkkk. O que eu percebo é que não estou conseguindo respostas boas de satisfação para nenhum dos 2 sistemas nem vínculo nem o lust (sexo), até pq se misturavam bte para mim. Isso tem gerado uma compulsão alimentar que não era mais uma resposta há muitos anos. A partir dos seus videos tenho tentado claro com terapia tb e mil e outras coisas haha ( como vc pode ver o seek tá ativo) , enfim, tenho tentado respostas de satisfação desse sistema de vínculo com os amigos o q é bem menos ameaçador por hora do que relacionamentos amorosos. Obrigada por todos os seus vídeos. Fico com sddes do seu jeito de falar e a maneira como vc pensa , se nao assisto um dia, e dou risada sozinha pensando, que a solidão tá foda mesmo. Tb descobri os vídeos seus e da Flor que delicia ve-los tão humanos e verdadeiros em suas questões.
Video Perfeito!Conteufo excelente!Explicações acessiveis so leigo!👍👍👍👍👍
Está acontecendo comigo momento de dor e reflexão.
A fonte dos meus sofrimentos vem da maneira que eu me olho, da minha inadequação, de achar que não fiz o suficiente na vida, e dai esta sempre buscando algo que me preencha. Isso obviamente se transborda nas minhas relações sociais e intima com familiares. Então gera sentimentos e tensões entre eu e o outro. Mas basicamente e a minha maneira de pensar em relação a mim mesma. Embora procure ser perfeita com tudo e com todos, nunca me acho boa o suficiente...tambem tenho um pensamento muito constante que me corroi: tenho vontade de adotar uma criança, mas nao tenho coragem, pois nao me sinto apta a tal...tenho medo...dai nao o faco e me sinto desconectada e sem um vinculo verdadeiro...Mas no geral sou feliz...se isso faz sentido...feliz com medo, culpa, inseguranças... pois ate hoje tudo que fiz foi muito bem pensado, sem compulsão, bem planejado, ajudei familiares e melhorei minha condição de vida financeira na medida do possível, ja estou entrando na 3ra idade e ainda me acho bonita...as vezes nem tanto...falo outra lingua fluente e me sinto inteligente...mas queria ter outra profissão...estas coisas loucas que e inerente a todo ser humano...Beijo a todos!
Tudo pra mim.... tenho muitas reflexões e perguntas....pra anos
Ufa, respira ... rsrs
Como sempre, assistirei até
fixar, mas já agradecendo esta conversa tão necessária.
Pergunta 1: pensamentos
Pergunta 2: vínculo
Sentimento: medo da dependência, tédio, vazio, efemeridade do tempo,
Pensamentos/impulso: formas de neutralizar: superar o hoje, construir uma realidade melhor, buscar desafios, sendo original, aproveitando experiências anteriores; cuidar do outro (a), ser aceita.
Busca: ser vista, autonomia, me destacar por talentos diferenciados, deixar minha minha marca no mundo.
Origem: pouca valorização na fase infantil, que somente acontecia por ser referência na escola e ter desempenhos destacados.
Muito obrigada!!!!!! Amei!! Conheci ontem, vi agora pela segunda vez, e entre ontem e hoje sonhei com você Manuel, lhe agradecendo. Ah, vou ver uma porção desses vídeos. Grata!!!
Gratidão!!!! 🙌🙌🙌 Manu você tem contribuído muitíssimo para nos tirar das profundezas do sofrimento interno!!!E nos mostrar novos rumos!!!🏃♀️🏃♀️🏃♀️🕺🕺🕺você tem feito diferença em nossos dias!!!E que Deus continue te abençoando cada vez mais sua vida !!!E sua família!!!!🌞🌞🌙🙌🙌🙌
Que vídeo! Alivia nossa ansiedade, acolhe minha criança e da coragem as minhas fragilidades!
Sofrimento - pensamento
Mas em relação aos 7, me identifiquei com todos. O play talvez seja o que nao me fere tanto, agora os demais...todos!
Obrigada por compartilhar!
Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.
esse é o famoso melhor vídeo da história do canal
Eu sofro com o que eu penso.
"Vínculo", mas eu me percebi muito no "play" tbm.
Sofro pelo pensar. Vínculo - Depressão pela perda de vínculo, fez sentido. Busca - apatia.
Manu, achei que tu não fosse mais gravar os vídeos de quarta. Eu abri o RUclips agora, um pouco triste, pensando que talvez não tivesse vídeo e então, esse é o primeiro que aparece e ainda mais de 1h de gravação. Eu sinto uma felicidade imensa por isso. Esse canal é realmente muito incrível, o trabalho de vocês é transformador e eu gostaria muito de agradecer por tudo isso que vocês compartilham aqui nessa rede. Manu, eu te acho fora do comum. Um ser com uma sensibilidade e uma percepção que eu gostaria que tu fosse meu analista (de certa forma tu é). E a Flor é a dona do meu coração. Eu acho ela incrível, eu amo a energia dela, a autenticidade que ela tem. Ela maravilhosa.
Perfeito, agradecemos Manuuuu
Há 2 anos eu deveria ter respondido a essa pergunta. Mas ainda não te conhecia, Manu. Graças a Deus, encontrei este canal e te sigo há quase 1 ano. Na tentativa de responder: o que eu PENSO quando SINTO que serei rejeitada/abandonada é um não pensamento. É uma reação: fico muito INDIGNADA, FURIOSA. Por um lado, essa raiva toda me motivou a lutar/fugir. Mas percebo retrospectivamente que sempre lutei muito antes de fugir. E, olhando pra trás, só me vejo fugindo, as vezes, quando nem bem a ameaça da rejeição se ergueu. De tanto fugir, cansei. Quero só parar, poder construir um lar, amar com todas as forças um marido possível (não idealizado), cuidar e ser cuidada... E viver a vida tão simples, que deve ser boa. Gratidão, Manu❤
Que conteúdo maravilhoso e denso...eu tenho dificuldade em todos eles ...rsrsrs... Vou ter que estudar bastante para aprender a viver um pouco melhor e mais contente. Obrigada.
Maravilhoso! Faz todo sentido pra mim.!🙏
Seus vídeos são como uma luz no fundo do poço
Me identifiquei com todos. Mas principalmente o sistema do vínculo querer ser perfeita para ser aceita e reconhecida. O problema é que como nunca serei perfeita passo para auto ataque, auto ódio, auto destruição. E me saboto sempre, nunca vou adiante com planos e metas. E quando a coisa começa a ir, eu arranjo um empecilho pra não dar certo.
Total sentido! Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente!
Emanuel , que a vida te pague e o RUclips também os benefícios psicológicos que seus vídeos me proporcionam . Não existe nada maior que a saúde mental das pessoas , a cada dia que passa percebo que é tão importante quanto ter o que comer para mim , muito obrigada por todos os vídeos , sempre , você me proporciona me entender , entender meus traumas e isso não tem preço !!!!!! Muito obrigada
Este é um dos melhores vídeos do canal: embasamento teórico, simplicidade na explicação, sua pacência para explicar, abrangendo muitos problemas que nos afligem.
Querido Emanuel. Que vídeo denso! Cheio de informações e sentimentos. Me vi em vários sofrimentos. Aos 60 parece que entrelaçou tudo. Mas sei que algo fundamentou tudo na minha vida. O medo. Sentimento de inferioridade e de inadequação, e com o tempo foi mutando para uma compulsão por afeto, por cuidar de pessoas , por depressão e desesperança, por culpa dos erros na busca... a raiva engasgada da menina boa tem vindo a tona e a descoberta de que não sou o anjinho da mamãe e nem a mãe santa dos filhos...tenho tentado o máximo ser a avó exemplar, mas com muito amor, muita alegria...Minhas perguntas: Como participar do curso de auto escrita? Gostaria muito de continuar junto com vocês nesse trabalho. O engraçado vejo meu filho de 40 anos nesse problema do play. Vejo também repetições de meus sentimentos e comportamentos nos filhos como se fosse realmente uma constelação familiar. Beijos
Oi, como vc está hj?
@@miriamsantos1263 oi
@@miriamsantos1263 Olá Miriam. Estou bem melhor. Comecei a pintar. E parece que a terapia através da arte funciona muito. Tenho tido poucos episodios de depressão. Diminuie 80% a bebida alcólica. Ainda sofro da compulsao por busca de novo amor, mas até nisso vi uma melhora muito grande. Enfim o curso do Emanuel ajudou muito. A busca pela pintura e exercicios fisicos também. Enfim buscar formas de prazer diferenciadas. Um beijo.
@Marcia, muito obrigada por ter respondido, obrigada mesmo. Tenho 55 anos e me vi em muito do que vc escreveu. Vc ainda acompanha o Emanuel? Vc mora em São Paulo (estado)?
Ah, que bom que vc está melhor, que bom mesmo❤
Ainda bem que não é terminar a relação, vamos passar de fase ❤️
Pergunta 1) - 2
Pergunta 2) - Vínculo e Brincar
Me identifico muito mais com o sistema do vínculo, principalmente com a resposta à necessidade de acolhimento, no meu caso, paterno, sendo uma eterna tentativa de ser perfeita. O que é uma prisão, já que a cobrança que tenho sobre mim mesma n me deixa descansar e, qdo tento, a culpa vem gigante. Sou chata, detalhista e perfeccionista. Nessa história, encaixo a minha necessidade de dominância, a fixação em ser bem-sucedida e a enorme dificuldade que tenho em interações sociais, aspectos que estão ligados a não saber brincar.
Esse é o vídeo mais importante da história desse canal!
Esse canal é uma utilidade pública!
Obrigada por tanto!
Resposta: sofro mais com o que acontece no mundo, o que vem de fora e os afetos que mais reconheço no sofrimento é medo e vínculo.
Tenho 65 anos e concordo que a vida seja dura. Cada vez mais sinto que nao temos controle sobre ela, na atual conjuntura. Hoje sou muito mais livre e sofro menos do que quando era adolescente. Hoje o que está aflorando e a rejeição, penso que tem morada antes de nascer. Grata
Oi Manu, excelente vídeo (apesar de sempre achar a psicanálise desafiadora de compreender e para isso preciso voltar mil vezes no vídeo). Optei pela TCC como terapia, por que sempre me traz exercícios com respostas mais rápidas e resultados práticos, apesar de eu saber que não são tão aprofundados e nem sempre tratarem a origem dos sistemas de sofrimento. Tentando entender meu processo de sofrimento atual, fui abandonada pelo meu marido (numa relação de 9 anos, que segundo ele o amor acabou), sendo essa a causa do meu sofrimento imediato ela tem uma motivação externa (um problema externo a mim). Porém, esse sofrimento me faz lembrar de padrões que eu sempre repito, ele vem sempre do que eu penso e das hipóteses que eu crio (e que me geram sentimentos - portanto do meu sofrimento com o que eu penso). Eu crio hipóteses que não são validadas, não são reais, mas que eu sofro por essas hipóteses. Por exemplo: "Ele ainda gostava de mim, mas não estava mais querendo lidar com conflitos", mas ele foi muito claro e disse que não gostava de mim. Aprendi na TCC a responder a pergunta: "Como eu me sinto quando estou..." preencho aquela planilha de identificação do pensamento. Mas acho que no fundo tenho um grande problema em 3 sistemas de impulsos básicos, sou filha mais velha e sempre me foi cobrada a perfeição, o exemplo para os irmãos, então tenho problema com o vínculo, com o cuidar e com a busca (a libido - meu pior tipo de necessidade), sinto uma vontade monstruosa de engolir o mundo. Estou sempre buscando, um processo de busca que não acaba nunca e o processo em si me libera mais hormônios de prazer do que alcançar o que estou almejando, quando alcanço, mal comemoro e já quero algo maior (ou um novo desafio). Manu, tenho uma pergunta: você falou de forma superficial de como lidar com esses sistemas de afeto, mas não consigo tirar isso da automatização, agora por exemplo, por causa da separação (frustação por uma expectativa de relação a dois que terminou) eu automaticamente já quero buscar algo para colocar no lugar, uma nova meta, ou até um novo relacionamento. Como tirar isso da automação e não ficar constantemente em busca de algo?
Me ajudou muito a entender todo meu sofrimento 😭😭😭😭
Desde que conheci o Manu nao paro de refletir sobre mim mesma e isso é tão fascinante!
Manu era TAO sério no começo e agora vejo várias risadas! Da pra ver que sua auto confiança aumentou e isso eh ótimo 🥰
Aiai... quando cheguei no "play" entendi que esse é o meu sistema em conflito. Tem outros em conflito, é claro, mas esse acho que é a chave pra poder superar os conflitos nos outros sistemas...
Você e incrivelmente transparente, você faz uma terapia junto com a gente, não tem medo de seus “demônios” suas fragilidades e da origem dela. Sua mama perdeu uma grande oportunidade, mas vc e assim pc desse episódio. Sua sensibilidade e visível e carrega o coração no sleeve, como dizem por aqui. O isolamento e um sintoma mas vc brilhante transformou em algo muito beneficial a todos! Parabéns pela versatilidade e inteligência!😊
cara que video foda. To fazendo terapia, e os videos de vocês são minha lição de casa (que eu mesmo me ponho pra fazer) haha
saudade de vcs