se chama SATRUNALHA!! a fome da alma se paga com a vida e uma energia no inconciente coletivo....nao tem intuiçao,nao tem instinto de sobrevivencia morre!
Com um pouco de experiencia pilotando aviões (42 anos). s.m.j. opino que houve desorientação espacial do piloto à baixa altura, logo após a decolagem. O avião provavelmente entrou em atitude anormal e o piloto, infelizmente não conseguiu controlar a aeronave que deveria estar voando aom as asas niveladas e em subida. O avião bateu voando, o bimotor estava aparentemente ainda com os 2 motores a pleno. Nesse momento toda a atenção do piloto deve se concentrar nos instrumentos de bordo, principalmente horizonte, altimetro e turn-bank. Uma bobeada nesse momento pode ser fatal. Não acredito s.m.j em falha mecânica ou nos instrumentos do avião. Esse avião é homologado para vôo por instrumentos, sem visibilidade externa. Muito triste.
Natal e ano novo deveria ser comemorações mais tranquilas mais calmas, mas infelizmente não é, as pessoas parecem que ficam desesperadas a procura da suposta felicidade, a procura de produzir diversão e alegria a qualquer custo como se não houvesse amanhã, daí que nessas datas acontece muitas tragédias. Calma pessoal não precisa disso tudo!
Nesse caso foi irresponsabilidade mesmo e não o Natal. De toda forma uma época do ano em que muitos se deslocam por terra ou por ar tende a ter mais riscos, nada tem a ver com desespero das pessoas e sim com aparente arrogância de uma pessoa aí.
A queda de aviões particulares de pequeno porte é comum no Brasil, falta de manutenção, falta de fiscalização, imperícia, imprudência, norteiam a maioria dos vôos dessas aeronaves, coisas que não ocorrem na aviação comercial, onde acidentes são raros e insignificantes, comparados com milhares de vôos que acontecem.
Não entendo de aviação, aeronaves, mas as condições climáticas eram visíveis. Foi um mergulho na névoa, sinistro, não arriscaria, principalmente com familiares, crianças. Triste, que Deus conforte o coração de todos.
@@eli_cf33 a aeronave sim, mas só o avião não basta, além do avião o piloto também tem a ser e ainda fora o avião e o piloto a torres também tem que dar suporte a esse vôo sem visibilidade. Só o avião ser certificado não significa absolutamente nada.
Gramado,cidade linda,um verdadeiro sonho de beleza. Que tristeza profunda esse acidente em véspera de Natal! Meus sentimentos aos familiares das vítimas!
Esee piloto foi um irresponsável,pois sabia que não tinha nenhuma condição de voo,visibilidade quase zero e mesmo assim decolou pondo em risco os familiares dele e afetando como vimos outras pessoas.Triste isso.
Tu não conhece nada de aviação, esse avião piper tem certificação pra voar por instrumentos, se o vôo era por instrumentos não tinha nada de errado, primeiramente respeite a família, vem colocar a culpa no piloto e não sabe nada do que aconteceu.
@@eli_cf33 o avião pode até ter, mas o piloto tinha? E outra, não é só o avião ter e o piloto ter, todo o suporte em terra de radares e operadores de torre de controle estavam operando pra dar suporte a visibilidade zero do avião?
Fato Humano é "Eu preciso voar agora, tenho compromisso me esperando", assim morreu varias pessoas, Artista, Empresários, Políticos. ser tivesse na avião comercial, ficaria bravo com a companhia aérea, mas não voaria e estaria seguro. quando vc clamara do atrasa, lembre-se daqueles que enfrentaram o clima improprio para voo, e pagaram caro.
Muitos ricaço achar que poder desafiar a natureza 🍄🟫! Aí acontece essas tragédia!! Quem procura acha 😮 Poder, dinheiro muitas vezes não rompe neblina! Aprendam!!!🤔
@@mauramiranda3407exatamente o que pensei, mas vi que já havia escrito. O homem com muito dinheiro se acha superior a tudo, inclusive contra a natureza. Olha o que estão fazendo com as praias. Olha a enchente que ocorreu no RS. É tudo invasão da natureza e o retorno é certo.
Nessa situação às vezes é difícil até de dirigir nessa região. Imaginem voar. Já peguei dias iguais a esse em Gramado e Canela. Não é fácil. O especialista falou dessas pressões sobre os pilotos. Conheci um empresário, que tinha avião, e dizia que avião voa em qualquer tempo. O piloto, que é um empregado, não tinha a última palavra. Claro que não foi o caso desse proprietário, pois ele mesmo pilotava.
2024 foi um ano de grandes tragédias na avião brasileira. Todo mundo se lembra do acidente em Vinhedo - SP (9 agosto). Pelo menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil só em 2024, segundo matéria da CNN, com dados da Força Aérea Brasileira.
Triste que houve essa falta de responsabilidade do piloto que acabou pagando com a própria vida, da família e de pessoas que não tinha nada haver com isso.
Jamais entrarei em um aviao de pequeno porte ou em elicoptero se o ceu nao tiver limpissimo, alias em elicoptero nao entro de jeito nenhum. Meu irmao. pra fazer hora de voo, trabalhou com taxi aereo na regiao amazonica por um ano, o medo da gente era constante.
@@paulodeoliveira9165Helicóptero realmente é perigoso, mas com tempo ruim é praticamente impossível entender a coragem dessas pessoas pessoas. Uma tragédia anunciada 😢
@@tiogilson8596o próprio especialista falou muita merda, falando que as condições do tempo era limitação pra aeronave, como se o piloto tivesse planejado vôo visual. Primeiramente a aeronave era um piper turboélice, ele pode voar por instrumentos, então a condição na aérea não era limitações pra aquele vôo, o cara é especialista de risco, e parece não saber nada de aviação.
Sempre que acontece esses acidentes é porque os donos não conseguem controlar o estresse e ansiedade querem chegar a qualquer custo….O Ulisses Guimarães, o filho do ex presidente Kennedy George Kennedy, o filho do Abílio Diniz…
É incrível e surpreendente um Aeroporto com a Importância que tem para a Cidade e Região, não ter um Equipamento tão primordial e necessário. Então, Autoridades, vão ACORDAR depois dessa tragédia? É lamentável e deplorável.
Existem as cartas meteorológicas, palno de voo. Na minha opinião em voos com tempo fechado é bom subir com dois pilotos com habilitação em IFR para não ter desorientação.
Gente esse senhor não é especialista nada! King Air do ministro Azawaski não tem paraquedas. O avião do acidente tem total capacidade de voar sem condições visuais, acontece que o aeroporto de Canela não é homologado para operação por instrumento (não visual). Ou seja, não tem procedimentos estabelecidos para operação de condições visuais. Este é um elo da corrente que resultou no acidente, mas há sempre muitos outros pontos e muitas outras medidas de prevenção de risco que não existiram, ou foram ignoradas/violadas, intencionalmente ou não. Pra que fique mais claro sobre o vôo por instrumentos (sem condições visuais): 1. O piloto precisa ser treinado e habilitado para voar por instrumentos 2. O avião precisa ter o equipamento necessário e ser habilitado também. 3. O aeroporto precisa ter equipamentos necessários, ser habilitado e pra isso ter procedimentos específicos a ser seguidos, independente de ter torre de controle ou não.
@@robsonsimoes9916 Lamentável é quem não tem a menor noção do tema em discussão procurar defender alguém que não conhece, sem saber absolutamente nada sobre o assunto . Esse “especialista” convidado realmente não tem a menor noção do que está falando. A aeronave King Air, por exemplo, nunca teve paraquedas, como ele afirmou ter. E a lista dos requisitos para voo por instrumentos (IFR) que o cidadão do comentário acima mencionou ao criticar o suposto especialista está resumida, mas correta. Ah…se for perguntar, sim, eu sou piloto e, mais, instrutor de teoria de voo. E mais ainda, os acidentes têm, sim, uma cadeia de acontecimentos que se entrelaçam para que ocorra. Mas para os Terra-planistas essas coisas são muito complexas, mais fácil criticar sem saber o que falam e sem fundamentos. Que quadra histórica vivemos, perdeu-se a vergonha de demonstrar ignorância em público. Compreensível…
Por falar em aeroporto, cadê as reportagens explicando porque o governo precisou intervir e gastar milhões para reativar o aeroporto de Porto Alegre? Esse troço já não estava privatizado?
Acidente deste tipo não é o primeiro e nem será o ultimo , já aconteceu varios deste tipo, o ser humano não aprende com os erros alheio e continuam repetindo a mesma cagada.
Estas (supostas) "lições" a serem aprendidas, envolvem a PREPOTÊNCIA, PRETENSÃO, VAIDADE, e ARROGÂNCIA do ser humano, que já vimos por experiência, que NUNCA muda! Nem que isso custe a vida de seus familiares! Muito triste e revoltante, por ser uma situação totalmente evitável, mas por causa das características elencadas acima acabou em tragédia!
Estava em Gramado hospedada há 1km do acidente (inclusive, no mesmo hotel que o especialista da matéria), e não dava pra enxergar absolutamente nada, a neblina estava intensa, além da chuva, que se prolongou por todo o dia, realmente as condições climáticas não eram favoráveis para voo😢
Realmente! A impressão que dava é que o piloto tinha pressa pra decolar na condição de tempo que decolou, acabou que deu em acidente fatal, infelizmente!
Esses aviões não tem altímetro pra saber qual é a altitude que está voando ??? Precisaria tbm no caso de pouca visibilidade uma autorização de alguma autoridade pra decolar dessas condições. não somente o piloto decidir se voa ou não.
Como é as pessoas querendo ser especialista em acidentes aéreos !!! Natália por ser período de grande movimento não podemos para a avião!!! Esse Gerardo é especialista? O avião ✈️ KingAir não existem paraquedas??? Somente os aviões Cirrus tem paraquedas... Gente precisa chamar o especialista da aeronáutica... Se eu fosse UOL, retirava essa matéria fora do padrão... Que ridículos !!! Os comentários!!!!
Ainda nessa semana tivemos um outro acidente dessas proporções na Argentina no Aeroporto San Fernando onde um jato da empresa do River Plate atingiu também casas no fim da pista.
A resposta para ambas as perguntas é não. E é não pelo fato que não havia a visibilidade necessária para um voo VFR (por regras visuais) e o aeroporto não é homologado (habilitado e nem capacitado) para voos por instrumentos (IFR).
Foi falado também .. uma queda de um avião às chances de sobrevivência são mínimas .. estamos falando de uma condição de perigo muito maior .. não concordo com essa associação a acidentes de veículos terrestres que obviamente transitam em número muito maior que aeronaves
@eijihashimoto ele não sabe nada nem da aeronave, ele foi muito irresponsável culpando o piloto, não se pode fazer isso. Esse avião era um piper, ele tem condições de fazer vôo por instrumentos. O especialista falou que as condições eram limitações pra aeronave, e não é.
@Gustavo-Padilha Pois é tinha pressa de fazer outra Agenda , o cara era Empresário forte e com certeza , deveria ter outros Compromissos hoje a Tarde/Noite . E o Pior a mãe dele também morreu de acidente Aéreo no passado .
Não vimos nenhum debate sobre o acidente do ônibus que vitimou 38 em MG... infelizmente o acidente de avião foi uma dezena de vitimas. A omissão das autoridades em relação aos transportes e regras de segurança e fiscalização não são cumpridas, e ninguém se importa até acontecer com alguém da família!
É preciso saber qual era q visibilidade da piata no momento da decolagem. Se era igual ou maior a 800 mts ele poderia decolar, caso contrário não. Esta aeronave também era equipada com instrumentos que permite fazer o vôo utilizando-se deles. Na decolagem, nao tem duvida quanto a altitude a ser estabelecida portanto eu nao vejo o tempo como sendo responsavel pela queda, mais provável que seja um problema na aeronave.
No minimo curioso. Acidente terrestre com 38/41 mortos, quase nenhum comentario e/ou cobertura consistente. Pobres, ne! Ai, agora essa loucura!!! Nao sou insensivel, sou realista. Alguem, por acaso, concorda comigo?
Possiveis causas e fatos : tempo abaixo dos minimos,(o piloto era certificado para voar IFR?)desorientação espacial,voo controlado contra o solo? falha de equipamento/motores? Alguma discrepancia com peso/balanceamento? Vamos ver o que causou essa tragédia!
Vi um caso idêntico nos EUA, um empresário que quase nunca pilotava levou toda a familia a morte em uma aeronave pequena . Como "pilotos" eles foram excelentes empresários que levaram suas famílias para descansar em paz 🕊, sem que eles quisessem .
Perdas humanas, se houve erro do piloto pagou com a sua vida e a dos outros. Fora o caos causada na cidade turística de Gramado. O RS passou por uma grande provação esse ano que finda. Que Deus abençoe o Brasil e seu Povo.
Para né kkkkk esse é o especialista ? O king air que o Ministro do stf caiu nunca teve paraquedas. Meu amigo só se você encomendou um king air com paraquedas, vá se informar meu senhor, antes de falar m…..
ESSA TRAGÉDIA ANUCIADA PODERIA TER SIDO EVITADA SE ESSE PILOTO TIVESSE TIDO A PACIÊNCIA DE AGUARDAR POR UM MOMENTO MAIS OPORTUNO PRA DECOLAR VENDO QUE AS CONDIÇÕES NAQUELE MOMENTO ERAM RUINS E TBM O FATO DE NÃO TER NO ÓRGÃO COMPETENTE REGRAS NORMAS PRA QUE ESSES PILOTOS AMADORES NÃO COMETAM ESTAS IRRESPONSABILIDADES !!!
Nossa! Estou pasma com a repercussão Não vi essa comoção toda com os mais de 30 mortos no acidente de ônibus em Minas Gerais Inclusive com as criança que morreram carbonizadas
@@alexandrenique1463 neste caso deveria ser proibido decolar perto da cidade, não só pelos passageiros mas por causa da população também . Caso de polícia um piloto colocar em risco a população e os passageiros. Falha das políticas administrativas locais. Naão podem permitir tais perigos, por um piloto temerário.
O piloto foi totalmente irresponsável, não há outra explicarão, e matou a própria familia ... Não havia NENHUMA visibilidade no momento da decolagem, e a aeronave não deveria decolar. Simples.
Gente Eu moro na serra gaúcha ao lado do aeroclube De Garibaldi isso não acontece aqui Ninguém levanta vooo sem condições nem helicóptero nem bi motor e ném jato. Canela e gramado nós últimos anos tem variáveis em tempo e temperatura neblina acontecendo direto,ao longo do dia ... Negligência do dono dessa aeronave irresponsável como piloto
Aeroporto não tem torre de controle , provavelmente não tem procedimento de subida , não sei se têm procedimento de descida , o aeródromo , pelo que se vê, estava fechado para vôo visual , há que se ver se o piloto estava habilitado para vôo por instrumento , caso o piloto não tenha habilitação IFR , este acidente pode ter sido desorientação espacial , este avião é muito bom.
Vão ter que mudar isso mesmo que o avião seja particular. Aeronáutica ou órgão competente vão ter que tomar atitude pra que aeronaves não suba nessas condições metereologicas. Ou será que o empresário nao se sentiu mau ??
Sempre há vôos panorâmicos de Canela para Gramado quando em condições normais de tempo. Na decolagem ele deveria o piloto ter se garantido nos instrumentos. O que aconteceu foi tentar sobrevoar Gramado para verificar o rumo de vôo. Deu errado porque perdeu noção de horizonte e foi em direção ao solo.
Como que um aeroporto de um local turismo não ter controle de vôo de decolagens que passam por cima da cidade tão movimentada ? Imagine se esse avião não cai no centro de Gramado cheio de turistas e ainda mais nessa época!
pela especificacao da aeronave que esta sendo divulgado por ai tem capacidade de 7 passageiros e dois tripulantes alguem poderia estar na posicao de segundo tripulante ? ,e tocado acidentalmente em algum controle e mais e o oitavo passageiro como estava acomodado quanta incognita ???
o vôo era de risco, o piloto fez sabendo que as condições visuais não eram ideais... Logo ele assumiu o risco e deu m... Eu acho que isso não é sobre aprender com os erros, é sobre pessoas inconsequentes mesmo. Na aviação não podem existir: "Acho que dá", "tem gente me vendo" e "acho que fiz". São regras básicas, não existe espaço pra sua suposição de que vai conseguir algo no limite ou próximo dele, apenas não faça o que não é o mais próximo da perfeição
A área central de Gramado está cada vez mais super-impermeabilizada e desarborizada. Isso significa que haverá cada vez mais turbulências atmosféricas que trarão este tipo de conseqüência.
Sempre a hipocrisia impera nesses eventos, o povo do ônibus ninguém fala agora esse avião todo mundo falando ou seja a dor do pobre nesse país nunca tem valor.
Alguns pontos que discordo: 1. Não há proibições para sobrevoar cidades, desde que sua aeronave seja homologada e tenha condições de realizar um voo seguro. Aviões não “caem do céu por besteira”, gente! Portanto, não há razão para evitar sobrevoá-las. 2. O Piper Cheyenne é uma aeronave super equipada para realizar esse tipo de voo. Caso ocorra uma falha em um instrumento ou no equipamento de GPS, seria uma falha de sistema, algo extremamente raro, mas possível. Nesse caso, seria um erro humano na construção do equipamento ou na engenharia do sistema. Porém, é importante destacar que esses equipamentos para voo por instrumentos são usados diariamente em milhares de voos, e qualquer problema recorrente já teria sido identificado. 3. A aeronave King Air não possui paraquedas! Como assim? Parei de assistir depois dessa afirmação. Minha opinião: Gente, vamos parar de fantasiar. Deixem o CENIPA investigar. Vi até comentários dizendo que o avião estava com cheiro de querosene… Claro! O motor dessa aeronave queima querosene de aviação! Se o acidente foi causado por fator humano (erro de julgamento do piloto ou da manutenção) ou por falha de sistema, só saberemos após a investigação oficial.
Gente que triste situação, mas este Senhor sinta certo, com u também sou da área da engenharia e agora faço curso de mecânica da aviação, sou também entusiasta da aviação, e concordo com ele sobre o caso da aviação particular, está aviação é assistida com menos vigor n área da segurança, pode ser perceber o número de acidente que é proveniente por situação climatica, muitos casos mau planejamento do vôo, vôo sobre áreas de IMC ou IFR que é o caso que é necessário vôo com instrumentos, e para vôar por instrumentos é necessário a aeronave possuir tais instrumentos para isso, é necessário o piloto ter o registro para este tipo de operação e ele tem que ter proficiência para isso, ou seja uma boa experiência para isso por que assim como nosso amigo aí comentou no vídeo é o mesmo dormi e acordar no escuro você acaba perdendo a condição situacional e pode esbarra em móveis, tropeçar em algo... Aconteceu comigo uma ve na casa da minha irmã, dormi num quarto onde a porta era de correr, acordei no meio de madrugada e na hora de abrir a porta no escuro quase arranquei ela do lugar pq era e escorrer e não de dobrar, agora imagina um piloto sem poder enxergar a parte de fora, e o ouvido devido a velocidade e um eixo a mais que não costumamos usar e então ele passa a enganar faz você achar que tá descendo quando tá subindo, e pode também fazer acabar fazer achar que tá descendo mas o vôo tá nivelado a muitos casos de dados retirados das Caixas pretas onde o piloto tá aplicando o manche para cima em quanto a aeronave estava indo reto nivelado, e quando acaba a aeronave chega estimar de tanto que puxou, a casos da aeronave inverter em vôo e cair por que o piloto estava aplicando comando para cima mas invertido de cabeça para baixo... Neste ano começou a passagem com este problema eu lembro no caso do helicóptero perdido nas festas de fim de ano, o piloto estava tentando buscar um buraco entre as nuvens, a aeronave não possuia instrumentos para este tipo de operação, oe emmao que tivesse o piloto não tinha certificação... É triste mas estamos precisando de fazer uma reforma nesta área da aviação privada.
Por causa de um Leigo em aviação, ignorante no que realmente houve, fica comentando baboseira e todos os demais vão atrás do papo furado. Essa aeronave é Homologada IFR e a voar em qualquer tempo. Vocês da mídia, deveriam perguntar em quem poderia dar as respostas, nesse caso o CENIPA!!!
Você tem razão em parte José Carlos. As respostas terão que ser dadas pelo CENIPA e o avião era homologado IFR. E esse comentarista de “especialista” não tem nada, mostra isso quando fala a bobagem que o King Air tem paraquedas! Mas esse voo, ao contrário do que você deixa implícito, não poderia ter iniciado. Não basta a aeronave ser homologada IFR, o aeródromo também tem que ter os auxílios necessários para esse tipo de voo e ser igualmente homologado. O de Canela-RS não é. E ainda resta saber se o piloto tinha habilitação IFR, o terceiro requisito necessário.
Com todo o respeito ao profissional (especialista) mas o que vimos em Gramado foi um erro básico, provavelmente já ocorreu anteriormente não só com essa aeronave mas com outras, porém nesse caso ocorreu o acidente com 100% de fatalidade dos ocupantes mais alguns em solo no centro de uma cidade famosa pela sua indústria turística. Na maioria das vezes a queda não ocorre em lugar onde tem essa repercussão !!! Qualquer piloto sabe que não era possível decolar naquela situação caso fosse respeitada as regras de voo !!! Resumindo, o que vimos foi um antigo acidente para um piloto inexperiente, imprudente ou irresponsável !!!
Parece que nessa época há uma corrida para se divertir, ser feliz e com risco até de causar danos a si e aos outros! Calma, é só uma data.
concordo
se chama SATRUNALHA!! a fome da alma se paga com a vida e uma energia no inconciente coletivo....nao tem intuiçao,nao tem instinto de sobrevivencia morre!
Não, não é só uma data...
É uma data especial.
Como no dia do teu aniversário?
@@mariajuraciribeiro8002 cara da e so data todo ano tem e vida e uma so correr risco para comemorar um data e perde a vida
Uma data comercial.
Com um pouco de experiencia pilotando aviões (42 anos). s.m.j. opino que houve desorientação espacial do piloto à baixa altura, logo após a decolagem. O avião provavelmente entrou em atitude anormal e o piloto, infelizmente não conseguiu controlar a aeronave que deveria estar voando aom as asas niveladas e em subida. O avião bateu voando, o bimotor estava aparentemente ainda com os 2 motores a pleno. Nesse momento toda a atenção do piloto deve se concentrar nos instrumentos de bordo, principalmente horizonte, altimetro e turn-bank. Uma bobeada nesse momento pode ser fatal. Não acredito s.m.j em falha mecânica ou nos instrumentos do avião. Esse avião é homologado para vôo por instrumentos, sem visibilidade externa. Muito triste.
@@paulocesarpompeu7558 mas o outro rapaz disse que o aeroporto de canela não é habilitado para Instrumento procede isso ?
@@heloisaalves9977as vezes pode está aberto para decolagem mas não para pouso.
Sim, o aeroporto de Canela não é homologado para operações IFR.
As condições eram desfavoráveis, pois além da pouca visibilidade, haviam fortes rajadas de vento.
Acredito também em desorientação espacial, a batida na chaminé de um edifício causou a queda.
Sim,precisamos a aprender a sermos mais responsáveis, respeitar a meteorologia e deixar de ser arrogantes. Simples assim!
e é isso desde que o padre insistiu em sair com os balões
Natal e ano novo deveria ser comemorações mais tranquilas mais calmas, mas infelizmente não é, as pessoas parecem que ficam desesperadas a procura da suposta felicidade, a procura de produzir diversão e alegria a qualquer custo como se não houvesse amanhã, daí que nessas datas acontece muitas tragédias. Calma pessoal não precisa disso tudo!
Nesse caso foi irresponsabilidade mesmo e não o Natal. De toda forma uma época do ano em que muitos se deslocam por terra ou por ar tende a ter mais riscos, nada tem a ver com desespero das pessoas e sim com aparente arrogância de uma pessoa aí.
A queda de aviões particulares de pequeno porte é comum no Brasil, falta de manutenção, falta de fiscalização, imperícia, imprudência, norteiam a maioria dos vôos dessas aeronaves, coisas que não ocorrem na aviação comercial, onde acidentes são raros e insignificantes, comparados com milhares de vôos que acontecem.
Não entendo de aviação, aeronaves, mas as condições climáticas eram visíveis.
Foi um mergulho na névoa, sinistro, não arriscaria, principalmente com familiares, crianças.
Triste, que Deus conforte o coração de todos.
Estranho, voar com tempo tão ruim. Não e o destino. Tudo poderia ser diferente, se tivessem respeitado as condições!
@@luciamarina393As más condições, né!?
Essa aeronave era um piper, certificado pra voar por instrumentos
@@cla737 sim.
@@eli_cf33 a aeronave sim, mas só o avião não basta, além do avião o piloto também tem a ser e ainda fora o avião e o piloto a torres também tem que dar suporte a esse vôo sem visibilidade. Só o avião ser certificado não significa absolutamente nada.
Imprudência é a maior causa de acidentes. 🙏
Ou erros técnicos.
A MAIOR CAUSA E ERRO HUMANO É 90 POR CENTO NADA DE ERROS TÉCNICOS SER MAIOR .. QUEM FALA ISSO É MENTIROSO 🤮🤮
Quê falta de responsabilidade deste piloto matou toda família...
O tempo não era propício pra decolar....
Ele morreu tbm né
Gramado,cidade linda,um verdadeiro sonho de beleza.
Que tristeza profunda esse acidente em véspera de Natal!
Meus sentimentos aos familiares das vítimas!
Esee piloto foi um irresponsável,pois sabia que não tinha nenhuma condição de voo,visibilidade quase zero e mesmo assim decolou pondo em risco os familiares dele e afetando como vimos outras pessoas.Triste isso.
Tu não conhece nada de aviação, esse avião piper tem certificação pra voar por instrumentos, se o vôo era por instrumentos não tinha nada de errado, primeiramente respeite a família, vem colocar a culpa no piloto e não sabe nada do que aconteceu.
@@eli_cf33nem voce sabe…outro especialista em aviação já afirmou que ele nao deveria ter decolado
concordo com vc ,é´triste mas é realidade
Verdade 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@eli_cf33 o avião pode até ter, mas o piloto tinha? E outra, não é só o avião ter e o piloto ter, todo o suporte em terra de radares e operadores de torre de controle estavam operando pra dar suporte a visibilidade zero do avião?
Fato Humano é "Eu preciso voar agora, tenho compromisso me esperando", assim morreu varias pessoas, Artista, Empresários, Políticos. ser tivesse na avião comercial, ficaria bravo com a companhia aérea, mas não voaria e estaria seguro. quando vc clamara do atrasa, lembre-se daqueles que enfrentaram o clima improprio para voo, e pagaram caro.
A pressa do piloto em voltar, o aeroporto estava fechado pelo mal tempo, muita neblina na hora da decolagem, colocou todos em risco de vida.
Muitos ricaço achar que poder desafiar a natureza 🍄🟫!
Aí acontece essas tragédia!!
Quem procura acha 😮
Poder, dinheiro muitas vezes não rompe neblina! Aprendam!!!🤔
Colocou em risco, não. Ele matou todos os tripulantes e inclusive se suicidou.
@@mauramiranda3407exatamente o que pensei, mas vi que já havia escrito.
O homem com muito dinheiro se acha superior a tudo, inclusive contra a natureza.
Olha o que estão fazendo com as praias.
Olha a enchente que ocorreu no RS.
É tudo invasão da natureza e o retorno é certo.
Nessa situação às vezes é difícil até de dirigir nessa região. Imaginem voar. Já peguei dias iguais a esse em Gramado e Canela. Não é fácil. O especialista falou dessas pressões sobre os pilotos. Conheci um empresário, que tinha avião, e dizia que avião voa em qualquer tempo. O piloto, que é um empregado, não tinha a última palavra. Claro que não foi o caso desse proprietário, pois ele mesmo pilotava.
@ Já voei muito em minha vida, amigo. Dentro e fora do país.
Ótima avaliaçāo
2024 foi um ano de grandes tragédias na avião brasileira.
Todo mundo se lembra do acidente em Vinhedo - SP (9 agosto).
Pelo menos 138 pessoas morreram em acidentes aéreos no Brasil só em 2024, segundo matéria da CNN, com dados da Força Aérea Brasileira.
pois é falaram falaram e nada da causa.
Esse cara não sabe nada, "King Air tem paraquedas " pelo amor de Deus! Tenham compromisso com a verdade.
@@matheusDQUINTAO realmente surreal
O cirrus tem.
Pode ser paraquedas para tripulantes
Na nossa serra gaucha a neblina é um perigo e inesperada a densidade. Não podia ter decolado.
Tem muito empresário achando que porque tem dinheiro e um avião particular é invulnerável à morte. Esse avião nem deveria ter decolado.
Imprudência vinda de um gestor de riscos e sendo explicada pelo um gestor de riscos....Boa...
Triste que houve essa falta de responsabilidade do piloto que acabou pagando com a própria vida, da família e de pessoas que não tinha nada haver com isso.
O especialista em gestão de risco afirma que ainda não é possível saber quem ou o que causou o acidente. Mas você já decidiu? "Nada a ver!"
Jamais entrarei em um aviao de pequeno porte ou em elicoptero se o ceu nao tiver limpissimo, alias em elicoptero nao entro de jeito nenhum. Meu irmao. pra fazer hora de voo, trabalhou com taxi aereo na regiao amazonica por um ano, o medo da gente era constante.
@@paulodeoliveira9165Helicóptero realmente é perigoso, mas com tempo ruim é praticamente impossível entender a coragem dessas pessoas pessoas. Uma tragédia anunciada 😢
@@paulodeoliveira9165 Helicóptero -- helicóptero -- HELICÓPTERO
@@tiogilson8596o próprio especialista falou muita merda, falando que as condições do tempo era limitação pra aeronave, como se o piloto tivesse planejado vôo visual. Primeiramente a aeronave era um piper turboélice, ele pode voar por instrumentos, então a condição na aérea não era limitações pra aquele vôo, o cara é especialista de risco, e parece não saber nada de aviação.
Que Deus , os acolhe !
Deus nenhum tem nada com isso! O nome é imprudência!
Quem têm dinheiro não aceita frustação, querem fazer todas as vontades... uma hora isso da merda!
Simm
Sempre que acontece esses acidentes é porque os donos não conseguem controlar o estresse e ansiedade querem chegar a qualquer custo….O Ulisses Guimarães, o filho do ex presidente Kennedy George Kennedy, o filho do Abílio Diniz…
Fato
EU SOU !!!!!
🔷️ Cara eu disse isso ontem para um amigo: Pessoas poderosas não aceitam ouvir não.
@FeNoCriador já tão acostumados a mandar e desmandar, então não aceitam o não
É incrível e surpreendente um Aeroporto com a Importância que tem para a Cidade e Região, não ter um Equipamento tão primordial e necessário. Então, Autoridades, vão ACORDAR depois dessa tragédia? É lamentável e deplorável.
Sabe porque foi autorizado a decolagem? Porque a pessoa é rico e influente
Dependendo do aeroporto não tem controle de tráfego, são os próprios pilotos que coordenam seus vôos
Exatamente, é o caso do aeroporto de Canela. Tanto que estava “fechado” no momento.
Tão especialista quanto o do vídeo. Canela não tem controle de tráfego. Decolagem a critério do comandante.
@DavidCunhaCandiotto verdade, lá não tem controle de tráfego aéreo, pior ainda é chamarem um especialista que nem é da aérea.
@@eli_cf33 o tal “especialista” afirmou que o King Air tem paraquedas kkkkk.
Como pode decolar com tempo ruim...😮😮😢😢
O que fica é que a auto-confiança extrema pode ser prejudicial, aquela que beira a se sentir um “Deus”.
Existem as cartas meteorológicas, palno de voo. Na minha opinião em voos com tempo fechado é bom subir com dois pilotos com habilitação em IFR para não ter desorientação.
Mal dava para enxergar!!
Pois é e melhor não subestimar a natureza,e nem ser excessivamente confiante , 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas!!!@@RR-uw9gc
Ja pensou uma familia inteira, inclusive crianças, morrerem desse jeito?O tempo estava horrível! Mas é aquele pensamento que nada vai nos acontecer.
Gente esse senhor não é especialista nada! King Air do ministro Azawaski não tem paraquedas.
O avião do acidente tem total capacidade de voar sem condições visuais, acontece que o aeroporto de Canela não é homologado para operação por instrumento (não visual). Ou seja, não tem procedimentos estabelecidos para operação de condições visuais. Este é um elo da corrente que resultou no acidente, mas há sempre muitos outros pontos e muitas outras medidas de prevenção de risco que não existiram, ou foram ignoradas/violadas, intencionalmente ou não.
Pra que fique mais claro sobre o vôo por instrumentos (sem condições visuais):
1. O piloto precisa ser treinado e habilitado para voar por instrumentos
2. O avião precisa ter o equipamento necessário e ser habilitado também.
3. O aeroporto precisa ter equipamentos necessários, ser habilitado e pra isso ter procedimentos específicos a ser seguidos, independente de ter torre de controle ou não.
Você sabe muito menos que o convidado, teria sido melhor não escrever essa sequência de tolices . Lamentável.
✈️Já vem você com esse papo de elo da corrente.
Já comprou a sua camiseta Insider?
@@robsonsimoes9916 Lamentável é quem não tem a menor noção do tema em discussão procurar defender alguém que não conhece, sem saber absolutamente nada sobre o assunto . Esse “especialista” convidado realmente não tem a menor noção do que está falando. A aeronave King Air, por exemplo, nunca teve paraquedas, como ele afirmou ter. E a lista dos requisitos para voo por instrumentos (IFR) que o cidadão do comentário acima mencionou ao criticar o suposto especialista está resumida, mas correta. Ah…se for perguntar, sim, eu sou piloto e, mais, instrutor de teoria de voo. E mais ainda, os acidentes têm, sim, uma cadeia de acontecimentos que se entrelaçam para que ocorra. Mas para os Terra-planistas essas coisas são muito complexas, mais fácil criticar sem saber o que falam e sem fundamentos. Que quadra histórica vivemos, perdeu-se a vergonha de demonstrar ignorância em público. Compreensível…
Por falar em aeroporto, cadê as reportagens explicando porque o governo precisou intervir e gastar milhões para reativar o aeroporto de Porto Alegre? Esse troço já não estava privatizado?
@@silvioneto7368 , outras tolices , desta vez em um texto longo, chato e num português sofrível .
Descansem em paz !!!!
Acidente deste tipo não é o primeiro e nem será o ultimo , já aconteceu varios deste tipo, o ser humano não aprende com os erros alheio e continuam repetindo a mesma cagada.
Tantas tragédias e alguns Seres Humanos não aprendem não Evoluem
Os maiores pêsames para as famílias!
A imprevidência do piloto parece ter sido a causa.
Estas (supostas) "lições" a serem aprendidas, envolvem a PREPOTÊNCIA, PRETENSÃO, VAIDADE, e ARROGÂNCIA do ser humano, que já vimos por experiência, que NUNCA muda! Nem que isso custe a vida de seus familiares! Muito triste e revoltante, por ser uma situação totalmente evitável, mas por causa das características elencadas acima acabou em tragédia!
Estava em Gramado hospedada há 1km do acidente (inclusive, no mesmo hotel que o especialista da matéria), e não dava pra enxergar absolutamente nada, a neblina estava intensa, além da chuva, que se prolongou por todo o dia, realmente as condições climáticas não eram favoráveis para voo😢
Realmente! A impressão que dava é que o piloto tinha pressa pra decolar na condição de tempo que decolou, acabou que deu em acidente fatal, infelizmente!
Parabéns a este especialista...
Cada palavra muito bem colocada!
Esses aviões não tem altímetro pra saber qual é a altitude que está voando ??? Precisaria tbm no caso de pouca visibilidade uma autorização de alguma autoridade pra decolar dessas condições. não somente o piloto decidir se voa ou não.
De onde esse “especialista” tirou a ideia que o King Air tem paraquedas?! 🪂 Não tem o menor fundamento essa afirmação.
Como é as pessoas querendo ser especialista em acidentes aéreos !!! Natália por ser período de grande movimento não podemos para a avião!!! Esse Gerardo é especialista? O avião ✈️ KingAir não existem paraquedas??? Somente os aviões Cirrus tem paraquedas... Gente precisa chamar o especialista da aeronáutica... Se eu fosse UOL, retirava essa matéria fora do padrão... Que ridículos !!! Os comentários!!!!
Parabéns Sr.Portela, foi um show seus comentários técnicos sobre esta terrível tragédia.
Não dá para entender como decolaram com esse tempo! Colocar a própria vida e a da família e de outras pessoas em risco por causa de pressa.
Passar por cima da cidade?
E as condições do tempo?
King Air com para-quedas..... Jesus amado
Ainda nessa semana tivemos um outro acidente dessas proporções na Argentina no Aeroporto San Fernando onde um jato da empresa do River Plate atingiu também casas no fim da pista.
Que triste, força para toda a família, crianças entre as vítimas... meu Deus 😞
Uma pergunta que eu faria: Um avião poderia pousar nesse aeroporto naquela hora? Se um avião não poderia pousar, seria possível decolar?
A resposta para ambas as perguntas é não. E é não pelo fato que não havia a visibilidade necessária para um voo VFR (por regras visuais) e o aeroporto não é homologado (habilitado e nem capacitado) para voos por instrumentos (IFR).
Oxi e as 41 pessoas que morreram no ônibus, essa imprensa tá difícil
Foi falado também .. uma queda de um avião às chances de sobrevivência são mínimas .. estamos falando de uma condição de perigo muito maior .. não concordo com essa associação a acidentes de veículos terrestres que obviamente transitam em número muito maior que aeronaves
Então, já se está se presumindo que foi erro humano.
Uma das lições aprendidas é "não palpitar".
Palpitar não ajuda em nada.
Não tem nada de erro humano ainda, quem fala isso é irresponsável
@eli_cf33
É o que o entrevistado está insinuando no início do vídeo
@eijihashimoto ele não sabe nada nem da aeronave, ele foi muito irresponsável culpando o piloto, não se pode fazer isso. Esse avião era um piper, ele tem condições de fazer vôo por instrumentos.
O especialista falou que as condições eram limitações pra aeronave, e não é.
O Povo não está Bem aí ...
Eles Tem Pressa, e com essas Pessoas não Existe Limites ou Consequências, o que vale é se dar " Bem "( Aspas )
O Cara era Paulista e estava com a família lá... tem nada a ver com o povo daquela local.
@Gustavo-Padilha
Pois é tinha pressa de fazer outra Agenda , o cara era Empresário forte e com certeza , deveria ter outros Compromissos hoje a Tarde/Noite .
E o Pior a mãe dele também morreu de acidente Aéreo no passado .
Não vimos nenhum debate sobre o acidente do ônibus que vitimou 38 em MG... infelizmente o acidente de avião foi uma dezena de vitimas. A omissão das autoridades em relação aos transportes e regras de segurança e fiscalização não são cumpridas, e ninguém se importa até acontecer com alguém da família!
Infelizmente o que domina é quem tem dinheiro 💰
@kendall9056 passou muitas reportagem, inclusive o motorista da carreta acho que já foi preso
Meus sentimentos aos familiares! Prefiro esperar os laudos oficiais para opinar.
É preciso saber qual era q visibilidade da piata no momento da decolagem. Se era igual ou maior a 800 mts ele poderia decolar, caso contrário não. Esta aeronave também era equipada com instrumentos que permite fazer o vôo utilizando-se deles. Na decolagem, nao tem duvida quanto a altitude a ser estabelecida portanto eu nao vejo o tempo como sendo responsavel pela queda, mais provável que seja um problema na aeronave.
Gostaria de uma cobertura igual a essa sobre o acidente com o ônibus em MG
No minimo curioso. Acidente terrestre com 38/41 mortos, quase nenhum comentario e/ou cobertura consistente. Pobres, ne! Ai, agora essa loucura!!! Nao sou insensivel, sou realista. Alguem, por acaso, concorda comigo?
Os que fazem matérias ou falam em jornais não andam de ônibus,sim em aviões igual esse teco teco ai,que não aguenta vento e chuva
Possiveis causas e fatos : tempo abaixo dos minimos,(o piloto era certificado para voar IFR?)desorientação espacial,voo controlado contra o solo? falha de equipamento/motores? Alguma discrepancia com peso/balanceamento? Vamos ver o que causou essa tragédia!
Vi um caso idêntico nos EUA, um empresário que quase nunca pilotava levou toda a familia a morte em uma aeronave pequena . Como "pilotos" eles foram excelentes empresários que levaram suas famílias para descansar em paz 🕊, sem que eles quisessem .
Perdas humanas, se houve erro do piloto pagou com a sua vida e a dos outros. Fora o caos causada na cidade turística de Gramado. O RS passou por uma grande provação esse ano que finda. Que Deus abençoe o Brasil e seu Povo.
Para né kkkkk esse é o especialista ? O king air que o Ministro do stf caiu nunca teve paraquedas. Meu amigo só se você encomendou um king air com paraquedas, vá se informar meu senhor, antes de falar m…..
ESSA TRAGÉDIA ANUCIADA PODERIA TER SIDO EVITADA SE ESSE PILOTO TIVESSE TIDO A PACIÊNCIA DE AGUARDAR POR UM MOMENTO MAIS OPORTUNO PRA DECOLAR VENDO QUE AS CONDIÇÕES NAQUELE MOMENTO ERAM RUINS E TBM O FATO DE NÃO TER NO ÓRGÃO COMPETENTE REGRAS NORMAS PRA QUE ESSES PILOTOS AMADORES NÃO COMETAM ESTAS IRRESPONSABILIDADES !!!
Ninguém autorizou, o próprio piloto tomou a decisão, e parece bem irresponsável, tempo chuvoso, neblina densa, visibilidade impossível.
O "especialista" declarou que o King Air tem "paraquedas"? Faça-me o Favor!!!
Nossa! Estou pasma com a repercussão
Não vi essa comoção toda com os mais de 30 mortos no acidente de ônibus em Minas Gerais
Inclusive com as criança que morreram carbonizadas
Posso ser sincera? Soube e fechei os olhos não tive coragem mas chorei.. rezei não tive coragem... repercutiu no meu coração...que tragédia...😢
Não deveria ter co-piloto? E se um único piloto tivesse um surto, AVC, ataque cardíaco etc?
Um absurdo esse avião ter decolado com esse clima adverso e sobre a cidade. O aeroporto devia impedir a todo custo.
MÃE DELE QUIS REGISTRAR COMO GERALDO E CARTÓRIO ENTENDEU GERARDO
@@LauraMachado-bv1dm isso é super relevante para a matéria, obrigado pela info.
Não existe aeroporto em Canela, e sim um aeródromo. Quem decide se decola ou não, é o piloto.
@@alexandrenique1463 neste caso deveria ser proibido decolar perto da cidade, não só pelos passageiros mas por causa da população também . Caso de polícia um piloto colocar em risco a população e os passageiros. Falha das políticas administrativas locais. Naão podem permitir tais perigos, por um piloto temerário.
O piloto foi totalmente irresponsável, não há outra explicarão, e matou a própria familia ... Não havia NENHUMA visibilidade no momento da decolagem, e a aeronave não deveria decolar. Simples.
Já procurando culpado ? O moçaaa, noção ok ? RESPEITOOOO, sai da carniça.
O cara viu o tempo ruim e mesmo assim colocou a vida da família toda em risco!!! Complicado.
Putaqueopariu!!! King Air tem paraquedas…acabou o especialista!!! Vai falar bobagem assim lá em Brasilia!! Meu Deus!
Vão falar sobre o acidente da BR 116?
Já são 48 mortos lá.
Por que tanta ênfase nesse acidente de avião? A Internet só fala nisso.
O acidente do avião tinha ricos o do ônibus não. A preferência de audiência claroque tem que ser do avião
Caiu uma ponte com veículos e vocês não noticiam!!!?
Gente
Eu moro na serra gaúcha ao lado do aeroclube
De Garibaldi isso não acontece aqui
Ninguém levanta vooo sem condições nem helicóptero nem bi motor e ném jato.
Canela e gramado
nós últimos anos tem variáveis em tempo e temperatura neblina acontecendo direto,ao longo do dia ...
Negligência do dono dessa aeronave irresponsável como piloto
Aeroporto não tem torre de controle , provavelmente não tem procedimento de subida , não sei se têm procedimento de descida , o aeródromo , pelo que se vê, estava fechado para vôo visual , há que se ver se o piloto estava habilitado para vôo por instrumento , caso o piloto não tenha habilitação IFR , este acidente pode ter sido desorientação espacial , este avião é muito bom.
Vão ter que mudar isso mesmo que o avião seja particular. Aeronáutica ou órgão competente vão ter que tomar atitude pra que aeronaves não suba nessas condições metereologicas. Ou será que o empresário nao se sentiu mau ??
Auto confiança em demasia do comandante, mau tempo e aeródromo deficiente em auxílio ao vôo, infelizmente o resultado é esse!!
É um erro emitir qualquer opinião antes de encerrada a investigação pelos órgãos competentes 😮
King air com paraquedas? Ta maluco cmte?
Sempre há vôos panorâmicos de Canela para Gramado quando em condições normais de tempo. Na decolagem ele deveria o piloto ter se garantido nos instrumentos. O que aconteceu foi tentar sobrevoar Gramado para verificar o rumo de vôo. Deu errado porque perdeu noção de horizonte e foi em direção ao solo.
Voo por instrumentos, você não olha para fora do avião.
Como que um aeroporto de um local turismo não ter controle de vôo de decolagens que passam por cima da cidade tão movimentada ?
Imagine se esse avião não cai no centro de Gramado cheio de turistas e ainda mais nessa época!
Teori ???
"-Estamos muito felizes, apesar de tudo..." o cara é um claro psicopata .
pela especificacao da aeronave que esta sendo divulgado por ai tem capacidade de 7 passageiros e dois tripulantes alguem poderia estar na posicao de segundo tripulante ? ,e tocado acidentalmente em algum controle e mais e o oitavo passageiro como estava acomodado quanta incognita ???
o vôo era de risco, o piloto fez sabendo que as condições visuais não eram ideais... Logo ele assumiu o risco e deu m... Eu acho que isso não é sobre aprender com os erros, é sobre pessoas inconsequentes mesmo.
Na aviação não podem existir: "Acho que dá", "tem gente me vendo" e "acho que fiz". São regras básicas, não existe espaço pra sua suposição de que vai conseguir algo no limite ou próximo dele, apenas não faça o que não é o mais próximo da perfeição
A área central de Gramado está cada vez mais super-impermeabilizada e desarborizada. Isso significa que haverá cada vez mais turbulências atmosféricas que trarão este tipo de conseqüência.
Com todo o respeito, ele é tudo menos especialista !!!
Piloto irresponsavel pelo visto
E sempre esses Avioes pequenos tipo. Taxi Aéreo caindo
E a tragédia do ônibus? Dezenas de pessoas perderam a vida ninguém fala. Estavam indo de ônibus Pobres
Esse especialista me fez lembrar do técnico na chape ( esqueci o nome dele ).
Meus pêsames aos familiares
Sempre a hipocrisia impera nesses eventos, o povo do ônibus ninguém fala agora esse avião todo mundo falando ou seja a dor do pobre nesse país nunca tem valor.
A responsabilidade é sempre de quem morreu.
Com certeza a arrogância de alguém levantou essa aeronave, entendedores entenderão!!!
não colocar culpa niguem teco teco cai atoa eu não tenho coragem de voar em teco teco com tempo banhu ja cai atoa imagina com tempo rui
King Air com paraquedas ?? Só na cabeça do “especialiste” . Tinha que dar entrevista pra UOL msm.
NUNCA IREI SOLICITAR CONSULTORIA EM ANALISE DE RISCO SABENDO QUE O NOBRE ENG DIZ QUE KIN AIS TEM PARAQUEDAS
Se fosse pro ser humano voar nasceriam com asas. Pode até ser "seguro" mas esse meio de transporte não te dará segunda chance. Triste realidade.
Nao sei nada de aviação, mas o peso da aeronave, associado ao clima no momento da decolagem levou queda.
King Air, com paraquedas?
Não existe isso. Besteira do suposto “especialista”.
A aeronave era homologada para IFR,e o piloto?
Não é só voar. Dirigir em dia de chuva é perigoso. E somente se deve fazer isto em uma emergência.
Alguns pontos que discordo:
1. Não há proibições para sobrevoar cidades, desde que sua aeronave seja homologada e tenha condições de realizar um voo seguro. Aviões não “caem do céu por besteira”, gente! Portanto, não há razão para evitar sobrevoá-las.
2. O Piper Cheyenne é uma aeronave super equipada para realizar esse tipo de voo. Caso ocorra uma falha em um instrumento ou no equipamento de GPS, seria uma falha de sistema, algo extremamente raro, mas possível. Nesse caso, seria um erro humano na construção do equipamento ou na engenharia do sistema. Porém, é importante destacar que esses equipamentos para voo por instrumentos são usados diariamente em milhares de voos, e qualquer problema recorrente já teria sido identificado.
3. A aeronave King Air não possui paraquedas! Como assim? Parei de assistir depois dessa afirmação.
Minha opinião:
Gente, vamos parar de fantasiar. Deixem o CENIPA investigar. Vi até comentários dizendo que o avião estava com cheiro de querosene… Claro! O motor dessa aeronave queima querosene de aviação!
Se o acidente foi causado por fator humano (erro de julgamento do piloto ou da manutenção) ou por falha de sistema, só saberemos após a investigação oficial.
Gente que triste situação, mas este Senhor sinta certo, com u também sou da área da engenharia e agora faço curso de mecânica da aviação, sou também entusiasta da aviação, e concordo com ele sobre o caso da aviação particular, está aviação é assistida com menos vigor n área da segurança, pode ser perceber o número de acidente que é proveniente por situação climatica, muitos casos mau planejamento do vôo, vôo sobre áreas de IMC ou IFR que é o caso que é necessário vôo com instrumentos, e para vôar por instrumentos é necessário a aeronave possuir tais instrumentos para isso, é necessário o piloto ter o registro para este tipo de operação e ele tem que ter proficiência para isso, ou seja uma boa experiência para isso por que assim como nosso amigo aí comentou no vídeo é o mesmo dormi e acordar no escuro você acaba perdendo a condição situacional e pode esbarra em móveis, tropeçar em algo... Aconteceu comigo uma ve na casa da minha irmã, dormi num quarto onde a porta era de correr, acordei no meio de madrugada e na hora de abrir a porta no escuro quase arranquei ela do lugar pq era e escorrer e não de dobrar, agora imagina um piloto sem poder enxergar a parte de fora, e o ouvido devido a velocidade e um eixo a mais que não costumamos usar e então ele passa a enganar faz você achar que tá descendo quando tá subindo, e pode também fazer acabar fazer achar que tá descendo mas o vôo tá nivelado a muitos casos de dados retirados das Caixas pretas onde o piloto tá aplicando o manche para cima em quanto a aeronave estava indo reto nivelado, e quando acaba a aeronave chega estimar de tanto que puxou, a casos da aeronave inverter em vôo e cair por que o piloto estava aplicando comando para cima mas invertido de cabeça para baixo...
Neste ano começou a passagem com este problema eu lembro no caso do helicóptero perdido nas festas de fim de ano, o piloto estava tentando buscar um buraco entre as nuvens, a aeronave não possuia instrumentos para este tipo de operação, oe emmao que tivesse o piloto não tinha certificação...
É triste mas estamos precisando de fazer uma reforma nesta área da aviação privada.
Por causa de um Leigo em aviação, ignorante no que realmente houve, fica comentando baboseira e
todos os demais vão atrás do papo furado. Essa aeronave é Homologada IFR e a voar em qualquer tempo.
Vocês da mídia, deveriam perguntar em quem poderia dar as respostas, nesse caso o CENIPA!!!
Você tem razão em parte José Carlos. As respostas terão que ser dadas pelo CENIPA e o avião era homologado IFR. E esse comentarista de “especialista” não tem nada, mostra isso quando fala a bobagem que o King Air tem paraquedas! Mas esse voo, ao contrário do que você deixa implícito, não poderia ter iniciado. Não basta a aeronave ser homologada IFR, o aeródromo também tem que ter os auxílios necessários para esse tipo de voo e ser igualmente homologado. O de Canela-RS não é. E ainda resta saber se o piloto tinha habilitação IFR, o terceiro requisito necessário.
Com todo o respeito ao profissional (especialista) mas o que vimos em Gramado foi um erro básico, provavelmente já ocorreu anteriormente não só com essa aeronave mas com outras, porém nesse caso ocorreu o acidente com 100% de fatalidade dos ocupantes mais alguns em solo no centro de uma cidade famosa pela sua indústria turística. Na maioria das vezes a queda não ocorre em lugar onde tem essa repercussão !!! Qualquer piloto sabe que não era possível decolar naquela situação caso fosse respeitada as regras de voo !!! Resumindo, o que vimos foi um antigo acidente para um piloto inexperiente, imprudente ou irresponsável !!!