Falou sobre o confinamento,mas esqueceu a falta do convivio familiar.Sem falar aos que prestam serviço em submarinos.Realmente a imposição de hierarquia na marinha,exige uma forma diferenciada das forças armadas terrestres,justamente pela carência afetiva que sobrecarrega o estado psíquico de cada tripulante.O,o superior hierárquico de subordinados nesta situaçao,deve beirar a um tratamento mais fraterno aliado ao fator disciplina Nao que se coloque os oficiais de forma diferente,quanto ao isolacionismo social.. Mas considerando a situação financeira entre os praças e oficiais,se torna evidente que a preocupação com o bem estar dos familiares de cada classe se tornam bem diferentes nas dificuldades do dia a dia.Se bem,que a grande vantagem na formação do marinheiro militar, seria a possibilidade de prioridade de emprego na marinha mercante,onde não parece haver este conflito de autoritarismo e com melhores remunerações, mas como possibilitar empregos nesta área se o país com uma das maiores extensão litorânea do mundo,não faz uso da navegação por cabotagem.
Isto é real mesmo!!! Alguns meses atrás fui levar meu filho, que havia passado na prova dos bombeiros, para apresentar os exames de saúde e fiquei admirado em ver que um grande contingente dos que ali estavam se apresentando eram justamente militares efetivos da Marinha.
Meu vizinho em 1994 saiu sargento do exército e eu em 1995 entrei no corpo de bombeiros como soldado, hoje em 2024 meu vizinho é subtenente e eu sou major. Além dos salários melhores e vantagens, tem condição de fazer prova interna e subir mais rapido
O seu vizinho é sub porque não buscou estudar,. até mesmo que, o final de carreira de quem entra como Sargento no EB é o posto de Capitão! Eu tenho um primo que entrou na Marinha como aprendiz de marinheiro, estudou, fez faculdade de pedagogia e fez o concurso interno para ser oficial e hoje é Capitão de Corveta.
@@jricardoalmeida5702o meu sobrinho se formou-se em 2019 como engenheiro da Marinha como primeiro Tenente mas como se aposentar se aposentará como Capitão talvez Capitão de corveta mas não chega a Almirante
@@natanaelcarvalho3226 Capitão de corveta, só se ele fizer muito corpo mole! O final de carreira para o quadro de engenharia, saúde (médicos) bem como os militares do quadro complementar, geralmente, é o Capitão de Mar e Guerra! O seu sobrinho, quando chegar ao posto de Capitão de Mar e Guerra, poderá, após fazer o curso da ESG (Escola Superior de Guerra) se candidatar ao posto de Almirante, que passará por uma avaliação do alto comando da Marinha. Ele poderá chegar no máximo, a Vice-almirante, mas é sim muito difícil chegar a este posto. Para chegar a almirante de esquadra, somente os oficiais formados pela Escola Naval.
Major? Como ? Sem escola o máximo é capitão!!!! Eu fui da aeronáutica, aposentei como Coronel, mas meu pai foi bombeiro militar, aposentou como Tenente-coronel !
Infelizmente, na Marinha tem a história de João Cândido Felisberto, Revolta da Chibata, ou seja, o praça e tratado exatamente hoje em virtude do fato histórico.
A verdade mais verdadeira que já ouvi sobre as FA, parabéns pelo vídeo, mesmo vc sendo excelente profissional, não te respeitam. Olha que passei 30 anos na Marinha.
Servi a Marinha por 8 anos e dei baixa mesmo passando na prova de sargento. Foi a pior experiência que tive onde me deparei com trabalho praticamente escravo, bosalidade e falta de companheirismo. Fiquei doente lá dentro, adquiri uma depressão brava. Tomara que as forças armadas cheguem à beira da falência para que o governo e os oficiais aprendam a valorizar os praças que é quem põe as OMs para funcionar.
SOU DE SANTOS-SP, CONHECI UM AMIGO 1° SGT DA MARINHA DE GUERRA DO QUAL PERGUNTEI SE ERA MENOS RIGOR DO QUE AS OUTRAS ARMAS. ELE RESPONDEU QUE OS SUBTERNOS COMO ELE, ABAIXO DE OFICIAIS, SÃO TRATADOS COMO ESPARROS.
É bem comum essa mudança. Até 3 Sgt é super atrativo voltar a ser soldado na PM, principalmente no CFN. Fui fuzileiro por 03 anos, e o que mais me incomodava era a questão da escala. Onde trabalhei minha escala chegou a 1x1 com expediente (24+12) por muitos meses. Só dava tempo de ir em casa lavar roupa e voltar. É uma coisa inimaginável para qualquer pessoa comum, difícil até de explicar. E tudo isso que o professor colocou no vídeo, e vai muito além, mas muito mesmo!
Alexandre, em complemento as suas colocações, obviamente em anonimato, e com o intuito de ajudar as pessoas como eu fui um dia, mesmo na época, não havendo muitas informações como hoje em dia: Eu sou filho de militar das FFAA, meu pai foi Marinheiro, posteriormente se formou pela EEAR e, ao fim da carreira, cursou o EAOF e foi para a RR como Cap; ele sempre me direcionou para a carreira militar...fiz concurso para o CN, EsPCEx, EPCAr... não passei! Dps, pela idade fiz EEAR e EsSA...Mas, no fundo, o que eu buscava era uma carreira semelhante à Polícia Militar, mas a carreira na PM ainda não era muito divulgada. Pois bem, descobri a APM D. João VI onde se formam os Oficiais da PM. E, então, busquei fazer provas para lá. Pela idade, acabei indo para a EsSA, fiquei quase 3 anos na instituição. Com todo o respeito, lá se aprende muita coisa sim mas... Graças a Deus, aos 22 anos, consegui entrar na APM, fiz o CFO e hoje, só agradeço a Deus pela carreira que tenho. Hoje, estou com 16 anos na PMERJ. A carreira não é fácil não! Muitos óbices, muitas dificuldades, mas hoje em dia me sinto muito feliz e deixo aqui algumas observações, em complemento as suas colocações por quem vive: 1) De fato, um SD PM ganha o equiparado a um 2SGT das FFAA. E, ainda, se considerar que ele trabalha em escala...Um detalhe, quem faz RAS e/ou PROEIS (sv na folga) você ganha muito mais...; 2) Não se enganem, a hierarquia na PM é rígida sim. O que ocorre, de fato, é que o serviço é na rua e o oponente é outro...logo isso une os policiais. Numa operação ou mesmo no dia a dia o tiro, o ataque não escolhe hierarquia, logo, isso une. Então, os Capitães e Tenentes que estão mais na rua tendem a ter proximidade com a tropa (pode ser um SD recém formado). E outra, os Oficiais aqui, no início da carreira, recebem muitas orientações (sobre o terreno, ou como vulgarmente chamamos, da pista) dos Subtenentes e 1SGTs, ou seja, os Cap e Ten aqui meio que adquirem respeito/admiração por eles. Até porque os vemos como sobreviventes nesse mundo louco! 3) Sobre a carreira do Oficial em específico: um Cap aqui, até mesmo um 1Ten, tem uma maturidade infinitamente mais profunda que um Ten de FFAA, geralmente vaidoso, que se acha um super dotado por ter feito EN, AMAN e AFA (não menosprezando, tenho muito respeito); outra, aqui, de fato o Oficial geralmente folga após seu serviço, porém, um Tenente da PM não passa suas 24h olhando o rancho, fazendo a bandeira, tomando conta de recruta em guarita, é de verdade... talvez, por isso a folga... É por aí... Boa sorte! Abram a cabeça...
Irmão, sou ex MB (EAMSC 2001) e ex SGT do EB (ESA/Infantaria 2004) e nunca vi um comenário tão perfeito quando o que você trouxe nesse vídeo. Em 2009, ou seja, há 15 anos fui liberto desse regime opressor e tornei-me policial rodoviário federal e hoje já estou na última classe da carreira , sou o servidor público mais feliz do universo. Nossas FFAA pararam no tempo, por isso, todo mundo quer meter o pé de lá. Na MB só tive contato com doentes egressos da Escola Naval, no Exército a fossa é bem menos profunda. Parabéns pelas excelentes reflexões. Ganhou um inscrito.
Parabéns, Leitão! Servi contigo na F-47, Fragata Dodsworth, em 2002. Diferente do relato do amigo, passei meus 24 anos de serviço embarcado em diversos navios. Foi onde fui muito feliz e encontrei minha verdadeira vocação. A rotina e o serviço são assuntos sensíveis, principalmente para quem atua no setor operativo. As exigências físicas, emocionais e profissionais são grandes, mas, para mim, sempre valeram a pena, mesmo recebendo pouco. Tive a oportunidade de conhecer diversos países, algo que seria inimaginável, tendo em vista minha origem. No entanto, um ponto que merece atenção é a parte financeira, que impacta diretamente muitos militares. Hoje em dia, é comum ver colegas complementando a renda em atividades como motorista de aplicativo ou outros trabalhos durante as folgas. Alguns até preferem não viajar em missões, por ser mais rentável. Isso reflete os desafios que a classe enfrenta para manter a qualidade de vida enquanto continua a servir com dedicação e profissionalismo. A questão do novo ajuste do tempo de serviço foi um golpe baixo e traiçoeiro, deixando-me bastante apreensivo e até desmotivado. Ainda não completei o tempo necessário para me aposentar, e isso me preocupa, pois sinto que minha dedicação de décadas não está sendo valorizada. Apesar disso, reconheço que a experiência vivida na Marinha me moldou de forma única. Trabalhar em embarcações e integrar equipes que compartilhavam valores como disciplina, camaradagem e resiliência foi uma verdadeira escola de vida. Por outro lado, o aumento do tempo de serviço trouxe um peso psicológico difícil de administrar. Essa mudança inesperada afeta os planos e gera um sentimento de frustração, pois muitos militares sentem que seu esforço e compromisso ao longo das décadas não são devidamente reconhecidos. Olhando para trás, penso que poderia ter explorado outras oportunidades enquanto ainda tinha energia e flexibilidade. Mas, ao mesmo tempo, não me arrependo totalmente, porque sei que fiz o meu melhor para honrar a farda e servir ao meu país. Agora, sigo buscando alternativas para complementar minha renda e garantir um futuro mais estável. Espero que as futuras gerações de militares possam desfrutar de melhores condições, tanto financeiras quanto estruturais, e que o valor de seu trabalho seja mais amplamente reconhecido pela sociedade e pelo governo. Afinal, quem dedica sua vida ao serviço merece respeito, estabilidade e dignidade.
Primeiramente parabéns pelo vídeo...E espero que esse vídeo alcance a todos os jovens que pensam que a vida militar na marinha é sonho e glamour ...sou militar da ativa na marinha e sou de esquadra o que vivêncio nesses anos de dedicação e suor não está nem perto do que o praça merece zero respeito e empatia, como vc mesmo disse não há nenhum e qualquer tipo reconhecimento e algo q não foi citado foi as nossas avaliações para permanência na carreira que são dadas de forma totalmente parcial e sem nenhum critério prejudicando de tal forma que o praça se mantém cada vez mais refém e oprimido.
Acho que pra quem nn tinha nada, pelo menos a vida militar é algo bom né, eu vou ir ano que vem pra eam, mas penso em fazer um concurso pra oficial futuramente com faculdade, eu ia entrar pro Fuzileiro Naval mas a carreira da gola é infinitamente melhor, nn tenho aptidão nenhuma pra ser policial mas uma coisa eu tenho que concordar que o salário é bom.
@@victoralexandrenavy Sim é um bom começo mas o tempo pra concluir sua faculdade ou estudar pra sair depois que ingressar que vai ser o motivo da debandada citada no vídeo é ser for pra esquadra vc vai ser muito e exigido vc tem noção pois os meios estão muitos sucateados e em condições muitas das vezes inabitável mas isso não será um impeditivo para que vc seja exigido ao máximo fique depois do horário e concorrendo a uma escala de 2x1 com expediente . Se pretende usar a marinha como trampolim terá que ter muita força de vontade pois ela consome todo o seu tempo.. Mas parabéns de qualquer forma o ambiente quem faz somos nós e espero que vc vá para melhor escola de aprendiz depois de Havard é claro a EAMCE.
Valeu, Alexandre!!!! (Meu conterrâneo)? - Suas dicas/comentários foram mais do que suficientes para todos entenderem. Fiquei lá por 30 anos, os últimos 6 anos como Oficial (AA). Sai como CT. (Até o ano 2000, quando saí, já era assim mesmo com você falou). E atualmente, nessa situação...(de prestar continência para corruptos, vai piorar mais ainda). 👎👎👎👎👎Saí de Aracati em 1971 e em 72 cheguei ao Rio (sem perspectivas nenhuma do que iria enfrentar), mas resisti e sobrevivi. 🙏🙏🙏🙏🙏
Falou tudo, realmente o militarismo nas forças armadas ainda é muito arcaico e em alguns casos existem diversas formas de abusos dos oficiais para com os praças e a diferença é ainda pior quando se trata de um praça temporário (alistamento obrigatório)...
@@guilhermejr5349 o recruta ( soldado EV) é trata literalmente pior que cachorro, pra eles é lixo. não só pra oficiais, até cabo e sargento temporário trata recruta como lixo.
Cara, você falou tudo que eu vivenciei; acreditem, tudo isso é verdade. Quer ter paz na tua vida, fique longe das FFAA, principalmente da marinha; procure outra corporação.
Sou servidor do Detran/RR Agente de fiscalização e estou ganhando 12 mil bruto fazendo parte do conselho de trânsito. Graças a Deus sai das forças Armadas.
@@kleberricardo8602 o desgoverno, criou um gratificação de 2.500 para os praças da ativa, oficial intermediário tem outro valor,oficial sup.outro valor,quem já está em casa não recebe!
Parabéns pela matéria. Vc falou com propriedade. Continue nesta vertente. Hoje tá melhor, já foi pior. Mas o regime continua o mesmo. São poucos os oficiais que ver o praça como ser humano.
Sou SGT,estou agora na reserva,fui reformado com 28 anos de rua,fui com os proventos de 2⁰ tenente, conforme a lei de reforma,mais é cabuloso o serviço na PM, pisando em ovos com reformas nas leis.
Acredito que seja muito além do que foi falado no vídeo. A política atual desmoralizou as forças armadas, além de sucatear as estruturas militares. Um verdadeiro desmotivador. O ser humano gosta de reconhecimento, poder e sem falar do ego. O poder em estar na polícia é diferente!
Escala apertada, baixo salário, muita faxina, e muita humilhação vindo de oficial, a maioria sai por conta dessas coisas. A real é que a marinha não se importa com seus praças, a marinha é para oficiais.
o cara faz concurso pra terceiro sargento, se fode na "escolinha" por uns 2 anos recebendo salario ruim de aluno e sendo humiliado por superior. depois vai pra um quartel longe de tudo ,e vira comandante da guarda com escala bosta emendando com expediente de supervisor de faxina.
Concordo mano, moro vizinho ao exército é uma vergonha o que eu vejo lá, nem de longe parece os velhos tempos que eu via, pessoas altamente desmotivadas...
Eu fui Cabo do exército e precisei ir num quartel da marinha, pasmem, fiquei chocado em ver um sargento com fuzil tirando serviço de guarda numa escala apertada de 24x48. Enquanto minha escala era no máximo um serviço por semana
Fui fuzileiro na Marinha, e posso dizer que qualidade de vida é pouco. Vc não tem tempo para quase nada, principalmente para a família. Quando eu entrei, no ano de 2010, o soldado recebia menos de 1000 reais. Além disso, mesmo após ter feito o concurso, internamente tem de fazer mais as provas para cabo e depois sargento, caso não seja aprovado nessas provas internas dentro dos anos hábil, vc não se estabiliza e volta pra casa. Mas apesar desta e outras situações na carreira do naval, aprendi e cresci muito no corpo de fuzileiros , e tenho orgulho de ser fuzileiro. Não sou mais da ativa, sigo estudando para ser PC e dar uma melhor qualidade de vida a minha família.
Parabéns pela explicação no BRASIL O GOVERNO NAO VALORIZA SEUS MILITARES TANTOS MILITARES FEDERAIS E ESTADUAIS .MAS AINDA E MELHOR AS FORÇAS AUXILIARES QUE AS FORÇAS FEDERAIS.OS MILITARES SAO OS PRIMEIROS A LI HA DE FRENTE DO BRASIL
puxei 6 anos como fuzileiro naval no rio de janeiro foi o pior trabalho da minha vida sonhei em ser o rambo e virei faxineiro de farda hj estou na prefeitura do rj e ganho como 2 sargento e trabalho como um almirante hahahahaha
Sou PM e o convívio do militarismo Pm comparado com a época que servi Exército nem se compara. No exército a sensação que eu tinha é que estava em um hospício, os caras se referiam ao civil como pessoas inferiores, Oficial nal conversa com Praça. Na Pm existe uma camaradagem porque nossas ocorrências são verdadeiros gerenciamento de crise , pois, estamos realmente nas ruas enfim. Desejo toda sorte para todos que decidirem sair das Forças Armadas rumo a Polícia Militar e que se sintam úteis para a sociedade.
Fui praça da Marinha (Fuzileiro Naval) e concordo com cada palavra sua. Fiquei apenas 8 anos lá, realizei 2 sonhos, quando entrei e quando saí. Após 8 anos naquele sofrimento não via qualquer perspectiva de vida a curto prazo, tudo muito monótono, sem graça, desgastante, vida financeira sofrível, muito desgaste físico devido as horas viradas de trabalho de graça. Era tratado como cachorro pelos oficiais superiores, sempre arrogantes e desrespeitosos (salvo alguns), fui muitas vezes impedido de ir estudar ao final do expediente por besteira tipo cabelo... barba que nem grande estavam, algum amassado no uniforme, ou seja, eles não gostavam muito de quem queria estudar, eles queriam militares para ficar a bordo para realizar algumas tarefas que estavam pendentes e inventavam um monte de babaquices e nós eramos obrigados a cumprir as ordens deles, sob ameaça de nos punirem por qualquer besteira e prejudicar nossa carreira. Pedi minha baixa do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Fiz curso de eletricidade, comecei a trabalhar como técnico, entrei na faculdade, me profissionalizei, me formei, trabalhei em empresas multinacionais, viajei muito para o exterior a trabalho, procurei sempre ser um excelente profissional e hoje estou aposentado e viajando pelo Brasil todo, curtindo a vida, recebi um bom FGTS e participação de lucro nas empresas por onde passei, ganhei muitas horas extras, fiz minhas economias, Por onde passei sempre fui muito bem respeitado por ter sido Militar e hoje vivo muito bem e o que consegui após sair da Marinha jamais teria conseguido se estivesse ficado lá. Para quem está na Marinha e está na dúvida se sai ou não eu falo uma coisa.... irmão, as humilhações que você passa aí como praça (financeira e psicológica) já te tornaram uma pessoa forte o suficiente ao ponto de você encarar qualquer dificuldade com naturalidade ao sair daí. Acredite em você e não persista em algo que você está vendo que não te dará futuro. Vá estudar, a vida civil é cheia de incontáveis oportunidades, basta você correr atrás, estudar muito e mostrar o seu valor e ser reconhecido e respeitado por todos. Imagine você trabalhar em uma grande empresa onde você é respeitado do faxineiro ao diretor da empresa sem qualquer distinção, isso não tem preço. Se é pra ralar de graça é melhor ralá e ser reconhecido profissional e financeiramente. Boa sorte, corra atrás que a vida é curta! Obs. Nunca vi enquanto estive na Marinha, qualquer situação de incentivo ao estudo e crescimento dos praças, muito pelo contrário. Não sei hoje mas na minha época quanto mais burro e puxa saco de oficial fosse um praça, melhor ele seria pro sistema.
Esses oficiais são arrogantes porquê nunca participam de combate real.num combate real ficam pianinho senão serão mortos pela própria tropa.servi no exército por 9 anos o que você explanou eu assino embaixo.
Fui fuzileiro naval por 7 anos, 2015/2022 e sair de lá foi a melhor coisa que fiz da minha vida. Atualmente tenho vida social e sou bem mais feliz longe daquele lugar. hoje em dia muito naval está estudando pra sair, tanto é que a média pra ir a cabo está bem baixa ultimamente, como dito por um amigo que saiu recentemente.
Parabéns pela tua análise sobre a realidade da MB. Lembro do ano de 2007 quando era SD FN e comentei com um sargento que tava me preparando pro TAF da PP e ele riu de mim e falou que não compensava sair da Marinha. Hj eu como Policial Penal com 15 anos de atividades, trabalho 24/72 recebo 11 mil bruto. PS: Minha escala na marinha era geralmente 1x1 ou 2x1 fora a politicagem dentro das OMs que quem já viveu, sabe...
A verdade é que as ffas já acabaram faz tempo. Só quem está dentro dessas instituições sabe das injustiças e "escravidão" de trabalho que é. Fora que está "sem ninguém" nos setores das instituições. Uma pessoa chega a assumir 3, 4 funções. Parabéns pelo vídeo! De fato é o que acontece na prática
Parabéns, Alexandre ! Sua matéria sobre praças, oficiais, regime militar e salário das FFAA foi muita didática e esclarecedora sobre o assunto, somente que vivenciou essa humilhante situação tem argumentos para externar ao público civil a atual situação dos praças, sem perspectivas, baixos salários, sem reconhecimento, trabalhos e cobranças excessivas, leva o graduado ao extremo e em alguns casos a loucura, hoje não recomendo a carreira militar das FFAA a nenhum jovem, lamentável chegarmos a essa situação.
bom dia! sua informação sob a demandada de militares para a pmrj e outras instruções policiais foi ótima. já ouvi vc falando que cb da marinha de gola,+ nunca comentou sua especialidade. sucesso no canal. 🤝🤝
Eu era 2° SGT da FAB com 9 anos de serviço. Atualmente, Soldado PMDF. . Digo aos senhores, as coisas melhoraram muito. Sou muito mais respeitado como soldado e tenho mais autonomia e liberdade de trabalho do que como Sargento lá. O soldado chega a ganhar a mesma remuneração do Ten/Cap das Forças Armadas. O militarismo é muito diferente. Nem se compara as babaquices das FFAA. Além disso, quando sai, levei o tempo de serviço e gozei licença especial. Enfim... Aos que puderem sair, sigam seus rumos. A vida fora das FFAA é melhor pro combatente, que levará a disciplina, audácia e resiliência pro mundo externo e se tornará, em muitos casos, muito destacado em seu novo ambiente de trabalho. Força e Honra.
Infelizmente nunca tivemos vontade política dos nossos Generais em ajudar a tropa, sempre pensaram neles, legislaram na MP 2215 e na Lei Perversa 13.954, dividiu as classes e quebrou a paridade.
Concordo com tudo que vc falou, fui cabo dei baixa da MB e nao me arrependo esses oficiais da marinha olham para os praças com desprezo e bem como ele falou no vídeo.
Nunca servi a Marinha, mas já apoiei a operação formosa quando era do exército, e eu vi o sanha dos praças, sargento da marinha puxava o msm serviço que eu, sendo que eu era soldado.
Tenho hoje 9 anos de exército, contando 2 anos de formação e saio 2* Sgt esse ano, então tenho propriedade no ique vou dizer: As forças armadas acabaram! Hoje o EB é um antro político onde o oficial caga para a tropa afim de fazer políticas para galgarem duas promoções. O soldo é ruim , comparado ao funcionarismo público em geral, a escala é péssima ( Expediente integral de segunda a sexta+ serviço 24h). Eu com 9 anos de exercito ainda forno recruta e tiro guarda, enquanto outros com menos tempo de serviço nem isso fazem mais, por questões de vontade do comandante. A sociedade não respeita mais, o militar do exército na rua é um coitado, inclusive o oficial, é por isso que eles fazem o que fazem na caserna, o único lugar que eles têm alguma autoridade ainda. Tem cara de minha turma que hoje é perito, PRF , advogado e até caminhoneiro e todos falam o mesmo: a liberdade e satisfação por estar fazendo alguma coisa realmente útil é outra! Eu estou estudando para ir embora também,assim como muitos outros de minha turma. Mas confesso que sinto+me triste por isso. Eu amo meu país, o exercito foi meu primeiro emprego e minha primeira grande conquista, hoje vejo a serviço de quem ele está e não é isso que quero para meu futuro. Espero de coração que isso mude um dia, mas , olhando com os olhos que vejo a força hoje, isso não vai acontecer tão cedo.
Me identifico com essa sua história, mas só não entendi a quem o exército está a serviço pq o militarismo das FA sempre foram uma merda independente de quem está no poder.
Quando eu digo a quem está servindo, eu quero dizer que o exercito é uma força a revelia dos Oficiais. Serve apenas a estes, que o usam como algo de sua posse, entende? Não tô falando do espectro político
E qdo o governo mexer na integralidade da aposentadoria qdo o militar for p reserva. Vai sair ate sub oficial. Pq a questão da estabilidade ja mudou faz tempo. Eu to vendo o cara CB da marinha tendo servido 8 anos em navio sugado p caramba totalmente insalubridade. Com meso de ir embora e nao estabilizar . Simplesmente pq a forca acha que o efetivo ta alto.
Tenho um amigo que era sgt de carreira o mesmo hoje é da polícia militar do Ceará ele é do raio o mesmo disse que no exército é muita babaquice e sem contar com os oficiais que pegam nó pé dos peças.
@@gabrielalfredo7991 Falou em ganhar muito falou em concursos de nivel superior: CFOs, PRF, PF, ou Fiscais. 8500 pode não ser o melhor salário ( A DEPENDER DO CUSTO DE VIDA DE ONDE MORA), mas com certeza é preferível ganhar 5k- 8k como SOLDADO da pm ou bombeiro a ganhar 4k- 5k como SARGENTO das forças armadas trabalhando mais de 80 horas semanais.
Fui Naval e vc falou tudo, é isso mesmo, cumpri meus 3 anos e saí fora, mesmo tento todas as pontuações para cursar, la vc ter família é complicado também. Só agradeço a experiência e os amigos (Campas eternos) que fazemos la.
Essa Força desmerece as Praças,esses são tratados como serviçais dos Oficiais!
Vdd essa afirmativa.
Desde a época do meu pai era assim (e tenho 50 anos hoje).
Sem contar o assédio.
Grande absurdo, mas é a realidade.... Então estudar sempre será o melhor caminho.
Sou militar da Marinha, prestes a completar 15 anos de casa. Concordo com tudo que você disse!
Sou SO-SB RM1 há 3 anos, fera, e também concordo com vocês. Infelizmente!!!
Com 15 anos eu passei no colégio naval, mas não fui. Maior arrependimento da vida.
Sério? Parabéns você merece.
Bom para a PMRJ. Já pega gente qualificada, melhor se for fuzileiros.
A decadência que a marinha Brasileira se encontra e vergonhosa
Graças a Deus meu marido saiu da marinha, melhor coisa da vida 😊
Falou sobre o confinamento,mas esqueceu a falta do convivio familiar.Sem falar aos que prestam serviço em submarinos.Realmente a imposição de hierarquia na marinha,exige uma forma diferenciada das forças armadas terrestres,justamente pela carência afetiva que sobrecarrega o estado psíquico de cada tripulante.O,o superior hierárquico de subordinados nesta situaçao,deve beirar a um tratamento mais fraterno aliado ao fator disciplina Nao que se coloque os oficiais de forma diferente,quanto ao isolacionismo social..
Mas considerando a situação financeira entre os praças e oficiais,se torna evidente que a preocupação com o bem estar dos familiares de cada classe se tornam bem diferentes nas dificuldades do dia a dia.Se bem,que a grande vantagem na formação do marinheiro militar, seria a possibilidade de prioridade de emprego na marinha mercante,onde não parece haver este conflito de autoritarismo e com melhores remunerações, mas como possibilitar empregos nesta área se o país com uma das maiores extensão litorânea do mundo,não faz uso da navegação por cabotagem.
Folgo em saber que esses valorosos guerreiros estão fortalecer nossa PMERJ.
Isto é real mesmo!!! Alguns meses atrás fui levar meu filho, que havia passado na prova dos bombeiros, para apresentar os exames de saúde e fiquei admirado em ver que um grande contingente dos que ali estavam se apresentando eram justamente militares efetivos da Marinha.
Meu vizinho em 1994 saiu sargento do exército e eu em 1995 entrei no corpo de bombeiros como soldado, hoje em 2024 meu vizinho é subtenente e eu sou major. Além dos salários melhores e vantagens, tem condição de fazer prova interna e subir mais rapido
O seu vizinho é sub porque não buscou estudar,. até mesmo que, o final de carreira de quem entra como Sargento no EB é o posto de Capitão!
Eu tenho um primo que entrou na Marinha como aprendiz de marinheiro, estudou, fez faculdade de pedagogia e fez o concurso interno para ser oficial e hoje é Capitão de Corveta.
@@jricardoalmeida5702o meu sobrinho se formou-se em 2019 como engenheiro da Marinha como primeiro Tenente mas como se aposentar se aposentará como Capitão talvez Capitão de corveta mas não chega a Almirante
@@natanaelcarvalho3226 Capitão de corveta, só se ele fizer muito corpo mole! O final de carreira para o quadro de engenharia, saúde (médicos) bem como os militares do quadro complementar, geralmente, é o Capitão de Mar e Guerra! O seu sobrinho, quando chegar ao posto de Capitão de Mar e Guerra, poderá, após fazer o curso da ESG (Escola Superior de Guerra) se candidatar ao posto de Almirante, que passará por uma avaliação do alto comando da Marinha. Ele poderá chegar no máximo, a Vice-almirante, mas é sim muito difícil chegar a este posto. Para chegar a almirante de esquadra, somente os oficiais formados pela Escola Naval.
Major? Como ? Sem escola o máximo é capitão!!!!
Eu fui da aeronáutica, aposentei como Coronel, mas meu pai foi bombeiro militar, aposentou como Tenente-coronel !
A Marinha só valoriza oficial, o tratamento e outro, praça na Marinha é pião de obra
Exército também. São dão 20 tiros de fuzil e nenhum treinamento mais. Só quartel e trabalho braçal e nada mais.
No exército também.parece que não academia só aprendem a perseguir praças.
No Exército é a mesma coisa.
Entra para ESCOLA NAVAL E DIFÍCIL né?
entra para AMAN, E voce vai capinar,lavar,privada ,para isso que tem soldado entendeu,?
Infelizmente, na Marinha tem a história de João Cândido Felisberto, Revolta da Chibata, ou seja, o praça e tratado exatamente hoje em virtude do fato histórico.
A Marinha humilha demais pra quem não é sub ou oficial ,e conheço muita gente saindo da Marinha por falta de reconhecimento.
Oficiais só gostam de mordomias e bajulação.
Fui da Marinha por 30 anos. E a escala de serviço é muito difícil.
Fui fuzileiro durante 9 anos turma ll/07 , concordo com plenamente! Vídeo muito bem explicado.
A verdade mais verdadeira que já ouvi sobre as FA, parabéns pelo vídeo, mesmo vc sendo excelente profissional, não te respeitam. Olha que passei 30 anos na Marinha.
Servi a Marinha por 8 anos e dei baixa mesmo passando na prova de sargento. Foi a pior experiência que tive onde me deparei com trabalho praticamente escravo, bosalidade e falta de companheirismo. Fiquei doente lá dentro, adquiri uma depressão brava. Tomara que as forças armadas cheguem à beira da falência para que o governo e os oficiais aprendam a valorizar os praças que é quem põe as OMs para funcionar.
PARABENS! VC FOI BEM ESCLARECEDOR SOBRE O ASSUNTO.
Na PM a guerra é real, ainda mais aqui no RJ, tenham isso em mente.
TROCAR O MAR PELAS ESCADAS DAS FAVELAS; COM MUITOS BANDIDOS ARMADOS
Gostei👏👏vc falou com propriedade no assunto;forças armadas só é bom para oficiais👍🏿.
Sou ex-militar da gola, da EAMES, e sou funcionário publico hoje em dia... não me arrependo da minha escolha.
Eu tbm, tbm EAMES 😂 o problema já é antigo pelo visto kkkkk dei baixa 2022
Muito antigo kkk
Só da turma 2014 foram mais de 90 na rota antes de cursar a sargento
SOU DE SANTOS-SP, CONHECI UM AMIGO 1° SGT DA MARINHA DE GUERRA DO QUAL PERGUNTEI SE ERA MENOS RIGOR DO QUE AS OUTRAS ARMAS. ELE RESPONDEU QUE OS SUBTERNOS COMO ELE, ABAIXO DE OFICIAIS, SÃO TRATADOS COMO ESPARROS.
É bem comum essa mudança. Até 3 Sgt é super atrativo voltar a ser soldado na PM, principalmente no CFN. Fui fuzileiro por 03 anos, e o que mais me incomodava era a questão da escala. Onde trabalhei minha escala chegou a 1x1 com expediente (24+12) por muitos meses. Só dava tempo de ir em casa lavar roupa e voltar. É uma coisa inimaginável para qualquer pessoa comum, difícil até de explicar. E tudo isso que o professor colocou no vídeo, e vai muito além, mas muito mesmo!
Que turma?
Mas como isso é permitido mano?
Eu saí dessa vida de merda. Hj ganhou 12 mil como servidor público civil, vida tranquila.
@@apolohermeson7202 1/2014
@@papiro1700 Não tem fiscalização nenhuma, os superiores hierárquicos fazem o que quer.
Alexandre, em complemento as suas colocações, obviamente em anonimato, e com o intuito de ajudar as pessoas como eu fui um dia, mesmo na época, não havendo muitas informações como hoje em dia:
Eu sou filho de militar das FFAA, meu pai foi Marinheiro, posteriormente se formou pela EEAR e, ao fim da carreira, cursou o EAOF e foi para a RR como Cap; ele sempre me direcionou para a carreira militar...fiz concurso para o CN, EsPCEx, EPCAr... não passei! Dps, pela idade fiz EEAR e EsSA...Mas, no fundo, o que eu buscava era uma carreira semelhante à Polícia Militar, mas a carreira na PM ainda não era muito divulgada. Pois bem, descobri a APM D. João VI onde se formam os Oficiais da PM. E, então, busquei fazer provas para lá. Pela idade, acabei indo para a EsSA, fiquei quase 3 anos na instituição. Com todo o respeito, lá se aprende muita coisa sim mas... Graças a Deus, aos 22 anos, consegui entrar na APM, fiz o CFO e hoje, só agradeço a Deus pela carreira que tenho. Hoje, estou com 16 anos na PMERJ. A carreira não é fácil não! Muitos óbices, muitas dificuldades, mas hoje em dia me sinto muito feliz e deixo aqui algumas observações, em complemento as suas colocações por quem vive:
1) De fato, um SD PM ganha o equiparado a um 2SGT das FFAA. E, ainda, se considerar que ele trabalha em escala...Um detalhe, quem faz RAS e/ou PROEIS (sv na folga) você ganha muito mais...;
2) Não se enganem, a hierarquia na PM é rígida sim. O que ocorre, de fato, é que o serviço é na rua e o oponente é outro...logo isso une os policiais. Numa operação ou mesmo no dia a dia o tiro, o ataque não escolhe hierarquia, logo, isso une. Então, os Capitães e Tenentes que estão mais na rua tendem a ter proximidade com a tropa (pode ser um SD recém formado). E outra, os Oficiais aqui, no início da carreira, recebem muitas orientações (sobre o terreno, ou como vulgarmente chamamos, da pista) dos Subtenentes e 1SGTs, ou seja, os Cap e Ten aqui meio que adquirem respeito/admiração por eles. Até porque os vemos como sobreviventes nesse mundo louco!
3) Sobre a carreira do Oficial em específico: um Cap aqui, até mesmo um 1Ten, tem uma maturidade infinitamente mais profunda que um Ten de FFAA, geralmente vaidoso, que se acha um super dotado por ter feito EN, AMAN e AFA (não menosprezando, tenho muito respeito); outra, aqui, de fato o Oficial geralmente folga após seu serviço, porém, um Tenente da PM não passa suas 24h olhando o rancho, fazendo a bandeira, tomando conta de recruta em guarita, é de verdade... talvez, por isso a folga... É por aí...
Boa sorte! Abram a cabeça...
Escreva um livro.
Lucidez detectada
exatamente, irmao
Rapaz!! Que clareza!!
Excelentes colocações!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Servi um ano na Marinha e tenho conhecidos na PM. Tudo o que disse nesse relato bate com o que vi e ouvi. Parabéns pela lucidez.
Irmão, sou ex MB (EAMSC 2001) e ex SGT do EB (ESA/Infantaria 2004) e nunca vi um comenário tão perfeito quando o que você trouxe nesse vídeo. Em 2009, ou seja, há 15 anos fui liberto desse regime opressor e tornei-me policial rodoviário federal e hoje já estou na última classe da carreira , sou o servidor público mais feliz do universo. Nossas FFAA pararam no tempo, por isso, todo mundo quer meter o pé de lá. Na MB só tive contato com doentes egressos da Escola Naval, no Exército a fossa é bem menos profunda. Parabéns pelas excelentes reflexões. Ganhou um inscrito.
Caraca,fiquei chocado com o seu relato. Sempre ouvi falar muito mal da carreira de praça na marinha,muito mal mesmo.
Parabéns, Leitão!
Servi contigo na F-47, Fragata Dodsworth, em 2002. Diferente do relato do amigo, passei meus 24 anos de serviço embarcado em diversos navios. Foi onde fui muito feliz e encontrei minha verdadeira vocação.
A rotina e o serviço são assuntos sensíveis, principalmente para quem atua no setor operativo. As exigências físicas, emocionais e profissionais são grandes, mas, para mim, sempre valeram a pena, mesmo recebendo pouco. Tive a oportunidade de conhecer diversos países, algo que seria inimaginável, tendo em vista minha origem.
No entanto, um ponto que merece atenção é a parte financeira, que impacta diretamente muitos militares. Hoje em dia, é comum ver colegas complementando a renda em atividades como motorista de aplicativo ou outros trabalhos durante as folgas. Alguns até preferem não viajar em missões, por ser mais rentável. Isso reflete os desafios que a classe enfrenta para manter a qualidade de vida enquanto continua a servir com dedicação e profissionalismo.
A questão do novo ajuste do tempo de serviço foi um golpe baixo e traiçoeiro, deixando-me bastante apreensivo e até desmotivado. Ainda não completei o tempo necessário para me aposentar, e isso me preocupa, pois sinto que minha dedicação de décadas não está sendo valorizada.
Apesar disso, reconheço que a experiência vivida na Marinha me moldou de forma única. Trabalhar em embarcações e integrar equipes que compartilhavam valores como disciplina, camaradagem e resiliência foi uma verdadeira escola de vida.
Por outro lado, o aumento do tempo de serviço trouxe um peso psicológico difícil de administrar. Essa mudança inesperada afeta os planos e gera um sentimento de frustração, pois muitos militares sentem que seu esforço e compromisso ao longo das décadas não são devidamente reconhecidos.
Olhando para trás, penso que poderia ter explorado outras oportunidades enquanto ainda tinha energia e flexibilidade. Mas, ao mesmo tempo, não me arrependo totalmente, porque sei que fiz o meu melhor para honrar a farda e servir ao meu país. Agora, sigo buscando alternativas para complementar minha renda e garantir um futuro mais estável.
Espero que as futuras gerações de militares possam desfrutar de melhores condições, tanto financeiras quanto estruturais, e que o valor de seu trabalho seja mais amplamente reconhecido pela sociedade e pelo governo. Afinal, quem dedica sua vida ao serviço merece respeito, estabilidade e dignidade.
Primeiramente parabéns pelo vídeo...E espero que esse vídeo alcance a todos os jovens que pensam que a vida militar na marinha é sonho e glamour ...sou militar da ativa na marinha e sou de esquadra o que vivêncio nesses anos de dedicação e suor não está nem perto do que o praça merece zero respeito e empatia, como vc mesmo disse não há nenhum e qualquer tipo reconhecimento e algo q não foi citado foi as nossas avaliações para permanência na carreira que são dadas de forma totalmente parcial e sem nenhum critério prejudicando de tal forma que o praça se mantém cada vez mais refém e oprimido.
Acho que pra quem nn tinha nada, pelo menos a vida militar é algo bom né, eu vou ir ano que vem pra eam, mas penso em fazer um concurso pra oficial futuramente com faculdade, eu ia entrar pro Fuzileiro Naval mas a carreira da gola é infinitamente melhor, nn tenho aptidão nenhuma pra ser policial mas uma coisa eu tenho que concordar que o salário é bom.
@@victoralexandrenavy Sim é um bom começo mas o tempo pra concluir sua faculdade ou estudar pra sair depois que ingressar que vai ser o motivo da debandada citada no vídeo é ser for pra esquadra vc vai ser muito e exigido vc tem noção pois os meios estão muitos sucateados e em condições muitas das vezes inabitável mas isso não será um impeditivo para que vc seja exigido ao máximo fique depois do horário e concorrendo a uma escala de 2x1 com expediente .
Se pretende usar a marinha como trampolim terá que ter muita força de vontade pois ela consome todo o seu tempo.. Mas parabéns de qualquer forma o ambiente quem faz somos nós e espero que vc vá para melhor escola de aprendiz depois de Havard é claro a EAMCE.
Valeu, Alexandre!!!! (Meu conterrâneo)? - Suas dicas/comentários foram mais do que suficientes para todos entenderem. Fiquei lá por 30 anos, os últimos 6 anos como Oficial (AA). Sai como CT. (Até o ano 2000, quando saí, já era assim mesmo com você falou). E atualmente, nessa situação...(de prestar continência para corruptos, vai piorar mais ainda). 👎👎👎👎👎Saí de Aracati em 1971 e em 72 cheguei ao Rio (sem perspectivas nenhuma do que iria enfrentar), mas resisti e sobrevivi. 🙏🙏🙏🙏🙏
ESTE É O FUTURO DO BRASIL QUE ESTE GOVERNO QUER!
Falou tudo, realmente o militarismo nas forças armadas ainda é muito arcaico e em alguns casos existem diversas formas de abusos dos oficiais para com os praças e a diferença é ainda pior quando se trata de um praça temporário (alistamento obrigatório)...
Temporário é maltratado até por praças(de carreira).
@@guilhermejr5349 o recruta ( soldado EV) é trata literalmente pior que cachorro, pra eles é lixo. não só pra oficiais, até cabo e sargento temporário trata recruta como lixo.
Exatamente como disseste, nenhum respeito com praças.
Cara, você falou tudo que eu vivenciei; acreditem, tudo isso é verdade. Quer ter paz na tua vida, fique longe das FFAA, principalmente da marinha; procure outra corporação.
3 SGT PMERJ hoje está ganhando quase 9 mil reais bruto, fora as horas extras nas horas de folga.
Sou servidor do Detran/RR Agente de fiscalização e estou ganhando 12 mil bruto fazendo parte do conselho de trânsito. Graças a Deus sai das forças Armadas.
@@antoniorodrigues2598 fora ,Ras e proes,vc está certíssimo!
O salário do Rio melhorou muito 😮! Aqui em PE um 3°SGT não chega nem perto
@@kleberricardo8602 o desgoverno, criou um gratificação de 2.500 para os praças da ativa, oficial intermediário tem outro valor,oficial sup.outro valor,quem já está em casa não recebe!
@@kleberricardo8602hoje no Rj é um dos melhores salário do Brasil, por incrível que pareça
Parabéns pela postagem. Excelente a forma que você apresentou a situação.
Você se expressou muito bem. É exatamente assim.
Sempre foi e será isso. Vem desde o Ímpério. Salve-se quem puder.
Só vai ficar os oficiais na Marinha... ai eu quero ver quem vai tocar o barco.
Parabéns pela matéria. Vc falou com propriedade. Continue nesta vertente. Hoje tá melhor, já foi pior. Mas o regime continua o mesmo. São poucos os oficiais que ver o praça como ser humano.
Sou SGT,estou agora na reserva,fui reformado com 28 anos de rua,fui com os proventos de 2⁰ tenente, conforme a lei de reforma,mais é cabuloso o serviço na PM, pisando em ovos com reformas nas leis.
Acredito que seja muito além do que foi falado no vídeo. A política atual desmoralizou as forças armadas, além de sucatear as estruturas militares. Um verdadeiro desmotivador. O ser humano gosta de reconhecimento, poder e sem falar do ego. O poder em estar na polícia é diferente!
Quem satã o povo brasileiro são as polícias 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽💪🏽💪🏽💪🏽
É verdade, é muito desgastante e humilhante o serviço das forças armadas.
FALOU TD. RESUMIU A VIDA MILITAR
pura verdade
Na verdade precisamos de PMs até porque as FFAA não fazem a segurança pública.
Escala apertada, baixo salário, muita faxina, e muita humilhação vindo de oficial, a maioria sai por conta dessas coisas. A real é que a marinha não se importa com seus praças, a marinha é para oficiais.
o cara faz concurso pra terceiro sargento, se fode na "escolinha" por uns 2 anos recebendo salario ruim de aluno e sendo humiliado por superior. depois vai pra um quartel longe de tudo ,e vira comandante da guarda com escala bosta emendando com expediente de supervisor de faxina.
Sejam bem vindos!!!!
A sociedade civil, agradece, já com uma doutrina militar, valoriza a PMERJ.
Concordo mano, moro vizinho ao exército é uma vergonha o que eu vejo lá, nem de longe parece os velhos tempos que eu via, pessoas altamente desmotivadas...
Eu fui Cabo do exército e precisei ir num quartel da marinha, pasmem, fiquei chocado em ver um sargento com fuzil tirando serviço de guarda numa escala apertada de 24x48. Enquanto minha escala era no máximo um serviço por semana
Resumo nota 10
Fui fuzileiro na Marinha, e posso dizer que qualidade de vida é pouco. Vc não tem tempo para quase nada, principalmente para a família. Quando eu entrei, no ano de 2010, o soldado recebia menos de 1000 reais. Além disso, mesmo após ter feito o concurso, internamente tem de fazer mais as provas para cabo e depois sargento, caso não seja aprovado nessas provas internas dentro dos anos hábil, vc não se estabiliza e volta pra casa. Mas apesar desta e outras situações na carreira do naval, aprendi e cresci muito no corpo de fuzileiros , e tenho orgulho de ser fuzileiro. Não sou mais da ativa, sigo estudando para ser PC e dar uma melhor qualidade de vida a minha família.
Um dos melhores canais! 🫡👏
Parabéns pela explicação no BRASIL O GOVERNO NAO VALORIZA SEUS MILITARES TANTOS MILITARES FEDERAIS E ESTADUAIS .MAS AINDA E MELHOR AS FORÇAS AUXILIARES QUE AS FORÇAS FEDERAIS.OS MILITARES SAO OS PRIMEIROS A LI HA DE FRENTE DO BRASIL
puxei 6 anos como fuzileiro naval no rio de janeiro foi o pior trabalho da minha vida sonhei em ser o rambo e virei faxineiro de farda hj estou na prefeitura do rj e ganho como 2 sargento e trabalho como um almirante hahahahaha
kkkkkkkkkkk.... Rambo Faxinheiro
Rambo, faxineiro, almirante...
🤣🤣🤣🤣🤣
Eu também amigo kkk fiquei 9 infelizmente.
Eu também, três anos!
Parece que foi trinta!
Adsumus é meus zovo@luiscarlosmonteirodematos8842
Sou PM e o convívio do militarismo Pm comparado com a época que servi Exército nem se compara. No exército a sensação que eu tinha é que estava em um hospício, os caras se referiam ao civil como pessoas inferiores, Oficial nal conversa com Praça. Na Pm existe uma camaradagem porque nossas ocorrências são verdadeiros gerenciamento de crise , pois, estamos realmente nas ruas enfim. Desejo toda sorte para todos que decidirem sair das Forças Armadas rumo a Polícia Militar e que se sintam úteis para a sociedade.
Fui praça da Marinha (Fuzileiro Naval) e concordo com cada palavra sua. Fiquei apenas 8 anos lá, realizei 2 sonhos, quando entrei e quando saí. Após 8 anos naquele sofrimento não via qualquer perspectiva de vida a curto prazo, tudo muito monótono, sem graça, desgastante, vida financeira sofrível, muito desgaste físico devido as horas viradas de trabalho de graça. Era tratado como cachorro pelos oficiais superiores, sempre arrogantes e desrespeitosos (salvo alguns), fui muitas vezes impedido de ir estudar ao final do expediente por besteira tipo cabelo... barba que nem grande estavam, algum amassado no uniforme, ou seja, eles não gostavam muito de quem queria estudar, eles queriam militares para ficar a bordo para realizar algumas tarefas que estavam pendentes e inventavam um monte de babaquices e nós eramos obrigados a cumprir as ordens deles, sob ameaça de nos punirem por qualquer besteira e prejudicar nossa carreira. Pedi minha baixa do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Fiz curso de eletricidade, comecei a trabalhar como técnico, entrei na faculdade, me profissionalizei, me formei, trabalhei em empresas multinacionais, viajei muito para o exterior a trabalho, procurei sempre ser um excelente profissional e hoje estou aposentado e viajando pelo Brasil todo, curtindo a vida, recebi um bom FGTS e participação de lucro nas empresas por onde passei, ganhei muitas horas extras, fiz minhas economias, Por onde passei sempre fui muito bem respeitado por ter sido Militar e hoje vivo muito bem e o que consegui após sair da Marinha jamais teria conseguido se estivesse ficado lá. Para quem está na Marinha e está na dúvida se sai ou não eu falo uma coisa.... irmão, as humilhações que você passa aí como praça (financeira e psicológica) já te tornaram uma pessoa forte o suficiente ao ponto de você encarar qualquer dificuldade com naturalidade ao sair daí. Acredite em você e não persista em algo que você está vendo que não te dará futuro. Vá estudar, a vida civil é cheia de incontáveis oportunidades, basta você correr atrás, estudar muito e mostrar o seu valor e ser reconhecido e respeitado por todos. Imagine você trabalhar em uma grande empresa onde você é respeitado do faxineiro ao diretor da empresa sem qualquer distinção, isso não tem preço. Se é pra ralar de graça é melhor ralá e ser reconhecido profissional e financeiramente. Boa sorte, corra atrás que a vida é curta! Obs. Nunca vi enquanto estive na Marinha, qualquer situação de incentivo ao estudo e crescimento dos praças, muito pelo contrário. Não sei hoje mas na minha época quanto mais burro e puxa saco de oficial fosse um praça, melhor ele seria pro sistema.
Sem falar que muitos se aposentam como cabo. Passa 30 anos e só tem uma promoção.
Esses oficiais são arrogantes porquê nunca participam de combate real.num combate real ficam pianinho senão serão mortos pela própria tropa.servi no exército por 9 anos o que você explanou eu assino embaixo.
MUITO BOM, BEM ESCLARECEDOR, CONTINUE ASSIM!
Fui fuzileiro naval por 7 anos, 2015/2022 e sair de lá foi a melhor coisa que fiz da minha vida. Atualmente tenho vida social e sou bem mais feliz longe daquele lugar. hoje em dia muito naval está estudando pra sair, tanto é que a média pra ir a cabo está bem baixa ultimamente, como dito por um amigo que saiu recentemente.
Eu fui turma II/13 saí em 2018. Lugarzinho de fdp.
Parabéns pela tua análise sobre a realidade da MB. Lembro do ano de 2007 quando era SD FN e comentei com um sargento que tava me preparando pro TAF da PP e ele riu de mim e falou que não compensava sair da Marinha. Hj eu como Policial Penal com 15 anos de atividades, trabalho 24/72 recebo 11 mil bruto. PS: Minha escala na marinha era geralmente 1x1 ou 2x1 fora a politicagem dentro das OMs que quem já viveu, sabe...
Deus te iluminou para você fazer o certo. Parabéns...
Na minha corporação, Cbmerj,a maioria dos oficiais,trata nos praças,com muito respeito!
Pura verdade!
Irmão, falou tudo, lavou a alma da tropa, isso tudo que ele fala é realidade, só quem tá aqui pra saber, parabéns pelo vídeo
Todo castigo para TRAIDORES e COVARDES e pouco,
Nunca vi tantas verdades em um só video, parabéns pelo comprometimento com tais informações.
É um absurdo, o que esse governo, está fazendo com as Forças Armadas do Brasil. É uma irresponsabilidade. E falta de respeito. Com o Brasil.
A verdade é que as ffas já acabaram faz tempo. Só quem está dentro dessas instituições sabe das injustiças e "escravidão" de trabalho que é. Fora que está "sem ninguém" nos setores das instituições. Uma pessoa chega a assumir 3, 4 funções. Parabéns pelo vídeo! De fato é o que acontece na prática
Parabéns, Alexandre ! Sua matéria sobre praças, oficiais, regime militar e salário das FFAA foi muita didática e esclarecedora sobre o assunto, somente que vivenciou essa humilhante situação tem argumentos para externar ao público civil a atual situação dos praças, sem perspectivas, baixos salários, sem reconhecimento, trabalhos e cobranças excessivas, leva o graduado ao extremo e em alguns casos a loucura, hoje não recomendo a carreira militar das FFAA a nenhum jovem, lamentável chegarmos a essa situação.
As Forças Armadas perderam todo o crédito do povo brasileiro. Essa é que é a verdade!🤔
bom dia!
sua informação sob a demandada de militares para a pmrj e outras instruções policiais foi ótima.
já ouvi vc falando que cb da marinha de gola,+ nunca comentou sua especialidade.
sucesso no canal. 🤝🤝
Fui CABO DT ( DIREÇÃO DE TIRO) , profissão extremamente sugada . Abraço!
FORA PSD . 👺👺👺👺
Falou tudo verdade .parabens
Eu era 2° SGT da FAB com 9 anos de serviço.
Atualmente, Soldado PMDF.
.
Digo aos senhores, as coisas melhoraram muito.
Sou muito mais respeitado como soldado e tenho mais autonomia e liberdade de trabalho do que como Sargento lá.
O soldado chega a ganhar a mesma remuneração do Ten/Cap das Forças Armadas.
O militarismo é muito diferente. Nem se compara as babaquices das FFAA.
Além disso, quando sai, levei o tempo de serviço e gozei licença especial.
Enfim... Aos que puderem sair, sigam seus rumos.
A vida fora das FFAA é melhor pro combatente, que levará a disciplina, audácia e resiliência pro mundo externo e se tornará, em muitos casos, muito destacado em seu novo ambiente de trabalho.
Força e Honra.
Quando for inativo sua ficha vai cair, sou guerreiro de 1973 um barra cascudo
@AdemirPimentel-bh1yv Em qual sentido, camarada ?
Não disse nada nessas muitas palavras.
Essa é uma verdadeira atitude de Honrados parabéns a todos que estao se desligando dos Covis deCovardes
Muito boa análise!
Eu fui da Marinha, depois fui para PM e no final terminei na civil! 😂😂😂😂 Três mundos bastante diferentes!😅😅😅
É simples. O salário não compensa
Assino embaixo. Disse tudo.
Um grande amigo esta indo.
Parabéns pelo vídeo. Falou a verdade.
Infelizmente nunca tivemos vontade política dos nossos Generais em ajudar a tropa, sempre pensaram neles, legislaram na MP 2215 e na Lei Perversa 13.954, dividiu as classes e quebrou a paridade.
Concordo...eles não respeitam ninguém, saber impor é muito fácil, mas conquistar respeito da tropa é o mais difícil se não impossível para eles..
Eu estou estudando pra poder sair da Marinha para ir pros correios.
Falou tudo irmão.
Fui marinheiro de 1991 a 1995 e o ganhavamos três salarios mais vale transporte, mais do que ganha um sargento hoje, ainda bem que sai. Vergonha!
Parabéns pelo seu vídeo!
E tem várias mulheres entrando para os fuzileiros e se achando as empoderadas com a nova conquista.
Concordo com tudo que vc falou, fui cabo dei baixa da MB e nao me arrependo esses oficiais da marinha olham para os praças com desprezo e bem como ele falou no vídeo.
Video top. Mto boa a analise
Parabéns, a sua análise é perfeita
Nunca servi a Marinha, mas já apoiei a operação formosa quando era do exército, e eu vi o sanha dos praças, sargento da marinha puxava o msm serviço que eu, sendo que eu era soldado.
Tenho hoje 9 anos de exército, contando 2 anos de formação e saio 2* Sgt esse ano, então tenho propriedade no ique vou dizer: As forças armadas acabaram! Hoje o EB é um antro político onde o oficial caga para a tropa afim de fazer políticas para galgarem duas promoções. O soldo é ruim , comparado ao funcionarismo público em geral, a escala é péssima ( Expediente integral de segunda a sexta+ serviço 24h). Eu com 9 anos de exercito ainda forno recruta e tiro guarda, enquanto outros com menos tempo de serviço nem isso fazem mais, por questões de vontade do comandante. A sociedade não respeita mais, o militar do exército na rua é um coitado, inclusive o oficial, é por isso que eles fazem o que fazem na caserna, o único lugar que eles têm alguma autoridade ainda. Tem cara de minha turma que hoje é perito, PRF , advogado e até caminhoneiro e todos falam o mesmo: a liberdade e satisfação por estar fazendo alguma coisa realmente útil é outra! Eu estou estudando para ir embora também,assim como muitos outros de minha turma. Mas confesso que sinto+me triste por isso. Eu amo meu país, o exercito foi meu primeiro emprego e minha primeira grande conquista, hoje vejo a serviço de quem ele está e não é isso que quero para meu futuro. Espero de coração que isso mude um dia, mas , olhando com os olhos que vejo a força hoje, isso não vai acontecer tão cedo.
Me identifico com essa sua história, mas só não entendi a quem o exército está a serviço pq o militarismo das FA sempre foram uma merda independente de quem está no poder.
Quando eu digo a quem está servindo, eu quero dizer que o exercito é uma força a revelia dos Oficiais. Serve apenas a estes, que o usam como algo de sua posse, entende? Não tô falando do espectro político
E qdo o governo mexer na integralidade da aposentadoria qdo o militar for p reserva. Vai sair ate sub oficial. Pq a questão da estabilidade ja mudou faz tempo. Eu to vendo o cara CB da marinha tendo servido 8 anos em navio sugado p caramba totalmente insalubridade. Com meso de ir embora e nao estabilizar . Simplesmente pq a forca acha que o efetivo ta alto.
Vc falou a mais pura verdade,ser Militar no Brasil e passar fome e ser humilhado, por oficiais filhinhos de papai e mamãe, mimados o tempo todo.
Polícia Militar virou cabides de empregos das forças armadas isso é uma vergonha 😮
Sou ex-sgt de carreira formado na EsSA e tô querendo ir pra PM também. EB tá foda só babaquice e fumo sem necessidade.
Vem sem medo, na minha turma tinham 4 sargentos da esa, caíram fora, hoje como soldado tiram 8.500 líquidos.
Tenho um amigo que era sgt de carreira o mesmo hoje é da polícia militar do Ceará ele é do raio o mesmo disse que no exército é muita babaquice e sem contar com os oficiais que pegam nó pé dos peças.
he ainda ganha pouco
@@gabrielalfredo7991 Falou em ganhar muito falou em concursos de nivel superior: CFOs, PRF, PF, ou Fiscais. 8500 pode não ser o melhor salário ( A DEPENDER DO CUSTO DE VIDA DE ONDE MORA), mas com certeza é preferível ganhar 5k- 8k como SOLDADO da pm ou bombeiro a ganhar 4k- 5k como SARGENTO das forças armadas trabalhando mais de 80 horas semanais.
@@alyssonsouza1106 Onde que com apenas nível médio você vai tirar até R$8000?
Hop, Vídeo top. +1 inscrito.
A marinha já teve honra, hoje é uma desonra para o Brasil.
Fui Naval e vc falou tudo, é isso mesmo, cumpri meus 3 anos e saí fora, mesmo tento todas as pontuações para cursar, la vc ter família é complicado também. Só agradeço a experiência e os amigos (Campas eternos) que fazemos la.
Também para polícia rodoviária federal.
A verdade mesmo é que a marinha acabou a muito tempo 😔
Nunca existiu! Só pra boa vida de Oficiais.
Os verdadeiros militares estão envergonhados com a atual situação que se encontram as FFAA, covardes e omissas.
Foi o grande motivo de pedir baixa no exército 🪖. Muita humilhação.
Na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, além do salário aer maior, o AZM é um pouco menor.
Muitos amigos meus SGT e até oficial do EB, migraram para a PM, não vale mais a pena, compensa mais ficar nas forças armadas!
Realmente
Falou verdade.